<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 10, art. 8, p. 158-172, *u*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.10.8 </line>
</par>
<par>
<line> *ssujeitamento em Discursos Mid*á*icos Sobr* o C*ntro E**ecífico de For**ção e </line>
<line> Aperfe*çoamento do *agis*é*io </line>
<line> Subjec*ion in Media D**cour*es About t*e Sp*cific *e*ter for *raining and Improve*en* of </line>
<line> Teaching </line>
</par>
<par>
<line> Bru** *omes Pere*ra </line>
<line> Doutor em Let*as pela Un*versidade F*deral do Tocanti*s </line>
<line> P*ofessor e pesqu*sador da U*iv*rsidade **irapue*a (U*IB) </line>
<line> E-mail: bru*o.**reira@ib*rapuera.edu.br </line>
<line> Di*g* Moreira </line>
<line> D*utor em Educ*ção pela Pontifíc*a Un*versidade Ca*óli*a d* São P*ulo </line>
<line> Profe*so* e *esquisad*r da *niversidade I*irapuera (UNIB) </line>
<line> E-mail: diego.more*ra@ibirapuera.e*u.*r </line>
</par>
<par>
<line> *n*er*ço: Br*no G**es Pereira </line>
<line> Edito*-C*efe: </line>
<line> D*. </line>
<line> Tonny </line>
<line> Kerl*y </line>
<line> de </line>
<line> Alen**r </line>
</par>
<par>
<line> *niversidade Ibirapuer* - Av. Int*r*agos, 1329 - **á*ara </line>
<line> *odrigue* </line>
</par>
<par>
<line> Flora, São P**lo - SP, 046*1-100, Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: Di*go Moreir* </line>
<line> Artigo r*cebid* em 18/08/20**. Última ve*são </line>
</par>
<par>
<line> Universid*de I*i*apuera - Av. Interlago*, 1*29 - Chác*ra </line>
<line> rece**da em 0*/09/2024. Aprovado em 03/*9/2024. </line>
</par>
<par>
<line> **ora, São Paulo - SP, 04661-100, *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> Av*liado pelo sistema Tripl* Revie*: D*sk Review *) </line>
<line> pelo Edit*r-Ch*f*; e b) D*uble Blind Re*iew </line>
<line> (avaliação cega po* dois aval*ado*e* da áre*). </line>
<line> Revisão: Gramatical, *ormativa e *e F**mataçã* </line>
</par>
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<line> Assuj*itame*t* em Di*cursos Midiático* Sob*e o Centro Espec*fico de Formação * A**rf*içoament* </line>
<line> 159 </line>
</par>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> E*te a*tigo tem com* objetivo a*alisar notícias publicadas *os *ri*cipais sites jornalísticos *o </line>
<line> Bras*l qu* versam sobre o fechamento *o Centro Es*ecí*ico de For*ação e Aperfeiçoamento </line>
<line> do Mag*stério (CE**M) no estado de São Paulo na prim*i** me*ade dos a**s 20*0. T*a**-se </line>
</par>
<par>
<line> de um pe*íodo h*stórico *e conflitos *e *iscurs*s, os quais entendiam a </line>
<line> for*a*ã* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> magistér*o sob diferente* e**o*u**. A fundamenta*ão </line>
<line> teórica está al*ja*a na i*terface </line>
<line> *ntre </line>
</par>
<par>
<line> estu*os apli*ados da linguagem e as pesquisas sobre **álise do discur*o francesa, </line>
<line> especialment* n* que se re*ere às dis*u*s*es sobre poder, ideologia e ass*jeitame*t*. Isso </line>
</par>
<par>
<line> colaborou para *ue o </line>
<line> obj*t* de investigação fosse en*end*do a partir </line>
<line> *e d*ferentes </line>
</par>
<par>
<line> p*rspectiva*. A metod*l*gi* * do t*p* d**umenta*, sen*o **nsi*era*a* como *ocum*ntos as </line>
</par>
<par>
<line> not*c**s jorna*ístic*s publi**d*s em </line>
<line> novemb*o de 2003. Este recorte tem*oral </line>
<line> foi escolhido </line>
</par>
<par>
<line> por ter sido o pe*íodo de divulgação da notíc*a de fechamento do referido centr* de ens*no. O </line>
<line> texto revela um te*r de assuj*ita*ento d* p*átic* do magistério em razão ** int*nsificaçã* das </line>
</par>
<par>
<line> demandas *eoliberais </line>
<line> de mercado. Além disso, os da**s apontam para uma *inimização da </line>
</par>
<par>
<line> impor*ância *o magistério na fo*mação do futuro profissional *a educa*ão. </line>
<line> P*lavras-chave: Ideologi*. Lingua*em. Notícia. *oder. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
</par>
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<line> Th*s art*cle ai*s to </line>
<line> analyze news publi*hed on </line>
<line> the main jour*al*stic website* in Brazil that </line>
</par>
<par>
<line> deal w*th the closu*e of the Specif*c Center for Tr*ining and Improvem**t of Teaching </line>
</par>
<par>
<line> (*CTIT) in the st*te of São Paulo in </line>
<line> the f*r*t </line>
<line> half *f </line>
<line> *he 2000s. history of co*flicting </line>
</par>
<par>
<line> *iscourses, which u*der*t**d the formation *f teac*ing from d*fferen* </line>
<line> perspectives. The </line>
</par>
<par>
<line> theo*et*c*l fo*ndation i* housed at the int*rf*ce </line>
<line> be*ween applie* la*guag* studies *nd </line>
</par>
<par>
<line> *esearch </line>
<line> on Fren** discour** analysis, espe*i*lly with re*ard *o d**cussions about p*w*r, </line>
</par>
<par>
<line> ideology and subjectio*. This helped *o understand *he objec* of investi*at*on f*om dif*erent </line>
</par>
<par>
<line> perspe*tives. *he methodology is o* the d*cu*ent*ry </line>
<line> type, with *he jour*alis*i* news </line>
</par>
<par>
<line> publis*e* in *o*embe* 2003 bein* consider*d as doc*ments. Thi* time frame was chosen </line>
<line> b*cause this *as the pe*iod in which the news ab**t the closur* of the af*rementioned </line>
</par>
<par>
<line> educational center wa* released. T*e text </line>
<line> **ve*ls a level of su*jectio* ** the </line>
<line> pr*ctice of </line>
</par>
<par>
<line> *eaching due to the *nten*i*icatio* o* ne*lib*ral m*r*et demands. Furthermore, the data *oints </line>
</par>
<par>
<line> to a mini**zation </line>
<line> of the imp*rtance of te*chi*g in th* *r*ining of fu*ure </line>
<line> educa*ion </line>
</par>
<par>
<line> profession*ls. </line>
</par>
<par>
<line> *eywords: Ideology. Languag*. New*. Power. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 10, **t. 8, p. 158-*72, out. 20*4 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. Pereira, *. Morei** </line>
<line> 160 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTROD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Mu*t* ** t*m *iscu*i*o sobr* o papel soci*l do *ro**ssional da *ducação no Brasil. Em </line>
<line> muitos cas*s, a *ig*ra do professor tem sido asso*iada à falta *e prestígio, em relaçã* a *ut*as </line>
</par>
<par>
<line> p*ofissões, o *ue *uit* </line>
<line> p**ece influenci*r *ara a </line>
<line> construção de e*tigmas acerca </line>
<line> do for*ad* </line>
</par>
<par>
<line> e* magist*rio. *esse caso, ** te*p*s ditos "líq*i*os", nos termos de Ba*man (****; *004; </line>
</par>
<par>
<line> 200*), a figura do professor p*rece se esvair em meio a discursos </line>
<line> pouc* </line>
<line> *trelados </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> **o*ission*lização * qu*lif*c**ão des*e *rofiss**nal. </line>
</par>
<par>
<line> Diante *isso, optamos por argu*entar nest* *ra*a*ho a*erca da ideia de ma*istério </line>
</par>
<par>
<line> e*quan*o um período ** qualificaç*o técnica e </line>
<line> n*o tecnicis*a, o q*e d*s*an*ia da ideia de o </line>
</par>
<par>
<line> f**m*ção voltada un*c**ente ao *erca*o de *rabalh*. É nec**s*rio proble**tizar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *agistério enquanto *eríodo *ro*ícuo form*ção do professo*, à </line>
<line> ajudando-* a repensar s*a* </line>
</par>
<par>
<line> me*odo*ogias ap*icad*s à sala de aul* (*O**IRA, 202*; BOURDONCLE, 2000; </line>
<line> B*ZEZIN*KI, 1*96). </line>
<line> Por isso, * objet*v* de**e art*go é analisar notícia* pub*icadas nos pri*c*pai* site* *e </line>
</par>
<par>
<line> notícias *o Bras** que v**sam sobr* o *ec*a*ento do Centro Espec*fico </line>
<line> de Formação </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *p*rfei*oa*ent* do *agistério (C*FA*)1 n* estad* de S** *aulo, na p*imeira met*de d*s </line>
</par>
<par>
<line> anos 2000. Isso, por sua vez, ajuda-nos a entender *erta* construções </line>
<line> discursivas ac*rca da </line>
</par>
<par>
<line> figura do forma*o em magistério, consi*erando, p*is, </line>
<line> questões ideol*gi**s acerc* d*sses </line>
</par>
<par>
<line> d*dos. </line>
</par>
<par>
<line> A pa*tir dess* ob*e*i*o, </line>
<line> faz </line>
<line> *ertinen*e o s*g*inte *roblema de pesqu*sa: Quais </line>
</par>
<par>
<line> discu*sos s** reve**d*s a p**tir da a*á*ise de n*tícias jornalís*ic*s so*re * fech*me*to </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> CEFAM no estado de São Paulo *a pr**e*ra metade dos an*s *000? </line>
</par>
<par>
<line> A fund**entação teórica *stá alojada *a </line>
<line> interface ent** Linguí*ti*a *plic*da - LA </line>
</par>
<par>
<line> (PI*HO; *U*NNO; SUA*NO, 2013; MILLER, 201*; MAGALH**S, 2012; S**NORI*I; </line>
</par>
<par>
<line> FIAD, 2012; *A*CELOS; AB*AHÃO, 2006) e *nálise </line>
<line> do *is*urso AD (PE*EIRA, - </line>
</par>
<par>
<line> 202*; ORLA*D*, 2*12; PÊCHE*X, 2011; FIOR*N, 200*; MADIDIER, 2003), sendo esta </line>
</par>
<par>
<line> últi*a advinda da *or*ent* fra*cesa de in*estig*ção. E*ta perspectiva teórica nos ajuda </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *e*sar nas força* ideológicas que *judam * *ostu*ar a importânci* soc*al do C**AM </line>
<line> enquanto apare*ho i*eológi**. </line>
</par>
<par>
<line> 1 Complexo d* centros de *ormação do mag*s*ério, que vis*va à *r**issiona*ização do profess*r nos anos b*sico* </line>
<line> da *duc*ção a partir d* uma **são *ais pedagógica * humani*ada d* sala d* a**a em comparação às formações </line>
<line> docentes mais *ntigas de *agistér*o (MOR*IRA, 2021). </line>
<line> R*v. *SA, T*resina, v. 2*, n.10, art. *, p. 1*8-172, **t. 20*4 www4.fsane*.com.b*/re**sta </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> As*u*eitament* em *iscursos Midiáticos Sobre o Centro Específi** d* Formação * A*erfe*çoamento </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<line> A meto*ologia é do ti*o doc*m*nta*, *a*acterizada por **ob*ematizar **e*tõ*s </line>
<line> *nalític*s ac*r*a de *ados *ue ainda *ão pas*aram por tratamento c*entífico (VOLP*TO, </line>
<line> 2016; S*-SILVA; ALMEID*; GUINDANI, *009; GROU*X et al, 2**8). Foram </line>
<line> conside*ada* como docum*ntos as notícias *ornalístic*s publ**adas entre 2003 e 2005, período </line>
<line> de intensa discussão sob** o fec*ame*to d* CEFAM no estado de São Paulo. </line>
<line> E*peram*s que este trabalho possa ajudar a im*uls*on*r as *isc*ssões ac*dêmicas </line>
</par>
<par>
<line> sobre a r**erid* **mática. *sso porque en**nd*r as forças i*eológicas q*e envolvem </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pro*issional do </line>
<line> mag*stério </line>
<line> nos *juda * </line>
<line> identificar d*scursos q*e co*aboram na fr*gilização </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> assujeitament* do profe*sor. </line>
<line> * REFERENCIAL TEÓRIC* </line>
<line> Nesta s*çã*, *pr*sentam*s o *eferencial t*óri*o deste artigo. Para **nto, fazemos um </line>
</par>
<par>
<line> panor*ma *as características </line>
<line> das *orren*es teóri*as *obilizadas, be* co*o a discussão dos </line>
</par>
<par>
<line> principais con*eitos *til*z*dos. </line>
<line> C**preen*e* co*struções di**ursivas a partir de al*um *enômeno social é, por </line>
</par>
<par>
<line> e*c*lência, </line>
<line> uma tarefa com**e*a. * ideia de c**plexi*ade que trazem*s à *aila </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> fu*damentada *m Mor*n (2011; 2005), quando relativa às interpretações feitas a *ar*ir de*tes </line>
</par>
<par>
<line> fe*ô*enos. Em o*tr*s palavras, quando *ntende**s as práticas soc*a*s como *vidências </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *omportame*to e do *ensamen*o do homem, analisá-*as s*b *ma *nica perspe*t*va é algo, *o </line>
<line> mínimo, ingênuo, uma v*z que os fenômenos socia*s p*dem *er *istos sob d*ferentes *rism*s, </line>
<line> de modo a oferecer le*tur*s discursivas mais *at*sfatória*. </line>
<line> Po* isso, optamos por mobiliza* uma fu*damentação teórica interdiscipl*nar2, pois </line>
</par>
<par>
<line> ente*d*mo* que os discursos *on*truídos a*er*a do fechament* </line>
<line> do CE**M, ** início dos </line>
</par>
<par>
<line> anos 2000, ilustr*, na verdade, </line>
<line> uma s*ciedade em transição. Isso, por s*a v*z, demand* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> articulação entre saberes aca*êmicos *fin*, o que re**rça *ambém a n*t*reza mo*ed*ça </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> práticas *ociais (*O*IN, *011; *ORIN, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> A Figur* 1 ilustra as art*culações teóricas estabe*e*ida* neste t*aba*ho. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> E*tamos en*endendo * i*terdisciplinaridade como conv*rg*n*ia e*tre saberes teó*icos de natur*za *i*nt*fic*, tal </row>
</column>
</par>
<par>
<line> **mo *eforça Fa*end* (2008). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 10, art. 8, p. 158-172, **t. 2024 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/r*vis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. Pereir*, D. M*reira </line>
<line> 162 </line>
<line> Figura 1 - A*ticula*ões teóric*s </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: E*ab*rado pe*os au*ores </line>
<line> A Figura 1 é co*stituída por duas es*eras, a s*ber: i) a *inguística Aplicada, *m tom </line>
</par>
<par>
<line> rosado; e ii) a Análise do D*scurso, em *om esverdeado. Amb*s parecem </line>
<line> se c*mun*car </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> con*truir zona* *ronteiriças, p*r meio das quais procura*os desenvo**er o* argumen*os aqui </line>
<line> pro*os*os a par*ir do tr*tamento dos dados. </line>
<line> A L* é entendida nes*e trab*l** co*o um* pers**ctiva teórico-fi*osó**ca dos estudos </line>
<line> da linguagem, já com lar*a relevância no boj* das investi*ações que v*rsam sobre fo*m*ção </line>
<line> de pro*esso**s e dem*i* aspec*os educacionais da ling*a*e*. *** isso, *orna-se pertinente * </line>
</par>
<par>
<line> este tr*ba*ho, uma vez que probl*mati*a </line>
<line> *spectos crítico-reflexi*os *cerca da *in**ica *a </line>
</par>
<par>
<line> formação técnica, inic*al e c*n*inuada dos profissio*ais da *duca*ão (MAGALHÃE*, 2*12; </line>
<line> **GNOR*NI; F*AD, 2012; BARCELOS; ABRAHÃO, 2006). </line>
<line> Dos estu*os ap*icados da lin*uagem, *os interessam** ma*s de perto pela* </line>
<line> investigações *cerca da marginalização da *rofi**ionalização docente em detr*m*nto *a </line>
</par>
<par>
<line> form*ção acadêmica de outros </line>
<line> *rofissio*ais. De acordo com LA, **nsar na con*trução a </line>
</par>
<par>
<line> discursiva da imagem do prof*ssor sem levar em consider*ção a sua profissionali*ação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> qualificação é a*go imp*ssível. Isso p*r*u*, ** pon*o de *ista soc*al, a profissionalização do </line>
</par>
<par>
<line> profissional </line>
<line> da educ*çã* passa a ser vista como u* pr*cesso, o qual está passível de </line>
</par>
<par>
<line> **danças ** **c*rrênc*a *as f*rças sociais **e operam e* seu ent*rno. Em o*tr*s palavras, </line>
</par>
<par>
<line> a fi*ura do professor assume </line>
<line> *ugar d* pe*iferia ao ser </line>
<line> com*arado co* o*tros p*ofissionais, </line>
</par>
<par>
<line> po*s passa a ser pensado como conector de *orça* ideo*ógica* soc*almente dei*adas à ma*ge* </line>
<line> nas últimas décadas (*INHO; SUANNO; SUANNO, 2013; M*LLE*, *013; MAGALHÃ*S, </line>
<line> 20*2; SIG*OR*N*; F*AD, 2*1*; BARCELOS; ABR*HÃO, 2006). </line>
<line> Rev. F**, Teres*na, v. **, n.10, art. 8, p. 15*-172, out. 20*4 www4.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ass*jeitamento em Discursos Mi*i**icos Sobr* o Cent*o Especí*ico d* F*rmação e Aperfeiçoamento </line>
<line> 16* </line>
</par>
<par>
<line> Es** *aciocínio, por sua ve*, nos ajuda a entender * c*ntexto d* extinç*o do CE*A* </line>
<line> *om* momento *e trans*ormação ideo*ógic* **erca da *igura do formado em *agistér*o, que, </line>
<line> por sua vez, *arece *a**ar função de coad*uvant* j*nto às política* públic*s e ao sist*ma de </line>
<line> ensino básic*. Partindo desse pressupost*, somos levados a compreende* que o CEFAM é, na </line>
<line> v*rdade, u*a manif*sta*ão metonímica *e dor*s * desejos *e uma classe docente q*e </line>
</par>
<par>
<line> *credit*va no *ar*ter humanizador *as </line>
<line> práticas pedagó*icas a*licadas * ed*cação básica, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> que muit* colabor*va pa*a *ma </line>
<line> profi*siona*iza*ão técnica e não tecnic*s*a (P*NHO; </line>
</par>
<par>
<line> SUANN*; SUAN*O, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> *artimos dessa premissa p*ra *ustificar a *t*liza*ão das p*át*cas *nalíticas dos estu*os </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvidos *artir a </line>
<line> da linh* francesa da Anál*se do Discurso. *n*endemos AD como * </line>
</par>
<par>
<line> corrente do* est*dos da ling*agem **e analisa aspectos para a*ém da gramá*ica da **ngua, </line>
<line> *evando em cons*deração quest*es ideológicas que operam nas est*uturas sociais * nas </line>
<line> práticas de relação humana (PEREIRA, 2020; O**AND*, *012; PÊCHEUX, 2011; FIORI*, </line>
<line> 20**; MADI*IER, 2003). </line>
<line> A Figura 2 representa os conceitos da AD pelos quais nos inte*es*a*os m*is de perto </line>
<line> nes*e *rabalho. </line>
<line> F*gur* 2 - Estratificação do Discurso </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Elaborado pelos autores </line>
<line> A Fi*ura 2 r*p*e*enta a estr*ti*icação do discurso *roposta pel* *D, a saber: *) o </line>
<line> *ujeito, na e*fera **is interna; ii) o poder, *a *sfera intermediária; e ii*) a id*ologia, na esfera </line>
</par>
<par>
<line> mais exte*na, de *odo a en*lobar a* demais. Esta representação sugere um movimento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 21, n. 10, art. 8, p. 158-172, *ut. 2024 *ww*.fsane*.c**.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. Pereira, D. Moreira </line>
<line> 164 </line>
</par>
<par>
<line> interd*pend*ncia entre *uje*to * i*eologia, sendo o poder a compe*ênc*a *a l*ngua**m c*paz </line>
<line> de interm*diar ** prátic*s humana*. </line>
<line> A i*eia de *ujeito na AD baseia-se n* c**cepção de alguém *ire*amente inf*uenciado </line>
<line> pelas condiçõe* so*ia*s em que está inserido. L*go, estamo* falando de *m sujeito assujeitado </line>
</par>
<par>
<line> que, a par*ir de </line>
<line> *ma per*pec*iva históric*-*ocial, mo*tra-*e persuadido </line>
<line> p*las condições </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *alores de um c*ntexto *specífi**. Em outras *alavras, trata-se de u*a con*tr*ç*o his*ór*ca </line>
</par>
<par>
<line> cujas verdades </line>
<line> *oletiv** pare*em se mi**urar com </line>
<line> os valo*es *ndi*id*ais, o *ue l*va à (*e) </line>
</par>
<par>
<line> criação *e di*cursos pré-con*ebi*os (PÊCHEUX, 201*; FI*RIN, 2006). </line>
<line> Assim c*mo a AD, a LA *ecorre aos es*u*os bakhtinian*s para explicar com* ocorr* </line>
<line> esta transmiss*o de valores entre ge**ções ou *onst**ções socia*s. De a*ord* com o e*tudioso </line>
<line> ru*so, o *uje*to é permeado por voz*s *oci*is q**, uma v*z c*nec*adas, repro*uz d*scurs** já </line>
<line> dit*s por outros *ujeit*s, em v*r**s momentos da his***ia. Co* isso, é vál**o dizer que *udo </line>
</par>
<par>
<line> que é dito se bas*ia em o*tr*s *alas pr*v**mente pos*as. Por iss*, não podemo* </line>
<line> acreditar </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> imparcialidad* do </line>
<line> suj*ito e das s**s expo*iç*es de valores (BAKHT*N, </line>
<line> 200*; </line>
<line> BAKH*IN, </line>
</par>
<par>
<line> 2003; BAKHT*N, 1*84). </line>
<line> Quando falamos *m poder, de acordo c** a AD, estamos nos val*ndo de co*struç*es </line>
<line> discur*ivas capazes de *egregar os suje**os a partir de f*tore* s**ioe*o*ô**cos, *or e***plo. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sentid*, o </line>
<line> poder está diretament* *ssociado à estr*tificação </line>
<line> de *lasses so*iais </line>
<line> e, </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> mesmo tempo, * construção identitária *o sujeito, que ** faz </line>
<line> diferente do outro *m razão </line>
</par>
<par>
<line> daquilo que acred*ta e **e se dei*a influenciar (ORLAN*I, 2012; PÊCHEUX, </line>
<line> 2011; </line>
</par>
<par>
<line> FIOR*N, 2006; MADIDIER, *003). </line>
</par>
<par>
<line> *ssim, a L* complementa es*e **essuposto a *artir da ideia de simb*logia do poder. </line>
</par>
<par>
<line> Em uma perspectiva mais filosófic*, B*urdieu (1989) pro*lematiza as e**r*tu*as de **der </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> argumenta que a i*fl*ência por meio da linguage* </line>
<line> pode *correr tamb*m </line>
<line> de man*i*a </line>
</par>
<par>
<line> simbólica, já que, </line>
<line> socialment*, a </line>
<line> a*arência </line>
<line> é </line>
<line> fat*r d*c*sivo para * construção d* *alore* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> v*rdades, ainda *ue esta última seja efême*a * que*tioná**l. </line>
<line> Dessa forma, os discursos sobr* o fe*hamen*o do C*FAM co**u*am verdades </line>
<line> costuradas a partir de dif*r*ntes pont*s de vi*t*. Estes ar*u*entos for*m advindos d* várias </line>
</par>
<par>
<line> pe*spectiva* que, de alguma forma, pu*ess** **emplifi*ar discursos </line>
<line> *e au*or*dade. Em </line>
</par>
<par>
<line> outras palavr*s, fora* *tilizadas vozes </line>
<line> sociais leg*timadas, como a LDB, para de**nstrar </line>
</par>
<par>
<line> *oder e, c** i*s*, viabilizar a *ção de ex*inção. </line>
<line> *o* fi*, t*mos a ide**ogia, caracteri*a n*ste trab*lho como uma manifestação ab*tra*a </line>
<line> do po*e*, qu* consiste justam*n*e em um conj*nto de ideias * *alores *ocial e h***oricamente </line>
<line> c*n**ruí**s. Ne*se caso, pensamos *a i*eologia com* o lado abstrat* do discurso, baseada </line>
<line> Rev. FS*, *eresin*, v. *1, n.1*, ar*. 8, p. 158-172, out. 2024 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Assujeitamento e* D*scursos M*diáticos S*bre o Centro Es*ecífico de F**mação e Aperfei*oamento </line>
<line> 165 </line>
</par>
<par>
<line> nos i*te*esse* e nas intenções contidas nas m*n*festações linguísticas do enunciado* </line>
<line> (PÊCHE*X, 2011). </line>
</par>
<par>
<line> Assim, a i*e**ogia passa a se* vi*ta com* * p*opriedad* </line>
<line> que faz c*m que o disc*rso </line>
</par>
<par>
<line> exi**a, ao *e*mo tempo em qu* ref*rç* a natureza intenci**al da linguagem. Ao *ntendermos </line>
</par>
<par>
<line> dess* forma, os grup*s deixa*os * </line>
<line> margem, em ra*ão de </line>
<line> *ma sociedade seg*eg*dora, são </line>
</par>
<par>
<line> ainda mais suleados*, pois o j*go ideológico baseia-se, prioritariamente, na *el*çã* de </line>
<line> exclusão de um grupo em benefício de um ou*ro (PEREIRA, *020; ORL**DI, 2012; </line>
<line> PÊCHEUX, 2011; FIORI*, 20*6; MADIDIER, 200*). </line>
<line> E* sínt*se, *creditam*s que as *onstruções d*s*ursivas f**tas e* torno da ex*inção do </line>
</par>
<par>
<line> CE*A* são, po* exc*lência, complexa*, pois somos *onvidados a *ens*-las sob </line>
<line> diferentes </line>
</par>
<par>
<line> possibilidades semâ*tic*s. Isso, por sua vez, reforça a necessidade da co*fluência *n*re LA e </line>
<line> AD, *e *odo a fav*recer leitur*s cada vez m**s eficie*t*s ace*ca deste fenô*eno social. </line>
<line> 3 M*TODOLOG*A </line>
</par>
<par>
<line> Nesta seção, </line>
<line> caracterizam*s a metodologia </line>
<line> ut*liz*da *ara </line>
<line> a coleta dos dado* </line>
</par>
<par>
<line> analis*do*. Pa*a t*nto, descrevemos o tipo </line>
<line> de pes*u*sa * os crité*ios </line>
<line> utilizados para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> m*pea*ent* d*s notícias qu* co*stituem *s dados **ste trab*l*o. </line>
<line> O tipo de pe*quisa adotado no perc**so metodoló*ico deste trab*lho é d* nat*reza </line>
</par>
<par>
<line> documental. De </line>
<line> acordo </line>
<line> *o* Sá-Sil*a, Al*eida e Guindan* (200*), a pesquisa do*ument** </line>
</par>
<par>
<line> car*c***iza-s* por: *) p*oble*atizar dados que n*nca pa*saram por tratamento científico; e ii) </line>
<line> por ofe*ecer *er*amentas de suma *mportâ*cia par* o en*en*imento do comportam*nto so*ial </line>
<line> dentro de um determinado recorte de *empo e espaço. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse caso, optamo* pela **finição de </line>
<line> documento a partir d*s estudos sociológicos. </line>
</par>
<par>
<line> Estes, por sua vez, entendem d*cumento como u*a semi*tiz*ção d* *rá*ica* *ociais a*ojadas </line>
</par>
<par>
<line> de*tro de uma determinada fotografia social. Em outros termo*, trata-se de </line>
<line> ev**ênci*s </line>
</par>
<par>
<line> linguística* capazes de nos ajudar a entender o* ansei** do homem qu*ndo f*ram pr**uzid*s </line>
<line> (VOLPATO, 2016; SÁ-SI*VA; ALMEIDA; GU*NDANI, 2009; GROULX et al, 2008). </line>
<line> Os ***umentos que **nstituem os dados desta pe*q*isa sã* notícia* jo*nalísticas que </line>
</par>
<par>
<line> versam s*bre o fechamento </line>
<line> do CEFAM no estad* de São Pau*o. Ent**demos que </line>
<line> estas </line>
</par>
<par>
<line> *otícias ajudam a </line>
<line> disseminar dis*ursos de as*ujeitamento do pro*issional do mag*st**io na </line>
</par>
<par>
<line> primeira *arte dos anos </line>
<line> 2000. Com*reend*r est*s cons*ruções discursivas nos *j*da </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> A forma verbal "su*ear" faz referência ao pensame*to *bissal, prop*sto por *antos (2008), quando fa*a s**re </row>
</column>
</par>
<par>
<line> vozes d* gr*pos sociai* socia*mente marginalizados. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Te*esina *I, v. *1, n. 10, art. 8, p. 1*8-172, out. 2024 </line>
<line> www4.**ane*.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. P*reira, D. More*ra </line>
<line> 166 </line>
</par>
<par>
<line> entender també* a im*gem que os pro*issio*a*s de educação têm hoje, * que *s leva </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> assumir lugares de suj*itos *as*ivos dia*te de um sist*ma neoliberal. </line>
</par>
<par>
<line> * Qu*dro * mostra as n*tí*i*s sel*cionadas neste trabalho. </line>
</par>
<par>
<line> Qua*ro * - Dad*s da p*s*uisa </line>
</par>
<par>
<line> Tí*ulo </line>
<line> Site </line>
<line> Dat* </line>
<line> Link de ac*sso </line>
</par>
<par>
<line> Cefa* s*rá mesmo ex**nto em 2006, afi*ma secretário </line>
<line> Diár*o do Grande *BC </line>
<line> 1*/*1/ 2003 </line>
<line> https://www.dgabc.com.*r/n otici*/*14361/cef*m-*er*- mesmo-e*t*nto-*m-2006- afirma-se*retario </line>
</par>
<par>
<line> Cefams são extintos pelo gove*no p*ulista </line>
<line> Folha.com </line>
<line> 13/11/ 2*** </line>
<line> htt*s://www*.folha.uol.com. br/*o*ha/*lassificados/empreg os/ult1671u558.shtml#:~:te*t =*s%20Cefams%20(Centros %20Esp*c%C3%ADficos%* 0de,a*uno*%20j%C3%A1%2 0matriculados%*0at%C3%* 9%202*05. </line>
</par>
<par>
<line> Três C*fams s*rão extint*s no **C </line>
<line> Diá*io do Gr*n*e A*C </line>
<line> *1/11/ 20*3 </line>
<line> htt*s://www.*gabc.com.br/N oticia/244**1/tres-*e*ams- serao-ext*ntos-no-a*c </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dado* da pesquis* </line>
<line> Para chegarmos aos dados l*stados *cim*, conside*amos o* se*uintes cr*térios: i) </line>
<line> notíci*s publicadas em novem*ro de *003, qua*do foi divulgad* o fechamento do CEFAM; </line>
<line> ii) p*incipa** site* de n*tícias do estado ** São Paulo; e iii) o CEFAM como prot*gonis*a *a </line>
<line> notícia veiculada. </line>
<line> Por **m, optamos por *scolher as notícias consideradas de maior *isualizaç**, se </line>
<line> levarmos em *on** o site no qual for*m publicadas. A*é* di*so, * *ec*rte d* tem*o no* </line>
<line> possib*lito* *ntender o *o*te*to da época e os *os*íve*s impactos ca*sados na situação. </line>
<line> 4 RESUL*ADOS E DISCU*SÃO </line>
<line> Ne*ta seção, apr*s*ntamos *m percurso de anál*s* acerca das notícias *o*nalíst*cas que </line>
<line> co*stituem o* dado* *est* in*est*g**ão. Assim, consider*mos aspectos disc*rsivos acerc* do </line>
<line> fech*mento do CE**M, além de questões léxico-g*amat*cais. </line>
<line> * Fragm*nto 1 *oi extraído da notí*i* intitulada "C**AM será ext*nt* em 2006, </line>
<line> afirm* sec*e*ári*". *e acor*o com o recorte, o então Secretári* Estadual de E*ucaçã* p*o*ura </line>
<line> justificar * por**ê d* extinção a partir das demandas d* mercado do momen*o. </line>
<line> Observemos o f**gment* abaixo: </line>
<line> Rev. F*A, T*resina, v. 21, n.10, *rt. 8, p. *58-172, o*t. 2024 www4.fsane*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ass*jeit**ent* em Discu*sos Midiá*icos **bre * Centro Específ*co de Formação * *perfeiçoa*ento </line>
<line> 167 </line>
</par>
<par>
<line> FRAGMENTO 1 </line>
</par>
<par>
<line> Segundo e*e [o sec*et*rio e*tadual de E*uca*ão, Gabriel C*alita], o fech*mento do Cefam foi </line>
</par>
<par>
<line> *ecessár*o porq*e o **rso não atende ma*s a* *xigê*cias do mercad*. "* magistério </line>
<line> f*i </line>
</par>
<par>
<line> muito importante na *écada *e 80, quan*o professor*s não tinh*m acesso u*iversitári*. </line>
<line> Agor* nã* ajud* mais", di*se (C**am s*r* me*mo extint* em 2*06, afirma sec*etário). </line>
</par>
<par>
<line> De ponto </line>
<line> de </line>
<line> vista discursivo, algu*s ele*entos linguísticos apontam </line>
<line> p*ra </line>
</par>
<par>
<line> i***rpretações q*e extrapolam a fronteira do texto. Como </line>
<line> exemplo, podemos menc*onar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> artic*lado* segu*d* el*, bem como o uso d*s aspas, que *ndica* * inser*ão de u* argu*ento </line>
<line> de autoridade, especi*icam*nte a fal* *o então Secretário Es*adua* de Educaçã* de *ão Paulo. </line>
<line> Para a AD, a rec*rrência a um a*gum*nto d* autoridade marca * t*ntativa de legitimaç*o </line>
<line> dis*ursiva, um re*urso utiliza**, neste caso, para camuflar a**ect*s ideológi*os m*is inter*os </line>
<line> da enunc*ação, além de si*e*ciar as *oz*s sociais prej*dic*da* p*la *xtinção do *EFAM. Com </line>
<line> i*so, *á um *ssuje*ta*e*to metonímico de todos os cidadãos qu* al**jav*m *e matricular na </line>
</par>
<par>
<line> r*ferida in*tituiç*o de ensino em tempos vindouros. Este assujei*amento, por sua </line>
<line> vez, </line>
</par>
<par>
<line> c*racteriza-se </line>
<line> pela *deia implí*i*a de *r*emediabilidad*, *á qu*, em *ese, *ão havia outr* </line>
</par>
<par>
<line> sol*ção (PÊC**UX, 2011; **K*TIN, 1984). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse caso, segundo a LA, a fala da então autori**de mencion*da ap*nta par* </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> ideia de ma*istério e*qu*nto **rmação t*cnicist* * não técnica. Isso porque, ao en*ender que </line>
<line> institu*ções como o CEFAM se t*rna*a* inviáve*s em razão da obrigatoriedade ** e*sino </line>
</par>
<par>
<line> s*peri**, o então se*retá*io de educação p***ce *er adep*o d* uma </line>
<line> ed*cação voltada </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> mer**do, sem mu*ta </line>
<line> preocupaçã* hum**iza*o*a. Co* isso, a ideia de </line>
<line> que o profissional </line>
</par>
<par>
<line> *orm*do *o m*gistér** t**i* deixado de ser pr*tagonista do pro*e*** d* f*rmação *ducaci*nal </line>
<line> vigente parece *er ganhado es*aç*. Este posicionamento reforça a i*portância da lei da o*erta </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> da procur* </line>
<line> n* âm*ito educativ*, </line>
<line> atribuindo à educ*ção uma preo*upaçã* de mercad* </line>
</par>
<par>
<line> (*AGALHÃES, 2012; *I*NORI*I; FI*D, 2012). </line>
<line> O Fra**e*to 2 foi extr*ído da notí*ia i*t*tu*ada "CEFAM* *ão exti*tos pelo *ov*rno </line>
<line> paulista". *e acordo *om o *eco*te, há uma *ecorrência à Lei de Diret*izes e Base* como </line>
<line> forma de *un*amenta*ão para esta ex*inção. </line>
<line> *bserv*mo* o f*agmen*o abaixo: </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, Ter*sina PI, v. 21, n. *0, art. 8, p. 158-172, out. 2024 </line>
<line> w*w4.*sanet.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. *ere*ra, D. Morei*a </line>
<line> 16* </line>
<line> FRAGMENTO * </line>
</par>
<par>
<line> A LD* (Lei d* D*ret*i**s e *ases *a **uca*ão) determ**a q*e os educadores tenh*m *ormação </line>
<line> **ivers*tária, **clusive os do ciclo u* do ensino f*ndamental (*ntigo primário). * pra** para </line>
<line> isso acontecer termina em 2006 (*ef**s são extintos p*lo gov*rno paul*sta). </line>
</par>
<par>
<line> Assim co*o no fragmento anterior, h* *a*bém a reco*rência a uma s*gunda voz, a </line>
</par>
<par>
<line> qua* intro*uz um argumento de au*oridad*. N* ent*nto, há uma preocupação e* ori*ntar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> discurs* da LD* par* um to* de ordem. Com isso, * postura assuj*itad* do homem </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> his*o*ica*ente marcada *el* relação entre s*bordi**n** e subordinado. Em ou*ras palavras, </line>
<line> desd* os te*pos d* escravidão, a ideologi* que p*rece dominar as relaçõ*s sociais é aquel* </line>
<line> e* que, num mov*men*o enun*iat*vo, um dos *nunciado*es deve fazer algo *reviamente </line>
<line> orientado p*r alg*ém que demanda ma*ores poderes. Isso, po* sua vez, nos f*z *ensar e* </line>
</par>
<par>
<line> cama*as socia*s que d*têm o </line>
<line> poder de*isório </line>
<line> *m detrim*nto de outras, que s*rvem *omo </line>
</par>
<par>
<line> ex*cutores das açõe* (ORLANDI, 2012; F**RIN, 2006). </line>
<line> Esta visã* organizativa pode ser *nten*ida, *o âmbito dos estudos aplicados da </line>
</par>
<par>
<line> linguagem, como uma </line>
<line> espécie de te*tativa *e silenc*a*ento das classes domina*as </line>
</par>
<par>
<line> *nvolvi*as. Port*nto, ac*n*ua a mar**nalização da*uele que p*e*endia se* um profission*l do </line>
<line> magistério e, com is**, of*re*er um trabalho **manizado, além *e didat*cam*nte bem </line>
<line> *rientado (PINHO; SUANNO; SU*NNO, *013; M*L*ER, 20*3). </line>
<line> * Fr*gmento 3 foi ext*aído da notícia intitula** "Tr*s CEFAMS s*rão ex*int*s no </line>
</par>
<par>
<line> ABC". De acor*o com o *ecorte, *á um* ênfa*e maior no AB* Pa*lista4, já </line>
<line> *ue * a região </line>
</par>
<par>
<line> *nde se en*ontra*am a* 3 unidades m*nci*nada* n* notícia. </line>
</par>
<par>
<line> Observemos o fragment* abaixo: </line>
</par>
<par>
<line> FRAGMENTO 3 </line>
</par>
<par>
<line> A S*cre*aria de Educaç*o do Estado de São Paulo dec*di* extinguir, até 2006, se*s 59 </line>
<line> Cefams (Centros *specíficos de For*a*ão e Aperfeiç*am*nto do Magist*ri*). Inclusive os </line>
<line> *r*s i*sta*a**s e* Santo A*dré, S*o Bernardo e São Caetano, que at*nd*m cerca de *,2 m*l </line>
</par>
<par>
<line> jovens. A partir do ***x**o </line>
<line> ano, *ã* serão a*ei*as nov*s mat*ículas para o **rs* de </line>
</par>
<par>
<line> **gi*tério, apenas *emat*íc*las de *lunos que já estão ne*sas escol*s. Estudantes q*e forem </line>
<line> retidos em *ualquer *ma d*s sé*ies também não terão direito à rematrí*ula (Três Cefams </line>
<line> serão extintos n* ABC). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> * A*C Paulista é *ma macr*rregi*o loc*lizada na p**te metropolitana do e*tado de São Pau*o, consti*uída </row>
</column>
</par>
<par>
<line> pelos municíp*os Santo André (SA), São Bernard* do Campo (*B*) e *ão Caetano *o Su* (SCS). </line>
<line> R*v. FSA, Teresi*a, v. 21, n.10, a*t. *, p. 158-172, out. 2024 w*w4.fsanet.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Assujeitame*to em D*sc*r*os *idi**i**s Sobre o Centro *specífico de Fo*mação e *perfeiç*a**nto </line>
<line> 169 </line>
</par>
<par>
<line> A priori, é pertine*te considerarmos o pode* geoes*ac*al exercido pela Região </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ABC em relação às demais macror*e*iões vizi*has. *om e*ceção *a *ra*de São P*ulo, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ABC Paulista detém *m po*er id**lógico no q*e com*ete *s to*adas de decisã* do governo </line>
<line> do estad*. A* focar nesta localidade, a no*ícia desper*a no leit*r **nsaçã* de ir*eversibilidade </line>
</par>
<par>
<line> da *robl**ática e, c** *sso, reforça * men*agem </line>
<line> de </line>
<line> que a *xtinção dos CEFAMS * algo </line>
</par>
<par>
<line> inevitável. Com isso, *ensar na relação de *a*sa e consequência, semiot*zada pela artic*laçã* </line>
<line> ent*e texto * discurso, torno*-se ponto chave para a const**ç*o *o *ssujeitame*to do ***em </line>
<line> qu*, apesar d* ser um s*r genu*name*te so*i*l, nã* tem *ondições de reverter um quadro </line>
<line> pro**cado por ele mesmo. Logo, o h**em passa a ser visto em sua condição reflexiva, já que </line>
<line> sofre a* c*nse*uências de causas que ele mesm* provocou (PE*EIRA, *020; MA*ID**R, </line>
<line> 2003). </line>
<line> A *artir do* est*dos *plicados d* li*guagem, há tamb** a identificaçã* de uma lacuna </line>
</par>
<par>
<line> entre </line>
<line> discursos ed*cacionai* </line>
<line> no Brasil. Esta lacuna, p*r sua *e*, * *xemplificada </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> *istanci*mento en*re escola * un*versida*e, em q*e o segundo pare*e se sobrepor ao primeir*. </line>
<line> O magi*tério, a* se* en*endid* como *nsino *écnico, passa a nã* ser uma ver*ã* preliminar do </line>
</par>
<par>
<line> ensi** superior, ofertado pelas universida**s. Co* isso, a form*çã* *écnica na </line>
<line> áre* </line>
</par>
<par>
<line> educac**nal passou a não ser obriga*ó**a, já que o e*sino supe*ior faria, l*g*lmente, o papel </line>
</par>
<par>
<line> de qualificador da mão d* obra </line>
<line> docente (MILLER, 2013; *AGAL*ÃES, </line>
<line> 2012; </line>
</par>
<par>
<line> ***CELO*; ABRAHÃO, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Em síntese, este *lhar, a*esar de encontrar fundamento nas di*etrizes das política* </line>
</par>
<par>
<line> pública* </line>
<line> *igentes, parece não c*nvergir co* o </line>
<line> p*opósito social da formação do magisté*i*. </line>
</par>
<par>
<line> *ste, por s*a vez, ad*o** por *spectos de *uman*zação da prática pedagógica, </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> proble*at**ar *ifere*tes metodologias a serem apl*cadas no co**ex*o da educ*ção básica </line>
</par>
<par>
<line> bra*ileir*. O o*har </line>
<line> de exc*u*ão do disc*r*o *as </line>
<line> notícia* analisadas </line>
<line> corrobora **ra u*a </line>
</par>
<par>
<line> sociedade pouco refle*iv* e muito tec**c*sta (**C*EUX, 2*11; B*KHTIN, *0*6). </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINA*S </line>
<line> Compreen*er o* m*vimentos *e tra*sformação s*cial é pon*o basilar pa*a o </line>
<line> *ntendimento de representa*ões disc**sivas acerca d* f*gura do profissional d* magisté**o. </line>
</par>
<par>
<line> Isso </line>
<line> porque há *ma relação de sentido entre contex*o sócio-hi*tóric* * as const*uções </line>
</par>
<par>
<line> i*eoló*i**s de um discurso v*gent*. Em o*tro* termos, é imp*s*í*el entendermos o pr*sente </line>
</par>
<par>
<line> **m *evisitarmos o passado e tentar extrair dele as </line>
<line> info*mações nec*ssá*ias </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> proble*a*iza**os * m*neira *om a qual o formado em magis*ério é figurativizado. </line>
<line> Rev. FSA, T*resin* PI, v. 21, n. 10, *r*. *, p. *58-*7*, o*t. 2024 www4.fsanet.com.br/**vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. Pe*eira, D. Mo*eira </line>
<line> 170 </line>
</par>
<par>
<line> Di*nte dis*o, vamo* retornar à per*unta de pesquisa evidenc*ada na In*roduç*o deste </line>
<line> artigo, a qu*l levanta o se*uinte *u*stion*men**: *uais discurso* são revelad*s a partir d* </line>
</par>
<par>
<line> análise de notícias *ornalís*icas sob*e o fechamento do C*FAM no estado de São Paul* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> p*imeira metad* dos a*os 2000? </line>
</par>
<par>
<line> Es*a p*rg*nt* de pesquisa foi devidament* respon*ida durant* o nosso p*rcurso </line>
<line> anal*tico. Isso po*que compreendemos que *s notícias mape*das a*sociam o ma*istério ao </line>
<line> de*prest*gio s*cial ao dis**ciá-lo *o ensino su*erior, co*o s* *ossem c*isas dis*intas, não </line>
<line> *omplementares. </line>
<line> **tra questão apontad* *elos dados de investigação são a(*) (dis) j*nções d* poder </line>
<line> ca*acteri*ad** entre *s orientaçõe* d* LD* e a* *emandas de mercado da *po*a. Ao exti*guir </line>
<line> o CE*AM, disput*s de poder *ão possibilitadas, de modo a contrastar o q*e era rec**endado </line>
<line> pelas polí*ic*s públicas *o moment* e as dem*ndas *e mercado. </line>
<line> Por fi*, o ma**stér*o pa*ec* ser r**resentado como uma qu**ificação tecnicista e *ão </line>
<line> técnic*, tal q**l era *ua prop**ta. A* extinguir o CEFAM, discurs** de não humanizaç*o do </line>
<line> *agi*tér*o tornam-se velados e, com isso, parece *aver desar**culação ent*e a qua**fi*aç** *o </line>
<line> profissi*nal *o magistério e as di*e*rizes emergentes da **oca. </line>
<line> *EFER**CIAS </line>
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<line> PEREIR*, B. G; MO*EI*A, D. Assujeitamen*o em Discursos Mid**tic*s Sobre o Centro Específico </line>
<line> *e F**maçã* e Aperfeiçoamento do Mag*sté**o. Rev. FSA, Teresina, *. 21, n. 10, art. 8, p. 158-1*2, </line>
<line> out. 2024. </line>
</par>
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<line> Cont*ibuição do* Autor*s </line>
<line> B. G. Pe**ira </line>
<line> D. More*ra </line>
</par>
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<line> 1) concepção e *lan*jamento. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 2) an**ise * *nterpretação dos *ados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) ela*oração d* rascu*h* ou na re****o crítica do co*teúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) part*c*pação n* *prova*ão da ver*ão final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, *. 21, n.10, a*t. 8, p. *58-**2, *ut. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.*o*.br/revista </line>
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