Orientação Postural na Escola: uma Proposta de Material Educativo para Estudantes do Ensino Fundamental / Postural Orientation at School: a Proposal of Educational Material for Elementary School Students

Thamiris Mendes Pereira, Gabriel Damasceno Gurjão Pessoa, David Jonathan Nogueira Martins, Carlos Ariel Souza de Oliveira, Vasco Pinheiro Diógenes Bastos

Resumo


Introdução: A validação de conteúdo é essencial no processo de desenvolvimento e adaptação de instrumentos, avaliando o grau em que cada elemento de um instrumento é relevante e representativo. Este estudo teve como objetivo validar um material educativo de orientação postural na escola para estudantes do ensino fundamental. Métodos: A construção da cartilha foi realizada em cinco etapas: seleção do conteúdo; criação das ilustrações; preparação do material baseado na literatura científica; validação do material por peritos e correção do material após avaliação dos peritos conduzido no período entre fevereiro e junho de 2016. Resultados: Os peritos solicitaram que fossem utilizadas formas mais claras de expressão quanto às figuras, sugerindo a colocação de legendas nas ilustrações. Dessa forma, com o intuito de as ilustrações serem uma ferramenta importante de contribuição e complementação da comunicação escrita, algumas figuras foram alteradas. Após a realização das devidas alterações a cartilha tornou-se válida do ponto de vista técnico. Conclusão: Acredita-se que a cartilha de orientação a crianças e adolescentes estudantes do ensino médio pode contribuir para a melhoria de informações referentes ao tema postura, reduzindo as chances de alterações posturais devido às más posturas adotadas durante o período escolar.

 

Palavras-chave: Validação. Orientação Postural. Desvios Posturais.

 

ABSTRACT

 

Introduction: Content validation is essential in the process of developing and adapting instruments, assessing the degree to which each element of an instrument is relevant and representative. This study aimed to validate an educational material of postural orientation in the school for elementary school students. Methods: The construction of the primer was carried out in five stages: content selection; creation of illustrations; preparation of material based on scientific literature; validation of the material by experts and correction of the material after evaluation of the experts conducted in the period between February and June 2016. Results: The experts requested that clearer forms of expression be used for the figures, suggesting the placement of captions in the illustrations. Thus, with the intention of the illustrations being an important tool of contribution and complementation of written communication, some figures have been altered. After making the necessary changes, the booklet became valid from a technical point of view. Conclusion: It is believed that the guidance booklet for high school students and children can contribute to the improvement of information regarding the posture theme, reducing the chances of postural changes due to the more postures adopted during the school period.

 

Keywords: Validation. Postural Orientation. Postural Deviations.


Palavras-chave


Validação; orientação postural; desvios posturais

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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/rsf.2018.5.1.3

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Revista Saúde em Foco N° 1/2014