Contribuições da Pesquisa de Satisfação de Clientes para Assistência de Enfermagem / Contributions of Customer Satisfaction Research for Nursing Assistance

Andre Luiz Silva Alvim

Resumo


Identificar na literatura contribuições da pesquisa de satisfação de clientes para assistência de enfermagem ao paciente internado no ambiente hospitalar. Material e métodos: pesquisa de revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados LILACS e MEDLINE no período de 2006 a 2014. Na primeira busca, identificaram 45 artigos científicos que após leitura e análise minuciosa, 8 artigos foram selecionados. Para coleta de dados foi elaborado um questionário e os resultados foram transmitidos para um quadro sinóptico. Resultados: 25% dos artigos foram publicados, respectivamente nos anos de 2006, 2009 e 2012 e 12,5% em 2008 e 2010, não houve publicações nos anos de 2013 a 2014. Dentre os artigos, 87,5% foram indexados na base de dados LILACS e 12,5% MEDLINE. Quanto à classificação Qualis capes, 71,5% (5 revistas) foram classificadas como Qualis A2 e 28,6% como Qualis B3. Conclusão: a pesquisa de satisfação de clientes promove a melhoria dos processos e favorece o direcionamento adequado dos serviços prestados pela equipe de enfermagem.

 

Palavras-chave: Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde. Satisfação do Paciente. Enfermagem.

 

ABSTRACT

 

To identify in the literature the contributions of the customer satisfaction survey for nursing care to hospitalized patients in the hospital environment. Material and methods: an integrative review of the literature was carried out in the LILACS and MEDLINE databases from 2006 to 2014. In the first search, 45 scientific articles were identified, after reading and thorough analysis, 8 articles were selected. To collect data, a questionnaire was prepared and the results were transmitted to a synoptic table. Results: 25% of articles were published respectively in the years 2006, 2009 and 2012 and 12.5% in 2008 and 2010, there were no publications in the years 2013 to 2014. Among the articles, 87.5% indexed in the database LILACS and 12.5% MEDLINE. Conclusion: the customer satisfaction survey promotes the improvement of the processes and favors the appropriate direction of the services provided by the nursing team.

 

Keywords: Quality Indicators in Health Care. Patient Satisfaction. Nursing.


Palavras-chave


indicadores de qualidade em assistência à saúde; satisfação do paciente; enfermagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/rsf.2016.3.2.3

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Revista Saúde em Foco N° 1/2014