<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 5, art. 2, p. 17-36, set./*u*. 20*9
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*9.16.5.2
</line>
</par><par>
<line>
P*incípios de Liderança Aplicado* P*los Líder*s C*ntemp**âneos em Insti**ições
</line>
<line>
Denom*nacionais
</line>
<line>
P*inci*l*s of Leade*ship Applied ** Cont*mporary L*ade*s in De*o*inatio*al Institutions
</line>
</par><par>
<line>
Tho*ps*n Augusto dos Re**
</line>
<line>
*outorado *m Administraçã* pela Unim*p de Piracic*ba
</line>
<line>
Mestre em Admi*is*ração pela Unim*p de Pirac*ca*a
</line>
<line>
Direto* *e Educa*ão *a Apv de São J*s* *os Campo*
</line>
<line>
Email: thompson.r*i*@ucb.org.br
</line>
<line>
*eráclito Al*eida
</line>
<line>
Graduado em A*min*stração pelo *nas*
</line>
<line>
Em*il: he*aclito-gr*go@*o*mail.com
</line>
<line>
Y*da O*waldo
</line>
<line>
Doutora *m Psicologia pela Universidad* São Francisco
</line>
<line>
D*c*n*e *o P*ogra*a de **s-Graduação da Un*m*p de P*racicaba
</line>
<line>
E*ail: yeda@**d*oswaldo.com.br
</line>
<line>
Graziela *remon*z*
</line>
<line>
Doutora e* *d*ini*tração p*la Uninove ** São Paul*
</line>
<line>
Docent* do Progra*a de P*s-Graduaç*o da Unim*p Pira*icaba
</line>
<line>
Edi**ra da RAU, R*vista de Admin*str*ç*o da Unimep
</line>
<line>
Email: gra*i*la.graz*ano@gma**.com
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Thompson Augus*o dos R**s
</line>
</par><par>
<line>
Av. São João 485/42 - Jardim *splanad* - CEP 12242
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. *onny K*r*ey de Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
840 - São *osé *o* Cam*os - SP/Brasil.
</line>
<line>
R*drigues
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Her*clito Alm*ida
</line>
</par><par>
<line>
*u* Pr. Hug* Gegembauer 265, CEP 1*184 010 -
</line>
<line>
Art*go **cebido *m 21/05/*019. Úl*i*a
</line>
<line>
ver*ão
</line>
</par><par>
<line>
Hortolandia SP/*ras*l.
</line>
<line>
recebida em 07/*6/2019. Aprovado e* 0*/*6/2*19.
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Yeda Oswal*o
</line>
</par><par>
<line>
Ro*ovia do Açúc*r Km 165, Taq*aral, Piracicaba, São
</line>
<line>
Avaliad* pe*o s*stema Triple Review: Desk Rev*ew a)
</line>
</par><par>
<line>
Pa*lo, B*asil.
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; e b) D*uble Blind *evi*w
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Graziela Cremonezi
</line>
<line>
(avaliaçã* cega por d**s avaliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
Rodovia *o **úc*r
</line>
<line>
Km 165, T**uar*l, P*r**icaba, São
</line>
</par><par>
</page><line>
*aulo, B*asil.
</line>
<line>
Rev*são: Gramati*a*, Normat*va e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. A. Reis, *. A*m*ida, Y. Oswald*, G. Cremozi
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
RES*M*
</line>
</par><par>
<line>
* t*m* *iderança per*ence aos estudos d* co*port*mento or*anizacio*al, é um t*ma tratado
</line>
</par><par>
<line>
há muitos anos e tem despert**o a curiosidade
</line>
<line>
*e muitas pessoas ao passa* d* tempo. O
</line>
</par><par>
<line>
f*lósofo Pl*t*o *efendia que seu Rei deveria se* educado *o* razão e ser um "Rei fil*sofo"
</line>
<line>
pa*a *elhor liderar seu povo. O g*ner*l chinês Su* Tz*, que ficou c*nhecido po* sua
</line>
<line>
lid*r*nç* * por *e* u* *rande e*tra*e**sta, *nxe*g*va se* exér*ito como um *ó **upo. A
</line>
</par><par>
<line>
li*eranç* pode
</line>
<line>
tr**s*ormar
</line>
<line>
um gr*po de pessoas em uma equip* fantástica que pode gerar
</line>
</par><par>
<line>
ótimos r*sultados. Se bem aplicada, a l*derança pode motivar de maneira p*sitiv* o liderado,
</line>
<line>
para alcan*ar os obje*ivo* da equ*p*. O obj*tivo dessa pesquisa é a**lis*r quatro at*tudes dos
</line>
<line>
líd*res contemporâneos sendo elas: Decidi* *om rapidez e convi*ção, conquistar para *ausar
</line>
<line>
*mpacto, adaptar-se *roativamente e transmitir co*fiança. * met*dologia usada será
</line>
</par><par>
<line>
exp*icativ*, descritiv*, bibliográ*ica e *
</line>
<line>
pesq*isa
</line>
<line>
de *ampo, a qual será realiz*da com
</line>
<line>
70
</line>
</par><par>
<line>
líderes de *rg*nizações e re*igiosos, através de
</line>
<line>
u* questionár*o com 8 pergunt*s sobre as
</line>
</par><par>
<line>
cara*terísticas de lide**nça.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-*have: Lideran*a. Líder. Carreira. Dese*p*nho.
</line>
<line>
AB*T*ACT
</line>
<line>
The topic of leade*ship belo*gs to the study of o*gan*z**ional behavior, *t has b*en a topic *or
</line>
</par><par>
<line>
many *ears,
</line>
<line>
and has aroused th* cu*i*sit* of many pe*ple over time. The
</line>
<line>
*hi*osop*er Plato
</line>
</par><par>
<line>
arg*ed *hat h*s
</line>
<line>
King sh*ul* be rightly educ**ed and a "p**losopher king" *o *etter lead *is
</line>
</par><par>
<line>
p*op**. The Chinese gene*a* Sun Tzu, who was known for h*s leadershi* and for being * great
</line>
<line>
st*ategist, sa* hi* arm* as a si*gle group. Lea*ershi* can transform a gro*p of p*op*e in*o a
</line>
</par><par>
<line>
fantasti* team
</line>
<line>
th*t can *e*erate
</line>
<line>
great *e*ul*s, *f app*ied well, l*adership
</line>
<line>
*an
</line>
<line>
posi*ively
</line>
</par><par>
<line>
mot*vate the leader to achi*ve
</line>
<line>
team goa*s. The mai* objective
</line>
<line>
of this rese**ch is analyz* to
</line>
</par><par>
<line>
four a*titudes of contemporary leaders: De*ide with sp*ed and **nv*ction, conquer *o make a*
</line>
</par><par>
<line>
**pact,
</line>
<line>
p*oactive*y adapt and transm*t con*i*ence. Th* m*th*dol*gy us*d *ill be
</line>
</par><par>
<line>
explanatory, descriptive, *ibliographic** and the field res*arch, which w*ll b* carri** o*t with
</line>
<line>
70 le*ders of or*anizations and *el*gious, through a questionn*ire *ith 8 qu*stions abou*
</line>
<line>
leadershi* *haract*ristics.
</line>
<line>
*eywor*: Leadership. Leader. Career. Perf*rmanc*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teres*na, v. 16, *. 5, ***. 2, *. 1*-36, se*./o*t. 2019
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.br/*ev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Princíp*os de Liderança Aplicados Pelo* Lí*er*s Contemporâneos em Institu*ções Denomi*acionais
</line>
<line>
19
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*Ã*
</line>
</par><par>
<line>
Es*e ar*igo tem com* ob*eti*o **alisar as atit*d*s de liderança utili*adas pelos líderes
</line>
<line>
c*nt*m*orâneo*, e se *ssas atit**es *o*em ser efic*z*s no meio corporat*vo n* ****lo XXI,
</line>
<line>
i*entificando também se *ssas habilidades podem ajudar na lide**nça e a sere* *e*-
</line>
<line>
sucedi*os.
</line>
<line>
De aco*do *om N*n** (1988), a *i*erança * * habilidad* de inspirar pessoas t*aduzindo
</line>
<line>
a **sã* d* org*nização e obter o c*mpromiss* dos s*guidores de **rma voluntá*ia. Desta
</line>
</par><par>
<line>
for*a, podemos d*zer *ue * l*de*ança é um proces** q*e influencia i*t**cional*ente
</line>
<line>
*m a
</line>
</par><par>
<line>
p*ssoa so*re ou**a*, de maneira **reta o* *ndireta.
</line>
</par><par>
<line>
A liderança *em como
</line>
<line>
*bj*tivo guia* através
</line>
<line>
de um ca*inho deter*inado, estru*u*ar
</line>
</par><par>
<line>
*roc*ssos e at*vida*es facilitan** d* *odo ger*l os relacionamen*os em g*upo *u em uma
</line>
<line>
org*nizaç*o (*ON**CA et *l., 2015). Assim, a lideran*a po*e ajudar na esc*l*a do *amin**
</line>
<line>
a seguir em *ma org**izaç**, facilit*n*o o *o*vívio.
</line>
<line>
Segundo Manz (2*13), o momento de es**l*a de u*a p*sso* pa*a liderar é a*go *ui*o
</line>
<line>
desa*iad**, *ois para *uitos o líd*r é a*guém superior e especial, o líder deve saber res*lver
</line>
</par><par>
<line>
*ualquer problema e saber des*nvolver todas as funç*es. Dessa forma, esse se*timento
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
superioridade p*de **abar cr*a*do uma *erta re*istênci* e a*é *e*mo um* dificul*ade
</line>
<line>
*a*a
</line>
</par><par>
<line>
lid*rar.
</line>
</par><par>
<line>
Vergara (2012) *omenta que qua*do ad**nist**m*s se* *onside*a* as pess*as, muitas
</line>
<line>
coisas *ic*m mo*al*ente *er*issíveis, as organizações e os lí*ere* *e*em estar aberto* a*s
</line>
<line>
valores **pirituais das pe*soas.
</line>
<line>
Serafi* (2010) aponta que **gumas o*ga*i*açõe* se base*am *a *rença d* honestidade
</line>
<line>
e con*iança, q** são ref**çado* pelo discu*s* religio*o, fortalec*ndo laços *oc*ais, que po*em
</line>
</par><par>
<line>
ter co*sequ*n*i*s econôm*cas positi*as. Co* isso, líder deve ver a sua equip* com olhar o
</line>
<line>
h*ma*o, e n*o co*o máquina*, pesso*s têm *alores, ideais e visões diferentes. *ã* visões que
</line>
<line>
se *ompletam em busc* do mes** obje*ivo.
</line>
<line>
Vivemos em u*a ép*ca cuj** mudanças são repe*tin*s e, com o* *vanços
</line>
<line>
tecn*lógicos, as *nformações su*g*m em grande v*loc*d**e, tornan*o o momento de deci*ão
</line>
<line>
de um líd*r cad* ve* mai* difícil. Tend* em v**ta e*sa dificuldade, * presen*e art*go tem *o**
</line>
</par><par>
<line>
justificativa a necessidade de identific*r as princ*pais ati*udes *os lídere* c*nte*porâneos,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
descob*ir *e ess** ati*udes fornec*m um m*lh** resul*a*o em sua li*er*nça.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 5, art. 2, p. 17-36, set./ou*. *0*9
</line>
<line>
www4.fsa*e*.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. A. Reis, H. Al*eida, Y. Oswald*, G. Cre*o*i
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
* *E*ISÃO DA LITERAT**A
</line>
</par><par>
<line>
2.* Lideranç*
</line>
</par><par>
<line>
*a*a f*c*litar a c*mpr*e*são *o ass*nto abor*ado, pr*cisamos compreender *lguns dos
</line>
<line>
term*s utiliz*dos neste tra*alho, a fon*e utiliz*da é o di**onário Aurélio (*ERR*IRA, 1999).
</line>
<line>
Lí*er - 1. Indivíduo qu* chefia, coma*da e/ou **ienta, em qualquer tipo de ação,
</line>
<line>
empresa ou linha de ideia*. *. guia, *hef* ou c*ndutor que representa um gru*o, uma c*rrente
</line>
<line>
de opinião, etc.
</line>
<line>
Liderança - 1. Fu*ção *e l*der. *. Cap*cidade d* liderar; espírit* *e che***. 3. Forma
</line>
<line>
*e dominação b**ea*a no prestíg*o pessoal e a*eita pelos diri*idos.
</line>
<line>
Dessa form*, podemos de*inir *ue o líder é o co*dutor e or*ent*dor, é pessoa *ue vai
</line>
<line>
cond*zir até o result*do.
</line>
<line>
Segun*o La*a (2012), o tema lideran*a é difí*il ** ab*rdar, me*mo *endo um tema
</line>
<line>
a*tig*. Com as inúmeras pub**cações que surgem a c*da *omento, surgiram várias *acuna* e
</line>
</par><par>
<line>
certa d*fi*uldade para ab*an*er o assunto, tornando difícil ap*ntar a *ane*r* mais **ecisa
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c*rr*ta de defini* *aracterísticas para * lí*er.
</line>
</par><par>
<line>
Hunter (2006) define * l*derança como a habili**d* d* influenc**r pess*as para
</line>
<line>
trabal*ar*m entusi*sticament* visa*do atingir o mesmo resultado comum, inspirando a
</line>
<line>
confia*ça *os li*erado* a*ravés da *or*a do caráter.
</line>
</par><par>
<line>
Antes *e 1950, a**editava-se que ex*s*iam al*uns traços
</line>
<line>
pe*soais e de p*rsona*idade
</line>
</par><par>
<line>
qu* definiam um líder, *m gr*p* de *ualidades
</line>
<line>
q*e *unciona*am em qualquer situaç*o. A
</line>
</par><par>
<line>
partir de 1960 os estu*os *e vo*ta*am para o co*portamen*o do l*der, sua produtividad* e as
</line>
<line>
*ondições morais de *ua *quipe (FON*EC* et al., 2015).
</line>
<line>
Segundo Garcia (2*12), o lí*er não é escolhido porque tem as res*ostas para tod*s *s
</line>
<line>
p*rguntas, mas sim p*ra *eunir os r*qu*sitos e criar a* cond**õ** para realização do trabalh*,
</line>
<line>
por essa razão a *igura do líder é imprescindíve* pa*a alcanç*r resultados positivos, através *e
</line>
<line>
uma bo* lid*rança.
</line>
</par><par>
<line>
M**wel* (2007) com*n*a que a l*de*anç* está basea*a na boa *o*ta*e, é
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
compromisso cla*o e sincero em aj*dar os que nos seguem, pois, o* g*and*s líder*s ga*ham
</line>
<line>
a*toridad* com sua e*u*pe quando abrem mão dela.
</line>
</par><par>
<line>
Uris (197*) de*i*e qu* em um momento de *rise, a lidera*ça *u*ge *uan*o
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
**di*íduo assu*e de *odo satisfatório u* papel, e se faz ouvir sua v**, indicand* qual
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
direção *ara * **upo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, T*resina, v. 16, n. 5, art. 2, p. *7-36, set./*ut. 2019 www*.fsa*et.c*m.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Prin*ípios de Lideranç* Aplicados Pelos Líd*res Con*empor*neos em Instituições *enominacionais
</line>
<line>
21
</line>
</par><par>
<line>
Tzu (2013) d*fine a lid*rança com a frase "A *iderança dev* con*er s*bed*ria,
</line>
<line>
sincer**ade, humanismo, *oragem e disciplina".
</line>
<line>
Pod*mos conclu** que * líder se*á o respons*ve* por con*uzir su* equipe,
</line>
<line>
influencian*o e motivando-a e* busca *o **lh*r re*ulta**, providenciando *ond**ões para a
</line>
<line>
execução, ouvindo e se fazen*o ouvir indicando a *ireção.
</line>
<line>
2.2. Pr*ncípios de *iderança
</line>
<line>
A sa*d* repentin* de um **der po*e *ausar *balo na organização e pr*j*í***
</line>
</par><par>
<line>
*inan*eiros, Botelho (2017) *omenta *ue *m estudo realizado
</line>
<line>
*ela P*c *m 2014, com
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
2500 maiores *mp*esas do m*nd*, *pon*a que as empresas chegam * perd*r *or ano cerca de
</line>
<line>
US$ 112 b*lhões *e val*r de mercado *o* a s**da re*ent*na ou remanejamento do pessoal que
</line>
</par><par>
<line>
ocu*a as á*eas mais alta* da emp*esa, o que torna **da *ez mais
</line>
<line>
difíci* escolher um líd*r
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
intimida os que almejam u* carg* *e liderança.
</line>
</par><par>
<line>
Maxwell (2007) com*n*a qu* muito* líderes têm dificuldad* de lidera* para os lados,
</line>
</par><par>
<line>
devid* *ua abordag*m
</line>
<line>
não ter uma visão a longo prazo e tent*r ganhar influência rápid*
</line>
</par><par>
<line>
demais. A liderança é um p*ocesso contínuo, não te* atalh*s, se o líder pr*c*r* **flu*nci* e
</line>
<line>
credib*lidade com as pessoas que trabalham ao seu lado, é n*ce*sário completar o que
</line>
</par><par>
<line>
M*xw*ll (2007)
</line>
<line>
chama
</line>
<line>
de círculo de fo**,
</line>
<line>
que são: ****a*o, apre*d*zag*m, apreciação,
</line>
</par><par>
<line>
**ntribuiç*o, verba*ização, *id*rança e sucess*, esses sete pontos espec*ficos *ue *omeçam no
</line>
<line>
cuidad* e finali*a *o suce*so são necessár*os para o líder ter um bom relacioname*to co* os
</line>
<line>
qu* estão * sua *olta e para a*cançar o *uc*sso na liderança.
</line>
<line>
Seg*ndo Botelho (2017), existem *uat** comportame*tos *ssen*ia*s *u* pod*m *judar
</line>
<line>
os líde*es a consegui**m o car*o es**rado, manter-*e nele e pr*sperar, são cons*derado*
</line>
<line>
compo*tamentos simples, entretan*o **rece esta* aí o gr*nde desa*io pa*a *s líderes
</line>
<line>
conseguirem prati*ar.
</line>
<line>
***well (2008) comenta qu* o maior desafio de um *í*er é lide*ar a si m*smo, po*s
</line>
</par><par>
<line>
**ss* senso de *erto po*e justamente *star ***
</line>
<line>
levand* para o lado errado, s*r honest*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aceitar de mod* reali*t* *s falhas e como de*emos m*l*orar as falhas a*uda na l*derança d* si
</line>
<line>
mesmo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 16, n. 5, art. 2, p. 17-36, se*./out. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. A. Reis, H. A*meida, Y. *swaldo, *. Cre*ozi
</line>
<line>
22
</line>
</par><par>
<line>
2.3 Decid*r com *a*idez e co*vicção
</line>
</par><par>
<line>
Botelho (2017) c*m*nta no a*tigo *a H*rvard Business, d* acordo com o
</line>
<line>
estudo
</line>
</par><par>
<line>
*ealiz*do, que os *íd*res de alto desempenho *ão se des*acam *o* tomarem *ecisõ*s ót*mas a
</line>
<line>
todo instante, mas *i* po* serem ass*rtiv*s. O est*do comenta também que os l*de*es que têm
</line>
<line>
gr*n*e com*lexida*e i*tel*ctual, que no geral t*mam boas decisões, *ão os que mais s*frem
</line>
</par><par>
<line>
para tomare* uma decisão
</line>
<line>
de *a*eira rápida, seg*ndo o estudo *s lí*eres de alt*
</line>
</par><par>
<line>
dese**enho preferem tomar uma d*cisão erra*a, a não **mar d*cisão nenhuma.
</line>
<line>
*tettner (2006) c*menta que a tomada de decisão não p*de ser um proces*o longo e
</line>
<line>
tortuoso, pois leva as pessoas a duvid**em d* *ua capacidade de lider*r, d**e sim *nalisar as
</line>
<line>
informações e escolher a melhor opção, pois a incerteza cr*a u*a *ens*o nas pessoas e *ú*ida
</line>
<line>
nos re*ult*dos.
</line>
<line>
Wheatley (2006) coloca que vive*os em uma cultura que liderar é *ar uma *a*e*a, e
</line>
<line>
logo apó* ve*ificar se a tarefa f*i feita, mas a* *essoas p*e*isam de inf*rmaç**s, acesso umas
</line>
</par><par>
<line>
às outr*s,
</line>
<line>
*ecursos e confiança, sabe* o qu* estão realizando, tudo iss* com r*pidez,
</line>
<line>
p*ra
</line>
</par><par>
<line>
assi* o líder conseguir envolvê-las para fazer um trabalho excelente.
</line>
<line>
Culli*an (1988) comenta que *e as dec*sõ*s foss*m **im*nta*as apenas com os fatos,
</line>
<line>
bastaria um *ompu*ador para d*r a r*sp*s*a "sim" ou "não", por isso a habilid*de d* u* lí*er
</line>
<line>
de** se* analisar, ava*iar e **mar a de*isão, des*nv*lvend* a cada dia seu julgamen*o **ítico.
</line>
<line>
King (2008) c*men*a que no mun*o competitivo a preocupa*ão *e m*neira excessiva
</line>
</par><par>
<line>
em tom*r uma deci*ão segura p*de trazer um
</line>
<line>
risco maior ainda e *erar
</line>
<line>
*esita*ão, p*r essa
</line>
</par><par>
</page><line>
razão é **eciso ar*isc*r mais e tomar u*a decisão. Quand* a direção é co*petent*, sempre s*
</line>
<line>
*onsegue a*har uma saída para os *robl*ma*, m*itos *íd*res buscam uma per*eição i**sóri*,
</line>
<line>
acredi**ndo que sempre i*ão *oma* a d*cisã* cer*a e p*r muitas v*zes *ssa decisão os *eva *o
</line>
<line>
fracasso.
</line>
<line>
Bar*n (2*02) comenta que, m*smo com a d*saprovação p*b*ica, o líder pre*isa manter
</line>
<line>
sua cora*em e to*ar a decisão, e Ba*on (2002) enfatiza "Adm**istrad*res f**tes devem
</line>
<line>
p*epar*r-se *ara to*ar decisõe* dol*ros*s para algumas pesso*s, *elo *eno* *o cur*o p*azo",
</line>
<line>
*sa o exempl* do p*rsona**m bíbl*co Moisés, qu* decid*u ir c*n**a o governo egípc** * isso
</line>
<line>
*esultou e* *ondições m*is severas para o po*o, até q*e f*i *iberto. *h**e (2007) com*nta
</line>
<line>
que se *oisés tive*se confiado apenas em sua sab*doria * avidez, se**a inap*o p*ra concluir a
</line>
<line>
obra. W*ite (2*07) re*salta "O fato d* qu* um homem sente sua *raqueza é ao menos **guma
</line>
<line>
prova de que el* se compe*etra d* magnitud* da obra a ele des*gnada, e de que fa** de Deus
</line>
<line>
seu con*elhe*r* * for*a".
</line>
<line>
*e*. *SA, T*res***, v. 16, n. 5, art. 2, p. 17-36, *et./out. 2019 www4.fsanet.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Prin*ípios de Lide*ança Apli*ados Pe*os Líderes C*ntemporâneos em Institu*ções Denomin**ionais
</line>
<line>
23
</line>
</par><par>
<line>
2.4. Conquista* para causar impacto
</line>
</par><par>
<line>
Bote*ho (2**7) comen*a no artigo na Harvar* Business que os líderes *recisam
</line>
<line>
conqui*tar * apoio d*s seus funcioná*i** e de seus aci*nistas também, descob*indo quais as
</line>
<line>
necessidades e motivações dos acio*i*tas, criando o ap*io desejado, o **e *ev* as pe**oas a se
</line>
<line>
comprometere* co* as metas e buscarem o melho* resu*tado. Os líde*es cons*g*em o apoio
</line>
</par><par>
<line>
da sua equipe,
</line>
<line>
injeta*do *onfiança de q*e v*i *iderá-la
</line>
<line>
a*é o sucesso, me**o que i**o
</line>
</par><par>
<line>
*ignifique to*ar uma decisão impopular.
</line>
<line>
*e *cor*o com L**ine e Crom (1997), o trabalho do líd*r é d*senvo*ver a *otiva**o
</line>
</par><par>
<line>
*utêntica, levando a equipe acreditar q*e *stão junt*s e que *a*em parte *e *lgo
</line>
<line>
grand*oso,
</line>
</par><par>
<line>
mostran*o que está *isposto a *ssumir riscos e estim*lan** *
</line>
<line>
*quipe a f*zer o mesmo,
</line>
</par><par>
<line>
fa*end* co* que elas queiram alca*çar o o**etivo em conjunto.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Ma*well (2012), para um grupo se* *hamado *e equip*, *
</line>
<line>
n*c*ssário
</line>
</par><par>
<line>
coope*ação, com*nicaç*o * co*p*omisso, c** esses
</line>
<line>
pontos fo*te* é possív*l desenvolver
</line>
</par><par>
<line>
uma equipe cuj* efi*iênci* é *ai*r, pois os membros *u*dam uns
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
*utros, sabem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**tendem
</line>
<line>
*ual o obj***vo do todo e de
</line>
<line>
*a** um e **esc*m juntos, confian*o q*e buscam
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
me*hor resultado.
</line>
<line>
*ara Culligan (1988), uma pess** é um líd*r * med*da *ue tem os seus seguidores, e
</line>
<line>
es*es seguidores o seguem de maneir* v*luntária, *creditand* que o líder é co*petente e sa**
</line>
<line>
o melhor método *ara chegar ao res*lt*do de*ejado por todos, elas enxergam * l*der como
</line>
<line>
modelo para obter a satisfaçã* que bu*cam através do *r**alho e serão le*is *o líde* *n*uanto
</line>
<line>
ele *uprir es*as satisfa*ões.
</line>
</par><par>
<line>
Max**ll (2*0*) comenta que a* pes*oa* acabam
</line>
<line>
desistindo **s líderes primeir* que
</line>
</par><par>
<line>
da empresa, ce*ca de 65% das pe*soas sa*m d*s empresas p*r cau*a de seus líderes. *ax*ell
</line>
<line>
(2008) aponta quatro perfi* de pess*as que os funcionários desistem, o primeiro pe*fi* é "A*
</line>
</par><par>
<line>
pessoas desistem
</line>
<line>
de que m
</line>
<line>
as desvaloriza"; o s*gundo, "As pe*soas de**stem de quem não
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
confiáve*"; o t*rceiro, " As pess*a* desi*te* de quem é i*compet*nte" e o quarto *e*fil é "As
</line>
</par><par>
<line>
pe**oas d*sistem
</line>
<line>
de q*em insegur*", p*is as é
</line>
<line>
*ess*as querem trabal*ar para líd*res
</line>
<line>
que as
</line>
</par><par>
<line>
es*imu*em, que as façam crescer, que sejam um exemp*o e q*e se preocupem com elas.
</line>
<line>
A tarefa de conquista* a confian*a *e um grup* r*quer um g*ande envolvi*ento e por
</line>
</par><par>
<line>
m**tas veze* a*itud*s arriscadas *ara o líder. Us*ndo como
</line>
<line>
*xemplo Jesus, o
</line>
<line>
personagem
</line>
</par><par>
</page><line>
B*blico, considerad* um d*s m*iores líderes que já *xistiu, *hi*e (2*07) *omenta o caso da
</line>
<line>
mulher Samar*t*na *o poço, co*o Jesus não desprezava *u nã* se d*s*iava dos excl*íd*s da
</line>
<line>
Rev. F*A, Teres**a PI, v. 16, n. *, a*t. 2, p. 17-36, set./*ut. 2019 www4.fsanet.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. A. *eis, H. Almeida, Y. *swald*, G. Cr*mozi
</line>
<line>
24
</line>
</par><par>
<line>
sociedade, indepen*e*temen*e de *ualquer barre*ra. S*gundo a autor*, a fras* *e Je*u* **ra
</line>
<line>
aq*ela *u*her f*i "Se me pedisses, Eu *e dari* água viva", transparecendo grande cuidado.
</line>
<line>
2.5. *dapt*r-s* proativamente
</line>
<line>
*otelho (*017) com*nta *o a*tigo na Harvard Busi*ess qu* uma habilidade essencial
</line>
</par><par>
<line>
para um líder *daptar-se rapidamente um ambie*te em **dança e
</line>
</par><par>
<line>
é
</line>
<line>
a
</line>
<line>
às situações que não
</line>
</par><par>
<line>
e*tão no planejado, esse é o grande desafio, pois essas s*tuações apare*em con*tan*emen** e,
</line>
<line>
s*gun** o estudo, *s líderes *ue se adaptam rapidamente as essas situações têm de 6,7 vez*s
</line>
<line>
mais chance* *e tri*nfar.
</line>
<line>
Para Maxw*ll (2008), os líderes eficazes sempr* estão **spostos a a*sumi* risco*, *ão
</line>
</par><par>
<line>
tê* como evitar o risco * esperar prog*esso das pessoas ao mesmo temp*, **so não tenha
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ntenção de assumir os risc*s, * lider*nça não é * lu*ar certo para você. O pape* de um líder
</line>
<line>
na organização é fazer *ertas coi*as qu* *s outros não têm *apacidade para realizar, por ess*
</line>
<line>
razão deve *er a linha de frente * estar acostuma*o a **danças repent*nas, riscos e situaçõe*
</line>
<line>
difíc*is, po*s se tu*o fluísse normalmente, n*o *averia necessidade d* um líder.
</line>
<line>
Para Douglas e Teixei*a (2*12), em meio a u*a situa*ão difícil todos sof*em **veses,
</line>
<line>
fra*as*os e insuce*sos, is*o faz parte do jogo da vida. O *í*er *recis* le*brar que uma *errota
</line>
<line>
muitas vez** não * s*nônimo de q*e vo*ê fez algo er*ado, ou tomou uma decis*o ru*m, nessa
</line>
</par><par>
<line>
situa*ão dev*m*s analisar o que poder*a se* feito para alcançar um result*do me*ho*,
</line>
<line>
dessa
</line>
</par><par>
<line>
fo*ma nos prepa*amos para o fut*ro, * cit* uma frase d* es*r*tor C*aus Moller "quando
</line>
</par><par>
<line>
sopram os v*nt*s da *udan*a, *lguns c*nstroem abr*gos e se se*tem segu*o*;
</line>
<line>
outros
</line>
</par><par>
<line>
con**roem moinhos e *icam ricos". O líder s* torna mais *omp**ente, quando tem coragem
</line>
<line>
p*ra enfre**ar a mudan*a * ap*ender c*m *la.
</line>
</par><par>
<line>
B*ron (2002) coment* que,
</line>
<line>
por muitas vezes, não adianta ameni*ar a *ituação, às
</line>
</par><par>
<line>
vezes dar ve***dei*o nom* crise é a única m*n*ir*
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
à
</line>
<line>
de as pessoas se mexerem. Quando
</line>
</par><par>
<line>
todos recon*e*em e admitem crise, entra em c*na um sentim*nto d* sob*evivência, o que a
</line>
<line>
abre cam*nho pa*a nov*s ideias, * novas *ortas se ab*em.
</line>
<line>
C**liga* (1988) co*e*ta *u* quand* os li*erad*s resistem às mudanças **opost*s
</line>
<line>
*elo chefe, a li*erança p*rde sua efic*cia, para um* liderança eficaz é necess*rio um e*tre*o
</line>
<line>
cuidad* na adm*ni*tração de *udanças, e compl*ta com uma frase de Woo*row W*lson "Se
</line>
</par><par>
<line>
*uer fazer inimi*os, tente mudar alguma coi*a", a maio**a das *ess*as não gosta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mu**nças, pois normalmente traz inf*uênci* n* sua vida e hábitos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *eresina, v. 16, n. *, art. 2, p. 17-36, set./out. 2019 www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Princ**ios de Lideran*a A**icados Pelos Líd*res Contempor*n*os *m I**ti*uiçõ*s De*omi*aciona*s
</line>
<line>
25
</line>
</par><par>
<line>
S**ttner (200*) c*me*ta que muitas v*ze* os g*rentes acaba* dando importância
</line>
<line>
muito *rande para a* más no*ícias, deixa*d* a situa*ão parecer muito p*o* do que a realidade,
</line>
<line>
es*u*cendo q*e os contr*tempos fa*em pa**e do *og*. Nes*e **ntexto, o gerente t*m que
</line>
</par><par>
<line>
assumir uma p*stura segura, *assand* para sua eq**pe a segurança de que
</line>
<line>
sairã* junt*s
</line>
</par><par>
<line>
daq*ela si*uaçã*.
</line>
</par><par>
<line>
2.6 Transmitir Conf*a*ça
</line>
</par><par>
<line>
No artigo d* *arvard Bus*ne*s, Botelho (201*)
</line>
<line>
apr*s*nta **e das q*atro condutas
</line>
</par><par>
<line>
essenciais
</line>
<line>
para u* líder, a condu*a de tr*n*m*tir confiança f*i
</line>
<line>
a m**s p*derosa, pois
</line>
</par><par>
<line>
investidores e empr*gados
</line>
<line>
olham com i*portância essa **nfiab*lidade
</line>
<line>
no lí*er. * estudo
</line>
</par><par>
<line>
aponta *ue in*estido*es procuram líde*es
</line>
<line>
*om resultados *onst**tes * previsí*eis, pois,
</line>
</par><par>
<line>
s*gund* * art*go, cerca de 94% do* candidatos an**isados
</line>
<line>
no
</line>
<line>
q*esito confiança concluem
</line>
</par><par>
<line>
con*isten*em*nte s*us projeto*.
</line>
</par><par>
<line>
Par* Maxwell (200*), pode-se dar a *osição de
</line>
<line>
líder
</line>
<line>
pa*a alguém, *ntret*nt*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
verdadeira lide*an** é con*uistada, com a p**ição a pessoa *em um tempo para testa* sua
</line>
<line>
ca*acidade *e liderar. Pa*sado esse *empo, desc*bre seu níve* de in*lu*ncia *a equip* e o
</line>
<line>
n**el d* c*nf*ança que e*es d*positam em su* liderança como bom ou ruim. Bons líderes t*rão
</line>
<line>
c*mo retorno uma influência mai*r do *** sua posição m*ncionada, e maus líderes irão
</line>
<line>
diminuir a influência de um mod* menor, do que * que v*io co* a *os*ção.
</line>
<line>
Os líderes *ão manipul*m as pe**oas pa*a tere* resu*tado, eles lideram para a eq*ipe
</line>
<line>
a*cançar o **sultado, quando a moti*ação *o líder é o r*su*tado como equipe, não i*porta a
</line>
<line>
sua po*içã* na hi*rarquia, as pessoa* v*o querer seguir esse l*der.
</line>
<line>
D* acordo com L*vine e Crom (19**), os funcionários necessit** sen*ir que faze*
</line>
</par><par>
<line>
par*e da empr*sa,
</line>
<line>
que são r*speitados, ouv*d*s e
</line>
<line>
comp*ee*der a visão da e*pre*a,
</line>
<line>
p*r*
</line>
</par><par>
<line>
co*fiar no líd*r, e comple*a u*and* uma fr*se *e *wight Eisenhowen "Eu prefiro convenc*r
</line>
<line>
u* *ome* a *ooperar porque, u*a vez conv*ncido, e*e permanece conosco. Se o assusto, ele
</line>
<line>
ficará e*quanto continuar a*sustado, mas, depoi*, adeus". Os lí*e*es v*t*riosos compree**em
</line>
</par><par>
<line>
e*sa *itu*ção, sabendo q*e pr*cisam a**uirir a **n*iança de sua
</line>
<line>
equipe e envolvê-la nos
</line>
</par><par>
<line>
processos para se **ntir parte *o gru*o e da em*resa, trazendo *ssim maio*es *esu**ados par*
</line>
<line>
empresa, **is os funcionários estão mot*vados.
</line>
</par><par>
<line>
Para Maxwel* (2007), a confiança no l*der
</line>
<line>
*e* quando o* funcionários conseguem
</line>
</par><par>
<line>
sent**
</line>
<line>
q*e pode*
</line>
<line>
cont** com o líde*,
</line>
<line>
que e*tão naquele
</line>
<line>
pro***o j*ntos,
</line>
<line>
qu* vã* vence* ou
</line>
</par><par>
</page><line>
perder junt*s, não **dem sent*r que existem o*jet**os d*f*ren*es entre líder e liderado.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*res*na *I, v. *6, n. 5, art. *, *. 1*-*6, *et./out. 2019 www4.f*anet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. *e*s, *. Almeid*, Y. Oswal*o, G. Cremozi
</line>
<line>
26
</line>
</par><par>
<line>
Temos *a história bí*li*a de José do Egito um exemplo de co*fiança, seu exemplo o
</line>
<line>
*evou a ser servo *e *on*iança do coma*dante do Faraó, foi *cusado inju*tamen*e pela mul**r
</line>
</par><par>
<line>
do comandant* e *reso. *pós *m
</line>
<line>
tempo, pel* *u* postura e fé,
</line>
<line>
*aiu da pris*o, co*q*is*ou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
confi**ça do Fa*aó e viro* o s*gundo homem m*is
</line>
<line>
poder*so n* Egi*o, abaixo *penas do
</line>
</par><par>
<line>
Faraó. White (2006) *omenta que *esposta de a
</line>
<line>
J*sé *ara as p*rseguições re*ela o p*der do
</line>
</par><par>
<line>
*ri*cí*io rel*gioso, po** ele não t*airia seu Se*hor na Terra, independen*e d*s conseq*ência*,
</line>
</par><par>
<line>
pois n*o pe*aria cont*a o s*u Deus seri* fie* ao se* S*nho* d* *éu. *a lid*r**ça, e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
confianç* *e t*rna algo primordial
</line>
<line>
*a*a o líder, **is sua *quipe **ecisa
</line>
<line>
confiar
</line>
<line>
nele p*ra
</line>
</par><par>
<line>
segui-lo, *recisa con*iar nas suas esc*lha* * sentir que a decisão foi a melhor par* o g**po. Os
</line>
<line>
investido*es pre*isam con*iar em seus r*sultados, saber que são re**l*ados cons*antes e não
</line>
<line>
es*orádicos, após *ssa co*fiança conquistada, *s resul*a*os v*m naturalmente, pelo mot*vo d*
</line>
<line>
não e*tar sozi*ho, ma* com * apoi* de seus liderado*.
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
<line>
*o rec*nhecer as com*l*xas *ificuldades *nf*entadas pelos l*deres * *n**dências nas
</line>
<line>
empres*s, como prejuízo fi*ance*ro, pe*da de funcionário, retr*balh*, falta de treinamento,
</line>
<line>
d*álogo e orientaç*o, *erá utiliz*do c*mo ins*rum*nto de co*eta de dad*s um questionário *om
</line>
</par><par>
<line>
oito questões semies*rutu*adas. O questioná*io
</line>
<line>
será aplicado em 7* líderes de
</line>
<line>
i*s*ituiçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
fin*nceiras, *eligi*sas, empresár*os e de d*partame*to na Região Metro*olit*na de C*mpinas,
</line>
<line>
tendo em s*as alternativ** opções constituí*as por escalas Likert. A *scal* Lik*rt é utilizada
</line>
</par><par>
<line>
em questionários e suas alternativas vão de "eu conc*rdo int*irament*" a*é "eu
</line>
<line>
discordo
</line>
</par><par>
<line>
inteirame*te", *ossíve*s de med*r vári*s *imensõ** ligadas ao co*texto.
</line>
</par><par>
<line>
A pe*q*isa cara*teriza-se
</line>
<line>
como *escritiva, pois tem
</line>
<line>
com* *in*li*ade principal
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*escrição das c*racter*sti*as de de*erminada
</line>
<line>
população (Líde*es), o* o
</line>
<line>
est*b*leci*e*to *e
</line>
</par><par>
<line>
relações entr* variáveis.
</line>
</par><par>
<line>
Para Triviños (**87) * Gil (2008), a *esqui*a de*critiva é aque*a que t*m o dese*o de
</line>
</par><par>
<line>
*onhe*er melhor a c*mu*idade, exi*in*o que o in*estigad*r
</line>
<line>
obte*ha u*a série de
</line>
</par><par>
<line>
in*orm*ções *o*re o que deseja pesquisar. Uma da* características é
</line>
<line>
a u*ili*ação de técnic*s
</line>
</par><par>
<line>
padronizadas para colet* de *ados, tais como observ*ção sistemática e q*estionário.
</line>
<line>
Os mei*s *ara se alcanç*r o* fins almejad*s n*sta pesquisa *o*st*m de *m* *ev*são
</line>
</par><par>
<line>
bib*iogr*fica, através de artigos cient*fi*os e livro*
</line>
<line>
so*re o tema, e de um estu** *m**rico
</line>
</par><par>
<line>
*o* uma amo*tr* de suj*itos *onforme rela**do *ci**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, *. 16, n. 5, *rt. *, p. 17-36, *et./out. 2019
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Princípi*s de Liderança Apl*cados Pe*os L*der*s Contemporâneos em Instituições Den*minacionais
</line>
<line>
27
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Gil (2008), * pesq*i*a bibliográ*ica é es*encia* para * pesquisad**
</line>
<line>
adquirir
</line>
</par><par>
<line>
um conhecim*nto mais amplo *os fenôm*nos estudados, por m*io de material já elaborado,
</line>
<line>
c*nstituí*o *r*ncipalmen*e de *ivro* e artigos ci*ntíficos.
</line>
<line>
* a*álise de dados seg*irá uma abord*gem qu*litativa e quan*itati*a, p*i* em*reg**á *
</line>
<line>
*uantificação, t*nto nas modalid*des de c*leta de i*f**mações quanto no tratame*to delas por
</line>
<line>
meio de técn*cas es*at*sticas e trabalhará os dados buscando seu significado, te*d* como base
</line>
<line>
* per*epç*o do fe*ô*en* dentro *o seu contexto. Com o uso d* des*riçã* *ualitativ*,
</line>
</par><par>
<line>
proc*rar-*e-á c*ptar
</line>
<line>
não só a ap*rência do fenômeno *o*o também suas essências,
</line>
</par><par>
<line>
pro*urando expl*car sua o*i**m, rela*ões e *udanças e tentando *ntui* *s conseq***cias.
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Proc*sso *e Coleta de D*dos
</line>
</par><par>
<line>
O processo de co*eta de dados foi realizad* em forma de questio*á*io, com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
propósito de repr*sentar grafica*ente
</line>
<line>
*s ha*ilidad*s que mais se evi*enciam na liderança,
</line>
</par><par>
<line>
com o o**e*i*o *e analisar e*sas h***lida*es.
</line>
<line>
O ques*ionári* foi en*iado *ia pl*t*for*a de *uestionários Survey Monkey para 7*
</line>
<line>
*íderes, que englobavam lí**res de instituições religiosas, donos de empresas de médio *o*te,
</line>
</par><par>
<line>
l*deres de departamento
</line>
<line>
de mult*nacionais e *íder*s de in*ti**ições b*ncárias. * que*tio*ário
</line>
</par><par>
<line>
aplic*do *presentava oi** perguntas, prop*ndo situações pelas quais os líd*res passa* em sua
</line>
</par><par>
<line>
rotina de trabal*o. Com *a** *as questões respon*idas, vam*s obter d*dos neces*ár*os
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
a*rese*tar as principa*s habilidades dos líder*s.
</line>
</par><par>
<line>
A obt*nção do* re*ul*ados f*i fei*a atra*és de uma ferrame*ta do progr*m* da
</line>
</par><par>
<line>
plataforma de re**ltados, que contém
</line>
<line>
as respostas e dema** inf*rmações ne*es**rias. Com
</line>
</par><par>
<line>
base *esses d**os, obtivemos os resultado* f**ais escla*ecidos gr*ficamente.
</line>
</par><par>
<line>
* A*ÁLISE DOS RESULTADOS
</line>
</par><par>
<line>
Os gráficos a seg*ir constituem o posicion*ment* dos líde*** quan*o à tomada
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
decisão.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resin* PI, v. 16, n. 5, art. 2, p. 17-36, set./out. 2019
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. *. Reis, H. Al**ida, Y. Oswaldo, G. Cremo*i
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
Gráfic* 1 - D*moro a tomar decisões buscando melhor*s **ternati*as.
</line>
</par><par>
<line>
Font*: O **tor.
</line>
</par><par>
<line>
*o gráfico 1 *bser*a-se que 51% dos líderes demora* a tomar u*a d**is*o em
</line>
<line>
bu*ca da melhor alternativa e 8% d*scordam de**a a*irmação. *ara King (2008) a *usca p*la
</line>
</par><par>
<line>
*ecisão se*u*a de manei*a *x*essiva pod* trazer um risco maior p**a de*ora na decisão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
gerar he*it*ção na equi**, d*ve-s* *u*tar a* inf*rmaçõ*s *isponíveis e tomar uma *ecisão, é
</line>
<line>
ne*ess*r*o arrisca* mais, *ão se deve bu*car uma pe*feição ilus*ri* na tomada de decisão, pois
</line>
<line>
es*a busca p**e levar o líder *o *racasso.
</line>
<line>
Gráfico 2 - Pref*ro tomar **a decisão errad* a não tomar decisão nenhuma.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: O *utor.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere**na, v. 16, n. 5, *rt. 2, p. 17-*6, set./*u*. *019
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pr*ncípios de L*d*r*nça Aplicados Pelo* Líder** C*ntemporâneos em Instituições Denominacionais
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
*o gráfico 2 *eri*ica-se que 41% dos *í*ere*
</line>
<line>
*is*o*dam de *ue é preferível tomar
</line>
</par><par>
<line>
uma d*cisão errada a tomar decisão ne*huma, e *5% dos líde*e* *r*fe*e* t*mar uma decisão,
</line>
<line>
mesmo se**o er*ada, a n*o tomar d*cisão nenh*ma. Segu*do Ste*tner (2006), a tom*da de
</line>
<line>
decisão não pode ser *m proces*o long* e tortuoso, pois le*a as pessoas a *uvida*e* da sua
</line>
<line>
*apa***ade de liderar, * necessário *nalisar as *nformações e escolh*r o melho* caminho, *ois
</line>
<line>
a incerteza cr*a dúvida nos resultados.
</line>
<line>
*ráf*co 3 - Sempre ou*o min*a equipe a*te* de *om*r decisões.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: O autor.
</line>
</par><par>
<line>
No g*áfico 3 *bserva-se
</line>
<line>
q*e 55% semp*e ouvem sua e*uipe antes d* tomar uma
</line>
</par><par>
<line>
decisão, e 1% do* líderes consul*ados *iscordam d*ssa afirmaçã*. Para M*xwel* (2012), para
</line>
<line>
o **upo se* chamado de *quipe, é n*ce**ário co*peração, *omunicaç*o e compromisso, **m
</line>
<line>
esses pontos forte* * possível desenvolver uma equip* cuja *ficiên*ia é maio*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er**ina PI, *. 16, n. 5, art. 2, p. 17-*6, *et./*ut. **19
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. A. Rei*, H. Almeid*, Y. Oswaldo, *. Cremozi
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 4 - Sinto-me fracassado quando tomo *ecisões **radas.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: O auto*.
</line>
</par><par>
<line>
No *ráfico 4 ob*erva-se q*e 30% dos *íder*s concordam par*ial**nte q*e se *en*em
</line>
<line>
fr**assados quando tomam **cisões erradas, e 17% con*ordam tot*lmen** quan*o a essa
</line>
<line>
**for*ação e 20% dos líderes disco**am totalmente de*sa a*irm*ção. *ara Douglas e Teixeira
</line>
<line>
(2012), o líder p*ecisa lemb**r que uma der*ota mu**as *ez** *ão é sinôni*o de *ue você fez
</line>
<line>
algo err*d*, ou tomou uma decisão **im, d*ve an**isar o *ue pode*i* ser feito para ter
</line>
<line>
alcançad* * res*ltado e se preparar para o futuro.
</line>
<line>
Gr**ic* 5 - H*vendo * nece*s*da** de tomar u*a d*cis*o sozi*ho, *ei que min*a *quipe
</line>
<line>
*e dar* credibilidad*.
</line>
</par><par>
<line>
*onte: O aut*r.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 16, n. *, art. 2, p. 17-36, se*./out. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Princípios de Lider*nça Aplicad** Pelos Líderes ***temporâneos em Ins*ituiçõe* Denominacion**s
</line>
<line>
31
</line>
</par><par>
<line>
No grá*i*o * f*i obser*a*o que 71% *o* líder*s con*ultados
</line>
<line>
concorda* tot**mente
</line>
</par><par>
<line>
*ue se for nece*sário tomar uma decisão sozin*o terá o apoio de sua equi*e, e *% discorda
</line>
</par><par>
<line>
parcialme*te dessa **irma**o. Segundo Max*ell (2012), p*ra u* grupo s*r chamado
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*uip*, é nec**s*rio coop*raç*o, com*nicação e comp*omisso, com esses
</line>
<line>
pontos fort*s
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
p*ssív*l desen*olver uma maior *ficiênci* da equ*pe, pois os m*mbros cuid** un* d*s out*os
</line>
<line>
e confi*m *ue o *íder *usca o me*h*r resu*tad* para o grupo.
</line>
<line>
Gráfico 6 - G*ralment* consigo motivar mi*ha equipe.
</line>
</par><par>
<line>
*o*te: O autor.
</line>
</par><par>
<line>
No gráf**o 6 f*i ob*ervado que *2% co*corda* totalmente
</line>
<line>
que g*ralmente
</line>
</par><par>
<line>
conseguem motivar su* equipe, e 1%
</line>
<line>
discord* totalmente
</line>
<line>
dessa afirmação. Para Levine
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Crom (19*7), os l*deres v*toriosos com*re*ndem
</line>
<line>
que precisam a*quiri* a confiança de sua
</line>
</par><par>
<line>
equi**, envo*vê-los nos proce*sos para se sen*i*em part* da empresa, trazen*o as*im maiores
</line>
<line>
result*dos par* a empresa, pois os funcionários est*o motivados.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. *SA, Teresi*a PI, *. 16, n. 5, art. 2, p. 1*-36, set./out. 2019
</line>
<line>
www4.f*a**t.com.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. Reis, H. A*meida, Y. Os*aldo, *. *rem*zi
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
Gráf*co * - *acilmente consigo me *dapt*r a situações inesper*das.
</line>
</par><par>
<line>
Font*: O autor
</line>
</par><par>
<line>
*o gr*fico 7 pode ser obser**do *ue 57% dos líderes consultados concordam
</line>
<line>
totalmente que consegu*m com facilida*e adaptar-se às situaçõ*s inespera*as, e 1% discorda
</line>
<line>
t*tal*en*e dessa afir*ação. Para Botelho (2017), uma habilidade essenci*l para um líder é
</line>
</par><par>
<line>
adaptar-se rapidam**te a mudanças a **tua**es *ue não e*tão no planejado, *oi* essa* *
</line>
<line>
si*uações apa*ecem con**ante*ent*, e *s *íde*es *ue se a*ap*a* rapid*mente a essas situações
</line>
<line>
têm mais c*ance de triu*far.
</line>
<line>
Grá*ico 8 - Não gos*o que proj*tos fiquem inacabados.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: * au*or
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, *. 16, n. *, a*t. 2, *. *7-36, set./o*t. 2*19
</line>
<line>
www4.fs*net.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Princípios d* Lideran*a Aplica*o* Pelos Lídere* Contemporâneo* em Ins**tuições De*ominac*onais
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
No gráfico 8 pode s*r *b*ervado *ue 85% dos l*deres concordam to**lm*nte qu* nã*
</line>
<line>
g*stam de projetos *ue *icam i**caba*os, * 1% disco*da totalmen*e de**a afirmação. Segun*o
</line>
</par><par>
<line>
Botelho (201*), os in*est**ores procur*m lídere* q*e t*nham res*lt*d*s const*ntes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pr*visíve*s, po* transm*tirem mais confiança e concluem c*nsi*tentement* seus *ro*e*os.
</line>
</par><par>
<line>
5 CON*I*ER*ÇÕES *INAIS
</line>
</par><par>
<line>
* proposta do artigo foi identificar as
</line>
<line>
principais atitudes *e *idera*ça nos lí*eres
</line>
</par><par>
<line>
contem*orâneos, *escobrindo se essas atitudes **dem for*ecer um *elhor resu***d* em seus
</line>
<line>
*iderados e d*scobr*ndo se essas ha*ilidades *s fazem ser mais bem-su*edidos. Pa*a *lcançá-
</line>
</par><par>
<line>
lo, fez-se uma breve *nálise do c*mpo d*
</line>
<line>
comportamento organiza*iona* ao q*al * tema
</line>
</par><par>
<line>
pertence. Em seguida, buscou-se o estud* das habi**da*es específicas: d*cidir *om rapidez
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
convi*ç*o, conquistar para
</line>
<line>
c*usar *mpacto, a*apta*-se p*oativamente e **ans*it*r co*fianç*.
</line>
</par><par>
<line>
Atra*és *ess*s qua*ro habilidades, pode-s* *ntender a influência
</line>
<line>
*o líde* no
</line>
<line>
cl*ma das
</line>
</par><par>
<line>
orga**zações d*nom*n**iona*s e no comp*r*a**nto do* cola**rad*res.
</line>
<line>
* estudo mostrou q*e as habil*dades c*t*das pod*m im*actar di*e*amente na re**ão
</line>
<line>
dos col*b*ra*ore*, no ambiente da organização e *a* me*as *a orga*ização. A*ali*ando
</line>
<line>
alguns pont*s como o d* questão *uvir a equipe, *ara o *ua* a maioria dos líd*res consultam
</line>
<line>
sua **uip* quanto à tomada de decisão, o *ue **stra *ue o espírito de equipe es*á pr**ente na
</line>
<line>
instituiç*o, que o líder rece*e ajuda de sua e*uipe nas de*isões, *sando * *avor da or*anização
</line>
<line>
toda a *xpe*iência do* que **tão ** seu redor.
</line>
</par><par>
<line>
Podemos *pontar *amb*m a quest*o de
</line>
<line>
co*o * líder e****ga uma decisão *rrada,
</line>
</par><par>
<line>
ne*sa qu*s*ão soma**o disc*rdo tota*mente e discordo parcialmente fica termi*ante qu*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ma*or** d*s líderes enxerga a *e*isão errada como uma chance
</line>
<line>
de se reinventar, descobrir
</line>
</par><par>
<line>
onde melhorar, s* prep*r*r *ara o fu**r* e para os *ov*s d*s*f*os.
</line>
</par><par>
<line>
A questã* que trata sobre motivar sua equipe, somando conco*do tota*m*nte
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
concordo parcialm*nte a maioria *os l**e*es acredit* que *onsegue moti**r sua *q*ipe,
</line>
<line>
buscando um m**h*r *esul*ado e uma melhoria *ontín*a para a equip*.
</line>
<line>
A qu*stão que *rata so*re como os l*deres s* adaptam * situações inesperadas, a soma
</line>
</par><par>
<line>
*e con*ordo totalme*t* * conco*do parcialmente *os mostrou
</line>
<line>
qu* a maioria
</line>
<line>
dos líderes
</line>
</par><par>
<line>
con*egu*m se
</line>
<line>
adaptar às si*uaç*es *nespera*as,
</line>
<line>
atualmente c*m os desaf*os *ue a
</line>
<line>
*iderança
</line>
</par><par>
</page><line>
*ra*, e a* mudanças repentinas n*s or*aniz*ções, te* a *abilidade de se adaptar ra*idament* é
</line>
<line>
e*senc*a* para o líder, par* trazer se*urança para os *ue es*ão ao seu lado e confi*nça para os
</line>
<line>
inv*stidores qu* estão a*ostando nele.
</line>
<line>
Rev. *SA, Tere*ina P*, v. 16, n. 5, ar*. 2, p. *7-36, s*t./out. 2019 www*.**anet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. Reis, H. *lmeida, Y. Os*aldo, G. Cremozi
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
Por *ltim*, na qu**tão que tr*ta de *ransmitir confiança, a m*ior*a dos líde*e*
</line>
</par><par>
<line>
respo*deu *u* nã* gosta *e projeto
</line>
<line>
inacab*d*, o que nos mostra o c*mprom*timento na
</line>
</par><par>
<line>
liderança, a b*sca *elo apoio *a equi*e para c*ncluir as f*nções, e co*o o líder a*aba
</line>
</par><par>
<line>
transmit*ndo confiança
</line>
<line>
para os que
</line>
<line>
es*ão ao seu *ed*r que
</line>
<line>
estão bu*cando juntos o *elhor
</line>
</par><par>
<line>
caminho, e, devido à maioria de seus resulta*os serem sempre positivos, *ssa confiança
</line>
<line>
só
</line>
</par><par>
<line>
tende a a*mentar. Segundo os autore* citados no art*g*, essa é uma da* m**s
</line>
<line>
importantes
</line>
</par><par>
<line>
habili*ades que * líder precisa te*, p*is o* *ue estão *o se* redor pr*cisam confiar que e*tão
</line>
</par><par>
<line>
sendo
</line>
<line>
con*uz*dos **ra o *a*i*h* **rreto, e na
</line>
<line>
out** verte*t* os
</line>
<line>
investidor*s neces*itam
</line>
</par><par>
<line>
*onfiar em s*u* re**l*ados de qu* vai conse*u*r *oncl*ir a t*re*a e tra*er
</line>
<line>
os ob*etiv**
</line>
</par><par>
<line>
esp*rados pela organi**ç*o.
</line>
</par><par>
<line>
C** base nas res*os*as d* *ue**ionário aplica*o, foi possíve* c*mp*rar c*m a *isã*
</line>
<line>
dos autores cit*dos n* artig* e *b*er *nformações *ara concluir que as quatro ha*ili*ades
</line>
</par><par>
<line>
estudada* dura*te o desenvolvimento do artigo p*dem, si*, influen*ia* na
</line>
<line>
caminhada
</line>
</par><par>
<line>
profissi*na*
</line>
<line>
do líder,
</line>
<line>
pois influe*cia diretame*te nos resultados de su* lidera*ç*, reflete
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
seus lid*rados no clim* d* orga*ização, indepe*dentem**te de *ua* for a área *e a*uaçã*, e
</line>
<line>
*ois * qu*stionário foi a*l*ca** desde lí**res **ligiosos até l*deres de *ns**tuiçõe* finan*eiras.
</line>
</par><par>
<line>
* limitação do artigo ocorreu devido ao fato de não ser possív*l a*lic**
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
quest*onário a um maior nú*e** de lí*e*e*, e em áre*s ma*s divers*ficadas, pois com isso
</line>
</par><par>
<line>
ter*a*o* ma*s
</line>
<line>
dados dis*oníveis para
</line>
<line>
análise. **ra a*
</line>
<line>
p*squi*as fu*uras, su*ere-se *branger
</line>
</par><par>
<line>
mais sobre o tema e* i*stitui*ões e *orporaçõe*, bus*and* mel*ores resulta*os * adq*irindo
</line>
<line>
ma*s ferra*en*as para a tomad* de decisão dos l*deres.
</line>
<line>
REFERÊ**IAS
</line>
<line>
BARON, D. As *eis de Moises para a gerência. / David Baron; [tradução R** Jungmann]. -
</line>
<line>
Rio de Janeiro: Rec*rd, 20*2.
</line>
<line>
B*NNIS, W.; NAN*S, B. Líderes: estr*tégias para *ssumir a verd*deira liderança. São
</line>
<line>
Paulo: Ha*bra, 1988.
</line>
<line>
*OTEL*O, P. et al. (2017). O que Difer*ncia CEOs Bem-S**edidos. Di*pon**el em:
</line>
<line>
http://h**br.uol.com.br/o-que-di*erencia-ceo*-bem-s*cedi*os/ . Ac*sso em: 07 jun. 2*1*,
</line>
<line>
1*: 30: 5*.
</line>
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Administ*ação: de volta *s orige*s.
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Como Refere*c*a* este Art**o, conforme A*NT:
</line>
<line>
REIS, T. A; ALMEIDA, H; OS*ALDO, Y; CREMOZ*, G. Pr*ncípio* de Lider*nça Aplic*dos *elo*
</line>
<line>
L*deres C*nt*mporâneo* em Instituiç*es D*nominacion*is. *ev. FSA, Te*e*in*, v.16, n. 5, art. 2, *.
</line>
<line>
17-36, set./ou*. 2*19.
</line>
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<line>
Contribuição dos Auto*es
</line>
<line>
T. A. R*is
</line>
<line>
H. *lmei*a
</line>
<line>
Y. Oswaldo
</line>
<line>
G. Cremozi
</line>
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<line>
1) c**c*pção e planejamento.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
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<line>
2) a*ál*se e interpretação d*s da*os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração do ra*c*nho ou na revisã* c*ítica *o conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na apro*ação da *ers*o final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
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</page><line>
R**. FS*, Teresina, v. 16, n. 5, art. 2, p. 1*-*6, set./o*t. 201*
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<line>
www4.fs*net.c*m.br/r*vist*
</line>
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