AÇÃO EMPREENDEDORA NA CRIAÇÃO DE EMPRESA FAMILIAR: ESTUDO DE CASO
Resumo
Nesse trabalho, diante de um caso em que vários membros da família participam da criação de uma empresa, abre-se um debate tanto em relação à concepção de empresa familiar como sobre o empreendedorismo. Parte-se de considerações sobre o conceito de empresa familiar e do empreendedorismo associado à criação de empresas na visão de Gartner (1985), introduzindo-se a noção de ação empreendedora. O caso foi estudado, sendo feitas entrevistas com os membros da família envolvidos na criação e desenvolvimento da empresa, analisando-se o material assim obtido por meio de análise de conteúdo. Verificou-se uma particularidade no caso, em que ocorre a criação da empresa com ações de trabalho conjunto. Há evidências de que não se configura a perspectiva de criação com intenção de transferir a empresa para as gerações futuras. Da parte dos filhos, também não ficou demonstrado interesse em continuar na direção do negócio. Torna-se claro o valor da análise com foco não na figura do empreendedor, mas em sua ação, que teve uma conotação coletiva e não de uma única pessoa, na medida em que foram envolvidos pai, mãe e filha. Além de indicar a necessidade de novos enfoques de análises sobre empresas familiares, também se evidenciou a possibilidade complementar de análise do empreendedorismo com foco na ação empreendedora.
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