Sobre o Portal

A INSTITUIÇÃO

A trajetória do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA - na Educação Superior tem início em 1998. Naquela época, existiam poucas Faculdades em Teresina. Mas, nos anos seguintes, a FSA mostrou que estava pronta para atender às expectativas da sociedade na qual estava inserida.

Hoje, como uma das melhores Instituições de Ensino Superior do Nordeste e uma das maiores do Piauí, a FSA atende, com excelência, a três fundamentos: o ensino, a extensão e a pesquisa.

Atenta às mudanças do mundo contemporâneo, a FSA cresceu sem abrir mão de seus valores originais baseados na ética, pluralismo, respeito à diversidade e responsabilidade social. Na relação com a sociedade, atua como articuladora do desenvolvimento regional. E, numa perspectiva mais ampla, busca formar pessoas que façam a diferença. O estímulo à formação continuada e o incentivo ao corpo técnico-administrativo aos cursos que oferece, espelha a grande opção estratégica da instituição: a excelência dos serviços que presta.

Atualmente, comprometida com o desenvolvimento do estado, atua em vários projetos de responsabilidade social, empreendendo esforços junto à comunidade para preservar o meio ambiente e promover o crescimento econômico e cultural no Estado.

 

POLÍTICA EDITORIAL

O artigo deve ser formatado em papel A4; margens superior (3 cm), inferior (2 cm), esquerda (3 cm), direita (2 cm); espaçamento de 1,5 linha e alinhamento justificado, empregando editor de texto MS Word, versão 6 ou superior, fonte Times New Roman tamanho 12 e limite mínimo de 12 páginas e máximo de 25 páginas, incluindo quadros, tabelas, notas, gráficos, ilustrações e referências bibliográficas.

A estrutura do artigo deverá ser a seguinte:

- título em português no início do trabalho, omitindo a identificação do(s) autor(es);

- título em inglês;

- resumo em Português com cerca de 15 linhas ou até 250 palavras, sem parágrafos, contendo objetivo, método, resultados e conclusão do trabalho, assim como um mínimo de três e o máximo de cinco palavras-chave em letras minúsculas, separadas por ponto e vírgula e não por ponto final;

- todos os resumos deverão ter a versão em Inglês (abstract e as key words). Os artigos submetidos em Espanhol ou Francês deverão ter resumo e palavras-chave no idioma original, em Português e em Inglês; e

- o corpo do texto deve se constituir de introdução, referencial teórico, metodologia, resultados e discussão e considerações finais, sendo elaborado em conformidade com normas da ABNT.

A introdução, parte inicial do artigo, vem logo após o resumo e as palavras-chave na língua selecionada (Português, Espanhol ou Inglês). Nesta parte devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema explorado.

Em seguida desenvolve-se a parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024:2003, que variam em função da abordagem do tema e do método. Nesta etapa deve constar o referencial teórico do estudo, a metodologia utilizada para a execução da pesquisa e a análise dos resultados obtidos.

Na finalização do artigo apresentam-se as considerações finais correspondentes aos objetivos e hipóteses do estudo.

Por último têm-se os elementos opcionais que são: apêndices e anexos.

 

 

Os artigos podem ser elaborados de forma individual ou em grupo, contemplando, no máximo, cinco autores, podendo concorrer graduandos, graduados, estudantes dos cursos de Pós-Graduação, bem como pesquisadores e professores.

A publicação dos artigos ou a avaliação não será remunerada, sob nenhuma hipótese.

 

COMPROMISSOS DA REVISTA FSA

 

1.       As avaliações dos artigos passarão a ser no sistema Triple Review, em que ocorrerá uma avaliação inicial do Editor (revisão de admissão ou desk review) para verificar se o artigo possui as Obrigações dos Artigos citadas abaixo e, posteriormente, no sistema Double Blind Review (revisão cega por pares) em que será realizada pelos avaliadores da área do artigo submetido;

2.       Até 30 dias, para comunicar aos autores o resultado da revisão de admissão (desk review), que define se o manuscrito passará pelo processo de revisão do periódico;

3.       Até 120 dias, para o encaminhamento aos autores do primeiro parecer de cada um dos revisores, no caso de manuscritos que tenham sido aceitos no desk review;

4.       Não devem ser publicados artigos de autoria do editor científico ou editor-geral, também chamado, neste documento, de editor, e de editores associados, mesmo que esta autoria seja compartilhada com outros autores;

5.       No caso de publicação de artigo de autoria de dirigentes das instituições mantenedoras do periódico ou de quaisquer dos integrantes do Comitê de Política Editorial ou do Corpo Editorial Científico, deve ser especificado claramente, na peça editorial que apresenta o respectivo número do periódico, como ocorreu a avaliação do manuscrito, ressaltando a independência e a isenção do respectivo processo; e

6.       A cada ano, a fração de artigos originários de uma determinada instituição (isto é, com pelo menos um autor, docente ou discente, a ela vinculado) não deve exceder 15% do total de artigos publicados.

 

 

 

COMO PARTICIPAR

Sugere-se que, antes da submissão, os autores leiam e avaliem seu artigo por meio de algumas perguntas, cujas respostas afirmativas em questão elevem a chance de o artigo obter avaliação positiva.

1. Qual é a contribuição que seu artigo traz ao conhecimento na área?

2. Você tem ao menos 50% de referências bibliográficas e citações oriundas de artigos publicados em periódicos cientificos de qualidade?

3.  Você tem ao menos 25% de referências bibliográficas e citações oriundas de artigos publicados em periódicos cientificos internacionais?

4. Você tem pelo menos 50% das referências bibliográficas e citações oriundas de artigos publicados em periódicos cientificos nos últimos cinco anos?

5. Você tem referências e citações de autores clássicos na área?

6. Você seguiu as normas de editoração da Revista?

7. Você descreveu adequadamente a metodologia seguida na pesquisa, os métodos qualitativos e quantitativos utilizados?

8. Seus objetivos e suas conclusões estão claramente descritos?

9. Você verificou detalhadamente a qualidade de sua redação?

 

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