<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 10, art. 8, p. 158-172, *u*. 20*4
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.10.8
</line>
</par><par>
<line>
*ssujeitamento em Discursos Mid*á*icos Sobr* o C*ntro E**ecífico de For**ção e
</line>
<line>
Aperfe*çoamento do *agis*é*io
</line>
<line>
Subjec*ion in Media D**cour*es About t*e Sp*cific *e*ter for *raining and Improve*en* of
</line>
<line>
Teaching
</line>
</par><par>
<line>
Bru** *omes Pere*ra
</line>
<line>
Doutor em Let*as pela Un*versidade F*deral do Tocanti*s
</line>
<line>
P*ofessor e pesqu*sador da U*iv*rsidade **irapue*a (U*IB)
</line>
<line>
E-mail: bru*o.**reira@ib*rapuera.edu.br
</line>
<line>
Di*g* Moreira
</line>
<line>
D*utor em Educ*ção pela Pontifíc*a Un*versidade Ca*óli*a d* São P*ulo
</line>
<line>
Profe*so* e *esquisad*r da *niversidade I*irapuera (UNIB)
</line>
<line>
E-mail: diego.more*ra@ibirapuera.e*u.*r
</line>
</par><par>
<line>
*n*er*ço: Br*no G**es Pereira
</line>
<line>
Edito*-C*efe:
</line>
<line>
D*.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Kerl*y
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alen**r
</line>
</par><par>
<line>
*niversidade Ibirapuer* - Av. Int*r*agos, 1329 - **á*ara
</line>
<line>
*odrigue*
</line>
</par><par>
<line>
Flora, São P**lo - SP, 046*1-100, Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Di*go Moreir*
</line>
<line>
Artigo r*cebid* em 18/08/20**. Última ve*são
</line>
</par><par>
<line>
Universid*de I*i*apuera - Av. Interlago*, 1*29 - Chác*ra
</line>
<line>
rece**da em 0*/09/2024. Aprovado em 03/*9/2024.
</line>
</par><par>
<line>
**ora, São Paulo - SP, 04661-100, *rasil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Av*liado pelo sistema Tripl* Revie*: D*sk Review *)
</line>
<line>
pelo Edit*r-Ch*f*; e b) D*uble Blind Re*iew
</line>
<line>
(avaliação cega po* dois aval*ado*e* da áre*).
</line>
<line>
Revisão: Gramatical, *ormativa e *e F**mataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Assuj*itame*t* em Di*cursos Midiático* Sob*e o Centro Espec*fico de Formação * A**rf*içoament*
</line>
<line>
159
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
E*te a*tigo tem com* objetivo a*alisar notícias publicadas *os *ri*cipais sites jornalísticos *o
</line>
<line>
Bras*l qu* versam sobre o fechamento *o Centro Es*ecí*ico de For*ação e Aperfeiçoamento
</line>
<line>
do Mag*stério (CE**M) no estado de São Paulo na prim*i** me*ade dos a**s 20*0. T*a**-se
</line>
</par><par>
<line>
de um pe*íodo h*stórico *e conflitos *e *iscurs*s, os quais entendiam a
</line>
<line>
for*a*ã*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
magistér*o sob diferente* e**o*u**. A fundamenta*ão
</line>
<line>
teórica está al*ja*a na i*terface
</line>
<line>
*ntre
</line>
</par><par>
<line>
estu*os apli*ados da linguagem e as pesquisas sobre **álise do discur*o francesa,
</line>
<line>
especialment* n* que se re*ere às dis*u*s*es sobre poder, ideologia e ass*jeitame*t*. Isso
</line>
</par><par>
<line>
colaborou para *ue o
</line>
<line>
obj*t* de investigação fosse en*end*do a partir
</line>
<line>
*e d*ferentes
</line>
</par><par>
<line>
p*rspectiva*. A metod*l*gi* * do t*p* d**umenta*, sen*o **nsi*era*a* como *ocum*ntos as
</line>
</par><par>
<line>
not*c**s jorna*ístic*s publi**d*s em
</line>
<line>
novemb*o de 2003. Este recorte tem*oral
</line>
<line>
foi escolhido
</line>
</par><par>
<line>
por ter sido o pe*íodo de divulgação da notíc*a de fechamento do referido centr* de ens*no. O
</line>
<line>
texto revela um te*r de assuj*ita*ento d* p*átic* do magistério em razão ** int*nsificaçã* das
</line>
</par><par>
<line>
demandas *eoliberais
</line>
<line>
de mercado. Além disso, os da**s apontam para uma *inimização da
</line>
</par><par>
<line>
impor*ância *o magistério na fo*mação do futuro profissional *a educa*ão.
</line>
<line>
P*lavras-chave: Ideologi*. Lingua*em. Notícia. *oder.
</line>
<line>
ABSTR*CT
</line>
</par><par>
<line>
Th*s art*cle ai*s to
</line>
<line>
analyze news publi*hed on
</line>
<line>
the main jour*al*stic website* in Brazil that
</line>
</par><par>
<line>
deal w*th the closu*e of the Specif*c Center for Tr*ining and Improvem**t of Teaching
</line>
</par><par>
<line>
(*CTIT) in the st*te of São Paulo in
</line>
<line>
the f*r*t
</line>
<line>
half *f
</line>
<line>
*he 2000s. history of co*flicting
</line>
</par><par>
<line>
*iscourses, which u*der*t**d the formation *f teac*ing from d*fferen*
</line>
<line>
perspectives. The
</line>
</par><par>
<line>
theo*et*c*l fo*ndation i* housed at the int*rf*ce
</line>
<line>
be*ween applie* la*guag* studies *nd
</line>
</par><par>
<line>
*esearch
</line>
<line>
on Fren** discour** analysis, espe*i*lly with re*ard *o d**cussions about p*w*r,
</line>
</par><par>
<line>
ideology and subjectio*. This helped *o understand *he objec* of investi*at*on f*om dif*erent
</line>
</par><par>
<line>
perspe*tives. *he methodology is o* the d*cu*ent*ry
</line>
<line>
type, with *he jour*alis*i* news
</line>
</par><par>
<line>
publis*e* in *o*embe* 2003 bein* consider*d as doc*ments. Thi* time frame was chosen
</line>
<line>
b*cause this *as the pe*iod in which the news ab**t the closur* of the af*rementioned
</line>
</par><par>
<line>
educational center wa* released. T*e text
</line>
<line>
**ve*ls a level of su*jectio* ** the
</line>
<line>
pr*ctice of
</line>
</par><par>
<line>
*eaching due to the *nten*i*icatio* o* ne*lib*ral m*r*et demands. Furthermore, the data *oints
</line>
</par><par>
<line>
to a mini**zation
</line>
<line>
of the imp*rtance of te*chi*g in th* *r*ining of fu*ure
</line>
<line>
educa*ion
</line>
</par><par>
<line>
profession*ls.
</line>
</par><par>
<line>
*eywords: Ideology. Languag*. New*. Power.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 10, **t. 8, p. 158-*72, out. 20*4
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. Pereira, *. Morei**
</line>
<line>
160
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Mu*t* ** t*m *iscu*i*o sobr* o papel soci*l do *ro**ssional da *ducação no Brasil. Em
</line>
<line>
muitos cas*s, a *ig*ra do professor tem sido asso*iada à falta *e prestígio, em relaçã* a *ut*as
</line>
</par><par>
<line>
p*ofissões, o *ue *uit*
</line>
<line>
p**ece influenci*r *ara a
</line>
<line>
construção de e*tigmas acerca
</line>
<line>
do for*ad*
</line>
</par><par>
<line>
e* magist*rio. *esse caso, ** te*p*s ditos "líq*i*os", nos termos de Ba*man (****; *004;
</line>
</par><par>
<line>
200*), a figura do professor p*rece se esvair em meio a discursos
</line>
<line>
pouc*
</line>
<line>
*trelados
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
**o*ission*lização * qu*lif*c**ão des*e *rofiss**nal.
</line>
</par><par>
<line>
Diante *isso, optamos por argu*entar nest* *ra*a*ho a*erca da ideia de ma*istério
</line>
</par><par>
<line>
e*quan*o um período ** qualificaç*o técnica e
</line>
<line>
n*o tecnicis*a, o q*e d*s*an*ia da ideia de o
</line>
</par><par>
<line>
f**m*ção voltada un*c**ente ao *erca*o de *rabalh*. É nec**s*rio proble**tizar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*agistério enquanto *eríodo *ro*ícuo form*ção do professo*, à
</line>
<line>
ajudando-* a repensar s*a*
</line>
</par><par>
<line>
me*odo*ogias ap*icad*s à sala de aul* (*O**IRA, 202*; BOURDONCLE, 2000;
</line>
<line>
B*ZEZIN*KI, 1*96).
</line>
<line>
Por isso, * objet*v* de**e art*go é analisar notícia* pub*icadas nos pri*c*pai* site* *e
</line>
</par><par>
<line>
notícias *o Bras** que v**sam sobr* o *ec*a*ento do Centro Espec*fico
</line>
<line>
de Formação
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*p*rfei*oa*ent* do *agistério (C*FA*)1 n* estad* de S** *aulo, na p*imeira met*de d*s
</line>
</par><par>
<line>
anos 2000. Isso, por sua vez, ajuda-nos a entender *erta* construções
</line>
<line>
discursivas ac*rca da
</line>
</par><par>
<line>
figura do forma*o em magistério, consi*erando, p*is,
</line>
<line>
questões ideol*gi**s acerc* d*sses
</line>
</par><par>
<line>
d*dos.
</line>
</par><par>
<line>
A pa*tir dess* ob*e*i*o,
</line>
<line>
faz
</line>
<line>
*ertinen*e o s*g*inte *roblema de pesqu*sa: Quais
</line>
</par><par>
<line>
discu*sos s** reve**d*s a p**tir da a*á*ise de n*tícias jornalís*ic*s so*re * fech*me*to
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
CEFAM no estado de São Paulo *a pr**e*ra metade dos an*s *000?
</line>
</par><par>
<line>
A fund**entação teórica *stá alojada *a
</line>
<line>
interface ent** Linguí*ti*a *plic*da - LA
</line>
</par><par>
<line>
(PI*HO; *U*NNO; SUA*NO, 2013; MILLER, 201*; MAGALH**S, 2012; S**NORI*I;
</line>
</par><par>
<line>
FIAD, 2012; *A*CELOS; AB*AHÃO, 2006) e *nálise
</line>
<line>
do *is*urso AD (PE*EIRA, -
</line>
</par><par>
<line>
202*; ORLA*D*, 2*12; PÊCHE*X, 2011; FIOR*N, 200*; MADIDIER, 2003), sendo esta
</line>
</par><par>
<line>
últi*a advinda da *or*ent* fra*cesa de in*estig*ção. E*ta perspectiva teórica nos ajuda
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*e*sar nas força* ideológicas que *judam * *ostu*ar a importânci* soc*al do C**AM
</line>
<line>
enquanto apare*ho i*eológi**.
</line>
</par><par>
</page><line>
1 Complexo d* centros de *ormação do mag*s*ério, que vis*va à *r**issiona*ização do profess*r nos anos b*sico*
</line>
<line>
da *duc*ção a partir d* uma **são *ais pedagógica * humani*ada d* sala d* a**a em comparação às formações
</line>
<line>
docentes mais *ntigas de *agistér*o (MOR*IRA, 2021).
</line>
<line>
R*v. *SA, T*resina, v. 2*, n.10, art. *, p. 1*8-172, **t. 20*4 www4.fsane*.com.b*/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
As*u*eitament* em *iscursos Midiáticos Sobre o Centro Específi** d* Formação * A*erfe*çoamento
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
A meto*ologia é do ti*o doc*m*nta*, *a*acterizada por **ob*ematizar **e*tõ*s
</line>
<line>
*nalític*s ac*r*a de *ados *ue ainda *ão pas*aram por tratamento c*entífico (VOLP*TO,
</line>
<line>
2016; S*-SILVA; ALMEID*; GUINDANI, *009; GROU*X et al, 2**8). Foram
</line>
<line>
conside*ada* como docum*ntos as notícias *ornalístic*s publ**adas entre 2003 e 2005, período
</line>
<line>
de intensa discussão sob** o fec*ame*to d* CEFAM no estado de São Paulo.
</line>
<line>
E*peram*s que este trabalho possa ajudar a im*uls*on*r as *isc*ssões ac*dêmicas
</line>
</par><par>
<line>
sobre a r**erid* **mática. *sso porque en**nd*r as forças i*eológicas q*e envolvem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pro*issional do
</line>
<line>
mag*stério
</line>
<line>
nos *juda *
</line>
<line>
identificar d*scursos q*e co*aboram na fr*gilização
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
assujeitament* do profe*sor.
</line>
<line>
* REFERENCIAL TEÓRIC*
</line>
<line>
Nesta s*çã*, *pr*sentam*s o *eferencial t*óri*o deste artigo. Para **nto, fazemos um
</line>
</par><par>
<line>
panor*ma *as características
</line>
<line>
das *orren*es teóri*as *obilizadas, be* co*o a discussão dos
</line>
</par><par>
<line>
principais con*eitos *til*z*dos.
</line>
<line>
C**preen*e* co*struções di**ursivas a partir de al*um *enômeno social é, por
</line>
</par><par>
<line>
e*c*lência,
</line>
<line>
uma tarefa com**e*a. * ideia de c**plexi*ade que trazem*s à *aila
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
fu*damentada *m Mor*n (2011; 2005), quando relativa às interpretações feitas a *ar*ir de*tes
</line>
</par><par>
<line>
fe*ô*enos. Em o*tr*s palavras, quando *ntende**s as práticas soc*a*s como *vidências
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*omportame*to e do *ensamen*o do homem, analisá-*as s*b *ma *nica perspe*t*va é algo, *o
</line>
<line>
mínimo, ingênuo, uma v*z que os fenômenos socia*s p*dem *er *istos sob d*ferentes *rism*s,
</line>
<line>
de modo a oferecer le*tur*s discursivas mais *at*sfatória*.
</line>
<line>
Po* isso, optamos por mobiliza* uma fu*damentação teórica interdiscipl*nar2, pois
</line>
</par><par>
<line>
ente*d*mo* que os discursos *on*truídos a*er*a do fechament*
</line>
<line>
do CE**M, ** início dos
</line>
</par><par>
<line>
anos 2000, ilustr*, na verdade,
</line>
<line>
uma s*ciedade em transição. Isso, por s*a v*z, demand*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
articulação entre saberes aca*êmicos *fin*, o que re**rça *ambém a n*t*reza mo*ed*ça
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
práticas *ociais (*O*IN, *011; *ORIN, 2005).
</line>
</par><par>
<line>
A Figur* 1 ilustra as art*culações teóricas estabe*e*ida* neste t*aba*ho.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
**mo *eforça Fa*end* (2008).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 10, art. 8, p. 158-172, **t. 2024
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/r*vis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. G. Pereir*, D. M*reira
</line>
<line>
162
</line>
<line>
Figura 1 - A*ticula*ões teóric*s
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: E*ab*rado pe*os au*ores
</line>
<line>
A Figura 1 é co*stituída por duas es*eras, a s*ber: i) a *inguística Aplicada, *m tom
</line>
</par><par>
<line>
rosado; e ii) a Análise do D*scurso, em *om esverdeado. Amb*s parecem
</line>
<line>
se c*mun*car
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
con*truir zona* *ronteiriças, p*r meio das quais procura*os desenvo**er o* argumen*os aqui
</line>
<line>
pro*os*os a par*ir do tr*tamento dos dados.
</line>
<line>
A L* é entendida nes*e trab*l** co*o um* pers**ctiva teórico-fi*osó**ca dos estudos
</line>
<line>
da linguagem, já com lar*a relevância no boj* das investi*ações que v*rsam sobre fo*m*ção
</line>
<line>
de pro*esso**s e dem*i* aspec*os educacionais da ling*a*e*. *** isso, *orna-se pertinente *
</line>
</par><par>
<line>
este tr*ba*ho, uma vez que probl*mati*a
</line>
<line>
*spectos crítico-reflexi*os *cerca da *in**ica *a
</line>
</par><par>
<line>
formação técnica, inic*al e c*n*inuada dos profissio*ais da *duca*ão (MAGALHÃE*, 2*12;
</line>
<line>
**GNOR*NI; F*AD, 2012; BARCELOS; ABRAHÃO, 2006).
</line>
<line>
Dos estu*os ap*icados da lin*uagem, *os interessam** ma*s de perto pela*
</line>
<line>
investigações *cerca da marginalização da *rofi**ionalização docente em detr*m*nto *a
</line>
</par><par>
<line>
form*ção acadêmica de outros
</line>
<line>
*rofissio*ais. De acordo com LA, **nsar na con*trução a
</line>
</par><par>
<line>
discursiva da imagem do prof*ssor sem levar em consider*ção a sua profissionali*ação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
qualificação é a*go imp*ssível. Isso p*r*u*, ** pon*o de *ista soc*al, a profissionalização do
</line>
</par><par>
<line>
profissional
</line>
<line>
da educ*çã* passa a ser vista como u* pr*cesso, o qual está passível de
</line>
</par><par>
<line>
**danças ** **c*rrênc*a *as f*rças sociais **e operam e* seu ent*rno. Em o*tr*s palavras,
</line>
</par><par>
<line>
a fi*ura do professor assume
</line>
<line>
*ugar d* pe*iferia ao ser
</line>
<line>
com*arado co* o*tros p*ofissionais,
</line>
</par><par>
</page><line>
po*s passa a ser pensado como conector de *orça* ideo*ógica* soc*almente dei*adas à ma*ge*
</line>
<line>
nas últimas décadas (*INHO; SUANNO; SUANNO, 2013; M*LLE*, *013; MAGALHÃ*S,
</line>
<line>
20*2; SIG*OR*N*; F*AD, 2*1*; BARCELOS; ABR*HÃO, 2006).
</line>
<line>
Rev. F**, Teres*na, v. **, n.10, art. 8, p. 15*-172, out. 20*4 www4.fsanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ass*jeitamento em Discursos Mi*i**icos Sobr* o Cent*o Especí*ico d* F*rmação e Aperfeiçoamento
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
Es** *aciocínio, por sua ve*, nos ajuda a entender * c*ntexto d* extinç*o do CE*A*
</line>
<line>
*om* momento *e trans*ormação ideo*ógic* **erca da *igura do formado em *agistér*o, que,
</line>
<line>
por sua vez, *arece *a**ar função de coad*uvant* j*nto às política* públic*s e ao sist*ma de
</line>
<line>
ensino básic*. Partindo desse pressupost*, somos levados a compreende* que o CEFAM é, na
</line>
<line>
v*rdade, u*a manif*sta*ão metonímica *e dor*s * desejos *e uma classe docente q*e
</line>
</par><par>
<line>
*credit*va no *ar*ter humanizador *as
</line>
<line>
práticas pedagó*icas a*licadas * ed*cação básica,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
que muit* colabor*va pa*a *ma
</line>
<line>
profi*siona*iza*ão técnica e não tecnic*s*a (P*NHO;
</line>
</par><par>
<line>
SUANN*; SUAN*O, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
*artimos dessa premissa p*ra *ustificar a *t*liza*ão das p*át*cas *nalíticas dos estu*os
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvidos *artir a
</line>
<line>
da linh* francesa da Anál*se do Discurso. *n*endemos AD como *
</line>
</par><par>
<line>
corrente do* est*dos da ling*agem **e analisa aspectos para a*ém da gramá*ica da **ngua,
</line>
<line>
*evando em cons*deração quest*es ideológicas que operam nas est*uturas sociais * nas
</line>
<line>
práticas de relação humana (PEREIRA, 2020; O**AND*, *012; PÊCHEUX, 2011; FIORI*,
</line>
<line>
20**; MADI*IER, 2003).
</line>
<line>
A Figura 2 representa os conceitos da AD pelos quais nos inte*es*a*os m*is de perto
</line>
<line>
nes*e *rabalho.
</line>
<line>
F*gur* 2 - Estratificação do Discurso
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Elaborado pelos autores
</line>
<line>
A Fi*ura 2 r*p*e*enta a estr*ti*icação do discurso *roposta pel* *D, a saber: *) o
</line>
<line>
*ujeito, na e*fera **is interna; ii) o poder, *a *sfera intermediária; e ii*) a id*ologia, na esfera
</line>
</par><par>
<line>
mais exte*na, de *odo a en*lobar a* demais. Esta representação sugere um movimento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 21, n. 10, art. 8, p. 158-172, *ut. 2024 *ww*.fsane*.c**.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. Pereira, D. Moreira
</line>
<line>
164
</line>
</par><par>
<line>
interd*pend*ncia entre *uje*to * i*eologia, sendo o poder a compe*ênc*a *a l*ngua**m c*paz
</line>
<line>
de interm*diar ** prátic*s humana*.
</line>
<line>
A i*eia de *ujeito na AD baseia-se n* c**cepção de alguém *ire*amente inf*uenciado
</line>
<line>
pelas condiçõe* so*ia*s em que está inserido. L*go, estamo* falando de *m sujeito assujeitado
</line>
</par><par>
<line>
que, a par*ir de
</line>
<line>
*ma per*pec*iva históric*-*ocial, mo*tra-*e persuadido
</line>
<line>
p*las condições
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*alores de um c*ntexto *specífi**. Em outras *alavras, trata-se de u*a con*tr*ç*o his*ór*ca
</line>
</par><par>
<line>
cujas verdades
</line>
<line>
*oletiv** pare*em se mi**urar com
</line>
<line>
os valo*es *ndi*id*ais, o *ue l*va à (*e)
</line>
</par><par>
<line>
criação *e di*cursos pré-con*ebi*os (PÊCHEUX, 201*; FI*RIN, 2006).
</line>
<line>
Assim c*mo a AD, a LA *ecorre aos es*u*os bakhtinian*s para explicar com* ocorr*
</line>
<line>
esta transmiss*o de valores entre ge**ções ou *onst**ções socia*s. De a*ord* com o e*tudioso
</line>
<line>
ru*so, o *uje*to é permeado por voz*s *oci*is q**, uma v*z c*nec*adas, repro*uz d*scurs** já
</line>
<line>
dit*s por outros *ujeit*s, em v*r**s momentos da his***ia. Co* isso, é vál**o dizer que *udo
</line>
</par><par>
<line>
que é dito se bas*ia em o*tr*s *alas pr*v**mente pos*as. Por iss*, não podemo*
</line>
<line>
acreditar
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
imparcialidad* do
</line>
<line>
suj*ito e das s**s expo*iç*es de valores (BAKHT*N,
</line>
<line>
200*;
</line>
<line>
BAKH*IN,
</line>
</par><par>
<line>
2003; BAKHT*N, 1*84).
</line>
<line>
Quando falamos *m poder, de acordo c** a AD, estamos nos val*ndo de co*struç*es
</line>
<line>
discur*ivas capazes de *egregar os suje**os a partir de f*tore* s**ioe*o*ô**cos, *or e***plo.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sentid*, o
</line>
<line>
poder está diretament* *ssociado à estr*tificação
</line>
<line>
de *lasses so*iais
</line>
<line>
e,
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
mesmo tempo, * construção identitária *o sujeito, que ** faz
</line>
<line>
diferente do outro *m razão
</line>
</par><par>
<line>
daquilo que acred*ta e **e se dei*a influenciar (ORLAN*I, 2012; PÊCHEUX,
</line>
<line>
2011;
</line>
</par><par>
<line>
FIOR*N, 2006; MADIDIER, *003).
</line>
</par><par>
<line>
*ssim, a L* complementa es*e **essuposto a *artir da ideia de simb*logia do poder.
</line>
</par><par>
<line>
Em uma perspectiva mais filosófic*, B*urdieu (1989) pro*lematiza as e**r*tu*as de **der
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
argumenta que a i*fl*ência por meio da linguage*
</line>
<line>
pode *correr tamb*m
</line>
<line>
de man*i*a
</line>
</par><par>
<line>
simbólica, já que,
</line>
<line>
socialment*, a
</line>
<line>
a*arência
</line>
<line>
é
</line>
<line>
fat*r d*c*sivo para * construção d* *alore*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
v*rdades, ainda *ue esta última seja efême*a * que*tioná**l.
</line>
<line>
Dessa forma, os discursos sobr* o fe*hamen*o do C*FAM co**u*am verdades
</line>
<line>
costuradas a partir de dif*r*ntes pont*s de vi*t*. Estes ar*u*entos for*m advindos d* várias
</line>
</par><par>
<line>
pe*spectiva* que, de alguma forma, pu*ess** **emplifi*ar discursos
</line>
<line>
*e au*or*dade. Em
</line>
</par><par>
<line>
outras palavr*s, fora* *tilizadas vozes
</line>
<line>
sociais leg*timadas, como a LDB, para de**nstrar
</line>
</par><par>
</page><line>
*oder e, c** i*s*, viabilizar a *ção de ex*inção.
</line>
<line>
*o* fi*, t*mos a ide**ogia, caracteri*a n*ste trab*lho como uma manifestação ab*tra*a
</line>
<line>
do po*e*, qu* consiste justam*n*e em um conj*nto de ideias * *alores *ocial e h***oricamente
</line>
<line>
c*n**ruí**s. Ne*se caso, pensamos *a i*eologia com* o lado abstrat* do discurso, baseada
</line>
<line>
Rev. FS*, *eresin*, v. *1, n.1*, ar*. 8, p. 158-172, out. 2024 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Assujeitamento e* D*scursos M*diáticos S*bre o Centro Es*ecífico de F**mação e Aperfei*oamento
</line>
<line>
165
</line>
</par><par>
<line>
nos i*te*esse* e nas intenções contidas nas m*n*festações linguísticas do enunciado*
</line>
<line>
(PÊCHE*X, 2011).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, a i*e**ogia passa a se* vi*ta com* * p*opriedad*
</line>
<line>
que faz c*m que o disc*rso
</line>
</par><par>
<line>
exi**a, ao *e*mo tempo em qu* ref*rç* a natureza intenci**al da linguagem. Ao *ntendermos
</line>
</par><par>
<line>
dess* forma, os grup*s deixa*os *
</line>
<line>
margem, em ra*ão de
</line>
<line>
*ma sociedade seg*eg*dora, são
</line>
</par><par>
<line>
ainda mais suleados*, pois o j*go ideológico baseia-se, prioritariamente, na *el*çã* de
</line>
<line>
exclusão de um grupo em benefício de um ou*ro (PEREIRA, *020; ORL**DI, 2012;
</line>
<line>
PÊCHEUX, 2011; FIORI*, 20*6; MADIDIER, 200*).
</line>
<line>
E* sínt*se, *creditam*s que as *onstruções d*s*ursivas f**tas e* torno da ex*inção do
</line>
</par><par>
<line>
CE*A* são, po* exc*lência, complexa*, pois somos *onvidados a *ens*-las sob
</line>
<line>
diferentes
</line>
</par><par>
<line>
possibilidades semâ*tic*s. Isso, por sua vez, reforça a necessidade da co*fluência *n*re LA e
</line>
<line>
AD, *e *odo a fav*recer leitur*s cada vez m**s eficie*t*s ace*ca deste fenô*eno social.
</line>
<line>
3 M*TODOLOG*A
</line>
</par><par>
<line>
Nesta seção,
</line>
<line>
caracterizam*s a metodologia
</line>
<line>
ut*liz*da *ara
</line>
<line>
a coleta dos dado*
</line>
</par><par>
<line>
analis*do*. Pa*a t*nto, descrevemos o tipo
</line>
<line>
de pes*u*sa * os crité*ios
</line>
<line>
utilizados para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
m*pea*ent* d*s notícias qu* co*stituem *s dados **ste trab*l*o.
</line>
<line>
O tipo de pe*quisa adotado no perc**so metodoló*ico deste trab*lho é d* nat*reza
</line>
</par><par>
<line>
documental. De
</line>
<line>
acordo
</line>
<line>
*o* Sá-Sil*a, Al*eida e Guindan* (200*), a pesquisa do*ument**
</line>
</par><par>
<line>
car*c***iza-s* por: *) p*oble*atizar dados que n*nca pa*saram por tratamento científico; e ii)
</line>
<line>
por ofe*ecer *er*amentas de suma *mportâ*cia par* o en*en*imento do comportam*nto so*ial
</line>
<line>
dentro de um determinado recorte de *empo e espaço.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse caso, optamo* pela **finição de
</line>
<line>
documento a partir d*s estudos sociológicos.
</line>
</par><par>
<line>
Estes, por sua vez, entendem d*cumento como u*a semi*tiz*ção d* *rá*ica* *ociais a*ojadas
</line>
</par><par>
<line>
de*tro de uma determinada fotografia social. Em outros termo*, trata-se de
</line>
<line>
ev**ênci*s
</line>
</par><par>
<line>
linguística* capazes de nos ajudar a entender o* ansei** do homem qu*ndo f*ram pr**uzid*s
</line>
<line>
(VOLPATO, 2016; SÁ-SI*VA; ALMEIDA; GU*NDANI, 2009; GROULX et al, 2008).
</line>
<line>
Os ***umentos que **nstituem os dados desta pe*q*isa sã* notícia* jo*nalísticas que
</line>
</par><par>
<line>
versam s*bre o fechamento
</line>
<line>
do CEFAM no estad* de São Pau*o. Ent**demos que
</line>
<line>
estas
</line>
</par><par>
<line>
*otícias ajudam a
</line>
<line>
disseminar dis*ursos de as*ujeitamento do pro*issional do mag*st**io na
</line>
</par><par>
<line>
primeira *arte dos anos
</line>
<line>
2000. Com*reend*r est*s cons*ruções discursivas nos *j*da
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
vozes d* gr*pos sociai* socia*mente marginalizados.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Te*esina *I, v. *1, n. 10, art. 8, p. 1*8-172, out. 2024
</line>
<line>
www4.**ane*.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. P*reira, D. More*ra
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
entender també* a im*gem que os pro*issio*a*s de educação têm hoje, * que *s leva
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
assumir lugares de suj*itos *as*ivos dia*te de um sist*ma neoliberal.
</line>
</par><par>
<line>
* Qu*dro * mostra as n*tí*i*s sel*cionadas neste trabalho.
</line>
</par><par>
<line>
Qua*ro * - Dad*s da p*s*uisa
</line>
</par><par>
<line>
Tí*ulo
</line>
<line>
Site
</line>
<line>
Dat*
</line>
<line>
Link de ac*sso
</line>
</par><par>
<line>
Cefa* s*rá mesmo ex**nto em 2006, afi*ma secretário
</line>
<line>
Diár*o do Grande *BC
</line>
<line>
1*/*1/ 2003
</line>
<line>
https://www.dgabc.com.*r/n otici*/*14361/cef*m-*er*- mesmo-e*t*nto-*m-2006- afirma-se*retario
</line>
</par><par>
<line>
Cefams são extintos pelo gove*no p*ulista
</line>
<line>
Folha.com
</line>
<line>
13/11/ 2***
</line>
<line>
htt*s://www*.folha.uol.com. br/*o*ha/*lassificados/empreg os/ult1671u558.shtml#:~:te*t =*s%20Cefams%20(Centros %20Esp*c%C3%ADficos%* 0de,a*uno*%20j%C3%A1%2 0matriculados%*0at%C3%* 9%202*05.
</line>
</par><par>
<line>
Três C*fams s*rão extint*s no **C
</line>
<line>
Diá*io do Gr*n*e A*C
</line>
<line>
*1/11/ 20*3
</line>
<line>
htt*s://www.*gabc.com.br/N oticia/244**1/tres-*e*ams- serao-ext*ntos-no-a*c
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Dado* da pesquis*
</line>
<line>
Para chegarmos aos dados l*stados *cim*, conside*amos o* se*uintes cr*térios: i)
</line>
<line>
notíci*s publicadas em novem*ro de *003, qua*do foi divulgad* o fechamento do CEFAM;
</line>
<line>
ii) p*incipa** site* de n*tícias do estado ** São Paulo; e iii) o CEFAM como prot*gonis*a *a
</line>
<line>
notícia veiculada.
</line>
<line>
Por **m, optamos por *scolher as notícias consideradas de maior *isualizaç**, se
</line>
<line>
levarmos em *on** o site no qual for*m publicadas. A*é* di*so, * *ec*rte d* tem*o no*
</line>
<line>
possib*lito* *ntender o *o*te*to da época e os *os*íve*s impactos ca*sados na situação.
</line>
<line>
4 RESUL*ADOS E DISCU*SÃO
</line>
<line>
Ne*ta seção, apr*s*ntamos *m percurso de anál*s* acerca das notícias *o*nalíst*cas que
</line>
<line>
co*stituem o* dado* *est* in*est*g**ão. Assim, consider*mos aspectos disc*rsivos acerc* do
</line>
<line>
fech*mento do CE**M, além de questões léxico-g*amat*cais.
</line>
<line>
* Fragm*nto 1 *oi extraído da notí*i* intitulada "C**AM será ext*nt* em 2006,
</line>
<line>
afirm* sec*e*ári*". *e acor*o com o recorte, o então Secretári* Estadual de E*ucaçã* p*o*ura
</line>
<line>
justificar * por**ê d* extinção a partir das demandas d* mercado do momen*o.
</line>
<line>
Observemos o f**gment* abaixo:
</line>
<line>
Rev. F*A, T*resina, v. 21, n.10, *rt. 8, p. *58-172, o*t. 2024 www4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ass*jeit**ent* em Discu*sos Midiá*icos **bre * Centro Específ*co de Formação * *perfeiçoa*ento
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
<line>
FRAGMENTO 1
</line>
</par><par>
<line>
Segundo e*e [o sec*et*rio e*tadual de E*uca*ão, Gabriel C*alita], o fech*mento do Cefam foi
</line>
</par><par>
<line>
*ecessár*o porq*e o **rso não atende ma*s a* *xigê*cias do mercad*. "* magistério
</line>
<line>
f*i
</line>
</par><par>
<line>
muito importante na *écada *e 80, quan*o professor*s não tinh*m acesso u*iversitári*.
</line>
<line>
Agor* nã* ajud* mais", di*se (C**am s*r* me*mo extint* em 2*06, afirma sec*etário).
</line>
</par><par>
<line>
De ponto
</line>
<line>
de
</line>
<line>
vista discursivo, algu*s ele*entos linguísticos apontam
</line>
<line>
p*ra
</line>
</par><par>
<line>
i***rpretações q*e extrapolam a fronteira do texto. Como
</line>
<line>
exemplo, podemos menc*onar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
artic*lado* segu*d* el*, bem como o uso d*s aspas, que *ndica* * inser*ão de u* argu*ento
</line>
<line>
de autoridade, especi*icam*nte a fal* *o então Secretário Es*adua* de Educaçã* de *ão Paulo.
</line>
<line>
Para a AD, a rec*rrência a um a*gum*nto d* autoridade marca * t*ntativa de legitimaç*o
</line>
<line>
dis*ursiva, um re*urso utiliza**, neste caso, para camuflar a**ect*s ideológi*os m*is inter*os
</line>
<line>
da enunc*ação, além de si*e*ciar as *oz*s sociais prej*dic*da* p*la *xtinção do *EFAM. Com
</line>
<line>
i*so, *á um *ssuje*ta*e*to metonímico de todos os cidadãos qu* al**jav*m *e matricular na
</line>
</par><par>
<line>
r*ferida in*tituiç*o de ensino em tempos vindouros. Este assujei*amento, por sua
</line>
<line>
vez,
</line>
</par><par>
<line>
c*racteriza-se
</line>
<line>
pela *deia implí*i*a de *r*emediabilidad*, *á qu*, em *ese, *ão havia outr*
</line>
</par><par>
<line>
sol*ção (PÊC**UX, 2011; **K*TIN, 1984).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse caso, segundo a LA, a fala da então autori**de mencion*da ap*nta par*
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
ideia de ma*istério e*qu*nto **rmação t*cnicist* * não técnica. Isso porque, ao en*ender que
</line>
<line>
institu*ções como o CEFAM se t*rna*a* inviáve*s em razão da obrigatoriedade ** e*sino
</line>
</par><par>
<line>
s*peri**, o então se*retá*io de educação p***ce *er adep*o d* uma
</line>
<line>
ed*cação voltada
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
mer**do, sem mu*ta
</line>
<line>
preocupaçã* hum**iza*o*a. Co* isso, a ideia de
</line>
<line>
que o profissional
</line>
</par><par>
<line>
*orm*do *o m*gistér** t**i* deixado de ser pr*tagonista do pro*e*** d* f*rmação *ducaci*nal
</line>
<line>
vigente parece *er ganhado es*aç*. Este posicionamento reforça a i*portância da lei da o*erta
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
da procur*
</line>
<line>
n* âm*ito educativ*,
</line>
<line>
atribuindo à educ*ção uma preo*upaçã* de mercad*
</line>
</par><par>
<line>
(*AGALHÃES, 2012; *I*NORI*I; FI*D, 2012).
</line>
<line>
O Fra**e*to 2 foi extr*ído da notí*ia i*t*tu*ada "CEFAM* *ão exti*tos pelo *ov*rno
</line>
<line>
paulista". *e acordo *om o *eco*te, há uma *ecorrência à Lei de Diret*izes e Base* como
</line>
<line>
forma de *un*amenta*ão para esta ex*inção.
</line>
<line>
*bserv*mo* o f*agmen*o abaixo:
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Ter*sina PI, v. 21, n. *0, art. 8, p. 158-172, out. 2024
</line>
<line>
w*w4.*sanet.co*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. *ere*ra, D. Morei*a
</line>
<line>
16*
</line>
<line>
FRAGMENTO *
</line>
</par><par>
<line>
A LD* (Lei d* D*ret*i**s e *ases *a **uca*ão) determ**a q*e os educadores tenh*m *ormação
</line>
<line>
**ivers*tária, **clusive os do ciclo u* do ensino f*ndamental (*ntigo primário). * pra** para
</line>
<line>
isso acontecer termina em 2006 (*ef**s são extintos p*lo gov*rno paul*sta).
</line>
</par><par>
<line>
Assim co*o no fragmento anterior, h* *a*bém a reco*rência a uma s*gunda voz, a
</line>
</par><par>
<line>
qua* intro*uz um argumento de au*oridad*. N* ent*nto, há uma preocupação e* ori*ntar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
discurs* da LD* par* um to* de ordem. Com isso, * postura assuj*itad* do homem
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
his*o*ica*ente marcada *el* relação entre s*bordi**n** e subordinado. Em ou*ras palavras,
</line>
<line>
desd* os te*pos d* escravidão, a ideologi* que p*rece dominar as relaçõ*s sociais é aquel*
</line>
<line>
e* que, num mov*men*o enun*iat*vo, um dos *nunciado*es deve fazer algo *reviamente
</line>
<line>
orientado p*r alg*ém que demanda ma*ores poderes. Isso, po* sua vez, nos f*z *ensar e*
</line>
</par><par>
<line>
cama*as socia*s que d*têm o
</line>
<line>
poder de*isório
</line>
<line>
*m detrim*nto de outras, que s*rvem *omo
</line>
</par><par>
<line>
ex*cutores das açõe* (ORLANDI, 2012; F**RIN, 2006).
</line>
<line>
Esta visã* organizativa pode ser *nten*ida, *o âmbito dos estudos aplicados da
</line>
</par><par>
<line>
linguagem, como uma
</line>
<line>
espécie de te*tativa *e silenc*a*ento das classes domina*as
</line>
</par><par>
<line>
*nvolvi*as. Port*nto, ac*n*ua a mar**nalização da*uele que p*e*endia se* um profission*l do
</line>
<line>
magistério e, com is**, of*re*er um trabalho **manizado, além *e didat*cam*nte bem
</line>
<line>
*rientado (PINHO; SUANNO; SU*NNO, *013; M*L*ER, 20*3).
</line>
<line>
* Fr*gmento 3 foi ext*aído da notícia intitula** "Tr*s CEFAMS s*rão ex*int*s no
</line>
</par><par>
<line>
ABC". De acor*o com o *ecorte, *á um* ênfa*e maior no AB* Pa*lista4, já
</line>
<line>
*ue * a região
</line>
</par><par>
<line>
*nde se en*ontra*am a* 3 unidades m*nci*nada* n* notícia.
</line>
</par><par>
<line>
Observemos o fragment* abaixo:
</line>
</par><par>
<line>
FRAGMENTO 3
</line>
</par><par>
<line>
A S*cre*aria de Educaç*o do Estado de São Paulo dec*di* extinguir, até 2006, se*s 59
</line>
<line>
Cefams (Centros *specíficos de For*a*ão e Aperfeiç*am*nto do Magist*ri*). Inclusive os
</line>
<line>
*r*s i*sta*a**s e* Santo A*dré, S*o Bernardo e São Caetano, que at*nd*m cerca de *,2 m*l
</line>
</par><par>
<line>
jovens. A partir do ***x**o
</line>
<line>
ano, *ã* serão a*ei*as nov*s mat*ículas para o **rs* de
</line>
</par><par>
<line>
**gi*tério, apenas *emat*íc*las de *lunos que já estão ne*sas escol*s. Estudantes q*e forem
</line>
<line>
retidos em *ualquer *ma d*s sé*ies também não terão direito à rematrí*ula (Três Cefams
</line>
<line>
serão extintos n* ABC).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
pelos municíp*os Santo André (SA), São Bernard* do Campo (*B*) e *ão Caetano *o Su* (SCS).
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresi*a, v. 21, n.10, a*t. *, p. 158-172, out. 2024 w*w4.fsanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Assujeitame*to em D*sc*r*os *idi**i**s Sobre o Centro *specífico de Fo*mação e *perfeiç*a**nto
</line>
<line>
169
</line>
</par><par>
<line>
A priori, é pertine*te considerarmos o pode* geoes*ac*al exercido pela Região
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
ABC em relação às demais macror*e*iões vizi*has. *om e*ceção *a *ra*de São P*ulo,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ABC Paulista detém *m po*er id**lógico no q*e com*ete *s to*adas de decisã* do governo
</line>
<line>
do estad*. A* focar nesta localidade, a no*ícia desper*a no leit*r **nsaçã* de ir*eversibilidade
</line>
</par><par>
<line>
da *robl**ática e, c** *sso, reforça * men*agem
</line>
<line>
de
</line>
<line>
que a *xtinção dos CEFAMS * algo
</line>
</par><par>
<line>
inevitável. Com isso, *ensar na relação de *a*sa e consequência, semiot*zada pela artic*laçã*
</line>
<line>
ent*e texto * discurso, torno*-se ponto chave para a const**ç*o *o *ssujeitame*to do ***em
</line>
<line>
qu*, apesar d* ser um s*r genu*name*te so*i*l, nã* tem *ondições de reverter um quadro
</line>
<line>
pro**cado por ele mesmo. Logo, o h**em passa a ser visto em sua condição reflexiva, já que
</line>
<line>
sofre a* c*nse*uências de causas que ele mesm* provocou (PE*EIRA, *020; MA*ID**R,
</line>
<line>
2003).
</line>
<line>
A *artir do* est*dos *plicados d* li*guagem, há tamb** a identificaçã* de uma lacuna
</line>
</par><par>
<line>
entre
</line>
<line>
discursos ed*cacionai*
</line>
<line>
no Brasil. Esta lacuna, p*r sua *e*, * *xemplificada
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
*istanci*mento en*re escola * un*versida*e, em q*e o segundo pare*e se sobrepor ao primeir*.
</line>
<line>
O magi*tério, a* se* en*endid* como *nsino *écnico, passa a nã* ser uma ver*ã* preliminar do
</line>
</par><par>
<line>
ensi** superior, ofertado pelas universida**s. Co* isso, a form*çã* *écnica na
</line>
<line>
áre*
</line>
</par><par>
<line>
educac**nal passou a não ser obriga*ó**a, já que o e*sino supe*ior faria, l*g*lmente, o papel
</line>
</par><par>
<line>
de qualificador da mão d* obra
</line>
<line>
docente (MILLER, 2013; *AGAL*ÃES,
</line>
<line>
2012;
</line>
</par><par>
<line>
***CELO*; ABRAHÃO, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
Em síntese, este *lhar, a*esar de encontrar fundamento nas di*etrizes das política*
</line>
</par><par>
<line>
pública*
</line>
<line>
*igentes, parece não c*nvergir co* o
</line>
<line>
p*opósito social da formação do magisté*i*.
</line>
</par><par>
<line>
*ste, por s*a vez, ad*o** por *spectos de *uman*zação da prática pedagógica,
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
proble*at**ar *ifere*tes metodologias a serem apl*cadas no co**ex*o da educ*ção básica
</line>
</par><par>
<line>
bra*ileir*. O o*har
</line>
<line>
de exc*u*ão do disc*r*o *as
</line>
<line>
notícia* analisadas
</line>
<line>
corrobora **ra u*a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade pouco refle*iv* e muito tec**c*sta (**C*EUX, 2*11; B*KHTIN, *0*6).
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINA*S
</line>
<line>
Compreen*er o* m*vimentos *e tra*sformação s*cial é pon*o basilar pa*a o
</line>
<line>
*ntendimento de representa*ões disc**sivas acerca d* f*gura do profissional d* magisté**o.
</line>
</par><par>
<line>
Isso
</line>
<line>
porque há *ma relação de sentido entre contex*o sócio-hi*tóric* * as const*uções
</line>
</par><par>
<line>
i*eoló*i**s de um discurso v*gent*. Em o*tro* termos, é imp*s*í*el entendermos o pr*sente
</line>
</par><par>
<line>
**m *evisitarmos o passado e tentar extrair dele as
</line>
<line>
info*mações nec*ssá*ias
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
</page><line>
proble*a*iza**os * m*neira *om a qual o formado em magis*ério é figurativizado.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resin* PI, v. 21, n. 10, *r*. *, p. *58-*7*, o*t. 2024 www4.fsanet.com.br/**vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. Pe*eira, D. Mo*eira
</line>
<line>
170
</line>
</par><par>
<line>
Di*nte dis*o, vamo* retornar à per*unta de pesquisa evidenc*ada na In*roduç*o deste
</line>
<line>
artigo, a qu*l levanta o se*uinte *u*stion*men**: *uais discurso* são revelad*s a partir d*
</line>
</par><par>
<line>
análise de notícias *ornalís*icas sob*e o fechamento do C*FAM no estado de São Paul*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
p*imeira metad* dos a*os 2000?
</line>
</par><par>
<line>
Es*a p*rg*nt* de pesquisa foi devidament* respon*ida durant* o nosso p*rcurso
</line>
<line>
anal*tico. Isso po*que compreendemos que *s notícias mape*das a*sociam o ma*istério ao
</line>
<line>
de*prest*gio s*cial ao dis**ciá-lo *o ensino su*erior, co*o s* *ossem c*isas dis*intas, não
</line>
<line>
*omplementares.
</line>
<line>
**tra questão apontad* *elos dados de investigação são a(*) (dis) j*nções d* poder
</line>
<line>
ca*acteri*ad** entre *s orientaçõe* d* LD* e a* *emandas de mercado da *po*a. Ao exti*guir
</line>
<line>
o CE*AM, disput*s de poder *ão possibilitadas, de modo a contrastar o q*e era rec**endado
</line>
<line>
pelas polí*ic*s públicas *o moment* e as dem*ndas *e mercado.
</line>
<line>
Por fi*, o ma**stér*o pa*ec* ser r**resentado como uma qu**ificação tecnicista e *ão
</line>
<line>
técnic*, tal q**l era *ua prop**ta. A* extinguir o CEFAM, discurs** de não humanizaç*o do
</line>
<line>
*agi*tér*o tornam-se velados e, com isso, parece *aver desar**culação ent*e a qua**fi*aç** *o
</line>
<line>
profissi*nal *o magistério e as di*e*rizes emergentes da **oca.
</line>
<line>
*EFER**CIAS
</line>
<line>
B*KHTIN, M. *a*xismo e Filosofia da Lingua**m. Sã* Paulo/SP: HUCITEC, 2006.
</line>
<line>
BAKHTIN, M. Est**ic* da *riaçã* Verb*l. *ão **ulo/SP: HUC*TE*, 200*.
</line>
<line>
BAKHT*N, M. *roblems o* D*stoev*ky\s P*etics. London: U**versity o* Minnesota *ress,
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<line>
1984.
</line>
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<line>
no
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professor, n* aluno e na fo**ação de profes***es. Campinas/SP: Pont*s Editor*s, 2006.
</line>
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BAUMAN, Z. **da para o C*n*u*o: * transf*r*ação da* p*ssoas *m mer*adorias. Rio de
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Jan*iro: **. Jorge *ahar, 2008.
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BAU*AN, Z. Amor Líquido: sobre a fragi*idade dos laços humanos. *io *e Janeiro: Ed.
</line>
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Jorge Za*ar, 2004.
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B**MAN, Z. **dernidade Lí*uida. Rio d* Jan*iro: Edi*ora Zahar, 200*.
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Rev. FSA, T*r*sin*, v. 21, n.*0, art. 8, p. 1*8-*72, out. *024 *ww4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Assuje*tamento em Discurs*s Midiáti*o* Sobre o Centro Es**cíf*co d* Formação e *per*eiçoa*ento
</line>
<line>
171
</line>
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FA*ENDA,
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I.
</line>
<line>
Interdisci*linari*ade-Transdisciplinaridade:
</line>
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Visõe*
</line>
<line>
culturais
</line>
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e
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</line>
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2*11.
</line>
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MORIN, E. *iência com Consciê**ia. *io de J*ne*r*: Bertrand Brasil, *00*.
</line>
</par><par>
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ORLAN**,
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</line>
</par><par>
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</line>
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Perspectives en La**ue Appl*quée. Br*zilian Jou***l *f Devel*pment, v. 6, p. 89*31-
</line>
<line>
895*3, 2020.
</line>
</par><par>
<line>
PINHO, M. J.; *UANNO, M. V. R.; *UANNO, J. H. Formação de P*ofessore*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
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</line>
</par><par>
<line>
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</line>
</par><par>
</page><line>
SÁ-SILVA, J. R.; A*MEIDA, *. D.; GUINDANI, *. F. Pesq*i*a Documental: Pista* teór*cas
</line>
<line>
e met*doló*ica*. In.: Revista Bra**lei*a d* His*ória & C*ênci*s S*cia*s, Ano *, n. I. 2009.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi** PI, v. 21, n. 10, art. 8, p. 158-17*, out. 20*4 www*.fsanet.com.**/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
*. G. Pe*e**a, D. Mo*eira
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
S*G*O**NI, I; FI*D, R. S. (o**s). En*ino *e Língua: Das refo*mas, das in*uietaç*e* e dos
</line>
<line>
de*afi*s. Belo Ho*i*onte/MG: Edit**a da UFMG, 2*1*.
</line>
<line>
VO*PAT*, G. Dicas para Redação Científ*c*. Sã* Pa*lo: Bes* Writing, *016.
</line>
</par><par>
<line>
*omo Referenciar *ste Arti*o, confor*e ABNT:
</line>
<line>
PEREIR*, B. G; MO*EI*A, D. Assujeitamen*o em Discursos Mid**tic*s Sobre o Centro Específico
</line>
<line>
*e F**maçã* e Aperfeiçoamento do Mag*sté**o. Rev. FSA, Teresina, *. 21, n. 10, art. 8, p. 158-1*2,
</line>
<line>
out. 2024.
</line>
</par><par>
<line>
Cont*ibuição do* Autor*s
</line>
<line>
B. G. Pe**ira
</line>
<line>
D. More*ra
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e *lan*jamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
2) an**ise * *nterpretação dos *ados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) ela*oração d* rascu*h* ou na re****o crítica do co*teúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) part*c*pação n* *prova*ão da ver*ão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 21, n.10, a*t. 8, p. *58-**2, *ut. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.*o*.br/revista
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)