Satisfação dos Usuários de Saúde Frente ao Programa Planejamento Familiar e Reprodutivo / Satisfaction of Health Users in Front of the Family and Reproductive Planning Program

Eduarda da Silva Schettini, Eliedna Mendes de Novaes Amaral, Rosana Oliveira Leal

Resumo


Objetivo geral: Identificar a satisfação dos usuários frente ao programa planejamento familiar e reprodutivo. Objetivos específicos: Verificar a satisfação dos usuários quanto à qualidade do atendimento prestado no programa em estudos realizados e identificar os principais fatores que contribuem para a ineficiência do programa. Metodologia: Esta é uma revisão bibliográfica integrativa, descritiva e exploratória, realizada nos meses de abril e maio de 2020, a partir das bibliotecas virtuais: Google Scholar e SciELO. Buscou-se por conteúdos expostos em publicações científicas, independente do tipo de publicação, do ano de 2015 a 2020, que atenderam aos objetivos específicos da pesquisa em questão. Foram excluídas publicações que abordam temáticas distintas desta pesquisa. Apenas 09 foram selecionadas. Resultados: As pesquisas inclusas nesta revisão revelaram que os usuários destacaram como pontos negativos deste programa problemas que englobam a qualificação dos profissionais, falta de atividades que incluam o homem como participante e precariedade das unidades de saúde, os partícipes em sua maioria também estavam insatisfeitos por sentirem que não são assistidos de forma eficiente. Conclusão: Diante do que foi exposto, faz-se necessária a implementação de ações como, por exemplo, o oferecimento de um ensino continuado para a preparação dos profissionais na execução das ações voltadas ao planejamento, desenvolvimento de estratégias de inclusão do homem durante as consultas e inovação das atividades desenvolvidas ao ponto de atrair público de todas as idades

Descritores: Preferência do Paciente. Planejamento Familiar. Atenção Primária à Saúde.

ABSTRACT

General objective: To identify users' satisfaction with the family and reproductive planning program. Specific objectives: To verify users' satisfaction with the quality of care provided in the program in studies carried out and to identify the main factors that contribute to the inefficiency of the program. Methodology: This is an integrative, descriptive and exploratory bibliographic review, carried out in the months of April and May 2020, from the virtual libraries: Google Scholar and SciELO. We searched for content exposed in scientific publications, regardless of the type of publication, from 2015 to 2020, which met the specific objectives of the research in question. Publications that address different themes of this research were excluded. Only 09 were selected. Results: The research included in this review revealed that users highlighted as negative points of this program problems that include the qualification of professionals, lack of activities that include men as a participant, and precariousness of the health units, the majority of participants were also dissatisfied because they feel they are not being assisted efficiently. Conclusion: In view of the above, it is necessary to implement actions such as: offering continuing education to prepare professionals to carry out actions aimed at planning, developing strategies for including men during consultations, and innovation in activities developed to the point of attracting audiences of all ages.

Descriptors. Patient preference. Family planning. Primary Health Care.


Palavras-chave


Preferência do paciente; Planejamento familiar; Atenção Primária à Saúde

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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/rsf.2021.8.2.2

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Revista Saúde em Foco N° 1/2014