<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 4, art. 2, *. 24-39, jul./ago. 2016 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.4.2 </line>
</par>
<par>
<line> Produção Científica Sobre Red*s Socia*s: Abordagem Sob a Visão da Admini*t*ação </line>
<line> Scie*ti*ic Pro**ction About Ne**orks: Approa*h Under the M*nage*e*t Vision </line>
<line> E*eline de Abre* *erei*a Pinto </line>
<line> Me*tra*o em Ad*i*istraç*o pela Universidade *ed*ral de Lavras </line>
<line> Gr***ada em Com*nicação Social *elo Centr* Universitá*io Newton Paiva </line>
<line> E-*ai*: emelinebrasil@*ahoo.com.b* </line>
<line> Al*ne Perei** Sales M*re* </line>
<line> Doutorado e* A**inistra*ão pela Universi*a*e Federal *e Lavras </line>
<line> Mes*ra em Administraç*o pe*a Universida*e Fe*er*l de L*vras </line>
<line> E-mai*: al*n*admufla@y*hoo.*om.br </line>
<line> Fernanda *eneses de Oliveira </line>
<line> Mestrado em *dministração p*l* U*i*er*idad* Fed**al de Lavras </line>
<line> Grad*a*a em A*ministraç*o pela Un**e*sidade Federal de Lavra* </line>
<line> E-mail: *e*emeneses@**t*ail.*om </line>
<line> Paulo *enrique de **uza Berm*jo </line>
<line> Dout*r em Engen*aria * Gestão do *onhecim*nto pe*a Univers**ade Feder*l de Santa Cata*ina </line>
<line> *r*fessor da Universid*d* Federa* de Lavr** </line>
<line> E-mail: *ermejo@dcc.ufla.br </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: E**line de Abreu Pereira Pin*o </line>
<line> Endere*o: Alameda dos Flamboyant*, 252 - Ja*d*m das </line>
<line> Palm*iras - CEP 3*200-*0* - Lav*as - MG </line>
</par>
<par>
<line> Editor C*entífico: Tonny Kerle* de Alenca* Rod*i*ues </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Aline Pereira *ales Morel </line>
</par>
<par>
<line> *nd**eço: Rua *oão Be*nardi*o, *01 - Ja*dim Vila Rica </line>
<line> Arti*o re*ebido em 26/04/20*6. Última versão </line>
</par>
<par>
<line> - C*P **20*-000 - Lavra* MG </line>
<line> recebida *m 19/*5/2016. Aprov*do em 20/05/2*16. </line>
</par>
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<column>
<row> Endereço: Fernanda Menese* de *li*eira </row>
<row> Endereço: Rua Geraldo Be*toluc*i, 60* - Jardim </row>
<row> Eldorado - CEP 37200-*00 - Lavras M* </row>
<row> End*reço: Paul* Henrique de Souza Bermejo </row>
<row> End*reço: Univ**sidade Federal de Lavras - </row>
<row> Depa*t**en*o de Admi**str*çã* e **onomia DA*/UFLA </row>
<row> - C*ixa Post*l 3037 - CEP 37*0*-000 - Lav*as MG </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo siste*a *r*ple Review: D*sk Review a) </row>
<row> pelo *d**o*-C**fe; e b) Double B*ind Review </row>
<row> (avalia*ão *ega p*r dois av*liadores *a área). </row>
<row> R*visão: Gramatical, Normativa e de Forma**ção </row>
</column>
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<line> Produção Ci*ntífica Sobre Redes Soci*i*:Abordag*m Sob A Vis*o *a *dministração </line>
<line> 25 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Estud*s sobre a* R*des Sociais Online e*tão </line>
<line> em </line>
<line> a*c*nsão com o passar dos anos, </line>
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<line> *rin*ipalmente, </line>
<line> *el* fato do con*tante aume*to de us*á*io* *one*t*d** à inter*et. N*s** </line>
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<line> art*go b*s*ou-se *nali*ar o que tem *i** public*do sob*e essa t**á*ica ao long* dos últimos </line>
<line> anos, utiliza*do a metodologia de revisão sistem*tica, cujo intuito é compree*der a tendência </line>
<line> de estudos nessa á*ea. Uti*izou-se, para tanto, a ba*e de dados *SI W*b of Sc*e*ce. Na *usca, </line>
<line> realizou-se uma pe**uis* pela palav*a-chave, redes *ociais online (online social network) e* </line>
<line> *rtigos, nas catego*ias de negócio (busin*ss), ges*ão (management) e ec*nomia (economics). </line>
<line> Após a realiz*ção des*e pr*cesso, foram obtidos 44 *rtigos *ara anális*. Observa-se *ue </line>
</par>
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<line> ho*ve fr*nco cr*scimento de estudos </line>
<line> ne*ta área, sendo que o a*o d* 2013 </line>
<line> apresen*ou maior </line>
</par>
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<line> número de pu*licações. Os *stados Unidos *ão o país que ma*s publicou artigos **bre redes </line>
<line> soc*ais online ne*ta base de dados. </line>
<line> Palav*a*-chave: *e*es Sociais Online. Web *.0. Estraté*ia. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Studi*s on *n**ne Social Netwo*ks are *n the rise *ver the *ears, mainly because of *he </line>
<line> *o*sta*t increas* of users connect*d t* the i*ternet. This *ap*r see*s to anal*ze *hat has been </line>
<line> pub**shed on t**s topic over th* p*st few year* usi*g t** methodology of s*s*ematic review, </line>
<line> where the g*al is to unde*stand the ten*ency of s*udies in th*s a*ea. I* was us*d the databas* </line>
<line> ISI We* of Science. In the se*rch w* co*duc*ed a researc* using t*e key*o*d online soc*a* </line>
<line> ne*w*rks i* articles *nto the ca*egorie* of busine*s, management and econo*ics. After t*is </line>
<line> filte* was obtained 44 articl**. It is observ*d that th*re was significant growth of resear*h in </line>
<line> this ar*a, wher* *he *ear 2013 was th* highes* **mber o* publica*ions and the Unite* Stat*s *s </line>
<line> the co*n*ry *hat *as pu*l*shed more articles about online *ocial network* *n this database. </line>
<line> K*ywords: Onli*e So*ial Ne**o*k. Web 2.0. Str*tegy. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 1*, n. 4, *rt. 2, p. 24-39, jul./ago. 2016 </line>
<line> www4.*san*t.com.br/*evista </line>
</par>
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<line> E. A. P. P*nto, A. P. S. Mor**, F. M. Oliv*ira, P. H. S. B*rmejo </line>
<line> *6 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
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<line> Ao longo dos últi*os ano*, * internet te* alter*d* * *i*ã* trad*c*onal </line>
<line> d*s meios </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*uni*aç**, acarretan*o relevantes mudanças sociais (*UB*NC*LAK, 2013). A era da </line>
<line> internettro*xe uma série*e novas possibilidad*s *ar* as e*presas, por *xe*plo, * f**il troca </line>
</par>
<par>
<line> de inf*r*ações com e entre </line>
<line> cli*ntes, que </line>
<line> proporcion* </line>
<line> ma*o* envolv*men*o, viabili**nd* </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> *elhoria e o *e*envolvimento de n*vos *****tos e se*viços (CROON, 2013). A web 2.* </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> considerada uma ferramenta que ofer**em novos e s**p*ificad*s modos d* in*era*ã* *ntre </line>
<line> p*o*utores **onsumidor*s em grande escala (FUL*ER et al., 200*). *on*o*me p*ntuam Chu </line>
</par>
<par>
<line> e Kim (201*), apesar de * inte*net ter uma </line>
<line> g**a de usuário*, em geral, os c*nsumidore* </line>
</par>
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<line> onl*ne *ã* ca*azes de escolhe*, *e *orma espontân*a, **a expos*ção a *ete*minado* tema* * a </line>
</par>
<par>
<line> *ua partici**ção em **munidades virtuais, *ara que, *ss*m, possam o*ientar suas </line>
<line> int*rações </line>
</par>
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<line> soc*ais para gru*o* de *ons*midores *om pe*fil semelhan**. </line>
</par>
<par>
<line> N* *ltima d*cada, as redes soci*is onl*ne e*pandiram-s* rapid*m*nt* *m ter*os </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> popularidade, pr*nci*almente por pa*t* dos </line>
<line> *oven* (*ORDÁN-COND*; MENNE**E; </line>
</par>
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<line> TOW**END, 2014), *x*li*a*do assim o </line>
<line> important* papel que estas t** n* comu*ic*ção </line>
</par>
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<line> *um*na nos dias d* ho*e (M*RQUES *t al., </line>
<line> ***3). Essas f*rramentas *nli*e surgiram na </line>
</par>
<par>
<line> última década do século XX, atuand* como *ormas inovadoras de comunic*ção (BORTOLI; </line>
<line> CAMPOMAR *009). </line>
<line> Cartoni et al. (2013) *firmam q*e as redes sociais *nl**e se est*b*lecem *omo uma </line>
</par>
<par>
<line> *endênci*, qu* r*v*la </line>
<line> no*as </line>
<line> carac*erí*t*cas n* forma como pesso*s e empresas </line>
<line> pa*sam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **tend** e*per**entar o* d*ferent*s aspectos de e </line>
<line> su*s v*das * do* negó*io*. Tendo seus </line>
</par>
<par>
<line> pontos fortes e fraco*, est**, s* devidamente ut*l*zadas pel** organizações, po*em incentiv*r o </line>
</par>
<par>
<line> compartilha**nto </line>
<line> de </line>
<line> c*nh*c*ment* e apren*iz*g*m organ*zacional entre </line>
<line> os *olabor**ores </line>
</par>
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<line> (DI*; *AHYA; *ASSIM, 2012). </line>
</par>
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<line> *i*to que es*udos sobre *s redes so*ia*s online e*tão em as*ensã*, </line>
<line> e*t* trabalh* tem </line>
</par>
<par>
<line> como ob*etiv* realizar uma revisão sistemá*ica acerca d* as*unt* sob * óptica da </line>
<line> *dmini*traç*o, tendo como objetivos específico*: i*entificar os *nos de maior publ*cação, ** </line>
<line> pala*ras chaves mais *til*zadas, ** autores mais cita*os, o* periód**os que mais p*blicaram e </line>
<line> *ambém os paíse* c*m maior núme*o de *u**icação. </line>
</par>
<par>
<line> A*ém desta breve int*odução, o </line>
<line> tr*balh* co*tém *utras quatro *eçõ**. Na p*imeira </line>
</par>
<par>
<line> delas sã* aprese*tado* os fun*a**ntos teóricos que embasaram a realização d*sse estud*. Na </line>
</par>
<par>
<line> segun*a seç*o são desc*i*os o* procedim*ntos me*od*lógi**s ut*lizados par* a con*uç** </line>
<line> do </line>
</par>
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<line> Rev. *S*, Teresina *I, v. *3, n. 4, art. 2, p. 24-39, jul./ago. 2016 www4.fsanet.com.br/r**i*ta </line>
</par>
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<line> Produç*o *ient*fica Sobre Redes So*iais:Abordag*m Sob * V*são ** A*ministração </line>
<line> 27 </line>
</par>
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<line> **tu*o. Na sequê**i*, sã* a*resenta*os o* r*sul*ados * tecidas *s disc*ssões. Por fim, são </line>
<line> feit*s as considera*ões fina*s do estudo. </line>
<line> 2. R*FERENCIA* TEÓRICO </line>
<line> * comuni**ção mediada pel* com*utador e su* difusão por meio *a apropriaç*o das </line>
<line> f**ramentas técnicas proporcionadas pela internet modi**cou d*ast*cam*nte a forma de </line>
</par>
<par>
<line> comunicação en*re as p*ssoas (RECUERO, </line>
<line> 2009), principalmente, *elo *ur*ime*to d* web </line>
</par>
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<line> 2.0, qu* é uma ferramenta **labo***iva, no q*al os usuário* *ão *ão apenas co*sumidores d* </line>
</par>
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<line> informação, mas *im produtores e *alidadore* de co*teúdo (TERRA, 20*0). Como </line>
<line> afi*mam </line>
</par>
<par>
<line> *hu e Kim (2011), </line>
<line> *s particul*ridades da Inte*net </line>
<line> pode* fac*litar a comunicação </line>
</par>
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<line> *ultidi*ec**na*, e com ap*na* alguns cliqu*s do *ouse, os consumidor** podem se expressar </line>
<line> e* es*ala global. </line>
<line> O surgimento *as red*s sociai* on*ine, a partir da *éc*da de 90, deixou ainda mais </line>
<line> comple*o os fl*xos *n*orma**onais (*E*UE*O, 2009). Essas **des, também denominad*s </line>
<line> m*dias sociais, são web s*t*s na Internet que perm**e* a *riação co**borat*va de conteúdo, * </line>
<line> in*eração s*cial e o com*arti*hamento de informações em diversos formatos (TELLLES, </line>
<line> 2*10). *esta*a-se, ne*s* context*, o s*rgimento de redes *ociais, **mo o Orkut, Twitte*, </line>
</par>
<par>
<line> F*ceboo* e LinkedIn. Po* meio dessa* ferra*entas, os </line>
<line> *articipantes cri*m um </line>
<line> *e*fi* </line>
<line> de s i </line>
</par>
<par>
<line> mesmos, *o*tam e exp*e publicamente uma li*ta de outras pessoas com *s q*ais *an*êm </line>
<line> contato * interage* (RECU*RO, 2009). Através da par*ici*ação no Facebook, po* ex*mplo, </line>
</par>
<par>
<line> os </line>
<line> co*su*idores acessam e utilizam *ecurs*s incorporados ao site, </line>
<line> como inform*ções, </line>
</par>
<par>
<line> aplicati*o* e i*eias, que facilit*m a* interaçõ*s s*ciais (TUBENCH*AK, 20**). </line>
</par>
<par>
<line> A **dernização da tecnologia t*ansformou e ain*a transforma, de forma gradual, </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> in*erações *ociais entre as pessoas (KATONA; Z*BCSEK; S*RVA*Y, 2010).D**sa f*rma, </line>
<line> nos ú*t*mos ano* ve* cre*cendo cont*nuamen*e * in*ere*se dos indivíduo* pela utilizaçã* das </line>
</par>
<par>
<line> redes sociais online (G*O*SE; A*QUISTI, *005), </line>
<line> *ue, pa*a Kuss Gr*ffiths (2*1*) são e </line>
</par>
<par>
<line> vistas como um "fenômeno de c*ns*m* glo*al". De acordo com *heung, Chui e L*e (2*1*), </line>
</par>
<par>
<line> ma*s de </line>
<line> *m bi**ão *e pessoas *m to*o mundo estão o </line>
<line> cone*tadas ligadas em rede co* * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objetiv* de criar, colab*rar * **ntribui* co* seu conhecimento e *abedor*a. </line>
<line> Com o aume*to d* imp*rt*ncia da* plat*formas tecnológi*as para as interaçõe* </line>
<line> sociai*, aumen*ou também o interesse *os comerciantes, que buscam e*plorar es*as </line>
</par>
<par>
<line> ferramentas co*o forma </line>
<line> de pub*ici*ade/*rom*ção (KATONA; **BCSEK; SARVARY, </line>
</par>
<par>
<line> *010). Conforme pontua Dun*an (2012), </line>
<line> o co**ort*mento na* redes soci*is *n line </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*esina PI, v. 13, n. 4, art. 2, p. *4-39, jul./ago. 2016 </line>
<line> *ww4.fs*n**.co*.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. P. Pinto, A. P. S. More*, F. M. O**veira, P. H. S. Bermejo </line>
<line> 28 </line>
</par>
<par>
<line> representa opor*unidades signific*tivas para a* empresas, n* forma de melh*r*a na resol*ção </line>
</par>
<par>
<line> d* *roble*a*, aumen*o da inovação colaborat*v* e </line>
<line> ****r env*lvimento com stake*olders. </line>
</par>
<par>
<line> *eg*ndo o autor, as redes *ocia*s *nline podem desempenhar *m p*pel na ge*tã* *a in*vação </line>
<line> colaborativa, poi*, o fat* d*ssas redes atravessa*em fro*teir*s, tanto orga*i*ac**nais *omo </line>
<line> *eográficas, significa que é possível t*r con*orrentes e cl*entes *m uma só rede. </line>
<line> De**ar*e, as redes soci*is online se est*belecem como uma tendência *ue re**la novas </line>
</par>
<par>
<line> características, na *o*ma c*mo </line>
<line> pes*oas e empresas passam a e*tender e e*perimentar os </line>
</par>
<par>
<line> dife**ntes aspec*os de suas </line>
<line> vidas e dos negócios (CARTON* et </line>
<line> al., 2013). Para as </line>
</par>
<par>
<line> organiza*ões, as redes sociais onl*ne podem ser utilizada* no inc*emento da par*i*i***ão d*s </line>
<line> cl*entes, um* vez que esses canais são de fácil comunicação, efi*ie*tes e de baixo custo. Ess*s </line>
<line> f*rramentas ainda permitem ao* *onsumi****s *primo*a*em o* sugerirem me**orias em </line>
<line> p*odutos (*ACEDO, 2*12) * serviços. </line>
<line> 3. MET*DOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Neste </line>
<line> estudo op*ou-se p*r u*ilizar o método d* revisão *i*liogr*fica sistemáti*a </line>
</par>
<par>
<line> limitada </line>
<line> (CONFORTO; AMARAL; SILVA, 201*). Uma r*visã* de lit*rat*ra sistemát*ca </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> rele*an*e </line>
<line> para se definir o ma*co inicial </line>
<line> de pesquisas </line>
<line> e* det**minado assu*to, r*vela*do *s </line>
</par>
<par>
<line> *o*ren*e* teóricas exi*tentes e auxi**ar na c*nst**ção da metod*logia (MAR*ANO; CRUZ; </line>
<line> GAITÁN, *011). </line>
</par>
<par>
<line> Nes*e </line>
<line> sent*do, conforme afirma Confort*, A**ral e Silv*, (2011, p. *) "a </line>
<line> revisã* </line>
</par>
<par>
<line> bibl*o*ráfica sistemática é um méto*o </line>
<line> c***tífico para busca e a*álise de artigos de u*a </line>
</par>
<par>
<line> *etermin*da área </line>
<line> *a ciên*i*" *en*o </line>
<line> essenc*al para *efinir a linh* de pe***isa que *e deseja </line>
</par>
<par>
<line> trabalhar. *ercebe-s*, então, que é pela *evisã* s**temática que o pe*quisa*o* conhece a área </line>
<line> d* pesqui*a em que ir* trabalhar - os auto*es mais produtivos, os traba*hos mais citados e as </line>
<line> temáti*as mais abordad*s, ou de o*tra for*a, es*e método é bast*nte u*i*izado pa*a reunir </line>
<line> conheciment* e* determ*nada *re* de pesquisa (CONF*RTO; AMARAL; SILVA, 20*1). </line>
<line> Assi* como abo*da* Botelho, Cunha e Macedo (*011) a rev*são s*s*emática * muito </line>
<line> *ife*ente das narrativas po* d*fi*ir etapas *ógic*s e seq*enciais, isto é, técnicas p*dr*nizadas e </line>
</par>
<par>
<line> qu* p*dem s*r repro*uz*das. *ara esses </line>
<line> autores, q*e a revisão sistem*tica "é a </line>
<line> um a </line>
<line> rev*são </line>
</par>
<par>
<line> planejada pa*a responder a u*a *ergunta especí*ica e que uti*iza *étodos exp*ícit** e </line>
<line> sistemáticos para iden*ificar, sel*ciona* * aval*ar criticamen*e os estudos". </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 4, art. 2, p. 24-39, j*l./ago. 2016 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Produção Científica Sobr* *ede* *ociais:Abordagem Sob A *is** Da Ad*inistração </line>
<line> 29 </line>
</par>
<par>
<line> Desta forma, esse trabalho tem como foco as publicaçõe* so*r* red*s sociais, </line>
</par>
<par>
<line> abor*a*do alguns *onc*itos básicos </line>
<line> necessários à discu*são do tema e à compreensão </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> i*portâ*c*a *ue as redes *oc*ais possuem como um* ferramenta **tratégi*a *e gestão. </line>
<line> Pa*a a co**ta dos trabalhos cie*t*ficos, optou-se por utiliz*r a b*se de dados da ISI </line>
<line> Web of Sci*nce. A *scolha *esta ju*tifica-se por ser internacionalmente conhecida como uma </line>
<line> das bases ma*s completas (MARIAN*; CRUZ; GA*TÁ*, 2011). A *s**ut*ra d* processo de </line>
<line> pesquisa foi sistema*izad* na Figura 0*. </line>
<line> Fig*ra * - E*quematização do processo de *esq*i*a. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: E**bo*ado pelos aut*res </line>
<line> C**forme i*ustrado, *pó* defin*r o tema do estudo e o pro*l**a de pesquisa (1), fo* </line>
<line> esc*lhida a bas* de dados ISI Web of Scienc* (1.1) *, em *eguida, foi realizada u*a busca </line>
</par>
<par>
<line> co* a </line>
<line> palavra-c*ave: online social network (1.2). De*ta ma*eira, r*ali*ou-se a busca d** </line>
</par>
<par>
<line> artigos (*), sen*o considerado *essa busca quat*o filtros: o fi*tro det*rminou a**igos que 1 </line>
<line> *ontinham na princip*l col*çã* d* Web o* Sc*ence (2.1); o filtro 2 d*termin** que a *alavra </line>
<line> **ave deveria est*r c*nti*a n* títu*o (2.2); * fil*ro 3 deter*ino* que os artigos *eri*m </line>
<line> procurados s*me*te dentro das ár*as de Busi*ess, Manageme*t * Economicse, po* fim, o </line>
<line> filtro 4 deter*inou q*e os artigos fos*em publicados nos an** de 1945 - *014 (2.*). *pós a </line>
<line> aplic*ção d*sse* filtr*s, obteve-se *m to*al d* 44 artigos. De posse d*s*es a*tig**, foi </line>
<line> r*al*zad* uma anális* pre*imina*, *om o ob*etivo de des*rever * prod*ç** científica na ár** *e </line>
<line> red*s sociais **line, ident*ficando os artigos *ublic*do* p*r ano, os *e**ódicos qu* mais </line>
<line> Rev. F*A, Teresina *I, v. 13, n. 4, art. 2, p. 24-39, jul./ago. 201* www4.f*anet.com.b*/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. A. *. Pinto, A. P. S. Morel, F. M. O*ivei*a, P. H. S. *ermejo </line>
<line> 30 </line>
</par>
<par>
<line> pub*ic*ram os autores com *ais de um artigo pu**icado na área, os pri*cipais p*íses </line>
<line> c*m </line>
</par>
<par>
<column>
<row> publica*ão, os artigos ma*s citados na áre* * as principais *reas *e **squ*s* (3). </row>
<row> **ste*ior***te, procurou-se de*envolver uma leitura e a**lise dos título* e resumos dos </row>
<row> *rtigos co* o intui*o de selecio*ar os papers que mais se re*acionavam co* * assunto em </row>
<row> questão e, po* fim (4), foram destacadas as *ala**as cent*ais encontradas nos *ítulos e resumos </row>
<row> destes *rtigos (4.1). </row>
</column>
<par>
<line> 4 </line>
<line> RESU*TAD*S E DISC*SSÕES </line>
<line> Neste cap*t**o, são aprese*tados e discutidos os *esultados obtidos na realização desse </line>
</par>
<column>
<row> estudo, po* m*io de uma anális* descritiva d** d*do*, como ** artigos publicados p*r a*o, os </row>
</column>
</par>
<par>
<line> periódicos que mais pu*lica*am, os autore* e artig*s *ais citados na </line>
<line> área, os países </line>
<line> c*m </line>
</par>
<par>
<line> m*ior número de *ub*i*ações, as </line>
<line> p*incipais áre** de pes**i*a de pesquisa *o tema e as </line>
</par>
<par>
<line> palavras mais c*t*das *os art**os pesquisados. </line>
<line> 4.1 Número de pub*ica*ões po* ano </line>
<line> A *rimei** a*álise realizada refere-se ao número de *u*licações *or ano. * F*gura 2 </line>
<line> ap*e*enta a dis*ribuição do* 44 artigo* encontra*os, de acordo com o ano d* pub****ção. </line>
</par>
<par>
<line> Obse*va-se que a mai*r co*ce*tração no </line>
<line> número de ar*igos p**licados ocorreu no </line>
<line> ano de </line>
</par>
<par>
<line> 201*, com quatorze artigos. Os t**s prime*ros tra**l*o* publicados s*bre essa *emáti*a *or*m: </line>
<line> * - Social n**work analysis o* on*ine mark*tplaces (2007); 2 - Word of mouth c*mmu*icati*n </line>
<line> *it*in online commun*t*es: Concept*aling the onl**e socia* network (***7); 3 - Grasping t*e </line>
<line> **ten**al o* online social ne*wo*ks for fores*ght (2007). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 13, n. 4, art. 2, p. 24-**, jul./ago. *0*6 </line>
<line> ww*4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Produção *ientífica Sobre Redes Sociais:A*o*dagem Sob * Visão Da Ad*inistração </line>
<line> 31 </line>
</par>
<par>
<line> *igura 2 - Freq**ncia de publica*ão de 2007 a 2014. </line>
</par>
<par>
<line> ... </line>
<line> F*nt*: Elab*rado pelos autores </line>
<line> Por meio da *n*lise dos dados apresentados pela Figu*a 2, fic* evidente o ace*t**do </line>
<line> cresciment* a p*rtir d* *0*7 de publi*ações ut*lizando-se *a temát**a de *e*es sociais. Co*o </line>
<line> po*e s*r verificado, as pub**cações em 2013 e in*cio de 2014 repre*entam aproxi*adamen*e </line>
<line> 4*% do total pro*uzid* na área. Esta info*ma*ão reflete como há um recente *nteres*e na área </line>
</par>
<par>
<line> de redes sociais, que pode ser explica*a p*la *xplosão recente ao acesso desse tipo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tec*ologia e da *acilid**e de acesso à comunicação n* "Er* da Informação". </line>
</par>
<par>
<line> *.2 *erió*ic*s com maio* número *e publicaçõe* </line>
</par>
<par>
<line> A*resentam-** na Ta*ela 1 os cin*o periódic*s *ue mai* pub*icaram sobre a te*ática </line>
<line> em es*udo Conform* se v*rifica, o periódico que mais publicou foi * "Inf*rmation Systems </line>
<line> and Business Management" (3 a*tigos), seg*i*o pelo"Jo*r*al of Inf*rmation Tech*ology", </line>
<line> "Jour**l of Cons*m*r Beh*vior" e "Intern*t Research", co* dois art*gos cada. Observa-se </line>
</par>
<par>
<line> que o pri*eiro é um periódic* que *oc*, especialmente, em tr*balhos </line>
<line> *ob*e s*st*mas de </line>
</par>
<par>
<line> informação e gestão. Os *r*ba*hos publ*cados nesses periódic*s fo*am "B*n*volence trus*: a </line>
<line> k*y determ*nant of **er conti*u*nce use of on*ine social networks", "S**ulating the *pread of </line>
<line> opini*ns in o*lin* social networks when targ*t*ng opi*ion *eaders" e "Valua*ion *f online </line>
<line> soci*l netw**ks t*k*** into *cco*n* user*' interconnectedn*ss". Em g*ral, os 5 periódicos que </line>
<line> mais publicaram, conc*ntra*am *3% dos artigos, re*elando *ue as pu*lic*çõ*s ainda estão </line>
<line> disper*as ent*e vários outros periódicos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 13, n. 4, art. 2, p. 24-39, jul./ago. 2*16 </line>
<line> ww**.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. A. P. Pinto, *. P. S. Morel, F. M. Oliveira, P. H. S. Bermejo </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 1 - Periódi*os que mais pub*icara* </line>
</par>
<par>
<line> Per*ódic* </line>
<line> *re*uên**a </line>
<line> Repres*ntativid*de </line>
</par>
<par>
<line> INFORMATION SYSTEMS AND E BUSINESS </line>
</par>
<par>
<line> MANAGEMENT </line>
<line> 3 </line>
<line> 7% </line>
</par>
<par>
<line> JOUR*AL OF INFORMA**ON TE*HNOLOGY </line>
<line> 2 </line>
<line> 5% </line>
</par>
<par>
<line> JOU*NAL OF CONSUMER BEHAVIOUR </line>
<line> 2 </line>
<line> 5% </line>
</par>
<par>
<line> INTE*NET RE**ARCH </line>
<line> 2 </line>
<line> 5% </line>
</par>
<par>
<line> INT*RNAT*ONAL C**FERE*CE ON E BUSINESS </line>
<line> 1 </line>
<line> 2% </line>
</par>
<par>
<line> T*tal </line>
<line> 10 </line>
<line> 23% </line>
</par>
<par>
<line> Outr*s Periódicos </line>
<line> 34 </line>
<line> 77% </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabo***o pelos auto**s </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 Autores e artigos mais *i*ados </line>
</par>
<par>
<line> A*resenta*-se *a Tabela 2 os autores que *oram mais citados, </line>
<line> ao se abordar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> t*mática, re*es so**ais. Os autores m*is citados foram Brown, Broderic* e Lee (2007), q*e </line>
</par>
<par>
<line> obtiveram 117 </line>
<line> cit*ções com seu art*go "**rd of mouth com*unication within onl*ne </line>
</par>
<par>
<line> com*unit*es: Con*eptualing the online so*i*l network". Em segundo l*gar, com 33 citações, </line>
<line> está oarti*o"N*twork Effec*s and Pe*sonal Influences: Th* Di**usion of a* On*ine Social </line>
<line> *etwor*" de Katona, Zubcsek e Sarvar* (2*11).*m terc*ir*, com 32 citaç*es, está a </line>
</par>
<par>
<line> publicaç** "Onl*n* social </line>
<line> net*ork*: why we discl*se", de Krasnova et al. (20*0). Na </line>
</par>
<par>
<line> *equência, for*m enco*t*ados os artigos "Grasp*ng t*e potential of online social n*twor*s </line>
</par>
<par>
<line> f*r foresi*ht" (14 citaçõ*s), "Online </line>
<line> socia* ne*wor* acceptanc*: so*i*l per*pective" a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> "Online Social Net*or*s: Wh* Do "We" *s* Facebo*k?", ambos com 1* citações *ada. </line>
<line> Tabe*a * - Autores co* *ais de um artig* publicado na área </line>
<line> A*tores Cita*ões </line>
</par>
<par>
<column>
<row> **own, Jo; Broderick, Amanda J.; *ee, Nick </row>
<row> K**ona, Zsolt; *u*cs*k, Peter *a*; Sar*ary, Miklos </row>
<row> Kras*ova, Hanna; Spiekermann, Sarah; Koroleva, *sen*a; et al. </row>
<row> Cachia, Romina; Co***no, R*mon; D* Costa, Olivier </row>
<row> L*, D*vi* C. </row>
<row> Chiu, Pui-Yee; Cheung, Christy M. K.; Lee, Matthew K. O. </row>
<row> *o*te: Elaborado pelos autores </row>
<row> *.4 Países que *ais p*bli*aram </row>
</column>
<column>
<row> 117 </row>
<row> 33 </row>
<row> 32 </row>
<row> 14 </row>
<row> 10 </row>
<row> 10 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Um as*ecto r*leva*te apont*do pel* pesquisa s*ste**tica *oi a pre*o*in*n*ia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> a*tigo* publ*cados pelos Estados Un**os (32%), u* p*ís avançado e* termos t*cnológicos * </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 13, n. 4, art. 2, p. 24-39, ju*./ago. 201* www*.fsanet.c*m.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Produçã* Científica Sob*e Redes Sociais:Abord*gem S*b A Visã* Da Administraç*o </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> precursor de muitas r*des soc**is, co*o po* exemplo, o "Facebo**" (NEWSROOM, 2015). </line>
<line> Conforme se veri*ica na *a*ela 3, além dos Estados Un**os, China, Alem*nha, Nova </line>
<line> Zelândia e Inglaterra foram os paí*es com maio* *úmero de publi*aç**s na área. Vale </line>
<line> res*altar a presen*a *a C*in* *nt*e os c*nco *aís*s com ma*s pub**cações, um *a*s s*mpre </line>
<line> presente *ua*do s* trata de assu*tos relacionados à tecno*ogia. </line>
<line> Tabela * - Princ*pais países *o* public*ção </line>
</par>
<par>
<line> País </line>
<line> Frequênc*a </line>
<line> *epresentatividade </line>
</par>
<par>
<line> *S* </line>
<line> 14 </line>
<line> 32% </line>
</par>
<par>
<line> CH*NA </line>
<line> 4 </line>
<line> 9% </line>
</par>
<par>
<line> ALEM*NHA </line>
<line> 3 </line>
<line> 7% </line>
</par>
<par>
<line> NOV* ZELÂ**IA </line>
<line> 3 </line>
<line> *% </line>
</par>
<par>
<line> IN*LAT*R** </line>
<line> 3 </line>
<line> 7% </line>
</par>
<par>
<line> Total </line>
<line> 27 </line>
<line> 62% </line>
</par>
<par>
<line> Outr*s Periódicos </line>
<line> 17 </line>
<line> 38% </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Elabora*o pelos *utores. </line>
</par>
<par>
<line> 4.5 Á**as Temáticas </line>
</par>
<par>
<line> Na Figura 3, sã* apre*enta*as as á*eas t*máticas, onde se enq*a*ram os artigo* </line>
<line> *eferencia*os *a pesquisa. Re*sal*a-*e qu*, *mbora *ssa pesquisa tenha se limitado a*s 44 </line>
</par>
<par>
<line> artigos p*blica*o* n*s áreas de Manag*men*, *us*ness Economics, também é possíve* e </line>
</par>
<par>
<line> observar a pres*nça de artigos </line>
<line> q** abarc*m diferente* ár*as. Por exemplo, *em o </line>
<line> u*o desse </line>
</par>
<par>
<line> *iltro, a pesquisa *er*a retornado 68* publ**açõ*s nas mai* diferent*s áre**, o qu* explicita o </line>
<line> car*ter multiface** do que os es*udos em redes sociais podem as*umir. T*l f*to ta*bém pode </line>
</par>
<par>
<line> se* exp*icado pelo c*nstante int*resse de diversas *reas nes*a rece*te **rramenta, que </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> c*nf**ura c*mo uma importa**e estratégia *e negócios, "online soc*al net*orks". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina *I, v. 13, n. 4, ar*. 2, p. 24-39, ju*./ago. 2016 </line>
<line> www*.fsan*t.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. *. P. Pi**o, A. P. *. M*re*, F. M. Olivei*a, P. H. *. Bermejo </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ura 3 - Principais áreas de pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *labo*ado pelos autores </line>
<line> Observa-se p*la F***ra 3 que as áre*s "Ciência da computação" e "Sistemas de </line>
<line> Informação" são onde se *ncontram o m*ior n*mero *e *rt*gos publicado* (290 artigo*), o </line>
<line> que s* *ostra *oeren*e, con*iderando o envolvimento d*reto *esses ca**os de estudo com a </line>
<line> temá*ica. E* segundo lu*ar, *stá a "Engenharia Elet*ônica", com 139 *os a*tigo* publicados. </line>
</par>
<par>
<line> A "admi*i*tração" se encontra </line>
<line> na *uart* posição, sug*rindo ampla p**sibilidade de </line>
</par>
<par>
<line> exploração * *nve*tigação na *rea, *onforme </line>
<line> *erificado *o analisar o cr*s*imento *e a*tigos </line>
</par>
<par>
<line> publica*os n*s ú*t*mo* anos. Vale r*ssaltar q*e o*tro* 94 art*go* p*blicados se encontram em </line>
<line> diversific*do* * seg*e*tados campos de e*tudo. </line>
<line> Pode-*e consi*erar que, dada a atual importância e foco que t*mas relacionados r*des </line>
</par>
<par>
<line> sociais, tecno*ogia e </line>
<line> comu*i*açã* t*m assumido, nos ú**imo* an*s, o n*mero de </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sad*res int**essado* *o *ema e, por conseguinte, de artigos publicados na área, s**a </line>
<line> cada vez m*ior e *barque, *ada vez mais, ou*ros campo* de *stu**. </line>
<line> 4.6 Princ*pais pal**ras citadas nos artigos </line>
</par>
<par>
<line> Nest* sessão foi realiz*da uma busca das </line>
<line> pala*ras *a*s citada* nos títulos, nos </line>
</par>
<par>
<line> resumos e nas p**a*ras-ch*ves d* *ada um dos *4 art*gos disponívei* ** pl*taform* We* of </line>
<line> Sci*nce. As palavra* fora* *scolhid*s pela frequên*ia d* *ita*õ*s e t*mbém pelo contexto e </line>
</par>
<par>
<line> significânc*a co* </line>
<line> qu* fo*am empr**a**s *as discussões e d*bates a respeito *o ***a. </line>
</par>
<par>
<line> *t*lizou-s* o aplic*tivo "Word Frequenc* Counter" para * au*ílio no agrupamento </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> palavra*. O aplicativo permit* contar o uso (fre*u*nc*a) de cada pala*ra no texto e encon*ra- </line>
<line> se dispon*vel no *ebsite "Wr**e Words" (www.wri*e*ords.*rg.u*/word_count.**p). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teres*na PI, v. 13, n. 4, *rt. 2, *. 2*-39, *ul./ago. 201* </line>
<line> *ww4.fsa*et.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Produção *ientífi*a So*re R*des Soci*is:Abordagem Sob A Visão D* Administr*ção </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> A Tabel* 5 e * Figura * apresentam as *rinci*ais pa*av*as *ais ci*adas, sen** </row>
<row> importa*te ressalta* que o critério utilizad* pa*a apreci*ção fo* de que *s pa*avras dev*ria* </row>
<row> aparecer n* mín*mo 11 *e*es. </row>
<row> T*b**a 4 -*onta*e* *as p*lavras pr**ci*ais </row>
<row> Contagem de </row>
</column>
<par>
<line> Pala*r*s </line>
<line> Regist** </line>
</par>
<par>
<line> Socia* </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> Ne**orks </line>
<line> 168 </line>
</par>
<par>
<line> Online </line>
<line> 165 </line>
</par>
<par>
<line> W*b </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> Busine*s </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> Inform*tion </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> Managem*nt </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> *echnology </line>
<line> 23 </line>
</par>
<par>
<line> Networking </line>
<line> 23 </line>
</par>
<par>
<line> Influen*e </line>
<line> 2* </line>
</par>
<par>
<line> *arketing </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> Fac*book </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> Consume* </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> Knowlegd* </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> Satisfaction </line>
<line> 11 </line>
<line> Fonte: **a*orado pel*s autores </line>
</par>
<column>
<row> Fig*ra 4 - Contagem d*s pala*ras principais </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Font*: Elabor*d* pel*s autores </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, *. 13, n. 4, *rt. 2, p. 24-3*, jul./a*o. 20*6 www*.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E. A. P. Pinto, A. *. S. Mor*l, F. M. Oliveira, *. H. *. Ber*ejo </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> Pode-se *bs*rvar, a partir de*ses re**l**dos que, coerenteme*te, as palavras mai* </line>
<line> cita*as re*erem-se ao próprio tema *o tra*alho "Social", com 200 reg*stros, "Networks", c*m </line>
</par>
<par>
<line> *68 registr*s e "O*line", c*m 16* registr*s. Adiante, *nálise das palavr*s com maior a </line>
</par>
<par>
<line> ocorrência *evel* a tendência </line>
<line> das t*máticas que vêm send* desenvolvi*a* no âmbi*o da </line>
</par>
<par>
<line> a*ministr*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Va*e ressaltar a *resenç* das pala*ras ligadas à área *dmin*strat*va, como "business", </line>
<line> "*anagement", "mar**ting" e"knowledge", c*m 39, 30, 16 e 13 registros, *espe*tiv*mente. </line>
</par>
<par>
<line> Tal aparição pode ser explicada, devido à grande importânci* que </line>
<line> as r*des </line>
<line> soci*i* </line>
</par>
<par>
<line> representam para gestã* ad*inistr*tiva no *mbito *s*ratégi**. </line>
</par>
<par>
<line> Também se des*aca apala*r* "Faceboo*", que foi mencio*ada 16 vezes, se mostran** </line>
</par>
<par>
<line> co*o u*a importante f**ramenta, </line>
<line> quand* se trat* des*a temát*ca. Para se ter uma </line>
<line> ideia, </line>
</par>
<par>
<line> se*und* dado* d*vulg*d*s o*icialmente pel* "Facebook" em 2015, essa red* *oc*al conta </line>
</par>
<par>
<line> c*m </line>
<line> mais *e 1,4* bilhão de usuá*ios </line>
<line> (NE*SROOM, 2*15), s*ndo u*ilizada tam*ém *omo </line>
</par>
<par>
<line> ferra*en*a estrat*gica par* muita* emp*esas. </line>
<line> Outra t*ndê*cia o*s*rvada se refere aos termos "infl*ence", "marketing", "consu*er" </line>
<line> e "*atisfaction", q*e revelam o interesse de pa*te *os estudiosos em comp*eender o papel do </line>
<line> co*sumo nas redes soc*a*s. Essa se reve*a c*mo uma forte t*nd*ncia dos estu*o* de *ark*t**g </line>
<line> e *omport*ment* do consumidor, que pode ser cor*ob*rada ness* es*udo. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕE* **N**S </line>
</par>
<par>
<line> As d*s*ussões *pr*senta*as ne*se estudo per**ti*am </line>
<line> **ns*ruir um panor*ma in*ci*l </line>
</par>
<par>
<line> sobr* a produção científi*a na área </line>
<line> d* redes sociais *o âmbito </line>
<line> da admini*tração. P*rce*e-se </line>
</par>
<par>
<line> *ue </line>
<line> há um crescimento considerável dos </line>
<line> *studos acerca das redes sociais *omo f*r*amenta </line>
</par>
<par>
<line> estr*tégica, </line>
<line> *em com* um cr*scente int**esse pelo entendimen*o do papel das r*des </line>
<line> soci*is </line>
</par>
<par>
<line> online no desemp*nho e gestão organizacional. </line>
</par>
<par>
<line> * om o s e po*e </line>
<line> *o*ar </line>
<line> na análi*e </line>
<line> da* pala*ras chaves m*is presen*e*, os debates que </line>
</par>
<par>
<line> oco*rem no âmbito *as pos*ibilidades de r*des so*ia*s *e c*mun**a**o, de estratégia* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> gestão, de com*etitiv*dade, de n*t**rking, de desenvolviment* e de gestão do conhecime*to, </line>
<line> rep*es*ntam tendências de pesquisa, visto que os estudos têm dado *m* importân*ia c*da v*z </line>
<line> maio* à* fe*rament*s de comunicação, princi*alm*nte n* *ue se refer* ao mo*o co*o ut*lizar, </line>
<line> e desenv*lver determinada e*t*atégia em um mercado tão com*etitivo. Val* salient*r **mbém </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> *elev*ncia dos artigos pu*lica**s na área ** *dministraç*o/ ge*tão, com arti*os que </line>
</par>
<par>
<line> possuem mais *e 100 citações. </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 13, n. 4, art. 2, p. *4-*9, jul./ago. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revista </line>
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<line> Pr*duçã* Cie*tífica *obre Redes Soci*is:Abordagem Sob A Visão Da **m*n*s*ração </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> Alé* diss*, **be de*tacar os *aíses c*m o mai*r núm*ro de *u*lic*çõe* na área </line>
</par>
<par>
<line> pesquisada, considerando a **premacia </line>
<line> dos países dese**olvidos e líderes em tecnologia </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> publicação desses estu*o*. Dev*-se destacar que EUA, líder no mo*tante de pub*icaç*es, são </line>
</par>
<par>
<line> * pa** sede de *uitas cr*açõ*s, </line>
<line> co*o as maiore* e m*is famosas red** sociais do mund*, </line>
</par>
<par>
<line> como o Facebook, o LinkedIn e do Tw*tter. Além *isso, ressalta-se a </line>
<line> ausê*cia d* e***dos </line>
</par>
<par>
<line> brasileiros ne*se estud*, que </line>
<line> pode *er devida *o b*ixo envo*vime*to de pesquisad*res </line>
</par>
<par>
<line> brasileiros com a te*ática */ou aind*, o r*su*tado d* difi*uldad* encontrada </line>
<line> pelo* </line>
</par>
<par>
<line> pesquisad*r*s do tema em publica* *eus estudos no exterior. </line>
</par>
<par>
<line> Sugere-se a re**iza*ão de estud*s q** façam uma amp*iação d* *scopo dessa pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> (como, *o* *xemplo, an*lisando o*tras bases *e *ados), bem </line>
<line> como um aprofundamento </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> aná*ise </line>
<line> dessa temática, traze*do um* discuss** *ais a*rofundada sobre </line>
<line> as redes soc*ais </line>
</par>
<par>
<line> on*ine, que poderia contribuir, signifi*ativamente, para o cre*cimento * *esenvolvimento o </line>
<line> de*sa área. Sug*re-*e, ainda, a criação de um periódico na áre* d* *estão e r*des soc*a**, o </line>
</par>
<par>
<line> qu* poderia co*feri* maior destaque e robustez ao *ema, evit*nd* * di*persã* dos estudos </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> contribuindo p*ra a evoluç** da* pesquis*s. </line>
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<line> P. H. S. *e*mejo </line>
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<line> 1) concepção e planej*mento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> </line>
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<line> 2) *náli*e e interpretação dos dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> *) ela*or*ção do rascunho ou na revisão crítica do co*teúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> * </line>
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<line> *) pa*ticipação na apr*vação *a versão fi*al do m*n*scrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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