Descrição dos Níveis de Autoestima, Autoimagem, Resiliência e Felicidade de Estudantes Adolescentes / Description of the Levels of Self-Esteem, Self-Image, Resilience and Happiness of Adolescent Students

Felipe Ferreira de Sousa, Renata Andrea Salvitti de Sá Rocha

Resumo


O presente Projeto de TCC tem como objetivo geral analisar as relações existentes entre autoestima, autoimagem, resiliência e felicidade entre estudantes adolescentes em uma cidade do sertão da Paraíba. Para tanto, a pesquisa será de campo, com natureza quantitativa-descritiva, com corte transversal e amostral e observação direta extensiva (realizada através de questionário), por meio de uma amostragem não probabilística. Assim, participaram deste estudo 200 estudantes adolescentes, sendo 100 de escolas públicas e 100 oriundos de escolas privadas do município de Patos-PB, com idades variando entre 11 e 19 anos, sendo a maioria 75% do sexo feminino. Estes responderam a um instrumento composto pelas escalas de Autoestima, Escala de Autoimagem, Escala de Resiliência e Escala de Felicidade Subjetiva. Os dados foram analisados por meio do SPSS-WIN-versão 21.0 - através de estatísticas descritivas e inferenciais, e os resultados discutidos à luz da literatura pertinente. Todos os preceitos éticos foram adotados quanto aos critérios das pesquisas com seres humanos. Os principais resultados revelaram que não foram encontradas correlações significativas entre nenhum dos construtos estudados. Verificou-se que os adolescentes apresentaram diferenças significativas entre os sexos (t =0,87, gl =200, p < 0,005), em que as mulheres (M = 4,71 ) obtiveram médias maiores que os homens (M = 4,35 ) na Escala de Felicidade. Portanto, conclui-se que se torna relevante realizar novos estudos sobre Autoestima, Autoimagem, resiliência e felicidade entre adolescentes escolares.

 

Palavras-chaves: Adolescência. Autoestima. Autoimagem. Resiliência. Felicidade. 

 

ABSTRACT

The purpose of the present CBT Project is to analyze the relationships between self-esteem, self-image, resilience and happiness among teenage students in a city in the interior of Paraíba. To do so, the research will be field, with quantitative-descriptive nature, cross-section and sample and extensive direct observation (conducted through a questionnaire), through a non-probabilistic sampling. Thus, 200 adolescents participated in this study, of which 100 were from public schools and 100 from private schools in the city of Patos-PB, with ages varying from 11 to 19 years, with a majority being 75% female. These will respond to an instrument composed of the Self-esteem Scale, Self-Scale Scale, Resilience Scale, and Subjective Happiness Scale. The data were analyzed through SPSS-WIN-version 21.0 through descriptive and inferential statistics, and the results discussed in light of the relevant literature. All the ethical precepts were adopted regarding the criteria of the researches with human beings. The main results showed that no significant correlations were found between any of the constructs studied. It was verified that the adolescents presented significant differences between the sexes (t = 0.87, gl = 200, p <0.005), where women (M = 4.71) obtained averages larger than males (M = 4.35) on the Happiness Scale. Therefore, it is concluded that it becomes relevant to carry out new studies on self-esteem, self-image, resilience and happiness among school adolescents.

Keywords: Adolescence. Self Esteem. Self Image. Resilience. Happiness.


Palavras-chave


Adolescência. Autoestima. Autoimagem. Resiliência. Felicidade.

Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


LOPES, Vanessa Rodrigues; MARTINS, Maria do Carmo Fernandes. Validação fatorial da escala de resiliência de Connor-Davidson (Cd-Risc-10) para brasileiros. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 11, n. 2, p. 36-50, 2011.

PAIS-RIBEIRO, J. L. Validação transcultural da escala de felicidade subjectiva de Lyubomirsky e Lepper. Psicologia, saúde e doenças, v. 13, n. 2, p. 157-168, 2012.

SBICIGO, Juliana Burges; BANDEIRA, Denise Ruschel; DELL'AGLIO, Débora Dalbosco. Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR): validade fatorial e consistência interna. Psico-usf, v. 15, p. 395-403, 2010.

GOUVEIA, Valdiney V.; SINGELIS, Theodore M.; DE MIRANDA COELHO, Jorge Artur Peçanha. Escala de auto-imagem: comprovação da sua estrutura fatorial. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, v. 1, n. 1, p. 49-59, 2002.

GRANOT, Yael; TYLER, Tom R.; DURKIN, Allison. Legal socialization during adolescence: The emerging role of school resource officers. Journal of Social Issues, 2021.

MOSELLI, Marta et al. Suicidality and personality pathology in adolescence: A systematic review. Child Psychiatry & Human Development, p. 1-22, 2021.

MAY, Natalie Naomi. “I Read the Inscriptions from before the Flood...” Neo-Sumerian Influences in Ashurbanipal’s Royal Self-Image. In: Time and History in the Ancient Near East. Penn State University Press, 2021. p. 199-210.

RUBIO, Fernando (Ed.). Self-esteem and foreign language learning. Cambridge Scholars Publishing, 2021.

MASTEN, Ann S.; REED, Marie-Gabrielle J. Resilience in development. Handbook of positive psychology, v. 74, p. 88, 2002.

KATSUMI, Yuta et al. Intrinsic functional network contributions to the relationship between trait empathy and subjective happiness. NeuroImage, v. 227, p. 117650, 2021.

QUINTERO, Violeta; ZÁRATE, Nikell. Autoestima, autoconcepto y su relación con el rendimiento académico en estudiantes de odontología. Revista de sistemas y gestión educativa, v. 3, n. 9, p. 11-19, 2016.

MOSQUERA, Juan José Mouriño; STOBÄUS, Claus Dieter. Auto-imagem, auto-estima e auto-realização: qualidade de vida na universidade. Psicologia, saúde e doenças, v. 7, n. 1, p. 83-88, 2006.

HUA, Xia et al. A fast self-attention cascaded network for object detection in large scene remote sensing images. Applied Soft Computing, v. 94, p. 106495, 2020.

TARRÍO, Ana María Sánchez. La inscripción latina del túmulo de Luís da Silveira: una auto-imagen sub specie aeternitatis. Documenta & Instrumenta, n. 19, p. 247-266, 2021.

BARRAZA MACÍAS, Arturo. Escala de Felicidad Subjetiva: Análisis de sus propiedades psicométricas. Psychologia. Avances de la Disciplina, v. 14, n. 1, p. 29-39, 2020.

RUBIO, Fernando (Ed.). Self-esteem and foreign language learning. Cambridge Scholars Publishing, 2021.

SAWYER, Susan M. et al. The age of adolescence. The Lancet Child & Adolescent Health, v. 2, n. 3, p. 223-228, 2018.

BLAKEMORE, Sarah-Jayne. Adolescence and mental health. The lancet, v. 393, n. 10185, p. 2030-2031, 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/rsf.2021.8.2.1

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Saúde em Foco N° 1/2014