Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Foco e Escopo: a Revista Saúde em Foco é uma publicação da Faculdade Santo Agostinho e tem a missão de publicar manuscritos de elevado nível técnico-científico que contribuam, direto ou indiretamente, para com a promoção do conhecimento nas áreas das Ciências da Saúde e áreas afins. A revista terá publicação semestral de manuscritos científicos, incluindo editoriais, artigos originais, artigos de revisão sistemática e estudos de casos, referentes a assuntos e estudos de interesse técnico- científico nas áreas das Ciências da Saúde.

Missão: a Revista Saúde em Foco, veículo de difusão científica, tem como missão “publicar trabalhos científicos originais e inéditos que contribuam para o desenvolvimento da pesquisa e do pensamento crítico na área de ciências da saúde e biológicas”.

Objetivos: a Revista Saúde em Foco tem como objetivo publicar resultados de pesquisas originais e revisões relevantes no campo das Ciências da Saúde, divulgando os avanços científicos e tecnológicos conquistados, respeitando os indicadores de qualidade, a fim de que seja assegurada a sua aceitabilidade junto à comunidade de pesquisadores da área em nível local, regional, nacional e internacional.

Público-alvo: profissionais da área de ciências da saúde como Nutrição, Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Farmácia, Educação Física,  Fonaudiologia, Terapia ocupacional e Saúde Coletiva.

Tipos de documentos aceitos para publicação: a Revista Saúde em Foco é uma publicação semestral de trabalhos científicos, os quais devem estar em conformidade com a NBR 6022:2003. Considera-se Artigo Científico parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados de experiências de pesquisas e estudos de casos, nas diversas áreas do conhecimento. Assim, esses trabalhos científicos, submetidos ao Conselho Editorial da Revista Saúde em Foco, podem estar situados nas seguintes modalidades:

a)      Artigos inéditos: congrega artigos não publicados em quaisquer veículos de comunicação. Trabalhos de pesquisa com resultados inéditos e que agreguem valores às áreas de conhecimento trabalhadas na revista.

b)      Artigos de Revisão de Literatura: destinados a englobar os conhecimentos disponíveis sobre determinado tema, baseados em uma bibliografia pertinente, crítica e sistemática, acrescidos de análise e conclusão. Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas realizando revisões críticas da literatura sobre temas discutidos.

c)      Relato de Experiência e/ou Relatório: destinados a descrever analiticamente a atuação de determinado pesquisador nas diferentes áreas.

d)      Artigo de Atualização: destinados a abordar informações atuais sobre temas de interesse da área e potencialmente investigativos.

e)      Resenhas: revisão crítica da literatura científica publicada em livros, orientando o leitor quanto às suas características e usos potenciais.

f)       Acervo de Memórias: memoriais produzidos por professores e alunos de pós-graduações.

Os artigos submetidos à revista devem ser enviados no formato Word for Windows (acompanhado de cópia em PDF do referido artigo) para a Coordenação Editorial da REvista Saúde em Foco por meio do endereço eletrônico:revistasaudemfoco@fsanet.com.br

Normas de Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Ter ao menos 50% de referências bibliográficas e citações oriundas de artigos publicados em periódicos científicos de qualidade.
  2. Ter ao menos 25% de referências bibliográficas e citações oriundas de artigos publicados em periódicos científicos internacionais.
  3. Ter pelo menos 50% das referências bibliográficas e citações oriundas de artigos publicados em periódicos científicos nos últimos cinco anos.
  4. Ter referências e citações de autores clássicos na área.
  5. Ter feito uma revisão de português, garantindo uma redação adequada.
  6. O artigo deve ser original e inédito.
  7. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, Open Office ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  8. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  9. O texto está com espaçamento 1,5 entre linhas (antes e depois 0,0); emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, no final do documento após as referências bibliográficas, como anexos; deve ser formatado em papel A4; margens superior (3 cm), inferior (2 cm), esquerda (3 cm), direita (2 cm); alinhamento justificado, empregando editor de texto MS Word, versão 6 ou superior, fonte Times New Roman tamanho 12 e limite máximo de 25 páginas, incluindo quadros, tabelas, notas, gráficos, ilustrações e referências bibliográficas.
  10. A identificação de autoria do trabalho não deve estar contida no arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  11. Estar de acordo com a Declaração de Direito Autoral da Revista Saúde em Foco.

A estrutura do artigo científico deverá ser a seguinte:

O artigo científico deve conter no máximo 25 (vinte e cinco) laudas com texto corrido, obedecendo à seguinte estrutura:

  • Título completo em português, inglês ou espanhol;
  • Autor e filiação institucional;
  • Titulação do(s) autor (es) em nota de rodapé;
  • Opcionalmente, constar em nota de rodapé informações indicando as fontes de apoio financeiro e o evento científico em que o trabalho foi apresentado;
  • Os resumos deverão ter a versão em Inglês (abstract e as key words). Os artigos submetidos em Espanhol ou Francês deverão ter resumo e palavras-chave no idioma original, em Português e em Inglês; O resumo devem constar 250 palavras e estruturado em objetivos, método, resultados e conclusões.Não são permitidas citações ou abreviaturas (exceto abreviaturas reconhecidas internacionalmente, tais como pesos, medidas e abreviaturas físicos ou químicos).
  • Descritores (unitermos, palavras-chaves): As palavras-chave – no máximo cinco - devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto, e devem estar na versão da língua selecionada para o texto (em inglês Keywords; em espanhol Palabras clave). As palavras-chave devem constar nos Descritores em Ciências da Saúde - DeCS - da BIREME (disponível no endereço eletrônico <http://decs.bvs.br>) ou Descritores em Ciências da Saúde, da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde – LILACS; em inglês, usar os descritores do Medical Subject Headings-MESH, da National Library of Medicine.
  • A Introdução, deve definir o propósito do estudo, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema explorado.
  • O corpo do texto deve se constituir de Introdução, Material e Método, Resultados , Discussão e Conclusão ou considerações finais, sendo elaborado em conformidade com normas da ABNT.
  • Ética : Ao relatar experimentos com seres humanos, indicar se os procedimentos estavam de acordo com os padrões éticos do comitê responsável por experimentação humana (RESOLUÇÃO Nº 466/12) e com a Declaração de Helsinki de 1975, que foi revisto em 1983 Ao relatar experimentos em animais, indicar se guia da instituição, um guia do Conselho Nacional de Pesquisa, ou lei nacional sobre o cuidado e uso de animais de laboratório ( Lei nº 11.794/2008).
  • Por último têm-se os elementos opcionais que são: Apêndices e Anexos.

 

Elementos Gráficos:

 

  • Figuras (Fotografias, Desenhos, Gráficos): as figuras e legendas deverão vir logo após as Referências (enumeradas em ordem consecutiva, na ordem do texto); Fotografias e ilustrações (figuras, mapas, gravuras, esquemas e fotos em preto e branco) também devem ser incluídas após as Referências (obrigatoriamente) com extensão TIFF ou JPG, resolução igual ou superior a 300 DPI, para permitir sua reprodução. Se houver figuras extraídas de outros trabalhos, previamente publicados, os autores devem providenciar permissão, por escrito, para a reprodução das mesmas. Esta autorização deve acompanhar os manuscritos submetidos à publicação.
  • Tabelas e quadros: as tabelas também devem ser incluídas no mesmo arquivo, logo após as Referências (enumeradas em ordem consecutiva, na ordem do texto) devem ter título breve.
  • Unidades: seguir as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial-INMETRO, Homepage: www.inmetro.gov.br.
  • Abreviaturas e Siglas: a) forma padrão da língua portuguesa, inglesa ou espanhola. Quando não o forem, devem ser precedidas do nome completo quando citadas pela primeira vez; quando aparecerem nas tabelas e nas figuras, devem ser acompanhadas de explicação. Não devem ser usadas no título e no resumo e seu uso no texto deve ser limitado.

Os artigos podem ser elaborados de forma individual ou em grupo, contemplando, no máximo, cinco autores, podendo concorrer autores graduandos, graduados, estudantes dos cursos de Pós-Graduação, bem como pesquisadores e professores.

A publicação dos artigos ou a avaliação não será remunerada, sob nenhuma hipótese.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

Editores
  • Tonny Rodrigues
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Enfermagem

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Farmácia

Editores
  • Tonny Rodrigues
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Medicina I

Ciências Medicas; Ciências da Saúde; Clinica Médica; Fisiopatologia Médica; Cardiologia; Endocrinologia; Nefropatias; Oncologia; Pneumologia; Gastroenterologia/Hepatologia

Editores
  • Tonny Rodrigues
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Medicina II

Doenças infeciosas/Parasitarias-infectologia; Patologia; Pediatria e Saúde da Criança e Adolescente; Neurologia e Neurociência; Psiquiatria e Saúde e mental; Radiologia e diagnósticos por imagem; Hematologia; Reumatologia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Medicina III

Cirurgia Geral

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Medicina Veterinária

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nutrição

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Odontologia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Saúde Coletiva

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

1. A editora através da Coordenação Editorial da Revista Saúde em Foco envia os artigos científicos para o Conselho Editorial da referida revista para avaliá-los. Se os textos estiverem de acordo com as normas elencadas e forem considerados potencialmente publicáveis, os conselheiros emitirão parecer delineado da seguinte forma: Aceito, Aceito com restrição e Não-aceito. A identidade dos conselheiros não será informada aos autores dos trabalhos que receberão as cópias dos pareceres na íntegra. A decisão final sobre a publicação de um artigo deverá ser informada aos autores pela Coordenação Editorial da Revista por meio de documento escrito.

2. Os artigos serão avaliados por pares, consultores Ad Hoc, pelo sistema "DOUBLE BLIND REVIEW".Serão aceitos somente trabalhos inéditos.Os artigos serão avaliados pelo Conselho Editorial da Revista Saúde em Foco, sendo publicados os selecionados pelos critérios de qualidade e relevância do estudo;

3. Até 30 dias, para comunicar aos autores o resultado da revisão de admissão (desk review), que define se o manuscrito passará pelo processo de revisão do periódico;

4. Até 120 dias, para o encaminhamento aos autores do primeiro parecer de cada um dos revisores, no caso de manuscritos que tenham sido aceitos no desk review;

5. Não devem ser publicados artigos de autoria do editor científico ou editor-chefe,  mesmo que esta autoria seja compartilhada com outros autores;

6. No caso de publicação de artigo de autoria de dirigentes das instituições mantenedoras do periódico ou de quaisquer dos integrantes do Comitê de Política Editorial ou do Corpo Editorial Científico, deve ser especificado claramente, na peça editorial que apresenta o respectivo número do periódico, como ocorreu a avaliação do manuscrito, ressaltando a independência e a isenção do respectivo processo; e

7. A cada ano, a fração de artigos originários de uma determinada instituição (isto é, com pelo menos um autor, docente ou discente, a ela vinculado) não deve exceder 15% do total de artigos publicados.

8. Os autores de artigos que envolvem relatos e experiências, direta ou indiretamente, seres humanos ou animais devem declarar que obedeceram as Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (Res. CNS 466/2012) e a Lei nº 11.794/2008, que estabelece procedimentos para o uso científico de animais, respectivas, comprovando que as referidas pesquisas foram submetidas e aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP) ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).

9. As situações não previstas nestas Normas Editoriais serão dirimidas e deliberadas pelo Conselho Editorial da Revista Saúde em Foco da Faculdade Santo Agostinho.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Princípios Éticos

Os autores declaram que se os trabalhos envolverem serem humanos, de forma direta ou indireta, segurão as Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (Res. CNS 466/2012) e se com animais experimentais seguirão a Lei nº 11.794/2008, que estabelece procedimentos para o uso científico de animais, anexando comprovantes que as referidas pesquisas foram submetidas e aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP) ou por uma Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).