Tempo Gasto Com Educação E Qualidade De Vida De Crianças De Classe Popular / Time That Children From Lower Social Classes Spend With Education And Their Quality Of Life
Resumo
Crianças, assim como adultos, organizam seu cotidiano por meio do seu envolvimento em atividades comuns do dia a dia. Os estudos sobre o uso do tempo são importantes ferramentas para o conhecimento do cotidiano de crianças, pois permitem conhecer hábitos e comportamentos dos mais variados grupos sociais. Este artigo traz os resultados de um estudo que teve por objetivo descrever como crianças de classe popular, estudantes de escolas públicas estaduais de um município de médio porte do estado de São Paulo, avaliam sua qualidade de vida e usam seu tempo em atividades educacionais. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo. Os resultados apontaram percepção de boa qualidade de vida e pouco envolvimento em atividades extracurriculares. O artigo suscita a discussão sobre a necessidade de multiprofissionalização da educação pública com profissionais que possam contribuir com a dinamização e humanização da rotina escolar, por meio de atividades diversas que estimulem o corpo, o cérebro e a cognição, e que promovam o consumo de bens culturais e sociais para esta população.
Palavras chaves: Escola. Uso Do Tempo. Crianças. Classe Popular. Atividades Educacionais.
ABSTRACT
Children, as well as adults, organize their daily routines based on their role in day-to-day activities. Studies on use of time are an important tool for the acknowledgment of daily routine of children, hence allowing us to understand habits and behaviours from various social groups. This article presents the results of a study that aimed to describe how children from lower social classes, who are public schools students from a medium-sized municipality of São Paulo state, evaluate their quality of life and spend their time in educational activities. This was a cross-sectional, descriptive and quantitative study. The findings revealed a perception of good quality of life and limited involvement in extracurricular activities. The article raises the discussion about the need for a multi-professionalization of public education with professionals who are able to contribute to a more dynamic and humanized school routine, by means of various activities which not only stimulate the body, brain and cognition, but also promote the consumption of cultural and social goods targeted to this population.
Keywords: School. Time-Use. Children. Lower Social Class. Educational Activities.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.2.8
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