<document>
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<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 4, art. 1, p. 3-20, abr. 2*2*
</line>
<line>
IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.*.1
</line>
</par><par>
<line>
A Atua*ão do Poder Legislativo na Decis*o *a Alocaçã* do* Recur**s Públicos
</line>
<line>
The **rformance o* Legislativ* Powe* i* the Decis*on of Allocat* *ubli* Resource*
</line>
</par><par>
<line>
Edu*rdo Am*t *ilva
</line>
<line>
Do*torado em Administr*çã* pela Universid*** Federal d* Minas Gerais
</line>
<line>
Me*trado em E*onomia pela *niversidade Fed*ra* de Minas Gerais
</line>
<line>
*rofessor *o C*ntro Uni**rsitár*o U*ihorizonte*
</line>
<line>
e**ardoama*@gmail.com
</line>
<line>
José Eu*t*quio da Si*va Júnior
</line>
<line>
Gr*duação em Adminis*raç*o de Empresas *ela *on*ifíc*a Univers*da*e *atólica d* Min*s Gerais
</line>
<line>
joseb*84@gmail.com
</line>
<line>
Leonardo Junio Fer*eira
</line>
<line>
Graduação *m *d*i*is*raçã* de E**resa pela Faculd*d* Del R*y
</line>
<line>
leonardo.*erreira@**m*.edu.br
</line>
<line>
Lívia Maria de Pád*a Ribe*r*
</line>
<line>
Doutorad* *m *dmi*istraçã* pela Unive**idade Fe*eral de *avras
</line>
<line>
Pro*esso*a do Centr* Federal *e Educ*ção Tecno**gica de Mi*as Gerais
</line>
<line>
livi*pad*a@*efetmg.br
</line>
</par><par>
</par>
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<par>
<line>
E. A. S*lva, J. E. Sil*a *ú*ior, L. J. Ferreira, L. M. P. Ribeiro
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
O ob*e*ivo deste ensaio teó*ico é di*c*tir sobre o esquema do orç*men*o secreto n* go*erno
</line>
</par><par>
<line>
Bolso*aro (2019-20*2). O ensa*o *am**m
</line>
<line>
ab*r*a **bre a el*bor*ç** do O*çam*n*o Fed*ral
</line>
</par><par>
<line>
p*r parte do P*d** Execut*vo e a a*uação
</line>
<line>
d* *o*er Legisla*ivo na decisão da alocaçã* dos
</line>
</par><par>
<line>
recursos públicos. O estudo des*reve sobre a
</line>
<line>
origem do esque*a do orçamento secreto por
</line>
</par><par>
<line>
meio da* inova*ões orçamentárias, no *aso as eme*das *arlam*n*ares * mais pontualmente as
</line>
</par><par>
<line>
e**nda* do relator (*P-9),
</line>
<line>
que permit*u a alocação de recursos por parlament**es, sem a
</line>
</par><par>
<line>
devida ide*tificação e nem apur*ção do* resultados obtid*s. Nesse sentido, o ensaio procu*a
</line>
<line>
refle*ir s*bre as seguintes quest*es: como * Poder Legi*lativo atu* no pr*cess* de dec*são do
</line>
<line>
orçamento públi*o brasileiro? Quais *ão *s implicaçõe* políticas do orçame*to secreto? Q*e
</line>
<line>
medidas pode* ser adotadas p*ra conter o esquema ** orçamento se*reto? A RP-9 foi *riada
</line>
<line>
com intuito de s*l*ciona* e*ros de ordem técnica d* projeto d* lei orçamentária, *leg*n** ter
</line>
</par><par>
<line>
os parlamen*ares (d*putados s*nadore*) um conhecimento maior *as *e*and*s de suas e
</line>
</par><par>
<line>
*egiões do que o Po*er
</line>
<line>
*xecu*ivo. No entan*o, t*is
</line>
<line>
aç*es são um* fo*ma de o parlamen**
</line>
</par><par>
<line>
sequest**r as funções do *x*cutivo e ca*tar *ot**, além de contribu*r *ara o surgimento de
</line>
<line>
fraud*s. Acredita-s* em aplicaçõe* de contr*le, em uma mu*an*a do *esenh* das institui*ões
</line>
<line>
or*amentárias e na inc*usão *es*e te*a no debate p*blico d* agen*a *o Brasil.
</line>
<line>
Pal*v*as-*h*ves: E*quema do O*çamento S*creto. E*endas Par*amentares. Emendas do
</line>
<line>
R*lator.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
</par><par>
<line>
The a*m
</line>
<line>
of this essay is to sho* *ow the
</line>
<line>
black *udget sc*eme worked in Bolsonaro
</line>
</par><par>
<line>
Government. *he essay al*o disc**se* the elaborati*n of the ***eral B*dget by t*e Executive
</line>
</par><par>
<line>
Power *nd th* r*le of th* L*gi*lat*ve Po*e* in the decision
</line>
<line>
about the alloca*e of public
</line>
</par><par>
<line>
res**rces. The study de*cribes the s*urc* of the **a*k budget sc*eme throu*h budgetary
</line>
<line>
inn*va*ions, in this case the parli*men*ary ame*dments and m*re specifi**lly the *apporte*r´s
</line>
<line>
ame*dments (RP-9), which allowed the al*ocati** of resource* by par*i***n*a*ians, *i*hout
</line>
<line>
p*oper identi*ica*io* *r verifica*ions about the results obtaine*. In *hi* sense, the essay seeks
</line>
</par><par>
<line>
to
</line>
<line>
refl*ct on the fol*owing questions: How d*e* th* leg*slative Po*er *ct i* t** decision
</line>
</par><par>
<line>
maki*g *rocess of the Brazil*an Public Budget? Wha* me*s*res can *e co*sidered t* *on*a*n
</line>
<line>
the black *u*get scheme? The RP-9 *as c*****d with t*e aim of resolving tech*ical errors in
</line>
</par><par>
<line>
the Budget,
</line>
<line>
claiming tha* *he parliam**t*rians h*ve a grea*er *now*e**e of
</line>
<line>
th* d*mands o*
</line>
</par><par>
<line>
*heir regio*s thane the Executive *ower. Howev**, su*h
</line>
<line>
*cti*ns are a way for par*iament to
</line>
</par><par>
<line>
*et th* Executive´s **nction and c*pture votes, *n addition *o co*tr*b*ti*g to the emergen** o*
</line>
<line>
fraud. It belie*e* *hat the *mpli*ati*ns of co*trol, ** a *hange in th* *truct**e of the budgetary
</line>
<line>
in*tituti*ns *nd the inc*usion of this is*ue in the pu*lic debate o* B*az*l´s a*enda.
</line>
<line>
Key*ords: *lack Budget S**e**. Parlia*entary Amendment*. Rappo*teu* Amendment*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*re**na, v. 2*, n. 4, art. 1, p. 3-20, abr. 2023
</line>
<line>
w*w4.f*anet.com.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A A*uaçã* *o Poder Leg*slati** na De**são da Al*c*çã* d*s Recursos Públicos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Est* *n*aio t*ór*co b*sc* discutir so*re * es*uema d* orç***nto secr*to no gover*o
</line>
</par><par>
<line>
Bo*sonaro
</line>
<line>
(2019-2022). As emendas de relator ou RP-9 (Em*ndas *e Relator-Geral do
</line>
</par><par>
<line>
Orçamento *ederal), mais conhecid*s como esquema do orça*ento sec*eto, são recursos
</line>
<line>
p*ev**tos no O*ç*mento *a União *ara inve*ti*e*t*s ind*cados pe*os p*r*amen*ares. No
</line>
</par><par>
<line>
entanto, n*o se exige a ide*tifi**ção d* *u*is p**lament*r*s solic*taram verba nem a
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*str*bu*ção i*ua*itária entre eles. Nesse sentido, * ens**o *rocura refleti* s*bre as seg**ntes
</line>
</par><par>
<line>
questões:
</line>
<line>
co*o o Poder Leg*slativo atua no **ocesso *e d*c*são d* orçame*to *ú*lico
</line>
</par><par>
<line>
br*sileiro? Quais são *s impli**ções po**tica* do orçamen*o *ecreto? Q*e medidas p*dem ser
</line>
<line>
ad*ta*as para co*ter o esq*ema d* o*ç*mento se*reto?
</line>
<line>
Para e*te de*ate, inicialmente, é necessári* reconhecer * re*evâ*cia *e existir *m
</line>
<line>
orça*ento *ecreto que vislumbra despesas de c*r*ter sigiloso * de segurança nac*onal. O **e
</line>
</par><par>
<line>
dif*re completamen*e do *ue se d**omina "esquema do o*çam*nto sec**to"
</line>
<line>
que passo*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
existir a *artir de 2020 n* g*verno Bolso*aro * q** recebeu *ste apelido de "sec*eto" pela
</line>
<line>
mí*ia de*id* não *presentar tr*nsp**ênc*a quanto aos val*res dos *epas*es e id*n**ficação dos
</line>
<line>
parlamentares que recebiam.
</line>
<line>
É i*portante *essalta* que e*ta prátic* d* alo*ação orça*entári*, qu* ampl** a
</line>
</par><par>
<line>
pa*ticipação d* Pode* Le**slati*o, *á existia *nt*s de 2020, como exemplo pode ser citada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Comiss** M*sta de Orç*m*nto n* década de 90, a Emend* Constitucio*al (EC) *º *6 de **1*
</line>
</par><par>
<line>
e a EC nº 100 de
</line>
<line>
20**. Pe*cebe-se um*
</line>
<line>
*n*en*i*icação
</line>
<line>
d* Pod*r *egi*lati*o nas dec*sões
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
alocação do orçament* e uma redução d* papel do *xecutivo no c*ntexto do *ue Abran*hes
</line>
<line>
(201*) *aracterizou co*o pr*sidencial*smo de coalizão.
</line>
<line>
A*guns estudo* (Faria; **22; Menezes, Sacramento, Raupp, Santos; 2021; Oliveira,
</line>
</par><par>
<line>
Ferr**ra, 20*7) tê*
</line>
<line>
des*ertado
</line>
<line>
a necessidade de uma m*dança *e paradigma da peça
</line>
</par><par>
<line>
orçamentária, no *ent*do
</line>
<line>
*e bu*car *tender a*s direitos dos ci**dãos *
</line>
<line>
**o apena*
</line>
<line>
ser
</line>
</par><par>
<line>
utilizad* *om* um instrume*to
</line>
<line>
de rearra*jo político. O ca*inho é longo, mas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
imprescin*ível *sta discussão, *ara que se *ens* em mecanism*s de transp*rência e contro*e,
</line>
<line>
visand* for*alecer a governança *ública *ra**le*ra.
</line>
</par><par>
<line>
Send* as*im, este ensai* abo*da sobre o processo **cisório para elabor*çã*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
orçamento federal; o o*çamen*o secret*; o e*quema do orçam*nt* secreto, discutindo sobre a
</line>
<line>
sua o*igem, a* eme*d*s par**menta*e* e o* possíveis f**ios ao esquema.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *er*sina PI, v. 20, n. 4, art. 1, p. 3-2*, a*r. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.**/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. Sil**, J. E. Sil*a Júnior, L. J. Fer*ei*a, L. M. P. Rib*iro
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
2 REFE*ENCI*L TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 O processo decisório para a elaboração do o*ça*ento *edera*
</line>
</par><par>
<line>
A *reparaç*o d* orçamento do Gove*no Fede**l, segundo a Const*t*ição F*deral (CF)
</line>
<line>
de 19*8, no seu art. *65, se i*icia com * apresentação de t*ês i*s*ru*entos: o Plan* P*urianua*
</line>
<line>
(PPA), a Lei de Diretrize* Orçamentárias (LDO) e a Le* Or*ame*tá*ia Anual (LO*). No
</line>
</par><par>
<line>
PPA são *pres*ntados os objetivos e *eta* serem executados, n* pe*íodo de qu*tr* anos, a
</line>
<line>
sendo que tal orçame*to se i*icia no segundo ano do mandato do no*o presidente i*d* at* o
</line>
<line>
1º ano do mandat* do *eu sucess*r. P*steriormente, * LDO d**o**tra as metas e prioridades
</line>
<line>
p*ra o ano vindour*, levando em conta os recursos a s*re* poupado* por parte do Governo,
</line>
</par><par>
<line>
aumento de d*spesas, *ran*ferênc**s de *ecursos *n*re agen*es *úbl*cos e priva*os,
</line>
<line>
assi*
</line>
</par><par>
<line>
c*mo *egr*s e limitações pa*a gastos dos Pod*res da República e quanto à *l*ima *tapa, es*a
</line>
</par><par>
<line>
tr*ta da *OA, na qua* é
</line>
<line>
aprese*t*do o planejamento para as receit*s e *e*pes*s do Governo
</line>
</par><par>
<line>
Fed*ral,
</line>
<line>
cabendo a* Co*g*es*o Na*ion** av*liar e aju*tar * proposta elaborad*
</line>
<line>
pelo Poder
</line>
</par><par>
<line>
Executivo.
</line>
</par><par>
<line>
As**m, a elabor*ção do Orçamen*o Pú***co acaba *or *ir a ser de responsa*ilidad* do
</line>
<line>
Poder Ex*cut*vo, n*s s*as mais *ifer*ntes esferas. Com e*te objetivo, Ávila (20*2) pontu*
</line>
</par><par>
<line>
que o o*çamento serve como
</line>
<line>
in*trumento
</line>
<line>
para que Administr*ção Públi*a a
</line>
<line>
pos s a vi r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
exec*tar
</line>
<line>
as
</line>
<line>
suas di*ers*s
</line>
<line>
ob*iga*ões, enquan** Silva (2011)
</line>
<line>
obs*rva que sua elaboração d*z
</line>
</par><par>
<line>
respeito * *m me*anismo d* planejame*to *ue visa *presen*ar o que o Governo alm*ja para a
</line>
</par><par>
<line>
popula*ão, uma *e* *ue *erm*te de**esas e determina * arr**adação das receitas, para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
devida uti*ização, em prol da so*iedade. Cont*do, Silva (20*6) destaca que * O*çamento n*o
</line>
</par><par>
<line>
é me**mente *m* proje*ão
</line>
<line>
do que deverá ser exec*t*d*, *** sim u*a forma de
</line>
<line>
apresent*r
</line>
</par><par>
<line>
metas *e m*do que haja o devido *mpen*o *ara se alcançar os objeti*os *roposto*.
</line>
</par><par>
<line>
Qu**to a* planejamento e elabora*ão do *r*amento federal, proce*so dec*sóri* o
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
setor pú*l*co **rese*ta p*culiaridades, por
</line>
<line>
se tratar de uma
</line>
<line>
ques*ão qu* leva em conta
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
própr*a ótica públic*. *s r*sultados espe*ados passam a te* uma maior relevância, dado q*e o
</line>
<line>
se* *feito acaba por afetar a soci*d*de t*ndo um* relevância notadament* maior. Con*udo, ao
</line>
<line>
se observar, a**da, a formaç*o deste processo, cabe destacar o pape* da política fiscal adotad*
</line>
<line>
pelo Governo Federal, po*s não há como dissociar *ua res*onsabilidad* n* u** *orr*to d*s
</line>
</par><par>
<line>
recurs*s bem como as expectativas
</line>
<line>
do seu retorno para a so*ie*ade. Ao se
</line>
<line>
referir ao
</line>
</par><par>
<line>
orç*me*to público, tanto para as admi**straçõ** **b*icas d*r*ta e *ndireta
</line>
<line>
dos P**eres
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Un*ão, assi* como pa*a o* Estados, Distr*to Federal e Municípios *stes d*ve*ão obedecer
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*n*, v. 20, n. 4, *rt. 1, p. 3-20, abr. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Atuação d* Pode* Legi*lativ* na D*cisão da Alo*ação dos *ec*rsos Públicos
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
dete*minados princípios, send* ele*: *egalidade, i*pes*oali*ad*, m*r*lid*d*, publicidade
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
eficiência.
</line>
</par><par>
<line>
L**ando e* con**, ainda, que no *eu
</line>
<line>
proces*o de elaboração, *s suas r*ceita*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
despesas
</line>
<line>
deverão ser disc*i**nadas, com *istas * sua melh*r
</line>
<line>
alo*a*ão, objetivando
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvi*en** *conômico do país. Tor*es (2014) destaca, embo*a *al aloca*ão deva *er
</line>
<line>
efi*i**te, *ue se dev* levar e* conta determ*nado* **ocedim*ntos e juízos, a come*ar: pela
</line>
</par><par>
<line>
q*estão
</line>
<line>
legislat*va, ond*
</line>
<line>
s* *onsidera as devi*as aut*r*zações
</line>
<line>
de gasto*, limita*do assim o*
</line>
</par><par>
<line>
dispêndios do Pod*r
</line>
<line>
Público; a questão
</line>
<line>
de plane*amento,
</line>
<line>
que leva
</line>
<line>
em conta os p*ojetos ora
</line>
</par><par>
<line>
plan*jados; a *ranspa*ênc*a, permitindo o *ivre *c*sso às in*ormações por parte da *o*iedade;
</line>
<line>
* ques*ão *a efetividade de *ireitos e liberdad*s fund*mentais, *m q*e as receitas a serem
</line>
<line>
ob*idas vis*m pro*i*iar um au*ento n* con*ição pessoal do cidadã* e, *or *ltimo, o co*trol*,
</line>
</par><par>
<line>
uma ve* que o orçamento público t*m s*bre sua tute*a * Cong*esso Na*io*al q*e observa
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sua devi*a alocação, dentre *utras prerrog*tivas nesta ques*ão.
</line>
</par><par>
<line>
A questão, qu*n*o ao processo de *omada de dec*são *a alocação *e rec**sos, este
</line>
<line>
passa a ser relev*nte, uma vez *ue seu **pact* será sentido p*los agentes en*olvidos nele. No
</line>
</par><par>
<line>
caso, Milhomem (201*) sinaliza
</line>
<line>
que ta* processo
</line>
<line>
leva em conta a necessidade de optar **r
</line>
</par><par>
<line>
um* *eterminada decisão, de *od* *ue ao *e escolher uma em detrimento de outra,
</line>
</par><par>
<line>
ocasionará numa renúncia
</line>
<line>
de um* de*i*ão, d* modo
</line>
<line>
que haver* r*scos e opo*tun*dades
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
serem vislumbradas. Porém, *m se tratando do poder público, *al pro*e*s* decisório *as*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ser coletivo, já q*e leva em con** diverso* s*tores da so*ieda**. Assim, a gama de inter*s*es
</line>
<line>
envolvidos é enorme, po*s há *iversas demandas em jogo, d* modo *ue alca*çar o in*eresse
</line>
<line>
público leva a um embate entre diferentes grupos já constituí*os que buscam obter *espald*s
</line>
<line>
p*ra ate*d** ao* seu* anseios.
</line>
</par><par>
<line>
Com base, ainda, no
</line>
<line>
process*
</line>
<line>
de pl*nejamento, *m si, * no *a*o específico, do
</line>
</par><par>
<line>
orçamento, Er*smo *t *l. (2*19) as**na*am este deve s*r com**eendid* como
</line>
<line>
um p*oc*sso
</line>
</par><par>
<line>
qu* leva em
</line>
<line>
conta a
</line>
<line>
reflexã* a**es da sua execuçã*, por*m deve ser f*ita de uma forma
</line>
</par><par>
<line>
elaborad*, or*en*da, seguindo procedime*tos e norm*s que visem *etectar os pontos fortes e
</line>
<line>
frac*s des*e feit*, par* posteriorme**e propor *çõe* concretas pel*s gestores à açã*, visando
</line>
<line>
alca*çarem o* resulta**s esperad*s. Assim, na confecção *o orç*me*t* deve*á s*r dada maior
</line>
<line>
ênfas* na form* *e se d*stacar ** receitas e as de*pe*as, a *er*m apr*sen*ada*. Em relaçã* às
</line>
</par><par>
<line>
r*ceitas (impost*s, ta*as,
</line>
<line>
contribuiç*es
</line>
<line>
*tc.) torna-se nece*sário def*nir as suas re*p*ctivas
</line>
</par><par>
<line>
fontes, *rigem dos mesmos. Qu*nto às *espesas, deve-se *bservar o direciona**nto efi*ient*
</line>
</par><par>
<line>
*os gastos, s*ndo q*e ne*te con*exto a
</line>
<line>
ques*ão d* rel*vância política da
</line>
<line>
t*m*da
</line>
<line>
d* dec**ão
</line>
</par><par>
<line>
de*er* ser *evada em co*ta.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, T**esina *I, v. 20, n. 4, art. 1, *. 3-20, ab*. 2023
</line>
<line>
*w**.fsanet.com.br/rev***a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. S*lva, J. E. Sil** Júnior, L. J. F*rreira, L. M. P. Ribeiro
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
De mod* qu*, b*sicame*t*, * processo *rçamentá*io é elabor*do e
</line>
<line>
planejado pelo
</line>
</par><par>
<line>
Poder Exe*utivo, *endo que c**e ao Po*er *egislativo apreci*r e di*cuti* o que foi prop*st* e
</line>
<line>
futuramente sua *provação, acompan**ndo e controlando s*a execuç*o. Cont*do, deve-se
</line>
<line>
*estacar que, emb*ra o Poder Execu**vo tenha a resp*nsab*l**ade *e *o**ali*ar o ***amento,
</line>
</par><par>
<line>
segundo B*ldo (2018),
</line>
<line>
o Poder Legisla**vo
</line>
<line>
e o Judiciári* também parti*ipam dest*
</line>
</par><par>
<line>
elabor*ção. No caso, o *egislativo pode intervi* na sua elabor**ão e execução, via supre*são
</line>
<line>
de gastos ou emendas p*rla**ntares. *uanto ao Judiciário, *á a questão da judiciali*ação das
</line>
<line>
políti*as p*blicas *isadas, que tamb*m **de acarreta* em intervenção. Assim, * participação
</line>
<line>
destes poderes insere no orçament* a *uestão econômi*a e legal a ser **s*rv*da no **ocesso.
</line>
<line>
Santos e Gaspa*in* (2013), ao analisarem o Orçam*nto P*blico, obser*aram, ta*b*m,
</line>
<line>
a questão da relação entre os *od*res, no caso, o E*ec*t*vo e Legis*ativo, de modo * *rover *
</line>
<line>
*e*ida estabili*ade. Para tal, foi criado um *o*jun*o de fr**os e medidas. No caso, a CF 88
</line>
<line>
desta*a qu* o Pode* Exec*tivo, e**e*ificamente, dá início à confecção do or*a*ento, assi*
</line>
<line>
como a *o*sibilid*d* de aprese*tar futuros *etos quan*o necessá*io. Enquanto o Poder
</line>
</par><par>
<line>
Le*isl****o pode vi* a aprová-lo co*tro*á-l*. No caso, a atribuição d* ambos ** Poderes e
</line>
</par><par>
<line>
geraria uma interd*pendência,
</line>
<line>
contudo se obs**va
</line>
<line>
uma c*ntrové**i*, n*
</line>
<line>
que
</line>
<line>
diz respe*to ao
</line>
</par><par>
<line>
car*ter do *r*am*n*o ser imp**itivo, o que para *ra*a (2013) oc*rre quando
</line>
<line>
o Poder
</line>
</par><par>
<line>
Executivo *e
</line>
<line>
vê
</line>
<line>
*briga*o * ex*cutar as emendas *r*amentária* individuais * *oletiv*s
</line>
</par><par>
<line>
indica*** pelos parlam*n**res.
</line>
<line>
**nez*s e Pederiva (2015) *bs*rvam um fort*lecimento do L*gislativo e um
</line>
</par><par>
<line>
enfraqueci**nto do E*e*uti*o, j* que
</line>
<line>
não se sustentaria mais c*mo
</line>
<line>
um
</line>
<line>
instrumento de
</line>
</par><par>
<line>
persuasão p*r* angariar *poio
</line>
<line>
polít*co, quando
</line>
<line>
nece*sário. Com es** cenário, ocorre * que
</line>
</par><par>
<line>
Abranches (19*8) c*ta co*o
</line>
<line>
uma estrutura denominada pr*s*dencialismo de coalizão, uma
</line>
</par><par>
<line>
nova figu*ação, e* que o Poder Exe*u**vo se coaduna c*m d*verso* *a*tidos, vis*ndo ter u*a
</line>
</par><par>
<line>
ampla mai*ria no C**gre*s*
</line>
<line>
para aprovar *eus *ro*etos. De modo que o Po**r Executivo
</line>
</par><par>
<line>
aprov* seus projetos, en*uanto o Legis*ativo a*en*e a suas
</line>
<line>
base*. Tal f*guração, ao mesmo
</line>
</par><par>
<line>
*em*o que permite uma certa gover*abilid*de ao promover diversos tipos de barganhas, po*
</line>
</par><par>
<line>
su* ve*, este comportamento pode vir a
</line>
<line>
comprometer * efetivida*e das aç**s públicas. Tal
</line>
</par><par>
<line>
feito levou
</line>
<line>
*m c*nta
</line>
<line>
uma utiliz*ç*o
</line>
<line>
des*nf*eada de Em*ndas Co*stitucionai*, n* caso
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ins**tuiç*o das emend*s parlamen*a*es ind*vid*ais, de bancada e p*steriorme*te com o devi*o
</line>
<line>
de*taque as emendas do relator - RP9.
</line>
<line>
Conforme *á ap*esentado no Portal Gov.br (2022), o orçamento de*e, assim, pr*m*r
</line>
</par><par>
<line>
pela le*a*idade, cu*os valores de*erão ser ob**rvados a*r*vés
</line>
<line>
d* projetos de L*i Ordinária
</line>
</par><par>
</page><line>
a*resenta*os pelo Poder Executivo e re*erendados pelo Co*gre*so *acional, de modo que
</line>
<line>
R*v. FSA, Te*es*na, *. 20, *. 4, art. 1, p. 3-20, abr. 2023 www4.fsan*t.*om.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Atuação do Poder Legi*lat*vo n* D*cisão da Aloc*çã* dos Recu*sos Púb**cos
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
qua*q*er gasto dev*rá ter a devida autori**ção. Contudo, *ada a criação d* algum*s in*vações
</line>
</par><par>
<line>
referentes à propo*i*ão de e*end*s parlamentar*s,
</line>
<line>
qu* até então era *ermit**a de*t**
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
det*rmi*a*as no*mas, o que se observ*u foi u*
</line>
<line>
novo
</line>
<line>
padrão processual em que passou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
exist*r a po*si*ilidade de apre*entaçã* de emen*as d* cu*ho individual ou de b*ncada. *aí a
</line>
</par><par>
<line>
publicação do Decreto nº 93.872/1986, *ermitindo a
</line>
<line>
alocação de recurs*s, par* *asos
</line>
</par><par>
<line>
específicos, fugindo assi* do caráter processual e podendo ter caráter sigilo*o. Por exemplo,
</line>
</par><par>
<line>
o *uprim*nto *e fun**s é *ma d** maneira* existent*s
</line>
<line>
para se
</line>
<line>
efetivar o caráter sigiloso
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
despesa pública, p*r se tratar de ** regi*e de exceção, um* vez que segue os devidos
</line>
</par><par>
<line>
trâmites *egais. **rém, se obse*vou q*e não h**ia um* forma concreta de s*
</line>
<line>
determinar s*
</line>
</par><par>
<line>
uma despesa apresentava cará***
</line>
<line>
sigiloso, ta* *ue eram aprovadas como des*e*as com*ns.
</line>
</par><par>
<line>
Haven*o a*sim a necessidade de tal *lassificação, isto é, a de caráter s*giloso. De *odo q**
</line>
<line>
foi observada a *nexistência de um item orçament*rio para o l*nçamento de despes*s sigilosas
</line>
<line>
de a*gu**s unidades ges*oras. Esse mesmo órgão *eu a su*estã* de se c*iar um item
</line>
<line>
específico d* c*assificação orçamen*ária para gastos sigilosos, se*do *orroborada *elo
</line>
<line>
Con*resso Nacional ao ap*ov** o Orçamen*o G*ral da Uniã* (OGU).
</line>
<line>
3 R*SULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
3.1 O*ç*me*to sec*et*
</line>
<line>
De fato, exis*e o que se denomina **çam*n*o secreto, o*de s*o apresenta*os gastos
</line>
<line>
considerad*s si*ilosos. Para i*so, foi *r*zido à tona um questio*ame*to quanto a sua
</line>
<line>
regulamentaçã* em qu* tr*te do ace*so a tais inf*rmações. Para t*l, f*i de*erminado n* in*i*o
</line>
<line>
XXX*II, do art. 5º, no inciso II do §3º d* ar*. 37 e *o §2º d* a*t. 216 da *F 88, o que aca*ou
</line>
</par><par>
<line>
por ins*ituir a L*i
</line>
<line>
*e Acesso à I**ormação (LAI), em *ue são apresentado* determina*os
</line>
</par><par>
<line>
m**anismos a serem observad*s e segui**s pela Uni*o, *st*dos, Dis*r*to F*deral
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Municíp*os. Dessa forma, com o advento da LAI, fora* est*belecidas regras para ** *er
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*evid*
</line>
<line>
acesso a tais in*o*ma*ões. Mesmo assim,
</line>
<line>
cabe salientar a existência, a*n*a,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
restrições às informaç*es quando cl*ssif*cad*s como ultrassecretas, se*retas * rese*vadas. No
</line>
<line>
*aso, a L*I determin* que **a inf*rmação *i*il*s* é aque*a que *empo*ariamente não está à
</line>
<line>
di**osiçã* d* público, tend* em vista * questão, por *xemplo, da s*gurança nacional.
</line>
<line>
Uma vez e*aborad* tal *rçament* por pa*te *o Estado, c*be ressaltar a r*levância do
</line>
<line>
que seria *onsi*erado e*pecificamente *rçamento secreto. No caso, *RASIL (2**7) tra*a de
</line>
<line>
*espesas de carát** sigiloso que visam ações perpe*radas *e*o Estado que necessitam ** uma
</line>
</par><par>
<line>
classifi*ação
</line>
<line>
de segredo de Estado ou governamental, *ma vez
</line>
<line>
que e**olve recursos *ue
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Teresina PI, *. 20, n. 4, art. 1, p. 3-20, *b*. 20*3
</line>
<line>
w**4.f*anet.*om.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. S*lva, J. *. *ilva Júni*r, *. J. F*rreira, L. M. P. Rib*ir*
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
t*atam de
</line>
<line>
ações *igilosas administradas *or Agências *e Inte*igência. Par* M*llo (200*),
</line>
</par><par>
<line>
embora tal termo s*c*eto carregue
</line>
<line>
por si s* a *deia de *lgo ocult*, não trans*aren**, por*m,
</line>
</par><par>
<line>
i*dep*n**ntemente de
</line>
<line>
tal co*cepção, o fato é que *or se tratar d* recurs*s públicos **verá,
</line>
</par><par>
<line>
por sua vez, haver o res*ecti*o con*role d* sua u*ilização. Este será *x*cutado pelo T**bunal
</line>
</par><par>
<line>
de Co*ta* da União (TCU), p*rém *m*
</line>
<line>
vez **e tais *nformações, assim como seus gast*s,
</line>
</par><par>
<line>
requerem o d*vido s*g*e*o, passa a existi* tod* *m c*ráter sigiloso nas sessões que d*liberam
</line>
<line>
sobre o a*sunto, mantendo **sim a c*nfidencial*da*e. Destacando q*e, ind*penden*emente do
</line>
<line>
propós*to *e tais contas, e*tas p**em s*r, segund* a Instruç*o Nor**tiv* TCU nº 57/2008,
</line>
<line>
co*sideradas reg**ares, sendo *ua apresentação de forma legí*ima co* os *evid*s
</line>
<line>
esclarec*men*os dos atos. O*, no caso, irre*ulares em que são a*resenta*as det*rm**adas
</line>
</par><par>
<line>
omissões, il*ga**dade* de diversas
</line>
<line>
or**ns que causem *rejuízo
</line>
<line>
ao erário púb*ico
</line>
<line>
e
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
providê*cias a serem *omadas no *aso espec*fico do desc*mpri*en*o.
</line>
<line>
3.2 E*quema d* orç**ent* s*cr*to
</line>
<line>
Confor*e ap*esentado ant*riormente, o conceito de orçamento secre*o pas*a ao largo
</line>
<line>
do que se denomina o e*que** *o orçamento s*creto, veiculado pela imprensa. Tal esquema
</line>
<line>
já apresenta um h*stórico, emb*ra nu*a out*a *or*a. Cabe destaca* que, segund* Praça
</line>
<line>
(**11), no t*cante *o pro*esso orçamentário, são obs*rvad*s quatro **errogativas que pode*
</line>
</par><par>
<line>
perm*tir a exist*nc*a de
</line>
<line>
corrupção neste p*ocesso. Enten*end*-se co*o corrupção, segun*o
</line>
</par><par>
<line>
*ortini e Motta (2016), a c*rrup*ão trata de u* ato
</line>
<line>
que decor** do abuso de poder político
</line>
</par><par>
<line>
**san*o benefíci*s pr*vados. Ta* questão po*e ser observad*, l*vando e* co*ta as seguinte*
</line>
</par><par>
<line>
sit*aç*e*: a p*imeira oco*re quando * po*er
</line>
<line>
L*gisla*iv* t*m a legitimidade para propor
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
incorp*ra* *ova* d*spesas em relaçã* à propost* orçame*tária enviada pelo poder Executivo.
</line>
</par><par>
<line>
A segund*
</line>
<line>
diz que os orçament*s são analisados p*r apenas
</line>
<line>
um* c*sa l*g*slativa, de modo
</line>
</par><par>
<line>
**e pe*mi*e um* maior vulner*bil*dade de **rrupçã*, *m* vez que se fosse analisado por
</line>
</par><par>
<line>
duas das casas,
</line>
<line>
minimiz**ia tal poss*bili*ade. A te*ceira é que
</line>
<line>
dad* a existên*ia *e
</line>
<line>
vá**as
</line>
</par><par>
<line>
comis*ões
</line>
<line>
orça**ntárias setoriais e não have*do uma
</line>
<line>
comissão
</line>
<line>
fi*al que referende
</line>
<line>
os
</line>
<line>
a*os,
</line>
</par><par>
<line>
e*s*s se torn*m mais
</line>
<line>
propícios à corrupção e * *u*rta, e
</line>
<line>
ú*tima, **ata da exi*tênc*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comissões a***no*as que t*m a*tonom*a para incluir *ovas **spesas s*m que o plenári* se
</line>
</par><par>
<line>
p**nun*i*, de m*do que oferece mais
</line>
<line>
possibilidad*s de *or*up*ão, vist* *u* *ã* há
</line>
</par><par>
<line>
possibilidad* de se aprovar ou r*j***a* n*vas des*esas. Co* o devido destaque q*e, a partir de
</line>
</par><par>
<line>
1*88, *s mudanças promovidas no proces*o orçamentário
</line>
<line>
leva*am
</line>
<line>
a alguns caso*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
co*rupção.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 20, n. 4, ar*. 1, p. 3-20, abr. 20*3
</line>
<line>
www4.*sanet.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Atua*ã* do Po*er L*gislativo ** D*cisão da Alo*ação dos Re*urs*s *úb*icos
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
Em **lação a *scândal*s n*sta seara, Pra*a (2011) sa*ien*a qu* o mais em*lemático foi
</line>
</par><par>
<line>
o denominad* esquema do* "anões do orça*en*o". Em que *e tratava de um *rupo
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
polít*co* qu*, nos id*s de 1989 * *993, cont*olava o proc*sso orçamentário no Bra*il, * partir
</line>
<line>
d* Comis*ão Mis*a de *rçamento, *ene*iciando ag*nte* esta*a*s qu* m**ti*ham r*l**ões *om
</line>
<line>
emprei**ir*s, na época. No caso, o re*a*or geral ** orçam*nto er* *bordado por parlame*tares
</line>
</par><par>
<line>
que v*savam à
</line>
<line>
apr*vação de determ*nad** emendas orçamentárias de interess*s
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
*rupo.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, segu*do Kri*ger e Bon*ssa (1994), rel*tor do orçamento passou a **r * poder de o
</line>
<line>
*ncluir diver*os tipos de des*esas e *inda o poder de aumen*ar dota*õ*s já *revistas, de modo
</line>
<line>
que fac*lit*u em m*ito os at*s de c*rru*ção. C*ntudo, vale desta*ar a possibili*ade d* haver
</line>
<line>
exceçõ*s * est* situação, poi* mu*tas vezes pode v*r a oco**e* *evido a se atender a *emandas
</line>
<line>
de parlam*ntar*s que *ão obtiveram sucesso n*s sua* solicitações, tanto in*ividualmente,
</line>
<line>
co*o *e forma col*tiv* e não n*ces*ariamen*e atos env*ltos em corrupção.
</line>
<line>
*isando reverter esse pr*cess*, segundo ainda os *utores, foi sugerido *ue o relator
</line>
<line>
*e*al some*te co*solidas*e as pr*postas dos re*atores *etoriai* e fizesse os ajust*s ora
</line>
<line>
*ecess*rios, sendo proib*do qualquer in**usão a respeito de *ovo dispêndio. Tal suge*tão f*i
</line>
<line>
au*orizada pela Resolução 2/1995, estabelecendo, formalmente, que o re*ator so*ente pod*r*
</line>
<line>
apresentar emendas qua*do *or para *orrigi* omiss*e*; refaze* *otações que p*rventura *o*am
</line>
<line>
cance*adas, com ressa*va que não pode haver al**ra*ão *os valores est**ulados em funç*o de
</line>
<line>
alg*m pa*ecer pr*liminar. Destacando a pro*biç*o par* q*alqu*r *ut*o tipo de altera*ão que
</line>
<line>
implique em inclus** ou *créscimo* de nov*s di*pêndios, de mod* que re*ultou n*ma p*rda
</line>
<line>
d* autonomia p*r p*rte do rel*to*.
</line>
<line>
Esse esq*ema acab*u por p*rve*ter toda coe*ênc*a de a*o*ação de recursos com vistas
</line>
<line>
à po*ítica pública, muitas *eze* não apresenta*do o mínimo ou quase nenhum *ri*ério técnico
</line>
</par><par>
<line>
para o en*io dos recursos, mas *implesmente visa*d* a atender int*re*ses eleitore*ro*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
paroquiais.
</line>
</par><par>
<line>
*i*ur* 1 - Es*u**a d* orçame*to se*reto
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos au*or*s.
</line>
<line>
3.3 Orige*
</line>
<line>
Pa*a analisar a origem ** *s**ema d* o*çament* se*reto, i*icia*mente é preci** le*ar
</line>
</par><par>
<line>
** co*ta o que,
</line>
<line>
já cit*do po* Ab*anche* (1988), foi denominado *e preside*cialismo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 4, art. 1, p. *-20, a*r. 20*3
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. Silva, J. E. *ilva Júnior, L. J. Ferreira, L. M. P. Ribe*ro
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
*o*lizão,
</line>
<line>
onde o *rasil, n* caso, p*r ser *ma democra**a, com diversos partid*s políticos,
</line>
</par><par>
<line>
co* seus dev*dos representante*, acaba por
</line>
<line>
existir a necessid*de de que * P*d*r Executiv*
</line>
</par><par>
<line>
con*e com * apoio do pod*r Legisla*i*o para a aprovação *os seus proje*os. Tal *ecessidade,
</line>
<line>
seg*ndo o a*to*, f*z s*rgi* *s **alizões partid*rias. Contudo, pa*a a form*ção de ta* c**lizão
</line>
</par><par>
<line>
entre os partidos, s*gundo Domingos e Aquino (*020), Po*er *xecutivo se utiliza da o
</line>
<line>
liberação de recursos orçamentá*i*s, visando *ten*er à* emend*s *ar*amenta*es, assim como
</line>
<line>
também car*os e* comi**ão. Contudo, * Pode* Leg*sla*ivo, também, tem *nteresse em tal
</line>
<line>
pro*e*imento, visto que os parlame*tares visam *ngariar *u**os par* aten*er às demandas de
</line>
<line>
su*s bas**. Para Cun** *t al. (2012) e Ga*cia (*013), tal proc*dimento se denomin* porks
</line>
<line>
barrel politics, em *ue basicamente tra*a *a distribuição de recurs*s, via emendas, pa*a os
</line>
<line>
p*rla*entare* para atender às *uas bases eleitorais.
</line>
</par><par>
<line>
Segu**o, *i*d*, Andrade et a*. (2022), * **rmaç*o da gove*nabili*ade oc*rre
</line>
<line>
v* a
</line>
</par><par>
<line>
pre*n*him*nto *e espaços dentro do governo, com aqu**es partidos que reconheç**
</line>
<line>
proximidades ideológicas, apoiando assim futuramente o P*d*r Ex*cutivo nas suas demandas.
</line>
</par><par>
<line>
C ont *do, o
</line>
<line>
que se ob*ervo* foi um* mu**nça de p*radigma *nde *al a*ocação
</line>
<line>
de
</line>
<line>
"c*rg*s"
</line>
</par><par>
<line>
passou a serv** de barganha ent*e os seus aliados, um balcão de neg*cios. Cont*do, isto não
</line>
</par><par>
<line>
exime de exi*tir u*a ***or transparência, n*s tomada* de
</line>
<line>
decis*o, o que já e*tá *revisto *a
</line>
</par><par>
<line>
C F 8*.
</line>
</par><par>
<line>
Dada uma políti*a de maior transparênci* estip*lada pe*a C* 88, *e obse*vou q*e ao
</line>
<line>
lo*go do tempo algun* percalços *o*am surgindo. Para Te**eira et al. (2021), por exemplo, no
</line>
<line>
caso esp**ífi*o da PEC 23/2*21, **nominada PEC *os prec**órios, se determinou que fo*s*
</line>
</par><par>
<line>
*onstituí*o um fundo *om
</line>
<line>
ativos d* U*ião juntamente com o parcelamento de p*rte das
</line>
</par><par>
<line>
dívidas. É fato que *al PE* acaba po* **sfar*ar o teto
</line>
<line>
dos gastos, uma vez qu* não es*á
</line>
</par><par>
<line>
explicitamente dentro do Orçamen*o, podendo vir
</line>
<line>
a
</line>
<line>
ser car*cteriza** um "orçamento
</line>
</par><par>
<line>
parale*o", dado que n*o o*servou os preceitos legais constituí*o*. *ontudo, o *ue mais
</line>
<line>
*a**cte*iza tais ma*obra* orçamentárias está apresen*ado em ou*ro **po *e situ*ção, esta trata
</line>
<line>
das emendas pa*lamentare*. *a p*ática, ex*stem quatro mo*alida*es *e emendas: * i*dividual,
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
d* b*ncada, a
</line>
<line>
de c*missão e a
</line>
<line>
do relator. No **so e*pecífico do esquema de o*ça*ento
</line>
</par><par>
<line>
secre**, o *lti** t*po, a e*end* do rel*t*r, apresentou maior des*aque. Isso s* dá i*i*ialmente
</line>
</par><par>
<line>
*om a e*colha do rel*tor-geral *o Orçamento, *od*ndo ser ele um deputado
</line>
<line>
ou se*ador,
</line>
</par><par>
</page><line>
esp**ificamente ne*t* caso a alocação dos rec*rsos e o n**e do parlamenta* não são públicos,
</line>
<line>
de modo que tal pro*esso não a*resen** a devida *ranspa*ênci* r**uerida pela legi*laçã*
</line>
<line>
vig*nte.
</line>
<line>
*ev. FSA, Teres*n*, v. *0, n. 4, art. 1, p. 3-20, abr. 20*3 www4.**a*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Atuação do Poder Legislativo na D*cisão da Al*caç*o dos Recursos P*b*ico*
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
3.* E*endas *arlamentares
</line>
</par><par>
<line>
As emendas p*rlamentares fazem parte do sis*ema or*amentári* e* *i. *ra*a *o *odo
</line>
<line>
pelo qual os parlame**are* conse*uem infl*enciar os v*lores d*s recu*sos a serem alo*ados de
</line>
</par><par>
<line>
acordo com as suas *ecessid*des. Pa*a Bassi (2022), atual*ente, as emend*s
</line>
<line>
pode* s*r
</line>
</par><par>
<line>
comp*een***as da seguinte *orma: as emen*as imposit*vas ou de execução ob*igatóri*, neste
</line>
</par><par>
<line>
ca*o estão as emendas *ndividuais e de bancada, *ue l*vam em
</line>
<line>
conta o* valo*es fixado* de
</line>
</par><par>
<line>
*od* a g*rantir uma equidade na dist*ibuiçã* destes. Seg*ndo Greg*ianin e Silv* (2015),
</line>
<line>
estas e*endas dizem respeito a *emandas que vis*m ate*der a deter*inados locai* e públ*co,
</line>
</par><par>
<line>
po*endo ser pr**ostas *o orçament* pelo par*am**tar ind*vidualm*nte. Seu
</line>
<line>
ob*etivo era de
</line>
</par><par>
<line>
for**cer recursos, com vis**s ao que havia sido solicitado em *poca *e campa*ha, sendo *ue
</line>
</par><par>
<line>
tais *me**as mui*as vezes eram *s *ri*ei**s a serem contingenci*da* dado que *ão
</line>
<line>
havia
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
impositi*idade em r*lação a elas. Porém, dada a aprovação da EC 86/*015, esta* *assaram a
</line>
</par><par>
<line>
ter uma
</line>
<line>
p*rc*la
</line>
<line>
obrigat*ria dent*o do orç*ment*, no
</line>
<line>
valor de
</line>
<line>
1,2% da *ece**a Cor*ent*
</line>
</par><par>
<line>
Lí*uida (**L) prevista
</line>
<line>
no PLOA. Qua**o
</line>
<line>
às emendas
</line>
<line>
de bancada, *stas são f*itas **r um
</line>
</par><par>
<line>
g*upo de p**lam*ntares (estadual, regional), **e
</line>
<line>
visam ao mesmo o*jet*vo d*s em*ndas
</line>
</par><par>
<line>
individuais, sendo definidas p*lo mesmo cr**ério. As emen*as par**me*ta*** de bancada *ão
</line>
</par><par>
<line>
e*endas coletivas (fe*t*s por
</line>
<line>
um grupo de parl**ent*res),
</line>
<line>
e**borad*s pelas *a*cadas
</line>
</par><par>
<line>
estaduais ou regiona**. De a*ordo com a EC 100/2019, a partir de 202*, * mo*ta*te glo*al da*
</line>
</par><par>
<line>
e*en**s parlame*ta*es d* banca*a d*ve ser def*n*do pel* mesm* critério
</line>
<line>
do mo**ante das
</line>
</par><par>
<line>
e*endas indi*iduais, qua* seja, o valor d*stinad* às emendas
</line>
<line>
no a*o a*ter*or corrigido pelo
</line>
</par><par>
<line>
índi*e oficial de **flação.
</line>
</par><par>
<line>
No caso *** emendas autorizat*vas ou de *xecução não ob**gatórias, *a*a *a*si
</line>
</par><par>
<line>
(2022), *s*as trat*m *e emen*as da* comissões e do rel*tor **ral. Se*undo o
</line>
<line>
autor, t*is
</line>
</par><par>
<line>
emendas não possuem limite *e aprovação, bem
</line>
<line>
como as
</line>
<line>
d*vi*as dotações no orçam*nto.
</line>
</par><par>
<line>
Ress**tand*, *inda, que não s* observa u*a fo*ma igua*itária na alo*açã* dos r**u*sos e nem
</line>
</par><par>
<line>
*ma e*peci*icação quanto * sua finalidade. A primeira sã* eme*das e*aborad*s
</line>
<line>
po r
</line>
</par><par>
<line>
parlament*res
</line>
<line>
das co*issõe*, sendo elas: *omissões t**ni*a* perm*nentes, da *â*ara * do
</line>
</par><par>
<line>
Se*ado Fede*a*, pelas *omi*sões permanentes mist*s
</line>
<line>
(compos*as por membros da Câ*ara
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
do Se*a*o), e das Mesas Dire**ras *as d*as casas. E, p*r úl*imo, as *mendas do relato*. Para
</line>
<line>
Greggianin e Silva (2015), es*as são elaboradas *elo Relator Geral, podendo ser um Deputado
</line>
</par><par>
<line>
(a) ou Sen*dor (a) *ue tenh* a função de ap*es*ntar o
</line>
<line>
parecer fina* do orç*mento de um
</line>
</par><par>
<line>
determinad*
</line>
<line>
*no. Ca*e ao relator obs*rvar a correçã* d* erros, d*s mais diversas or*ens,
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, *. 20, n. 4, ar*. 1, p. 3-20, abr. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. Silva, *. *. *ilva Júni*r, L. J. *erreira, L. M. P. *ibeiro
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
reavaliar *s **tações *ancel**as, visan*o composi*ão do **nta*te origin*l a**esentado
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
cuidar das *essa*vas dos pareceres apr*sentado*.
</line>
</par><par>
<line>
No caso *spe*ífico do esquema do o**am*nto secreto, segundo Pires (2021), este se
</line>
<line>
origina da questão das eme*das feitas pel* Relator-Geral do proje*o de lei orç*mentária anual,
</line>
<line>
*isa*do *omprar apoi* de parlamentares, via emenda, denominada RP-9. No *aso, a figura do
</line>
<line>
relator geral perpa**a por este ser u* *gen** qu* poderá *ir a alocar recur*os *o gov**no *om
</line>
</par><par>
<line>
vistas a*s pleito*
</line>
<line>
*os pa*lam*n*a*es. P*ré*, nesta *ue*t*o, cabe * destaque de Morau
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Galuppo (2021) d* que não fora* observ*dos os devid*s critéri*s legais e técnicos; a devida
</line>
<line>
f*lt* de critério pa*a a e*col*a *os **neficiá*io*; e, por últi*o, a falt* de mecan*smos que
</line>
<line>
perm*tissem d*termina* o*de os recurso* foram alocados. *or ess* *eito, foram *rotoco*adas
</line>
<line>
por diversos partido* p*l*ticos a *rguição d* Descumprimento de **ec*itos d* Le* (A*PF),
</line>
</par><par>
<line>
de se observar
</line>
<line>
*ue *s prec**tos
</line>
<line>
d* le*alidad*, moralidade, *ubl**idade da Administ*ação
</line>
</par><par>
<line>
Pública *ão es*ava* *endo cumpri*os. Assim,
</line>
<line>
*a*ic*mente fo* so*i*itada c*iação de *m a
</line>
</par><par>
<line>
marc*
</line>
<line>
que *ermiti*se que tal alocação de recursos fo*se c*ncedida em *unçã* de *r*térios,
</line>
</par><par>
<line>
*i*an*o ind*cador*s socioeconômicos daqueles beneficiados.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo, ainda, Ri*e*ro (202*), uma vez q*e foi permit*da a cria*ão
</line>
<line>
de algumas
</line>
</par><par>
<line>
inovações refer**tes eme*das a
</line>
<line>
pa*lamentare*, **e *té entã* eram permit*das,
</line>
<line>
de*ido
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
determin*das
</line>
<line>
norma* processuais, passou-s* a permiti* a *ossibilidade de se apres*ntar
</line>
</par><par>
<line>
emend*s de c*nho individual ou de banc*da, de *odo * pe*mitir que valores fossem alocados
</line>
</par><par>
<line>
de mane*ra livre **m a *evida transparê*cia pa*a diversos *estin*s *m que houvesse e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
in*eres*e políti*o por *art* de quem os aloc**a. Da*do *rig*m, assi*, ao te*mo *squ*ma do
</line>
<line>
*rçamento secreto.
</line>
</par><par>
<line>
Par* *artung et al. (2021), a
</line>
<line>
"eme*da
</line>
<line>
do r*lato*" passou a se*
</line>
<line>
*e suma re*evâ*c**
</line>
</par><par>
<line>
nest* esquema, u*a *e* *ue est* tem o **der *ara *lassificar
</line>
<line>
dete*minadas d*spesas *o*o
</line>
</par><par>
<line>
secre*as. O *utor des*a*a que nem tod** as emenda* a*re*ent*das envolvem corrupção, pois
</line>
</par><par>
<line>
*a*as *s d*versa* desigua*dad*s
</line>
<line>
existentes no p*ís, nas es*eras soc*ais e
</line>
<line>
econômi*as, mu*ta*
</line>
</par><par>
<line>
vezes os deputad*s se veem pression**os, p*r suas bases, a alocar recurs*s o**e são
</line>
</par><par>
<line>
*emandados. Embora havend* tal **tuação,
</line>
<line>
estas aloc*ções podem não se*
</line>
<line>
alocadas de um*
</line>
</par><par>
<line>
forma mais *ficie*te. Por **a vez, se ob*erva neste esqu*ma q*e o uso dos *ecu**os a**cados
</line>
</par><par>
<line>
apresenta d*as fina*ida*es. De um l*do, as d*m*ndas so****tadas pelas ba*es, o que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*onsi*e*ado alg* *atura*
</line>
<line>
no meio p*lítico e, por outro lado,
</line>
<line>
garantir ao govern*, Poder
</line>
</par><par>
<line>
E*ecu*iv*, *p*io
</line>
<line>
às suas mais dive*s*s pautas, servindo assim como
</line>
<line>
um tipo de moeda de
</line>
</par><par>
<line>
troca nesta relação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te*e*i*a, v. 20, n. 4, **t. *, p. 3-20, abr. *02*
</line>
<line>
ww*4.*s*net.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Atuação do Poder Legislativo na Decisão d* Alocaç*o *os Recursos Públicos
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
*uadro 1 - Tipos *e Em**d*s
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
TIPO
</line>
<line>
S
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
I
</line>
<line>
mp*sit*va
</line>
<line>
Au
</line>
<line>
torizat**a
</line>
</par><par>
<line>
Ind*v*dual RP - 6
</line>
<line>
Bancada **-7
</line>
<line>
*o*issã* RP -8
</line>
<line>
Relator RP - 9
</line>
</par><par>
<line>
Fo*nece r*cursos para o *arl*mentar a*ender a* suas bases.
</line>
<line>
*ornece *ecursos *ara um grupo de parlamentares *ue te*ha interesse* e* *omum (e*tadual e regiona*).
</line>
<line>
Comissões in*icam recursos com vistas *s de*erminadas deman*as.
</line>
<line>
R*la*or elabo*a parecer final *o orçamen*o p*den*o corrigi* di*to*ções e reavaliar as doa*ões *olic*tadas.
</line>
</par><par>
<line>
F*n*e: elaborado pelos autores
</line>
<line>
*.5 Freios *o e*quem*
</line>
<line>
N* caso do esquema *o Orçamen*o Secreto, duas *uest*es deverão serem obs*rvadas
</line>
<line>
de form* a conter tal *squema. *rimeiramente, o p*óprio g*vern* abdicou *a t*mada *e
</line>
<line>
decisão em r***ção a alocaç*o de re*ursos o*çamentári*s. No segundo caso, per*itiu *ue ta**
</line>
<line>
recursos *osse* alocados visando apena* aos *nteresse* e*eitor*iro*, s*m a *ínima
</line>
<line>
*reocupação na su* e*etividade, deixan*o de la*o observar os resultado* esp*rado. Isto *ara
</line>
<line>
Si*va (2022) *ode ser vis*o como uma *orma de vi*bilizar os di*ersos interesses dos agent*s
</line>
</par><par>
<line>
públic*s p*ra atender às *uas demandas, l*vando
</line>
<line>
em conta seus redutos eleitorais e também
</line>
</par><par>
<line>
*erviu como uma garantia
</line>
<line>
ao *overno em se obter apoio p*lítico nos seus mais dive*sos
</line>
</par><par>
<line>
projetos. D* m*do que o dito *s**ema
</line>
<line>
orçamento secret* vem most*ar, segundo Ghosh
</line>
</par><par>
<line>
(*0*1), a e**stência *e al*umas fal*as que o governo ado*a em relação a* qu* é co**ide*a*o
</line>
<line>
*e***sas sigilosa*, *eixan*o *m vão a sua devi*a relev*ncia * perpassan*o, * so**e*ade,
</line>
<line>
como a*go escuso. *r*t*ndo e*peci*ic*mente, *o caso d* esqu**a, em *i, destacam-se as
</line>
<line>
di**c*ld**es de mensur*r a *fet**id**e das ações exec*tadas pelo se*o* pú*lico, *o c*so, c*m
</line>
<line>
a alocação de r*curs*s, via o*ç*m*nt*, visando aos *enefícios para a população. T*mbé* não
</line>
</par><par>
<line>
se observa*,
</line>
<line>
por v*zes, os ditames do mercado,
</line>
<line>
visand* uma al*cação de *ec*rsos mais
</line>
</par><par>
<line>
eficientes, p*r p*rte do serviço públi*o, sendo
</line>
<line>
que ta*s medidas são tomadas v*sando m*i*o
</line>
</par><par>
<line>
mais a questões de o*dem política, *o*o cit*do anteriorme*te.
</line>
<line>
Com e**as co*si*erações, s*rg* a que*t*o da *ra*sparência públ*c*, na **mada de
</line>
<line>
d**isã* *os agentes púb*icos. Rod*ig**s (2020) c*ta que *al con*eito não parece ser tão claro,
</line>
<line>
como se imagina, pois Hood (2010) o*se*va q** *ste se *efere a uma forma qu* l**a em c*n*a
</line>
<line>
*ue as de*isõ*s, inform*ções, de maneira geral, est*j*m *ai* evidentes *ara a sociedade. Com
</line>
</par><par>
<line>
o o**eti*o *e
</line>
<line>
ser *ais e*fático *esta q*estão e visando
</line>
<line>
apresenta* u* maior c*ntro*e nesta
</line>
</par><par>
<line>
rel*ção, *e te* com* sugestão a
</line>
<line>
ad*çã* do q*e se denom*na acco*nt*bility, que pod* ser
</line>
</par><par>
<line>
compreendi*o como uma for**
</line>
<line>
de um ente, no c*so público, de assumir, de se
</line>
</par><par>
</page><line>
responsabilizar pelas d**isões tomadas. Para Willems * Van D*or*n (2012), no c*so do setor
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina P*, v. 20, n. 4, art. 1, p. 3-*0, abr. 2023 www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. *ilva, *. E. Silva Júnior, L. J. Ferre*ra, L. M. P. Ribeiro
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
público, o *ove**o se vê na ob**gação de explicita* todas as sua* cond*tas j*nto à *ociedade.
</line>
<line>
Sen*o *o*rob*rad* pelo que Cendo* (2000) d*nomina de a*countabilit* horizo*tal, que trata
</line>
<line>
da *elaçã* *ntre o governo e os cidadão* *o q*e são at*nd*dos pe*o governo. De modo que a
</line>
</par><par>
<line>
*uestão da utilização do
</line>
<line>
*erm*
</line>
<line>
acco*ntabil*ty,
</line>
<line>
segundo Pinho e Sacram*nt* (2*2*), diz
</line>
</par><par>
<line>
respeito à prestação de contas, c*mpro*i*sos, resp*nsab*lidades das decisõe* tomada*, sendo
</line>
<line>
que isso leva a u*a *ov* *orma de s* administrar * coisa pública, po** passam a ser
</line>
<line>
respo**á*eis por suas decisões.
</line>
<line>
Junto a isso, exis*em, ainda, ou*ras formas de s* regular tal rel*çã*. No caso, a CF *8,
</line>
<line>
aprese*ta o ar*igo 37, § 16, *u* *ete*mina que os órgãos *úbl*cos deverão ava**ar as políticas
</line>
<line>
públicas, a*res***ando o *r*jeto avaliado e os r*sulta*os obs*rvados. O artigo 74, I e II, que
</line>
</par><par>
<line>
avalia o plano
</line>
<line>
plurianual e a execução dos pr**ramas e orçamento. *õ* também
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fi*edignidade dos *es*lta*os *bservados, l*vando em c*nta a efic*cia e a efic*ênci* da gestão
</line>
</par><par>
<line>
públi*a por último o e
</line>
<line>
artigo 165 § 10, onde a administ*aç*o pú*lica deve executa*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
or**men*o garantindo a *ntre*a dos bens e serv*ços pa*a a sociedade. Destarte, t**s con*roles
</line>
<line>
*assam a se* de su*a relev*ncia, ante ao que foi plan**ado e a* que deverá ser execu*ado. A
</line>
<line>
re*evân*ia das p*ioridades passa a ser primordial *este processo, de modo a *eva* uma m*ior
</line>
</par><par>
<line>
aferiç*o no ga*to público, para atend*r à
</line>
<line>
sociedade. Cab**do, a***m, ao Supremo Tribunal
</line>
</par><par>
<line>
Federal (STF) exe*cer sua prerro*ativa de
</line>
<line>
gu*rdiã* da Constituição e d*termina* em prol da
</line>
</par><par>
<line>
s*c*eda*e que *s devidos artigos *ej*m ora c*mpridos.
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSIDERAÇ*ES FINA*S
</line>
</par><par>
<line>
A den*mi*ação e*quema do Orçame*t* Secre*o pode se* compr*endido como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
u*ilizaçã* *e re*ursos do Orçamento Fe*eral pelos parla*entares c** uma t*tal aus**cia *e
</line>
</par><par>
<line>
cl*reza na sua **ocação, *tilizaç** e reto*no par* * sociedad*,
</line>
<line>
isto é, um conj*nto de
</line>
</par><par>
<line>
ino*açõe*, *o caso emend*s *a*lame*tar*s, em que esses recur*os são dirigidos p*r deputados
</line>
<line>
com * finalidade de obtenção de apoio político a s*a* bases.
</line>
<line>
Este esquema apr*s*nta relações com histórias de corrup*ão ev*d**cia*a* n* pa*sa*o.
</line>
<line>
O *ostume para aumentar *e*ur*os de *mendas parlamentares retrocede aos f*mo*os "Anões
</line>
</par><par>
<line>
do Orçamento", um esquema da
</line>
<line>
*écada de ** que resultou ** abertura d* u*a Comis*ão
</line>
</par><par>
<line>
Parlame*tar
</line>
<line>
*e Inquérito - *PI
</line>
<line>
que re*ulto* *m cassaçõe* renún*ias de ma*dato* e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
parl*ment*res, além di*so, algun* *bdica*am ao mandat* antes *o *im das investigaçõe*. Os
</line>
</par><par>
<line>
*arlame*tares *estinam as
</line>
<line>
em*n*as sem a transpar**ci* d*vida so*re *a*a onde
</line>
<line>
vã*
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
recursos e o que
</line>
<line>
há d* ser feito com es**s, *end* *u*
</line>
<line>
ain*a não e*iste li**te em termos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 20, n. 4, a*t. 1, *. 3-20, abr. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A A*uação do Pod*r L*gis*ativo n* Decis*o da Alocação dos Recu*sos *úbl*cos
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
r*curs*, não ficand* clar* *s méto*os sobr* quant* um de*u*ado conse*ue *locar d*
</line>
</par><par>
<line>
orçame*to. O
</line>
<line>
esquema do orçamento secreto pa*s* a s** a*vo
</line>
<line>
de c*íticas, *ois sinal*za
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
possibilidade concreta de levar a a*os de corrup*ã*,
</line>
<line>
d*vid*
</line>
<line>
à falta de *lanejam**to
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
transparência no uso do rec*rso públi*o.
</line>
</par><par>
<line>
A*sim, o que s* observou foi que s*a f*n*li*ade foi desv*rt**d*, sendo corrompi*a
</line>
<line>
com a uti*ização de *erba pública, haja v*s*a a total * *omp*eta ino*servâ*ci* d** prin*ípios
</line>
<line>
mínimos de fidedig**dad* à coisa pública. Por c*n*eg*inte, tal e*quema se mo*t*ou um
</line>
</par><par>
<line>
mecanismo de bargan*a entre *s Poderes Executivo e Legislativo, *ue foi *ermitido, uma o
</line>
<line>
vez que o u*o *rrô*eo da emenda do r*lator veio a propo*cionar ta* proced**ento em rela*ão
</line>
<line>
ao *rt*go 37 da Constit*ição Federal, que tr*t* sobre * publicidade e impessoa*idade. Merec*
</line>
<line>
o destaque que, em*o*a * utiliza**o de emendas *enha se tornado algo e*tigmatizado, *o ce*ne
</line>
<line>
da qu*stão, as e*endas par*ame*tar*s *ão são n*ga*ivas para * sociedade, de*de q*e sejam
</line>
</par><par>
<line>
usad*s
</line>
<line>
c*m clarez*, p*ré* fato que as *mendas de r*l*tor se demonstraram inse*sívei*, é
</line>
</par><par>
<line>
da*a sua *tilização. De modo que é **e*ente que existem mec*n*sm*s q*e obstruam e não
</line>
<line>
perm*tam *al procedimento, cabendo *o *TF, neste proces*o, *m pape* de extrema relevância
</line>
<line>
para manter a i*tegral*dad* e fidedignidade de tod* *s** co*junto.
</line>
<line>
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de dezem*ro de *022.
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________Ministério da Economia. *e*islação Orçament*ria Anual. Disponí*el em:
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ht*ps://www.go*.**/*co*omia/p*-*r/ass*ntos/pl*nejamento-e-*rcamento/orcam*nt*/
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<line>
o*çamen*os-an*a*s/2022. A*esso em *0 *e dezem*ro de 202*.
</line>
<line>
CÂ*ARA D*S D*PUTADOS. *ropost* de Emenda à C*nstituição *. *3/*021. A*tera os
</line>
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<line>
arts.
</line>
<line>
10*, 16* e *67 da *onsti**ição Feder*l e o Ato d*s D*sposições Co*s*it*c*onais
</line>
</par><par>
<line>
T*ansi*ór*as para es*abelecer o no** r***me de p*gamento* d* **ecatórios, mod*ficar normas
</line>
<line>
re*ativas ao Novo *egim* Fisca* e autor*zar o parc*l*m*nto *e *ébit** previde*ciá*ios dos
</line>
</par><par>
<line>
Municí**os;
</line>
<line>
e
</line>
<line>
dá
</line>
<line>
out*as
</line>
<line>
providências.
</line>
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Disponível
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em:
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htt*s://www.camara.leg.br/proposicoes*e*/fichadetramitacao?idP*op**icao=2293449.
</line>
<line>
*c*sso em 10 dezembro de 2022.
</line>
<line>
___________.Resolução N.2 de 1995. Dispõe sobre a *omissão Mis*a *ermanente a **e se
</line>
<line>
ref*re o § 1* d* *rt. 166 da Constitu*ção Fed*ral, e sobre a *r*mit*ção das m*té*ias a que se
</line>
</par><par>
<line>
refer*
</line>
<line>
o
</line>
<line>
me*m*
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*r*igo.
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pl.html#:~:text=E*EN**%3A%20Disp%C3%B5e%20*obre%20a%20Co*iss%C3%A3o,se
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*) concepção e *la*eja*en**.
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X
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X
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X
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X
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2) análise e in*erpretação *os dad*s.
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X
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X
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X
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3) elaboração do rascunho ou *a revi**o crít*ca d* conteúdo.
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X
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X
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*
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X
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4) *articipação na aprovação d* versão final do manusc*ito.
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X
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*
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X
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X
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R*v. FSA, *ere*ina, v. 20, n. 4, *rt. 1, p. 3-20, ab*. 2023
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www4.fsan*t.c*m.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)