<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 2, art. 1*, p. 226-243, mar./abr. 2016 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.2.12 </line>
</par>
<par>
<line> Representações Sociais E *opulaç*o Em Situação De Rua: A Visibilida*e *onstruíd* Pe*a Mídi* </line>
<line> *ocial Represe**ations And P*pulation In *tate *t*eet: A Buil* By The Media V**ibil*ty </line>
</par>
<par>
<line> Franci*co J*sé Oli*e*ra </line>
<line> Grad*ação em Psicologia p*la *aculdade de Tec***ogia Inte*siva </line>
<line> E-mail: pefr*nciscojo*e@bol.com.br </line>
</par>
<par>
<line> M*ria Zelfa de Souz* Fe*tosa </line>
<line> Doutorado *m Psicolo*ia *ela Univ**sidade *ed*ral do Ceará </line>
<line> *e**ra em Psi*ologia pela Univ*r*idade Fed*ral do Ceará </line>
<line> *rofessora da Facu*dad* de Tecnologi* Int*ns*va </line>
<line> E-m*il:maria.z*lf*@h*tmail.com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *nde*eço: Francisco *osé Oliveira </row>
<row> Endereço: Rua Barã* de Aratanha, 51 - C*P *0*5*-07* </row>
<row> Cear* - Bra**l. </row>
<row> Endereço: Maria *e*fa de *ouza Feito*a </row>
<row> Endere**:R*a Barão de Aratanha, 51 - CE* 60050-*7* - </row>
</column>
<column>
<row> Editor Ci**t*fic*: Tonny Ke*ley de Alen**r Rodrig*es </row>
<row> Arti*o recebid* em 01/*1/2016. Últ*ma versã* </row>
<row> receb*da em 27/01/**16. Aprova*o em 28/01/2016. </row>
</column>
</par>
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<line> C*ntr* - F*rtaleza/Ceará - Brasi*. </line>
<line> A*aliado *elo sis**ma Tri*le Review: Desk Review *) </line>
<line> pelo E**tor-Chefe; e b) Double Blind *eview </line>
<line> (av*liação cega por dois aval*adore* d* área). </line>
<line> Revi*ão: Gramat*cal, *o*mat*va e de Format*ção. </line>
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<line> Representações S*ciais E Po*ula*ã* Em Sit*ação De Rua: A Visibil*dade Const*uí** Pela Mí*ia </line>
<line> 227 </line>
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<line> *ESUMO </line>
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<line> * </line>
<line> t*abal*o tem como objetiv* </line>
<line> ana*isar as Represe*tações Sociais </line>
<line> a*e**a d* sujeitos *m </line>
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<line> situação d* rua, * partir das m*térias pub*icadas em um jornal cearense. * te*a j*stifica-se </line>
<line> pela necessidade *e disc*tir *omo as mídias, que influenc*am nosso ol*ar s*bre a real*dade, </line>
</par>
<par>
<line> contribuem para a constr*ção </line>
<line> simbó**ca do que chamamos pessoas em s*t**çã* de rua, </line>
</par>
<par>
<line> fa**ndo *om *u* *eflitamo* as ide*as e as pr*ticas direc*o*adas a e*te público. A metodologia </line>
<line> *t*l*zada foi qua*itativa. Os dado* f**a* c**etados na ver*ão online do jorna*, co*pree*dendo </line>
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<line> um *eríodo de *eis mes*s, e analisados por meio do método da Aná**se </line>
<line> de Conteúdo. O* </line>
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<line> resultados encontrados *r*uxeram a* categori*s *s*ereótipos, violência sofrida, *iolênci* </line>
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<line> p*aticada, álcool e out*as drog*s, *olidariedade/caridade e *ont*adição do </line>
<line> v*ve* na rua. Foi </line>
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<line> c*nstatado q*e as mat*r*as </line>
<line> **nto *e*o**am repr*sen*a**es </line>
<line> s*cia*s *onve*cion*is acerca </line>
<line> d* </line>
</par>
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<line> p**ulação *m situ*ção de r** </line>
<line> c*mo, em menor *scala, apresentam outros *lhares sobre ela, </line>
</par>
<par>
<line> refletindo a comp*exidade do tema estudado. </line>
<line> Pa*avras-chave: Representações soci*is. Mor*dor de rua. População e* situação *e ru*. </line>
<line> ABSTR*C* </line>
</par>
<par>
<line> The w*rk aims to analyze the s**ial *epresenta*ions about </line>
<line> su*jects </line>
<line> on the streets, from </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> material* *ublished in a news*aper Ceará. The theme *s just*fied by the need to *iscuss how </line>
<line> the media, that infl*ence ou* vie* of reality, contribute *o the sy*bolic cons*ruction of *hat </line>
</par>
<par>
<line> w* </line>
<line> call *eople *n the streets, causing u* to reflect the idea* an* practices </line>
<line> ai*ed at this </line>
</par>
<par>
<line> audience. T*e methodolo*y was qualitat*ve. Data were co*lected in the onlin* *ersion of the </line>
</par>
<par>
<line> *ewspaper, com*rising period of six m*n*hs, and *n*lyzed by the method of *ontent a </line>
<line> a*alysis. The result* bro*g** the stereotype* categ*ries, suff*red vio*ence from violence, </line>
</par>
<par>
<line> alc*ho* a*d ot*er drugs, s*lidarity / charit* an* cont*adiction of *iv*ng </line>
<line> on *he stree*. It *as </line>
</par>
<par>
<line> noted that bo** materia** reinforce con*e*tional soc*al r*pr**entations of peo*l* on the streets </line>
<line> as, to a less*r extent, hav* other eyes on *t, reflec*ing the com*le*ity *f the s*bject studie*. </line>
<line> Keywo*ds: Social represen*atio*s. H*mel*ss.People on *he stre*ts. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, Teresina, v. *3, *. 2, a*t. *2, p. 22*-243, mar./ab*. 2016 </line>
<line> www4.*sanet.c*m.br/revis*a </line>
</par>
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<line> F. J. Oliveira, M. Z. S. Feito*a </line>
<line> 228 </line>
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<line> 1 INTR*DUÇÃO </line>
</par>
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<line> No *rabalho com pessoas em **tuação de ru*, ficam pa*entes as visibilidades </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> invisibil*dades dess*s suje**os, *ue se produzem *o cotid***o. Olha*a, a parti* do prisma da </line>
<line> violê*cia e *o *erigo, e*t* po*ula*ão, qu* r*sguarda tantas potencialidade*, acaba se torna**o </line>
<line> invisível como *idadãos de d*rei*os que **u*am, princip*lmente, as *randes metrópo*es. </line>
<line> *o desenho das cidades, o mor*dor *e rua é u* personagem *ntigo e "com**", sua </line>
<line> pre*ença é ci*ada já *a Antiguidade, por exemplo, na ob*a de Di**enes Laérci*, intit*l*** </line>
<line> "V*d*s e op*n*ões de *ilósofos em*nen*es", ** qual o auto* nos dá a conhecer algo sobre a vi*a </line>
<line> d* Di*genes de Sinope, ou Diógenes, o *ínico, filós*fo grego que, expulso d* s*a c*dad*, </line>
<line> passou a ha*it*r as *u** de Atenas, como *e*digo. </line>
<line> Com o advento do *apitalismo, a intens*fi*a*ão das r*laç*es de desi**al*a*e </line>
<line> socioeco*ô*ica e a migração de *ess*** **s zonas *urais para os grandes c*ntros urbanos, </line>
<line> principalmente, cada ve* *ais fizera* *a* ruas su*s residê*ci*s. Ta* f**ômeno *p*rece co** </line>
</par>
<par>
<line> resultado *e inúmeros fatores, po*endo revel**-se *o*o fa*ta </line>
<line> de recursos fin*nceiros p*ra </line>
</par>
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<line> ma*ter uma resi**ncia; como </line>
<line> um* forma de rom*er com a ord*m in*ti*u*da * criar novas </line>
</par>
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<line> pos**b*lidades de exi*t**cia; dar-*e em m*io a *m adoec*ment* *e*tal; entre o**ros. </line>
</par>
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<line> No **paço da rua, diversas *ormas d* so*rimento, e*clusão desigua*dades são e </line>
<line> *roduzidas, o *u*ei*o ne*ta condi*ão de*e ser temido e, ** m**mo temp*, ser foco das ações </line>
<line> *arita*iva*, ajudado e s*lenci*d*, cu**ado e *scondido. Muitas prát*cas, *anto de entida*e* </line>
</par>
<par>
<line> par*icul**es como </line>
<line> de d*versa* *nstâ**ias gove*n*me*t*is, ao longo da histór*a, destinadas </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> in**u*r </line>
<line> ess* su*eit* na *ida social, a*ab*ra*, por fi*, ger***o outras *ormas de ex*lus*o, </line>
</par>
<par>
<line> revelando discursos preconceituosos e gera*do pa*sividade, impedindo o sujeit* de expressar- </line>
</par>
<par>
<line> se, entra*ando o espaço </line>
<line> criativ* da rua, nu*a tentativa de "hig*en**ar" o esp*ç* públi*o </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> exer*er melho* co*t*o*e sob*e esses s*jei*o*. </line>
</par>
<par>
<line> A rua * um </line>
<line> espaço criati*o à medida que, n*le, os **jeit** c*iam **tratég*a* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sobr*vivência frente *o d*saf*o d* vida *a r*a, mantém o sonho, os sorrisos e as e*per**ç*s. </line>
<line> No contato com *s*e público, **terializa-se a af*rmação de Sa*aia (2009), para qu** os </line>
<line> suje*to*, m*smo n* condiç*o d* m*ior pob*eza, buscam muito m*is que a **ra sobr**ivên*ia </line>
<line> biológi*a. * experiê*cia nos mos*rou que ne* tu*o na rua é d*strutiv* ou ru*m. *s *essoas </line>
<line> e* situação d* rua c*nseguem construir seus espaç*s de alegria. *, se *o am*ien*e constat*- </line>
<line> se vio*ênci*, há também solidariedade, proteção, *o*panheirismo *ntre os protagon*stas d**ta </line>
<line> hi*tória. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a, v. 13, n.**, art. 12, p. 226-243, mar./*br. 2*16 www4.**anet.com.br/r*vista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Repr*sentações Soc*a*s E Populaçã* Em S*t**ção De Ru*: A Visibilidade Co*struída Pe*a Míd*a </line>
<line> 2*9 </line>
</par>
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<line> De*afiadora é a t*nta**va d* adentrar o coti*iano da* pess*as em s*t**ção de rua, </line>
</par>
<par>
<line> embora sejam evidentes o limite e * consciên*ia de est*r naq*ele </line>
<line> campo *o*o </line>
<line> es*rangeiro </line>
</par>
<par>
<line> *omo afi*ma *óis (2**8) qu*, por mais pró*imo q*e e**eja nã* v*vencia da *es*a forma </line>
<line> aqueles modos criativos de vida e aque** e*paço de en*o*tros * desencontros. No es*aço da </line>
<line> rua, o ol*ar di*e*ion**o * esses sujeitos *, *nv*riavelme**e, *ss*s*ado e rep*ova*i*o, pa*tado </line>
</par>
<par>
<line> *m determ*nados *adrões morais que seg*egam estes </line>
<line> que </line>
<line> *stão à ma*gem da vida </line>
<line> so*ial </line>
</par>
<par>
<line> "norma*", melhor d*zendo, e**es que escapam à* nor*as do que se *onsidera uma vid* social </line>
<line> legí*ima (MA**OS; FERREIRA, 2004). Tal legitimidade está relacionada, en**e out*as </line>
<line> c*isa*, à prática laboral. O sujeito e* situa*ão de rua é visto como aquele que não t*aba*ha *, </line>
</par>
<par>
<line> por *sso, *ão conse*ue inserir-se no p**rão s***alment* </line>
<line> aceito, </line>
<line> passa**o a *er </line>
<line> vi s t o </line>
<line> com* </line>
</par>
<par>
<line> vagabundo (M*TTOS; FERREIRA, 2*04). Deste modo, o s*jeito é res*onsa*ilizado por su*s </line>
<line> miséria*, est*gmatizado a *artir de el*mentos que faze* parte da *róp*ia estrutura do sist*ma </line>
</par>
<par>
<line> soci*ec**ôm*co no </line>
<line> qu * l </line>
<line> e*tamos inseri*os, m*s que dentro da lógi** meritocrática, são </line>
</par>
<par>
<line> c*ns*derados elementos dete*minad*s pelo es*or*o individual d* ca*a um, podendo garantir o </line>
<line> sucesso o* o frac*sso. </line>
<line> *o *ogo d* *orças *o*ia*s que config**am a ordem vigente, as m*di*s são conhecidas </line>
</par>
<par>
<line> como *m* das principais vias d* *o*u*icação e d* *ormaç*o da opinião pú*li*a. O que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> p*blicizado *elos *eios de comunicação, tais como a televisão, o jornal, o rád*o e * inte*net, </line>
<line> ad*u*re o stat*s d* verdade e, muitas v*zes, pod* *er reproduzido d* f*rma a-c*ítica. Desta </line>
<line> m*neira, é ine*ável a *articip*ção desses recurs*s na *o*mu*ação de Repr*s*ntações *ociais </line>
<line> acerca das mai* variadas temáticas. Den*re *sta*, de*tacamos a p*pulação e* situ*ção de rua. </line>
<line> O ajustamen*o do *ujeito ao seu ambie*te *ocial e ma*er*al, assim como a orientação </line>
<line> *e sua c*nduta, são frutos das Representaçõ*s Sociais (RS) (JO*E*ET, *989), definidas </line>
</par>
<par>
<line> co*o </line>
<line> e*pécies de *eo*ias coletivam*nte c**s**uídas e partilhadas, proven*entes de uma </line>
</par>
<par>
<line> con*trução mental e social, pautada* em *aberes p*pulares no senso comum, com fins e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> constr*ção * interp**taç*o do real (*O*ELET, 19*9; O*IVE*RA; WERBA, 20*7). Podem*s, </line>
<line> *oi*, inf*rir que as RS, gera*as a partir do di*curso midiático, acerca do *u*eit* em situ*ção </line>
</par>
<par>
<line> *e rua, *mpactam *anto no m*d* como ele percebe a si mesmo, como n* co*c*pçã* </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> pessoas que *ão partilham *es*a *ea*ida*e e, a**im *endo, legi*ima* um lugar social par* esse </line>
<line> sujeito, bem como o q** lhe é perm*tido ou interd*tad*. </line>
<line> **stas pro*le*atizações, surgiu n*sso int*resse em tr*bal*ar a* RS *eradas *elo </line>
<line> d*scurso midiático, *obre a população em s*tuação *e rua, c*mo temática central d* trabalho </line>
<line> de conclusão do Cur*o de Psico*ogia. Nesta emprei*ada, partimos *a ba*e te*ric* da </line>
<line> Psicolo**a Social de bas* Histórico-cultural. </line>
<line> Rev. *SA, Teresin*, *. 13, n. *, art. 12, p. 2*6-243, mar./ab*. 20*6 www4.f*anet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. J. Olivei*a, M. Z. S. Feitosa </line>
<line> 23* </line>
</par>
<par>
<line> Nossa *r**os*a se *usti**ca pela compreen*ão d* *ue o presente estudo permite </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aproxi*ação do conjunto de *nformações, *renças, opi*iões e atitud*s, *oletivam*nte g**adas, </line>
</par>
<par>
<line> a *e*peito *e um </line>
<line> dado objeto social (A*V*S-****OTI, 1*96), situando como </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> *etermi*ad* grupo pode estar se*do re*r*sentados pelos demais at*re* sociais * vi**bil*zando </line>
<line> os possíveis impa*tos d*s*o para sua existência. * objet*vo ge*al do artigo * a*al**ar as *S </line>
<line> ac*rca de sujeitos em situação de rua, pres*ntes *m discursos d* matér*as publicadas ** um </line>
<line> *ornal cearens*, em sua versão on*ine. A pergunta, da qual parti*os é: q**is as representações </line>
<line> sociai* p*ese*tes no *iscurso midiático a res*eito da po*ulação em situação ** rua? </line>
<line> 2 REFER*NCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 O conhecimento do mu*do na forma de Representaç*es Sociais e no poder da m*dia </line>
<line> O conceito de RS ori*inou-s* a partir do de *e*r***nta*ão c*letiva, d* E. Durkheim. </line>
<line> Para este sociólogo as representaçõe* in*ividuais e coletivas o*un*am-se radicalmente, mas </line>
</par>
<par>
<line> para M**covici (****) n*o havi* o*osi*ão, pois postu**va as RS co*o </line>
<line> elabo*ações </line>
</par>
<par>
<line> p*ic*lógicas e soci*is, formadas pela triang*lação "*uj*ito-outro-objeto", *or sujei*o* ativo* - </line>
<line> atores sociais - *fetados por diversos aspectos da vid* coti*iana, *m inte*açã* com os demai* </line>
<line> (JODELET, *00*). </line>
</par>
<par>
<line> As RS são socialment* elaboradas compartilha*as, c**struindo um* rea*idad* e </line>
<line> c*m*m *ue p*d* ser comunica*a (MOSCOVICI, 2**3; SPIN*, 199*). *las circula* no meio </line>
</par>
<par>
<line> so*ial na forma dos </line>
<line> *iscurs*s, imag*ns e condutas; têm origem e fu*ç** relacion*das a t*ês </line>
</par>
<par>
<line> esfer*s </line>
<line> de p*r*ença - subjetiva, intersubjet*va * **ansobjetiva (JODELE*, 2009) - que, </line>
</par>
<par>
<line> esquematic*m*nte, são r*presen*adas p*r: </line>
</par>
<par>
<line> **v. F*A, Teresi*a, v. 13, n.2*, art. 12, p. 226-24*, mar./a**. *016 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Repres*ntações Sociai* E Popu*a**o Em Situação De R*a: A Vis*b*lidade Constru*da Pela *ídia </line>
<line> 231 </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 1 - Representa*ões Sociais </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Jodelet (2*09, p. 696). </line>
<line> A Teoria das Represe*tações Sociais *oi desc*ita em 1*61, n* estudo Psycha*alys*: </line>
<line> S*nimagee*sonpublic, de Serge Mo*c*vici (19*8), em q*e o *utor abordou a re*resentação </line>
<line> social *a Psic*nálise, c*m o *bjetivo de compreende* a ressig*ific*ç*o de um sa*er cie*tíf*co </line>
<line> pelos grupos popula*e*, co* base no se*so co*um. Tam*ém são influências na ela*or*ção do </line>
<line> conce*t* de RS, * teoria *a l*ngu*gem de Saussure, a te*ria das represent*ções infantis *e </line>
<line> Piaget e a teori* do desenvolvi*e*to cultural, de V*gotski, como *num*ram Olivei*a e We**a </line>
<line> (2007). </line>
<line> As principais cara*terística* das RS, ** acor*o com Nascimen*o-Schulze e Cam*rgo </line>
</par>
<par>
<line> (2000), são a não ruptura </line>
<line> entre o m*ndo interno e ex*erno dos sujeitos; a inseparabilidade </line>
</par>
<par>
<line> entre o* *uje**os que representam e o o*je** que é *or eles representado; que a construção do </line>
<line> objeto pesquisado pode inc*ui* e *er i*fluenciada pe*a *isão de mu*do d* pesquisador; que </line>
<line> não concebe anta*onismo entre o que se constata *or mei* d*s *ados empír*co* e a aceitação </line>
<line> de que * sociedade c**strói si*b*licamente * real**ade. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> criação </line>
<line> de R S </line>
<line> oc*r*e </line>
<line> basicamente por meio de *ois *rocessos, a ancoragem e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ob*etiv*ção (MOS*OVICI, 1*78; OLIVEIRA; WERBA, 2007). O primeiro processo diz </line>
<line> respeito à tentativa d* classificar, de enc*ixar o q*e é *ão fam*l**r e* uma *ategoria social já </line>
</par>
<par>
<line> conhecida, o qu* dá a e*te conheci*ent* nã* f*miliar o mesmo juízo de valor *tri*u*do </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Te*esina, v. 13, n. 2, a*t. 12, p. **6-243, ma*./abr. 2016 *ww*.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. J. Olive*r*, *. Z. S. Feitosa </line>
<line> 232 </line>
</par>
<par>
<line> ca*ego*ia em que é s*tuado. No segundo process*, a o*je*ivação, existe a busca d* tornar </line>
</par>
<par>
<line> co*creta a rea*idade, a partir da </line>
<line> vinculação </line>
<line> de*ta a u*a </line>
<line> imag*m, co*o exemplific** </line>
</par>
<par>
<line> Moscovi*i ap*d Oliveira e We*ba (2007), ao dizer *ue, quando </line>
<line> cha*amos De*s de pai, </line>
</par>
<par>
<line> e**amos obje*ivando uma imagem de*conh*ci*a *m uma *ma*em conhecida, para *larifi**r a </line>
<line> id*ia de De**. </line>
</par>
<par>
<line> As RS são parte d* um *amp* tr*nsdi*cip*ina*, interess*m a d*sciplinas com* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Ps*cologia, a Soci*lo*ia e a Antropolo*ia, situam-*e na interfac* e*tre o individu*l e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> coletivo, facil*tam a c*municação, prec*sam ser compreendid** em seu c*ntex** de produçã* </line>
</par>
<par>
<line> e em s*as f*nções *imbólicas * ide*lóg*cas (SPINK, 1993), estão *s*oci*das </line>
<line> ** prát*ca* </line>
</par>
<par>
<line> cul*urais, unin*o hi*tória * *radiç*o, mas também * flexi*ilid*d* *as transformaçõ** </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> rea*idade atu** (ALEXANDRE, *001). Portanto, estão *arreg*da *a *deolog*a **minante </line>
<line> (O*IVEIRA; WE*BA, 2007) e se*ve à sua manutenção e reprodu*ão. </line>
<line> O co*ceito de i**ologi* te* diferentes defini*ões, e*tend*da desde o con*un*o de </line>
<line> ideias que for*a uma visão de mund* *té um modo de pertur*ação da c*munic*ção entre *s </line>
<line> sujeitos, pass*ndo pelo signif**ado político, p*r seu *a**ter *e *e**nis*o de ***esa do eu e </line>
<line> pela fa*sa consciência, que mant** o status quo (MON*ERO, 2006). Góis (*008) defen*e </line>
<line> que </line>
<line> Nã* podemos des*artar o ideológico na for*ação da subje**vidade humana, nem </line>
<line> pens*r que este é apenas um aspe*tos **cundár*o da formação indivi*ual ou da </line>
<line> identidade. O id*ológico, como co*diç*o para a *onsciência, par* a **bjetividad*, </line>
<line> constitui-se, também, f*vorável ou desfavorável, impulsionador do sujei*o *u </line>
<line> opressor, perm*tindo ou não a* *n*iv*duo f**er-se e refazer-se dent*o d* coletividade </line>
<line> em que está. (p. *2). </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m, a ideologi* é produ*i*a e reproduzida pelos </line>
<line> atores s*ci*is, que se torn*m </line>
</par>
<par>
<line> s*j*itos e obj*tos dela. Os di**rsos s**e*es utilizam </line>
</par>
<par>
<line> [...] m*dos de expressão através *o* qua*s seu d**curso é codificado, que se torna* </line>
<line> ins*rumen*os de *poio r**ó*ico, nos quais a ideologia que sustenta* s* apoiará p*ra </line>
</par>
<par>
<line> est*b*lecer se*s *rgumento*. [...] Trata-se de e*tratégia* discursi*as com </line>
<line> as quais, </line>
</par>
<par>
<line> sem man*fes*** *xplicit*mente a linha *e pe*sa*ento que se defende ou *e trat* *e </line>
<line> impor, são apresentadas ins*diosas e sutilmente, de ta* *aneira *ue pene**e* o </line>
</par>
<par>
<line> *iálogo que ti*ha a info*mação, </line>
<line> *u* pr*j*te sua so**ra e seu peso sob*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *omunica*ão, sendo aceita ou ao menos re*ebi*a sem r*c*sa *elos interlocut*r*s. </line>
<line> (MONTERO, 2*06, p. 87). </line>
<line> Os meio* *e comun*cação de ***sa, dentro do c*n**xto **eol*gico e compreend*do </line>
<line> *omo uma mane*ra de produzir * difundir um saber, à medida **e produ*e*, o te*po *odo, </line>
</par>
<par>
<line> informações serem consu*idas (ALEXANDRE, 2001), também repr*d*zem discu*sos a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> prát*cas </line>
<line> sociais di*ecionadas </line>
<line> a **terminados púb*icos. Cabe, aqui, a </line>
<line> r*fl*xão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Moscovici(2003) de que a Psicol*g*a Social necessita abordar a estrutur* e funç*o a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*e**na, v. 13, n.21, art. 1*, p. 2*6-243, m**./a*r. 2016 www*.fsanet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Repres**taç*e* Sociais E Pop*laç*o E* Situação De Rua: A Vi**bilidade Constru*da Pela Mídia </line>
<line> 233 </line>
</par>
<par>
<line> *omunicação, c*amando *te*ção para a id*olog*a difundida nela. *as *S, a comunicação </line>
</par>
<par>
<line> pode ser cara*teriza*a como "[...] o fenômeno pelo qual uma pessoa influen*ia *u </line>
<line> e*clarece </line>
</par>
<par>
<line> outra que, por sua vez, pode fazer o me*mo em relaç*o à prim**ra. Seus elementos básicos *ão </line>
<line> * emissor, o rece*t*r, a me*sa*em, o códig* e o veíc*lo" ( ALEXANDRE, *0*1, p. 118). A </line>
</par>
<par>
<line> di**são d* informaçõ*s ocorre na *o*unica*ão </line>
<line> p*r meio da linguag*m, que carre*a uma </line>
</par>
<par>
<line> dimens*o co*nitiva e afetiva, assim como as RS, que inte*lig*m a cognição, o afeto e a ação </line>
<line> do sujeito (JODELE*, 2009). </line>
<line> Os me*o* de comun*c*ção de ma*sa têm como fu*ções diver**r, inform*r, *ersu*dir e </line>
<line> ensinar (*LEXANDRE, 200*). Os conte*dos divulgados pelos meios *idiáticos aprese*tam </line>
</par>
<par>
<line> *ma *entativa de cristal*zação o* de *ud*nç* de </line>
<line> atitudes e opiniões, </line>
<line> fazen*o *om *ue </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dese*o </line>
<line> do consumidor adeque-*e ao* pro*u*os vendidos. I*po*ta esta p*odução * *onsumo, </line>
</par>
<par>
<line> n*o *anto à verac*dade dos fatos, ou seja, **la-se em "[...] fras*s que, repetida* à exau*tão *os </line>
</par>
<par>
<line> noticiários </line>
<line> de jornais * t*lejor*ais, *as revistas, em *onv*rsas, ganham </line>
<line> e*tatut* *e ve*d***, </line>
</par>
<par>
<line> tran*for*a*do-se *m afirmações não c*ntest*das [...]" (PORTO, 2009, p. 215). Ao fazer parte </line>
</par>
<par>
<line> do imaginá*io po*ul*r, </line>
<line> estas "verdade*" influe*ciam a c*iaç*o d* RS, determinando </line>
</par>
<par>
<line> com*ortam*ntos e condutas dos atores sociais (OLIV*IRA; WERBA, 2007; PORTO, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> Isto o*orre **m imagem do "morador de rua" que é f*rmada nos e a </line>
<line> aponta para uma </line>
</par>
<par>
<line> construção cultural e h*stórica </line>
<line> deste </line>
<line> *erson*gem *ue im**e s*a "in**sível" pr*sença </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> vi*ibilidade da vida cotidiana. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Do "morador de rua" à "pessoa e* situação de r**" </line>
<line> Cons*derado um fenô*eno prioritariamente urbano, a pr*sença ** pessoas vi*endo </line>
<line> *as rua* * uma p*oblemática a ser ab*rdada de modo *ultidimensional, por conta de *** </line>
<line> pluralidad* (*ARANDA; ADORNO, 2004). Existe* d*versa* definiç*es *ara classificar este </line>
<line> pú*lico, entre elas a de Varanda (2003), q*e o descre*e com* </line>
<line> [...] *essoas sem mora*ia fixa, sem renda definida e sufi*iente à sob*evivência, que </line>
<line> vive* nas ruas com doa*õe*, *enda de trabal*os esporádicos ou que *e vinc*lam a </line>
<line> *rgani*ações e grupos que viabi*i*am o abrigamento e as n*cessidades básicas de </line>
<line> higien* e a*imentação (p. *0). </line>
<line> Em out*a definição, são "Grup* po**lacional *et*rogêneo, co*posto *or pessoas </line>
<line> com diferentes *e*li*ades, m*s q*e têm em comu* a condição de pobr**a ab*o*uta e a falt* </line>
<line> de p*rtenciment* à sociedade formal" (VA*AND*, 2009, p. 3). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teres*n*, v. 13, n. 2, art. 12, p. 226-243, m*r./ab*. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. J. Ol*ve*ra, M. Z. S. Fe*tosa </line>
<line> 234 </line>
</par>
<par>
<line> Ape*ar de partilha*em *ara*terística* co*u*s, na r*alidade nem todas as pessoas *m </line>
<line> s*tua*ão de *u* desenv*lvem os mesm* hábitos e *s mesmas *o*inas (VARAN**; ADORNO, </line>
<line> 2004; VA*ANDA, 2009); alguns do*mem nas rua*, our** fazem uso de abrigos, tant* para o </line>
<line> pe**oite como *a*a a *atisfa*ã* de n*cessidades bás*cas de higiene, de modo que Vieira e col. </line>
</par>
<par>
<line> (1*94 a*ud VARANDA; ADORNO, 2004) ***põe *ifer*nciações </line>
<line> entre </line>
<line> * </line>
<line> "f*ca* na rua, </line>
</par>
<par>
<line> circunstancialmente", "estar na rua, rece*t*mente" e "ser de rua, permanent*mente". </line>
</par>
<par>
<line> Até a d*cada *e </line>
<line> 80, * população de rua foi invi*ível a* Esta*o à socie*ade e </line>
</par>
<par>
<line> b*asileira. C*nta**o que *ão caus*s*em *e*hum tr*nsto*no no *spaço público ou às "pes**as </line>
</par>
<par>
<line> de b*m", *ua existênci* não era c*nsiderada c*mo </line>
<line> uma ques*ão social (COSTA, 2005). O </line>
</par>
<par>
<line> aume*to da po*ula*ão em sit*ação d* ru*, a partir d* década de 80, pod* ser relacionada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> con*equê*cias do *rocesso de glob*lização e modernização d* </line>
<line> estrat**ias d* ges*ão </line>
</par>
<par>
<line> governamenta**, assim, </line>
</par>
<par>
<line> O trabalhador desqualif*cado p*s*ou a concorrer com a valo**zação especu*ativa do </line>
</par>
<par>
<line> capital, a robotização e \tecnologi*ação\ do pro**sso produtivo, *up**valorização a </line>
</par>
<par>
<line> do* processos de i*d*st*ia**za*ão e d*str*bui*ão de al*ment** </line>
<line> em detrim*n*o d* </line>
</par>
<par>
<line> trabalhador r*ra* e co* a aparição de *ntermédios responsávei* para a terce*rizaç*o </line>
<line> de serviço*. A *ste cen*rio, acrescenta-se * v*iculação de novos co*c*itos de </line>
<line> *oradia, co* a expansã* da mí**a te*ev*siv* e **danças nos mecani*mos de </line>
<line> regulação d*s relações de *rabalh* e relações **ciais, com o fortaleciment* de </line>
<line> mo*imen*os tra*alhi*tas e surgimento de *o*imentos soci**s reivindi*at*rios </line>
<line> (VARANDA, *009, *. 3*). </line>
<line> No i**cio do* anos 90, com a Constituição de 198*, que responsa*iliza*a * E*tado </line>
</par>
<par>
<line> pela </line>
<line> garan*ia d* </line>
<line> *ir*itos sociais todos os cidadãos, e *om a Lei Orgânica *a Assistência a </line>
</par>
<par>
<line> **cial (L*AS), que recon*ec*u a Assistênci* Soci*l como p*lítica pública, a *op*lação em </line>
</par>
<par>
<line> situa*ão de **a pa*sou a ser *lvo de ser*iços * *rog*amas govername*tais, voltados **ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> garant*a dos mínimos sociais, da digni*ade e d* di*eito *idadania. I*to g*rou uma pres*ão à </line>
</par>
<par>
<line> para </line>
<line> que * discurso da carid*de e da es*ola de*se **gar </line>
<line> ao da assistê*ci* * da ci*adania, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> que ai**a não acontec*u totalmente. </line>
<line> Ao longo *a hist*ria, dife*entes nomen*laturas f*ram utili*adas para de*igna* as </line>
<line> *esso*s em sit*açã* *e ru*. E*te* nomes for*m se*do subjetiva*ente atribuídos, com base no </line>
<line> nível de cron*cida*e, a partir da avaliação de sua a*arê***a e seu compor*amento, variando </line>
<line> "[...] conforme a natureza do olhar, se de fora ou de *entro, ou se p*rte d* ótic* i*st*tucional. </line>
<line> Nest* caso, pode p*edomi**r crit*rios e*ocio*ais, religiosos, médicos ou *anit*ristas" </line>
</par>
<par>
<line> (V**ANDA, </line>
<line> 2003, p. 7). A denomin*ção </line>
<line> "m*rador de ru*" ap*nta para o modo </line>
<line> como, </line>
</par>
<par>
<line> tr*dicionalmen*e, es*as pe*soas eram chamada* p*r equipamentos insti*ucio*ais tradici*nais. </line>
<line> Os motiv** pelos quais os sujeitos pa**am a *iver na rua *ão d*versos, d*ntre eles a </line>
<line> *obreza, falta d* t*abalho, *up*ura de laços so*iai* e f*m*li*res, implic*ndo mesmo *a e*col*a </line>
<line> Rev. F*A, T*r*sina, v. 13, n.21, art. 12, p. 226-243, mar./abr. 201* ww**.fsa*e*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Re*resentaç*es Soci*is E População Em Situação De Rua: A Visibilid*de Construída Pela *ídia </line>
<line> 235 </line>
</par>
<par>
<line> por sair d* casa ou pel* u*o de *l*ool e outras dro**s (VA*AN*A, 20*3; 2009). A ruptu*a de </line>
<line> *aços af**ivos e c**u*itários, potencializada pela condição de pobreza e m**éria gerad*s pel* </line>
<line> desigu*ldade social, c*ntribui p*ra * fal** de perte*cimento, **ra a desafiliação social e pa*a o </line>
</par>
<par>
<line> adoecimento me*tal (COSTA, </line>
<line> 2005). Neste *úbl*c* </line>
<line> são comu*s os transtornos mentais, </line>
</par>
<par>
<line> doen**s *omo AI*S, doe**as sexual*ente * </line>
<line> transmissívei* (**Ts), *ubercu*os*, doenç*s </line>
</par>
<par>
<line> dermatológi*as e r**piratór*as, entre outra* (COS**, 200*). </line>
<line> O *mbi*nte da rua não reúne somente o risc*, o pe*ig* e o *ue é neg**i**, c*mo vista </line>
<line> nas expe*iências, os sujei*o* **e *e*e habit*m també* formam seus grupos, *uas identida*es, </line>
<line> *eus territórios, encontram prot*ção no anonimato da r*a e desenvolvem *e*aç*es de respeit* </line>
<line> uns aos outros. War*nda (2009) exe*plifi*a isto apo**ando que um suj*i*o não *exe *om a </line>
<line> mulher ** o*tro, não roub* aqueles qu* per*e*ce* aos mesmo* *rupos. C*mo se vê, e*tu*ar a </line>
<line> populaçã* em situa*ão d* rua *nvolve u*a realidade muito mais co*plexa do qu* pensamos </line>
<line> a pr*nc*pio. </line>
<line> 3 ME*ODOLOGIA </line>
<line> Na Te*ria da* Repre*en*aç*es Soc*ais deve* *er busca*os não somen*e os elementos </line>
</par>
<par>
<line> represen*ac*onais pa*tilha*os </line>
<line> pel*s su*eitos, mas *amb*m tudo o que *ste*a rel*c*ona*o **s </line>
</par>
<par>
<line> p*oces*o* *ogn*tivos e em**io*ais relacionados </line>
<line> à a*r*priação * *onstr*ção da* *S </line>
</par>
<par>
<line> (JODELET, </line>
<line> 2009). Consi*erando a di*ersidade d* métodos admiti*os n* *studo das </line>
</par>
<par>
<line> representações sociais (N*SC**ENTO-SCHULZE; CA*ARGO, 2*00) e sua c*mplexidade, </line>
<line> * pesquisa realizada cara**e*iza-se com* qualitativa. </line>
<line> *s dados foram c*letad*s a partir da busca de *atéria* p*bli*adas na versão online </line>
</par>
<par>
<line> de *m jo*nal d* grande c*rcul*ção *o Cea*á, que trazia notí*ias, crônicas o*iniõ*s sobre e </line>
<line> pess*a* em s*tuação de rua, *m u* período de seis *eses, d* *1 ** maio a 30 de outubro *e </line>
<line> 2014. Cabe ressal*ar qu* as pu*licações não se refere* some*te ao Estado supracita*o, mas </line>
<line> abrange fat*s * produções *e to*o o ter*itó*io brasi*eiro. </line>
<line> O nom* do jornal não será *xposto, assim como não se*ão fe*tas as transcriç*es </line>
<line> literais das maté*ias, a fim de s* r*sguard*r o si*ilo, já qu* se tra*a de um materi*l públi*o e </line>
</par>
<par>
<line> facil*ente identificáv*l. For*m util*zadas como </line>
<line> descr*tores para a bu**a as expressões </line>
</par>
<par>
<line> "mo*ador de rua", 44 matérias, *xclu*das *s reportagens que não estavam nos critérios </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa,; e "populaç*o em sit*ação de r*a", *2 matérias. </line>
</par>
<par>
<line> Como critéri*s d* inclus*o foram *onsid*r*dos ape**s as matérias *ue falava* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> pessoas *dultas em situ*ção de rua, não </line>
<line> consider**do * te*ática de </line>
<line> crian**s e adolescent*s, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, v. 1*, n. 2, art. 12, p. 226-243, mar./abr. 2*16 </line>
<line> w*w4.fs*n*t.com.*r/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. J. Oliveira, *. Z. S. Feitosa </line>
<line> 236 </line>
</par>
<par>
<line> pois ampli**ia *uito a dis*ussão, *ão p*dendo ser cont*mplad* aqui. Os *ado* fora* </line>
<line> analisados, *on*iderando * qu* define B*rdin (197*): </line>
<line> Um con*unt* de técnicas *e an*lise *a* comunicações visando obter, po* </line>
<line> procedimentos, siste*áti*os e objectivo* de descrição do conteúdo d*s </line>
<line> m*nsagens, indicadores (*uantitativos ou nã*) que permitam a inf*r*ncia de </line>
<line> conhe*im*ntos relativ*s à* condições de *r*du*ão/r*c**çã* (variáv*is </line>
<line> in*eridas) destas mensagens (p. 42, g*if* do autor). </line>
<line> 4 *ES*LTADOS E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> ***e**s diz*r *ue a man*ir* como a *mage* </line>
<line> da população ** si*ua**o d* rua </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> constru*da pe*a m*dia in*isibiliza alguns as*ectos da s*a realidade, ao *esmo tempo em que </line>
</par>
<par>
<line> e*foca os e*ter*óti*os socialmente predominantes. É preci*o pensar </line>
<line> que "Ao pautar uma </line>
</par>
<par>
<line> matéri*, a míd*a, *o mesmo temp* em que </line>
<line> a*resen*a e re*resenta de**rminados </line>
</par>
<par>
<line> acontecime*tos, mediados p*r sua ver*ão dos fatos, estão s*lenciando outros" (PORTO, 2009, </line>
<line> *. 17). </line>
<line> A idei* d* "m*rador de ru*", par* a qua* foram encon*radas 44 r*p*rtagens, é mais </line>
</par>
<par>
<line> pre*ente do que a d* "popul*ção de </line>
<line> rua", para a *ual </line>
<line> fo*am </line>
<line> *n*on*rad** a**nas 12 </line>
</par>
<par>
<line> publicaç*es, o que demarca *ma maio* produçã* d* *atérias utilizando a pri*eira expressão </line>
</par>
<par>
<line> do que a s*gunda. *o </line>
<line> g*ral, o termo "morador de rua" apareceu com mais recorrência </line>
</par>
<par>
<line> r*l*cionado à *epo*tag*ns pol*c*ai* e </line>
<line> image*s de fragilidade (40 publ*caç*es), en**anto </line>
</par>
<par>
<line> "popul*ção e* sit*açã* </line>
<line> de rua" </line>
<line> aponta p*ra a luta por reconh*c*mento de direitos (12 </line>
</par>
<par>
<line> public*ções). Também *oi const*t**o que, m*smo q*ando no material an*lisa** utiliza </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> **rmo "populaç*o em *ituação de r*a", a denominação "mor*dor de rua" não fica ausent*. </line>
</par>
<par>
<line> Desta maneira, a ima*e* deste "morador de rua" sust*nta o estereóti*o de u* suj*ito </line>
<line> com *abelos desgren*ado, que se apresenta maltr**i*h*, d*scalço e suj*, pera***land* pelas </line>
<line> ru*s da cid*de (Mat*ria 1*). Quan*o * est* ima*em, Waranda (2009) afirma que "Do ponto ** </line>
</par>
<par>
<line> vista do sujeito </line>
<line> que está ** rua, a \sujeira\ de sua aparência e a \impureza\ do seu </line>
</par>
<par>
<line> comportam*n*o o t*rna invisível, porque não pode* ser integra*as ao *adrão *a u**anidad* </line>
<line> socialm*nte *cei*a." (p. 35). Esta i*vi*ibilidade, com* *á foi dito, impli*a também em </line>
<line> proteção, ao mesmo tem*o em que po*e gerar diferentes man*iras *e ***lências. </line>
<line> Com base ne*tes dado*, passare*os agora à *xp*anação d*s pri*cipais categor*as </line>
<line> encontradas nas anál*ses qu* realiz*mo*. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Te*esin*, v. 13, n.2*, art. 12, p. 226-243, ma*./abr. 2016 </line>
<line> ww*4.*sanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *epresentações Sociais E População E* *itu*ção De Rua: A *is**ilidade Cons*ruída P**a Mídia </line>
<line> 237 </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 A violência s*f**da e prati*ada </line>
</par>
<par>
<line> A viol*ncia foi ou*r* categoria frequente, sendo a violênci* sofrida pelo sujeito em </line>
</par>
<par>
<line> s*tuaç*o de rua a***mant*mente mais frequente (27 publ*caçõe* ao todo) do que a </line>
<line> praticada </line>
</par>
<par>
<line> por ele (02 p*blicações ao todo), hav*ndo, incl**ive, atos de violênci* de ambos os *ad*s na </line>
<line> mesma publicação. Exemplo disso fo* e**ontrado *a matér*a **, que *raz o relat*do de *m </line>
</par>
<par>
<line> caso de violência cometido *or </line>
<line> um "mor*do* *e r*a",mas i*ediatamente "respondido" com </line>
</par>
<par>
<line> *utro ato </line>
<line> vi**en*o, por par*e da "vítima" ini*ial. Tr*ta-*e de um ass*l*o </line>
<line> que o suj*i*o *m </line>
</par>
<par>
<line> situação *e </line>
<line> rua cometeu contra um **ssa*te e este último reagiu, e*pa*cando-o até * *o*te. </line>
</par>
<par>
<line> N* *u*lica*ão </line>
<line> e*contr*m*s, ainda, a tentativa </line>
<line> de c*rta "legiti*açã*" d* violênci* prat*cada </line>
</par>
<par>
<line> contra * sujeito e* situação de *ua, *or parte do agressor, o que </line>
<line> no* remete à **flexão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Cost* (2*05), para quem as represe*tações d* *ue a população e* situação de rua é violenta e </line>
<line> perigo*a contrib*em par* *s divers*s atos d* viol*n**a contra essa pop*laçã*. </line>
<line> Cha*a-no* atenção, tam*é*, o *ato de que a maior pa*te das **o*ências sofridas </line>
</par>
<par>
<line> pelos "moradores de rua" não são </line>
<line> atri*uídas a </line>
<line> out*os s*jeitos em situa*ã* de r**, ai*d* que </line>
</par>
<par>
<line> ni*guém seja responsabiliza*o pelo ato. Este fato contribui p*ra rom*ermos com * e**e*eó*i*o </line>
<line> *o "morador de rua" violent* * pot*ncial*ente per*goso. Por ou*ro lado, * igual*ente </line>
<line> importan*e problematizar a ausênc*a da refl*xão de *ue existe a possib*lidade de ser*m </line>
</par>
<par>
<line> just*m*nte aq*ele*, **e se </line>
<line> dizem poss*veis vítima* do "morador *e rua", os seus maiores </line>
</par>
<par>
<line> *gressor*s. </line>
</par>
<par>
<line> As prin*ipais violências *ofridas referem-se à que*ma d* pessoas enqu*nto d*rmem </line>
</par>
<par>
<line> assa*si*at*s p*r outros meios </line>
<line> e espancamen*os. Cost* (2005) diz qu*, mesmo co* </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> moviment*s que lutam p*la garantia dos direit*s da população e* situ*ção de rua e </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> avanços das *olíti*as e s*rviços atu**mente, *a cultura n*cional a*nd* *ão mais *ortes </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *entiment*s de repressão, s**regação e desvalia d**te </line>
<line> público. </line>
<line> Corroborando os dado* que </line>
</par>
<par>
<line> e*contra*os e visi*ilizan*o o**ras nu*nces </line>
<line> da violê*c*a n*o a**eendida pela </line>
<line> publica*ão *o </line>
</par>
<par>
<line> jornal, *osta (200*) cita, além *a queima d* pessoas dormindo na rua e as chacinas sumá*ias </line>
</par>
<par>
<line> que g**ham espaço nos not*ci*rios, a viol*ncia ver*al simb*lica, *iariamente pra*ica** e </line>
</par>
<par>
<line> con*ra e*ta* </line>
<line> pess**s. Pode-se refletir, por **stas colocações, </line>
<line> o ques*ionament* de Po**o </line>
</par>
<par>
<line> (200*) de que "A **olê*cia é notícia, mas o que é vio**ncia e quem detém * pod*r de *ome*- </line>
<line> la? Tal definição de modo algum é sinô*imo de cons**so, muito pel* contr**io." (*. 21*). </line>
<line> **sim, sabemo* que * violência pratica*a *elo sujeito em situa**o de *ua re**ciona- </line>
<line> *e també* à *iolência anterior, produzi** no m*io social que a nomeia, inclusive. Vi**ên*ia </line>
</par>
<par>
<line> *ue gan*a </line>
<line> for*a * pa**ir </line>
<line> da domi*aç*o, da *egaçã* de *ireitos, d* i*visib*lida*e, dos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina, v. 13, n. *, art. 12, p. 226-*43, mar./abr. 2*16 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. J. Olive*ra, *. Z. S. F*itosa </line>
<line> 238 </line>
</par>
<par>
<line> preconceito*, violência s**bólica e prese*** mesmo antes do nasc*mento do *ujeito. Somos </line>
<line> i**elidos a o*h*r *s*e sujei*o *m situa*ã* de rua *omo v*tima das inúmeras *iol**cias f*sicas </line>
<line> e psico*sociais que emergem dos modos *omo se estrutura a socie*ad* capitalista, perpas*ada </line>
<line> por u** ideo**gia dominant* que oprim* as m*iorias *obres e manté* o st*tus q**, </line>
<line> f*mentand* uma *dent*dade negada, op*imida e explorada (GÓIS, 2008). </line>
<line> 4.* Álc*ol e o*tras dr*gas </line>
</par>
<par>
<line> Relacionad* à categor*a ante*ior, perceb*mos que, qua**o o *s* </line>
<line> de ál*ool e outr*s </line>
</par>
<par>
<line> *rog*s são *erifica*o*, as vio*ênc*as assumem outro juízo *e valor. N* matéria 18, a cada fa*a </line>
<line> do sujei*o *ntrevistado, a re**rta*em n*s "lembra" qu* ele *stá te*tando preparar o* acender </line>
<line> um cachimbo de crack. Na *atéria 16, um leito* expressa sua opinião, afirmando preocupação </line>
<line> por *er a c*rteza d* que a maior pa*te *os "moradores de rua" *ende t*do o que têm, inclusive </line>
</par>
<par>
<line> a* *rópr*as roupas, para c*mprar drogas. E*t*s ideia* assemelham-se </line>
<line> à fa*a de *ma </line>
</par>
<par>
<line> entrevistada, r*presen*ante do poder público, na matéria 36, * qual afirma q**, *m sua gran*e </line>
</par>
<par>
<line> ma*oria a </line>
<line> popul*ção em situação de ru* é, **ralmen*e, infl**nciada p*lo uso abu*ivo d* </line>
</par>
<par>
<line> *ubs*âncias ps*co**ivas e isto as impele a *rati*ar uma série de delito*. Costa (20*5) ajuda * </line>
</par>
<par>
<line> com*reender </line>
<line> essas postu**s, q*ando afirma que, culturalmente, as políticas </line>
<line> de segurança </line>
</par>
<par>
<line> públic* voltadas para * </line>
<line> população em situação *e rua têm at*ado mais no sent*do d* </line>
</par>
<par>
<line> cr*minalizar s*us comportamentos do que de proteger estes suj*itos. </line>
<line> 4.3 A visão caritativa </line>
<line> As práti**s destinadas a** "mor**or*s de rua" *arecem estar emb*sa*as pe** </line>
</par>
<par>
<line> so*idariedad* e carida**. Ao en*oca* u* p*oje*o a*ravéz *o q*a* são </line>
<line> di*tribuídas roupas </line>
</par>
<par>
<line> gratuitamente </line>
<line> *os "moradore* de </line>
<line> rua", a *atéria 24 af*rma que is*o contribui para aumentar </line>
</par>
<par>
<line> su* au*o estima. De out*a re*ort*g*m (M**éria 40), d*st*camos a pu*liciza*ão da ali*entação </line>
<line> ofer*ada às pe*soas na r*a *or pessoas de *odos os gêneros * idade*. </line>
</par>
<par>
<line> *osta (2005) f*la da ex*stência destas práticas </line>
<line> c*m* a*go cont*aditório *ois, ao </line>
</par>
<par>
<line> mesmo tempo e* *ue *arant*m a *o*revivência e a </line>
<line> po*si*ilida** de sa*is*azer al*umas </line>
</par>
<par>
<line> necess*dad** mais urgentes, são *istas pelos p*ofis*ion**s da área com* algo que *i*ic*lta </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pro*ur* p*los ser*iços da R*de de As*ist*ncia So*ial. </line>
</par>
<par>
<line> Não se trata, obviamente, de rec*imi*armos as aç*es re*li*a*as por d*v*rs*s set*res </line>
</par>
<par>
<line> so*iais, com o intuito, muitas vezes, de suprir as necessidades bá*i*as des*a popula*ão, </line>
<line> mas </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin*, v. 13, n.21, art. 12, p. 226-243, mar./abr. 2**6 www4.f*anet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> ***r*sentaç*es Sociais E *opula*ão Em Situação *e Rua: A Vis*bilidade Construída *ela Mídia </line>
<line> *3* </line>
</par>
<par>
<line> sim de pensarmos o papel d* Estado e su* obri*ação em garantir os direi*os bá*ico* de*sa </line>
<line> população, a fim de que estes sujeitos nã* dependa* *a c*ridade de outros, *em sem*re </line>
<line> garanti*a todo* o* dias, mas desfrutem *e seu* direito* legí*imo* e inalienávei*. </line>
<line> *.4 A i*ag*m da *ua </line>
<line> A ru* é apr*se*tad* de mo*o contraditório nas r**ortagens; em algumas e*contr*mos </line>
<line> q*e a experiê**ia de viv*r na *u* * a pio* forma de s*b*e**vênci*, pois **põe * suj*ito à </line>
</par>
<par>
<line> sujeira, ao l*xo, </line>
<line> às doen*as, à mar*i*alidad*, à de*esperan*a * morte prema**ra (Matéri* e </line>
</par>
<par>
<line> *2). E* out*as publicações é destacado o *n*ai*am*nto do *ujeito n* rua, * pluralidade des*e </line>
<line> ambien*e (Matéri* 51). Novamente * prec*so *eferenciar Vara*da (2009), o qual afir** que *a </line>
<line> rua coexistem o perigo, o ri*co * *ambé* as formas de sobreviver a *sta **alidade, de se </line>
</par>
<par>
<line> rein*entar </line>
<line> no espaço d* </line>
<line> rua e proteger-*e de perigo* encon*rados ** outros es*aços. A </line>
</par>
<par>
<line> reflexão *est* contradi*ão e **s re**ções de dominação * </line>
<line> opress*o ta*bém apar*ce no </line>
</par>
<par>
<line> d*á*ogo da c****ca trabalhada *o jornal (*ATÉR*A *2) que re**ta a vi*a de uma p*ssoa órfã </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> cresceu na rua e precisou apr*nder a s*bre*iv**, o *ue somente foi poss*v*l </line>
<line> retirando o </line>
</par>
<par>
<line> alimento no lixo e partilhando da solidariedade dos comp*nhei*o* d* rua. </line>
</par>
<par>
<line> Nes** r*alidade, * má *is*r*b*ição de ren*a e </line>
<line> as outras formas de exclusão que </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> valem, princ*palmen*e, *a inclusão que exclui (SA*AIA, 2011), serv*m pa** m*nter </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ideo*ogi* de dominação, **rand* e *onservando, por m**o *e *elaç*es de opressão, uma </line>
<line> *denti*ade de oprimi*o e e*plorado, *o povo p*bre. Para Gó*s (2008), </line>
</par>
<par>
<line> A *uestão c*ítica </line>
<line> que reside aí é o fato de u*a ide*logia, ou sist*m* *deoló*ico, </line>
</par>
<par>
<line> tornar-se dom*nante nessa c*letividade e fazer-se con*inu*mente como siste*a </line>
<line> id*ol*gico org*nizador dessa s*ciedade, c*te*ori*ando os in*iv*du*s conforme as </line>
<line> relações *ate*iais *ntre el*s *a mesma coletividade (p. 52). </line>
</par>
<par>
<line> I*do além d* </line>
<line> re*lexõ*s *stritamente re*acionada* aos recursos m*teri*is </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sobrevivência, *awaia (2009) cha*a atenção pa*a a </line>
<line> nece*sidade de a Psico*ogia </line>
<line> ol*ar pa*a </line>
</par>
<par>
<line> desejo*, so*hos e *spirações do* **jeitos subm*tidos * desigu*ldade soci*l. A </line>
<line> autora define </line>
</par>
<par>
<line> des*gual*ade s**ial por se* cará*er de </line>
</par>
<par>
<line> [...] ameaça permanente * exi*tência. El* c*rceia * exp*r*ên*ia, a mo*ilidade, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vontad* e *mpõe diferentes f*rmas d* humilhação. [...] </line>
<line> [gera] triste*a qu* se </line>
</par>
<par>
<line> crista*iza em *m estad* de paixão c*ônico na v*da cotidi*na, que se </line>
<line> repr*duz no </line>
</par>
<par>
<line> corpo memorioso </line>
<line> de ge*ação a ge*aç*o. Bloqueia o p*der do corpo de *fetar e ser </line>
</par>
<par>
<line> afetado, rompendo os nexos entre ment* e corpo, entre as funções ps*cológicas </line>
<line> superiores e a *ociedade (p. 369-370). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 13, n. 2, *r*. 12, p. 226-243, m*r./**r. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. J. Oliveira, M. Z. S. F*i*osa </line>
<line> **0 </line>
</par>
<par>
<line> No espa*o da *ua, os suj*itos, depara-se com e*tes aspectos *e m*do m**to p*e*e*t*, </line>
<line> **clusive no ol**r do ou*r*, nas formas de a*astame*to e d*sconfianç*. T*da**a, *ambém </line>
<line> con*troem sua* h*s*ória*, exer*em *uas es*olhas, a*rend**, ens*nam, encontram mod** </line>
</par>
<par>
<line> c*ia**vos de sorri*, me*mo d**nt* *as iniquidades. *ão é possível *f*rm*r que * ru* sej* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> espaço ideal </line>
<line> *ara s*brevi*e*, s*ri* ingênuo e in*dmissível negar o sofriment*, os r*scos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> perigos, *o ent*nto, muito mais do que juízos de va*or, cab*m a refle*ão * o questionamento </line>
</par>
<par>
<line> de pr*co*ceitos, bem como aten*ão aos modos d* enfrentamento, sabend*-se que e*t* a </line>
<line> ambiente é um espaç* complexo e pl*r*l. </line>
<line> 5 CO*SIDERAÇÕES FI*AIS </line>
<line> O ob**to de *on*ecimento *e c*nstr*i * par*ir *e elementos sim*ó*ic** que circ**am </line>
<line> n* *eio social e sã* tomados *e m**eira at*va pel*s suje*tos, forjando - pelo caráter </line>
</par>
<par>
<line> partilhado do conhecimento - uma i*en*ida** *rupal * sentimento de pert*n**r ao g*u*o * </line>
<line> (ALVES-M*ZZO*I, 1996). A r*alização desta pesquisa *e*m*ti* refletir s*bre como criamos </line>
</par>
<par>
<line> noss** RS d* p*pula*ão em *ituaçã* de rua * como ela mesma se reconhec* p*rtence*do </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*te grupo he*ero*êne* e pl*ral (VARANDA, 2*03). </line>
</par>
<par>
<line> *ara *aranda e A*orno (20*4) </line>
</par>
<par>
<line> A *usca de identi*ade dentro dos l*mites margin**s da sociedad* pode também estar </line>
<line> se revelando na necessidade de or* *e misturar e ora se distingu*r nos *if*rentes </line>
<line> ci*cuitos liminar*s que se entr*cruzam na rua, *or exemplo: da pobreza, das rel*ções </line>
</par>
<par>
<line> fam*liar*s, da </line>
<line> delinqüência, da vi*lência e do tra**lho desqu*lif**ado, ou mesm* </line>
</par>
<par>
<line> *rocurar negar ou di*tanciar-se d*ste c*ntex*o </line>
<line> qua*do se tem, por n*c*s*ida*e, de </line>
</par>
<par>
<line> *tilizar os equ*pamen*os voltado* a esta popula*ão (p. 68). </line>
<line> O* estereótipos s*cialm**te construídos estão pres**te* no disc*rs* da míd*a que </line>
<line> produz novos dis*ursos, estes tanto podem *ust*ntar, *omo que*tionar os estereótipos. </line>
<line> T*da*i*, a *esquisa mostra que o próprio meio mi*iáti*o, * jornal, n*o tra* uma única </line>
</par>
<par>
<line> maneira de *alar e </line>
<line> r*presentar a populaçã* </line>
<line> e* si**ação de r*a. Aparecem fo*mas </line>
</par>
<par>
<line> contraditór**s que coexistem, me**o *ue em alguns momentos uma seja mais vis*vel do que a </line>
<line> *utra. </line>
<line> A opção pe*a versão online *o j*rnal foi al*o que fac*litou * process* d* *ons*rução </line>
</par>
<par>
<line> do trabalho, *orq*e tornou a busca **is rápida e abrangente. Sem *esm***cer </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> *s*ecificidades do jo*nal im*resso, *s notícias em formato digital são difundidas mais </line>
<line> rapidamente, princi**lmente no que diz r*s*eito às red*s sociais. Todav*a, o *pro*un*amento </line>
</par>
<par>
<line> dest* questão f*ge ao tema *entral des*e art*go, </line>
<line> não sendo pos*ível sua abordagem no </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n.*1, a*t. 12, *. 226-243, mar./abr. 201* </line>
<line> www*.*san*t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Repr*sentações Soci*is E Po*ulação Em Situação De Ru*: * Visi*ilida*e Constru*da Pe*a Mídia </line>
<line> *41 </line>
</par>
<par>
<line> momento. Isto pode ser**r </line>
<line> como *m novo questionamen*o, vindo *esta *roduçã*, para </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas posteriores. Igua*mente, estudos de campo *cer*a das *S relacion*das à p*pulação </line>
<line> em situação d* rua, podem esclar**er u** *érie de outros detalhes que não conse*uimos falar </line>
<line> aq*i. </line>
<line> A intençã* aqui *oi evitar julgamen*os tanto *m relação a*s *uje*tos e* situação de </line>
<line> rua, co*o e* relaç*o ao jornal estudado, a*nda que *steja *re*ente a *ão neutralidad* d* </line>
<line> pesqu*sador di*nte do *bjeto de estud*. A escolh* *o te*a veio da nossas exper*ências e não é </line>
<line> de s* estranha* *té me*mo que, e* *lgu*s mo*entos, a int**ção de n*o fazer j**gamen*os não </line>
<line> **nha sido p*ssível. Esta é *ambém uma *ific**dade e um tre*n* p*ra o p*squ*sador. </line>
<line> A população e* situação de rua te* sido estigmati*ada e violentada socialmente de </line>
</par>
<par>
<line> diferentes *a*eiras. As reportagens p*b*icadas pelos jornais refletem esta r*alid*d* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ref*r*a* ce*ta* vi*ões estereotipadas d* s*je*to em *ituação </line>
<line> de rua, </line>
<line> estando, entre elas, as </line>
</par>
<par>
<line> im*ge*s de fragilidade, medo perigo, sujo, m*l vestid** e adoecidas. R**per com est*s </line>
</par>
<par>
<line> *oncepç*es é </line>
<line> necess*rio * urgente; den*nciá-las * um co**romisso ét*co-pol*tico da </line>
</par>
<par>
<line> P*icol*gi*, a nos*o ver, *ara potenc*alizar s**eitos *e direitos, a*nda qu* a*iliados à rua. </line>
<line> É, por fi*, an*mador p*rcebe* que, ainda de m*n*ira tímida, outra **sã* a*erca do </line>
</par>
<par>
<line> *em* </line>
<line> t*m se </line>
<line> insi*uado nas publicações, *enotando a exis**n*ia d* *m* lut* por </line>
</par>
<par>
<line> re*onheci**nto e respeito, de uma pre*são social qu* at*a no sentido de garantir ao *ovo da </line>
<line> rua * di*nidade de se* de*ida*ente as*istid* e ter seus direitos ga*ant*do. </line>
<line> R*FERÊNC*AS </line>
<line> AL*XANDRE,M. O. p*pel d* *ídia n* difusã* das re*rese*t*ções soci*is. *omum, 6 (1*): </line>
<line> p. 111-12*, 2001. </line>
<line> ALVES-MAZZOTI, A. J. Representaçõ*s *os **u*adore* sociai* sobre os "M*ninos de Rua". </line>
<line> R. bras. Est. pedag., 77 (187): 497-52*, 1996. </line>
<line> BARDIN,*. A*á*ise *e Conteúd*. Traduçã* *e Luís Antero Reto e Augusto Pin*eiro. </line>
<line> Lisb*a - P*rtugal: Ed*ções 70; 1977. </line>
<line> COSTA,*. P. M. *o*ul*ção em situa*ão ** r*a:contextualiz*ção e cara*terizaçã*. Revista </line>
<line> Virtual Te*t*s & Contex**s,4 (V*): 1-15, 200*. </line>
<line> GÓIS, C. *. L.S*ú** Comu*itária: pensar e fazer. São **ulo: *ucitec; 2008. </line>
<line> JODELET, *. L*sr * presenta*iones soci*l*s del medio ambiente. Cole*cion Mo*ografías </line>
<line> Psico/Socio/Ambientals,9: *9-44, 19*9. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, *r*. 12, p. *26-243, mar./abr. 20*6 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. *. Olivei**, M. Z. S. Feitosa </line>
<line> *42 </line>
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<line> M. Z. S. Feito*a </line>
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<line> 2) *nálise e inter**etação do* dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) elaboração do rascunho o* na revisão crítica do conteúdo. </line>
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<line> X </line>
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