<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 11, art. 8, p. 155-167, *o*. 20*4
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.11.8
</line>
</par><par>
<line>
*oncentração Industrial: Indúst*i* Automobi*ís*ica Br**ileira de 2014 * *022
</line>
<line>
Industr*al Concentr*tion: *r*zilian Au*omotive Indu**ry fr*m 2014 to 2*22
</line>
</par><par>
<line>
G*briel* G*nçalve* Fernandes
</line>
<line>
Graduaçã* em *ngenharia de Pr***ção da Uni*ersidade Feder*l de Catal*o/UFCAT
</line>
<line>
E-mai*: gabrielagoncal*es*ernandess@gmai*.com
</line>
<line>
Silvi* Pa*reira Ta**ús
</line>
<line>
Dout*ra *m economia a*l**ada pela *niversidade Fed*r*l de Uberl*ndia
</line>
<line>
Profes*ora da Faculdade d* Eng*nharia da Uni*ers*da*e Fed*ral de Cat*lã*/U*CAT
</line>
<line>
E-mail: *ilv*aptannus@ufg.b*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Gabriela Gonçalves F*rnandes
</line>
<line>
Editor-*h*f*:
</line>
<line>
D*.
</line>
<line>
To*ny
</line>
<line>
Ke*ley **
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
UFCAT, S t.
</line>
<line>
*n*vers*tario,
</line>
<line>
Cata*ão -
</line>
<line>
GO,
</line>
<line>
757**-2*0,
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço: Si*v*a Parreir* *a*nús
</line>
<line>
*rtigo re*ebido em 27/**/2024. Últ*ma
</line>
<line>
vers*o
</line>
</par><par>
<line>
UFCAT, S t.
</line>
<line>
*nive*sitario,
</line>
<line>
C*talão -
</line>
<line>
GO,
</line>
<line>
*5705-2*0,
</line>
<line>
recebid* *m 12/09/202*. Aprovado em 13/*9/20*4.
</line>
</par><par>
<line>
*rasil.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avaliado pelo *i*tema Tr*ple Rev**w: Desk *eview a)
</line>
<line>
pelo Editor-Ch*fe; e b) D**ble Blind Review
</line>
<line>
(avaliaç*o cega po* dois avaliadores da área).
</line>
<line>
*evisã*: G*amatical, *ormativa * de F*r*ata*ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. G. Fernand*s, S. P. Tannús
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
*iante da i*por*â*cia pa*a a economia brasile*ra, o objeti*o d**te estu*o é
</line>
<line>
ava*iar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*n*entr*ção da indústria a*tom*bilística bras*leira, através da *o**tr*ção dos in*icadores de
</line>
<line>
*azã* de Concentr*ção (CR) e Mar*et Share das quatro maiores m*nt*do*as do Brasil, no
</line>
<line>
período de 201* a 2022. *ara *ealização deste estudo, fo*am extraíd*s da*os dos anu*rios da
</line>
<line>
Associação Nacional d*s Fabrica**es de Veículos Automotores (AN*A**A). O* resulta**s
</line>
<line>
mo*tr*r** que a indú*tria a*tomobil*stica passo* p*r um pro*esso de desconcentração *t* o
</line>
</par><par>
<line>
*no de 2016,
</line>
<line>
no *ntanto, observo*-s* *m* t**dência de con*entração para a ma*or *arte *o
</line>
</par><par>
<line>
períod* analisad*.
</line>
<line>
Palavr*s-chave: Concentração Industrial. Indú**ria Automobilí*tica. CR4. Market Share.
</line>
<line>
ABS*R*CT
</line>
<line>
Given *ts import*n*e *o the Brazilian economy, the ob*ective o* t*is study is to assess *he
</line>
<line>
conc*n*ration of the Brazilian a*tom*bile indus*ry *y construc*ing the Con*entrat*o* Ra**o
</line>
<line>
(CR) *n* M**ket Sha*e in*i**tor* of t*e *our l*rges* automaker* i* *razil, f*om 201* to 2022.
</line>
<line>
** c*rry out thi* study, data were extracte* from the yearbooks of the National *ssociation of
</line>
<line>
Automotive V*hicle Manufacturers (ANFAVEA). The *esult* showed that the autom*bile
</line>
<line>
indu*try *nderw*n* a pro*ess of deconcentratio* *nti* 2016; howev*r, a trend towa*ds
</line>
<line>
concentration was observed for mos* *f the period analy*ed.
</line>
<line>
Keywords: Industr*al Con*entration. Automo*ile Industry. CR4. Market Share.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*res*na, v. 21, n.11, art. 8, p. 155-167, *ov. 2024
</line>
<line>
*ww4.fsanet.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Con*entr*ção In*ustrial: Indústria Aut*mobilística Brasi*ei*a de 2014 a 202*
</line>
<line>
157
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A in*ústria auto*obilística de*empenha um pap*l importante na eco**mia brasilei*a.
</line>
</par><par>
<line>
Entre
</line>
<line>
os ano* de 2014 e 2022, as venda* d* autom*v*is e comerciais leves *otalizar*m 17,3
</line>
</par><par>
<line>
milhões de un*dad*s, **presentando ce*ca de 2,*% do Produt* Intern* Bruto (PIB) do Brasil, e
</line>
<line>
re*po*d*ndo *or 20% do PI* da indústria de t*an*form*ção (Associa*ão *acio*al dos
</line>
</par><par>
<line>
Fa*ri*antes de Veícul** Automot**es, 2023). Esses n*m*ros mostra* a im*or**ncia que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
indúst*i* automobilística possui *a economia d* país. A concen*ração in*ustrial e a *st*utu*a
</line>
<line>
de me*cado também s*o impo*tantes, pois têm inf*uênc*a d*ret* na concorrê*cia, pre*os,
</line>
<line>
in*v*ção e no pode* d* me*c*do da* empresas.
</line>
<line>
* concentr*ção ind*strial re*ere-se à participação d* mercado co*trolada *or um
</line>
<line>
número reduzido d* *mpresas ou g*andes pl*yers dentro de uma indústria especí*ica. Quando
</line>
</par><par>
<line>
*á uma c**ce*tração
</line>
<line>
alta, a c*mpetiç** *ode se* afetada, *ermitindo que gra*des e*p*esas
</line>
</par><par>
<line>
ex*r*am *aio* cont*o*e sobre
</line>
<line>
preços, produção e concor*ência. Entreta**o, uma menor
</line>
</par><par>
<line>
conce*tração ou de*con*entra**o, *romove uma *ompetiçã* mais equilibra*a e*tre um maior
</line>
</par><par>
<line>
número
</line>
<line>
de empr*sas. *u seja, o *ndicador de *azão de Con**ntraçã*
</line>
<line>
(CR) avali* as
</line>
</par><par>
<line>
par*icipações das maiores empresa* do mer**do medindo s*u grau *e ***c*n*raçã*.
</line>
</par><par>
<line>
C*nform* Barros, Cast*o e V*z (2**4), no períod* de 2005
</line>
<line>
a 2013, o setor
</line>
</par><par>
<line>
automobil*st*co *assou por um processo de desc*ncentração, *o
</line>
<line>
qual grandes montad*r*s
</line>
</par><par>
<line>
p*rde*am mercado, *nq*ant*
</line>
<line>
o**ras foram
</line>
<line>
ampl*a*do suas participaçõ*s, devido ao
</line>
</par><par>
<line>
acirrame*to *a *oncorr*nci* e à entrad* *e n*v*s players n* m*rcado.
</line>
</par><par>
<line>
Diante do ex*ost*, ****a-se rel*vante avaliar o grau de *oncentração da
</line>
<line>
indústria
</line>
</par><par>
<line>
automobilí**ica brasil**r*
</line>
<line>
entre 2*14 e
</line>
<line>
2022. * vi*ta d*s**, tem-se * s*guinte **estão da
</line>
</par><par>
<line>
pe*quisa: no período anal*sado, a indú**ri* a*tom*bilística
</line>
<line>
aprese*tou uma te*dênc*a de
</line>
</par><par>
<line>
concent**ção ou desco*centração e *omo se most*ou s*a e*t*ut*ra?
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, est* *s*udo tem como ob*e**vo aval*ar a c*nce*tração *a
</line>
<line>
ind**t*ia
</line>
</par><par>
<line>
automob**ístic* *rasileira de 2014 a 2*22, por m*io *a constru*ão dos indicado*es de Razão
</line>
<line>
*e Concentra*ã* (CR) * Mar*et Share.
</line>
<line>
* REFE*ENCIAL TEÓRI**
</line>
<line>
A **ncentr*ção industrial e a *strut*ra d* mercado tê* grand* r*le**ncia *a indústria
</line>
<line>
automobi*íst*ca. Para Mourão (*0*0), a c*ncen**ação de mer*ado é u** medi** que rela*i*na
</line>
</par><par>
<line>
*s *endas de uma ou mais e*presas e o total d* *e*das
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
um* ind*st*ia específi*a. E*
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Te*esi** *I, v. 21, n. 11, *rt.8, p. 155-16*, nov. *024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. G. Fernandes, S. P. T*nnús
</line>
<line>
*58
</line>
</par><par>
<line>
outras palavras, pode-se en*ender como um indicad*r de competitividade *entro de
</line>
<line>
*eterminado setor *u r**ião. Bra*a * Masco*o (1982) a*irmam qu* a c*n*e*traç*o repres*nta
</line>
<line>
* a*úmul* de atributos eco*ômicos, como ri*ueza, **nda, e**r*go e **odução *i*ando ao
</line>
<line>
*rescimento do po*er *e me*ca*o das *ra*des corporações.
</line>
<line>
Nadal (2019) ress*lta **e *mpresas com con*i*erável po**r de mercado pode*
</line>
<line>
exercer inf*uência sobre os **eços, di*in*i*do a c*ncorrê*ci* d* mercad* e prejudicando os
</line>
</par><par>
<line>
*onsumi**res,
</line>
<line>
ou s**a, hav*ndo preços *a*s
</line>
<line>
elevad*s, queda na q*alidade d*s
</line>
<line>
p*odutos,
</line>
</par><par>
<line>
im*ediment* de in*v*ç*o e difer*nciação. Os *ndic*s de concentração,
</line>
<line>
como aponta*o por
</line>
</par><par>
<line>
Resend* e B*ff (2*13), r*presenta* uma me*ida s*ntética que indica o nível de conco*r*ncia
</line>
<line>
present* em um mercado. Qua*to mai** o val*r do índice de co*cen*ração, **nor será o grau
</line>
<line>
de c*nco*rência **tre as empre*as, resulta*do em um mercad* m*is concentr*do, d*m**ado
</line>
</par><par>
<line>
por u* a
</line>
<line>
ou poucas
</line>
<line>
empres*s. Este
</line>
<line>
índi*e é ca*cu*ado *tilizando o
</line>
<line>
i*dic**or d* Razão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Concen*ração (C*) que b*sca a p*r**cipação das quatro, oito ou doze maiores emp*esas
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
me*cado, ava*iand* seu grau d* c*nce*tração.
</line>
</par><par>
<line>
A c*ncentr*çã* é um e**men*o da estrutu*a de m*rc**o, assi*, c*nhecer as *st*uturas
</line>
<line>
de mercados é importante para analisa* * c*mportame*t* das e*presas. De acordo co*
</line>
<line>
Fernando (202*), as es*r*tur** d* mercado, podem s** di*tintas em **l*çã* a* tratame*to d*
</line>
</par><par>
<line>
d*man*a e da
</line>
<line>
*ferta de *m ou ma*s
</line>
<line>
produtos e ao número *e
</line>
<line>
empresas atu*ntes. Ess*s
</line>
</par><par>
<line>
estruturas *e mercado *ependem *e três c**acterísticas: 1) *úme*os de firma* que compõem o
</line>
<line>
mer*ado; 2) tipo do *rodut* (*e as firmas produzem produtos iguais ou diferenciados); *) *e
</line>
<line>
exi*tem *u nã* barreiras ao acesso de novas *mpres*s nesse mercado.
</line>
</par><par>
<line>
A concorrência de
</line>
<line>
me*cad* po*e se* cat*gorizad* em vários tipos, d**de
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c***orrênc*a perfeita, on** nã* há barreira* à entrada e a* empresas não tê* poder
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mercad*, com
</line>
<line>
grande* núme*os de empresas *endo toma*ora* de preços. Na *oncorrênc*a
</line>
</par><par>
<line>
imperfeita, ex*stindo l*vre *ntrada
</line>
<line>
de empresas, s*ndo o fa*or-**av* a difer*nc*ação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
produ*os, b*seado em marca, pref**ência do consumidor, *al*r de vendas e outros fato*es. O
</line>
<line>
mo*opólio, o*de *á barreiras à e*tr*da, tendo uma única empresa vende*ora e a *usê*c*a de
</line>
</par><par>
<line>
s **s t i t u* o*
</line>
<line>
pr*ximos, permi**ndo controle de preço* e l*cros (MELO,
</line>
<line>
2013). Por fim,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
o*igopólio, de acordo co* *i*a (*019), envol** pouca* empresas comp*ti*do entre *i, tendo
</line>
</par><par>
<line>
pod*r de m*rcado e uma
</line>
<line>
tendência à concentração,
</line>
<line>
onde se tem
</line>
<line>
como ex*mp*o a in*ústri*
</line>
</par><par>
<line>
a*tomobil*st*ca.
</line>
</par><par>
<line>
A indústria aut*mobilí**ica sempre foi co*c*ntrad*, contudo, segu*do Barros, C*stro e
</line>
</par><par>
<line>
*az (2014),
</line>
<line>
n* período de 2005 a 2*13,
</line>
<line>
h*u*e u* processo de *e*concent*ação,
</line>
<line>
com
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
</page><line>
quatro mon*adoras Fiat, Volkswagen, *en*ral *ot*rs e Ford pe*dendo mer*ado, e*quanto a
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. *1, n.11, art. 8, p. 155-167, n*v. 2*24 www4.fs*ne*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Concentraç*o Indu*trial: Indústria Automobilística *rasileira de 2*1* a 2*22
</line>
<line>
159
</line>
</par><par>
<line>
Hyundai au*en*ou sua par*ic*pação. Essa
</line>
<line>
des*once**r**ão se deu devido ao
</line>
<line>
acirrame*to da
</line>
</par><par>
<line>
concorrên*ia, ingresso de novos players,
</line>
<line>
en*ra*a de nova* tecnologias e instalação de nov*s
</line>
</par><par>
<line>
plant*s in*ustria**. O in*resso da *y*ndai no *et*r au*omobilíst*co em 20*2, *om
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
lan*amento do modelo *B20 resultou em *esconcentração, havendo u*a *ued* de pode* de
</line>
<line>
m*rcad*, benefic*ando o co*s*midor final (SILVA, 2015). Ainda, seg*nd* S*uza *ilho
</line>
</par><par>
<line>
(2015), com a e*trada da Hyun*ai, * i*dú*tri* aut**ob*lística t*nou-*e mais
</line>
<line>
competitiva,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
que gerou maior eficiên**a por part* das montadora*, que ***eram cob*ar *reços mais
</line>
<line>
acessív*is e ofe*tar produt*s de *ual*da*e super*or em *omparação com a co*corrência.
</line>
<line>
Essa indú*tria, de *cordo *om Catto (2015), desde o g*verno de Juscelino Kubitsch*k
</line>
</par><par>
<line>
(JK),
</line>
<line>
teve s*a importância no
</line>
<line>
d*senvolvimen*o
</line>
<line>
da *con*mia *rasileira. ** atual
</line>
<line>
momento
</line>
</par><par>
<line>
*epresentando cerca de 2,*% do PIB bras**eir*, e respon*endo por 20% *o P*B da ind*stria d*
</line>
<line>
transformação, exis*em no país 26 emp*esas f*b**ca*tes *e veí**los, na medida em q*e é u**
</line>
<line>
grande geradora de empregos, emprega*do cerca de cem mil p*ssoas, diret* e indireta*ente,
</line>
<line>
totaliz*n*o 1,2 milhõ*s de p**soas. A*n*a, o Bra*il no ranking é o oitavo p*o*u*** *undi*l e
</line>
<line>
o sexto mercado c*nsumid*r d* mundo (ANFAVEA, 2023).
</line>
<line>
*ogo, c*m*reender a concentração d* me*cado de d*te**ina*o setor é essencial, pois
</line>
<line>
*juda *s *mpresas a tomarem dec*sões e*trat*gicas (DAUDT; *I*LC**, 2018).
</line>
<line>
* MET*DOLOGIA
</line>
<line>
Segundo Braga e Mascolo (1982), a* medi*as de concent*ação i*dustrial pode* *er
</line>
</par><par>
<line>
*lassificadas *m medidas parci*is ou discretas, que se basei*m em u*
</line>
<line>
*úmero pequeno
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
maiores fi*m*s de *ma ind*stria. Neste estudo, serã* usadas ap*nas medidas parcia** que, de
</line>
<line>
acor*o com Mattos (2021), realizam a análise u*ilizando dados somente de *lgumas empresas
</line>
<line>
presen*es no mercado, que é a Raz*o de Co*centração (CR).
</line>
<line>
*a*a ***lia* o gr*u de conc*ntração da indústria automobilística, será util*za*o o
</line>
</par><par>
<line>
indicador Razão de C*nc*ntração (CR). Esse
</line>
<line>
índice
</line>
<line>
consi**e na det****n*ção da *a*cel*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mercado da* *aiores em*resas d* indúst*ia, *u seja, capta o g*au de concentração. O est*do
</line>
<line>
de B*rr*s, Castro e Vaz (201*) utilizo* a *artic*pação das quatr*s maiores montadoras CR4, e
</line>
<line>
como resul*ado o*orre* um pro*ess* de desconce*tração d*ra*te o período analisa*o. Assim,
</line>
</par><par>
<line>
a fim de
</line>
<line>
atingir o o*jet**o desse estu*o, ju*tifi*a-s* e*c*lha *o *R4 para compa*ação se a
</line>
</par><par>
<line>
houv* *endên*ia d* *oncentraçã* ou descon*entração, no per*odo ana*isado.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 11, ar*.8, *. *55-167, nov. *024
</line>
<line>
ww*4.fsanet.*om.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. G. Fernandes, S. P. Tannús
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
E*** índice é relevante, p*is aponta a sua estru*u*a concor*encial, *sto é, s* o **au *a
</line>
</par><par>
<line>
ativid*de de ve*da está conce*trad* ** descon*entrado
</line>
<line>
entre um pe*ueno núm*ro de
</line>
</par><par>
<line>
montadora*, confo*m* *ostrado na Equaç*o 1:
</line>
<line>
(1)
</line>
</par><par>
<line>
Ne*s* equação, soma-se * Market *hare das q*atros maiores mon*adoras da indústria
</line>
<line>
automo*ilística. Segundo Oliveira (*022), o Market Sha*e indic* a parti*ipa*ão das empresa*
</line>
<line>
no me*c*do, repre*entando a porcentage* d* valor d* merc*do *erante a concorr*ncia. Essa
</line>
<line>
fatia do m*rcado *stá dire*am*nte relacionada ao núm*ro de ven*as de *m* marca. Ou *eja,
</line>
</par><par>
<line>
co*sid*ra o total de vendas de
</line>
<line>
a*t*mó*eis e come*ciai* leves *or montadora pela razão d*
</line>
</par><par>
<line>
ve*das de autom*v*is e c*mercia*s l*ves *otal da indústria.
</line>
<line>
A*sim, na equação CR4, *i é a participa*ão das firmas pre*entes no merca*o * j é uma
</line>
<line>
determin*da indústri*. De a*ordo com Re*ende * *off (2013), quanto maior o va*or do índic*
</line>
<line>
de con**ntra*ão, menor é o gra* de concorrênc*a entre as empresas e mais concent*ado estará
</line>
<line>
o pod*r de mercado.
</line>
<line>
Para avaliação desse indicador, t**-se q** o resultado varia entr* 0 (z**o) e 1 (u*),
</line>
</par><par>
</par>
</page><column>
<row>
Font*: Elabor*do *ela au*o** (20*3) co* dados de Braga e Mascolo (1982).
</row>
<row>
Dess* form*, para a cons*ruç*o d*s*e indicador CR4, os dados fora* for*e*id*s pel*
</row>
<row>
*ss*ciação Nacio*al do* *abrica*tes de Ve*cu*os Aut*motores (ANFAVEA), extra*d** dos
</row>
<row>
anuários ref*ren*es os anos d* 2015, 2017, 2019, 2021 e 2023. *ar* a p*squisa, foram
</row>
<row>
Rev. FSA, Te*esina, v. 21, *.11, art. 8, p. 15*-167, nov. 2024 www4.fsanet.com.br/r*vist*
</row>
</column><page>
<par>
<line>
Conce*tra*ão Industria*: *ndústri* Aut*mobilística B*asileira de 201* a 2022
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
sel*cionad*s soment* *utomóvei* e comerciais leves d* 11 (on*e) m*n*ador*s, r*ferindo-se
</line>
<line>
ao lice*ciamen** de au*oveícu**s novos, isto é, à q*an*ida*e d* unid*des *end*das
</line>
<line>
anual*ent* desses veícul*s. O p*ríodo estudad* fo* de 2014 a 2022, e a *nidade do*
</line>
<line>
resultados é *p*esentada em vo*ume.
</line>
<line>
4 RESULTADOS E D*SCUSS*O
</line>
<line>
Para avaliar o *rau de concentração ** indúst*ia au**mobilísti*a, rea*izo*-se o cá*culo
</line>
<line>
do ind*cad*r Ma*ket Share, visando an*l*sar * par**cipa*ão *as p*incipais m*nta*oras d*
</line>
</par><par>
<line>
*ercad* e respectiv*mente *btev*-s* *azão de Concentr***o (CR4), * a
</line>
<line>
qual ser*
</line>
<line>
*iscutida
</line>
</par><par>
<line>
m*is adiante nesta se*ão na T*be*a * e Figur* 1. **ses dados *ão releva*tes para ve*ificar as
</line>
<line>
tendências, compet*tivid*de e conco**ência *a i*dústria.
</line>
<line>
A Figura 1 a*rese*ta o M*rket Share da* mo*tadoras durante o* anos de 2014 a 2022.
</line>
<line>
**mo pode ser observa*o, as porc*ntage*s indicam * parcela de merc*do de cada monta**ra.
</line>
<line>
Figura 1 - Grá*ico M*r**t Sh*r* (%) d** mon*ado*** no período de 201* a 2022
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Elaborado p**a autora (2023).
</line>
<line>
Ao *nalisar os re*ultados d* Market *hare na Figu*a 1, pode-se observar em tod* o
</line>
<line>
período ana**sado que a Fiat manteve *ua posição em vendas. Entr*tan**, houve u*a redução
</line>
<line>
de partici*ação no ano de 2015 a 2018, *orém, em 2022, sua *art*cipaçã* aumentou 7% em
</line>
<line>
Re*. F**, Teresina PI, *. 21, n. 11, art.8, p. 155-167, no*. 2024 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. G. Fernandes, S. P. Ta*n*s
</line>
<line>
162
</line>
</par><par>
<line>
relação a 2*14. Esse cenár** s* mo*tra d**ido ao
</line>
<line>
avanço e à tecno*og*a da Fiat em seus
</line>
</par><par>
<line>
lançament*s. Ain*a, a Fiat Stra*a foi o c*r*o mais vendido em 2022, obtendo * ma*or
</line>
<line>
participa*ão *o *ercado au*omobilístic* (*UTTO, 2**3). *a mesma forma, * Volkswagen
</line>
<line>
manteve sua p*s*ção *m vend**, embora havendo uma redução na s*a pa*ticip*ção e* 2016,
</line>
</par><par>
<line>
t**t*ndo se estabilizar nos anos seguintes, *a* ainda
</line>
<line>
com *aixa
</line>
<line>
p*r*icipaçã* e* relação
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*014.
</line>
</par><par>
<line>
A Genera* Motors pe*maneceu r*lativamente estável *té 2***, *uando
</line>
<line>
d e * 7 ,3 2 %
</line>
</par><par>
<line>
houve uma *ued* pa*a 12,15% em 2021, mesmo
</line>
<line>
as*im em t**o o período manteve sua
</line>
</par><par>
<line>
posiç*o entre as quatros princi**is mont*doras. J* * F*r* manteve sua p*rticipa*ão de 9% *t*
</line>
</par><par>
<line>
20*8, *orém, apr**entando uma ten*ên*ia de red*ção na participação, quando
</line>
<line>
n*s an*s de
</line>
</par><par>
<line>
20*1 * 20*2 teve uma queda a*e*tuada redu*indo sua part**ipação *e 8% em rel***o a 2014.
</line>
<line>
Enqua*t* * Ren**lt m*nteve sua partic*pa*ão, assumind* a quarta posiç*o no ano de 2019, a
</line>
<line>
Hyundai mo**rou um c*e*cim*nt* ao longo dos anos, participan*o entre as quatros maiores
</line>
</par><par>
<line>
monta*o*as em 2020 * 2021, logo e* 2022 obteve um
</line>
<line>
*umento de
</line>
<line>
4%, c**parado ao ano
</line>
</par><par>
<line>
in*cial. Da mesma for*a, a *oyot* também cresceu de 5,87% para 9,78% *o *eríodo, ou seja,
</line>
</par><par>
<line>
um aumento de quase
</line>
<line>
4%, ass*mindo *uarta posição *m **22. As demais mo*ta*oras a
</line>
</par><par>
<line>
**n*iveram pa*ticipaç*es menores, *om pequ**as o*c*lações na par*ela *o m*rcado, sem
</line>
</par><par>
<line>
grandes m**anças em relação à* participações d*s quatro maio*es mont*do*as entre
</line>
<line>
per*odo
</line>
</par><par>
<line>
a*alisado. Portant*, é i*portante observar que as var*ações n*s participações de mercado das
</line>
<line>
montadoras po*em *ef*etir em estratégias de negócios, lançament*s de produt*s novos, **tre
</line>
<line>
outros fatores.
</line>
<line>
Consid*ra*do as particip*ç*es da* qu*tro maior*s monta*oras, a Tabela * e * Figura 2
</line>
<line>
a**esen*am o índice *e concentr*ç*o CR4 a* lon*o do período anal*sado.
</line>
<line>
Tabel* 2 - Razão de Co*cen*ração (CR4) das montadoras no período de 20*4 a 2*22
</line>
<line>
Ano CR4 (%)
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
Concentr*ção *nd*strial: Indústria Au*omobil*st*ca *ra*ileira de 2014 a 2022
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a * - Gr*fico da R*zão de Concentração (CR*) no p*río*o *e 2014 a 2022
</line>
</par><par>
<line>
F*nt*: Elabora*o pela a**ora (2023).
</line>
</par><par>
<line>
*s *esultados a*resentados na Tabela
</line>
<line>
* * Figura 2 mos*ram que a Razão *e
</line>
</par><par>
<line>
Conc*ntr*ção das quatros maiores mo*t*doras *o fi*al do período f*i ma*or que a do per*odo
</line>
<line>
in**ial, *e **,*7% em 2*14 p*r* 67,44% *m 2022, tendo um aum*nto de *,37% de
</line>
</par><par>
<line>
concentração no CR4. Esse aumento na con*entr*çã* influencia em u* menor g*au
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*cor*ên*ia entre as montador*s, o que *ode ser positivo para as grandes montad*ras, mas
</line>
</par><par>
<line>
prejudicial para as dem*is. No **ríodo
</line>
<line>
analisado, observam-se os*ilações moderadas
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
concentração da indústria au*omobilística.
</line>
</par><par>
<line>
*o perí*do e*tre 2**4 e *016, **uve um pr*cesso de d*sconcentração, com queda no
</line>
</par><par>
<line>
CR4 de 65,07% para 56,33%, resultan*o em 8% de reduç**. Em 20*6, a Toyota assu*iu
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
quarta posição de participaç*o no me**ado, ultrap*ssan*o Ford, **duzi*do sua parcela a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
m*rcado. Segund* Reis, Leme e Gama (2022), a Ford per*** posição no m**cado devido ao
</line>
<line>
fato de, em 20*1, *ncerr*r suas at*vi*ades no Brasil. Essa deci*ão da Ford impactou
</line>
<line>
significativ*mente o se*or au**mobilístico, re*uzindo a competição e, consequen*emente,
</line>
<line>
aum*ntando a concentra*ão.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na **, v. 21, n. 11, art.8, p. 1*5-167, nov. 2024
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. G. *ernandes, S. P. Tannús
</line>
<line>
164
</line>
</par><par>
<line>
O *s*udo anterior de Barro*, Castro e Vaz (2014) mostrou uma t*nd*ncia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desc*ncentr*ção
</line>
<line>
no período de 200* a 2**3, de 81,7% no *ní*io do perío*o, para *7,7%
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
final do período anal*s*do, *endo u*a r*dução signi*icativa de 14% na co**ent*a*ão. No
</line>
</par><par>
<line>
entan*o, es*a tendência *e desconcentração ob*erv*da
</line>
<line>
no estudo a*terio*, m*nteve-se neste
</line>
</par><par>
<line>
presen*e es*udo apenas até o
</line>
<line>
ano de 2016,
</line>
<line>
qua*do de *01* até 2022 *e reverteu e* uma
</line>
</par><par>
<line>
tendência
</line>
<line>
*e c*nce*tração mod*ra*a*ente *lta. Isso mostra que as
</line>
<line>
quatro* pr*nci*ais
</line>
</par><par>
<line>
m*n*adoras *etêm uma par*ela signi*icativa *a *ndústria a**omobilística *rasileira.
</line>
<line>
Esse cen*rio de conc*ntr**ão pode ser justificado p*r divers** fatores, c*m*: po*er de
</line>
<line>
me*c*do, e*tratégias de ma*keting, impactos da pandemia, concorrê*cia, *arreiras à entrada e
</line>
<line>
mu***ças *as pr*ferências dos c*n*um*dores, além de fatores econômicos conjuntura*s. *ntre
</line>
<line>
2015 e 2016, o Brasil enf*entou uma qu*da ap*oxi*adamente de 8% no PIB, marca*do a pi*r
</line>
<line>
cri*e econôm*ca dos *ltimos ano* (GAL*, *020).
</line>
<line>
E*se perí*d* de *e*acele*ação *a eco*omia levou a uma queda d* *6,55% do *o*ume
</line>
<line>
de vendas *e automó*eis (SIANI, 20*6). Ainda, Sas*ki (2016) aponta que o encolh*mento d*
</line>
</par><par>
<line>
eco*omia bra*ileir* ne*se
</line>
<line>
períod* resultou em um a*mento
</line>
<line>
de desemprego. A*ém di*so, em
</line>
</par><par>
<line>
20*6, o Brasil foi ma*cado pelo impeachment de *ilma Ro**seff, *end* que a presidênci* *o
</line>
</par><par>
<line>
Brasil foi assumida por Miche* Temer, *e*ultando em uma
</line>
<line>
reversão ** queda da
</line>
<line>
infl*ção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
redução da taxa
</line>
<line>
de juros, embora ainda e*frentasse * *umento do dese*pr**o (MAZUI;
</line>
</par><par>
<line>
MATOSO; MA*TELLO,
</line>
<line>
2018). Ass*m, *ss*s e**nt*s imp*cta*am n* aument*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
co**entração *o *et*r automobilís*ic*.
</line>
</par><par>
<line>
Des*e modo, a
</line>
<line>
indús*ria automobilística pod* retomar par* o pata*ar de 67,7%
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*n*entraç*o, como foi em 2013. O* s*ja, não manteve o índi*e *e conce*tração an*lisado at*
</line>
<line>
2016 *, *m vi*ta *iss*, s** tendência é de con*entração.
</line>
<line>
5 CONSID*RAÇÕES FINAI*
</line>
</par><par>
<line>
Este
</line>
<line>
es*udo avalio*, *través
</line>
<line>
do indicador Razão *e Con*entr*ção (CR*), o gra*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
concentração da
</line>
<line>
*n*ústria autom**ilística b*as*leira em rela*ão à* q*atr** maior*s
</line>
</par><par>
<line>
montadoras, entre os anos de 201* e 2022. Os dado* do Mar*e* S*are mostraram q*e, me**o
</line>
</par><par>
<line>
m*ntendo suas
</line>
<line>
posições
</line>
<line>
em vendas, a*gumas montadora* tiveram variaç** em sua
</line>
</par><par>
<line>
*articipaçã* ao *ongo do períod* anal*sado, co* um aumento na par*ic*pação da Hyund*i
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
To**ta, e*quanto o*tras, como * Ford, **fre*taram redução n* participação.
</line>
</par><par>
<line>
** resultado* obtidos do CR4 indicaram, inic*almen*e, u*a ten*ência
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
de*con*entração na *ndústria au*omobilística no p*ríodo
</line>
<line>
de *014 a
</line>
<line>
2*16. **tudo feito
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te**sina, *. 21, n.11, art. 8, p. 15*-*67, nov. 2024
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Conce*tração I*dustrial: In*ústria Au*omobilís*ica Brasile*ra de *01* a 202*
</line>
<line>
165
</line>
</par><par>
<line>
ant*rio**ent* p*r B*rros, Cast*o e V*z (2014) mostro* essa tendência de desconcentração, o
</line>
<line>
que *e con*irmou até o ano de 2016. Entreta*to, a ***tir de 2017, a i*dústria se reverteu em
</line>
<line>
uma tendência de concentração, ou sej*, mais da meta*e do p*ríod* a*al*sado com o grau *e
</line>
<line>
concentr*ção mo**radam*nte al*o.
</line>
<line>
Ass*m, o objetivo deste estudo f*i ava*iar a con**ntração da indústria *utom*bilística
</line>
<line>
*ra*ileira entre 2014 e 20*2. Diante do ex*ost*, nota-*e que o objetivo do *s*udo foi atingido.
</line>
<line>
Para *esqu*sas futuras, *ecomenda-se a **ntinuidade deste estudo p**a al*m de 2022, a f*m de
</line>
</par><par>
<line>
*companh*r e verific*r
</line>
<line>
se haverá ten*ê*cia
</line>
<line>
de c*nc*ntração ou des*onc*nt*a*ão *os anos
</line>
</par><par>
<line>
sub*equentes. *ar* pro*eções *ut*r*s, é possível que ocorra uma tendência *e d**con*e*tração
</line>
<line>
devido ao* avanços t*cnológ*cos e à diferenciação, como os veículos elétr*cos.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
AL*EIDA, F. A.; SILVA, A. S. B. P*ospectand* o *íve* d* concentração d* *ndú*tr*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ransformaçã* Cap*xaba. Ca**rnos de **o*pecção, v.
</line>
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8, n. 3, p. 415-424,
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<line>
2015.
</line>
</par><par>
<line>
https://doi.org/10.9771/s.cpros*.*015.008.046.
</line>
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*ispo*ível
</line>
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em:
</line>
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*ttps://periodic*s.ufba.br/i*de*.php/**t/articl*/view/122**. Acesso em: 22 jun. 2023.
</line>
</par><par>
<line>
ASSOCIA*ÃO NACIONAL DOS FA*RICANTES
</line>
<line>
DE VEÍCULO* AUT*M*TORES.
</line>
</par><par>
<line>
An*ário da Indústria Automobilí**i*a Bras*leir* *023. São Pa*lo: An*avea,
</line>
<line>
2023.
</line>
</par><par>
<line>
Dispo***el
</line>
<line>
*m:
</line>
<line>
https://*nf*vea.co*.br/site/wp-cont*nt/up**ads/2023/*4/ANUARIO-
</line>
</par><par>
<line>
ANFA*EA-2**3.pd*. A*ess* em: 14 jun. 2023.
</line>
<line>
BARROS, D. C.; CASTRO, B. H. R.; *AZ, L. *. H. P*no*ama set**i** 2*15-2018:
</line>
<line>
automoti*o. In: BANCO NACION*L ** *E*E*VOLVIM*NTO ECO*ÔMICO E
</line>
<line>
SOCIAL. Pers*ectivas do in*es*imento 2015-2018 e panoramas set*riais. Rio de Janeiro:
</line>
</par><par>
<line>
*NDES,
</line>
<line>
2014 .
</line>
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p.
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*i*po*ível
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BRAG*, H. *.; MASC*LO, J. *. Mensuraçã* *a *oncentraçã* industria* no B*a*il.
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*esquisa e **anejam*nto Econ*mi*o, v.
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12,
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n. 2,
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</line>
<line>
2015.
</line>
</par><par>
<line>
68f. *rabalho de Conclusão de *ur*o (Gradua*ão em R*laçõe* Int*rnaciona*s) - Un*versidade
</line>
</par><par>
<line>
*ede*al do *i*
</line>
<line>
Gra*d* *o S*l, Por*o
</line>
<line>
**egr*, 2015.
</line>
<line>
Disp**ív*l
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
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http://hdl.handle.n*t/*0183/140**5. Aces*o em: 19 **n. 2023.
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<line>
DAUDT, G. M.; WILLC*X, L. D. Indúst*ia automot*va. In: PUGA, F. P.; CAS*RO, L. *.
</line>
<line>
(*rgs.). Visão 2035: Brasil, país desenvol*id*: *gendas setoria*s para *lcance d* meta. Rio de
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J*neiro:
</line>
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BNDES,
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Atuári*
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Com* Referenciar este Artigo, con*orme A*NT:
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FERNANDES, G. G; TANNÚS, S. P. Concentra*ão Industrial: Indúst*ia Autom**ilística Brasileir*
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de 2014 a 20*2. R*v. FSA, Teresina, v. 21, n. 11, art. 8, p. 155-167, nov. *0**.
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<line>
Contrib*ição do* A**ore*
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<line>
G. G. Fernand*s
</line>
<line>
S . P. T*nnús
</line>
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<line>
1) concepção e planejame*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) an*li** e i*terpr*tação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboraç*o do rascun** ou *a revisã* crítica do con*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rticipaç*o *a aprovaç*o *a *ersão fina* do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *ere*ina PI, v. 21, n. 11, art.8, p. 155-1*7, n*v. 2024
</line>
<line>
www4.**a*et.c**.b*/revi*ta
</line>
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