<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 9, art. 7, p. 115-134, s*t. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.9.7 </line>
</par>
<par>
<line> O A*alista na Instituição e Invençõ*s *o Context* da *nfânc** e Adolescênci*: *m Estudo de </line>
<line> C*so </line>
<line> The Analy*t in t*e *nstituti*n and Inventi**s in t*e Context *f Ch*ldhoo* a*d Adole*cence: A </line>
<line> Case Study </line>
</par>
<par>
<line> Fa*io *uis Saad </line>
<line> Mestre ** *entro de C*ências Biológi*as e da Saú*e pela Unive*sidade Federal d* Sã* Carlos </line>
<line> E-mail: fa*iosaad.27@*ma*l.com </line>
<line> Luc**na Nogu*ir* Fioroni </line>
<line> Dou*o** em Psico*ogia pela Univer*i*ade de São *aulo </line>
<line> Docent* da Universidade F*der*l de São Carlo* </line>
<line> E-ma*l: l*fior*ni@ufscar.*r </line>
<line> R*g*na Helena *ita*e Torkomian Jo*quim </line>
<line> Doutora em Educação Espec*al (Educação do I*d*v*d*o E*peci*l) pe** Universidade Fe*e*al de *ão Carlos </line>
<line> D*cente da **i*ersidade Federal de São *arlos </line>
<line> *-m*il: regin@u**c*r.br </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: *abio Luis S**d </line>
<line> Editor-*hefe: Dr. *onny Kerl*y de A*encar </line>
</par>
<par>
<line> Rod*via Wash*ngton *uis, 235, Mo**olinho, CE* </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> 13.5*5-90* - S*o Carlos, SP - Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> En*e*eço: Luc*ana Nog**ira Fi*roni (Unigranrio) Rua </line>
<line> A*tigo r**ebido em 19/08/2021. Última </line>
<line> *ersão </line>
</par>
<par>
<line> Ro*ovia Washington Luis, 235, *onjol*n*o, CEP </line>
<line> rece*ida em 30/0*/202*. A*rov*do em 31/08/202*. </line>
</par>
<par>
<line> 13.565-905 - São Carlos, S* - Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> En*ere*o: *egina *elena Vitale Torkom*an Joaquim </line>
<line> *va**ado pel* siste*a Trip*e *evie*: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Rodo*ia W*shington Luis, 2*5, Monjolinho, CEP </line>
<line> *e** Ed*tor-Chefe; * b) Double Bli*d Re*iew </line>
</par>
<par>
<line> 13.565-90* - São Carlos, *P - Brasil. </line>
<line> (avaliação cega por d*is *va*iadores da área). </line>
<line> Revisão: Gram*tical, *orm*tiva e de Formatação </line>
</par>
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<par>
<line> F. L. Saa*, L. N. Fioroni, *. H. V. T. *oaquim </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa estudou um d*spositiv* *ntersetorial que ocorre em um *A**i - C*ntro de </line>
<line> A**nçã* Ps*c**social in*antil - *o extrem* sul do munic*p*o de São *aulo, do qual vinte e oito </line>
<line> t*a*a*hadores do s*rviço de Saúde, E*u**ç*o * *ssistência S*cial, que atuam com *ri*nças </line>
</par>
<par>
<line> */ou adole*centes co* sofrim*ntos psíquicos, participaram. O Labora**rio de Inclusão *m é </line>
<line> dispositivo reconhec*d* pela red* de sua áre* d* a*rangência como um espaço impo*tante, no </line>
<line> *u*l os profissionais p*rticip*n*es podem compartilhar ca*os (c*ínicos) e di*ic*ldades no t*ato </line>
<line> e no cot*diano c*m *ri**ças * a*o**scente* em s*f**men*o ps*q*ico. E*ses t*abalhador*s </line>
</par>
<par>
<line> **egam ao *abora*ório de **c*usão em mom*ntos </line>
<line> agudos e críticos, is*o </line>
<line> é, </line>
<line> quando </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> conflitos ou impasses </line>
<line> *erados na relação com as cri*nças e/ou adolescentes </line>
<line> tornam-se </line>
</par>
<par>
<line> i*supor*áveis ou incontroláv*is, atribu*ndo * eles a *e*pons*bilidade do desajuste. * *esq*isa </line>
</par>
<par>
<line> e a cond*ção dos </line>
<line> encon*ros foram realizadas pelo autor/profi**ional que se orien*a pelo </line>
</par>
<par>
<line> referencial </line>
<line> d* psica*álise em seu manej* e compreensão dos fenômenos a*resent*dos. *sta </line>
</par>
<par>
<line> abordagem proporc*onou ao* participa*tes do Labo*atór*o </line>
<line> o re*onhec*mento sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> importân*ia </line>
<line> do olhar singula* do "*aso a caso". O mé*odo utilizado foi o d* pesquisa- </line>
</par>
<par>
<line> in*ervenção a par*ir do estudo de *aso. Os dados foram c**hidos de deze*seis encontr*s </line>
</par>
<par>
<line> gravados, transcrit*s * anali*a*os com </line>
<line> o </line>
<line> referencial t*órico da p*icanálise; foram u*ili*a**s </line>
</par>
<par>
<line> também um ques*ionár*o inicial * entrev*sta. Os resultados fora* de*o*str*dos passo * passo, </line>
</par>
<par>
<line> desde a che*ad* dos p*rticipante* ao *abor*tório, a d*nâ*ica dos </line>
<line> encontr** até os se** </line>
</par>
<par>
<line> efeitos. Foram </line>
<line> *e*ificados e*eit*s d** </line>
<line> participantes a* p*rticiparem do Laboratór*o e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> process* vivenciado p*r eles ne*se disposi*iv*. Ini*ialme*te, apresenta*am fra*ilidades </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> condiç*o emo*io*al q*e incapacit*vam a re*ação *o* crianças e a*o*es*e*tes e* sofrimen*o </line>
</par>
<par>
<line> psíquic*; acredi*avam que s*as capacidades técnic*s eram insu*iciente* para </line>
<line> lidar com </line>
<line> essa </line>
</par>
<par>
<line> pop**ação e a cond*ção de de*conforto aparecia como resultado d* um mal-esta*, fruto ** se* </line>
<line> cotidiano. Os e*contro* **oporc*onaram a*s participantes a*ívio, *e*lexão e *r*aç*o, el*ment*s </line>
<line> *ue modificaram a maneira como el*s pensavam sob** essas crianças, e *assaram a en*erg*- </line>
<line> las co** s*jeitos com *ificulda*es e potenciais. *es*e modo, manifestaram desej* de e*tar </line>
<line> com *las de forma *colhedora * *nclusi*a. Ficou e*ident*, pela pesquisa, como a condução d* </line>
<line> um ana**sta na insti*uição, *s***i*i*amen*e *o Labo*atório de In*lus*o, o**rtunizou t*is </line>
</par>
<par>
<line> efeitos. Por fim, foi demonstr*da * ap*icabilidade </line>
<line> do dispositivo *studado, sua *elevância no </line>
</par>
<par>
<line> campo da *a*de *ent*l, como impo*ta*te e*p**o de diálogo. </line>
<line> PA*A*RAS-CHAVE: CAPSi, Inte*setorialidade, Psic*ná*i*e Aplic*da, S*úde Colet**a. </line>
<line> A*S*RACT </line>
<line> The re*e*rch studied an int*rse*****al devi*e that occurs in a CAPSi - *hild Psychosocial </line>
</par>
<par>
<line> Care Center - in the e**reme </line>
<line> s out h </line>
<line> ** t*e city o* São Paul*, of *hic* </line>
<line> t**nty-ei*h* worker* </line>
</par>
<par>
<line> *rom the Hea*th, Education and Soci*l Assistan** </line>
<line> se*v*ce, w*o work with childr*n and/or </line>
</par>
<par>
<line> te*nage*s with psych** suffering, p*rticipated. *he Inclusi*n La*or*t*ry </line>
<line> *s a device </line>
</par>
<par>
<line> recog**z*d by the networ* i* *ts area *f cov*rag* as an im*orta** s*ace in whic* *artic**ating </line>
</par>
<par>
<line> professional* can sha*e (c*inical) ca*es </line>
<line> and difficul*ies in deal*ng with and i* d*il* lif* with </line>
</par>
<par>
<line> chi*dren *nd adolescen** </line>
<line> i* *sychol*gical distress. Th*se wor*ers *rrive at th* Inclu*i*n </line>
</par>
<par>
<line> L**orat*ry at acute and critic*l mo*ents, that is, wh*n *onf*icts ** impasses g*nerat** in th* </line>
<line> *elation*h*p w*t* children and/or adol*scents become un**a*able *r u*con*ro*lable, attri*ut*ng </line>
</par>
<par>
<line> *o them </line>
<line> *he r***onsibil*ty for the m*lad*ustment. The research and conduct of the meetin*s </line>
</par>
<par>
<line> wer* carried out by the author/pro*essional who is guide* by the psychoanalyti* framewo*k in </line>
</par>
<par>
<line> his handling a*d </line>
<line> u**erstan*i*g of th* phenom*na prese*te*. T*i* appr*ach </line>
<line> prov*ded *h* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 18, n. 9, *rt. 7, p. 115-134, se*. 2021 </line>
<line> **w4.fs**e*.com.**/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *nalist* na Instituição e *nv*nçõ*s n* Cont*xt* da Infância e Adolescência: Um Es*udo ** C*so </line>
<line> 117 </line>
</par>
<par>
<line> Laborato*y *articipa**s with recogniti*n of the impo*tance of the sin**lar loo* of *h* "case *y </line>
<line> case". T*e m*t*od used *as the research-in*ervent**n based ** the c*se study. Da*a *ere </line>
</par>
<par>
<line> coll*cted from s*xteen rec*rd*d meeting*, </line>
<line> transcr*bed a*d </line>
<line> *n*lyzed wi*h the theor*tica* </line>
</par>
<par>
<line> framework of psychoanalysis; </line>
<line> *n initial qu*st*onn*ire *nd interv*ew wer* also *sed. The </line>
</par>
<par>
<line> results were demonstrated *t*p by step, from *he arrival of the *artic**ants *o the Laborator*, </line>
<line> the *ynami** of the meetings un*il t*eir eff**ts. Effects o* the partic*pants when par*i*ipating </line>
<line> in t*e La*o**tory and *he process experi*nced by the* in th*s d*vic* were verifie*. Ini**all*, </line>
<line> they had weakne*ses in t*eir e*otion*l **ndition that made their relationship with *hildren </line>
</par>
<par>
<line> a*d adoles*ents *n psychol*g*cal *istress u*able to *op*; they **lie*ed </line>
<line> that thei* tech*ic** </line>
</par>
<par>
<line> skill* w*re insuff*ci*nt to deal with this population and the condit**n *f discomf*r* appe*red </line>
<line> as a result of di*comfort resu*ting *r*m th**r *aily lives. The m**ti*gs provid** t*e </line>
</par>
<par>
<line> p*r*icipant* wit* r*lie*, refl*ction an* creat*on, elements that </line>
<line> chan*ed </line>
<line> the way they *hought </line>
</par>
<par>
<line> a*out these chi*dren, and b*gan to se* them as **bjects with dif*icu*ties and po*ential. In this </line>
<line> wa*, they expres*ed a de**re to be with them in a welcoming and inclusive way. It was </line>
<line> **iden*, thr*ugh *he research, how the conduct o* an ana*yst in the institution, specificall* in </line>
<line> t*e I*clu*ion *aborato*y, created such ef**cts. F***lly, the *pplicabilit* *f t*e device stu*ied </line>
</par>
<par>
<line> was demo*strated, its rel*vance in the </line>
<line> fie*d of mental *ealt*, as an importan* space for </line>
</par>
<par>
<line> *ial*gue. </line>
</par>
<par>
<line> KEYWORD*: CAPSi, Inte*sectoriality, A*plied Ps*cho*nalysis, Public Heal*h. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te**si*a PI, v. 18, *. 9, a*t. 7, p. 115-134, se*. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. L. Saad, L. N. Fioro*i, R. *. V. T. Joaquim </line>
<line> 118 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> Ess* pesquis* ab*rda o tema da Sa*de *ental da criança e da adolescênc*a, e as </line>
</par>
<par>
<line> a*ões *n*erse**riais * M*lt*disciplina**s que ocorrem no Terri*ór*o do CAPS Infantil </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> C*p*la </line>
<line> do Socorro, zona Sul ** S*o *aulo. O obj**ivo é e*tudar uma dess*s </line>
<line> a*ões </line>
</par>
<par>
<line> deno*inada Labo*atór*o de Inclusão. A criação desse espaço ocorreu em razão de *m g*ande </line>
<line> *úmero *e *ncaminh*me*tos, dirigidos ao C*PS, advi**os das escolas e a*r*gos. Os </line>
<line> *ncaminhamen*os demonst*avam p*uca impl*cação por parte do* pro*i*si*nais envolv*d*s, e </line>
</par>
<par>
<line> inclu*-los na discussão dos c*sos implicá-los, também, n* cu*dad* co* as criança*, foi e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pro*osta *nicial do Laboratóri*. </line>
</par>
<par>
<line> A Sa*de e a Educação estã* in*imamente *el*cionadas, embora, por vezes, *ssa </line>
<line> ar*iculação não seja tão clara. O ambie*te escolar pod* s*r f*cilitador ou não, *o a*olhiment* </line>
<line> da *iversidade e a* dife**n**s demandas de cada um. Podem s*rgir por parte d*s professores/ </line>
<line> educadores, sent*me*tos de in*apacidade e frustração pelo fra*asso do *lun*, pela co**anç* </line>
</par>
<par>
<line> dos pais * p*la obri*at*rie*ade do cump*imento </line>
<line> *o </line>
<line> *on*eúd* programático, be* como por </line>
</par>
<par>
<line> sua inc*mpreensão sobre a dinâmic* e *s ma*ifesta*ões *e inú*eros sin*omas ref*r*ntes aos </line>
<line> problemas e sofrimento* ps*q*ico* manifestados p*las crianças. * pr*f*ss*r e e*uca**r, c*m </line>
<line> sua vivê*cia * o cotidiano, pode co*statar "diferenças" entr* *ma crianç* e outra, estran*ar </line>
<line> c***ortamen*os * perceber desajust*s. </line>
<line> Esses *rofission*is s* dep*ra* também *om a m*neira pela qual o a*uno se coloca na </line>
<line> rela*ão com o* coleg*s, por vezes: agressivo, *olitário, vítima de chacotas, *nvolvend*-se em </line>
</par>
<par>
<line> brigas, compo*tamentos biz*rro* env*lve*do a </line>
<line> sexual**ade ou mesmo </line>
<line> co*portamentos que </line>
</par>
<par>
<line> fogem a* "padrão" e ao **nve*cional. E, *e a criança *an*festa c*mporta*entos indesejados, </line>
</par>
<par>
<line> d*ve-se considera* essa m*n**ra *e co*unic**-se como efeito do *uje**o e </line>
<line> tentativas de </line>
</par>
<par>
<line> estabelecer laços c*m o outro. Dessa form*, seu entorno *presenta-s* pronunciada*e*te </line>
<line> import*nte, c**forme *l*cida M*ller (2016, p. 16): "Em relação * c*i****, não s* consideram </line>
</par>
<par>
<line> apenas </line>
<line> *s mensa*en* de bem-estar negati*o do s*j*ito, mas as mensagens de be*-es*ar </line>
</par>
<par>
<line> negat*vo * *ua v*lta: o mal-estar provenie*te do* p*is, dos vizinhos, da esc*la". </line>
<line> Por *ssa p*rspectiva, o *i*po**tivo *stu*ado convidou os profissionais que tra*alha* </line>
<line> com essas cri*nças a *alarem de suas **pe*iências. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 18, n. 9, *rt. 7, p. 115-134, set. 2021 </line>
<line> www4.fs*net.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Analista na Inst*t*içã* e Inve*ções no Contexto da Infâ*cia e Adol*scência: Um Estudo d* *aso </line>
<line> 119 </line>
</par>
<par>
<line> 2 RE*ERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> Rosa (2010) destaca q*e "a psicanálise é uma ciênc*a como outras, um corpo de </line>
<line> *onhecimento coerente * subsi*tente por si m*s*o, ***sív*l de \*plicaçã*\ em territórios </line>
</par>
<par>
<line> estranhos aqueles em </line>
<line> que se forma*am *eus conceitos" (ROSA, 201*, p. </line>
<line> 1*1). A autora </line>
</par>
<par>
<line> adverte ainda sobr* * import****a *e se tr*n*for*ar os dados co**tados em t*xto, qua*do se </line>
<line> us* o r*ferencial psi*analítico, destacando q*e essa *rá*ica possibilita * destaqu* d*s marc*s </line>
<line> do discurso, su*s posições e efeitos de sentido. </line>
<line> Dessa *orma, * pres*nte es*udo *tiliza a psi*análise *nq*anto episteme e prát*ca </line>
<line> adaptada a um contexto *ive**o à sua inven*ão o*igin*ri*, c*n*eci*a *omo psicanál*se pura, </line>
<line> refer**ciada *or L**an (1967/2003), *omo psica*álise em intenç*o, para u*a psic*nálise em </line>
<line> extensão. Nesse co*t**to, a psica*álise *raticad* na in*t*tuição segue a mesma lógica e *ti**, </line>
<line> *as com arranjos e ada*tações. E, considera-s* q*e os usos *as psic*nális*s, **or*em em </line>
<line> raz*o de seu* atos, efeitos * sob t***sferên*ia. </line>
<line> O conceito de tra*sferênc*a percorre a his*ória d* p**canálise desde s*us fun*a*entos </line>
<line> iniciais *té a atu*lidade, so*rendo mudanças em *ua formulação. Sua compreen*ão aparece de </line>
</par>
<par>
<line> forma distint*, dependendo das </line>
<line> *orrent*s teóri*as e *e seus </line>
<line> pesquis*dore*. C*mo chave *e </line>
</par>
<par>
<line> leitura e pesquisa, u*i*izam-se *s tex*os *e Freud, Lacan e se*s comentadores. </line>
</par>
<par>
<line> Des*aca-se *ue o conc*it* de transferência come*a ser dis*utid*/s*stemati*ado a </line>
<line> a*tes *e Freud, mas é por meio de*e *ue *eu estatu*o e su* relev*ncia dentro da teoria </line>
<line> psi*an*lítica pass*m * ocup*r um esp*ço *und*mental. Segundo Lac*n: "A transferência * um </line>
<line> fenômeno es*encial, ligado ao *esejo como fen*m*no nodal do ser h*mano, que foi </line>
<line> *esc*berto ante* de Fr**d. Ele foi perfeitamente a*ticulado" (L*CAN, 19**/2008, *. 225). </line>
<line> O conceito *e transferênc*a como elemento fundamental para * manejo e a direç*o </line>
</par>
<par>
<line> de tratamento em psicanálise aparece pela p**mei** vez em uma publicação </line>
<line> d* Fr**d </line>
</par>
<par>
<line> (190*/1996), em seu texto "Fragmento da análise de um caso de histeria". Trata-se *o c*s* de </line>
</par>
<par>
<column>
<row> u*a adolescente *e *8 </row>
<row> abandon* sua *nálise. </row>
</column>
<column>
<row> anos que inicia seu tratam*nto com Freud, mas depois de trê* meses </row>
<row> *e*d* o início fi*ou *laro que em sua fant*sia eu subst**uía seu p*i, * que era fác*l </row>
<row> de c**preender em vista de *o*sa diferença de idade. Dor* che*ou até a me </row>
<row> comparar com ele *onsc*enteme*te, busc*ndo, angustiada, assegurar-se de minha </row>
<row> completa sinceridade para com e*a, já que seu pai "pref*ria sem*re * segre*o * *s </row>
<row> r*dei*s tortuosos" (FREUD, 1901/1996, p. 113). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> N*sse m*smo artigo, *reu* co*c*itua a transferência como fe*ôme*o *e r*atua**za*o </line>
<line> na cena anal*tica. </line>
<line> **v. FSA, Te*esina PI, *. 18, *. 9, art. 7, *. 115-134, set. 2021 www4.fs*n**.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. L. *aad, *. N. Fioroni, R. *. V. T. Joaquim </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> A produtiv*da*e </line>
<line> d* neurose, porém, de modo a*gum se ext*ngue, mas se *xerce na </line>
</par>
<par>
<line> criação de um gênero es*ecia* de for*açõ*s de pensamen**, em sua ma*ori* </line>
<line> inconsciente*, às quais se pode *ar o nome de "tr*nsferê*cia". O que **o as </line>
</par>
<par>
<line> trans*erências? São reediç*es, re*ro*u*ões d*s m*ções e fantasias q*e, duran** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ava*ço da an**ise, soem desper*ar-*e e t*rn*r-se c*nsc*ent*s, mas com a </line>
<line> *ara*terística (pró*ria *o gênero) de sub*ti*uir pessoa ante*ior pela p*ssoa do </line>
<line> médic*. D*to de outra man*ira: toda uma série d* exper*ências psíquic*s prévia é </line>
<line> revivida, c**o algo p*ssad*, *as como um v*ncul* atu*l com a *essoa do mé*ico </line>
<line> (*REU*, 1901/1996, p. 111). </line>
<line> Freud *e*ons*ra e* *eu ar*ig* os p*imeiros pa*sos *a "tran**erênc*a" na relação </line>
<line> *nalis*ndo-a*a**sta. O autor apres***a-se g*neroso ao **blicar um c*so em que ele própri* </line>
<line> apont* a b*e*idade d* t**tamento (d*vido ao ab*ndono por p*rte de sua paciente), e vai além, </line>
<line> *o traz*r o estatu** primo*di*l da transferência * suas *onse*uências para *ma *nálise. Vale </line>
<line> ressa*tar que a primeira **ferência de Freud a*erca des*e conc*ito apare*e em "A </line>
<line> psicopato*ogia da Histeri*", *a obra "Estudos *obre * H**ter*a" (*R**D, 18*5/19**). </line>
<line> *ois outros traba*hos de Freud que tratam d* *ema da Transfer*ncia e que mer*cem </line>
<line> desta*ue são: "A *inâmica da t*ansferência" (1912), no qual *reud encontr*-*e às voltas com </line>
<line> o funcio*amento da transferência * de s**s efeit*s, apontando a intens*dade da transferência </line>
</par>
<par>
<line> n*s i ndi ví duos </line>
<line> ne*rót*cos, </line>
<line> em a*álise, quando </line>
<line> co*p**ados com os m*smos tipos de sujeito, </line>
</par>
<par>
<line> *ora da análise. Traz também a ideia de transferênc*a *omo resistênci*. "Assim, transf**ê*ci*, </line>
<line> no tr**amento analítico, inv*ri*velmente nos aparece, desd* o iní*io, como arma *ais for*e *a </line>
<line> resistência, e podemos concl*ir *ue a intensid*de * a *ersistên*ia da transfe**ncia c**s*ituem </line>
<line> efeito* e expressão da resistênc*a" (*REU*, 1996, p. **6). </line>
<line> Nesse mesmo artigo, Freud traz * con*eito d* tran*ferên**a *ositiva e negativa, </line>
</par>
<par>
<line> refere-se aos senti*e*tos dirig*dos ao </line>
<line> *n*lista e a*s*cia esse </line>
<line> c*nceito a </line>
<line> imp*lsos erót*cos </line>
</par>
<par>
<line> repri*idos. Conclui, relacio*and* * **atament* analítico a u*a "lu*a" e*tre analista e pacien*e </line>
<line> quas* *empre pela via da transferên*ia, trazendo a equivalênc** da tran*ferênc** c*m* </line>
<line> resistência. </line>
<line> *m "Observ*ções s*b*e o *m*r transf**encial" (1915), Fre*d e*fatiza a *mportância </line>
<line> da compreensão d* fen*meno t*a*sf*rencial como uma *e*etição e um* resistência. **az </line>
<line> impo*tantes c***ribuições so*r* * éti** e a t*cnica que devem s*r a*licadas pel*s analistas a </line>
<line> s*rviço do tratamento de sua* *acient*s, *ist* qu* a transferência de amor, que é *irecionada </line>
<line> ao analista, mostra-s* c*mo import*nte forma d* resistência d* paciente ao **atamento. Frent* </line>
<line> a esses moviment*s i*cons*ientes, o conceito de contratr*n*ferência deve ser considerado e </line>
</par>
<par>
<line> manej*do pel* analista, segu*d* *reud (1996). Em su*s r*comen**ç*es, o autor </line>
<line> *iscorre </line>
</par>
<par>
<line> *obre a impo*tância ** tra*s*erência de am*r, qu* nã* deve ser combatida, **s sim usada na </line>
<line> cond*ção do tratament*. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 18, n. *, ar*. 7, p. 115-134, se*. 2021 *ww4.fsanet.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Analista na Instituiçã* e Inven*ões no Contexto da Infância e Adolescência: Um *st*do *e Caso </line>
<line> 121 </line>
</par>
<par>
<line> A paciente, cuja repressão sexual *aturalmen*e ainda **o foi removida, mas </line>
</par>
<par>
<line> simples*en*e empurrada pa*a *egun*o </line>
<line> p*ano, senti*-se-á ent*o segura o bas*a*te </line>
</par>
<par>
<line> para pe**itir *ue todas as *uas precon*i*ões pa*a am*r, todas as fantas*as que </line>
<line> surg*m de seus des*jos *exuais, todas as características pormen*riz*das de seu </line>
<line> estado amoroso venham à luz (FREUD, 1*96, p. 184). </line>
<line> O a*t*r conclu* s*u artigo *centuando a e*icácia do t**tamento *o*o a su*eração e o </line>
<line> con*role de seus p*cientes *obre seus impulsos mentais. *s conceituações e *eco*en*ações de </line>
<line> Freud ao lon*o de sua *br*, so*re * transferência, auxiliam na c*m*re*nsão des*e conceito </line>
<line> fundamenta* em p*ica*á*ise. </line>
<line> Lacan (200*), ab*rda o tem* da tran**erência *e*de o início d* seu ensino, </line>
<line> imprimind* *ovas perspe*tivas e indica*ões na *ire*ão do tratamento, relacion* a *resen*a do </line>
<line> *nalista à mani*est*ção do incons*iente, **sta*a***: </line>
<line> A pre*enç* d* anal*sta é ela própria u*a mani*estação do inconsciente, de modo que </line>
<line> quando e*a se m*ni*esta hoje em dia *m certo* encont*os, c*mo *ecusa do </line>
<line> inconscien*e - é uma *endência, e confessada, no pensamento qu* formulam alguns - </line>
<line> isso mesmo dev* ser i**egrado no conceito de inconsci*nte (LACAN, 2008, p. 125). </line>
<line> O autor, em seu primeiro ensino, co*preendido por *ua pri*eir* clín**a, p*ima**a do </line>
</par>
<par>
<line> simb*lico, </line>
<line> eluc*da a questão das resistências, tomando-as como parte do tra*amento, expli** </line>
</par>
<par>
<line> que a *esistência nã* está do lado do paciente, e sim, do an*lista. * *osição de L*can (2*08), </line>
</par>
<par>
<line> mar** sua r*ptura </line>
<line> com a socieda*e psicanalít*ca </line>
<line> da época, conhecida como IPA, *** </line>
</par>
<par>
<line> proporcion* *om isso a criação de sua esc*l* e cont*nuidade *e s*u ensino e, posteriormen*e, </line>
</par>
<par>
<line> a sua segunda clínica, conhecida *omo a clín*ca do* *ós. Tais apontam*ntos norteiam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mudança que a psi*análise ap*esenta, imbricada c*m sua época, prát*ca * *ovos sintomas. </line>
</par>
<par>
<line> *essa forma, a prática p*icana*ític* deve s*r considerada à luz de su* </line>
<line> é*oca, </line>
</par>
<par>
<line> contudo, uma práti*a - sob transferência, conforme *it* Lacan "este c*nceito * determinado </line>
</par>
<par>
<line> pela fu*çã* *ue tem num* pr*xis" (2008, p.1*4). O aut*r elucida o amor </line>
<line> de transfe*ê*ci* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> prop*e o *ujeito supo*to saber (LACAN, 196*/*008) * o *nalista co*o ca*sa de desejo. </line>
<line> * METODOLOGIA </line>
<line> Utilizo*-se a *esquisa Qual*tativ*, a*reditando que "ela tra*alh* com o universo dos </line>
<line> significad*s, dos *ot*vos, das a*pirações, da* crenças, dos va*or*s e d*s atitudes" (*IN*Y*, </line>
</par>
<par>
<line> 2013, *. 21). Além desse aspecto, a abord*ge* qua*itat*v* consid*ra a presenç* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> pesqui*ador com* e*emento de a**lise e que faz p*rte do campo de inve*tigação, al*m </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 9, ar*. 7, p. 115-13*, *et. 2021 </line>
<line> ww*4.*sa*et.com.b*/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. L. Saad, L. N. Fior*ni, R. H. V. T. Joaquim </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> guardar especial a*enç*o para a dimensão proce***al e *nter*cional dos fenô*e*os *ociais e </line>
<line> humanos. </line>
<line> Adotou-se o Estudo de Caso com* o *étodo mais adequado para es*e trabalho e, </line>
</par>
<par>
<line> *egun*o Yi*, "o estudo de caso é usado em *uitas *itua*ões, para *ontri*uir com o </line>
<line> no* s o </line>
</par>
<par>
<line> c**heci*ento do* f*nô*e*os </line>
<line> ind*vidu*is, gr*pais, </line>
<line> organizacionais, **ciais, *o*íticos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> rela*ionados" (*015, p. 4). Nesse *ecorte, ent*nde-se que o Laboratório de *nclusã* - obj*to </line>
<line> desta *esqui*a - é * caso inve*tigado. </line>
</par>
<par>
<line> Portant*, a pesquisa trata de um *stud* de Caso *uja Pesquisa-in*ervenção é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estratégia u*ada par* *eali*ar o *studo ora aprese**ado junto com os sujeitos pesqu*sados, *o* </line>
<line> a intenção de modificar **ocessualmen*e o objeto de pesquisa por meio das interven*ões </line>
<line> propos**s, e segundo Rom*gn**i (2014, p. 46): </line>
<line> (...) a não se*aração sujeit*/o*je*o (...) e **va *m con*ide*açã* a impli*ação ** </line>
<line> pesquisa*o*, a c*mplexidade e a *nd*sso*iabilidade d* produção de conheciment* da </line>
<line> atuação/i*terve*ção. (...) Esses pe*q*isador*s têm em comum a per*e*uição da </line>
</par>
<par>
<line> complexida*e, * postur* crítica, o </line>
<line> *ombate ao *educ**nis*o, a *usc* d* </line>
</par>
<par>
<line> *esnaturalização *, sobretudo, uma gra*de preocupaç*o com a t*ansformaç** dos </line>
<line> campos em que estão ins*rido* (ROMA*NOLI, 2*14, p. 4*). </line>
<line> Portanto, o método e*c*lhido e descr**o mostrou-s* fu*damental par* a as*e*tiv**ade </line>
<line> e e*etivação desse trabalho, bem com* na produção d*s dado*, c*m*reensão e análi*e do* </line>
<line> *es*os. </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 O Laboratório de Inclusão </line>
</par>
<par>
<line> O *aboratório </line>
<line> de in*lusão é o Espaço ** fala, c*iado e desen*ol*ido pelo CAPS </line>
</par>
<par>
<line> I*fant*l da Cap*la do Socorro - SP, d*st*nado aos traba*hado**s </line>
<line> da *aúde, Edu*ação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Ass*stên**a, qu* trabalham com c*ianças. Os enco**ros ocorre* semanalmente, dentro </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> unida*e do CA*S, c*m dur*ção aproxi*ada *e duas horas. *s coordenad*res dessa ativida*e </line>
<line> são: um p*icólo*o e ** terapeuta ocupa*io**l (ori*ntados pela ps**análise). </line>
<line> 3.2 Os *articipantes </line>
<line> Partic*param *a pesqui*a 28 frequen*adores do *aboratór*o de Inclusã* que </line>
<line> t*ab*lham *om cria*ças * *dol*s*en*es com alg*m so*rimento psíq*ico, na região da Capela </line>
</par>
<par>
<line> do Socorro, São Pau*o, SP. O* que aceitaram participar for*m or***tados </line>
<line> em rela*ão aos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, art. 7, p. 115-134, set. 2021 www4.fsan*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O A*alis*a *a I*stituição e In*enções no C*ntext* *a Infâ*cia e A*oles*ência: Um Estudo de Caso </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> *spec*os ético* * metodológicos do est*do. To*os os parti*ip*ntes tinham mais de 18 *nos e </line>
<line> estavam *m co*diçõ*s de participar de *m* atividade grupal e re*pond*r a um questi*nário e </line>
<line> a uma e**revista. </line>
<line> 4 RESULTADOS E DIS**SSÕ*S </line>
</par>
<par>
<line> Para que a *nál*se dos da*os ocorres*e de forma efic*z, *uz da ps*ca*álise, foram à </line>
<line> r*ali*ad*s *s t*anscriçõe* de todos o* da*os c*letad*s (e*c*ntros do Laboratório, </line>
<line> questionários * en**evi*t*s), em forma de text*. </line>
<line> A utiliza*ão de mú*tiplas fontes oportuniza uma grande oferta *e dados, alvo de anál*se e </line>
<line> interpretaçã*. </line>
</par>
<par>
<line> As entrevi*t*s </line>
<line> fo*a* semiestrutura**s, o q*e s*gun*o Minayo, "comb*na p*rgunta* </line>
</par>
<par>
<line> *echada* * a*ertas, em que o entrevistado tem a </line>
<line> possibilidade de di**orrer sobr* o </line>
<line> tem* </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> ques*ão sem se prend*r à indaga*ão *orm**ada" (MINA*O, 2013, p. 6*). </line>
<line> *oram analisados 16 encontro*, com a participaçã* de 28 profissionais *as á*e*s da </line>
</par>
<par>
<line> Saúd*, Educação </line>
<line> e Assistência do Ter**t*rio. Ob*ervo*-*e que a ade*ênci* consistiu </line>
</par>
<par>
<line> pred***na*tement* po* profi*sionais da Edu*ação, **m uma par*icipação de 17 *rof**sio*a*s </line>
</par>
<par>
<line> em * encontros e 6 Instituições difer*nte*. Fo*am * profis**o**i* da Assistência e* </line>
<line> 5 </line>
</par>
<par>
<line> encontros e dua* i***i*u*ções di*erente*. Todos os encontros *oram coorden*do* </line>
<line> por doi s </line>
</par>
<par>
<line> profissionais do CAPS. </line>
</par>
<par>
<line> F*i possível observar *ue as Instituiç*e* pa*ticipantes o*tiveram aderênci*, mas com </line>
<line> uma c*rcula*ão (rotati**dade) de profis*i*nais, *ato *ue demonst** p*uca continu*dade nos </line>
<line> pr*ces*o* ab*rdados no* *ncontr*s por par*e d*s integrante*, sendo qu*, nes*e pe*íodo, hou*e </line>
<line> 4 participantes que vol*aram ao Lab*ratório por d*as *ezes e o* demais partic*param *penas </line>
<line> *ma *ez. </line>
<line> *.1 A Che*ada - Ante* *a Partic*pação no Lab*ratório </line>
</par>
<par>
<line> Todos os partic*pa*tes do La*orató*io, em s*a </line>
<line> pr*meira par*ici*ação, respo*der*m </line>
</par>
<par>
<line> um q*e*tio*á**o q*e ori*n**u os *esquisad**es *esse estudo a compre*n*erem o mo**vo da </line>
<line> s*a proc**a e participação, des*acando: </line>
</par>
<par>
<line> 1. A t*talidade d*s participante* </line>
<line> apo**ou </line>
<line> que em suas instituições existem </line>
</par>
<par>
<line> *ri**ças com problem*s e sof*imentos *síquicos, se*do assim, todos trabalham </line>
<line> **t*dianamen*e com essa pop*lação. </line>
<line> Rev. FSA, T*resin* PI, v. 18, n. 9, art. 7, p. 115-13*, set. 202* w*w4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. L. Sa*d, L. N. *ioro*i, R. H. V. T. Jo*quim </line>
<line> *24 </line>
</par>
<par>
<line> 2. *esta*aram como proble*as e desajuste* dess* população: o a*t*smo; </line>
</par>
<par>
<line> *roblemas de s*ci*lização; na fala; *traso ** d**envolvimento e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> a*rendizagem; </line>
<line> na </line>
<line> soc*aliz*ção; </line>
<line> a*itação; </line>
<line> agressividade; </line>
<line> *esaj*stes </line>
</par>
<par>
<line> comportamentais; *ompulsão; ansied*d*; depressão; *arê*cia do *fet* familia*; </line>
</par>
<par>
<line> baixa aut*estima; abuso sexu*l; </line>
<line> nas atividades de </line>
<line> vida *iári* (alimentação, </line>
</par>
<par>
<line> loc*moção, autonomia); tri*teza; abando*o; *eimosi*; falt* de um lar. </line>
</par>
<par>
<line> *. Relac*onaram o efei*o de tra*alharem *om essas crianças *o que *e refe*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> seus próprios *esconfortos: n** saberem lidar com *ssas crianças; </line>
</par>
<par>
<line> constra*gime*to; p*eocupação; não saberem diferenciar </line>
<line> questões de atraso </line>
</par>
<par>
<line> com defici*ncia; in*eguranç* n* equipe; agitação; angúst*a; f*ustraç*o; briga*; </line>
<line> xinga*e*tos; tra**torno bipola*; desestru*u*a com tod* a equipe; senti*ento de </line>
<line> incapacidade; d**ic*ld*de de atingir o **jetivo (função) *o educa*or d* escola; </line>
<line> *risteza; irritabilidade. </line>
<line> *. Tod*s os p*r*icip*n*es *isseram que em s*as instituições já reali**ra* </line>
<line> encaminh*mento* par* o CAPSi. </line>
</par>
<par>
<line> 5. Os par*icipa*tes, ao d*sta*arem *omo </line>
<line> se sente* fr*nte a essa* cr*anças, </line>
</par>
<par>
<line> ap*ntaram; </line>
<line> d*safia*os e *nstigados a *ent*r aju*a* no desenvolvimento; </line>
</par>
<par>
<line> inseguran*a; impotente; preocupa*o; in*ômodo; </line>
<line> desprep*rado; em busca </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> respostas; *nc*paz; sem apoio; </line>
<line> desampa*ados e desestimula*os; sentimento </line>
</par>
<par>
<line> con*r*ditório; de mã*s a*adas; inquiet*, na *usca do melho* a*ro*eit*m**to </line>
</par>
<par>
<line> *ara lid*r com *scola, aluno, família e a equipe; *ec*ssidade </line>
<line> d* re*ensar </line>
</par>
<par>
<line> continuamen** * t**balh* c*m essas *ri*nças; f*ustr*do; constrang**o. </line>
<line> O *ro**ss*onal que proc*ra o L*bo*atóri* chega com a ideia de s*lucionar *m </line>
<line> "problema", sem *e preocupar com o "p*ocesso". B*sca *ma s*lução rápida e momentânea, </line>
<line> pouco impli*ada com os fatores desencadeant*s des*e *esajuste, da* condiç*es e mo*os de </line>
<line> *uncioname**o dessas crianças ou a*é mesmo de sua p*ópria at*ação nesse cenário. </line>
<line> *om relação às Instituições à* quais os *a*t*cipantes d*sta *esqu*sa estão vin*ulados, </line>
<line> ob*e*va-se que as mesmas *iberam seus p*ofiss*onais para uma a*ivida*e e*t*rn*, ape**s **s </line>
</par>
<par>
<line> momentos agud*s, </line>
<line> apenas quando *les por *i só não c*n**guiram solucionar o "prob*ema". </line>
</par>
<par>
<line> Merece, portanto, um a*ontam*nt* importante: a Educação, a Assistência e a Saúde vêm </line>
</par>
<par>
<line> trabalh*n*o de forma *oli*ári*, pouco *r*ic*lada, e a* </line>
<line> ações Intersetoriais </line>
<line> a*are*em </line>
<line> ap**as </line>
</par>
<par>
<line> nos mome*tos m*is d*fíc*is, perdendo-se *anto a ideia dos pro*e*sos </line>
<line> de trabalho, quanto </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> per*pectiva </line>
<line> de q*e o usuár*o </line>
<line> **e pert*nce a *m território deman*a cui**dos e açõ** *ue </line>
</par>
<par>
<line> devem est*r ar*iculados. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, *rt. 7, p. 115-134, set. 2021 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *nalista na Instituição e *nvenções no Con*exto *a In*ância e *dolescência: Um *studo de Caso </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> Observa-s* *u* o* p*ofissionai* da Ed***ção e *ssistên*ia cheg*m ao La*orat*rio d* </line>
<line> I*clu*ão c*mo um pedido de "socorro", em momentos **íticos nos quais há neces**dade da </line>
<line> resolutividade do "problema", visto que não sabem mai* o *ue f*zer. </line>
<line> O desconforto aparece com* resultado d* um nã* saber *id** e/ou um n*o querer *ida* </line>
<line> com *sses episó*io*. Estão acostum**os a fazer encam*nhamentos, isto é, sempre que uma </line>
<line> c*iança e/ou *dolescente manifesta *ompo*t***nto indesejado, são *ncaminh*dos para *utro </line>
<line> serv*ço *ue possa *esol*er tal situação. </line>
<line> *.2 Os Encontros - O Sujeito *ala </line>
<line> a) F*rmação *éc*ic* </line>
<line> Duran*e os e*contr*s observa-se que o* participa*t*s procuravam os "esp**ialistas" </line>
<line> da Saúde para a compreensão * * sol*ção de seus *ro**emas. Muitos p*rgunta**m como </line>
</par>
<par>
<line> deveriam agir em det*r**nada situ*ção. Em vár*os encontr*s *omentaram que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> formação/capacitação *eria a solução para muito* prof*ssores/e***ador*s. Percebe-se que </line>
</par>
<par>
<line> esses </line>
<line> profis*ionai* esperavam uma ajuda técnica/teóric* a respeito dos impass*s </line>
<line> vi vi do* </line>
<line> *or </line>
</par>
<par>
<line> essas crianças. </line>
<line> b) A*pectos Emo*io*ais </line>
<line> Os participantes demonstravam co*v**ção sobr* suas al*e**çõe* e manifest*ções </line>
</par>
<par>
<line> *mocionais sentidas </line>
<line> e </line>
<line> vivenc*adas, que *ur**ra* em dec*rrência de suas rotinas de tr*balho </line>
</par>
<par>
<line> asso**ad*s à prese*ça dessas cria*ças, ma*ca*os pelos d*s*justes, co*f*i*os e fracas*os. </line>
<line> Relataram que o mode** de t*abalho das instituiçõe* a q*e pertenci**, n*o di**u*ha </line>
<line> de *spa*os des*i*ados a ouvir seus traba*hadores no *ue s* r*fere a sua* cond*ções </line>
</par>
<par>
<line> emocio*ais. Os esp*ços coletiv*s d*stinados a reuniões visam a </line>
<line> *iscussã* *e aspectos </line>
</par>
<par>
<line> obj*t*vos no sentido das obri*ações a s**em executadas e *os resultados a serem alcançados. </line>
<line> A *ubjetivi*ade - ta**o das cri*nças qu*nto d*s **ofissionais env*lvid*s - nã* é ob*eto de </line>
</par>
<par>
<line> discu*s*o *, dessa forma, a condi*ão emo**o*al dos trabalhadores não é considerada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> acolhida n*ssas insti*uiç*es, gerando sent*m*nto* *e s*l*dão. Re*atam também quadros </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> irr*tabilidade e profissionais qu* manif*stam tran*t**n*s m*n*a*s. Apontam também que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, T*resin* PI, v. 18, n. 9, *rt. 7, p. 115-13*, set. 202* www4.f*anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. L. Saad, L. N. Fioroni, R. H. V. *. Joaquim </line>
<line> *26 </line>
</par>
<par>
<line> dif*culdade e o não sab*r lidar com es*as cri*n*as e /ou *dol***entes gera ins*gurança </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> e*uipe. </line>
</par>
<par>
<line> Obser*ou-se que faziam part* do cotid*ano dess*s instituições ep*sódios constantes </line>
<line> de ag*taç*o, agressivid*de, co*flitos oc*si*na*os *elas crianças e/ou adolesce*tes. E, po* </line>
<line> efeitos de*ses conf*itos, os trab*lhadores re*atavam sentimentos de *ngústia, desâni*o, </line>
<line> sof*imento, tri*teza e impotê*cia. </line>
<line> c) N*cess*dades e Dem**das </line>
<line> Os *articipan*es expli*it**am carg*s emocio*ais impor*antes, fruto do c**idiano de </line>
<line> trabalho, f**o que nos mobilizou a uma atenção *spec*al. </line>
<line> Os se*timento* ressal*ad** pelos *articipante* d* La*or**ório traduzem o mal-es*ar, </line>
<line> * dificul*ade e, não *aro, o frac*sso viven*iado pelo professor/ educador. Chegam a acr*ditar </line>
<line> qu* * melhor solução se*ia *ue as crian*as com so*riment*s psí*uicos não estiv*sse* *li. </line>
<line> Ju*tam-*e a* ques**es emocionais com o nã* *aber lidar com essa pop*lação, </line>
<line> pot*ncia**zand* ainda m**s os *entimentos de frustração * *ngústia. Os desaj*ste* tor*am-s* </line>
</par>
<par>
<line> cada vez maiores, somados ao dia a </line>
<line> dia * acrescido* *om a junção: i*stitu**ão - *ri***a </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> sofrimen*o ps*quico. </line>
</par>
<par>
<line> Acreditavam *u* se fossem capacitad** a li*ar co* *s cria*ças e ad*l*scentes </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> apresentam sof**men*o psíquico resolveriam os impasse* *iv*nc*ados t*nto n* e*co** quanto </line>
</par>
<par>
<line> na *in*mic* dos ab*ig*s. Essa cre*ç* foi qu* mobi*izou esses tra**lhadores * buscarem o </line>
<line> *juda no CAP*i e no Laborat*rio de I*clusão. </line>
<line> Outro c*mp*ica*or postulado por algun* desses prof**sionais resid* ** fato de que </line>
<line> eles ale*am que nã* "estudaram par* *sso", assum*n*o *l*rament* u*a posiç*o *e dese*o que </line>
<line> *onfronta com a prá*ica. **produ*em a lógica do "*specialista", implicando-se mu*to pouco </line>
<line> no processo "da-r*la*ão" com seus alunos e e*ucandos. </line>
<line> **plic**am também um f*ncioname*to i*stituc*onal pouco in*lus*vo e p**c* </line>
<line> acolhed*r, ex*gind*, mesmo que vela*amente, que todos se comporte* ade*uada*ente, </line>
</par>
<par>
<line> co*batendo os desa*ustes e es*erand* </line>
<line> que seu dia * </line>
<line> dia seja tr**qu*l* "sem o*orrência*", e </line>
</par>
<par>
<line> *ost*land* a carga e *e*ponsa*ili*ade do sossego para as c*ianças "t*anstornadas". Nesse * </line>
</par>
<par>
<line> sentido, a *r*pria demanda des**s pr*fis*ionais ao p*ocu*arem o *aboratório </line>
<line> de In*lusão, </line>
</par>
<par>
<line> demonstra que buscam "den*nciar" os desajust*s que ocorrem em seus locais de trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> Sendo ass*m, a de*anda </line>
<line> é a *e que o CAPSi p*ss* resolver esse impa*se - com *ratamento </line>
</par>
<par>
<line> direcionad* * essa* crianças. Toda a *inâmica do Lab*r*tório d* Inclusão conduzi* par* uma </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 18, n. 9, *rt. 7, p. 115-134, set. 2021 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O A***ista na In*tit*ição e Inven*ões no Contexto da In*â**ia e Ado*escên**a: Um Estu*o de Caso </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> imp**caç*o de seus </line>
<line> p*rt**ipantes e uma reflexã* sobr* sua própria responsa*ilizaçã* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> proc*sso *e inclusão. No Labora**ri* </line>
<line> de Inclusão toda </line>
<line> a </line>
<line> atuação é pensada considerando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> singularida*e </line>
<line> de cada um e qu* os desajustes não são d*recionado* aos profission*is c*mo </line>
</par>
<par>
<line> *eros ataque*, e sim, como uma condição na qual a criança e/ou ado*escente que apresentam </line>
<line> questões p**quicas não con**gue* *az*r difer*nte, por ora. </line>
<line> 4.3 A Ex*er*ênci* - *fe*tos da Fala </line>
<line> *) Novos Si**ific*dos </line>
<line> *e*c*be-s* qu* os par*ic*p*ntes a*resentaram mudanças significat*vas, fruto da </line>
<line> *xperiê*cia proporc*onada pel* Laboratório de Inclusão. </line>
<line> O ma*ej* da coordenaçã* de n*o oc*p*r o **gar de qu*m "s*be" abre pa*a o grup* a </line>
<line> possib*lidade de apr*nder uns *om os out*o*; ouvir as vivê*cias e criar man*jos si**ulares na </line>
<line> d*reção d* solucionar aquilo que ant*s *r* da orde* do insupo*tável. </line>
<line> O Laboratóri* *e I*clusã* oc*p* o lugar da circul*çã* da pal**ra. Ao *eb*uçar so*re </line>
</par>
<par>
<line> o particu*ar d* *m </line>
<line> caso, </line>
<line> de um cotidi*no ou fragmen*o de u*a si**ação qualqu*r, o </line>
<line> grupo </line>
</par>
<par>
<line> *a*sa * </line>
<line> pensar s*íd*s *ossíve*s e a sing*lariza* o de*ate; dei*ando cair ideia de a </line>
<line> um fazer </line>
</par>
<par>
<line> para t*dos </line>
<line> *ara </line>
<line> um olha* caso * ca*o. *ssa </line>
<line> car*c*er*stic* é marc*nte na dinâmica e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> condução dos encontros. </line>
<line> Outra important* m*dança *bservad* nesses part*cipante* foi o fato de se </line>
<line> reposicionare* *obre a i*eia e a i*portância ** *i*gnósti*o e atenção à "*atolo*ia", para uma </line>
<line> pos*ção de que*er saber sobre o outro, *onsentin*o * lógica do caso particula*. </line>
<line> Observa-se *ue os *articipantes puderam re*leti* sob*e s*u cotidiano e sua prática </line>
</par>
<par>
<line> profissional co* as crian**s q*e </line>
<line> apresentam sof*iment* psíquico e *udar s*a* atitudes, </line>
</par>
<par>
<line> flexibil*zand* e pensan*o nov*s al*ernativas em s** cot*di*no. </line>
</par>
<par>
<line> O *econh*cime*to *or p*rte d*s participantes, sobr* *mportância de a </line>
<line> se ter </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> espa*o de f*la, e que cad* *m pode ap*end*r **m o </line>
<line> ou*ro, além de *n*o**rarem </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Lab**ató*io d* Inclusão, um acol*imento pa*a suas </line>
<line> c*n*ições </line>
<line> e*oci*nais, dem*n*tra que o </line>
</par>
<par>
<line> dis**sitivo es*u*ad* con*ribui para o cotidiano, traze*d* al*vi* e refl*xão a seu* par*icipantes, </line>
</par>
<par>
<line> promo*endo a cr*ação de a*ternativas p*ssív*is *m respostas </line>
<line> às su*s necessidades </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d**icu*dades no trato com as crianç*s e* *uest*o. </line>
</par>
<par>
<line> Procura-se </line>
<line> resgatar os s*gni**cantes utilizado* pelos participa*tes que insist*am em </line>
</par>
<par>
<line> enunc*ar-se, d*rante ** encontro*, tal como o menci*nad*: alívio. </line>
<line> Re*. FSA, **res**a PI, v. 18, n. 9, art. 7, p. 11*-134, set. *021 *ww4.fsan*t.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. *. ***d, L. N. Fioroni, R. H. *. T. Joaqui* </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> O*t*o eleme**o impo*tante é o *ato de que todas as instituições represen*adas po* </line>
<line> seu* tr**a*hadores, já haviam f*i*o encaminhamentos para o CAPSi, colocando esse Serviço </line>
</par>
<par>
<line> no lugar do "espe*iali*t*" </line>
<line> e* saúde m**t*l, demons*ra*do *m* p*sição Tran*ferencial e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> suposição de saber, com instituiçã*, e, segun*o *acan: "A questão é, primeir*, para cada a </line>
</par>
<par>
<line> su*eit*, *e *nde ele se b*liz* </line>
<line> para dirigir-** ao su*e*to suposto saber. ** </line>
<line> c*d* vez q*e essa </line>
</par>
<par>
<line> função pode *er, par* o sujeito, enc*rna*a em quem *uer que *eja, analis*a ou não, *esulta d* </line>
</par>
<par>
<line> definição que </line>
<line> venho lhes dar q*e </line>
<line> a tr*nsferência j* e**á, entã*, fundada" </line>
<line> (LACAN, </line>
</par>
<par>
<line> 19*4/2008, p. 226). </line>
<line> E, a* participarem de um dispo*iti*o, orientado pela *sic*ná*ise, coor*enado por um </line>
</par>
<par>
<line> psi*analista, *te*to a*s fenômen*s d* gr*po e </line>
<line> identificatórios, *aze*do ci*cular a *a*avra </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> destacando os ponto* singula*es * inve*t*vos </line>
<line> que os encon*ros promo*eram, pudemos </line>
</par>
<par>
<line> r*colh*r os efeitos dessa ex*eriência. "A psi*oterapia vi*a à iden*ificação, ou seja, *quilo p*lo </line>
</par>
<par>
<line> qu*l a ident*fi*ação * feita: instit***ão do sujeit*. Quant* à a </line>
<line> psic*nálise, ela </line>
<line> *ende para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> desident*fica*ão, is** é, aquilo p*lo qu*l a identificação é desf*ita: * destitui*ã* do suj*ito" </line>
<line> (*A*EA*, 2007, p. *2). </line>
<line> Ao ancorar a pes*u*sa em um dispositi*o cole*ivo, foi possível observ*r e d*stacar os </line>
<line> *feito* que cad* participa*te pôde no*ear. E opto*-se por propor *m espaço de fala sem uma </line>
<line> cond*ção de tr*ta*ento em psica*álise, ainda as*im, o sujeito aparece e pode fazer algo com </line>
</par>
<par>
<line> isso. O a*alista permite surgiment* do sujeito, em uma conduçã* que faz furo com a o </line>
</par>
<par>
<line> ciênci*, fazendo vacil*r*m as etiquet*s * *ótulos dos </line>
<line> diagnósti*os e </line>
<line> nome* aprendidos </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> di*i*nár** médico-c*ent*ficista. </line>
</par>
<par>
<line> *esse sentido, o Labo*atório de Inc*us*o, põ* * ace*t* n* d***ussão do caso **ínico, </line>
<line> *ã* sem permitir q*e cada u* poss* se colocar *e*sa **n*. Portanto, * psicanál*s* a*lica*a, </line>
<line> no c*nt*xto ci*ado, dem*nstr* *ua a*licabilidade. "Par* *ó*, o e**uadre é feit* pa*a se**ir * </line>
</par>
<par>
<line> *nálise, e não que * análise seja *e*ta *ara s*rv*r </line>
<line> ao *nquadre. </line>
<line> Isso qu*r diz*r que n*o </line>
<line> *á </line>
</par>
<par>
<line> *bs*áculo para q*e a psicanálise aplicada se p*ati*ue em lugares d*fere*tes do consultório do </line>
<line> analista, p*r exem*lo, na ins*it*ição" (NAVEAU, 2007, p. 19). </line>
<line> Ao *is*utir um caso, conside*ando a circul*ção da palavra e os dive*sos sab*r*s que </line>
<line> emergem nos enc*ntros, propic*o*-se o a*arecimento do *ujeito, **ico e *in*ular. Abri*-se * </line>
</par>
<par>
<line> poss*b*lid*de *e incluí-lo em </line>
<line> um* p*op**ta terap**tic* *enominada de P*S - projet* </line>
</par>
<par>
<line> te**pêutic* singu*ar. Ao </line>
<line> i*cluir a Educação na promoção de saúde e cuidado com a criança, </line>
</par>
<par>
<line> "*es*ons***iu-se" u*a lógica "cara para a *d**ação", * s*b*r, do enq*adr* e respos*as "para </line>
<line> todos", e passar a pe*s*r *m t*dos, um a um. O *nalista ocupa um luga* *m de*t*que - e* </line>
<line> seu m*nejo, su*tenta*do o percurso de cada um, sem *a*r nas te*taçõ*s do lugar d* mes*re o* </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. *8, n. *, art. *, p. 115-134, s*t. 2021 w*w4.*sanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Analista *a Instituiçã* * Invenções no *ontexto da Infância e Adolescência: Um Estudo de Cas* </line>
<line> *29 </line>
</par>
<par>
<line> do especialista. "Nesses c*sos, o *ra*icante de*erá sustentar a *ógica </line>
<line> do cas* junto a seus </line>
</par>
<par>
<line> c*legas para assegurar as cond*ções de e*icác*a de seu ato. Será precis* valorizar os c**os, um </line>
<line> por u*, faz**-se respons**el por ele, opondo-se, *om frequênc*a, aos *reco*ceit*s do lugar </line>
<line> em q*e *r*bal*a" (NA*EAU, 2007, p. 19). </line>
<line> Ou*ro ele*ento impor*ante na condu*ão dos e*contros surgiu *elo fa** do analista </line>
<line> não propor gar**ti*s, e, por c*nt* e risc*, sua presença, por muit*s encontros, serviu - em at*, </line>
<line> com* ampa*o ao end*reçamento de conteúdos e*oc*o*a*s e manifestações de desafetos sobr* </line>
<line> as qu*s*ões pess*ais e *o cotidiano do traba*ho, assi*, acolher essas demand*s * co**idar os </line>
<line> p*rticipantes * fazerem algo com **so, circunscreveu * *i*positivo estudado como espaço de </line>
</par>
<par>
<line> escu*a e acolhim*nto, sem </line>
<line> que tiv*sse que enquadr*r o* participa*tes como *ujeit*s </line>
</par>
<par>
<line> cartes*a**s, ma* sim, sujeitos divi*ido*. </line>
<line> Observou-se dur**te os encontros que seus pa*tic***ntes c*n*eguiram ampliar se*s </line>
</par>
<par>
<line> olha*es fre*te às crianças em questão; conseguiram pensar em alternativas, frente </line>
<line> a** </line>
</par>
<par>
<line> desajustes, de com* e*tar com ess*s crianças; reco*he*era* a i*portância d* olharem p*ra si; </line>
<line> rela*aram sair m*is al*viados, mais tra*quilos; tocados. Relataram a importância de*se </line>
<line> *isp*sitivo enquanto e*paç* *e fa*a e de troca, de n*o se s*ntirem tão sós. C*ntam q*e saíram </line>
<line> mais reflexivo*, *lgun* incom*dados e ou*ros n*meando *ue o encontro foi import**te, mas </line>
<line> *ue ainda faltava alg*. </line>
<line> b) Refle*ão </line>
<line> A d*nâmica *os encontros caminha para uma imp*icação e uma correspon*abi*izaç*o </line>
</par>
<par>
<line> por </line>
<line> parte *e todo* os participantes em </line>
<line> d*slocarem-se da po**ção ** *ujeito que sabe, para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> posição de "um" su*eito que faz va*ilar o sabe*. Ness* sentido, o tempo de r*fletir m*strou-se </line>
<line> im*o*tan*e nos *ncontros do Labor*tó*io de I*clusão. Os participan*es tive*am a op*rt*nidad* </line>
</par>
<par>
<line> de olhar suas </line>
<line> pr*t*cas e d*nâmicas *ivenc*adas com as cri*nças e/ou </line>
<line> **ole*centes com </line>
</par>
<par>
<line> sofriment*s psíquicos e rec*nhecer qu* *xist*a algo n**es p*ópr*os </line>
<line> que resi**ia, isto *, que </line>
</par>
<par>
<line> difi**ltava * relaç** ou </line>
<line> até mes*o a inclusão d*ssas cria*ças e* *uas ofertas *i*á*icas * de </line>
</par>
<par>
<line> c*nvivência. Antes, ha*ia a certeza de que * "formação/capac*tação" resolveria os problemas </line>
<line> e impasses ge*a*os pelas crianças com s*f*imento psíquico; depois foi aberto um *spaç* p**a </line>
</par>
<par>
<line> a c*m*r*en*ão *ue *xistem outros elemen*o* al*m da c*gnição. </line>
<line> "O que é específico </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> prática en*re *ários é que, junto à criança, cada adu*to não es** referindo à s** especiali*a*e, </line>
<line> ainda *ue ela seja *sic*nalítica, ma* assegur*, apen** por sua pre*ença, q*e a ocasi*o de u* </line>
<line> en*ontr* seja *preendida" (*IACCIA, 2**7, p. 73). </line>
<line> R*v. FSA, Teresi*a PI, v. 1*, n. *, art. 7, p. 115-134, set. 202* ww*4.fsane*.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. L. Saa*, L. *. Fioroni, R. H. V. T. Joa**im </line>
<line> *3* </line>
</par>
<par>
<line> Especi*ic*m*nte no ca*po da psicanálise de o*ientação Lacan**n*, a pr**i*a "en*re </line>
<line> vár*os" ocor** em instituições que cui*am exclusiva*en*e de crianças psicóticas e *eurótica* </line>
<line> gr*ves, com a ins*rç*o de *utros p*ofiss*onais e campos do sabe* alé* da S*úde, na d*reçã* </line>
</par>
<par>
<line> de um cuida*o "ent** vário*". Mesmo q*e </line>
<line> o Lab*rató*i* de Inclus*o u*ilize e* sua </line>
</par>
<par>
<line> com*osição elementos semelhantes, não s* i*ti**l* a prát*ca "entr* vários", ap*nas serve-se de </line>
<line> seu conceito no disposit*vo que se mos*r*, e*tão, *astante i*ovador. O**ra semelhança com a </line>
<line> prática "ent*e vários" é * po*ição que s* sustenta no dispo*it*v*, de \*ão especial*st**\. </line>
<line> A *rática entre vá*ios se dis*ingue rad*calmente do que cha*a*, por veze*, * prá*ica </line>
</par>
<par>
<line> plu*idisc*pl*n**. Ness* </line>
<line> último caso, cada um traba**a se*undo sua especialid*d*: </line>
</par>
<par>
<line> mé*ico, fisio*erapeuta, f*n*audiólogo, educador... E se p*deria a*rescentar à lista </line>
<line> dessas especial*dades: * psicanalista. Pois bem, a *r*tic* entre vários é o *ontrário </line>
</par>
<par>
<line> disso </line>
<line> po*que, na ins*ituiçã*, * psicanalis*a </line>
<line> não *m e*pecialista do s*jeito ou do é </line>
</par>
<par>
<line> gozo. El* é *esesp*cializante, ele fura a in*tituição e o *rabalho analíti*o *t*avés de </line>
<line> u** construção *o caso que atravessa t*dos os pontos *e vi*ta dos e*peciali*tas </line>
<line> (STEVE*S, 20*7, p. 7*). </line>
<line> A* entrar *m c*ntato com * outro do desa*ust*, aparece o su*ei*o da nega*ã*, e e*e, </line>
<line> "especial*sta" da Educ*ç*o ou Assistência, que não f*i "form*do" p*ra tr*balhar com crianças </line>
<line> e a**l*scentes com problem*s *sí*ui*os. E, convictos de que * fra*asso ocorre por falta de </line>
</par>
<par>
<line> c*p*citações e conh*c*mento* </line>
<line> técnicos e marcados pelo lugar "insti*uciona*", a sa*er, da </line>
</par>
<par>
<line> Educação e não da S**d*, *ue *ó utilizavam o recurso ** encam*nham*nto, </line>
<line> qua*do </line>
</par>
<par>
<line> ne*essá*io. De*ara-se com *m dispositivo *o Território que acolhe </line>
<line> es*e* profissionais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*vida para um diálogo * uma dis*ussão *e cas*s. A *posta, a p*io*i, *ôde - por mei* de*s* </line>
<line> estudo, po*t*l*r seus achados e efeitos, não se* orien**ções imp*icadas, a saber: </line>
<line> Mas * *e*dadeiro c**f*it* institucional é o conf*it* com * Outro, com o di*c**s* do </line>
<line> Outro, com * *arasit* l*nguageiro posto a nu n* loucura. As soluções i*ve*ta*as por </line>
</par>
<par>
<line> ca*a u* par* se pro*e*er do rea* em jo*o são </line>
<line> variadas. Ela* podem os*il*r, </line>
</par>
<par>
<line> poderíamos *iz*r, entre *uas </line>
<line> posiç*es extr*mas. Pri*eir*mente, há a </line>
<line> que consiste </line>
</par>
<par>
<line> e* se afasta* da clínica, u*a vez que ela é, em p*imeiro *u**r, uma fa*a </line>
<line> em posta </line>
</par>
<par>
<line> res***te. *ra*a-se-á, então, de n*o ma*s o*vir um doente falar (LA*RENT, 2007, p. </line>
<line> 4 2 ). </line>
<line> Observ*-se durante os e*co*tros que, ao *bordar colet*vamente os de*aj*stes e </line>
</par>
<par>
<line> fenômen*s </line>
<line> a*resent**o* pelas crianças e adol*scentes *om p*o**emas e sofrimentos </line>
</par>
<par>
<line> psíquicos, * já i*pl*cados no pr*cesso, o grupo conse*ue pensar em </line>
<line> altern*tivas de como </line>
</par>
<par>
<line> estar e li*ar com essa população. E, *or *eio *os encontros, puderam const*tar que o "saber", </line>
<line> que faltava po*eria advir da cri**ça, que outrora n** *ra incluída. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, ar*. 7, p. 115-134, set. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Analista n* Instituiçã* e I*ven*ões no Contex*o da Infância e Adole*cência: Um Estu** de Cas* </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> c) Criação </line>
</par>
<par>
<line> Por **i* do* *ncontros estudad*s, observou-se que o *r*bal*o de*e*volv*do no </line>
<line> Laboratório de *n*lusã*, e, a *ons*atação de *ue as crianç*s com sofri*ento psíquico não </line>
</par>
<par>
<line> r*spo*derão </line>
<line> como *s outra* crianças, por*ue re*p*nderam como suj*itos *ingulares, </line>
</par>
<par>
<line> ocasionou impor*a*te momento de tran*formação </line>
<line> aos part*cipant*s. A dimen*** *e s*us </line>
</par>
<par>
<line> fra**ssos *eu luga* dimensão à </line>
<line> d* </line>
<line> outro na relaçã*. As *u*as e di*âmic*s *m sala, q*e não </line>
</par>
<par>
<line> er*m *ensada* para o "al*no *robl*ma" *esvela o </line>
<line> *mpossí*el da relaçã*. O Laboratór** d* </line>
</par>
<par>
<line> Incl*são aborda ess* pa*s*gem, t*azend* *ara a dimen*ão do out*o e *ua singulari*a*e. N*o </line>
<line> *avia fr*cass* po*que não ha*ia outro, pois **s* **tava f*ra da pro*r***ção. Nesse mome*to </line>
<line> do encontro p*ssa-se a pensar *m saí*as pos*íveis e *nvenções *n*c*s. O e*t*tuto ** invençã* </line>
<line> mos*rou-se um dos pr**cipais ef*itos do Laboratório. </line>
<line> Quanto às fala* sobre dúvidas, faltas ou contin*a* buscando, mostram que o s*je**o </line>
<line> está dispon*v*l a receber esse que antes não fazia parte de suas aulas "perfe*tas", as aulas *u* </line>
<line> nunca ocorr**am. </line>
<line> d) Alí*io </line>
<line> O p*ó**io dispositivo de *ala, que * Laboratóri* p*opo*cionou a*s s*us participante* </line>
<line> mos*r**-s* pot**** e singular, vis*o *ue em seu cotidia*o não eram oferec*do* espaç*s *omo </line>
<line> esse. Outro as*ecto signifi*at**o foi a nomeação qu* os participa*tes postulav*m ao final dos </line>
<line> en*ontros, que passa*am a não se sen*irem *ó* frent* a casos e si*uações profundam*nte </line>
<line> complexos. </line>
<line> **ar*cera* também nomeaçõe* como "leveza" e "sentir-se **lhor" com* fruto d*s </line>
<line> encon*ros. Houve participantes q*e relacion*ra* esse espaço como *erap*utico, visto que para </line>
<line> eles e*s* fo* * *feito a*reen*ido. De forma geral, t*do* os particip*n*es relataram que estavam </line>
<line> m*lhores. </line>
<line> 5 C*NS**ER*Ç*ES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> O disp*s*ti*o *aboratório </line>
<line> de Inclusão mostrou-se i*portante n* cena ter**torial da </line>
</par>
<par>
<line> re*ião *itada, *omo </line>
<line> aç*o intersetorial com foco n* inclus*o, c*mpreensão e criaçã* de </line>
</par>
<par>
<line> manejos e saíd*s possíveis para profiss*onais das áreas da Saúde (CAPS*), E*ucação (escolas) </line>
<line> e As*i*tê*cia (ab*igos). A direção tanto das e*colas como dos abri*o* da re*i*o demonstrou </line>
<line> R*v. FSA, Ter*sina PI, *. 18, n. 9, a*t. *, p. 115-134, set. 20*1 w*w*.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. L. Sa*d, L. N. Fioroni, *. H. V. T. Joa*u*m </line>
<line> 132 </line>
</par>
<par>
<line> di*ic*ld*de em liber*r *eus tr*b*l*ador*s par* parti*ipar*m dos encontros *ue fi*era* uso </line>
<line> dess* esp*ço ape*as em *ome**os mais agu*o* e complexos. Tal fato col*ca o CAPSi com* </line>
<line> * "especial*sta" e respo*sá*el em sanar as q*e*tões * imp*sses apresent*dos em deco*r*ncia </line>
<line> d*s cr**nça* e adolescentes que aprese**am proble*a* e s*frimentos p*íquicos. </line>
<line> Con*ta*o*-*e que a *arti*ipação proces*ual não ocorreu, visto que ac*mpanham*s 16 </line>
</par>
<par>
<line> encontros </line>
<line> e </line>
<line> os sujeitos mais a*síd*os participaram d* 2 dele*. *pen** a título de ilustração, </line>
</par>
<par>
<line> ressal*a-se q*e, ao </line>
<line> longo dos três anos *m *ue realiza*am o L*bo*atório </line>
<line> d* I*clusão, vár*os </line>
</par>
<par>
<line> *arti*ipan*e* *oltar** inúmeras vezes, mas n*nca *e forma process*al e contínua, o que lev* </line>
</par>
<par>
<line> a cogitar a pouca im*licação </line>
<line> no *roce*so, e *o uso * procura *o disp*sit*vo a*enas em </line>
</par>
<par>
<line> momen*os de **ise, c*mo i*strument* de "a**vio". Nesse sentido, fora* visíveis a* mud*nças </line>
<line> q*ant* à *on*ição emocio*al e ao esta*o em qu* os par*icipantes saíam dos e*con*ros. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda que o Laboratór*o d* </line>
<line> Incl*sã* seja </line>
<line> um *ispos*tiv* co**uzido por um </line>
</par>
<par>
<line> psicanalista, *ão se t*a*a *e um espaço "d* tratamento", mas, dem*nstra ser *m disposit*vo de </line>
</par>
<par>
<line> f**a e dis*ussã* de casos, *om *feitos </line>
<line> d*retos *m s*** partic*pante* efeitos e </line>
<line> in*iretos nas </line>
</par>
<par>
<line> crianças q*e tive*am seus caso* discutidos. </line>
</par>
<par>
<line> *vançou-se para além dos result*dos *om elementos sob*e a concepç*o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Labora*ório </line>
<line> de Inclu*ão, fruto da cri*ção e *nvenção *ossíveis do lugar de u* ana*ista e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *nstituição. Analista, pesquisador e c*ordenador do Laborat**io, *ac*s de u* mesmo sujeito, </line>
</par>
<par>
<line> oferta ao </line>
<line> outro </line>
<line> um *spaço d* f*la, </line>
<line> para que *ste encontre saídas possí*e*s, frente às suas </line>
</par>
<par>
<line> dificuldades. </line>
</par>
<par>
<line> A t*ans*erê*cia, com* elemento f*ndamen*al pa** </line>
<line> todo tratamento p*ssível *m </line>
</par>
<par>
<line> psicaná*ise, manif*s*ou-**, inicia**en*e ao C*PS, esse c*mo sendo o lugar das </line>
<line> esp*c*alidad*s, e posteriormente *o analista, como o especialista. *on*udo, sob transferência o </line>
</par>
<par>
<line> signi*icante especi*lista, - </line>
<line> não se *us*enta. N*sta cadeia de sentidos, obse*vam-s* efe*tos </line>
<line> *á </line>
</par>
<par>
<line> mencionad*s, mas não se observa, por </line>
<line> parte dos p*rtici*antes, </line>
<line> *lguma d*m*nda d* análise. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, o m*nej* *a tr*nsfe*ência ocorr* em *m ce*ário adverso ao tr*tamento psic*na*ítico. </line>
</par>
<par>
<line> Esse d*spo*iti*o apresentou-se bastant* inova*or e </line>
<line> pas*o* a s*r utilizado </line>
<line> pela sua </line>
</par>
<par>
<line> área d* abra*g*nci* co*o um esp*ço de *eflexão, apoio * construções </line>
<line> coletivas, no **e se </line>
</par>
<par>
<line> re**re *o coti*iano </line>
<line> nas escolas e abrigos que recebem c*iança* e a*olescent*s com </line>
</par>
<par>
<line> sofrime*tos psíq*icos. </line>
</par>
<par>
<line> Por *i*, ma* ar*iculando, ainda, * psican**ise e a saúd* cole**va, destaca-se </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> La*o*atóri* *e Inclusão com* sendo um di*pos*tivo fac*ível de </line>
<line> ser incorporado aos </line>
</par>
<par>
<line> equ*pamentos tanto </line>
<line> da *aúde *enta* *ua*to da **en*ão Básica, que </line>
<line> op*rtuniza o </line>
<line> diál*go </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresina, v. **, n. 9, *rt. 7, p. 1*5-*34, *et. 2*21 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Analista na *nstituiç*o e Inv*nçõ*s no Co*te*to da Infânci* e Adoles*ência: Um Estudo de Ca*o </line>
<line> 133 </line>
</par>
<par>
<line> "ent*e atores" d* out*as Secret*ri*s, além da Secretaria da *aúde, com foco no cuida*o d* </line>
<line> crianças * adolescentes com sofri*ento *síqui*o. </line>
<line> Evi**ncia-se, tam*ém, a relevância das a*ões in*ersetoriais, especi*lm**te no campo </line>
</par>
<par>
<line> *a infância, ad*lescência e da **úde ment*l. A efetiva*ão dessas ações, tal como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Laboratóri* de Incl*são, contribui para * per*anência *o diálogo e de cons*ruçõe* e aproxim* </line>
<line> a psicanál*s* da Saúd* C*leti**, sem que essa perca a p*e*issa do parti*ular de cada um. </line>
<line> R*FER*N*IAS </line>
<line> C*ACCIA, A. D. Inve*tar a psican*lise *a instituiçã*, Pert*nência* da psicanálise aplicada. </line>
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<line> t*abalhos. In: Obras Com*letas, Volu*e VII, *io de Janeiro: Imago Edito*a, 1*96. </line>
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<line> *s**ito*. R*o de J*neiro: Edit*ra Z*har, 2*03. </line>
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<line> *ev. FSA, Ter**i*a PI, *. 1*, n. *, *rt. 7, *. *15-134, set. 2021 </line>
<line> www*.*san*t.com.b*/revista </line>
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<line> F. L. S*ad, *. N. Fi*ro**, R. H. V. T. Joaquim </line>
<line> 134 </line>
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<line> Y*N, R. K. Estudo d* Caso: p*anejamento e métodos. Porto Aleg*e: Book**n, 2015. </line>
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<line> *omo *eferenciar *st* Artigo, conforme ABNT: </line>
<line> SAAD, F. *; FIORONI, L. N; JOAQUIM, R. H. V. *. O Ana*ist* na In*tit*ição e Inv*nções no </line>
<line> Co*texto da Infân*ia * Adolescência: Um Estudo de Ca*o. Rev. F*A, T*resina, v.18, n. 9, art. 7, p. </line>
<line> 1*5-134, set. 2021. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuiç*o do* Autores </line>
<line> *. L. Saad </line>
<line> L. N. Fior**i </line>
<line> R. H. V. T. Joaquim </line>
</par>
<par>
<line> 1) concep**o e plane*ament*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná*is* e interpr**ação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) ela**ração do rascunho ou *a revisão crítica d* conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *) *articipação na apr*v*ção da vers*o final do manus*rito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 18, n. 9, art. 7, p. 11*-13*, set. *021 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/**vista </line>
</par>
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