Produção Científica Sobre Redes Sociais: Abordagem Sob A Visão Da Administração / Scientific Production About Networks: Approach Under the Management Vision

Emeline de Abreu Pereira Pinto, Aline Pereira Sales Morel, Fernanda Meneses de Oliveira, Paulo Henrique Souza Bermejo

Resumo


Estudos sobre as Redes Sociais Online estão em ascensão com o passar dos anos, principalmente, pelo fato do constante aumento de usuários conectados à internet. Neste artigo buscou-se analisar o que tem sido publicado sobre essa temática ao longo dos últimos anos, utilizando a metodologia de revisão sistemática, cujo intuito é compreender a tendência de estudos nessa área. Utilizou-se, para tanto, a base de dados ISI Web of Science. Na busca, realizou-se uma pesquisa pela palavra-chave, redes sociais online (online social network) em artigos, nas categorias de negócio (business), gestão (management) e economia (economics). Após a realização desse processo, foram obtidos 44 artigos para análise. Observa-se que houve franco crescimento de estudos nesta área, sendo que o ano de 2013 apresentou maior número de publicações. Os Estados Unidos são o país que mais publicou artigos sobre redes sociais online nesta base de dados.

 

Palavras-chave: Redes Sociais Online. Web 2.0. Estratégia.

 

ABSTRACT

 

Studies on Online Social Networks are on the rise over the years, mainly because of the constant increase of users connected to the internet. This paper seeks to analyze what has been published on this topic over the past few years using the methodology of systematic review, where the goal is to understand the tendency of studies in this area. It was used the database ISI Web of Science. In the search we conducted a research using the keyword online social networks in articles into the categories of business, management and economics. After this filter was obtained 44 articles. It is observed that there was significant growth of research in this area, where the year 2013 was the highest number of publications and the United States is the country that has published more articles about online social networks in this database.

 

Keywords: Online Social Network. Web 2.0. Strategy.

Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


BORTOLI, L. V.; CAMPOMAR, M. C. Da comunicação boca a boca para o marketing viral. In: XII SEMEAD - Seminários em Administração, São Paulo 2009.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O Método da Revisão Integrativa nos Estudos Organizacionais. In: Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, 2011.

BROWN, J; BRODERICK, A. J.; LEE, Nick. Word of mouth communication within online communities: Conceptualizing the online social network. Journal of interactive marketing, v. 21, n. 3, p. 2-20, 2007.

CARTONI, D.; GARDIM, N.; CABALLERO, S.; SILVEIRA, M. A. Contributions of social networking for innovation. Journal of Technology Management e Innovation. V.8, Special Issue ALTEC. 2013.

CHEUNG, C. MK; CHIU, PY; LEE, M. KO. Online social networks: Why do students use facebook?. Computers in Human Behavior, v. 27, n. 4, p. 1337-1343, 2011.

CHU, S; KIM, Y. Determinants of consumer engagement in electronic word‑of‑mouth (eWOM) in social networking sites. International Journal of Advertising, v.30, n.1, pp. 47–75, 2011.

CONFORTO, E. C.; AMARAL, D.C.; SILVA, S. L. Roteiro para Revisão Bibliográfica Sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: 8o. Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto - CBGDP 2011, 2011, Porto Alegre-RS. 8o. Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto - CBGDP 2011. Porto Alegre : Instituto de Gestão de Desenvolvimento de Produto, 2011.

CROON, S. Co-innovation: Developing new products and services in cooperation with customer in social media platforms – customer motives. 1stIBA Bachelor Thesis Conference, Enschede, The Netherlands. University of Twente, Faculty of Management and Governance. 2013.

DIN, N. et al. Online social networking for quality of life. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 35, p. 713-718, 2012.

DUNCAN, R. D. The role of online social networks in inter-firm collaborative innovation and problem solving. Doctor of Business Leadership. University of South Africa. 2012.

FULLER, J.; BARTL, M.; ERNST, H.; e MUHLBACHER, H. Community Based Innovation: How to Integrate Members of Virtual Communities into New Product Development. Eletronic Commerce Research. V.6, n.1, p.57-73. 2006.

GROSS, R.; ACQUISTI, A. Information revelation and privacy in online social networks. In: Proceedings of the 2005 ACM workshop on Privacy in the electronic society. ACM, p. 71-80.2005.

JORDÁN-CONDE, Z.; MENNECKE, B.; TOWNSEND, A. Late adolescent identity definition and intimate disclosure on Facebook. Computers in Human Behavior, v. 33, p. 356-366, 2014.

KATONA, Z.; ZUBCSEK, P. P.; SARVARY, M. Network effects and personal influences: The diffusion of an online social network. Journal of Marketing Research, v. 48, n. 3, p. 425-443, 2011.

KRASNOVA, H. et al. Online social networks: why we disclose. Journal of Information Technology, v. 25, n. 2, p. 109-125, 2010.

KUSS, D. J.; GRIFFITHS, M. D. Online social networking and addiction—a review of the psychological literature. International journal of environmental research and public health, v. 8, n. 9, p. 3528-3552, 2011.

MACEDO, M. T. Inovação Aberta: um estudo sobre a Inovação Aberta na literatura Internalcional e Nacional. Universidade Católica de Brasília. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Strictu Sensu em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Brasília, 2012.

MARIANO, A. M.; CRUZ, R. G.; GAITÁN, J. A. Meta Análises Como Instrumento de Pesquisa: Uma Revisão Sistemática da Bibliografia Aplicada ao Estudo das Alianças Estratégicas Internacionais.. In: Congresso Internacional de Administração - Inovação Colaborativa e Competitividade, 2011. Anais... Ponta Grossa, ADM, 2011.

MARQUES, A. M. et al. Structuring the discourse on social networks for learning: Case studies on blogs and microblogs. Computers in Human Behavior, v. 29, n. 2, p. 395-400, 2013.

NEWSROOM. Portal Oficial do Facebook. Disponível em: . Acesso em 18 de junho de 2015.

RECUERO, R. Digas com quem falas e dir-te-ei quem és: a conversação mediada pelo computador e as redes sociais na internet. Revista FAMECOS. Porto Alegre, n. 38, abr. 2009.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

TELLES, A. E revolução das mídias sociais. São Paulo: M. Books do Brasil, 2010.

TERRA, J. C. Gestão 2.0: como integrar a colaboração e a participação em massa para o sucesso nos negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

TUBENCHLAK, D. B. Fatores Motivacionais da Comunicação Boca-a-Boca Eletrônica Positiva Entre Consumidores no Facebook. 2013. 129 p. Dissertação (Mestrado em Administração) Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro. 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.4.2

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)