Os Primeiros Moços de Minas: A Poesia Árcade Brasileira como Conjuração / The First Boys of Minas: The Brazilian Arcadian Poetry as Conjuration
Resumo
O artigo lança um olhar sobre o século XVIII no Brasil, sob o ponto de vista da produção literária como resultado do agrupamento intelectual e como manifestação paralela ao posicionamento revolucionário de certos expoentes do pensamento na Capitania de Minas Gerais. Assim, com enfoque detido sobre a particularidade literária do período e dos autores envolvidos, propomos um itinerário capaz de identificar as inovações ideológicas e formais no texto poético de representantes de várias fases do arcadismo, bem como algumas de suas principais influências e o papel de sua atuação no contexto literário nacional, com apoio das ideias de Antonio Candido e dos trabalhos mais recentes de Kenneth Maxwell.
Palavras-chave: Arcadismo. Poesia Brasileira. Conjuração. Identidade Nacional.
ABSTRACT
The article takes a look at the 18th century in Brazil, from the point of view of literary production as a result of intellectual grouping and as a manifestation parallel to the revolutionary position of certain exponents of thought in the Captaincy of Minas Gerais. Thus, with a focus on literary particularities of the period and the authors involved, the article proposes an itinerary which is able to identify the ideological and formal innovations in the poetic text of representative poets from various stages of Arcadianism, as well as some of their main influences and the role of their activities in the national literary context, with the support of Antonio Candido’s ideas and the recent work of Kenneth Maxwell.
Keywords: Arcadianism. Brazilian Poetry Conjuration. Nacional Identity.
.
Referências
CANDIDO, Antonio. A dois séculos d’ O Uraguai. In: _____. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas cidades, 1985, pp. 184-186.
CANDIDO, Antonio. Estrutura literária e função histórica. In: _____. Literatura e sociedade. 4. ed. São Paulo: Nacional, 1975.
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.
CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira. 4. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2004.
CANDIDO, Antonio. Movimento e parada. In: _____. Na sala de aula: caderno de análise literária. 3. ed. São Paulo: Ática, 1989, pp. 7-19.
CANDIDO, Antonio. Os Ultramarinos. In: Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas cidades, 1995, pp. 215-231.
CANDIDO, Antonio e CASTELLO, José Aderaldo. Presença da literatura brasileira: das origens ao romantismo. 9. ed. São Paulo: Difel, 1979.
COSTA, Cláudio Manuel da. Lírica italiana. Introdução, tradução e notas de Pedro Garcez Ghirardi. São Paulo: Giordano, 1998.
COUTINHO, Afrânio. O movimento academicista. In: A literatura no Brasil. 6. ed. São Paulo: Global, 2001, p. 170-186 (v. 2).
FURTADO, Joaci Pereira. Introdução. In: GONZAGA, Tomás Antônio. Cartas chilenas. Org. Joaci Pereira Furtado. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, pp. 11-12.
FURTADO, Júnia Ferreira e STARLING, Heloísa Murgel. República e sedição na Inconfidência Mineira: leituras do Recueil por uma sociedade de pensamento. In: MAXWELL, Kenneth (coord.) O livro de Tiradentes: transmissão atlântica de ideias políticas no século XVIII. São Paulo: Penguin Classics, 2013.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Capítulos de Literatura Colonial. São Paulo: Brasiliense, 1991.
MAXWELL, Kenneth. A Devassa da devassa: a Inconfidência Mineira, Brasil – Portugal, 1750-1808. Trad. João Maia. Ed. ampliada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
MAXWELL, Kenneth. Conjuração mineira: novos aspectos. Estudos Avançados 6 (3), 1989, pp. 4-24.
MAXWELL, Kenneth (coord.) O livro de Tiradentes: transmissão atlântica de ideias políticas no século XVIII. São Paulo: Penguin Classics, 2013.
MONGELLI, Lênia Márcia de Medeiros. Introdução. In: A Estética da Ilustração. São Paulo: Atlas, 1992, pp. 11-26.
RONCARI, Luiz. Literatura Brasileira: dos Primeiros Cronistas aos Últimos Românticos. 2. ed. São Paulo: Edusp, 1992.
SOUZA, Laura de Mello e. Cláudio Manuel da Costa: o letrado dividido. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.11.15
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)