Efeitos e Impacto do Marketing na Sociedade e Mercado Farmacêutico: Uma Revisão de Literatura / Effects and Impact of Marketing on Society and Pharmaceutical Market: A Literature Review

Maria Beatriz Moura, Alessandra Camillo da Silveira Castello Branco

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar, com base na fundamentação teórica, a influência e impacto do marketing digital na sociedade e no mercado farmacêutico, associado ao uso indiscriminado de medicamentos. Revisão Bibliográfica: Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema marketing digital, efeitos e impactos na sociedade, na qual foram feitas buscas em artigos científicos, utilizando as bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), LILACS, Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Em uma sociedade capitalista e globalizada, onde as empresas são caracterizadas pela busca de um novo mercado. A indústria farmacêutica percebeu a viabilidade de aumentar seus lucros através da venda de fármacos isentos de prescrição. Todavia, seu uso irracional provoca consequências que elevam os gastos na saúde. Conclui-se que o uso irracional de medicamentos e a prática da automedicação são práticas perigosas, cujos danos podem ser irreversíveis. A atenção farmacêutica é o ato de proporcionar o uso racional de medicamentos, por isso é tão importante ressaltar a sua relevância, em que o farmacêutico orienta e pactua no controle dessa prática. Porém cabe ao governo e às esferas investimentos e a orientação da população sobre os riscos que essa prática pode causar ao organismo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Marketing. Medicamentos. Farmacêutico. Automedicação.

 

ABSTRACT

 

The present study aims to analyze, based on the theoretical foundation, the influence and impact of digital marketing on society and on the pharmaceutical market associated with the indiscriminate use of medicines. Bibliographic Review: A bibliographic review was carried out on the subject of digital marketing, its effects and impacts on society, in which scientific articles were searched, using the Scientific Electronic Library Online (SciELO), LILACS, Virtual Health Library databases. Of the Ministry of Health. In a capitalist and globalized society, where companies are characterized by the search for a new market. The pharmaceutical industry realized the feasibility of increasing its profits through the sale of over-the-counter drugs. However, its irrational use causes consequences that increase health expenditures. It is concluded that the irrational use of medicines and the practice of self-medication are dangerous practices, whose damages can be irreversible. Pharmaceutical care is the act of providing rational use of medicines, which is why it is so important to emphasize its relevance, in which the pharmacist guides and agrees to control this practice. However, it is up to the government and the investment spheres and the orientation of the population about the risks and damages that this practice can cause to the organism.

 

KEYWORDS: Marketing. Medicines. Pharmaceutical. Self Medication.

 

 


Palavras-chave


Marketing; Medicamentos; Farmacêutico; Auto Medicação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/rsf.2022.9.2.2

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Revista Saúde em Foco N° 1/2014