<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 12, art. 9, p. 189-205, *e*. 20*3 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.12.9 </line>
</par>
<par>
<line> * Estrada Até Aqui: O Carisma "Super*a*ural" em De*n W*nches**r </line>
<line> The Road So Fa*: *he "Supernat*ral" Charism* in De*n *incheste* </line>
</par>
<par>
<line> Elisangela A**rim S* </line>
<line> Graduaçã* em L*tras /I*g*ês pela *aculdade Estácio de *ão *uís </line>
<line> E-mail: ea.sa@u***.br </line>
<line> Thiago *arbosa Soares </line>
<line> D*utorado e* Linguístic* pela Universida*e F*deral de São Car*os </line>
<line> Profes*or *a Univer**dade Fe*er*l do Tocanti*s </line>
<line> *-*ail: thia*o.soares@mail.uft.*d*.br </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endere*o: Elisangel* Amorim Sá </row>
<row> Univers*dad* Federal do Ma*anh*o, C*ntro *e Ciência* </row>
<row> So*i*is. Avenid* dos *ortugueses, Vi*a Bacanga, </row>
<row> 65080805 - São Luís, MA - B*asil. </row>
<row> Endereço: T*i*g* B*rb*sa So*res </row>
<row> **iversidade Fede*a* do To*antins, Rua *3, Quadra **, </row>
</column>
<column>
<row> E*itor-Chefe: Dr. Tonny Kerl*y de Al*n*ar </row>
<row> Rodrig**s </row>
<row> *rti*o recebi*o em 11/10/20**. Última v*rsão </row>
<row> re*ebida em 3*/10/20*3. Aprovad* em 31/10/2*23. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Lot* 11, S/N, Port* *acional - T*, 77500-000 Bras*l </line>
<line> Av*l*ado pelo sistema Tri*l* Review: *esk Rev**w a) </line>
<line> pel* Editor-Chefe; e b) Doubl* Blind **view </line>
<line> (avaliação cega por d*is avali*dores da área). </line>
<line> Revisão: Gra*atica*, N*rmativa e *e Formata*ão </line>
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<line> E. *. S*, T. B. S*ares </line>
<line> 190 </line>
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<line> RESU*O </line>
</par>
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<line> Este artigo objetiv* investig*r a c*m*lexid*de e a subjetividade *a construç*o d** relaçõ*s de </line>
</par>
<par>
<line> po*er atr*v*s do c*risma, sob uma cond*ção *nicial indisti*ta, gradativa e </line>
<line> nã*-l**ea* até </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cons*rução perfo*mát*ca e discurs*va do sujei*o que o emprega. Sob a ótica da t*or*a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> complexidade, visamos anali*ar téc*ica* de validação de estratégi*s discursi*as, a*ém </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> meca*ismos interpretativos da Aná*ise de Dis**rso postulados por Foucault. A*i**rç*dos aos </line>
</par>
<par>
<line> r**os d* </line>
<line> ma*e**alização * aplic*ção das t*cnicas de si, *a *onstru*ão de sentidos e </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> perfor*a*c* do carisma, </line>
<line> t*mamos como obje*o ** i*v**tigação a per*onagem Dean </line>
</par>
<par>
<line> Winch*st*r, pro*agonist* da série S*pernat*ral (2005 - </line>
<line> 2020), a partir </line>
<line> de suas produçõe* </line>
</par>
<par>
<line> *iscursivas e re*ações sociointeraciona*s *ara esta*elecer re*a*õ*s discursivas, tempo/espaço, </line>
</par>
<par>
<line> id*ntifica*, a*ém de estratégias af*tivas, n* o*servação da trajetória </line>
<line> d* per*onagem, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*st*ução do car*sma associ*da estr*t*ra**o de *u*e**os, disc*rso* e **nti*os. D*a*te à </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> expo*to, para obt*r**s resul*ados s*gnific**i*os acerca d* construção do carisma e s*a </line>
</par>
<par>
<line> complexidade, buscamos os proces*os de composição desse </line>
<line> traç* discursivo, partindo </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> pressupo*to das *elações de saber/pode* na socied*de e *omand* c*mo es*elho a personagem </line>
</par>
<par>
<line> supr**ita*a para mate*ialização si*bólica do carisma em sua capacidade </line>
<line> de **rsuasão, </line>
</par>
<par>
<line> compreen*endo, para tanto, a com*lexid*de deste fenômeno * sua aplicação na formação do </line>
<line> s*ntido q*e a p*rsonagem produz no int*rior de *eu espaço d* atuação. </line>
<line> Pa*avra*-chav*: Caris*a. Complexidade. Discur*os, Poder. Dean Winch*st*r. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> Th*s article aims to inv*stigate com*lexity in </line>
<line> the p*rsuasive proc*ss and subjectivit* *n </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> constru*tion of power *elations through cha*i*ma, fro* a* initial indistinct, g*adual and *on- </line>
<line> linear conditi*n to *h* *erformative, pe*suasi*e and disc*rsive c*nstruction of the subj*ct *h* </line>
</par>
<par>
<line> emp*oys it. Fro* the perspective *f c*mple*ity theory, w* </line>
<line> so*ght t* analyze *ec*niques for </line>
</par>
<par>
<line> vali**ting dis**rsive strateg*e*, as well as t*e in*er**etative mechani*m* </line>
<line> of Discourse </line>
</par>
<par>
<line> Analysis po*tulated by F*ucault. Based *n the rit*s of materi*li*ati*n and </line>
<line> a*plication of *he </line>
</par>
<par>
<line> tec*niques </line>
<line> of the self i* the c*ns*ruc*ion of meani*gs </line>
<line> and t*e per*o*matization *f *ha*i*ma, </line>
</par>
<par>
<line> we *ook the </line>
<line> ch*racter De*n Winch*ster, the p*otagonist of the serie* Supernatu*al (2005 </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> 2*20), as </line>
<line> our object of inve**igation, bas*d on his </line>
<line> d*scursive </line>
<line> productions and socio- </line>
</par>
<par>
<line> int*ractional *elati**sh*ps in order to e*tablis* **scurs*ve relat*onships, time/spac*, iden*i*y, </line>
</par>
<par>
<line> in add*t*on *o af*ecti*e *trategies, </line>
<line> in the observation </line>
<line> of *he character's **ajectory, the </line>
</par>
<par>
<line> con*truction of *har*sma as**c*ated with t*e structu*ing of subjects, *is*ourses and meanings. </line>
</par>
<par>
<line> In vie* of t*e above, *n order to ob*ain </line>
<line> heuris**c resul*s about t*e cons*ruction of charisma </line>
</par>
<par>
<line> and its com*lexit*, *e searched f*r the p*o***s*s *f com*o*ition *f this </line>
<line> discu*siv* tr**t, </line>
</par>
<par>
<line> starting *rom the assumption </line>
<line> of knowledg*/po*er *elations in society and taki*g </line>
<line> th e </line>
</par>
<par>
<line> aforem*ntioned character as * m*rr*r fo* the symbol*c m*ter*a**zation of char*s*a in </line>
<line> its </line>
</par>
<par>
<line> capacity for *ersuasion, understa*di*g *he comp*exi*y of this p**no*e*on and its a*p*ication </line>
<line> in the for*ati** ** *he mean*ng that the character p*oduces within his space of action. </line>
<line> Keyw**ds: Charism*. *o*plexit*. Discour*es. *owe*. D**n Winc*e*ter. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teresina, *. 20, n. 12, art. 9, p. 189-205, de*. 2023 </line>
<line> www4.f**ne*.c*m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Estrada A*é Aqui: O Ca*isma "*upernatura*" *m Dean Winch*ster </line>
<line> 191 </line>
</par>
<par>
<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Fa*cín*o, e*c*nt*, influência. Ess** s*o alguns dos si*ô**mos pos*ívei* par* o </line>
</par>
<par>
<line> conce*to de **r*sma, embora **us efe**os possam gerar cont*ovérsi*s. P*ra a Teolo*ia1, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> carisma é u*a habilida*e inata, um do* q*e p*rte*ce ao ser *uman* desde o nasci**n**, um </line>
</par>
<par>
<line> tale*to que caracteriz* sujei*o po* intermédi* o </line>
<line> de su*s *çõ**, esta*elecendo uma ligação </line>
</par>
<par>
<line> *ntr* fé e divindade * a*end*ndo a **culiarida*e, a cap**idad* *e promov*r </line>
<line> *ur* e *alvação </line>
</par>
<par>
<line> em um grupo e*pecífico ou na so**e*ade e* ge*al. T*at*ndo-se da soc*ed*de, * caris*a de*** </line>
<line> ligação *ireta com a* rel*ções de poder. Na política, o líder carismático é *quel* que chega a </line>
</par>
<par>
<line> assenhorar-se do t*lento para persuadir *eus seguidores/admir*dores me*iante discursos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ar**tivas r*t*iriza*as. Webe* cunhou u*a n*ç*o *ara o *arisma, p*rém *s*a é ai*da atrelada </line>
<line> 2 </line>
</par>
<par>
<line> ao p*der inato, </line>
<line> cris*aliz**o no c**s*ian**mo e na c*p*cidade *a retórica-dialé*ic* do s*je*to </line>
</par>
<par>
<line> di*in*zado. Não nos cabe interferir nas *ivi**a*es ou em outras i*s*âncias se**o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> identificaçã* de elemento* que constituem * *onstru*ão *a </line>
<line> *iscu*siviza*ão *o *arisma, </line>
</par>
<par>
<line> *ompreendendo seu *onceit*, *omplex**ade e *mplitude n* o*servaçã* do objeto i*vestigad*, </line>
<line> qu*l seja, sua *onstruç*o na p*r*o*agem Dea* Wincheste*, prot*gonista da série </line>
<line> Supernatura*3 (2005 - 2020). N*ss* dir*cio*amento, ti*emos e* vist* identificar as relações </line>
</par>
<par>
<line> sociais </line>
<line> e * m*terialismo s*mbólico </line>
<line> na const*ução d* *aris*a. Dessa </line>
<line> forma, po*emo* </line>
</par>
<par>
<line> compr**nder o carisma nas *ala*ras de S**res (2022): </line>
</par>
<par>
<line> W eb *r </line>
<line> aponta o c*risma como pos*u*dor de uma in*ígn*a **volucio*ária, pois, </line>
</par>
<par>
<line> mesmo de*ois das alt*raçõ*s t*nto *ualitativas *uan** qua*titativas no cu*so da </line>
</par>
<par>
<line> hi*tóri*, não </line>
<line> de*x** seu aspecto simbólico para trás e ainda é in*undido po* sua </line>
</par>
<par>
<line> prin*ipal *aracterí*t*ca, a *odificaç*o das re*aç*es. Po**ant*, o carisma po*e ser </line>
<line> *om**eendi*o *omo uma fo*te *a qual emana poder (SOARES, 2022, p. 396). </line>
<line> Cabe enten**r *ue o caris*a *ão é u*a essência, mas um tr*ço envolvido *as </line>
</par>
<par>
<line> pr*t*cas ** c*rtos sujeitos. P**ta*to, sob ess* *e*sp*c*iva, a </line>
<line> gen*alo*i* do c*rism* segue </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*emiss* da relação entre o pod*r e a construçã* de uma re*órica emblem*tica, difu*a em uma </line>
<line> i*terpre**ção construtiv* e ca*acterizad* por elementos pe*suasivos, im*ulsio**dos em esferas </line>
<line> sociais que permitem tal validação disc**siva. </line>
</par>
<par>
<line> * Par* a Te*logia, o apóstolo Paulo refor*a que o *arisma era uma noção mística: pensav*-se q*e o* don* ace*diam em c*da indivíduo sem </line>
<line> * *eces***ade de a*toridade ou d* *ns*ituição da I*reja. E não ha*ia carisma de li*erança: os "chari*mata" eram d*stin*dos a servir a </line>
<line> c*munidade *em a *ecessidade *e um líder i*posto. </line>
<line> 2 Weber de*iniu o ca*ism* como uma certa quali*ade da p*rs**al*dade de *m i*divíduo em vi*tud* da qual ele é consid**ado extraordinário </line>
<line> * tr*tado como dotado de pode*es ou q*alidade* so*renaturais, su*er-*umanas ou, ao menos, especificame*te exc*pci*n*is. </line>
<line> 3 S**ernat*r*l: n* tradução pa** o português Sobrenat*ra*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. *2, art. 9, p. 189-205, dez. 202* *w*4.*sanet.com.**/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. A. Sá, T. B. Soare* </line>
<line> 19* </line>
<line> A descob*rta de cone*ões p*ofundas com a linguem revela como as palavras podem </line>
<line> ser *ar*is qu* guiam *a *ompreen*ão *os sentidos, das id*ologia* * da complexa teia </line>
<line> *u* envol*e nossas inte*ações comu*icati*as (SOARE*, 2023, p. 15). </line>
</par>
<par>
<line> É prudent* lem*r*r q*e, de acordo c*m *oucault (*009), a produção do disc*rso é, ao </line>
<line> mesmo tempo, cont*ol*da, s*le*ionada, org*nizada e r*dist*ibuída por certo núme*o de </line>
<line> *rocedimentos que t*m p*r função c*nj*rar seus poderes e discurs*s. Sob a *tica </line>
<line> foucaultiana, a construção do *arisma é a proj*ç*o s*mbólica materia*iz*da nas açõ*s </line>
<line> d*scursivas do i*diví**o * *o sentido de causa quando pr*vocada pela/par* dominação de </line>
<line> uma sociedade e/ou *ma *arte del*s. </line>
<line> Existe, portanto, a problemátic* da desc*nst*ução do **gne*ismo e en*a*tament* em </line>
</par>
<par>
<line> *orn* deste fenô*eno com* v*li*açã* somente empíric* da subjetivida*e do sujeito na e </line>
</par>
<par>
<line> análise do </line>
<line> *i*cur*o propo*ta a*ui pa*a moldar * signifi*a*o, antes prefigurada, </line>
</par>
<par>
<line> materializ*nd*-a *or i*tervenção de di*positivos an*lí*i*os *e sa*er/p**er, *esmistif*can*o o </line>
<line> poder inato e qua*ificando uma estrutura**o baseada *a investigaçã* e so***gem em </line>
<line> ob*et*s/sujeitos de forma *rrestr*tos para ra*ifi*açã* do *enômen* cari*ma. Para tanto, </line>
</par>
<par>
<line> ress*ltamos Foucault (201*) e sua te*ria ge*ealógica, já que abarc* </line>
<line> sucintamente o que </line>
</par>
<par>
<line> exposto n* objetivo *esta pesquisa, cor*obora com a in*erp*eta*ão s*mbólica do **scurso. </line>
</par>
<par>
<line> Fatos q*e </line>
<line> desconsiderados por f*lta </line>
<line> de inve**iga*ões mais *recisas e </line>
<line> f*nd*mentad*s foram </line>
</par>
<par>
<line> *escartados sem apro*undamento e obs*rvaçã* d* *uj*ito/*bjet* *ara desdobramen*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **póteses potencialmente admissívei* para concluir a mat*rialização *a </line>
<line> construç*o </line>
</par>
<par>
<line> performáti*a </line>
<line> *o carisma. *nton**is et a*. (2*16, </line>
<line> p. 29*) definem o carisma como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *o*u****ção b*seada em valores, co* uso de s*mb*logias e carregada *e emo*ã*, gerando </line>
<line> profunda atençã* e, c*nsequen*em**te, a*raindo seguidores </line>
<line> Ante* de ap*e*entarmos o que consid*ramos *er um* definição ú*i* de **rism*, </line>
</par>
<par>
<line> com*çamos por discutir como o carisma </line>
<line> não d*ve se* definido. Dis*utimo* essa </line>
</par>
<par>
<line> questão e**en*ivamente porq*e a maioria dos p*ogramas de pesquisa sobre c*rism*, </line>
</par>
<par>
<line> *omeçando com as </line>
<line> definições, r*q*ere* um kee*hauling4 ("uma alternati*a"). A </line>
</par>
<par>
<line> chave p*ra entender o caris** é primeira*ente defini-lo corretamente; no entan*o, </line>
<line> há muitos problemas e que*tões com as atuais defin*ções de carisma, que imp*dem o </line>
<line> n*sso progress* c*e***fic* (ANT*NAKIS et *l. 2016, p. 293; tradução nossa). </line>
<line> Em relação ao carisma, o *ut*r não o define como um fe*ôm*no diretamente ligado a </line>
</par>
<par>
<line> carg** </line>
<line> especí****s *e lide*a*ça. A *olissemia so**ável do te*mo torn*-se impe*at*va por sua </line>
</par>
<par>
<line> natu*eza e não deve constitui*-se uma *ef*nição tautológi*a ou ince*t*. Assim, *ode ser guiada </line>
<line> d* forma mais prudente pela teoria da si*aliz*ção, e* virtu*e de *ua caracter*zação em *un*ão </line>
</par>
<par>
<line> de demanda </line>
<line> objeti*a, tangível e investigada *e fo**a </line>
<line> independe*te p*la ne*es*i*a*e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> * k*elhauling: os *utores suger** a indi*pen**bilidade de *m keelhau*ing assim dizen*o, uma al*ernat*va. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 12, a*t. *, *. 189-205, de*. 2023 w*w4.fsane*.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Estrada Até Aqui: O Car*sm* "**pernatural" em Dean W*nchester </line>
<line> 193 </line>
</par>
<par>
<line> observ*r *eu impac*o </line>
<line> sobre * objet* d* *st*do. Isso p*sto, res*ltados media*te de***hos </line>
</par>
<par>
<line> cas*ais fortes, haja vis*a que par* o autor supraci*ado as *i**gências de suas a*uais d*f*nições </line>
<line> podem se* desenv*lvidas, pe*scrutadas e anali*adas. Tal como Soares (2022) re*salta, "se </line>
<line> retirarmos o carát*r místico do car*sma, par*ce sobr*r ai*da uma gama de p*ssív*i* traços a </line>
</par>
<par>
<line> *erem rastreados, desc*i*os e </line>
<line> ana*isad*s s*b a ótica de uma té*nica de exercício/c*ntrol* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> poder". </line>
</par>
<par>
<line> *es*a forma, o isolamos como *bjeto de *stud* e *bservam*s o pro*ess* e a formação </line>
</par>
<par>
<line> construti*a * co*plexa des*e fen*meno. O *utor sobreleva que a vend* de *écnicas </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *m*lica* essa co*st*tui*ão é um dos fortes in*ícios de que esse t*aço de persona*idade pode </line>
<line> ser de*envolvido e, so*r*tudo, de que seu u*o não está ma*s ci*cunscrito *os âm**tos político </line>
</par>
<par>
<line> e religioso. *parentar-s* ou ter **l pod*r discursivo é *m dos possívei* requisitos </line>
<line> para </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> alcançar cert*s posições no in*erior do mundo dos negócios, mais especificam**te n* *niverso </line>
</par>
<par>
<line> empresarial. P*ré*, *omo p*errogativa </line>
<line> para se chegar a posições mais elevadas, sempre foi </line>
</par>
<par>
<line> muito *em-*i*to e* todas as funçõ*s *ociais, po*qua*to parece revestir ser detentor d* </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> aura de merecimento ou pel* menos *u*t*ficar sua a*ce*são. </line>
</par>
<par>
<line> Podemos compre*nder então, s** a perspe*t*va do autor, *ue a b**ca pelo melhor </line>
<line> desem*e*ho, ou a busca pelo poder /sa*er d* manipulação e/ou persuasã* é uma *ompetê*cia </line>
</par>
<par>
<line> já h*bitual no marketing, haja vista que além da boa oratória, de uma retóric* capaz </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dialogar e* instân*ia* diver*e**es, * con*trução carismática evolui a pont* de to*nar-se uma </line>
<line> h*bil*da*e. *ma simetria entre a relação d* dis*u*so * na co**ti*uição do sign*fica**. Para </line>
<line> ta*to, sob a ó*ic* da teo*ia da complexidade e do *e**amento complexo *e Mo*in (2005), </line>
</par>
<par>
<line> est* </line>
<line> artigo por meio do materi*li*mo *enomenológico e análi*e do discu*so, incluin*o a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> análise </line>
<line> da retórica, da </line>
<line> narr*tiva, </line>
<line> *a inte*tex*ualidade, ond* *aímos do *isc*rso religioso, </line>
</par>
<par>
<line> *ítico e empátic* para </line>
<line> uma inst*ncia cr*vel e obs**vável, </line>
<line> opt*mos analisar a perso*agem </line>
</par>
<par>
<line> *ea* W*nche*te* da série estaduni*ense Su**rnat*ral, pro**zida pela Warne* Br*s. (20*5 - </line>
<line> 2*20) em *ua v*rsã* dublada p*ra q*e o impacto de s*us d*álogos se mani*es*asse sentindo </line>
<line> c*m discurs*s simbólico, p*l*tico, midiátic* e com léxico local. A *ntenç*o objetiva dest* </line>
</par>
<par>
<line> artigo é identifica* *o espaç*/temp* *a narrativ* visu*l es*rutur* arqueológ*ca d* car*sma, a </line>
<line> analisando sua *s*rut*ra d* *ompo*iç*o tr*nsversal d* per*onage* *a traj*tória da sér*e. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Ter*s**a PI, v. 20, n. 12, art. 9, p. ***-205, d*z. 2023 </line>
<line> www*.*sanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. A. Sá, T. B. Soa*es </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> * RE*E*ENCIAL *E**ICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Com*lexidade*: Do caos à ca*ma </line>
</par>
<par>
<line> Para melhor compreensão d* conce*to de cari**a, Soar*s (2*22) discorre sob a </line>
<line> pe*spec*iva d* materialism* si*bólico, precisame*te sobre a ordem do **scurso de Foucault: </line>
<line> *os proce*sos in*ernos, dos *xternos e dos pr*cedimentos de r**efação dos suj*itos, </line>
</par>
<par>
<line> *e**mo-n*s *m ** dos *nte***ntes desse </line>
<line> últim*, o ritual, para compreend*- </line>
</par>
<par>
<line> *o/formatá-lo seg*ndo uma ótica *a técnica *e si, que, *ara este tex*o, volta-se para o </line>
<line> carisma []. N* interior das **lações discursivas, co*forme tal ordem do discur*o, </line>
</par>
<par>
<line> po**anto, ex*stem </line>
<line> certas condiçõ*s a serem cumpridas para *ue seu funciona*ent* </line>
</par>
<par>
<line> possa c*mportar justa e *f**ivamente as *róprias relações de p*der. O ritual5, sendo </line>
<line> uma destas condições em deter*i*adas práticas d*scursivas, fo**e*e-n*s as p**síveis </line>
</par>
<par>
<line> característi*as *e instauração do carisma c*mo um* técnica de (S*ARES, 20*2, *i </line>
<line> p. 397 - 398). </line>
<line> O autor refere-se à an*li*e do discurso *e F*u*ault, para * compreensão ** </line>
<line> estru**r* e as condiçõe* iniciais de uma perfecti*i*iza*ão bas**da em argumentos discursivos </line>
</par>
<par>
<line> n* car*cteri*ação *rgume**a*ão da personagem. Analisamos as relaçõ*s *e poder e a* e </line>
</par>
<par>
<line> estr*t*ras disc*r*ivas pres*ntes em vari*dos conte*tos, já que *or </line>
<line> intermédio deles </line>
</par>
<par>
<line> p*ten****izamos i*entidades qu* ref*rç*m a capacidade de pers*adir e **fluenciar </line>
<line> determinados gru*os intensificando a rela**o de hie*arquia * *e*s*asão. A partir *esse fat* e </line>
<line> na co*p*ex*d*de que ab**nge o tema, SÁ et a*. (20*1) reflet*m que: </line>
<line> A complexidade do ser hu*ano * tão di*â*ic*, aberta e sujeita * q*alquer tip* de </line>
</par>
<par>
<line> mudança, qu* *ualque* passo </line>
<line> di***ionado de man*i** </line>
<line> adv**sa a* pensamento do </line>
</par>
<par>
<line> ou*ro *ode mudar co*pletamente o r*sultado esperado. Por isso, * *uidado *m </line>
<line> *rom*ve* ações que tenham efeitos con*rários ao que esperamos afeta di*e*amente o </line>
<line> n*sso emocio*al (SÁ et al. 2021, *. 117). </line>
<line> Compree**endo o sujeito c*mo um ser complex*, e s*as va*iações comportamentais </line>
<line> conf*r*e o ambiente ou ideologias difusas e in*ividu*is, seguindo o p*e**uposto da teor*a d* </line>
<line> compl**i*ade, quand* uma simp*es ação pod* gerar u* *aos *n*cial, compree*de-s* ta* </line>
</par>
<par>
<line> fenômeno como </line>
<line> uma f**ma de auto-organiz*ção, podendo muda* a qualquer mo*ento, </line>
</par>
<par>
<line> ge*an*o estabilid*de. Di*o isso, nas palavr*s d* Morin (2005): </line>
<line> A complexidade co*ncide c*m uma parte de incerteza, seja proveniente dos *im*te* </line>
<line> de nosso entendimento, seja inscrita nos fe*ômenos. Mas * comple**dade não se </line>
<line> reduz à incerte*a, é * incerteza no s*i* de si*te*as ricame*te orga*izados (MORIN, </line>
<line> * 0 * 5 , p . 3 5 ). </line>
</par>
<par>
<line> 5 O ri**al de*ine a quali*icação que *e*em pos*uir *s indivíduos que *alam (e que, n* jogo de um di*log*, da interrogação, da recitação, </line>
<line> devem ocup*r de*erminada posição e formular determinado ti*o de enunc*a*os); defin* o* gestos, o* comportamen*os, as circu**tâncias, * </line>
<line> t*do o c*njunto de sig*os que devem a*ompanha* o discurso; fixa, enfim, a efic*cia suposta ou imp*sta *as *alavras, seu efeito s*bre aqu*le* </line>
<line> ao* qu*is se dirigem, os limites de se* v*lo* de coerç*o (FOUCAULT, 2009, p. 39). </line>
<line> Rev. *SA, T*res*n*, v. 20, n. 12, art. 9, p. *89-*05, dez. 20*3 www4.f**net.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Estr*da Até Aqui: O Carisma "S**ernatural" e* Dean Winchest*r </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> S*b es*a perspectiva, podemos com*r*ender * ter*a da complexid*de d* pensamento e </line>
<line> *omo au**-org*n***-se di*nte *e *stím*los. Seja por discu*sos e /o* imagens, onde o sistema </line>
<line> complexo alinha-se co* dina*ic*dade e com fator*s exter*os, ou ag*çad*s p*la compreensão </line>
<line> de ve*dades *istintas. Desapegadas da soberania das *ulturas, mitos e religiões, prov*m não </line>
</par>
<par>
<line> **enas da busca, mas da compreensã* do </line>
<line> significante/significado idealizado pelo suje*to </line>
</par>
<par>
<line> antecedend* a form*ção *o sen**do, *end* *ssim obj*to de caos. </line>
<line> * teoria da complexidade e do pensamento complexo advém do *omento inici** de </line>
</par>
<par>
<line> de*ordem e sua </line>
<line> tra*etória quando buscamos indícios *o proc**so constru*ivo à *onsol**ação </line>
</par>
<par>
<line> *o fenômeno, quando e*te já incorpo*ado ao sujeito. É prudente a ide***ficação fac**al quando </line>
</par>
<par>
<line> este torna-se háb*l * consc*ente do s*be*/poder que exerce sobre d*terminado grupo </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> sociedade. Mor*n (2005, p. 20) *xpli** que "a complexid*de compreende, efetivamente, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> te*ido de acon*ecimentos, ações, in*erações, retroa*õe*, *eterminações, *casos que constituem </line>
</par>
<par>
<line> * nosso *undo *enome*al". Portanto, no rol das id*i*s, complemento tangív*l para o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> materialização e elu*ub*ações cabív*is para *rogressão gradual i*st**rado na aç*o i*icial do </line>
</par>
<par>
<line> fe*ômeno, *lucida uma roteirização, c*n*ci*nte </line>
<line> ou *ão, *ue ativa </line>
<line> com*ortamento, </line>
</par>
<par>
<line> compet**cia* e *abilidade*. Por *onsequênci*, criar um material cor*óre* e estruturad* para </line>
</par>
<par>
<line> o*s*rvação do carisma e a c*ndu*ão constituída </line>
<line> na narrativa a *arti* de </line>
<line> *ados per*eptíveis </line>
</par>
<par>
<line> im*ulsionam a bus*a p*r da*os específ*co* e*erce*do dissolução na investigaç*o p*opo*ta. </line>
<line> Co*p*eendem*s então que a *artir das *ncertez*s * complexid**es do fenômeno, *a </line>
<line> constituição inv*stigativa *ue p**meia a observação inicia*, entorno ** discurso *a </line>
<line> *er*ormáti*a * do m*terialismo sim*ólico, além da complexidade do tema e di*icu*dades de </line>
</par>
<par>
<line> definição cie***fic*, part*mos do princípi* d* ma*erialização via imagens e </line>
<line> discursos </line>
</par>
<par>
<line> perform*t*cos. Portanto, para exemplif*car e pontua* noss*s an*lises, usamos como objeto *e </line>
<line> estu*o a pe*sonagem *ean Wi*chester, pr*tag**ista *a série *e*ev*s*va Sup*rnat*ral (2*05 - </line>
</par>
<par>
<line> 2022). Embalado pela </line>
<line> c**ção Ca*r* on my wayward </line>
<line> * on, </line>
<line> do </line>
<line> gru*o de rock est*dunidense </line>
</par>
<par>
<line> *ansas, Dean Winchester, nas*ido aos </line>
<line> *int* quatro d*as do m*s d* janeiro, n* ano de mil </line>
</par>
<par>
<line> novec*ntos e setenta e nove. P*imog*nito de *ohn e Mary Winch*ster, exerce charme da o </line>
<line> ti*ologia **iada *elo *lichê rebelde, be**das e rock\n roll, carrega em si a r*spons*b*lidade do </line>
<line> legado da famí**a Winchester: *alvar pessoas, caçar monstros e cuidar da fa*ília. </line>
<line> Logo n* *rimeiro episó*io ** série (T1E01), perc*rremos uma per*o*ag*m d* </line>
</par>
<par>
<line> *em*eram*nto *ort* e conci*o, a sa**cidade de *e*n </line>
<line> n*s faz lembrar d* re*eld*a endeusada </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 12, a*t. 9, p. 189-205, d*z. 2023 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. A. Sá, T. B. Soares </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> p*r James Dean6 (1931 - 19*5), *ntreta*to, apesar *e provoca*em o m**mo g*au *mpá*i**, </line>
</par>
<par>
<line> além do nome são </line>
<line> os *nicos elementos q*e convergem. D*an tem u*a postura d* *iderança </line>
</par>
<par>
<line> que a princípio, p*lo su*iço d* pai, co*segu* esconder seus temo*e* em assumir os **gócios </line>
<line> da f*mí*ia. </line>
<line> Em sua prim*ira *p*riç** no epi*ódio Piloto, Dean chega à Faculda*e de Stanford * </line>
<line> procu*a *e *eu irmão Sam, na c*rte** de *onduzi-lo de volta aos negócios d* família. </line>
<line> Faremos *qui uma compara**o hier*rquica cita*do *aquiavel (2008, *. 131) o*de "nada *az </line>
<line> estimar tanto *m p*íncipe como as *rand** cam*anhas de *i", observa*do se* </line>
</par>
<par>
<line> *omp*rtamento, suas </line>
<line> e*pressões verb**s não verba*s, e exalta da estima, "proprieda*e e </line>
</par>
<par>
<line> per*on*líss*ma próxima *o ca*isma financ*ando ações p*ra seus gestores", </line>
<line> S*ares (202*, </line>
<line> p. </line>
</par>
<par>
<line> 394). D*an **ma para si os prob*em** de se* irmão Sam Winc**ster, em todas *s instâncias. </line>
<line> Subente*dendo-*e que ret*guarda à mor*e da mãe e o *onstante *umiço do pai, *açad*re* de </line>
<line> at*vidade* e en**dad*s *ob*enaturai*, a re*ponsabilida*e de cuidar do irmão e mantê-lo em </line>
<line> seguranç*. Dura*te sua convivência com o pai, De*n de***volveu uma co*dição de liderança, </line>
</par>
<par>
<line> na esfera social de </line>
<line> pertencimento, pois p*ssui </line>
<line> por exc*lênc*a o do*í*io </line>
<line> *o exercê-lo, até </line>
</par>
<par>
<line> *ntão sem se </line>
<line> *ar con** desta *aculd*de. Id*ntificamos tais traços co*stit*tivos de ** líder </line>
</par>
<par>
<line> carismático e a *elaç*o entre sab*r-p*der, quando a personag*m convence ir*ão S*m o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*udá-lo a procurar o *a*, deixando a noiva e um i*port*nte teste de *dmissão para * *ngressar </line>
</par>
<par>
<line> na faculdade de D**eit*. A habilida*e co*unicati*a e </line>
<line> de </line>
<line> lider*nça do irmão ex*r*me </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> per*or*atividade car*smá*ic*. </line>
</par>
<par>
<line> G*st*ria de most*ar que o di*cu*so n*o é uma *st*e*ta superfície de contato, ou de </line>
</par>
<par>
<line> confro*to, **tre *m* realidade e uma l*ngua, intr*cament* entre o léxico e uma o </line>
<line> experiência; gostaria d* mostrar, por meio de *xemplos precisos, *ue, analisa*d* os </line>
<line> p*ó*rios discursos, **mos *e d*sfa*erem os laços *par*ntemen** tão for**s *ntre as </line>
<line> palavras e as coisas, e destacar-se um conjunto ** regras, pró*rias *a práti*a </line>
<line> discursiva (F*UCAULT, 20*9, a*ud O**VEIRA, 20*3 p.129). </line>
<line> A o**ervação desses discursos ma*erializados pela *ersonagem corrobor* com * a*tor </line>
</par>
<par>
<line> quan*o, </line>
<line> citando Foucault, </line>
<line> nos permit* *e*onstr*r um c**ceito </line>
<line> por *eio d* exemplos </line>
</par>
<par>
<line> preci*** e d*álogos *is*ais qu* façam sentido *ara i**ntifica*ão do objeto em *nál**e. </line>
<line> Ol*v*ira (*023, p. 130) retorna a Foucault quant* à ta*ef* do *rqueol**i**a*: </line>
</par>
<par>
<line> 6 James Byron Dea* foi um ator estad*n***n*e. *onside*ado um í*one cultural da mod*, desilusão ad*le*cente, do distanciamento social, </line>
<line> *onforme expresso no *ítulo de seu fil*e *ai* célebre, Rebe* Without a Cause, no *ual estrelo* como o *dolescen** problemático *i* Star*. </line>
<line> Fal*ceu aos 24 a**s *m um acident* de carro na *ida*e *st*dunidens* *a Calif*rnia. Fon*e G*ogle. </line>
<line> 7 A Arque*logia, po*tan*o, é u*a das dis*iplinas científicas que *studam as r*lações entre *ul*ura mat*rial e socieda*es est*belec*da* na </line>
<line> *onga d*ração. A v**tente da *rqueologia *ue trata do estudo das so*ie*ades no c*ntext* da pre*enç* da escrit* e/ou *ocumentaç*o de*ine-s* </line>
<line> c*mo "H*s**ri*a". </line>
<line> Rev. *S*, *ere*ina, v. 20, n. 1*, *rt. *, p. 189-205, dez. 2023 www*.f*anet.com.**/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Est**da Até Aqui: O Carisma "*upernatur*l" em Dean Wi*chester </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> Em n*o ma** tratar os discursos como conjuntos *e s**nos (elementos s*gnifi*antes </line>
<line> qu* remetem os c*nteúdos ou as representa**e*), mas como p*áticas que fo*mam </line>
<line> sistemati*ament* os objetos de que fal*m certa*e*te o* discursos são feitos de </line>
</par>
<par>
<line> *ign*s; mai* do que ut*liza* ess*s sig*os para designar </line>
<line> *oisas. É mais qu* os to*na </line>
</par>
<par>
<line> irredutív*i* à lí*gua e ao ato de *al*. É esse "mais" que é *recis* *p**ecer e que é </line>
<line> preciso *escrever (FOUCAUL*, 2009*, p. 55, g*ifo do autor apud OLIVE*RA, </line>
<line> 20*3, p. 130). </line>
<line> Os rituais e prát*cas para represe*t*ção de cren*as e *alore*, ao a*alisarm*s o </line>
</par>
<par>
<line> arquét*po heroico de Dean *iante </line>
<line> de sua própria inc*edul*dade </line>
<line> de assentir *ua posição </line>
</par>
<par>
<line> hierárqu*ca, acentuam * a*eitaçã* em um *reve </line>
<line> pre*údio d* liderança </line>
<line> no *pisódi* </line>
<line> 1, </line>
</par>
<par>
<line> tempor*da 4 (E1T4) intitula*o A re*surre*ção de Lázaro. Qua*do Oliveira (20**, p. 130) cita </line>
</par>
<par>
<line> Foucaul* (2009, p. 55) nos </line>
<line> destina a c*mpre*nde* que esse "mais" </line>
<line> que é preciso aparecer </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> que é preciso descrever, reti*ando o s*mulacro *o *iscurso simbólico para * au*iovisu*l, o que </line>
<line> n*s perm*t* uma aná**se concisa. Po*emos obse*v*r na jorn*da da personag*m o crescimento </line>
<line> da conf**nç* e o *mpeto por reso**tivas envolto* em situ*çõe* extrem*s. Neste episódio, </line>
<line> Dean, apó* faz*r um p*c*o com *m* en*idade sobrenat*ral (E22T2), vende sua alma e* *ro*a </line>
<line> da vida d* seu ir*ão S*m, ceifado por u* caçad*r que so* o co*ando *e um ente inf*ri*do a </line>
<line> mediu*id*de de det*rminado* joven*, sug*riu uma comp*tiç*o ond* a*enas um sobreviveria, </line>
</par>
<par>
<line> tornando-*e o ser dotado de poder*s so*renaturais. De*n, que em busca do local dos </line>
<line> j*go* </line>
</par>
<par>
<line> trava uma batalha int*rna e conflituosa à *rocura de salvaçã* p*ra seu irmão, j*nt*-se a outros </line>
</par>
<par>
<line> ca*ad*res e encontr*m * ge*loc*l**aç*o da bat*lha. N*ste ponto, localizamos relaçã* qu* a </line>
</par>
<par>
<line> Foucaul* (20*9, p. 39) define como ri***l **de, </line>
<line> "ac*m*anhado *o d*scurs*, fixa, *nfim, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> eficác** su*os** ou *mposta das pa*avra*, se *feito *obre aqueles aos </line>
<line> qua*s se dirig*m, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> limites de *eu valor de coerçã*". </line>
</par>
<par>
<line> Ao encon*rar*m Sa* caminhando em sua direção, se deparam c*m outro jovem </line>
<line> caçador, último sob*eviv*n*e nesse jogo *oraz qu* apunh*la Sa* pelas cost**. A cena em si </line>
</par>
<par>
<column>
<row> revela uma *arga simbólic* enraiza*a no fracasso de sal*ar o irmão e subtrai o arquéti*o </row>
</column>
<column>
<row> 8 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> heroi*o *a *ersonagem, *emo*stra*do sua vulne*abilidad* d*ante da incapacid*de de protege* </line>
<line> e salv*r sua família. Em *usca d* me*o* pa*a re**u**eição de Sam, Dea* sela um pacto co* </line>
<line> entida*es profa*a*. * barganha aceita por um en*e possesso lhe rendeu ap*nas um *no *e vida </line>
</par>
<par>
<line> afora sua alma aprisionada pela eternidade no infe*n*. Na semiót*ca, </line>
<line> p*r ex*mplo, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *e*re*entaçã* simbólica do inferno ev*ca i*eias ** sofriment*, puni*ão e *aos, *m um </line>
</par>
<par>
<line> discurso r*ligioso, seria a mor*e *terna, enquanto o Céu ou Para*so exprime i*eia de vi*a * </line>
<line> *terna. </line>
<line> * Arqu*tipo-Modelo ou padr*o pas**vel de se* **produzido e* sim*lacros, ou ob*etos semelhantes; q*alquer modelo, tipo, parad*gma. </line>
<line> (dicionário on-l*n*, Oxford). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 20, n. 12, art. 9, p. 18*-205, d*z. 20*3 www4.f*anet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. A. Sá, T. B. Soares </line>
<line> 198 </line>
</par>
<par>
<line> Salta**s *o*s *nos à frente, *olta*** (T4E1) *ara a com*reensã* arque*lógi*a na </line>
</par>
<par>
<line> c*n*tit*içã* de Dean </line>
<line> como líder carismático. Fat**es que </line>
<line> agregam </line>
<line> para facil**ação dessa </line>
</par>
<par>
<line> observação é como a personagem foi </line>
<line> apresentada *o *úbl*co, identificação de sentido, a </line>
</par>
<par>
<line> *onsolidaçã* sign*ficat*va ** narrat*va </line>
<line> audio*isu*l e c*pacidade d* co*exão emociona*. * a </line>
</par>
<par>
<line> contar desta s*tuação, neste episódio Dean subi*amente vo*ta à vida após um ano des*e sua </line>
<line> *o***. Retirado das condi*ões pact*ais das q*ais foi fa*ad*, ainda se* ente*der os motivos </line>
<line> q*e o trouxeram à ressurre*ção, at*ibui es*e f*to * insis*ênci* de seu *rmão e seu domíni* em </line>
<line> rituais * p*ctos sobrenaturai*. *o entanto, o que surpreende é a constat**ão d* que, apesar *e </line>
<line> i**meras tentat*vas, Sam **lhou em todas. </line>
<line> Todos a quem r*c**ria ora ti*ham medo, o*a zelo por s*a* vidas. O nome Winchester </line>
</par>
<par>
<line> impacta nas de*isões, fosse devido ao res*eito *uanto in***mado* pelo temor causado </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> repu*ação d* melhores caçadores de entes, "Quando *oder que o nome de o </line>
<line> um </line>
<line> s*jeito de </line>
</par>
<par>
<line> **cesso tem é portador </line>
<line> *e enorme in*lu*ncia sobre as pessoas", Soares (2020, p. 38). A </line>
</par>
<par>
<line> *e**urreiçã* </line>
<line> de Dean *e**lto* em demasia*o </line>
<line> tum*lto nas três esferas, Céu, Terr* e Infern*, </line>
</par>
<par>
<line> pr**or*ionan*o o </line>
<line> aprimoramento de sua iden*idade visu** co*o líder e *videnciando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *denti*ic*ção\conex*o *fável com * p*r*onagem. Enq*anto todos procuravam * *esp*nsável </line>
<line> por tal feito, eis *ue * resposta c**g* reb**c*da so* aur* divin* e *sas protetoras. </line>
<line> O salva*or de Dean r*fut* s*a discord*ncia *om a religio*idade a co*traponto </line>
<line> da* id*ias e condutas da personage*. Sendo di**o e necessário *a*a a humanidade, um anjo, </line>
</par>
<par>
<line> a*ente env**do por Deus, foi c*usante de seu retorno à o </line>
<line> vida. Ressa*tamos que * objet**o </line>
</par>
<par>
<line> aqui nã* remete * disc*r**s religiosos. Ess* ling*age* sim*ólica repre*e*t*da pela redenção </line>
<line> da *erson**e*, fomenta o arquétipo heroico, a estrutura mutável qu* nos permit* con*luir a </line>
</par>
<par>
<line> relação d*r*ta d* *on*t*ução s*cial e influência da </line>
<line> perso*agem com aceitação do sentido. a </line>
</par>
<par>
<line> *sse fa*o incita s*j**t* qu* o*s*rva a performance da per**nag*m e no q*al se ins*ira. </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Haja *ista qu* a </line>
<line> pers*nagem Dean Win*hester escoou por etapas * </line>
<line> element*s cons*itutivos- </line>
</par>
<par>
<line> discurs*vos </line>
<line> para elev*r a pot*n*ialid*de d* **risma </line>
<line> como um f*nômeno cons*rutivo </line>
</par>
<par>
<line> art*culadamente expost* neste ar*igo. </line>
</par>
<par>
<line> Perf*zendo uma arqueol*gia e uma genealogia do i*div*duo moderno, F*ucau*t </line>
<line> encontr* a m*tu* im*ricação entre saber e poder, *ão exis*indo preva*ência de *m </line>
</par>
<par>
<line> sobre o </line>
<line> out*o, mas amarra*ão, duplo nascimento e e*istência conju*ta. Ne*te </line>
</par>
<par>
<line> ínterim, *mbos convali*am seu* obje*os, institu**os, por *ua vez, como *ontos de </line>
<line> *po**, sob o ho*izonte d*s discurs*s de verdade, os a**orados em Deus, na nat**eza </line>
<line> ou nas ciências (WEIZENMANN, 2*13, p. 1*). </line>
<line> Inspir*do por es*es elem*nt**, Dean d*stila sua cap*c*da*e d* *iderança e, ocupando- </line>
</par>
<par>
<line> s* de *uas atri*uições, d*spensa a r*beldia, </line>
<line> ou*rora catalisadora de suas emoções, assume </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**esina, v. 20, n. 12, art. 9, *. 18*-205, dez. 202* </line>
<line> www4.fsa*et.com.b*/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Estrada Até *qui: * *aris*a "Su*er*atur**" em Dean Winchester </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> *ierarquia imposta </line>
<line> por *aberes in*erno* *os qu*is domi** e ac*itação do grupo ao qual </line>
</par>
<par>
<line> per**nce socialmente, *s ca*ado*es. O *oder que detém, faculdade essa que tr*nsversalm**te </line>
</par>
<par>
<line> elevou o n*me da f**íl*a W***hester ao p*tam*r de soberania, test*f*ca as </line>
<line> palavras </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Wei**nma*n (201*), *evali*ando es*e *uplo nascimento e </line>
<line> existênc** con*unta. O ponto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> apoio nos discursos ** ve*da*e na ma*uraç*o *o d**amismo de *ea* apo*a-se na *de*tificaçã* </line>
<line> v*sual p*ra co*stituirmos fa**íveis ele*entos para *laboração *este artigo. </line>
<line> N* entant*, entre batalha* ap*cal*pticas e sustentação d* princípios **contramos no </line>
<line> E***ódio 1 Temporada 9 (E*T9) um líd*r indizível e c**sono. Subs*d*a*o *ela imb*i*ação do </line>
<line> *a*er e do *oder. </line>
<line> * carisma então é so*ren**ural? O* uma forma dis*ursiva de persuasão? No que </line>
</par>
<par>
<line> con*erne à análise, para essa *ef*nição usaremos como *ressupo**o </line>
<line> as p**avras do Soar*s </line>
</par>
<par>
<line> (2022): </line>
</par>
<par>
<line> O ca*ism* não é um* abstração, nã* é ap*nas u** a*ração e n*o é u* dom. </line>
<line> T*mpouco se pode *izer que o carisma é tão-somen*e um *raço *e perso*alidade </line>
<line> quando *nalisamo* seu fu*cionament* em uma pers**ag*m *aris*ática e aí </line>
<line> *n*ont*amos *ma série *e *lemen*os q*e o compõe como articul*dor de </line>
<line> pe*formance (SOARES, 20*2, p. 403). </line>
</par>
<par>
<line> Ant* a* tomadas decisiv**, Dea* uti*iza-se </line>
<line> de co*por*ament* consistente </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*stituído dos rituais já encorp*dos na personagem. *ocalizamos então o que o autor intitula </line>
<line> como arti*ulad*r de per*ormance. Para *an*o, a análise da Episo*io 1 te*porada 9 (E1T9) </line>
</par>
<par>
<line> intitula** "Acho *ue não gosto daq*i", o episódio 1 p*o*ove as c*nsequências de at*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*colhas que demand*das por *ean refletem em toda a sociedade, re*omando a </line>
<line> prem***a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> exerc*cio *o </line>
<line> poder e loc*l de Governança. O </line>
<line> cao* </line>
<line> n**amente *stabe**cido nos *emete </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> co*plex**ade *a situaçã*. Co**ciente das tomadas de *ecis*o, </line>
<line> já que possessor do s*ber- </line>
</par>
<par>
<line> pode*, </line>
<line> aqui re*oma*os a retórica argume**at*va postulada por Foucault, compreendendo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> caracterização como *ma relação int*ínseca do poder entre e*feras ambi*ntalizadas de m*do </line>
<line> c*ív*l, apodíctic* e copioso. Em razão da escolha de salvar o irmão, D*an facultou a abertura </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> um portal **iado por poder** </line>
<line> ocu**os, *nde ent*s sobrenaturais *re*os po* *ua </line>
</par>
<par>
<line> *ericulosi*ade à hum**idad* seg*e*a*iam *te*namen*e. D* c*çador*s, tornara-se alvo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ambas as esfer*s. </line>
</par>
<par>
<line> Sintetiza*do a arg*mentação, o p*der enigm*tico do líder seduz seus segu*do*es e </line>
<line> fundament* sua* esc*l*as. **o explic*ta*do a pusil*nimida*e, caract*rísticas de l*derança, </line>
<line> *ean usan*o *rtifícios de *açador, delegan*o a Sam **trategism* na oper*ção e governança </line>
</par>
<par>
<line> de sua pos*ç*o *a </line>
<line> tenta*iva contí*ua de salvar humani**de. *bserv*mo* m*is uma vez a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> disc*rs* persu**ivo d*an*e da inc*rteza do irm*o e d* *astiel. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 20, n. 1*, art. 9, *. 189-**5, dez. 2023 ww*4.fsanet.*o*.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. *. Sá, *. B. *oares </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> O ápice *ara sol*arm*s o nexo *o saber-poder com a caracterizaçã* do c*risma </line>
<line> ocor*e qua*do *e*n, subju*a*o p*r for*as inu*anas, decide apoderar-se da Marca de Caim. </line>
<line> Marca essa que poder*a *evá-lo * morte e c*nduzi-lo à es*ravidão *e algoz da humanidade, tal </line>
<line> qual **im, na re*igião C*istã. Caim f*** c*ndenad* a vagar com a *arca s*cra e vida eter*a </line>
<line> em retal*ação às leis divinas, p*nido por c*i*ar a vida de seu irmão Abel. * maldição d*vina </line>
<line> *obre Caim de marcá-lo na ca*ne de *orm* in*elével iguala-se à de Dean. </line>
<line> O recurso de apar*ntar sin**ri*ade por meio do se*timen*o é absolut*mente *e*ítimo </line>
</par>
<par>
<line> e dialoga com * </line>
<line> que A*istótel*s cha*a de *isposição dos **tiv*s p*los *uais s* </line>
</par>
<par>
<line> demo*st*am b*nefí*ios. A mais nobre razão, **nforme o estagirita, é </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> benef*cênc*a", pontua o (S**RES, 2022, *. 401). </line>
</par>
<par>
<line> * c**stan*e busca pa*a *e**rada </line>
<line> d*sse e**igm*, no p*opósito de não co*romper su*s </line>
</par>
<par>
<line> carac*e*ística* pri*árias, at*e*adas a injun**o atrelad* m*rc*, Dea* esquiva-se da obediência </line>
<line> sel*d* ao *es*ino qu* lhe foi i*pos*o desvencilhand* de mante*-se sob co*ando de vil ta*efa </line>
<line> d*ci*e privar-se de sua *xistência. Consid**and* que sua sobrevivência se va*e d* *xpun*ir o </line>
<line> quantitativo de vida* ili**tadas. Ao analisar*os o episódio, loc*lizamos os mes*os rituais </line>
</par>
<par>
<line> *aract*rísti**s da perso*agem. Cabe escla*ece* </line>
<line> que a busc* de q**sti**amentos velados </line>
</par>
<par>
<line> p*rcorre *oda * narrati*a nas s*i* tempor**** posteriores e *assívei* de in*e*pelaçã* *radat*va </line>
<line> para d*screver rituais, narrativas e localizaçã* do mate*ial *im**l*co para identifica*ã* do </line>
<line> carisma. </line>
<line> Seres humanos são animais sociais. Queremos fazer parte de a*go. De *u*r* modo, a </line>
<line> v**a *eria uma *xp*ri*n*i* muito fria. * somente compreendendo como os que </line>
<line> buscam o poder *entam n*s *nfluenciar, e como é comu* participarm*s at**a*ente </line>
<line> de nos*a pr*pria manipul**ão, po*e*os finalmente pe**e*e* o per*go com o qual </line>
<line> nos de*aramo*, quando aband*nam*s a racio*alidad* e o ceticis*o, depos*tando </line>
<line> no*sa fé em um líder com carisma (RE*S, 201*, p. 5). </line>
<line> O epitáfio *d**uado p*ra tais atos cons*itutivos/dis*ertativos configura nas *ala*ras de </line>
<line> Rees (2013), o *ue a*or*amos des*e o princípio di*nte da tra*et*ria *a persona*em. * ri*ual </line>
<line> simbólico, a maneir* per*uasi*a atend*n*o a um grupo específico da s*ciedade *ue *econ*e*e </line>
<line> em tais caract*rísticas, *uas ambições, p*eten*ões e compreensão do *entido por mei* do </line>
</par>
<par>
<line> reconhec*mento e *dentificação co* a perso*agem. </line>
<line> *dentifi*am*s </line>
<line> a co*plexidade </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> ***rdagem de es*olhas *casion*das por atr*tores estranhos. Tai* atra*ores **tensific*m o ca*s </line>
<line> inicial, indicando uma *eso*dem momen*â*ea, que *ogo *s*ab*lecid* fluidamente man*é* o </line>
<line> equilíbrio e ret*ma a or*em a partir de novas ocor*ênc*as. Fato re*orren*e na est*ada até aqu*. </line>
<line> Ademais, n*s palavra* de Foucault (1*99), </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 12, a*t. 9, p. 189-2*5, d*z. 2023 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Estrada Até Aqui: O Carisma "Supernatural" em D*an Winchester </line>
<line> 201 </line>
</par>
<par>
<line> O ritual *efine a qualificação que *evem possuir os indivídu*s que falam (e qu*, n* </line>
<line> jogo do diál*g*, *a interrogação, na rec*tação, de*em ocupar determ*n*da p**ição e </line>
</par>
<par>
<line> fo*mul*r determ*nado tipo de </line>
<line> enunci*do); define os g*st*s, os **mpo*t*m*n***, as </line>
</par>
<par>
<line> circunstâ**ias e t*d* o conjunto de s*nais qu* deve* acompanha* o *is**r*o; o </line>
<line> ritual *ixa, por fi*, a *f*cáci*, supo*ta *u impo*ta, das p*lavr**, o se* efeito sobre </line>
<line> aque**s * qu** elas se diri*em, *s li**te* *o seu valor cons*rangedor (FOU*A*LT, </line>
<line> *009, p. *2). </line>
</par>
<par>
<line> A* con*unturas identi*icad*s para * a*á*is* da personag*m escoam sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> arqueogenea*ogi* do carisma, o ri*ual d* comportamento-discurso-sentin*o amol*a-se ao </line>
</par>
<par>
<line> ma*er*alismo simbólico, exau*ti*amente evocado nest* </line>
<line> artigo, com o p*opósito de anuir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estr*tura e a *v*lução do processo gr*dativo do car*s*a com* uma constitui*ão comu**cati*a, </line>
<line> v*sual e dis*ur*iva c*m *lem*nt*s persuasivos d*s*ro**dos de in**nçõ** facciosas ou </line>
<line> b*nevolen*es. </line>
<line> * *ONSIDE*AÇÕES *INAIS </line>
<line> *.1 Da rebeldia ao carisma </line>
<line> Diante do exposto, o que foi percebid* na *ers***gem De*n Winchester obtid*s **r </line>
<line> mei* d* r*sultad*s he*rístico* acerca da construção do c*r*s*a, s*a complexi*ade e análise </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> estru**ras *i*curs*vas e *rgumen*ativa*, reforçam a construção de i*e*tidade *a </line>
</par>
<par>
<line> per*onagem por *eio *e na*rat*vas convince*te* que *vocam emo*ões e va*or*s para essa </line>
<line> est*uturação. </line>
</par>
<par>
<line> Podem*s conceber os **ocedimentos *e controle do discurso como, em </line>
<line> última </line>
</par>
<par>
<line> instância, mec**ismos de </line>
<line> construção do "eu", o q*al se *ha*a moderna*ente de </line>
</par>
<par>
<line> sujeito, *obretudo, em *nálise do Dis*urso. Diante dessa constataç*o, que não </line>
<line> *firm* o óbvio, confirmamos, en*re outras cois**, um dos pos*ula**s da Anális* *o </line>
<line> Discurso, qual sej*, sujeito e se*tido *e con*titu*m ao mesmo tem*o, *e*a li*gua*em </line>
<line> (SOARES, 2020, *. 27). </line>
<line> Com* base teóri*a e analítica *o mater*alismo simbóli*o e da a**lise do discurso </line>
</par>
<par>
<line> foucault**na, </line>
<line> *ercebe*os *ue ape*ar do seu conheciment* prático do sobrenatura*, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pe*sona*em Dean * cética em relação ao disc*rs* r*l*gioso. No entanto, ao decorrer da séri* e </line>
<line> da m*t*ração de *ua po*ição hierárquica de *íder, to*na-se mais aberto após *u* am**ade com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> C*stiel , que aqu* representa o nic** de ligação entre o **b*r e poder, o ethos10 e o pathos,11 9 </row>
<row> pontua*do gradati*amente a impor*ância da lidera*ça *arismátic*. Essa lin*uagem *imbólic* </row>
<row> 9 **sti*l: Personagem que d*not* o amparo divino. **stiel é um anjo (no catolici*mo) q** *ob ord*m *ivina protege Dean *os inf*rtúni*s </row>
<row> terrenos. Pode-se dizer, em termos místicos, um anjo da guarda, ou como ele **smo autodefine-se: *m *njo do Senh*r. </row>
<row> 10 Ethos; signi*ic* mod* de *er; "conjunto *e valores *ue orient*m o comport*ment* do homem em rela*ão aos outros homens na sociedade </row>
<row> em que viv*, ga*ant*ndo, outrossim, o be*-est** soc*al", </row>
<row> 11 Pathos: Or*gem e*imológica: pala*ra gre*a que "o que acontece, inci**nte, a*ident*, experiên*ia, in*ortúni*, calamidade, emoção, esta**, </row>
<row> condi*ão" </row>
<row> Rev. FSA, Teresina P*, v. 20, n. 12, *rt. 9, p. *89-205, d*z. 2023 www4.fsanet.com.br/revista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. *. Sá, T. B. Soares </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> do cari*ma, e*blem*tica e mate*ializ*da na série, torna palp*vel e elucida a pe**epç** </line>
<line> *oteirizada em sua arquitetura, antes *eífico e solid*ficada com* uma h*bilidade inata. </line>
<line> Na a*típoda d* concepção *o *ens* comu*, mas sem deixar de l*e a*reend*r aquilo </line>
</par>
<par>
<line> que componha *s traço* </line>
<line> funda*en*ais, é n*cessário obser*a* cada v*z mais </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*risma *ara além de um c*pital si**óli*o estruturado em dete*minadas formas d* </line>
</par>
<par>
<line> rituais, c**o a </line>
<line> re*igiosa * * pol*tic*, para obser**r-lhe o d*sempenh* </line>
<line> *o ritu*l </line>
</par>
<par>
<line> engl**ante do co*idiano (SOARE*, 2022, p. 404). </line>
<line> *oncl**mos então qu* a *r*ação *e um* identidade visual *ara a observação d* </line>
<line> práticas compo*tamentais e suas conexões emocionais abarc*d* pelo materialismo sim*ó*ico </line>
</par>
<par>
<line> e o arquétipo heroico movido pelo *nsej* v**ori*s* e *on*re*iz*ção </line>
<line> de seus objetivos, *o* </line>
</par>
<par>
<line> pe*mite *erceber o carisma como um fenômeno com*os*o por etapas, haja vista que todo </line>
<line> rit*al envol** a essa person* *e desenvol*e *radati*amente. Sob*e o d*scurso, Oliv*ira (2013) </line>
<line> *nsis**: </line>
</par>
<par>
<line> Não há um es*aço </line>
<line> ho*ogêneo p*ra os *nu*ciad*s de d*terminado </line>
<line> *iscurso, </line>
</par>
<par>
<line> **stame*te porque há *m ince*s*nte movimento de coi*as *itas, do* saber*s, dos </line>
<line> discurs*s, *esmo que estejam** fa*a*do em um *er*o *ampo dis*ursivo </line>
<line> (OLIVEIRA, 2013. *. 143). </line>
<line> Sintaticam**t* a ar**i*ão a*ribuí*a ao car**ma, ofuscada pelo sentid* que a socieda*e </line>
</par>
<par>
<line> c*ltiva ao defini-lo, nos reme*e a inúmer*s c*racterísti*as *ue s*postam*nte va*ida ações </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tentativa* de p*rsu*são em m*ssa. C*nsiderand* a lid**ança c*mo prod*to de m*vime*t*s </line>
</par>
<par>
<line> orquest*ad*s com fi*alidad* de atender expectativas </line>
<line> definidas, *m *íd** b*m-inte*cionad* </line>
</par>
<par>
<line> promove a*ões construtivas exemplificadas nest* artigo pela *e*s*nag*m. Direcio*ando ato* </line>
</par>
<par>
<line> *onstitutivos e o exercício de s*milarida*e d*finidos </line>
<line> p*r grupos que refle*em * m*sm* </line>
</par>
<par>
<line> verdade, o me*mo **n*ido. A proximida*e que film*s e séries *xercem para valida* s*ntido e </line>
</par>
<par>
<line> d**cur*o promo*endo u*a r*l**ão pe*uliar latente e </line>
<line> auxilia a **rre*ura e localização </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *b*et* investig*do. </line>
</par>
<par>
<line> Diante d*s*a observação, o carisma, co*o uma té*nica de si, deve ser retirado de </line>
</par>
<par>
<line> uma l*gica c*ntinuativa segundo a qu*l * obj*tivo </line>
<line> de seu empr*go é, por norma, </line>
</par>
<par>
<line> cond*cionar fa*oravel**nte as relaç*es de *od*r, de modo que o ca*isma consistiria </line>
<line> e* u* tipo d* abalo na progressão lin*ar dos circu*tos da sociedade (*O*R*S, </line>
<line> 2022. p. 4**). </line>
<line> No revés das *ontradições circunj*centes, desti*a-se *ompree*der a rel*ção de pod*r </line>
<line> pa*a so*i*ificar * co*ceito e id*ntificar o se*tid* hegemônico *o s*jeito, ta* q*al * efeito no </line>
<line> c*rculo soci*l *ventualmente entrepost*, assim *omo * infl*ência e domínio que ali**o * um </line>
<line> ritual ímpar ou pr*-d*fi*id*, manipula, instiga e c*nve*ce. Rees (2005) justifica em *i*inuto </line>
<line> question*m*nto o o*jetivo desta pesquisa; "Mas, o que exata*ente é c*ris*a? A palavra tem </line>
<line> Rev. FSA, T**e**na, *. 20, n. 12, art. 9, p. 189-205, dez. **23 www*.fsan*t.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Es*rada *té Aqui: O C*risma "Superna*ural" em Dean Winchester </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> r*ízes gregas que sig*ificam um favorecim*nto ou g*aça di*ina. M*s c*risma, co*fo*m* </line>
<line> utilizamo* o t*r*o atualme*t*, n*o é uma dádiva divina, e sim um va*or neu**o12 Rees (*005. </line>
<line> p.3). Corporific**o *elo mater**l*sm* simbólico, narrativas *is*urs*vas e identif*c**ã* visual, </line>
<line> cons**uimos n* j*rnada da personagem D*an Winchester identi*ic*r e*ementos *ól*dos *ara a </line>
<line> a*q*eologia *este *enômeno. A complex*dade e in*en*ionalidade d*st* difusã* ocupam </line>
<line> va*iações *m difer*nte* instâncias, "pessoas cru*is podem p*ssuí-lo da me*ma forma que as </line>
<line> pe*soas bo*s" **es (2005), *or consequên*** co*se*uimos no espaç*/tem*o d*s narrativas </line>
<line> detecta* a tendenciosidade b*néfica do líde* ca*ismático e* Dean. </line>
<line> Para Web*r, o líder "cari*má*ico" precisa po*su*r um ele**n*o "missionário" forte e </line>
<line> *ma figur* qua*e **ligiosa. Seguidores de tal líd*r es*ão *m busca de a*go além de </line>
</par>
<par>
<line> apenas </line>
<line> re*ução de impostos ou *elhorias no sistema de *aúde, eles buscam </line>
</par>
<par>
<line> objet*vo* mai* amplos, quase espirituais d* redenção e salvação. O líder c*rismático </line>
</par>
<par>
<line> não po** existir facilm***e </line>
<line> dentro das estruturas burocrática* normais e motivado </line>
</par>
<par>
<line> por um senso de dest*no pessoal (WEIZE*MANN, 2013, p. 3). </line>
<line> *on*uma*do o fato da ur*ência em estudos esp*cíficos e qual**ativo* s**re o caráter </line>
<line> p**f*rm**ico do carisma e do* rituais sobre os q*a*s es*e fe*ô*eno e*erge e multiplica-se, * </line>
<line> f*rma e*co*hid* para essa *bservação e*idencia e v*lida esta pesquisa *m qu* a personag*m </line>
<line> Dean W*nchester per*onif*c* e pontua o passo * pass*, uma genealogia carismátic* </line>
</par>
<par>
<line> c*nstrutiva, moldad* conforme as relaç*es inte*pessoai* ** *uj*ito </line>
<line> e </line>
<line> d* *enti*o que es*e </line>
</par>
<par>
<line> fenômeno o*era sobre suas r*la*õ*s, o que *vide*c*a sua co*preens*o. </line>
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<line> *EFERÊN*IAS </line>
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<line> valore* nos seus proced*mentos; e, por outr*, que a ciência *eve s* p*otege* da intrusã* ilegítima de valo*es que implica**am *vali*ções </line>
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<line> Contribui*ão dos A*tore* </line>
<line> *. A. Sá </line>
<line> T. B. Soares </line>
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<line> 1) con*epção e *lanejame*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> 2) aná*i*e e **terpre**çã* dos d*dos. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) el*boração do rascunho ou *a *evisão *rítica do conteúdo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na aprovação d* ve*são final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. *SA, Teresina PI, *. 20, n. 12, art. 9, p. *89-*05, dez. *023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
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