INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CONTROLADORIA: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO EM UMA EMPRESA DO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

André de Carvalho, Rogério João Lunkes, Paula de Souza

Resumo


Com a necessidade de melhorar os processos de planejamento e controle, as organizações tendem a formalizar a estrutura da controladoria. A controladoria como órgão de coordenação dos demais setores da empresa, possui o papel de harmonizar os processos de gestão e melhorar o desempenho dos colaboradores na busca do resultado desejado pela organização. Desta forma, essa pesquisa tem como objetivo propor um modelo de implantação da unidade organizacional da controladoria em uma empresa de construção civil. Para tanto, efetuou-se uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, desenvolvida a partir de análise documental. A trajetória metodológica divide-se em três fases: enquadramento metodológico; elaboração do questionário; e por fim, a proposta de institucionalização da controladoria. Os resultados apontaram que a organização precisa melhorar seus sistemas de informações para que possa facilitar a tomada de decisão aos gestores. Em relação à função gestão de pessoas, observou-se que 50% dos funcionários são incentivados constantemente pela busca da educação continuada. Quanto ao planejamento estratégico, 38% dos respondentes da pesquisa desconhecem se ele foi elaborado. Desta forma, a partir da análise dos resultados e outros apontados nesta pesquisa, propõe-se a institucionalização da controladoria como órgão de staff atuando na coordenação e harmonização dos demais setores. Adicionalmente, a controladoria atuará na gestão da empresa, sem o poder de controlar os demais setores, mas sim de propor mudanças que possam aperfeiçoar o resultado da empresa.


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, L. B.; PARISI, C.; PEREIRA, C. A. Controladoria. In: CATELLI, A. (Coord.). Controladoria: uma abordagem da Gestão Econômica - Gecon. São Paulo: Atlas, 2001. p. 343-355.

ARAÚJO, P. G. L.; LUCA, M. Controladoria e gerenciamento do risco operacional: um estudo nas grandes empresas do Estado do Ceará. In: CONGRESSO USP CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 6., 2006, São Paulo. Anais... São Paulo, 2006.

ATKINSON, A. A. et al. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 2000.

BEUREN, I. M.; GOMES, E. C. O.; LUZ, R. M. Motivações para implantar a área organizacional de controladoria em grandes empresas. Gestão & Regionalidade, v. 28, n. 82, p. 19-34, 2012.

CATELLI, A. Introdução: o que é Gecon. In: CATELLIArmando (org.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – Gecon. São Paulo: Atlas, 2001. p. 29-32.

CITTADIN, A. Proposta de estruturação de uma unidade organizacional de controladoria em uma Instituição de Ensino Superior. 191 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

ESTADAO DE SÃO PAULO. PIB da construção deve crescer no mesmo ritmo da economia em 2013. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

KÜPPER, H. W. P. Controlling: Konzeption, Aufgaben und Instrumente. 4. ed. Berlin: MSG, 2005.

LUNKES, R. J.; GASPARETTO, V.; SCHNORRENBERGER, D. Um estudo sobre as funções da controladoria. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 4, n. 10, p. 106-126, 2010.

LUNKES, R. J.; SCHNORRENBERGER, D. Controladoria na coordenação dos sistemas de gestão. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

OLIVEIRA, L.; PEREZ JR, J.; SILVA, C. Controladoria estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

OLIVEIRA, L. R.; PONTE, V. M. R. O papel da controladoria nos fundos de pensão. Revista Contemporânea de contabilidade, v. 3, n. 5, p. 97-114, 2006.

PADOVEZE, C. L. Controladoria: estratégia e operacional. São Paulo: Thompson, 2003.

PIEVE, E.; ALMEIDA, E. I.; FEDATO, G. A. L.; SORNBERGER, G. P. A utilização da controladoria e os benefícios de um modelo de gestão: estudo de caso em uma empresa prestadora de serviços. Revista Contabilidade & Amazônia, v. 3, n. 1, P. 1-16, 2010.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. revisada e ampliada. São Paulo: Atlas, 1999.

VENDRUSCOLO, L. T. Proposta para implantação da controladoria no setor financeiro de uma pequena empresa – VALPI Valor Produtos Imobiliários Ltda. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

VITAL, L. P.; FLORIANI, V. M.; VARVAKIS, G. Gerenciamento do fluxo de informação como suporte ao processo de tomada de decisão. Informação & Informação, v. 15, n. 1, p. 85 - 103, 2010.

ZIMMERMAN, J. L. Accounting for decision making and control. 3. ed. New York: Irwin MacGraw-Hill, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.