Motivação em Voluntariado Empresarial: Aplicação e Validação Semântica do Modelo Vie de Victor Vroom em uma Instituição Financeira do Recife-PE / Motivation in the Corporate Volunteer: The Case of Program Junior Achievement in the Financial Institution

Maria Rosineide Vieira de Souza, Maria Auxiliadora Diniz de Sá

Resumo


O desejo de melhorar a comunidade, promover uma causa ou auxiliar pessoas a quem sequer se conhece, pode ser considerado uns dos motivos que levam as pessoas a trabalhar como voluntárias ligadas ou não a uma organização. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi verificar, à luz da Teoria da Expectância de Vroom, a motivação de funcionários de uma instituição financeira em Recife–PE, para participar do Programa de Voluntariado Empresarial Junior Achievement. Utilizando-se a abordagem qualitativa e quantitativa, por meio de um estudo de caso descritivo, buscou-se conhecer a opinião de funcionários participantes e não participantes desse Programa, cujos resultados foram analisados pela estatística descritiva e pela análise de conteúdo. Pode-se constatar que os funcionários participantes desse Programa esperam ser recompensados (Expectância), prioritariamente, pelo desenvolvimento de novas competências. Quanto aos não participantes, constata-se que eles veem como importantes (Valência) os aspectos referentes à capacitação profissional e a possibilidade (Instrumentalidade) de aprender coisas novas.

 

Palavras-chave: Responsabilidade Social. Voluntariado Empresarial. Teoria da Expectância.

 

ABSTRACT

 

The desire to improve the community, promote a cause or help people who do not even know each other, can be considered some of the reasons why people work as volunteers, connected or not to an organization. In this sense, the objective of this study was to assess, in light of Expectancy Theory Vroom, the motivation of employees of financial institution in Recife-PE, to participate in the Corporate Volunteer Program of Junior Achievement. Using a qualitative and quantitative approach, through a descriptive case study, this search was realized to knouw the views of employees participants in this program and non-participants, the results were analyzed by descriptive statistics and content analysis. From the analysis of the data can be verified that the employees participating in this Program expect to be rewarded (Expectancy) primarily by developing new skills. As for not participating, it appears, on the one hand, they see as important (Valencia) aspects relating to job training and would have the possibility (Instrumentality) to learn new things.

 

Keywords: Social Responsibility. Corporate Volunteering. Expectancy Theory.

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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.3.1

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