Condicionantes da Satisfação Discente no Curso de Ciências Contábeis / Determinants of Student Satisfaction in the Accounting Program

Hevelyn Heidemann Fontanella, Jean Carlos Ramos, Alison Martins Meurer, Luciane Dagostini

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo analisar os condicionantes que caracterizam a satisfação dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis em uma instituição pública de ensino e em duas instituições privadas do Sudoeste do Paraná. Realizou-se um estudo quantitativo, descritivo, do tipo survey, aplicando um questionário adaptado dos modelos de Tontini (2003) e Walter et al. (2006), do qual foram obtidas 175 respostas. Na análise utilizou-se o teste Mann-Whitney para dois grupos e o teste de Kruskal-Wallis para três ou mais, ambos indicados para dados que não seguem distribuição normal, a fim de compreender como as características de idade, estado civil e situação profissional influenciam essa percepção, e identificar diferenças entre instituições públicas e privadas. Os resultados mostraram maior satisfação com o corpo docente e o processo pedagógico; e maior insatisfação quanto à infraestrutura, serviços de apoio e inserção profissional. O teste de Kruskal-Wallis evidenciou diferenças significativas entre grupos, indicando que as variáveis analisadas influenciam a percepção dos estudantes. Com esta pesquisa, foi possível compreender melhor os fatores que afetam a satisfação acadêmica e identificar diferenças importantes entre instituições e perfis de estudantes, oferecendo subsídios para melhorias.

 

Palavras-chave: Satisfação Discente. Graduação em Ciências Contábeis. Mann-Whitney. Kruskal-Wallis

 

ABSTRACT

This research aimed to analyze the determinants that characterize the satisfaction of Accounting students at one public and two private higher education institutions in the Southwest region of Paraná. A quantitative, descriptive survey study was conducted, applying a questionnaire adapted from the models of Tontini (2003) and Walter et al. (2006), from which 175 responses were obtained. The analysis used the Mann-Whitney test for two groups and the Kruskal-Wallis test for three or more—both indicated for non-normally distributed data—in order to understand how the characteristics of age, marital status, and professional situation influence this perception, and to identify differences between public and private institutions. The results showed greater satisfaction with the faculty and the pedagogical process, and greater dissatisfaction regarding infrastructure, support services, and professional insertion. The Kruskal-Wallis test evidenced significant differences between groups, indicating that the analyzed variables influence the students' perception. With this research, it was possible to better understand the factors that affect academic satisfaction and identify important differences between institutions and student profiles, providing a basis for improvements.

 

Keywords: Student Satisfaction. Accounting Undergraduate Program. Mann-Whitney. Kruskal-Wallis


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.12.2

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