A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO CUIDADO DA CRIANÇA AUTISTA/THE IMPORTANCE OF THE FAMILY IN THE CARE OF AUTIST CHILDREN
Resumo
RESUMO
As crianças autistas têm dificuldades de interagir socialmente, na linguagem e seu comportamento é bastante característico, então ficam preocupados e buscam assistência se deparando com o diagnóstico de que a criança sofre de um transtorno. A pesquisa é de abordagem qualitativa com delineamento descritivo exploratório, teve como amostra 30 familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista- TEA, frequentadores da Associação Amigos dos Autistas- AMA. Teve como objetivo a análise da participação da família no cuidado da criança autista. A coleta de dados foi realizada através de um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas, os relatos foram analisados e agrupados em categorias: reação dos familiares diante do diagnóstico do autismo, orientações recebidas sobre o autismo, positividades e dificuldades encontradas no cuidado da família que convive com o autismo. O estudo mostrou que a família não está preparada para cuida de uma criança autista, pois é uma situação inesperada no contexto familiar. Dessa forma, as famílias procuram se adequar a partir das necessidades e anseios da criança, afim de proporcionar qualidade de vida.
Palavras- chave: Cuidado. Família. Autismo.
ABSTRACT
The autistic child have difficulties to interacting socially, in the language and their behavioris caracteristic, many parentes may think that there is a problems of deafness o reven visual, thenthey are concerned with this tipy of behavior, and thusseek medical assistance and they faced with the diagnosis of a child suffering from a disorder. The research is qualitative approach with descriptive exploratory, has as sample 30 family members of children with autistic spectrum disorder- ASD, patrons of the association friends of autistic- AFA. The study med to analyze the participation of the family in the care of children with autism; investigation of chances in daily life and in the Family dynamics; observation of positivity and difficulties faced by the family when providing care; contextualizing the development of children with autism through the Family dynamics. The data collection was performed by means of a structure questionnaire with open and chosed questions, there ports were analyzed and grouped into categories; reactions of the family members before the diagnosis of the autism, positity and difficulties encountered in the care of Family living with autism. The study showed that the family is not ready to take care of na autistic child, cause it’s an unexpected situation in the family context thus, the families are see king of the child, in order to provides quality of life.
Keyword: Care. Family. Autism.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
REFERÊNCIAS
BOSA, C. A. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Revista Brasileira de Psiquiatria, c. 28, Supl I, p. 47-53. Porto Alegre, 2006. Disponível em
HOHER, S. P. e WAGNER, A. D. L.: A questão da formação a transmissão do diagnóstico e de orientações pais de crianças com necessidades especiais profissional. Estud. psicol. (Campinas), 2006. Disponível:< http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epc/v23n2/v23n2a02.pdf>. Acesso em 19 de nov. de 2014.
PENNA, E. C. G. Qualidade de Vida de Mães de pessoas com o diagnóstico de Autismo. Caderno de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 2006. Disponível em: Acesso em 27 de out. 2014.
SANCHEZ, F. I. A.; BAPTISTA, M. N. Avaliação familiar, sintomatologia depressiva e eventos estressantes em mães de crianças autistas e assintomáticas. Contextos Clínic.; São Leopoldo , v. 2, n. 1, jun. 2009 . Disponível em:. Acesso em 10 de nov. de 2014.
SCHMIDT, C; BOSA, C. A Investigação do impacto do autismo na família: revisão crítica da literatura e proposta de um novo modelo. Inter em Psicol. Rio Grande do Sul, v. 7, n. 2, p. 111-120, 2003. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/psicologia/article/viewFile/3229/2591. Acessado em 02 de nov. de 2014.
SCHMIDT, Carlo; BOSA, Cleonice. Estresse e auto-eficácia em mães de pessoas com autismo. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 59, n. 2, p. 179-91, 2007.
SMEHA, L. N.; CEZAR, P. K. A vivência da maternidade de mães de crianças com autismo. Psicol. estud. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 43-50. ISSN 1413-7372. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722011000100006. Acesso em 19 de nov de 2014.
SOARES, M. O. C. O papel da família no Tratamento da Criança com Autismo. 2008. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Faculdade Integral Diferencial. Teresina-Piauí.
SOUSA, L. A. A Interação da Família com a Criança Autista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Faculdade Integral Diferencial. Teresina-Piauí.
WANDERLEY,C.C.L. Autismo: A Dinâmica Familiar Diante do Diagnóstico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Centro de Estudos Superiores de Maceió, 2004.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Saúde em Foco N° 1/2014