Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) Do Piauí: Anaparentalismo E Marcadores De Gênero, De Classe Social E De Hierarquia / Therapeutic Residential Services (TRSs) From Piauí
Resumo
Este artigo visa apresentar as reflexões construídas ao longo da investigação acerca da complexidade do processo de adaptação de obras literárias para mídias digitais, bem como as contribuições da literatura no processo transformador das representações de mundo e dos bens culturais, retransmitidos, por ela, ao longo das gerações, a fim de romper estereótipos e propagar, no âmbito social, diferentes formas de representar a mulher por meio da crítica feminista, no que concerne à transposição do discurso de protesto para o discurso de ação.O presente estudo se enquadra no modelo de pesquisa etnográfica, que se distingue de outros procedimentos metodológicos pelo fato de se buscar construir uma descrição baseada e interpretada pela perspectiva cultural, bem como buscar categorias usadas pelos membros do grupo sob estudo, para conceituar e codificar conhecimento e guiar seus próprios comportamentos. Trata-se, também, de um procedimento analítico que corrobora os princípios de leitura e interpretação de texto, na medida em que fatores, além dos que estão presentes nos enunciados, promovem a compreensão e materializam intencionalidades, bem como evidenciam diferentes efeitos de sentido, segundo o tempo, espaço, contextos ocasionais, subjetivos e suas formações discursivas.
Palavras-Chave: Literatura. Representação. Crítica Feminista. Reflexões. Jogos Digitais
ABSTRACT
This research paper intends to show the reflections built over the investigation of the complexity of the process of adapting literary works to digital media and the contributions of literature in the manufacturing process of the world of representations and cultural pro pertyre transmitted by it along the generations, in order to break stereotypes and propagate, in the social sphere, different ways of representing women through feminist critique regarding the transposition of protest speech to speech action. This study falls in the ethnographic research model that is distinguish hed from other methodological procedures for the fact of seeking to build a description based and interpreted by the cultural perspective and seek categories used by group member sun derstudy to conceptualize and codify knowledge and guide their own be havior. It is also an analytical procedure that supports the principles of reading and interpreting text, in that factor so ther than those listed in present, promote sunder standing and materialize intentions and purposes show different direction according to time, space, casual contexts, subjective and its discursive formations.
Key Words: Literature. Representation. Feminist Critique. Reflections. Digital Games
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.1.12
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