Avaliação Do Processo De Formulação De Estratégias Degestão Do Conhecimento A Partir Da Percepção Do Dirigente De Uma Empresa De Portas Da Região Sul Do Paraná / Evaluation Process Strategies Knowledge Degestão Formulation From Leader Of Perception Of A C
Resumo
A globalização em ritmo acelerado exige das organizações uma postura inovadora e que seja constantemente revisada. O crescimento organizacional deixou de ser apenas condicionado aos fatores de oferta e demanda, e se caracteriza, atualmente, por um amálgama de interpretações externas e internas dos processos de negócio. O grande desafio é a gestão dos ativos intangíveis que compõem a organização. Este trabalho elenca, na revisão bibliográfica, as mudanças ambientais e os aspectos estratégicos fundamentais para se entender as organizações. Na sequência, vale-se da Gestão do Conhecimento (GC), estratégias de GC, modelos de GC, e tecnologias utilizados para capturar, gerir, armazenar e internalizar o conhecimento organizacional. Entender a mudança implica entender o processo analítico e político da organização, no que tange ao resultado das pessoas em situações de crise, momento em que suas habilidades e conhecimentos são testados frente ao desafio da mudança. Assim, este trabalho tem como objetivo geral avaliar o processo de formulação de estratégias de GC da empresa Pormade, com base na percepção de seu dirigente. Visa, também, identificar as mudanças ambientais ocorridas na empresa ao longo do período estudado e descrever como ocorreu o processo de formulação estratégica na organização, considerando conteúdo, contexto e processo. A pesquisa elenca as principais práticas e tecnologias de GC adotadas pela empresa, analisa as mudanças estratégicas, baseadas na utilização de tecnologias de GC. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter contextual-processual e descritivo, de cunho exploratório, desenvolvida de uma maneira histórica mediante um estudo de caso simples. Dessa maneira, o trabalho almeja contribuir para a criação de alternativas ao processo de formulação de estratégias na Gestão do Conhecimento, adaptadas às características da empresa estudada.
Referências
AMORIM, F. B.; TOMAEL, M. I. Gestão da informação e gestão do conhecimento na prática organizacional: análise de estudos de casos. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, v. 8, n. 2, p. 01-22, jan/jun 2011 – ISSN: 1678-765X.
BATISTA, F. F. Texto para Discussão nº 1095 – IPEA: Gestão do Conhecimento na Administração Pública. Brasília, 2005
BELASCO, J. A. Ensinando o elefante a dançar: como estimular as mudanças na sua empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
BEPPLER, M. K.; PEREIRA, M. F.; COSTA, A. M. Discussão conceitual sobre o processo de estratégia nas organizações: formulação e formação estratégica. Revista Ibero-americana de Estratégia: RIAE, São Paulo, v. 10, n. 1, p.128-146, 01 jan./abr. 2011.
BORGES, R. S. G.; MARQUES, Antônio L. Gestão da Mudança: uma alternativa para a avaliação do impacto da mudança organizacional. Revista de Administração – FACES Journal, Belo Horizonte, v. II, n. I, p. 95-113, jan/mar. 2011.
BOISOT, Max H. Knowledge Assets: Securing Competitive Advantage in the Information Economy: Securing Competitive Advantage in the Information Economy. Oxford University Press, 1998.
BOTS, P. W. G.; DE BRUIJN, H. Effective knowledge management in professional organizations: going by the rules. 35TH HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE ON SYSTEM SCIENCES, IEEE Computer Society Press. Proceedings… 2002.
CASTILLO, L. A. M. Modelo integrado para a implantação e desenvolvimento da Gestão do Conhecimento. São Carlos 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) –Escola de Engenharia de São Paulo.
CUNHA, C. Adaptação estratégica em ambiente turbulento. Florianópolis: 1996. Tese para concurso de professor titular – Departamento de Produção e Sistemas, UFSC.
CRUZ, C. A. Gestão Estratégica do Conhecimento: estudo exploratório em empresas instaladas nos parques tecnológicos do estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
CHOO, C. W. A Organização do Conhecimento. São Paulo: Ed. SENAC, 2003.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
¬___________. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 14. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003, 237p.
EDVINSSON, L.; MALONE, M. S. Capital intelectual. São Paulo: Makron, 1998.
ESTEVÃO, A. Mudanças estratégicas nas empresas: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 1995.
FAYOL, H. Administração industrial e geral: Previsão, Organização, Comando, Coordenação e Controle. 10. ed. São Paulo: Atlas, 1990.
GOHR, Cláudia Fabiana; SANTOS, Luciano Costa. Contexto, conteúdo e processo da mudança estratégica em uma empresa estatal do setor elétrico brasileiro. Revista de Administração Pública, Rio De Janeiro, v. 6, n. 45, p. 1673-1706, dez. 2011.
HAMMER, M. et al. Reengenharia: revolucionando a empresa em função dos clientes, da concorrência e das grandes mudanças da gerência. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
HANSEN, M.; NOHRIA, N.; TIERNEY, T. What's your strategy for managing knowledge? Harvard Business Review, 106-116, mar./abr. 1999
JENNEX, M. E. What is knowledge management? Idea Group Inc. 2007.
JENNEX, M. E.; OLFMAN, L. A knowledge management success model: an extension of DeLone and McLean’s IS Success Model. In: NINTH AMERICAS CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS, Proceedings… 2003.
LEONARD-BARTON, D. Wellsprings of knowledge. 1. ed. Boston: Havard Business School Press, 1995.
LINDSEY, K. Measuring knowledge management effectiveness: A task-contingent organizational capabilities perspective. In:EIGHTH AMERICAS CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS. Proceedings… p. 2085-2090, 2002.
LIEBOWITZ, J.; BECKMAN, T. Knowledge organizations: what every manager should know. Boca Raton: CRC Press, 1998
MARINHO, Bernadete de Lourdes; SYLOS, Andrea de Lima. Gestão da mudança organizacional: a necessidade de busca constante de alinhamento e realinhamento estratégico. In: SEMEAD, N. 4, 1999. USP. São Paulo: Feaonline, 1999.
MASSEY, A.P.; MONTOYA-WEISS, M.; O'DRISCOLL, T. M. Knowledge management in pursuit of performance: insights from Nortel networks. MIS Quarterly: v. 26, n. 3, 2002.
MELLO, Rodrigo B. O estudo da mudança estratégica organizacional em pequenas empresas de construção de edificações: um caso em Florianópolis. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997.
MINTZBERG, H. Patterns in strategy formation. Management Science, v. 24, n. 9, p. 934-948, 1978. Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2012.
______. The strategy process. Engewood Cliffs. New Jersey: Prentice Hall, 1988.
______. The design School: reconsidering the basic premises of strategic management. Strategic Management Journal, v.11, n.1, p. 171-195, 1990.
MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.
MÜLBERT, A. L.; MUSSI, C.; ANGELONI, M. T. In: ANGELONI, M. T. (Org.). Organizações do conhecimento: infraestrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2005.
MURRAY, E. Jennex. Encyclopedia of knowledge management. Knowledge Management Success Models. Idea Group Reference, p. 429-435, 2006.
NONAKA, I.; TOYAMA, R.; NAGATA, A. A firm as a knowledge-creating entity: a new perspective on the theory of the firm. Tecnology in Society, v. 8, n. 2, p. 203-218, 2000.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. 20. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
NONAKA, I.; KONNO, N. The concept of ‘ba’: building a foundation for knowledge creation. Califórnia Management Review, v. 40, n. 3, p.40-54, Spring 1998.
OROFINO, M.A.R. Técnicas de criação do conhecimento no desenvolvimento de modelos de negócio. Dissertação (Mestrado em Engenharia do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC), 2011.
PEREIRA, H. J. Bases conceituais de um modelo de gestão para organização baseada no conhecimento. In: XXII SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. FIA/USP. Anais... Salvador, novembro de 2002.
PETTIGREW, Andrew M. Context and action in the transformation of the firm. Journal of Management Studies, v. 24, n. 6, p. 649-670, 1987.
PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
RODRIGUES, Suzana B. et al. Aprendizagem contestada em ambiente de mudança radical. RAE, Belo Horizonte, v. 44, n.1, p. 27-43, jan/mar. 2004.
RUAS, Roberto. Gestão das competências gerenciais e a aprendizagem nas organizações. Porto Alegre: EA/ PPGA/ UFRGS, versão 2, 2002.
RUNTE, G. I. B. C. Gestão do Conhecimento os desafios da implantação de um modelo integrado: o caso ANS. Dissertação (Mestrado em Administração) – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Rio de Janeiro, 2011.
SÁ, F. B.; COSTA, P. C. Gestão do conhecimento: qual sua importância e como preservá-lo nas organizações? SBGC, 2011. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2012.
SALAZAR, A. A. P. A gestão do conhecimento nas organizações. Kmol, 2002. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2012.
SCHEIN, Edgar H. Psicologia organizacional. 3. ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1982.
SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte e prática da organização de aprendizagem. 7. ed. São Paulo: Best Seller, 2000.
SERVA, Mauricio; ANDION, Carolina. Teoria das organizações e a nova sociologia econômica: um diálogo interdisciplinar. RAE, São Paulo, v. 46, n. 2, p. 10-21, abr/jun/ 2006.
SVEIBY, K. E. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
______. Gestão do Conhecimento: as lições dos pioneiros. Global Brands Sveiby Associados, 2001. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2013.
STEWART, T. A. Capital Intelectual. Tradução Ana Beatriz Rodrigues, Priscilla Martins Celeste. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
SPECK, van der, R.; SPIJERVERT, A. Knowledge management: dealing intelligently with knowledge. In: LIEBOWITZ, J.; WILCOX, L. (Eds.). Knowledge Management and its Integrative Elements. New York: CRC Press, 1997.
TEIXEIRA FILHO, J. Gerenciando conhecimento: como a empresa pode usar a memória organizacional e a inteligência competitiva no desenvolvimento de negócios. Rio de Janeiro: Senac, 2000.
TERRA, J. C. C. Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Negócios, 2000.
VEN, Van de. A. Suggestions for studying strategy process: a research note. Strategic Management Journal, v. 3, p. 169-188, 1992.
VON KROGH, G.; ROOS, J. Organizational epistemology. New York: St. Martin's Press, 1995.
WIIG, K. M. Knowledge management foundations: thinking about-how people and organizations create, represent, and use knowledge. Arlington, Texas: Shema Press, 1993.
WHITTINGTON, R. O que é estratégia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
Apontamentos
- Não há apontamentos.