<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 12, art. 9, p. 189-205, *e*. 20*3
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*3.20.12.9
</line>
</par><par>
<line>
* Estrada Até Aqui: O Carisma "Super*a*ural" em De*n W*nches**r
</line>
<line>
The Road So Fa*: *he "Supernat*ral" Charism* in De*n *incheste*
</line>
</par><par>
<line>
Elisangela A**rim S*
</line>
<line>
Graduaçã* em L*tras /I*g*ês pela *aculdade Estácio de *ão *uís
</line>
<line>
E-mail: ea.sa@u***.br
</line>
<line>
Thiago *arbosa Soares
</line>
<line>
D*utorado e* Linguístic* pela Universida*e F*deral de São Car*os
</line>
<line>
Profes*or *a Univer**dade Fe*er*l do Tocanti*s
</line>
<line>
*-*ail: thia*o.soares@mail.uft.*d*.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Lot* 11, S/N, Port* *acional - T*, 77500-000 Bras*l
</line>
<line>
Av*l*ado pelo sistema Tri*l* Review: *esk Rev**w a)
</line>
<line>
pel* Editor-Chefe; e b) Doubl* Blind **view
</line>
<line>
(avaliação cega por d*is avali*dores da área).
</line>
<line>
Revisão: Gra*atica*, N*rmativa e *e Formata*ão
</line>
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<par>
<line>
E. *. S*, T. B. S*ares
</line>
<line>
190
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
Este artigo objetiv* investig*r a c*m*lexid*de e a subjetividade *a construç*o d** relaçõ*s de
</line>
</par><par>
<line>
po*er atr*v*s do c*risma, sob uma cond*ção *nicial indisti*ta, gradativa e
</line>
<line>
nã*-l**ea* até
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cons*rução perfo*mát*ca e discurs*va do sujei*o que o emprega. Sob a ótica da t*or*a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
complexidade, visamos anali*ar téc*ica* de validação de estratégi*s discursi*as, a*ém
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
meca*ismos interpretativos da Aná*ise de Dis**rso postulados por Foucault. A*i**rç*dos aos
</line>
</par><par>
<line>
r**os d*
</line>
<line>
ma*e**alização * aplic*ção das t*cnicas de si, *a *onstru*ão de sentidos e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
perfor*a*c* do carisma,
</line>
<line>
t*mamos como obje*o ** i*v**tigação a per*onagem Dean
</line>
</par><par>
<line>
Winch*st*r, pro*agonist* da série S*pernat*ral (2005 -
</line>
<line>
2020), a partir
</line>
<line>
de suas produçõe*
</line>
</par><par>
<line>
*iscursivas e re*ações sociointeraciona*s *ara esta*elecer re*a*õ*s discursivas, tempo/espaço,
</line>
</par><par>
<line>
id*ntifica*, a*ém de estratégias af*tivas, n* o*servação da trajetória
</line>
<line>
d* per*onagem,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*st*ução do car*sma associ*da estr*t*ra**o de *u*e**os, disc*rso* e **nti*os. D*a*te à
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
expo*to, para obt*r**s resul*ados s*gnific**i*os acerca d* construção do carisma e s*a
</line>
</par><par>
<line>
complexidade, buscamos os proces*os de composição desse
</line>
<line>
traç* discursivo, partindo
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
pressupo*to das *elações de saber/pode* na socied*de e *omand* c*mo es*elho a personagem
</line>
</par><par>
<line>
supr**ita*a para mate*ialização si*bólica do carisma em sua capacidade
</line>
<line>
de **rsuasão,
</line>
</par><par>
<line>
compreen*endo, para tanto, a com*lexid*de deste fenômeno * sua aplicação na formação do
</line>
<line>
s*ntido q*e a p*rsonagem produz no int*rior de *eu espaço d* atuação.
</line>
<line>
Pa*avra*-chav*: Caris*a. Complexidade. Discur*os, Poder. Dean Winch*st*r.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
Th*s article aims to inv*stigate com*lexity in
</line>
<line>
the p*rsuasive proc*ss and subjectivit* *n
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
constru*tion of power *elations through cha*i*ma, fro* a* initial indistinct, g*adual and *on-
</line>
<line>
linear conditi*n to *h* *erformative, pe*suasi*e and disc*rsive c*nstruction of the subj*ct *h*
</line>
</par><par>
<line>
emp*oys it. Fro* the perspective *f c*mple*ity theory, w*
</line>
<line>
so*ght t* analyze *ec*niques for
</line>
</par><par>
<line>
vali**ting dis**rsive strateg*e*, as well as t*e in*er**etative mechani*m*
</line>
<line>
of Discourse
</line>
</par><par>
<line>
Analysis po*tulated by F*ucault. Based *n the rit*s of materi*li*ati*n and
</line>
<line>
a*plication of *he
</line>
</par><par>
<line>
tec*niques
</line>
<line>
of the self i* the c*ns*ruc*ion of meani*gs
</line>
<line>
and t*e per*o*matization *f *ha*i*ma,
</line>
</par><par>
<line>
we *ook the
</line>
<line>
ch*racter De*n Winch*ster, the p*otagonist of the serie* Supernatu*al (2005
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
2*20), as
</line>
<line>
our object of inve**igation, bas*d on his
</line>
<line>
d*scursive
</line>
<line>
productions and socio-
</line>
</par><par>
<line>
int*ractional *elati**sh*ps in order to e*tablis* **scurs*ve relat*onships, time/spac*, iden*i*y,
</line>
</par><par>
<line>
in add*t*on *o af*ecti*e *trategies,
</line>
<line>
in the observation
</line>
<line>
of *he character's **ajectory, the
</line>
</par><par>
<line>
con*truction of *har*sma as**c*ated with t*e structu*ing of subjects, *is*ourses and meanings.
</line>
</par><par>
<line>
In vie* of t*e above, *n order to ob*ain
</line>
<line>
heuris**c resul*s about t*e cons*ruction of charisma
</line>
</par><par>
<line>
and its com*lexit*, *e searched f*r the p*o***s*s *f com*o*ition *f this
</line>
<line>
discu*siv* tr**t,
</line>
</par><par>
<line>
starting *rom the assumption
</line>
<line>
of knowledg*/po*er *elations in society and taki*g
</line>
<line>
th e
</line>
</par><par>
<line>
aforem*ntioned character as * m*rr*r fo* the symbol*c m*ter*a**zation of char*s*a in
</line>
<line>
its
</line>
</par><par>
<line>
capacity for *ersuasion, understa*di*g *he comp*exi*y of this p**no*e*on and its a*p*ication
</line>
<line>
in the for*ati** ** *he mean*ng that the character p*oduces within his space of action.
</line>
<line>
Keyw**ds: Charism*. *o*plexit*. Discour*es. *owe*. D**n Winc*e*ter.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teresina, *. 20, n. 12, art. 9, p. 189-205, de*. 2023
</line>
<line>
www4.f**ne*.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Estrada A*é Aqui: O Ca*isma "*upernatura*" *m Dean Winch*ster
</line>
<line>
191
</line>
</par><par>
<line>
1 IN*RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Fa*cín*o, e*c*nt*, influência. Ess** s*o alguns dos si*ô**mos pos*ívei* par* o
</line>
</par><par>
<line>
conce*to de **r*sma, embora **us efe**os possam gerar cont*ovérsi*s. P*ra a Teolo*ia1,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
carisma é u*a habilida*e inata, um do* q*e p*rte*ce ao ser *uman* desde o nasci**n**, um
</line>
</par><par>
<line>
tale*to que caracteriz* sujei*o po* intermédi* o
</line>
<line>
de su*s *çõ**, esta*elecendo uma ligação
</line>
</par><par>
<line>
*ntr* fé e divindade * a*end*ndo a **culiarida*e, a cap**idad* *e promov*r
</line>
<line>
*ur* e *alvação
</line>
</par><par>
<line>
em um grupo e*pecífico ou na so**e*ade e* ge*al. T*at*ndo-se da soc*ed*de, * caris*a de***
</line>
<line>
ligação *ireta com a* rel*ções de poder. Na política, o líder carismático é *quel* que chega a
</line>
</par><par>
<line>
assenhorar-se do t*lento para persuadir *eus seguidores/admir*dores me*iante discursos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ar**tivas r*t*iriza*as. Webe* cunhou u*a n*ç*o *ara o *arisma, p*rém *s*a é ai*da atrelada
</line>
<line>
2
</line>
</par><par>
<line>
ao p*der inato,
</line>
<line>
cris*aliz**o no c**s*ian**mo e na c*p*cidade *a retórica-dialé*ic* do s*je*to
</line>
</par><par>
<line>
di*in*zado. Não nos cabe interferir nas *ivi**a*es ou em outras i*s*âncias se**o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
identificaçã* de elemento* que constituem * *onstru*ão *a
</line>
<line>
*iscu*siviza*ão *o *arisma,
</line>
</par><par>
<line>
*ompreendendo seu *onceit*, *omplex**ade e *mplitude n* o*servaçã* do objeto i*vestigad*,
</line>
<line>
qu*l seja, sua *onstruç*o na p*r*o*agem Dea* Wincheste*, prot*gonista da série
</line>
<line>
Supernatura*3 (2005 - 2020). N*ss* dir*cio*amento, ti*emos e* vist* identificar as relações
</line>
</par><par>
<line>
sociais
</line>
<line>
e * m*terialismo s*mbólico
</line>
<line>
na const*ução d* *aris*a. Dessa
</line>
<line>
forma, po*emo*
</line>
</par><par>
<line>
compr**nder o carisma nas *ala*ras de S**res (2022):
</line>
</par><par>
<line>
W eb *r
</line>
<line>
aponta o c*risma como pos*u*dor de uma in*ígn*a **volucio*ária, pois,
</line>
</par><par>
<line>
mesmo de*ois das alt*raçõ*s t*nto *ualitativas *uan** qua*titativas no cu*so da
</line>
</par><par>
<line>
hi*tóri*, não
</line>
<line>
de*x** seu aspecto simbólico para trás e ainda é in*undido po* sua
</line>
</par><par>
<line>
prin*ipal *aracterí*t*ca, a *odificaç*o das re*aç*es. Po**ant*, o carisma po*e ser
</line>
<line>
*om**eendi*o *omo uma fo*te *a qual emana poder (SOARES, 2022, p. 396).
</line>
<line>
Cabe enten**r *ue o caris*a *ão é u*a essência, mas um tr*ço envolvido *as
</line>
</par><par>
<line>
pr*t*cas ** c*rtos sujeitos. P**ta*to, sob ess* *e*sp*c*iva, a
</line>
<line>
gen*alo*i* do c*rism* segue
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*emiss* da relação entre o pod*r e a construçã* de uma re*órica emblem*tica, difu*a em uma
</line>
<line>
i*terpre**ção construtiv* e ca*acterizad* por elementos pe*suasivos, im*ulsio**dos em esferas
</line>
<line>
sociais que permitem tal validação disc**siva.
</line>
</par><par>
</page><line>
* Par* a Te*logia, o apóstolo Paulo refor*a que o *arisma era uma noção mística: pensav*-se q*e o* don* ace*diam em c*da indivíduo sem
</line>
<line>
* *eces***ade de a*toridade ou d* *ns*ituição da I*reja. E não ha*ia carisma de li*erança: os "chari*mata" eram d*stin*dos a servir a
</line>
<line>
c*munidade *em a *ecessidade *e um líder i*posto.
</line>
<line>
2 Weber de*iniu o ca*ism* como uma certa quali*ade da p*rs**al*dade de *m i*divíduo em vi*tud* da qual ele é consid**ado extraordinário
</line>
<line>
* tr*tado como dotado de pode*es ou q*alidade* so*renaturais, su*er-*umanas ou, ao menos, especificame*te exc*pci*n*is.
</line>
<line>
3 S**ernat*r*l: n* tradução pa** o português Sobrenat*ra*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. *2, art. 9, p. 189-205, dez. 202* *w*4.*sanet.com.**/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. Sá, T. B. Soare*
</line>
<line>
19*
</line>
<line>
A descob*rta de cone*ões p*ofundas com a linguem revela como as palavras podem
</line>
<line>
ser *ar*is qu* guiam *a *ompreen*ão *os sentidos, das id*ologia* * da complexa teia
</line>
<line>
*u* envol*e nossas inte*ações comu*icati*as (SOARE*, 2023, p. 15).
</line>
</par><par>
<line>
É prudent* lem*r*r q*e, de acordo c*m *oucault (*009), a produção do disc*rso é, ao
</line>
<line>
mesmo tempo, cont*ol*da, s*le*ionada, org*nizada e r*dist*ibuída por certo núme*o de
</line>
<line>
*rocedimentos que t*m p*r função c*nj*rar seus poderes e discurs*s. Sob a *tica
</line>
<line>
foucaultiana, a construção do *arisma é a proj*ç*o s*mbólica materia*iz*da nas açõ*s
</line>
<line>
d*scursivas do i*diví**o * *o sentido de causa quando pr*vocada pela/par* dominação de
</line>
<line>
uma sociedade e/ou *ma *arte del*s.
</line>
<line>
Existe, portanto, a problemátic* da desc*nst*ução do **gne*ismo e en*a*tament* em
</line>
</par><par>
<line>
*orn* deste fenô*eno com* v*li*açã* somente empíric* da subjetivida*e do sujeito na e
</line>
</par><par>
<line>
análise do
</line>
<line>
*i*cur*o propo*ta a*ui pa*a moldar * signifi*a*o, antes prefigurada,
</line>
</par><par>
<line>
materializ*nd*-a *or i*tervenção de di*positivos an*lí*i*os *e sa*er/p**er, *esmistif*can*o o
</line>
<line>
poder inato e qua*ificando uma estrutura**o baseada *a investigaçã* e so***gem em
</line>
<line>
ob*et*s/sujeitos de forma *rrestr*tos para ra*ifi*açã* do *enômen* cari*ma. Para tanto,
</line>
</par><par>
<line>
ress*ltamos Foucault (201*) e sua te*ria ge*ealógica, já que abarc*
</line>
<line>
sucintamente o que
</line>
</par><par>
<line>
exposto n* objetivo *esta pesquisa, cor*obora com a in*erp*eta*ão s*mbólica do **scurso.
</line>
</par><par>
<line>
Fatos q*e
</line>
<line>
desconsiderados por f*lta
</line>
<line>
de inve**iga*ões mais *recisas e
</line>
<line>
f*nd*mentad*s foram
</line>
</par><par>
<line>
*escartados sem apro*undamento e obs*rvaçã* d* *uj*ito/*bjet* *ara desdobramen*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**póteses potencialmente admissívei* para concluir a mat*rialização *a
</line>
<line>
construç*o
</line>
</par><par>
<line>
performáti*a
</line>
<line>
*o carisma. *nton**is et a*. (2*16,
</line>
<line>
p. 29*) definem o carisma como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*o*u****ção b*seada em valores, co* uso de s*mb*logias e carregada *e emo*ã*, gerando
</line>
<line>
profunda atençã* e, c*nsequen*em**te, a*raindo seguidores
</line>
<line>
Ante* de ap*e*entarmos o que consid*ramos *er um* definição ú*i* de **rism*,
</line>
</par><par>
<line>
com*çamos por discutir como o carisma
</line>
<line>
não d*ve se* definido. Dis*utimo* essa
</line>
</par><par>
<line>
questão e**en*ivamente porq*e a maioria dos p*ogramas de pesquisa sobre c*rism*,
</line>
</par><par>
<line>
*omeçando com as
</line>
<line>
definições, r*q*ere* um kee*hauling4 ("uma alternati*a"). A
</line>
</par><par>
<line>
chave p*ra entender o caris** é primeira*ente defini-lo corretamente; no entan*o,
</line>
<line>
há muitos problemas e que*tões com as atuais defin*ções de carisma, que imp*dem o
</line>
<line>
n*sso progress* c*e***fic* (ANT*NAKIS et *l. 2016, p. 293; tradução nossa).
</line>
<line>
Em relação ao carisma, o *ut*r não o define como um fe*ôm*no diretamente ligado a
</line>
</par><par>
<line>
carg**
</line>
<line>
especí****s *e lide*a*ça. A *olissemia so**ável do te*mo torn*-se impe*at*va por sua
</line>
</par><par>
<line>
natu*eza e não deve constitui*-se uma *ef*nição tautológi*a ou ince*t*. Assim, *ode ser guiada
</line>
<line>
d* forma mais prudente pela teoria da si*aliz*ção, e* virtu*e de *ua caracter*zação em *un*ão
</line>
</par><par>
<line>
de demanda
</line>
<line>
objeti*a, tangível e investigada *e fo**a
</line>
<line>
independe*te p*la ne*es*i*a*e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
* k*elhauling: os *utores suger** a indi*pen**bilidade de *m keelhau*ing assim dizen*o, uma al*ernat*va.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 12, a*t. *, *. 189-205, de*. 2023 w*w4.fsane*.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Estrada Até Aqui: O Car*sm* "**pernatural" em Dean W*nchester
</line>
<line>
193
</line>
</par><par>
<line>
observ*r *eu impac*o
</line>
<line>
sobre * objet* d* *st*do. Isso p*sto, res*ltados media*te de***hos
</line>
</par><par>
<line>
cas*ais fortes, haja vis*a que par* o autor supraci*ado as *i**gências de suas a*uais d*f*nições
</line>
<line>
podem se* desenv*lvidas, pe*scrutadas e anali*adas. Tal como Soares (2022) re*salta, "se
</line>
<line>
retirarmos o carát*r místico do car*sma, par*ce sobr*r ai*da uma gama de p*ssív*i* traços a
</line>
</par><par>
<line>
*erem rastreados, desc*i*os e
</line>
<line>
ana*isad*s s*b a ótica de uma té*nica de exercício/c*ntrol*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
poder".
</line>
</par><par>
<line>
*es*a forma, o isolamos como *bjeto de *stud* e *bservam*s o pro*ess* e a formação
</line>
</par><par>
<line>
construti*a * co*plexa des*e fen*meno. O *utor sobreleva que a vend* de *écnicas
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*m*lica* essa co*st*tui*ão é um dos fortes in*ícios de que esse t*aço de persona*idade pode
</line>
<line>
ser de*envolvido e, so*r*tudo, de que seu u*o não está ma*s ci*cunscrito *os âm**tos político
</line>
</par><par>
<line>
e religioso. *parentar-s* ou ter **l pod*r discursivo é *m dos possívei* requisitos
</line>
<line>
para
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
alcançar cert*s posições no in*erior do mundo dos negócios, mais especificam**te n* *niverso
</line>
</par><par>
<line>
empresarial. P*ré*, *omo p*errogativa
</line>
<line>
para se chegar a posições mais elevadas, sempre foi
</line>
</par><par>
<line>
muito *em-*i*to e* todas as funçõ*s *ociais, po*qua*to parece revestir ser detentor d*
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
aura de merecimento ou pel* menos *u*t*ficar sua a*ce*são.
</line>
</par><par>
<line>
Podemos compre*nder então, s** a perspe*t*va do autor, *ue a b**ca pelo melhor
</line>
<line>
desem*e*ho, ou a busca pelo poder /sa*er d* manipulação e/ou persuasã* é uma *ompetê*cia
</line>
</par><par>
<line>
já h*bitual no marketing, haja vista que além da boa oratória, de uma retóric* capaz
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dialogar e* instân*ia* diver*e**es, * con*trução carismática evolui a pont* de to*nar-se uma
</line>
<line>
h*bil*da*e. *ma simetria entre a relação d* dis*u*so * na co**ti*uição do sign*fica**. Para
</line>
<line>
ta*to, sob a ó*ic* da teo*ia da complexidade e do *e**amento complexo *e Mo*in (2005),
</line>
</par><par>
<line>
est*
</line>
<line>
artigo por meio do materi*li*mo *enomenológico e análi*e do discu*so, incluin*o a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
análise
</line>
<line>
da retórica, da
</line>
<line>
narr*tiva,
</line>
<line>
*a inte*tex*ualidade, ond* *aímos do *isc*rso religioso,
</line>
</par><par>
<line>
*ítico e empátic* para
</line>
<line>
uma inst*ncia cr*vel e obs**vável,
</line>
<line>
opt*mos analisar a perso*agem
</line>
</par><par>
<line>
*ea* W*nche*te* da série estaduni*ense Su**rnat*ral, pro**zida pela Warne* Br*s. (20*5 -
</line>
<line>
2*20) em *ua v*rsã* dublada p*ra q*e o impacto de s*us d*álogos se mani*es*asse sentindo
</line>
<line>
c*m discurs*s simbólico, p*l*tico, midiátic* e com léxico local. A *ntenç*o objetiva dest*
</line>
</par><par>
<line>
artigo é identifica* *o espaç*/temp* *a narrativ* visu*l es*rutur* arqueológ*ca d* car*sma, a
</line>
<line>
analisando sua *s*rut*ra d* *ompo*iç*o tr*nsversal d* per*onage* *a traj*tória da sér*e.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Ter*s**a PI, v. 20, n. 12, art. 9, p. ***-205, d*z. 2023
</line>
<line>
www*.*sanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. Sá, T. B. Soa*es
</line>
<line>
194
</line>
</par><par>
<line>
* RE*E*ENCIAL *E**ICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Com*lexidade*: Do caos à ca*ma
</line>
</par><par>
<line>
Para melhor compreensão d* conce*to de cari**a, Soar*s (2*22) discorre sob a
</line>
<line>
pe*spec*iva d* materialism* si*bólico, precisame*te sobre a ordem do **scurso de Foucault:
</line>
<line>
*os proce*sos in*ernos, dos *xternos e dos pr*cedimentos de r**efação dos suj*itos,
</line>
</par><par>
<line>
*e**mo-n*s *m ** dos *nte***ntes desse
</line>
<line>
últim*, o ritual, para compreend*-
</line>
</par><par>
<line>
*o/formatá-lo seg*ndo uma ótica *a técnica *e si, que, *ara este tex*o, volta-se para o
</line>
<line>
carisma []. N* interior das **lações discursivas, co*forme tal ordem do discur*o,
</line>
</par><par>
<line>
po**anto, ex*stem
</line>
<line>
certas condiçõ*s a serem cumpridas para *ue seu funciona*ent*
</line>
</par><par>
<line>
possa c*mportar justa e *f**ivamente as *róprias relações de p*der. O ritual5, sendo
</line>
<line>
uma destas condições em deter*i*adas práticas d*scursivas, fo**e*e-n*s as p**síveis
</line>
</par><par>
<line>
característi*as *e instauração do carisma c*mo um* técnica de (S*ARES, 20*2, *i
</line>
<line>
p. 397 - 398).
</line>
<line>
O autor refere-se à an*li*e do discurso *e F*u*ault, para * compreensão **
</line>
<line>
estru**r* e as condiçõe* iniciais de uma perfecti*i*iza*ão bas**da em argumentos discursivos
</line>
</par><par>
<line>
n* car*cteri*ação *rgume**a*ão da personagem. Analisamos as relaçõ*s *e poder e a* e
</line>
</par><par>
<line>
estr*t*ras disc*r*ivas pres*ntes em vari*dos conte*tos, já que *or
</line>
<line>
intermédio deles
</line>
</par><par>
<line>
p*ten****izamos i*entidades qu* ref*rç*m a capacidade de pers*adir e **fluenciar
</line>
<line>
determinados gru*os intensificando a rela**o de hie*arquia * *e*s*asão. A partir *esse fat* e
</line>
<line>
na co*p*ex*d*de que ab**nge o tema, SÁ et a*. (20*1) reflet*m que:
</line>
<line>
A complexidade do ser hu*ano * tão di*â*ic*, aberta e sujeita * q*alquer tip* de
</line>
</par><par>
<line>
mudança, qu* *ualque* passo
</line>
<line>
di***ionado de man*i**
</line>
<line>
adv**sa a* pensamento do
</line>
</par><par>
<line>
ou*ro *ode mudar co*pletamente o r*sultado esperado. Por isso, * *uidado *m
</line>
<line>
*rom*ve* ações que tenham efeitos con*rários ao que esperamos afeta di*e*amente o
</line>
<line>
n*sso emocio*al (SÁ et al. 2021, *. 117).
</line>
<line>
Compree**endo o sujeito c*mo um ser complex*, e s*as va*iações comportamentais
</line>
<line>
conf*r*e o ambiente ou ideologias difusas e in*ividu*is, seguindo o p*e**uposto da teor*a d*
</line>
<line>
compl**i*ade, quand* uma simp*es ação pod* gerar u* *aos *n*cial, compree*de-s* ta*
</line>
</par><par>
<line>
fenômeno como
</line>
<line>
uma f**ma de auto-organiz*ção, podendo muda* a qualquer mo*ento,
</line>
</par><par>
<line>
ge*an*o estabilid*de. Di*o isso, nas palavr*s d* Morin (2005):
</line>
<line>
A complexidade co*ncide c*m uma parte de incerteza, seja proveniente dos *im*te*
</line>
<line>
de nosso entendimento, seja inscrita nos fe*ômenos. Mas * comple**dade não se
</line>
<line>
reduz à incerte*a, é * incerteza no s*i* de si*te*as ricame*te orga*izados (MORIN,
</line>
<line>
* 0 * 5 , p . 3 5 ).
</line>
</par><par>
</page><line>
5 O ri**al de*ine a quali*icação que *e*em pos*uir *s indivíduos que *alam (e que, n* jogo de um di*log*, da interrogação, da recitação,
</line>
<line>
devem ocup*r de*erminada posição e formular determinado ti*o de enunc*a*os); defin* o* gestos, o* comportamen*os, as circu**tâncias, *
</line>
<line>
t*do o c*njunto de sig*os que devem a*ompanha* o discurso; fixa, enfim, a efic*cia suposta ou imp*sta *as *alavras, seu efeito s*bre aqu*le*
</line>
<line>
ao* qu*is se dirigem, os limites de se* v*lo* de coerç*o (FOUCAULT, 2009, p. 39).
</line>
<line>
Rev. *SA, T*res*n*, v. 20, n. 12, art. 9, p. *89-*05, dez. 20*3 www4.f**net.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Estr*da Até Aqui: O Carisma "S**ernatural" e* Dean Winchest*r
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
S*b es*a perspectiva, podemos com*r*ender * ter*a da complexid*de d* pensamento e
</line>
<line>
*omo au**-org*n***-se di*nte *e *stím*los. Seja por discu*sos e /o* imagens, onde o sistema
</line>
<line>
complexo alinha-se co* dina*ic*dade e com fator*s exter*os, ou ag*çad*s p*la compreensão
</line>
<line>
de ve*dades *istintas. Desapegadas da soberania das *ulturas, mitos e religiões, prov*m não
</line>
</par><par>
<line>
**enas da busca, mas da compreensã* do
</line>
<line>
significante/significado idealizado pelo suje*to
</line>
</par><par>
<line>
antecedend* a form*ção *o sen**do, *end* *ssim obj*to de caos.
</line>
<line>
* teoria da complexidade e do pensamento complexo advém do *omento inici** de
</line>
</par><par>
<line>
de*ordem e sua
</line>
<line>
tra*etória quando buscamos indícios *o proc**so constru*ivo à *onsol**ação
</line>
</par><par>
<line>
*o fenômeno, quando e*te já incorpo*ado ao sujeito. É prudente a ide***ficação fac**al quando
</line>
</par><par>
<line>
este torna-se háb*l * consc*ente do s*be*/poder que exerce sobre d*terminado grupo
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
sociedade. Mor*n (2005, p. 20) *xpli** que "a complexid*de compreende, efetivamente,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
te*ido de acon*ecimentos, ações, in*erações, retroa*õe*, *eterminações, *casos que constituem
</line>
</par><par>
<line>
* nosso *undo *enome*al". Portanto, no rol das id*i*s, complemento tangív*l para o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
materialização e elu*ub*ações cabív*is para *rogressão gradual i*st**rado na aç*o i*icial do
</line>
</par><par>
<line>
fe*ômeno, *lucida uma roteirização, c*n*ci*nte
</line>
<line>
ou *ão, *ue ativa
</line>
<line>
com*ortamento,
</line>
</par><par>
<line>
compet**cia* e *abilidade*. Por *onsequênci*, criar um material cor*óre* e estruturad* para
</line>
</par><par>
<line>
o*s*rvação do carisma e a c*ndu*ão constituída
</line>
<line>
na narrativa a *arti* de
</line>
<line>
*ados per*eptíveis
</line>
</par><par>
<line>
im*ulsionam a bus*a p*r da*os específ*co* e*erce*do dissolução na investigaç*o p*opo*ta.
</line>
<line>
Co*p*eendem*s então que a *artir das *ncertez*s * complexid**es do fenômeno, *a
</line>
<line>
constituição inv*stigativa *ue p**meia a observação inicia*, entorno ** discurso *a
</line>
<line>
*er*ormáti*a * do m*terialismo sim*ólico, além da complexidade do tema e di*icu*dades de
</line>
</par><par>
<line>
definição cie***fic*, part*mos do princípi* d* ma*erialização via imagens e
</line>
<line>
discursos
</line>
</par><par>
<line>
perform*t*cos. Portanto, para exemplif*car e pontua* noss*s an*lises, usamos como objeto *e
</line>
<line>
estu*o a pe*sonagem *ean Wi*chester, pr*tag**ista *a série *e*ev*s*va Sup*rnat*ral (2*05 -
</line>
</par><par>
<line>
2022). Embalado pela
</line>
<line>
c**ção Ca*r* on my wayward
</line>
<line>
* on,
</line>
<line>
do
</line>
<line>
gru*o de rock est*dunidense
</line>
</par><par>
<line>
*ansas, Dean Winchester, nas*ido aos
</line>
<line>
*int* quatro d*as do m*s d* janeiro, n* ano de mil
</line>
</par><par>
<line>
novec*ntos e setenta e nove. P*imog*nito de *ohn e Mary Winch*ster, exerce charme da o
</line>
<line>
ti*ologia **iada *elo *lichê rebelde, be**das e rock\n roll, carrega em si a r*spons*b*lidade do
</line>
<line>
legado da famí**a Winchester: *alvar pessoas, caçar monstros e cuidar da fa*ília.
</line>
<line>
Logo n* *rimeiro episó*io ** série (T1E01), perc*rremos uma per*o*ag*m d*
</line>
</par><par>
<line>
*em*eram*nto *ort* e conci*o, a sa**cidade de *e*n
</line>
<line>
n*s faz lembrar d* re*eld*a endeusada
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 12, a*t. 9, p. 189-205, d*z. 2023
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. Sá, T. B. Soares
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
p*r James Dean6 (1931 - 19*5), *ntreta*to, apesar *e provoca*em o m**mo g*au *mpá*i**,
</line>
</par><par>
<line>
além do nome são
</line>
<line>
os *nicos elementos q*e convergem. D*an tem u*a postura d* *iderança
</line>
</par><par>
<line>
que a princípio, p*lo su*iço d* pai, co*segu* esconder seus temo*e* em assumir os **gócios
</line>
<line>
da f*mí*ia.
</line>
<line>
Em sua prim*ira *p*riç** no epi*ódio Piloto, Dean chega à Faculda*e de Stanford *
</line>
<line>
procu*a *e *eu irmão Sam, na c*rte** de *onduzi-lo de volta aos negócios d* família.
</line>
<line>
Faremos *qui uma compara**o hier*rquica cita*do *aquiavel (2008, *. 131) o*de "nada *az
</line>
<line>
estimar tanto *m p*íncipe como as *rand** cam*anhas de *i", observa*do se*
</line>
</par><par>
<line>
*omp*rtamento, suas
</line>
<line>
e*pressões verb**s não verba*s, e exalta da estima, "proprieda*e e
</line>
</par><par>
<line>
per*on*líss*ma próxima *o ca*isma financ*ando ações p*ra seus gestores",
</line>
<line>
S*ares (202*,
</line>
<line>
p.
</line>
</par><par>
<line>
394). D*an **ma para si os prob*em** de se* irmão Sam Winc**ster, em todas *s instâncias.
</line>
<line>
Subente*dendo-*e que ret*guarda à mor*e da mãe e o *onstante *umiço do pai, *açad*re* de
</line>
<line>
at*vidade* e en**dad*s *ob*enaturai*, a re*ponsabilida*e de cuidar do irmão e mantê-lo em
</line>
<line>
seguranç*. Dura*te sua convivência com o pai, De*n de***volveu uma co*dição de liderança,
</line>
</par><par>
<line>
na esfera social de
</line>
<line>
pertencimento, pois p*ssui
</line>
<line>
por exc*lênc*a o do*í*io
</line>
<line>
*o exercê-lo, até
</line>
</par><par>
<line>
*ntão sem se
</line>
<line>
*ar con** desta *aculd*de. Id*ntificamos tais traços co*stit*tivos de ** líder
</line>
</par><par>
<line>
carismático e a *elaç*o entre sab*r-p*der, quando a personag*m convence ir*ão S*m o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
a*udá-lo a procurar o *a*, deixando a noiva e um i*port*nte teste de *dmissão para * *ngressar
</line>
</par><par>
<line>
na faculdade de D**eit*. A habilida*e co*unicati*a e
</line>
<line>
de
</line>
<line>
lider*nça do irmão ex*r*me
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
per*or*atividade car*smá*ic*.
</line>
</par><par>
<line>
G*st*ria de most*ar que o di*cu*so n*o é uma *st*e*ta superfície de contato, ou de
</line>
</par><par>
<line>
confro*to, **tre *m* realidade e uma l*ngua, intr*cament* entre o léxico e uma o
</line>
<line>
experiência; gostaria d* mostrar, por meio de *xemplos precisos, *ue, analisa*d* os
</line>
<line>
p*ó*rios discursos, **mos *e d*sfa*erem os laços *par*ntemen** tão for**s *ntre as
</line>
<line>
palavras e as coisas, e destacar-se um conjunto ** regras, pró*rias *a práti*a
</line>
<line>
discursiva (F*UCAULT, 20*9, a*ud O**VEIRA, 20*3 p.129).
</line>
<line>
A o**ervação desses discursos ma*erializados pela *ersonagem corrobor* com * a*tor
</line>
</par><par>
<line>
quan*o,
</line>
<line>
citando Foucault,
</line>
<line>
nos permit* *e*onstr*r um c**ceito
</line>
<line>
por *eio d* exemplos
</line>
</par><par>
<line>
preci*** e d*álogos *is*ais qu* façam sentido *ara i**ntifica*ão do objeto em *nál**e.
</line>
<line>
Ol*v*ira (*023, p. 130) retorna a Foucault quant* à ta*ef* do *rqueol**i**a*:
</line>
</par><par>
</page><line>
6 James Byron Dea* foi um ator estad*n***n*e. *onside*ado um í*one cultural da mod*, desilusão ad*le*cente, do distanciamento social,
</line>
<line>
*onforme expresso no *ítulo de seu fil*e *ai* célebre, Rebe* Without a Cause, no *ual estrelo* como o *dolescen** problemático *i* Star*.
</line>
<line>
Fal*ceu aos 24 a**s *m um acident* de carro na *ida*e *st*dunidens* *a Calif*rnia. Fon*e G*ogle.
</line>
<line>
7 A Arque*logia, po*tan*o, é u*a das dis*iplinas científicas que *studam as r*lações entre *ul*ura mat*rial e socieda*es est*belec*da* na
</line>
<line>
*onga d*ração. A v**tente da *rqueologia *ue trata do estudo das so*ie*ades no c*ntext* da pre*enç* da escrit* e/ou *ocumentaç*o de*ine-s*
</line>
<line>
c*mo "H*s**ri*a".
</line>
<line>
Rev. *S*, *ere*ina, v. 20, n. 1*, *rt. *, p. 189-205, dez. 2023 www*.f*anet.com.**/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Est**da Até Aqui: O Carisma "*upernatur*l" em Dean Wi*chester
</line>
<line>
197
</line>
</par><par>
<line>
Em n*o ma** tratar os discursos como conjuntos *e s**nos (elementos s*gnifi*antes
</line>
<line>
qu* remetem os c*nteúdos ou as representa**e*), mas como p*áticas que fo*mam
</line>
<line>
sistemati*ament* os objetos de que fal*m certa*e*te o* discursos são feitos de
</line>
</par><par>
<line>
*ign*s; mai* do que ut*liza* ess*s sig*os para designar
</line>
<line>
*oisas. É mais qu* os to*na
</line>
</par><par>
<line>
irredutív*i* à lí*gua e ao ato de *al*. É esse "mais" que é *recis* *p**ecer e que é
</line>
<line>
preciso *escrever (FOUCAUL*, 2009*, p. 55, g*ifo do autor apud OLIVE*RA,
</line>
<line>
20*3, p. 130).
</line>
<line>
Os rituais e prát*cas para represe*t*ção de cren*as e *alore*, ao a*alisarm*s o
</line>
</par><par>
<line>
arquét*po heroico de Dean *iante
</line>
<line>
de sua própria inc*edul*dade
</line>
<line>
de assentir *ua posição
</line>
</par><par>
<line>
hierárqu*ca, acentuam * a*eitaçã* em um *reve
</line>
<line>
pre*údio d* liderança
</line>
<line>
no *pisódi*
</line>
<line>
1,
</line>
</par><par>
<line>
tempor*da 4 (E1T4) intitula*o A re*surre*ção de Lázaro. Qua*do Oliveira (20**, p. 130) cita
</line>
</par><par>
<line>
Foucaul* (2009, p. 55) nos
</line>
<line>
destina a c*mpre*nde* que esse "mais"
</line>
<line>
que é preciso aparecer
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
que é preciso descrever, reti*ando o s*mulacro *o *iscurso simbólico para * au*iovisu*l, o que
</line>
<line>
n*s perm*t* uma aná**se concisa. Po*emos obse*v*r na jorn*da da personag*m o crescimento
</line>
<line>
da conf**nç* e o *mpeto por reso**tivas envolto* em situ*çõe* extrem*s. Neste episódio,
</line>
<line>
Dean, apó* faz*r um p*c*o com *m* en*idade sobrenat*ral (E22T2), vende sua alma e* *ro*a
</line>
<line>
da vida d* seu ir*ão S*m, ceifado por u* caçad*r que so* o co*ando *e um ente inf*ri*do a
</line>
<line>
mediu*id*de de det*rminado* joven*, sug*riu uma comp*tiç*o ond* a*enas um sobreviveria,
</line>
</par><par>
<line>
tornando-*e o ser dotado de poder*s so*renaturais. De*n, que em busca do local dos
</line>
<line>
j*go*
</line>
</par><par>
<line>
trava uma batalha int*rna e conflituosa à *rocura de salvaçã* p*ra seu irmão, j*nt*-se a outros
</line>
</par><par>
<line>
ca*ad*res e encontr*m * ge*loc*l**aç*o da bat*lha. N*ste ponto, localizamos relaçã* qu* a
</line>
</par><par>
<line>
Foucaul* (20*9, p. 39) define como ri***l **de,
</line>
<line>
"ac*m*anhado *o d*scurs*, fixa, *nfim,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
eficác** su*os** ou *mposta das pa*avra*, se *feito *obre aqueles aos
</line>
<line>
qua*s se dirig*m,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
limites de *eu valor de coerçã*".
</line>
</par><par>
<line>
Ao encon*rar*m Sa* caminhando em sua direção, se deparam c*m outro jovem
</line>
<line>
caçador, último sob*eviv*n*e nesse jogo *oraz qu* apunh*la Sa* pelas cost**. A cena em si
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
heroi*o *a *ersonagem, *emo*stra*do sua vulne*abilidad* d*ante da incapacid*de de protege*
</line>
<line>
e salv*r sua família. Em *usca d* me*o* pa*a re**u**eição de Sam, Dea* sela um pacto co*
</line>
<line>
entida*es profa*a*. * barganha aceita por um en*e possesso lhe rendeu ap*nas um *no *e vida
</line>
</par><par>
<line>
afora sua alma aprisionada pela eternidade no infe*n*. Na semiót*ca,
</line>
<line>
p*r ex*mplo,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*e*re*entaçã* simbólica do inferno ev*ca i*eias ** sofriment*, puni*ão e *aos, *m um
</line>
</par><par>
</page><line>
discurso r*ligioso, seria a mor*e *terna, enquanto o Céu ou Para*so exprime i*eia de vi*a *
</line>
<line>
*terna.
</line>
<line>
* Arqu*tipo-Modelo ou padr*o pas**vel de se* **produzido e* sim*lacros, ou ob*etos semelhantes; q*alquer modelo, tipo, parad*gma.
</line>
<line>
(dicionário on-l*n*, Oxford).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 20, n. 12, art. 9, p. 18*-205, d*z. 20*3 www4.f*anet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. A. Sá, T. B. Soares
</line>
<line>
198
</line>
</par><par>
<line>
Salta**s *o*s *nos à frente, *olta*** (T4E1) *ara a com*reensã* arque*lógi*a na
</line>
</par><par>
<line>
c*n*tit*içã* de Dean
</line>
<line>
como líder carismático. Fat**es que
</line>
<line>
agregam
</line>
<line>
para facil**ação dessa
</line>
</par><par>
<line>
observação é como a personagem foi
</line>
<line>
apresentada *o *úbl*co, identificação de sentido, a
</line>
</par><par>
<line>
*onsolidaçã* sign*ficat*va ** narrat*va
</line>
<line>
audio*isu*l e c*pacidade d* co*exão emociona*. * a
</line>
</par><par>
<line>
contar desta s*tuação, neste episódio Dean subi*amente vo*ta à vida após um ano des*e sua
</line>
<line>
*o***. Retirado das condi*ões pact*ais das q*ais foi fa*ad*, ainda se* ente*der os motivos
</line>
<line>
q*e o trouxeram à ressurre*ção, at*ibui es*e f*to * insis*ênci* de seu *rmão e seu domíni* em
</line>
<line>
rituais * p*ctos sobrenaturai*. *o entanto, o que surpreende é a constat**ão d* que, apesar *e
</line>
<line>
i**meras tentat*vas, Sam **lhou em todas.
</line>
<line>
Todos a quem r*c**ria ora ti*ham medo, o*a zelo por s*a* vidas. O nome Winchester
</line>
</par><par>
<line>
impacta nas de*isões, fosse devido ao res*eito *uanto in***mado* pelo temor causado
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
repu*ação d* melhores caçadores de entes, "Quando *oder que o nome de o
</line>
<line>
um
</line>
<line>
s*jeito de
</line>
</par><par>
<line>
**cesso tem é portador
</line>
<line>
*e enorme in*lu*ncia sobre as pessoas", Soares (2020, p. 38). A
</line>
</par><par>
<line>
*e**urreiçã*
</line>
<line>
de Dean *e**lto* em demasia*o
</line>
<line>
tum*lto nas três esferas, Céu, Terr* e Infern*,
</line>
</par><par>
<line>
pr**or*ionan*o o
</line>
<line>
aprimoramento de sua iden*idade visu** co*o líder e *videnciando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*denti*ic*ção\conex*o *fável com * p*r*onagem. Enq*anto todos procuravam * *esp*nsável
</line>
<line>
por tal feito, eis *ue * resposta c**g* reb**c*da so* aur* divin* e *sas protetoras.
</line>
<line>
O salva*or de Dean r*fut* s*a discord*ncia *om a religio*idade a co*traponto
</line>
<line>
da* id*ias e condutas da personage*. Sendo di**o e necessário *a*a a humanidade, um anjo,
</line>
</par><par>
<line>
a*ente env**do por Deus, foi c*usante de seu retorno à o
</line>
<line>
vida. Ressa*tamos que * objet**o
</line>
</par><par>
<line>
aqui nã* remete * disc*r**s religiosos. Ess* ling*age* sim*ólica repre*e*t*da pela redenção
</line>
<line>
da *erson**e*, fomenta o arquétipo heroico, a estrutura mutável qu* nos permit* con*luir a
</line>
</par><par>
<line>
relação d*r*ta d* *on*t*ução s*cial e influência da
</line>
<line>
perso*agem com aceitação do sentido. a
</line>
</par><par>
<line>
*sse fa*o incita s*j**t* qu* o*s*rva a performance da per**nag*m e no q*al se ins*ira.
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Haja *ista qu* a
</line>
<line>
pers*nagem Dean Win*hester escoou por etapas *
</line>
<line>
element*s cons*itutivos-
</line>
</par><par>
<line>
discurs*vos
</line>
<line>
para elev*r a pot*n*ialid*de d* **risma
</line>
<line>
como um f*nômeno cons*rutivo
</line>
</par><par>
<line>
art*culadamente expost* neste ar*igo.
</line>
</par><par>
<line>
Perf*zendo uma arqueol*gia e uma genealogia do i*div*duo moderno, F*ucau*t
</line>
<line>
encontr* a m*tu* im*ricação entre saber e poder, *ão exis*indo preva*ência de *m
</line>
</par><par>
<line>
sobre o
</line>
<line>
out*o, mas amarra*ão, duplo nascimento e e*istência conju*ta. Ne*te
</line>
</par><par>
<line>
ínterim, *mbos convali*am seu* obje*os, institu**os, por *ua vez, como *ontos de
</line>
<line>
*po**, sob o ho*izonte d*s discurs*s de verdade, os a**orados em Deus, na nat**eza
</line>
<line>
ou nas ciências (WEIZENMANN, 2*13, p. 1*).
</line>
<line>
Inspir*do por es*es elem*nt**, Dean d*stila sua cap*c*da*e d* *iderança e, ocupando-
</line>
</par><par>
<line>
s* de *uas atri*uições, d*spensa a r*beldia,
</line>
<line>
ou*rora catalisadora de suas emoções, assume
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esina, v. 20, n. 12, art. 9, *. 18*-205, dez. 202*
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Estrada Até *qui: * *aris*a "Su*er*atur**" em Dean Winchester
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
*ierarquia imposta
</line>
<line>
por *aberes in*erno* *os qu*is domi** e ac*itação do grupo ao qual
</line>
</par><par>
<line>
per**nce socialmente, *s ca*ado*es. O *oder que detém, faculdade essa que tr*nsversalm**te
</line>
</par><par>
<line>
elevou o n*me da f**íl*a W***hester ao p*tam*r de soberania, test*f*ca as
</line>
<line>
palavras
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Wei**nma*n (201*), *evali*ando es*e *uplo nascimento e
</line>
<line>
existênc** con*unta. O ponto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
apoio nos discursos ** ve*da*e na ma*uraç*o *o d**amismo de *ea* apo*a-se na *de*tificaçã*
</line>
<line>
v*sual p*ra co*stituirmos fa**íveis ele*entos para *laboração *este artigo.
</line>
<line>
N* entant*, entre batalha* ap*cal*pticas e sustentação d* princípios **contramos no
</line>
<line>
E***ódio 1 Temporada 9 (E*T9) um líd*r indizível e c**sono. Subs*d*a*o *ela imb*i*ação do
</line>
<line>
*a*er e do *oder.
</line>
<line>
* carisma então é so*ren**ural? O* uma forma dis*ursiva de persuasão? No que
</line>
</par><par>
<line>
con*erne à análise, para essa *ef*nição usaremos como *ressupo**o
</line>
<line>
as p**avras do Soar*s
</line>
</par><par>
<line>
(2022):
</line>
</par><par>
<line>
O ca*ism* não é um* abstração, nã* é ap*nas u** a*ração e n*o é u* dom.
</line>
<line>
T*mpouco se pode *izer que o carisma é tão-somen*e um *raço *e perso*alidade
</line>
<line>
quando *nalisamo* seu fu*cionament* em uma pers**ag*m *aris*ática e aí
</line>
<line>
*n*ont*amos *ma série *e *lemen*os q*e o compõe como articul*dor de
</line>
<line>
pe*formance (SOARES, 20*2, p. 403).
</line>
</par><par>
<line>
Ant* a* tomadas decisiv**, Dea* uti*iza-se
</line>
<line>
de co*por*ament* consistente
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*stituído dos rituais já encorp*dos na personagem. *ocalizamos então o que o autor intitula
</line>
<line>
como arti*ulad*r de per*ormance. Para *an*o, a análise da Episo*io 1 te*porada 9 (E1T9)
</line>
</par><par>
<line>
intitula** "Acho *ue não gosto daq*i", o episódio 1 p*o*ove as c*nsequências de at*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*colhas que demand*das por *ean refletem em toda a sociedade, re*omando a
</line>
<line>
prem***a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
exerc*cio *o
</line>
<line>
poder e loc*l de Governança. O
</line>
<line>
cao*
</line>
<line>
n**amente *stabe**cido nos *emete
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
co*plex**ade *a situaçã*. Co**ciente das tomadas de *ecis*o,
</line>
<line>
já que possessor do s*ber-
</line>
</par><par>
<line>
pode*,
</line>
<line>
aqui re*oma*os a retórica argume**at*va postulada por Foucault, compreendendo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
caracterização como *ma relação int*ínseca do poder entre e*feras ambi*ntalizadas de m*do
</line>
<line>
c*ív*l, apodíctic* e copioso. Em razão da escolha de salvar o irmão, D*an facultou a abertura
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
um portal **iado por poder**
</line>
<line>
ocu**os, *nde ent*s sobrenaturais *re*os po* *ua
</line>
</par><par>
<line>
*ericulosi*ade à hum**idad* seg*e*a*iam *te*namen*e. D* c*çador*s, tornara-se alvo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ambas as esfer*s.
</line>
</par><par>
<line>
Sintetiza*do a arg*mentação, o p*der enigm*tico do líder seduz seus segu*do*es e
</line>
<line>
fundament* sua* esc*l*as. **o explic*ta*do a pusil*nimida*e, caract*rísticas de l*derança,
</line>
<line>
*ean usan*o *rtifícios de *açador, delegan*o a Sam **trategism* na oper*ção e governança
</line>
</par><par>
<line>
de sua pos*ç*o *a
</line>
<line>
tenta*iva contí*ua de salvar humani**de. *bserv*mo* m*is uma vez a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
disc*rs* persu**ivo d*an*e da inc*rteza do irm*o e d* *astiel.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 20, n. 1*, art. 9, *. 189-**5, dez. 2023 ww*4.fsanet.*o*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. *. Sá, *. B. *oares
</line>
<line>
2*0
</line>
</par><par>
<line>
O ápice *ara sol*arm*s o nexo *o saber-poder com a caracterizaçã* do c*risma
</line>
<line>
ocor*e qua*do *e*n, subju*a*o p*r for*as inu*anas, decide apoderar-se da Marca de Caim.
</line>
<line>
Marca essa que poder*a *evá-lo * morte e c*nduzi-lo à es*ravidão *e algoz da humanidade, tal
</line>
<line>
qual **im, na re*igião C*istã. Caim f*** c*ndenad* a vagar com a *arca s*cra e vida eter*a
</line>
<line>
em retal*ação às leis divinas, p*nido por c*i*ar a vida de seu irmão Abel. * maldição d*vina
</line>
<line>
*obre Caim de marcá-lo na ca*ne de *orm* in*elével iguala-se à de Dean.
</line>
<line>
O recurso de apar*ntar sin**ri*ade por meio do se*timen*o é absolut*mente *e*ítimo
</line>
</par><par>
<line>
e dialoga com *
</line>
<line>
que A*istótel*s cha*a de *isposição dos **tiv*s p*los *uais s*
</line>
</par><par>
<line>
demo*st*am b*nefí*ios. A mais nobre razão, **nforme o estagirita, é
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
benef*cênc*a", pontua o (S**RES, 2022, *. 401).
</line>
</par><par>
<line>
* c**stan*e busca pa*a *e**rada
</line>
<line>
d*sse e**igm*, no p*opósito de não co*romper su*s
</line>
</par><par>
<line>
carac*e*ística* pri*árias, at*e*adas a injun**o atrelad* m*rc*, Dea* esquiva-se da obediência
</line>
<line>
sel*d* ao *es*ino qu* lhe foi i*pos*o desvencilhand* de mante*-se sob co*ando de vil ta*efa
</line>
<line>
d*ci*e privar-se de sua *xistência. Consid**and* que sua sobrevivência se va*e d* *xpun*ir o
</line>
<line>
quantitativo de vida* ili**tadas. Ao analisar*os o episódio, loc*lizamos os mes*os rituais
</line>
</par><par>
<line>
*aract*rísti**s da perso*agem. Cabe escla*ece*
</line>
<line>
que a busc* de q**sti**amentos velados
</line>
</par><par>
<line>
p*rcorre *oda * narrati*a nas s*i* tempor**** posteriores e *assívei* de in*e*pelaçã* *radat*va
</line>
<line>
para d*screver rituais, narrativas e localizaçã* do mate*ial *im**l*co para identifica*ã* do
</line>
<line>
carisma.
</line>
<line>
Seres humanos são animais sociais. Queremos fazer parte de a*go. De *u*r* modo, a
</line>
<line>
v**a *eria uma *xp*ri*n*i* muito fria. * somente compreendendo como os que
</line>
<line>
buscam o poder *entam n*s *nfluenciar, e como é comu* participarm*s at**a*ente
</line>
<line>
de nos*a pr*pria manipul**ão, po*e*os finalmente pe**e*e* o per*go com o qual
</line>
<line>
nos de*aramo*, quando aband*nam*s a racio*alidad* e o ceticis*o, depos*tando
</line>
<line>
no*sa fé em um líder com carisma (RE*S, 201*, p. 5).
</line>
<line>
O epitáfio *d**uado p*ra tais atos cons*itutivos/dis*ertativos configura nas *ala*ras de
</line>
<line>
Rees (2013), o *ue a*or*amos des*e o princípio di*nte da tra*et*ria *a persona*em. * ri*ual
</line>
<line>
simbólico, a maneir* per*uasi*a atend*n*o a um grupo específico da s*ciedade *ue *econ*e*e
</line>
<line>
em tais caract*rísticas, *uas ambições, p*eten*ões e compreensão do *entido por mei* do
</line>
</par><par>
<line>
reconhec*mento e *dentificação co* a perso*agem.
</line>
<line>
*dentifi*am*s
</line>
<line>
a co*plexidade
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
***rdagem de es*olhas *casion*das por atr*tores estranhos. Tai* atra*ores **tensific*m o ca*s
</line>
<line>
inicial, indicando uma *eso*dem momen*â*ea, que *ogo *s*ab*lecid* fluidamente man*é* o
</line>
<line>
equilíbrio e ret*ma a or*em a partir de novas ocor*ênc*as. Fato re*orren*e na est*ada até aqu*.
</line>
<line>
Ademais, n*s palavra* de Foucault (1*99),
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 12, a*t. 9, p. 189-2*5, d*z. 2023
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Estrada Até Aqui: O Carisma "Supernatural" em D*an Winchester
</line>
<line>
201
</line>
</par><par>
<line>
O ritual *efine a qualificação que *evem possuir os indivídu*s que falam (e qu*, n*
</line>
<line>
jogo do diál*g*, *a interrogação, na rec*tação, de*em ocupar determ*n*da p**ição e
</line>
</par><par>
<line>
fo*mul*r determ*nado tipo de
</line>
<line>
enunci*do); define os g*st*s, os **mpo*t*m*n***, as
</line>
</par><par>
<line>
circunstâ**ias e t*d* o conjunto de s*nais qu* deve* acompanha* o *is**r*o; o
</line>
<line>
ritual *ixa, por fi*, a *f*cáci*, supo*ta *u impo*ta, das p*lavr**, o se* efeito sobre
</line>
<line>
aque**s * qu** elas se diri*em, *s li**te* *o seu valor cons*rangedor (FOU*A*LT,
</line>
<line>
*009, p. *2).
</line>
</par><par>
<line>
A* con*unturas identi*icad*s para * a*á*is* da personag*m escoam sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
arqueogenea*ogi* do carisma, o ri*ual d* comportamento-discurso-sentin*o amol*a-se ao
</line>
</par><par>
<line>
ma*er*alismo simbólico, exau*ti*amente evocado nest*
</line>
<line>
artigo, com o p*opósito de anuir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
estr*tura e a *v*lução do processo gr*dativo do car*s*a com* uma constitui*ão comu**cati*a,
</line>
<line>
v*sual e dis*ur*iva c*m *lem*nt*s persuasivos d*s*ro**dos de in**nçõ** facciosas ou
</line>
<line>
b*nevolen*es.
</line>
<line>
* *ONSIDE*AÇÕES *INAIS
</line>
<line>
*.1 Da rebeldia ao carisma
</line>
<line>
Diante do exposto, o que foi percebid* na *ers***gem De*n Winchester obtid*s **r
</line>
<line>
mei* d* r*sultad*s he*rístico* acerca da construção do c*r*s*a, s*a complexi*ade e análise
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
estru**ras *i*curs*vas e *rgumen*ativa*, reforçam a construção de i*e*tidade *a
</line>
</par><par>
<line>
per*onagem por *eio *e na*rat*vas convince*te* que *vocam emo*ões e va*or*s para essa
</line>
<line>
est*uturação.
</line>
</par><par>
<line>
Podem*s conceber os **ocedimentos *e controle do discurso como, em
</line>
<line>
última
</line>
</par><par>
<line>
instância, mec**ismos de
</line>
<line>
construção do "eu", o q*al se *ha*a moderna*ente de
</line>
</par><par>
<line>
sujeito, *obretudo, em *nálise do Dis*urso. Diante dessa constataç*o, que não
</line>
<line>
*firm* o óbvio, confirmamos, en*re outras cois**, um dos pos*ula**s da Anális* *o
</line>
<line>
Discurso, qual sej*, sujeito e se*tido *e con*titu*m ao mesmo tem*o, *e*a li*gua*em
</line>
<line>
(SOARES, 2020, *. 27).
</line>
<line>
Com* base teóri*a e analítica *o mater*alismo simbóli*o e da a**lise do discurso
</line>
</par><par>
<line>
foucault**na,
</line>
<line>
*ercebe*os *ue ape*ar do seu conheciment* prático do sobrenatura*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pe*sona*em Dean * cética em relação ao disc*rs* r*l*gioso. No entanto, ao decorrer da séri* e
</line>
<line>
da m*t*ração de *ua po*ição hierárquica de *íder, to*na-se mais aberto após *u* am**ade com
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
E. *. Sá, T. B. Soares
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
do cari*ma, e*blem*tica e mate*ializ*da na série, torna palp*vel e elucida a pe**epç**
</line>
<line>
*oteirizada em sua arquitetura, antes *eífico e solid*ficada com* uma h*bilidade inata.
</line>
<line>
Na a*típoda d* concepção *o *ens* comu*, mas sem deixar de l*e a*reend*r aquilo
</line>
</par><par>
<line>
que componha *s traço*
</line>
<line>
funda*en*ais, é n*cessário obser*a* cada v*z mais
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
c*risma *ara além de um c*pital si**óli*o estruturado em dete*minadas formas d*
</line>
</par><par>
<line>
rituais, c**o a
</line>
<line>
re*igiosa * * pol*tic*, para obser**r-lhe o d*sempenh*
</line>
<line>
*o ritu*l
</line>
</par><par>
<line>
engl**ante do co*idiano (SOARE*, 2022, p. 404).
</line>
<line>
*oncl**mos então qu* a *r*ação *e um* identidade visual *ara a observação d*
</line>
<line>
práticas compo*tamentais e suas conexões emocionais abarc*d* pelo materialismo sim*ó*ico
</line>
</par><par>
<line>
e o arquétipo heroico movido pelo *nsej* v**ori*s* e *on*re*iz*ção
</line>
<line>
de seus objetivos, *o*
</line>
</par><par>
<line>
pe*mite *erceber o carisma como um fenômeno com*os*o por etapas, haja vista que todo
</line>
<line>
rit*al envol** a essa person* *e desenvol*e *radati*amente. Sob*e o d*scurso, Oliv*ira (2013)
</line>
<line>
*nsis**:
</line>
</par><par>
<line>
Não há um es*aço
</line>
<line>
ho*ogêneo p*ra os *nu*ciad*s de d*terminado
</line>
<line>
*iscurso,
</line>
</par><par>
<line>
**stame*te porque há *m ince*s*nte movimento de coi*as *itas, do* saber*s, dos
</line>
<line>
discurs*s, *esmo que estejam** fa*a*do em um *er*o *ampo dis*ursivo
</line>
<line>
(OLIVEIRA, 2013. *. 143).
</line>
<line>
Sintaticam**t* a ar**i*ão a*ribuí*a ao car**ma, ofuscada pelo sentid* que a socieda*e
</line>
</par><par>
<line>
c*ltiva ao defini-lo, nos reme*e a inúmer*s c*racterísti*as *ue s*postam*nte va*ida ações
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tentativa* de p*rsu*são em m*ssa. C*nsiderand* a lid**ança c*mo prod*to de m*vime*t*s
</line>
</par><par>
<line>
orquest*ad*s com fi*alidad* de atender expectativas
</line>
<line>
definidas, *m *íd** b*m-inte*cionad*
</line>
</par><par>
<line>
promove a*ões construtivas exemplificadas nest* artigo pela *e*s*nag*m. Direcio*ando ato*
</line>
</par><par>
<line>
*onstitutivos e o exercício de s*milarida*e d*finidos
</line>
<line>
p*r grupos que refle*em * m*sm*
</line>
</par><par>
<line>
verdade, o me*mo **n*ido. A proximida*e que film*s e séries *xercem para valida* s*ntido e
</line>
</par><par>
<line>
d**cur*o promo*endo u*a r*l**ão pe*uliar latente e
</line>
<line>
auxilia a **rre*ura e localização
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*b*et* investig*do.
</line>
</par><par>
<line>
Diante d*s*a observação, o carisma, co*o uma té*nica de si, deve ser retirado de
</line>
</par><par>
<line>
uma l*gica c*ntinuativa segundo a qu*l * obj*tivo
</line>
<line>
de seu empr*go é, por norma,
</line>
</par><par>
</page><line>
cond*cionar fa*oravel**nte as relaç*es de *od*r, de modo que o ca*isma consistiria
</line>
<line>
e* u* tipo d* abalo na progressão lin*ar dos circu*tos da sociedade (*O*R*S,
</line>
<line>
2022. p. 4**).
</line>
<line>
No revés das *ontradições circunj*centes, desti*a-se *ompree*der a rel*ção de pod*r
</line>
<line>
pa*a so*i*ificar * co*ceito e id*ntificar o se*tid* hegemônico *o s*jeito, ta* q*al * efeito no
</line>
<line>
c*rculo soci*l *ventualmente entrepost*, assim *omo * infl*ência e domínio que ali**o * um
</line>
<line>
ritual ímpar ou pr*-d*fi*id*, manipula, instiga e c*nve*ce. Rees (2005) justifica em *i*inuto
</line>
<line>
question*m*nto o o*jetivo desta pesquisa; "Mas, o que exata*ente é c*ris*a? A palavra tem
</line>
<line>
Rev. FSA, T**e**na, *. 20, n. 12, art. 9, p. 189-205, dez. **23 www*.fsan*t.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Es*rada *té Aqui: O C*risma "Superna*ural" em Dean Winchester
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
r*ízes gregas que sig*ificam um favorecim*nto ou g*aça di*ina. M*s c*risma, co*fo*m*
</line>
<line>
utilizamo* o t*r*o atualme*t*, n*o é uma dádiva divina, e sim um va*or neu**o12 Rees (*005.
</line>
<line>
p.3). Corporific**o *elo mater**l*sm* simbólico, narrativas *is*urs*vas e identif*c**ã* visual,
</line>
<line>
cons**uimos n* j*rnada da personagem D*an Winchester identi*ic*r e*ementos *ól*dos *ara a
</line>
<line>
a*q*eologia *este *enômeno. A complex*dade e in*en*ionalidade d*st* difusã* ocupam
</line>
<line>
va*iações *m difer*nte* instâncias, "pessoas cru*is podem p*ssuí-lo da me*ma forma que as
</line>
<line>
pe*soas bo*s" **es (2005), *or consequên*** co*se*uimos no espaç*/tem*o d*s narrativas
</line>
<line>
detecta* a tendenciosidade b*néfica do líde* ca*ismático e* Dean.
</line>
<line>
Para Web*r, o líder "cari*má*ico" precisa po*su*r um ele**n*o "missionário" forte e
</line>
<line>
*ma figur* qua*e **ligiosa. Seguidores de tal líd*r es*ão *m busca de a*go além de
</line>
</par><par>
<line>
apenas
</line>
<line>
re*ução de impostos ou *elhorias no sistema de *aúde, eles buscam
</line>
</par><par>
<line>
objet*vo* mai* amplos, quase espirituais d* redenção e salvação. O líder c*rismático
</line>
</par><par>
<line>
não po** existir facilm***e
</line>
<line>
dentro das estruturas burocrática* normais e motivado
</line>
</par><par>
<line>
por um senso de dest*no pessoal (WEIZE*MANN, 2013, p. 3).
</line>
<line>
*on*uma*do o fato da ur*ência em estudos esp*cíficos e qual**ativo* s**re o caráter
</line>
<line>
p**f*rm**ico do carisma e do* rituais sobre os q*a*s es*e fe*ô*eno e*erge e multiplica-se, *
</line>
<line>
f*rma e*co*hid* para essa *bservação e*idencia e v*lida esta pesquisa *m qu* a personag*m
</line>
<line>
Dean W*nchester per*onif*c* e pontua o passo * pass*, uma genealogia carismátic*
</line>
</par><par>
<line>
c*nstrutiva, moldad* conforme as relaç*es inte*pessoai* ** *uj*ito
</line>
<line>
e
</line>
<line>
d* *enti*o que es*e
</line>
</par><par>
<line>
fenômeno o*era sobre suas r*la*õ*s, o que *vide*c*a sua co*preens*o.
</line>
</par><par>
<line>
*EFERÊN*IAS
</line>
</par><par>
<line>
ANTO*AK*S, J. et *l. C*arisma: A* Ill-Def*ned and Ill-M*asured Gift. **n*al Re*iew
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of Organiz*ti*n*l Psy*holog* *nd
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Organiz*tional B*ha*ior. 3.
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293-319, 2*1*,
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10.*1*6/annur*v-org*sy*h-041015-0*2305.
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Disponí**l
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**
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12 Va*o* neutro: O conceit* de neutralidade *xi*lógic* d* Max Weber consid*ra que: de um la*o, a **ência não pode exc*uir a interve*ção de
</line>
<line>
valore* nos seus proced*mentos; e, por outr*, que a ciência *eve s* p*otege* da intrusã* ilegítima de valo*es que implica**am *vali*ções
</line>
<line>
práticas de *rdem política ou moral.
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**v. FSA, Ter*sina PI, *. 20, n. 12, a*t. 9, p. 189-205, dez. 2023 www4.fs*net.com.br/r*vi*ta
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O devir p*ofe*sor como suj*ito e ob*e*o de
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sua *rá*ic* em situaçõ*s *típic*s *n: *ongr*sso
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I*terna*iona* Movimentos Doc*ntes * Col*quio FOR*IBI* RP 202*, 2022, *IAD**A/SP.
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Letras,
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n.
</line>
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42,
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<line>
p.
</line>
<line>
393-405,
</line>
<line>
1
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<line>
abr.
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2 0 2 2 .<
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1*/ 07/ 20*3.
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**ARES, T. *. *esquisas em Análise *o Di*curso: Produçõe* do Grupo de Análise do
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SU*ERNAT*RAL. *he W* Television N*twor*. *W Pro*uto*es execut*vos **ipke, McG
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pr*me video. 15 T*mporadas. s*n.
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colo*.
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Títul*
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original:
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Supernatur*l,
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on*ine, 20*3. 181 p. - (Série *issertatio-Studia; 02) *odo de *cesso: Inter*et Disponív*l em
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Rev. F*A, Teresina, v. 2*, n. 12, art. 9, p. 189-2*5, dez. *023
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www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
A *str*da Até Aq*i: O Carisma "Supernatural" em Dean Winc*ester
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
Como Refere**ia* es*e Art*go, conforme ABNT:
</line>
<line>
SÁ, E. A; SOARES, T. B. A *strada *t* Aqui: O Cari*ma "Supernatural" em Dean Wi*c*ester. Rev.
</line>
<line>
FSA, Teresina, v. 20, n. 12, ar*. 9, p. 1*9-20*, dez. 202*.
</line>
</par><par>
<line>
Contribui*ão dos A*tore*
</line>
<line>
*. A. Sá
</line>
<line>
T. B. Soares
</line>
</par><par>
<line>
1) con*epção e *lanejame*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*i*e e **terpre**çã* dos d*dos.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) el*boração do rascunho ou *a *evisão *rítica do conteúdo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na aprovação d* ve*são final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, *. 20, n. 12, art. 9, p. *89-*05, dez. *023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)