<document>
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<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 1, *. 03-27, mai./jun. 2016
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.3.1
</line>
</par><par>
<line>
Motivação em Voluntariado Emp*esaria*: Aplicação e Validação Semântic* d* Modelo Vi* de
</line>
<line>
*ictor **oom em uma Inst**uição Finan*eira do Reci*e-PE
</line>
<line>
M*t*vation in *he Corporate **lunt*er:
</line>
<line>
The Cas* of P*ogram *u*ior Ach*evement in the Finan*ia* Institution in ***ife-PE
</line>
</par><par>
<line>
Mar*a Rosineide Vie*ra de Souz*
</line>
<line>
Mestre em Ge*tão Empresarial *el* Faculdade Boa V*agem
</line>
<line>
Emai*: ro*evieira**@hotmai*.co*
</line>
<line>
Maria Auxil*a**ra Diniz *e Sá
</line>
<line>
Doutora em Ad*i*istração *ela Univers*té de Rouen - França
</line>
<line>
*rof*ssora de Gest*o Em*re*aria* na Faculd*de *o* Viagem
</line>
<line>
Em*il: m*a@fbv.edu.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Endereço: *P*E - Facul*ade Boa **agem - R*a Jean
</line>
<line>
Avaliado pelo s*stema **iple Review: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
*mileFav*e, 422 - Imbiribeira - 51200-0*0 - Reci*e -
</line>
<line>
*elo Edito*-Chefe; e b) D*ubl* B*ind *eview
</line>
</par><par>
</page><line>
Pernam*uco
</line>
<line>
(avaliação cega po* dois aval*ado*e* da áre*).
</line>
<line>
Revisão: Gramatical, *ormativa e *e F**mataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. V. So*za, M. A. D. *á
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
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<line>
O desejo de melho*ar a *omunidade, prom*ver uma causa ou a*x**ia* pessoas a *uem sequer
</line>
</par><par>
<line>
s* con*ece, pode ser *onsiderad* uns dos motivos que levam as p*ss*as *rabalhar a
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
voluntárias *igada* ou n*o a uma organização. Neste s*ntido, o obj*tiv*
</line>
<line>
deste est*do foi
</line>
</par><par>
<line>
verificar, luz da Teoria *a Expectâ**ia de Vroom, a motivação de func*o**ri*s de à
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
**sti*ui*ã*
</line>
<line>
*inanceir*
</line>
<line>
em Rec*fe-PE, par* participar *o *rogram* de Voluntariado
</line>
</par><par>
<line>
Empresa*i*l *unior Achie*ement. Utilizan*o-** a
</line>
<line>
*b**dagem qualit*tiva e quantitati*a, p*r
</line>
</par><par>
<line>
mei* de um est*do de caso *escrit*vo, buscou-se
</line>
<line>
conhecer a opinião de func**nários
</line>
</par><par>
<line>
partici*antes e não
</line>
<line>
participante* d*sse Prog*ama, cujos *e*u*tados foram analisados pela
</line>
</par><par>
<line>
e*tatísti*a *escritiva e pela aná*ise de c*n*eúdo. Pode-se constatar qu*
</line>
<line>
os f*ncionário*
</line>
</par><par>
<line>
pa*ticipante* desse Prog*ama esp*r*m s** rec*m*e**ados (Ex*ect*n**a), pr*ori*a*iame*te,
</line>
<line>
pe*o desenvol*i**nto de n*vas co*petênc**s. *uanto aos n*o participantes, constat*-se que
</line>
</par><par>
<line>
eles vêem como importantes (V*lência) os
</line>
<line>
aspectos referen*es à capacitação profissional e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ossib*lidade (Instrumental*dade) de ap*end*r cois*s *ovas.
</line>
<line>
*alavras-chave: Respons**ili*ade Social. *oluntariado *mpresarial. Teoria da Expectância.
</line>
<line>
ABS**ACT
</line>
<line>
The desire to i*prove the community, *romot* a cause or help peo*le who do not even know
</line>
<line>
each oth*r, can be *ons*dered some of the reaso*s why pe*ple work as *olunteers, *onne*ted
</line>
</par><par>
<line>
o* not to *n organization. In this *ense, the objective *f t*is study was t*
</line>
<line>
assess, in light
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
Ex*ectancy The*ry Vroom, the mo*ivation of emp*oyees of financial **stitution in *ecife-PE,
</line>
<line>
to pa*ticipate in the Corpo*a*e Volu*t*er Program of Junior A*hievemen*. Using a qualitati*e
</line>
<line>
an* q**ntitative appr*ach, th*ough a des*riptiv* case study, this search *as *e*liz*d to knouw
</line>
</par><par>
<line>
*he views of emplo*ee*
</line>
<line>
part*cipants in t*is *rogr*m and
</line>
<line>
non-*ar*icipants, the re**lts were
</line>
</par><par>
<line>
**alyzed by desc*i*tive stati*tic* an* *ontent analysis. *r*m the analysis of the data *an
</line>
<line>
be
</line>
</par><par>
<line>
verifi*d that the emp*oyees pa*ticipatin* in *his *rogra* expect to be r*warde* (Expectancy)
</line>
<line>
primar*ly by *ev*lop*ng new skill*. As for n*t par*i*ipating, it a*p*ar*, o* the o*e hand, the*
</line>
<line>
see as imp*rtant (V*lencia) as*ects relating to job tr*ining and w*uld have *he possibility
</line>
<line>
(Instru**ntality) to l*arn new t*ings.
</line>
<line>
Keywords: Social Responsibili*y. Corporat* Volun**er*ng. Expectancy *heory.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. *SA, Ter*sina, v. 13, *. 3, art. 1, p. 03-27, mai./ju*. 2016
</line>
<line>
*w*4.fsane*.c*m.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M*t*vação em Voluntariado Empresar*al
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇ**
</line>
</par><par>
<line>
Uma das questões *ue tem merec*do a*enção, **s *ltimos ano* refere-se *os aspectos
</line>
<line>
éti*os * morais das condutas organ*zac*onais; q*estões essa* que são vis**s como e*tratégi*as
</line>
</par><par>
<line>
e qu*,
</line>
<line>
por isto mesmo,
</line>
<line>
podem ajudar não *oment*
</line>
<line>
*s empresas a *e sobr*s***r*m *m um
</line>
</par><par>
<line>
m*r*ado co*petitivo, ma* tam*ém **ntribuir c*m ganhos
</line>
<line>
para a comunidade e par*
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*un*ionários (GOLDBERG, 2001).
</line>
</par><par>
<line>
A evo*ução dessa c*mpreensão levou ao su*g*me*to d* que se conh*ce *tua*m**te
</line>
</par><par>
<line>
como Respon*a*ilidade Social Corp*rativa. Embora
</line>
<line>
ainda *xi*t* muita c*nfu*ão sobre e**e
</line>
</par><par>
<line>
c*n*eito, perma*e*e uma mesma linha d* com*****são ent*e teóricos e práticos: d* um lado,
</line>
</par><par>
<line>
está o social, com o objetivo de
</line>
<line>
r**uzir
</line>
<line>
probl**a* que afe*am a comu*id*de, p*o**ver
</line>
</par><par>
<line>
me*h*rias na **alidade de *ida e ajudar a constru*r uma socie**de *a*s sa*dável; de
</line>
<line>
outro,
</line>
</par><par>
<line>
est* o negócio, *om a c*nvicção de q** é necessári* fazer perpe*uar as ativ*dad*s d* e*pr*sa
</line>
<line>
(FEDATO, 2005).
</line>
</par><par>
<line>
A **t*vação dos func*o**rios em *arti*ipa* de
</line>
<line>
prog*amas ** v*luntariad*
</line>
</par><par>
<line>
*mpres**ial, de acordo Verma e *ckersi* (19*7), pode est*r
</line>
<line>
ligada a fator*s situacio*ais,
</line>
</par><par>
<line>
como, por *x*mp*o, qu*ndo é per*ebid* pelos colabo**d**es um re*l envolvimento de *ua
</line>
<line>
lid*ran*a direta.
</line>
<line>
Se*undo a *e*ri* *a Exp*ctância de Victor Vro*m, o q*e motiva uma pe*s*a a t*mar
</line>
<line>
u** decisão é u* produ** das t**s variáv*i*: da *s*imativa da probabil*dade de que o esfo**o
</line>
<line>
*esul*ar* num *es*mpenho bem s*ce*id* (Expec*ânc**), *a estima*iva de que o *ese*penho
</line>
<line>
será um meio para se chegar à recompensa (I*stru*entalidade) e do quanto uma pe*soa deseja
</line>
<line>
a recompen*a (Valência). Essa teori* prediz q*e as pessoas irão e*co**er a alt*r*ativa
</line>
<line>
(*oluntá*io ou não) *ue *r*m*va a m*ior forç* mot*v*cion*l, ou seja, o mais al*o valor
</line>
<line>
atingi*o, qua**o Exp**t*nci*, *nstrum*n*alidad* e Valência forem, *at*mat*ca*ente,
</line>
<line>
*om*inadas (REGIS, 2000; MADRUGA; OLIVE*RA; R**I*, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
Em uma tent*t*va de cont**buir para a discu*são e, conseq*entemente para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ngajam*nt*, p*la mo*ivação, *a m*i*r quant*dade possível de f*ncioná**os no Pr**rama *e
</line>
</par><par>
<line>
Voluntar*a*o Empres*rial Junio* Achievem*nt, *ptou-se, co*o embasa*ento *e*r*co,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mode*o
</line>
<line>
de Vroom (1*64). Tr*ta-se de um dos modelos clássic*s mais larga*en*e ac*ito*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
testado* (REGIS, *000; M*TCHELL, 1974; GILES, 1977; ARNOLD, 1981; *L*EN,
</line>
<line>
LUCERO; VAN *ORMAN, 1997), em que *e disc**e a re*ação existente *ntr* as var**veis
</line>
<line>
do modelo VIE (*alê*cia, Ins**umentalida*e e Expectâ*cia).
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*s*na, v. 13, n. 3, art. *, p. 03-*7, **i./jun. 201* www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. V. *ouza, *. A. D. *á
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
E*ta investiga*ão é ** est*do de caso que
</line>
<line>
bu*ca cont*ibui* com a a*l**abilidade do
</line>
</par><par>
<line>
modelo multiplicativo
</line>
<line>
de Vic*or H. Vroom, *a Teoria *a Exp*ctância p*r* a an*lise da
</line>
</par><par>
<line>
mo*ivação *as *esso**
</line>
<line>
par* participar*m de a*õe* *e volu*t*riado emp*es*rial. Além disso,
</line>
</par><par>
<line>
busca validar semanticament* *m *uestioná*i* para *edir a motivação e q*e já foi empre*ado
</line>
<line>
e* v*rio* *u*ros ambientes o**an*zacionai* (*R*TO; *E*IS; MORAE*, 201*).
</line>
<line>
D*sta *orma, * questio*ário u*ilizado por Regis (200*) para a aplicaç*o do mode*o da
</line>
<line>
expectân*ia foi aqu* revisto * confro**ado com as categ*ria* levantada*, a partir de um est*do
</line>
<line>
qualitat*vo na p**spectiva da motivação para o voluntariado empresaria*. *ssim, *s re*ult*dos
</line>
</par><par>
<line>
poderão ser utilizados p*ra map*ar
</line>
<line>
as categorias do pensamento e
</line>
<line>
del*nea* di*ens*es m*is
</line>
</par><par>
<line>
aprop*iadas que contem**em os ***ns do qu*stionário do* *ut*res citados.
</line>
<line>
*a análise de *egis e Calado (20*1) apenas duas di*ensões mai*res d* motivação
</line>
<line>
for*m analisa*as. E*as reuniam a* motivaçõe* do tipo intríns*cas ao in*iví*uo e as
</line>
<line>
motivações ex*rínsec*s. A **op*sta des*e e*tudo é amplia* est*s dimensões e contr**uir com
</line>
<line>
as futuras an*li*es fatoriais que venham * ser re*lizadas *om * intuito de mel*or*r a validade
</line>
<line>
deste instrumento.
</line>
</par><par>
<line>
N*ste se*tid*, e*te tr**alho v*s* co*preender, à l** da Teoria da Expectân*ia
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Vroom, a percepção do* f*ncionários de uma ins**t*i*ão financ**ra em R*cife-PE, quanto *s
</line>
</par><par>
<line>
c*tegoria*
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
compõe* a mot*vação para participação no Programa de a
</line>
<line>
Voluntariado
</line>
</par><par>
<line>
*mp*esar*al Jun*o* Achieve*en*.
</line>
</par><par>
<line>
2. REFERENCIAL TEÓ*ICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 R**ponsabilidade s*c*al emp*esarial
</line>
</par><par>
<line>
Muit*s são as evi*ência* do carát*r estratégico que * Res*o*sa*ilidade
</line>
<line>
Soc*a*
</line>
</par><par>
<line>
Corpora*iva vem mostrando no m*ndo dos negócios: a
</line>
<line>
cresc*nt* imp*rt*ncia confe*ida pela
</line>
</par><par>
<line>
m*dia, o *umento dos espaços de
</line>
<line>
*isc*ssão e geração de co*he*imento so*re *la, além
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
crescimento de r*curso* financeiro e materiais investido* em ações socia*s (*IS*HER, 2001).
</line>
<line>
No entan*o, s* esse tema * tr*tado como um as*ecto **t**tégico pelas organizações *
</line>
<line>
natural que tod*s os seus integrantes devam est*r e*volvido*, tanto nas decisões como nas
</line>
<line>
açõe*, indepe*den*emente ** sua* formaçõ*s * de suas *os*çõe* na hierarq*ia. Evid*n*em*nte
</line>
<line>
*ue este engajame*to deve ser espo*tâneo, natural e, tenha orig*m *a mo*ivação *e ca*a um.
</line>
</par><par>
<line>
A *sse tipo
</line>
<line>
*e compro*i*so ou contrato
</line>
<line>
psicológico, dá-se
</line>
<line>
* no* e *e
</line>
<line>
Vo*untariado
</line>
</par><par>
<line>
Empr*sarial.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*e*in*, v. 13, *. 3, ar*. *, p. 0*-27, mai./jun. *016
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Motivação em Volun**riado Emp*esarial
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
Segu*do G***berg (200*), o V*luntariado Empres*rial é u* conjunto d*
</line>
<line>
açõ*s
</line>
</par><par>
<line>
re*li*adas po*
</line>
<line>
empr*sas para incentiv*r e apoiar o envolvim*nto dos *eus fu*cionários em
</line>
</par><par>
<line>
ativida*es voluntárias na comunidad*. Para
</line>
<line>
essa *utora, ainda, como e*se tema é uma
</line>
</par><par>
<line>
e*ten*ão d* Res*onsabilid**e Social Corpo*ativa, por isto mesmo, pod* ser consid**ado,
</line>
</par><par>
<line>
*ambém, um* rota estra*ég*ca, visa*do ganh*s para a empresa, para * comunidade par* e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
fu*c**ná*ios.
</line>
</par><par>
<line>
*o âmb**o dos negócios, o v*lun**riado empresarial auxilia o desenvo*vimento de
</line>
<line>
habilid*des pessoai* e profissi*nais: promove * l*aldade e a *atis**ção co* o *rabal*o, ajuda a
</line>
<line>
atrair e reter f*n*i****ios q*alificados, além de *ontrib*ir *ara que a empresa pr*mova * s*a
</line>
<line>
marca ou melhore a reput*çã* de seus p*od**os (G*LDBERG, 2001).
</line>
<line>
Corullon e M*deir*s (*002) sugerem que os fun*ionár*os vo*untários sã* m*is
</line>
<line>
**odut*vos * se sentem estimulados por trabalhar e* uma e*presa na qual * possí*el realizar
</line>
<line>
aç**s s*ciais. Citam ta*bém a satisfaçã* de uma necessidade de relac*onam**to interpessoal
</line>
<line>
e de integra*ã* do t*abalh* com as expectativas de r*alização; * geração de uma ener**a que
</line>
</par><par>
<line>
influ*ncia as demais dimensões
</line>
<line>
da vida,
</line>
<line>
melh*rando as relações
</line>
<line>
com fami*iares, colegas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
cliente* ainda, as chances de mel*orar a* competência* p*s***is e *rof*ssionai* por meio e,
</line>
<line>
das ofertas de capacitação constantes *o p*ograma e da vivência de *it*ações reais.
</line>
<line>
2.2 Motivação nas **ganiza****
</line>
<line>
C*nform* R*gis (*000), a utiliza**o prática *e novos *odelos *er*nciais, assim c*mo
</line>
<line>
as mudanças e adaptaç*es que *le* sofrem ante as ne*essidad*s *e cada *ação, tem sido te*a
</line>
<line>
de debates nos mais diversos países. *esta *orma, *s nova* prá*icas gerenc*ais cont*mp*am
</line>
</par><par>
<line>
um pluralismo org*nizacional sob bases pós-*uro**áticas
</line>
<line>
vinc*lad*s aos *ad*õ*s *ist*r*cos
</line>
</par><par>
<line>
(instituc*onais e cultu**is) de c*da p**s.
</line>
</par><par>
<line>
Esse autor *inda dest*ca que as princi*ais ten*ência* de modificação do padrão
</line>
</par><par>
<line>
bu*o**ático web*riano
</line>
<line>
*stão em t*rno d* m*delo gerencial. Tais tendênc*as,
</line>
<line>
*** também
</line>
</par><par>
<line>
ocorrem no Br*sil, se destacam pela *u*onomia d*s organ*zaçõe* n** go*ernamen*ais e pe*as
</line>
</par><par>
<line>
parcerias *om o s***r
</line>
<line>
priva*o. Além disso, estas p*rcerias
</line>
<line>
*uscam fortalec*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
res*o**abilidade sócio-*mbien*a* da iniciativa p*ivada, m*strar nov*s mecanismos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
av*liação de desempenho indiv*dual e de resultados organi*acionais basea*os em in*icador*s
</line>
</par><par>
</page><line>
nã* apenas de prod*tivi*a*e, mas de q*alidade de vida, de res*e*to soci*dade * ao *eio à
</line>
<line>
ambiente.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, *rt. 1, p. 0*-27, mai./ju*. 20*6 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. V. S*uza, M. *. D. *á
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
Vroom *esenv*lve* o modelo multiplicati*o *IE: "*alência x *nstr*menta*idade x
</line>
</par><par>
<line>
expectância". Este *od*lo pretendi* p*ediz*r escol*as *ntr*
</line>
<line>
empregos, tarefas e *íveis
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
esforço q*e produzem os m*is altos benefíc*os percebidos. *a *ua visão, o que mo*iva uma
</line>
<line>
pess*a a t*mar uma dec*são é ** produto destas três vari*veis: a esti*ativa ** prob*bilidade
</line>
<line>
de qu* o esforço resu*tará num desempenho bem-sucedido (*xpectância), a es*imativa de que
</line>
</par><par>
<line>
aquele desempenho será um meio **ra s* *hegar recompensa (inst*um**tali*ade) e do à
</line>
<line>
quanto uma pessoa deseja a recompensa (valência).
</line>
<line>
Após esta ex*la*a*ão d* teoria da expe*t*ncia, faz-s* nec*ssária uma melhor
</line>
<line>
compreensão de*te modelo aplicado a um progra*a de vo*u*t*riado. Com e*te *ntuito, a seção
</line>
<line>
segu*nte apresen** o modelo *a *xpectânci* apli**do aos programas par*i*ipativos.
</line>
</par><par>
<line>
No
</line>
<line>
que diz respe*to à *otivação, publicações rec*ntes *êm dado *elevân*ia a
</line>
<line>
esta
</line>
</par><par>
<line>
teoria como forma de explicar porque muitos trabalhadores n*o estão motivados e* seus
</line>
<line>
am*ie*tes de *r**al*o e m*ramente executam o mínimo necess*rio (R*GIS; FALK; DI*S,
</line>
<line>
20*7; B*I*O; REGIS; MORAES, 2010).
</line>
<line>
2.3 O model* da e*p*ct*ncia **li*ado aos progr*mas p**ticipa*ivos
</line>
</par><par>
<line>
A pa*ti* da abo*dagem
</line>
<line>
da teoria da expe*t**cia, pode-se
</line>
<line>
estud*r a m*tivação pa*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
envolvimento em um pro*ra*a p*rticipativo como o Pro*rama de Vo*untariado *mpresarial
</line>
</par><par>
<line>
Junior Achievemen*. Nest*
</line>
<line>
aspec*o, o f*co do estudo e**á sobre c*nce*ção que as pess*as a
</line>
</par><par>
<line>
têm
</line>
<line>
sobre as *ariáveis que *nvolve* a motiva**o, a fim de p*rticiparem de uma at*vida*e
</line>
</par><par>
<line>
v*l*ntár*a. N*sta abordagem, emp*egada p** Régi* (2000) e t**ada como modelo *ar*
</line>
<line>
est*
</line>
</par><par>
<line>
es*udo, a *oti*açã* para part*cip*r de um program* de v*luntariado po*e s*r vista como uma
</line>
<line>
*unção de t*ês fatores: a p*o*abilidade per*ebida pelo indivíd*o de qu* ele é capaz de se
</line>
<line>
*ngajar no programa, c**o decid* fazê-** (expectânc*a); a pr*bab*lidad* também per*ebi*a de
</line>
<line>
*ue o engajamento sej* u* mei*, ou i**trum*nt*, que *eva a certa* rec*mpens** assoc*adas à
</line>
</par><par>
<line>
parti*ipaçã* (inst*u**ntalidades) e, fin***ente, * valor que
</line>
<line>
**tas recomp*nsas têm para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
indi*íduo c*m
</line>
<line>
b*s* nos seu* o**etivos pe*soais (val*ncias). A Teo*ia da Expectância prediz
</line>
</par><par>
<line>
que *s pess*as irão es**lher a *lt*rnativa (voluntári* ou nã*-volu*tário) que pro*ov* a maior
</line>
<line>
força moti*acional, isto é, o ma** alto valor atingid*, quando e*pectâ*cia, instr*mentalidades
</line>
<line>
e *alências forem **tematicament* comb*n**as.
</line>
<line>
B*i*o, **gis * Mor*** (2010) validaram 2* recompensas, com base na* *ecompensas
</line>
</par><par>
<line>
usa*as por Regis (2*00) para
</line>
<line>
o m*delo de *room, a serem *mpregadas no
</line>
<line>
ambiente
</line>
</par><par>
</page><line>
or*anizacional ** setor de geração e dist*ibuição de energia elétr*ca. E**s estão *presentadas
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 13, n. 3, art. 1, p. 03-2*, mai./jun. 2016 www*.fsa*et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Motiva*ã* *m Voluntari*do Empresarial
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
abai*o. Estas recompensas são usadas no questionário p*r* medir a Valênci* (o desejo por
</line>
<line>
c**a *ma *elas) * * Instrumentalidade (o *ua*to o engajamento contribu* para *lcançá-las). J*
</line>
<line>
a Expec*â*cia é medida com quatro questõ*s d*stintas, rela*io*a*as à auto-c*mpetência pa** o
</line>
<line>
enga**m*nto.
</line>
<line>
1. Oportun*dade de beneficiar a soci*d*de.
</line>
<line>
2. *portu**dade de desenvolvimento profi*sio*al.
</line>
<line>
3. Se*time*tos fo**e* de satisfação com o trabalho e seus res*l*ados.
</line>
<line>
4. Opo*tunid*d* de apren*e* coisas no*as.
</line>
<line>
5. Oportun*dade de ex*rcer lide*ança formal ou inform*l.
</line>
<line>
6. V****dade nas *tividades do *rab*lh*.
</line>
<line>
7. Desenvolvimento da* ativi**des na forma de times de traba*ho.
</line>
<line>
8. Reconhecimento espe**al por p*rte dos **i*n*es internos o* externo*.
</line>
<line>
9.Maio* o*or*u*idade de **escimento como *es*oa.
</line>
<line>
10.Opo*tunidade de sentir que faz al*o im*ortan*e.
</line>
<line>
*1.U*ilização e desen*o*vimento de *ovas habilid**es.
</line>
<line>
12.Op*rtunida** *e contribuir (*u**lia*) *as d*cisões importan*es.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
19.Oportun*dade de **ntr*b*ir para a maio* com*et*tividade da organi**ção diante da
</line>
<line>
conc*rrência.
</line>
</par><par>
<line>
20.Oport*nidade
</line>
<line>
de tra*alhar d* ma*eira mais pr*xima (*star mais próxim*) ao *erente
</line>
</par><par>
<line>
imediato.
</line>
</par><par>
</page><line>
21.Descontr*le da pr*gramação diária do trabalho devido às ativid*de* no *rocesso de gestão
</line>
<line>
(negativa).
</line>
<line>
22. Oportunidad* de melhora* a remun**ação.
</line>
<line>
23.Sentimentos forte* de *rgulho e auto-e*t*ma (su* pe*cepção a r*speito *o seu próprio
</line>
<line>
*a*or).
</line>
<line>
Rev. FSA, **resi*a, v. 13, n. 3, art. *, p. 03-27, mai./j*n. *016 ww*4.fs*net.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. V. Souza, M. *. D. Sá
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
Quest*es d* Expectância:
</line>
</par><par>
<line>
1. Qual a probabilidade de vo*ê se *entir pressionado pelos seus gerentes a ter *ue partic*p*r
</line>
<line>
do Prog*a*a de Volu*tariado?
</line>
<line>
2. Voc* participo* *e algum t*p* de tr*inamento rel*tivo aos proc*dimento* de voluntariado?
</line>
</par><par>
<line>
3. Qual a
</line>
<line>
pro*abilidade
</line>
<line>
de você *ode* se *nvolver com o Progra*a de Vol*nt*ri*do, *aso
</line>
</par><par>
<line>
queira ou venha a querer p*r*ic*par?
</line>
<line>
4. Se v*cê não está participan*o do *rog*a*a de voluntar*ad*, você gos*aria de ** envolve*
</line>
<line>
e* alguma ativ*dade deste programa, c**o haja uma op*rtunidade?
</line>
<line>
Na p*imeir* val*dação, executada por Régis (*0*0), fora* rea*izados painéi* de
</line>
</par><par>
<line>
d*bates, envolv*ndo se** esp*c***ista*
</line>
<line>
em r*c*rsos *umanos e gestores, *om o ob*etivo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
validação semântica e operacional *essa *sc*la. Ela também fo* valida*a poste*ior*en*e, por
</line>
</par><par>
<line>
meio de análise *atori*l, para confirmação
</line>
<line>
das recompensas int*ínsecas e extrínsecas. Com
</line>
</par><par>
<line>
rela*ão à c**fiabilidade, o Alfa de Cronbach *tingiu os valores de 0,920 e 0,936 para valência
</line>
<line>
e inst*umentalidade, *espec*iva*ente (**IT*; REG**; MORAES, 2*10). Esta va*idação
</line>
</par><par>
<line>
pos s i bi l i t ou
</line>
<line>
uma redução da escala: das 27 recompe*sas inicialm**te ut*lizadas por Ré*is
</line>
</par><par>
<line>
(2000) 5 foram retiradas e 11 sofr*ram al**rações
</line>
<line>
de r*daçã* para a**quaç*o à cultura das
</line>
</par><par>
<line>
empr*sas privadas. *dicionalmente, houve o acrésc***
</line>
<line>
de
</line>
<line>
1 recompe**a, relativa
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
oportunidade *e *elhor*a da remu*er*ção. Vale lembrar que não *á medida de confiabilidade
</line>
<line>
para a *xpectânc*a, con**derando ser est* medida por uma única questão.
</line>
<line>
O pa*nel possib*litou a montagem de *ma escala com 23 *ec**pensas, que pod*riam
</line>
</par><par>
<line>
ser alcançadas c*mo con*equê*cia do *nvolvimento em um progr*m* voluntário
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
organi*ação. A recompensa que trata da *el*oria
</line>
<line>
da remu*eração (*2) não foi usada neste
</line>
</par><par>
<line>
*st**o, uma vez q*e a *articipaç*o no Pr*grama Junior Achievement *ã* es*á
</line>
<line>
vinc*la*a
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
melhoria *ireta na remunera**o, ap*s*r de poder i*flu*nciar indir*tamente através de um*
</line>
<line>
pro*oção.
</line>
<line>
3 METODO*OGIA
</line>
</par><par>
<line>
E*t* pesquisa caracteriz*-se c*mo um Estudo de Caso. Apesar de m*delo
</line>
<line>
*e V*oom
</line>
</par><par>
<line>
ser e*sencialmen*e quantitativ*, o n*sso *nteresse f*i v*l*dar s*manticamente
</line>
<line>
os
</line>
<line>
itens
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
que*ti*nár*o atr*v*s de uma *bordagem qu*litativa. *esta for*a, * diagnósti** da motivação
</line>
</par><par>
<line>
f*i através de uma eta*a
</line>
<line>
quantita*iva, * * validação semântica atr*vés de um* *tapa
</line>
</par><par>
<line>
qual*t*ti*a. Os
</line>
<line>
dad*s *ora* conseguidos in*estigando-se
</line>
<line>
117 funcionários, lotado* nas
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. *, **t. 1, p. *3-27, m*i./jun. 2016
</line>
<line>
www4.f*a*et.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Motivação em Voluntariado Empr*s*rial
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
agências que compõe* o complexo d*s Agê*cia*, na cidade do Recife-PE, ocu*ando o* mais
</line>
<line>
*ariados *argos, *ue vão desd* AA (a**iste*te de at*n*im*n*o), AE (as*iste*te de *mpresas),
</line>
</par><par>
<line>
gerente de con**s, gere*t* de
</line>
<line>
atendimen*o e geren*e
</line>
<line>
geral. Por m*io de quest*onário
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
questões abert*s foram *ntr*vistado* os 13 p*rt*cipantes *o Programa de Vo*untariado Junior
</line>
<line>
Ach*evem*nt. Por m*io de questões f*chadas (modelo VIE) e abert*s (valid**ão se*ânt*ca)
</line>
<line>
foram interro**dos os 104 não participantes de*se pro*r*ma de voluntariado. Isto
</line>
</par><par>
<line>
**ssibilitou a *omparação entre as pessoas
</line>
<line>
que já estavam p*rticipand* *omo voluntári*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**uelas
</line>
<line>
que ainda
</line>
<line>
n*o estavam. Cons*d*ra*os ** re*ulta*os m*is r*levant*s aqu**es
</line>
</par><par>
<line>
relaci*n*do* à motivação do* qu* ain*a não estavam *ngajados, uma vez que eles *ão capazes
</line>
<line>
d* somar *sforços aos *u* já se en*ontram participa*d* do programa.
</line>
</par><par>
<line>
Nas entr*v*stas co* os engaja*os, por se t*atar ** uma
</line>
<line>
*bo*dag*m **alitativa, os
</line>
</par><par>
<line>
dado* foram examinados *tilizando-se *
</line>
<line>
anális* de conteúd* (*ARDIN, 2008) para as
</line>
</par><par>
<line>
questõe* aber*as. Pa*a o dia*nóst*co da motivação com * a*licação do
</line>
<line>
qu**tionário a*s n*o
</line>
</par><par>
<line>
participan*es, a*r*vés ** quest*es fechadas do modelo de VIE, foi r*alizado um le*antam*n*o
</line>
<line>
*e frequências.
</line>
<line>
D*sta **rm*, além do diagnóstico da motivaçã* para o Programa, b*scou-se validar **
</line>
<line>
forma *emântica o q*es*ionário aplic*do po* Regis (2*00), pela confirma*ão *e categorias j*
</line>
</par><par>
<line>
exis**nte* e na tent*tiva de en*ontr** nov*s categorias de *ensamento par* * motivação
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
trabalhadores de instituiç*es fin*nc*iras.
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Análise d*s da*os
</line>
</par><par>
<line>
Inicialm*nte são apre*entadas as catego*ias de pe*samen*o l**antadas
</line>
<line>
pelas
</line>
</par><par>
<line>
en*re**stas *om os particip**tes
</line>
<line>
do progra*a. Estas categorias sã* compa*adas
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
r*compensas u*adas por R*gis (2000) p*ra a
</line>
<line>
validaç*o
</line>
<line>
sem*nt*ca do *uestio*ári*. *m
</line>
</par><par>
<line>
se*u*da, * partir da *eçã* 4.2, são
</line>
<line>
propos*as mais categorias de análise, com
</line>
<line>
base na*
</line>
</par><par>
<line>
resp*stas dos não participantes ao *ues***nário.
</line>
<line>
3.2 Leva*tamento das categorias de recompensas pela participação v*luntária
</line>
<line>
Os *tens *o que*t*on*rio foram sema*ticamente *alida**s, com e*ceção *os it*ns 6, 7,
</line>
</par><par>
<line>
8, 17, 19, 20 e
</line>
<line>
que não faze* part* do conte**o do trabalho voluntá*io e n*o apresent*ra*
</line>
</par><par>
<line>
evocações que permit*ssem uma conf*ont*ção. A* evocações que
</line>
<line>
con*i*mam a validação
</line>
</par><par>
</page><line>
semân*ica d*s outros ite*s são apresen**das a seguir. As seções têm c**o tí*ulos as pró*ria*
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 13, *. 3, art. 1, p. 03-27, ma*./j*n. 2016 w*w4.*sanet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. *. S*uz*, M. A. D. Sá
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
ca*egorias q*e e*erg*ram da* ev*c*ções dos participantes. Também são mo*tr**os,
</line>
<line>
a* f*nal
</line>
</par><par>
<line>
de cada categ*ria, os ite*s do que*tionário a que a categoria está relacionada.
</line>
</par><par>
<line>
*.2.1 Desenvolviment* de novas competên*ias - Itens 4, *, 1* e 11
</line>
</par><par>
<line>
*b*ervou-se que a re**mpe*sa *ais *arcante
</line>
<line>
para * eng*jament* *o Progr**a *e
</line>
</par><par>
<line>
Voluntariado Empresarial Junior Achievement, ind**ado pelos r*spon*entes r*fere-se ao
</line>
<line>
dese*volvimen*o d* nov** competê*cias. As d**larações dos funcionários q*e participaram
</line>
<line>
ne*se Programa são reve*ado*a*:
</line>
<line>
"Em conse*uência disso a gente adquire l**e*ança" (s*c. R3).
</line>
<line>
"P**fissiona*ment*, desenvolvemos ***or *apacid*de *e lide*ança" (sic. R6).
</line>
<line>
"[...] me f*z ape**eiçoar e *dquirir novas *omp**ênc*a* me b*neficiando
</line>
<line>
profissionalmente c*mo, p*r e*em*lo, fala* *m **b*ico" (sic. R8).
</line>
<line>
"[...] foi mui*o bom pelo fato ta*b** *e *j*dar a pe*der a in*bição" (sic. R12).
</line>
</par><par>
<line>
"Desen*olvi minha li*er*nça com
</line>
<line>
meus colegas de trabalho * aprendi a lidar com
</line>
</par><par>
<line>
c*ianças deficie*t*s" (s*c. R13).
</line>
</par><par>
<line>
"É precis* ser muito organiz*do para pode* conci*iar o horá**o de trabalho c*m *s
</line>
<line>
ati*ida*es do progr**a. * que acredit* ser, um dos p*inc*p*is *otivos do **o engaj*mento
</line>
<line>
de *ui*os no program*" (sic. R1).
</line>
<line>
"[...] co*fes*o qu* fiquei u* pouco na dúvida em relaçã* ao tempo qu* iria dedicar
</line>
</par><par>
<line>
*om* volunt*ria, pois poder*a faze* outra*
</line>
<line>
at*vi*ades, p*rém depo**
</line>
<line>
que já es*ava inserid*
</line>
</par><par>
</page><line>
neste trabalho, ficava t*is*e por sen*ir que * tempo *ass*va rápido *ema*s e queria s*mpr*
</line>
<line>
me de*i*ar m*i* *em*o" (sic. *8).
</line>
<line>
*.*.2 Se*tir-se úti* * co*unidade -Itens 1 e 9
</line>
<line>
Um *e*undo asp**to tam*ém imp**tante quanto às reco*pensas esp*radas pelo
</line>
<line>
*ngajamento no P*ogr**a de Voluntariado Empresarial Juni*r A**ievement refer*-se ao
</line>
<line>
s*ntiment* de sentir-se *til a uma determinada com**i*ade que es*á tão próxima *isicamente,
</line>
<line>
ma* em con*ições tão diferente* da sua, c*n*orm* as declarações dos resp*nde*tes:
</line>
<line>
"[...] p*is já há a*gum t*mpo, *ensa*a em dá a minha con*ribuição à soc*edad*" (sic.
</line>
<line>
R1).
</line>
<line>
Rev. FSA, *e*esi*a, v. 13, n. 3, art. 1, p. *3-2*, mai./jun. 2016 www*.fsane*.*o*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Motivaçã* em Voluntariado E*pres*rial
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
"[...] principalmente a aut* real*zação quanto a ação pro*utiva para com a
</line>
<line>
s*c*edade" (sic. R*).
</line>
<line>
"[...] rec*mpens*s po*so desta*ar a satis*ação obtida em est*r ajudando ao próximo,
</line>
<line>
ou *eja, p*ssando um pouco d* meu conhecimento e e*periência d* v*da para *quel*s que
</line>
<line>
tam*ém que*em ser alguém *a vida" (s*c. R3).
</line>
</par><par>
<line>
"A Rec*mpensa principal *e car*ter po*itivo é a sensaçã* de sentir-se út**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
comunidade, comp*rtilhar conhecimento" (*ic. R5).
</line>
</par><par>
<line>
"*e
</line>
<line>
se*ti uma
</line>
<line>
pessoa melhor, que se preocupa com o social, que faz o bem para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*omunid*de" (sic. R6).
</line>
</par><par>
<line>
"[...] *o* bastante
</line>
<line>
gratificante *o s*ntido
</line>
<line>
d* contri*uir pa*a * socied**e,
</line>
</par><par>
<line>
apresentan*o soluçõe* c*ncretas *ara evolução d*s participantes" (sic. R7).
</line>
<line>
*.*.3 F*lt* de apoio dos co**gas - Itens 13, 16 * 21
</line>
<line>
Outr* rec*mpensa *sperada pelo engajament* no P*ogra*a *e Vol*n*ar*ado
</line>
</par><par>
<line>
Empresaria* Junior Achievement diz r**pe*to ao apoi* dos
</line>
<line>
co*ega* que segundo os
</line>
</par><par>
<line>
*epoim*ntos, pa*ece *ão se* muito favor*ve*, represen*an*o uma rec*mpensa n*gativ*:
</line>
</par><par>
<line>
"Sab*mos que, em
</line>
<line>
qu*lqu*r lug*r, *ndependente de
</line>
<line>
ser local
</line>
<line>
de tra*alho, sempre
</line>
</par><par>
<line>
existe aq*ele* que demonstra* um pouco de inveja por não t*r c*ragem de enfrentar no*os
</line>
<line>
desafios, porém n* maior parte todos *o* elogiam e par*be*izam pelo tra*al*o social que
</line>
<line>
r*a*iz*mos *m **ne*ício ao* mais *ecessitados." [...] (sic. R3).
</line>
</par><par>
<line>
"[...] comentári*s d*s colegas
</line>
<line>
*e t * abal ho,
</line>
<line>
quando havi* **c**sida*e
</line>
<line>
*e chega* um
</line>
</par><par>
<line>
*ouco d*pois *o horário ou a** fa*er **a a*aptação, ouvi *uita* ve*es que *ão era
</line>
<line>
necessário to*o esse com*romisso e resp*nsabilidade [...]" (sic. R*).
</line>
<line>
"Na agênc*a on*e tr*balho houve comentários do tipo: "Quis f*zer esse trabalho
</line>
<line>
para deixar de *icar *a *gência [...]" (sic. R*0).
</line>
</par><par>
<line>
"A opor*unida*e foi *ferecida s** nenhum tipo de
</line>
<line>
restri*ão aos candida*os pela
</line>
</par><par>
<line>
e*presa a qual trabal*o. Mesmo assim o resultado não *oi esper*d*. O* próprios c*leg*s
</line>
<line>
dis*riminavam a*s que esta*a* na ativa, dentro da* escolas, (volu*tário), *ois muitos
</line>
<line>
acha*am que *ra *e*da *e te**o, **dicularizando *ossa atitude" (si*. R11).
</line>
</par><par>
<line>
"Pro*issiona*m**te não agregou
</line>
<line>
praticame*te nada, as pessoas não
</line>
<line>
dã* muita
</line>
</par><par>
<line>
*mp*rtância a esta ação" (sic. R12).
</line>
</par><par>
<line>
3.2.4 Estímulo à participação - It*n* 10, 12, 14, 18 * 20
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Teres*n*, v. 1*, n. 3, art. 1, *. 03-27, mai./jun. 2016
</line>
<line>
www4.fs*net.*om.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. V. S*uza, M. *. D. Sá
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
Ne*te mesmo senti*o, outra recompensa *s*erada pelo engajamento
</line>
<line>
no P*ograma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Vo*untaria*o **presa*ial J*nior Achievement é * ince**ivo a que ** *essoas part*cip*m
</line>
<line>
associati*amente. De outra for*a, pode-se observar que as p*ssoas valorizam a p*r*icipação
</line>
<line>
conjunta dos co*egas e chefes, en*ajan*o-se *o mesmo *ropósito.
</line>
<line>
Esta f*i a categoria de recompens* *u* s* m*strou pouco *xplo***a no q*estioná*io de
</line>
<line>
Re*is (200*) e Bri*o, Reg*s * Mor*es (2*10). Neste estudo, observa-se que esta **compensa
</line>
<line>
não está sendo b** atendida pela instituição, uma vez que as falas não confirm*m * est*mulo
</line>
<line>
à participação grupal, ta*to da parte d* inst*tuiçã* fi**nceira, *uanto do* col*gas, *egundo os
</line>
<line>
d*po*mentos:
</line>
</par><par>
<line>
"Não sen** diferença nem n*s relações com meus colegas nem n*
</line>
<line>
relação c*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
administração ou RH" (*ic. R6).
</line>
</par><par>
<line>
"*c** *ue poderia ter um in*entivo m*ior por p*rte da emp*es* para des*nvol*er
</line>
<line>
novos volunt*rios, é contagiante" (sic. R*).
</line>
<line>
"Acho u* trabal*o m*it* rico e *ue pr*cisav* ser aperfeiçoad* com troca d*
</line>
<line>
i*formações para mel**r ser executado" (sic. R9).
</line>
<line>
3.2.5 Satisfação **sso*l e auto-rea*iz**ão - Itens 3 e 23
</line>
<line>
*inalme**e, parece que uma recompens* n** muito esp*rada pelo* responden*e*
</line>
<line>
participantes do Programa de Volunta*iado Empresarial Junior *chie*ement (Ex***tânc*a)
</line>
<line>
refere-se à satisfação pess*al: ape*as três pessoas responderam neste s*ntido:
</line>
<line>
"[...] foi no âmbito pe*soal, [...] tiv* * oportunidade de cre*cer um pouc* ma*s como
</line>
<line>
pessoa [...] aumentando dessa forma, a *i**a auto-es*ima" (sic. *1).
</line>
<line>
"[...] **esc*mento do la*o hum*no no relacionamento com o pr*ximo [...]" (sic. *2).
</line>
</par><par>
<line>
"M* *en*i uma p*ssoa melhor, que se preocupa
</line>
<line>
c*m o social, q** fa* o bem par* a
</line>
</par><par>
<line>
comunidade" (s*c. R6).
</line>
</par><par>
<line>
A s*gu*r, são apre*e*tados os r*s*l*ados do dia*nóstico feito com os nã* *art*cipantes,
</line>
<line>
através de sua* re*postas ao q**s*ion**i* fech*do, c*m as qu*s*ões relacionadas à exp*ctância
</line>
</par><par>
<line>
(Ta*ela *) e *om as ques*ões s*bre as 23 rec*mpensas q*e medem a val*nc*a e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, a*t. 1, p. 03-27, **i./jun. 2016 www4.*s*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Moti*ação em V**untariado Empr*sarial
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
instrumentalidade (Tabe*a 2 a Tabel* 11). Tam**m são sug*ridas a*
</line>
<line>
cate*o**as que
</line>
</par><par>
<line>
contribui*ão co* nov*s an*lises fator*a*s * partir da seção 4.3.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
atividade *esse Pro*rama; entret*nto, eles afi*maram ser baixa a proba*ilidade para
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
*nvol*erem. Apena* 28,9% desses nã* parti*ipan*es do Progr**a resp*ndem favor*velment*
</line>
<line>
a e**a quest*o (cf. Tabe*a 1).
</line>
</par><par>
<line>
Sobre a *articipação em **einamento, verifica-** que 84,6% dos
</line>
<line>
não participantes do
</line>
</par><par>
<line>
*rogr*ma indi*am não te* partic*pa** em qua*quer ativida*e *es*e t**o. Assim, a resposta ao
</line>
</par><par>
<line>
i*em *
</line>
<line>
da Expec*ância (tr*inamento)
</line>
<line>
*juda a com*reender a contradição existente entre as
</line>
</par><par>
<line>
*uas evid**cias acima: alto de*ej* de se envol*er e a bai*a proba*ilid*de para se envol*er
</line>
<line>
n**se pr*gra*a.
</line>
<line>
Q*anto * *robabilidade de se se**ir pressionado pelos g*rentes a t*r que **rtic*par
</line>
</par><par>
<line>
des** Pro*rama, constata-se que 98% dos **spondentes afir*am n*gat*vam*nte a
</line>
<line>
essa
</line>
</par><par>
<line>
questão. Isto só reafirma a *oluntarie**de
</line>
<line>
do progra*a, não h* *en*um* **essão
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
par*ici*ação.
</line>
</par><par>
<line>
3.4 Valor que as *e*ompensas têm para ca** fun*ioná**o (Valê*cia)
</line>
<line>
Nes*e *onto, são sugeridas categor**s pa*a agrupar os itens do questionário, ** fo*ma
</line>
</par><par>
<line>
*ue pos*am co*t*ib**r com pesq*is*dor*s que q*ei*am melhor*-l*, ou red*zi-lo *través
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teresina, *. 13, n. 3, art. 1, p. *3-27, mai./jun. *016 www4.fsan*t.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. V. Sou*a, M. *. D. Sá
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
análise fatorial. Val* salientar q** Brito, Regis e M***es (2010) encontram u* melhor a*uste
</line>
<line>
para 4 fat**es: intrín*e*a*, e*trínse*a*, outro e *e*ativa*. Este *juste de 4 fatores *ão p**mite
</line>
<line>
u*a redução de f*rma segura, pois agrega a maior*a dos itens em apenas doi* fa*ores. Desta
</line>
</par><par>
<line>
forma, as s*gestões **
</line>
<line>
nova* *ategorias de *nálise bu*cam *judar n* refinamento *a es*ala.
</line>
</par><par>
<line>
A* *a*egorias *uge*idas *stão represen*adas pelos próprios títulos *as s*ções *.3.1 a 4.4.5.
</line>
<line>
*.4.1 Valor do apre*dizado
</line>
<line>
Os *chado* mostram qu* para os não **rt*c*pant*s do Progr*m* de V*lunt*riado
</line>
<line>
Em*r*saria* Jun*or Achievement, o maior *alor est* na oportunidade de *prender c*i*as novas
</line>
<line>
(93,3%) e de d**env*lve* novas habi*ida*es (93,3% - *f. Tabela 2).
</line>
</par><par>
<line>
Perceb*-se, ainda, o valor que eles dão opo*tunidade de cresc*mento individual à
</line>
</par><par>
<line>
(91,3%), por motivo de sua particip*ção n*sse Pro*rama (cf. tabel* 2).
</line>
<line>
I*portância também
</line>
</par><par>
<line>
s* dá à op*rtunidade
</line>
<line>
de promoção * *esen*olvimento prof*ssional (81,7%), a p*r*ir da
</line>
</par><par>
<line>
pa*ticipação deles n*sse *rograma (cf. tabela *). Esta qu*stão pode, por um lado, justificar o
</line>
<line>
g*ande interes** *ue eles de*ons*ram em se env*lver em alguma ativi*a** do Prog*ama.
</line>
<line>
Os **sponden*es (79,8% del*s) res**lta*, ainda, a op*rt**idade de exercer lide*ança
</line>
</par><par>
<line>
*a organização, quando
</line>
<line>
*o seu env*lvimen*o co* o Programa; 91,3% deles **mb*m
</line>
</par><par>
<line>
valorizam a oportunidade que têm de melhorar a sua capacitação *rofissional (c*. tabela 2).
</line>
<line>
Tabela 2 - Valor *o aprendiz*do
</line>
</par><par>
<line>
Valor do apre*diz*do
</line>
<line>
*esejá frequ*ncia
</line>
<line>
v el %
</line>
<line>
Indesej frequência
</line>
<line>
á v el %
</line>
</par><par>
<line>
Exercer lide*ança
</line>
<line>
83
</line>
<line>
7 9 ,8
</line>
<line>
21
</line>
<line>
2 0 ,2
</line>
</par><par>
<line>
Promoção e desenv**vimento profi**ion**
</line>
<line>
85
</line>
<line>
* 1 ,7
</line>
<line>
19
</line>
<line>
1 8 ,*
</line>
</par><par>
<line>
Crescimento ind*vi*ual
</line>
<line>
9*
</line>
<line>
* 1 ,3
</line>
<line>
*
</line>
<line>
8 ,7
</line>
</par><par>
<line>
Capacit*ção prof**sion*l
</line>
<line>
95
</line>
<line>
* 1 ,*
</line>
<line>
9
</line>
<line>
* ,7
</line>
</par><par>
<line>
Ap*en*er coi*as *o*as
</line>
<line>
97
</line>
<line>
9 * ,3
</line>
<line>
7
</line>
<line>
6 ,7
</line>
</par><par>
<line>
Desenvolvimento de novas ha*ilidades
</line>
<line>
97
</line>
<line>
* 3 ,3
</line>
<line>
7
</line>
<line>
6 ,7
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Dados da *esquisa, 2*10.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, art. *, p. 0*-27, mai./jun. 2016
</line>
<line>
*ww4.*san*t.*om.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ot*vação em V*luntar*ado Empr*sarial
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
3.4.2 *alor soc*al
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Quanto ao valor *ara es*a institui*ão fin*n*eira, em manter esse *rogr*ma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
M. R. V. So*z*, M. A. D. Sá
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
***a 85,6% dos parti*ipantes *esta *e*quisa, o **ogram* de Volun*ariado Empresarial
</line>
<line>
Junior Achievement p*derá po*sib*li**r-*hes desempenhar at*v*dades que possam contribuír
</line>
<line>
para decisões importantes na organizaçã* (cf.ta*e*a *).
</line>
<line>
Perceb*-*e *ue há cer*a r*si*t*n*ia entre os *espondentes, quando o assunto é o
</line>
<line>
consumo do tempo *e outra* a*ividades referentes ao *rabalho form*l: 57,*% *f*rmam que
</line>
</par><par>
<line>
po*eri*m
</line>
<line>
deixar de ex**cer a*i*idades importan**s *e*sa in*tituição finance*ra, par*
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
ocuparem
</line>
<line>
d* ati*idades d* Progra*a
</line>
<line>
de Volunt*riado E*presari*l Junior Achievement,
</line>
</par><par>
<line>
enquant* 42,3% i*aginam o cont*á**o (cf.ta*ela 5).
</line>
</par><par>
<line>
Em compensa*ão, 71,2% dos res*ondentes acreditam
</line>
<line>
dife*ent*mente sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pos*ibi*id*de de hav*r descontrole d* programa*ão *iár*a em virtu*e d* pa*ticipação nesse
</line>
<line>
Progr*ma, e*quan*o 28,8% te*e* esse descontrole para sua* ativida*es *iári*s (*f.tabela 5).
</line>
<line>
Para o* responde*tes, assim reco*hece* a participação dos v*luntários no P*ograma
</line>
<line>
de Vo*untari*do Empresarial J*nior Ac*ieve*ent: 76% de*es *erce*em o reconhec***nto da
</line>
</par><par>
<line>
parte *essa i*stitui*ão finance*ra e 75% deles
</line>
<line>
concord*m que *á o re**nhecimen*o pel*s
</line>
</par><par>
<line>
colegas de trabalho (cf. *abe*a 5).
</line>
</par><par>
<line>
Um quan*i*ativo *e 92,*% d*s f*ncion*rios não partici*a*tes do Programa de
</line>
</par><par>
<line>
*olunt*riado Empresarial Juni*r Ac*ievement *stão d*
</line>
<line>
acordo *ue a partic*pação nes*e
</line>
</par><par>
<line>
Program* melhora o des*mpenho individual (cf. Tabel* 5).
</line>
</par><par>
<line>
Tabela * - Va*or do trabalh*
</line>
</par><par>
<line>
Valor do traba*ho
</line>
<line>
Desejá frequência
</line>
<line>
v el %
</line>
<line>
Indesej frequência
</line>
<line>
á v *l %
</line>
</par><par>
<line>
Descontrole da programa*ão diária
</line>
<line>
30
</line>
<line>
2 8 ,8
</line>
<line>
74
</line>
<line>
7 1 ,2
</line>
</par><par>
<line>
Con*umo do tempo de outras ati*idades
</line>
<line>
60
</line>
<line>
5 7 ,7
</line>
<line>
4*
</line>
<line>
4 * ,3
</line>
</par><par>
<line>
Reconheci*e**o dos colegas de traba*ho
</line>
<line>
78
</line>
<line>
7 5 ,0
</line>
<line>
*6
</line>
<line>
2 5 ,0
</line>
</par><par>
<line>
Reconhecim*n*o pe** partici*açã*
</line>
<line>
79
</line>
<line>
7 6 ,0
</line>
<line>
25
</line>
<line>
* 4 ,0
</line>
</par><par>
<line>
Trabalho variad*
</line>
<line>
80
</line>
<line>
7 6 ,9
</line>
<line>
24
</line>
<line>
2 3 ,1
</line>
</par><par>
<line>
C*nt*ibu** par* d*c*s*** importantes
</line>
<line>
**
</line>
<line>
8 5 ,6
</line>
<line>
15
</line>
<line>
* 4 ,*
</line>
</par><par>
<line>
Melhora o dese*penho i*divi*ual
</line>
<line>
96
</line>
<line>
9 2 ,3
</line>
<line>
8
</line>
<line>
* ,7
</line>
</par><par>
</page><line>
*on**: D*dos da pes*uisa, 2010.
</line>
<line>
*.4.* V*lor d* rela*io*ament*
</line>
<line>
Dentre *s par**cip*ntes desta pesqui**, 9*,4% d**es percebem *ue *aze* *ar** do
</line>
<line>
programa dá a *les chance de *e*te*cer a *m t*me d* trabalho (cf. tab*la 6).
</line>
<line>
R*v. FSA, T*r*s*na, *. 13, n. 3, art. 1, p. 0*-27, mai./jun. 2016 www4.fsanet.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Motivaç*o em V*luntariado Empresarial
</line>
<line>
19
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
profissi*nal (cf. **bela 7)
</line>
<line>
parece que não se rec**he*e bem es*a r*compe*sa
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
participação *o programa: apenas um pou*o ma*s da m*tade
</line>
<line>
do* respondentes (51,9%)
</line>
</par><par>
<line>
reconh*ce *u* a *ondição de voluntário poderá lhes f*vore*e*
</line>
<line>
essa pro*oção, *nquanto que
</line>
</par><par>
<line>
48,1% dele* entend*m o contrário.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto à *p*rt**idade
</line>
<line>
de *xercer lider*nça, partir da exp**iência em a
</line>
<line>
ativid**e*
</line>
</par><par>
<line>
desse programa, 80,8% dos respondentes a*reditam qu* será possível *ssa prática (cf. T*be*a
</line>
</par><par>
<line>
7). Sobre a
</line>
<line>
c*pacitaç*o prof*ssional,
</line>
<line>
*3,*% *ess*s respondentes re*onh*cem essa
</line>
</par><par>
<line>
oportu**dade que poderá lhes conce*er o ***rcíci*
</line>
<line>
d* atividades do Prog*ama
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*olunt*riado Empresarial Júnior Achievement (cf. Tabela 7).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, *. *, art. 1, p. 03-27, mai./jun. *0*6
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. V. *ouz*, M. A. *. Sá
</line>
<line>
20
</line>
<line>
Tabela * - Utilidad* do aprend*zado
</line>
</par><par>
<line>
Utili*ade d* aprendizado
</line>
<line>
De*ejá frequência
</line>
<line>
v el %
</line>
<line>
Indesej frequência
</line>
<line>
á v e* %
</line>
</par><par>
<line>
Pr*moç*o e desenvolvimen*o pr**iss*onal
</line>
<line>
54
</line>
<line>
5 1 ,9
</line>
<line>
50
</line>
<line>
4 * ,1
</line>
</par><par>
<line>
Exe*cer liderança
</line>
<line>
8*
</line>
<line>
8 0 ,8
</line>
<line>
20
</line>
<line>
* 9 ,2
</line>
</par><par>
<line>
Capacitação profiss**nal
</line>
<line>
8*
</line>
<line>
8 3 ,7
</line>
<line>
17
</line>
<line>
* 6 ,3
</line>
</par><par>
<line>
Desenv*lvim*nto de n*vas habilidades
</line>
<line>
98
</line>
<line>
9 4 ,2
</line>
<line>
6
</line>
<line>
* ,*
</line>
</par><par>
<line>
Cresc*mento individual
</line>
<line>
99
</line>
<line>
* 5 ,2
</line>
<line>
5
</line>
<line>
4 ,8
</line>
</par><par>
<line>
A*rend*r coisa* novas
</line>
<line>
102
</line>
<line>
9 8 ,1
</line>
<line>
2
</line>
<line>
1 ,9
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados da pe*quisa, 2010.
</line>
</par><par>
<line>
3.5.2 Instrum*nta*idad* para o soci*l
</line>
</par><par>
<line>
A gra*de parte dos pesquisa*os (94,2%)
</line>
<line>
entende qu* * imp***ante o trabalho no
</line>
</par><par>
<line>
Programa de Volunt*riado Empresa*ial Junior *chie*ement, visto que, por *le, tem-se *
</line>
<line>
oportunid*d* de b*nefi*iar a sociedade (cf. *ab*la 8). Ne*te mesmo sentido, 93,3% d*les
</line>
<line>
rec*nhece* qu* esse p*ograma poderá a *p*rtuni*ar-lhe fa*er alg* importante (cf. *abela 8).
</line>
</par><par>
<line>
T**ela * - Utilidade do social
</line>
</par><par>
<line>
U*ilidade do socia*
</line>
<line>
Desejá fr**uênc*a
</line>
<line>
v el %
</line>
<line>
In**sej *req*ência
</line>
<line>
á v el %
</line>
</par><par>
<line>
**zer alg* de impor**nte
</line>
<line>
97
</line>
<line>
* 3 ,3
</line>
<line>
7
</line>
<line>
6 ,7
</line>
</par><par>
<line>
**neficiar * sociedade
</line>
<line>
98
</line>
<line>
* 4 ,2
</line>
<line>
6
</line>
<line>
5 ,8
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Dad** da pesquisa, *0*0.
</line>
<line>
*.5.3 In*tru*entalidade para a s*tisfação
</line>
<line>
Observa-*e que o Programa *e Voluntariado Empresarial Junior Achieve*e*t é útil
</line>
<line>
para favorecer * s*tisfação com o emprego, pelo menos é o q*e rev*l** 75% d*s
</line>
<line>
*e*po*de*te* (cf. Tabela 9).
</line>
<line>
A utilidad* d* tr*balh* voluntário também é percebida por 85,6% *os *espondentes,
</line>
<line>
para aumentar a quali*ade de vi** pessoal e no t**balho: 87,5% d*z*m que es*as ativida*es
</line>
<line>
p*dem contrib*ir para a*ment** o auto-resp*ito; 88,*% acredit*m que *la* pode* favo*ecer o
</line>
<line>
orgu*ho e a aut*-*stima (*f. Tabela 9).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Te*e*ina, v. 13, n. 3, art. 1, p. 03-27, *ai./*un. 2016
</line>
<line>
*ww4.fs*net.com.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Motivação em Vo**nt*r*ado Emp*es*r*al
</line>
<line>
21
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Se*undo a m*ior parte dos respondentes
</line>
<line>
(77,9%), o tr*balho *oluntário é
</line>
<line>
útil, pois
</line>
</par><par>
<line>
co*t*ibu* para a realizaç*o de trabalho vari*do (cf. Tabe*a 10).
</line>
<line>
Rec**hece-se tamb*m a ut*li*ade desse traba*ho voluntário, pois *e*undo 7*,8% ele
</line>
<line>
pode contribuir pa*a decisões i*portantes e para *e*h*rar o des**penho indiv*dual, é a
</line>
<line>
opinião de 80,8% *esses não par*ici*antes d* Program* (cf. Tabela *0).
</line>
<line>
Pa*a 66,*% d*les, par*ce *ue o Progr*ma de Volunta*iad* Empresaria* Ju*ior
</line>
<line>
Achi*v*me*t consome o *empo de out*a* atividades, embora apena* uma mi*ori* (39,4%)
</line>
<line>
a*redite que é possível h**e* descontrole da prog*a*aç*o d*ária (cf. Tabela 10).
</line>
<line>
Par*ce q*e, na visão de 61,5% e 60,6% dele*, r*spectivamente, * p*rtici*ação
</line>
<line>
voluntária nesse Programa é úti* quanto *o re*onhecimento pela part**i**çã* e
</line>
<line>
reconhecimento dos c**egas d* trab*lho (cf. T*bela *0).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te*esina, v. 13, *. 3, art. 1, p. 03-27, ma*./jun. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. V. Souza, M. A. D. S*
</line>
<line>
22
</line>
<line>
Tabela 10 - Utilida*e do tra*alho
</line>
</par><par>
<line>
U*ilid*de *o trabal*o
</line>
<line>
D*s*já frequên*ia
</line>
<line>
* e* %
</line>
<line>
Indesej f*e*u*ncia
</line>
<line>
á v el %
</line>
</par><par>
<line>
Descontrole da prog*amaçã* *iária
</line>
<line>
41
</line>
<line>
* 9 ,4
</line>
<line>
63
</line>
<line>
6 0 ,6
</line>
</par><par>
<line>
Reconhec**e*to dos col**a* de *rabalho
</line>
<line>
63
</line>
<line>
6 0 ,6
</line>
<line>
41
</line>
<line>
3 9 ,4
</line>
</par><par>
<line>
Re*on*eci*ento pela par*i**p*ção
</line>
<line>
64
</line>
<line>
6 1 ,5
</line>
<line>
40
</line>
<line>
* * ,5
</line>
</par><par>
<line>
Consu*o *o tempo de outras ativ*dades
</line>
<line>
69
</line>
<line>
6 6 ,3
</line>
<line>
35
</line>
<line>
3 3 ,7
</line>
</par><par>
<line>
Tra*al*o v*riado
</line>
<line>
81
</line>
<line>
* 7 ,9
</line>
<line>
*3
</line>
<line>
2 2 ,*
</line>
</par><par>
<line>
Contr*b*ir para d*cisõ*s importantes
</line>
<line>
82
</line>
<line>
7 * ,8
</line>
<line>
22
</line>
<line>
2 1 ,2
</line>
</par><par>
<line>
M*lh*rar o desempe*ho *ndivid*al
</line>
<line>
84
</line>
<line>
8 0 ,8
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
1 9 ,2
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Dados *a pe*quisa, 2010.
</line>
<line>
3.5.5 Instrume*talidade *ara o relaci*namento
</line>
<line>
Partici*ar do Pr*g**ma de Vo*untariado Em***sa*ia* Junior Achiev*men* pa*ece ser
</line>
</par><par>
<line>
útil para 87,5% d*s respondentes, aos r*conhece em que *ss* atividade
</line>
<line>
*oderá favore*er
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
formação *o t*me de trabalho (*f. T*bela 11).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Buscou-se, *ambém, conhecer * pe*c*pção d*
</line>
<line>
13 fu*c*onário* partic*p*ntes do *rograma *e
</line>
</par><par>
</page><line>
V*lunt*ri*do Empre*arial J*nior Achiev*ment e de 104 **n*ioná*ios não partic*pa*t*s des*e
</line>
<line>
Rev. F**, Teresina, v. *3, n. 3, art. 1, *. 03-*7, mai./jun. 2016 *w*4.f*a*et.com.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*otivação *m Voluntaria** E***esari*l
</line>
<line>
23
</line>
</par><par>
<line>
Prog*a**, *obre as três di*ensões dessa Te*ria da Motivaç*o: Exp*ctânc*a, Valên*ia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Instr*m*n*ali*a*e.
</line>
</par><par>
<line>
4.1 D**cussão s*bre * probabilidad* *e partici*ação como voluntários (Expectânci*)
</line>
</par><par>
<line>
Para discutir os achados sobre * e*pectância, pode-se lança* mã* *o conceito
</line>
<line>
ap*e*entado no estudo de Brito, Regis e Moraes (2010) em que, para expr*ssar a expec*â*cia a
</line>
</par><par>
<line>
pessoa **tima at* que p*n** o desempenho será *etermi*ado pelo esf*r*o de*pendido. *e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ndivíduo não vê u*a ch*n** d* um d*** *sforço poder l*v*r a um desempenho *esejado, a
</line>
<line>
expect*nc*a é 0 (0%). P*r *utro lado, se ele t*m alta confia*ça ** que o esforço poss* levar à
</line>
<line>
concl*são da tarefa, * expectância te* o valor 1 (100%)
</line>
<line>
O que *e observa ent*e os f*n*ionár*os da insti*uição financeira *studada é que e**s
</line>
<line>
t*m des*jo de participar, *as não se sentem capaze* *ara tal. I*to é det*ctado p*la dicotomia
</line>
</par><par>
<line>
dos
</line>
<line>
achados 7*% desejosos *on*ra 28,9% inseguros *uant* à
</line>
<line>
probabilidade de podere*
</line>
</par><par>
<line>
p*rt***par (cf. T*bela *). Corroborando este* ac*ados,
</line>
<line>
verifi*a-*e
</line>
<line>
que 84,6% dos não
</line>
</par><par>
<line>
participa*tes do Pro*ra** in*i*am não ter sido i*s*ri*o *m qualquer treinamento para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
progr*ma de volun*ariado.
</line>
</par><par>
<line>
D**ta forma, as e*idê*cias m*stram *ue a expectância de partic*pação d*s a*uais não
</line>
</par><par>
<line>
participa*tes é baixa, princ*palmente devido à falta d* apoio da própria organizaçã*. C*be
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
instituição fi*a*ce*ra tra*alhar para que a expectân*ia de participação *e*a ele*a*a e que ela
</line>
<line>
não u*e o progr*ma apen*s para *a*er campanha de *ar*e*ing e*presarial, mas q*e se*a uma
</line>
<line>
ferram*ntal re*l *e respo*sa*il*dade socia* e*presa*i*l.
</line>
<line>
*.2 Dis*ussã* sobre * valo* que as recompen*as tê* par* cada fun*ion*rio (Va*ênci*)
</line>
<line>
Con**ui-se que as *e*ompensas valorizadas (V*lência) pelos **ncionári*s particip*nt*s
</line>
<line>
do Programa d* V*lunt*ria*o Empresarial *unior Achi*v*ment s*o, po* *rde* de importância:
</line>
</par><par>
<line>
o desenvol**mento de
</line>
<line>
n*v*s c*mpetências *entir-se úti* à c*m**idade; *egui*as pelas e
</line>
</par><par>
<line>
reco*pensas: ter apoio o
</line>
<line>
dos coleg*s e estím*lo dessa instituição financeira *ara *ssa o
</line>
</par><par>
<line>
participaçã* e, por ú**imo, **o menos importante, a satisfaç*o pes*oal.
</line>
<line>
Constata-se que a re*o*pensa prio*itár*a, r*conheci*a *or aqueles *es*onde*tes
</line>
<line>
p*r**cipan**s do Programa de Volu*tar*ado Empresaria* Junior Achievement é * mesma pelos
</line>
</par><par>
<line>
dospar*icipantes *esse *rog*ama, i*to é, para *les, fa*er p*rte *esse
</line>
<line>
program*, como
</line>
</par><par>
</page><line>
**lunt*rio*, favorece *ese**olver suas competênci*s, como o apr*ndi*ado de *ois*s *ov*s e
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 13, n. *, art. 1, p. *3-27, ma*./jun. 2016 www4.fsanet.c*m.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. V. Souza, M. A. D. Sá
</line>
<line>
24
</line>
</par><par>
<line>
*es*nvol*im*nto de n*vas ha*ili*ad**, o que, de maneira geral, vão p*oporc*o*a*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*mento profissiona* e, consequ*ntemente, a *romoç** funci*nal. D*corrent*, ai*da,
</line>
<line>
o cres*iment* in***idual, é *ecomp*nsa também e*perada por este últim* grupo.
</line>
<line>
*.3 Discussão *obre a utili*ade em participar do Programa (*nst*umentalidade)
</line>
<line>
Os *espondent*s não parti*ipantes do Pr*grama de Volun*aria*o Empres*rial Junior
</line>
</par><par>
<line>
Achievem*nt
</line>
<line>
p*rcebem m*ito mais a utilidade (Instrumentalid*de) para fazer parte de**e
</line>
</par><par>
<line>
p*og*ama, d* que propriamente o valor (Valênc*a) das re*o*pensas que *odem
</line>
<line>
ser
</line>
</par><par>
<line>
alcançadas, caso v*n*am ser voluntários. Desta forma, n* cas* dos *specto* referente* ao a
</line>
</par><par>
<line>
apr*ndiz**o, tem-se a possibil*dade
</line>
<line>
de *e aprende*
</line>
<line>
coisas no*a* e f**orecer **es*imen*o o
</line>
</par><par>
<line>
indiv*dual; podem-se desenvol*e* novas h*bilidades e exerce* liderança no
</line>
<line>
ambiente de
</line>
</par><par>
<line>
traba*ho.
</line>
</par><par>
<line>
*o que concerne ao aspecto soci*l, para os respo*dentes não p*rt*cipan*es
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Programa de Voluntari*do Em*res*ria* Junior Achi*vement, a possibilidade de sentir-*e útil *
</line>
<line>
comun*dade (be*e*icia* a sociedade e faz*r al** de i*port*nte) também é *is*a co*o uma
</line>
</par><par>
<line>
recompensa e*perada e impo*ta*te. Apesar di*so,
</line>
<line>
s* per*ebe que participar de at*vidad*s
</line>
</par><par>
<line>
desse *r*gr*ma seja muito mais útil (Ins*rume*t*lid*de) *ara ele* do qu* propriamente *ma
</line>
<line>
questão de valor (Valênc**).
</line>
<line>
Quant* * sa*isfaç*o, entende-se que os respondentes não par*icipa*te* do Progra*a de
</line>
</par><par>
<line>
Voluntar*ado
</line>
<line>
Empr*sarial
</line>
<line>
J*n*or
</line>
<line>
*ch*evement
</line>
<line>
perceb*m
</line>
<line>
um
</line>
<line>
úni**
</line>
<line>
m ot i vo
</line>
<line>
úti*
</line>
</par><par>
<line>
(Inst**mentalidade) par* p*rtici**r desse progra*a: a condiçã* de v*luntári*, favorece
</line>
<line>
aumentar o orgulho e a *uto-estima de cada *m.
</line>
<line>
No q*e diz **sp*ito a* *ra*alho, verifica-s* que os respond*ntes n*o p*rticipan**s d*
</line>
<line>
Progr*m* pe*ceb*m a vantagem (Instrumentalidade) de fazer p*rte desse *rogra*a. Is*o
</line>
<line>
ocor*e n* medida em que *les comp*eendem que terão a op*rtunida*e de reali*ar u* trabalho
</line>
</par><par>
<line>
*ar*ado. Neste mesmo sentid*, observa-se que
</line>
<line>
esses f*nc*onários
</line>
<line>
c*mpreendem a utilidade
</line>
</par><par>
<line>
(I*stru*ental*dade) ** ser volunt*rios, a fim de poderem, *anto c*nsumir o seu tempo em
</line>
<line>
*ut**s atividad*s, como terem a *rerrogativa d*, *ertamen*e, descontr*lar a sua programação
</line>
<line>
diária.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, *. 13, n. 3, art. 1, p. 03-27, mai./*un. 2*16
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Motiv*ção em Vol*ntariado E*p*esaria*
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
5 CON**USÃO
</line>
</par><par>
<line>
Pode-se conclui* q*e o estudo tro*xe importantes *ont*i*uiçõ*s teóricas pa*a a área da
</line>
</par><par>
<line>
mo*ivaç*o nas
</line>
<line>
organiz*ções, *ostran*o que as concepções de motivação re*a*a*as pelos
</line>
</par><par>
<line>
*espo*d*n**s co*fir**m, com *oucas exc**ões, as variávei* util*zadas por Reg*s (2000). Mais
</line>
</par><par>
<line>
especifica*ente, a
</line>
<line>
contribuição *oi sobre id*ntif*cação de categorias que e*ta*am po*c* *
</line>
</par><par>
<line>
explor*da* * re*resentadas em apenas *ua* dimensões m*iores da motivação, a in*r**seca e a
</line>
<line>
extr*nse*a.
</line>
<line>
*o direcionament* para *uturas *esquisa*, faz-se um ale*ta relativamen*e *
</line>
<line>
n**ess*d*de de *este e vali*açã* do in*trume*to em ou*r*s ambi*n*es, *lém d*s que já foram
</line>
</par><par>
<line>
testados. * categoria "Est*mulo part*cipaç*o em g*upo (ou rede)" *ode ser m*is *
</line>
<line>
**m
</line>
</par><par>
<line>
explorad* nos i*ens *á *alidados p*r **gis (2000) e, em se*uid*, por Brito, Regis e *oraes
</line>
<line>
(2010). Já foi testado, por exemp*o, no ambie*** ed*cacional, n* setor *e energia e no se**r
</line>
<line>
de insti*uições f*na*ceiras.
</line>
<line>
E*cerr*nd* e*ta seç** de discu*são e c*n*lusão, po*e-se *izer, de manei*a g*ral, que a
</line>
</par><par>
<line>
cont*i*u*ção da instituição financeira *ara * par*i*ipação de
</line>
<line>
funcion*rios,
</line>
<line>
como vo*untário*,
</line>
</par><par>
<line>
no Programa de *o*u*tar*ado *m*r*sarial Junior Achieve*ent, pa**c* n*o ser d** *ais
</line>
<line>
fav*ráveis: falta es**mulo, de um l**o, e **e*namento sobre o q*e seja es** programa, d* *utro.
</line>
</par><par>
<line>
Daí pode-*e inferi* sobre a baixa probabilidad*
</line>
<line>
p*ra se envol*er nas ativi*ades d*sse
</line>
</par><par>
<line>
Pro*r*ma.
</line>
</par><par>
<line>
Fic*, aqui, e*tão, um* sugestão para e*sa inst*tuição f*n*n*eira de bu**a* val*r*z**
</line>
<line>
mai* * Programa de Volun**ria*o Empr*sarial Juni*r A*hie*em**t, que, ao que consta, *onta
</line>
<line>
com gra*de par*e de funcionários como potencia*s part**ipant*s, me*mo sem o devi*o
</line>
</par><par>
<line>
c*nhecimento sobre esse prog*ama, desde
</line>
<line>
que se perceb* mais *stí*ulo e *poi*,
</line>
</par><par>
<line>
principa*mente, por p*rte dessa Inst*tu*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Após a revisão teórica, pe*cebe-s* um* grande preocupação *m utilizar os programas
</line>
</par><par>
<line>
d* vol*ntariad* empresarial, ** sentido de maximizar s**tus da pr*pria o*ganizaç*o, o
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
melhor d**ulgar a sua image* junt* *o público em geral.
</line>
</par><par>
<line>
En*retanto, sejam quai* forem os obj***vos de um programa c*m* esse, perce*e-se que
</line>
</par><par>
<line>
os resul*ados s*o satisfatór*os para os três seg*en*os
</line>
<line>
e*volvidos: a or*anizaç**, que ganha
</line>
</par><par>
<line>
por estar relacionada a um progr*ma que inv*st* *o social; os funcioná*ios partic*pante*, que
</line>
</par><par>
<line>
t*ndem a melh*rar au*o-est*ma e a a
</line>
<line>
auto-realização e, final*ent*, o* benefic*ários da ação,
</line>
</par><par>
</page><line>
que encontram *esses tipos de *rograma, mais *ma opo*tunida*e d* **dar o caminho de suas
</line>
<line>
vidas.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, *rt. 1, *. 03-27, m*i./jun. 2*16 www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. R. V. Souza, M. A. D. Sá
</line>
<line>
26
</line>
<line>
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</line>
</par><par>
<line>
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</line>
<line>
Pr*gram. Grou* & Organi*ation
</line>
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</line>
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</line>
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