<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 2, art. 4, p. 67-82, fev. *0*4 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2024.2*.2. 4 </line>
</par>
<par>
<line> Meu M*ndo Caiu: Ensaio Sobre a Desconst*u*ão do Suje*to *ncarc**ado </line>
<line> My World Ha* *ellen: Essay *n the Decons*ruct*o* of the Inc*rcerated Sub**ct </line>
</par>
<par>
<line> Ro*erto Remí*io F*orênc*o </line>
<line> *outor e* Educação pela Unive*si*ade Federal do B***a </line>
<line> Profess*r do Instituto F*deral de E*ucação, Ciên*ia e Tecnologia d* Se*tão Pernambuca*o </line>
<line> E-mail: be*or*migio@ya**o.com.br </line>
<line> . </line>
<line> *ni* Silva da Cos*a </line>
<line> **utorado *m Ecologia Human* e *estão Sóc*o Ambiental - *PGECOH pela Unive*sid*de do Estado d* Bah*a </line>
<line> M*stre *m Crítica *ul*u*al pela Un*ver*idade do Estad* da Bahia </line>
<line> Bombeiro Militar do Es*ado da Bahia </line>
<line> E-ma*l: *n*o*os*a@gma*l.co* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *ndereço: Roberto *e*ígio *lorêncio </row>
<row> R*a São Cri**ó*ão, 50 - CEP: 56.308-045, Petro*ina, PE, </row>
<row> *r*sil. </row>
<row> Ender**o: *nio *ilva da C*sta </row>
<row> Rua São **istóvão, *0 - CEP: 56.*08-045, Pet*olin*, PE, </row>
<row> Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> *ditor-Ch*fe: Dr. T*nny Kerle* *e Alencar </row>
<row> *odrigues </row>
<row> Arti*o re*e*ido em 05/12/2023. Últi*a *ersão </row>
<row> r*cebida ** 21/12/2*23. Aprovado em 22/12 </row>
<row> /20*3. </row>
<row> Aval**do pelo sistema Triple Re*iew: a) Des* Review </row>
<row> pelo Editor-Chefe; * b) Doub*e *lind Revi*w </row>
<row> (avaliaç*o ce*a *or d*is avaliador*s da área). </row>
<row> Revisão: Gram*tical, Nor*ati*a * de For*atação </row>
</column>
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<line> Meu Mundo Cai*: Ensaio Sob*e a **sconst*ução d* Sujei*o *ncar*erado </line>
<line> 67 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O p*ese*te ensaio disse*ta e discute sobr* o **de*o de siste*a prisional *ras*leiro e </line>
<line> as su*s </line>
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<line> nuances </line>
<line> d* anulação, silenciamento e de*tr*iç*o da identidade dos sujeitos. *s auto*es </line>
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<line> a*resentam o sistema carcer*rio, fazend* um h*stórico c*ítico, desde seu surgimento e d* o </line>
<line> como a pr**ão não tem cumprido o seu objet*v* *e r*ssocial**açã* do *i**dão. Ao con*rário, * </line>
</par>
<par>
<line> cárcere *em servido p*r* </line>
<line> embrut*cer e se fortalecer como </line>
<line> "f*b*i*a" de crimino*os </line>
<line> e </line>
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<line> delinquent*s, **i* m**ginalizados *o que </line>
<line> quando para a *ri*ão fo*am envia*os. São </line>
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<line> pro*lemáti*as aqui apresentadas os processos de m**ilação da perso*alidade e identidade dos </line>
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<line> *u*eitos, a c*nstrução *e *m* nova identidade carcerária q*e soment* s*rve </line>
<line> ao ambiente </line>
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<line> pris*onal, a r*l*ção hierárquica dentro d* cár*ere, com seu* có*igos de hon*a e conduta, *s </line>
<line> modos *e *id*, *uas *e*s**s e ambi*alê*c**s, a s*jei*ã* à rot*na e a *ituais de b*a*-*indas q*e </line>
<line> demo*stram c**o *erá a vida n* novo ambiente social. As e*tratégias de sobrevivência, que </line>
<line> se*ão mais importantes do que a *usca pela liberdade, estabelecem *s rela*ões entre os </line>
<line> sujeitos *ncarcera*os, o *ue pro*u* um mo*o de vida e de subjetivi**de a*alisado no *exto. </line>
<line> Palavra*-chave: Sistema Prisional Brasileiro. I**ntidade. Modos de v*da. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This ess*y disc*sses about the Bra*ilian prison system model and *ts nuan*es o* annulment, </line>
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<line> silencing a*d destr*ction of th* subjects' i*enti*y. The *uthor* present the </line>
<line> prison sys*em, </line>
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<line> providing a crit*ca* history, sinc* its emergence and ho* the </line>
<line> prison h*s not fulfille* its </line>
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<line> objective *f resocializing ci**zens. On the co*trary, </line>
<line> prison *as served to brutaliz* a*d </line>
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<line> stre*g*hen itself as a "produt*on" for cri*inals and delinqu*nts, *o** marginalized t*an whe* </line>
</par>
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<line> t he y </line>
<line> were *ent to p*ison. Problems present*d h*r* are *he </line>
<line> proces*es of mutilation *f t*e </line>
</par>
<par>
<line> per*onality and *de*tity *f the sub*ec*s, </line>
<line> the construct**n of a new **ison identity *h*t only </line>
</par>
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<line> serv*s th* pr**on environment, t*e *ierarchical relationsh*p within the *rison, with it* codes of </line>
<line> *onor and co*du*t, th* ways o* life, its tens*ons an* ambivalences, subj*ctio* to *out*ne and </line>
</par>
<par>
<line> welco*ing rit*als t*a* </line>
<line> demonstrat* w*at *i*e wil* be like </line>
<line> in *he new soc*al envi*onment. </line>
</par>
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<line> Su*vival strategies, whic* will be mor* importa*t </line>
<line> than the search for fr**dom, establi*h </line>
</par>
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<line> relati*nships between incarcerated subje*ts, which pr*duces * *ay *f life and subj*ctivit* </line>
<line> **alyze* in the te*t. </line>
<line> Keywords: Brazil*an Pr*s*n Syste*. I*en*ity. *ifes*y*e. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 2, art. 4, p. *7-82, fev. 2024 </line>
<line> ww**.fsanet.com.br/rev*sta </line>
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<line> R. R. Florê*cio, *. S. Cost* </line>
<line> *8 </line>
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<line> * INTRODUÇÃ* </line>
</par>
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<line> Todo suje*to constrói/car*eg* uma concepção de si mesmo, c*nst*uída po* algumas </line>
</par>
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<line> dis*osições so**ais </line>
<line> est*veis no </line>
<line> s*u </line>
<line> coti*iano, mas, ao entrar </line>
<line> para o mundo c*rcerá**o, o </line>
<line> ser </line>
</par>
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<line> human* imedi*t***n*e *espi*o *essas *oncepções o* as t*m r**orçadas, no *aso de uma é </line>
</par>
<par>
<line> construção negativ* de *ua *dentidade. Ao adentrar siste*a carcerári*, inicia-se uma série o </line>
</par>
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<line> d* r*ba*xam*ntos, degra*aç*es, h*m**hações e profa*a*ões do eu. Para Goffma* (2008, </line>
<line> p. </line>
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<line> 24), "o seu eu é sis*em*t*cament*, emb*ra muitas **ze* n*o intencio*a*mente, mortificad*". </line>
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<line> O ho*** **meça a p*ssar </line>
<line> por algumas mudan*as radicais em sua carreira moral, uma </line>
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<line> c**reira comp**t* pelas p*ogressi*as *ran*f**maçõe* q*e ocorr** nas crença* que tem a seu </line>
<line> respeito * a respeito **s o*t*os q*e são significati*os para el*. Ao su*eito preso, é **servada a </line>
<line> ma*ifestação d* basicamen*e do*s t*p*s d* identidade: a in**i*ucional e a del*n**ente; am*as </line>
<line> ca*act*rizada* pela **t*ação de exc**são do **jeito no meio social *ais amp*o. </line>
</par>
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<line> A* hostilid*des habituais c*meçam no po*tão de </line>
<line> entra*a, *m f*rma* de violê*cias </line>
</par>
<par>
<line> *ada sutis, </line>
<line> com* *l**res, pia*as, termos </line>
<line> pejorat*vos, a d*pen*er de quem s* trata, *o*s </line>
<line> o* </line>
</par>
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<line> *rata*entos </line>
<line> humilhantes tê* des*inatários esp*c*fic*s, </line>
<line> pri**ipalmente *s pedó**los, </line>
</par>
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<line> e**uprador*s, *su*r*os de crack, quem come*e violência cont** m*lher*s e *ria*ça*. </line>
</par>
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<line> Na portaria * on*e s* tem co*hec***nto do po*quê </line>
<line> da sua c*ega*a, que crime </line>
</par>
<par>
<line> cometeu, a história de vida criminos*; as su*s marcas e dores. O interno ger*lmente encontra- </line>
<line> se al*emado na parte de trás *as viatu*as, o olhar atônito, *ag*, *ssusta*o. *m muit*s casos </line>
</par>
<par>
<line> *inda tra*em *s *a*cas d* momento </line>
<line> *o co*e*imen*o do crime ou do es*ado em </line>
<line> qu e s e </line>
</par>
<par>
<line> en*ontr**a </line>
<line> qua**o *oi p**so roup*s *anchad*s de sangue, suor e *uj*ira* di*ersa*. Pa*a - </line>
</par>
<par>
<line> aqueles sem experiência no mun*o do **i*e, a sensação que *e*xam trans**recer é um misto </line>
<line> d* medos e ince*tezas. </line>
<line> Os latido* *os cães, *m m*i*os ca*os, dão o *nú*c*o da che*ada de mais um inte*no. </line>
<line> Para **itos, re**esen*a tão somen*e *ais um pa*a o corpo té*nico faze* a t*iagem, mai* um </line>
</par>
<par>
<line> para d*stri*u*r *aterial *e higiene </line>
<line> p*ssoa*, mais um para o fardamento e </line>
<line> par* gerar </line>
</par>
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<line> preoc*pa*ão à *egu*ança. Para *s </line>
<line> inte*nos, d*pendendo de quem seja ou do crime qu* </line>
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<line> c*meteu, repres*nta mais um para </line>
<line> o*upar o* *ispu*ar espaço nas ce*as o* nas li**as de </line>
</par>
<par>
<line> comando. </line>
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<line> De co*tas *ara a pa**de, sentado o* em pé e alge*ado, o interno s*n*e-se ameaçad* </line>
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<line> pel* m**dida dos *ães, que, </line>
<line> com instin*o o </line>
<line> bem prep*rado, *ec*nhe*e o interno co*o </line>
<line> um </line>
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<line> **one*te a ser atacado. *urante * temp* em que </line>
<line> *e**anece na triagem, todo instante os a </line>
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<line> Rev. FSA, T*resina, v. 2*, n. 2, art. 4, p. *7-82, f*v. 2024 </line>
<line> www*.f*ane*.com.br/rev*sta </line>
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<line> Meu *un*o Cai*: *nsa*o Sobre a Des*onst*uç** do Suj*i*o Encarce*ad* </line>
<line> 69 </line>
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<line> cinófilos1 brincam com os sustos que os cãe* *ã*, debocham, *s*arne*em, às vezes, tapas ou </line>
<line> *afanões faze* part* d* esp**á*ulo. Tudo sempre **pe*de de quem * * n*vo *r*minoso, q*al </line>
<line> s*a *osi*ão na *sfera so*ial. </line>
</par>
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<line> Pa*sada a documentação p*ra a segurança, *egundo a* normas de </line>
<line> pra*e, é feita </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> *evista p*ra veri**cação de objeto* tra*idos pelo r*cém-chegado e as s*ssões de aga*hamen**s </line>
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<line> e </line>
<line> esgarçamento. Nesse momento, </line>
<line> não é raro serem encontr**as dr*gas */ou d*nheiro </line>
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<line> escondidos na boca ou *o ânus *os recém-encarcerados. Visualizand* mar*as *e vi*lên*ia ou </line>
<line> fer*mentos no corpo d* *nter**, *m algun* casos o mesmo * *nc*minhado par* fazer exame </line>
<line> *e corpo de delit* ou registros em *otos. </line>
<line> Ainda *a tri*gem, é feito o in*errogató*io s*bre a vida pr*gressa do r*cém-chegado, </line>
<line> con*enações, *e re*ponde a algum proces*o ou se t*m i**mi*os na un*da*e. Isso ocorre </line>
</par>
<par>
<line> *orq*e são muito comuns i**ormações sobre as pr*sõ*s e </line>
<line> paradeiros tanto dos *esafe*os </line>
</par>
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<line> quant* do* parceiros, ser*m d* conhecimento daqueles que vive* na cri*ina*i*ade. </line>
<line> E* *eguid*, s*o p*ssadas as no**as da Unidade em termo* as*inados por parte do </line>
<line> de*e*to: um termo de respons**i*i*ade pelas **forma*ões prestadas, *oi* dessas i*formações </line>
<line> *assa*as para a segurança decidir-se-á o destino do interno, ou s*ja, *ara q*e raio * m*smo </line>
<line> deve*á s*r encaminhado. Cas* haja um* *nformação errad* o* desat*alizada quan*o ao quesit* </line>
</par>
<par>
<line> "tem </line>
<line> in*migos </line>
<line> na *asa", pode </line>
<line> custar em *uit*s *as*s a vida de al*u*m dentro *a unidade </line>
</par>
<par>
<line> prisional. C*so tenha declarado poss*ir *esa*et*s no presíd*o ou é um pr*so em *ue o crime </line>
</par>
<par>
<line> causou </line>
<line> gran*e co*oção social (estupr*do*es, pedófi*os, *ssassinos de crianças ou d* </line>
</par>
<par>
<line> mulhe*es), o sujeito vai para uma cela espec*fica para ser </line>
<line> u*a*a n*s casos de sanção </line>
</par>
<par>
<line> *is*iplinar c*nt*a internos. Ger*lmen**, s** </line>
<line> celas separadas das demais, *ora dos pavilhõ*s, </line>
</par>
<par>
<line> com espaço para dois internos *ad* uma, sem b*nho de sol, sem acesso à visita, sem *ireito *e </line>
<line> fr*quenta* * esc*la nem de*e*volver *ti*ida*es laborai*. </line>
<line> 2 REFER*N*IA* TEÓ*ICO </line>
<line> Na tentativa *e preservar a in*egridade física dos inter*o*, faz*ndo com *ue e*e </line>
<line> esc*lha onde *ai cumpr*r *u esperar julgamento do seu proc*ss*, o *sta*o vê-se diante de *m </line>
</par>
<par>
<line> dilema, </line>
<line> pois *em *s*aç* e co*diç**s d* garantir *egu*ança a </line>
<line> do preso, pode *stimular </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> criação das f**ções e qua*rilhas, já que a </line>
<line> *sco*** dos inte*no* sempre o levará par* o raio </line>
</par>
<par>
<line> o*de estão se*s co*par*as *u paren*es. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> C*mo são denominado* os agentes penitenc*ários q*e trab*lham nas unidades pri*ionais com os cães. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 2*, n. 2, art. 4, p. 67-82, fev. 2*24 </line>
<line> www4.fsane*.com.*r/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. R. Florênc**, E. S. Costa </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> A fo*ma mais clara da partici*ação do Est**o na *e-territ*rializaçã* da* quadri*has </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> gr*pos criminosos na pr*são está em envi*r para *s **io* ou g*leri**, os membros da mes*a </line>
</par>
<par>
<line> fa**ão </line>
<line> ou quadrilha criminosa. Uma vez agr*pados por facção, </line>
<line> os *ujeitos cri*m estratég*as </line>
</par>
<par>
<line> para uso do *o*er, por iss* a red* *e info*m*ção no *mbiente prisional func*o*a </line>
</par>
<par>
<line> ****eita*ente. Desde chegada * unidad*, a </line>
<line> q*ando a viatura aden*ra o p*r*ão </line>
<line> da frente, as </line>
</par>
<par>
<line> liderança* já *abem que* es** che*ando e que crime cometeu, *esmo *n*es da triagem. A </line>
<line> rede fu*ciona *em po* conta dos ag*n*es, **mili*res * pelos meios de comunicação que dão as </line>
</par>
<par>
<line> n*tíci*s sobre </line>
<line> os fat*s poli*iais e informa* *ia *m que os presos *evem "descer" o </line>
<line> pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> unidade prisional. </line>
</par>
<par>
<line> Depoi* que é **ita a triagem, consultado o si*t*ma s*bre o q*antitativo de </line>
<line> vagas por </line>
</par>
<par>
<line> *aio e veri*icada a existência **s possívei* inimigos </line>
<line> do interno, os responsáveis *ela </line>
</par>
<par>
<line> segurança vão aos raio* negociar com os líderes *obre a ida do novo morad*r, os me*mos têm </line>
</par>
<par>
<line> o pode* d* v***, </line>
<line> que *aba*mente é a*eito </line>
<line> pela direção. No caso dos </line>
<line> reincidentes, o mesm* </line>
</par>
<par>
<line> po*erá "tirar a cadeia", ou se*a, p*rmanecer, no raio em que cumpr** anteri****n*e. </line>
<line> Ao te*m*nar * triagem e já t**do decidi*o para q*al raio * in*erno será envi*do, ele é </line>
<line> encaminhado ao g*ande p*rt*o e duas grades. Ne*te momen*o, * som da* batidas nos por*ões </line>
<line> e grades chega aos ouvidos como um* sinf*nia f*nebre: * a ma*ca que o fará *embrar q*e f*i </line>
<line> encarcerado. Agent*s penitenciários batem a* gra**s e os portõe* da m*sma f*rm* e * e*iti*o </line>
<line> * mesmo som, que *ambém serve c**o estr*tég** de controle * demonstr*ção de poder. </line>
</par>
<par>
<line> Apó* o aceit* do líd*r, o interno segue para o raio *n** ficará ce*ca de o*to dias </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> "segu*o", *ma cela no final de um corredo* co* **pacidade para seis i*ternos, separada por </line>
</par>
<par>
<line> *r*des, loca*izada </line>
<line> d* lado d*r**to *u </line>
<line> esquer*o, depen*endo do raio, m*dam a* **sições </line>
</par>
<par>
<line> *eográficas. Nesse c*rredor f*cam </line>
<line> as salas de a*la e se*v** também como espa*o </line>
<line> para *s </line>
</par>
<par>
<line> *nternos fazere* </line>
<line> artesa*atos, conv*rsarem, cortarem c*belo, participarem de cerim*nias o </line>
</par>
<par>
<line> religiosas etc. </line>
</par>
<par>
<line> No per*odo de oito dias, * intern* não rec*be v*sita. Na triage*, efet*a*a pelo co*po </line>
<line> técnico (médico, ass*s*ente so*ial, p*ic*logo e terapeuta*), o encarcerado rece*erá um *it de </line>
</par>
<par>
<line> hig*en* e uso pessoal, </line>
<line> contendo: *andália*, têni*, c*lchão, le*çol, to*lha, *scova de dente, </line>
</par>
<par>
<line> creme de*t*l, s*bonete, </line>
<line> ba*bead*r e pap*l higiênico. Alguns </line>
<line> deste* ma*eriais, por n*r*a, </line>
</par>
<par>
<line> dev*riam se* di*tri*uídos a cada quinze *ias, mas normalmen*e isso não acon*ece, ficando o </line>
</par>
<par>
<line> int*rno ou a sua fam*l*a responsável </line>
<line> p*la manutenç*o, ou *esmo porqu* o int**no opta em </line>
</par>
<par>
<line> não querer o que * distribuí*o pela "**sa" po* ser um materia* de baixa quali*ade. </line>
<line> Assim, não restam opções ao suj*ito recém-chega*o a uma prisão, senão a de se inserir </line>
<line> e aceitar a "s**ial**ação" imposta pelas reg*as ** pris*o, sendo que a prisionização se dará em </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 2, art. 4, p. 67-*2, f*v. *024 *ww4.fsanet.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Me* Mun*o Caiu: Ensaio Sobre a Desconstruç*o do Sujeito Encarcerado </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> um *aior o* m*n*r grau quan*o à *ssimilação por par*e do sujeito, ** relação *o* hábitos, </line>
</par>
<par>
<line> co*tume*, *ultura geral do ambi*n*e. Para Thompson (2002), nenh*m pr*so escapa </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> determinadas i*fluê*cias, qu* ele cha*a de "fatores universais de </line>
<line> prisionização", como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aceitação de um papel *nferior, o desenvol*imento *e n*vos há*i**s, </line>
<line> n* com*r, vestir, </line>
</par>
<par>
<line> trabalhar, dormir e na ado*ão do *inguajar l*cal. </line>
</par>
<par>
<line> * RE*U*TADOS EDISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 O MOMEN*O "MA*S*2" </line>
</par>
<par>
<line> O* obje**vo* deste ensaio *stão **lacion*dos à aná*is* dos fa*os observados em um </line>
<line> pre*í**o de grande porte, *oca*izado no no*te baiano, durante os anos *01*-20*0. A prioridade </line>
</par>
<par>
<line> analíti*a </line>
<line> dá conta </line>
<line> *as estraté*ias para sobreviver </line>
<line> ou viver </line>
<line> nu* espa*o-luga* em q*e </line>
</par>
<par>
<line> absolutame**e tudo é v*gia*o e controlado. * existência de f*rmas de sobre*iver e a* históri** </line>
</par>
<par>
<line> de vida de *lguns internos most*am co*o o* s*jeit*s e* meio ao processo d* perda </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *efer*nciais **entitários con*tr*em e*tr*tégi*s de *obr*vivência, * mos*ra quão é absur*o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*rcere, como afi*ma *liveira (2003), ao *eferir-se * prisão como u* p*radoxo social. </line>
</par>
<par>
<line> * prisão se constitu* uma mi*rossociedade c*m todas as suas relaç**s de pod*r, de </line>
<line> h**rarquias, c*m cód*go d* condu*a3 e tipos d* suj*ito* que são vistos pelos *r*mes *ome**dos. </line>
</par>
<par>
<line> T*do *sse *onjunto pe*mei* o </line>
<line> coti**ano pr*sional e </line>
<line> obr*ga os s*jeit*s * </line>
<line> *e </line>
<line> adaptarem ou </line>
</par>
<par>
<line> ap***dere* na conviv**cia, as form*s </line>
<line> de organização e a *otina </line>
<line> *nd* t*do vigi*d* * </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> control*do, quer se*a pelo pode* institucional quer seja pel*s próp*ios inter**s. </line>
</par>
<par>
<line> Ao ch*ga* à prisão, o sujeito t*az um* conc*pção de si mes*o f*rmada ao longo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> s*a vivência no mund* *oméstico, ou seja, na *omunida*e e nos *eus laços *ociais mais </line>
<line> amp*os. Pode-se usar p**a exemplifica*, o cas* d** afr*c*n** esc*avi***os que chegaram e* </line>
<line> situação semelhante ou **nda mais grave: l*teralmente n*s, num país *stranh*, onde passar*m </line>
<line> a conviver com outros ap*isionados, al** de seu senhor. </line>
<line> Tendo que *einventar sua realidade *nte**or atra*és da memória, da capa*idade de </line>
<line> agência sobre a *ealidade e sobr* a si*uação q*e lhes foi impos*a. </line>
<line> * *rase de um in*erno ao descrever a ch*gada na prisão, numa alusão ao título da música da c*n*ora Maysa, </line>
<line> "Meu mu*do caiu". </line>
<line> 3 O Cód**o *e C*ndut* *arcerário é um conjun*o d* normas e regras não escrit*s que *egem o cotid*ano </line>
<line> pri*i*nal. Tudo é composto pela convi*ên*ia carcerári*, os *n*ernos rec*m-chegados na **isão o* *r*mários no </line>
<line> mun*o do crime, por necessidad* d* sob*evivê**ia, devem aprender o código, pois *ual*uer de*lize, *õe a vi** </line>
<line> d* sujeito em risco. As penas vão desde a si*p*es advert*ncia o* e*pancame*t* até o assa*sinato. </line>
<line> Rev. F*A, Teresin* PI, v. 21, n. 2, a*t. 4, p. 67-82, fev. 2024 www4.*san**.**m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. R. Florênc*o, E. S. *os*a </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> Não diferente </line>
<line> par* os suj**tos </line>
<line> aprisionados, os sinais "c*ássicos" de </line>
<line> pertenciment* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> socied*de são s**t*a*dos. Ao despir *ua roupa * vesti* o *ni*o*me da ins**tuição, o sujeit* </line>
<line> co*eça a per*er seus referenciais identi*ári*s ante*i*re*, para sujeitar-se *o* parâmetro* </line>
<line> ditados pela* *egras i*stituci***is. </line>
<line> A chegada é *a**ada **r mu*to nervosismo po* pa*te dos sujei*os. É quando se </line>
</par>
<par>
<line> i*iciam os processos </line>
<line> de humi**ações </line>
<line> e </line>
<line> *e*aix*me*to, muito comum </line>
<line> no cotidiano p*isional, </line>
</par>
<par>
<line> que já se tornaram parte* c*nstituin*es do funci*namento da eng*enagem do si**ema. Mesmo </line>
</par>
<par>
<line> nas un*dades para onde s*o l*vado* todos os tipos </line>
<line> de presos, onde n*o *á cadeia pública </line>
</par>
<par>
<line> funcionando, esses pr*cedim*ntos ditos rot*n**ros, tornam os s*je*tos "pe**o*agem </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> do*ínio púb*ico" e o luga* "terra d* *ing*é*", como afirma F*nte* (19*3, p. 17). </line>
</par>
<par>
<line> A condição de p**so não pode tornar *s sujeitos expos*os a toda má so*te de vi*up*rios </line>
<line> e a reba*xame*tos como se deixa*se* de fazer parte do rol dos huma*os, a noç*o que se tem </line>
<line> na chegada ao presídio é que não imp*rt* se *ão inocentes ou culpados ou que tipos de cri*es </line>
<line> cometer*m. Ao ade**rar a prisão, são todos band*do*, não existe a po*s*bili*ad* de inocên*ia </line>
<line> dos s*jeitos, pelo m*n*s para os o**rado*es do siste*a prisiona*, c*mo pre*am o* textos de </line>
<line> Carval*o Filho (200*), Costa (2011), F*orê*cio e Costa (2021), entre outros. </line>
</par>
<par>
<line> A história d* pri*ão está recheada da </line>
<line> passagem de inocentes qu* vivencia*a* os </line>
</par>
<par>
<line> momen*o* de terro* descritos po* Lima (2001, p. **), que rela*a </line>
<line> *s dor*s e os avisos </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> chegada de ma*s um inte*no, com gritos; xingamentos e *essões de espanca*ent*s, q*e </line>
<line> marcavam de sobrem*neira o* ri*os *as "*oas-vindas" na prisão. Mesmo ap*s * pa*sagem po* </line>
<line> esses "rituais" aos recé* che*ado*, e *or já estarem *ua*e "famili*rizado*" *om o ambi*n*e, </line>
<line> alguns int*rnos classificam a en**ada no raio p*ra o convívio c*m os de*ais *omo a "entrada </line>
<line> para o infern*". </line>
<line> P*ra mui*os, é *ssustadora a v*são *os internos c*minha**o pe*o ***io. As *arc*s, *s </line>
</par>
<par>
<line> tat*agens, as fisionom*as </line>
<line> car*egadas, refletem no imaginário dos sujeitos *ecém-*he*ados </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> percepçã* que cor*em risc*s </line>
<line> ne*se *ugar, e que terão de ap*ender *ápido a sobreviver. </line>
</par>
<par>
<line> Thompson (1976) apud S*ntos (2007, p.122) deixa claro que: </line>
<line> [...] p*rceb* *ue os custodiados são todos pod*rosos; aprende as classes e graus de </line>
</par>
<par>
<line> autoridade dos </line>
<line> f*ncionários; ac*stuma-*e à g*ria l**al, *pre**e a comer </line>
</par>
<par>
<line> *pressada*ente e a conseguir alimentos através de truques; adquire n*vos hábitos </line>
<line> s**uais; *esconfia de to*os; olha com rancor para guardas e c*mpanh**ros. </line>
<line> A parti* do mo*ento e* *ue pa*sa a dividir uma cel* e a conviver c*m os demais, </line>
<line> descobrem que, enqu***o estavam na* *elas do "seguro", no período d* o*serva*ão estip*la*o </line>
</par>
<par>
<line> pela segurança, sentem-*e longe dos perigos da </line>
<line> convivênci* carcerár*a. Par* *emgruber </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 21, n. 2, art. 4, p. 67-82, fev. 20*4 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Meu *undo Caiu: Ensai* So**e a Desconstru*ão do Sujeito Encarce*ado </line>
<line> 73 </line>
</par>
<par>
<line> (*001), a *ntrad* para o convívio social c*m *s demais internos tor*a o ambiente pernicioso e </line>
<line> prov*ca *udanças sig*ificat*vas no caráter e na id*nt**ade dos me*mo*. </line>
<line> [...] a deterior*ção do *aráter resultante da infl*ê*ci* corru*to*a da subcult*ra </line>
<line> criminal, o hábi** da o*i*sidade, a al*ena*ão mental, a p*rda paulatina da apti*ão </line>
</par>
<par>
<line> p*ra o trabalho, * </line>
<line> compr*m*timento da saúde são </line>
<line> c*nse*uências desse tipo de </line>
</par>
<par>
<line> confina*ento *ro*íscuo, já *efinido alh*res como 'semen*ei*as d* reincidên*ia', </line>
<line> *a*os os *eus efeitos criminógenos (LE*GR*BER, *001, p. *9). </line>
<line> *urante * processo de *ncarcera*ento, o su*e*to sofre, po**anto, uma deter*oração de </line>
</par>
<par>
<line> sua ident*dade, forja*do-s*-*he </line>
<line> uma nova. Isso implica a *esadapt**ão da vida *i*re * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> adapt*ç*o ao* padrões e proce*imentos impostos pela instituição. </line>
<line> No *oti*iano, com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> companheir** *e ce*a, age*tes e demais fun*i*ná*ios, constroem uma nova experiência dentro </line>
<line> do* p*drões de vida no cárcere. </line>
</par>
<par>
<line> Com*reende-se qu* </line>
<line> todo* os s*jeitos em interação com a*gum gr*po so*ial por </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> perío*o prolonga*o, to**a-se s*sceptí*e* às *u*anças *dent*tári*s, razão pela qual </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> iden**dade n*o * estática. Pod*mos comp*eendê-la com* </line>
<line> um conjunt* </line>
<line> de características </line>
</par>
<par>
<line> mutáv*is que a*omp*nham vid* a </line>
<line> de um *uj*ito adult* e determinam (BR*GA, 2008), o </line>
</par>
<par>
<line> assim como as *uas r*lações *ociais. </line>
</par>
<par>
<line> No caso </line>
<line> d*s </line>
<line> sujeitos privados de li*erdade, ** algu* </line>
<line> mom*nto das suas vida*, *les </line>
</par>
<par>
<line> voltarão para o convívio so*ial ma*s *mplo e a identidade cons**uída ou forja*a no cárcere em </line>
<line> nada será útil, pois será "dete*iorada e es**gmatizada", seg*nd* *raga (2008). </line>
<line> O conce*to de "bom preso", *o*st*uí** na *ua id*nti*ade *arcerá*ia, so**nte </line>
<line> encon*r*rá *entido na conv*vê*cia *o submundo cr*minoso, tornando-se peça f*ndamental n* </line>
</par>
<par>
<line> proce*so </line>
<line> de retroa*i*entaçã* do sistema prisio*a*. Essa </line>
<line> nova identidad* s*rá forj*da </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> acomp*nhada </line>
<line> de r*pres**taç*es. *ara *o**man (2008), todos os s*res humanos, nos lu*ares </line>
</par>
<par>
<line> em que se *ncontr*m fazem uso ** representações no cotidi*no, no *aso d*s suje*tos p*ivados </line>
<line> de liberdad*, e*sa represent**ão do eu, em m*it*s casos, passa *or s*r *emb** da igr*ja ou </line>
<line> participar da escola ou faz*r artesanato, *ue ser* i*p*escindível par* sob**vi*er à rotina num </line>
<line> sistema falido e d*strutivo. Identi*ades são mutila**s desd* o início da m*rg*nalização soc*al </line>
<line> im*osta pe*o encarcerament* (FL*RÊNCIO; COSTA, 2*21). </line>
</par>
<par>
<line> A r**ina </line>
<line> *arcerár*a funcion* como ** mec*nismo desestru*urante da pers**alidade </line>
</par>
<par>
<line> do* sujeitos, pois ao ter que cumpr*r os ho*ár*os es*abelecido* par* comer, dormi* e fazer as </line>
</par>
<par>
<line> ne*essidades fisiol*gicas de*perso*al**a e tira a autonom*a s**re as *uas necessida**s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desejos. Na *otina, os sujeitos per*eberã* que os di*s na prisão n*o são igua*s, embora o* </line>
<line> horários se*am os *es*os, po*ém não h* mud**ças *o*su*stanciai* no s*u modus viven*is, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 2, art. 4, p. 67-82, fe*. 2024 *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. R. Fl*rên***, E. S. Costa </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> nu*a instituição total que opera sua engrenagem no sentido de o* sujeitos se*em mo*dado*, </line>
<line> c*mo *firma Braga (20*8, p. 45): </line>
<line> O suje*to pre** perde *arte d* sua a*tonomia - a instituição det*rmin* o que dev* </line>
<line> *azer, quando e como, tem *eu ce*tro de vont*de *balado - o controle das *uas </line>
<line> necessid*des * feit* pela instituição; * p*ivado de contato com o *undo *xterior - é </line>
<line> cr*ada uma tensã* *ntre o mundo externo e o mun** ins*itucional. </line>
<line> *ara *offman (2*08), é classi*icada como tot*l * instit*iç*o que apresent* um </line>
</par>
<par>
<line> f*ch*m*nt* acentuado </line>
<line> *aracteri*ad* pel* pouca *om*n*cabilidade com o mundo externo. É </line>
</par>
<par>
<line> onde * su**ito *e*envolve todas as *uas ativi*ades so*re uma mesma autoridade e controle e </line>
</par>
<par>
<line> não há ba*reiras entre as </line>
<line> dif*rentes esferas da *ida: trabal*o/*amí*i*/lazer. Essa inst**uiç*o </line>
</par>
<par>
<line> p*de f*ncionar nas f*rma* de uma p**são, um m**i*ômio ou mesmo uma fábrica. </line>
</par>
<par>
<line> [...] terceiro lugar, todas as ati**dades diár*as sã* rigoro*amente </line>
<line> estabe*ecidas em </line>
</par>
<par>
<line> *or*rio*, *ois uma a*ividade **va um tempo predeterminado à *eguinte, e toda </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> se*uência de atividade* é im*o*ta de cim*, por um sistema de regras forma** </line>
<line> e*plíci*as e u* *rupo de fu*cion*rios. Finalment* ** vá*ias ati*id*des ob*igatórias </line>
</par>
<par>
<line> são *euni**s </line>
<line> num pla*o racional úni*o, su**sta*e*te p*anejado para atender </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> objetiv*s of*ci*is *a insti**i**o (*OFFMAN, 2008, p. 18). </line>
<line> C*mo forma de agenc*a* **t*a*égias d*ferent*s de viver no cárcer* e de superar o *od*r </line>
<line> desestruturante da rotina, mui*os internos percebe* a matrícula na e*u*aç*o formal como </line>
</par>
<par>
<line> *ma maneira de resi*tência. Entr* as pou*as possib**idades de "fuga" *a *otin* da </line>
<line> p*isão, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> esco** p*derá surgir *omo um "esco*der*j*" e </line>
<line> c*mo possib**idade d* outras r*la*ões sociais </line>
</par>
<par>
<line> d* convivê*cia. *amb*m, como at*nuante de pena, a educação *o cárcere t*m exercido fo*te </line>
</par>
<par>
<line> *istemá*ica para a ress*ciali*ação d*s s*je*tos ap*isionad**, </line>
<line> no entan*o, ainda prom*ve </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> frágil equilíbrio *om*ortamen*al em a*bient*s de *ensões ex*rem*s (FLORÊNCI*; COS*A, </line>
<line> 202*). </line>
<line> N* con*i**nc*a car*e**ria, *s sujeito* *pr*ndem também a resist*r, * criar es**atégi*s </line>
</par>
<par>
<line> de re**stências que lhe pos*ibilitarã* sobrevive* para não sofrer *ant* *om o </line>
<line> processo </line>
</par>
<par>
<line> desarticulador de sua* co**epções identit*rias. C*nstruir *ecanismos d* resistência </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sobrevivê**i* é tão impo*tante quanto * sua liberdade, *ois es*a depende sempre de d*nheiro </line>
<line> *a*a bo*s advogados, quanto a sua *obr*vivê*cia depe*derá *xcl*siva*ente do próprio </line>
<line> s*jeito em efeti*as ne*ociações int*r*as. </line>
<line> M*canismos de r*si*tência referem-*e à cri**ã* *e um outro ponto de v*sta, de uma </line>
</par>
<par>
<line> outra po*ític* da su*jetividade, onde viver * potê*cia de criação de novos *undos a </line>
<line> serem </line>
</par>
<par>
<line> for*a*os através *e es*ratég*as c*ncretas *e ação no c*ntínuo processo d* aprendizagens </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adapta*ões e *esadaptações. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 21, n. 2, a*t. 4, p. 67-82, fev. *0*4 www4.f*anet.*om.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Me* Mundo Caiu: En*aio Sob*e a Desco*strução do Sujeit* Enca*cerad* </line>
<line> 75 </line>
</par>
<par>
<line> Adaptar-se a es*e mundo estran** significa desada*tar-se do mundo livre: se * pres* </line>
<line> dem*nstra um comportamento adequado aos padrões da prisão, automatic*mente </line>
<line> m*rece ser *o*siderado como readapta*o à *ida liv*e. Ora, pa*a que s*r*e um bom </line>
<line> **eso a partir d* momento e* q*e a pena t*rmina? (THOMPSO*, 1976 apud </line>
<line> LEME, 2007, p. 12*). </line>
<line> *ar* Th*mpson (2002, p. 95-**), os sujeitos pa*sam a ad*pta*-se ao am*iente </line>
<line> carcerário como um* for*a de s*b*eviv*r, *oi* compreendem qu* terão que adaptar-se ao </line>
<line> no** am*iente soc*al, ass*min*o papéis dispo*íveis *u sofre*ão c*m pad*cimentos </line>
<line> in*up*rtáveis. A* es*olher ad*ptar-se o* press*ona*-se, interior*zar*o os p*o*edimentos </line>
<line> rotineiros, que prov*cam mudanças de carát*r, ao *ssimilarem pa*rões vigorantes na prisão, </line>
<line> *ua*ificando-se e tendo at*tudes do criminoso *abitual. </line>
<line> O process* d* prisionizaç*o c*nsiste nos ef*it*s da prisão so*r* a i*ent*d**e d* </line>
<line> intern*. Ao in*ressar no sistema prisional, o *uj*ito tem al*er*das suas referênci** * r**açõe* </line>
</par>
<par>
<line> a*terior*s d*ve abs*rver *s novos padrõ** so*ia** ex*stentes, adap*ando-*e r*pidam*nte e às </line>
</par>
<par>
<line> regras da cas*. A integra*ão aos costume*, valores e normas </line>
<line> c*muns aos *nte*nos *e </line>
<line> dá a </line>
</par>
<par>
<line> partir do processo de prisioniza*ão pelo qual o sujeito se apropri* dos c*d*gos, da lingu*gem </line>
<line> e do* conhe*imen*os específ**os desse grupo social, *nviabilizand* a manute*ção da </line>
<line> personalida*e individual até ali. </line>
<line> Para Sá (1*98, apud B*A*A, *008, p. 44), o pr*ces*o de p*isionizaçã* tem como </line>
</par>
<par>
<line> e*e*ento central a des*rganização d* perso*alidade, caract*rizad* </line>
<line> pr*n*ip*lme**e **lo </line>
</par>
<par>
<line> empobrecime*to psíquico fru*o da res*rição do* </line>
<line> h**izontes individuais e so*iais e dos </line>
</par>
<par>
<line> processos de r*gress*o e *nfantilização. </line>
</par>
<par>
<line> O efeito da prisionização será o primeiro *i*al do proc*sso *e ac*ltura*ã* da *ealida*e </line>
<line> carcerária nos sujeit*s. In*orpo**rá a cultur* e os m*dos *e vi*a muito rapida*ente, porque o </line>
<line> poder *f*cial exercido pelos dirige*tes das unid*des pris*o**is, den*ro da *inâmica prisional, </line>
</par>
<par>
<line> *ode s** associa** *o </line>
<line> processo d* des*ulturação, e*quanto o poder exer*ido pelos </line>
</par>
<par>
<line> companheiros d* cela está relacion*d* ao processo de aculturaç*o, onde mais do qu* cont*r, </line>
<line> co*dicion* e molda o sujeit*. </line>
<line> Segundo o entendimento de **a*a (*0*8), a acultura*ão, qu* ** cara*teriza p*la </line>
<line> assu*ção do* valo*es e d* c*ltu*a pr*sional, engloba dois processos car**terísticos: educação </line>
<line> par* *er um bom criminoso e educação para ser um bom preso. </line>
<line> Esses do*s *ovi*entos são complementares, um q*e nega e outr* que a*irma. P*is, </line>
<line> **quanto * descult*raç*o po*e ser carac*er*zada por sua ne**tividade, ao aba*ar as referências </line>
</par>
<par>
<line> anteriores, ac*lturação *ode ser associada posi*ivid*d*, ** medida em que promo*e à </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresi*a PI, v. 21, n. 2, *rt. *, p. 67-82, fe*. 2024 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. R. Florêncio, E. S. *osta </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> constr*çã* de </line>
<line> *ma nov* iden*idade *o condenado, que u*a vez no sis*e*a, é compelido </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> esta**lecer novos parâmetros do eu. </line>
<line> Nesse mo**men*o de descul*ur**ão e acultura*ão, os su**itos, para adaptar-se, </line>
</par>
<par>
<line> procu*a* *esenvolv*r habilid*des e fazem *s* </line>
<line> da criatividade e inventividade para *uprir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ausência de </line>
<line> algun* iten* básicos, ***o por *xemplo, um armário de parede o* uma cô*oda </line>
</par>
<par>
<line> para guardar roupas. Na prisão, se*ue-se a lógica de que na*a se perd* * tudo se transforma, </line>
<line> d* fato. Há uma *ro*usão de inventividade que impression* p**os objet*s que sã* e**ont*ados </line>
</par>
<par>
<line> nas ce*as du*ante os "baculejos" e que </line>
<line> são re*olhidos. *m u** af*rmaçã* bastante </line>
</par>
<par>
<line> contemporânea, Dos*oievski (18**-18*1) alerta: </line>
<line> [...] *, porém, dificíl*mo apa*ha* o que um la*r*o intento* e*c*nder; a desp*ito das </line>
<line> buscas, as facas * *utr*s instrumentos indispe*sá*eis não des**a*eci**. E *s que </line>
<line> *ram *onfis*a*os, imediatamente se vi*m substitu*dos (*O*TOIEVSKI, *967, p. </line>
<line> * 0 ). </line>
</par>
<par>
<line> Neste exem*lo, </line>
<line> descon*trói-se a fra*e d* que a prisão é somente uma "es*ola do </line>
</par>
<par>
<line> cr**e", para percebê-*a *ugar-espaço onde a todo * momento ** sujeitos estão *prendendo </line>
</par>
<par>
<line> (FLORÊNCIO; COSTA, 2021). De*erto que a </line>
<line> *rinci**l aprend*zagem é * do có*i** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> conduta carce*ária, * man*al d* tradição or*l *m*rescindível para a *obrev**ê*cia no cárcere. </line>
<line> Santos (2007, p. 102-103) afirma que "apren*er as norma*, val*res e procedime*t*s sã* </line>
</par>
<par>
<line> *ui*o *ecess*rios para </line>
<line> a própria sobrev*vência" e </line>
<line> que são as "orientações" *ralme*te </line>
</par>
<par>
<line> repass*d** p*ra *s *e*ém-chegados aceitas com* *orm*s e pro*ediment*s do novo am*iente. </line>
</par>
<par>
<line> A *risão, </line>
<line> *nquanto siste*a repressivo, totalitári*, é o lugar *m que o *ujeito deve </line>
</par>
<par>
<line> obede*er cegamente *s suas *o*mas in*tit***onais, se quise* obter um cer*o grau de </line>
</par>
<par>
<line> re*onhecimento por par*e da admi*istraçã*. No </line>
<line> entanto, essa ob*diência </line>
<line> cega é apenas </line>
</par>
<par>
<line> ap*ren*e, ou seja, </line>
<line> o </line>
<line> pre*o apr*nde desde *og* a </line>
<line> d*ss*mular, assumindo uma posiçã* </line>
</par>
<par>
<line> compar*vel esquiz*frenia: f*nge acatar, à </line>
<line> *ssimilar e r*speitar tudo o que </line>
<line> lhe f*i permitido </line>
</par>
<par>
<line> pel* admi*istração. N* verdade, poré*, vive o*tra v*da, inteira**nte di*ersa, acata*do, </line>
</par>
<par>
<line> assim*la**o, apren*endo e </line>
<line> re*peitando *ealmente tudo a**ilo que é passado pel** seus </line>
</par>
<par>
<line> companheiros de prisão (PIM*NTEL, *983). </line>
</par>
<par>
<line> O am*iente ca*cerári*, co** qualq*er outro, é reg*l*do </line>
<line> *or **rmas, </line>
<line> nesse caso </line>
</par>
<par>
<line> inque*ti*náveis e *napeláv*is e impos*as pelos g*upos majoritariamente mais fortes (seja e* </line>
</par>
<par>
<line> número d* *ndivíduos, seja em *st*atégias de *oder). Não *á no </line>
<line> dic*onár*o carcerário </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*lav** perd*o, er*ou *aga-s*, *or isso é imprescindí**l aprender os códigos d* conduta p*ra </line>
<line> so**eviv*r. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *ere*ina, v. 21, n. 2, art. 4, p. 67-82, fev. 20** </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *eu M*ndo Caiu: Ensaio Sobre a Desconstruç*o do Sujeit* *ncarcerado </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> [...] nas n**ma* qu* **gulam a rel*çõe* sociais entre os me*b*os da sociedade dos </line>
<line> c**ivo*, não e**ste po*sibili*a*e de perdão - tudo tem seu preç*. *s ju*gamentos são </line>
<line> implacáveis. Desta fo**a, a* qu*brar u*a reg*a * pr**o permane*e n*ma s*tuaçã* </line>
<line> ex*remament* d*licad*, suje*to a inumeráve** penas, que *ão de humil*ações à </line>
<line> per*a da vida (DIAS, *005, p. 47). </line>
<line> * código age com* um *onj*nto de mecanismos disc*plinares pa** ter-se um tipo d* </line>
<line> **dividualidade a se* seguido. * sua ação produ* *omportam*n*o* q*e prend*m * sujeit* n* </line>
<line> norma*idad* do novo ambiente s*cia*. </line>
<line> *sses c*digos consti*uem as regras da microssocied*de prisional, formada po* </line>
<line> re*ulamentos que punem *om rigor, **s que **mbém definem *ondutas/a*uaç*es cole*ivas e </line>
</par>
<par>
<line> políti*as n*o-col**o*acionis*as, i*trod*zindo certa ét*ca entre os internos. Em razão </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> co*vivê*cia, </line>
<line> a </line>
<line> pr*são é </line>
<line> uma comuni*ade simbó*ica e é *sso que exp*ica seu "pod** pa*a * </line>
</par>
<par>
<line> gera* um sentim*n*o de *dent*dade e le*l*ade" (HA*L, 19*9, p. 106), através da aplic*ção e </line>
<line> cum*rimento do código d* conduta. </line>
<line> A*g*ns códigos são vi**nte* nos *spaços pri*ion*is com*: o respeito ao dia *e visitas e </line>
</par>
<par>
<line> às famílias </line>
<line> dos pres*s; a punição aos cri*es sexuais; a atitude de não compactuar com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> políc*a; a pr*servaç*o da intimida*e; a *ão delação. É </line>
<line> consen*o que o *ão cumprimento do </line>
</par>
<par>
<line> códi** impl*ca represálias, *s </line>
<line> quais nas pal*v*as dos s*jeitos, "são piores *ue p*nição de </line>
</par>
<par>
<line> policial." *ara um i*terno do Conjunto Penal </line>
<line> de Juazeir*, explicação p*** o código a </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> co*duta punir r*gorosamente aquele* q** desres*eitam **tá no seg*inte argu*ento: </line>
</par>
<par>
<line> **míl*a é tudo, o c*ra **de ter matado a mãe de </line>
<line> a*guém *á fora numa parada </line>
</par>
<par>
<line> qua*quer, mas *qui den*ro, m*e, pai, irmão, mulher, na**ra*a são sagrados. Meu </line>
<line> velho depois da visita já muita gente tomar na c*beça porque ol*ou estranho ou </line>
</par>
<par>
<line> disse al*uma piadin*a para a </line>
<line> visita d* alg*ém, * cara tem que* saber </line>
<line> que já </line>
</par>
<par>
<line> perdemos tudo, porque a liberdade e* tudo pra mim, ainda por cima ver algu** não </line>
<line> respeitar **u pa*, *ãe, *rmão (In*erno do Conjunto *en*l de J**ze*ro, Raio A)4. </line>
<line> A *plicaçã* *o cód*go v*i *e*end*r m*ito do *íd*r *o raio, *le juntamente com o seu </line>
<line> staff ou so*dados organ*zam e ad*inistram a c*nvivênci* carcerária, nenhum acerto de *on*as </line>
<line> sobre o desc*mpr*men*o *o c**igo deve *er *eito indi*idualm*nte, o líd*r será o </line>
<line> inter*ediador *ntre os i*t*rnos. </line>
</par>
<par>
<line> Ser líde* de um raio dentr* do sis**ma prision*l impli*a em poder, em alguns </line>
<line> casos, </line>
</par>
<par>
<line> e* p*d*r </line>
<line> desme*urado, mai*r </line>
<line> do que o instituci**al. * vida e * de*t*no de muitos inte*no* </line>
</par>
<par>
<line> estão **s mão* </line>
<line> de*se pers*nagem, </line>
<line> que nã* é el**to, mas </line>
<line> que tem o res*eito da massa </line>
</par>
<par>
<line> *arce*ári*, </line>
<line> *ssim como </line>
<line> da *ireção d*s *ni*ades pri*io*a*s. Muito* ascende* a "funçã*" </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> *ntrevi*ta cedida para a pesquisa de mestr*do a*sim refere*ciad*: CO*T*, Ênio Si*v* da. * desc*nstru*ão do </row>
</column>
</par>
<par>
<line> sujeito: narrativas e modos de vida dentro </line>
<line> da prisão. 201*. 1*4 f. Dis*ertação (*estrado em E*ucação) </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> D*partamento de Educação, Unive**idade d* Estado *a Bahia. 201*. </line>
<line> **v. *SA, Tere*ina PI, v. 21, n. 2, *rt. 4, p. 6*-82, fev. 2024 www*.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. R. Florênc*o, E. S. Costa </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> *íderes após tramarem e ma*arem os seu* ante*essores, e </line>
<line> em poucos casos *á tra*siç*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> "cargo". Para Sykes (2007): </line>
<line> "o processo de transf*rência d* *od*r prisional para *s pres*s, </line>
</par>
<par>
<line> legitima * forma *l*cita dos internos s* auto*overnar*m, </line>
<line> car*ega *s sementes da s** pró*ri* </line>
</par>
<par>
<line> des*ruiçã*", prin*ip*lme*te po*que estimula a disput* *as facções criminosa* nos pr*sídi*s. </line>
<line> A justifi**tiva rec*rre*t* *elos *ue dirige* o*i**almen*e o si**ema *ris*onal é que os </line>
</par>
<par>
<line> líde*es </line>
<line> ajudam *a manut*n*ão da pa* e </line>
<line> po*sibilit*m *elhor contr**e da massa *a*ce*ári*. </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, diante da realidade *a*ti*a d* siste*a, com vio*ênc*as e abusos, princ*palment* das </line>
</par>
<par>
<line> lide*anças, </line>
<line> parece </line>
<line> *ue a t*an*ferência de pode* é saída para a falt* *e co*dições a </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> dirigentes de n*o t** como "*anter essa dominação soz*nho*, *la se apoia nas lid*ranças dos </line>
</par>
<par>
<line> presí*ios para taref* a </line>
<line> de garant*r o con*role </line>
<line> d** internos" (*ALLA, </line>
<line> 2006, p. 76), em *roc* </line>
</par>
<par>
<line> essas </line>
<line> lid*ran**s tê* *eu poder reconhec*do pela *dmi*istraçã* prisi*n*l e pera*** * massa </line>
</par>
<par>
<line> carcerá*ia, passa*do a e*t*air inú**ras va*tagens. </line>
</par>
<par>
<line> E*sa forma de transferência de poder para os *nterno* é in*vi**v*l, o controle </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> coti*i*no prisional pelos próprios sujeitos implica uma série de violências * abus*s, *n*re os </line>
</par>
<par>
<line> qu**s: *onstran*im*nt* f*s*co e moral d* preso; </line>
<line> exigência de contribuições </line>
<line> compulsórias; </line>
</par>
<par>
<line> *xplora*ã* de seus familiares; tran*ferência par* out**s </line>
<line> *resos da re*pon*abilidade </line>
<line> po * </line>
</par>
<par>
<line> *nfra*õ*s na prisão; contr**e *e *oda a *rrecadação de din*eiro n* prisão com o c*mér*io de </line>
<line> pos*os de tr*balho e loc*is de ha*itação, t*áfico de drogas e entrada e uso *e cel*lares </line>
<line> (SALLA, 2*0*, *. 153). </line>
</par>
<par>
<line> En*re as consequênc*as do comando *as </line>
<line> prisões pelos interno*, enc*ntra-se a prática </line>
</par>
<par>
<line> *a ag*ot*gem com j*ros semanais, qu* segundo D*st*iev*ki (1967, p.4*) já *az*a parte da </line>
<line> rotina das pr*sõe* sibe*ianas n* f*nal do século XIX: </line>
<line> [...] Outros fa*iam empr*st*mos c*m *encimento sema*al. O deten*o pródigo ou </line>
<line> ar*uina*o levava o seu derrad*iro objeto ao u*urário, que l*e empre*tava sob penhor </line>
<line> a*guns co*eque* a juros m*ns*ruos*s [...]. </line>
<line> É muito comu* ** espancamen*os e ou*ras for*as de violê*cias acontecerem po* </line>
<line> cont* de dé**tos contr*ídos * não honrados. Para os líd*res, * prisão fu*c*ona ta*bém *o*o </line>
<line> u*a font* de lucro. Como afi*m*m os internos: "depo*s das g*ades quem manda é o preso". </line>
</par>
<par>
<line> *ssa *em sido pa*te da r*alidad* carcerári*, em troca d* suposta p*z na </line>
<line> cadeia, os </line>
</par>
<par>
<line> *irigentes compartilham a o*ganizaç*o e *dministraçã* com os interno*, criando uma rede de </line>
</par>
<par>
<line> mais opressão e violência, po*s estes </line>
<line> passam </line>
<line> a te r </line>
<line> efetiv*mente um poder capilar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> o*ipresente, que se estende * todos os ambie*t*s da vida pri*i**al (cela, pátio, igreja, v*sita), </line>
<line> mot*vado pela gama de *n*ere**es dos lí*ere* em se man*erem na "função". </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 2*, n. 2, *rt. 4, *. *7-82, *e*. 2*2* **w4.fsanet.com.**/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *eu Mundo Caiu: E*saio So*re a D*sconstruç*o *o S**e*to Encarc*rado </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> No* c*s*s dos *nter*os *ue exe*cem o pa*el de **der*s na prisão, merece **r *ep**sada </line>
<line> a carac*er*sti** de **stituição tota*, descrita no t*x*o d* Goff*an (*008, *.19), como detento*a </line>
<line> do m*nopól*o *a *rg*nização da v*da do interno, pressupondo pe*da d* autonomia e co*plet* </line>
<line> submissão desta à vontade da equ*pe dir*gente. </line>
<line> 4 C*NS*DERAÇÕES FINAIS </line>
<line> Algum*s p*isões brasileiras f*ncionam como *erdadeiros campos de c*ncentr*ç*o em </line>
<line> tempos de supost* paz social, es*a*o ond* não prevalece* os aspe**os hu*an*s e os home*s </line>
<line> s*o red*z*dos * ca*egorias de "anim*i*", in**pendent* *a gr**idade do crime *ue comet*ra*. </line>
<line> *esde 18*0, cons*ata-se *ue a prisão, longe de transformar os criminosos em "gente hone*ta", </line>
<line> *erv* **enas p*ra fabricar novos c*i**noso* o* p*ra afun*á-lo* ainda ma*s na criminalidade </line>
</par>
<par>
<line> (CARVA*H* F*LH*, 2002). As </line>
<line> pos*ibilidades de ressoc**liz*ç*o est*o sen*o, a </line>
<line> cada </line>
<line> *ia, </line>
</par>
<par>
<line> rea*aliadas e muitas pesquisa* t*m se des*nvol*ido sobre e*sa t*mát*ca. A* condições re*is *e </line>
<line> en*arcerame*to semp*e f*ram ruins, a pri*ão antes de ser u* instrumento ** cumprimento *a </line>
</par>
<par>
<line> pena, é um espaço sem boas condições de convivência. **a o lugar de espera para </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> co*dena*os *erem </line>
<line> supl*ciados, e por iss* não havia po*que ter condi*ões mínimas para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> existênci* humana p*olon*ada nas mesmas. Hoje, pro*uz mais caos e d**erioraçã* de c**áter, </line>
<line> princ**almente pela ausên*ia de uma pol*tica *rimi*al e p*nitenciária *u* t*nha *omo *oco a </line>
</par>
<par>
<line> ressigni*icaçã*5 </line>
<line> social do* sujeitos. </line>
</par>
<par>
<line> Nes*e ambie*te hostil, uma co*stata**o é inevitável: a prisão mat* * ho*em em vi*a. </line>
<line> É *m absu*do que, em nome da lei, al*uém tenha que ser submet*do a *ondi*ões sub*manas, </line>
</par>
<par>
<line> sem possibilidade* de *e*e*volvimento </line>
<line> pessoal, </line>
<line> cultural, educa*iona* o* de forma*ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> q*alificação profiss*onal, te*do que ser submetido a *e*ra* *e sociab*lidade nas qu*is </line>
<line> predomina uma **gica de favores e b**e*ícios ditados por aqueles que têm o pod*r sobre os </line>
<line> o*tros, inclusiv* sobre a vida. </line>
<line> Ent*e t*ntos fator*s advers*s à pen* de prisã* e**á, in*lusive, o seu prete*so o*jetivo </line>
<line> de resso**alizar os sujeitos, que dur*nte *** estad* n* prisão é imerso em p*ocedi*entos, </line>
<line> *titudes e comportamentos que os tornam "bons presos" para o sistema pris**nal e incapazes </line>
<line> pa*a * retorno ao *onvívio social * ao *xer*íc*o pleno da ci*adania. </line>
<line> 5 A*nda que te*ha sido uti*izad* o conceito de re*socialização em todo o texto, acreditamos q*e r*ssi*nificação </line>
<line> social * o co**eit* mais apropria*o (CAP*LLER, 1985), porqu* não se *ode acreditar em ressoc**liza*ão par* </line>
<line> sujeitos *m que * concei*o de cidadania e uso dos b**s hist*ricamente construí*os pela *uman*dade lh*s foram </line>
<line> negados antes de serem enc*rcerados na prisão. </line>
<line> Rev. *SA, T*resi*a PI, v. 21, n. 2, a*t. 4, p. 67-*2, fev. 2024 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. R. F**rên***, E. S. Costa </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> A questão se agrava com o di*órcio da polít*ca crimina* e pen*tenciária com as </line>
<line> po*íticas s*ciais, prin*i*alm*nte a *ducacional. A prop*st* de res*ocialização contida *a Lei </line>
<line> de *xecuç*o P*nal - LE* (BRASIL, 1997) não *e* coerê*cia com a *ealid*de, pois o númer* </line>
<line> de reinc**ent*s não é levado em consi*eração. Estima-se *ue mais de **% dos a*enados </line>
</par>
<par>
<line> **inc*dam, *as os diret**es dos </line>
<line> e*tabelec**entos *enais </line>
<line> * </line>
<line> *s empresa* que administ*am as </line>
</par>
<par>
<line> unid*des n** são questio*a*o* quan*o ao* números da reincid*ncia ou mesmo da re*orrência </line>
<line> crimi*al, ainda que não sejam recapturados. </line>
<line> Quando o*o*rem motins, rebeliões o* f*gas, os diretores são substituídos e/o* os </line>
<line> co*t**tos *a* e*pr*sa* sã* rescindidos. Ainda as*i*, fi*a evi*ente que a prisão se configura, </line>
<line> apenas, c*mo *spaço de punição (LEME, 2007). Por isso, * convivê**ia imposta pe** Estado, </line>
<line> de u* n*mero gr*nde de suje*tos *m um único lo*al, de con*ívio **nflituoso, *caba g*rando </line>
<line> to*o um s*st*ma de *eis e *egras, um có*igo norm**ivo qu* é, de uma só ve*, minuc*o*o, </line>
</par>
<par>
<line> abrangendo os mais *ec*nditos </line>
<line> *mbito* da </line>
<line> vida do suj*i*o, negando-lhes pe**pe*t*vas </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> in*iv*d*alidade * sendo implacável com *elação aos seus **a*sgr**s*res. </line>
<line> *iante *as norm** de convivência carcerá*ia e das insti*uc*onais, os sujeitos se veem </line>
<line> n* dilema de *ua* delas obede*er *em d*ssimul*r. A ins*itucional que exige d*le o*edi*ncia </line>
</par>
<par>
<line> ce*a </line>
<line> par* transform*-lo nu* "*om pre*o", onde t*rá que *edic*r-*e </line>
<line> aos estu*os, *rabalh*; </line>
</par>
<par>
<line> andar s*mpre de cabeça baixa, enfim, </line>
<line> "tirar a ca*e*a" s** a*resen*ar prob*emas para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> unidade (FLORÊNCIO; COSTA, 2021). Ou as norm*s de convivê*c*a *arc*rária que *ambém </line>
<line> ex**em dele obediência para transf*rmá-lo num "*om *riminoso": *everá representa* qu* </line>
<line> o*ed*ce ao sistem* in**i*ucional; assumi* crimes; co*ercializ*r drogas; não delata* </line>
</par>
<par>
<line> c*mpanhei**s, se*do esta*, na fal* do* </line>
<line> i**erno*, mais implacáveis do </line>
<line> que a **sti*ucional. </line>
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<line> Ambas as nor*a* </line>
<line> co*ungam par* uma verdad* i*sofismável: a </line>
<line> busca de est*atégia* de </line>
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<line> sobrevivência na prisão é mais i*porta*te do que a busca pela lib*r*ade. </line>
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<line> *s sujeitos busc*rão formas de sobr*viver, cri*ndo est**tégias, diss*mula*do </line>
<line> *u </line>
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<line> representand* papéis, que em algun* c*sos, po*em tornar-se mais opress*vos ou mutil*dores </line>
<line> do seu eu co*s*i*uído ant** da prisão, do *ue os efeitos da prisi*nização. </line>
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<line> 1) concepção e plan*jamento. </line>
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<line> 2) a*á*ise e interp**tação d*s dad*s. </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
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<line> 3) elaboração do ra*cunho o* na revisão c*í*ica *o conteú*o. </line>
<line> X </line>
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<line> 4) participação n* apr*v**ã* da v****o final do manu*c*ito. </line>
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