Recomendações para o Graduando de Enfermagem em Neuropsiquiatria Clínica e Hospitalar / Recommendations for the Nursing Graduate in Clinical and Hospital Neuropsychiatry

Aline Miranda da Fonseca Marins, Eduarda Azevedo Santana, Djennifer Gama da Silva Pinto

Resumo


Este trabalho tem como objetivo propor recomendações sobre o processo de cuidar em enfermagem durante o ciclo hospitalar, para graduandos de enfermagem, na internação clínica especializada em neuropsiquiatria. Possui abordagem qualitativa, pautada na vivência clínica experienciada durante o estágio curricular em enfermagem, em uma Unidade de Internação Clínica no setor Neuropsiquiatria de um Hospital Público Universitário, vinculado ao Sistema Único de Saúde. As recomendações estão direcionadas para o apoio didático-pedagógico das atividades práticas desenvolvidas por graduandos de enfermagem e pautadas no livro “A Enfermagem Planejada”, de Liliana Felcher Daniel (1981), compreendendo desde a identificação de problemas no cenário prático até a avaliação da assistência prestada. Os achados apontaram a potencialidade do campo prático da neuropsiquiatria para o desenvolvimento das competências ético-políticas, técnico-científicas e gerenciais de enfermagem, à medida que convoca os estudantes à tomada de decisões alinhada aos princípios da Política Nacional de Humanização no planejamento do cuidado. A abordagem proposta por Daniel (1981) facilitou a identificação das necessidades prioritárias que abrangem dimensões biológicas, psicossociais e espirituais. As intervenções de enfermagem priorizaram o fortalecimento de vínculos, a escuta qualificada, orientação para o paciente e familiares, supervisão e apoio ao autocuidado, valorizando o planejamento no cuidado individualizado, viabilizando o desenvolvimento de habilidades de liderança, tomada de decisões e apoiando a melhoria da qualidade de segurança da assistência prestada.

 

Palavras-chave: Educação em Enfermagem. Cuidados de Enfermagem. Estudantes de Enfermagem. Prática Profissional.

ABSTRACT

 

This work aims to propose recommendations on the process of nursing care during the hospital cycle, for undergraduate nurses in clinical hospitalization specialized in neuropsychiatry. It has a qualitative approach, based on the clinical experience experienced during the curricular internship in nursing, in a Clinical Hospitalization Unit in the Neuropsychiatry sector of a Public University Hospital, linked to the Unified Health System. The recommendations are directed to the didactic-pedagogical support of practical activities developed by nursing students and based on the book "The Planned Nursing" by Liliana Felcher Daniel (1981), ranging from the identification of problems in the practical scenario to the evaluation of the assistance provided. The findings pointed out the potential of the practical field of neuropsychiatry for the development ofpolicies, technical-scientific and managerial nursing as it calls on students to make decisions aligned with the principles of the National Policy of Humanization in care planning. The approach proposed by Daniel (1981) facilitated the identification of priority needs that cover biological, psychosocial and spiritual dimensions. The nursing interventions prioritized the strengthening of bonds, qualified listening, orientation to the patient and family, supervision and support for self-care, valuing planning in individualized care, enabling the development of leadership skills, decision-making and supporting the improvement of the safety quality of the assistance provided.

 

Keyword: Nursing Education. Nursing Care. Nursing Students. Professional Practice.

 

 


Palavras-chave


educação em enfermagem; cuidados de enfermagem; estudantes de enfermagem; prática profissional.

Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ALRUWAILY, S. A. T. et al. Critical Impact: The Indispensable role of nursing services in elevating healthcare quality. EPH - International Journal of Medical and Health Science, 2022. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2025.

ANJOS, E. R. L. et al. Importância e os desafios da comunicação na prática de enfermagem – Revista FT. v.27, Ed. 129. 2023 Disponível em:https://revistaft.com.br/importancia-e-os-desafios-da-comunicacao-na-pratica-de-enfermagem/. Acesso em: 2 jul. 2025.

BALIEIRO, F.C. et al. Esclerose Múltipla: Um estudo bibliográfico acerca de sua incidência e características clínicas. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, volume 6, Issue 8 (2024), Page 4109-4127. Disponível em: https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs. Acesso em: 2 jul. 2025.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora nº 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde. Aprovada pela Portaria nº 485, de 11 de novembro de 2005. Brasília, 16 nov. 2005. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=726447. Acesso em 2 jul.2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006. Aprova a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 20 out. 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2006/prt2528_19_10_2006.html. Acesso em: 27 jun. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. HumanizaSUS: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 4. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_documento_gestores_trabalhadores_sus.pdf. Acesso em: 27 jun. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. Cadernos HumanizaSUS. v. 1. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_humanizasus_acolhimento_praticas_producao.pdf. Acesso em: 27 jun. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n.º 529, de 1º de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0529_01_04_2013.html. Acesso em: 2 jul. 2025.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Brasília: Anvisa, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-prevencao-de-infeccao-relacionada-a-assistencia-a-saude.pdf. Acesso em: 2 jul. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Na América Latina, Brasil é o país com maior prevalência de depressão. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/na-america-latina-brasil-e-o-pais-com-maior-prevalencia-de-depressao. Acesso em: 2 jul.2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de cuidados para a pessoa idosa. 2023. p. 10. Disponível em: . Acesso em 27 jun. 2025.

BRASIL. Lei nº 15.069, de 23 dezembro de 2024. Institui a Política Nacional de Cuidados. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 2024. Seção 1, p. 2-3. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=24/12/2024&jornal=515&pagina=2&totalArquivos=331. Acesso em: 8 jun. 2025.

BROCA, P. V.; FERREIRA, M. DE A.. Equipe de enfermagem e comunicação: contribuições para o cuidado de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 65, n. 1, p. 97–103, jan. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-71672012000100014. Acesso em 2 jul. 2025.

BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A.. A saúde e seus determinantes sociais. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 17, n. 1, p. 77–93, jan. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-73312007000100006. Acesso em: 2 jul. 2025.

CALDERARO, et al. Assistência de enfermagem na Esclerose Múltipla. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v.4, n.3, pág.12911-12923 may./junho.2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/31195/pdf. Acesso em: 26 jun.2025.

CASSIANO, A. do N. et al. Validação de tecnologias educacionais: estudo bibliométrico em teses e dissertações. Revista de Enfermagem do Centro-oeste Mineiro, v. 10, e3900, 2020. Disponível em http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/3900/2542. Acesso em: 26 jun.2025.

CAVALCANTE, P. de S.; ROSSANEIS, M. A.; HADDAD, M. do C. L.; et al. Indicadores de qualidade utilizados no gerenciamento da assistência de enfermagem hospitalar. Revista Enfermagem UERJ, v. 23, n. 6, 2016. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2017/03/Cavalcante-2015.pdf. Acesso em: Acesso em 2 jul.2025.

CÓ, A. I. Dificuldades percebidas por estudantes de enfermagem da Guiné-Bissau em ensino clínico. 2024. Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 2024. Disponível em: https://repositorio.esenfc.pt/rc/. Acesso em: 26 jun. 2025.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE). Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Câmara de Educação Superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf. Acesso em: 17 abr. 2025.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Resolução COFEN nº 736, de 17 de janeiro de 2024. Cofen. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-736-de-17-de-janeiro-de-2024/. Acesso em: 22 abr. 2025.

CASSIANO, A. do N. et al. Validação de tecnologias educacionais: estudo bibliométrico em teses e dissertações. Revista de Enfermagem do Centro-oeste Mineiro, v. 10, e3900, 2020. Disponível em http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/3900/2542. Acesso em: 26 jun.2025.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN), Resolução 501/2015. NORMA TÉCNICA QUE REGULAMENTA A COMPETÊNCIA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CUIDADO ÀS FERIDAS. 2015. Disponível em: . Acesso em: 2 jul. 2025.

DANIEL, Liliana Felcher. A Enfermagem Planejada. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: EPU, 1981.

DE OLIVEIRA, K. A.; BARRETO, D. M. de O. Cuidados de enfermagem aos pacientes com afecções neurológicas: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, v. 4, 10 ago. 2023. Disponível em: http://seer.unirio.br/rectis/article/download/12437/11869. Acesso em: 26 jun. 2025.

EVANGELISTA, C. B.; LOPES, M. E. L.; COSTA, S. F. G. da; et al. Cuidados paliativos e espiritualidade: revisão integrativa da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 69, n. 3, p. 591–601, 2016. Disponível em: . Acesso em: 2 jul. 2025.

FARFAN, A. E. de O.; FARIAS, Gleide B. et al. Cuidados de enfermagem a pessoas com demência de Alzheimer. CuidArte Enferm, p. 138–145, 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2025

FEIGIN, V. L.; STARK, B. A.; JOHNSON, C. O. et al. Global, regional, and national burden of stroke and its risk factors, 1990–2019: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2019. The Lancet Neurology, v. 20, n. 10, p. 795–820, 2021. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/laneur/article/PIIS1474-4422(21)00252-0/fulltext. Acesso em: 27 mar. 2025.

FERREIRA, Priscila B. Educação para a saúde do paciente hospitalizado: um conceito com implicações para o cuidado de enfermagem. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2017, p. 199 f-199 f, 2017. Disponível em: . Acesso em: 2 jul. 2025.

FREITAS, E.C.G. Assistência de enfermagem ao paciente com acidente vascular cerebral atendidos nas unidades hospitalares: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research – BJSCR, vol.47,n.2,pp.74-83 (Jun - Ago 2024). Disponível em: https://www.mastereditora.com.br. Acesso em: 2.jul.2025.

GUALDEZI, L. F. et al. Avaliação de competências no ensino da enfermagem durante as práticas de campo. Rev. Enferm. UFSM - REUFSM, v10, p. 61, 21 jul. 2020. DOI: 10.5902/2179769239939. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/download/39939/pdf. Acesso em 25 jun. 2025.

JURADO, S. R. et al. A espiritualidade e a enfermagem ­ uma importante dimensão do cuidar. Nursing (Ed. bras., Impr.), p. 3447–3451, 2019. Disponível em: . Acesso em: 2 jul. 2025.

LEININGER, M.M..Transcultural nursing: concepts, theories and practice. New York, John Wileys & Sons, 1978. cap. 17, p. 31-51: Transcultural nursing theories and research approach. in GUALDA, D.M.R.; HOGA, L.A.K. Estudo sobre teoria transcultural de Leininger. Rev. Esc. Enf. USP, v. 26, n. 1, p. 75-86, mar. 1992. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/sRqCdypkWN46S8PqNXYN7LG/?format=pdf〈=pt Acesso em: 2 jul. 2025

LIBÂNEO, J.C. Didática. 1ª Ed. São Paulo: Cortes, 2017.

LIMA, A. B. R. et al. Panorama das internações por doenças neurológicas degenerativas no Brasil: Parkinson, Alzheimer e Esclerose Múltipla (2013-2023). Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, [S.l.], v. 6, n. 9, p. 1358–1368, 2024. DOI: 10.36557/2674-8169.2024v6n9p1358-1368. Disponível em: https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/3482. Acesso em: 10 abr. 2025.

MACEDO, J.K.S.S. et al. Vulnerabilidade e suas dimensões: reflexões sobre os cuidados de enfermagem aos grupos humanos. Rev enferm UERJ, Rio de Janeiro, 2020; 28:e39222. Disponível em: https//www.e-publicacoes.uerj.br. Acesso em: 10 abr. 2025.

MAGNAGO, C.; ANDRADE, S. R.; NEVES, E. T. et al. Formação do enfermeiro e as Diretrizes Curriculares Nacionais: avanços e desafios. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 15-24, ISSN 1678-4561. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.28372019. Acesso em: 27 jun. 2025.

MAHNIS, L.; DORA, Y. Grau de dependência do paciente em relação à enfermagem: análise de prontuários. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 11, n. 4, p. 468–473, 2003. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rlae/a/6XyzbwjDsSBNrQw7w9TdnpP/#:~:text=O%20grau%20de%20depend%C3%AAncia%20pode,seja%20qual%20for%20sua%20causa. Acesso em: 22 jun. 2025.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Avaliação. Considerações sobre classificação de produção técnica e tecnológica - Enfermagem, 2020.

OLIVEIRA, G. C. de. et al. Cuidados de enfermagem a pacientes com risco de suicídio. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 16, n. 2, 26 jul. 2017. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/37182/19950. Acesso em: Acesso em 26 jun. 2025.

OLIVEIRA, G. R. de; NETO, José F.; SALVI, Mariana C.; et al. Saúde, espiritualidade e ética: a percepção dos pacientes e a integralidade do cuidado. Rev. Bras. Clin. Med. São Paulo, v. 11, n. 2, p. 140–144, 2013. Disponível em: . Acesso em: 29 jun. 2025.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. OPAS. Depressão. Organização Pan-Americana da Saúde. S/D. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/depressao#:~:text=Diagn%C3%B3stico%20e%20tratamento,preciso%20utiliz%C3%A1%2Dlos%20com%20cautela. Acesso em: 23 jun. 2025.

PAULA, R. M. et al. Acidente vascular cerebral: Explorando a fisiopatologia e distúrbios do sono. Research, Society and Development, v. 12, n. 10, e42121043382, 2023. Disponível em: https://rsdjournal.org/rsd. Acesso em: 23 jun.2025.

REDAÇÃO SANAR. Doenças neurológicas: tipos, principais sintomas, diagnóstico e manejo. Sanarmed. Disponível em: https://sanarmed.com/doencas-neurologicas-tipos-principais-sintomas-diagnostico-manejo-sanarflix/#:~:text=A%20exemplos%2C%20temos%20a%20doen%C3%A7a,muscular%20espinhal%20e%20a%20poliomielite. Acesso em: 27 mar. 2025.

ROSIN, J. et al. Identificação de diagnósticos e intervenções de enfermagem para pacientes neurológicos internados em hospital de ensino. Ciênc. cuid. saúde, p. 607–615, 2016. Disponível em: . Acesso em: 2 jul. 2025.

SANTOS, J. L. G. et al. Práticas de enfermeiros na gerência do cuidado em enfermagem e saúde: revisão integrativa. Rev Bras Enferm, Brasília 2013 mar-abr; 66(2): p.257-63, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/zpPkwjwD6CkNvKnXvRWmXQv/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 3 jul. 2025.

SOARES, M. I. et al.. Saberes gerenciais do enfermeiro no contexto hospitalar. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 69, n. 4, p. 676–683, jul. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690409i. Acesso em: 3 jul. 2025.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/rsf.2025.12.3.1

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Saúde em Foco N° 1/2014