<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 2, art. 5, *. 86-101, mar./abr. 2016 </line>
<line> ISS* I*p**sso: 1806-6356 ISSN *l*tr*nico: 2317-2983 </line>
<line> h*tp://dx.doi.o*g/10.12*19/2016.13.2.5 </line>
</par>
<par>
<line> Violência Doméstica E Famili*r Contr* A Mulher: Um Olhar Sobre A Atuação *o *inistéri* </line>
<line> Pú*lico </line>
<line> D**estic Violenc* *gainst Woma* And Family: A *ook A* T*e Perform*nce Of The Pub**c </line>
<line> Min*stry </line>
</par>
<par>
<line> Sher*y Ma*laine *e *esus Sa*tos </line>
<line> Mestrado em Polí*ic*s Públicas pela ***versidad* Federal do Piau*. </line>
<line> Especial*sta em Gestã* Pública pela Uni*er*idade Federal d* Piauí. </line>
<line> Ana*is*a do Mini**ério Pú*li*o do Estado d* M**anhão </line>
<line> E-m*il: as.social@yaho*.c*m.br </line>
<line> Inez S*mpaio Nery </line>
<line> D*utora em Enfermag*m pe*a Universida*e Fe*er*l do R*o de Janei*o </line>
<line> P*o*essora da *niv*rsidade Feder*l do Piauí </line>
<line> E-mail: ineznery.ufpi@g*ail.com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereç*: S*e*l* Ma*lain* de J**us Santos </row>
<row> Endere*o: *nder*ço: Univers*dade Fed**a* do Piauí, </row>
<row> Campus Petrôni* Porte*a, *airro Ini**a, *ere*ina/PI, </row>
<row> CE*: 64049-550 </row>
<row> E**ereço: In*z Sampa*o Nery </row>
</column>
<column>
<row> Edi*or Ci*ntífico: T*nny Kerl*y de Al*ncar Rodr**ues </row>
<row> Artig* recebido em 03/*1/20*6. *ltima versão </row>
<row> recebi*a *m 26/01/2*16. Apro**do em 2*/01/2016. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Endereço: Ende*eço: Un**ersidade Federal do Piau*, </line>
<line> Avaliad* pelo sistema Triple Revi*w: Desk *e*iew a) </line>
</par>
<par>
<line> Camp*s Petrôni* Por*e*a, ba*rro Ininga, Te*esina/PI, </line>
<line> pela Editora-*hefe; e b) Do*ble *l*nd Rev*ew </line>
</par>
<par>
<line> CEP: 64049-55 </line>
<line> (avali*ção cega po* do** avalia*ores d* área). </line>
<line> R*v*são: G*amatical, Normati*a e d* Formatação. </line>
</par>
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<line> Vio*ência Doméstica * F**il*ar Contra * Mulher </line>
<line> 87 </line>
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<line> RE*UMO </line>
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<line> * violência </line>
<line> d*méstica é u*a expressão da </line>
<line> questão socia* qu* at*nge mulheres de </line>
<line> todas as </line>
</par>
<par>
<line> clas*es soc*ais, *omo consequência das </line>
<line> desi*ualdades p*ese*tes nas re*ações de poder entre </line>
</par>
<par>
<line> homens e m*lheres, be* *omo da discriminação de gêner* p**se*te na soc**dad* e </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> f**ília. Para *oibir *s atos de </line>
<line> *iolência do*é*tica co*tra a mulher, foi aprovada * L*i </line>
</par>
<par>
<line> *1.340/2006, de*ominada Lei Mar*a </line>
<line> ** P*n**, que designa a* Ministério Públi*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *arti*ipação </line>
<line> p*oativa em *ua impl*mentação. A </line>
<line> partir da análise dos eleva**s índices </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vio*ência cometidos contra a *u*her, no Es*ado do Mar*n*ã*, além de </line>
<line> atender ao que </line>
</par>
<par>
<line> estabel*ce a cita*a *ei, o Ministério Públ*co impl*m*ntou a Campanha Instituc*ona* Maria da </line>
</par>
<par>
<line> Pe*ha </line>
<line> *m Ação. O pre*ente traba*ho </line>
<line> disc*r*e s**re a *e*e**da Camp*nha. * m**mo f*i </line>
</par>
<par>
<line> el*b*rado * part*r de pesqui*a **bliogr*fica e *ocumen**l, *tilizando-*e, dentre outros autores, </line>
</par>
<par>
<line> H*leiet Saffioti e Maria Berenice Di*s, além da análise da Lei nº </line>
<line> 11.*40/2006, mais </line>
</par>
<par>
<line> especificamente os a*tigos *ue tratam das atribui*ões do Min*sté*io Púb*i*o. Ver*ficou-se que </line>
<line> a campanha **ria *a Penha em A*ão contribui* para o aumento das denúncias de violên**a </line>
<line> contra a mulher n* Estado do Maranhão. </line>
<line> P*lavra*-chave: Violência D*méstica. Desigualdades. Gêner*. Minist*rio *úblico. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Domes*ic viol*nce is an ex*ression of *ocia* issu* that a*fects women of all soci*l classes, as </line>
<line> a conse*ue*ce of the pres*nt inequalities in p*wer relatio*s between men a*d women as well </line>
</par>
<par>
<line> *s gender discrimin**ion in this so*iety and the f*mily. Restraining the *c*s of </line>
<line> do*e*tic </line>
</par>
<par>
<line> violence against *omen, it wa* approved the Law N*. 11,3*0/**06, called Maria *a Penh* </line>
<line> Law, which *esigna*es the prosecutor proa*ti*e *art*cipation *n its implementa*io*. From *he </line>
</par>
<par>
<line> analysis *f t*e hig* levels o* </line>
<line> vi*lence committe* *gainst w**en in the Maran*ã* State, </line>
</par>
<par>
<line> besi*es a*te**ing what the Law e*t*blishes, the Public Minis*ry implemen*ed the Instit*tional </line>
<line> C*mpaign Mar*a d* Pen*a in Ac*ion. This pape* discu*ses about what this *ampa*gn *aid. </line>
<line> *nd it was mad* from bi*liog*a*hic and docu*e*ta*y *esea*ch, using a*ong other *uthors *s </line>
</par>
<par>
<line> Heleiet *affioti and Maria Bere*ice Dias, be*ides the *nalysis </line>
<line> of Law No. 11,340/**06, </line>
</par>
<par>
<line> specific*lly the a*ticles that deal with the powers of t*e Public Mi*istry.** wa* found that the </line>
<line> *ampaig* **ria da *enha in A*tion contributed *o the *n*rease i* r*po*ts o* viol*n*e against </line>
<line> women in the Maranhão S*ate. </line>
<line> Keywords: D**estic Violence. I*equalities. *end*r. Publ**M*nistry. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresi*a, v. 13, n. 2, art. 5, p. 86-*01, *ar./abr. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/re*ista </line>
</par>
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<page>
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<line> S. M. *. Santos, I. S. Ne*y </line>
<line> 88 </line>
</par>
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<line> 1 INTRO**ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O fe*ômeno da *iolên*ia doméstica e familiar contra * mulhe* *em sendo amp*ament* </line>
</par>
<par>
<line> d***u*i*o nos </line>
<line> *l*imos a*os; mas suas r*íze* es**o relacion*das à formação </line>
<line> das primeiras </line>
</par>
<par>
<line> en*id*de* familiares. Mesmo estando pr*sente na míd*a, nas instituições e n* s*ci*dad*, o </line>
<line> tema aind* es*á re*e**ido de muito pr*c*nceito e indiferenç*, uma vez que o local on*e o*o*re </line>
<line> a vio*ênc*a é o seio d* *am*l*a, a vida pri*a*a, com ocorrências *m to*** ** classe* sociais. </line>
<line> A igualdade de *ireitos entre homens e mulheres foi pr**lamada na C**s*ituiçã* </line>
<line> Federal *e 1*88, e *v**encia * c*mpromi**o de coibir * prevenir a violência *ontra a mul**r. </line>
</par>
<par>
<line> E*t*eta*to, a Carta Constit*cional nã* </line>
<line> foi s*ficiente pa** coibir, ou me*mo para prev*nir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> violê*cia *om*s*ic* e familiar cont** a *ulher. </line>
<line> Tornou-s* n**essári*, entã*, o ap*rfeiço*ment* *a *egislação * * imple**ntação de </line>
</par>
<par>
<line> políticas *ública* de *nfrentam*nto à violência *oméstica f*miliar. Ness* c*nt*xto, * </line>
<line> foi </line>
</par>
<par>
<line> prom*lgad* a Lei 11.340/06, * *o**ecida "L*i Maria da Penha", cu*o obje*ivo * coibir </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<column>
<row> pr*venir * v*ol**cia d*méstica e familiar co*tra * mulher, em cons*n*nci* com o **e prevê a </row>
</column>
<par>
<line> Co*stitu**ão Fe**ral e os t*a*ad*s * convenções assinad*s pelo Brasil, </line>
<line> que **e*eem </line>
</par>
<par>
<line> a*ri*uiç*es * diversas in*ti*ui*ões, pa*a qu* **l objeti*o seja alca*çad*. </line>
</par>
</par>
<par>
<line> Este artigo apresenta uma análise da Campanha *nsti*ucional Maria </line>
<line> da Penha </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> Açã*, operacionalizada pe*o </line>
<line> Ministério Público *o Estado </line>
<line> *o Maranhão, que vis* </line>
<line> pr**over </line>
</par>
<par>
<line> aç*e* de enf*entame*to à </line>
<line> viol*nc*a *o*ésti*a pratic*da c*n*ra a m*lher. Verificou-s* um </line>
</par>
<par>
<line> significat*vo au**nto </line>
<line> d* *ú*ero </line>
<line> ** proces*o* movime*tados, desde </line>
<line> a imp*an*açã* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *ampa*ha, *emonstrando que a mesma contrib*iu p**a * elevação de den*n*ias de ato* </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> violência domé*tica contra * mulher. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERE**IAL TEÓ*IC* </line>
</par>
<par>
<line> 2.* Viol*ncia: um* ex*r*ssão da *uestão social </line>
</par>
<par>
<line> A vi*lência * *ma prob**máti*a que está p*e*ente des*e os primór*ios da hum*ni*ade. </line>
<line> Segun*o "Muchem*led (2*1*), a *alavra v*olência te* orig*m na França, no início do século </line>
<line> *VIII; origin*da *o la*im v*l", signifi*ando a *orça * o vigor, presente no ser humano e que </line>
</par>
<par>
<line> *ã* usados para s*bjugar e constra*ger o </line>
<line> o**ro. Pa*a além da etimol*gia *a </line>
<line> pala**a, Fraga </line>
</par>
<par>
<line> (2002), expli*a qu*: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, **resina, v. 13, n. *, art. 5, p. 86-10*, mar./abr. 2016 </line>
<line> ww*4.*sanet.com.br/*evi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *iolênci* Doméstica E Famil*ar Contra A *ulhe* </line>
<line> 89 </line>
</par>
<par>
<line> * vio*ência dos pri*ata* *ham*remos de violên*ia orig*nal - a*uela p*a**cada como </line>
<line> uma necessidade incontrolável n* processo *a luta pe*a sob*evivênci*, n*m gr*u de </line>
<line> desen*olvime*to *istó**co q*e não oferec*a out*as **ídas e *o*sibilida*es *e ação e </line>
</par>
<par>
<line> relação. Contudo, existe outro tipo de v**l*ncia, que é * q*e nos *nteressa aqui: </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vio*ência tal com* a con*e*emo* *o*e, nas suas forma* *ad* vez mais s**i* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*s*rutivas. *ntã*, d* uma *orma *e violên*ia pri*ária (estruturante e f*ndadora de </line>
</par>
<par>
<line> cer*o equilí*rio na ordem d* vida) pass*mos a uma *ecundá**a (desestrutura*te </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *esagregad*ra) (FRAGA, 2002, p. 45). </line>
</par>
<par>
<line> *a concepção *e Frag* (*002), a violência é compreendida por estágios que se </line>
</par>
<par>
<line> modi**cam d* </line>
<line> aco*do c*m a evolução da humanidade, ou *eja, o h*mem fabricava </line>
</par>
<par>
<line> instrumentos de caça * pes*a p*ra s* ali*entar e s*breviver e, com o p**sar d** *nos, pas*ou </line>
<line> a fabricar **st*umentos e es*abelecer re*ações sociais s*gregadoras e de*trutivas, à *edid* que </line>
<line> passou a pr*mar pelo i*div*dualismo. </line>
<line> Co*roborando * definição ante*ior, Mina*o (20*6), assevera que: </line>
</par>
<par>
<line> A viol*ncia é p*rt* *nt*ínseca *a v*da social e re*ult*nte das relações, da </line>
</par>
<par>
<line> **municação e dos conf*it*s de poder. Nunca existiu *ma soc*edade se* vi*lência, </line>
<line> mas sem*re *xistiram sociedades mais viole*tas qu* out*a* cada **a com s*a </line>
<line> *is*ória (MINAYO, **06, p. 15). </line>
</par>
<par>
<line> Com essa afirma*ão, *inayo (2006) traz a disc*s*ão acerca </line>
<line> da banaliza**o </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> *iolência, **r cons*derar que natu*al*zar a vio*ência e vê-l* como *nerente à natureza humana </line>
<line> é se opor às possibilidades d* ex*ingu*-la: </line>
<line> Em q*a*quer épo*a h*stórica do nosso p*ís, a vio**ncia esteve e est* p*esent*. Deve, </line>
</par>
<par>
<line> portant*, ser objeto *e </line>
<line> noss* reflexã*, seja quanto acult*raç*o *os *ndígenas, à </line>
</par>
<par>
<line> q*a*to à escr*vização dos negros, às *itaduras políticas, ao c*mp*rta*en*o </line>
<line> patriarc*l e machis*a que *erpetua abusos contr* mul*eres e crianças, aos *ro*essos </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> d*sc*iminação, racismo, opressã* e expl*ração do trabalho (MINAYO, </line>
<line> 2006, p. </line>
</par>
<par>
<line> 2 7 ). </line>
</par>
<par>
<line> A *utora ressalt*, c*mo *e observou, que as *an*festaçõe* da </line>
<line> *iolência, além *e </line>
</par>
<par>
<line> his**r**as, são múltiplas, devendo se* objeto de refle*ão, por abarcarem violências qu* an*es </line>
</par>
<par>
<line> não er*m percebidas </line>
<line> como tal, merecendo *estaqu*, no </line>
<line> c*ntexto **nte*porâneo, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> d*scrimi*aç*o po* cor, raça, se*o, idade, *t*ia, *eli*ião, orientação s*xual. </line>
<line> Diariamen*e, os meios de comunicação d*v*lga* inúmer*s ca*os de *iolênci* e, </line>
</par>
<par>
<line> mesmo c*m *s </line>
<line> avanços obtidos com a aprovaçã* de *e*s e E*tatutos de prot*ção a grupos </line>
</par>
<par>
<line> m*is *u*ne*áve*s, a v**lê*cia perma*ece *rincipalmente em c*sos em que a vítima apres**ta </line>
<line> alguma *esvantagem em *ela*** ao agres*or, *eforçando a relaçã* existe*te entre vi*lên*ia e </line>
<line> *od*r. Bourd*eu se *efere à existênci* do poder simbólico: </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*esina, *. 13, n. 2, art. 5, p. 86-101, mar./a*r. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. J. San*os, I. S. Nery </line>
<line> 90 </line>
<line> Aplic*-se a todas as c*isa* do m*ndo </line>
<line> *, antes de tu**, ao próprio cor*o, em sua </line>
</par>
<par>
<line> realidade bioló*ica: é ele qu* *ons*rói a </line>
<line> dif*rença entr* os *exos bi*lógico*, </line>
</par>
<par>
<line> conformando-a aos pr*ncípios de uma v*são mí*i** do *und*, enra**ada na relação </line>
<line> ar*itr**ia de dominação dos homens sobre as mu*heres. A diferença b*ológica ent*e </line>
</par>
<par>
<line> os sexos, i*to é, entre o co*p* masculin* e o co**o femi*i*o, e, esp*cificamente, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> diferenç* a*a****ca en*re os órgãos sexuai*, pode as*im *er vista como justi*icat*v* </line>
<line> natural da diferença soc*al*ente con*tr**da e*tre os gêneros (BOURDIEU, *012, p. </line>
<line> *9-*0). </line>
</par>
<par>
<line> A definição de poder *imból*co de *ourdieu (201*) d*mo**tra o *ará*er social </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cultural da violência e rei*eram *ue as manifes*ações *a violência sã* *mp*as e múltiplas, </line>
<line> *tingindo indiv*duos, grupos, classes, gênero*, raça*, *tnias, idades. Minayo (2004) </line>
<line> com*l*men*a que a *iolência se manifesta d* forma: </line>
</par>
<par>
<line> (a) es*rutural aquela que **orre pela d*sigualdade social e é naturalizada n*s - </line>
</par>
<par>
<line> manifestações de pobrez*, de miséria de discrimin*ção; (b) interpessoal - nas * </line>
<line> forma* de comunicaç*o * d* **ter*ção *otidian* e (c) institucional - na aplicação ou </line>
<line> omissão na gest*o d*s políticas sociais pe*o E*tado e pelas instituições de </line>
<line> **sistên***, *a*eira p*i*ile*iada de repro**ção das re*ações a*simétr*ca* de poder, </line>
<line> de dom*nio, de menosprezo e de di*crimi*aç*o (MINAYO, 2004, p. 15). </line>
<line> *s formas *e *iolên*ias citadas por *inayo (2004) refletem o modo como se org*niza </line>
</par>
<par>
<line> * soci*dade c*pit*lista, pois n* capital*sm* que se manifesta de é </line>
<line> *odo mais intenso as </line>
</par>
<par>
<line> violê*cia* *strutural, i*ter*esso*l e *n*t*tuc*o*al, assim </line>
<line> como </line>
<line> *e intensific** as </line>
</par>
<par>
<line> des*gua**ades. Na soci*dade capi*alista, as relaç*es soci*is ent*e os homens são coisificada*, </line>
<line> i**ividuali*adas, m*rcadas p*r rel*ç*es de poder e de opressão, medi*da* **lo mercado. </line>
<line> No entend*mento de Minayo (2006), * v*olência *strutu*al é um* f**ma *e violên*ia </line>
<line> cons*ituinte do mo*o de p***ução ca*italista, que origi*a outras *ormas de violên*ias, po*s </line>
</par>
<par>
<line> **ando o indivíduo *ai pra*i*ar algum ato de v*olênci*, esse, gera*mente, antecedido * </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> falta de acesso às polí*icas de educação, saúde, trab*lho, e a outros di*eitos </line>
<line> e*sencia*s. </line>
</par>
<par>
<line> Co*tudo, a autora n*o pre*e*de, com es*a afirmação, anular os *a*ores bi*lógi*os *u </line>
<line> individuais qu* levam os seres huma*os a co*eterem a*os *iolentos, mas relacion*r tais </line>
<line> fa*ores *s *imensõe* econô*ica*, políticas e culturais *a *ue*tão socia*. Ness* conte*to, </line>
</par>
<par>
<line> insere-se </line>
<line> a </line>
<line> violência d* gê*ero, uma expr*s*ão da *uestão *oc*al e*raizada nas dimens*es </line>
</par>
<par>
<line> econômicas e cu*turais, cujos f*ndamentos e desd*bramentos ser*o *iscutidos em se*uida. </line>
<line> 2.2 Desi*ual*ades de gên*ro e v**lência contra a mulher </line>
</par>
<par>
<line> A v*olência é u*a expr**são </line>
<line> d* questão socia* que se manifes*a nas relações entre </line>
</par>
<par>
<line> pessoas, expr*ssando-se, princ*palmente, por situações de força e poder. Dentr* *s di**rsas </line>
<line> formas de violênc*a e**sten*es na sociedade, tem destaque, neste texto, a violência de gênero. </line>
<line> Rev. FS*, Te*e*ina, *. 13, n. 2, art. 5, p. 86-1*1, *ar./abr. 201* www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Violência D*méstica E Familiar Contra A Mu*her </line>
<line> 91 </line>
</par>
<par>
<line> * C*n*tituição </line>
<line> d* Re*ública Federativa </line>
<line> *o Brasil, pro**lgada em *5 *e outubro d* 1988, </line>
</par>
<par>
<line> **uiparou </line>
<line> homens e mul*e*es em direitos e obrigaçõ*s, in*lusive no que se referem às </line>
</par>
<par>
<line> *elaç*es conj*gais. En*retanto, a sociedade insiste em fortalecer, no homem, o papel de </line>
<line> dominaç*o e, na mulher, a condi*ão de su*mi*são. Se*u**o D*as (2*12): </line>
<line> Desde o nascimento, o homem é enc*raja*o a ser fort*, não *ho*a*, não levar </line>
<line> desaforo para casa, *ão s*r *ul*erzi**a. P*ecisa ser um s*per-h**em, pois *ão lhe </line>
</par>
<par>
<line> é </line>
<line> p*rm*tido s*r apenas humano. Essa er*ô**a consciência de *ode* é que asseg*ra, </line>
</par>
<par>
<line> ao varão, o suposto dire*to *e f*zer uso da força física * superior*dade corpo*al sobre </line>
<line> todos os membros da fam*lia. V*ndera* par* a mulher a ide** de que el* é fr*gil e </line>
</par>
<par>
<line> necessit* de proteção, ten*o sido delega*o ao hom*m o papel </line>
<line> ** protetor, *e </line>
</par>
<par>
<line> provedor (DIAS, 2012, *. 19). </line>
</par>
<par>
<line> Di*s a*s*gura *ue "* ideologia patria*cal ain** exis*e. O home* *ontinua sendo </line>
<line> c*ns*der*do *ropr*etá*io d* corpo e da *ont*de da mulher e d*s fi*hos, causando r*la*ões de </line>
<line> dominaçã*/submissã* e, consequent*m*nte, de violênc*a" (DIAS, 2012, p. 18-19). É c*mum </line>
<line> ca*acterizar as mu*heres como seres frá**is, depe*dent** e submisso*; e aos *ome*s, </line>
<line> atri*uem caract*rís*ica* dominadoras e agres*i*as, e*tab**ecen*o c*ndi*ões de desi*ual*ade </line>
<line> en**e os se*os, que são co*struí*as e r*p**duzidas socialm***e, nat*ralizand* * dominação </line>
<line> *asculina e incenti*ando s*tu*ç*es de vi*l**cia contr* a mulher. A "*ógica do ga*inheiro", </line>
<line> explicitada por Saf*ioti (1*97), expres** clara*en*e essa situação: </line>
<line> Pen*ando-*e em u* galinheiro c*m d*z galinhas e um gal*, a "ordem das bicada*" </line>
</par>
<par>
<line> *ão apenas permite a* galo a po*se sex*al de toda* as </line>
<line> galinhas, com* também lhe </line>
</par>
<par>
<line> asse**ra o direito de *icá-l*s **das, *s*o *, *rat*car * **olência [...] o galo é o *ais </line>
<line> poderoso, detendo às **linhas de númer* 1 a 9 diferent*s parcela* de pode*; estando </line>
</par>
<par>
<line> a 10* excluída dessa possibil*dade. A última, ** hierarquia, poderia at* </line>
<line> ser </line>
</par>
<par>
<line> comparada com as pess*as q** moram n*s ruas, não tendo o </line>
<line> que *omer [...] </line>
</par>
<par>
<line> excluídos dos dire*tos humanos mai* ele*entare* (SAFFIOTI, 1997, p. *9). </line>
</par>
<par>
<line> **dos da Pesqu*sa "Percepções sobre a *iolência Doméstica </line>
<line> contra a Mulher no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil", rea*i*ada pelo Instit*to Avon, no ano ** 2*11, *pont** o machismo como princ*pa* </line>
</par>
<par>
<line> impulsionador da violênc*a con*ra as mulher*s, ou sej*, </line>
<line> 5*% das mulheres entrevistadas </line>
</par>
<par>
<line> a*ri*uíram </line>
<line> a causa *a v*o*ência dom*stica </line>
<line> pratic**a </line>
<line> por p**c*iros à questã* cultural, </line>
</par>
<par>
<line> afirmando </line>
<line> que o* h*men* se sen**m proprietários de suas compan*eir*s. Na co*cepç*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Sa**i*ti (1997), tal situação se constitui "uma v*o*ação aos d*reito* h*manos e u* o*stáculo </line>
<line> p*ra a cidadan*a de milha*es de mulh*res" (SAFFIOTI, 1997, p. 8). </line>
<line> A *ida****a das mul*eres, pautada *or S*ff*oti, vai além da cidada*ia est**elecida por </line>
<line> Marshall (1967) e e*etivada inversamente no **asil, de *cordo c** C*r*alho (2003), ond* os </line>
<line> direi*os soc*a*s a*t*cedem os **reitos civis e p*lí*icos. A ci*adania apresentada por Saff*oti </line>
<line> *ev. FSA, *e*es*na, v. 13, n. 2, art. 5, p. 86-*0*, mar./abr. 201* www4.fsanet.c**.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. J. Sa***s, I. S. Nery </line>
<line> 92 </line>
</par>
<par>
<line> es*á ** aco**o co* a "nova noção de ci*ad*nia", de Dagni*o (1994), resulta*te do processo </line>
<line> de redemocr**ização *a *oci*da*e e da luta dos movimentos soc*ais pelo reconhecimento e </line>
<line> efeti*a*ão dos dir*itos dos se*mentos fragil*zados. </line>
<line> Nesse **ntexto, situa-se * movimento femin*st* que, a* longo de anos, e de forma </line>
<line> mais ex*r*ssiva, a partir da década de 1970, tem lut*do par* promover a igu*l**de de direitos </line>
</par>
<par>
<line> *nt*e home** e *ulheres e *liminar *odas as for*as de di**rim*n*ção </line>
<line> e </line>
<line> violênc*a co*tr* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mulher. Dentre as </line>
<line> v**iosas contribuiç*es trazidas pelo *ovimento fem*nista, s*tu*-se </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conceit* de gê*ero, cuja </line>
<line> compree*sã* </line>
<line> é de fundamental importânci* para a c*mpreensão </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> violência contra a mulher. </line>
<line> Segun*o S*ot* (1989, p. 3), gênero é uma categoria de análise qu* afirma as d*stinçõ** </line>
<line> sociais entre os sexos (mas*ul*no e feminino), a* m*smo t*mp* em que se e*tabele*e como </line>
</par>
<par>
<line> elemen*o *onstitut**o das *elações </line>
<line> so*iais entre *o*ens e m*lhe*es, explicitando *ue não </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> pos*ível compre*ndê-*os em separado ou, ainda, compreender a cat*gor*a, como sinônimo de </line>
<line> mulheres. A citada autora e*plica que "*i*ros e art*g*s de todo * tipo, que tinh*m como tema </line>
</par>
<par>
<line> * *istória *a* mulh*res, substitu*ram, durante a*guns ano*, nos seus títulos, </line>
<line> o termo </line>
</par>
<par>
<line> "mul*eres" pelo termo gê*ero" (*CO*T, 1989, p. 6). Destarte, se*o se ref*re *s </line>
</par>
<par>
<line> c*ra*terísticas biológicas de </line>
<line> um* p*ss*a, enquan*o </line>
<line> gênero se reporta aos *spe*tos *o*iais, </line>
</par>
<par>
<line> cultura*s e *olítico* do masc**ino e do f*m*nino. </line>
</par>
<par>
<line> Um exem*lo representativo da "**va noção de c*dadania" citad* anter*orm*nte foi </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aprovação da </line>
<line> lei n* 1*.340/20*6, </line>
<line> qu* cria mecanism*s pa*a coibir e pre*enir a **olê*c** </line>
</par>
<par>
<line> *omés*ica * f*mili*r contra a mulher, d*nomin*da de Lei Maria da Penha, em alusão à Maria </line>
</par>
<par>
<line> da Pe*ha Ma*a F*rnandes, </line>
<line> uma ent*e tanta* mulher*s </line>
<line> ví*im*s de violência </line>
<line> domés*ica no </line>
</par>
<par>
<line> *rasil. </line>
</par>
<par>
<line> A Lei nº 11.340/2006 </line>
<line> se constitui, en*ão, como fruto do exercício da ci*adan**, </line>
</par>
<par>
<line> resultante da "capacidade conq*istada por alguns indivíduos ou por todos os indiví*uos, de </line>
</par>
<par>
<line> se aprop*iarem *os b*ns so**al*ent* *riados e *e atualiz*rem todas as potencialidades </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> realização humana" (COUTI*HO, 2000, p. 50), ou **ja, a c*dadania não </line>
<line> é d*da </line>
</par>
<par>
<line> aleatoriamente, e sim conquist*da, atr**és de uma lu*a ond* inter**ses i*dividuais e coleti*os </line>
<line> caminham j*ntos. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> Historica***te, o fenômen* *a violência contra a mulhe* f*i difu*dido pel*s g*rações </line>
</par>
<par>
<line> e ainda se faz pre*ente na </line>
<line> atualidade. Assim, discuti* a problem*tica ** </line>
<line> violência </line>
<line> cont*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, art. 5, p. 8*-101, mar./abr. *016 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Violê*ci* *oméstica E Fam*liar Contra A Mulher </line>
<line> 9* </line>
</par>
<par>
<line> mulhe* na so*iedad* contemporânea é indisp*n*ável, pois permite a re*lexão sobre as formas </line>
<line> de enfre*ta*ento e super*ção des*a violência. </line>
<line> Para a el*bo**ção do pre*en*e artigo, qu* abord*u a mencionada problemáti*a, </line>
</par>
<par>
<line> *ti*izou-s* co*o metodolog*a a pesquisa bibli**ráf*c*, de naturez* exp*oratória, ac*rca </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> categorias </line>
<line> gê*ero * violência; o m*mento *e*uinte consistiu no es*udo *a </line>
<line> legislação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> enfrentament* à vio*ên*ia domés*ica contra a *ulher, mais esp*ci*ica*ente no est*do *a *ei </line>
</par>
<par>
<line> 11.*40/2006. Por fim, realizou-se pe*qu*sa d*cume*t*l, na qua* foram anali*ados </line>
<line> dado* </line>
</par>
<par>
<line> existen*e* no Banco de **ojetos do Cons*lho Nacional do Min*stério Púb*ico, **e permitiram </line>
<line> compreende* a experi**cia desen*o*vi*a pelo M*n*sté*io Público do Es*ado do Maranhão no </line>
</par>
<par>
<line> enfrentamento dest* </line>
<line> exp*essão da questão socia*, **fer*ntes * implementação *a *am*anha </line>
</par>
<par>
<line> Institucional Maria da Penha em Ação. </line>
<line> 4 RE*U*TADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> 4.1 A Lei M*ria da Penha *omo i*str*mento de combate à violên*ia dom*stic* contra a </line>
<line> *ulher </line>
<line> * problemát*ca d* *iolê*cia con*r* a m*l*er se t*rnou * prin*ipal bandeira de luta d** </line>
<line> movim*n*os feminista*, a partir *a década de 1*80, por esta* intimamente ligada às rel*ções </line>
</par>
<par>
<line> de *ode* </line>
<line> que perm*iam as *el*ções entr* homens e mulher*s. Durante muitos anos, *s </line>
</par>
<par>
<line> mov*mentos *eministas </line>
<line> denu*ciaram situações de viol*ncia co**ra a m*lhe*. No entanto, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> fato ** não existir </line>
<line> legislação especí*ica qu* a*parasse e protegesse mu**eres vítimas </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> violência, fazia com que as mesmas temesse* denunciar ** agressões viv*da*. * Lei Maria </line>
<line> Penha v*io fechar essa *a*un*, ga**nt*ndo d*rei*os e *roteçã* às mu**eres víti*a* de *iolência </line>
<line> domé*ti*a. </line>
<line> A L*i nº 11.340/200* é uma legislação que cria *ecanismos p*ra coi*ir e preveni* a </line>
<line> *iolênc*a doméstica e fami*i*r contra a mulher. É de*o*inada d* Lei Maria *a Penha, em </line>
</par>
<par>
<line> *lusã* * Mar*a </line>
<line> d* Pen*a **ia Fernandes, uma e*tre tantas mulher*s vítimas de v*olênci* </line>
</par>
<par>
<line> doméstica **ste país. </line>
<line> Maria da Penha era *arma*êuti*a, mãe d* três *ilhas, que sofreu vá*i*s tipos de </line>
</par>
<par>
<line> vio**ncia domés*ic*, durante anos, *ura*t* seu **samen*o com professor universitário o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> economista M*rco An*ô*i* Heredia Viveir*s. O h**tó*ico de violência sofrido pela me*ma se </line>
<line> agravou qua*do, em 29 de maio d* *983, em *ma tentativ* de *ssalto simula*a pel* marido, </line>
<line> *aria da Penha foi *ti*gida por um tir* de es**nga*da que a d*ixou para*légi**. Ins*tisfeito </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 13, n. *, *rt. 5, p. 86-101, *ar./abr. 2016 www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. J. *anto*, I. S. Nery </line>
<line> 94 </line>
</par>
<par>
<line> p*r nã* ter ceifado * vida da espo*a, Marco Antônio fe* uma nova *entat*va, **ntando </line>
<line> eletrocu*á-l* *om um* descarga elét**ca, enquanto t*mava banho (DIAS, 2012, p. *5). </line>
<line> Pass*dos esse* fatos e mesm* com as lim*tações fí*icas, Maria d* Penh* re*olve* </line>
</par>
<par>
<line> romper *om o **clo *e *io*ência </line>
<line> e </line>
<line> de*unc*ou o marido, em *unho de 1983, sendo que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> denúncia foi ofer*cida *penas em setembro de 1984. Dias (*012, *.**) explica que M*ria da </line>
</par>
<par>
<line> Penha Maia Fernandes se indignou, </line>
<line> pois nenhuma provid*ncia foi ado*ada, e *e uni* a*s </line>
</par>
<par>
<line> m*vimentos femi*istas para *ublic**ar sua *ndign*ção. </line>
<line> A*enas em 1996, Marco Antônio *oi co*denado, p**o tribunal do júri, a de* anos * </line>
</par>
<par>
<line> seis meses </line>
<line> *e p*isão, </line>
<line> depois de ter con*eguido anula* o pr*meir* júri e recorrer do *e*undo, </line>
</par>
<par>
<line> em liberdade. Cum*riu </line>
<line> a*enas dois an*s de prisão e f** liberado em outubro de 200*. </line>
</par>
<par>
<line> *nco*formada co* a le*tidão da *ustiça, Mar*a da Penha reco*r*u à Comi*sã* </line>
<line> Interamerica*a de *ir*i*os *umanos da O*ganizaçã* do* Est*dos Am*ri*a*os (OEA), que </line>
<line> condenou o Brasil, por uma in*us**fic*v*l demora no trâmi*e do proce*so pena* de </line>
<line> responsabilização do agressor, a adotar a*gumas medidas e pag*r indenização à ví*ima. "Foi a </line>
<line> pr*m*ira *e* que a OEA acatou **a de*ún*ia d* crime de viol*nci* domést**a"(DIAS, 2**2, </line>
<line> *. 16). </line>
<line> Porto explica que: </line>
<line> A corajosa atitude de haver reco**ido a uma co*te in*ernaci*nal de justiça *ransform*u </line>
<line> o *aso ** Sra. Mari* da Penha **ia Fernandes em acontecimen*o emblemático, pel* que se </line>
<line> erigiu como ba*uar*e *o movime*to feminista em prol da luta po* *m* legis*ação **nal mais </line>
<line> r*goro*a na repressão a** *el*tos que *nv*lvess*m as diversas f*rmas ** violênc*a doméstica </line>
<line> e f*mil**r co*t*a a m*lher (PORTO, 2007, p.9). </line>
</par>
<par>
<line> Para dar cumpri*ent*, en*ão, * conden**ã* *n*ernacional, teve *nício, no Brasil, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *r***s*o *e discu*são e co*strução da legisla*ão de amparo e *ro*eção às mulheres em </line>
</par>
<par>
<line> situação de v*olência doméstica e *amiliar. Em 07 </line>
<line> de *g*st* de 2006, foi sa*cionada, pelo </line>
</par>
<par>
<line> Pres*dente da Rep*blica, * Lei </line>
<line> nº 11.3**/2006, que entro* e* </line>
<line> vigo* em 2* de setembr* *e </line>
</par>
<par>
<line> *006, cujo obj*tivo é erra*ica* a *io*ência dom**tica e f*miliar c*nt*a a mulher. </line>
<line> O co*ceito de *iol*nci* domésti*a adotado na supracitada *ei foi esta*elecido na </line>
</par>
<par>
<line> Co*ve*ção Int*ramericana pa*a prev*nir, pu*ir, * er*adica* a </line>
<line> violên**a contra * mulher </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Conv*nção de Belém do Pará, que *m s*u artigo *º defi*e viol*nci* contra as *ulh*res como </line>
</par>
<par>
<line> se*do "q*alqu*r *to </line>
<line> o* </line>
<line> c**du*a bas*a** no g*nero, que c**se *orte, </line>
<line> dano ou sofrime*t* </line>
</par>
<par>
<line> físico, s**ual ou </line>
<line> *sicol**ico à mulher, tanto na *sfera públ*ca como </line>
<line> na e*fera privada" </line>
</par>
<par>
<line> (CO*VEN**O DE BELÉM DO PARÁ, ARTIGO 1º). </line>
</par>
<par>
<line> A Lei Fede*al ** 11.340/2006 conc*itua: </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*sina, v. 13, n. 2, a*t. 5, p. 86-101, mar./abr. 2016 </line>
<line> www*.*s*net.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Violê*cia Doméstica * Famil*ar Contra A Mulher </line>
<line> 95 </line>
</par>
<par>
<line> *iolênc*a *omé*tica e familiar contra a *ulh*r qua*quer açã* ou om*ssã* base*da </line>
</par>
<par>
<line> no gênero, que l*e cause morte, l*são, s*frimento fís*c*, sex*al ou psicoló*ic* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dano moral ou p*trimo**a*, *eja </line>
<line> no âmbito da uni*ade doméstica, com*reen*ida </line>
</par>
<par>
<line> c*mo o espaço de convívio *erma*ente de pessoas, com ou s*m vínculo </line>
<line> famili*r, </line>
</par>
<par>
<line> *nclusive a* esp*radic*men*e agrega*as; </line>
<line> no âmbi*o da família, compr*endida como </line>
</par>
<par>
<line> a comunidad* form*da por indivíduo* que são ou se conside*am aparenta*o*, unidos </line>
</par>
<par>
<line> *or la*os natur*is, por *finidade ou p*r </line>
<line> vonta*e expres*a; ou em qualquer re*ação </line>
</par>
<par>
<line> *ntima *e afeto, na qual o a*ressor conviv* *u tenha convivido *om a ofendida </line>
<line> (BRASIL, 20*6). </line>
<line> Par* alé* dos aspectos legais e relacionais que permeiam o conceito de viol*ncia </line>
<line> es*abeleci*o *ela Lei nº 11.340/2006, o re*er*do conc*ito tam*ém tem *a*es cien**ficas. Chauí </line>
</par>
<par>
<line> (1*85, p. 35) def*n* violênc*a como </line>
<line> uma viol*ção ou transgressão de **rm*s, r*gras e leis, </line>
</par>
<par>
<line> vis** por um ângulo e* meio a r*laç*es assi*étricas, com o objetivo de *omi*ar, ex*l*rar e </line>
<line> *p*im*r o outro; e vista *ob outro prisma, trata-se d* *ma *ção que nã* consi*era * ser </line>
</par>
<par>
<line> humano com* sujei*o, mas co*o um* cois* ou um objeto, *io*ando, incl*si*e, seu dir*ito </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> lib*rdade. </line>
</par>
<par>
<line> *ara *inayo (2009), a *iol*ncia *e *rata de </line>
</par>
<par>
<line> "um fenômeno </line>
<line> humano, soci*l e histórico que </line>
<line> se tr*duz *m atos realiza*os, </line>
</par>
<par>
<line> individual ou instituc*on*lmente, por pessoas, fa*ílias, grupos, class*s e nações, </line>
<line> visando *r*judicar, feri*, mu*ilar ou matar * ou*ro, física, psi*o*óg*ca, e *t* </line>
<line> *sp*ritual*ente". </line>
<line> * conceito estabelecido pela L*gi*lação exp*ic* o equívoco cometid* **r </line>
</par>
<par>
<line> **squi*a*ores, qu*nt* ao uso *a </line>
<line> exp*essão "violên**a </line>
<line> d* gê**ro" *omo sinônimo *e </line>
</par>
<par>
<line> "vio*ên*ia con*ra a mulher", o que se co*stitui um *al-entendido, p*is a violência de g*nero </line>
</par>
<par>
<line> pod* est*r re*acionada a relações homem-mulher, home*-homem e mulher-mulher, seja </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> cas*s de r*l*ções afetiv*s ou em o*tras s*tuaç*es. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo * *ei, violência familia* pode envolver *embros d* mesma família, </line>
</par>
<par>
<line> cons*derando-se os vínculos consa*guíneos * o* d* afinidade, *ode*do </line>
<line> oc*rrer em qual*uer </line>
</par>
<par>
<line> lugar, </line>
<line> *e*de que seja causad* por algum fam*liar. O*serva-se, então, q*e nas s*tu*ç*es *e </line>
</par>
<par>
<line> vi**ê**ia familiar exi*te uma relação d* confia*ça, afeti*i**de, amizade entre vítimas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> agressores. </line>
</par>
<par>
<line> A Lei Maria d* Penha *va*ça, também, quando especifica os tipos de violência contra </line>
</par>
<par>
<line> * m*lher, a sab*r: fí*ica, </line>
<line> *sicol*g*ca, </line>
<line> *exual, m*ral e patrimonial. Tais t*pos *e vio**ncia </line>
</par>
<par>
<line> podem *er pr*tic*dos *ontra a mulher *e forma isolada, ass*c*ados ou em sequência, isto é, </line>
<line> u*a mulher pod* sofrer a*e**a (viol*ncia *sicológica), seguid* de um **sassina** (*iolência </line>
<line> fí*ica). </line>
<line> *ev. FSA, Teres*na, v. 13, n. 2, art. 5, p. 86-10*, mar./abr. 2016 www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. J. San*o*, I. S. Nery </line>
<line> 96 </line>
</par>
<par>
<line> A aprovação da L*i Maria da Penha *oi pr*ced*da de al*umas </line>
<line> iniciativ*s do poder </line>
</par>
<par>
<line> público para pro**v*r *o*íticas públ*cas v***adas </line>
<line> *ara as mu*heres, m*recen*o des*aque </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c*iaç*o da "*ecretaria Especial de Políticas p**a as Mulheres", em janeiro d* *003, Secretaria </line>
<line> ligada diretamente à Presidência da Repúb*i*a, co* status de ministério, com orça*ento </line>
</par>
<par>
<line> própri* e aut*nomia *dm**istrat*va para c*iar *xec*tar políti*as *oltadas às mul**res. No e </line>
</par>
<par>
<line> ano de 20*4, foi elaborado "I Plano Nacional *e Polític*s para as Mulheres", legi*iman*o * </line>
<line> **líticas públicas d*stinada* à preven*ão, à assis*ên*ia e à gar*ntia *os direitos das *ulheres </line>
</par>
<par>
<line> nas áreas de saú*e, educ*ção, cul*ur*, se*uranç*, just*ça e as*istência social, *om </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implan*a*ão de serviços de at**dimento especializado à mulher. </line>
</par>
<par>
<line> No an* *e 20*5, foi impla*ta** pela Secreta*ia Espe**al de Políticas para as Mul*e**s, </line>
</par>
<par>
<line> o "Ligue 1*0", um impor*ante servi*o *e </line>
<line> disque-denúncia </line>
<line> voltado ao atendime*to </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mulheres em situaçã* de vi*lência, c** *bran*ência nacional, e encaminham*nto pa*a os </line>
<line> diversos órgãos de proteção e de*esa da mulher. </line>
<line> Após a vi*ência da **i Maria da Penha, em 20*7 foi aprov*da * "II Plano Nacional de </line>
<line> Políticas para as *u**eres", que *cresce*t** alg*mas medida* com r*lação ao primeiro plano, </line>
<line> mais *specifi*am**te *ara at*nder determinações da supra*encionada **i. N* mesmo an*, foi </line>
</par>
<par>
<line> lançado o "P*cto Na*io*al </line>
<line> de Enfr*n*amento à V*o*ê*cia contra * Mulher", visando </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> artic**açã* dos estados brasileiro* </line>
<line> pa*a implemen**ç*o da **d* de At*ndi*ento à *u*her, </line>
</par>
<par>
<line> isto é, mobilizar os *stados bra*ile*r*s para que *sses *nstituam e/o* reorgani*em Delegaci*s </line>
<line> E*pecializadas de Mulheres, C*sas abri**, Juizados de Vi*l*ncia Doméstica e Famil*ar contr* </line>
<line> * Mulher, Varas Es*ecializadas, Defensorias Pública* da Mulher * Centr** de Refer*ncia de </line>
<line> *tend*m**to às Mulheres em *itua*ão d* Vio*ência. Vale m*n*i*nar que a articulaç*o entr* </line>
<line> *s*es serviços permite a organização de um fluxo de ate*dimento e a *ara*tia na qualidad* </line>
<line> d*s se**iç*s *resta*os. </line>
</par>
<par>
<line> Apesar de todas essas in*ciativas, </line>
<line> dados da pesquisa "Vio*ência *ontra a mu*h**: </line>
</par>
<par>
<line> f*mi*i*í*ios no Brasil", do Institu** de P*squis*s Econôm*cas Aplica*as - IPEA, *ivulg*dos </line>
</par>
<par>
<line> em 2013, rev*lam que </line>
<line> não </line>
<line> houve redução *as taxas *nuais *e mortalidade de </line>
<line> m*lheres </line>
</par>
<par>
<line> vítim*s de vi*l*ncia, c*mpa***do-se os períod*s antes e dep*is da vigên*ia da Lei Maria da </line>
</par>
<par>
<line> Pen*a. A regiã* Nordest* apresentou a taxa *e feminicídio, ou seja, a t*xa d* mortes </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mul*eres *ecorrent*s </line>
<line> d* </line>
<line> co*fl*to de gênero, mais elevada do *aís: 6,90 *bitos </line>
<line> p o r 1 * 0 .0 0 0 </line>
</par>
<par>
<line> mul*eres. </line>
</par>
<par>
<line> Muito a*nda </line>
<line> precisa *er feito para o enfrent*mento da violên*ia co*tra a mulhe*, </line>
</par>
<par>
<line> destacando-s* a ofer*a de s*rviços púb**cos de *ualidade, q*e propor*io**m às </line>
<line> mul*eres </line>
</par>
<par>
<line> vít*mas de vio*ência a seguran** para denunciar seus **ressores. É importante, também, </line>
<line> Re*. FSA, T*resina, *. 13, n. 2, art. *, p. 86-101, *ar./**r. 2016 *ww4.fsanet.co*.b*/re*is** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Violência Doméstica * Fa*iliar Co*tra A Mul*er </line>
<line> 97 </line>
</par>
<par>
<line> gara*tir que os *ispositivos legais tenham efetividade e *ejam dev**amente aplicados, </line>
<line> *es*onsabiliz*ndo os cu*pados p*los a*os cometidos; as*im c**o é ne*ess*ri* real**ar </line>
<line> atividades preven**vas e sócio-educativas, *unto à pop*laçã* *e um m*do gera*, *ma v*z que </line>
<line> grande parte dos caso* *e violência domé*tic* est* rel*cionada a outras expressões da ques*ão </line>
<line> social, c**o preconcei*o, cult**a m*ch***a e desigua*dad* econômica. </line>
<line> 4.2A Atua*ã* do ministério públi** do e*tado ** Maran*ão no en*r*ntamento da </line>
<line> violência cont** a mu*her: a campanha Maria da Penha em açã* </line>
</par>
<par>
<line> * Mi*is*ério P*blic* é *ma **stituiçã* pú*lic* </line>
<line> autôn*ma, *ssencial *a*a a </line>
<line> fun*ão </line>
</par>
<par>
<line> ju*isdicional do **tado, que p*ssui como a*ribuição d*fender ordem *urídic*, o regime a </line>
<line> demo*rá*ico * os interesses sociais * individuai* *ndisponíveis, ***forme prevê a Const*tuição </line>
<line> F*deral de 1988. </line>
<line> E* *azão da re*e*â*c*a do seu *a*el junt* à *ocied*de e n* efetivação dos di*eit** de </line>
<line> tod*s os segmento* sociais, a Lei Maria da Penha ap*nta o Ministério Públic* co*o uma das </line>
</par>
<par>
<line> instituiçõ*s públic** com a **rigação de at*ar na apli*abi*idade </line>
<line> d* referida Lei, *as e*fera* </line>
</par>
<par>
<line> *u*iciais e*tra*udic*ais. Almeja-se a *tuação e </line>
<line> especializada </line>
<line> dos P*omo*ores *e Justi*a, com </line>
</par>
<par>
<line> ênfase na p*rspectiv* de gên*ro. </line>
</par>
<par>
<line> Dentre a* principai* *tr*b*içõe* do órgão, e*t* a de *nter*ir nas ca*s*s cíve*s e </line>
<line> c*iminais relacionadas * violênc*a doméstica e famil*ar contra * m*lher; requisitar **rça </line>
<line> *oli*ial e servi*os p*blico* de saúde, educaçã*, assistência social; fiscaliza* instituições </line>
</par>
<par>
<line> púb*icas e </line>
<line> privadas </line>
<line> de atendimento à mulher em situaç*o de </line>
<line> v*olênci* doméstica e f*mi*iar; </line>
</par>
<par>
<line> além de cadastr*r os ca*os de violência domést**a e fa*iliar contra a m*lher. </line>
<line> Cunha e Pi*t* (2014) de*tacam que, na aplic*bil*dade da Lei Maria d* Penha, a *unção </line>
</par>
<par>
<line> do Ministério Público não de*erá ficar res***ta ao mero *com*anhamento b*rocrático </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> proces*o*: </line>
</par>
<par>
<line> *onge de *m Prom**or encas*elado em s*u Gab**ete, *magina-se *ma **uação </line>
<line> efetiva, que ext*apol* o espaço físico dos fó*uns, capa* de dial*gar *om a sociedade </line>
<line> e com o* *od*res públicos, a fim de que os inúmeros equipamentos sociais previ*tos </line>
</par>
<par>
<line> pelo </line>
<line> legis*ador possam, de fato, ser *mplantado*, conferindo efe*ivi*ad* à lei, sob </line>
</par>
<par>
<line> pen* de condená-la, mais à frente, como uma bela peça de *etórica, mas sem </line>
<line> qualquer aplicaçã* *rática (CUNHA; P**TO, 2**4, p.*73). </line>
<line> Ampa*ados pela visão d* au*or, o M**is*ério Públi*o do Esta** do Ma*anh*o </line>
</par>
<par>
<line> *m*lem*nt*u, em 24 *e a*o*to de </line>
<line> 2*12, a Campanha Institucional Perm*nente, Maria </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 1*, n. 2, art. 5, p. 8*-101, mar./abr. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. M. J. Sa*tos, *. S. Ne*y </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> P**ha em Açã*, cu*o objetiv* é preve*ir e comb*ter a violênc*a domést*ca, levan*o </line>
<line> *nformação à s*ciedade em gera*, e sens**ilizar a so*iedade *obre a violência doméstic* </line>
<line> v*v*nciada *elas mulh*res. </line>
<line> Segundo dados c**hi*os no B*nc* N*cional de Projet*s d* Conse**o Nac*on*l do </line>
</par>
<par>
<line> Min*stério Públ*co, a **mpanha envolve a P*ocuradoria G*ral d* Jus**ça do Estado </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Maranh*o; * 15* Promoto*ia *e *ustiça *a Defesa *a Mulhe*; a 16* Promot*ria de Justiça na </line>
<line> Defesa da Mulher; * Pro*otoria da E*ucaç*o; a *r*motori* I*in*rant*; a Prom*toria das </line>
<line> Fundações; a 26ª Promotoria de Justiça Especializ*d* da Inf*ncia e Ju*entude; a 13ª </line>
<line> *romotor*a da Saúde, tendo como público-a**o toda a *ocieda*e maranhen**. </line>
<line> *e*tre as a*ões desenvo*vidas *a Campanha, est*o a divulg*ção da Lei Maria da </line>
</par>
<par>
<line> Pen*a, levando *n*ormações na área penal, ci*il e proces*ual à* escolas da rede pública </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ensi*o; a p*om*ção de caminhadas de sensibilização da so*iedade; o **se*volvimento de </line>
<line> at*vidad*s integrad*s à açã* s*cial Ministério Pú*lico *m Ação, pr*oriz*ndo * atendimento à* </line>
</par>
<par>
<line> *ulh*re* vít*mas de *iolê*ci*; o in*enti*o à leitura da temátic* </line>
<line> *ênero e o enfrentamen*o </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> vio*ênci*. </line>
</par>
<par>
<line> Após 02 (doi*) *nos de im*lem*n**ção d* Campanha *a*i* *a Penh* em Aç**, afe*iu- </line>
</par>
<par>
<line> s* que 51.600 alunos *a </line>
<line> rede púb*ica de e*s*no part*cip*ram </line>
<line> das p*l*stras </line>
<line> e </line>
<line> conc**sos </line>
</par>
<par>
<line> promo*i*os, * 1.50* pessoas de todas as faixas et*r*as *ar*icipa*am das ca*inh*das e da Ação </line>
<line> Soci*l promov*da pelo M*nistério Púb*ico. N* qu* se refere à movim*ntação de process** nas </line>
</par>
<par>
<line> *romotorias </line>
<line> de Justiça Espe*ia**zada* na Defesa da Mulher, </line>
<line> conta*ili**ram-se os seguinte* </line>
</par>
<par>
<line> dados: no ano de 20*2 foram movime*tados 236 p*ocess*s; no an* *e 2013, 1.76* processos </line>
</par>
<par>
<line> fora* mov*mentados, * </line>
<line> no a** 201*, *.117 processos for*m movim*nta*os, até o d*a 25 de </line>
</par>
<par>
<line> *u*ho de 20**. * *ignificativo *umento d* núme*o *e proce**os mov*mentado*, desde </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implantação da Campanha, demonstr* a sua co*tri*ui**o *ara a elevação de de*ú*cias de atos </line>
<line> de violência doméstica contra a mulher. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FI*AIS </line>
<line> E*b*r* seja um* *x*ressão d* qu*st*o *o*ial presen*e em todo o mundo, a violência </line>
</par>
<par>
<line> contra a mulher foi re*egada a* s*gundo plano, durante lon*o tempo, por es*ar i**e*ida </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> vida *riv*da. A violênci* *omés*i*a e familiar é cru**. O *a* ou </line>
<line> do*icílio é posto com* um </line>
</par>
<par>
<line> loc*l de amor, </line>
<line> prot*ção * respeit*. Mas, em m*itos casos, *ambém é </line>
<line> *o lar, ent*ndendo-se </line>
</par>
<par>
<line> como </line>
<line> local onde se de*envo*vem relações *a**liare* e domésticas, que *e manifestam *s </line>
</par>
<par>
<line> desigualdades entre os *emb*os da família e </line>
<line> ac*nte*e, t*mbém, a vi*lência, muitas v*zes </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te*esi*a, v. 13, n. 2, ar*. 5, p. *6-1*1, mar./abr. 2016 </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Vi*l*ncia Doméstica E Familiar *ontra A M*lh*r </line>
<line> 99 </line>
</par>
<par>
<line> v*l*da, envolta em re*ações afe*ivas permeada* por s*ntimentos e emoções, *omo o medo e a </line>
<line> ve*gonha. </line>
<line> O Bras*l havia *econhecido os di*eitos d*s mul*eres com* di*eito* humanos, por m*** </line>
</par>
<par>
<line> de tratados * conve*ções in*ernaciona*s; entretanto apenas *om a p*omul**ção </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Con*titu*ção Federal de 1988, a igu*lda*e de direi*o* foi re*onh*c*da *m lei, o *ue não </line>
</par>
<par>
<line> significo* s*a aplicação práti*a. Ao me*mo tempo em que algumas m*lhe*es passam </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> exerc*r cargo* antes ocup*dos exclu*ivamente *or homens e a s* inserirem na política, outr*s </line>
<line> contin*am *ofrendo viol*ncia e discrim*nação. </line>
<line> Através da luta travada por uma brasileir*, por justiça e contra a impu*idade, que </line>
<line> atravessou as b*rreiras dos tribunais e d* território na*i*nal, o Brasil *o* *ondenado a criar </line>
<line> meca*ismos qu* coibissem a viol*n*ia d**éstica e *ami*iar cont*a a mulher, o que resu*tou na </line>
<line> aprova*ão *a Le* *º 11.*4*, d* 0* ** agosto de 200*, "*ei Mar*a *a Penha", em home*agem </line>
<line> à f*rmac*utica e vít*m* de **o*ência dom*stica e fa*i*i*r, Mar*a da P*nh* Maia F*rnande*. A </line>
</par>
<par>
<line> Lei **anç*, à medida que </line>
<line> estab**e*e m**anismos par* in*bir* *io**ncia de gênero, a*sim </line>
</par>
<par>
<line> como defi*e *tr*buiç*es * div*rsos órgãos e in*titu*ções. </line>
<line> É *a*o *ue * Ministério *úblico tem um papel relevant* par* assegurar a ef*tivi*ade da </line>
</par>
<par>
<line> Lei Maria da Penha. No </line>
<line> caso </line>
<line> d* Minis*ério Púb*ic* do Estado do Maranhão, a "*am*anha </line>
</par>
<par>
<line> Maria da Penha e* Ação" contrib*iu para </line>
<line> ampliar o debat* acerca *a *roblemática </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> viol*ncia domésti*a *, aind*, </line>
<line> para elevar o n*mero de </line>
<line> **núnc*as *e atos de </line>
<line> v*ol*ncia </line>
</par>
<par>
<line> *o*ést*ca *raticados cont*a *ul**res. Há um* *tua**o eficiente e i*tegrada *e P**motore* de </line>
<line> Jus*iça, di*ecionada para a adesão da sociedade à Campanha. Entretanto, é *e f*nda***tal </line>
<line> im*ortância que a "Camp*n** Mari* d* P*nha em A*ão" s*ja levad* aos demais municípios </line>
</par>
<par>
<line> ma*a*h*ns*s, não se lim*tando </line>
<line> apenas à capita*, *ão L*í*, o que *iabi*izará u* efeti*o </line>
</par>
<par>
<line> enfrentamento da violên*i* domést*ca e f*miliar pra*ica*a co*tra * mulher. </line>
<line> REFER*NC*AS </line>
<line> B*URDIEU, P. A *ominaç*o m*sculina. Rio de *aneiro: Bertran* Brasil, 2012. </line>
<line> B**SIL. Constitu*ção (1988). Emenda constitucional nº 9, de 09 de novembr* *e 1995. Dá </line>
</par>
<par>
<line> nova redação ao art. *77 da *on*tituição *ederal, alteran*o e </line>
<line> inserind* </line>
<line> parágrafos. L*x: </line>
</par>
<par>
<line> legislação federal e margi*ália, São *aulo, *. 59, p. 1966, out./dez. 1995. </line>
<line> ______. Le* nº 11.340, de 07 d* *gosto de 2*06. L** Maria da Pe**a: Lei nº 11.340, de 7 de </line>
</par>
<par>
<line> *gosto </line>
<line> de 200*, </line>
<line> que d*spõe *obre *ecanismos pa*a *o*bir * vio*ência domésti*a e fam*liar </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 13, *. 2, art. 5, p. *6-101, mar./abr. 201* </line>
<line> www4.f**net.com.br/revista </line>
</par>
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<line> S. M. J. Sant**, I. S. *ery </line>
<line> 100 </line>
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<line> d*s Deputados, 2006. Dispon*vel *m: </line>
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<line> out . 20*4. </line>
<line> ______. Sec*e*aria Esp*cial *e Políticas para as M*lheres. * Plano Nacional de Pol*t*ca* </line>
<line> *ara as Mu*heres. 2004. </line>
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<line> ______. Se*retaria Especia* *e Políticas </line>
<line> para a* *u*heres. II Plano Nacional de Políticas </line>
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<line> p*ra as Mulhe*es. 2007. </line>
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<line> ______. Secret*ria Especial </line>
<line> de *ol*ticas para *s Mulher*s. Pact* Naciona* d* </line>
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<line> A*t*opológica* da Mulher, Rio de *an*iro: *ah*r, 1985, p. 25-62. </line>
<line> *ONVENÇÃO *E BELÉM DO *ARÁ. Conven*ão In*eramericana pa*a Prevenir, Punir </line>
<line> e Erradicar a Violência co*tr* a Mu*her. Adotada em Bel*m do **rá, B*asil, em 09 de </line>
</par>
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<line> ju*ho de *994, no Vigésimo *uarto *eríodo Ordinário de </line>
<line> Ses**es da *ssemb*eia Geral. </line>
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<line> à v*olênc*a doméstica e fa*i*iar co*tra a mul*er. 3.ed. *ão Paulo: Edito*a Revist* *os </line>
<line> T*ibunais, 2012. 351p. </line>
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<line> 2) an*lise e *nte*pret*ção dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elabo**ç*o do rascunho ou na re*i*ão *rí*ica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) p*rti*ipação na aprovação da ve*s*o final do manus*r*to. </line>
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