AÇÃO EMPREENDEDORA NA CRIAÇÃO DE EMPRESA FAMILIAR: ESTUDO DE CASO

Juvêncio Braga de Lima, Roberto de Oliveira Bezerra

Resumo


Nesse trabalho, diante de um caso em que vários membros da família participam da criação de uma empresa, abre-se um debate tanto em relação à concepção de empresa familiar como sobre o empreendedorismo. Parte-se de considerações sobre o conceito de empresa familiar e do empreendedorismo associado à criação de empresas na visão de Gartner (1985), introduzindo-se a noção de ação empreendedora. O caso foi estudado, sendo feitas entrevistas com os membros da família envolvidos na criação e desenvolvimento da empresa, analisando-se o material assim obtido por meio de análise de conteúdo. Verificou-se uma particularidade no caso, em que ocorre a criação da empresa com ações de trabalho conjunto. Há evidências de que não se configura a perspectiva de criação com intenção de transferir a empresa para as gerações futuras. Da parte dos filhos, também não ficou demonstrado interesse em continuar na direção do negócio. Torna-se claro o valor da análise com foco não na figura do empreendedor, mas em sua ação, que teve uma conotação coletiva e não de uma única pessoa, na medida em que foram envolvidos pai, mãe e filha. Além de indicar a necessidade de novos enfoques de análises sobre empresas familiares, também se evidenciou a possibilidade complementar de análise do empreendedorismo com foco na ação empreendedora.

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