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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 4, art. 1, p. 3-20, abr. 2*2* </line>
<line> IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.*.1 </line>
</par>
<par>
<line> A Atua*ão do Poder Legislativo na Decis*o *a Alocaçã* do* Recur**s Públicos </line>
<line> The **rformance o* Legislativ* Powe* i* the Decis*on of Allocat* *ubli* Resource* </line>
</par>
<par>
<line> Edu*rdo Am*t *ilva </line>
<line> Do*torado em Administr*çã* pela Universid*** Federal d* Minas Gerais </line>
<line> Me*trado em E*onomia pela *niversidade Fed*ra* de Minas Gerais </line>
<line> *rofessor *o C*ntro Uni**rsitár*o U*ihorizonte* </line>
<line> e**ardoama*@gmail.com </line>
<line> José Eu*t*quio da Si*va Júnior </line>
<line> Gr*duação em Adminis*raç*o de Empresas *ela *on*ifíc*a Univers*da*e *atólica d* Min*s Gerais </line>
<line> joseb*84@gmail.com </line>
<line> Leonardo Junio Fer*eira </line>
<line> Graduação *m *d*i*is*raçã* de E**resa pela Faculd*d* Del R*y </line>
<line> leonardo.*erreira@**m*.edu.br </line>
<line> Lívia Maria de Pád*a Ribe*r* </line>
<line> Doutorad* *m *dmi*istraçã* pela Unive**idade Fe*eral de *avras </line>
<line> Pro*esso*a do Centr* Federal *e Educ*ção Tecno**gica de Mi*as Gerais </line>
<line> livi*pad*a@*efetmg.br </line>
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<column>
<row> Endereço: E*u*rdo Ama* Silva </row>
<row> C**tro Un*versitário Unihoriz*ntes. R** Alvarenga </row>
<row> Peixoto 1270, S*nto Agos*inho, 30180-120 - Belo </row>
<row> Horiz*nte, MG - *r*sil. </row>
<row> Ender*ço: José Eu*táq*i* da S*lva Júnior </row>
<row> PU*-MINAS, Av: Dom José Gasp*r, 500 Cora*ão </row>
<row> E*c*rísti*o - Belo Horizonte - MG, 3*535-901, Bra*il. </row>
<row> **dereço: *eonar*o Juni* F*rrei*a </row>
<row> Instituto Feder*l Go*ano, IF Goiano - Ca*pus Cristalina. </row>
<row> R*a **ag*aia, s/n, lot*amento 71, Se*or O*ste, 7385000* </row>
<row> - Cristalin*, GO - Brasil. </row>
<row> Endereço: Lívia Mar*a d* Pá*ua Ribeiro </row>
<row> Centro Federal de *ducaç*o Te*nológica de Minas </row>
<row> Gerais, D*partament* de C*ências So*iais Aplicadas - </row>
<row> DCSA, Nova Game*eira, 3720**00 - Belo Horizonte, </row>
<row> MG - Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Ed*t**-Ch*fe: Dr. Ton** Ker*ey *e **encar </row>
<row> Rod*igues </row>
<row> *rtigo re*ebido em 14/0*/2*23. Últi*a versão </row>
<row> recebida em 07/02/*0*3. *provado em 0*/02/2023. </row>
<row> Avaliad* p**o *i**ema Triple Re*iew: a) Desk Review </row>
<row> p*lo *dito*-Chefe; e b) *ouble Bli*d Revie* </row>
<row> (avaliação cega por dois avaliadores d* *rea). </row>
<row> Revisão: Gra*atical, Normativa e de For*a*ação </row>
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<line> E. A. S*lva, J. E. Sil*a *ú*ior, L. J. Ferreira, L. M. P. Ribeiro </line>
<line> 4 </line>
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<line> R*SUMO </line>
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<line> O ob*e*ivo deste ensaio teó*ico é di*c*tir sobre o esquema do orç*men*o secreto n* go*erno </line>
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<line> Bolso*aro (2019-20*2). O ensa*o *am**m </line>
<line> ab*r*a **bre a el*bor*ç** do O*çam*n*o Fed*ral </line>
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<line> p*r parte do P*d** Execut*vo e a a*uação </line>
<line> d* *o*er Legisla*ivo na decisão da alocaçã* dos </line>
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<line> recursos públicos. O estudo des*reve sobre a </line>
<line> origem do esque*a do orçamento secreto por </line>
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<line> meio da* inova*ões orçamentárias, no *aso as eme*das *arlam*n*ares * mais pontualmente as </line>
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<line> e**nda* do relator (*P-9), </line>
<line> que permit*u a alocação de recursos por parlament**es, sem a </line>
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<line> devida ide*tificação e nem apur*ção do* resultados obtid*s. Nesse sentido, o ensaio procu*a </line>
<line> refle*ir s*bre as seguintes quest*es: como * Poder Legi*lativo atu* no pr*cess* de dec*são do </line>
<line> orçamento públi*o brasileiro? Quais *ão *s implicaçõe* políticas do orçame*to secreto? Q*e </line>
<line> medidas pode* ser adotadas p*ra conter o esquema ** orçamento se*reto? A RP-9 foi *riada </line>
<line> com intuito de s*l*ciona* e*ros de ordem técnica d* projeto d* lei orçamentária, *leg*n** ter </line>
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<line> os parlamen*ares (d*putados s*nadore*) um conhecimento maior *as *e*and*s de suas e </line>
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<line> *egiões do que o Po*er </line>
<line> *xecu*ivo. No entan*o, t*is </line>
<line> aç*es são um* fo*ma de o parlamen** </line>
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<line> sequest**r as funções do *x*cutivo e ca*tar *ot**, além de contribu*r *ara o surgimento de </line>
<line> fraud*s. Acredita-s* em aplicaçõe* de contr*le, em uma mu*an*a do *esenh* das institui*ões </line>
<line> or*amentárias e na inc*usão *es*e te*a no debate p*blico d* agen*a *o Brasil. </line>
<line> Pal*v*as-*h*ves: E*quema do O*çamento S*creto. E*endas Par*amentares. Emendas do </line>
<line> R*lator. </line>
<line> ABST*ACT </line>
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<line> The a*m </line>
<line> of this essay is to sho* *ow the </line>
<line> black *udget sc*eme worked in Bolsonaro </line>
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<line> Government. *he essay al*o disc**se* the elaborati*n of the ***eral B*dget by t*e Executive </line>
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<line> Power *nd th* r*le of th* L*gi*lat*ve Po*e* in the decision </line>
<line> about the alloca*e of public </line>
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<line> res**rces. The study de*cribes the s*urc* of the **a*k budget sc*eme throu*h budgetary </line>
<line> inn*va*ions, in this case the parli*men*ary ame*dments and m*re specifi**lly the *apporte*r´s </line>
<line> ame*dments (RP-9), which allowed the al*ocati** of resource* by par*i***n*a*ians, *i*hout </line>
<line> p*oper identi*ica*io* *r verifica*ions about the results obtaine*. In *hi* sense, the essay seeks </line>
</par>
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<line> to </line>
<line> refl*ct on the fol*owing questions: How d*e* th* leg*slative Po*er *ct i* t** decision </line>
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<line> maki*g *rocess of the Brazil*an Public Budget? Wha* me*s*res can *e co*sidered t* *on*a*n </line>
<line> the black *u*get scheme? The RP-9 *as c*****d with t*e aim of resolving tech*ical errors in </line>
</par>
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<line> the Budget, </line>
<line> claiming tha* *he parliam**t*rians h*ve a grea*er *now*e**e of </line>
<line> th* d*mands o* </line>
</par>
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<line> *heir regio*s thane the Executive *ower. Howev**, su*h </line>
<line> *cti*ns are a way for par*iament to </line>
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<line> *et th* Executive´s **nction and c*pture votes, *n addition *o co*tr*b*ti*g to the emergen** o* </line>
<line> fraud. It belie*e* *hat the *mpli*ati*ns of co*trol, ** a *hange in th* *truct**e of the budgetary </line>
<line> in*tituti*ns *nd the inc*usion of this is*ue in the pu*lic debate o* B*az*l´s a*enda. </line>
<line> Key*ords: *lack Budget S**e**. Parlia*entary Amendment*. Rappo*teu* Amendment*. </line>
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<line> Rev. FS*, T*re**na, v. 2*, n. 4, art. 1, p. 3-20, abr. 2023 </line>
<line> w*w4.f*anet.com.br/rev*s*a </line>
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<line> A A*uaçã* *o Poder Leg*slati** na De**são da Al*c*çã* d*s Recursos Públicos </line>
<line> * </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
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<line> Est* *n*aio t*ór*co b*sc* discutir so*re * es*uema d* orç***nto secr*to no gover*o </line>
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<line> Bo*sonaro </line>
<line> (2019-2022). As emendas de relator ou RP-9 (Em*ndas *e Relator-Geral do </line>
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<line> Orçamento *ederal), mais conhecid*s como esquema do orça*ento sec*eto, são recursos </line>
<line> p*ev**tos no O*ç*mento *a União *ara inve*ti*e*t*s ind*cados pe*os p*r*amen*ares. No </line>
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<line> entanto, n*o se exige a ide*tifi**ção d* *u*is p**lament*r*s solic*taram verba nem a </line>
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<line> * </line>
<line> e </line>
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<line> d*str*bu*ção i*ua*itária entre eles. Nesse sentido, * ens**o *rocura refleti* s*bre as seg**ntes </line>
</par>
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<line> questões: </line>
<line> co*o o Poder Leg*slativo atua no **ocesso *e d*c*são d* orçame*to *ú*lico </line>
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<line> br*sileiro? Quais são *s impli**ções po**tica* do orçamen*o *ecreto? Q*e medidas p*dem ser </line>
<line> ad*ta*as para co*ter o esq*ema d* o*ç*mento se*reto? </line>
<line> Para e*te de*ate, inicialmente, é necessári* reconhecer * re*evâ*cia *e existir *m </line>
<line> orça*ento *ecreto que vislumbra despesas de c*r*ter sigiloso * de segurança nac*onal. O **e </line>
</par>
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<line> dif*re completamen*e do *ue se d**omina "esquema do o*çam*nto sec**to" </line>
<line> que passo* </line>
<line> a </line>
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<line> existir a *artir de 2020 n* g*verno Bolso*aro * q** recebeu *ste apelido de "sec*eto" pela </line>
<line> mí*ia de*id* não *presentar tr*nsp**ênc*a quanto aos val*res dos *epas*es e id*n**ficação dos </line>
<line> parlamentares que recebiam. </line>
<line> É i*portante *essalta* que e*ta prátic* d* alo*ação orça*entári*, qu* ampl** a </line>
</par>
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<line> pa*ticipação d* Pode* Le**slati*o, *á existia *nt*s de 2020, como exemplo pode ser citada </line>
<line> a </line>
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<line> Comiss** M*sta de Orç*m*nto n* década de 90, a Emend* Constitucio*al (EC) *º *6 de **1* </line>
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<line> e a EC nº 100 de </line>
<line> 20**. Pe*cebe-se um* </line>
<line> *n*en*i*icação </line>
<line> d* Pod*r *egi*lati*o nas dec*sões </line>
<line> d* </line>
</par>
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<line> alocação do orçament* e uma redução d* papel do *xecutivo no c*ntexto do *ue Abran*hes </line>
<line> (201*) *aracterizou co*o pr*sidencial*smo de coalizão. </line>
<line> A*guns estudo* (Faria; **22; Menezes, Sacramento, Raupp, Santos; 2021; Oliveira, </line>
</par>
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<line> Ferr**ra, 20*7) tê* </line>
<line> des*ertado </line>
<line> a necessidade de uma m*dança *e paradigma da peça </line>
</par>
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<line> orçamentária, no *ent*do </line>
<line> *e bu*car *tender a*s direitos dos ci**dãos * </line>
<line> **o apena* </line>
<line> ser </line>
</par>
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<line> utilizad* *om* um instrume*to </line>
<line> de rearra*jo político. O ca*inho é longo, mas </line>
<line> * </line>
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<line> imprescin*ível *sta discussão, *ara que se *ens* em mecanism*s de transp*rência e contro*e, </line>
<line> visand* for*alecer a governança *ública *ra**le*ra. </line>
</par>
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<line> Send* as*im, este ensai* abo*da sobre o processo **cisório para elabor*çã* </line>
<line> do </line>
</par>
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<line> orçamento federal; o o*çamen*o secret*; o e*quema do orçam*nt* secreto, discutindo sobre a </line>
<line> sua o*igem, a* eme*d*s par**menta*e* e o* possíveis f**ios ao esquema. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er*sina PI, v. 20, n. 4, art. 1, p. 3-2*, a*r. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.**/r*v*sta </line>
</par>
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<line> E. A. Sil**, J. E. Sil*a Júnior, L. J. Fer*ei*a, L. M. P. Rib*iro </line>
<line> 6 </line>
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<line> 2 REFE*ENCI*L TEÓRICO </line>
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<line> 2.1 O processo decisório para a elaboração do o*ça*ento *edera* </line>
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<line> A *reparaç*o d* orçamento do Gove*no Fede**l, segundo a Const*t*ição F*deral (CF) </line>
<line> de 19*8, no seu art. *65, se i*icia com * apresentação de t*ês i*s*ru*entos: o Plan* P*urianua* </line>
<line> (PPA), a Lei de Diretrize* Orçamentárias (LDO) e a Le* Or*ame*tá*ia Anual (LO*). No </line>
</par>
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<line> PPA são *pres*ntados os objetivos e *eta* serem executados, n* pe*íodo de qu*tr* anos, a </line>
<line> sendo que tal orçame*to se i*icia no segundo ano do mandato do no*o presidente i*d* at* o </line>
<line> 1º ano do mandat* do *eu sucess*r. P*steriormente, * LDO d**o**tra as metas e prioridades </line>
<line> p*ra o ano vindour*, levando em conta os recursos a s*re* poupado* por parte do Governo, </line>
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<line> aumento de d*spesas, *ran*ferênc**s de *ecursos *n*re agen*es *úbl*cos e priva*os, </line>
<line> assi* </line>
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<line> c*mo *egr*s e limitações pa*a gastos dos Pod*res da República e quanto à *l*ima *tapa, es*a </line>
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<line> tr*ta da *OA, na qua* é </line>
<line> aprese*t*do o planejamento para as receit*s e *e*pes*s do Governo </line>
</par>
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<line> Fed*ral, </line>
<line> cabendo a* Co*g*es*o Na*ion** av*liar e aju*tar * proposta elaborad* </line>
<line> pelo Poder </line>
</par>
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<line> Executivo. </line>
</par>
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<line> As**m, a elabor*ção do Orçamen*o Pú***co acaba *or *ir a ser de responsa*ilidad* do </line>
<line> Poder Ex*cut*vo, n*s s*as mais *ifer*ntes esferas. Com e*te objetivo, Ávila (20*2) pontu* </line>
</par>
<par>
<line> que o o*çamento serve como </line>
<line> in*trumento </line>
<line> para que Administr*ção Públi*a a </line>
<line> pos s a vi r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> exec*tar </line>
<line> as </line>
<line> suas di*ers*s </line>
<line> ob*iga*ões, enquan** Silva (2011) </line>
<line> obs*rva que sua elaboração d*z </line>
</par>
<par>
<line> respeito * *m me*anismo d* planejame*to *ue visa *presen*ar o que o Governo alm*ja para a </line>
</par>
<par>
<line> popula*ão, uma *e* *ue *erm*te de**esas e determina * arr**adação das receitas, para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> devida uti*ização, em prol da so*iedade. Cont*do, Silva (20*6) destaca que * O*çamento n*o </line>
</par>
<par>
<line> é me**mente *m* proje*ão </line>
<line> do que deverá ser exec*t*d*, *** sim u*a forma de </line>
<line> apresent*r </line>
</par>
<par>
<line> metas *e m*do que haja o devido *mpen*o *ara se alcançar os objeti*os *roposto*. </line>
</par>
<par>
<line> Qu**to a* planejamento e elabora*ão do *r*amento federal, proce*so dec*sóri* o </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> setor pú*l*co **rese*ta p*culiaridades, por </line>
<line> se tratar de uma </line>
<line> ques*ão qu* leva em conta </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> própr*a ótica públic*. *s r*sultados espe*ados passam a te* uma maior relevância, dado q*e o </line>
<line> se* *feito acaba por afetar a soci*d*de t*ndo um* relevância notadament* maior. Con*udo, ao </line>
<line> se observar, a**da, a formaç*o deste processo, cabe destacar o pape* da política fiscal adotad* </line>
<line> pelo Governo Federal, po*s não há como dissociar *ua res*onsabilidad* n* u** *orr*to d*s </line>
</par>
<par>
<line> recurs*s bem como as expectativas </line>
<line> do seu retorno para a so*ie*ade. Ao se </line>
<line> referir ao </line>
</par>
<par>
<line> orç*me*to público, tanto para as admi**straçõ** **b*icas d*r*ta e *ndireta </line>
<line> dos P**eres </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Un*ão, assi* como pa*a o* Estados, Distr*to Federal e Municípios *stes d*ve*ão obedecer </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres*n*, v. 20, n. 4, *rt. 1, p. 3-20, abr. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> A Atuação d* Pode* Legi*lativ* na D*cisão da Alo*ação dos *ec*rsos Públicos </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> dete*minados princípios, send* ele*: *egalidade, i*pes*oali*ad*, m*r*lid*d*, publicidade </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> eficiência. </line>
</par>
<par>
<line> L**ando e* con**, ainda, que no *eu </line>
<line> proces*o de elaboração, *s suas r*ceita* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> despesas </line>
<line> deverão ser disc*i**nadas, com *istas * sua melh*r </line>
<line> alo*a*ão, objetivando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvi*en** *conômico do país. Tor*es (2014) destaca, embo*a *al aloca*ão deva *er </line>
<line> efi*i**te, *ue se dev* levar e* conta determ*nado* **ocedim*ntos e juízos, a come*ar: pela </line>
</par>
<par>
<line> q*estão </line>
<line> legislat*va, ond* </line>
<line> s* *onsidera as devi*as aut*r*zações </line>
<line> de gasto*, limita*do assim o* </line>
</par>
<par>
<line> dispêndios do Pod*r </line>
<line> Público; a questão </line>
<line> de plane*amento, </line>
<line> que leva </line>
<line> em conta os p*ojetos ora </line>
</par>
<par>
<line> plan*jados; a *ranspa*ênc*a, permitindo o *ivre *c*sso às in*ormações por parte da *o*iedade; </line>
<line> * ques*ão *a efetividade de *ireitos e liberdad*s fund*mentais, *m q*e as receitas a serem </line>
<line> ob*idas vis*m pro*i*iar um au*ento n* con*ição pessoal do cidadã* e, *or *ltimo, o co*trol*, </line>
</par>
<par>
<line> uma ve* que o orçamento público t*m s*bre sua tute*a * Cong*esso Na*io*al q*e observa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sua devi*a alocação, dentre *utras prerrog*tivas nesta ques*ão. </line>
</par>
<par>
<line> A questão, qu*n*o ao processo de *omada de dec*são *a alocação *e rec**sos, este </line>
<line> passa a ser relev*nte, uma vez *ue seu **pact* será sentido p*los agentes en*olvidos nele. No </line>
</par>
<par>
<line> caso, Milhomem (201*) sinaliza </line>
<line> que ta* processo </line>
<line> leva em conta a necessidade de optar **r </line>
</par>
<par>
<line> um* *eterminada decisão, de *od* *ue ao *e escolher uma em detrimento de outra, </line>
</par>
<par>
<line> ocasionará numa renúncia </line>
<line> de um* de*i*ão, d* modo </line>
<line> que haver* r*scos e opo*tun*dades </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> serem vislumbradas. Porém, *m se tratando do poder público, *al pro*e*s* decisório *as*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ser coletivo, já q*e leva em con** diverso* s*tores da so*ieda**. Assim, a gama de inter*s*es </line>
<line> envolvidos é enorme, po*s há *iversas demandas em jogo, d* modo *ue alca*çar o in*eresse </line>
<line> público leva a um embate entre diferentes grupos já constituí*os que buscam obter *espald*s </line>
<line> p*ra ate*d** ao* seu* anseios. </line>
</par>
<par>
<line> Com base, ainda, no </line>
<line> process* </line>
<line> de pl*nejamento, *m si, * no *a*o específico, do </line>
</par>
<par>
<line> orçamento, Er*smo *t *l. (2*19) as**na*am este deve s*r com**eendid* como </line>
<line> um p*oc*sso </line>
</par>
<par>
<line> qu* leva em </line>
<line> conta a </line>
<line> reflexã* a**es da sua execuçã*, por*m deve ser f*ita de uma forma </line>
</par>
<par>
<line> elaborad*, or*en*da, seguindo procedime*tos e norm*s que visem *etectar os pontos fortes e </line>
<line> frac*s des*e feit*, par* posteriorme**e propor *çõe* concretas pel*s gestores à açã*, visando </line>
<line> alca*çarem o* resulta**s esperad*s. Assim, na confecção *o orç*me*t* deve*á s*r dada maior </line>
<line> ênfas* na form* *e se d*stacar ** receitas e as de*pe*as, a *er*m apr*sen*ada*. Em relaçã* às </line>
</par>
<par>
<line> r*ceitas (impost*s, ta*as, </line>
<line> contribuiç*es </line>
<line> *tc.) torna-se nece*sário def*nir as suas re*p*ctivas </line>
</par>
<par>
<line> fontes, *rigem dos mesmos. Qu*nto às *espesas, deve-se *bservar o direciona**nto efi*ient* </line>
</par>
<par>
<line> *os gastos, s*ndo q*e ne*te con*exto a </line>
<line> ques*ão d* rel*vância política da </line>
<line> t*m*da </line>
<line> d* dec**ão </line>
</par>
<par>
<line> de*er* ser *evada em co*ta. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T**esina *I, v. 20, n. 4, art. 1, *. 3-20, ab*. 2023 </line>
<line> *w**.fsanet.com.br/rev***a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. A. S*lva, J. E. Sil** Júnior, L. J. F*rreira, L. M. P. Ribeiro </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> De mod* qu*, b*sicame*t*, * processo *rçamentá*io é elabor*do e </line>
<line> planejado pelo </line>
</par>
<par>
<line> Poder Exe*utivo, *endo que c**e ao Po*er *egislativo apreci*r e di*cuti* o que foi prop*st* e </line>
<line> futuramente sua *provação, acompan**ndo e controlando s*a execuç*o. Cont*do, deve-se </line>
<line> *estacar que, emb*ra o Poder Execu**vo tenha a resp*nsab*l**ade *e *o**ali*ar o ***amento, </line>
</par>
<par>
<line> segundo B*ldo (2018), </line>
<line> o Poder Legisla**vo </line>
<line> e o Judiciári* também parti*ipam dest* </line>
</par>
<par>
<line> elabor*ção. No caso, o *egislativo pode intervi* na sua elabor**ão e execução, via supre*são </line>
<line> de gastos ou emendas p*rla**ntares. *uanto ao Judiciário, *á a questão da judiciali*ação das </line>
<line> políti*as p*blicas *isadas, que tamb*m **de acarreta* em intervenção. Assim, * participação </line>
<line> destes poderes insere no orçament* a *uestão econômi*a e legal a ser **s*rv*da no **ocesso. </line>
<line> Santos e Gaspa*in* (2013), ao analisarem o Orçam*nto P*blico, obser*aram, ta*b*m, </line>
<line> a questão da relação entre os *od*res, no caso, o E*ec*t*vo e Legis*ativo, de modo * *rover * </line>
<line> *e*ida estabili*ade. Para tal, foi criado um *o*jun*o de fr**os e medidas. No caso, a CF 88 </line>
<line> desta*a qu* o Pode* Exec*tivo, e**e*ificamente, dá início à confecção do or*a*ento, assi* </line>
<line> como a *o*sibilid*d* de aprese*tar futuros *etos quan*o necessá*io. Enquanto o Poder </line>
</par>
<par>
<line> Le*isl****o pode vi* a aprová-lo co*tro*á-l*. No caso, a atribuição d* ambos ** Poderes e </line>
</par>
<par>
<line> geraria uma interd*pendência, </line>
<line> contudo se obs**va </line>
<line> uma c*ntrové**i*, n* </line>
<line> que </line>
<line> diz respe*to ao </line>
</par>
<par>
<line> car*ter do *r*am*n*o ser imp**itivo, o que para *ra*a (2013) oc*rre quando </line>
<line> o Poder </line>
</par>
<par>
<line> Executivo *e </line>
<line> vê </line>
<line> *briga*o * ex*cutar as emendas *r*amentária* individuais * *oletiv*s </line>
</par>
<par>
<line> indica*** pelos parlam*n**res. </line>
<line> **nez*s e Pederiva (2015) *bs*rvam um fort*lecimento do L*gislativo e um </line>
</par>
<par>
<line> enfraqueci**nto do E*e*uti*o, j* que </line>
<line> não se sustentaria mais c*mo </line>
<line> um </line>
<line> instrumento de </line>
</par>
<par>
<line> persuasão p*r* angariar *poio </line>
<line> polít*co, quando </line>
<line> nece*sário. Com es** cenário, ocorre * que </line>
</par>
<par>
<line> Abranches (19*8) c*ta co*o </line>
<line> uma estrutura denominada pr*s*dencialismo de coalizão, uma </line>
</par>
<par>
<line> nova figu*ação, e* que o Poder Exe*u**vo se coaduna c*m d*verso* *a*tidos, vis*ndo ter u*a </line>
</par>
<par>
<line> ampla mai*ria no C**gre*s* </line>
<line> para aprovar *eus *ro*etos. De modo que o Po**r Executivo </line>
</par>
<par>
<line> aprov* seus projetos, en*uanto o Legis*ativo a*en*e a suas </line>
<line> base*. Tal f*guração, ao mesmo </line>
</par>
<par>
<line> *em*o que permite uma certa gover*abilid*de ao promover diversos tipos de barganhas, po* </line>
</par>
<par>
<line> su* ve*, este comportamento pode vir a </line>
<line> comprometer * efetivida*e das aç**s públicas. Tal </line>
</par>
<par>
<line> feito levou </line>
<line> *m c*nta </line>
<line> uma utiliz*ç*o </line>
<line> des*nf*eada de Em*ndas Co*stitucionai*, n* caso </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ins**tuiç*o das emend*s parlamen*a*es ind*vid*ais, de bancada e p*steriorme*te com o devi*o </line>
<line> de*taque as emendas do relator - RP9. </line>
<line> Conforme *á ap*esentado no Portal Gov.br (2022), o orçamento de*e, assim, pr*m*r </line>
</par>
<par>
<line> pela le*a*idade, cu*os valores de*erão ser ob**rvados a*r*vés </line>
<line> d* projetos de L*i Ordinária </line>
</par>
<par>
<line> a*resenta*os pelo Poder Executivo e re*erendados pelo Co*gre*so *acional, de modo que </line>
<line> R*v. FSA, Te*es*na, *. 20, *. 4, art. 1, p. 3-20, abr. 2023 www4.fsan*t.*om.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Atuação do Poder Legi*lat*vo n* D*cisão da Aloc*çã* dos Recu*sos Púb**cos </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> qua*q*er gasto dev*rá ter a devida autori**ção. Contudo, *ada a criação d* algum*s in*vações </line>
</par>
<par>
<line> referentes à propo*i*ão de e*end*s parlamentar*s, </line>
<line> qu* até então era *ermit**a de*t** </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> det*rmi*a*as no*mas, o que se observ*u foi u* </line>
<line> novo </line>
<line> padrão processual em que passou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> exist*r a po*si*ilidade de apre*entaçã* de emen*as d* cu*ho individual ou de b*ncada. *aí a </line>
</par>
<par>
<line> publicação do Decreto nº 93.872/1986, *ermitindo a </line>
<line> alocação de recurs*s, par* *asos </line>
</par>
<par>
<line> específicos, fugindo assi* do caráter processual e podendo ter caráter sigilo*o. Por exemplo, </line>
</par>
<par>
<line> o *uprim*nto *e fun**s é *ma d** maneira* existent*s </line>
<line> para se </line>
<line> efetivar o caráter sigiloso </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> despesa pública, p*r se tratar de ** regi*e de exceção, um* vez que segue os devidos </line>
</par>
<par>
<line> trâmites *egais. **rém, se obse*vou q*e não h**ia um* forma concreta de s* </line>
<line> determinar s* </line>
</par>
<par>
<line> uma despesa apresentava cará*** </line>
<line> sigiloso, ta* *ue eram aprovadas como des*e*as com*ns. </line>
</par>
<par>
<line> Haven*o a*sim a necessidade de tal *lassificação, isto é, a de caráter s*giloso. De *odo q** </line>
<line> foi observada a *nexistência de um item orçament*rio para o l*nçamento de despes*s sigilosas </line>
<line> de a*gu**s unidades ges*oras. Esse mesmo órgão *eu a su*estã* de se c*iar um item </line>
<line> específico d* c*assificação orçamen*ária para gastos sigilosos, se*do *orroborada *elo </line>
<line> Con*resso Nacional ao ap*ov** o Orçamen*o G*ral da Uniã* (OGU). </line>
<line> 3 R*SULTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.1 O*ç*me*to sec*et* </line>
<line> De fato, exis*e o que se denomina **çam*n*o secreto, o*de s*o apresenta*os gastos </line>
<line> considerad*s si*ilosos. Para i*so, foi *r*zido à tona um questio*ame*to quanto a sua </line>
<line> regulamentaçã* em qu* tr*te do ace*so a tais inf*rmações. Para t*l, f*i de*erminado n* in*i*o </line>
<line> XXX*II, do art. 5º, no inciso II do §3º d* ar*. 37 e *o §2º d* a*t. 216 da *F 88, o que aca*ou </line>
</par>
<par>
<line> por ins*ituir a L*i </line>
<line> *e Acesso à I**ormação (LAI), em *ue são apresentado* determina*os </line>
</par>
<par>
<line> m**anismos a serem observad*s e segui**s pela Uni*o, *st*dos, Dis*r*to F*deral </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Municíp*os. Dessa forma, com o advento da LAI, fora* est*belecidas regras para ** *er </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *evid* </line>
<line> acesso a tais in*o*ma*ões. Mesmo assim, </line>
<line> cabe salientar a existência, a*n*a, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> restrições às informaç*es quando cl*ssif*cad*s como ultrassecretas, se*retas * rese*vadas. No </line>
<line> *aso, a L*I determin* que **a inf*rmação *i*il*s* é aque*a que *empo*ariamente não está à </line>
<line> di**osiçã* d* público, tend* em vista * questão, por *xemplo, da s*gurança nacional. </line>
<line> Uma vez e*aborad* tal *rçament* por pa*te *o Estado, c*be ressaltar a r*levância do </line>
<line> que seria *onsi*erado e*pecificamente *rçamento secreto. No caso, *RASIL (2**7) tra*a de </line>
<line> *espesas de carát** sigiloso que visam ações perpe*radas *e*o Estado que necessitam ** uma </line>
</par>
<par>
<line> classifi*ação </line>
<line> de segredo de Estado ou governamental, *ma vez </line>
<line> que e**olve recursos *ue </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, Teresina PI, *. 20, n. 4, art. 1, p. 3-20, *b*. 20*3 </line>
<line> w**4.f*anet.*om.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. A. S*lva, J. *. *ilva Júni*r, *. J. F*rreira, L. M. P. Rib*ir* </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> t*atam de </line>
<line> ações *igilosas administradas *or Agências *e Inte*igência. Par* M*llo (200*), </line>
</par>
<par>
<line> embora tal termo s*c*eto carregue </line>
<line> por si s* a *deia de *lgo ocult*, não trans*aren**, por*m, </line>
</par>
<par>
<line> i*dep*n**ntemente de </line>
<line> tal co*cepção, o fato é que *or se tratar d* recurs*s públicos **verá, </line>
</par>
<par>
<line> por sua vez, haver o res*ecti*o con*role d* sua u*ilização. Este será *x*cutado pelo T**bunal </line>
</par>
<par>
<line> de Co*ta* da União (TCU), p*rém *m* </line>
<line> vez **e tais *nformações, assim como seus gast*s, </line>
</par>
<par>
<line> requerem o d*vido s*g*e*o, passa a existi* tod* *m c*ráter sigiloso nas sessões que d*liberam </line>
<line> sobre o a*sunto, mantendo **sim a c*nfidencial*da*e. Destacando q*e, ind*penden*emente do </line>
<line> propós*to *e tais contas, e*tas p**em s*r, segund* a Instruç*o Nor**tiv* TCU nº 57/2008, </line>
<line> co*sideradas reg**ares, sendo *ua apresentação de forma legí*ima co* os *evid*s </line>
<line> esclarec*men*os dos atos. O*, no caso, irre*ulares em que são a*resenta*as det*rm**adas </line>
</par>
<par>
<line> omissões, il*ga**dade* de diversas </line>
<line> or**ns que causem *rejuízo </line>
<line> ao erário púb*ico </line>
<line> e </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> providê*cias a serem *omadas no *aso espec*fico do desc*mpri*en*o. </line>
<line> 3.2 E*quema d* orç**ent* s*cr*to </line>
<line> Confor*e ap*esentado ant*riormente, o conceito de orçamento secre*o pas*a ao largo </line>
<line> do que se denomina o e*que** *o orçamento s*creto, veiculado pela imprensa. Tal esquema </line>
<line> já apresenta um h*stórico, emb*ra nu*a out*a *or*a. Cabe destaca* que, segund* Praça </line>
<line> (**11), no t*cante *o pro*esso orçamentário, são obs*rvad*s quatro **errogativas que pode* </line>
</par>
<par>
<line> perm*tir a exist*nc*a de </line>
<line> corrupção neste p*ocesso. Enten*end*-se co*o corrupção, segun*o </line>
</par>
<par>
<line> *ortini e Motta (2016), a c*rrup*ão trata de u* ato </line>
<line> que decor** do abuso de poder político </line>
</par>
<par>
<line> **san*o benefíci*s pr*vados. Ta* questão po*e ser observad*, l*vando e* co*ta as seguinte* </line>
</par>
<par>
<line> sit*aç*e*: a p*imeira oco*re quando * po*er </line>
<line> L*gisla*iv* t*m a legitimidade para propor </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> incorp*ra* *ova* d*spesas em relaçã* à propost* orçame*tária enviada pelo poder Executivo. </line>
</par>
<par>
<line> A segund* </line>
<line> diz que os orçament*s são analisados p*r apenas </line>
<line> um* c*sa l*g*slativa, de modo </line>
</par>
<par>
<line> **e pe*mi*e um* maior vulner*bil*dade de **rrupçã*, *m* vez que se fosse analisado por </line>
</par>
<par>
<line> duas das casas, </line>
<line> minimiz**ia tal poss*bili*ade. A te*ceira é que </line>
<line> dad* a existên*ia *e </line>
<line> vá**as </line>
</par>
<par>
<line> comis*ões </line>
<line> orça**ntárias setoriais e não have*do uma </line>
<line> comissão </line>
<line> fi*al que referende </line>
<line> os </line>
<line> a*os, </line>
</par>
<par>
<line> e*s*s se torn*m mais </line>
<line> propícios à corrupção e * *u*rta, e </line>
<line> ú*tima, **ata da exi*tênc*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comissões a***no*as que t*m a*tonom*a para incluir *ovas **spesas s*m que o plenári* se </line>
</par>
<par>
<line> p**nun*i*, de m*do que oferece mais </line>
<line> possibilidad*s de *or*up*ão, vist* *u* *ã* há </line>
</par>
<par>
<line> possibilidad* de se aprovar ou r*j***a* n*vas des*esas. Co* o devido destaque q*e, a partir de </line>
</par>
<par>
<line> 1*88, *s mudanças promovidas no proces*o orçamentário </line>
<line> leva*am </line>
<line> a alguns caso* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> co*rupção. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 20, n. 4, ar*. 1, p. 3-20, abr. 20*3 </line>
<line> www4.*sanet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Atua*ã* do Po*er L*gislativo ** D*cisão da Alo*ação dos Re*urs*s *úb*icos </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> Em **lação a *scândal*s n*sta seara, Pra*a (2011) sa*ien*a qu* o mais em*lemático foi </line>
</par>
<par>
<line> o denominad* esquema do* "anões do orça*en*o". Em que *e tratava de um *rupo </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> polít*co* qu*, nos id*s de 1989 * *993, cont*olava o proc*sso orçamentário no Bra*il, * partir </line>
<line> d* Comis*ão Mis*a de *rçamento, *ene*iciando ag*nte* esta*a*s qu* m**ti*ham r*l**ões *om </line>
<line> emprei**ir*s, na época. No caso, o re*a*or geral ** orçam*nto er* *bordado por parlame*tares </line>
</par>
<par>
<line> que v*savam à </line>
<line> apr*vação de determ*nad** emendas orçamentárias de interess*s </line>
<line> d* </line>
<line> *rupo. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, segu*do Kri*ger e Bon*ssa (1994), rel*tor do orçamento passou a **r * poder de o </line>
<line> *ncluir diver*os tipos de des*esas e *inda o poder de aumen*ar dota*õ*s já *revistas, de modo </line>
<line> que fac*lit*u em m*ito os at*s de c*rru*ção. C*ntudo, vale desta*ar a possibili*ade d* haver </line>
<line> exceçõ*s * est* situação, poi* mu*tas vezes pode v*r a oco**e* *evido a se atender a *emandas </line>
<line> de parlam*ntar*s que *ão obtiveram sucesso n*s sua* solicitações, tanto in*ividualmente, </line>
<line> co*o *e forma col*tiv* e não n*ces*ariamen*e atos env*ltos em corrupção. </line>
<line> *isando reverter esse pr*cess*, segundo ainda os *utores, foi sugerido *ue o relator </line>
<line> *e*al some*te co*solidas*e as pr*postas dos re*atores *etoriai* e fizesse os ajust*s ora </line>
<line> *ecess*rios, sendo proib*do qualquer in**usão a respeito de *ovo dispêndio. Tal suge*tão f*i </line>
<line> au*orizada pela Resolução 2/1995, estabelecendo, formalmente, que o re*ator so*ente pod*r* </line>
<line> apresentar emendas qua*do *or para *orrigi* omiss*e*; refaze* *otações que p*rventura *o*am </line>
<line> cance*adas, com ressa*va que não pode haver al**ra*ão *os valores est**ulados em funç*o de </line>
<line> alg*m pa*ecer pr*liminar. Destacando a pro*biç*o par* q*alqu*r *ut*o tipo de altera*ão que </line>
<line> implique em inclus** ou *créscimo* de nov*s di*pêndios, de mod* que re*ultou n*ma p*rda </line>
<line> d* autonomia p*r p*rte do rel*to*. </line>
<line> Esse esq*ema acab*u por p*rve*ter toda coe*ênc*a de a*o*ação de recursos com vistas </line>
<line> à po*ítica pública, muitas *eze* não apresenta*do o mínimo ou quase nenhum *ri*ério técnico </line>
</par>
<par>
<line> para o en*io dos recursos, mas *implesmente visa*d* a atender int*re*ses eleitore*ro* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> paroquiais. </line>
</par>
<par>
<line> *i*ur* 1 - Es*u**a d* orçame*to se*reto </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos au*or*s. </line>
<line> 3.3 Orige* </line>
<line> Pa*a analisar a origem ** *s**ema d* o*çament* se*reto, i*icia*mente é preci** le*ar </line>
</par>
<par>
<line> ** co*ta o que, </line>
<line> já cit*do po* Ab*anche* (1988), foi denominado *e preside*cialismo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 4, art. 1, p. *-20, a*r. 20*3 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. A. Silva, J. E. *ilva Júnior, L. J. Ferreira, L. M. P. Ribe*ro </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> *o*lizão, </line>
<line> onde o *rasil, n* caso, p*r ser *ma democra**a, com diversos partid*s políticos, </line>
</par>
<par>
<line> co* seus dev*dos representante*, acaba por </line>
<line> existir a necessid*de de que * P*d*r Executiv* </line>
</par>
<par>
<line> con*e com * apoio do pod*r Legisla*i*o para a aprovação *os seus proje*os. Tal *ecessidade, </line>
<line> seg*ndo o a*to*, f*z s*rgi* *s **alizões partid*rias. Contudo, pa*a a form*ção de ta* c**lizão </line>
</par>
<par>
<line> entre os partidos, s*gundo Domingos e Aquino (*020), Po*er *xecutivo se utiliza da o </line>
<line> liberação de recursos orçamentá*i*s, visando *ten*er à* emend*s *ar*amenta*es, assim como </line>
<line> também car*os e* comi**ão. Contudo, * Pode* Leg*sla*ivo, também, tem *nteresse em tal </line>
<line> pro*e*imento, visto que os parlame*tares visam *ngariar *u**os par* aten*er às demandas de </line>
<line> su*s bas**. Para Cun** *t al. (2012) e Ga*cia (*013), tal proc*dimento se denomin* porks </line>
<line> barrel politics, em *ue basicamente tra*a *a distribuição de recurs*s, via emendas, pa*a os </line>
<line> p*rla*entare* para atender às *uas bases eleitorais. </line>
</par>
<par>
<line> Segu**o, *i*d*, Andrade et a*. (2022), * **rmaç*o da gove*nabili*ade oc*rre </line>
<line> v* a </line>
</par>
<par>
<line> pre*n*him*nto *e espaços dentro do governo, com aqu**es partidos que reconheç** </line>
<line> proximidades ideológicas, apoiando assim futuramente o P*d*r Ex*cutivo nas suas demandas. </line>
</par>
<par>
<line> C ont *do, o </line>
<line> que se ob*ervo* foi um* mu**nça de p*radigma *nde *al a*ocação </line>
<line> de </line>
<line> "c*rg*s" </line>
</par>
<par>
<line> passou a serv** de barganha ent*e os seus aliados, um balcão de neg*cios. Cont*do, isto não </line>
</par>
<par>
<line> exime de exi*tir u*a ***or transparência, n*s tomada* de </line>
<line> decis*o, o que já e*tá *revisto *a </line>
</par>
<par>
<line> C F 8*. </line>
</par>
<par>
<line> Dada uma políti*a de maior transparênci* estip*lada pe*a C* 88, *e obse*vou q*e ao </line>
<line> lo*go do tempo algun* percalços *o*am surgindo. Para Te**eira et al. (2021), por exemplo, no </line>
<line> caso esp**ífi*o da PEC 23/2*21, **nominada PEC *os prec**órios, se determinou que fo*s* </line>
</par>
<par>
<line> *onstituí*o um fundo *om </line>
<line> ativos d* U*ião juntamente com o parcelamento de p*rte das </line>
</par>
<par>
<line> dívidas. É fato que *al PE* acaba po* **sfar*ar o teto </line>
<line> dos gastos, uma vez qu* não es*á </line>
</par>
<par>
<line> explicitamente dentro do Orçamen*o, podendo vir </line>
<line> a </line>
<line> ser car*cteriza** um "orçamento </line>
</par>
<par>
<line> parale*o", dado que n*o o*servou os preceitos legais constituí*o*. *ontudo, o *ue mais </line>
<line> *a**cte*iza tais ma*obra* orçamentárias está apresen*ado em ou*ro **po *e situ*ção, esta trata </line>
<line> das emendas pa*lamentare*. *a p*ática, ex*stem quatro mo*alida*es *e emendas: * i*dividual, </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> d* b*ncada, a </line>
<line> de c*missão e a </line>
<line> do relator. No **so e*pecífico do esquema de o*ça*ento </line>
</par>
<par>
<line> secre**, o *lti** t*po, a e*end* do rel*t*r, apresentou maior des*aque. Isso s* dá i*i*ialmente </line>
</par>
<par>
<line> *om a e*colha do rel*tor-geral *o Orçamento, *od*ndo ser ele um deputado </line>
<line> ou se*ador, </line>
</par>
<par>
<line> esp**ificamente ne*t* caso a alocação dos rec*rsos e o n**e do parlamenta* não são públicos, </line>
<line> de modo que tal pro*esso não a*resen** a devida *ranspa*ênci* r**uerida pela legi*laçã* </line>
<line> vig*nte. </line>
<line> *ev. FSA, Teres*n*, v. *0, n. 4, art. 1, p. 3-20, abr. 20*3 www4.**a*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Atuação do Poder Legislativo na D*cisão da Al*caç*o dos Recursos P*b*ico* </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> 3.* E*endas *arlamentares </line>
</par>
<par>
<line> As emendas p*rlamentares fazem parte do sis*ema or*amentári* e* *i. *ra*a *o *odo </line>
<line> pelo qual os parlame**are* conse*uem infl*enciar os v*lores d*s recu*sos a serem alo*ados de </line>
</par>
<par>
<line> acordo com as suas *ecessid*des. Pa*a Bassi (2022), atual*ente, as emend*s </line>
<line> pode* s*r </line>
</par>
<par>
<line> comp*een***as da seguinte *orma: as emen*as imposit*vas ou de execução ob*igatóri*, neste </line>
</par>
<par>
<line> ca*o estão as emendas *ndividuais e de bancada, *ue l*vam em </line>
<line> conta o* valo*es fixado* de </line>
</par>
<par>
<line> *od* a g*rantir uma equidade na dist*ibuiçã* destes. Seg*ndo Greg*ianin e Silv* (2015), </line>
<line> estas e*endas dizem respeito a *emandas que vis*m ate*der a deter*inados locai* e públ*co, </line>
</par>
<par>
<line> po*endo ser pr**ostas *o orçament* pelo par*am**tar ind*vidualm*nte. Seu </line>
<line> ob*etivo era de </line>
</par>
<par>
<line> for**cer recursos, com vis**s ao que havia sido solicitado em *poca *e campa*ha, sendo *ue </line>
</par>
<par>
<line> tais *me**as mui*as vezes eram *s *ri*ei**s a serem contingenci*da* dado que *ão </line>
<line> havia </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> impositi*idade em r*lação a elas. Porém, dada a aprovação da EC 86/*015, esta* *assaram a </line>
</par>
<par>
<line> ter uma </line>
<line> p*rc*la </line>
<line> obrigat*ria dent*o do orç*ment*, no </line>
<line> valor de </line>
<line> 1,2% da *ece**a Cor*ent* </line>
</par>
<par>
<line> Lí*uida (**L) prevista </line>
<line> no PLOA. Qua**o </line>
<line> às emendas </line>
<line> de bancada, *stas são f*itas **r um </line>
</par>
<par>
<line> g*upo de p**lam*ntares (estadual, regional), **e </line>
<line> visam ao mesmo o*jet*vo d*s em*ndas </line>
</par>
<par>
<line> individuais, sendo definidas p*lo mesmo cr**ério. As emen*as par**me*ta*** de bancada *ão </line>
</par>
<par>
<line> e*endas coletivas (fe*t*s por </line>
<line> um grupo de parl**ent*res), </line>
<line> e**borad*s pelas *a*cadas </line>
</par>
<par>
<line> estaduais ou regiona**. De a*ordo com a EC 100/2019, a partir de 202*, * mo*ta*te glo*al da* </line>
</par>
<par>
<line> e*en**s parlame*ta*es d* banca*a d*ve ser def*n*do pel* mesm* critério </line>
<line> do mo**ante das </line>
</par>
<par>
<line> e*endas indi*iduais, qua* seja, o valor d*stinad* às emendas </line>
<line> no a*o a*ter*or corrigido pelo </line>
</par>
<par>
<line> índi*e oficial de **flação. </line>
</par>
<par>
<line> No caso *** emendas autorizat*vas ou de *xecução não ob**gatórias, *a*a *a*si </line>
</par>
<par>
<line> (2022), *s*as trat*m *e emen*as da* comissões e do rel*tor **ral. Se*undo o </line>
<line> autor, t*is </line>
</par>
<par>
<line> emendas não possuem limite *e aprovação, bem </line>
<line> como as </line>
<line> d*vi*as dotações no orçam*nto. </line>
</par>
<par>
<line> Ress**tand*, *inda, que não s* observa u*a fo*ma igua*itária na alo*açã* dos r**u*sos e nem </line>
</par>
<par>
<line> *ma e*peci*icação quanto * sua finalidade. A primeira sã* eme*das e*aborad*s </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> parlament*res </line>
<line> das co*issõe*, sendo elas: *omissões t**ni*a* perm*nentes, da *â*ara * do </line>
</par>
<par>
<line> Se*ado Fede*a*, pelas *omi*sões permanentes mist*s </line>
<line> (compos*as por membros da Câ*ara </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> do Se*a*o), e das Mesas Dire**ras *as d*as casas. E, p*r úl*imo, as *mendas do relato*. Para </line>
<line> Greggianin e Silva (2015), es*as são elaboradas *elo Relator Geral, podendo ser um Deputado </line>
</par>
<par>
<line> (a) ou Sen*dor (a) *ue tenh* a função de ap*es*ntar o </line>
<line> parecer fina* do orç*mento de um </line>
</par>
<par>
<line> determinad* </line>
<line> *no. Ca*e ao relator obs*rvar a correçã* d* erros, d*s mais diversas or*ens, </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, *. 20, n. 4, ar*. 1, p. 3-20, abr. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. A. Silva, *. *. *ilva Júni*r, L. J. *erreira, L. M. P. *ibeiro </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> reavaliar *s **tações *ancel**as, visan*o composi*ão do **nta*te origin*l a**esentado </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cuidar das *essa*vas dos pareceres apr*sentado*. </line>
</par>
<par>
<line> No caso *spe*ífico do esquema do o**am*nto secreto, segundo Pires (2021), este se </line>
<line> origina da questão das eme*das feitas pel* Relator-Geral do proje*o de lei orç*mentária anual, </line>
<line> *isa*do *omprar apoi* de parlamentares, via emenda, denominada RP-9. No *aso, a figura do </line>
<line> relator geral perpa**a por este ser u* *gen** qu* poderá *ir a alocar recur*os *o gov**no *om </line>
</par>
<par>
<line> vistas a*s pleito* </line>
<line> *os pa*lam*n*a*es. P*ré*, nesta *ue*t*o, cabe * destaque de Morau </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Galuppo (2021) d* que não fora* observ*dos os devid*s critéri*s legais e técnicos; a devida </line>
<line> f*lt* de critério pa*a a e*col*a *os **neficiá*io*; e, por últi*o, a falt* de mecan*smos que </line>
<line> perm*tissem d*termina* o*de os recurso* foram alocados. *or ess* *eito, foram *rotoco*adas </line>
<line> por diversos partido* p*l*ticos a *rguição d* Descumprimento de **ec*itos d* Le* (A*PF), </line>
</par>
<par>
<line> de se observar </line>
<line> *ue *s prec**tos </line>
<line> d* le*alidad*, moralidade, *ubl**idade da Administ*ação </line>
</par>
<par>
<line> Pública *ão es*ava* *endo cumpri*os. Assim, </line>
<line> *a*ic*mente fo* so*i*itada c*iação de *m a </line>
</par>
<par>
<line> marc* </line>
<line> que *ermiti*se que tal alocação de recursos fo*se c*ncedida em *unçã* de *r*térios, </line>
</par>
<par>
<line> *i*an*o ind*cador*s socioeconômicos daqueles beneficiados. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo, ainda, Ri*e*ro (202*), uma vez q*e foi permit*da a cria*ão </line>
<line> de algumas </line>
</par>
<par>
<line> inovações refer**tes eme*das a </line>
<line> pa*lamentare*, **e *té entã* eram permit*das, </line>
<line> de*ido </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> determin*das </line>
<line> norma* processuais, passou-s* a permiti* a *ossibilidade de se apres*ntar </line>
</par>
<par>
<line> emend*s de c*nho individual ou de banc*da, de *odo * pe*mitir que valores fossem alocados </line>
</par>
<par>
<line> de mane*ra livre **m a *evida transparê*cia pa*a diversos *estin*s *m que houvesse e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> in*eres*e políti*o por *art* de quem os aloc**a. Da*do *rig*m, assi*, ao te*mo *squ*ma do </line>
<line> *rçamento secreto. </line>
</par>
<par>
<line> Par* *artung et al. (2021), a </line>
<line> "eme*da </line>
<line> do r*lato*" passou a se* </line>
<line> *e suma re*evâ*c** </line>
</par>
<par>
<line> nest* esquema, u*a *e* *ue est* tem o **der *ara *lassificar </line>
<line> dete*minadas d*spesas *o*o </line>
</par>
<par>
<line> secre*as. O *utor des*a*a que nem tod** as emenda* a*re*ent*das envolvem corrupção, pois </line>
</par>
<par>
<line> *a*as *s d*versa* desigua*dad*s </line>
<line> existentes no p*ís, nas es*eras soc*ais e </line>
<line> econômi*as, mu*ta* </line>
</par>
<par>
<line> vezes os deputad*s se veem pression**os, p*r suas bases, a alocar recurs*s o**e são </line>
</par>
<par>
<line> *emandados. Embora havend* tal **tuação, </line>
<line> estas aloc*ções podem não se* </line>
<line> alocadas de um* </line>
</par>
<par>
<line> forma mais *ficie*te. Por **a vez, se ob*erva neste esqu*ma q*e o uso dos *ecu**os a**cados </line>
</par>
<par>
<line> apresenta d*as fina*ida*es. De um l*do, as d*m*ndas so****tadas pelas ba*es, o que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *onsi*e*ado alg* *atura* </line>
<line> no meio p*lítico e, por outro lado, </line>
<line> garantir ao govern*, Poder </line>
</par>
<par>
<line> E*ecu*iv*, *p*io </line>
<line> às suas mais dive*s*s pautas, servindo assim como </line>
<line> um tipo de moeda de </line>
</par>
<par>
<line> troca nesta relação. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te*e*i*a, v. 20, n. 4, **t. *, p. 3-20, abr. *02* </line>
<line> ww*4.*s*net.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Atuação do Poder Legislativo na Decisão d* Alocaç*o *os Recursos Públicos </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> *uadro 1 - Tipos *e Em**d*s </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> TIPO </line>
<line> S </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> I </line>
<line> mp*sit*va </line>
<line> Au </line>
<line> torizat**a </line>
</par>
<par>
<line> Ind*v*dual RP - 6 </line>
<line> Bancada **-7 </line>
<line> *o*issã* RP -8 </line>
<line> Relator RP - 9 </line>
</par>
<par>
<line> Fo*nece r*cursos para o *arl*mentar a*ender a* suas bases. </line>
<line> *ornece *ecursos *ara um grupo de parlamentares *ue te*ha interesse* e* *omum (e*tadual e regiona*). </line>
<line> Comissões in*icam recursos com vistas *s de*erminadas deman*as. </line>
<line> R*la*or elabo*a parecer final *o orçamen*o p*den*o corrigi* di*to*ções e reavaliar as doa*ões *olic*tadas. </line>
</par>
<par>
<line> F*n*e: elaborado pelos autores </line>
<line> *.5 Freios *o e*quem* </line>
<line> N* caso do esquema *o Orçamen*o Secreto, duas *uest*es deverão serem obs*rvadas </line>
<line> de form* a conter tal *squema. *rimeiramente, o p*óprio g*vern* abdicou *a t*mada *e </line>
<line> decisão em r***ção a alocaç*o de re*ursos o*çamentári*s. No segundo caso, per*itiu *ue ta** </line>
<line> recursos *osse* alocados visando apena* aos *nteresse* e*eitor*iro*, s*m a *ínima </line>
<line> *reocupação na su* e*etividade, deixan*o de la*o observar os resultado* esp*rado. Isto *ara </line>
<line> Si*va (2022) *ode ser vis*o como uma *orma de vi*bilizar os di*ersos interesses dos agent*s </line>
</par>
<par>
<line> públic*s p*ra atender às *uas demandas, l*vando </line>
<line> em conta seus redutos eleitorais e também </line>
</par>
<par>
<line> *erviu como uma garantia </line>
<line> ao *overno em se obter apoio p*lítico nos seus mais dive*sos </line>
</par>
<par>
<line> projetos. D* m*do que o dito *s**ema </line>
<line> orçamento secret* vem most*ar, segundo Ghosh </line>
</par>
<par>
<line> (*0*1), a e**stência *e al*umas fal*as que o governo ado*a em relação a* qu* é co**ide*a*o </line>
<line> *e***sas sigilosa*, *eixan*o *m vão a sua devi*a relev*ncia * perpassan*o, * so**e*ade, </line>
<line> como a*go escuso. *r*t*ndo e*peci*ic*mente, *o caso d* esqu**a, em *i, destacam-se as </line>
<line> di**c*ld**es de mensur*r a *fet**id**e das ações exec*tadas pelo se*o* pú*lico, *o c*so, c*m </line>
<line> a alocação de r*curs*s, via o*ç*m*nt*, visando aos *enefícios para a população. T*mbé* não </line>
</par>
<par>
<line> se observa*, </line>
<line> por v*zes, os ditames do mercado, </line>
<line> visand* uma al*cação de *ec*rsos mais </line>
</par>
<par>
<line> eficientes, p*r p*rte do serviço públi*o, sendo </line>
<line> que ta*s medidas são tomadas v*sando m*i*o </line>
</par>
<par>
<line> mais a questões de o*dem política, *o*o cit*do anteriorme*te. </line>
<line> Com e**as co*si*erações, s*rg* a que*t*o da *ra*sparência públ*c*, na **mada de </line>
<line> d**isã* *os agentes púb*icos. Rod*ig**s (2020) c*ta que *al con*eito não parece ser tão claro, </line>
<line> como se imagina, pois Hood (2010) o*se*va q** *ste se *efere a uma forma qu* l**a em c*n*a </line>
<line> *ue as de*isõ*s, inform*ções, de maneira geral, est*j*m *ai* evidentes *ara a sociedade. Com </line>
</par>
<par>
<line> o o**eti*o *e </line>
<line> ser *ais e*fático *esta q*estão e visando </line>
<line> apresenta* u* maior c*ntro*e nesta </line>
</par>
<par>
<line> rel*ção, *e te* com* sugestão a </line>
<line> ad*çã* do q*e se denom*na acco*nt*bility, que pod* ser </line>
</par>
<par>
<line> compreendi*o como uma for** </line>
<line> de um ente, no c*so público, de assumir, de se </line>
</par>
<par>
<line> responsabilizar pelas d**isões tomadas. Para Willems * Van D*or*n (2012), no c*so do setor </line>
<line> Rev. F*A, Teresina P*, v. 20, n. 4, art. 1, p. 3-*0, abr. 2023 www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. A. *ilva, *. E. Silva Júnior, L. J. Ferre*ra, L. M. P. Ribeiro </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> público, o *ove**o se vê na ob**gação de explicita* todas as sua* cond*tas j*nto à *ociedade. </line>
<line> Sen*o *o*rob*rad* pelo que Cendo* (2000) d*nomina de a*countabilit* horizo*tal, que trata </line>
<line> da *elaçã* *ntre o governo e os cidadão* *o q*e são at*nd*dos pe*o governo. De modo que a </line>
</par>
<par>
<line> *uestão da utilização do </line>
<line> *erm* </line>
<line> acco*ntabil*ty, </line>
<line> segundo Pinho e Sacram*nt* (2*2*), diz </line>
</par>
<par>
<line> respeito à prestação de contas, c*mpro*i*sos, resp*nsab*lidades das decisõe* tomada*, sendo </line>
<line> que isso leva a u*a *ov* *orma de s* administrar * coisa pública, po** passam a ser </line>
<line> respo**á*eis por suas decisões. </line>
<line> Junto a isso, exis*em, ainda, ou*ras formas de s* regular tal rel*çã*. No caso, a CF *8, </line>
<line> aprese*ta o ar*igo 37, § 16, *u* *ete*mina que os órgãos *úbl*cos deverão ava**ar as políticas </line>
<line> públicas, a*res***ando o *r*jeto avaliado e os r*sulta*os obs*rvados. O artigo 74, I e II, que </line>
</par>
<par>
<line> avalia o plano </line>
<line> plurianual e a execução dos pr**ramas e orçamento. *õ* também </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fi*edignidade dos *es*lta*os *bservados, l*vando em c*nta a efic*cia e a efic*ênci* da gestão </line>
</par>
<par>
<line> públi*a por último o e </line>
<line> artigo 165 § 10, onde a administ*aç*o pú*lica deve executa* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> or**men*o garantindo a *ntre*a dos bens e serv*ços pa*a a sociedade. Destarte, t**s con*roles </line>
<line> *assam a se* de su*a relev*ncia, ante ao que foi plan**ado e a* que deverá ser execu*ado. A </line>
<line> re*evân*ia das p*ioridades passa a ser primordial *este processo, de modo a *eva* uma m*ior </line>
</par>
<par>
<line> aferiç*o no ga*to público, para atend*r à </line>
<line> sociedade. Cab**do, a***m, ao Supremo Tribunal </line>
</par>
<par>
<line> Federal (STF) exe*cer sua prerro*ativa de </line>
<line> gu*rdiã* da Constituição e d*termina* em prol da </line>
</par>
<par>
<line> s*c*eda*e que *s devidos artigos *ej*m ora c*mpridos. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDERAÇ*ES FINA*S </line>
</par>
<par>
<line> A den*mi*ação e*quema do Orçame*t* Secre*o pode se* compr*endido como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> u*ilizaçã* *e re*ursos do Orçamento Fe*eral pelos parla*entares c** uma t*tal aus**cia *e </line>
</par>
<par>
<line> cl*reza na sua **ocação, *tilizaç** e reto*no par* * sociedad*, </line>
<line> isto é, um conj*nto de </line>
</par>
<par>
<line> ino*açõe*, *o caso emend*s *a*lame*tar*s, em que esses recur*os são dirigidos p*r deputados </line>
<line> com * finalidade de obtenção de apoio político a s*a* bases. </line>
<line> Este esquema apr*s*nta relações com histórias de corrup*ão ev*d**cia*a* n* pa*sa*o. </line>
<line> O *ostume para aumentar *e*ur*os de *mendas parlamentares retrocede aos f*mo*os "Anões </line>
</par>
<par>
<line> do Orçamento", um esquema da </line>
<line> *écada de ** que resultou ** abertura d* u*a Comis*ão </line>
</par>
<par>
<line> Parlame*tar </line>
<line> *e Inquérito - *PI </line>
<line> que re*ulto* *m cassaçõe* renún*ias de ma*dato* e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> parl*ment*res, além di*so, algun* *bdica*am ao mandat* antes *o *im das investigaçõe*. Os </line>
</par>
<par>
<line> *arlame*tares *estinam as </line>
<line> em*n*as sem a transpar**ci* d*vida so*re *a*a onde </line>
<line> vã* </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> recursos e o que </line>
<line> há d* ser feito com es**s, *end* *u* </line>
<line> ain*a não e*iste li**te em termos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 20, n. 4, a*t. 1, *. 3-20, abr. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A A*uação do Pod*r L*gis*ativo n* Decis*o da Alocação dos Recu*sos *úbl*cos </line>
<line> 17 </line>
</par>
<par>
<line> r*curs*, não ficand* clar* *s méto*os sobr* quant* um de*u*ado conse*ue *locar d* </line>
</par>
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<line> orçame*to. O </line>
<line> esquema do orçamento secreto pa*s* a s** a*vo </line>
<line> de c*íticas, *ois sinal*za </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> possibilidade concreta de levar a a*os de corrup*ã*, </line>
<line> d*vid* </line>
<line> à falta de *lanejam**to </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> transparência no uso do rec*rso públi*o. </line>
</par>
<par>
<line> A*sim, o que s* observou foi que s*a f*n*li*ade foi desv*rt**d*, sendo corrompi*a </line>
<line> com a uti*ização de *erba pública, haja v*s*a a total * *omp*eta ino*servâ*ci* d** prin*ípios </line>
<line> mínimos de fidedig**dad* à coisa pública. Por c*n*eg*inte, tal e*quema se mo*t*ou um </line>
</par>
<par>
<line> mecanismo de bargan*a entre *s Poderes Executivo e Legislativo, *ue foi *ermitido, uma o </line>
<line> vez que o u*o *rrô*eo da emenda do r*lator veio a propo*cionar ta* proced**ento em rela*ão </line>
<line> ao *rt*go 37 da Constit*ição Federal, que tr*t* sobre * publicidade e impessoa*idade. Merec* </line>
<line> o destaque que, em*o*a * utiliza**o de emendas *enha se tornado algo e*tigmatizado, *o ce*ne </line>
<line> da qu*stão, as e*endas par*ame*tar*s *ão são n*ga*ivas para * sociedade, de*de q*e sejam </line>
</par>
<par>
<line> usad*s </line>
<line> c*m clarez*, p*ré* fato que as *mendas de r*l*tor se demonstraram inse*sívei*, é </line>
</par>
<par>
<line> da*a sua *tilização. De modo que é **e*ente que existem mec*n*sm*s q*e obstruam e não </line>
<line> perm*tam *al procedimento, cabendo *o *TF, neste proces*o, *m pape* de extrema relevância </line>
<line> para manter a i*tegral*dad* e fidedignidade de tod* *s** co*junto. </line>
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<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e in*erpretação *os dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascunho ou *a revi**o crít*ca d* conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) *articipação na aprovação d* versão final do manusc*ito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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