PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA SOBRE SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA ATUAÇÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/PERCEPTION OF STUDENTS PHYSICAL THERAPY COURSE OF AN INSTITUTION ON YOUR PRIVATE VOCATIONAL TRAINING FOR
Resumo
RESUMO
A busca dos objetivos da universalidade, integralidade e equidade têm suscitado diversas elaborações referentes aos modelos assistenciais adotados e as práticas profissionais. Nesse sentido, o presente trabalho busca refletir sobre a atuação da fisioterapeuta no SUS, analisando a percepção de estudantes do curso de Fisioterapia de uma Instituição Particular de Ensino Superior da cidade de Teresina (PI) sobre sua formação para prestação de serviço ao SUS. Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, de caráter quantitativo e observacional, que teve como sujeitos os estudantes do Curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior particular, localizado na cidade de Teresina (PI). Elegeu-se como instrumento de pesquisa uma entrevista, baseada em questões semi-estruturadas aplicadas aos indivíduos do estudo, onde se evidenciou que 31,3% dos alunos desejam trabalhar exclusivamente no setor público. Outro dado evidenciado foi de que maioria dos participantes, nos períodos pesquisados, afirmarem não se sentirem preparados para atuarem no SUS. Contatou-se que 68% dos alunos afirmam não ter tido vivência na atenção básica nos estágios de saúde coletiva e fisioterapia comunitária. Assim, se percebe a necessidade de um maior compromisso com a prática voltada para o SUS durante o curso, e que os trabalhos desenvolvidos durante a graduação, colaboram para formação de um novo grupo de profissionais, que visam o bem-estar da comunidade em níveis de prevenção e promoção da saúde.
Palavras chave: SUS, Fisioterapia, Acadêmicos.
ABSTRACT
The search for universality goals, completeness and fairness have raised several elaborations related to health care models adopted the financing logic and professional practices. In this sense, this paper aims to reflect on the role of physiotherapist in the NHS, analyzing the perception of undergraduate students of Physiotherapy of a Higher Education Private Institution of Teresina (PI) on their training to provide the SUS service. This is a survey of cross-sectional quantitative and observational, which was to subject the students of Physiotherapy Course of a private higher education institution, located in the city of Teresina (PI) . Was elected as a research tool an interview, based on semi -structured questions applied to individuals in the study, which showed that 31.3 % of students want to work exclusively in the public sector. Another fact was evidenced that most participants in the surveyed periods, claiming not prepared to work in the SUS. It was noted that 68 % of students stated they have had no experience in primary care in the stages of public health and community physiotherapy. Thus, one can see the need for a greater commitment to the focused practice for the NHS during the course and the work undertaken during graduation collaborate to form a new group of professionals, aimed at community welfare levels prevention and health promotion.
Keywords: SUS, Physiotherapy, Academic.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Ana Lúcia de Jesus; GUIMARÃES, Raul Borges. O lugar social do fisioterapeuta brasileiro. Revista Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 16, n.1, jan.-mar. 2009. p. 82-8.
BARBOSA EG, FERREIRA DLS, FURBINO SAR, RIBEIRO EEN. Experiência da Fisioterapia no Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Governador Valadares, MG. Fisioter Mov. 2010;23(2):323-30.
BISPO, Júnior JP. Fisioterapia coletiva: desafios e novas responsabilidades profissionais. Ciências Saúde Coletiva. 2010; 15(Suppl 1):1627-36.
BRITTO E SOUZA, W. Inclusão do Fisioterapeuta no PSF: pela integralidade da atenção a saúde e reorientação do modelo assistencial. Revista Fisiobrasil, n. 84, jul.-ago., 2007.
CAVALHEIRO MTP, GUIMARÃES AL. Formação para o SUS e os desafios da integração ensino serviço. Cadernos FNEPAS. 2011; 1:19-27.
CAVALHEIRO MTP, GUIMARÃES AL. Formação para o SUS e os desafios da integração ensino serviço. Cadernos FNEPAS. 2011; 1:19-27.
CECCIM,R. R;FEUERWERKER,L. C. M. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Cad Saúde Pública. 2004.
COFFITO. CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL – Formação acadêmica e Profissional, 2001. Acesso: www.coffito.org.br/ em: 02 de Março de 2014.
DECRETO- Lei 938 de 13 de outubro de 1969. Provê sobre as profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional e dá outras providências. Diário Oficial da União 1969; 16 out.
GALLO, D. L. L. A Fisioterapia no Programa Saúde da Família: percepções em relação à atuação profissional e a formação universitária; 2005[dissertação de mestrado]. Pós-graduação em Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Londrina, 2005.
JUNIOR, J. P. B. Fisioterapia e saúde coletiva: desafios e novas responsabilidades profissionais. Ciência & Saúde Coletiva, 15(Supl. 1):1627-1636, 2010
MATTOS,RA. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In: Pinheiro R, Mattos RA, (org). Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: IMS/Uerj/Abrasco; 2001. p. 39-64.
PIMENTEL DM. Bases metodológicas da formação em Fisioterapia: discutindo o distanciamento entre os processos de formação e a utilização da força de trabalho, 2012 [dissertação]. Universidade Federal da Paraíba (PB), 2012.
PINHEIRO, L. B. D;DIÓGENES, P. N;FILGUEIRAS, M. C;ABDON APV, LOPES EAB. Conhecimento de graduandos em Fisioterapia na Universidade de Fortaleza sobre o Sistema Único de Saúde. Fisioterapia e pesquisa. 2009; 16(3):211-16.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA, secretaria municipal de saúde: Sistema único de saúde – SUS. Disponível em < http://www.sms.fortaleza.ce.gov.br >, acessado em 17 de fevereiro de 2014.
RODRIGUES RM. A Fisioterapia no contexto da política de saúde no Brasil: aproximações e desafios. 2008; 2(8):104-9.
SERIANO K. N; MUNIZ V. R. C; CARVALHO M. E. I. M. Percepção de estudantes do curso de fisioterapia sobre sua formação profissional para atuação na atenção básica no Sistema Único de Saúde. Fisioter. Pesqui.July/Sept. 2013 .
SILVA DJ, ROS MA. Inserção de profissionais de Fisioterapia na equipe de Saúde da Família e Sistema Único de Saúde: desafios na formação. Ciênc Saúde Coletiva. 2007; 16(6):1673-81.
SOUSA, I. M. C.; BEZERRA, A. F. B.; MARQUES, A. P. O. Trabalho em saúde: quem implementa o Sistema Único de Saúde no hospital universitário conhece sua filosofia? Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 27, n. 65, p. 302-309, 2003.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Saúde em Foco N° 1/2014