Avaliação Do Processo De Ensino-Aprendizagem Do Programa Terceira Idade Em Ação (PTIA) Da Universidade Federal Do Piauí (UFPI) / From Teaching-Learning Process From Program Evaluation Senior Citizens In Action (PTIA), Federal University of Piauí (UFPI)

Luiza de Marilac Lima da Silva

Resumo


As  ações  pedagógicas  destinadas  ao  público  idosoconstituem uma realidade que vem se concretizando na maioria dasInstituições de Ensino Superior do Brasil através das chamadasUniversidades Abertas para a Terceira Idade. Em Teresina estaexperiência educacional é desenvolvida na Universidade Federaldo Piauí pelo Programa Terceira Idade em Ação (PTIA). No programasão desenvolvidas atividades educacionais nas mais diversas áreasde conhecimento com temáticas voltadas para a promoção da saúde,o exercício da cidadania e o envelhecimento saudável. Diante destarealidade educacional vivenciada por diversos idosos em Teresina,o presente estudo que ora se apresenta teve por objetivo avaliar asações  pedagógicas  relacionadas  ao  processo  de  ensino-aprendizagem do Programa Terceira Idade em Ação da UniversidadeFederal do Piauí. Este estudo teve por embasamento teórico asrespectivas referências bibliográficas: Meire Cachioni, na área deEducação Gerontológica; Vitória Kachar e Aglair Setúbal, na áreadas Universidades Abertas  para Terceira  Idade;  José ArmandoValente, na área do Processo de Avaliação e Aprendizagem; IsauraBelloni, Maria Ozanira da Silva e Silva na área do Processo deAvaliação; Teresa Maria Frota Haguette  na  área  da  técnica  deObservação Participante;  e Simone  de Beauvoir  na  área  deEnvelhecimento. Trata-se de uma pesquisa de campo que privilegiouas seguintes abordagens metodológicas: levantamento qualitativo,pesquisa avaliativa e metodologia participativa. No levantamentoqualitativo foram adotadas as seguintes técnicas durante a coleta dedados: análise de fontes documentais, observação participante eentrevistas semi-estruturadas. Foi possível identificar nas disciplinas pesquisadas uma certa sintonia na linha teórico-metodológica queorienta o processo de ensino-aprendizagem do P.TIA. O processode ensino-aprendizagem desenvolvido pelas disciplinas analisadasbaseia-se numa metodologia que visa a construção de conhecimentosatravés da interação entre os saberes científicos e os saberes dosidosos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)