<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 9, *. 162-179, mai./jun. 2016
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2016.13.3.9
</line>
</par><par>
<line>
Imigração ou a Construção de *ma \Raça *rasileira\ nos Anos 30 do Séc. XX
</line>
<line>
Im*i*ration or *he *onstr**tion of 'Brazil**n Race' in the *0s of XX Cent*ry
</line>
</par><par>
<line>
Na*a *aria Carl*s de Santana
</line>
<line>
D**tora *m Históri* Pol*tica e *o*ial das *deias pela Universi*ad* Federal Flumin***e
</line>
<line>
Profess*ra do Centro Fed*ral de Edu*ação Tecnol*gica Celso Sucko* da *onseca
</line>
<line>
E-mail: na*amcsanta*a@g*ail.com
</line>
</par><par>
<line>
E**ereço: N*ra *aria Carlos *e **ntana
</line>
<line>
Ed*tor Científico: T*n*y Kerley d* Alencar Rod*igues
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Ru* do I*perador, 971 - C*ntr* - Pe*rópo*is -
</line>
</par><par>
<line>
Rio de J*ne*r* (RJ), Brasil; *v. Ma*acanã, 229 -
</line>
<line>
Arti*o recebido em 25/02/2016. Última
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
Maracanã - R*o *e *a*ei*o (RJ), B*asi*
</line>
<line>
*ecebida em 18/03/2*1*. Apro*ado em 19/03/*016.
</line>
</par><par>
</page><line>
Aval**d* pelo sistema Triple Rev*ew: Des* R*view a)
</line>
<line>
pel* *d*tor-*hefe; e b) D*uble Blind **view
</line>
<line>
(ava*iação c*ga por doi* aval*adores da *rea).
</line>
<line>
Revi*ão: Gra*atical, No**ativa e de *ormatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Imi*raç*o *u a Construção de uma \*a*a Brasi*eira\ no* *nos 30 *o Séc. XX
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O pr*sente **abalho objetiva enfocar *e forma b*eve o projeto imigrantis*a e seu*
</line>
</par><par>
<line>
d*sdobrame*tos polít*co-s*c*ais * a construção *a
</line>
<line>
idéia de nação-brasi*idade e ci*ada*i*
</line>
</par><par>
<line>
resul*ante desta política. *qui serão a*or**das a oc*pação * a
</line>
<line>
inse*ç*o dos *strangeiros
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
pa*s, es*ecificamente o*
</line>
<line>
alemães, a constr*ç** de *uas comun*dades e a
</line>
<line>
dif*cul*ade de
</line>
</par><par>
<line>
assim*lação. Fina*mente, serão
</line>
<line>
analisados os de*do*ra*entos da imigração alemã no B*asil
</line>
</par><par>
<line>
(p*nge*manismo, nazismo) e o confli*o com a polí*ica *acional d* Estado Novo. Para tanto,
</line>
<line>
este tr*balho con**ntra-se nas fontes primárias p*o**zi*as pelo g**ern*, en*r* *930 e 1945 *o
</line>
<line>
Dops (*epartam*nto de Ordem *o*ítica e *ocial), do Arquivo do Estad* d* R*o de Janeiro *
</line>
</par><par>
<line>
em fontes secun*á**a*. O* *onceitos aqu* privilegiados se*ão * de na*ão, assim*lação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ca*deamen*o, apresentados ao longo do trabalho e
</line>
<line>
b**eados nos traba*hos dos clássicos
</line>
</par><par>
<line>
Hobsba*m * Eric Ran*er.
</line>
</par><par>
<line>
Palavr*s-*h*ve: Imigração. História. Assimi*ação. Cal*e*mento e Nação
</line>
<line>
ABSTRA*T
</line>
<line>
This p*p*r aims to focus briefly im*gra*tista the p*oj*ct and its s*cio-politi*al deve*o*me**s
</line>
<line>
an* t*e **nstruc*ion *f **e id*a of *a*ion-B*azil*anness and *i**zenshi* resul*ing fro* *h*s
</line>
</par><par>
<line>
policy. He*e will address the
</line>
<line>
occupa*ion and the integration of foreign*rs in the country,
</line>
</par><par>
<line>
specifica*ly the Germans, building their com*uniti*s and the difficulty o* assimila*ion.
</line>
<line>
*inall*, t*e dev*lopments will be analy**d of *erman immi*ration in Bra*il (Pan-
</line>
<line>
Germanism, Nazism) and the confli** with the New State *ational policy. Ther*fore, t*is
</line>
<line>
work focuses on *rimary sources produced by th* govern*ent *etween 1930 and 1945 in
</line>
</par><par>
<line>
*OPS (Dep*rtment
</line>
<line>
of P*litical
</line>
<line>
an* Soci*l Ord*r), the S*ate Archives of Rio
</line>
<line>
de J*neiro and
</line>
</par><par>
<line>
secondar* so*rces. The conc*pts here are the priv*leged natio*, assimilation *nd cladding,
</line>
<line>
pr*sented throughout **e work and bas*d on the work o* Eric Hobsbawm and Ran*e* class*c*.
</line>
<line>
Keywords: Immigratio*. History. A*similation. Fusin* and *a**on.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 13, *. 3, art. 9, p. 16*-179, mai./*un. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. C. Santan*
</line>
<line>
164
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*es*e tra*alho será tr*ta*o, ain*a que de f*rm* breve, o projeto **igranti**a e seus
</line>
</par><par>
<line>
desdob*a*entos
</line>
<line>
polí*ico-*oc**is a construção e
</line>
<line>
*a *deia de nação-brasilidad* e cidadania
</line>
</par><par>
<line>
*esultante de*ta polít*ca. Para iss*, se*ão a*ordad*s a ocupação e * inser*ão dos estrangeiro*
</line>
</par><par>
<line>
no pa*s, e*pec*ficamente o* alemãe*, a
</line>
<line>
con*t*ução de
</line>
<line>
suas *o*un*d*des e * dificuld*de
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
assi*ilação. *e
</line>
<line>
que mane*ra, o projeto imigranti*ta, iniciad* em meado* do século XIX,
</line>
</par><par>
<line>
como part* *e um process* de subst*tuição de mão de obra escrava, mas, tam*ém, como par*e
</line>
</par><par>
<line>
de um **oj*to político de *ormaçã* **ciona*, contrib*iu e se desdobrou a* long*
</line>
<line>
d*quele
</line>
</par><par>
<line>
s*c*lo * no s*culo *X *o ponto de promover um conflito c*m a política Na**onal do Estado
</line>
<line>
No*o. Vale ressa*tar *ue tod** e*tes pontos *erão anal*sados numa pers*ec*iva histórica.
</line>
<line>
Mais adiant*, ser* analis*da a polític* nacionali**dora do *stado No*o e a
</line>
</par><par>
<line>
pr*ocupação do regime com o
</line>
<line>
proble*a das m**orias étnic*s, ling*í***c*s *ultu*a*s e
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*aviam se ins*ala*o n* *aís; a
</line>
<line>
polít*ca de assimilação forçada feit* pe*o G*verno através
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
legislação * da repressã*, das agremiações, sua i*p*rt*nci* no movimen*o n*zis*a ** Brasil,
</line>
<line>
do conf*i*o com o projeto nacio*al e, finalmente, a pro*bi*ã* destas *tiv*dades, em 1**2, p*l*
</line>
<line>
Estado Nov*.
</line>
<line>
F*zendo um breve res*mo d* **** a discu*são do trabalho vemos q*e, antes mesmo de
</line>
<line>
o projeto imigrantist* *er posto em **á*ica em 1*40, algun* im*gra*t** germâ*i*os já ha**am
</line>
</par><par>
<line>
se
</line>
<line>
insta*ado
</line>
<line>
no
</line>
<line>
país. A partir de *824, segund* *oh*n (*988), *uando os primeiro*
</line>
</par><par>
<line>
germânic*s aqu* se instalar** e fundaram a *olônia de Sã* Leopoldo, n* Rio *ra*d* do *ul,
</line>
</par><par>
<line>
grupos de imi**a*tes, em geral
</line>
<line>
su*ç** e alemã*s,
</line>
<line>
não *ara*am
</line>
<line>
de ch*gar a* *r*sil. Os
</line>
</par><par>
<line>
prim**ros gr**os vieram por inicia*iva do g*ve*no geral q*e organizava a f*ndação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*lônias para * p*od*ção *e gênero* de pr*meira necess**a**
</line>
<line>
e
</line>
<line>
para o *bastecimento de
</line>
</par><par>
<line>
c*dades * vil*s.
</line>
</par><par>
<line>
Em 1840, o s*ntido *a *mi**ação *uda, graças ao movimen*o ab*licionista e
</line>
<line>
s*u*
</line>
</par><par>
<line>
pro*etos, **
</line>
<line>
constante* press**s ext**nas cont*a
</line>
<line>
* tr*f*co de escravos e às re*oltas
</line>
</par><par>
<line>
emancipad**a* e lib*ra*s de *od* a América. Ap*sa* de *ão pod*rmo* **norar - me*mo
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
faze*do p*rte da discussão a que me proponho -, as sucessiva* pres*ões internas,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
participação *os negros, as fugas em m*ssa de escravos, o trab*lho de "co*scientização" fei*o
</line>
</par><par>
<line>
n*
</line>
<line>
*nterio*
</line>
<line>
d*s senz*las, enf*m o traba*ho *e *o*iliz*ção de qu* a hi*t*riog*afia vem se
</line>
</par><par>
</page><line>
ocupa*do.1
</line>
<line>
1
</line>
<line>
A histori*graf** dos a**s *0 e 9* *etomou * d*bate so*re a abolição, pro*ur*ndo *al*riza* a p*rticipação dos
</line>
<line>
negros e de outro *egm**t*s da população, q*e *ão as elit**.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 13, n.3, art. 9, p. 1*2-179, mai./jun. 201* *ww4.fsa*et.*o*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Im*gr*ç*o ou a Co*strução de uma \Raç* Brasil**ra\ nos A**s 30 d* Séc. XX
</line>
<line>
165
</line>
</par><par>
<line>
N* m*mento de *resciment* do abolic*on*smo, o imig*antismo, *m dos *a*s
</line>
<line>
*mportan*es projeto* surg*dos em seu interior, começa a se *rticular e a *bs*rve* tan*o líderes
</line>
<line>
*o movi*ento, *omo setores conservadores da soci*d*de. O imigrant*smo surge não só p*la
</line>
<line>
nec**sida*e de se pensar em *ma a*terna**va para a mão de obr* esc*ava, mas **mbém como
</line>
</par><par>
<line>
re*posta para *ma questão ess*n*ial e que se c*loc*
</line>
<line>
p**a a elite *ntelectual e
</line>
<line>
polí*ica
</line>
</par><par>
<line>
brasil*ira: a *on*tru*ão da nossa id*ia d* *açã*. O projeto imigr*ntista *rato* as que*t**s da
</line>
</par><par>
<line>
substituição da mão-de-obra, do abolicio*ismo
</line>
<line>
e da f*rmação
</line>
<line>
d* naci*nalidade *o*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
in*entivo à i*igraçã*. A v*nda d* *ovo* estrangeir*s não *co**eceu p*r *caso. O pro*et* de
</line>
</par><par>
<line>
imigração
</line>
<line>
não se caracteriza como exclusi**d*de do Bras*l. *os pr*cessos abolicioni*tas de
</line>
</par><par>
<line>
toda a A*éric* L*tin*, * i*igração é uma da* *ol*ções de su**t*tu*ç*o de mão d* obr* m*is
</line>
<line>
a*plam*nte difu*didas. * a forma como a nossa el*te reelabora e*te proje*o que acabou p*r
</line>
<line>
determi*ar aspec*os fund**entais na const*uçã* de nossa na*ionalidade.
</line>
<line>
Nest* sentido, val* ressa**ar que a substituição do trabalho escravo, e suas implic**ões
</line>
<line>
d* con*orm*ção étnica brasileira, foi fu*damen*al para a elaboração de nossos proje*os
</line>
</par><par>
<line>
n*ci*nai*. Ass*m, à época *as lutas abolici**ista*, *
</line>
<line>
*ntelec*ualidade bra**le*ra estava
</line>
</par><par>
<line>
si*tonizada co* o pensamento eu*opeu. O próprio m*vimento ab*lici*nista surge do* ideais
</line>
</par><par>
<line>
li*era*s da Europa d* século XIX, *omo afirma Skid*ore (1987), *o Br*sil, todavia,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
libera*ismo su*gi* *om* result*do *e tendências
</line>
<line>
*nte*ectuais mais do que **r qualquer
</line>
</par><par>
<line>
mudança e*on*mica profunda.
</line>
</par><par>
<line>
Assim com* pelo l*beralis*o, a* ideias e
</line>
<line>
ideai* da* elites intelectuais brasileir*s
</line>
</par><par>
<line>
havi*m si*o *nflu**ciada* t*mb*m pelas corr**tes filosófico - cient*fi*as europeias:
</line>
</par><par>
<line>
determi*i*mo, darwinismo e posit**i*m* que funda**ntara* os
</line>
<line>
projetos e
</line>
<line>
o* di*cursos d*s
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
invi*b*lidade b*as*leira. A inexistên*ia de um **vo \homogêneo\, a he*e*ogeni* sócio-racial *
</line>
<line>
a mestiçag*m eram *ondicio*adores do nosso es*ado *e *nf*rioridade e *n*ivilida*e perante o
</line>
<line>
mundo bran*o e civilizado europeu.
</line>
</par><par>
<line>
A *or*açã* de
</line>
<line>
*ma identid*de homogê*ea fo* a principal barreira * ser *ransposta
</line>
</par><par>
<line>
pelos ab*li*ionistas *ue *creditavam na viabilidad* do paí*, mas, ao mesmo tempo,
</line>
</par><par>
<line>
acreditavam nas
</line>
<line>
"*rofecias cien*í*ic*s" europeia. Para S*id*ore (1987), o*
</line>
<line>
do* s pont os
</line>
</par><par>
<line>
funda*enta** p**a a formação da nacionalida*e: a identidade e * etnicidade começam a ser
</line>
<line>
forja*os *elo proj*to imigrantista.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
progresso, vinc*lando sempre a q*estões de ordem e de aspect*s *atu*ais.
</line>
<line>
Rev. *SA, T*resi*a, v. 13, n. 3, a*t. 9, p. 162-1*9, *ai./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. *. C. Sa*tana
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
Ao inco*porar a teori* da *n*er*ori*ade **ci*l de grand* par*e da população bras*leira, a
</line>
</par><par>
<line>
elite reformado** começou
</line>
<line>
a *ensar sobre a t*ans***o para
</line>
<line>
o t*ab*lho livre pela via
</line>
</par><par>
<line>
i*igraci*nista. O imi*ran*e de*er*a "conta*iar" o *ovo brasileiro
</line>
<line>
co* sua civilização, com
</line>
</par><par>
<line>
*ua ener*ia - con*undida com raça - para o *rabalho, fosse através da int*gração so*iocultural,
</line>
<line>
chama*a de assimila*ão, f*sse *ela* relações i**er-raciais, ou c*ldeamento. Seyfert (1981)
</line>
<line>
*firma que, o **sul*ado seri*, ao fim e ao c*bo, *ão só o b*anquea*ento da "raça brasile*ra",
</line>
<line>
como sua cons*quent* "m**ho*ia" e "*volu**o".
</line>
<line>
O trabalho livr* do i**grante, além do caráter econômico, pos*uía um caráter polí*ico,
</line>
<line>
ajudari* no process* de branqueam*n*o do país, f*ndam**tal pa*a * progr*sso "fisiológico" e
</line>
<line>
"cultu*a*" d* ***ão. A e*te respeito, Nabuco *az uma d*cl*ração sobre o pensa*ento *o
</line>
<line>
*ovimento em 1883, ressalt*nd* que para *os* *o Pa*rocínio, os abolicionis*as qu*r*am com
</line>
<line>
seu projeto:
</line>
</par><par>
<line>
Um p*ís ond*, atra*da pela fran*u*za **s nos*as i*stituições pela liberdade do e
</line>
</par><par>
<line>
nosso r*gime, * imigração eu*opéia *raga sem cessa* *ma
</line>
<line>
*orrente de san*ue
</line>
</par><par>
<line>
caucásico, vi*az, enérgico e sadio, que poss*mos a**orver sem perigo ...
</line>
<line>
(SEYFERT, 198*, p.*8).
</line>
<line>
No *ntant*, mesmo assumindo a infer*oridade r*cial brasileira, fr**o das prese*ças
</line>
<line>
negra, indígena, da mestiçagem e do *raco sangue lusitano, dian*e da raça européia do nor*e e
</line>
<line>
dos franceses, o disc*rso de*tes abolicio*i*t** *ão r*con*ecia na s*ciedade brasileira o
</line>
<line>
preconceito racial. Para os *de*logos do pensamento ab*li*ionista brasileiro, o país vi**a em
</line>
</par><par>
<line>
har****a *acial. *o *ras*l, negros e mes**ços
</line>
<line>
ocupa*am carg*s em tod*s o* lugares da
</line>
</par><par>
<line>
soc*edade ao lado dos branco*. Os cas*s d* José do Patrocín*o e André *e*ouças *ão
</line>
<line>
ilustrativo*.
</line>
</par><par>
<line>
Diferentemente do que acontecia
</line>
<line>
na s*cied*de bi*racia* nor*e-americana, *
</line>
<line>
socieda*e
</line>
</par><par>
<line>
b*asileira já era, ness* tempo, multirracial, o que *ncl**ive facilit*u re*orço* te*r*a *o
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*a*deamento, ape*ar de isto não **plica* num* *erdadeira "d*mocracia *acial" e a socied*de
</line>
<line>
ser, d* fato, r*cista. Por tudo isso, o ideal d* b**nqueamen*o é exp*icado co*o sol*ç*o tanto
</line>
</par><par>
<line>
para a homogeneizaçã* da "***a
</line>
<line>
brasileira", quanto *ara o aprimoramento *e*ta. Ao mes*o
</line>
</par><par>
<line>
tempo, *zeved* (1**7) a*irma que *stes pl*nos não exclu*am a i***rtânci* do elemento
</line>
<line>
negro p*ra a adap*ação sócio clim*tica - o*t** aspecto do deter*inism* - d* elemento branc*.
</line>
<line>
A expec*ativa em t*rno das relações i*ter-raciais, entre negros e i*igrantes, mestiços e
</line>
</par><par>
<line>
imigra*tes, e a recriaçã* de
</line>
<line>
uma "r*ça bras*lei*a" foi, sem
</line>
<line>
dúvid*, um do* m*is desta*ados
</line>
</par><par>
<line>
objetivos traça*o* para a e*abor*çã* de uma identidad* étnica-social da na*ional*dade
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *eresina, v. 13, n.3, art. 9, p. 16*-179, mai./j*n. 201*
</line>
<line>
w*w4.fsane*.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Imigração ou a Const*u*ão *e uma \Raça *rasi*eira\ n*s Anos 30 do Séc. XX
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
<line>
bras*le*ra. Para isso, *s *migr*ntista* se *mpe*haram na divulgaçã* e na publicidade d*s
</line>
<line>
"maravilhas d* Brasil" e do "paraí*o racial" no con*i*ente europeu.
</line>
<line>
St*infus (1985) d*sta*a que por su* vez, o* *migrantes alemães que in*ressaram n*
</line>
<line>
país a **rtir *o século XIX ch*garam com o obj*tivo de corresponder à expectati*a imediata
</line>
<line>
de co*onizar terras ainda não exploradas. A primeir* * mai** leva de imigrantes era *or**da
</line>
<line>
po* pequenos agricultores. No Sul, esses pequenos agricultores se insta*ar*m *omo *olonos,
</line>
</par><par>
<line>
forman*o *uas comun*dad*s. No
</line>
<line>
começo do século XX, iniciou-se *m
</line>
<line>
novo processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
imigração. D*sta ve*, o
</line>
<line>
*r*po de imigr*nt*s que aqui chegou fo*mava um perf**
</line>
</par><par>
<line>
complet*m*nte difere*te do **rificado durante to*o * século passado.
</line>
</par><par>
<line>
Este grup*, com*osto em sua maioria por ope*ário*,
</line>
<line>
oficia*s do exé*cito imperial,
</line>
</par><par>
<line>
funcionários
</line>
<line>
aposentados, artífices, médicos, engenhe*ros, advogados, come*ciante*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*ricul*o**s, v*io d* Alemanha devido às crises surgid*s na E*ropa ao fin*l do *éc*l* XIX. A
</line>
<line>
principal delas e que il*str* b*m o *arát** da *migração par* o Bra**l no iní*io deste *éc*lo foi
</line>
<line>
* crise do liberalismo. S*, p** um lado, a intensa *amp*nha e o ince*tivo dos abolicionistas
</line>
<line>
*fe*iv*ram o processo de imigr*ção, por ou*ro, a crise a*ontada anteriormente expulso* leva*
</line>
<line>
desta *opu*ação para as t**ras da Am*ric*.
</line>
<line>
Esta crise foi *aracterizada p*incipalment* pela su*stituiç** do capita* liberal pelo de
</line>
<line>
mono*ólio. *es*e *omen*o, o*orreram a impleme*tação d* *rodu*ão em ma**a e a maior
</line>
</par><par>
<line>
divis*o d* tra*al*o, a pr*teç*o do *apital e a *usc*
</line>
<line>
de novos
</line>
<line>
merca*os, d*ndo lugar
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
col*ni*ação imperiali*ta. No ente*der de Renzo (1*7*), tantas transf*rmações geraram um*
</line>
<line>
massa *e desempregado* e subempregados, que **ixaram * seu p**s em busca d* nova*
</line>
<line>
opo*tunid*des.
</line>
<line>
Os alem*es r*cém-*hegados ao país se un*a* aqu* aos **imei*os *olo*os e aos seu*
</line>
<line>
des*enden**s. Além *isso, a ocupa*ão ter*itor*a* *estes imigrante* **deri* parecer, à **imeira
</line>
</par><par>
<line>
vis*a,
</line>
<line>
motivada por cond*ções d*te*m*nistas, *o**, por
</line>
<line>
exemp*o, os aspec*os físicos *a
</line>
</par><par>
<line>
região. Contudo, como destac* Stein*us (1985), a
</line>
<line>
o**pação *o p*imeiro contingent*
</line>
</par><par>
<line>
imig*atór*o estabeleci*o m*is
</line>
<line>
ao Sul do país se
</line>
<line>
*ifere do segundo a**i chegado no início
</line>
</par><par>
<line>
*este séc*lo e in*talado ma*s ao Sudeste. Amb*s ocuparam terr**órios específ*cos e* r**pos*a
</line>
<line>
*o* *eus *róp***s interesses e a u* projeto político nacio**l a eles destina*o.
</line>
<line>
Aos colonos *o século X*X, foram *estinadas t*rras não exploradas, no Su* do país.
</line>
<line>
Aos op**ários e artesãos, um Bra*il pré-industrial, no Sude*te. A* *ado da o*upação social,
</line>
</par><par>
<line>
estav* implícito o caráter eco*ômico. A constru*ão d* país ne*essitava - de aco*d* *om
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
intelec*ualidade nacional -
</line>
<line>
do* braços,
</line>
<line>
do saber, da raça e da força destes novos
</line>
</par><par>
<line>
col*n*zadores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 13, n. *, *r*. 9, p. *62-17*, *ai./jun. 2016
</line>
<line>
www4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. M. C. Santana
</line>
<line>
168
</line>
</par><par>
<line>
* polí*ica imigran*ista ai*d* contava com o reconhecimento *es*es imigrante*
</line>
<line>
al*m*es, como te*to-brasileir**, defin**d* assim, a ident*ficação destes com um dup*o
</line>
<line>
*ert*ncime**o: à nação alemã, concebida como e*tid*de pol*tica, * à pátr** b*asileira,
</line>
<line>
expressando uma vinculação *t*ica e a cid*dania. *o*as estas *i*cunstânc*as fizeram c*m que
</line>
<line>
o pan*ermanism* no Brasil se desenvol*ess* ***o result*do do isolame*to e *a n*o-
</line>
<line>
assimilação socioc*ltura*.
</line>
<line>
(...) *so cotidiano do idioma de ori*em, inclusive nas escolas **rticul*res (rel**i*s*s
</line>
<line>
ou leigas), na* institu*ções b*n*fi*e*tes (...), recr**tivas e cultura*s, p*blicaçõ*s
</line>
<line>
destinadas aos membros da c*mun*dade, a*é* de *lementos distin*i*os qualifi*ados
</line>
<line>
como tra**ção e co*tume, ref***idos nos hábi*o* *lim**tar*s, na arquitetura, *as
</line>
<line>
*ráticas rel*giosas etc (SEY*ERT, 1981, p.22).
</line>
<line>
Foi, paralelam**te, à con*t*uçã* do *acionalismo brasileiro, que *estaca a assimilação
</line>
</par><par>
<line>
e a
</line>
<line>
miscige*a*ão como fo*mas de se ch*gar à unidade e *o
</line>
<line>
progresso, **e ocorreu
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
elab*ração de identid*de* étni*as estabelecedoras de limite* g*upais. Tais limites acabaram
</line>
<line>
por defin*r esta* etnias como mi*o**as, mais tarde, i*cl*sive, d**i*ultando o *cesso à c*dadania
</line>
<line>
de*tes gru**s. No *a*o dos teuto-br*sil*ir*s, os elementos dife**nciadores desta i*entidade
</line>
<line>
étnica *oram exatame*te os qu* co*puseram a ma*or pa*te das ideologia* na*ionalistas: raça
</line>
<line>
ou povo, líng*a (garan*indo a integração) e a manutenção da cultura at*av*s d* tradição e dos
</line>
<line>
costumes.
</line>
<line>
A manutenção das tr*dições foi *undame**al para conferir ao grupo d* im*grantes uma
</line>
<line>
co*t*nuid*de *istórica, *omo nos *ponta Hobsba*n* Ranger (19**) em "A I*venção das
</line>
</par><par>
<line>
*radições". M*s*o que o *rim*iro
</line>
<line>
grupo tenha a*ui chegado *ntes da unif*caç*o alemã em
</line>
</par><par>
<line>
1870, eles foram os transmissor*s de *ráticas tradicionais formadoras de identi*ade.
</line>
<line>
As prá*i*as tradi*i*nais exi*tentes - cançõ*s folclóri**s, campeo*a*os de *inástica e
</line>
</par><par>
<line>
o t*ro ao alvo - for*m modifi*adas, ritualizadas e instit*cionalizadas par* ser*ir
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
novos
</line>
<line>
propósitos na*ionais. *s c*nç*es *olclóricas tradicionais ac*e*ce*taram-se
</line>
</par><par>
<line>
*ovas canções na mesma l*ngu*(...) (HOB*B*WM ; RANGER, 198*, p. 1*).
</line>
</par><par>
<line>
2 METODO*OGIA
</line>
</par><par>
<line>
O a**rte teór*c*-metodológi*o deste trabalho foi b**eado na leit*ra e análise cr*tica d*
</line>
<line>
fon*es bibliográficas clássi*a* na his*ori*grafia que tra*am d*s temas centr*is aqu* *isc*t***s.
</line>
<line>
Mas, *ara *l*m das *ontes secundária*, este t*abalho foi construído a partir de fontes
</line>
</par><par>
<line>
pri*ária*, do*umentos
</line>
<line>
produz*dos pel* Depart*men*o d* Polícia Política e S*cial (D*PS),
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n.3, art. 9, p. 162-179, m*i./jun. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I**gração ou a Construção de uma \Ra*a Brasileira\ nos Anos 30 do Séc. XX
</line>
<line>
169
</line>
</par><par>
<line>
presente em par*e significati*a da hi*tór*a do B**si* Rep**lica e qu* foi a font* inspiradora
</line>
<line>
desta pesquisa. Ainda, pela transversalidad* do tema, foram **ados *utores de área* afins das
</line>
</par><par>
<line>
ciências humanas. A part*r da in**stigação n*s fon*es sec**dári*s e primárias proce*eu-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
uma tri*ngulação das mesmas, e o result*** é o que apres**tamos a seguir. Tudo isso fo* f*ito
</line>
</par><par>
<line>
ap*s a uma ac*ra*a investigação das font*s primárias, da bibliografia e
</line>
<line>
tem*s, mesmo os
</line>
</par><par>
<line>
*rans**rsais. Vale dest*car, ainda, que a pesquisa é de cunh* bibliográ*ico, documental
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
te*rico e utiliza o *ét**o analítico e c*ítico.
</line>
</par><par>
<line>
2 .1 Os imigrante* alemã*s em u* novo c*ntexto: o Brasil dos anos *0
</line>
</par><par>
<line>
* identidade étnica fo*jada no interior destas socie*ad*s pelo pange*manism*
</line>
</par><par>
<line>
começou a se difundi* a p**tir de
</line>
<line>
189* em
</line>
<line>
*arte da imp*ensa t*uto-brasileira. A ideia de
</line>
</par><par>
<line>
g*r*an*dade t*an*mitida por e*ta imprensa, pelas **col*s, *a família e *as i*stituições,
</line>
</par><par>
<line>
*rincipalmente agrem*açõ*s, preservada* pelos *e*to-brasileiros, pode s*r
</line>
<line>
co*siderada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
semente
</line>
<line>
de um germa*ismo *ec*perado, m*is tarde, pel*
</line>
<line>
nazismo no Bra*il *os
</line>
<line>
a*os
</line>
<line>
30,
</line>
</par><par>
<line>
duran*e o *o*erno *e Getúlio Vargas.
</line>
<line>
Desde a Revo*uç*o de *930, q*a*do Getú*io Vargas ch*ga pela pr*meira ve* a* poder
</line>
</par><par>
<line>
apoi**o pelos milita*es, tendo em vista o a*astamento *as
</line>
<line>
e**tes dominantes da Repúbl*ca
</line>
</par><par>
<line>
Velha * * falência *a *on*epção b*a*ile*ra de um estado l*beral, tem início, no Brasil, uma era
</line>
</par><par>
<line>
de gr*dua* intervenção estatal e* **dos
</line>
<line>
*s set*res da sociedad* e *ma *olítica nacionalista,
</line>
</par><par>
<line>
visando transformar o *e*ário social brasileiro.
</line>
</par><par>
<line>
Em 1* de
</line>
<line>
novembro *e 193*, apó* passar por graves crises *olíti*as - at* mesmo
</line>
</par><par>
<line>
du*ante o *eríodo con*tit**iona*
</line>
<line>
de seu
</line>
<line>
g*v*rn* e* 1934 - V*rgas *á um g*lpe de estado,
</line>
</par><par>
<line>
outorgan** a Cons*i*uição redigi*a
</line>
<line>
por Fra*cisco Campo* em 1936. A Ca*ta de 10 de
</line>
</par><par>
<line>
novembro dissol*eu a ind*pen*ência do* três p*de*es e passo*-os às mãos do pre*idente,
</line>
</par><par>
<line>
extinguiu os p*rtid*s e inst*tuiu regime cor*orativo sob a autoridade *e Getúl** Varg*s. o
</line>
</par><par>
</page><line>
E*tretanto, presid**te governou até o fim do Estado N*vo, em 1*4*, através de decretos- o
</line>
<line>
le** com força con*titucional.
</line>
<line>
Neste contexto, elaborou-se o qu* os ideólog** do Estado Novo, *ra**isco Campos,
</line>
<line>
Azev*do Amaral e Oli*e*ra *ia**a, c*amar*m de "* Est*do Naci*nal". E**e estado f*i,
</line>
<line>
*on*ebido sob dois *ng*los:
</line>
<line>
*acionalismo * autoritarismo são ângul*s distintos * compl*mentares do *r*cesso
</line>
<line>
d* formação do Estad* N*cional. A soberania, c*m* atribu*o exclusi*o do Estad* e
</line>
<line>
a ca**cid*de *e aç*o ** Governo federal s*bre todo o territó*io se unem na
</line>
<line>
R*v. FSA, Te*esina, v. 13, n. *, *rt. 9, p. 162-179, mai./jun. 2016 ww*4.fsa*et.co*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
*stes â*gulos, nacio*al*smo e autorita*ismo, *ão expl*citados no pensa*en*o estado
</line>
</par><par>
<line>
novis*a.
</line>
<line>
Exi**e, ef*ectivam*nte, um gov*rno, u* *ode*, uma autoridade *acional. O chef* * o
</line>
</par><par>
<line>
chefe da n*ção. (...) Somente um estado de chefe
</line>
<line>
*ode se* um *stad* Nacional:
</line>
</par><par>
<line>
u*ifi*ar o Estado é *nificar a na*ão.
</line>
</par><par>
<line>
(...) A nação readqui*iu a cons*iênci* de ** mesma, do caos das *iv**ões e *os
</line>
</par><par>
<line>
partidos pa**ou para a orde* da unidade,
</line>
<line>
que foi sem*re a da *ua vocaç*o
</line>
</par><par>
<line>
(CAMPOS, 194*, p.214).
</line>
</par><par>
<line>
A uni*ade acima *itada por Ca*pos (1*41) *oi ma*s do que * uni**de e* t*rn* de um
</line>
<line>
chef* - com* o fim dos part*dos políticos - foi uma unidade que se pret*ndeu *tnica e cultural,
</line>
<line>
recuperando *s me***as sugeridas *o final do século XIX. O nacionalismo brasileiro, que
</line>
</par><par>
<line>
privile*iava a assim*laçã* e a mi*c*ge*ação, consegui*,
</line>
<line>
durante o E*tado N**o, sair *o
</line>
</par><par>
<line>
disc*rso p*ra a prática.
</line>
</par><par>
<line>
O projeto naci*nali*ta, de uni**de cultural e racial, t*ansf*rmou a ques*ão *as
</line>
<line>
minorias - no caso, as *inorias étni*as - e* prob*ema chave para o no*o *overno. Carneiro
</line>
<line>
(1988) *esta*a que, apesar *e não constar ** qualquer programa govern**ent*l, a propost* de
</line>
<line>
a*similaç*o forçada d*stas minorias *p*rece em *ár*os documentos *o pe*ío*o.
</line>
<line>
*ma *as primeir*s medidas *do*ada* em dez*mb*o *e 1937 foi a proibição dos
</line>
</par><par>
<line>
partidos po*ít**os. E*t* medida atingiu a*guns estr*ngeiro*, indiretamente, e grupos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
alemães, em partic*lar. Em 1938, fechame*to do Partido Naci*nal Social*s*a Al*m*o o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Trabalho - N**AP - e* fu*cio*amento no paí* des*e 1930, l**itou gr**d* parte das
</line>
<line>
atividades nazistas no Brasil. O Partido Na**onal Socia*ista, *u nazis*a, como é popula*mente
</line>
<line>
con*ec*do, t**e pouco m*is de 2% de **esão entre os colonos alemãe*, contudo represen*ava
</line>
<line>
uma ameaça aos pr*jet*s *ssimila*ionistas do Brasil.
</line>
<line>
Por isso, no **o *e 1938, *om a c**gada de Os*aldo *ranha ao Minist***o d*s
</line>
</par><par>
<line>
Relaç*es *xteri*res, várias med*das n**ionaliz*doras autorit*ria* *ora* t*mad*s e que e
</line>
</par><par>
<line>
afetariam
</line>
<line>
diretamente o f*nci*na*en*o do Par**d* *a*ional Socialist* e das agremiaçõe*
</line>
</par><par>
<line>
a***ã*s *o país.
</line>
</par><par>
<line>
A*nda que * Brasil mantivesse *ma política d* in*ensa troca comercial com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Alema*ha nazista, a chegada *e Oswaldo Aranh* a* mi*istério das R*lações Exteriore* e sua
</line>
<line>
simpat*a pelo *stado nor**-americano fez *o* que o *ove*no, pouco a p**c*, se aliasse a*s
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esi*a, *. 13, *.3, art. 9, p. 16*-*79, mai./j*n. 2016 ww*4.f*anet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Imi*raç*o ou * Constru*ão de uma \Raça Brasileira\ *os Anos 30 d* Séc. XX
</line>
<line>
171
</line>
</par><par>
<line>
EUA, *ni*indo as *tividades dos *lemãe* no paí*. As*im, * Gover*o federa* *ntensif*cou suas
</line>
<line>
rel*ções com o inimigo do eix*: os *stados U*idos d* Améri*a, O q*e possibi*ita*a, de certa
</line>
</par><par>
<line>
f*rma, * impl*m*nta*ã* - *es*o que *e**a - da* medidas d* *ep*essão aos
</line>
<line>
estrangei*o* do
</line>
</par><par>
<line>
Gover**, na med*da em q** evoluíam as relaçõe* Brasil-EUA.
</line>
</par><par>
<line>
*este conte*to, a preocupaçã* com * *brasileiramento deu lugar, ainda, a o*tr*
</line>
<line>
*lemento fundam*ntal d* base de s*stentação d* regime e que fora cataliz**o *omo símbo*o
</line>
<line>
máximo do ci*adão nacional: * traba*hador brasileiro.
</line>
</par><par>
<line>
(...) Es*e eleme*t*, ao m*smo tempo sujeito e obje*o da*
</line>
<line>
fala* ministe*iais,
</line>
</par><par>
<line>
*ran*form*ra-se no centro da* preocupações *olít*cas governam*n*ais, *
</line>
<line>
que,
</line>
</par><par>
<line>
segundo M*rc*ndes, ficava com*rovad* *e** conjunto de inicia*ivas políticas qu* o
</line>
<line>
Est*do pa*sara a lhe dedicar. A imp*rtân*ia e o papel do cidadão-t*abalhador
</line>
</par><par>
<line>
tinha*, a*sim, uma dim*nsã* mater*al c*mprováv*l nas
</line>
<line>
nume*osas e variadas
</line>
</par><par>
<line>
in*ciativas desencadeada* pelo *stado, tendo como *inalidade precípua * criação e
</line>
<line>
pr*t*ção des*e nov* homem br*silei*o (GOMES, 1994, p.*21).
</line>
<line>
Nova*ente, o Es*ado tomará para si * tare*a de pr*teger e discipli*ar: os trabalha**res
</line>
<line>
tinham sua rep*esentação gerada pelo *over*o e m*bilizada em seu interior e de acordo com
</line>
<line>
os interesses deste, que se *onfund*m com os d* p*vo. Elaboram - se, então, med*da* de
</line>
<line>
prot*ção ao t*abalh*d*r brasi**iro que limit*ram o aces*o *os estra*geiros.
</line>
</par><par>
<line>
No que
</line>
<line>
d*z respeito aos cargos
</line>
<line>
p**li*os, *egundo Campos (**41), estes foram,
</line>
<line>
*or
</line>
</par><par>
<line>
prin*ípi*, consid*rados privativos de bras*lei*os,
</line>
<line>
"vi*t* que e*t*s p*ssuem mérito, ta*ento e
</line>
</par><par>
<line>
capacidade". No caso ** in*ciativa p*ivada, * leg*slação também *efini* e delim*tou *s
</line>
<line>
esp*ços destina*os *os estran*ei*os. A polí*ica de na*ional*zaç*o, visando à r*val*riza*ã* do
</line>
<line>
homem brasileiro, leva o Gove*no federal a tomar vár*as m*didas, legais d* proteção a este
</line>
<line>
homem, conf*rm* ressalta Cohen (1988).
</line>
<line>
O *stado Novo, apesar d* simpatia tão proc*a*ada pelo Naci*na* - Socialismo p*ss*ía
</line>
</par><par>
<line>
limites de *r*te*ão a* s** re*ime:
</line>
<line>
a
</line>
<line>
pr*serv*ção do poder centralizador e d* so*erania
</line>
</par><par>
<line>
na*io*al. Em vista disso,
</line>
</par><par>
<line>
O p***l**a das *i*orias é*ni*as, lin*uíst*cas e cultura**, qu* ha**am *e instalado n*
</line>
<line>
Bras*l, s* trans*ormou numa questão d* Seguranç* Nacional, amea*ando a ordem
</line>
<line>
socia* e a forma*ão d* con*ciência patriótica brasileira (COHEN, *988, p.86).
</line>
</par><par>
<line>
Nestes propósitos de nac*onal*z*ção, Vargas d* ênfase, *omo
</line>
<line>
af*rma M*ria Luíza T.
</line>
</par><par>
</page><line>
**rneiro (1988), idéia de h*mogeneização *acial; à m*tologia do trabalh*, como fonte de à
</line>
<line>
riqueza e orde* social; à *x*c*ção de uma n*va p*líti*a demográfi*a, colocad* e* prática
</line>
<line>
através d* uma nova polí*ica de *estrição à imig*ação; a* co*b*te *s id**a* *xóticas e aos
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. 1*, n. 3, art. 9, *. 162-179, m*i./**n. 2016 www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. M. C. Santana
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
a co*str*ção *e um Estado *ac*onal. A
</line>
<line>
primeir*
</line>
<line>
*osição sustent* que a nação e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
nacionalismo são f*nômenos m*dernos, resultado dos p*oces*o* **volucionários do s*culo
</line>
</par><par>
<line>
XVI*I e XIX, a o*tra, que su*õe* ser a naç*o uma *oisa natural, "di*isão natural da raça e
</line>
<line>
hu*ana, do*ada por *eu* de *eu car*ter p*óprio", *onforme afirma G*ibernau (19*7).
</line>
<line>
* importante destac** que os estudiosos que entendem a naçã* *omo *m fenômeno
</line>
</par><par>
<line>
*es**tante
</line>
<line>
das rev*luções ** quais inauguram a contemp*r**eidade, re*saltam qu*
</line>
</par><par>
<line>
historica*e*te, ela é resultado do advento da democr*cia, da industrialização * da so*erania
</line>
<line>
p***lar. D*ntre estes autores, proponho-*e a tra*alhar com a primeira proposição e co* os
</line>
</par><par>
<line>
conceitos
</line>
<line>
de Ernes* Gellner (**93), Eric Hobsbawm (199*). Um dos pont*s i*portante
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
perceber é que, na concepção *e**es autor*s, o conc*i** de n*ção, apesar *e sua *odernidade,
</line>
<line>
reivindica semp*e antigu*da**.
</line>
<line>
Se*undo H*bsbawm (1990), o primeiro aspec*o a ser dest**ad* a respei*o da ideia de
</line>
</par><par>
<line>
na*ão
</line>
<line>
é
</line>
<line>
qu* a p*lavra naç*o *omo subst*n*i*o, surgiu ap*nas no século XIV, em ing**s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
f*ancês. Mas,
</line>
<line>
como este auto* re*salta a
</line>
<line>
pal**r* naç** c*m sen*ido *olíti*o, *pareceu no
</line>
</par><par>
<line>
vocabulári* europeu no *ina* d* século XV*II e c*meço do XIX. S*gundo ele,
</line>
<line>
*
</line>
<line>
nação tem
</line>
</par><par>
<line>
co*o u*a de suas funções mediar e re*uzir o co**lito e a tensão *n*re setores da sociedad*.
</line>
<line>
Além des**s dois autores, g*staria de destacar a terminologia *tilizada *or Ben**ict Ande*son
</line>
<line>
(198*), "comu*i**de imaginada" e su* conc*pçã* de q*e a nação é, de *a*o, *ma construção
</line>
<line>
polí*ico-ec**ô*ica e social.
</line>
</par><par>
<line>
A concepção que entende a
</line>
<line>
nação como uma *ivisão nat*ral *a raça humana,
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
*o*trá**o d* q*e poss* sugerir, também é um fenôme*o surgido durante os
</line>
<line>
processos
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *eresina, v. *3, *.*, a*t. 9, *. 1*2-*79, mai./jun. 2016 www4.fsan**.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Imigr*ção ou a Con*trução *e uma \R*ça Brasileira\ *os Anos 30 do Séc. XX
</line>
<line>
173
</line>
</par><par>
<line>
rev*lucioná*ios do *éculo XVIII e XIX, e*tretanto apr*senta *r*posiç*es c***rárias aos
</line>
<line>
pri*cípios de li*erdade, igu*ldade e, principalme*te, frate*nidade q*e fundaram a
</line>
<line>
conte*poraneidade. Sobre isso, *emo* que:
</line>
<line>
A valoriz*ção f*scista da *aç*o, a* co*trário, exatamente porque é *nevita*elmente
</line>
</par><par>
<line>
re*órica, pr*cisa ser agr*ssiva, preci*a recorrer a uma ênfase
</line>
<line>
*eroz para disfa*çar o
</line>
</par><par>
<line>
*eu vazio e t*nde a menosca*ar os v*lore* das outras **ções e *a humanida*e em
</line>
<line>
gera* (KO**ER, 1977, *.13).
</line>
<line>
As con*epções de *obsbawm (1990) e A**erson (1989) converge* *om os aspectos
</line>
</par><par>
<line>
gerais
</line>
<line>
do projeto *argu*sta, com* por exem*lo, a que*tã* *a mode*nidade que ap*r*ce *o
</line>
</par><par>
<line>
m**elo de Getúlio como al*o a *er conqu*stado. Ou*ro aspect* seria o
</line>
<line>
ap*ntado por
</line>
</par><par>
<line>
Hobsbawm (1990) de que a nação serv*ria como **dutora dos confli*os *ociais, à me*ida que
</line>
<line>
u*ifica o* proj*tos individuai*, tor**ndo-o* de t*da * soci**ade. No caso do governo **rgas,
</line>
<line>
segundo seu proje*o naciona*, cabe**a ao E*tado in**rpr*tar os interesses popular** e unificar
</line>
<line>
estes *rop*sit*s.
</line>
<line>
Ou*ro conceito importante para a compr*ensão dest* *nálise, é o de *acion**is*o. E***
</line>
</par><par>
<line>
pode ser fr*que*temente entendido *o*o
</line>
<line>
patriotismo, por re**rir-*e ao s**timen*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
per*e*cer a uma determinada comun**ade. *lém disso, o nacionalismo identifi** os *ac*onais
</line>
</par><par>
<line>
*or um* s*ri* *e símbolo* e p*la v*ntade *e u*ificar os *d*ais da *omun*dade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
perten**mento que, *evados ao e*tremo, pode *esencadear s*ntimen*os de ódio raci*l
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*eno*obia. Para melhor expli*ar o termo, ad**arei a definiç** *e Gellner também ut*lizada p*r
</line>
</par><par>
<line>
Hobsbawm (199*), *ue entend* o *a*i*nalism* c*mo
</line>
<line>
"fund*m*ntalm*nte u* princípio
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
sus*ent*
</line>
<line>
*ue a
</line>
<line>
un*dade polític* e nacional deve ser
</line>
<line>
congruent*"; esta unidade pressupõe
</line>
</par><par>
<line>
*am*ém uniformidade, o qu* pode ger** os pr**onceitos.
</line>
</par><par>
<line>
Den*re as expr*ssõ*s
</line>
<line>
propo*tas,
</line>
<line>
uma que é i*por*antí**i*a para a d*scu*são
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
<line>
pretendo des*nvolver é o chamado Estado Na*ion*l. Com* destac*do
</line>
<line>
acima, este ap*rece
</line>
</par><par>
<line>
como *m fenô*eno modern*, resultado **s r*v*luçõ*s
</line>
<line>
do sécul* X*III * que "p*ssui
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mo*o*ólio d* que *firma ser o uso legítim* da força *entro de um territó*io demarc*d*, e que
</line>
</par><par>
<line>
procura uni* * pov*
</line>
<line>
sub*etido a seu *ove*no por *eio da homogenei*ação, criando
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
cultura, símbo*os e
</line>
<line>
valores comun*, revivendo tradições e mitos de origem, ou, às vezes
</line>
</par><par>
<line>
*nven*ando-os". * Estado Novo t*mb*m foi denominado "Es*ado Na*ional" e o projeto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
naç** do re*ime de Vargas pr*punha uniform*z*r a naçã* a partir do Estado. *or s*r a nação
</line>
<line>
estudada *m const*ucto social derivado do Estado, con*idero o termo ***hado por B*ned*ct
</line>
</par><par>
<line>
Anderson, "*omunidade Imaginad*" a**opriad* para r**erir-me a *ste proje*o
</line>
<line>
de n**ão.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Tere*in*, *. 13, n. 3, art. 9, p. 162-179, mai./*un. 20*6 www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. M. C. *antana
</line>
<line>
*74
</line>
</par><par>
<line>
S*gundo Anderson, a naç** "é i*aginada como limitada [...]". "É imaginada como soberana
</line>
</par><par>
<line>
[...]" e "finalmente é i*aginada como c*munidade porque, sem co*siderar a d*sigualdade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ex*lor*çã* que atualme*te prevalecem em todas elas, à nação é sempre con*ebida como um
</line>
<line>
companheirismo prof**do e horizonta*".
</line>
</par><par>
<line>
*or o**ro *ado, a qu*stão nacional "es*á s*tuad* *a i*tersecção *a
</line>
<line>
políti**, da
</line>
</par><par>
<line>
te*nol*g*a * da t*an*forma*ão *o*ial" e o *erceiro onde declara que,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
a**mães, italianos e
</line>
<line>
seus *escen*ente*, apesar dos **dos esta*íst*c** sere* imprecis*s. *
</line>
</par><par>
<line>
i**ensa a*ivid**e al*mã f*i diretamente pr*judicada *ela leg*s*ação, qu* vis*va imped*r
</line>
</par><par>
<line>
*ualquer ati**dade polí*i*a
</line>
<line>
o*gan*zada, principalmente dos ele*e*to* co*prome*idos com
</line>
</par><par>
<line>
*tiv*dades de tipo naz*fascist*.
</line>
<line>
Estas ag*emiações naz*stas *o B*asil foram, na ver*ade, sedes de socie**des
</line>
</par><par>
<line>
*ecreativas e culturais com*os**s de s*cios de origem alemã ou di*eta**nte vinculados às
</line>
</par><par>
<line>
*tividades nipo-n*zifascistas. C*mo destaca *ohen (1*88), em s** trabalho *obre o tema,
</line>
</par><par>
<line>
esta* soc*edades
</line>
<line>
fu*cio**vam **mo núcleos de alem*es e seu* des*endente* e como *s*aço
</line>
</par><par>
<line>
de r****dução e
</line>
<line>
manute*ção das t*adiç*e*. Ao lado ** impre*sa nazis*a, das escolas e
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n.3, a*t. 9, p. 162-*79, m*i./j**. 2*16
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Imigração ou a Construção de uma \Raça Brasileira\ nos Anos 30 do Sé*. XX
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
i*r*jas, as a**e*iações t*nh*m u* p*p*l fundamen*al na organização do nazismo no Brasil,
</line>
<line>
principal*ente de*o*s do fechamento do Parti*o Nacional-So*ial**t* Alemão do T*aba*ho
</line>
<line>
(NSDAP), ao qu** elas *s*iveram vinculad** a *a*tir d* fundação do parti*o em 19*0.
</line>
<line>
As organiza*ões *azistas *niciar*m suas ativ*dades n* país em 1*33, no Sul do Brasil.
</line>
<line>
Estas ativi*ades *oram coorden*d** pela E*baixada alemã no *io de Janeiro * pelos
</line>
</par><par>
<line>
consulados, especi*lme*te em Porto Alegr*, Cur*ti*a e São Pa*lo. As embaixada*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
consula*os, *or s*a vez, rece*ia* as *ormas diretamente de B*rli*,
</line>
<line>
das c*amadas *O
</line>
</par><par>
<line>
(*rganização do Exterior), qu* tinham c*mo *inal*d*de amparar todo* os alemãe* fora das
</line>
<line>
front*iras *o Reich.
</line>
<line>
Nos países on*e viviam alemã*s, organizar*m-se lan*esgruppen (grupo*-países),
</line>
</par><par>
<line>
*hefi*dos por u*
</line>
<line>
la*derg*uppenleiter (***fe de país). A L*ndesg*uppen B*asil (grupo-*aís
</line>
</par><par>
<line>
Brasil) teve sua p*imei*a sed* *o Rio de Ja*eiro *té 1934, quando foi
</line>
<line>
para S*o Pa*lo. Py
</line>
</par><par>
<line>
(1942) *f*rma qu*, em 1*3*, co* o fech*mento do NSDAP, a s*d* da
</line>
<line>
organização na*ista
</line>
</par><par>
<line>
r*tornou ao Rio de Janeiro.
</line>
</par><par>
<line>
*s do*umentos e*contr*dos no a*ervo do Dep*rtamento *e Ordem Po*ítica e Socia*
</line>
<line>
(Dops) do Estado do Rio de Jane*ro refle*em * importância *o movimento na*ista no Rio de
</line>
<line>
Janeiro, em especial, e no Brasil, em p*rticular. As atividades na*istas tomaram contornos *e
</line>
</par><par>
<line>
especial
</line>
<line>
relevância no *eríodo aludid*. O* movimentos
</line>
<line>
*e **ssa, como o
</line>
<line>
comunismo o *
</line>
</par><par>
<line>
integra*ismo. têm, neste ac*r*o, de**aque de d*men*ões seme*hantes aos dados às *tividades
</line>
<line>
al*mã*s.
</line>
<line>
As **ves*i*a*õ** *ecaem sobre o* *euto-b*a*ileiros e os sú*itos de *ixo, s*us
</line>
<line>
descend*n*es, **r*miações, e*colas, ins*i*u*ções * empr*sa*. Mesmo *s simpa*izan**s,
</line>
<line>
pr*sentes em todas as **f*ra* *e nossa admi*is*raç** pú**ica, das forças a*madas e da pró*r*a
</line>
<line>
p*líci* po*íti*a, são mantidos s*b vig*lânci*.
</line>
<line>
A *o*íc*a Política b*asileira, aliada à Interpol, a* FBI, *s embaixadas b*asil*iras e aos
</line>
</par><par>
<line>
Dops estaduais, invest*ga
</line>
<line>
e re*istra o t*ân*ito de
</line>
<line>
viajantes estra*ge*ros no
</line>
<line>
país. Desta
</line>
</par><par>
<line>
inv*stigação, o ac*rvo do Dops guarda fart* docume*t*ção com fotos, mapas, m*nuscritos,
</line>
<line>
jo*n*is, ca*ernetas, diári*s pesso**s, not*s f*scais, rel*çõ*s de a*x*lio * im*grantes, insígn*a*,
</line>
<line>
em**emas, flâ**las, **rteiras de sóc*os etc.
</line>
<line>
A p*rs**uição s*stemá*ica, re*istrada desde 1930, acentuada em 1933, com a proibição
</line>
</par><par>
<line>
do us o
</line>
<line>
d* lí*gua ***range*ra nas
</line>
<line>
escolas e, em 1*3*, *om o f*c*a*ento do *art*do, vai
</line>
<line>
ao*
</line>
</par><par>
<line>
poucos se efetivando. As a*r*m*aç*es nazista* que, desde 1938, se mant** com* s*port* do
</line>
</par><par>
<line>
mo*imento,
</line>
<line>
*elo pa*el de mantenedoras
</line>
<line>
das tra*i*ões e
</line>
<line>
co*tume*, organizad*ras
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
</page><line>
a*ivi*ades da juven*ud* hit*erista e s*des de e*co*tro de industr*ais, comerciant*s e elementos
</line>
<line>
**v. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 9, p. 162-179, mai./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N. M. C. Santana
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
envolvi*os di*et* ou indire*amente com o mov*mento, aos po*cos são desat*vadas, apesar de
</line>
<line>
algumas perm*necerem *unci*nando, como comprovam d*ssiês do Dops, a** 1953.
</line>
<line>
4 RES*LTA**S E DISCUSS**S
</line>
</par><par>
<line>
O objetivo deste p*ojeto
</line>
<line>
estad* novi*ta de
</line>
<line>
*acio*alização for*a*a, *ate*nal*sta, era
</line>
</par><par>
<line>
fundar *m novo *rasil, homo*êneo, racial e *ultura*mente,
</line>
<line>
uniforme *m seus **lores,
</line>
</par><par>
<line>
comportamentos e me**al*dades. T*do *sso at*avés do mito do trabal*ador nacional. Além
</line>
<line>
diss*, ape*ar da *impati* e aproximação do regime p*lo *a*i*nal-socialismo e pela política do
</line>
</par><par>
<line>
Fü*rer, o *s*ado Novo *ossu*a limites
</line>
<line>
de proteçã* ao seu r*gime: a preservação do *o*er
</line>
</par><par>
<line>
**ntraliz*dor e da sober*nia nacional.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
pr**ença das minorias **n*cas,
</line>
<line>
lingüísticas e culturais no Brasi* transform*u-se
</line>
</par><par>
<line>
numa quest*o de segurança n*ci*nal. As comu*idades g*rmâni*as aqui i*s**lad*s refletiam os
</line>
</par><par>
<line>
int*res*es nacionais
</line>
<line>
al**ães, em primeira instância. * con***to de i*t*resses entre estas
</line>
</par><par>
<line>
*omuni*ades e * Governo federal acaba por gerar animosidade total, com o apoio de parte **
</line>
<line>
população à repre*s*o aos nazis*as.
</line>
<line>
O projeto de a*si*ila*ão *ultural e ca*deamento *as raças, i*iciado em m*ados *o
</line>
</par><par>
<line>
século
</line>
<line>
XIX e re*ormulado nos
</line>
<line>
anos 30 deste século, sucumbe p*ra*te o *solamento
</line>
<line>
destas
</line>
</par><par>
<line>
*omu**dad*s e apesar das t*ntat*vas do Governo f*deral, *o tempo de Getúlio, em con**guir *
</line>
<line>
integ*ação.
</line>
<line>
O pro*eto n*cional*sta do Estado Novo pode n** ter si*o vitorioso, no que di* respei*o
</line>
<line>
à as*imilaç*o forçada e ao caldeamento, mas sua *deologia continua bas*ant* viva. * ideia de
</line>
<line>
as*imila*ão, de caldeamento, da d*mocracia racial **nda ***e fazem parte do senso comum.
</line>
<line>
A intençã* de inserir os i*igrantes a*emãe* e italianos como el*mentos f*ndamentai*
</line>
<line>
p*ra a *onst*ução da nação bras*le*ra, bas*ada nas teorias cient*ficas d* final *o s*culo X*X,
</line>
</par><par>
<line>
pode ser perfe*t*mente *xplicad*, não só *ela própria re*evância **e es*as teorias tomam
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
Eu*opa no período,
</line>
<line>
co*o pelo est**o de â*imo, pel* *xpe*tat*va gerada
</line>
<line>
p**o aboli*ionismo
</line>
</par><par>
<line>
** apres*ntar u* *rojeto. Ou*ro dado que po*e ter cont*ibuí** muito para a *m*l*ment*ção
</line>
<line>
*este projeto é o fat* de, já por esta époc*, o Brasil ser um p*ís multirracial. Era fácil
</line>
<line>
imaginar que, como *s *ortugueses, os alemães * i*alianos seriam assimilados pela nos*a
</line>
<line>
cul*u** e se *n*e*ra*ia* ra*idamente com a popula*ã* br*sile*ra.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n.3, art. 9, p. 162-179, *ai./*un. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I*igração ** a Construção ** uma \Raça Br*s*leira\ n*s Anos 30 do *éc. X*
</line>
<line>
177
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSID*RAÇÕES F*NAIS
</line>
</par><par>
<line>
**al a consid*ração *inal pos*ível *pó* essa *eitu*a? Algumas. P*deríamo* *onclu*r
</line>
</par><par>
<line>
sobre a pol*tica n*c*onal
</line>
<line>
de
</line>
<line>
imigração, ou *ob*e as Rel*ções I*ternacionai*,
</line>
<line>
o* ainda
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
construç** de *m *stado A*to*i*ário. Mas, * coerência nos
</line>
<line>
leva a c*ncluir o quanto **
</line>
</par><par>
<line>
p*lít**a* do
</line>
<line>
g*verno *ara a im**ração influenciaram di*etamente
</line>
<line>
nos *sp*ctos fundamentais
</line>
</par><par>
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da cons*rução da q*es*ão racial no *ra*il e *a ident*dade b*asileira. Começando p*lo E*tad*
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<line>
Novo, ve*emos *ue toda a pe*segu**ão aos *migran*es ale*ães f*i *arte da po*ít*ca esta*o
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novis*a - concebida sob os ângulos do nacion*l*sm* * a*torit*rismo - e *erviu não *ó para o
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desenvolvimento de ações no cam*o econômico, *o*o *amb*m para a el*boração **
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um a
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"cultura brasileira", de um po*o brasile*ro - *qui enten*ido como raça - pela *nc*r*or*ção da
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class* tr**a*hadora, através *o control* do Estado.
</line>
<line>
* avanço gradual do p*n*ermanis**, no f*nal do s*culo X*X e *n**io do *éculo XX,
</line>
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<line>
apontou para a in**abi*idade da integração
</line>
<line>
*e *ar*e desta co*unidade. O n*c*onalismo das
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<line>
primeiras d*cadas d*ste século já denunciava a necessi*ade de *e verificar
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<line>
o
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"sentido de*t*
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<line>
col*nização". Na lite*atura, personagen* de autore* como Li** Barreto res*enti*m-s* com os
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<line>
estrange*ros e com a ocupação *e *mpreg*s, tirando o lugar do trab*lhador naci*nal.
</line>
<line>
A manutenção *a* t*adições * *a cultura de*tro destas comunidad*s, além da ques*ão
</line>
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<line>
d* língua, *s deixav* completa*ent* iso*a*as. Quan*o à *aça,
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<line>
eles v*o, pouco a pouc*, se
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<line>
f*chando
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em su* "su*eriorid*d* ra*ial" - reafir*ada pela pr*p*ia intenção dos projetos
</line>
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<line>
*rasil*iro* - que c*lmina nas agremiações **z*stas. O pangermanism* d* sé*ul* passado se
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<line>
transfor*a no *azismo do século XX.
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<line>
As agr*m*ações nazistas, * p*rtir
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d* 1938, assumem
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<line>
um papel fundamental
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na
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*anuten*ão
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d*stas tradições e na div**g**ão *o nazismo. A
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partir de 19**, o
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proj*to
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<line>
na*ionali*ta br*sile*ro do *stado Nov*, presidido por *etúlio Vargas, tomou para s* à *arefa
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<line>
de pôr em prát*ca as teorias assimi*acioni*tas do* abol*ci*nistas, c*m a *i*alidade
</line>
<line>
de
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<line>
*om*g*neizar a r*ç* e * cultura brasileiras e fortal*cer o t**balhado* nacional.
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<line>
O que pod**o* apreende* *e *od*
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este processo que o nac*on*lis*o inaugurado *
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e
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<line>
**i*nfante do co**ço do sé*u*o XX se debateu desde o *rincípio com conflit*s c*ia*os pelo
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<line>
a*ti*ici*lismo *e *lguns de *eus e*ementos. A homogen*idade ét*ic* é um dos eleme*to* mais
</line>
<line>
pr*blemátic*s, aliad* às trad*çõe* e à língua.
</line>
<line>
A concepção ge*ulista de *stado Nacio*al encontrou mui*os adep*o* * o própr*o povo
</line>
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<line>
se mobi***ou. * pr*paganda usada *or V*rg*s,
</line>
<line>
de valorização do ho*em brasileiro e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. *3, n. *, art. 9, p. 162-1*9, mai./jun. 2016
</line>
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*ww4.fsanet.co*.br/*evista
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<line>
N. M. C. San*an*
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<line>
178
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<line>
tra**l*ador, foi muito bem ace*ta e aind* hoj* o**imos expressões que refletem *em i*so.
</line>
<line>
"*uem trabal*a vence" é uma delas.
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<line>
N*
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entanto, ao chegar a* final do século XX,
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<line>
as es*ruturas e concepções f*ra*
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<line>
mud*ndo, num ritmo bastante acel*rado. Em parte, por questões ec*nômicas ligadas
</line>
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*
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<line>
*ecessidade de a***tura de mercados, em parte pelas diver*idades
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<line>
étnicas que foram se
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acentuand*.
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Nestes
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últimos a*os, as questõ*s é*nic*s e raciais vê* sendo largamente di*cutidas.
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Parec* *ue as d*f**enças têm sid*
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<line>
*a*or**adas em detriment* da homogeneidade * d*
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igu*lda*e, *m par*e pela própria luta d*s *hama*as *ino*ias.
</line>
<line>
Hoje, a* discussões *a questão n*cional brasileira *ass*m muito mai* pela es*era
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<line>
econômic*. A soc*e*ade está se mobi*izan*o e discutindo questões mai* i*ediatas, tentando
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<line>
*epensar o nosso pr*jeto de *ação, nec****ri* nesta **a de g*obaliz*ção.
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REFERÊN*IAS
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Fontes Prim*ri*s:
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Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 3, a*t. 9, p. 162-179, mai./j*n. 2016
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www4.fsanet.com.*r/revista
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