<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 11, art. 8, p. 155-167, *o*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.11.8 </line>
</par>
<par>
<line> *oncentração Industrial: Indúst*i* Automobi*ís*ica Br**ileira de 2014 * *022 </line>
<line> Industr*al Concentr*tion: *r*zilian Au*omotive Indu**ry fr*m 2014 to 2*22 </line>
</par>
<par>
<line> G*briel* G*nçalve* Fernandes </line>
<line> Graduaçã* em *ngenharia de Pr***ção da Uni*ersidade Feder*l de Catal*o/UFCAT </line>
<line> E-mai*: gabrielagoncal*es*ernandess@gmai*.com </line>
<line> Silvi* Pa*reira Ta**ús </line>
<line> Dout*ra *m economia a*l**ada pela *niversidade Fed*r*l de Uberl*ndia </line>
<line> Profes*ora da Faculdade d* Eng*nharia da Uni*ers*da*e Fed*ral de Cat*lã*/U*CAT </line>
<line> E-mail: *ilv*aptannus@ufg.b* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Gabriela Gonçalves F*rnandes </line>
<line> Editor-*h*f*: </line>
<line> D*. </line>
<line> To*ny </line>
<line> Ke*ley ** </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> UFCAT, S t. </line>
<line> *n*vers*tario, </line>
<line> Cata*ão - </line>
<line> GO, </line>
<line> 757**-2*0, </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: Si*v*a Parreir* *a*nús </line>
<line> *rtigo re*ebido em 27/**/2024. Últ*ma </line>
<line> vers*o </line>
</par>
<par>
<line> UFCAT, S t. </line>
<line> *nive*sitario, </line>
<line> C*talão - </line>
<line> GO, </line>
<line> *5705-2*0, </line>
<line> recebid* *m 12/09/202*. Aprovado em 13/*9/20*4. </line>
</par>
<par>
<line> *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> Avaliado pelo *i*tema Tr*ple Rev**w: Desk *eview a) </line>
<line> pelo Editor-Ch*fe; e b) D**ble Blind Review </line>
<line> (avaliaç*o cega po* dois avaliadores da área). </line>
<line> *evisã*: G*amatical, *ormativa * de F*r*ata*ão </line>
</par>
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<line> G. G. Fernand*s, S. P. Tannús </line>
<line> 156 </line>
</par>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> *iante da i*por*â*cia pa*a a economia brasile*ra, o objeti*o d**te estu*o é </line>
<line> ava*iar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*n*entr*ção da indústria a*tom*bilística bras*leira, através da *o**tr*ção dos in*icadores de </line>
<line> *azã* de Concentr*ção (CR) e Mar*et Share das quatro maiores m*nt*do*as do Brasil, no </line>
<line> período de 201* a 2022. *ara *ealização deste estudo, fo*am extraíd*s da*os dos anu*rios da </line>
<line> Associação Nacional d*s Fabrica**es de Veículos Automotores (AN*A**A). O* resulta**s </line>
<line> mo*tr*r** que a indú*tria a*tomobil*stica passo* p*r um pro*esso de desconcentração *t* o </line>
</par>
<par>
<line> *no de 2016, </line>
<line> no *ntanto, observo*-s* *m* t**dência de con*entração para a ma*or *arte *o </line>
</par>
<par>
<line> períod* analisad*. </line>
<line> Palavr*s-chave: Concentração Industrial. Indú**ria Automobilí*tica. CR4. Market Share. </line>
<line> ABS*R*CT </line>
<line> Given *ts import*n*e *o the Brazilian economy, the ob*ective o* t*is study is to assess *he </line>
<line> conc*n*ration of the Brazilian a*tom*bile indus*ry *y construc*ing the Con*entrat*o* Ra**o </line>
<line> (CR) *n* M**ket Sha*e in*i**tor* of t*e *our l*rges* automaker* i* *razil, f*om 201* to 2022. </line>
<line> ** c*rry out thi* study, data were extracte* from the yearbooks of the National *ssociation of </line>
<line> Automotive V*hicle Manufacturers (ANFAVEA). The *esult* showed that the autom*bile </line>
<line> indu*try *nderw*n* a pro*ess of deconcentratio* *nti* 2016; howev*r, a trend towa*ds </line>
<line> concentration was observed for mos* *f the period analy*ed. </line>
<line> Keywords: Industr*al Con*entration. Automo*ile Industry. CR4. Market Share. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T*res*na, v. 21, n.11, art. 8, p. 155-167, *ov. 2024 </line>
<line> *ww4.fsanet.*om.br/revis*a </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Con*entr*ção In*ustrial: Indústria Aut*mobilística Brasi*ei*a de 2014 a 202* </line>
<line> 157 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A in*ústria auto*obilística de*empenha um pap*l importante na eco**mia brasilei*a. </line>
</par>
<par>
<line> Entre </line>
<line> os ano* de 2014 e 2022, as venda* d* autom*v*is e comerciais leves *otalizar*m 17,3 </line>
</par>
<par>
<line> milhões de un*dad*s, **presentando ce*ca de 2,*% do Produt* Intern* Bruto (PIB) do Brasil, e </line>
<line> re*po*d*ndo *or 20% do PI* da indústria de t*an*form*ção (Associa*ão *acio*al dos </line>
</par>
<par>
<line> Fa*ri*antes de Veícul** Automot**es, 2023). Esses n*m*ros mostra* a im*or**ncia que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> indúst*i* automobilística possui *a economia d* país. A concen*ração in*ustrial e a *st*utu*a </line>
<line> de me*cado também s*o impo*tantes, pois têm inf*uênc*a d*ret* na concorrê*cia, pre*os, </line>
<line> in*v*ção e no pode* d* me*c*do da* empresas. </line>
<line> * concentr*ção ind*strial re*ere-se à participação d* mercado co*trolada *or um </line>
<line> número reduzido d* *mpresas ou g*andes pl*yers dentro de uma indústria especí*ica. Quando </line>
</par>
<par>
<line> *á uma c**ce*tração </line>
<line> alta, a c*mpetiç** *ode se* afetada, *ermitindo que gra*des e*p*esas </line>
</par>
<par>
<line> ex*r*am *aio* cont*o*e sobre </line>
<line> preços, produção e concor*ência. Entreta**o, uma menor </line>
</par>
<par>
<line> conce*tração ou de*con*entra**o, *romove uma *ompetiçã* mais equilibra*a e*tre um maior </line>
</par>
<par>
<line> número </line>
<line> de empr*sas. *u seja, o *ndicador de *azão de Con**ntraçã* </line>
<line> (CR) avali* as </line>
</par>
<par>
<line> par*icipações das maiores empresa* do mer**do medindo s*u grau *e ***c*n*raçã*. </line>
</par>
<par>
<line> C*nform* Barros, Cast*o e V*z (2**4), no períod* de 2005 </line>
<line> a 2013, o setor </line>
</par>
<par>
<line> automobil*st*co *assou por um processo de desc*ncentração, *o </line>
<line> qual grandes montad*r*s </line>
</par>
<par>
<line> p*rde*am mercado, *nq*ant* </line>
<line> o**ras foram </line>
<line> ampl*a*do suas participaçõ*s, devido ao </line>
</par>
<par>
<line> acirrame*to *a *oncorr*nci* e à entrad* *e n*v*s players n* m*rcado. </line>
</par>
<par>
<line> Diante do ex*ost*, ****a-se rel*vante avaliar o grau de *oncentração da </line>
<line> indústria </line>
</par>
<par>
<line> automobilí**ica brasil**r* </line>
<line> entre 2*14 e </line>
<line> 2022. * vi*ta d*s**, tem-se * s*guinte **estão da </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisa: no período anal*sado, a indú**ri* a*tom*bilística </line>
<line> aprese*tou uma te*dênc*a de </line>
</par>
<par>
<line> concent**ção ou desco*centração e *omo se most*ou s*a e*t*ut*ra? </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, est* *s*udo tem como ob*e**vo aval*ar a c*nce*tração *a </line>
<line> ind**t*ia </line>
</par>
<par>
<line> automob**ístic* *rasileira de 2014 a 2*22, por m*io *a constru*ão dos indicado*es de Razão </line>
<line> *e Concentra*ã* (CR) * Mar*et Share. </line>
<line> * REFE*ENCIAL TEÓRI** </line>
<line> A **ncentr*ção industrial e a *strut*ra d* mercado tê* grand* r*le**ncia *a indústria </line>
<line> automobi*íst*ca. Para Mourão (*0*0), a c*ncen**ação de mer*ado é u** medi** que rela*i*na </line>
</par>
<par>
<line> *s *endas de uma ou mais e*presas e o total d* *e*das </line>
<line> d* </line>
<line> um* ind*st*ia específi*a. E* </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Te*esi** *I, v. 21, n. 11, *rt.8, p. 155-16*, nov. *024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. G. Fernandes, S. P. T*nnús </line>
<line> *58 </line>
</par>
<par>
<line> outras palavras, pode-se en*ender como um indicad*r de competitividade *entro de </line>
<line> *eterminado setor *u r**ião. Bra*a * Masco*o (1982) a*irmam qu* a c*n*e*traç*o repres*nta </line>
<line> * a*úmul* de atributos eco*ômicos, como ri*ueza, **nda, e**r*go e **odução *i*ando ao </line>
<line> *rescimento do po*er *e me*ca*o das *ra*des corporações. </line>
<line> Nadal (2019) ress*lta **e *mpresas com con*i*erável po**r de mercado pode* </line>
<line> exercer inf*uência sobre os **eços, di*in*i*do a c*ncorrê*ci* d* mercad* e prejudicando os </line>
</par>
<par>
<line> *onsumi**res, </line>
<line> ou s**a, hav*ndo preços *a*s </line>
<line> elevad*s, queda na q*alidade d*s </line>
<line> p*odutos, </line>
</par>
<par>
<line> im*ediment* de in*v*ç*o e difer*nciação. Os *ndic*s de concentração, </line>
<line> como aponta*o por </line>
</par>
<par>
<line> Resend* e B*ff (2*13), r*presenta* uma me*ida s*ntética que indica o nível de conco*r*ncia </line>
<line> present* em um mercado. Qua*to mai** o val*r do índice de co*cen*ração, **nor será o grau </line>
<line> de c*nco*rência **tre as empre*as, resulta*do em um mercad* m*is concentr*do, d*m**ado </line>
</par>
<par>
<line> por u* a </line>
<line> ou poucas </line>
<line> empres*s. Este </line>
<line> índi*e é ca*cu*ado *tilizando o </line>
<line> i*dic**or d* Razão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Concen*ração (C*) que b*sca a p*r**cipação das quatro, oito ou doze maiores emp*esas </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> me*cado, ava*iand* seu grau d* c*nce*tração. </line>
</par>
<par>
<line> A c*ncentr*çã* é um e**men*o da estrutu*a de m*rc**o, assi*, c*nhecer as *st*uturas </line>
<line> de mercados é importante para analisa* * c*mportame*t* das e*presas. De acordo co* </line>
<line> Fernando (202*), as es*r*tur** d* mercado, podem s** di*tintas em **l*çã* a* tratame*to d* </line>
</par>
<par>
<line> d*man*a e da </line>
<line> *ferta de *m ou ma*s </line>
<line> produtos e ao número *e </line>
<line> empresas atu*ntes. Ess*s </line>
</par>
<par>
<line> estruturas *e mercado *ependem *e três c**acterísticas: 1) *úme*os de firma* que compõem o </line>
<line> mer*ado; 2) tipo do *rodut* (*e as firmas produzem produtos iguais ou diferenciados); *) *e </line>
<line> exi*tem *u nã* barreiras ao acesso de novas *mpres*s nesse mercado. </line>
</par>
<par>
<line> A concorrência de </line>
<line> me*cad* po*e se* cat*gorizad* em vários tipos, d**de </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c***orrênc*a perfeita, on** nã* há barreira* à entrada e a* empresas não tê* poder </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mercad*, com </line>
<line> grande* núme*os de empresas *endo toma*ora* de preços. Na *oncorrênc*a </line>
</par>
<par>
<line> imperfeita, ex*stindo l*vre *ntrada </line>
<line> de empresas, s*ndo o fa*or-**av* a difer*nc*ação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> produ*os, b*seado em marca, pref**ência do consumidor, *al*r de vendas e outros fato*es. O </line>
<line> mo*opólio, o*de *á barreiras à e*tr*da, tendo uma única empresa vende*ora e a *usê*c*a de </line>
</par>
<par>
<line> s **s t i t u* o* </line>
<line> pr*ximos, permi**ndo controle de preço* e l*cros (MELO, </line>
<line> 2013). Por fim, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> o*igopólio, de acordo co* *i*a (*019), envol** pouca* empresas comp*ti*do entre *i, tendo </line>
</par>
<par>
<line> pod*r de m*rcado e uma </line>
<line> tendência à concentração, </line>
<line> onde se tem </line>
<line> como ex*mp*o a in*ústri* </line>
</par>
<par>
<line> a*tomobil*st*ca. </line>
</par>
<par>
<line> A indústria aut*mobilí**ica sempre foi co*c*ntrad*, contudo, segu*do Barros, C*stro e </line>
</par>
<par>
<line> *az (2014), </line>
<line> n* período de 2005 a 2*13, </line>
<line> h*u*e u* processo de *e*concent*ação, </line>
<line> com </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> quatro mon*adoras Fiat, Volkswagen, *en*ral *ot*rs e Ford pe*dendo mer*ado, e*quanto a </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. *1, n.11, art. 8, p. 155-167, n*v. 2*24 www4.fs*ne*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Concentraç*o Indu*trial: Indústria Automobilística *rasileira de 2*1* a 2*22 </line>
<line> 159 </line>
</par>
<par>
<line> Hyundai au*en*ou sua par*ic*pação. Essa </line>
<line> des*once**r**ão se deu devido ao </line>
<line> acirrame*to da </line>
</par>
<par>
<line> concorrên*ia, ingresso de novos players, </line>
<line> en*ra*a de nova* tecnologias e instalação de nov*s </line>
</par>
<par>
<line> plant*s in*ustria**. O in*resso da *y*ndai no *et*r au*omobilíst*co em 20*2, *om </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> lan*amento do modelo *B20 resultou em *esconcentração, havendo u*a *ued* de pode* de </line>
<line> m*rcad*, benefic*ando o co*s*midor final (SILVA, 2015). Ainda, seg*nd* S*uza *ilho </line>
</par>
<par>
<line> (2015), com a e*trada da Hyun*ai, * i*dú*tri* aut**ob*lística t*nou-*e mais </line>
<line> competitiva, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> que gerou maior eficiên**a por part* das montadora*, que ***eram cob*ar *reços mais </line>
<line> acessív*is e ofe*tar produt*s de *ual*da*e super*or em *omparação com a co*corrência. </line>
<line> Essa indú*tria, de *cordo *om Catto (2015), desde o g*verno de Juscelino Kubitsch*k </line>
</par>
<par>
<line> (JK), </line>
<line> teve s*a importância no </line>
<line> d*senvolvimen*o </line>
<line> da *con*mia *rasileira. ** atual </line>
<line> momento </line>
</par>
<par>
<line> *epresentando cerca de 2,*% do PIB bras**eir*, e respon*endo por 20% *o P*B da ind*stria d* </line>
<line> transformação, exis*em no país 26 emp*esas f*b**ca*tes *e veí**los, na medida em q*e é u** </line>
<line> grande geradora de empregos, emprega*do cerca de cem mil p*ssoas, diret* e indireta*ente, </line>
<line> totaliz*n*o 1,2 milhõ*s de p**soas. A*n*a, o Bra*il no ranking é o oitavo p*o*u*** *undi*l e </line>
<line> o sexto mercado c*nsumid*r d* mundo (ANFAVEA, 2023). </line>
<line> *ogo, c*m*reender a concentração d* me*cado de d*te**ina*o setor é essencial, pois </line>
<line> *juda *s *mpresas a tomarem dec*sões e*trat*gicas (DAUDT; *I*LC**, 2018). </line>
<line> * MET*DOLOGIA </line>
<line> Segundo Braga e Mascolo (1982), a* medi*as de concent*ação i*dustrial pode* *er </line>
</par>
<par>
<line> *lassificadas *m medidas parci*is ou discretas, que se basei*m em u* </line>
<line> *úmero pequeno </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> maiores fi*m*s de *ma ind*stria. Neste estudo, serã* usadas ap*nas medidas parcia** que, de </line>
<line> acor*o com Mattos (2021), realizam a análise u*ilizando dados somente de *lgumas empresas </line>
<line> presen*es no mercado, que é a Raz*o de Co*centração (CR). </line>
<line> *a*a ***lia* o gr*u de conc*ntração da indústria automobilística, será util*za*o o </line>
</par>
<par>
<line> indicador Razão de C*nc*ntração (CR). Esse </line>
<line> índice </line>
<line> consi**e na det****n*ção da *a*cel* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mercado da* *aiores em*resas d* indúst*ia, *u seja, capta o g*au de concentração. O est*do </line>
<line> de B*rr*s, Castro e Vaz (201*) utilizo* a *artic*pação das quatr*s maiores montadoras CR4, e </line>
<line> como resul*ado o*orre* um pro*ess* de desconce*tração d*ra*te o período analisa*o. Assim, </line>
</par>
<par>
<line> a fim de </line>
<line> atingir o o*jet**o desse estu*o, ju*tifi*a-s* e*c*lha *o *R4 para compa*ação se a </line>
</par>
<par>
<line> houv* *endên*ia d* *oncentraçã* ou descon*entração, no per*odo ana*isado. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 11, ar*.8, *. *55-167, nov. *024 </line>
<line> ww*4.fsanet.*om.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. G. Fernandes, S. P. Tannús </line>
<line> 1*0 </line>
</par>
<par>
<line> E*** índice é relevante, p*is aponta a sua estru*u*a concor*encial, *sto é, s* o **au *a </line>
</par>
<par>
<line> ativid*de de ve*da está conce*trad* ** descon*entrado </line>
<line> entre um pe*ueno núm*ro de </line>
</par>
<par>
<line> montadora*, confo*m* *ostrado na Equaç*o 1: </line>
<line> (1) </line>
</par>
<par>
<line> Ne*s* equação, soma-se * Market *hare das q*atros maiores mon*adoras da indústria </line>
<line> automo*ilística. Segundo Oliveira (*022), o Market Sha*e indic* a parti*ipa*ão das empresa* </line>
<line> no me*c*do, repre*entando a porcentage* d* valor d* merc*do *erante a concorr*ncia. Essa </line>
<line> fatia do m*rcado *stá dire*am*nte relacionada ao núm*ro de ven*as de *m* marca. Ou *eja, </line>
</par>
<par>
<line> co*sid*ra o total de vendas de </line>
<line> a*t*mó*eis e come*ciai* leves *or montadora pela razão d* </line>
</par>
<par>
<line> ve*das de autom*v*is e c*mercia*s l*ves *otal da indústria. </line>
<line> A*sim, na equação CR4, *i é a participa*ão das firmas pre*entes no merca*o * j é uma </line>
<line> determin*da indústri*. De a*ordo com Re*ende * *off (2013), quanto maior o va*or do índic* </line>
<line> de con**ntra*ão, menor é o gra* de concorrênc*a entre as empresas e mais concent*ado estará </line>
<line> o pod*r de mercado. </line>
<line> Para avaliação desse indicador, t**-se q** o resultado varia entr* 0 (z**o) e 1 (u*), </line>
</par>
<par>
<column>
<row> onde mais próximo de (zero) representa uma situação de concorrência p*rf*i*a, e m*is 0 </row>
<row> próximo de * (u*) indica um* con*ição de concentração intensa (ALM*IDA; SILVA, 2015). </row>
<row> Por meio da Tabe*a 1, cla*s*f*ca-se o grau *e c*ncentração de merc*do de acordo **m </row>
<row> o índic* o*tido. </row>
<row> Tabel* 1 - Pad**es do grau de concent*a*ão pelo índice CR4 </row>
</column>
<par>
<column>
<row> Percen*ual *o mercado do (CR4) </row>
<row> 75% ou mais </row>
<row> 6*% - 75% </row>
<row> 50% - *5% </row>
<row> 35% - 50% </row>
<row> 3*% ou meno* </row>
</column>
<column>
<row> Grau de Concentração </row>
<row> Muito alto </row>
<row> Alto </row>
<row> Moderadamente Alto </row>
<row> Moderadame*te Baixo </row>
<row> Baixo </row>
</column>
</par>
<column>
<row> Font*: Elabor*do *ela au*o** (20*3) co* dados de Braga e Mascolo (1982). </row>
<row> Dess* form*, para a cons*ruç*o d*s*e indicador CR4, os dados fora* for*e*id*s pel* </row>
<row> *ss*ciação Nacio*al do* *abrica*tes de Ve*cu*os Aut*motores (ANFAVEA), extra*d** dos </row>
<row> anuários ref*ren*es os anos d* 2015, 2017, 2019, 2021 e 2023. *ar* a p*squisa, foram </row>
<row> Rev. FSA, Te*esina, v. 21, *.11, art. 8, p. 15*-167, nov. 2024 www4.fsanet.com.br/r*vist* </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Conce*tra*ão Industria*: *ndústri* Aut*mobilística B*asileira de 201* a 2022 </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<line> sel*cionad*s soment* *utomóvei* e comerciais leves d* 11 (on*e) m*n*ador*s, r*ferindo-se </line>
<line> ao lice*ciamen** de au*oveícu**s novos, isto é, à q*an*ida*e d* unid*des *end*das </line>
<line> anual*ent* desses veícul*s. O p*ríodo estudad* fo* de 2014 a 2022, e a *nidade do* </line>
<line> resultados é *p*esentada em vo*ume. </line>
<line> 4 RESULTADOS E D*SCUSS*O </line>
<line> Para avaliar o *rau de concentração ** indúst*ia au**mobilísti*a, rea*izo*-se o cá*culo </line>
<line> do ind*cad*r Ma*ket Share, visando an*l*sar * par**cipa*ão *as p*incipais m*nta*oras d* </line>
</par>
<par>
<line> *ercad* e respectiv*mente *btev*-s* *azão de Concentr***o (CR4), * a </line>
<line> qual ser* </line>
<line> *iscutida </line>
</par>
<par>
<line> m*is adiante nesta se*ão na T*be*a * e Figur* 1. **ses dados *ão releva*tes para ve*ificar as </line>
<line> tendências, compet*tivid*de e conco**ência *a i*dústria. </line>
<line> A Figura 1 a*rese*ta o M*rket Share da* mo*tadoras durante o* anos de 2014 a 2022. </line>
<line> **mo pode ser observa*o, as porc*ntage*s indicam * parcela de merc*do de cada monta**ra. </line>
<line> Figura 1 - Grá*ico M*r**t Sh*r* (%) d** mon*ado*** no período de 201* a 2022 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado p**a autora (2023). </line>
<line> Ao *nalisar os re*ultados d* Market *hare na Figu*a 1, pode-se observar em tod* o </line>
<line> período ana**sado que a Fiat manteve *ua posição em vendas. Entr*tan**, houve u*a redução </line>
<line> de partici*ação no ano de 2015 a 2018, *orém, em 2022, sua *art*cipaçã* aumentou 7% em </line>
<line> Re*. F**, Teresina PI, *. 21, n. 11, art.8, p. 155-167, no*. 2024 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. G. Fernandes, S. P. Ta*n*s </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> relação a 2*14. Esse cenár** s* mo*tra d**ido ao </line>
<line> avanço e à tecno*og*a da Fiat em seus </line>
</par>
<par>
<line> lançament*s. Ain*a, a Fiat Stra*a foi o c*r*o mais vendido em 2022, obtendo * ma*or </line>
<line> participa*ão *o *ercado au*omobilístic* (*UTTO, 2**3). *a mesma forma, * Volkswagen </line>
<line> manteve sua p*s*ção *m vend**, embora havendo uma redução na s*a pa*ticip*ção e* 2016, </line>
</par>
<par>
<line> t**t*ndo se estabilizar nos anos seguintes, *a* ainda </line>
<line> com *aixa </line>
<line> p*r*icipaçã* e* relação </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *014. </line>
</par>
<par>
<line> A Genera* Motors pe*maneceu r*lativamente estável *té 2***, *uando </line>
<line> d e * 7 ,3 2 % </line>
</par>
<par>
<line> houve uma *ued* pa*a 12,15% em 2021, mesmo </line>
<line> as*im em t**o o período manteve sua </line>
</par>
<par>
<line> posiç*o entre as quatros princi**is mont*doras. J* * F*r* manteve sua p*rticipa*ão de 9% *t* </line>
</par>
<par>
<line> 20*8, *orém, apr**entando uma ten*ên*ia de red*ção na participação, quando </line>
<line> n*s an*s de </line>
</par>
<par>
<line> 20*1 * 20*2 teve uma queda a*e*tuada redu*indo sua part**ipação *e 8% em rel***o a 2014. </line>
<line> Enqua*t* * Ren**lt m*nteve sua partic*pa*ão, assumind* a quarta posiç*o no ano de 2019, a </line>
<line> Hyundai mo**rou um c*e*cim*nt* ao longo dos anos, participan*o entre as quatros maiores </line>
</par>
<par>
<line> monta*o*as em 2020 * 2021, logo e* 2022 obteve um </line>
<line> *umento de </line>
<line> 4%, c**parado ao ano </line>
</par>
<par>
<line> in*cial. Da mesma for*a, a *oyot* também cresceu de 5,87% para 9,78% *o *eríodo, ou seja, </line>
</par>
<par>
<line> um aumento de quase </line>
<line> 4%, ass*mindo *uarta posição *m **22. As demais mo*ta*oras a </line>
</par>
<par>
<line> **n*iveram pa*ticipaç*es menores, *om pequ**as o*c*lações na par*ela *o m*rcado, sem </line>
</par>
<par>
<line> grandes m**anças em relação à* participações d*s quatro maio*es mont*do*as entre </line>
<line> per*odo </line>
</par>
<par>
<line> a*alisado. Portant*, é i*portante observar que as var*ações n*s participações de mercado das </line>
<line> montadoras po*em *ef*etir em estratégias de negócios, lançament*s de produt*s novos, **tre </line>
<line> outros fatores. </line>
<line> Consid*ra*do as particip*ç*es da* qu*tro maior*s monta*oras, a Tabela * e * Figura 2 </line>
<line> a**esen*am o índice *e concentr*ç*o CR4 a* lon*o do período anal*sado. </line>
<line> Tabel* 2 - Razão de Co*cen*ração (CR4) das montadoras no período de 20*4 a 2*22 </line>
<line> Ano CR4 (%) </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2014 </row>
<row> 2015 </row>
<row> 2016 </row>
<row> 2017 </row>
<row> 2018 </row>
<row> 2019 </row>
<row> 2020 </row>
<row> 2*21 </row>
<row> 2022 </row>
<row> Fo*t*: Elabora*o *ela auto*a (2023). </row>
<row> Rev. FSA, *eresina, v. 2*, *.11, art. 8, p. *5*-167, n*v. 2024 </row>
</column>
<column>
<row> 6 5 ,0 7 </row>
<row> 5 9 ,* 4 </row>
<row> 5 6 ,3 3 </row>
<row> 5 7 ,5 9 </row>
<row> 5 9 ,* 2 </row>
<row> 6 0 ,8 5 </row>
<row> 6 4 ,* 9 </row>
<row> 6 5 ,8 4 </row>
<row> 6 7 ,4 4 </row>
<row> www4.fsanet.com.b*/revista </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Concentr*ção *nd*strial: Indústria Au*omobil*st*ca *ra*ileira de 2014 a 2022 </line>
<line> 163 </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a * - Gr*fico da R*zão de Concentração (CR*) no p*río*o *e 2014 a 2022 </line>
</par>
<par>
<line> F*nt*: Elabora*o pela a**ora (2023). </line>
</par>
<par>
<line> *s *esultados a*resentados na Tabela </line>
<line> * * Figura 2 mos*ram que a Razão *e </line>
</par>
<par>
<line> Conc*ntr*ção das quatros maiores mo*t*doras *o fi*al do período f*i ma*or que a do per*odo </line>
<line> in**ial, *e **,*7% em 2*14 p*r* 67,44% *m 2022, tendo um aum*nto de *,37% de </line>
</par>
<par>
<line> concentração no CR4. Esse aumento na con*entr*çã* influencia em u* menor g*au </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*cor*ên*ia entre as montador*s, o que *ode ser positivo para as grandes montad*ras, mas </line>
</par>
<par>
<line> prejudicial para as dem*is. No **ríodo </line>
<line> analisado, observam-se os*ilações moderadas </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> concentração da indústria au*omobilística. </line>
</par>
<par>
<line> *o perí*do e*tre 2**4 e *016, **uve um pr*cesso de d*sconcentração, com queda no </line>
</par>
<par>
<line> CR4 de 65,07% para 56,33%, resultan*o em 8% de reduç**. Em 20*6, a Toyota assu*iu </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> quarta posição de participaç*o no me**ado, ultrap*ssan*o Ford, **duzi*do sua parcela a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> m*rcado. Segund* Reis, Leme e Gama (2022), a Ford per*** posição no m**cado devido ao </line>
<line> fato de, em 20*1, *ncerr*r suas at*vi*ades no Brasil. Essa deci*ão da Ford impactou </line>
<line> significativ*mente o se*or au**mobilístico, re*uzindo a competição e, consequen*emente, </line>
<line> aum*ntando a concentra*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na **, v. 21, n. 11, art.8, p. 1*5-167, nov. 2024 </line>
<line> www4.fsa*et.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. G. *ernandes, S. P. Tannús </line>
<line> 164 </line>
</par>
<par>
<line> O *s*udo anterior de Barro*, Castro e Vaz (2014) mostrou uma t*nd*ncia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desc*ncentr*ção </line>
<line> no período de 200* a 2**3, de 81,7% no *ní*io do perío*o, para *7,7% </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> final do período anal*s*do, *endo u*a r*dução signi*icativa de 14% na co**ent*a*ão. No </line>
</par>
<par>
<line> entan*o, es*a tendência *e desconcentração ob*erv*da </line>
<line> no estudo a*terio*, m*nteve-se neste </line>
</par>
<par>
<line> presen*e es*udo apenas até o </line>
<line> ano de 2016, </line>
<line> qua*do de *01* até 2022 *e reverteu e* uma </line>
</par>
<par>
<line> tendência </line>
<line> *e c*nce*tração mod*ra*a*ente *lta. Isso mostra que as </line>
<line> quatro* pr*nci*ais </line>
</par>
<par>
<line> m*n*adoras *etêm uma par*ela signi*icativa *a *ndústria a**omobilística *rasileira. </line>
<line> Esse cen*rio de conc*ntr**ão pode ser justificado p*r divers** fatores, c*m*: po*er de </line>
<line> me*c*do, e*tratégias de ma*keting, impactos da pandemia, concorrê*cia, *arreiras à entrada e </line>
<line> mu***ças *as pr*ferências dos c*n*um*dores, além de fatores econômicos conjuntura*s. *ntre </line>
<line> 2015 e 2016, o Brasil enf*entou uma qu*da ap*oxi*adamente de 8% no PIB, marca*do a pi*r </line>
<line> cri*e econôm*ca dos *ltimos ano* (GAL*, *020). </line>
<line> E*se perí*d* de *e*acele*ação *a eco*omia levou a uma queda d* *6,55% do *o*ume </line>
<line> de vendas *e automó*eis (SIANI, 20*6). Ainda, Sas*ki (2016) aponta que o encolh*mento d* </line>
</par>
<par>
<line> eco*omia bra*ileir* ne*se </line>
<line> períod* resultou em um a*mento </line>
<line> de desemprego. A*ém di*so, em </line>
</par>
<par>
<line> 20*6, o Brasil foi ma*cado pelo impeachment de *ilma Ro**seff, *end* que a presidênci* *o </line>
</par>
<par>
<line> Brasil foi assumida por Miche* Temer, *e*ultando em uma </line>
<line> reversão ** queda da </line>
<line> infl*ção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> redução da taxa </line>
<line> de juros, embora ainda e*frentasse * *umento do dese*pr**o (MAZUI; </line>
</par>
<par>
<line> MATOSO; MA*TELLO, </line>
<line> 2018). Ass*m, *ss*s e**nt*s imp*cta*am n* aument* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> co**entração *o *et*r automobilís*ic*. </line>
</par>
<par>
<line> Des*e modo, a </line>
<line> indús*ria automobilística pod* retomar par* o pata*ar de 67,7% </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*n*entraç*o, como foi em 2013. O* s*ja, não manteve o índi*e *e conce*tração an*lisado at* </line>
<line> 2016 *, *m vi*ta *iss*, s** tendência é de con*entração. </line>
<line> 5 CONSID*RAÇÕES FINAI* </line>
</par>
<par>
<line> Este </line>
<line> es*udo avalio*, *través </line>
<line> do indicador Razão *e Con*entr*ção (CR*), o gra* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> concentração da </line>
<line> *n*ústria autom**ilística b*as*leira em rela*ão à* q*atr** maior*s </line>
</par>
<par>
<line> montadoras, entre os anos de 201* e 2022. Os dado* do Mar*e* S*are mostraram q*e, me**o </line>
</par>
<par>
<line> m*ntendo suas </line>
<line> posições </line>
<line> em vendas, a*gumas montadora* tiveram variaç** em sua </line>
</par>
<par>
<line> *articipaçã* ao *ongo do períod* anal*sado, co* um aumento na par*ic*pação da Hyund*i </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> To**ta, e*quanto o*tras, como * Ford, **fre*taram redução n* participação. </line>
</par>
<par>
<line> ** resultado* obtidos do CR4 indicaram, inic*almen*e, u*a ten*ência </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> de*con*entração na *ndústria au*omobilística no p*ríodo </line>
<line> de *014 a </line>
<line> 2*16. **tudo feito </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te**sina, *. 21, n.11, art. 8, p. 15*-*67, nov. 2024 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Conce*tração I*dustrial: In*ústria Au*omobilís*ica Brasile*ra de *01* a 202* </line>
<line> 165 </line>
</par>
<par>
<line> ant*rio**ent* p*r B*rros, Cast*o e V*z (2014) mostro* essa tendência de desconcentração, o </line>
<line> que *e con*irmou até o ano de 2016. Entreta*to, a ***tir de 2017, a i*dústria se reverteu em </line>
<line> uma tendência de concentração, ou sej*, mais da meta*e do p*ríod* a*al*sado com o grau *e </line>
<line> concentr*ção mo**radam*nte al*o. </line>
<line> Ass*m, o objetivo deste estudo f*i ava*iar a con**ntração da indústria *utom*bilística </line>
<line> *ra*ileira entre 2014 e 20*2. Diante do ex*ost*, nota-*e que o objetivo do *s*udo foi atingido. </line>
<line> Para *esqu*sas futuras, *ecomenda-se a **ntinuidade deste estudo p**a al*m de 2022, a f*m de </line>
</par>
<par>
<line> *companh*r e verific*r </line>
<line> se haverá ten*ê*cia </line>
<line> de c*nc*ntração ou des*onc*nt*a*ão *os anos </line>
</par>
<par>
<line> sub*equentes. *ar* pro*eções *ut*r*s, é possível que ocorra uma tendência *e d**con*e*tração </line>
<line> devido ao* avanços t*cnológ*cos e à diferenciação, como os veículos elétr*cos. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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