<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 9, *. 162-179, mai./jun. 2016 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2016.13.3.9 </line>
</par>
<par>
<line> Imigração ou a Construção de *ma \Raça *rasileira\ nos Anos 30 do Séc. XX </line>
<line> Im*i*ration or *he *onstr**tion of 'Brazil**n Race' in the *0s of XX Cent*ry </line>
</par>
<par>
<line> Na*a *aria Carl*s de Santana </line>
<line> D**tora *m Históri* Pol*tica e *o*ial das *deias pela Universi*ad* Federal Flumin***e </line>
<line> Profess*ra do Centro Fed*ral de Edu*ação Tecnol*gica Celso Sucko* da *onseca </line>
<line> E-mail: na*amcsanta*a@g*ail.com </line>
</par>
<par>
<line> E**ereço: N*ra *aria Carlos *e **ntana </line>
<line> Ed*tor Científico: T*n*y Kerley d* Alencar Rod*igues </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Ru* do I*perador, 971 - C*ntr* - Pe*rópo*is - </line>
</par>
<par>
<line> Rio de J*ne*r* (RJ), Brasil; *v. Ma*acanã, 229 - </line>
<line> Arti*o recebido em 25/02/2016. Última </line>
<line> v*rsão </line>
</par>
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<line> Maracanã - R*o *e *a*ei*o (RJ), B*asi* </line>
<line> *ecebida em 18/03/2*1*. Apro*ado em 19/03/*016. </line>
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<line> Aval**d* pelo sistema Triple Rev*ew: Des* R*view a) </line>
<line> pel* *d*tor-*hefe; e b) D*uble Blind **view </line>
<line> (ava*iação c*ga por doi* aval*adores da *rea). </line>
<line> Revi*ão: Gra*atical, No**ativa e de *ormatação </line>
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<line> Imi*raç*o *u a Construção de uma \*a*a Brasi*eira\ no* *nos 30 *o Séc. XX </line>
<line> 163 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O pr*sente **abalho objetiva enfocar *e forma b*eve o projeto imigrantis*a e seu* </line>
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<line> d*sdobrame*tos polít*co-s*c*ais * a construção *a </line>
<line> idéia de nação-brasi*idade e ci*ada*i* </line>
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<line> resul*ante desta política. *qui serão a*or**das a oc*pação * a </line>
<line> inse*ç*o dos *strangeiros </line>
<line> no </line>
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<line> pa*s, es*ecificamente o* </line>
<line> alemães, a constr*ç** de *uas comun*dades e a </line>
<line> dif*cul*ade de </line>
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<par>
<line> assim*lação. Fina*mente, serão </line>
<line> analisados os de*do*ra*entos da imigração alemã no B*asil </line>
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<line> (p*nge*manismo, nazismo) e o confli*o com a polí*ica *acional d* Estado Novo. Para tanto, </line>
<line> este tr*balho con**ntra-se nas fontes primárias p*o**zi*as pelo g**ern*, en*r* *930 e 1945 *o </line>
<line> Dops (*epartam*nto de Ordem *o*ítica e *ocial), do Arquivo do Estad* d* R*o de Janeiro * </line>
</par>
<par>
<line> em fontes secun*á**a*. O* *onceitos aqu* privilegiados se*ão * de na*ão, assim*lação </line>
<line> e </line>
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<line> ca*deamen*o, apresentados ao longo do trabalho e </line>
<line> b**eados nos traba*hos dos clássicos </line>
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<line> Hobsba*m * Eric Ran*er. </line>
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<line> Palavr*s-*h*ve: Imigração. História. Assimi*ação. Cal*e*mento e Nação </line>
<line> ABSTRA*T </line>
<line> This p*p*r aims to focus briefly im*gra*tista the p*oj*ct and its s*cio-politi*al deve*o*me**s </line>
<line> an* t*e **nstruc*ion *f **e id*a of *a*ion-B*azil*anness and *i**zenshi* resul*ing fro* *h*s </line>
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<line> policy. He*e will address the </line>
<line> occupa*ion and the integration of foreign*rs in the country, </line>
</par>
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<line> specifica*ly the Germans, building their com*uniti*s and the difficulty o* assimila*ion. </line>
<line> *inall*, t*e dev*lopments will be analy**d of *erman immi*ration in Bra*il (Pan- </line>
<line> Germanism, Nazism) and the confli** with the New State *ational policy. Ther*fore, t*is </line>
<line> work focuses on *rimary sources produced by th* govern*ent *etween 1930 and 1945 in </line>
</par>
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<line> *OPS (Dep*rtment </line>
<line> of P*litical </line>
<line> an* Soci*l Ord*r), the S*ate Archives of Rio </line>
<line> de J*neiro and </line>
</par>
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<line> secondar* so*rces. The conc*pts here are the priv*leged natio*, assimilation *nd cladding, </line>
<line> pr*sented throughout **e work and bas*d on the work o* Eric Hobsbawm and Ran*e* class*c*. </line>
<line> Keywords: Immigratio*. History. A*similation. Fusin* and *a**on. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 13, *. 3, art. 9, p. 16*-179, mai./*un. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/r*v*sta </line>
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<line> *. M. C. Santan* </line>
<line> 164 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
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<line> *es*e tra*alho será tr*ta*o, ain*a que de f*rm* breve, o projeto **igranti**a e seus </line>
</par>
<par>
<line> desdob*a*entos </line>
<line> polí*ico-*oc**is a construção e </line>
<line> *a *deia de nação-brasilidad* e cidadania </line>
</par>
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<line> *esultante de*ta polít*ca. Para iss*, se*ão a*ordad*s a ocupação e * inser*ão dos estrangeiro* </line>
</par>
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<line> no pa*s, e*pec*ficamente o* alemãe*, a </line>
<line> con*t*ução de </line>
<line> suas *o*un*d*des e * dificuld*de </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> assi*ilação. *e </line>
<line> que mane*ra, o projeto imigranti*ta, iniciad* em meado* do século XIX, </line>
</par>
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<line> como part* *e um process* de subst*tuição de mão de obra escrava, mas, tam*ém, como par*e </line>
</par>
<par>
<line> de um **oj*to político de *ormaçã* **ciona*, contrib*iu e se desdobrou a* long* </line>
<line> d*quele </line>
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<line> s*c*lo * no s*culo *X *o ponto de promover um conflito c*m a política Na**onal do Estado </line>
<line> No*o. Vale ressa*tar *ue tod** e*tes pontos *erão anal*sados numa pers*ec*iva histórica. </line>
<line> Mais adiant*, ser* analis*da a polític* nacionali**dora do *stado No*o e a </line>
</par>
<par>
<line> pr*ocupação do regime com o </line>
<line> proble*a das m**orias étnic*s, ling*í***c*s *ultu*a*s e </line>
<line> que </line>
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<line> *aviam se ins*ala*o n* *aís; a </line>
<line> polít*ca de assimilação forçada feit* pe*o G*verno através </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> legislação * da repressã*, das agremiações, sua i*p*rt*nci* no movimen*o n*zis*a ** Brasil, </line>
<line> do conf*i*o com o projeto nacio*al e, finalmente, a pro*bi*ã* destas *tiv*dades, em 1**2, p*l* </line>
<line> Estado Nov*. </line>
<line> F*zendo um breve res*mo d* **** a discu*são do trabalho vemos q*e, antes mesmo de </line>
<line> o projeto imigrantist* *er posto em **á*ica em 1*40, algun* im*gra*t** germâ*i*os já ha**am </line>
</par>
<par>
<line> se </line>
<line> insta*ado </line>
<line> no </line>
<line> país. A partir de *824, segund* *oh*n (*988), *uando os primeiro* </line>
</par>
<par>
<line> germânic*s aqu* se instalar** e fundaram a *olônia de Sã* Leopoldo, n* Rio *ra*d* do *ul, </line>
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<par>
<line> grupos de imi**a*tes, em geral </line>
<line> su*ç** e alemã*s, </line>
<line> não *ara*am </line>
<line> de ch*gar a* *r*sil. Os </line>
</par>
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<line> prim**ros gr**os vieram por inicia*iva do g*ve*no geral q*e organizava a f*ndação </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> c*lônias para * p*od*ção *e gênero* de pr*meira necess**a** </line>
<line> e </line>
<line> para o *bastecimento de </line>
</par>
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<line> c*dades * vil*s. </line>
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<line> Em 1840, o s*ntido *a *mi**ação *uda, graças ao movimen*o ab*licionista e </line>
<line> s*u* </line>
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<line> pro*etos, ** </line>
<line> constante* press**s ext**nas cont*a </line>
<line> * tr*f*co de escravos e às re*oltas </line>
</par>
<par>
<line> emancipad**a* e lib*ra*s de *od* a América. Ap*sa* de *ão pod*rmo* **norar - me*mo </line>
<line> não </line>
</par>
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<line> faze*do p*rte da discussão a que me proponho -, as sucessiva* pres*ões internas, </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> participação *os negros, as fugas em m*ssa de escravos, o trab*lho de "co*scientização" fei*o </line>
</par>
<par>
<line> n* </line>
<line> *nterio* </line>
<line> d*s senz*las, enf*m o traba*ho *e *o*iliz*ção de qu* a hi*t*riog*afia vem se </line>
</par>
<par>
<line> ocupa*do.1 </line>
<line> 1 </line>
<line> A histori*graf** dos a**s *0 e 9* *etomou * d*bate so*re a abolição, pro*ur*ndo *al*riza* a p*rticipação dos </line>
<line> negros e de outro *egm**t*s da população, q*e *ão as elit**. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 13, n.3, art. 9, p. 1*2-179, mai./jun. 201* *ww4.fsa*et.*o*.br/re*ista </line>
</par>
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<line> Im*gr*ç*o ou a Co*strução de uma \Raç* Brasil**ra\ nos A**s 30 d* Séc. XX </line>
<line> 165 </line>
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<line> N* m*mento de *resciment* do abolic*on*smo, o imig*antismo, *m dos *a*s </line>
<line> *mportan*es projeto* surg*dos em seu interior, começa a se *rticular e a *bs*rve* tan*o líderes </line>
<line> *o movi*ento, *omo setores conservadores da soci*d*de. O imigrant*smo surge não só p*la </line>
<line> nec**sida*e de se pensar em *ma a*terna**va para a mão de obr* esc*ava, mas **mbém como </line>
</par>
<par>
<line> re*posta para *ma questão ess*n*ial e que se c*loc* </line>
<line> p**a a elite *ntelectual e </line>
<line> polí*ica </line>
</par>
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<line> brasil*ira: a *on*tru*ão da nossa id*ia d* *açã*. O projeto imigr*ntista *rato* as que*t**s da </line>
</par>
<par>
<line> substituição da mão-de-obra, do abolicio*ismo </line>
<line> e da f*rmação </line>
<line> d* naci*nalidade *o* </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> in*entivo à i*igraçã*. A v*nda d* *ovo* estrangeir*s não *co**eceu p*r *caso. O pro*et* de </line>
</par>
<par>
<line> imigração </line>
<line> não se caracteriza como exclusi**d*de do Bras*l. *os pr*cessos abolicioni*tas de </line>
</par>
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<line> toda a A*éric* L*tin*, * i*igração é uma da* *ol*ções de su**t*tu*ç*o de mão d* obr* m*is </line>
<line> a*plam*nte difu*didas. * a forma como a nossa el*te reelabora e*te proje*o que acabou p*r </line>
<line> determi*ar aspec*os fund**entais na const*uçã* de nossa na*ionalidade. </line>
<line> Nest* sentido, val* ressa**ar que a substituição do trabalho escravo, e suas implic**ões </line>
<line> d* con*orm*ção étnica brasileira, foi fu*damen*al para a elaboração de nossos proje*os </line>
</par>
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<line> n*ci*nai*. Ass*m, à época *as lutas abolici**ista*, * </line>
<line> *ntelec*ualidade bra**le*ra estava </line>
</par>
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<line> si*tonizada co* o pensamento eu*opeu. O próprio m*vimento ab*lici*nista surge do* ideais </line>
</par>
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<line> li*era*s da Europa d* século XIX, *omo afirma Skid*ore (1987), *o Br*sil, todavia, </line>
<line> o </line>
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<line> libera*ismo su*gi* *om* result*do *e tendências </line>
<line> *nte*ectuais mais do que **r qualquer </line>
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<line> mudança e*on*mica profunda. </line>
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<line> Assim com* pelo l*beralis*o, a* ideias e </line>
<line> ideai* da* elites intelectuais brasileir*s </line>
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<line> havi*m si*o *nflu**ciada* t*mb*m pelas corr**tes filosófico - cient*fi*as europeias: </line>
</par>
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<line> determi*i*mo, darwinismo e posit**i*m* que funda**ntara* os </line>
<line> projetos e </line>
<line> o* di*cursos d*s </line>
</par>
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<column>
<row> reformad*res. </row>
</column>
<column>
<row> 2*odas estas correntes de pensamento apontavam para uma *ne*itáv*l </row>
</column>
</par>
<par>
<line> invi*b*lidade b*as*leira. A inexistên*ia de um **vo \homogêneo\, a he*e*ogeni* sócio-racial * </line>
<line> a mestiçag*m eram *ondicio*adores do nosso es*ado *e *nf*rioridade e *n*ivilida*e perante o </line>
<line> mundo bran*o e civilizado europeu. </line>
</par>
<par>
<line> A *or*açã* de </line>
<line> *ma identid*de homogê*ea fo* a principal barreira * ser *ransposta </line>
</par>
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<line> pelos ab*li*ionistas *ue *creditavam na viabilidad* do paí*, mas, ao mesmo tempo, </line>
</par>
<par>
<line> acreditavam nas </line>
<line> "*rofecias cien*í*ic*s" europeia. Para S*id*ore (1987), o* </line>
<line> do* s pont os </line>
</par>
<par>
<line> funda*enta** p**a a formação da nacionalida*e: a identidade e * etnicidade começam a ser </line>
<line> forja*os *elo proj*to imigrantista. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> As correntes f*lósofi*as d* final d* *écu*o XIX, est*o *reocup*da* com * questão da *voluçã* d* ho*em e *o </row>
</column>
</par>
<par>
<line> progresso, vinc*lando sempre a q*estões de ordem e de aspect*s *atu*ais. </line>
<line> Rev. *SA, T*resi*a, v. 13, n. 3, a*t. 9, p. 162-1*9, *ai./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/rev*st* </line>
</par>
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<line> N. *. C. Sa*tana </line>
<line> 166 </line>
</par>
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<line> Ao inco*porar a teori* da *n*er*ori*ade **ci*l de grand* par*e da população bras*leira, a </line>
</par>
<par>
<line> elite reformado** começou </line>
<line> a *ensar sobre a t*ans***o para </line>
<line> o t*ab*lho livre pela via </line>
</par>
<par>
<line> i*igraci*nista. O imi*ran*e de*er*a "conta*iar" o *ovo brasileiro </line>
<line> co* sua civilização, com </line>
</par>
<par>
<line> *ua ener*ia - con*undida com raça - para o *rabalho, fosse através da int*gração so*iocultural, </line>
<line> chama*a de assimila*ão, f*sse *ela* relações i**er-raciais, ou c*ldeamento. Seyfert (1981) </line>
<line> *firma que, o **sul*ado seri*, ao fim e ao c*bo, *ão só o b*anquea*ento da "raça brasile*ra", </line>
<line> como sua cons*quent* "m**ho*ia" e "*volu**o". </line>
<line> O trabalho livr* do i**grante, além do caráter econômico, pos*uía um caráter polí*ico, </line>
<line> ajudari* no process* de branqueam*n*o do país, f*ndam**tal pa*a * progr*sso "fisiológico" e </line>
<line> "cultu*a*" d* ***ão. A e*te respeito, Nabuco *az uma d*cl*ração sobre o pensa*ento *o </line>
<line> *ovimento em 1883, ressalt*nd* que para *os* *o Pa*rocínio, os abolicionis*as qu*r*am com </line>
<line> seu projeto: </line>
</par>
<par>
<line> Um p*ís ond*, atra*da pela fran*u*za **s nos*as i*stituições pela liberdade do e </line>
</par>
<par>
<line> nosso r*gime, * imigração eu*opéia *raga sem cessa* *ma </line>
<line> *orrente de san*ue </line>
</par>
<par>
<line> caucásico, vi*az, enérgico e sadio, que poss*mos a**orver sem perigo ... </line>
<line> (SEYFERT, 198*, p.*8). </line>
<line> No *ntant*, mesmo assumindo a infer*oridade r*cial brasileira, fr**o das prese*ças </line>
<line> negra, indígena, da mestiçagem e do *raco sangue lusitano, dian*e da raça européia do nor*e e </line>
<line> dos franceses, o disc*rso de*tes abolicio*i*t** *ão r*con*ecia na s*ciedade brasileira o </line>
<line> preconceito racial. Para os *de*logos do pensamento ab*li*ionista brasileiro, o país vi**a em </line>
</par>
<par>
<line> har****a *acial. *o *ras*l, negros e mes**ços </line>
<line> ocupa*am carg*s em tod*s o* lugares da </line>
</par>
<par>
<line> soc*edade ao lado dos branco*. Os cas*s d* José do Patrocín*o e André *e*ouças *ão </line>
<line> ilustrativo*. </line>
</par>
<par>
<line> Diferentemente do que acontecia </line>
<line> na s*cied*de bi*racia* nor*e-americana, * </line>
<line> socieda*e </line>
</par>
<par>
<line> b*asileira já era, ness* tempo, multirracial, o que *ncl**ive facilit*u re*orço* te*r*a *o </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *a*deamento, ape*ar de isto não **plica* num* *erdadeira "d*mocracia *acial" e a socied*de </line>
<line> ser, d* fato, r*cista. Por tudo isso, o ideal d* b**nqueamen*o é exp*icado co*o sol*ç*o tanto </line>
</par>
<par>
<line> para a homogeneizaçã* da "***a </line>
<line> brasileira", quanto *ara o aprimoramento *e*ta. Ao mes*o </line>
</par>
<par>
<line> tempo, *zeved* (1**7) a*irma que *stes pl*nos não exclu*am a i***rtânci* do elemento </line>
<line> negro p*ra a adap*ação sócio clim*tica - o*t** aspecto do deter*inism* - d* elemento branc*. </line>
<line> A expec*ativa em t*rno das relações i*ter-raciais, entre negros e i*igrantes, mestiços e </line>
</par>
<par>
<line> imigra*tes, e a recriaçã* de </line>
<line> uma "r*ça bras*lei*a" foi, sem </line>
<line> dúvid*, um do* m*is desta*ados </line>
</par>
<par>
<line> objetivos traça*o* para a e*abor*çã* de uma identidad* étnica-social da na*ional*dade </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresina, v. 13, n.3, art. 9, p. 16*-179, mai./j*n. 201* </line>
<line> w*w4.fsane*.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Imigração ou a Const*u*ão *e uma \Raça *rasi*eira\ n*s Anos 30 do Séc. XX </line>
<line> 167 </line>
</par>
<par>
<line> bras*le*ra. Para isso, *s *migr*ntista* se *mpe*haram na divulgaçã* e na publicidade d*s </line>
<line> "maravilhas d* Brasil" e do "paraí*o racial" no con*i*ente europeu. </line>
<line> St*infus (1985) d*sta*a que por su* vez, o* *migrantes alemães que in*ressaram n* </line>
<line> país a **rtir *o século XIX ch*garam com o obj*tivo de corresponder à expectati*a imediata </line>
<line> de co*onizar terras ainda não exploradas. A primeir* * mai** leva de imigrantes era *or**da </line>
<line> po* pequenos agricultores. No Sul, esses pequenos agricultores se insta*ar*m *omo *olonos, </line>
</par>
<par>
<line> forman*o *uas comun*dad*s. No </line>
<line> começo do século XX, iniciou-se *m </line>
<line> novo processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> imigração. D*sta ve*, o </line>
<line> *r*po de imigr*nt*s que aqui chegou fo*mava um perf** </line>
</par>
<par>
<line> complet*m*nte difere*te do **rificado durante to*o * século passado. </line>
</par>
<par>
<line> Este grup*, com*osto em sua maioria por ope*ário*, </line>
<line> oficia*s do exé*cito imperial, </line>
</par>
<par>
<line> funcionários </line>
<line> aposentados, artífices, médicos, engenhe*ros, advogados, come*ciante* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*ricul*o**s, v*io d* Alemanha devido às crises surgid*s na E*ropa ao fin*l do *éc*l* XIX. A </line>
<line> principal delas e que il*str* b*m o *arát** da *migração par* o Bra**l no iní*io deste *éc*lo foi </line>
<line> * crise do liberalismo. S*, p** um lado, a intensa *amp*nha e o ince*tivo dos abolicionistas </line>
<line> *fe*iv*ram o processo de imigr*ção, por ou*ro, a crise a*ontada anteriormente expulso* leva* </line>
<line> desta *opu*ação para as t**ras da Am*ric*. </line>
<line> Esta crise foi *aracterizada p*incipalment* pela su*stituiç** do capita* liberal pelo de </line>
<line> mono*ólio. *es*e *omen*o, o*orreram a impleme*tação d* *rodu*ão em ma**a e a maior </line>
</par>
<par>
<line> divis*o d* tra*al*o, a pr*teç*o do *apital e a *usc* </line>
<line> de novos </line>
<line> merca*os, d*ndo lugar </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> col*ni*ação imperiali*ta. No ente*der de Renzo (1*7*), tantas transf*rmações geraram um* </line>
<line> massa *e desempregado* e subempregados, que **ixaram * seu p**s em busca d* nova* </line>
<line> opo*tunid*des. </line>
<line> Os alem*es r*cém-*hegados ao país se un*a* aqu* aos **imei*os *olo*os e aos seu* </line>
<line> des*enden**s. Além *isso, a ocupa*ão ter*itor*a* *estes imigrante* **deri* parecer, à **imeira </line>
</par>
<par>
<line> vis*a, </line>
<line> motivada por cond*ções d*te*m*nistas, *o**, por </line>
<line> exemp*o, os aspec*os físicos *a </line>
</par>
<par>
<line> região. Contudo, como destac* Stein*us (1985), a </line>
<line> o**pação *o p*imeiro contingent* </line>
</par>
<par>
<line> imig*atór*o estabeleci*o m*is </line>
<line> ao Sul do país se </line>
<line> *ifere do segundo a**i chegado no início </line>
</par>
<par>
<line> *este séc*lo e in*talado ma*s ao Sudeste. Amb*s ocuparam terr**órios específ*cos e* r**pos*a </line>
<line> *o* *eus *róp***s interesses e a u* projeto político nacio**l a eles destina*o. </line>
<line> Aos colonos *o século X*X, foram *estinadas t*rras não exploradas, no Su* do país. </line>
<line> Aos op**ários e artesãos, um Bra*il pré-industrial, no Sude*te. A* *ado da o*upação social, </line>
</par>
<par>
<line> estav* implícito o caráter eco*ômico. A constru*ão d* país ne*essitava - de aco*d* *om </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> intelec*ualidade nacional - </line>
<line> do* braços, </line>
<line> do saber, da raça e da força destes novos </line>
</par>
<par>
<line> col*n*zadores. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 13, n. *, *r*. 9, p. *62-17*, *ai./jun. 2016 </line>
<line> www4.fsane*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. M. C. Santana </line>
<line> 168 </line>
</par>
<par>
<line> * polí*ica imigran*ista ai*d* contava com o reconhecimento *es*es imigrante* </line>
<line> al*m*es, como te*to-brasileir**, defin**d* assim, a ident*ficação destes com um dup*o </line>
<line> *ert*ncime**o: à nação alemã, concebida como e*tid*de pol*tica, * à pátr** b*asileira, </line>
<line> expressando uma vinculação *t*ica e a cid*dania. *o*as estas *i*cunstânc*as fizeram c*m que </line>
<line> o pan*ermanism* no Brasil se desenvol*ess* ***o result*do do isolame*to e *a n*o- </line>
<line> assimilação socioc*ltura*. </line>
<line> (...) *so cotidiano do idioma de ori*em, inclusive nas escolas **rticul*res (rel**i*s*s </line>
<line> ou leigas), na* institu*ções b*n*fi*e*tes (...), recr**tivas e cultura*s, p*blicaçõ*s </line>
<line> destinadas aos membros da c*mun*dade, a*é* de *lementos distin*i*os qualifi*ados </line>
<line> como tra**ção e co*tume, ref***idos nos hábi*o* *lim**tar*s, na arquitetura, *as </line>
<line> *ráticas rel*giosas etc (SEY*ERT, 1981, p.22). </line>
<line> Foi, paralelam**te, à con*t*uçã* do *acionalismo brasileiro, que *estaca a assimilação </line>
</par>
<par>
<line> e a </line>
<line> miscige*a*ão como fo*mas de se ch*gar à unidade e *o </line>
<line> progresso, **e ocorreu </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> elab*ração de identid*de* étni*as estabelecedoras de limite* g*upais. Tais limites acabaram </line>
<line> por defin*r esta* etnias como mi*o**as, mais tarde, i*cl*sive, d**i*ultando o *cesso à c*dadania </line>
<line> de*tes gru**s. No *a*o dos teuto-br*sil*ir*s, os elementos dife**nciadores desta i*entidade </line>
<line> étnica *oram exatame*te os qu* co*puseram a ma*or pa*te das ideologia* na*ionalistas: raça </line>
<line> ou povo, líng*a (garan*indo a integração) e a manutenção da cultura at*av*s d* tradição e dos </line>
<line> costumes. </line>
<line> A manutenção das tr*dições foi *undame**al para conferir ao grupo d* im*grantes uma </line>
<line> co*t*nuid*de *istórica, *omo nos *ponta Hobsba*n* Ranger (19**) em "A I*venção das </line>
</par>
<par>
<line> *radições". M*s*o que o *rim*iro </line>
<line> grupo tenha a*ui chegado *ntes da unif*caç*o alemã em </line>
</par>
<par>
<line> 1870, eles foram os transmissor*s de *ráticas tradicionais formadoras de identi*ade. </line>
<line> As prá*i*as tradi*i*nais exi*tentes - cançõ*s folclóri**s, campeo*a*os de *inástica e </line>
</par>
<par>
<line> o t*ro ao alvo - for*m modifi*adas, ritualizadas e instit*cionalizadas par* ser*ir </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> novos </line>
<line> propósitos na*ionais. *s c*nç*es *olclóricas tradicionais ac*e*ce*taram-se </line>
</par>
<par>
<line> *ovas canções na mesma l*ngu*(...) (HOB*B*WM ; RANGER, 198*, p. 1*). </line>
</par>
<par>
<line> 2 METODO*OGIA </line>
</par>
<par>
<line> O a**rte teór*c*-metodológi*o deste trabalho foi b**eado na leit*ra e análise cr*tica d* </line>
<line> fon*es bibliográficas clássi*a* na his*ori*grafia que tra*am d*s temas centr*is aqu* *isc*t***s. </line>
<line> Mas, *ara *l*m das *ontes secundária*, este t*abalho foi construído a partir de fontes </line>
</par>
<par>
<line> pri*ária*, do*umentos </line>
<line> produz*dos pel* Depart*men*o d* Polícia Política e S*cial (D*PS), </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n.3, art. 9, p. 162-179, m*i./jun. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I**gração ou a Construção de uma \Ra*a Brasileira\ nos Anos 30 do Séc. XX </line>
<line> 169 </line>
</par>
<par>
<line> presente em par*e significati*a da hi*tór*a do B**si* Rep**lica e qu* foi a font* inspiradora </line>
<line> desta pesquisa. Ainda, pela transversalidad* do tema, foram **ados *utores de área* afins das </line>
</par>
<par>
<line> ciências humanas. A part*r da in**stigação n*s fon*es sec**dári*s e primárias proce*eu-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> uma tri*ngulação das mesmas, e o result*** é o que apres**tamos a seguir. Tudo isso fo* f*ito </line>
</par>
<par>
<line> ap*s a uma ac*ra*a investigação das font*s primárias, da bibliografia e </line>
<line> tem*s, mesmo os </line>
</par>
<par>
<line> *rans**rsais. Vale dest*car, ainda, que a pesquisa é de cunh* bibliográ*ico, documental </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> te*rico e utiliza o *ét**o analítico e c*ítico. </line>
</par>
<par>
<line> 2 .1 Os imigrante* alemã*s em u* novo c*ntexto: o Brasil dos anos *0 </line>
</par>
<par>
<line> * identidade étnica fo*jada no interior destas socie*ad*s pelo pange*manism* </line>
</par>
<par>
<line> começou a se difundi* a p**tir de </line>
<line> 189* em </line>
<line> *arte da imp*ensa t*uto-brasileira. A ideia de </line>
</par>
<par>
<line> g*r*an*dade t*an*mitida por e*ta imprensa, pelas **col*s, *a família e *as i*stituições, </line>
</par>
<par>
<line> *rincipalmente agrem*açõ*s, preservada* pelos *e*to-brasileiros, pode s*r </line>
<line> co*siderada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> semente </line>
<line> de um germa*ismo *ec*perado, m*is tarde, pel* </line>
<line> nazismo no Bra*il *os </line>
<line> a*os </line>
<line> 30, </line>
</par>
<par>
<line> duran*e o *o*erno *e Getúlio Vargas. </line>
<line> Desde a Revo*uç*o de *930, q*a*do Getú*io Vargas ch*ga pela pr*meira ve* a* poder </line>
</par>
<par>
<line> apoi**o pelos milita*es, tendo em vista o a*astamento *as </line>
<line> e**tes dominantes da Repúbl*ca </line>
</par>
<par>
<line> Velha * * falência *a *on*epção b*a*ile*ra de um estado l*beral, tem início, no Brasil, uma era </line>
</par>
<par>
<line> de gr*dua* intervenção estatal e* **dos </line>
<line> *s set*res da sociedad* e *ma *olítica nacionalista, </line>
</par>
<par>
<line> visando transformar o *e*ário social brasileiro. </line>
</par>
<par>
<line> Em 1* de </line>
<line> novembro *e 193*, apó* passar por graves crises *olíti*as - at* mesmo </line>
</par>
<par>
<line> du*ante o *eríodo con*tit**iona* </line>
<line> de seu </line>
<line> g*v*rn* e* 1934 - V*rgas *á um g*lpe de estado, </line>
</par>
<par>
<line> outorgan** a Cons*i*uição redigi*a </line>
<line> por Fra*cisco Campo* em 1936. A Ca*ta de 10 de </line>
</par>
<par>
<line> novembro dissol*eu a ind*pen*ência do* três p*de*es e passo*-os às mãos do pre*idente, </line>
</par>
<par>
<line> extinguiu os p*rtid*s e inst*tuiu regime cor*orativo sob a autoridade *e Getúl** Varg*s. o </line>
</par>
<par>
<line> E*tretanto, presid**te governou até o fim do Estado N*vo, em 1*4*, através de decretos- o </line>
<line> le** com força con*titucional. </line>
<line> Neste contexto, elaborou-se o qu* os ideólog** do Estado Novo, *ra**isco Campos, </line>
<line> Azev*do Amaral e Oli*e*ra *ia**a, c*amar*m de "* Est*do Naci*nal". E**e estado f*i, </line>
<line> *on*ebido sob dois *ng*los: </line>
<line> *acionalismo * autoritarismo são ângul*s distintos * compl*mentares do *r*cesso </line>
<line> d* formação do Estad* N*cional. A soberania, c*m* atribu*o exclusi*o do Estad* e </line>
<line> a ca**cid*de *e aç*o ** Governo federal s*bre todo o territó*io se unem na </line>
<line> R*v. FSA, Te*esina, v. 13, n. *, *rt. 9, p. 162-179, mai./jun. 2016 ww*4.fsa*et.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> N. *. C. Santana </row>
</column>
<column>
<row> 170 </row>
<row> reali*a*ão do objetiv* *omum de cri*r a *acionalidad* Est* p*oje** unifi*ador </row>
<row> envolve múltiplos aspecto*: é movido pelo* ideai* d* j*stiça, de "democr*cia </row>
<row> **ci*l", mas, acima de tudo, o rege uma "razã* de estado" (LIPPI; O*IVEIRA, </row>
<row> 1982, p.21*). </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *stes â*gulos, nacio*al*smo e autorita*ismo, *ão expl*citados no pensa*en*o estado </line>
</par>
<par>
<line> novis*a. </line>
<line> Exi**e, ef*ectivam*nte, um gov*rno, u* *ode*, uma autoridade *acional. O chef* * o </line>
</par>
<par>
<line> chefe da n*ção. (...) Somente um estado de chefe </line>
<line> *ode se* um *stad* Nacional: </line>
</par>
<par>
<line> u*ifi*ar o Estado é *nificar a na*ão. </line>
</par>
<par>
<line> (...) A nação readqui*iu a cons*iênci* de ** mesma, do caos das *iv**ões e *os </line>
</par>
<par>
<line> partidos pa**ou para a orde* da unidade, </line>
<line> que foi sem*re a da *ua vocaç*o </line>
</par>
<par>
<line> (CAMPOS, 194*, p.214). </line>
</par>
<par>
<line> A uni*ade acima *itada por Ca*pos (1*41) *oi ma*s do que * uni**de e* t*rn* de um </line>
<line> chef* - com* o fim dos part*dos políticos - foi uma unidade que se pret*ndeu *tnica e cultural, </line>
<line> recuperando *s me***as sugeridas *o final do século XIX. O nacionalismo brasileiro, que </line>
</par>
<par>
<line> privile*iava a assim*laçã* e a mi*c*ge*ação, consegui*, </line>
<line> durante o E*tado N**o, sair *o </line>
</par>
<par>
<line> disc*rso p*ra a prática. </line>
</par>
<par>
<line> O projeto naci*nali*ta, de uni**de cultural e racial, t*ansf*rmou a ques*ão *as </line>
<line> minorias - no caso, as *inorias étni*as - e* prob*ema chave para o no*o *overno. Carneiro </line>
<line> (1988) *esta*a que, apesar *e não constar ** qualquer programa govern**ent*l, a propost* de </line>
<line> a*similaç*o forçada d*stas minorias *p*rece em *ár*os documentos *o pe*ío*o. </line>
<line> *ma *as primeir*s medidas *do*ada* em dez*mb*o *e 1937 foi a proibição dos </line>
</par>
<par>
<line> partidos po*ít**os. E*t* medida atingiu a*guns estr*ngeiro*, indiretamente, e grupos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> alemães, em partic*lar. Em 1938, fechame*to do Partido Naci*nal Social*s*a Al*m*o o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Trabalho - N**AP - e* fu*cio*amento no paí* des*e 1930, l**itou gr**d* parte das </line>
<line> atividades nazistas no Brasil. O Partido Na**onal Socia*ista, *u nazis*a, como é popula*mente </line>
<line> con*ec*do, t**e pouco m*is de 2% de **esão entre os colonos alemãe*, contudo represen*ava </line>
<line> uma ameaça aos pr*jet*s *ssimila*ionistas do Brasil. </line>
<line> Por isso, no **o *e 1938, *om a c**gada de Os*aldo *ranha ao Minist***o d*s </line>
</par>
<par>
<line> Relaç*es *xteri*res, várias med*das n**ionaliz*doras autorit*ria* *ora* t*mad*s e que e </line>
</par>
<par>
<line> afetariam </line>
<line> diretamente o f*nci*na*en*o do Par**d* *a*ional Socialist* e das agremiaçõe* </line>
</par>
<par>
<line> a***ã*s *o país. </line>
</par>
<par>
<line> A*nda que * Brasil mantivesse *ma política d* in*ensa troca comercial com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Alema*ha nazista, a chegada *e Oswaldo Aranh* a* mi*istério das R*lações Exteriore* e sua </line>
<line> simpat*a pelo *stado nor**-americano fez *o* que o *ove*no, pouco a p**c*, se aliasse a*s </line>
<line> Rev. FSA, Te*esi*a, *. 13, *.3, art. 9, p. 16*-*79, mai./j*n. 2016 ww*4.f*anet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Imi*raç*o ou * Constru*ão de uma \Raça Brasileira\ *os Anos 30 d* Séc. XX </line>
<line> 171 </line>
</par>
<par>
<line> EUA, *ni*indo as *tividades dos *lemãe* no paí*. As*im, * Gover*o federa* *ntensif*cou suas </line>
<line> rel*ções com o inimigo do eix*: os *stados U*idos d* Améri*a, O q*e possibi*ita*a, de certa </line>
</par>
<par>
<line> f*rma, * impl*m*nta*ã* - *es*o que *e**a - da* medidas d* *ep*essão aos </line>
<line> estrangei*o* do </line>
</par>
<par>
<line> Gover**, na med*da em q** evoluíam as relaçõe* Brasil-EUA. </line>
</par>
<par>
<line> *este conte*to, a preocupaçã* com * *brasileiramento deu lugar, ainda, a o*tr* </line>
<line> *lemento fundam*ntal d* base de s*stentação d* regime e que fora cataliz**o *omo símbo*o </line>
<line> máximo do ci*adão nacional: * traba*hador brasileiro. </line>
</par>
<par>
<line> (...) Es*e eleme*t*, ao m*smo tempo sujeito e obje*o da* </line>
<line> fala* ministe*iais, </line>
</par>
<par>
<line> *ran*form*ra-se no centro da* preocupações *olít*cas governam*n*ais, * </line>
<line> que, </line>
</par>
<par>
<line> segundo M*rc*ndes, ficava com*rovad* *e** conjunto de inicia*ivas políticas qu* o </line>
<line> Est*do pa*sara a lhe dedicar. A imp*rtân*ia e o papel do cidadão-t*abalhador </line>
</par>
<par>
<line> tinha*, a*sim, uma dim*nsã* mater*al c*mprováv*l nas </line>
<line> nume*osas e variadas </line>
</par>
<par>
<line> in*ciativas desencadeada* pelo *stado, tendo como *inalidade precípua * criação e </line>
<line> pr*t*ção des*e nov* homem br*silei*o (GOMES, 1994, p.*21). </line>
<line> Nova*ente, o Es*ado tomará para si * tare*a de pr*teger e discipli*ar: os trabalha**res </line>
<line> tinham sua rep*esentação gerada pelo *over*o e m*bilizada em seu interior e de acordo com </line>
<line> os interesses deste, que se *onfund*m com os d* p*vo. Elaboram - se, então, med*da* de </line>
<line> prot*ção ao t*abalh*d*r brasi**iro que limit*ram o aces*o *os estra*geiros. </line>
</par>
<par>
<line> No que </line>
<line> d*z respeito aos cargos </line>
<line> p**li*os, *egundo Campos (**41), estes foram, </line>
<line> *or </line>
</par>
<par>
<line> prin*ípi*, consid*rados privativos de bras*lei*os, </line>
<line> "vi*t* que e*t*s p*ssuem mérito, ta*ento e </line>
</par>
<par>
<line> capacidade". No caso ** in*ciativa p*ivada, * leg*slação também *efini* e delim*tou *s </line>
<line> esp*ços destina*os *os estran*ei*os. A polí*ica de na*ional*zaç*o, visando à r*val*riza*ã* do </line>
<line> homem brasileiro, leva o Gove*no federal a tomar vár*as m*didas, legais d* proteção a este </line>
<line> homem, conf*rm* ressalta Cohen (1988). </line>
<line> O *stado Novo, apesar d* simpatia tão proc*a*ada pelo Naci*na* - Socialismo p*ss*ía </line>
</par>
<par>
<line> limites de *r*te*ão a* s** re*ime: </line>
<line> a </line>
<line> pr*serv*ção do poder centralizador e d* so*erania </line>
</par>
<par>
<line> na*io*al. Em vista disso, </line>
</par>
<par>
<line> O p***l**a das *i*orias é*ni*as, lin*uíst*cas e cultura**, qu* ha**am *e instalado n* </line>
<line> Bras*l, s* trans*ormou numa questão d* Seguranç* Nacional, amea*ando a ordem </line>
<line> socia* e a forma*ão d* con*ciência patriótica brasileira (COHEN, *988, p.86). </line>
</par>
<par>
<line> Nestes propósitos de nac*onal*z*ção, Vargas d* ênfase, *omo </line>
<line> af*rma M*ria Luíza T. </line>
</par>
<par>
<line> **rneiro (1988), idéia de h*mogeneização *acial; à m*tologia do trabalh*, como fonte de à </line>
<line> riqueza e orde* social; à *x*c*ção de uma n*va p*líti*a demográfi*a, colocad* e* prática </line>
<line> através d* uma nova polí*ica de *estrição à imig*ação; a* co*b*te *s id**a* *xóticas e aos </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 1*, n. 3, art. 9, *. 162-179, m*i./**n. 2016 www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. M. C. Santana </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> "in*migos *a p*tria" e do "trabalhador brasileiro", tratados como "ameaças c*n*agiosas à </row>
<row> *ons*ruç*o do Es*a*o N*cional *ortes, e à configuração d* uma *aça s**ia". </row>
<row> A imposi*ão de *edi*as n*cionalizador*s foi especialment* s*vera com os imigrantes </row>
<row> alem*es e japones*s e seus d*s**ndent*s, em c*nsequência da infi*traç** nazista * ** atuação </row>
<row> do p*rti*o até 1938, e d* declaração de guer*a ao eixo, em 1941. A especia* severidade com </row>
<row> que * g*verno de Vargas trata os i*igrantes alemã*s, jap*nes*s e seus *escendentes co*eça </row>
<row> antes mesmo de 1942, qua**o *s *t*vidades naz*stas *** tota*mente pr*ibidas, *m funç*o da </row>
<row> p*omoç*o *e um *roj*to nacional. </row>
</column>
<par>
<line> 3 </line>
<line> REFERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> * *studo do problema das ori**ns das nações apresenta duas posições principais e é </line>
</par>
<column>
<row> funda*e*tal *ara a compreensão da questão a*ui colocada: * da po*ítica *o E**ado Nov* para </row>
</column>
</par>
<par>
<line> a co*str*ção *e um Estado *ac*onal. A </line>
<line> primeir* </line>
<line> *osição sustent* que a nação e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> nacionalismo são f*nômenos m*dernos, resultado dos p*oces*o* **volucionários do s*culo </line>
</par>
<par>
<line> XVI*I e XIX, a o*tra, que su*õe* ser a naç*o uma *oisa natural, "di*isão natural da raça e </line>
<line> hu*ana, do*ada por *eu* de *eu car*ter p*óprio", *onforme afirma G*ibernau (19*7). </line>
<line> * importante destac** que os estudiosos que entendem a naçã* *omo *m fenômeno </line>
</par>
<par>
<line> *es**tante </line>
<line> das rev*luções ** quais inauguram a contemp*r**eidade, re*saltam qu* </line>
</par>
<par>
<line> historica*e*te, ela é resultado do advento da democr*cia, da industrialização * da so*erania </line>
<line> p***lar. D*ntre estes autores, proponho-*e a tra*alhar com a primeira proposição e co* os </line>
</par>
<par>
<line> conceitos </line>
<line> de Ernes* Gellner (**93), Eric Hobsbawm (199*). Um dos pont*s i*portante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> perceber é que, na concepção *e**es autor*s, o conc*i** de n*ção, apesar *e sua *odernidade, </line>
<line> reivindica semp*e antigu*da**. </line>
<line> Se*undo H*bsbawm (1990), o primeiro aspec*o a ser dest**ad* a respei*o da ideia de </line>
</par>
<par>
<line> na*ão </line>
<line> é </line>
<line> qu* a p*lavra naç*o *omo subst*n*i*o, surgiu ap*nas no século XIV, em ing**s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> f*ancês. Mas, </line>
<line> como este auto* re*salta a </line>
<line> pal**r* naç** c*m sen*ido *olíti*o, *pareceu no </line>
</par>
<par>
<line> vocabulári* europeu no *ina* d* século XV*II e c*meço do XIX. S*gundo ele, </line>
<line> * </line>
<line> nação tem </line>
</par>
<par>
<line> co*o u*a de suas funções mediar e re*uzir o co**lito e a tensão *n*re setores da sociedad*. </line>
<line> Além des**s dois autores, g*staria de destacar a terminologia *tilizada *or Ben**ict Ande*son </line>
<line> (198*), "comu*i**de imaginada" e su* conc*pçã* de q*e a nação é, de *a*o, *ma construção </line>
<line> polí*ico-ec**ô*ica e social. </line>
</par>
<par>
<line> A concepção que entende a </line>
<line> nação como uma *ivisão nat*ral *a raça humana, </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> *o*trá**o d* q*e poss* sugerir, também é um fenôme*o surgido durante os </line>
<line> processos </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *eresina, v. *3, *.*, a*t. 9, *. 1*2-*79, mai./jun. 2016 www4.fsan**.com.*r/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Imigr*ção ou a Con*trução *e uma \R*ça Brasileira\ *os Anos 30 do Séc. XX </line>
<line> 173 </line>
</par>
<par>
<line> rev*lucioná*ios do *éculo XVIII e XIX, e*tretanto apr*senta *r*posiç*es c***rárias aos </line>
<line> pri*cípios de li*erdade, igu*ldade e, principalme*te, frate*nidade q*e fundaram a </line>
<line> conte*poraneidade. Sobre isso, *emo* que: </line>
<line> A valoriz*ção f*scista da *aç*o, a* co*trário, exatamente porque é *nevita*elmente </line>
</par>
<par>
<line> re*órica, pr*cisa ser agr*ssiva, preci*a recorrer a uma ênfase </line>
<line> *eroz para disfa*çar o </line>
</par>
<par>
<line> *eu vazio e t*nde a menosca*ar os v*lore* das outras **ções e *a humanida*e em </line>
<line> gera* (KO**ER, 1977, *.13). </line>
<line> As con*epções de *obsbawm (1990) e A**erson (1989) converge* *om os aspectos </line>
</par>
<par>
<line> gerais </line>
<line> do projeto *argu*sta, com* por exem*lo, a que*tã* *a mode*nidade que ap*r*ce *o </line>
</par>
<par>
<line> m**elo de Getúlio como al*o a *er conqu*stado. Ou*ro aspect* seria o </line>
<line> ap*ntado por </line>
</par>
<par>
<line> Hobsbawm (1990) de que a nação serv*ria como **dutora dos confli*os *ociais, à me*ida que </line>
<line> u*ifica o* proj*tos individuai*, tor**ndo-o* de t*da * soci**ade. No caso do governo **rgas, </line>
<line> segundo seu proje*o naciona*, cabe**a ao E*tado in**rpr*tar os interesses popular** e unificar </line>
<line> estes *rop*sit*s. </line>
<line> Ou*ro conceito importante para a compr*ensão dest* *nálise, é o de *acion**is*o. E*** </line>
</par>
<par>
<line> pode ser fr*que*temente entendido *o*o </line>
<line> patriotismo, por re**rir-*e ao s**timen*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> per*e*cer a uma determinada comun**ade. *lém disso, o nacionalismo identifi** os *ac*onais </line>
</par>
<par>
<line> *or um* s*ri* *e símbolo* e p*la v*ntade *e u*ificar os *d*ais da *omun*dade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> perten**mento que, *evados ao e*tremo, pode *esencadear s*ntimen*os de ódio raci*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *eno*obia. Para melhor expli*ar o termo, ad**arei a definiç** *e Gellner também ut*lizada p*r </line>
</par>
<par>
<line> Hobsbawm (199*), *ue entend* o *a*i*nalism* c*mo </line>
<line> "fund*m*ntalm*nte u* princípio </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> sus*ent* </line>
<line> *ue a </line>
<line> un*dade polític* e nacional deve ser </line>
<line> congruent*"; esta unidade pressupõe </line>
</par>
<par>
<line> *am*ém uniformidade, o qu* pode ger** os pr**onceitos. </line>
</par>
<par>
<line> Den*re as expr*ssõ*s </line>
<line> propo*tas, </line>
<line> uma que é i*por*antí**i*a para a d*scu*são </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> pretendo des*nvolver é o chamado Estado Na*ion*l. Com* destac*do </line>
<line> acima, este ap*rece </line>
</par>
<par>
<line> como *m fenô*eno modern*, resultado **s r*v*luçõ*s </line>
<line> do sécul* X*III * que "p*ssui </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mo*o*ólio d* que *firma ser o uso legítim* da força *entro de um territó*io demarc*d*, e que </line>
</par>
<par>
<line> procura uni* * pov* </line>
<line> sub*etido a seu *ove*no por *eio da homogenei*ação, criando </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> cultura, símbo*os e </line>
<line> valores comun*, revivendo tradições e mitos de origem, ou, às vezes </line>
</par>
<par>
<line> *nven*ando-os". * Estado Novo t*mb*m foi denominado "Es*ado Na*ional" e o projeto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> naç** do re*ime de Vargas pr*punha uniform*z*r a naçã* a partir do Estado. *or s*r a nação </line>
<line> estudada *m const*ucto social derivado do Estado, con*idero o termo ***hado por B*ned*ct </line>
</par>
<par>
<line> Anderson, "*omunidade Imaginad*" a**opriad* para r**erir-me a *ste proje*o </line>
<line> de n**ão. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Tere*in*, *. 13, n. 3, art. 9, p. 162-179, mai./*un. 20*6 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. M. C. *antana </line>
<line> *74 </line>
</par>
<par>
<line> S*gundo Anderson, a naç** "é i*aginada como limitada [...]". "É imaginada como soberana </line>
</par>
<par>
<line> [...]" e "finalmente é i*aginada como c*munidade porque, sem co*siderar a d*sigualdade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ex*lor*çã* que atualme*te prevalecem em todas elas, à nação é sempre con*ebida como um </line>
<line> companheirismo prof**do e horizonta*". </line>
</par>
<par>
<line> *or o**ro *ado, a qu*stão nacional "es*á s*tuad* *a i*tersecção *a </line>
<line> políti**, da </line>
</par>
<par>
<line> te*nol*g*a * da t*an*forma*ão *o*ial" e o *erceiro onde declara que, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> (...) as naçõe* e seus fenôm*nos ass*ciados deve*, portanto *er analisados em </row>
<row> termos das c*nd*ções econômic*s, ad*ini*t*at**as, técni*as, *olíticas * outras </row>
<row> *xigênci*s; </row>
<row> (...) por essa raz*o as naçõ*s são, do m*u *onto de vista, *enômenos duais, </row>
<row> *onstr**dos essenc*alment* pelo alto, mas que, no entant*, n*o *odem se* </row>
<row> compreen*idas sem ser analis**as *e baix*, ou *e*a, em termos de sup*si*ões, </row>
<row> es**ranç*s, n*cessid*des, aspiraç*es e **teresses das pess*as comuns, as q*ais n*o </row>
<row> sã* *ecessariam*nte naci*n*is * menos ai*da *a*ionali*tas (ANDE*SON, 198*, </row>
<row> p.20). </row>
<row> * confli*o entre o projeto de Getúlio ocorr* pel* presença d* outr* id*i* de naçã* e* </row>
<row> te*ritó*io bra*ileiro, o nacional-socialismo. Surgido como uma forma de naci*n*lismo, *o </row>
<row> interi*r dos movime*tos de di*eita fascistas, "o nazismo se ap**ou na id*ia de ra*a e sobre o </row>
<row> c***e*to de co*unidade do p*vo (vol*smeinschaft). R*ça, entend*da na formação natura*, </row>
<row> oriunda d* c*munidade de sangue: nação, *oncebida c*mo um* realidade orgânica </row>
<row> supr*indi*idu*l", m*s que segundo Ribeiro Júnior (1986), deve ser *ocaliza** hi*toricamente, </row>
<row> no d*senro*ar dos movi*entos *a*cistas. </row>
</column>
<par>
<line> 3 .1 </line>
<line> Sobre as A*ivid*des Nazi-*asci*tas </line>
<line> *a década de 30 d* *écu*o X*, o Br*sil po*suía *m n*mer* sign*ficativo de colonos </line>
</par>
</par>
<par>
<line> a**mães, italianos e </line>
<line> seus *escen*ente*, apesar dos **dos esta*íst*c** sere* imprecis*s. * </line>
</par>
<par>
<line> i**ensa a*ivid**e al*mã f*i diretamente pr*judicada *ela leg*s*ação, qu* vis*va imped*r </line>
</par>
<par>
<line> *ualquer ati**dade polí*i*a </line>
<line> o*gan*zada, principalmente dos ele*e*to* co*prome*idos com </line>
</par>
<par>
<line> *tiv*dades de tipo naz*fascist*. </line>
<line> Estas ag*emiações naz*stas *o B*asil foram, na ver*ade, sedes de socie**des </line>
</par>
<par>
<line> *ecreativas e culturais com*os**s de s*cios de origem alemã ou di*eta**nte vinculados às </line>
</par>
<par>
<line> *tividades nipo-n*zifascistas. C*mo destaca *ohen (1*88), em s** trabalho *obre o tema, </line>
</par>
<par>
<line> esta* soc*edades </line>
<line> fu*cio**vam **mo núcleos de alem*es e seu* des*endente* e como *s*aço </line>
</par>
<par>
<line> de r****dução e </line>
<line> manute*ção das t*adiç*e*. Ao lado ** impre*sa nazis*a, das escolas e </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n.3, a*t. 9, p. 162-*79, m*i./j**. 2*16 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Imigração ou a Construção de uma \Raça Brasileira\ nos Anos 30 do Sé*. XX </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> i*r*jas, as a**e*iações t*nh*m u* p*p*l fundamen*al na organização do nazismo no Brasil, </line>
<line> principal*ente de*o*s do fechamento do Parti*o Nacional-So*ial**t* Alemão do T*aba*ho </line>
<line> (NSDAP), ao qu** elas *s*iveram vinculad** a *a*tir d* fundação do parti*o em 19*0. </line>
<line> As organiza*ões *azistas *niciar*m suas ativ*dades n* país em 1*33, no Sul do Brasil. </line>
<line> Estas ativi*ades *oram coorden*d** pela E*baixada alemã no *io de Janeiro * pelos </line>
</par>
<par>
<line> consulados, especi*lme*te em Porto Alegr*, Cur*ti*a e São Pa*lo. As embaixada* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> consula*os, *or s*a vez, rece*ia* as *ormas diretamente de B*rli*, </line>
<line> das c*amadas *O </line>
</par>
<par>
<line> (*rganização do Exterior), qu* tinham c*mo *inal*d*de amparar todo* os alemãe* fora das </line>
<line> front*iras *o Reich. </line>
<line> Nos países on*e viviam alemã*s, organizar*m-se lan*esgruppen (grupo*-países), </line>
</par>
<par>
<line> *hefi*dos por u* </line>
<line> la*derg*uppenleiter (***fe de país). A L*ndesg*uppen B*asil (grupo-*aís </line>
</par>
<par>
<line> Brasil) teve sua p*imei*a sed* *o Rio de Ja*eiro *té 1934, quando foi </line>
<line> para S*o Pa*lo. Py </line>
</par>
<par>
<line> (1942) *f*rma qu*, em 1*3*, co* o fech*mento do NSDAP, a s*d* da </line>
<line> organização na*ista </line>
</par>
<par>
<line> r*tornou ao Rio de Janeiro. </line>
</par>
<par>
<line> *s do*umentos e*contr*dos no a*ervo do Dep*rtamento *e Ordem Po*ítica e Socia* </line>
<line> (Dops) do Estado do Rio de Jane*ro refle*em * importância *o movimento na*ista no Rio de </line>
<line> Janeiro, em especial, e no Brasil, em p*rticular. As atividades na*istas tomaram contornos *e </line>
</par>
<par>
<line> especial </line>
<line> relevância no *eríodo aludid*. O* movimentos </line>
<line> *e **ssa, como o </line>
<line> comunismo o * </line>
</par>
<par>
<line> integra*ismo. têm, neste ac*r*o, de**aque de d*men*ões seme*hantes aos dados às *tividades </line>
<line> al*mã*s. </line>
<line> As **ves*i*a*õ** *ecaem sobre o* *euto-b*a*ileiros e os sú*itos de *ixo, s*us </line>
<line> descend*n*es, **r*miações, e*colas, ins*i*u*ções * empr*sa*. Mesmo *s simpa*izan**s, </line>
<line> pr*sentes em todas as **f*ra* *e nossa admi*is*raç** pú**ica, das forças a*madas e da pró*r*a </line>
<line> p*líci* po*íti*a, são mantidos s*b vig*lânci*. </line>
<line> A *o*íc*a Política b*asileira, aliada à Interpol, a* FBI, *s embaixadas b*asil*iras e aos </line>
</par>
<par>
<line> Dops estaduais, invest*ga </line>
<line> e re*istra o t*ân*ito de </line>
<line> viajantes estra*ge*ros no </line>
<line> país. Desta </line>
</par>
<par>
<line> inv*stigação, o ac*rvo do Dops guarda fart* docume*t*ção com fotos, mapas, m*nuscritos, </line>
<line> jo*n*is, ca*ernetas, diári*s pesso**s, not*s f*scais, rel*çõ*s de a*x*lio * im*grantes, insígn*a*, </line>
<line> em**emas, flâ**las, **rteiras de sóc*os etc. </line>
<line> A p*rs**uição s*stemá*ica, re*istrada desde 1930, acentuada em 1933, com a proibição </line>
</par>
<par>
<line> do us o </line>
<line> d* lí*gua ***range*ra nas </line>
<line> escolas e, em 1*3*, *om o f*c*a*ento do *art*do, vai </line>
<line> ao* </line>
</par>
<par>
<line> poucos se efetivando. As a*r*m*aç*es nazista* que, desde 1938, se mant** com* s*port* do </line>
</par>
<par>
<line> mo*imento, </line>
<line> *elo pa*el de mantenedoras </line>
<line> das tra*i*ões e </line>
<line> co*tume*, organizad*ras </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> a*ivi*ades da juven*ud* hit*erista e s*des de e*co*tro de industr*ais, comerciant*s e elementos </line>
<line> **v. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 9, p. 162-179, mai./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. M. C. Santana </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> envolvi*os di*et* ou indire*amente com o mov*mento, aos po*cos são desat*vadas, apesar de </line>
<line> algumas perm*necerem *unci*nando, como comprovam d*ssiês do Dops, a** 1953. </line>
<line> 4 RES*LTA**S E DISCUSS**S </line>
</par>
<par>
<line> O objetivo deste p*ojeto </line>
<line> estad* novi*ta de </line>
<line> *acio*alização for*a*a, *ate*nal*sta, era </line>
</par>
<par>
<line> fundar *m novo *rasil, homo*êneo, racial e *ultura*mente, </line>
<line> uniforme *m seus **lores, </line>
</par>
<par>
<line> comportamentos e me**al*dades. T*do *sso at*avés do mito do trabal*ador nacional. Além </line>
<line> diss*, ape*ar da *impati* e aproximação do regime p*lo *a*i*nal-socialismo e pela política do </line>
</par>
<par>
<line> Fü*rer, o *s*ado Novo *ossu*a limites </line>
<line> de proteçã* ao seu r*gime: a preservação do *o*er </line>
</par>
<par>
<line> **ntraliz*dor e da sober*nia nacional. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> pr**ença das minorias **n*cas, </line>
<line> lingüísticas e culturais no Brasi* transform*u-se </line>
</par>
<par>
<line> numa quest*o de segurança n*ci*nal. As comu*idades g*rmâni*as aqui i*s**lad*s refletiam os </line>
</par>
<par>
<line> int*res*es nacionais </line>
<line> al**ães, em primeira instância. * con***to de i*t*resses entre estas </line>
</par>
<par>
<line> *omuni*ades e * Governo federal acaba por gerar animosidade total, com o apoio de parte ** </line>
<line> população à repre*s*o aos nazis*as. </line>
<line> O projeto de a*si*ila*ão *ultural e ca*deamento *as raças, i*iciado em m*ados *o </line>
</par>
<par>
<line> século </line>
<line> XIX e re*ormulado nos </line>
<line> anos 30 deste século, sucumbe p*ra*te o *solamento </line>
<line> destas </line>
</par>
<par>
<line> *omu**dad*s e apesar das t*ntat*vas do Governo f*deral, *o tempo de Getúlio, em con**guir * </line>
<line> integ*ação. </line>
<line> O pro*eto n*cional*sta do Estado Novo pode n** ter si*o vitorioso, no que di* respei*o </line>
<line> à as*imilaç*o forçada e ao caldeamento, mas sua *deologia continua bas*ant* viva. * ideia de </line>
<line> as*imila*ão, de caldeamento, da d*mocracia racial **nda ***e fazem parte do senso comum. </line>
<line> A intençã* de inserir os i*igrantes a*emãe* e italianos como el*mentos f*ndamentai* </line>
<line> p*ra a *onst*ução da nação bras*le*ra, bas*ada nas teorias cient*ficas d* final *o s*culo X*X, </line>
</par>
<par>
<line> pode ser perfe*t*mente *xplicad*, não só *ela própria re*evância **e es*as teorias tomam </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Eu*opa no período, </line>
<line> co*o pelo est**o de â*imo, pel* *xpe*tat*va gerada </line>
<line> p**o aboli*ionismo </line>
</par>
<par>
<line> ** apres*ntar u* *rojeto. Ou*ro dado que po*e ter cont*ibuí** muito para a *m*l*ment*ção </line>
<line> *este projeto é o fat* de, já por esta époc*, o Brasil ser um p*ís multirracial. Era fácil </line>
<line> imaginar que, como *s *ortugueses, os alemães * i*alianos seriam assimilados pela nos*a </line>
<line> cul*u** e se *n*e*ra*ia* ra*idamente com a popula*ã* br*sile*ra. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n.3, art. 9, p. 162-179, *ai./*un. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> I*igração ** a Construção ** uma \Raça Br*s*leira\ n*s Anos 30 do *éc. X* </line>
<line> 177 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSID*RAÇÕES F*NAIS </line>
</par>
<par>
<line> **al a consid*ração *inal pos*ível *pó* essa *eitu*a? Algumas. P*deríamo* *onclu*r </line>
</par>
<par>
<line> sobre a pol*tica n*c*onal </line>
<line> de </line>
<line> imigração, ou *ob*e as Rel*ções I*ternacionai*, </line>
<line> o* ainda </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> construç** de *m *stado A*to*i*ário. Mas, * coerência nos </line>
<line> leva a c*ncluir o quanto ** </line>
</par>
<par>
<line> p*lít**a* do </line>
<line> g*verno *ara a im**ração influenciaram di*etamente </line>
<line> nos *sp*ctos fundamentais </line>
</par>
<par>
<line> da cons*rução da q*es*ão racial no *ra*il e *a ident*dade b*asileira. Começando p*lo E*tad* </line>
<line> Novo, ve*emos *ue toda a pe*segu**ão aos *migran*es ale*ães f*i *arte da po*ít*ca esta*o </line>
<line> novis*a - concebida sob os ângulos do nacion*l*sm* * a*torit*rismo - e *erviu não *ó para o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento de ações no cam*o econômico, *o*o *amb*m para a el*boração ** </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> "cultura brasileira", de um po*o brasile*ro - *qui enten*ido como raça - pela *nc*r*or*ção da </line>
<line> class* tr**a*hadora, através *o control* do Estado. </line>
<line> * avanço gradual do p*n*ermanis**, no f*nal do s*culo X*X e *n**io do *éculo XX, </line>
</par>
<par>
<line> apontou para a in**abi*idade da integração </line>
<line> *e *ar*e desta co*unidade. O n*c*onalismo das </line>
</par>
<par>
<line> primeiras d*cadas d*ste século já denunciava a necessi*ade de *e verificar </line>
<line> o </line>
<line> "sentido de*t* </line>
</par>
<par>
<line> col*nização". Na lite*atura, personagen* de autore* como Li** Barreto res*enti*m-s* com os </line>
<line> estrange*ros e com a ocupação *e *mpreg*s, tirando o lugar do trab*lhador naci*nal. </line>
<line> A manutenção *a* t*adições * *a cultura de*tro destas comunidad*s, além da ques*ão </line>
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<line> d* língua, *s deixav* completa*ent* iso*a*as. Quan*o à *aça, </line>
<line> eles v*o, pouco a pouc*, se </line>
</par>
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<line> f*chando </line>
<line> em su* "su*eriorid*d* ra*ial" - reafir*ada pela pr*p*ia intenção dos projetos </line>
</par>
<par>
<line> *rasil*iro* - que c*lmina nas agremiações **z*stas. O pangermanism* d* sé*ul* passado se </line>
<line> transfor*a no *azismo do século XX. </line>
</par>
<par>
<line> As agr*m*ações nazistas, * p*rtir </line>
<line> d* 1938, assumem </line>
<line> um papel fundamental </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *anuten*ão </line>
<line> d*stas tradições e na div**g**ão *o nazismo. A </line>
<line> partir de 19**, o </line>
<line> proj*to </line>
</par>
<par>
<line> na*ionali*ta br*sile*ro do *stado Nov*, presidido por *etúlio Vargas, tomou para s* à *arefa </line>
</par>
<par>
<line> de pôr em prát*ca as teorias assimi*acioni*tas do* abol*ci*nistas, c*m a *i*alidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *om*g*neizar a r*ç* e * cultura brasileiras e fortal*cer o t**balhado* nacional. </line>
</par>
<par>
<line> O que pod**o* apreende* *e *od* </line>
<line> este processo que o nac*on*lis*o inaugurado * </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **i*nfante do co**ço do sé*u*o XX se debateu desde o *rincípio com conflit*s c*ia*os pelo </line>
<line> a*ti*ici*lismo *e *lguns de *eus e*ementos. A homogen*idade ét*ic* é um dos eleme*to* mais </line>
<line> pr*blemátic*s, aliad* às trad*çõe* e à língua. </line>
<line> A concepção ge*ulista de *stado Nacio*al encontrou mui*os adep*o* * o própr*o povo </line>
</par>
<par>
<line> se mobi***ou. * pr*paganda usada *or V*rg*s, </line>
<line> de valorização do ho*em brasileiro e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. *3, n. *, art. 9, p. 162-1*9, mai./jun. 2016 </line>
<line> *ww4.fsanet.co*.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. M. C. San*an* </line>
<line> 178 </line>
</par>
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<line> tra**l*ador, foi muito bem ace*ta e aind* hoj* o**imos expressões que refletem *em i*so. </line>
<line> "*uem trabal*a vence" é uma delas. </line>
</par>
<par>
<line> N* </line>
<line> entanto, ao chegar a* final do século XX, </line>
<line> as es*ruturas e concepções f*ra* </line>
</par>
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<line> mud*ndo, num ritmo bastante acel*rado. Em parte, por questões ec*nômicas ligadas </line>
<line> * </line>
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<line> *ecessidade de a***tura de mercados, em parte pelas diver*idades </line>
<line> étnicas que foram se </line>
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<line> acentuand*. </line>
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<line> Nestes </line>
<line> últimos a*os, as questõ*s é*nic*s e raciais vê* sendo largamente di*cutidas. </line>
</par>
<par>
<line> Parec* *ue as d*f**enças têm sid* </line>
<line> *a*or**adas em detriment* da homogeneidade * d* </line>
</par>
<par>
<line> igu*lda*e, *m par*e pela própria luta d*s *hama*as *ino*ias. </line>
<line> Hoje, a* discussões *a questão n*cional brasileira *ass*m muito mai* pela es*era </line>
<line> econômic*. A soc*e*ade está se mobi*izan*o e discutindo questões mai* i*ediatas, tentando </line>
<line> *epensar o nosso pr*jeto de *ação, nec****ri* nesta **a de g*obaliz*ção. </line>
<line> REFERÊN*IAS </line>
<line> Fontes Prim*ri*s: </line>
<line> *cervo *OPS - R*o *e Janei*o - Série: *l*mão - Arq*ivo do Es*ad* do Ri* de *aneiro </line>
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<line> *NDERSON, *. Na*ão e Consciên*i* Na*i*nal. São *aulo: *d. Á*ica, 1989 </line>
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<line> Imigração o* a Construção d* *ma \*aça B*asileira\ nos Ano* 30 do Séc. XX </line>
<line> 179 </line>
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<row> *ev. FS*, Teresina, v.13, n.*, art.9, p. 162-179, mai./jun. 2016. </row>
</column>
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<line> Co*tribuiç*o dos Autores </line>
<line> N. M. C. Santana </line>
</par>
<par>
<line> 1) concep*ão e *lanejamento. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) an*lise e **ter**etação dos dados. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraçã* do ra*cunho ou na revisão crí*i*a do conteú*o. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rt*cipação *a *provação d* ve*são f*nal d* m**uscri**. </line>
<line> X </line>
</par>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 3, a*t. 9, p. 162-179, mai./j*n. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
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