PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA SOBRE SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA ATUAÇÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/PERCEPTION OF STUDENTS PHYSICAL THERAPY COURSE OF AN INSTITUTION ON YOUR PRIVATE VOCATIONAL TRAINING FOR

MIRKUS THIAGO GOMES DUARTE RIBEIRO, HILLANA NADIELE SANTOS ALVES, Antonio Luiz Martins Maia Filho

Resumo


RESUMO

A busca dos objetivos da universalidade, integralidade e equidade têm suscitado diversas elaborações referentes aos modelos assistenciais adotados e as práticas profissionais. Nesse sentido, o presente trabalho busca refletir sobre a atuação da fisioterapeuta no SUS, analisando a percepção de estudantes do curso de Fisioterapia de uma Instituição Particular de Ensino Superior da cidade de Teresina (PI) sobre sua formação para prestação de serviço ao SUS. Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, de caráter quantitativo e observacional, que teve como sujeitos os estudantes do Curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior particular, localizado na cidade de Teresina (PI). Elegeu-se como instrumento de pesquisa uma entrevista, baseada em questões semi-estruturadas aplicadas aos indivíduos do estudo, onde se evidenciou que 31,3% dos alunos desejam trabalhar exclusivamente no setor público. Outro dado evidenciado foi de que maioria dos participantes, nos períodos pesquisados, afirmarem não se sentirem preparados para atuarem no SUS. Contatou-se que 68% dos alunos afirmam não ter tido vivência na atenção básica nos estágios de saúde coletiva e fisioterapia comunitária. Assim, se percebe a necessidade de um maior compromisso com a prática voltada para o SUS durante o curso, e que os trabalhos desenvolvidos durante a graduação, colaboram para formação de um novo grupo de profissionais, que visam o bem-estar da comunidade em níveis de prevenção e promoção da saúde.

Palavras chave: SUS, Fisioterapia, Acadêmicos.

ABSTRACT

The search for universality goals, completeness and fairness have raised several elaborations related to health care models adopted the financing logic and professional practices. In this sense, this paper aims to reflect on the role of physiotherapist in the NHS, analyzing the perception of undergraduate students of Physiotherapy of a Higher Education Private Institution of Teresina (PI) on their training to provide the SUS service. This is a survey of cross-sectional quantitative and observational, which was to subject the students of Physiotherapy Course of a private higher education institution, located in the city of Teresina (PI) . Was elected as a research tool an interview, based on semi -structured questions applied to individuals in the study, which showed that 31.3 % of students want to work exclusively in the public sector. Another fact was evidenced that most participants in the surveyed periods, claiming not prepared to work in the SUS. It was noted that 68 % of students stated they have had no experience in primary care in the stages of public health and community physiotherapy. Thus, one can see the need for a greater commitment to the focused practice for the NHS during the course and the work undertaken during graduation collaborate to form a new group of professionals, aimed at community welfare levels prevention and health promotion.

Keywords: SUS, Physiotherapy, Academic.


Palavras-chave


SUS, Fisioterapia, Acadêmicos.

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Revista Saúde em Foco N° 1/2014