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<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.Unifsanet.*om.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, T*r*s**a, v. 22, n. 11, art. 6, p. 101-*2*, no*. 2025 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2025.22.*1.6 </line>
<line> Questões de Gênero e Educação * D*stância: A *re*erênc** de Estudantes **iversitári*s por </line>
<line> essa Mo*alid*d* de Ensino </line>
<line> *ender Issues **d Dis*ance Lear*ing: *niver*i*y Stude*ts' Preference for th*s E*ucation </line>
<line> Modali** </line>
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<par>
<line> *éssica de *esus Rocha </line>
<line> Grad*ada em Ped*gogia pela U*iversidade Fede*al *e Mato Grosso do *ul Campus *e N*viraí </line>
<line> E-m**l: jhesy*oc*a@hotmail.co* </line>
<line> J**iane Per*s Gonçalves </line>
<line> Dout*r* em Educaç*o pela Ponti*ícia Universidad* Cat*lica do Rio Gr*nde *o S*l </line>
<line> Pro*essora ti*ul*r *a Univers*dad* Federal de Mat* Grosso do Sul </line>
<line> E-mail: josianeper*s7@hotmail.com </line>
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<line> E*d*r*ç*: Jé*sica *e Je**s Rocha </line>
<line> Editor-Ch*f*: </line>
<line> Dr. </line>
<line> To*ny </line>
<line> Kerley </line>
<line> d* </line>
<line> Alencar </line>
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<line> **i*ersidade Federal de Mat* Gross* d* Sul Campu* *e </line>
<line> *odr*gues </line>
</par>
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<line> Nav*raí. </line>
<line> MS-141, 0*, *aviraí - M*, 79950-0*0. Brasil. </line>
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<par>
<line> E*dere*o: Josiane *eres Gon*alves </line>
<line> *rtigo rec**ido em 12/1*/2025. Última </line>
<line> ve*são </line>
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<line> *n*versidade Federal d* M*to Gros*o do Sul **mpus d* </line>
<line> recebida em 23/10/2025. *prova** em 24/10/2025. </line>
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<line> Naviraí. </line>
<line> MS-14*, 04, Navir*í - MS, 79950-000. Brasil. </line>
<line> Aval*ado pe*o *istema Tr*ple Revie*: Des* R*vie* a) </line>
<line> pelo Editor-*hefe; e b) Double Blind R*view </line>
<line> (aval*açã* c*ga por *ois avaliadores da á*ea). </line>
<line> Revisão: *ra**tical, N*rmati*a e de F*r*ataç*o </line>
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<line> J. J. Rocha, J. P. Gonça*ves </line>
<line> *02 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O trab*lho aborda quest*e* *e g*nero e tra*a das vivênc*as d* estudantes *o ensino su*erior e </line>
<line> teve o objetivo de ave*ig*ar *omo mulheres universitária* de cur*o na *odalidade a distância, </line>
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<line> que *ão donas de *asa, *ães, estud*ntes </line>
<line> e </line>
<line> profissionais em outro* setores, c**seguem </line>
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<line> conciliar suas vivênc*a* *ia*te dessa **ten*a j*r**da de ativ*dades. *uanto ao* termos </line>
<line> meto*o*ógicos, *dotamos uma pesquisa de n*t*r*za qualitat*va, sendo que a co*e** d* d**os </line>
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<par>
<line> ocorreu po* meio </line>
<line> de entrevist*s s*mies*ruturad*s com três *ulhere* </line>
<line> que estudavam </line>
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<line> Pedagogia, na modalidad* *resencial ou se*ipresencial, em um municí*i* do inter*or do </line>
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<line> Esta*o *e *ato Grosso do Sul. De acordo </line>
<line> com *s result*d*s obtidos, constatam*s que há </line>
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<line> *i*da diversas diferenças e *esi*ualdades </line>
<line> e*tr* os gêneros, *uando se tr*ta de di*i*ão ** </line>
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<line> ati*i*a**s domés*ica*, c**dad* dos </line>
<line> *i*hos, e*tre o*tros, </line>
<line> pois a* p**ticipa*tes </line>
<line> co*tumam </line>
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<line> p**o*izar essas *tribuições e deixar os es*udos para segundo plano. Outros dad*s demonstram </line>
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<line> que as mulhere* do interior têm optado </line>
<line> por fazer c*rsos d* </line>
<line> ensino superior por r*zões </line>
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<line> pess*ais, *omo me*h*rar s*as condições </line>
<line> e qualida** de v*da. No entan*o, o fato </line>
<line> de </line>
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<line> esc*lherem </line>
<line> fazer modalidade a distância, s* *á pela preocupaçã* em cuidar dos filhos, * </line>
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<line> respo*sabilidades domé*ticas e questões relativas à m*ternid*de. </line>
<line> P*lavras-chave: Educação *uperio*. Ensino a Di*tância. Gên*ro. Mu*here*. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
<line> The study addresses *ender issues and th* ex*eriences of h*gher education stud*nts. It aimed </line>
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<line> *o investigate *ow women </line>
<line> dista*ce learning univer**ty studentsw*o are housewi*es, </line>
</par>
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<line> mothers, students, a*d *rofes*i*nals in </line>
<line> other sectors*anage the*r lives while </line>
<line> unde*tak*n* </line>
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<line> *his extensive w*rkloa*. Regardin* the met*odology, we adopted a </line>
<line> qu*li*a*ive *esearch </line>
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<line> a*proach, with data *ol*ecti*n occurring *hr*ugh s*mi-struc*ur*d interviews wi** three </line>
<line> wo**n studying Ped*g*gy, either i*-per*on ** blended, in a muni*i*ality in the interior of t*e </line>
</par>
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<line> state of Ma*o Grosso </line>
<line> do Su*. Accordi*g to the </line>
<line> res*lt*, we f*und th*t there are st*ll sev*ral </line>
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<line> differences an* ineq*al*tie* between the *enders </line>
<line> *hen i* c*mes to the di*i*io* o* hous*hold </line>
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<line> chor*s and chil*care, am*ng other t*sks, as participants te*d to priori*ize thes* responsibilities </line>
<line> and **legate thei* studies *o the background. Other data demonst*ate that wo*en in t** </line>
</par>
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<line> in*erior have cho*en to pu***e high*r educat*on </line>
<line> courses for per*onal *e*sons, su*h *s </line>
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<line> i*pro*ing t*e*r living conditions and quality *f life. However, **e fact that they c*oose to do </line>
</par>
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<line> th* dis*ance l**r*ing modali*y is due to *he </line>
<line> concern abou* ta*ing care </line>
<line> of children, </line>
<line> domes*ic </line>
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<line> r*sponsi*ilities and *ssues rela**d to mot*erhood. </line>
<line> K*yword*: Higher Education. Distance Lea*ning. G**der. Women. </line>
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<line> Re*. FSA, Te*e***a, *. 2*, n. 11, a*t. *, p. 101-1*1, nov. 2025 </line>
<line> ww*4.Un*fs**et.com.br/re*ista </line>
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<line> Questões de Gênero e Educa*ão * Di*tância: A Preferência de Estu*antes Unive*sitárias por essa Mod*l*da*e 10* </line>
<line> 1 INTRODUÇ*O </line>
<line> A* ana*i**r a questão da i*s*rção de mulheres que *ão mães, profissiona*s e *u*sam o </line>
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<line> en*ino *uperior, é **ss*v*l notar </line>
<line> que *ã* se enfatiza a ques*ão </line>
<line> d** ***sos na m*dalidade </line>
<line> a </line>
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<line> distância, e*bora </line>
<line> esses tenham muita relação com as **estões de </line>
<line> g**e*o. Dever*s, as </line>
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<line> univ*rs*tár*a* *ue est*d*m em ins**tuições pr*vadas normalmente tê* uma extens* *or*a*a de </line>
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<line> *unções, mesmo se as *ulas ocor*am na *odalidade 1**% distância o* a </line>
<line> na modalid*de </line>
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<line> semipre*enc*al, *u* po*e variar de um a d**s *ncontros na se*a**. </line>
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<line> Partin*o des*e co*texto, </line>
<line> s*rgiu * </line>
<line> *e*essidade d* *elhor **tender essa realida*e, </line>
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<line> justi*ic*ndo assim * realização da p*esente pes*uisa que tev* o *ro*ósi*o de aver*guar *omo </line>
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<line> mulheres **i**rsitár*as de curso na moda*idade * dis*ância, que s*o dona* </line>
<line> d* ca**, mães, </line>
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<line> *studantes e profissi*nai* em outros seto*e*, con*egue* *onciliar s*as viv**cias **ante des*a </line>
<line> *xt*n*a jornada de ativida*es. </line>
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<line> A problemátic* </line>
<line> *e*sa pe*qu*sa e*tá *oltada para *es*on*er à se*uin** *ndagaçã*: </line>
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<line> Como as est*dan*es universitárias, de instituições </line>
<line> de ensino p*ivad*, na modalidade </line>
<line> a </line>
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<line> distância, qu* possuem tripla jorna*a de trabalho, consegu*m concil*ar suas diversas </line>
<line> a*iv**ades? </line>
<line> A f*m *e enco*trar po*síveis r*sp*s*a* para *al indag*ção, *o* real*zada uma pesquis* </line>
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<line> bibliográfic* e de c**po, cu** c*let* *e </line>
<line> dados *e *eu </line>
<line> por m*io da gravação de *nt*evi*ta* </line>
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<line> indi*id*alizadas com três mulheres que c*rsa**m *edagogia em dua* f*culdades * *istância </line>
<line> de um mu*icípio loca*izado no interi** do Esta*o d* M*to Gr*sso do S*l. </line>
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<line> D*s*a forma, * </line>
<line> presente texto </line>
<line> en*ontra-s* *ssim or**niza*o: inicialm*n*e </line>
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<line> discor*emos sobre * conquist* do *ireito à </line>
<line> e*ucação d* mulh*r, *m *specífi*o ao que diz </line>
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<line> *espe*to ao ensino superior no Brasi*; em seguida, d*sc*eve*os a *etodolog*a de </line>
<line> pe*quis*, </line>
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<line> para então apresentarmos os resul*a*os e análise d*s dados coletado*; por fi*, *pres*ntamos </line>
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<line> as consi*era*ões fi**is a respeito do as*unt* as refe**ncias utili*adas para a *ealização da e </line>
<line> *e*quisa. </line>
<line> 2 REFE*ENC*A* *EÓRICO </line>
<line> 2.* Educação superio* no Brasil e *nser*ão *emi*ina </line>
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<line> Iniciamo* est* *ópi*o abordando os a*pectos </line>
<line> *istó*icos d* c**quista feminina ao </line>
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<line> direito à educação, reco*rendo aos *ressupo*tos d* Tavares (2*1*) de q*e a evoluç*o histó*ic* </line>
<line> Rev. F**, Ter*sina PI, v. 22, n. *1, art. *, p. 1**-121, no*. 2*25 www4.Un*fs*net.com.br/revista </line>
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<line> J. J. Rocha, J. P. Gonçalves </line>
<line> 104 </line>
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<line> do **p*l das mulh*r*s na s*ciedade, na academi* e no mundo do t*abal*o *vid**c*a </line>
<line> a </line>
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<line> ausência de d**ei*os que ela* *i*er*m *esde os p*imó*d*os d* huma*idade, ma* que el*s vêm </line>
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<line> buscando, por mei* </line>
<line> de lutas e conq*istas, sa*r da obscurid*de e do ano*imato. Fi*a claro </line>
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<line> **tão que o papel d* mul*er ao longo *os séculos foi pa*sando por di*ersas **danças até </line>
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<line> constituir a forma como o conhecemos na atua**dade. *ntr*tan*o, a presença feminina </line>
<line> na </line>
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<line> Hist*ria, na* ciências e nos diferentes segmento* soc*ai* sem*re f*ra esque*ida. </line>
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<line> Nesse sentid*, *erei** * Favaro (*017), ao analis** o p*rcurso hist*rico das mul*eres </line>
<line> brasileir*s no ensino, apon*am que desd* o iní*io elas enfren*aram dive*sas *ificuldade* para </line>
<line> obter*m o direito à edu*ação esc*lar * dificilmente elas r*cebiam * me**a e*ucação *ue *s </line>
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<line> homens. Corr*bor*ndo com tais ideias, **ckesi et al (2003) ress*lt*m que as </line>
<line> mulheres </line>
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<line> passar*m a ter *ireito à *ns*rução escolar *ar*iamente e que a educação feminin* se res*rin*i* </line>
<line> some**e a apr*n*er *s trabalhos **mésticos e maternais, *ar* ser uma boa esposa e mã*. </line>
<line> Q*anto ao ensino superi**, q*e * foco do pr**ente e*tudo, este níve* de *nsino fo* </line>
<line> instituíd* no Br*sil com a vinda da Corte em 1808, contudo somente foram co*so*idad*s na </line>
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<line> cr*a*ão das au*as *égias com Marquês *e </line>
<line> Pomba*, *pós a expulsão do* J*suíta* e deram </line>
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<line> conti*uidade na e*a Joan*nas, devi*o às novas necessi*ade* m*li*ares da Colô*i*. Porém, </line>
<line> es*as atividades educac*onais eram voltadas exc*us*vam*nt* para estud*ntes do se*o </line>
<line> mas*ulino, porque as mulhe*es t*veram possibilida*e d* ter acess* ao *nsino superior somente </line>
<line> no *inal d* século XIX, com a aprovação por D. Ped*o II de uma lei q*e *ut*rizava a presenç* </line>
<line> fe*inina na g*ad*ação superior. *m dec**r**cia dessa legislação, em 188*, a então estudan*e </line>
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<line> Rita Lobato Velho Lopes torno*-se *ioneira *m obter o diploma de ensino super*or </line>
<line> na </line>
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<line> Fa*uld*de de Me**cin* da Bahia. *n*retant*, po*cas *ram as mulh*res que *o*se*uia* entrar </line>
</par>
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<line> em uma fac*ldade, </line>
<line> porque "[...] du*ante o século XIX e primeir* m*tad* do sécu*o XX, * </line>
<line> a </line>
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<line> exc*usão fem*nina dos *u*sos secundários inviabilizou e*tr*d* das *ulheres nos cur*os a </line>
<line> superior*s" (B*L*RÃ*; ALV*S, 20**, p. 1*8). </line>
<line> De acord* com *eltrão e Alves (2009), *o período chamado pacto **pulista, d* 1945 </line>
</par>
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<line> a 1964, sur*ira* </line>
<line> **upos de p*es*ão </line>
<line> popular que pedi*m a demo*ratização *o en*ino, *in*a </line>
</par>
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<line> assim * expa*são do ensino supe*ior para as mulheres *emorou * acont*cer, visto que: </line>
<line> [...] somente *m 1961, através da Lei de Diret*izes e Bas*s da Educação Bras*leira - </line>
<line> LDB -, foi *ara*tid* equ*valência d* *odos os cursos *e grau médio, abrindo a </line>
<line> po*sibilidad* *ara *s mulher*s que fazia* ma*istéri* de disp*tar os vestibulares. </line>
</par>
<par>
<line> *ortanto, foi a pa*tir do* a**s 1*60 q*e as m**heres brasileir*s </line>
<line> ti**ram maiores </line>
</par>
<par>
<line> chances de ingressar na u*iversidade, e foi no* anos 1970 qu* começou a r*versão </line>
<line> do hia*o *e gênero n* ensi** super*o*. (BELTR*O; ALVES, 2009, p. 130). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*e****, v. 22, n. *1, art. 6, p. 101-121, nov. 2*25 </line>
<line> www4.*ni*sanet.com.br/revist* </line>
</par>
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<line> Ques*õ*s de Gênero e Educação a Di*tâ*cia: A Pre*er**cia *e Estudantes Universit*rias *o* essa Modalidade 105 </line>
</par>
<par>
<line> A*ém do m*is, o c*escimento d*m*gr**ico e * </line>
<line> urb*nização do país, entre outros </line>
</par>
<par>
<line> fatores, c*ntri*uíram para um *rande </line>
<line> *umento da dema**a p*r </line>
<line> educação a pa*tir de 1960. </line>
</par>
<par>
<line> Entr*tanto, esse quadro mudou na d*cada ** 1980, quando a economia do paí* s*fre* com </line>
<line> su*essivas crises e estagn*ção, refle*indo assim no setor **ucacional, *rincipalmente pela </line>
<line> diminuição da pr*cura pelo ensino superior. *a década de 1990 novas mu*anças econômicas </line>
</par>
<par>
<line> e tec*ológi*as ocorreram *, d*a*** de u* nov* cenário </line>
<line> *acional e internacional, surgiu </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> necessidade de *nt*nsificar a busca pelo e*si*o superior, </line>
<line> devido às novas e c**scente* </line>
</par>
<par>
<line> ***g*ncias *o*iai* (BORGES; CARNI**LI, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> Co*pactua*do com a* me*mas ideias sob*e a década de 1990, Beltrã* e Alve* (20*9, </line>
</par>
<par>
<line> p. 130-131) esclar*cem que: "N* </line>
<line> e*sino s*perior, registr*u-se um grande </line>
<line> crescimento das </line>
</par>
<par>
<line> univer*idad*s pri*adas, q*e ul*rapassaram *m muito o *úm*ro de estudantes mat*iculados na </line>
<line> universidad* púb**ca. A expansã* ger*l das *ag*s *o *nsi*o *rasileiro fa*oreceu </line>
<line> espec**lment* o se** feminino". Já *o Século X*, podemos notar q*e aumen*ou e mu*to a </line>
<line> inserção das mulheres n* e**ino super*or, com* pode ser *bser*a*o por meio do Gráfico 1: </line>
<line> Gráfic* 1 - E***dantes matriculado*/as no ensino superio* 2*09-2012 </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Ine*/Censo *a **uc*ção Supe*ior, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse cenári* em qu* </line>
<line> ** mulher*s tiveram maior pos*ibilida*e de acesso ao en*ino </line>
</par>
<par>
<line> su*e**or, houve maior pa*ticip*ç*o do sexo femini*o no mer*ado de tra*alho, conforme </line>
</par>
<par>
<line> Tav*res (2012), seja por vontade pr*pria, seja para aumentar a re*da da família. Al*m </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> mai*, o númer* de f*lhos foi dimin*indo * h*uve aume*to do grau </line>
<line> de escolari*a*e, </line>
</par>
<par>
<line> contr*buin*o a*sim para a amplia*ão da inserção da mu*her em *iversos *sp*ços profissionais. </line>
<line> Rev. *SA, Teres*na PI, *. 2*, n. 11, art. 6, *. 101-12*, nov. *025 www4.Unifsanet.com.*r/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. J. Roc*a, J. P. G*nçalv*s </line>
<line> 106 </line>
</par>
<par>
<line> Apesar dessa conqui*ta *eminina, alg*n* prob*emas su*gi*am e* decorrência </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> acú*ulo de atividades *ue deveriam se* </line>
<line> desempenhadas p*las mulheres. A*s*m, Barbosa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Cout*nho (2007) pon*era* que muitas *ulhe**s enfrentam as dificulda*es para se m*ntere* </line>
</par>
<par>
<line> *a uni*ersidade, devi*o à tripla jorn*da tão </line>
<line> comum nesse meio. Tal fato oc*rre porque, </line>
</par>
<par>
<line> mesm* com o crescente incentivo para que as mulhere* *stu**m e invistam em uma carr*ir* </line>
<line> *rofi*sional, ainda há cobranças para que essas mesmas mulheres desempenh*m o* p*péi* de </line>
<line> esposa e mãe. *a*s cobranç*s so*iais não correspondem com a possi*ilidade de as mulheres </line>
<line> desemp*nhare* t*n*as funções *o m*smo tempo e com qual*dade, fazend* *om que mu*t*s se </line>
<line> sintam *ulpa**s por não conseguire* c*rresponder ao que delas é *spe*ado pela sociedade. </line>
<line> No enta*to, é p*eciso c*nsider*r que, segundo Heimburg (2016), as mulheres foram </line>
</par>
<par>
<line> socialmente </line>
<line> condicion*das às </line>
<line> vontades de u*a cultu*a m*chist* e **mo *ons*quência elas </line>
</par>
<par>
<line> sofreram sanções de *iver*as ordens. A*gum*s d*s*as sanções correspondem a te* que *s*um*r </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> pa**l </line>
<line> d* mãe, ser respo*sáve* *ela cas*, pelo bem-*st*r da fa*ília, ainda desempenha* </line>
</par>
<par>
<line> f**ções </line>
<line> que são acum*lad*s com o trab*lho fora de casa e com as at*vi*ad*s inerentes </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> formação *rofissio*al. </line>
<line> Outro po*to analisado por Torini (2012), em *elaç*o à edu*açã* superior na </line>
<line> a**alidade, *efe*e-se ao público *ue compõe o quad*o discente. Di*nte da e*pansão d* *nsino </line>
</par>
<par>
<line> sup*rior e das políticas </line>
<line> *e açõ*s a*i*mati*as, *ncontram-se prese*tes nas **iver*idades </line>
</par>
<par>
<line> **tudantes negro*, </line>
<line> in*íge*as, *uilo*bol*s e d* escolas p*bli*as e tal realid*de a*plia as </line>
</par>
<par>
<line> discus*õe* sobre a importâ*cia de hav*r </line>
<line> creches </line>
<line> nos *s*aços universi*ários. Porém, o autor </line>
</par>
<par>
<line> *lerta *ue a universida*e </line>
<line> nunca foi um lugar p**a crian*as e, p** esse motiv*, pouc* tem *e </line>
</par>
<par>
<line> disc*tido sobre * nec*ssi*ade de creches para a*u*as e *erv**oras </line>
<line> *ue *oss*em filhos </line>
</par>
<par>
<line> p*que*os. Sem **mbra d* dúvidas, ess* tipo d* inic*a**va ajudaria e mui** *s est*dantes </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> **nero femin*no que estão inseri*as no e*si*o *uperio* b**sileiro. </line>
</par>
<par>
<line> C*be ressal*ar que a exp*nsão do Ensino superior, cita*a por T*rini (2012), **mbém </line>
</par>
<par>
<line> e*gl*ba o oferecimento d* curs*s na m*dalidade a di*tâ*cia e semipresenc*al, sendo que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> maio**a das instituições * distânc*a é de c*nho priva*o e </line>
<line> nos cursos </line>
<line> of*recidos predom**a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> área </line>
<line> de Ciên*ias H*m**as, q*e *o**uma *er m*** procurada por es*udantes do gênero </line>
</par>
<par>
<line> femin**o. </line>
</par>
<par>
<line> Em relação à ed*cação </line>
<line> presen*ial e a dis*ância, o *elatório </line>
<line> do *NEP (2014) aponta </line>
</par>
<par>
<line> que entre *s anos de 2009 * *012, o cenário existent* no Brasil correspondia a* apr**entado </line>
<line> *or meio do Gráfico 2: </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 22, n. 11, ar*. 6, p. 101-121, nov. 20*5 </line>
<line> ww*4.Unifs*net.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **estões de Gê*ero e Educação a Distâ*cia: A Preferência de Estudantes Universitárias *o* essa Modalidad* 107 </line>
<line> Gráfico 2 - **t*íc*las - c**sos presenciais e a di*tâ*cia 2009-2012 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Inep/Ce*so da *ducação Sup*rior, 20*4. </line>
<line> *ota-se que as mulheres são maio*ia *o ensino supe*io*, t*nto no ens*no presencia*, </line>
<line> *uanto * *i*tância, porém *essa última modalidade a* m*lhe*es cor**spondiam a 66,6%, </line>
<line> enquanto os home*s so*avam a*enas *3,4% do t**a* de estudantes. </line>
<line> Quanto às matrículas do *n*ino super*or no a*o *e 2012, ev*d*ncia-se qu* o ensino a </line>
<line> di*tância co*respondi* a 16% do total e o ensino *res****al corre*pondia a 84%, co*o po*e </line>
<line> s*r observado por meio d* Gráfi** 3: </line>
<line> Gráfico 3 - Matrículas - curso* presenciais e a distânci* *012 </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Inep/C**s* d* Educação Sup*rior, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*re*i*a PI, v. 22, n. **, art. 6, p. 101-121, no*. 20*5 </line>
<line> www4.Un*fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. J. Roch*, J. P. G*nçalv*s </line>
<line> *08 </line>
</par>
<par>
<line> * possível notar q*e *m 2012 o núm*ro de mulhere* *ue freq*entavam ***ino o </line>
<line> superio* a **stâ**ia c*rrespondia a 11%, e*qu*nto os homen* eram 5% do total *e estudantes </line>
<line> brasileiros. ** ensino *r*sen*ia*, a diferença entre homens e mu*heres é bem menor, mas no </line>
<line> ensino a d*s*ância a gr*nde maiori* é composta por *studantes d* *ênero feminino. *al dado </line>
<line> sugere qu*, po*sive*mente, as mulheres tenham prio*i*ado o ensino a distância para ter </line>
<line> condi*ões de *icar mais temp* e* *asa, cuidando d*s f*lhos e **s *tividade* domésti*as, </line>
<line> evitand* assim t** que *e *usentar todo* os d*as *u noites para frequ**tar as aulas do ens*no </line>
<line> superior. </line>
<line> 2.2 A m*lher, esposa, t*abalha*or*, universitá*ia e m*e </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com os *ad*s do Plano Nacional de Qualif*cação, </line>
<line> d* Ministério </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Trabalho e Previdência Social - *TP*, as *ulheres lideram a presença em escolas, </line>
<line> univ*rsidades e *ursos d* *ualificação. Apesar de rev*la* um avanço sign*f*cati*o n* âmbito </line>
</par>
<par>
<line> de *ua esco*arização, est*d* evidenci* *ue as *ulheres ai*da estão su*e*tas a u*a me*or o </line>
<line> remuneração *m relação a*s homens, mes*o qu* desempenhem uma atividade idêntica a el*s </line>
<line> (BR*SIL, 2016). </line>
<line> Contudo, essa crescente inserção fe*inina na e*u*ação sup*r*or e no me*cado de </line>
<line> traba*ho nas últi**s década* c*labo*a para reforç*r alguns dile*as que ai*da comprometem a </line>
</par>
<par>
<line> construçã* da igualdade de gê*ero *o </line>
<line> q*e toca </line>
<line> às condições s*ciais, c*lt*ra*s e *conômicas </line>
</par>
<par>
<line> vivenciadas pela* m*lh*res em </line>
<line> re*ação ao uso do tempo par* est*s </line>
<line> es*u*arem, trabalh*re*, </line>
</par>
<par>
<line> cuidare* da famí**a e cuida*e* de si mesmas (*RAÚJO, 2006; SORJ et al. 2**7). </line>
</par>
<par>
<line> Porém, para *arros e Melo (19*5), o </line>
<line> fat* </line>
<line> de a* </line>
<line> mulheres serem maioria en*r* </line>
</par>
<par>
<line> estud*nte* universitári*s br*sileiros é um *vento **lat*v***nte r*cen*e, *onsi*erando que, em </line>
<line> 1956, *las re*resentavam 26% do total de matriculados/as e, e* 1971, *ão *assavam de 40%. </line>
</par>
<par>
<line> As *cadêmi*as que s*o mã*s d*videm </line>
<line> o tempo entre c*mprir *s prazos impostos pela </line>
</par>
<par>
<line> faculdade e o cui*ado com os filhos, negligencian*o mui**s vezes seu estado físico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> emoc*onal com o acúmulo de tarefas. </line>
</par>
<par>
<line> Além disso, os cursos de </line>
<line> *raduação em pe*agogi* par*cem e**gi* que ** alunas </line>
</par>
<par>
<line> t*nham maio* disponibilidade para estágios e desenvolvimento de tra*alhos, todos c** praz*s </line>
</par>
<par>
<line> pré-estabele*idos </line>
<line> pelo calendário acadêmico d* unive**idade matr*z cur*icula* * </line>
<line> do cu*so. E </line>
</par>
<par>
<line> essa carga </line>
<line> de at*vidades </line>
<line> faz c*m que essas estudantes </line>
<line> enfren*** um conjunto ** funções e </line>
</par>
<par>
<line> responsabilida*e* divid*das entr* ca*a, trabalho e formação. </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 22, n. 11, art. 6, p. 101-121, *ov. 2025 ww*4.Uni**anet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Questões de Gênero e Educação * Distância: * Preferência de Est*dantes Univers*tá**as por essa Mod*lidade 109 </line>
</par>
<par>
<line> De acordo c*m Barr*to (20*4), a jor*ada média das mulheres </line>
<line> n*s *tividades </line>
</par>
<par>
<line> doméstica* é mais que o dobro da jornada ma*cu*ina, já que os *úmeros *ndicam 20,6 </line>
</par>
<par>
<line> horas/sem*na **ra mulher*s e *,8 horas/sem*na par* os homens. Articulando a </line>
<line> jo*n*da </line>
</par>
<par>
<line> *rofis*io*al com a domé*tica, as mulheres t**bal*a* um total de *6,4 h*ras e os home*s 51,6 </line>
<line> horas, contabili*and* cinco horas a *ais pa*a *s mulheres. </line>
<line> Essa carga *e at*vidades faz com que essas acad*mica* ac*bem vive*do triplas </line>
</par>
<par>
<line> f*nções e respon*ab*lid*des dividi*as *n*re ca*a, trabalho e ensino. E muitas </line>
<line> v*ze* sua* </line>
</par>
<par>
<line> próp*i*s neces*idades pess*ais são de*xadas de *a*o. (AIZAWA; AZ**EDO, 2022). </line>
</par>
<par>
<line> Além d*sso, muitas mulhere* </line>
<line> trabalhad*ras **presentam, em boa </line>
<line> medida, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *rovimen** econômic* d* su*s famíl*a*, sen*o estas também c*m percentual maior de </line>
<line> escolaridade, po* iss* sua inclusão no meio ac***mic* tem s*do crescente. (NU*E*, 20*5). </line>
<line> Desde então, as mulheres vêm sendo a maioria e* t*dos os níveis de ensino no pa*s, </line>
</par>
<par>
<line> principal*ente *upe*ior. No o </line>
<line> entanto, um dos mai*res de*afio* das mulh*res at*almente, </line>
</par>
<par>
<line> po*ém, é * </line>
<line> *e pod*r adent*a* em *u*sos qu* aind* </line>
<line> cont*nuam sendo predominan**mente </line>
</par>
<par>
<line> *a*culinos e de c*nseguir *ermanecer n* universid*de. </line>
<line> Entretanto, Suarez (2016) *estaca *ue, n* campo da *ducaç*o s*perior, co*isão a </line>
</par>
<par>
<line> entre mat*rnidade, profissão e f*míli* também *stá presente e s* </line>
<line> acentua </line>
<line> em razão da </line>
</par>
<par>
<line> compe*itivid**e ent*e </line>
<line> a m*lher e o homem </line>
<line> e en**e as próprias mulheres, sendo qu* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> acad*m*a exige da mulher maior p**dução cientí*ica, para que ela seja reconhecida </line>
<line> com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mesm* potencial **e o homem. </line>
</par>
<par>
<line> Do mes*o m**o, Bianchetti (200*) alerta que o us* d* te*po **tr* os ac*dêm*cos * </line>
</par>
<par>
<line> pensad* por m**o </line>
<line> da palav*a "*ra*os". Todos os est*da*tes *niversitári*s sofrem </line>
<line> com eles, </line>
</par>
<par>
<line> que são m*itas vezes a*ertad*s, mas para as *s*udante* que são mães, que di*i*em o tempo </line>
<line> entre cump*i* os praz*s imposto* pela facu*dade * * cui*ad* com *s **lhos, é ainda mais </line>
<line> d*safiador, neglige*ciando assim *eu esta*o físico e e**cional com o acúmulo de tar*fas. </line>
</par>
<par>
<line> D*vido *al rea*idad*, a </line>
<line> para muitas mulhe*e* trabalhador** e estudant*s a *ificuldade d* </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> m*n*er e* *urso d* graduação se dá principalmente *o sentido de </line>
<line> c*ncili*r *e*s afazeres </line>
</par>
<par>
<line> domé*tic**, fa*iliares, seu trabalho e os estudo*. </line>
</par>
<par>
<line> Observa-se que, em*ora a presença d* *ulher *o ensino sup*ri*r tenha aument*do </line>
</par>
<par>
<line> na* última* décadas </line>
<line> no Brasi*, ai*da permanecem *itua**es d*scrimin*tórias, </line>
<line> qu* não </line>
<line> s* </line>
</par>
<par>
<line> *ara*terizam mais pe*o impedimento ** acesso ao e*sino superior, </line>
<line> visto que que ve* o </line>
</par>
<par>
<line> ocor*en*o, no p*óprio inte*ior *o sistema de *nsino, é que a *iscriminação pas*ou a acor*er no </line>
<line> p*oc**so de escolha das *ar**iras, *omo destacam Á**la e Portes (20*9, p. 95): </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 22, n. *1, art. 6, p. 1*1-121, nov. 202* www4.Unif*anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. J. R*cha, J. *. Go*çalv*s </line>
<line> 110 </line>
<line> [ ...] </line>
<line> as *ref**ênc*a* qu*nto à esco*ha d*s cursos fora* se construindo ao longo do </line>
</par>
<par>
<line> processo de es*olar*zação dos sujeitos femininos * mas***inos, dando or*gem a áreas </line>
<line> demarcadas como mais \femininas\, como a área das ci*ncias human*s e a m*ior </line>
<line> p*r*e d*s cursos da saú*e, ou mais \ma*culin**\, como a*ueles *a áre* das ciências </line>
<line> exatas e carr*iras *ecnológ**as. </line>
<line> Esse paradigma de i*feri*rização so*ia*mente construído col*ca de um lado a* </line>
<line> pro*issõ*s mais ocupadas pe*a* mulheres e por isso co* salá*ios inferio*es e de outro, a* *o </line>
</par>
<par>
<line> sexo masculino, com prest**io g*rantido no *erc*do de </line>
<line> tra*alho, confo*me Lauxen et al. </line>
</par>
<par>
<line> (*0*7). Tais c*nt*aposições seg*ega* a </line>
<line> d*s*gu*ldade de gê*ero que pe*si*te a*nda </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *oc*e*ade contemporânea, apesar </line>
<line> dos grande* av**ços *á </line>
<line> *onquistados pel*s mulhere* </line>
</par>
<par>
<line> brasil*iras. </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Esta pesquisa é de nature*a qualitativa e de c*nho explorativo. S*gundo Mina*o </line>
<line> (*010), * m*todologia incl** as c*nc*pçõ*s teóricas de *bor*agem, o c**junto d* *é*nicas que </line>
</par>
<par>
<line> possibilitam a construção da realidade e a **álise que p*rmit* melhor *ompreender </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r*alidade i*ve*tig**a. </line>
</par>
<par>
<line> Ademai*, o método **alitativo, na contramão do mé*odo quantitativo, *ão se utiliza </line>
<line> de inst*ume*t*s estatí*ticos, mas se preocupa em anali**r * inter*reta* * realidad* de ma*eira </line>
<line> mais detal***a, b*scando *pr*senta* a complexidad* do co**ortamen*o humano, </line>
</par>
<par>
<line> possi*ili**ndo *m* </line>
<line> aná*ise mais profunda dos conceitos, h*bit*s, c*mp*rtamen**s, **i*udes, </line>
</par>
<par>
<line> etc. (LAKATOS; *ARCONI, 2011). </line>
<line> Part*n** *o *r*ncípio *e que em *esquisa qualitati*a não há uma ve*da*e única, visto </line>
<line> que sempre podem oc*rrer modificações n*s resultados ob*i*os, * pesquisador *eve então </line>
<line> tentar c*egar ao máxi*o a uma *onclusão **erente. Desse m*d*, o "[...] tra*alh* qualitati** </line>
<line> e*ige métodos *igorosos, q*e se*a* ca*azes de ex**icitar *ue o inve*ti*ador chegou o *ais </line>
</par>
<par>
<line> pert* pos*íve* </line>
<line> do fenôm*no, </line>
<line> portanto suas conclus*es não se dã* na base de sua* cr*nças </line>
</par>
<par>
<line> in*ividuais" (MALH*IROS, 2*11, 189). *es*e m*do, acr*ditamos **e essa me*odologia p. </line>
</par>
<par>
<line> s* envolve diretamente co* no*so </line>
<line> objet* de est*do por*ue i*emos colh*r e </line>
<line> a*alisar dad*s </line>
</par>
<par>
<line> di*etam*n*e do *e**me*o em q*e**ão. </line>
</par>
<par>
<line> A *rimeira e**pa *este trabalho deu-se *o* meio de p**quisa *iblio**áfica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> documental e* livros, art*gos cientí*icos online e im*res**s, entre outros meios, </line>
<line> para que </line>
</par>
<par>
<line> pudéss*mo* *bter conhecime*tos re*peito da *arte histór*ca da inserção a </line>
<line> da mulher ** </line>
</par>
<par>
<line> u*iversida*e e no mercado *o trabalho, as d*ficul*ades e desafios enfr*ntados *o* ela*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 22, n. 11, *rt. 6, *. 101-1*1, nov. 202* www4.*nif*anet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Que*tões de Gênero * Educ*ção a Distânc*a: * Pre*erência de Es*ud*ntes Universit*rias p** e**a Modalidade 111 </line>
<line> A s*gunda etapa da pes*uisa *onsi*tiu no processo de cole*a de d*dos, que buscou, a </line>
<line> partir *o material teóri*o, *nvestigar *obr* a real*dad* de mulhe*es mães un*versitárias, tend* </line>
<line> como foco as seguintes t*máti*as: família, traba*ho, curso a distância * relação ent*e * vida </line>
<line> pe*soal, *cadêmic* e prof*ssional. </line>
</par>
<par>
<line> Após * elabor*ção de ro*eiro com </line>
<line> pergunta* bási*as e pr*ncipais direcio*adas ao </line>
</par>
<par>
<line> alcanc* *o objetivo desta p*squisa, foram gravadas *ntre*ist*s com </line>
<line> estudantes do gênero </line>
</par>
<par>
<line> feminino que cursavam Pedagogia em uma </line>
<line> *aculda*e que ofe*t*va o </line>
<line> curso semipresenci*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *m outra *ue ofer*ava o c*r*o total**nte online, em *m municíp*o *ocaliza*o no interior d* </line>
<line> Estado de Mato Grosso d* *ul. * pr*ncípio, foram e**imadas, anteci*adamen*e, de* alunas </line>
</par>
<par>
<line> *essa condição, entretant* ape*as tr*s </line>
<line> *onco*d*ra* em fazer parte d* pesquisa, sendo que </line>
</par>
<par>
<line> duas a**it*ram fazer * entre*ist* gravada e uma o*tou po* respon*er a *uest*es por escri*o. A </line>
</par>
<par>
<line> *oleta de d*do* foi real*zada ent*e os me*es d* junho a agos*o de *019. </line>
<line> O*t*mos pela </line>
</par>
<par>
<line> realização da entrevi*ta, por crer que ela nos *rop*rcionaria mel*or apreensão dos objetivo* </line>
<line> pr*postos. </line>
<line> Quanto ao perf*l das participante*, foi feita a opção p*r *dentificá-la* pe*os nomes de </line>
</par>
<par>
<line> An*, Mi*ena e Keila, a f*m *e m*nte* s**s i*entida*es pr*servadas. </line>
<line> As principais </line>
</par>
<par>
<line> carac*er*sticas de *ad* uma delas são: </line>
</par>
<par>
<line> Ana: ti*** 3* *nos d* i*ade, div*rc*ada, 2 f*lhos, </line>
<line> *m de 10 e outro ** 12 *no* *e </line>
</par>
<par>
<line> i*ade, trabalha*a 8 ho*as *or dia *ora do lar em um comér*io. </line>
<line> Milena: *inha 22 anos de *dade, casada havia *ais de tr*s an*s, ti*ha um filho com </line>
<line> mais de 1 ano de idade, tra*alhava 6 horas por dia como estag*ária *e*unerada. Mil*na tem </line>
</par>
<par>
<line> u* canal *o You*ube e um per**l no Instagram, nos qua*s </line>
<line> ela manifest* suas opi*iões </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> respeito da m*ternidade e seu cotidiano co*o mãe. </line>
</par>
<par>
<line> Kei*a: *i*ha 22 anos d* ida*e, cas*da havia 07 a*os e mãe de *m* filha de 7 meses. </line>
<line> Du*ante a realiz*ção de *ntrevista, ela n*o esta*a t*a*al*and*, *a* *ogo iria trabal*ar 6 horas </line>
<line> por di* como es*agiária *e**nerada. </line>
<line> Após a coleta de da*os, foram feitas as trans*riçõe*, or*anização e análise dos dados, </line>
<line> por meio da tabulação em um qu*d*o, o qual no* pos*ibi*itou m*i*r v*sibili*ade dos trechos </line>
<line> mais sig*ifi*ativ**, resultand* na el*bor*ção *e um artigo cie*tífico para Trabal*o *e </line>
<line> Conclusão de Curso de Peda*ogia da UFMS, *ampus de *a**raí. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resina PI, v. 22, n. 11, ar*. 6, p. 10*-*21, nov. 20** </line>
<line> *ww4.Unifsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. Rocha, J. P. Gonçalves </line>
<line> *12 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTADOS E DISCUSS*ES </line>
</par>
<par>
<line> Tendo em vista qu* a* participantes da pesqui*a cursavam o ens*no su*eri*r a </line>
</par>
<par>
<line> dist*ncia, elas comen*aram sobre a organização </line>
<line> d** a*l*s * duas partic*pant** *isse*am que </line>
</par>
<par>
<line> er* semipr*senci*l, com *ncon*r*s um* vez *or semana, enquanto uma disse que o c**so era </line>
<line> 100% a distância. Ass** elas relataram: "Vou para a faculdade às quintas-feiras, no pe*í*do </line>
<line> n*turno" (Ana). "O dia da semana em que *studo [prese*cial*ente] é *a q**nta-fei*a à noite" </line>
<line> (*ile*a). "Eu *studo onli*e. N*o tem dia, é só on**ne. As provas são *plicadas em um dia da </line>
<line> semana e a ge*te é que es*olhe na plataforma" (Kei*a). </line>
</par>
<par>
<line> As t*ê* **rticipantes da pes*uisa, </line>
<line> ao s*rem inda*adas sobr* o m*tivo pel* qual </line>
</par>
<par>
<line> *esolveram curs*r o ensino superior, assi* relat*ram: "Par* te* um *uturo *elho*, conse*uir </line>
<line> um emprego me*hor e ganha* m*is." (Ana); "Eu decidi cur**r o curso superior porque eu </line>
<line> tinha aca**do d* encerrar o *ns**o médio e eu nã* queria **car acomodada, então logo l* n* </line>
<line> *ncerrame*to do ensi*o médio, eu j* s*bia que queria ingressar na universid*de." (Milena); e </line>
</par>
<par>
<line> "Decidi fazer c*rso s*perior p*** ter u*a oportunidade na vida, ter um* profi*são e ser o </line>
<line> independente." (Keila). </line>
</par>
<par>
<line> Inter*ssante notar que as tr*s mulher** citaram </line>
<line> questões </line>
<line> pe*soais para *us*ar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ensino superior, como a </line>
<line> necessidad* d* *voluir, d* melhor*r ** con*ições de vi*a </line>
<line> e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *onquistar a independência, s*m, contud*, ci**r o* filho* ou a família como sendo o prin*ipal </line>
</par>
<par>
<line> motiv* *ar* avançar *os estudos. Tra*a-se de *es*ostas imp*r*antes e qu* d*f*rem de </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> p*squisa realizada por G**çal*es e Ternovoe (2017), em um </line>
<line> m*ni*ípio do int**i*r de **, </line>
</par>
<par>
<line> c*m cin*o mu*heres *u* cursavam o ensino supe*ior presen*ial*e*te e que ta*bém </line>
<line> t*abalhavam f*ra, cuidav*m de casa e do* fi*hos, as quais disseram que re*olveram **gressar </line>
</par>
<par>
<line> na uni*e*sidade para tentar gar*ntir um f**uro melhor para </line>
<line> *s filhos, </line>
<line> bem como garantir </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> confor*o de sua fa*ília. O* *eja, as ci*co mulh*res </line>
<line> q*e **rticiparam da pe*quis* ant*rio* </line>
</par>
<par>
<line> estudavam p*r* a*ender às necessida*es dos **l*os ou da família, enquanto as três mulheres, </line>
</par>
<par>
<line> particip*ntes da </line>
<line> pre*ent* </line>
<line> pesquisa, estud*v*m pa** at*n*er </line>
<line> às n*cessidades pessoais. Se </line>
</par>
<par>
<line> an*lisarmos essas diferenças de o*iniõe* sob a pers*e**i*a d* g*n*ro, podemos dizer que </line>
<line> hou** um a*anço, p*rque em g*ral as mulh*res que *ão mãe* costumam se pr*ocupar </line>
</par>
<par>
<line> primeiramente co* </line>
<line> os filho* e depo*s consigo mesmas, j* </line>
<line> no caso da Ana, *a Mile*a *a e </line>
</par>
<par>
<line> Kei*a, as ***essidades pes*oais é que sã* entendida* </line>
<line> como prioridades, qu*ndo se tr*ta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> inv*stir na própria fo*mação. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *2, n. 1*, art. 6, p. 101-121, *ov. 20*5 </line>
<line> www4.Uni*sa*et.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Questões de Gêner* e Educa*ão a Distân*ia: A Pref*rência de Es*udantes Uni*ersitárias por essa Mo*alidade 113 </line>
<line> As t*ês mu*heres que p*rticiparam d* pesqu*sa ta*bém coment**am sob*e as </line>
<line> influê*cias que *iv**am na op*ão por cu*sar o ensi*o superior e na e**olha do curso. Assim </line>
<line> e**s recordaram: </line>
</par>
<par>
<line> Eu fui influenciad* na ve*dade pe*a minha f*mília. A*ós * *epara*ão, </line>
<line> eu estava </line>
</par>
<par>
<line> d*s*mp*eg**a, aí a minha família me *eu *orça par* fazer a f*culdade e </line>
<line> *onseguir </line>
</par>
<par>
<line> *m emprego (Ana). </line>
</par>
<par>
<line> Foi opção minha ingressar na *niversi**de. Eu decidi cursa* en*ino a distâ*cia </line>
<line> porq*e no iní*io qu* eu ingressei, eu *inh* *ma ca*ga h*rá*ia de **abalho muito </line>
</par>
<par>
<line> grande. E**ão ficaria cansativo p*ra </line>
<line> mim se e* entr**se na *nivers**ade, *ue fosse </line>
</par>
<par>
<line> todos os dias (Mile**). </line>
</par>
<par>
<line> Tive influência *e pr*mas. *a ve*dade assim, eu quis fazer Pedagogia, p*is seria um </line>
<line> **rso que faci*itava **is *ar* ** entrar no m*rca*o de trabalho [...] Eu fiz * E*EM </line>
<line> para conseguir a b**sa, p*rque **bia qu* seria f*c*l de conseguir. Foi por esse </line>
<line> m**ivo *ambém (Keila). </line>
<line> Quanto à opção por faze* *m c*rs* a dist*ncia, *s *rê* *articipa*te* evi*encia*am </line>
<line> *ue questõ*s *omo fi*hos e *rabalho influ**ciaram ne*sa decisão. * Ana afirmo* que "Foi por </line>
<line> fa*ta de te*po mesmo, como e* so* soz*nha [...] não posso deixar el*s [filhos] mui** tempo </line>
<line> sozinho* * *omo é uma vez só na se*ana, para *im é mais vanta**so." A Milen* s*l*e*tou: </line>
</par>
<par>
<line> "Ent*o, *u decid* c*rsar o *nsin* a </line>
<line> distância porqu* a ca**a horá*ia que eu trab*lhava </line>
<line> era </line>
</par>
<par>
<line> muito grande e eu pen*ei assim que, se por acaso *u e*trasse em outra Univ*rsidade, </line>
<line> **e </line>
</par>
<par>
<line> tiv**se que ir todo* os dias, eu *ode*ia acab*r desistindo." *á a K*ila d**t*cou: </line>
</par>
<par>
<line> Na ve*dad*, assi*, eu troquei de f*culdade por causa da minha fi*ha. E* entr*i </line>
<line> prime*ro lá na UFMS, mas *uando eu e*gravi*ei, eu saí [...] eu *udei para o **rs* a </line>
<line> *istâ*cia [...] Eu não *i*ha m*is co*o contin*a* na out*a, en*endeu? Eu já quis </line>
<line> mudar l*go, porqu* como ele [esposo] tra*alha à noi*e, *u não tenho ningu** par* </line>
</par>
<par>
<line> dei*ar a </line>
<line> neném e *eri* ruim p*ra mim ou ir com el* para a faculdade também, </line>
</par>
<par>
<line> entend*u? Então eu preferi *udar (Keila). </line>
<line> Para Giebelen Brennand e Almeida (2013), * prin*ipal mo*ivo de as mulh*re* </line>
</par>
<par>
<line> buscarem o ensino a *istân*ia </line>
<line> está relacionado </line>
<line> às **estõ*s de gênero, mas t*mbém porque </line>
</par>
<par>
<line> el*s *uscam u*a qualificação ma*s rá*ida e </line>
<line> flexibiliza*a nos ho*ários, para que possam se </line>
</par>
<par>
<line> dedicar a o*tras ativida*** de suas jo*nad*s. No caso das *rês mulheres entrev*s**das par* este </line>
<line> e**udo, é pos*ível nota* que a* *ues*ões de gên*ro **tão sim muito present*s na e*colha pelo </line>
<line> curso a dis*ância, vi*to que d*as p*rticipantes disser** qu* não poderiam deixar os filhos </line>
<line> sozinhos, para poderem frequentar *m curso presen*ial, e uma citou o acúmul* de ativida*es </line>
<line> por trabalha* for* de *asa. </line>
<line> Nesse se*tido, Heimburg (2016) salienta que as mulheres, de*de os tempos mais </line>
</par>
<par>
<line> remotos, foram con**cionadas às vo**ade* *e u*a cultu*a machista e atua*me*te, </line>
<line> em**ra </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Tere*ina PI, v. 2*, *. 11, ar*. 6, p. 1*1-*2*, nov. *02* www4.U*if*a*et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. J. Rocha, J. P. Gonçalves </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> tenham se oc*pado de *uitas ativi*ades exte*nas ao lar, atuando como </line>
<line> profi*si*nais </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> divers*s ár*as, e*a* ai**a são as p*in*ipais res*onsáve*s pelos c*idados dos fi*hos. Talv*z esse </line>
</par>
<par>
<line> fa*o *xplique o mot*vo pelo </line>
<line> qual, no B*asil, a* *essoas </line>
<line> que *ptam po* cursos superiores </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> distâ*c*a *ejam pr*dominant*mente do gênero fem**in* (INEP, 2*14). </line>
<line> *a* se essas mulhere* qu* estud** a dis*ân*ia ente*dem que essa *oda**dade de </line>
<line> ensino é fa*orável, porqu* elas *ode* *icar mais te*po em cas*, c*be *ntão ref*et*r *obre as </line>
<line> *ondiçõe* que ess*s me*mas est*dantes têm para conseguir realiz*r os *eus estudo* em se*s </line>
<line> l*r*s e com q*a*id*de. De*sa for*a, ao serem questionadas sobre o horário e como as </line>
<line> participan*e* da pes*uisa se o*ganizavam p*ra estud*r em casa, elas assim relataram: </line>
<line> * *oite qu*ndo che*o do serviç*. [...] **, e*tão, não * fácil, porqu* eu sou *ozinha, </line>
</par>
<par>
<line> e, como e* tenho doi* meninos, a gente chega *m </line>
<line> casa e te*t* me programar [...], </line>
</par>
<par>
<line> deixo algum*s coisas pr*ntas * outras para eles fazerem. * gent* vai *e o*ganizando </line>
<line> daqui, se organizando dali e tud* dá certo. (**a). </line>
<line> H*rário que eu cons*go me o*ganizar pa*a estu*a*, para pesquisar alg*ma co*sa, para </line>
<line> f*zer t*aba*hos..., é no horári* *otu*no *orq*e meu m*rido *st* em c*sa. [...]. En*ão </line>
<line> como eu me organizo? ** coloco tudo o que é pri*ridad* para *im, que hoje * * </line>
<line> fato de e* ser *ã*. *ntão * minha pri*r*d**e, que e* deix* *udo *ue e* tenho para </line>
<line> fazer *e lado, é cu*dar do m*u *ilho, de*ois *e tiver a*g*m trabalho, s* *u tiver qu* </line>
<line> f*ze* alg*ma pesquisa para levar na fac*l*ad*, se *u tive* prova, de*ois *ue eu </line>
<line> cuidar do me* filho, de*ois que e* conseguir me *rgan*za* com ele, então eu v*u dar </line>
<line> andamento ne**a re*ponsabilidade que são os es*ud**. E ass*m o trabalho também é </line>
</par>
<par>
<line> a min*a te**eira </line>
<line> prioridade. E* trabalho e depoi* vem as outras </line>
<line> c*isas, mas eu </line>
</par>
<par>
<line> *onsig* conci**ar muito b*m essas ativida*es, p*is eu tenh* um c**pan**iro que me </line>
<line> ajuda mu*to [...], entã* às v*zes fica *ais fá*i* (Milena). </line>
<line> * ***a que ele [espos*] dorme de *ia co* e*a [filha], ** tento *ssistir *lgum vídeo </line>
<line> aula. [...] Ah eu tento conciliar as co*sas, né? M*smo *ue * *i*ha casa seja pequen*, </line>
<line> e* só tenho uma filha e meu marido me ajuda muito, mesmo assim é uma rotina be* </line>
<line> cans*t*v* e ela [fi**a] *inda é pe*ue*a. A*o*a *ue eu estou *entando criar uma rotina </line>
<line> para ela, porque a rotina *ela mud*u *árias vezes. Então se eu a*ordo ela mais *edo, </line>
</par>
<par>
<line> * *o*sigo me org*niz*r melhor com a* *oisa* </line>
<line> d* casa, e quando </line>
<line> ela **c*i*ar eu </line>
</par>
<par>
<line> *studo e ao acordar *ou pod*r estar dispo*íve* com ela (K*ila). </line>
<line> Tai* relatos su*erem qu* de fato h* uma preocupação por parte da A*a, da M*lena e </line>
<line> da Keil* e* *entar *e organizar para *studar, mas a r*alidade é que primeiro el*s pr*cisam se </line>
<line> ocupar d* tra*al*o extern*, dos afazeres de *asa e do cu*da*o do* filhos, pa*a e*tã* poderem </line>
<line> se dedicar aos *róp*ios e*tudos. E*s* realidade sinaliza que no*amente a* qu*stõe* d* gênero </line>
</par>
<par>
<line> se fazem *resentes, *ma vez que prim*iro a* mulheres precisam a*ender </line>
<line> às suas v*rias </line>
</par>
<par>
<line> atribu*ções do*ésticas, materna* e profi*sion*is para e*tã* pode*em se dedicar *** estudos. </line>
</par>
<par>
<line> Nes*e cená*io, Araú*o (2006) e Sor* et al. (2007) pontuam </line>
<line> qu*, apes*r dos **anços e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *isib*lidade feminina no meio *niv*rsitário, *ã* prese*tes *i*da *s desi*ualdades entre o* </line>
<line> g*neros, pois a mulhe* tem ma*s dificuldade que os hom*ns q*ando se tr*ta de t*mpo par* </line>
<line> estudar, pa*a trabalh*r, para cui*ar da família * para cuidarem de si mesmas. </line>
<line> R*v. FSA, Ter*si*a, v. 22, n. 11, art. 6, *. 101-121, nov. 202* www4.Unifsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Questões de Gêner* e Educação a Distância: A Pr*ferência de Estudantes U*iversitárias por essa Mo*alidade 115 </line>
<line> Em *e*ação ao acúm*l* *e atividades na facul*ade em um* mesma semana, as t*ê* </line>
<line> mul**res entr*vis*adas dem*straram que elas cr*am algumas es*ra*égi**, com* p*i*r***r </line>
<line> prazos ou co**ar com * a*uda de familia*es para *uida* dos filhos, *a*a c**s*guirem re*lizar </line>
<line> as a*i*i*ades *cadê*ic*s. </line>
</par>
<par>
<line> Eu me *rganiz*, sabe**o qu* já tem uma data </line>
<line> par* *n*re**r, já vou faze*do </line>
</par>
<par>
<line> *nte**pa**, para que quando *hegar a data </line>
<line> c*m*in*da, eu *od*r en*regar certinho. </line>
</par>
<par>
<line> (*na). </line>
</par>
<par>
<line> Qu*ndo te* m*i*o t*abalho, por e*emplo, relatório de estágio, q*and* tem </line>
<line> pesquisas, *ssim *ue são praticamente na mesma sem*na, eu p*ço para q*e a *inha </line>
<line> sogra ou meu espos* fi*ar com meu filho, para *azer essas at*vidades e é isso. </line>
<line> (Milena). </line>
<line> *ão é fác*l, *ara mim não tem sido f*cil estudar. O *e* mari*o me ajuda muit* em </line>
<line> tudo, ** tudo *es*o, ele não r*cl*ma de *a*a. Ca*o e* acorde tarde e f*c* co* *s </line>
<line> coisas **do a**muladas, ele va* já me aju*an**, entend*u? E qua*do eu e*tou muito </line>
<line> estressada, ele sai de perto [...] Para mim é tudo novo, no c*me*o er* **ito di*ícil </line>
<line> muito difícil *e**o, e eu *s*o*hi por n*o fi*ar de lic*nça. Não sei se a licença qu* </line>
<line> f*l* da *aculdade, e* continuei estudando, **s na *e*dade *ssim, *studan*o entr* </line>
<line> aspas porque não é igual. Eu *i*da não t*nho â*imo de assi*tir *os v*deo*, nem </line>
</par>
<par>
<line> nada. A min*a s*rte * meu marid*, ele é ót*mo *ai, tanto ajuda* em casa, como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cu*dar da </line>
<line> neném, e** é muito atenc*oso, muito prestativo e não deixa faltar nada. </line>
</par>
<par>
<line> (Keila). </line>
</par>
<par>
<line> D* *cordo com Correia e Gonçalv*s (201*), é c*mum obser*ar que, nas vivên*ias </line>
<line> das mulh*res que são mã*s, trabalhadoras e estudante*, existe u*a gra*de jornada de </line>
</par>
<par>
<line> atividad*s que está rela**onada às r*spo**abilidade* *mpostas a essas mul*eres. Porém, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *aior *arti*ipaç*o dos homens d*n*r* do a*bie*te de casa poss*bilit* que o casal *ivida </line>
<line> igualm*nte as r*sponsabilidad*s. </line>
<line> Embo** as três participantes da p**qu*sa tenh*m m*ncion*do que a preocupação c*m </line>
<line> os filhos foi um dos fat*res *ue ju*tifica*am a escolha pelo curso a d*st*n*i*, elas reconhecem </line>
<line> que contam com outr*s pes*o*s para de*xar o* filhos quando elas p*ecisam *studar: </line>
</par>
<par>
<line> Eles [filhos] já </line>
<line> *ã* gr**des, fica* sozinhos [...] mas *enho parentes pr**imos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> minha casa t**b*m, se precisar os parentes ajudam (Ana). </line>
</par>
<par>
<line> Qu*m fica com o *eu filho na qui*ta-feira, que é o d*a e* que eu vou p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> univ*rsida*e, é o meu m*r**o (Mi*ena). </line>
</par>
<par>
<line> É o meu marido q*e fi*a e cuida, só tenh* *le aqui na cidade. Ele me aju*a em ***o: </line>
<line> limp*r * casa, fazer comida, c*idar d* neném * quando eu vou fazer as provas, ele </line>
<line> fica com a neném para mim (Keila). </line>
<line> As duas p**ticipantes casad*s *elatam que *s esposos ficam *om *s cr*an*as </line>
</par>
<par>
<line> enquanto *las vão es*udar. A Kei*a ainda acr*scen*a que o marido "aj*da" </line>
<line> em tudo nas </line>
</par>
<par>
<line> atividades domésticas e cuid*do *om a *ilha pequena. Cont*do, a **irm*ção de que o hom*m </line>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. *2, n. 11, a*t. 6, p. 101-121, nov. 2025 www4.**ifsa*et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. J. Roc*a, J. P. Gon*alves </line>
<line> 116 </line>
</par>
<par>
<line> "ajuda" em casa, r**orça a *deia de que a respons*bilida*e pel*s ativi*ades domésticas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cuidado com os f*lhos é predominanteme*te f*mini*a, mesmo se a *ulher *rabalhar fora. </line>
<line> (SANTOS; *ONÇALVES, 2022). Ne**e ca**, * homem é a pessoa que "colabora" com essa* </line>
</par>
<par>
<line> atividades, ma* sem assumi* gran*es responsabilida*es, pois </line>
<line> e*tas contin*a* sen*o </line>
</par>
<par>
<line> ent*ndidas como atrib*iç*es fem*ninas. De acordo com Pa*izotto * Picci*i (2*15, p. 12*), "As </line>
<line> próprias mul*e*es, mes*o com a co*quist* de sua liberda*e, contin**m cu*turalmente </line>
</par>
<par>
<line> responsá*eis </line>
<line> pelo lar, mari*o e filhos", **vido * uma sup**ta n*tur*za biológi**. Porém, </line>
</par>
<par>
<line> "E*ta natur**izaçã* da mul**r como bio*ogicamente r*sponsáve* pelo **abalho domé*t*c*, na </line>
</par>
<par>
<line> ve*dad*, é reflexo de uma edu*ação diferenciad* entre os dois se*os", visto que desde </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> infância "[...] o menino é estim*l*do a ser forte, frio e cor*j*so, e a menina </line>
<line> acaba sendo </line>
</par>
<par>
<line> incitada a se* </line>
<line> deli*a**, ins*g*r* em*ci*na*". Um exemplo dessas dif*r*nç*s ref*re-se e </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> brincadeiras, </line>
<line> visto que "[...] o meni*o g*ralmente ganha bola para jogos que *avorece* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> agressivida** da disputa * a *enina r*cebe bonec*s, jo*os de cozinh*, enfim, br*nque**s que </line>
<line> estim*lam o c*ráter ma*erno". *or*anto, *ão os *atores cul*urais qu* *nterf*rem nessa id*ia de </line>
</par>
<par>
<line> q*e *rabalho </line>
<line> doméstico é *e r*sponsa*ilida*e feminina e q*e * homem </line>
<line> é um mero </line>
</par>
<par>
<line> co**bo*a*or. </line>
</par>
<par>
<line> Quan*o à* d*ficulda*es vivenciadas, princ*palmente quand* *n*cia**m * ens*no </line>
<line> sup*rior, as **ês participantes da pes*uisa tiveram *es*ostas diferenciadas, send* que uma se </line>
<line> *ef*riu ao perío*o d* sep*ração d* marid* (Ana), outra comentou so*re a* dif*culdad*s em </line>
</par>
<par>
<line> r*lação aos t*abal**s da fa*uldade </line>
<line> *om o </line>
<line> gr*po de *o*egas (Mile*a) e * última *omento* </line>
</par>
<par>
<line> sobre o curso a distância e a dificul*a*e p** n*o ter u* profes*or presen*ialmente (Keila), </line>
<line> como pode ser observado *os seguinte* r*l*tos: </line>
<line> *o começo t*do foi co**licado, porque toda a responsab*lidade fi*ou *m cima de </line>
<line> m*m: casa, tudo, despes*s q*e *nt*s era ele fic*u t**o *ara mim, mas meu a*ô me </line>
<line> ajuda *uito mesm*, tive dificuldade, m*s *ui me ada**and*. (Ana). </line>
</par>
<par>
<line> No c*meço s*m, a *e**e tev* algumas </line>
<line> dificuldades, eu **ve d*ficuldade, meu grupo </line>
</par>
<par>
<line> *e *st*do teve di*iculdades, *o*s </line>
<line> eu entrei num grupo que s* tinha e* que tinha </line>
</par>
<par>
<line> acabado de sair do ensino *édio e *s outras pessoas do meu g*u*o já *stava há anos </line>
<line> se* tá estudando, entã* a gente te*e um pou** de dificuld*de si* (Mi*ena). </line>
<line> Foi bem difí*il, eu achei que iria *e* mais f*cil. Muitas vezes eu quis *arar e não </line>
<line> po*que que eu não ten*o *e*po, mas é p**que eu não te*ho ânimo de assistir a*s </line>
<line> vídeos, sabe? *s ve*es eu pe*so que se *osse com o *rof*sso* s*ria mel*or, *o que </line>
<line> eu te* que estudar s*zin*a, entendeu? T*m q*e ter mui*a *or*a de vontad* [...]. Não </line>
</par>
<par>
<line> leio as *p*stilas, </line>
<line> nem vejo os vídeos *em nad*, eu v*u lá f*zer a prova e não </line>
<line> vou </line>
</par>
<par>
<line> bem, **t*ndeu? </line>
<line> É puxado porque * d*as *ro*as de uma vez e a média * 7,0. E*tão </line>
</par>
<par>
<line> para mim </line>
<line> dá muito desâ*i*o e não tenho est*d*do, mes*o </line>
<line> que seja totalmente </line>
</par>
<par>
<line> distância, não a*ianta, a *ent* não estuda (Keila). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *e**si*a, v. 22, n. 11, art. 6, p. 101-121, n**. 2025 </line>
<line> w*w4.Un*fsanet.*om.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Que*tões de Gê*ero e Educação * Distância: A Preferência d* E*tudantes Universi*árias por essa Modal*dade 11* </line>
<line> Ao ser*m que*ti*nadas so*re *u*is ações po*er*a* ser imple*e*t*das na </line>
<line> universidade para melh*rar as **ndições *e estudo, principa**e*te de estu**n*es *om filhos </line>
</par>
<par>
<line> pequenos, foi *os*íve* notar que nen*u** d*s participa**es menc*o*ou a possibilidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *aver uma creche, talve* po*qu* o curso a*on*eci* a dist*n*ia e as mã*s est*dantes iam menos </line>
<line> v*zes, ou ne*hu*a, para a unive*si*ade. Na r*alidade, e*as come*taram s*bre *utros aspectos </line>
<line> como ter *elo menos *ais um dia de *ula para tirar dú*idas co* a **ofesso*a, </line>
</par>
<par>
<line> presencial***te, *ei*ar de se preocu*ar c*m a* responsabilidades </line>
<line> d* casa, dar mais </line>
</par>
<par>
<column>
<row> import*ncia </row>
<row> relatara*: </row>
</column>
<column>
<row> ao* estudos e v*ltar a fazer u* curso presen*ia*. Assim as três p*rt*cipant** </row>
<row> T*lvez um dia mais de aul* porque u* dia *ó * *uito pouco, um dia ou dois, mas </row>
<row> ac*o qu* se*ia mais fle*ível na aprendizag*m, porque estudar so*inha e a distância é </row>
<row> um p*uco mais complicado [...] ap*sa* de t*r acesso a distância pela in*ernet, mesmo </row>
<row> assim não é como s* fosse presencia* (*na). </row>
<row> Eu acho que eu ***eria deixar de fazer um pouco os afaze*es domésticos, que </row>
<row> podem esperar, né? E se *mpenhar mais nos *eus estudos, *u a*ho q*e é uma das </row>
<row> açõ*s assim que melhorar*a bem mais os me** estud*s. (**lena). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> A questã* *e *er **itos trabalhos </line>
<line> pa*a fazer em casa. Eu p*e*iro *ssi*t*r tod*s os </line>
</par>
<par>
<line> dias as aulas por*u* assi* ap*end* mais. Como *u comecei na *FMS, vi que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *urso a distância nã* era * que eu imag*nava, é b*m mais difíci* do qu* e* imaginei </line>
<line> estud*r em c*sa. (Keila). </line>
<line> De acordo com Torin* (2*12), é muito relevan*e a possibilidade *e as uni*ersidad** </line>
<line> **er*cerem **eche* em seus *spaços, pois, *esse modo, as mãe* e/o* p*is pod*rão d*i*ar seus </line>
</par>
<par>
<line> *ilhos e* e*paços </line>
<line> e*ucacion*is *ue po*si*ilitem a *aior pr*teção e dese*volvimento </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> c*ianç*, bem como a perm*nê*c*a dos *uturo* *rofission*is nos cu*so*, colaborando *a*a u*a </line>
<line> *ormaçã* de ma*s q*alidade, e* que os pais e m**s ***udant*s não pre*i*** se preocupar </line>
<line> c*m a segurança e e*ucação de seus *ilho*/filha* enquan*o estudam. </line>
<line> * m*s*o se*d* curs** a distân*ia, a *na, a Milena e a K**la deixam *laro que </line>
<line> optaram por essa modalida*e de ensino devido aos filhos ou *o *rabalho fora de casa, e qu* as </line>
<line> **ribuições do*é*ticas e materna impossibilitam a maior dedicação em relaçã* aos estudos. </line>
<line> *u *eja, para que* * mãe e tr*balh* f**a e ainda se respon*abiliz* pela casa e c*r*a o e*sino </line>
<line> sup*ri*r, é muito difícil *omp*t**i*iza* ***as as responsa*i*idades, portanto, *eria interessan*e </line>
<line> q*e essa* m*lheres tivessem * mínimo de con*iç**s para estudar com *ranquilidad*, seja nas </line>
<line> univ*rsidades ou mes*o em casa, a fim de q*e tenham uma f*rmaç*o *e qual*dade. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 22, n. 1*, art. 6, p. 101-121, n**. 20*5 </line>
<line> www*.Unifsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. J. Rocha, J. P. Gonç**ves </line>
<line> 118 </line>
</par>
<par>
<line> 5 *ONSIDE*AÇÕES F*NAIS </line>
</par>
<par>
<line> Com base no estudo rea*izado, é pos*ív*l inferir que his*oric*mente acesso o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> mulher ao *n*in* **perior *ão fo* fácil, mas atualmen*e e*iste a predo*i*ância de mulheres </line>
<line> nos espa*os univer*it**io*, p*incipalmente e* c*rs*s *a modalidade a distância. </line>
<line> Ademais, o e*tudo averi*uou como ** mulheres un*ver*itári*s do cu*so de Pedagogia </line>
</par>
<par>
<line> a distânci* que são </line>
<line> *on*s de casa, mães e prof*ssionais em outr*s setores, conseguem </line>
</par>
<par>
<line> conc*liar suas vivências, apesar d* s*a extensa jornada. E*s* es*udo ev*denciou que a mulher </line>
</par>
<par>
<line> que é </line>
<line> *ãe, esposa, universi*á*ia e q*e *rabalha fora d* casa tem *uitas d*ficul*a*es para </line>
</par>
<par>
<line> concil*ar *o*as es*as atividades q*e so*ialmente sã* atribu*d*s ao gên*ro *em*nino. </line>
<line> As trê* u*ivers*t*r*as, pa*tici*antes *a pes*uisa, optaram pe*a esc*lha *e um curs* </line>
</par>
<par>
<line> sup*rior p*ra mu*ar d* </line>
<line> *ida, para te* u* emprego com salário mai* elevado </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> con**quenteme*te consegu*re* ter um futuro m*l*or, se*do t*das as respost*s relacion*d*s </line>
<line> ao at*ndi**nto *as necessidades pessoais **s três par*i*ip*ntes. Elas ta*bém destaca*am *u* </line>
<line> *oram i*flue*ciadas a escol*er o ensino a distância devi*o a algun* fatores como: ter mais </line>
</par>
<par>
<line> tempo para o* fil*os, trabalhar fora *e casa * *aze* *ormação de forma flexível. O a </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> ana*isamos, a partir do estu*o, * a grande in*luên*ia *ultural *a*hista que é *mp*sta </line>
<line> p*ra </line>
</par>
<par>
<line> mu*h**es, em q** se espera socialmen*e qu* elas sejam as pr*ncipais responsávei* pelos </line>
</par>
<par>
<line> filhos, </line>
<line> mesmo *endo outra* ativ*dad*s for* de casa, c*mo se d*dic*r a u*a profissão </line>
<line> e/*u </line>
</par>
<par>
<line> inv**tir n* seu *rocesso d* for**ção escolar/profissio*al. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse se*tid*, outro* dad*s *a p*squisa apon*aram que as *ulher*s </line>
<line> univ*rsitárias, </line>
</par>
<par>
<line> diante de t*nta* responsabilidades, cost*ma* prio*iz*r os afa*eres d* cas* e o **idado dos </line>
</par>
<par>
<line> filhos, </line>
<line> para post*riorm*n*e *e </line>
<line> dedicarem *os estudos. Refleti*os a parti* desses res*ltado* </line>
</par>
<par>
<line> *ue ain*a há d*versas d*si*ualdade* de gên*ro, ***ncipal*ente n* que se refer* ao tempo e às </line>
<line> responsa*ilida*es doméstic*s. Visto que e* questão de tempo a mulher tem m*is d*ficuldade </line>
<line> que o h*mem, afinal *la geralme*te se dedica m*is às atividad*s dom*sticas, a* cuidado dos </line>
<line> filhos, ao *rab*lho fora *e casa, deixando assim à margem os seus *róprios estudos. </line>
<line> No en**nt*, co*pree*demos que as participantes da pe*quisa b*s*am estraté*ias para </line>
</par>
<par>
<line> melhor se </line>
<line> dedicar *o* estudos, tais como priorizar os </line>
<line> p*azo* sol*citado* </line>
<line> pelos curs*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> gra*uaçã* * para isso elas con*am com a *rganizaç*o </line>
<line> própria, </line>
<line> *n*ec**ando tr**al*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*tudando *ara as avaliações etc. E*a* também *ontam com a ajuda do* pais ou dos familiares </line>
<line> para pod*re* realizar as suas atividades q*ando necessár*o. </line>
<line> Podemos de*ta*ar que *s três mulheres estudantes *ivid*m co* os m*mbros da cas* </line>
<line> a responsabilidade, no entanto, em *utro m*mento, *ercebe*o* em se*s relatos que ess*s </line>
<line> Re*. *SA, T*resi*a, v. 22, n. 11, art. *, p. 1*1-12*, nov. 2025 www4.Unif*anet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Questões d* Gên*ro e *ducação a Distância: A Pr*ferên*ia de Es*u*an*es Universitárias por ess* Moda*i*ade *19 </line>
<line> *ados di*erge* em alguns aspe*tos. Verificamos no relato ** uma da* *ar*icipa*tes a ideia de </line>
</par>
<par>
<line> que o "marido ajuda em casa" e*sa con*ep*ão reforç* a ideia e </line>
<line> de qu* a respon*abilida*e </line>
</par>
<par>
<line> *om*st*ca deve ser inte*rament* *a mulher. Ta* fato **dica que ainda pr*d*mina n* *ociedade </line>
<line> um ti*o de educaç*o de*igual de*de a infância, visto que ainda se *spera que o homem s*ja o </line>
<line> p*oved** e a *ulhe* *e r*sponsabilize p*los cuidados d*mésti*os. </line>
<line> *utro aspe**o r*levan*e *ev*nta*o na pesquisa diz respeito a como poderiam *er </line>
<line> criada* estra*égi*s para *ac*litar a perma*ência da* mulheres estudante* na unive*sidade, a f*m </line>
</par>
<par>
<line> de *ue </line>
<line> elas te*ha* uma melhor qualidade </line>
<line> d* estudo. As </line>
<line> participan*es </line>
<line> *ndicaram *ue seria </line>
</par>
<par>
<line> melhor haver ma*s dia* de aul*, ter u* *rofessor p*esencial para tirar *úvida* e que gostariam </line>
<line> de de*xa* *ais as ativ*dades domést*cas de lado par* *oderem s* dedicar ao* estudos. </line>
</par>
<par>
<line> Em síntese, as questões de </line>
<line> gên*ro perm*iam a </line>
<line> decisão e dese*vol*imento d*s </line>
</par>
<par>
<line> estudos de mulhe*es uni*ersitári*s que fazem *u*sos na m*d*lida** a distância, evidenc*a*do </line>
</par>
<par>
<line> que as múlt*plas funções de*emp*n*adas *or </line>
<line> elas, simul*aneamente, i*terf*rem no proces*o </line>
</par>
<par>
<line> for*ativo, p*rque muitas vezes o estudo é deixad* p*r* um segun*o pla*o, *e**do à* div**sas </line>
<line> o*rigações **e precisam ser d*semp*nhadas por es*udantes do gênero femi*ino. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> Como Re*e*enciar este Artigo, co*forme ABNT: </line>
<line> RO*HA, J. J; GO*ÇALVES, J. P. Questões de Gênero e E*ucaçã* a Di*tânc*a: A Preferência de </line>
<line> E*tudantes Universitá*ias por essa Moda*idade de Ens*n*. Rev. *SA, Teres*na, v. *2, n. 11, art. 6, p. </line>
<line> *01-121, nov. 202*. </line>
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<line> Co*tribuição dos Autores </line>
<line> J. J. Rocha </line>
<line> J . P. *on*alves </line>
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<line> *) *oncepção e plane*amento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) an*lis* e interpret*ção dos **dos. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboraçã* do rascunho ou na r*vis*o c*ít*** do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) participação na ap*ovaç*o da v*rsão fin*l *o manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> Rev. *SA, T*resi*a *I, v. 2*, n. **, *rt. 6, p. 101-12*, nov. 2025 </line>
<line> *ww*.Unifsanet.com.br/*e**sta </line>
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