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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 2, art. 1*, p. 195-213, mar./abr. 2016 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.2.10 </line>
</par>
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<line> O Desenvolvimento Repres*nta O In*ivíduo? </line>
<line> A História De Montes Clar*s/*G Sob Outr*s P*rspec**vas </line>
<line> Does Devel**ment Repres*nts The Indi*idua*? </line>
<line> T*e History*f Montes Clar**/MG un*er others *ers*ectiv*s </line>
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<line> *elipe F*óes Couto </line>
<line> Doutorado *m A*ministração pe** *niversid*de Federal de Mi*as Gerais </line>
<line> *estre em Adm*nistração pela U*iv*rsidade Federa* de Minas G*ra*s </line>
<line> Profes**r da Uni*er*idade Estad*a* *e Montes *laros </line>
<line> E-mail: feli*e.*roes@outl*ok.com </line>
<line> Loren* Fonseca Silva </line>
<line> Esp*cia*ista em Direi*o Co*st*tuci*nal pelas *ac*l*ades Damá*io d* Jesus </line>
<line> Graduaç*o em Direito pela Universidade *stadual de Mont*s *l*r*s </line>
<line> E-*ail: l*ren*.*onseca@outlook.c*m </line>
<line> *ablo *lorentino *róes Cou** </line>
<line> E*pecialização em Direit* Proce*s*al pela Un**e*sid*de Estad*al de Monte* *laros </line>
<line> Gr*duação *m Direito *ela F*culdade d* Direito *anto A*ostinho </line>
<line> P**fessor do *nstituto Fede*al d* N*rte de Minas Gerais </line>
<line> E-*a*l: pablo*outoad**gado@h*tmail.com </line>
<line> Ivan Beck Ck*gnaza**ff </line>
<line> Doutor em Doctoral Pro*ramme As*on Business School, Aston *niver*i*y </line>
<line> Profess*r da Unive*sid*d* Fed*ral de Minas G*rais. </line>
<line> E-mail: ivanbeck0*@gmail.com </line>
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<row> *nde*e*o: Feli*e Fróes Couto </row>
<row> Endere*o: Rua Franc*sc* *ersian* Athay*e 461, B*i*ro </row>
<row> Câ*dida Camara, Monte* Cla*os - MG. </row>
<row> Endereço: L*rena Fonseca Sil*a </row>
<row> **de*eço: Rua Er*esto Neves, 4*8F, B*irro Edgar </row>
<row> P*reira, Mont*s Claros - MG. </row>
<row> Endereço: Pablo Fl*re*ti*o Fróes Couto </row>
<row> Endereço: Insti*uto Fe*era* de Educação Ciência e </row>
<row> Tecn*logia do No*te d* Minas Ger*is, Câmpus Arinos. </row>
<row> Rodovia MG 20*, Km 407, Zon* *ural </row>
<row> 38680000 - Arinos, MG - Brasi* </row>
<row> E**er*ço: Ivan B**k Ck*gn*z**off </row>
<row> Ender*ço: Uni*ersidad* Federal de M*n*s Gerai*, </row>
<row> Avenida Antônio Carlos, 6*2* / U*idade: FACE, s*la 4036, </row>
<row> 4º andar *a**u*h*, *1270901 - Belo *orizonte, MG - Brasi* </row>
</column>
<column>
<row> Ed*tor C*entífic*: Tonny Ker*ey de Al*ncar Rodrigues </row>
<row> Artigo recebido em 05/0*/*015. Última vers*o </row>
<row> recebida em 27/01/2016. Ap*o*ado em 28/*1/2016. </row>
<row> Ava*i*d* pelo sistema Triple Review: a) D*sk Revie* </row>
<row> p*lo Editor-Chefe; e b) Do*ble Bli*d *eview </row>
<row> (avaliação cega por *ois *valiadore* da *rea). </row>
<row> Revisã*: Gramatica*, Normat*v* e d* *orm*t*ç** </row>
</column>
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<line> Apoio e *ina*c**men*o: In*t*tuto </line>
<line> *e Ciê*cias Agrár*a* *a Unive*sidad* Federa* *e *inas Gerai* (ICA-UFMG); </line>
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<line> Secretaria de De*envolvimento Econômico e Turismo *e Montes Claros/MG. </line>
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<line> F. F. Couto, L. *. Silva, P. F. F. Couto, I. B. Ckagnazaroff </line>
<line> 1*6 </line>
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<line> RESU*O </line>
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<line> O presente trabalho *uscou rel*tar, * parti* d* uma p*squisa </line>
<line> bibliográfica * *ocu*ental, </line>
<line> a </line>
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<line> con*trução socia* e histórica do município de Montes Cla**s/MG, traçando um pa*alelo entre </line>
<line> a questã* da rep*esentação dos ind*víduos na esfera política na d*nâmica *oca* e o crescimento </line>
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<line> e desen*olvime*to da cidad*. Foi feita u*a bre*e con*extua*ização do </line>
<line> desenvolvim*nto </line>
<line> do </line>
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<line> município de*tr* do Polígono d*s Secas e as política* fiscais de i*centivo ao </line>
<line> des*nvolvimento. P*r meio de interpret**ões historio*ráficas regi*nais, buscou-se </line>
</par>
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<line> compre*n*er um s*n*ido de dominação </line>
<line> polí*ica na his*ória </line>
<line> do município, *arc*d* *or </line>
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<line> representaç*es de d*senvolvi*ento in*uzidos, de supressão de *ma *r*em s*cioeconô*ica </line>
<line> local e a adoç*o d* padr*es economic*st*s heg*mônicos *om* única forma de p**gresso. </line>
</par>
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<line> O**ervou-se que a c*d*de teve seu </line>
<line> *atr*mô**o cultural, socia*, p*lítico e econômico </line>
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<line> modif*cado e ajust*do para se ada*tar a uma *egemonia e*ro*ênt*ica, de*xando de ser u*a </line>
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<line> soci*dade </line>
<line> baseada em rel*ções *e r*cip*ocidade par* ser reg*da po* r*lações econ*m*ca* </line>
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<line> d*term*nadas pel* capital. </line>
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<line> P*lavras-*have: Repr*sentação. Desenvolvim*nto Urbano. *ncentiv*s Fiscais. Cidades. </line>
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<line> ABST**CT </line>
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<line> This stud* aimed to *eport, from a bibliographical and do*umental re*earch, **e s*cial </line>
<line> and </line>
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<line> histo*ical co***ructi*n of the c*ty Montes Claros/M*, draw*n* a paral*e* be*wee* the i*s*e of </line>
<line> the representation of indiv*duals in the po**tical sphere of l*cal dynamic* and *he gro**h *nd </line>
<line> develop*ent of the *ity. A brief revi*w w*s made on the context of the *eve*opment *f the </line>
<line> city wi*hin the Dro**ht Poly*on and fi*cal po*icies to encourage the develop*ent. Th**ugh </line>
<line> regiona* histo*i***a*h*cal i*t*rpret*tions,it was *oug*t t* *nderstand * sense of political </line>
</par>
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<line> domination *n t*e h*story of the city, marked by re*resentatio*s of induced </line>
<line> developm*n*, </line>
</par>
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<line> de*eti*n of a local *oc*o-ec*n**ic order and th* a*option of hegemonic *conomists standard* </line>
<line> as *h* only fo*m of *rogress. I* *as *b*erved that *h* city had its cultu*al, s*****, politi*al and </line>
<line> economic fields *odified and adjusted to adapt to a Euro**ntric hege**n*, no long*r being a </line>
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<line> *oc*ety *a**d on re*i*rocity **lations to *e governed by economi* relations **te*m*ned </line>
<line> *y </line>
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<line> capital. </line>
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<line> Keyword*: Represen*atio*. Urban devel**ment. Fiscal *ncentives. C*ties. </line>
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<line> Rev. FS*, Ter*si*a, *. 13, *.2, art. 10, p. 195-213, **r./*br. 2016 </line>
<line> www4.fs*n**.com.br/r*vist* </line>
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<line> O De*envolv*ment* *e*resenta O I**ivídu*? </line>
<line> *97 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
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<line> Em um *stado d*mo*rático de *ireito, como o br*sileiro, as *ecisões pol*t*ca* dev*m </line>
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<line> alcanç*r as </line>
<line> n*cessidades e </line>
<line> **p**ações d* um povo que, propri*mente *epr*sentado, </line>
<line> é </line>
</par>
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<line> d*recio*a*o p**a o al*ance de direitos e gar*nti*s. De acordo com *a*que* e Far** (2013), a </line>
<line> maio* parte **s est**os sobre *e*is*e* políticas e polític*s públicas no Bra**l *té a d*ca*a de </line>
<line> *0 e*a constituí*a d* an*lises *acr***ociológ*cas sobre o *sta*o e os efeitos de suas políticas </line>
</par>
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<line> sobre diferent*s asp*ctos da sociedade brasileir*, como a formação da naç*o e de </line>
<line> classes </line>
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<line> sociais, *or exemp*o, sem considerar o* de**lhes de *u*s açõe* ou os el*mentos e *ro*e*s*s </line>
</par>
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<line> que *avam for*a ao *e* func*onamento. A quest*o </line>
<line> das </line>
<line> particul*rida**s e di**r*nça* </line>
<line> *os </line>
</par>
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<line> luga*e*, bem com* a condução da vid* do* ind*ví*uos e*a p*uco vista na literatura. </line>
<line> Contudo, * com**e*nsão dos fenôme*o* históric**, sociais e cultur*is dos difer*ntes </line>
</par>
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<line> lugares e e* *iferen*es *e*pos é *specto </line>
<line> *mp*r*ante pa*a melhoria da qual*dade da* * </line>
</par>
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<line> decisõ** polí*icas que no*t*iam dete*minados gr*pos socia*s. O *esenvolv*mento nã* deve *e* </line>
</par>
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<line> v*sto apen*s por uma ót*ca ec*nomicista, que impõe determin*das ordens d* pr*gre*so </line>
<line> e </line>
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<line> *adrões de *ucess* para *s comunidades. Os lugares ditam as s*a* próprias lóg*cas e podem, a </line>
<line> part*r de su** dinâ*icas, trazerem à *ona *ormas **ovadoras de desen*olv*mento q** retratem </line>
<line> as *ualidades *as relações so*i*is e das cara*ter*s**cas próp*ias dos indivíduo* que os </line>
<line> comp*em. </line>
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<line> O p*es*nte *rabalho visa *ela**r a c*nstrução socia* e histó*ica d* munic*p** </line>
<line> de </line>
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<line> Montes Claros/MG, traçando paralelos que *emonstre* a questã* da re*resentaç*o </line>
<line> *os </line>
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<line> i*divíduos *a esfer* po*ític* *a di*âmica local, *ue de*er**nou </line>
<line> se* c*esciment* </line>
<line> e </line>
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<line> d*senvolvimento. Para isso, serão postas três me**f*ras: a prim*i*a é a d* lar do Sertanejo, </line>
<line> re*ação que foi s*prim*d* pel* *o*exão do municíp** co* a rota con**n*nt*l *ntre o No*des*e </line>
</par>
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<line> * o Ce*tro-S*l; segund* é o pro*resso como a </line>
<line> um a </line>
<line> obrig*ção que só pode </line>
<line> *er cumpr*da </line>
</par>
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<line> mediante a *ndustria*ização </line>
<line> e, *or fim, a **rceira é que, par* alc*nçar o prog*esso, alguns </line>
</par>
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<line> efei*os colatera*s deve* *er aceitos. </line>
<line> Para embasar tais argumentos, será feita uma **visã* ace*ca d* literatura local sobre </line>
</par>
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<line> o des*nvolv*mento do município dentro do Polígo*o da* Se*as, a* pol*ticas </line>
<line> de *ncentivo ao </line>
</par>
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<line> dese**olvi***to loca* pela Superin**nd*ncia de Dese*volvimento *o Nordeste e uma *nálise </line>
<line> sobre a d*mensão teó*ica d* representaçã* política *ess*s documento*. </line>
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<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 13, n. 2, art. 1*, p. 195-213, *ar./a*r. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
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<line> *. *. Co*to, L. F. Si*va, *. F. F. Couto, I. B. Ck*gna*aroff </line>
<line> 198 </line>
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<line> 2 REFEREN**AL TEÓRICO </line>
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<line> 2.1 A persp*ct*va romântica: As origens *o muni*ípio de M*nt*s Claros/MG </line>
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<line> A ma*or*a dos municípios brasileiros te*, em sua* nar*a*ivas **stóri*a*, en*edos </line>
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<line> românt**os de grandes conquis*as, *randes explorações o* </line>
<line> g*andes disputas de int**e*s*s </line>
</par>
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<line> entre íc**es pol*ticos e figura* re*ionais t*adicionai*. Entr*tanto, alguns fatos e ideias ficam </line>
</par>
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<line> obscurecidos pela </line>
<line> aç*o d* temp*, e muit*s *spectos *el*cionados à evoluç*o socia* * </line>
<line> o </line>
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<line> desenvolvimen*o </line>
<line> *e dete*minados luga*es ficam em *m segu*do plano. *ompreender </line>
<line> a </line>
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<line> dinâ*ica *e *m d*terminado l*g*r é impor*ante no que tange a </line>
<line> qua*quer estudo social, </line>
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<line> econ*mi*o ou *ol*tico, visto *ue os fato* não s* dão de forma isolada, d*svi*culados do </line>
<line> context* no *ual se enc*nt*am. </line>
<line> Se pesquisarmos entre o* sites *as prefeituras da maioria das capi*ais e demais </line>
</par>
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<line> ci*a*es *rasileiras, enco*tr*remos des*ri*ões sumárias </line>
<line> d*s his**r**s dos municípios que </line>
</par>
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<line> denota* esse romantism* e essa </line>
<line> idealização dos lugares, *ar*ados por *undamentos </line>
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<line> históricos que traç*m a sua i*ent*dade. No **te d* Prefeit*r* de Belo *or*zon*e - MG, por </line>
<line> exe*plo, é po*s*ve* enc*ntrar passagens *istóricas que m*stram traços desse romant*s*o: </line>
<line> "Na *rigem d* tod* cida*e existe *m sonho. D*i*ando para trás o que têm aventure*ro* q*e </line>
<line> pa*tem para fazer a *ida em um loca* de*c*nh*cid* car**ga* consigo a*ena* a esperança de </line>
<line> dias *elhores. Para eles, só o fu**ro import*" (BELO HORIZONT*, 201*). ** lermos e*sa* </line>
<line> passagens, nos sent*mos enc*ntados pel* suc*ssã* de *atos qu* leva*am ao progresso do* </line>
</par>
<par>
<line> grandes centros urb*nos nos *uais </line>
<line> v*vemos, e podemos nos id*ntificar, ou </line>
<line> não, com as </line>
</par>
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<line> histór*as locais. </line>
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<line> * cidade de Montes C*aros - MG, local*zad* no n*rte *o Estado de **nas Gerais, </line>
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<line> mai* conhecida como a "Prince*a do Norte", f**dad* </line>
<line> em 1857, t*mbém é marc*da *elo </line>
</par>
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<line> emb*lezame*to da história. Segun*o Brasil (1983), hi*tória *e **da * reg*ão do **rte a </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> Minas pos*ui c**o marco inicial as bandeiras, formada* por "homens destemi*os, valentes * </line>
</par>
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<line> experimen*ados, como </line>
<line> pro*a*am </line>
<line> ser" (p. 19). *egun** o auto*, f*i os ba*deirantes Fernão </line>
</par>
<par>
<line> Dias P*i*, M****s Car*oso de Almeida e Ant*nio Gon*al*es Figueira os pion*iros </line>
<line> *a </line>
</par>
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<line> *escoberta geográfica </line>
<line> da *eg*ão (este ú*ti** fun*ador da fazenda Montes C*aro, q*e *iria </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ser, no futuro, a c*dade d* Mont*s Claros). Ess*s *xp**raçõ*s fo*am precedidas das jornadas </line>
<line> de Espinos*-Nava*ro, que relata*am a pr*sença de esmer**da* na região do No*te da Província </line>
</par>
<par>
<line> *e Minas Gerais. Seduzidos </line>
<line> pe*a pro**ssa das riquezas minerais, es*e* ban*eiran*es se </line>
</par>
<par>
<line> dedicaram, sem suce*so, ao enco*tro dessas pedras p**ciosas, e re*ornaram a São Paulo. </line>
<line> Os momentos segui*tes da história de Montes C*aros são marcados, segun*o Brasil </line>
</par>
<par>
<line> (1983), pelo reto*no dos *andeirantes *a*i** *ard*so </line>
<line> e *ntônio G*nçalves Figueira, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n.2, art. 10, p. 1*5-2*3, mar./abr. 2016 </line>
<line> www4.fsan*t.c*m.br/revista </line>
</par>
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<page>
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<line> O Desenvolvimen** Repres**** O *ndiví*u*? </line>
<line> 199 </line>
</par>
<par>
<line> *ncumbidos, em **91, da paci*icação * escrav*za*ão dos índios n*s regiões do Rio Grande d* </line>
<line> Norte * do *eará. Segundo o au*or, enten*e*am por *em esses bandei*antes fixarem uma base </line>
<line> sólida nas mar*ens d* Rio S*o Fran*isc*, o que deu ori*em aos pr*me*ros povoados e arrai*is </line>
</par>
<par>
<line> da região. Antônio Gonç*lve* *igueira, que *bte*e 700 *sc*a*o* </line>
<line> com* </line>
<line> e*pólio de guer*a, </line>
</par>
<par>
<line> fixou-se às m**gens d* Rio **rdo, instala*do </line>
<line> ali um e*genho de cana, e e*tendeu *eus </line>
</par>
<par>
<line> do*ínios à Jaíba e Olhos d\Água, o*t**do, ainda, p*r alva*á, uma ses*aria *a* cabeceiras do </line>
<line> Rio Verde, onde *un*** a Fazenda Montes Cla*os. No local escolhid*, c*nforme r*lata Br*sil </line>
</par>
<par>
<line> (19*3), **ra* constru*dos cas*s e currais e e*igid* **a peque*a </line>
<line> capela de Nossa Se*hora. </line>
</par>
<par>
<line> Nes*as terras, marca*as pel* p**pensão da criaçã* bovin*, f*ram abertas est*adas qu* ligavam </line>
<line> o *udeste ao Nordest* por rotas comerciais, que co*tribuíram para o crescimen*o local. </line>
<line> Os momen*os segu*ntes sã* de d*senvolviment* das r*t*s comerc*ais e de transações </line>
</par>
<par>
<line> pa*r*moniai* da Fa*en*a Montes Claros, v*sto que Figueira re*assou * proprie*ad* a </line>
<line> seus </line>
</par>
<par>
<line> filhos e retorno* para São *aulo, * e*tes dera* conti*uid*de por alguns anos, ante* d* ve*da </line>
<line> da faze*da, al*um tem*o depois. Em 13 de Outubro d* 18*1, a Regência, *o* dete*minaçã* </line>
<line> do *mpe*ador, sancionou a Le* da Assembléia Ger*l Legislativa, *ue elevava à cate*oria de </line>
</par>
<par>
<line> Vila a P*v*ação de Formiga*. Em 16 de Outu*ro d* 1832, deu-se *rime**a reunião da a </line>
<line> Câmara Muni*ipal eleit*, e a ins**laçã* simultânea da *ila das Formig*s. Em três de Julho de </line>
</par>
<par>
<line> 1857, a Vila de F*rmigas foi elev*da categoria de cidade, com o à </line>
<line> nome de Montes Cl**os </line>
</par>
<par>
<line> (B**SIL, 1983). Surgiu, </line>
<line> então, u* pe**eno m*nicípio com </line>
<line> vocação comercial no </line>
<line> norte </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Estado, vocação potencial*za*a, *omo *e verá, pela che*a*a da ferro*ia e* 1926. </line>
<line> 2.2 A perspectiva global: Glob*lização e a inserção em um cont*xto na*i*n*l </line>
<line> Lessa (199*), ci*ado por Querino (200*), delimita a c**gada da f*r*ovia no Nor*e de </line>
<line> M**as Gerais, em 1926, com* u* importante ponto de inte*sif*cação do processo civiliz*tóri* </line>
</par>
<par>
<line> na regi*o, e emba*a seu argumento na posição dada pelos eugenistas de </line>
<line> que o </line>
<line> atraso </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> int*rior se justificav* pela pr*se*ça de n*t**os *nca*azes de alcançar o progresso por s* só. </line>
</par>
<par>
<line> As*im, era prec*so d*mi*u*r a indolência </line>
<line> do </line>
<line> caipira, ser*ane*o *u c*bocl* </line>
<line> *o i*terior </line>
</par>
<par>
<line> campe*ino a* *ratar s*as doenç*s, a* civil*zá-los para que pudesse* e**ar aptos a se torn*rem </line>
<line> *rabalhado*es ativos. </line>
<line> Segundo Freita* (20*0), t*mbém citado por Querin* (2006), até o *nício do Sé*ulo </line>
</par>
<par>
<line> XX, </line>
<line> entendia-se </line>
<line> que a impurez* da ra*a bras*lei*a a hostilida** do meio, e*pec*almente e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ser*ão, impediam o pr*gresso. Daí qu* surgiu * pretens* *uropeiza*ão, empreendida pelo </line>
</par>
<par>
<line> *over*o i*p*rial </line>
<line> *o B*asil predominant* no Sécu** XIX. P*rcebe-s* *ue o industrial*sm* </line>
</par>
<par>
<line> com*ço* a pen*tra* os </line>
<line> m*ios </line>
<line> gover*ame*tais onde, </line>
<line> para *uit*s, a industrial*za*ão seria </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, *. 13, n. 2, art. 10, p. 1*5-*13, mar./abr. 2016 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. *. Couto, L. F. Silva, P. *. F. Couto, I. B. Ckagnazar**f </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> ca*inho **ra o </line>
<line> progre*so. Co*tud*, não de*emos nos es*uec*r da *ondição imposta </line>
<line> pel* </line>
</par>
<par>
<line> v*são *ugê**ca e e*ol*cio*ista dos eu*ope*s, e qua** são se*s efeitos. As*im, par* os </line>
</par>
<par>
<line> in*u**rialistas, confo*** apon*a Furtado (**74) bastava, *ortanto, que o </line>
<line> país c*iasse </line>
</par>
<par>
<line> *on*i*ões, atr*v** do saneam*nto do mei* e </line>
<line> do homem, e *umprisse as etapas necessár*as, </line>
</par>
<par>
<line> que *rogredir** ao mun*o c*vilizado. </line>
</par>
<par>
<line> De acordo *om Qu*rino (*006), o modelo b*as*leiro de industri*lização pautou-se </line>
<line> **la absorção de tecn*logias e*trang*iras e, des*e modo, foi molda*do a sociedade, c**forme </line>
</par>
<par>
<line> os inter*sses *a**ele* </line>
<line> q *e </line>
<line> **upa*am a ***ição de forneced*res de tecnologia e prog**sso. </line>
</par>
<par>
<line> Para o autor, * importação n*o se limit*u aos mé*odos de prod*ção, mas também avançou na* </line>
</par>
<par>
<line> necessidade*, *u seja, além de introduz*r métodos de produção est*anh** </line>
<line> às lógi*as locais, </line>
</par>
<par>
<line> criou um pa*rão de vida diferenciad*, vinculado ao co*sum* de novi*ades tecnológi*a*, </line>
<line> *uito caras e *cessíveis apenas a um* parcela diminuta da sociedade. </line>
<line> O sonho da industr*a*ização e da urba*ização nos fo* *o*mu*ado c**o uma resposta </line>
<line> ao atra*o, à *obreza, à barbárie. O esforç* em al*ançá-los ser*a compe*s*dor na </line>
<line> medida em que, como propõ*m o* apologistas *o c*n*ecimento * do modo de vid* </line>
</par>
<par>
<line> *ciden**l, *liminaria </line>
<line> es*es problemas. Em função de*s* sen*iment*, * país </line>
</par>
<par>
<line> concentrou </line>
<line> esforços e ren*a na *nfra e*trut*ra eco**m*ca que, como se acreditava, </line>
</par>
<par>
<line> permitiria a *h*gada mais *ápida *o* avanços, *e*envolven*o dessa form* uma </line>
<line> moder*idade ess*ncialmente técnica, s*m le*** *m consid*ração os valo*es é*ic*s, </line>
<line> os objetivos sociai*, as lóg**as e conhecimentos locais (QU*RINO, 2006, p. 72). </line>
<line> Com a chegad* *a Ferro*ia Cent**-A*l*ntica em 1926, * conexão *ais ef*t*va *o </line>
</par>
<par>
<line> *undo civ**izado e a possib*li*ade mais *fetiva </line>
<line> do progresso se torna*am e*ident*s. *rb*no </line>
</par>
<par>
<line> Viana (1916) apu* Q*erino (2006) *á escrevia: "A e**rada de *erro é </line>
<line> le***ima e talvez ú*i** </line>
</par>
<par>
<line> asp**açã* do sertanejo; ben*fí*io mais palp*vel que os </line>
<line> gove*nos podem conceder; meio </line>
</par>
<par>
<line> pr**ícuo de *e *nca*in*ar rapidamente o progresso." (p. *39). Àquele tempo, acreditava-se </line>
<line> qu* a *strada de *erro seria * solução dos pr*blemas soci**s que ao lugar se *presentavam. </line>
<line> Ess* co*exão *om o mundo civilizado, conform* e*plica Querino (2006), foi uma </line>
<line> das grandes *spira*ões das lidera*ç** norte - mineira*, qu* busca**m * integraç*o que lev*ria </line>
<line> ao prog*esso no* *ert*e*. Dessa forma, e*col*s, á*ua tratada, conexão * *ede urbana atravé* da </line>
<line> ferrovia, dent*e outros aspe*tos est*ut*rais, passar*m a se*em as prioridade* na* agendas dos </line>
</par>
<par>
<line> políticos das e </line>
<line> e*ites da *egião, que projetaram para si a imagem da compe*ên*ia *olítica, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir do momento em que consegui*m trazer ta*s objet**os para o Norte de Minas Ger*is. </line>
<line> *istoricament*, e*sa co*ex*o nunca an*es tinh* sido consegu*d*, pois, segu**o </line>
<line> exp*ica Mata Ma*hado (1991), h*v*a um in*ere*se no período col*nial em iso*ar a região, </line>
<line> i*ter*sse este associado aos interesses merca*tis *etropolitanos, uma vez que grande parte do </line>
</par>
<par>
<line> ou*ro extraí*o </line>
<line> *a região *e *uro Pret* e Sabará aflu*am para os s**tões, à cu*t* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, *. 13, n.2, art. 10, p. 1*5-213, mar./*br. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Desenvolvi*ent* Re*resenta O Indivíduo? </line>
<line> *01 </line>
</par>
<par>
<line> abas*ec*me*to *e gado bovino de gêneros agrí*o*as *o e </line>
<line> norte *e Minas para a </line>
<line> região </line>
</par>
<par>
<line> mi*era*ora, * q*e levou a admi*is*ração co*onial à **eocupaç*o *om o control* fiscal, já que </line>
</par>
<par>
<line> a popula**o </line>
<line> do sertão s* recusava </line>
<line> a pag*r </line>
<line> os </line>
<line> im*ost*s instituídos pelas autor*d*des </line>
</par>
<par>
<line> me*rop*litanas. </line>
</par>
<par>
<line> Saint-*ill*ire (2000), cita*o por Q**rin* (2***), afir*a qu* e*se is*lamento resultou </line>
</par>
<par>
<line> *a quas* ausência de instituições do Estado no Norte *e Min*s, </line>
<line> q*e era assim vist* como </line>
</par>
<par>
<line> in*ômito e *ndo*en*e, onde as </line>
<line> autoridade* não co*seguiam exercer nenhuma autoridade </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> *igilância, onde as leis perdiam * forç*, * muitas pessoas para lá iam de ou*ras </line>
<line> partes </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> província, seja para escapar à persegu*ção da justiça, *eja pa*a us*frui* *e l*ber**de ilimi*ada. </line>
<line> A refe*ência espacial usual do sertão norte-mineiro é o Rio São Fr*ncisco, visto **r </line>
</par>
<par>
<line> mui*os autores com* um rio de integração nacional, que </line>
<line> *iga du** regiões </line>
<line> "ci*iliz*das" </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> co**ctad*s à Europa e ao mundo "*ivilizado" -, qu*is sejam: o Centro-Sul (Minas Ger***, São </line>
<line> Paulo e R** de Janeiro) e o Norte (Bahia e *e*nambu*o). A neces*id*de de comercialização s* </line>
</par>
<par>
<line> intensificou entre essas duas re*iões a </line>
<line> par*ir </line>
<line> do **clínio da ativi*ade mineradora no Século </line>
</par>
<par>
<line> XIX, e pe*a necessid*de </line>
<line> de aumento da ati*idade agroexpo*ta**ra de larga esc*la </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> garantisse ent*ada de *ivis*s no pa*s e os níveis desejáveis *o *stado de arrecadação *e a </line>
<line> impostos. Um passo importan*e, e*tão, era cone*tar as d*as regiões (QUERINO, 2*06). </line>
</par>
<par>
<line> **ntudo, con*or*e apontado *nteri*rmente, a região era caract*r*za*a por </line>
<line> u* a </line>
</par>
<par>
<line> d*nâmica loca* </line>
<line> diferenciada, na q**l o s*r*anejo, a </line>
<line> esc*sse* monetária, o *aráter </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> subsistênc*a da *rodução e a </line>
<line> au*ossuf*c*ência prevaleciam. </line>
<line> Em *azã* de seu isolamento, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> potencial *e con*um* de produ*os europeus * de exportação *e p*odu*os em grand* es*a*a era </line>
</par>
<par>
<line> *aixo na região. O comércio gan*ou *eiç*o loc*l *, assim, a *mplitude ec*nômica da </line>
<line> *egião </line>
</par>
<par>
<line> fi*o* restrita. P**a Mata Machado (*991), essa mesma lógi*a foi predo*ina**e em muitos </line>
</par>
<par>
<line> povoados cida*es no ser**o norte-mi*e*ro, *e modo q*e * mai*ria das cidades, *ntes e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> conexão com a rede urbana do Su*est*, não passava de lugarej** *orm*dos e* torno de uma </line>
<line> igr*j*, ge*almente construídos com doações de homens ma*s *rivilegiados, que o faziam p*ra </line>
<line> demonstr*r seu *ode* econômico. A população ma*s pobr* fica*a no camp*. </line>
<line> Ainda *egundo Mat* Mac**do (19*1), conco*r*ra* p*ra a co*stru*ão da *errovia as </line>
<line> necessidad** de enc*n*rar novas fro*teiras e*onômicas e a *reocupaçã* em garantir a unidade </line>
</par>
<par>
<line> terr*torial *o pa*s. A conex*o dos s*rt*es, para au*or, o </line>
<line> passou a ser *isualizada </line>
<line> como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ins*rção *a regiã* na rede urbana d* Centro-Sul. Para o autor, in*lusive, **sa ne*ess*dade de </line>
</par>
<par>
<line> integraç** norte-sul foi fator </line>
<line> decisivo </line>
<line> na *efini*ã* da construção </line>
<line> de uma nov* *apital </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> est*do mais próxima ao norte, em posição central *o estado, qu* *arantisse a un*ão **lítica e </line>
<line> econômi*a de todos os te*r*tó*io*. </line>
<line> *ev. *SA, Te*esi*a, v. 1*, n. 2, art. 1*, p. 195-**3, mar./abr. 2*1* ww*4.fsanet.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. F. Couto, L. F. Sil*a, P. F. F. Couto, I. B. Ckagnazaro*f </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> Para Qu*rino (2*06), a nova cap*t*l e a con*trução da ferrovi* d* integração foram </line>
<line> fa*o*es fund*mentais n* reconfig*raçã* *a re*e u*ban*, n* *ual o Norte de Mina* está </line>
<line> inserido, e es*a reconfigur*ção lev*u à passage* *e um padrão de rede imatura *ara u*a red* </line>
<line> compl*xa em *odas as dimensões, c*j*s efeitos for** desestrut*ra*ores e reestr*tur*d*res ** </line>
<line> regiã*, especialmente no que tange às ba*es políticas, *ociai*, e*o*ômicas e cultur*is, q** se </line>
</par>
<par>
<line> *ornaram, cada </line>
<line> vez mais, </line>
<line> capitalis*as e vinculados à *ógica de </line>
<line> um merc**o glob*l. Assim, </line>
</par>
<par>
<line> ness* no*a rede urbana, a* pret*nsões c*vilizadoras apa*ec*ram, nesse proc*sso, p** si s*, </line>
<line> como sím*olos de de*envo**ime*to, mas um desenv*lvimento pens**do como apr*ximação </line>
<line> dos padrões alcançad*s pelo* pa*ses o*identais d* eco*omia capita*ista, que tin*am o </line>
<line> progresso com* obrigaç*o. </line>
<line> FIGU*A 0* - *egião de Influên*ia ** Mont*s Claros / Belo H**izonte </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *BGE, 2007. </line>
<line> Assim, Montes *laros *resceu e*onomicamen*e de forma *centuada * assumiu a </line>
<line> fu*ção d* ce*tro r*gional, *rin**pal*e*te *pós a cria*ão d* SUDENE, fato q*e, associado ao </line>
</par>
<par>
<line> relativo isolamento da ci*ade, d*stante dos grandes centros, e à* con***ões locais, co*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> densidade populacional e a infraestrutura, deu à cidade o *tatus de pól* de de*envo*v*me*to. </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 A perspec*iva econôm*ca: Mon**s Clar*s na ár*a min*ira da SUDENE </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com *raga (*008), uma d** primeiras obras a tra*ar do *mpacto da </line>
<line> S*DE*E no Brasil foi o livro "*legia para um* Re(l*)gião", *e Francisco Olive*r* (1977), </line>
<line> onde é mostrado d* que f*rma a especi*icidade de um* *olítica regional se resol** no </line>
<line> m*vimento de *epr*dução do *apital no B*asil e como a SU*E*E se con*ig*rou como uma </line>
<line> Re*. FSA, *er*s*na, *. 13, n.2, art. 10, *. 195-213, ma*./ab*. 201* www4.f*an*t.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Desenvolvimento Repr*se**a O I*d*víduo? </line>
<line> 203 </line>
</par>
<par>
<line> das mai*res forma* de inte*venção do Estado brasileiro, na tentativa de *esolução do proble*a </line>
</par>
<par>
<line> das disparidade* de crescim*n*o en*r* a região Nordes** e as </line>
<line> *em*is r*giões. Segund* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> au*ora, Mon**s Claro* * u*a cidade que experimentou uma aceleração de crescim**to </line>
<line> econômi*o, tor*ando-se *m recente espa*o da expan*ão *api**lista no *rasil, no* *oldes da </line>
<line> integração nordest*na, à acumulação ca*italista. </line>
</par>
<par>
<line> Montes Cla*os, s*m *úvida, é u* caso privilegiado para se est**a* o impa*to de </line>
</par>
<par>
<line> **dos esses *ator*s, no que diz resp***o a* proces*o "e*oluti*o" de um centro </line>
<line> u*bano. * *edida qu* se ajustava a m*dan** mai*r*s ou *ais amplas na divisão do </line>
<line> trabalho *nte*-re*io*al, seu t**j**o *os mostra as dive*sas transformaç*e* **f*i*as, </line>
<line> refl*tidas e* sua extensão estru*ural (BRAGA, 20*8, p. *8). </line>
<line> Segundo Braga (2008), é com a grand* seca de 1877 que o Gov*rno Brasileiro *o*eç* </line>
<line> a considerar *s secas nordestin*s como um pro*lema q*e exigia a **terferência f*d*ral. A*é </line>
<line> ce*to ponto, co**o*me afirma a a*tora, a atua*ão d* g*ve*no, desde e**a época *té a déca*a d* </line>
<line> 1950, era apen*s filant*ópi*a e i*ediatis*a, quer dizer, de medidas me*amente pal*ativas ante </line>
<line> a *ra*idade d* problema, vist* que se *ratav* de *oc*rro ao *lagelo o**sionado *ela seca. </line>
<line> Den*re todos os órgãos regio*ai* criados *ara co*bate à *eca, * Departam*nto </line>
<line> *acional de *bra* Cont*a *s Se*a* - *NO*S se c*n**itu* na mais an**ga *nstituição federal </line>
</par>
<par>
<line> *o* atuação **rdest*. O DNOC*, </line>
<line> *ntre 1909 e </line>
<line> 1959 foi, p*aticament* a única </line>
<line> agê*cia </line>
</par>
<par>
<line> governamen*al f**eral que executava obras de engenha*ia ** região e design*va ver*as para o </line>
</par>
<par>
<line> *ombate à mis*ria ocasionada pelas </line>
<line> sec**, c*mode cons*ruções </line>
<line> de açu*es, estradas, po*tes, </line>
</par>
<par>
<line> po*tos, ferrovias, hospi*ais e ca*p*s de </line>
<line> *ouso, etc. Entre suas fina*ida*es, o D*OCS </line>
</par>
<par>
<line> obje*ivsm*nte: *) o ben*ficiamento de ár*as e obras de pr*teçã* contra as sec*s * inu*dações; </line>
<line> b) a irr*ga*ão de áreas afet*das pe** s**a; c) a melhoria das co*dições de vida da p*pula*ão </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> *omunidades de irrigan*es ou *m </line>
<line> áreas especiais, </line>
<line> abra*gidas por seus pr*j*tos, e, </line>
</par>
<par>
<line> subsi*iar*ament*, out*os assun*os que lhe *ejam cometidos pe*o Governo Federal, nos ca*pos </line>
<line> d* saneamento bási*o, assistência às pop*lações atin*i*as por c*lami*ades púb*icas. </line>
<line> A*ém disso, o DNO*S visav* promove* meios que convert*ssem * regiã*, em relação </line>
</par>
<par>
<line> aos da*os das secas, em **nos vulnerável. Se*undo Oliveira (1977), </line>
<line> é, em *eio </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> fun*ionamento de vários organismos na região que se inter-relacionav*m entre *i, que </line>
<line> evo*u*u, ao longo do tempo, a polí*ic* nacion*l de com*ate às *e*as, meno* *oltada a um </line>
<line> co*bate de de*i*ualdade* e desenvolvim*nto e mais voltada à pro**çã* di*eta dos intere**es </line>
<line> da oligarqu*a agrár*a, pa*tícipe *os centros de decisão da A*min*stra*ã* Fede*a*, o q*e tornou </line>
</par>
<par>
<line> possív*l, por muitos anos, a políti** </line>
<line> do *lienteli*mo em d*tri*ento das camad*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tr*balhad*res *urai* que, em termo* pr*ticos, não *in*am nem ap*io nem ap*ro. </line>
<line> Rev. *SA, T*resina, v. 13, n. *, art. *0, p. 19*-2*3, mar./abr. 2016 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. F. Couto, L. F. Sil*a, P. F. *. Couto, I. B. Ckagn*zaroff </line>
<line> 204 </line>
</par>
<par>
<line> Essa preocupaç*o c*m o desenvolvimento d* Nordeste se reflet*u nas Constituiçõ*s </line>
<line> *ue se suceder*m e*tre 1934 e 194*. Na *onstituição *e*er*l de *9**, o a*t. 177 ob*igav* a </line>
</par>
<par>
<line> destinação de 4% </line>
<line> da receita tr*bu*ária fede*al *ara defesa contra o* **e**os a </line>
<line> d* s*ca </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> No*de*te, sen*o 75% d*sse valor des**na*o a* *la*o sistemátic* de co*ba*e à sec* e os </line>
<line> restantes 25% res*rvados pa*a serem utiliz*dos em ajudas na oc*rrência *e in*emp*ries. Esse </line>
<line> dispositivo foi suprimido n* Constituição de 1937 e reinseri*o na C*n*tituição de *946 (art. </line>
<line> *98), que *eduz*u o índice d* * para 3% da receita trib*tária federal. *ara aten*er a essas </line>
<line> finalida*es, foi demarcado, em 1936, o den*minado "P*l*g*no das Seca*", cuj* exte*são foi </line>
<line> aume*tada ao lo*g* do tempo, atualmen*e abrangendo *ma áre*1 de 1.800.555,6 Km*. </line>
</par>
<par>
<line> De aco*do *o* Br*ga (2**8), **tre 1900 e a cria*ão da SUDENE, em </line>
<line> 1*59, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Nor*este sof*e* </line>
<line> *s efeitos de seis grandes </line>
<line> *ecas. O Banco do Nordeste *o Bras*l S.*. </line>
<line> foi </line>
</par>
<par>
<line> constituído nesse contexto, em 1952, e se tornou o </line>
<line> 1º órg*o *ederal se*iad* no N*rdest* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *nt*osado c*m outros organismos atr*vés *e Con**lho Consul*ivo, t*ndo *ma a*ordagem que </line>
</par>
<par>
<line> co*siderava a questão *a *eca não como </line>
<line> um problema de e*genharia hi*ráulica, *a* *m </line>
</par>
<par>
<line> prob*ema e*onômico. Segundo Br*ga (20**), com o </line>
<line> adv***o do BNB, os </line>
<line> pr*ble*as </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Nordes*e adquiriram uma co*otação elevada à dimensã* de estrutura de pro*u*ão da região, </line>
</par>
<par>
<line> problema que *ão </line>
<line> apenas envol*ia as *eca*. Assim, o *poio </line>
<line> que </line>
<line> poderi* ser </line>
<line> dado ao </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimen** s*r*a * financeiro, *olta** *ara a *gricult*ra e par* a indú*tria, *as </line>
<line> pr*n*ipa*men*e à indústria. Assim, a região deixou ** ser vista como uma fonte d* *roblemas </line>
</par>
<par>
<line> e tornou-se </line>
<line> uma fonte </line>
<line> de oportunidades e de potenc*a*ida*es de desenvolvimento </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> req*eriam uma in*erve*ção di*ig**a e efic*z do gove*no f*der*l. </line>
</par>
<par>
<line> Em 14 de De*em*ro de 1956, no </line>
<line> go**rno desenvolvi*entista de Juscelino </line>
</par>
<par>
<line> Kubitsche*k, é criado, *elo decreto 40.554, o Gru*o de T*a***ho para o Desenvolv*mento do </line>
<line> *ordeste - *TDN, que ti*ha *om a fina*idad* de estudar minu*iosamente a região, assi* </line>
</par>
<par>
<line> como e*etuar u* le*an*ament* prec*so da a*uação </line>
<line> govername*tal e dos re*u*sos nela </line>
</par>
<par>
<line> empregado*. *egundo Braga </line>
<line> (2008), é com a Constituiçã* *o GT*N, coordena*a p** Celso </line>
</par>
<par>
<line> Furtad*, que sur** um novo processo de anális* </line>
<line> e **aliação, c*jo result*do é um </line>
</par>
<par>
<line> conh*c*mento diagnosticado da situação, no qu*l são expostas soluções e*onôm*cas </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> ***erte* as diferenças das tendência* regio*ais entre Nordeste e Centro-Sul, assi* como para </line>
<line> a melhoria d* distrib**ção de renda. </line>
<line> É um aspe*to interes*an*e sobre esse diagnóstico o fato de que e*e **dica que * políti*a </line>
<line> ** ind*strializa*ão no *ordeste deveria visar a três *bjetivo* pr**ci*ais: em*regar as massas </line>
<line> 1 </line>
<line> Informação *oletada ju**o à *UDENE. Si*e: http://www.sude*e.gov.b*/ar*as-de-inte*e*ses-espec*f*c*s, </line>
<line> acessado *m 02/12/2013. </line>
<line> Rev. FSA, Tere**na, v. *3, n.2, art. 10, p. 195-213, mar./ab*. 20*6 www4.fsan**.c*m.br/**v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *ese*volvi*e*to Representa O Indiví*uo? </line>
<line> 205 </line>
</par>
<par>
<line> popu*aci*n*is flutua*tes, c*iar uma nova *lasse </line>
<line> dir*gente e fixa*, </line>
<line> na *egião, os </line>
<line> capitais </line>
</par>
<par>
<line> formados *m outras **ividades econ*m*cas que atualmente ten*em a emig**r (GTDN, p. 12). </line>
</par>
<par>
<line> Consi*erava-se, naquele tempo, que, se para o *entro-Sul *o Bras**, a indust*ializa*ão </line>
<line> er* </line>
</par>
<par>
<line> u** forma racional d* abri* cam*nho *ara o desenv*l*i*ento, no Nordeste, es*a era a **i*a </line>
<line> forma e, se isso não se tornasse viável, não restaria *o Nordeste *olu*ão outra que não * s*u </line>
<line> de**ov*a*ento o* a manutenção de um status d* região de baixíssima renda (GTD*, p. 51). </line>
<line> A P*lítica Na*i**a* pa*s*u, *ntão, a ter os seguintes o**eti*os est*atégico*: a) </line>
<line> Selecion*r indús*rias q*e apresentass*m maior viabilidade econ*mica na r*gião; b) *omentar </line>
</par>
<par>
<line> indústri*s que, </line>
<line> apoiand*-se num* b*se </line>
<line> fav*ráv** *e matérias-pri*as locais te*iam </line>
</par>
<par>
<line> possib*lidades de tornar-se *ompetit*vas com a* do Centro-Sul, pene*rando rapidamente </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> me*cad* regional com* no </line>
<line> na*ional; c) At*ca* as *nd*strias tradicionais, no sen*ido de </line>
</par>
<par>
<line> m*dernizá-la*, princip*lmente a têx*il, que const*tuía importante fonte </line>
<line> *e </line>
<line> emprego </line>
<line> para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *opul*ção local e *or utilizar a *ibra d* </line>
<line> algo*ão local; d) A**oveit*mento da mã* </line>
<line> de obr a </line>
</par>
<par>
<line> b*ra**, e e) O est*do de mer*ado e da po*encialidade de**as indústrias, ou sej*, * viabilidade </line>
<line> de todo este proces*o, inc*usive s*us esque*as de fi*an**ament*, deveria vert*r *e m*do </line>
<line> **trair os empresários *oc*is ou do s*l do país (*TDN, p. 84-85). </line>
</par>
<par>
<line> *m feverei*o de </line>
<line> 1959, </line>
<line> o GTDN foi convertido pelo Decret* 45.445, de ** de </line>
</par>
<par>
<line> Fevereiro de 19*9 e* Conselho d* Desenvo*viment* do No*deste (CODENO), en*uan** era </line>
</par>
<par>
<line> e*cam*nh*do ao **ngresso Nacional </line>
<line> o pr**eto de lei sugerindo a c*iação da S*DENE. </line>
</par>
<par>
<line> **gund* Braga (2**8), as *tribuições do CODENO eram ** de ir criando e im*lem*nta*do a* </line>
<line> diretrizes gerais econômicas prop*stas na cri**ão da SUDENE. *ssim, e* *5 d* De***bro </line>
<line> de 1959, *tra*és da Lei 3.692, foi ap*o*ada pelo Congresso N**ion*l a cr**ção da *UDENE, </line>
<line> c*m* um organismo planejador e c**rde*ador da nova política regional, com**ee*di*a </line>
<line> conf*rme a*t*go ** da referi*a l*i, pe*os Est*do* do Maranh*o, *iauí, C*ará, R*o Grande do </line>
<line> Nor**, Paraíba, P*rnambuco, A*agoas, Serg*pe e Bahia. Por *dendo d* seu parágrafo *º, </line>
<line> t*mbé* a região de Minas Gerai* foi incluíd* *o Polígono das ***as. Contudo, somente *pós </line>
<line> dois *nos, juntament* *om seu pri*e*r* p*ano est*a*égico, f*r*m inst*tuíd*s os incentivos qu* </line>
<line> se t**naram, *raticamente, * centro de toda a política regi*nal. </line>
</par>
<par>
<line> Uma vez demonstrado *ue * cidade de Montes Cla*os se </line>
<line> con**itui*, *esde logo, </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> u* ponto de t*ans*ção </line>
<line> ent*e o Nordeste e * Cen*ro-Su*, </line>
<line> * r*gião hav*a en*ontr*do </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> comércio *ma possibilidade de continu*dad* oper*cional, *isto que era pas*agem obri*atóri* </line>
<line> de gente e m*rcadorias, * *ue *o*sibi*itou a che*a*a de *rand* conting*n*e de re*ira*tes </line>
<line> nordestinos nos an*s das pio*es secas. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 13, n. *, a*t. 10, p. 195-213, mar./a**. 201* www*.fsanet.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. *. Couto, L. F. Silva, P. F. *. Couto, I. B. Ckagnazaroff </line>
<line> 206 </line>
</par>
<par>
<line> O Mun*cípio de Montes Cl*ros, nesse contexto, ainda segundo Braga (2008), </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> mar*ado, d*sde iní*io do crescim*nt* industrial region*l, por o </line>
<line> *ma característica ess**cial, </line>
</par>
<par>
<line> *u seja, a </line>
<line> ausênci* total de compl*m*ntarid*de entre as indúst*ias. *ão havia arranjos </line>
</par>
<par>
<line> *roduti*os </line>
<line> locais sustentáveis advindos </line>
<line> d* iniciativas ***ernas. Ao m*smo *empo, não </line>
</par>
<par>
<line> gua*davam quase nenhuma *e**ção com * espaç* *nde se en*ontram; nã* comp**m ma*érias- </line>
<line> pri*as * *em vendem seus produt*s par* a região e sua adminis*ração ce*tral es*á fo*a dela. </line>
</par>
<par>
<line> O crescimento ** in*ústria na Área Mineira da SUDENE é direcionado para ser </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> alterna*iva para os cap*tais que se viam impedi*os de se rep*oduzirem de man*ira </line>
<line> *mp*iada no Sude*te; a estes impedimentos e dificuldades consti*ui a AMS na </line>
<line> resposta procurada. Este **paço que o capi**l in**st*ial não *inha embreado - qu*se </line>
</par>
<par>
<line> *ada - </line>
<line> c**eç* a ser utili*ado e int**rado *o pr*c*s*o de *cu*ulaçã* in*u*trial *o </line>
</par>
<par>
<line> País (BRAGA, 2008, p. 48). </line>
</par>
<par>
<line> Dessa forma, c*nforme ente*de a aut*ra, fica </line>
<line> clar* para qual *umo pendia o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolviment* re*ional e que o pr*ces*o de *n*us**ializaç*o j* nasceu su*metido *s regras </line>
<line> *e integração *conômic* naciona*. N*sse contexto, *uas caracterís*icas e**m evidente*: </line>
</par>
<par>
<line> subord*nação e interdependência. *u*o*dinaçã* à expansã* industrial brasil**ra, *ue tin*a </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *r*nte o Centro-Sul, q*e s* desvi**ulav* do *bjetiv* proposto pe*o GT** de implantar um </line>
<line> ce*tro autônomo *e exp*nsã* *anufaturei*a. </line>
<line> 3 RESUL*A*OS * DISCUSS*ES </line>
<line> *.1 * perspe*tiva pol*tica: A r*laç*o indiv*duo-cidade e o padrão cosmopolita </line>
<line> * rep*esentação, * prin*íp*o, *os pare*e *m c*ncei*o muit* simples e até instintivo. </line>
<line> Representa quem, por outrem fala. Re*r*senta*ão també* pode ser uma *magem qu* reflete </line>
<line> outras subjetividad**, outros *alores. *as esse é um ***c*ito que *e mostra mui*o mais </line>
</par>
<par>
<line> *omplexo do que *parenta. U*binati (2006) apresent* três pers*e*tivas teóricas sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re*resentaçã*: a jur*dica, a institucional e a p*líti*a - ca*a u*a pressupõe concepções </line>
<line> específicas de so*erania e **lí*ica, e, consequent*mente, *elações en*re o Es*a*o e sociedades </line>
</par>
<par>
<line> espe*ífic*s. Confor*e a </line>
<line> au*ora, *s teorias jurí**cas * in*tit*ciona*s são *ró*ima* estã* e </line>
</par>
<par>
<line> baseadas </line>
<line> em uma anal**ia entre Estado e a Pes*oa em u*a con*epção volu**arista d* o </line>
</par>
<par>
<line> so*e**nia. </line>
</par>
<par>
<line> U*binati (20*6) *e**nde qu* a ter**ira *ers*ectiva - a polític* - rompe com *sses </line>
</par>
<par>
<line> mo*e*os, e </line>
<line> cri* uma *ategori* n*va capaz de </line>
<line> a**mpanhar a *i*âm*ca s*cial, pois não cria </line>
</par>
<par>
<line> entes está*i*os, *as *ermit* aos agen*es e *nstituições uma *ircular*dade que *ão é confinad* </line>
<line> Rev. F*A, T*resina, v. 13, n.2, art. *0, p. 195-213, mar./abr. 2**6 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Des*nv**vime*to Representa O Indivídu*? </line>
<line> 207 </line>
</par>
<par>
<line> * *ecisões de assemb*éia. Em </line>
<line> outros ter*os, a autora </line>
<line> def*nde uma cor*ente c*munic**iva </line>
</par>
<par>
<line> entre * sociedade polí*ica * a civil e a*irm* *ere* *s decisões tomada* a parti* de u* process* </line>
<line> refle*i*o e de ne****ação entre os a*entes po*ític*s *e forma **pla e d*mocráti*a. </line>
<line> Não é muito difícil visualizar a relação *e repre*ent*çã* *u* os indivíduos poss*e* </line>
<line> com suas respectivas cidades. Estas trazem consigo não só construções, *as sí*b*l*s, traço* </line>
<line> *e *ivência* qu* in*m*r*s pessoas t*veram e significados únicos que cada pessoa atri*ui aos </line>
<line> d*t*rminados lugares. Olive*ra (2001), nessa *inh*, *n*ende que, ta*bém, *a cidade é mai* </line>
<line> *ácil *e *xercer a cidadan**, p*i* os pr*blemas são mais re*is, tan*íveis, e é atri*uíd* a cada </line>
</par>
<par>
<line> ci*adão di*eito de o </line>
<line> ex*rcer se*s direit*s com maior propriedade. O muni*ípio, *ssim, deve </line>
</par>
<par>
<line> rep*e**ntar a* expressões dos </line>
<line> i*divíduos e gr*pos que compõem, </line>
<line> por se tra*ar d* instância </line>
</par>
<par>
<line> mais p*óxi*a à* pessoas, *uja interação o*orre de ma*ei*a ef*tiva. </line>
<line> O pro*es*o p*lítico das cidades é fe*to, s*gund* Sánche* (2*01), a partir da ação </line>
<line> combina*a de gove*no* loca*s, *unto a atores he*emônicos *om interesses *ocal*zados, </line>
<line> agências mult*laterais e red*s mundiais d* cidade. * grande resultad* é a cria*ão da *hamada </line>
<line> c*da*e-mod*lo, unidades u***nísticas qu* repre*entam o *esenvolvi*ento independentem*nte </line>
<line> d* qual**er traço c*ltur*l e político local. Cidad*s-mo*elo são pa*r*es cos*opo*i*as *ue </line>
</par>
<par>
<line> rep*esentam o conjun*o *e esforços dos gov*rnos </line>
<line> d*s cidades que, através de *ete*minadas </line>
</par>
<par>
<line> p*ática*, conseg*em se desta*ar na ação *rbanísti*a, ambiental o* nas práticas de gestão. </line>
<line> Cont*do, há uma *if*culdade muit* grande, nos dia* atuais, de se identificar práticas </line>
</par>
<par>
<line> de Administr*ção Pública que, efetivame*te, tragam o caráter de rep*esentação </line>
<line> dos anseios </line>
</par>
<par>
<line> so*iais em seus ob*e*ivos e diret*i**s. Sintomer (2010) apont* seis cau*as estruturais </line>
</par>
<par>
<line> r*l*cio**das à dif*cul*ade de re*resentação dos ind*víduos na atu*li*ade: * *rim*i*a * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ***stência de </line>
<line> um* *olíti*a *mpotente - por m*is que h*ja cr*scimento e*o*ôm**o, *ouco </line>
</par>
<par>
<line> expr*ssivos sã* o* r*sult*dos d*s p*ocess*s de rea*ranj* *oci*l, distribuição de **n*a, r**ução </line>
</par>
<par>
<line> das des*gu*lda**s, e**.; a segunda é o des*ngajamento p*l*ti*o </line>
<line> das *la*ses *opulares, </line>
<line> vi s t o </line>
</par>
<par>
<line> *ue o p*der é e*e*c*do *elas altas e*ites globalizadas, que possu*m um* consciência m*is </line>
</par>
<par>
<line> ní*ida de seus interesses e encontr*m cana*s de orga*iz*ção que </line>
<line> permitem a sua </line>
<line> a*ua*ão. A </line>
</par>
<par>
<line> terceira é a emer*ência de uma s*ciedade de risco, que é p*utada p*l* medo das </line>
<line> consequênc*as das ações g*v*rnam*ntais, de merca*o, etc. A q**rta é * cr*se da ação *úb*ica </line>
<line> b*r*crá*ic*, na qual os funci*n*ri** público* *stã* *ada vez menos a *erviço d* pú**ico, e as </line>
<line> *amada* popul*res, que dependem desses serviços, encontram-se cada vez mais *ns*tis***tas; </line>
<line> a q*inta é o obstáculo i*e**ógic*, v*s*o que nã* há, n* atualid*de, linhas de pensamento f*r*e* </line>
<line> qu* mobilizam * sociedade, como fez o s**ial*s*o por *uase *uzento* anos e, *or fim, a sexta </line>
<line> são as causas *n*ernas a* sist*ma polític*, que * mar*ado *or práticas e *áb*tos *ue lhes sã* </line>
<line> Rev. FSA, *er*sina, v. 13, n. 2, art. *0, p. 195-213, mar./ab*. 2016 www4.fsa**t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. F. Couto, L. F. Silva, P. F. F. Couto, I. B. Ckagnazaroff </line>
<line> 208 </line>
</par>
<par>
<line> pró**ios, de grupos que possuem se*s pró*ri*s interes*es e visão de mun*o e que tenta*, de </line>
<line> forma desv*nculada dos cidadãos, ser leg*timos no *xerc*cio de seus poderes. </line>
<line> Mas * questão da din**ica econô*ica **obal mostr*-*e, em muitos sentido*, </line>
</par>
<par>
<line> hegemônica </line>
<line> *o con*exto *as ci*ades, que defi*e* s*us f*uxo* sociais e polí*icos </line>
<line> t*mbém </line>
</par>
<par>
<line> confo*me a fluidez d*s recur*os e do consumo. N*sse se**ido, Paraire (1995) entende q** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> a*ão de </line>
<line> at*re* hegem*nicos globalizados c*ntribui para a </line>
<line> realizaç*o do* impe*ativos *o </line>
</par>
<par>
<line> capitalismo e da reestr*tu*a*ã* econômica </line>
<line> global, e isso se trata de u*a ret*r*ca persu*siva </line>
</par>
<par>
<line> *ue, em sua vertente ur*ana, tra*uz-se em uma agenda par* </line>
<line> a* ci**des, torn*da dominante, </line>
</par>
<par>
<line> *om pautas defini**s e </line>
<line> ações programa**s, *m uma afirmação </line>
<line> política da hegemonia </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> pensamen*o e ação sobre a* cidades. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, c*nf*rme explic* Sánchez (*001), sã* elabora*a* *olí*icas de promoção </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *egi*imação de certo* *rojetos de cidade que simp*esm***e se ad*q*am ao padrão de cons*mo </line>
<line> des*jado e* uma escala local, regional e global, e esses projetos são difundidos pol**icamente </line>
<line> como von*a*e popular e *mblemas da époc* pr*sen*e. A *magem publi*itária de*sa políti*a é </line>
</par>
<par>
<line> a venda d* imag*m da cidade-mode*o, e seus pontos de irradiação </line>
<line> coincidem com *s </line>
</par>
<par>
<line> i*stâ*cias políticas de *rod**ão d* discursos: gov*rnos *ocais em associ*ção co* as mídias; </line>
<line> instituições **pran*ciona*s, com a Com*nida*e Europ*ia e Agências Multilate**is. A ci*ade- </line>
<line> modelo se torna p*recida *o pad*ão cosm*polita de um lugar onde há consumo * organização </line>
<line> urbana. E t*das *s out*as cidades *ue não *eguem esse modelo se t*rnam lugares inf**ior**. </line>
</par>
<par>
<line> *omo já vimos antes, a </line>
<line> chegada da ferrov*a abriu um corr*dor atravé* </line>
<line> do qu*l </line>
</par>
<par>
<line> Montes Claros foi *onectad* à rede urba*a *o Su*este. *a mesma forma, foi i*se*ida, pe*a </line>
<line> SUDENE, uma lógica de *roduçã* que re*ro*uzia p*drões europeus *e *esenv*lviment* que, </line>
<line> a p*iori, atendiam *ais os in**res*es dos industriais do *ue da população e* geral. Seg**do </line>
</par>
<par>
<line> Qu*rino (20**), foi * par*ir daí que o </line>
<line> **uxo de i*formaçõ**, de val*res, de **jetos de e </line>
</par>
<par>
<line> *nteresses ec*nômicos d* mund* *cidental ca*i*a*ista *orn*u-se mais intenso e a*uou como </line>
</par>
<par>
<line> um agente *ransformador, d* modo que cidade, e, por extensão, região, antes i*o*ada, </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> agora integrada * é </line>
<line> *m mercado mundial e </line>
<line> passa a transitar *elo c*p**ali*m* q*e, o </line>
<line> *or * ua </line>
</par>
<par>
<line> *ez, está representado *o*o u* símb*lo do progresso e do desenvolvimento. </line>
<line> S*gu*do Teixeira (s.d.), a cidade ao longo dos *nos se mo**ficou, incorp**ando uma </line>
<line> no*a *ógica, c*minhando p*ra u* novo modo de *iver de s* repr**uzir. O tecn*cismo *orna-se </line>
</par>
<par>
<line> d*mina*te * o mod* de </line>
<line> vi*a local é tr*nsforma** em fav*r </line>
<line> dos intere*ses me*c*ntis dos </line>
</par>
<par>
<line> centros heg*mô*icos de </line>
<line> *ma eco*omia mundial * p*ssam simbolizar **ra*o * até mes*o a </line>
</par>
<par>
<line> *ã*-civiliz*ção. Como </line>
<line> efeito quase *mediato do dese**o*vim**t*, </line>
<line> ini*ia-se a *specul**ão </line>
</par>
<par>
<line> imobiliária, a transf*rmação </line>
<line> das fo*ma* de manejo e uso do solo, </line>
<line> bem c*mo das rel*çõ*s </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a, v. 1*, n.2, art. 1*, p. 195-2*3, mar./abr. 2016 </line>
<line> www4.fsa*et.c*m.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Dese*volviment* Repr**enta O *ndivíd*o? </line>
<line> 209 </line>
</par>
<par>
<line> f*ndiá*i*s. Assim, co*fo*me Quer*no (2006), *s saberes locais e fazeres típicos d* r*gi** </line>
</par>
<par>
<line> e*am ago*a, mais d* que </line>
<line> nunca, *epresentados socialmente </line>
<line> como símbol*s de atraso e </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *n*fic*ência, ou </line>
<line> c*mo produ**s do conhecimento popular, inca*azes dar c*nt* </line>
<line> da produç*o </line>
</par>
<par>
<line> conforme as nova* ex*g*nc*as do mercad* e, p** i*so, considerado *enos efic*ente. </line>
<line> O fat* é que montes Claros, *e*de então, **i de*xando, c*da vez *ai*, d* *er um* </line>
<line> cidade sertaneja e ganha**o as *magens e representa*õ*s d* cosmopol*tismo. Por </line>
<line> o*t*o lado, as formas de reprod*ção mat*rial e imaterial da vida pré-existe*te, nes*a </line>
<line> nova era do progresso, s*r*o re*resentadas com* símbolos de atras*, de pobrez* e de </line>
<line> mis**ia. Assim, o qu* esta*a a*tes do desenvol*imento tende, quase *e* que se </line>
<line> *erceba, a ser apagado, esq*ecido ou esc*ndido para dar lu*a* à* represe**ações do </line>
</par>
<par>
<line> mun*o desenvolvido. O espa*o urbano refo*mul*do para *comodar *s objetos * </line>
<line> téc*ico* e *s equip*me*tos urban*s que aparece* com * aura do prog*es*o. As ruas </line>
</par>
<par>
<line> * a* vi*s urbanas p*ssam a aten*e* à necessidade de circula*ão de m*rca*oria* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pessoas - que passam a s**e* vistas como consumi*o*es. * au*omóvel toma o lugar </line>
<line> d* hom*m. Os embelezamentos urba*o* seguem a lógica *a *ópia, a *idade tem de </line>
<line> se aproximar da aparênci* das gra*des *etrópoles do mundo des**v**vi*o </line>
<line> (QUERINO, 2006, p. 187). </line>
</par>
<par>
<line> Par* *raga (2*08), um *specto *mpor*ante *arac*erizou os *rimeiros pass*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento do Mu*i*ípio: a </line>
<line> espontaneid*de do seu cresciment* sem o pr*paro </line>
<line> p*ra </line>
</par>
<par>
<line> re*eb*-lo. Segun*o a *u*ora, "Admini*tr*ç*o municip*l *o* marcada por uma completa a </line>
<line> aus*ncia d* *lanejam*nto urbanístico, o **e *ó foi poss**e* de*ectar nos anos setenta, *ua*do </line>
<line> a *idade se viu à* v**t*s com centen** de prob*e*as de infraestrutura *ísica e de saneamento" </line>
<line> (*. 44). </line>
</par>
<par>
<line> *on*orme apo*ta *uer*no (200*), e*se Plano *iret*r da mudança estru*ural </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> M*nt*s </line>
<line> Claros foi c*nc*uído em *970, </line>
<line> naque*e tempo *ncomen*ado *elo então prefeito </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ci*ade, que pr*curava </line>
<line> pens*r o planejamento *rbano m*i* *m uma ab*rdagem estra***ic* </line>
</par>
<par>
<line> ec*nômica do que u*ban*, e b*scava pequenas trans*ormações em curto pr*zo. Assim sendo, </line>
</par>
<par>
<line> *on*orme comen*a Querino (200*), não é de surpr*en*er que nesse Pl*no *ncontr**o* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> crescimento demogr*fico apo*tad* c**o um fator que alterou a ocupaç*o es*ac*al da cidad*. </line>
<line> Segundo o autor, out*o aspecto notável é * atomização do espaço u*bano, visto que na cidad* </line>
<line> os *air*os não se conectavam ou eram *recariamente conectados, lo*alizando-se pulv**izados </line>
<line> no espaç*, **ase que sem contatos uns com os outros. </line>
</par>
<par>
<line> *uerino (2006) observa, ainda, que o Plano M*nicipal vislumb*ava função a </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> m*nic*pio de conter *s fluxos migratório*, protegendo a c**ital d* E**ado de uma mig**ç*o </line>
</par>
<par>
<line> a**ma de suas possibi*idades e ressalta*a * nec*ssi*a*e de c*laboração da SUDENE </line>
<line> *o*o </line>
</par>
<par>
<line> fat*r c*ave *e sucesso *ara essa con*enção, que t*nha por fin garanti* um d*senvolvim*nto </line>
</par>
<par>
<line> mai* equilibrado *m nív*l </line>
<line> *stadual. É </line>
<line> demon*trad* </line>
<line> no Plano Diretor, dessa form*, q*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> problema do fav*lamento tendia a s* agrava*, partir d* * </line>
<line> **úm*ros fo**s de s*b-habit*ções </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 13, n. 2, a*t. 1*, p. *95-213, *ar./ab*. 2*16 </line>
<line> www4.*sanet.c*m.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. F. Cout*, L. F. *ilva, *. F. F. *outo, I. B. C*agnaza*off </line>
<line> 210 </line>
</par>
<par>
<line> nos b*irros com lo**a*ento *ormal, e que ser*a d*f*cil q*alque* *edida para *mpedir </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *av*lamento inte*s*vo, *o*sidera*do qu* a p*pulação t*ve experiênc** e* **velas, *uer </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> mo*a***s do Nordeste, q*er ainda nas fav*las </line>
<line> do Centro-S*l. Em r*zão di*so, Quer*no </line>
</par>
<par>
<line> (2006) co*c*u* que * d*senv**vimento * ace*to e buscado co** obrigaçã* e os problemas dele </line>
<line> advindos são vi*tos como um mal necessário, ou um *r*ço que todos devem pagar. </line>
<line> *ar* *raga (2008), ess*s *luxos migratórios do Norte de Minas se deram em razão </line>
</par>
<par>
<line> das per*as populaci*n*is acentuad** dos mun*cípi*s **zinhos </line>
<line> que não </line>
<line> abs*rviam m*o-de- </line>
</par>
<par>
<line> obra, uma *e* que </line>
<line> *s incent*vo* se concentravam, *rep*n**r*nte****e, em Montes Cla*o*. </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, a autora *bserva que na cid*de *e Mont*s *laros também não *ouve absorçã* to**l </line>
</par>
<par>
<line> da oferta de mão d* obra, o </line>
<line> que lev*u ao efeito do *chatamento dos *alários e à criaç*o de </line>
</par>
<par>
<line> exigênci*s abs*r*as, que *evavam a co*dições precárias *e trabalho na r**iã*. </line>
<line> Da me*ma forma, o excede*te de mão de obra contri**iu para o *urgime*to de um </line>
</par>
<par>
<line> *etor informal de trabalho, *nde uma par*el* significativa d*sta f*rça </line>
<line> de trabalho, não </line>
</par>
<par>
<line> encont*a*do ***ocação *as em*resas organizadas, *ub*eteu-se à mar*i*alidade </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> conseguir um* renda de s*bs**tê*c*a, a partir de ini*i*ti*a* empreendedoras e informais </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> prod*tividade b*ixíssim* - *ando </line>
<line> origem, *ssi*, a uma m*ssa de *aixa renda e miséria no </line>
</par>
<par>
<line> mun*cípio. </line>
</par>
<par>
<line> 4 *ON*IDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> 4.* O desenvolvimen*o representa o indivíduo? *lgumas Considerações </line>
<line> Perce*e-*e que alguns aspect*s *a c*dade s* baseiam em dimensões esq*ecidas pelo </line>
<line> romant*s*o his*ó*ico da cidade d* Montes C*aros. Em *eio a e*s* contexto, obse*va-*e *ue a </line>
</par>
<par>
<line> c*dade, cujo </line>
<line> patri*ôni* </line>
<line> cultural, so*ial, pol*t*co e eco*ôm*co *oi modific*d* e ajus*a*o, </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> lon*o dos *nos, pa*a se a*aptar a uma hege*onia *uro*êntrica, *eix*ndo de *er um* </line>
</par>
<par>
<line> soc**dade basea*a </line>
<line> *m relações </line>
<line> de reciproci*ade para ser r**ida por re*ações econ*mi*as </line>
</par>
<par>
<line> determinad*s *elo c*pit*l, tornou-se uma *egião de tr*n*ição e *e in**nti*os que se </line>
<line> caracterizava co** "útil" na li*h* do *entro-sul. </line>
<line> Ne*se processo, * po*u**ção se*tane*a original foi * mais prejudicada, pois se vi* </line>
</par>
<par>
<line> conduzi*a </line>
<line> a </line>
<line> uma condição de miséria e </line>
<line> pobre*a </line>
<line> qu*, </line>
<line> em alguns pontos, n*s </line>
<line> pare** ter **do </line>
</par>
<par>
<line> "planejada" </line>
<line> - conduzida pelas *esso*s que legitimamente </line>
<line> a r*p*esentava. D*ssa f*rm*, </line>
</par>
<par>
<line> entende-*e *ue o desenv*lv*ment* do mu*i**pio ex**ceu um papel de total *eco*figuração da </line>
</par>
<par>
<line> di*âmica local, baseada, f*ndamentalmente, na *ependênci* </line>
<line> de re*urs*s de i*centivo* dos </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *ere*ina, v. 13, n.2, art. *0, p. 19*-*13, ma*./abr. *016 </line>
<line> www4.f*ane*.*om.br/revista </line>
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<par>
<line> O Desenvo*vimento Re*res*nta O I*div*d*o? </line>
<line> 2*1 </line>
</par>
<par>
<line> governos E*tadual e Fe*eral. O *esenv*lvimento significou, *ara * região, a adoção de </line>
</par>
<par>
<line> padrõe* ex*sten*es *e </line>
<line> cidad*s-mode*o qu* ap**sentavam condições de urb*nizaç*o *a*s </line>
</par>
<par>
<line> avançadas, *m detrimento das di*âmicas lo*ais até ent*o exis**ntes. </line>
<line> O *aso d* municíp*o d* Montes C*aros p*ss** *uas par*icula*idades, mas r*trata uma </line>
<line> situação si*ilar e* diversos mu*icípios bra*ileiros, os quais se encontram *m re*iões de </line>
<line> incentiv* e de desenv*lvimento, c*jas lógicas l*cais são subst*tuíd*s por rel*ções </line>
<line> "progressistas" q*e le*am aos in*ivíduos não apenas novas relações so*iais e econômicas, </line>
</par>
<par>
<line> mas **vo* ef*itos *dversos dessas novas </line>
<line> dinâmicas *ue, nem s*m*re, são bené*icos aos </line>
</par>
<par>
<line> locais. </line>
</par>
<par>
<line> Montes Cla*o*, a Princesa do Norte, portanto, é um* cid*de q*e, como m*itas, foi </line>
<line> se*arada d* sua v**ação natural, "vest*da" nos p*drões de c*dades "des*n*ol**das" e qu* *oj* </line>
<line> é ali*hada a um *adrão socioeconômico *e *randes *entros urbanos. A hi*tória mostra que o </line>
<line> desenvolvim*nt* se contrapõe ao romantismo re*ratado nos liv*os do municí*io, *ue a ve*m </line>
<line> como um lugar de cultura ún*ca, qu* cre*ceu *or seu esfor*o, tornando-se um pólo de </line>
<line> desenvolv*mento. *ntret*nto, nov*s *ersp*ctivas podem atr*bui* *ova* face* dadas à hist*ri* - </line>
</par>
<par>
<line> e, </line>
<line> as*im, torna-se possív*l reconhecer *sp*ctos da vida *ue a*tes *ermaneciam ocultos </line>
</par>
<par>
<line> aoc*nheci*ento co*e*iv* e do imaginário social. </line>
<line> REF*RÊNC*A* </line>
<line> BRA*IL. *onstit*ição *a República Fe*erativa do Brasil de 1934. </line>
<line> ______. C**stitu**ão *a Repú*lica Federativa do Brasil de 1937. </line>
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<line> 1983 </line>
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<line> *OUTO, *. *; SILVA, L. F; COUTO, P. F. F; CK*GNAZAROFF, I. B; O Dese*volvimento </line>
<line> ***resenta O Indivídu*?A *istória De *ontes Claros/Mg *ob Out*as Perspecti*as. Rev. FSA, </line>
<line> Teresin*, v.1*, n.2, a*t.10, p. 195-213, m*r./abr. 20**. </line>
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<line> Contribuição dos Autores </line>
<line> F. F. Couto </line>
<line> L. F. Silv* </line>
<line> P. F. F. Couto </line>
<line> *. B. C**gnazaroff </line>
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<line> 1) concepç*o e planeja*ento. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *) anál*se e interp*etaçã* dos d*dos. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascu*ho o* n* revisão *rítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*ticipação na a*rovação da ve*são fi*al do ma*us***to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, art. 10, p. 195-2*3, mar./a*r. 20*6 </line>
<line> www4.*sanet.*om.br/revist* </line>
</par>
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</document>

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