<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.Unifsanet.*om.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 8, art. 4, p. 109-1*1, *go. *025
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*025.22.8.*
</line>
</par><par>
<line>
Liberdade de Expressão e Regula*ã* das Redes *oc*ais no **asil: O Ativism* *udicial do
</line>
<line>
S*premo Tribu*al Fe*e*al no Julg*mento do Arti** 19 do *arco Civi* da I*terne*
</line>
<line>
F*ee Spee*h and Regulation of S*ci*l Networks in Br***l: The Judi*ial Activism of *he Suprem*
</line>
<line>
Court in the *udgment of Artic*e 1* of the Civil Lan*mark of th* In*ernet
</line>
</par><par>
<line>
Ra**el Andr*de *achado
</line>
<line>
Bach*r** em Direi*o pela Instituto *a*illo Filh*
</line>
<line>
E-mail: ramac*adoadv@hotmail.co*
</line>
<line>
Deb*rah Dettmam M*tos
</line>
<line>
*ou*ora e* Direito p*la *n*versity o* Uta*, Estados Unido*
</line>
<line>
Professora da Universidade Fe*eral do Piauí
</line>
<line>
E-m*i*: d*b*ra*dett*am@u**i.edu.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *a*ael A*drade Mach*do
</line>
<line>
Edito*-*h*fe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Ale*car
</line>
</par><par>
<line>
Ru* R*gina Lope*, *6*5, Ap* 203, Inin*a, CEP
</line>
<line>
Rodri**es
</line>
</par><par>
<line>
64049*95, Tere*ina/PI, Bra*il
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
R. A. Ma*had*, D. D. Matos
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
Este artigo tem
</line>
<line>
*o** ob*etivo ana*isar critic*men*e a
</line>
<line>
decisão d* Supremo Tr*bunal Federal
</line>
</par><par>
<line>
brasileiro qu* de*la*ou inconstitucional o
</line>
<line>
artig* 19 do M*rco *ivil da Internet, norma que
</line>
</par><par>
<line>
*stabeleci*
</line>
<line>
res*onsabili*ade condicionada à ordem judi*ial para p**taformas digitais. O
</line>
</par><par>
<line>
método ut*l**ad* baseia-s* *a an*li*e **rídico-co*stitu*ional fu*damentada n*
</line>
<line>
r*ferenc*al
</line>
</par><par>
<line>
teórico de Ronald Dwor*i* s*bre liberda*e
</line>
<line>
de expressão c*m* *i*e**o fundamenta*
</line>
</par><par>
<line>
democrático, comp*em*ntad*
</line>
<line>
pelas
</line>
<line>
te*rias de au*oconte*ção judicial de Alexander Bickel,
</line>
</par><par>
<line>
Albe** Venn Dicey, Anto*in Scalia e Vernon Bogdan*r. *s result*dos
</line>
<line>
demon*t*a*
</line>
<line>
que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
decisão do Supremo Tribu*al
</line>
<line>
Feder*l *epresenta uma subst*tuição *n*evida
</line>
<line>
de escolha
</line>
</par><par>
<line>
legisla*iva *eliberada *or
</line>
<line>
*referênci*s judiciai*, violan*o *s p**ncí*i*s ** separa*ão d*
</line>
</par><par>
<line>
p**ere* e da *u*ocon*ençã* judicial. A *m**sição d* respo*sabili**d* objetiva à* plataformas
</line>
</par><par>
<line>
digitais in*entiva a
</line>
<line>
censura privada, comprome*endo o núcleo
</line>
<line>
essencial
</line>
<line>
do d*reito à livre
</line>
</par><par>
<line>
manifestação do pen*ament*. O estudo evidencia
</line>
<line>
qu* o tribuna* não *upriu *m *ácuo
</line>
</par><par>
<line>
*ormativo, mas
</line>
<line>
buscou re**cre*er legisla*ão existente *provada após amplo debate
</line>
</par><par>
<line>
democrátic*. * conclusão
</line>
<line>
aponta
</line>
<line>
*ue tal postura confi*ura at*vismo judicial in*ompatível
</line>
</par><par>
<line>
com os fundamentos *o const*tuc*onalismo moderno, comp*ometen*o a arquite*ura
</line>
</par><par>
<line>
instit*cion*l dem*cráti*a ao privilegiar inter*retações judiciai*
</line>
<line>
em
</line>
<line>
*etrimento do *rocesso
</line>
</par><par>
<line>
legislativ* democrátic* e das
</line>
<line>
virtudes *a
</line>
<line>
autocontenç*o que devem orienta* *tuação dos a
</line>
</par><par>
<line>
t*ibunais cons*itucionais.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-*h*ve: Mar*o *ivil
</line>
<line>
da Internet. Libe*dade de Ex*ressão. Autoconte*ção *u**cial.
</line>
</par><par>
<line>
Ativismo J*dicia*. Separaçã* de Pode*es.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
This artic*e a*m* to
</line>
<line>
c*itically *nalyze
</line>
<line>
the Brazi*ia* Supr*me Federal C*ur*'s dec*sion
</line>
</par><par>
<line>
dec*ar*ng unconstitut**nal Arti**e 19 of the Braz*l*an
</line>
<line>
Interne* Civ*l F**mework, which
</line>
</par><par>
<line>
est*b*ished conditional
</line>
<line>
liabi*ity subject *o judicial or*er for di*ital
</line>
<line>
platf*rm*. The *ethod
</line>
</par><par>
<line>
*mployed is ba*ed on l*gal-constitutiona* anal*si* gro*nded in Rona*d Dwork*n's th*o*etical
</line>
</par><par>
<line>
fram*w*rk *n *reed*m
</line>
<line>
of expre*sion as a f*ndamen*al democr*tic right, complemente* by
</line>
</par><par>
<line>
judicia* self-res*raint theories from Al**ander Bicke*, Albert V*nn Dicey, Antonin Scalia, and
</line>
</par><par>
<line>
Vernon B*gdanor. The *esult* *em*nstrate that t*e Supre** *ourt's *ecision *epresents
</line>
<line>
an
</line>
</par><par>
<line>
impr*per s*b*tituti*n *f d*lib*rate *e*islative choice with judicial
</line>
<line>
p*eferences, vio**ting
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
princip*es of separa*ion *f powe** a*d judicial *elf-restr*int. The imposit*on *f strict liability
</line>
</par><par>
<line>
on digi*al p*atform* encourages *rivate cen**rship, c*mpromis*ng the *ssential core
</line>
<line>
of t h e
</line>
</par><par>
<line>
right to fr*e expr**sion of
</line>
<line>
thou*ht. The *t*** s*o*s tha* t*e
</line>
<line>
cour* did not fill * nor*at**e
</line>
</par><par>
<line>
vacuum bu* sought to rewrite existing leg*sl*ti*n approved after extensive d*mocratic de*ate.
</line>
<line>
The conclusion in*i*at*s th*t such stan*e c*nst*t**es judicial ac*i*ism incompatible wi*h the
</line>
</par><par>
<line>
foundations
</line>
<line>
of * od* r *
</line>
<line>
consti*uti*nalism, co**ro*i*ing the dem*c*atic institution*l
</line>
</par><par>
<line>
ar*****cture b* privileging judicial *nterpretations over the democratic l**islative p**c*ss and
</line>
<line>
t*e virtue* of *elf-*e**raint *h*t shoul* *uide const*tutional courts' acti*ns.
</line>
<line>
Keyword*: *nt*r*et C*vil Framework. Fre*dom of Exp*essi*n. Judicial S**f-Restraint.
</line>
<line>
*udicial Act*vism. Separ*tio* of *o*er*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, *. 2*, n. 8, art. 4, p. 109-13*, a**. 2025
</line>
<line>
ww*4.Uni*san*t.com.br/*evis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L*berdade de **press** e Regulação das Rede* Sociai* no *rasil: O At*vismo Judicial *o Supremo T*ibunal
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
<line>
1 I*T*OD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*.1 O julga*ento *o art. 19 do Mar** C**il pelo *upremo Tribunal F*deral
</line>
</par><par>
<line>
* asc*nsão das re*es soc*a*s c**o are*a central de debate pú*lic* trouxe desafi*s
</line>
</par><par>
<line>
*urí*icos
</line>
<line>
**gnificati*os rel**iona**s à
</line>
<line>
liber*a*e d* e*pressão, desinforma*ão e discurso de
</line>
</par><par>
<line>
ó**o. *o Bra*il, * Mar*o C*vil da Inter*et (*ei
</line>
<line>
*2.965/2*14) e***belece d*retrizes s*bre *á
</line>
</par><par>
<line>
responsabilidade de intermediários e prote*ão de *ireitos dos usuários. Contud*, através dos
</line>
<line>
julgamen*os do Recurso Extraor*inário (R*) 1037396 (Tema 987 d* re**rcussã* g*ral) e d*
</line>
</par><par>
<line>
RE
</line>
<line>
1057*58
</line>
<line>
(TEMA
</line>
<line>
5*3),
</line>
<line>
o
</line>
<line>
*u*r*mo
</line>
<line>
Tr*bunal
</line>
<line>
Fe*era*
</line>
<line>
(S*F)
</line>
<line>
dec*arou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inconstit*cionalidade d* art. 1* *o Mar** C*vil, **b o argu*e*to de qu* seria insuficie*te
</line>
<line>
*ara *nf*enta* os *esafios contemporâneos da comu*ica**o *igital.
</line>
</par><par>
<line>
O dispos*t*vo legal r**ogado estabelec*a
</line>
<line>
que
</line>
<line>
as plat*formas virtuai* *omente *er*a*
</line>
</par><par>
<line>
resp*nsabil*za*a* civilm*nte por danos de po*tagens ** tercei**s apó* decisão es*e*ífica pa*a
</line>
</par><par>
<line>
remoção e *escumpri*en*o. A
</line>
<line>
postur* da Supre*a Cor*e, *o *lterar o *egime
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
*espo*sabilidade objetiva das plat*formas, não r*pr*sen*a um* resposta * um vác*o
</line>
<line>
nor*ativo, mas sim uma tentativa de rees*r*ver a legisla*ão existente.
</line>
<line>
O pr*sente **tigo *nalisa essa ten*ão s*b a óti** do constituciona*ism* modern*,
</line>
<line>
*uestionand*: quais os ri*cos para a libe*d*de de expres*ão d*c**rentes d* imposição judici*l
</line>
<line>
de um regi*e de a*to*reg*lação ou cens*ra p**via *elas plataform*s?
</line>
<line>
O Marc* Civi* da Int*r**t (Lei 12.965/2014) não representa uma lacuna r*gulatóri*,
</line>
</par><par>
<line>
mas uma o*ção l*gislativ* c*nsc*ente sobr* como eq*il*brar **ber*ade de expre*são
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*es**nsabi*i*ade no amb*en*e digital. Após amplo debate democrático, o Con**e*so Nacion*l
</line>
<line>
*onsa*rou três pilares fu*damentais: ne*tral*d*de d* *e*e, proteção da pr**ac*dade e lib**d*de
</line>
</par><par>
<line>
*e *xpressã*. Qua*t* à re*pons*bilidad* dos
</line>
<line>
pr*vedores, o legislador *ez uma escolha *lara
</line>
</par><par>
<line>
no a*t. 19:
</line>
</par><par>
<line>
Art. 19. Com * intuito d* assegur*r a libe**ade de expressã* e im*edir a cens*ra, o
</line>
<line>
provedor de a*licações de *ntern** somente poderá ser responsabilizado civilmente
</line>
</par><par>
<line>
por d**os de*orr*nte* de conteúdo gerado por terce*ros se, *pós
</line>
<line>
ordem judicial
</line>
</par><par>
</page><line>
específica, não t*mar *s p*ovi*ênc*as para, n* âmbito e nos limi**s téc***os do se*
</line>
<line>
serviço e den**o d* prazo assin*lado, tornar *ndisponível o c*nteúdo apontad* como
</line>
<line>
infri*gent*, ressalvadas a* disposiç*es l*gais em cont*ário.
</line>
<line>
Essa n*rma estabelece *m regime *e re*ponsabilidade cond*cionad* à n**if*cação
</line>
<line>
j*di*ial e posteri*r in*rcia, rechaçando ex**icitamente o modelo *e n*tice and take down
</line>
<line>
(perce*ção e d*rrubada) *ri*ado e a respons*bi*ização objetiva dos intermediá*ios. Ta*
</line>
<line>
esc*l*a foi **ndame*t*da *a preocupaç** de que as plataformas, *em*ndo responsabilizaç*o,
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 22, *. *, a*t. *, p. 109-131, a**. 2025 w*w4.Unifsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. Machado, D. *. Mato*
</line>
<line>
70
</line>
</par><par>
<line>
passassem a censurar preventivamente conteúdos le*ít*mos, g*rando * q*e a doutr*na *hama
</line>
<line>
de chilling e*fect (ef**to inibidor) sobr* a *iberd*de de express*o.
</line>
<line>
A tramita*ão leg*slativa *o Marco Civil evid*nci* q*e n*o se trata de *m*ssão ou
</line>
<line>
"s*lêncio", mas de uma opçã* consciente pelo modelo *ud*cia* de *emoção de c*nteúdo.
</line>
<line>
No *E 1.03*.396, discute-se a const*tuc*onalidade do art. 19 *o M*rco Civil, *en*o
</line>
<line>
como pano de fundo um pedi*o de re*oção de conteúdo considerado ofen*ivo no Faceboo*.
</line>
</par><par>
<line>
A *on*rovérsia centra-*e
</line>
<line>
n* exigênci* de *rdem judicial *révi* *a** responsabilização civil
</line>
</par><par>
<line>
d*s plataformas. O *ribunal entendeu pela declara*ão *e incons*itucionalidade desse
</line>
<line>
disposit*vo, prop*ndo *m regim* *e re*ponsabi*i*ação ma*s r*gor*so, conform* dispos*t*vo *o
</line>
<line>
vo*o do Relator, o Min*stro Dias Toffo*i:
</line>
<line>
Como regra geral, o proved*r *e ap*icaçõe* de i*tern*t será re*ponsabi*i*ado
</line>
</par><par>
<line>
civilmente, nos
</line>
<line>
termos do art.
</line>
<line>
*1 d* M*I, pe*os danos decorr*ntes de
</line>
<line>
conte*do*
</line>
</par><par>
<line>
g*ra*os p*r te**ei*os, inclus*ve n* hipótese de danos à *ntimidade, à vida privad*, *
</line>
<line>
honra e à i*agem, quando, no*ifi***o pelo of*nd*do ou seu represent*nte leg*l,
</line>
<line>
preferen*ial*ent* pe*os cana*s de a*endimento, deixar *e promover, em prazo
</line>
<line>
r*zoável, *s prov*dências cabíveis, res*alvadas as disposições da le*islação e*eitoral
</line>
<line>
e os atos n*rmativos exp*did*s pe*o TS*;
</line>
</par><par>
<line>
Paralelam**te, no RE 1.057.25*, o Supremo Tribunal Fede*al analiso* *amb*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
respo*sabilidad* do* proved*res de p*squisa por conteúdo* exibidos nos re*ultad*s ** bu*ca.
</line>
</par><par>
<line>
A *iscu**ão suscita o cham*do "d**eito ao
</line>
<line>
esquecimento",
</line>
<line>
abordando a pos*ibilidade de
</line>
</par><par>
<line>
filtr*gem pelas pl*taformas d* informações *o*encialme*te le**vas à h*n*a dos i*divíduos.
</line>
<line>
Nesse caso, o Re*a*o*, ***istr* Luiz Fux, propôs a se*uinte t*se *inculante:
</line>
</par><par>
<line>
1. A dispo*ição *o *rt.
</line>
<line>
19 do Marco Civil da Int*rn*t (Lei Fed*ra* *º
</line>
</par><par>
<line>
12.*65/2014) não exclui a poss*bili*a*e de responsabilizaç*o civi* de
</line>
</par><par>
<line>
pr*vedores de a*l*ca**es de *nte*net
</line>
<line>
por conteúdos gerados por terceir*s nos
</line>
</par><par>
<line>
*asos em que, te*do ciê*cia inequívoc* *o c*metimento de a*os ilícitos, sej*
</line>
<line>
porquanto evidente, seja po*que d**idamente informados por qua*q*er m*io
</line>
<line>
idô*eo, não procederem à remo*ão imedia*a do conteúdo.
</line>
</par><par>
<line>
2. Cons**era-se evid*ntemente ilícito (item
</line>
<line>
1) o conteúdo ge*ado por terceiro
</line>
</par><par>
<line>
que veicu*e discurso de ódio, racis*o, pedofilia, incitação * violê*cia, apologia
</line>
</par><par>
<line>
* a*o***ão v*ole*ta do Est*do Democrático de Direito apologia ao Golpe de e
</line>
<line>
E*ta*o. Nessas hipóteses esp*cí*icas, há para as empresas prov**oras um ****r
</line>
</par><par>
<line>
*e moni*o*ame*to ativo,
</line>
<line>
com v**tas à pres*rvação *ficien*e d* Estado
</line>
</par><par>
<line>
Democr*tico de Direito.
</line>
</par><par>
<line>
3. Nos cas*s de po*ta*ens ofensivas à h*nra, à ima*e* e à pri*acidade de
</line>
<line>
part*culares, a ciência inequívoca da ilic*tude *or pa*te das *mpr*sas provedo*as,
</line>
</par><par>
<line>
neces*ár*a à responsabilizaç*o civil, dependerá de sua
</line>
<line>
p*évi* * fundamenta*a
</line>
</par><par>
<line>
no*ific*çã*
</line>
<line>
p*l*s in*e*essados, que p*derá ser real**ada po*
</line>
<line>
qua**uer meio
</line>
</par><par>
</page><line>
idô*eo, cabend* às plataformas *igitai* o deve* de disponibilizar meios
</line>
<line>
el*t**nicos efi*iente*, funcion*is e s*g*losos para o recebimento de d*nú***as e
</line>
<line>
reclamações de s*us usuários que se si*t*m lesado*.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresi*a, *. *2, n. *, art. 4, p. 10*-131, ago. *025 www4.Unif*anet.***.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Liberdade de Exp*essão e R*gulação das Red*s Soci*i* *o Brasil: O Ativis*o Judi*i*l do Supremo Tri*unal
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
*. É presumi*o, de modo absoluto, * efetivo conhecimento da il*citude do
</line>
<line>
conteúdo produzi*o por terceiros *or part* da empr*sa p*ovedora de apl*caçõ*s
</line>
<line>
*e intern*t, nos casos de postage*s *nerosa*ente *mp*lsionadas.
</line>
<line>
A revi*ão judicial do regi*e de re*ponsabi*id*de estabelecido no Mar*o Civil
</line>
<line>
a*rese*t* sérios r*scos à *ibe*dade de expressão no am*i*nt* digital. A* impo* às pla*aformas
</line>
</par><par>
<line>
o dever de autorr*gu*ação e remoç*o *reve*tiva de *on*eúd*s, sob ameaça
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
resp*nsabilização obj*tiva, o Judiciá*io estaria incen*ivando a censu*a *rivada, sendo es*e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ponto cen*ral *a contrové*sia d* *ulgamento pelo Supremo T*ibunal Fed*ral.
</line>
</par><par>
<line>
As
</line>
<line>
**ataf*rmas, por preca*ção e temor de s*nções, tendem
</line>
<line>
a adotar critérios
</line>
</par><par>
<line>
e*cessivamente r*stritivos, removendo conteúdos legítimos em **sos **vidosos - o chamado
</line>
<line>
over*lo**ing (b*oqueio excessivo). Essa dinâmica é precisamente o que o art. 19 do Marco
</line>
<line>
*iv*l *usc*u evitar ao exi*i* ordem jud*cia* específica para remoção.
</line>
<line>
2 REFERE*CIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 Fundamentos T*órico* p*r* a Liberdad* de *xpressão e Autocon*enção Judic**l
</line>
</par><par>
<line>
A liber*a*e de
</line>
<line>
expres*ão po**ui
</line>
<line>
natureza
</line>
<line>
de
</line>
<line>
direi*o *undamental da democraci*
</line>
</par><par>
<line>
bra*ileira com previsão expre*sa na *onstit*ição Fe*eral de 1988, que a elevou à categoria de
</line>
</par><par>
<line>
direito inviolável. O artigo 5º, *nciso IV, estabelec*
</line>
<line>
como "li*re * manif*s**çã*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
p*nsamento, sendo vedado o anonimat*", enqu*nto inciso *X as*eg*r* "a expressão o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
atividade in*ele*t*al, *rtís**ca, *ientífica e d* comu**cação, i*depende*te*ente d* censura ou
</line>
</par><par>
<line>
licença". Ess*s
</line>
<line>
**sposições const*tuc*onais refl*tem
</line>
<line>
um
</line>
<line>
compromisso histó*ic* co* o
</line>
</par><par>
<line>
pluralismo de ideias, *nraizado *a superaçã* do autoritarismo e na reconstr*ção d*mocrá*ica.
</line>
</par><par>
<line>
* direito à lib**dade de e*pre*são não serve à *roteção de opin*ões majoritá*ias
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
c*nvencio**is, mas pri*cipalmente para voz*s dis*id*n*es, re*on*ecendo que a diver*ência é
</line>
<line>
** pila* inafas**vel da vida demo*rá*ica. * li*re ci*cul*ção *e ideias r*pre*enta exatamen*e o
</line>
<line>
d*reito do cidad*o d* falar o que outr*s não quer*m ouvir - é aí qu* r*side a necessi*ade da
</line>
</par><par>
<line>
tutela do Est*do
</line>
<line>
par* garantir a prot*ção a direito tão bás**o; do con*rári*, *equer have*ia
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
n*ces*idade *e proteção.
</line>
<line>
*s vo*os p*oferidos pelos Mini*t*os, n*s te**os do* tr*cho* colaciona*os
</line>
<line>
a*terio**ente, t*m reforçado * ideia *a pro*e**o ao indivíduo, em ***trap*nto à libe**ade de
</line>
</par><par>
<line>
expr*ssão, que, no entendi*ento d* Co*t*, não
</line>
<line>
enc*n**a
</line>
<line>
garanti* absoluta *o ordename*to
</line>
</par><par>
<line>
jurídico pátrio.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina *I, v. 22, n. 8, ar*. *, p. 109-1*1, a*o. 2025
</line>
<line>
www4.Unifsan*t.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Machad*, D. D. *atos
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
Por vezes a* ideias podem ter n**ões pessoais de ver*ade, ou se*a, trat*ndo-se de
</line>
</par><par>
<line>
q*estões
</line>
<line>
subjeti*as, que cada ser h**ano carrega no *eu âm*g*. *cas* s* t**tem
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
in***dades, ou para uti*izar o jargão das fake ne** (notícias falsa*) não há outra f*rma de se
</line>
<line>
c*egar a u*a ideia "melh*r", senão justamente pela p*ssibilidade ** ampla discussão. O
</line>
<line>
amad*recimento e a discussão s*udá**l são se*pre melhores do que a *ensura prévia, como
</line>
<line>
defi*ido pelo Tribun*l no *mbito d* julgamento do a*t. ** do Marco Civ*l da Internet.
</line>
</par><par>
<line>
Não se tr*ta, contudo, da primeira oportunidade em
</line>
<line>
que o Supr*m* Tribunal Feder*l
</line>
</par><par>
<line>
se põe a trat** d* li*erda** de expressão. Entre
</line>
<line>
20*2 e *003, a Corte julgou process* que
</line>
</par><par>
<line>
g*nhou notori*dade no *a*s relativo à publicação de liv*os *om teor racis*a: o *u*gamento d*
</line>
<line>
"Caso Ellwang**", como a**i* ficou conhec*do à época, o Habeas Corpus *.º *2.42*-2 do
</line>
<line>
Ri* *rande do Sul.
</line>
<line>
No processo, o pacie*te S*egfri*d Ell*anger **r* condenado e respectivamente preso
</line>
<line>
pe*a *rática do *rime d* r*cismo. A C*r*e observo* que, embora o* judeus nã* se tratem *e
</line>
<line>
uma raça sob sua acep*ão c****ífica, "A d*visão dos ser*s hu*an*s em raça resulta de um
</line>
<line>
*roces** de conteúdo meramente polít*co-social", de forma a autor**ar a apl*cação d* *r*m*
</line>
</par><par>
<line>
de racismo pr*visto na *ei n.º 7.*1*/89,
</line>
<line>
*n*lusive a* *láusulas de ina*ia*çabilid*de
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
imprescritibilidade.
</line>
</par><par>
<line>
Em*ora * livro *e*ha *onteúdo detestá*e*, a vedação à *ivre circula**o de ide*as vai de
</line>
</par><par>
<line>
***ontro
</line>
<line>
ao que d*t**min* * Car*a Magna. Nesse con*ex*o,
</line>
<line>
merece des*aque o voto do
</line>
</par><par>
<line>
M*nistro Marco Aurelio Mell*:
</line>
</par><par>
<line>
*ode-se c*n*lui* qu* os direitos fundamentais se *ocalizam na estrutura de susten*o *
</line>
</par><par>
<line>
de eficác*a
</line>
<line>
do princí*io democrátic*. Nesse conte**o, o específico d*reito
</line>
</par><par>
<line>
fundament*l d* libe*dade de expressão exerce um pa*e* de extrema relevância,
</line>
<line>
implantável, em *uas ma*s variadas fac*t**: direito de dis*ur*o, dire**o *e opinião,
</line>
<line>
*ireito d* imprensa, d*reito à **for*a*ão e à proibiç*o da *en*ura. É por meio desse
</line>
<line>
**reito que ocorre a *articipação dem*crática, a pos*ibilid*de *e as mais dif*rent*s e
</line>
<line>
inusitadas op*ni*es serem externadas de forma *berta, s*m o receio de, com isso,
</line>
<line>
contrariar-se a opinião d* pr*pr*o Estado do mesmo a opinião majoritária. E é a*sim
</line>
</par><par>
<line>
que se c*nstrói **a sociedade livre e plural, *om *iversas
</line>
<line>
corre*t*s
</line>
<line>
de i*ei*s,
</line>
</par><par>
<line>
ideolog*as, pens*mentos e opin*õ*s polític**. Na fe*iz e apropr*ada redaçã* u*iliza*a
</line>
<line>
pe*o Professor Cate*rático de D*reito Públi*o e H*stória Constitucional da
</line>
</par><par>
<line>
Universidade *e Fr*burgo, Ernst-Wolfgang Böckenförde,
</line>
<line>
utilizan*o-se
</line>
</par><par>
<line>
comun*c*ção, em qu* s* incluir * liberdade de *pinião, são "**nstitut*v*s do
</line>
<line>
p*incípio demo*rático por an*onomási*", já que promovem a autonomia *ndividual e
</line>
<line>
forma* o am*ie*te plural de partici*ação de*oc*át*ca".
</line>
<line>
*ortanto, no julgamento do "Cas* E*lw*nger", con*rontado o direito fund*men*al d*
</line>
<line>
l*berdade de ex*re*são em fa*e à proi**ção do ra*i*mo, o Supremo *ribunal Federal ente**eu
</line>
<line>
pela prev*lência do segu*do; nov*men*e quando a liberdade de exp*e*são fo*a co*ocada em
</line>
</par><par>
<line>
xeque, *ess* vez em relaçã* a um di**ito *e "***erne* seg*r*", o dir*ito liberdade à
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *eresina, v. 22, n. 8, art. 4, p. 109-131, ago. 2025 www4.Uni*sane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Libe*dade de *xpress*o e R*gu*ação das Redes Socia*s no Br*sil: O Ativismo Judicial do Supremo Trib*nal
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
expressão é rebaixado a u*a sub**tegoria. O que se observa é que no *onfronto com outros
</line>
</par><par>
<line>
direitos fundamentais, existe *ma tendência
</line>
<line>
à
</line>
<line>
*lexib*liz*ção d* *ib*rda** de expre*são pela
</line>
</par><par>
<line>
C*rte
</line>
<line>
Constitucional, inclusive mesmo com a mudança substa*cial dos memb**s, o qu*
</line>
</par><par>
<line>
demonstra uma *orte tendência nesse sentido.
</line>
</par><par>
<line>
A te*ria de **nald Dwork*n sob*e a lib**dade *e expressão se
</line>
<line>
dest*ca por defend*r
</line>
</par><par>
<line>
um a
</line>
<line>
proteção robusta e
</line>
<line>
quase ***oluta desse **reito fundamental, reconh*c*ndo-o c*mo
</line>
</par><par>
<line>
condi*ão *ndispensável para a dig*idade humana e para a legitimidad* democrát*ca. Dw**kin
</line>
<line>
sustenta qu* a liberdade de expressão deve se* ampla, admi*indo restrições ap*nas em
</line>
<line>
situaçõe* ex**pcionais, como *uando houver risco cl*ro e co*cret* de dan* grave a terceiros.
</line>
</par><par>
<line>
Ele af*r*a que "sem dúvida,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
gove*no pode discriminar e impedir *ue *lguém
</line>
<line>
exerç* seu
</line>
</par><par>
<line>
dir*ito de falar
</line>
<line>
quando h*uv** um risco c*ar* concreto d* que se* discurso irá causar e
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
gr*n*e d*no à pe*so*
</line>
<line>
ou à proprie*ade alheia, e quand* *ão h*u*er outras m*nei*as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
impedi* que isso aconteça, com* no c*so do homem qu* grito* \F*go!\ em um teatro"
</line>
<line>
(DWORKI*, 201*, p. 312).
</line>
</par><par>
<line>
Fora dessas hipóteses ex*rema*, qu*lquer in*ervenção
</line>
<line>
es*atal é conside*ad* ile*ítima,
</line>
</par><par>
<line>
pois "* re*t*ição * liberdade de expressão é mai* da*osa *os di*e*tos ind*viduais que *s
</line>
<line>
eventua*s excess*s/*anos causa**s por sua extra*olação" (DWORKIN, 201*). Para Dwork*n,
</line>
<line>
a l**erdade de expressão ocup* posição ** destaque *o*qu* proteg* a *gua*dade dos cidadã*s
</line>
<line>
no debate público e garante que todos *enh*m "voz igual no processo *** pro*uz es*as leis.
</line>
<line>
Ainda qu* d*te*tem as suas convicções. [...] a liberdade de express*o *mpõe esse princípio e,
</line>
<line>
assim, *rotege a igu*ldad* dos *idadãos" (DWORKIN, 2011, p. 51*).
</line>
<line>
Ele en*ende *ue a demo*racia *ó se realiz* ple**ment* quando * E*ta*o *econh*ce qu*
</line>
</par><par>
<line>
"deve*os tratar a todos como s**s igua*s *a competição *rgument*tiva pelo po*er",
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
pode*do impedir que opiniões mi*oritár*as o* impopul*res se*am *anifesta*as. Assim,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
liber*ade de expressão, para *work*n, é
</line>
<line>
um di*eito forte, que f*nciona como trunfo contr*-
</line>
</par><par>
<line>
argume**os
</line>
<line>
ut*lit*ristas e só
</line>
<line>
pode s** restringido diante de ameaça r*al e gr*v* a outros
</line>
</par><par>
<line>
direitos funda**ntais nunca p*r mera conveniência política ou desconfor*o social.
</line>
<line>
Al**ander Bickel, e* su* *bra seminal "The L*ast Dangerous *r*nc*" (19**),
</line>
</par><par>
<line>
de*envo*veu * con*eito
</line>
<line>
da "*ific**dade cont*a*aj*ritária" que em*rg* qua*do tribunais
</line>
<line>
*ão
</line>
</par><par>
<line>
eleitos invalidam dec*sões tomada* por re*resentante* e*colhid*s democraticamen*e. *ara
</line>
<line>
Bickel, o control* j*dicial *e constit*cionalid*de só ** leg*ti*a qu*n** exercido com extr*ma
</line>
<line>
cautela, respei*ando as escol*as legi*lativas se**re que possível.
</line>
<line>
Bickel enf*tiza * impo*tânci* das "v*rtudes passivas" do *u*iciário - a cap**idade de
</line>
</par><par>
<line>
nã* de*idir, de exerc*r au*o*ont**ção qu*ndo a intervenção judicial pude* desestabili*ar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, *eresina PI, v. 22, n. *, art. *, *. 10*-131, ago. 2025 www4.Unifsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Macha*o, D. D. Matos
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
equ**íbrio *emocrático. *le *rgumenta que "a *unçã* contra*ajoritária da Co*te *uprema
</line>
<line>
deve se* exer**da c*m extrem* parcimôn*a, poi* *la i*terfere direta*ente na vontad* *opular"
</line>
<line>
(BIC*EL, 1986, p. 16).
</line>
</par><par>
<line>
No contexto
</line>
<line>
brasil*iro, qu*nd* o Sup*emo Tribun*l Fe*eral busca r*interpreta*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Marco Civil para *mpor um r*gime d* re**onsabilidade nã* pr**isto *elo legislado*, *stá
</line>
<line>
exercend* precisamente o tipo d* ativi*mo que Bi*kel critica*a: a substi*uição de u*a escolha
</line>
<line>
le*isla*iv* por p*eferên*ias **dic*a*s.
</line>
<line>
B*ckel tamb*m de*envolve o con*eito de "colóquio constitucional" - a ideia *e que *
</line>
</par><par>
<line>
definição do significado da C*nst***ição
</line>
<line>
deve res*ltar de um diálogo entre os poderes e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade, não de impos*ções unilat*rais *o Jud*c*ár*o. Quando magis*rados subs*ituem
</line>
<line>
**colha* legis*ativ*s claramente expressas, es*e col*quio é in**rrompido em favor de u*
</line>
<line>
monó*ogo judici*l.
</line>
<line>
A *radição constitucio*al britânica, *lab*rada *or A.V. Dicey em seu "I*t*oduction to
</line>
<line>
the Study *f the *aw of the Con*titution" (189*), *ferece importantes liçõe* *obr* deferênci*
</line>
<line>
jud*cial às e*colhas leg*slativas. Dice* d*fendia * pr*ncípio da sobe*ani* pa*l*me*tar, segund*
</line>
<line>
o qual o Pa*la*ent* possu* au*o*idade suprema para criar, modificar o* re**gar *u*lquer lei,
</line>
<line>
sem que *s tribuna*s possa* questionar sua validade.
</line>
<line>
Embora o sistema co*stitucional brasi*eiro adote o contr*le de const*t*cio*a*idade,
</line>
</par><par>
<line>
diferind* *o mo*el*
</line>
<line>
bri*ânico clássi*o, a p*rspect**a de Dic** é
</line>
<line>
*aliosa ao recordar que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
legitimidade democrática d** escolhas l*gisl*tivas m*rece especial *eferênci*. Pa*a Di**y, o
</line>
</par><par>
<line>
r ul e o* l aw
</line>
<line>
(impé**o da lei) significa não apenas *ue todos estão suj*itos à lei, mas também
</line>
</par><par>
<line>
*ue a *e* deve ser *plicada como estabelecida pe**s *epres*ntan**s eleitos, *ão re*scrita pelos
</line>
<line>
ma***tr*dos.
</line>
</par><par>
<line>
Com* ob*ervou *icey:
</line>
<line>
"A soberan*a par**mentar s*gnifica preci*ame**e qu*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*arl*mento tem o direito de fazer ou des*aze* qu*lq*er lei; e, **e**i*, que nenhuma pess*a
</line>
<line>
ou corpo é recon*e***o *e*a lei da *nglate*ra como tendo o dire*to de anular o* de*considerar
</line>
<line>
a legislação do Parl*mento" (DICEY, 1897, p. 38).
</line>
</par><par>
<line>
*o
</line>
<line>
contexto
</line>
<line>
da re*u*aç*o das redes so*iais, quando o Supr*mo Tribunal *edera*
</line>
</par><par>
<line>
sinaliza * *ossibilidade *e *eint*rpr*tar o art. 19 ** M*rco Civil pa*a impor res*ons*b*li*ade
</line>
<line>
objet**a às pla*aformas, *st* efetivament* descons*der*ndo *ma escol*a legislativa expressa,
</line>
<line>
e* confronto *om o princípi* da *eferên*ia parlamenta* defen*ido po* Di*ey.
</line>
</par><par>
<line>
*ntoni* Scalia, e* "* Matter o* Interpreta*ion" (1997),
</line>
<line>
defende uma abo*da*em
</line>
</par><par>
<line>
inter*retat*va bas*ada *o textual*smo *
</line>
<line>
no origina*ism*, que p*i*riz* o **nt*do li*e**l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
o*iginal do **xt* legal, restringindo * d*scricio**rieda*e judi**al. Para Scalia, os juí*es não
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, *. 22, n. 8, art. 4, p. 109-1*1, ag*. *025 www4.Unifsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Li*er**de de Expressão * Regul*ção das R*des Sociais *o Brasil: O Ativismo Judic**l *o Supremo *ribunal
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
de*em buscar inte*ções l*gislativas abstrat*s ou ada*t*r a l*i a novas circunstância* soc*ais -
</line>
<line>
e*sa funçã* cabe *xcl*siva*ente ao Poder Leg*slativo.
</line>
<line>
Scali* argu*enta que "de to*a* as c*íticas feita* à d*mocracia ameri*ana, a m**s
</line>
<line>
**sensata é aquela qu* condena o sistema *orqu* muit*s vezes resulta em impa*se: O i*passe
</line>
</par><par>
<line>
não é
</line>
<line>
necessaria*ente ruim; na verd*d*, é muitas ve*es d*sejáv*l" (Sc*lia,
</line>
<line>
1997, *.
</line>
<line>
13). A
</line>
</par><par>
<line>
dific*ldade de aprovar n*vas leis ou modificar
</line>
<line>
as *xist*ntes não é um defe*to do sistema
</line>
</par><par>
<line>
democr*tico, mas uma *a*acterí*tica *elibera*a que e*ita mudanças *recipi*adas e pr*serva a
</line>
<line>
estabilid*de so*ial.
</line>
<line>
Ap*icando esse raci*cínio à questã* *a regulação das re*es sociais, percebe-se q*e a
</line>
</par><par>
<line>
op*ão l*gislativa pelo art. 19 do Marco Civil foi uma escolha
</line>
<line>
consciente ap*s amplo *ebate
</line>
</par><par>
<line>
de*o*rático. A frustração de a*gu*s setor*s com es*a esco*h* não jus**fica que o Jud*ciário a
</line>
<line>
s*b*titua po* outra, mesmo di*nte de novos desafios t**no*óg*cos. Como afirm**ia Scalia,
</line>
<line>
cabe *os legi*lad*res, não *os juízes, atualizar a lei *uan*o nec*s*ário.
</line>
<line>
* t*xt*alismo de Scali* ressalta ainda que "o Esta** de *ireito é f*ndame*tal*ente
</line>
<line>
um sistem* de reg*as escr*tas, *ão de *rincípios a*st*atos suje*to* à interp*etação s*bjeti*a de
</line>
<line>
*uízes" (SCALI*, 199*, p. 25). Q*a*do o Supremo Tribunal Federal r*interpreta um texto
</line>
</par><par>
<line>
l*gal *laro,
</line>
<line>
como o art. *9 do Marco Civil, para impor *m r*gime de responsabili*ade
</line>
</par><par>
<line>
diferente do ex*ressamente estab*l*cido, está vio*an*o essa premis*a f*ndamental.
</line>
<line>
Ve*n*n B*gda*o*, *m "T*e New Br*tish *onstitution" (2009), analisa a tr*ns*ormação
</line>
<line>
d* co*stitucionalismo b***â**co ap*s *eforma* qu* limit*ram a *oberania par**me*ta*
</line>
<line>
*ra*icional, como * ades*o à *nião E*ropeia e a aprovação *o Human Ri*hts Act. Mesmo
</line>
</par><par>
<line>
n*sse contexto de fo*talecim*nto *o
</line>
<line>
Ju*iciário, Bogdanor alerta que a legitim*dade das
</line>
</par><par>
<line>
decisões judiciais dep*nde c*u*ialmente da *utocon*enção * do re*peito às fr**teiras
</line>
<line>
instituciona*s.
</line>
<line>
Bogdanor obs*rva que "m*smo num sistema con*titucional com controle jud*cial,
</line>
<line>
exi*t* u*a delicada *ivi*ão de *arefas, na qu*l os tribu*a*s devem respeitar * espaço própr*o
</line>
<line>
de de*iberação polít*ca res*rv*d* ao *arl**e**o" (BOGDANOR, 2009, *. 174). Essa divisã* é
</line>
</par><par>
<line>
espec*almente *m**rtante em áreas de grande *omplexidade
</line>
<line>
técnica e s*nsibi*id*de política,
</line>
</par><par>
<line>
como a regulação da internet.
</line>
</par><par>
<line>
No contexto bras*l*iro, a alte*açã* jud*cial d* r*gi*e de res*onsabilidade das
</line>
<line>
plata*orm*s dig**ais repres*nta u*a us*rpa*ão do espaço de*iberativo que cons*i*ucionalmente
</line>
</par><par>
<line>
pertence ao C*ngresso Nac*onal. Com*
</line>
<line>
a**rta Bo*dano*, quando tribunais e*trap**am seus
</line>
</par><par>
<line>
l***tes institu*ion*is, comprome*em não apenas a sepa*ação de poderes, mas
</line>
<line>
sua pr*pria
</line>
</par><par>
<line>
legitimidade *o* olhos dos cidadãos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 22, *. 8, art. *, p. 10*-131, ago. *025
</line>
<line>
www4.Unifsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Machad*, *. D. *a*o*
</line>
<line>
76
</line>
</par><par>
<line>
Bogdanor *nfat*** aind* que "o con*tituci*nalis*o mod*rno d*v* bus*ar u*
</line>
</par><par>
<line>
equilíbrio entre proteção de dire**os fundamentais e deferê**ia
</line>
<line>
às decisões majoritárias,
</line>
</par><par>
<line>
reconhecendo que
</line>
<line>
em democrac*a* mad*ras os parlamentos também são *uardiões de
</line>
</par><par>
<line>
*irei*os" (BOG*AN**, 2009, p. 2*1). No caso *ras*lei*o, o Marco Ci*il *epresenta
</line>
<line>
pre**samente uma esc*lha legislativa que buscou equi*ibrar lib*rdade de expressão e pr*teçã*
</line>
<line>
c***ra abusos, merecend* deferên*ia judic*al.
</line>
<line>
A revis*o j*dicial d* regi*e de responsabi*idade estabelecido no M*rco Ci*il
</line>
</par><par>
<line>
apre*en*a r*scos s*gnif*cativ*s tanto para a lib*rdade de ex*r*ssão quanto para pr**rio o
</line>
<line>
equilíbrio constitucional. Ao i**or à* plataform*s d* *nternet o dev*r de mon**orar e filtrar
</line>
<line>
preventiva*e**e conteúd*s, sob pena *e responsa*i*ização objetiva, o Judiciário estaria
</line>
<line>
*ncentivando a censura pr*vada. *s plataf***as, po* precaução e medo de sanções, t*nderi*m
</line>
</par><par>
<line>
a remover mais conteúdo do que o est*itamente
</line>
<line>
necessário,
</line>
<line>
*riando u*
</line>
<line>
*mbiente digital
</line>
</par><par>
<line>
exc*ssivament* co*trolado.
</line>
</par><par>
<line>
Passando a ser responsabiliz*d** por cont*údo de t*r**iro* usuários d*s pla*aformas,
</line>
</par><par>
<line>
os intermediários d*gitais
</line>
<line>
p*de* *ir * se tor*ar censores por procuração d* Estado, mui**s
</line>
</par><par>
<line>
v*zes remo*endo conteúdo *egíti*o
</line>
<line>
p*ra
</line>
<line>
evitar * r*sco
</line>
<line>
de lit*g*o*. Essa dinâm*ca prejudica
</line>
</par><par>
<line>
especial**nte *ozes
</line>
<line>
dissonantes e grup*s m*rginaliza**s, *ue d**e*dem d*s pl*tafor*a*
</line>
</par><par>
<line>
digitais para partici*ar do debat* púb*i*o.
</line>
<line>
A revisã* judi*ial de uma le* clara com* o Marco Civi* ge*aria grave insegurança
</line>
</par><par>
<line>
jur*dica par*
</line>
<line>
*odos os atores *o *cossistema
</line>
<line>
digital br*sileiro. **ataformas, usuá*ios
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
investidores perderiam a est*bilidade *ormat**a
</line>
<line>
necess*ria par* toma* d**isões de longo
</line>
</par><par>
<line>
pr*zo, af*tan*o a i*ovação e o de*e*v*lvimento do setor.
</line>
<line>
A*ém dis**, a *ubstituição do critério objetivo (ordem judicial) p*r critério* sub*etivos
</line>
</par><par>
<line>
de respo*s*bil**aç*o
</line>
<line>
*ornar*a imprevisível a atuação d*s provedores, que não teriam
</line>
</par><par>
<line>
par*metro* claros so*r* *u*is *o*t*údos deveriam ser remov**os
</line>
<line>
p*event*vamente.
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
delegar à* plataf*rmas p*ivadas a defin*ção do que constitui "cont*údo evid*nteme*te ilícito",
</line>
</par><par>
<line>
a Corte *ransfere par* atore* p*ivado* uma ***ção tipicamen*e
</line>
<line>
estatal, pe*mitindo qu*
</line>
</par><par>
<line>
empresas passem a ex*rcer, na p*ática, um *oder de censura pr*via que historicamente *oi
</line>
<line>
c*mbatido pelo *onst*tucional*sm* li*er*l.
</line>
<line>
Essa transferência de pod*r regul*tório viol* o princí*io da indele*abilidade d* função
</line>
</par><par>
<line>
jurisdicional * compromete as g*rant*as process*ais
</line>
<line>
inerente* à rest*ição *e
</line>
<line>
direitos
</line>
</par><par>
<line>
**ndame*tais,
</line>
<line>
crian*o um sist*ma ** qual de*isões so*re a licit*de de manifesta**es do
</line>
</par><par>
</page><line>
pensamento são **madas por algoritmos e moderado*es pr*vados, s*m o devid* proces*o l**al
</line>
<line>
que *aracteriza a* r*st*iç**s estatais à liberdad* de *xpressã*.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 2*, n. 8, art. 4, p. 1*9-131, ago. 2025 www4.Unifsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Liberda** de Expressão e Reg*la*ão das Rede* Sociais *o Brasi*: O Ati*ismo Judicial d* Sup**mo Tr*bun*l
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
Do po**o de vista institucio**l, a revisão judicial do *arco Civi* repr**enta*ia um
</line>
</par><par>
<line>
gr**e de*equilíbrio na separação d* *oderes, com o Judi*iár*o nã* ape*as controlando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
constitucionalid*de da lei, ma* *fetivament* reesc**ve*do-* **gundo suas *róp*ias
</line>
<line>
preferências p*l*ticas. O processo jud**ial *ão of**ece a t*anspar*n*ia, a participação
</line>
<line>
democrát**a e a *luralidade de perspectivas neces**ri*s p*ra dec*sões *e*ul**órias de t*l
</line>
<line>
m*gni*ude e c*mp*exidade.
</line>
</par><par>
<line>
E*q*anto o *arco *ivil resultou ** extenso d*bate públi*o com parti*ipação
</line>
<line>
efeti*a
</line>
</par><par>
<line>
da soc*edade civil, do *et*r pr*vado, da academia e de or*anizações i**ernacionais, a ***isão
</line>
<line>
judicial ocor*e em âmbi*o necessariam**te restri*o, *e* a *mplitu*e *e vozes * i*teres*es qu*
</line>
<line>
deve caracteriza* dec**ões de *olítica públ*ca em sociedades democrática*.
</line>
<line>
O reconhecimento dessa* li*itações institucio*ais impl**a adm**ir que determ*nadas
</line>
</par><par>
<line>
que*tõe* são mai*
</line>
<line>
adequadamen*e re*olvi**s *través d* out*os pr*cessos decisó*ios,
</line>
</par><par>
<line>
especificamente o proce*so l*gisl*tivo, qu* permite anális* técnica a*rofun*ada, realiz*ção de
</line>
</par><par>
<line>
audi**ci*s *úbli*as
</line>
<line>
especi*l*zad*s e co*sideraç*o *quili*rad* dos múltiplos interes*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
valo*es em tensão.
</line>
</par><par>
<line>
A compl*xidade in*r*nseca da regulaç** dig*tal *ugere que e*ent*ais
</line>
<line>
aj*stes
</line>
</par><par>
<line>
normativos *everiam ocorrer via processo l*gislativo ordiná*io, preservando tanto a qualidade
</line>
<line>
técnica das dec*sões *uanto s*a legitimida*e d*mocrática. Esse pre*edent* seria
</line>
<line>
particularment* *robl*mático em uma de*ocracia ainda *m *onsoli*ação como a brasil*ira,
</line>
</par><par>
<line>
*ois sinalizaria q*e escol*as legislativas expressas podem s*r
</line>
<line>
descartada* **ando não
</line>
</par><par>
<line>
c*rre*ponderem às
</line>
<line>
*isões do tribunal
</line>
<line>
co*s**tucion*l, esva**ando o si*nificado
</line>
<line>
*o pro**sso
</line>
</par><par>
<line>
*emocráti*o.
</line>
</par><par>
<line>
3 **SULTADOS E DISCUSSÕE*
</line>
<line>
3 A Vi*tude da Autocontençã* Judicia* como Sa*vag*arda Democrática
</line>
<line>
A a**li*e dos fundamentos teóricos anteriores aponta para uma conclusã*
</line>
<line>
convergente: a *irtude da autocontenç*o judicial * especialmente *ece*sá*ia quando o P*der
</line>
</par><par>
<line>
Judiciário considera revisar escolhas le*islativas explícitas. Essa virtud* *anifesta-se
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**ver**s f*rmas.
</line>
</par><par>
<line>
Os *ribunais,
</line>
<line>
especi*lm*nte a* *or*es constit*cionais, **vem a*ota*
</line>
<line>
u*a *ost*ra
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
defe*ên*i* inter*retativa em relação às leis aprov*das pelo Par*amento, *resumindo
</line>
<line>
s *a
</line>
</par><par>
<line>
constit*cionalidade e buscando inte*pr*tações que as
</line>
<line>
p*ese*vem, *m *ez **
</line>
<line>
invalid*-la*. Na
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresin* PI, v. 22, n. 8, *rt. 4, p. 109-131, a*o. 2025
</line>
<line>
ww*4.Unifsa*e*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Machado, D. D. Ma*os
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
h**ótese do Ma*co Civi* da Internet, isso signific* r*c*nhecer *ue o regim* de
</line>
<line>
responsabilida** co*dicio*ad* à *rdem judicial re*re*enta u** esco*ha *egisla*iva válida,
</line>
<line>
a*nda **e possa haver disc*rdâncias qua*to à s*a ef**ácia.
</line>
<line>
A autoc*ntenção *u*ic*al impli*a r*c*nhecer *s limite* da capa*ida*e insti*ucional do
</line>
<line>
Judiciário para resol*er p*oblemas co*plex*s q*e *nvolve* q*es*ões t*cnica*, econômicas e
</line>
<line>
políticas. A regulação das redes sociais é para*i*mátic* nesse se*tido: envolv* conside*ações
</line>
<line>
sobre inovação tecnoló**ca, mode*os de ne*ócio, impac*** e*onômic*s e direitos
</line>
<line>
*undam*ntais que são m*is adequa*amente debatidas no p*ocesso le*i*lativo, com ampla
</line>
<line>
partici*ação da soc*edad* civil.
</line>
</par><par>
<line>
O temor de responsa*iliz*ção *iv*l conduz as plataformas a errar no sentido
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
supres**o, c*mprometendo aqu*lo que *workin ide*tific* c*mo o núcleo democrá*ico
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
liberda*e de e*pre*são: a proteção ** ide*as *mpo*ulare*, cont*ov*rsa* ou si*plesmente
</line>
<line>
divergent** do pensamento domina*te (cf. D*ORKI*, 2019, p. 320; T**O, 2021, p. 2*4).
</line>
</par><par>
<line>
Es*a **nâmi*a é especi*l*e**e prob*emát**a qu*ndo *onsideramos que
</line>
<line>
*s redes so*iais
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
*o*naram a *rin*ipal are*a *e debate púb**co contem*o*ân*o, fu*cionando como verdadeiras
</line>
<line>
p*a*as *ig*tais o*de se exe*ce a *idadania e se con*trói a op*nião púb*ica.
</line>
</par><par>
<line>
O reconhe*imen*o
</line>
<line>
d* limitações de to*as as espécies pel** juí*es e tribunais se faz
</line>
</par><par>
<line>
necess*ri*, *ob o r*sco de a atividade jurisd*cio**l eventualmente v*r a causar mais da*os do
</line>
</par><par>
<line>
que benef*cios à soci*dade. A*
</line>
<line>
busca* *mpor um re*ime de responsa*ili*ade objet*va
</line>
<line>
à*
</line>
</par><par>
<line>
*lat**ormas digitais,
</line>
<line>
o S*premo T*ibu*al Feder*l pode *e*encade** **nsequências
</line>
</par><par>
<line>
i*previst*s par* o *cossis**ma da i*ternet b*asileira.
</line>
<line>
A autocontenção judicial prese*va o esp*ço d* de**b*ração democrática *o *arlamento,
</line>
<line>
reconhecendo que o processo legislativo, com todas as suas i*perf*i*õ*s, repre**n*a a arena
</line>
</par><par>
<line>
*eg*ti*a *a*a o
</line>
<line>
embate e*tre diferentes visões sobre questões controver*idas. Co*o
</line>
</par><par>
<line>
*rgumenta
</line>
<line>
Jeremy Waldro* (2006,
</line>
<line>
p. 1369), "me*mo e* *o*iedades
</line>
<line>
co* for*e tradição
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**ntro*e *udicial,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
desaco**o *o*re di*eitos é melhor res*lvido *través de pro*edi*entos
</line>
</par><par>
<line>
le*islati*os que resp*itam o d*reito à p*rticipação política".
</line>
</par><par>
<line>
No
</line>
<line>
debat* sobr*
</line>
<line>
regulação da* r**es soc*ais, existem legí*imas divergê*cias sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
equilíbrio i*eal *ntre liberdade d* exp*es*ão e cont*ole de
</line>
<line>
conteúdo *ocivo. Cab*
</line>
</par><par>
<line>
pr*mar*amente ao *od*r L*gislativo, através do d*bat* públ*co e rep*e*entativo, estabelecer
</line>
<line>
ess* equilíb*io - *ão ao *u*iciário impor s*a própria *isão.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin*, v. 22, n. 8, art. 4, p. 109-131, a*o. 2025
</line>
<line>
www4.Uni*sanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*iberdade de Expr*ssão e R*gula*ão das Re*es *ocia*s no Brasil: O A***ismo Judici*l do Su*remo Tr*bunal
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
4 C*NSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
* anál*se de**nvolvida *este *rtigo demonstra que, con*rar*amente à n*r*ativa *e um
</line>
</par><par>
<line>
"*i*ên*io leg*slativo" sobre re*u*ação das redes soc*ais no *rasil, o que se observa é a
</line>
<line>
*m a
</line>
</par><par>
<line>
t*ntativa d* Poder *udiciá*io de supla*tar uma es*olha legi*lativa expre*sa no Marco Civil da
</line>
<line>
Interne*. Os julga*en*os no Supremo *ribunal Feder*l (RE 1037396 e RE 1057258)
</line>
</par><par>
<line>
representam não uma res*osta a
</line>
<line>
uma lacuna normativ*, mas uma revisão judicial *e um
</line>
</par><par>
<line>
modelo regulatório d*liberadament* a*otado pelo C*n**esso Nacional, em clar* despres*ígio
</line>
<line>
do direito f*n*ame**al da lib*rda*e de expr*ssão.
</line>
<line>
À luz dos funda*entos teóric*s d* Bic**l, Di*e*, S*a*** e Bogdanor, co**tata-s* q*e
</line>
</par><par>
<line>
essa postura *tivist*
</line>
<line>
do Su*remo Tribu*a* Fe**r*l é difíci* de reconc*l*a* com p*incí*io*
</line>
</par><par>
<line>
basil*res do c*nsti**cio*alismo democráti**: a *ef**ência às esc*lh*s le**sl**ivas, o respeito
</line>
<line>
*os limites in*t*tu*iona*s d* Jud*ciário e à prese*vaçã* do esp*ç* d*li*erativo do P*rlamento.
</line>
<line>
A virtude da autoco*ten*ão judicial mo*tra-s* particularmente necessária em *reas
</line>
</par><par>
<line>
c*mplexas *om*
</line>
<line>
a regulação da interne*, on*e
</line>
<line>
decisões precipit*das podem ger*r
</line>
</par><par>
<line>
consequências impre*istas p*r* a liberdade de
</line>
<line>
expre*são e o desenv*l*imen*o tecnológico.
</line>
</par><par>
<line>
*m vez de **escr*ve* o Marco Ci*il *or vi* j*ris*ru*encial, caberia
</line>
<line>
*o *up**mo Tribu**l
</line>
</par><par>
<line>
Fe**ral exercer su* função c*nt**majori*ária c*m prud*ncia, protegendo o núcleo essencial
</line>
<line>
dos direitos fundament*is *em u***par a f*nção legislativa.
</line>
</par><par>
<line>
R*F**ÊNCI*S
</line>
</par><par>
<line>
*R*SIL.
</line>
<line>
Sup*emo *ribunal *ederal. Habeas Corpus n. 82.*2*/R*. Vo*o-vista do M*nistro
</line>
</par><par>
<line>
Marco Aurélio. **lga*o *m: 17 s*t.
</line>
<line>
200*. Plenár*o. Disp*nível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
https://redir.stf.ju*.b*/pagina*orpu*/paginador.*sp?d*cID=*905*&docTP=AC. Aces*o e*: 26
</line>
<line>
j *n. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
BRA*IL.
</line>
<line>
Supr*mo
</line>
<line>
*ribunal
</line>
<line>
Feder*l.
</line>
<line>
Recurso
</line>
<line>
Extra*rdinário
</line>
<line>
n. 10**396.
</line>
<line>
Voto do
</line>
<line>
Re*ator:
</line>
</par><par>
<line>
Min. Dias Toffoli. Brasília, DF, 3 abr. 2024. Disponí**l em: https://noticias-stf-wp-pr*.s3.sa-
</line>
<line>
*as*-1.amazona*s.com/wp-content/*ploads/wpal*import/uploa*s/2025/06/11212444/RE-
</line>
<line>
1037396-*oto-DT.pd*. Aces*o em: 26 jun. 2025.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL.
</line>
<line>
S*premo
</line>
<line>
Tribuna*
</line>
<line>
*ederal.
</line>
<line>
Re*urs*
</line>
<line>
*xtraordin**io
</line>
<line>
n. 1057258.
</line>
<line>
Voto do
</line>
<line>
*elator:
</line>
</par><par>
<line>
Min. L*iz Fu*. Bras*lia, D*, 15 abr. 2024. Di*p*n*vel *m:
</line>
<line>
ht*ps://noticias-st*-wp-prd.*3.sa-
</line>
</par><par>
<line>
east-1.a*azonaws.com/w*-conten*/uploads/wpalli*port/u**oads/2025/06/11212526/RE-
</line>
<line>
10**25*-Voto-LF.*df. *cesso *m: 26 jun. 2025.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 22, n. 8, art. 4, p. 109-*31, a*o. 202*
</line>
<line>
www4.Un*fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. M*ch*d*, D. *. Matos
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
BALKIN, J. M. Free Speech in the *lgor*t*mic Soci*ty: Bi* Data, Private Govern*nce, and
</line>
<line>
*ew School Speech Regu*a*io*. *C Davis L*w Review, v. 51, p. *149-1210, 2018.
</line>
<line>
BIC**L, A. M. The Least Dang**o*s Branch: The Supreme Court at the Bar of *olitics. Ne*
</line>
<line>
Haven and Lond*n: Yale Universi*y P*ess, 1986.
</line>
<line>
BO*DANOR, V. T*e New B*itish Co*s**tut*on. Oxford: Hart Pub*ish*ng, 2009.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL. L** nº 12.965, de 23 de abril de 20*4. Es***elece *r*ncípios, garantias,
</line>
<line>
*ireit*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dev*res para o uso da Internet no Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ** abr. 2014.
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Como Referenciar este Art*go, confor*e A*NT:
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O Ativism* Judi**al do S*premo T*ibuna* Fede*a* no Julgam*nt* do Arti*o 19 do M*rco Civil da
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Contr*buição dos Autores
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R. A. Machado
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D. D. Matos
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1) *oncepção e p*a*e*ame*to.
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X
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X
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<line>
2) aná*ise e int**pretação dos dados.
</line>
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X
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X
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<line>
3) elabora*ão do rasc*nh* ou na revi*ão crítica do cont*úd*.
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X
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<line>
*
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4) p*rticipação *a a**o*ação da versão f*nal do man*scrito.
</line>
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X
</line>
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X
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</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. *2, *. 8, art. 4, p. 1**-131, *go. 2025
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*ww4.Un*fs*n**.com.b*/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)