MÉTODOS COMPUTACIONAIS PARA O ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE: UMA REFLEXÃO TEÓRICA COMPUTATIONAL/ METHODS FOR TEACHING IN HEALTH SCIENCES: A THEORETICAL REFLECTION

Fernando José luz Castro, Ciro Angelo Silva Lira, Francisco Honeidy Carvalho Azevedo

Resumo


O objetivo do presente trabalho é demonstrar que o uso da tecnologia veio para complementar o trabalho do profissional da saúde, não só limitando-se ao espaço de trabalho, mas no seu aprendizado, pois o uso das tecnologias na educação e campo de trabalho veio para fazer parte da evolução, e não para substituí-lo. Sendo um fator de qualificação desses futuros profissionais, como EAD, aplicativos e softwares. Essa importante ferramenta deve ser de total domínio do profissional que a utilizara, do inicio da base educativa ao nível acadêmico mais avançado, para que tanto o professor, acadêmico e principalmente o profissional atuante possa retirar total proveito desse recurso, provocando um crescimento educativo e de produção, diminuindo as margens de erros e desgaste desses profissionais.

Palavras chaves: Tecnologia. Saúde. Ensino

 

 

ABSTRACT 

The objective of this paper is to demonstrate that the use of technology has come to complement the work of the health professional, not only limited to the workspace, but also in their learning because the use of technology in education and field work came to be part of evolution, and not to replace it. Being a qualifying factor these future professionals such as EAD, applications and software. This important tool should be in total control of the professional who had used, the start of the educational foundation to more advanced academic level, so that teacher, academic and especially the professional acting can withdraw full advantage of this feature, triggering an educational growth and production, reducing margins of error and wear these professionals.

KeyWords: Technology. Health. Teaching.


Palavras-chave


Tecnologia; Saúde; Ensino

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, E.V. de et al. Mensuração de pressão venosa central por meio de cateteres venoso central e periférico: comparação entre os valores obtidos em cães e elaboração de índice de correção.Cienc. Rural [online]. 2004, v.34, n.6

BASTOS, M. A. R.; GUIMARÃES, E. M.P.Educação a distância na área da enfermagem: relato de uma experiência.Rev.Latino-Am. Enfermagem, Out 2003, v. 11, n.5

BOTTI, N. C. L.; CARNEIRO, A. L. M. , ALMEIDA, CAMILA S.e PEREIRA, C. B. S. Construção de um software educativo sobre transtornos da personalidade. Rev. bras. Enferm. [online]. 2011, v.64, n.6.

CAMACHO A.C.L.F. Análise das publicações nacionais sobre educação à distância na enfermagem. Ver.Bras.Enferm. 2009; 62(4): 588-93

DAL PAI, D.eLAUTERT, L.. Grupos de discussão virtual: uma proposta para o ensino em enfermagem. Rev. esc. Enferm. USP [online]. 2007, v.41, n.3

FONSECA, L. M. M.et al. Inovação tecnológica no ensino da Semiotécnica e semiologia em enfermagem neonatal: do desenvolvimento à utilização de um software educacional. Texto contexto - Enferm. [online]. 2009, v.18, n.3

FONSECA, L. M.M.etal. Semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo: avaliação de um software educacional. Acta paul. Enferm. [online]. 2008, v.21, n.4

GALVAO, E. C. F.ePUSCHEL, V. A. A. Aplicativo multimídia em plataforma móvel para o ensino da mensuração da pressão venosa central. Rev. esc. Enferm. USP [online]. 2012, v.46, n.1

Gil, Antônio Carlos, 1946-Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. Ed. - São Paulo: Atlas,2002

JENSEN, R., LOPES, M. H. B. de M., SILVEIRA, P. S. P.e ORTEGA, Neli Regina Siqueira.Desenvolvimento e avaliação de um software que verifica a acurácia diagnóstica. Rev. esc. Enferm. USP [online]. 2012, v.46, n.1

LOPES, A. C.et al. Construção e avaliação de software educacional sobre cateterismo urinário de demora. Rev. esc. Enferm. USP [online]. 2011, v.45, n.1

MELO, F. N. de P.eDAMANSCENO, M. M. C.A Construção de um software educativo sobre ausculta dos sons respiratórios. Rev. esc. Enferm. USP, Dez 2006, v.40, n.4

PERES, H. H. C.e KURCGANT, P. O ser docente de enfermagem frente à informática. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2004, v.12, n.1

PERES, H. H. C.; MEIRA, K. C.e LEITE, M. M. J.. Ensino de didática em enfermagem mediado pelo computador: avaliação discente. Rev. esc. Enferm. USP [online]. 2007, v.41, n.2

PRADO, C.et al. Ambiente virtual de aprendizagem no ensino de Enfermagem: relato de experiência. Rev. bras. Enferm. [online]. 2012, v.65, n.5

RANGEL, E. M. L.et al. Avaliação, por graduandos de enfermagem, de ambiente virtual de aprendizagem para ensino de fisiologia endócrina. Acta paul. Enferm. [online]. 2011, v.24, n.3

RODRIGUES, R. de C. V.e PERES, H. H. C. Panorama brasileiro do ensino de Enfermagem On-line. Rev. esc. Enferm. USP [online]. 2008, v.42, n.2

SEIXAS, C. A. et.al. Implantação de sistema de videoconferência aplicado a ambientes de pesquisa e de ensino de enfermagem.Rev. Bras.Enferm,Out 2004, v.57.n.5, p.620-624.

SILVA , A. P., PEDRO, E. N. R.eCOGO, A. L. P. Chat educacional em enfermagem: possibilidade de interação no meio virtual.Rev. Esc. Enferm. USP, Out 2011, v. 45, n.5, p.1213-1220

SASSO, G.T.M.D., BARBOSA S.F.F Perspectivas futuras em enfermagem – a aplicabilidade dos ambiesntes hipermídia no processo ensino-aprendizagem. Texto & Contexto Enferm. 2000, 9(1): 79-92

TANAKA, R.Y. et al. Objeto educacional digital: avaliação da ferramenta para prática de ensino em enfermagem.Actapaul. Enferm. [online]. 2010, v.23, n.5, pp. 603-607.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Saúde em Foco N° 1/2014