Impactos Psicológicos e Desafios da Educação em Tempos de Pandemia: Pesquisa com Professores no Noroeste de Mato Grosso-Brasil / Psychological Impacts and Challenges of Education in Times of Pandemic: Research with Teachers in Northwest Mato Grosso-Brazil
Resumo
Este estudo buscou analisar as dificuldades enfrentadas no ensino remoto e as estratégias pedagógicas adotadas para garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia da Covid-19, utilizando uma abordagem quantitativa e qualitativa. A pesquisa, realizada com professores de uma escola estadual no Noroeste do Estado do Mato Grosso, utilizou questionários autoaplicáveis, incluindo o DASS-21 e o JBEILI, para avaliar níveis de estresse, ansiedade e depressão. Os resultados indicaram que 60% dos participantes estão na fase inicial da síndrome e 40% apresentam risco de desenvolvê-la. A análise revelou que fatores como tempo de serviço e faixa etária influenciam na adaptação ao trabalho e na saúde mental. Conclui-se que a implementação de suporte psicológico e melhorias nas condições de trabalho são essenciais para mitigar o desgaste emocional e garantir a qualidade da educação.
Palavras-chave: Professores. Covid-19. Saúde Mental.
ABSTRACT
This study aimed to analyze the challenges faced in remote teaching and the pedagogical strategies adopted to ensure the continuity of the teaching-learning process during the Covid-19 pandemic, using a quantitative and qualitative approach. The research, conducted with teachers from a state school in the Northwest of Mato Grosso, applied self-administered questionnaires, including the DASS-21 and JBEILI, to assess levels of stress, anxiety, and depression. The results indicated that 60% of the participants are in the initial stage of burnout syndrome, while 40% are at risk of developing it. The analysis revealed that factors such as years of service and age group influence work adaptation and mental health. It is concluded that implementing psychological support and improving working conditions are essential to mitigate emotional exhaustion and ensure the quality of education.
Keywords: Teachers. Covid-19. Mental Health.
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