<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 5, art. 1*, p. 207-229, set./out. 2016 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.5.12 </line>
</par>
<par>
<line> Assistência Estudantil d* IFPI ao* Mais Pobres: Focalização Assegu*a*do o Direi*o à *ducaç** </line>
<line> Student Assis**nce of the Po*r IFPI More: F*cus t* E*sure the R*ght to Educat**n </line>
</par>
<par>
<line> Ama*da Marque* de O*iveir* </line>
<line> M*stra em *olíticas Públicas p*la *niversidade Fe***al do Piau* </line>
<line> Graduação em Se*viço Soci*l pela Unive*sidade Federal d* Pi*uí </line>
<line> E-mail: amanda@*fpi.edu.br </line>
<line> *ui*mar de Ol**eira Pa*so* </line>
<line> Doutora em S*c**logia pe*a Universidade d* B*asília. </line>
<line> Pr*fessora da U*iversidade Feder*l do *iauí </line>
<line> E-mail:gu*oma*@uf*i.edu.*r </line>
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<row> Endereç*: Am*n*a Marques *e Ol*veira </row>
<row> Endereç*: Endereço: Universidade Federa* do Piauí - </row>
<row> Campus *n*v*r*it*rio M*nis**o Petrônio Porte*l*, s/n, </row>
<row> In*nga, CEP: 640*9-550, Ter**i*a/PI, Brasil. </row>
<row> Endereço: Gui*mar de *l*veira Pas**s </row>
<row> *nde*eço: Ende*eço: Univer**dade Fed*ral do P*auí - </row>
<row> Campu* Univ*rsitário *inistro *etrôn*o Portell*, */n, </row>
<row> Ininga, C*P: 64049-550, Ter*sin*/P*, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Editor Cient*f*co: Tonn* Kerley ** Alenc*r Rodrigues </row>
<row> Artigo re*ebido ** 26/06/2016. Última versão </row>
<row> r*cebida e* 20/07/2016. Aprovado em 21/0*/2016. </row>
<row> A*a*iado pelo *istema Tr*ple *e*iew: *) Desk Review </row>
<row> p*lo Editor-Chefe; e b) Dou*le Blind R*vie* </row>
<row> (a*aliaç*o cega por dois avali*dores da ár*a). </row>
<row> R**isão: Gr*matic*l, Norm*t*va e d* Formatação </row>
</column>
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<line> A. M. Oli*eir*, G. O. Passos </line>
<line> 208 </line>
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<line> RE*UMO </line>
</par>
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<line> Aborda-se aqu* a **lí*ica de Ass*stência Est*dan*il do Instit*to Federal *e Educação, Ciência </line>
<line> e Tecnolo*ia *o P*auí (IFPI) consubstanciada no *enefí*io P*rmanente, enfocando o proc*sso </line>
<line> de sele*ão d*s benefic*ários, em seu primeiro ano de ex*cução, a fi* *e detectar os </line>
</par>
<par>
<line> condicionament*s </line>
<line> **e o*erece ao **ito </line>
<line> *u f*a**sso da açã* estat*l. Vale-se *e edital </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> p*o*esso se*etivo e dados do formulár*o *o*ioeconômic* preenchido pel*s **n*i**tos, quando </line>
<line> da *nscrição no Benef*ci* Perm*nente. Co*statou-se *ue acor*eram ao benefício mais de um </line>
<line> para cada b**sa oferecida e q*e 66% foram atendidos, send* e*tes, os co* maior nec*s*i*ade </line>
<line> e urgência do benefício. Co* isso, tem-*e *ma ação focalizada q*e, ao com*a*ibilizar </line>
</par>
<par>
<line> universalizaç*o co* exiguidad* de *ecursos, li*ita-se seus </line>
<line> *feitos *o* be**fic*á*i** e os </line>
</par>
<par>
<line> mit*ga, r*s**ing*ndo-*s *os co*temp*ados, que, de*s* *odo, pod*m usuf*uir o di**i*o à </line>
<line> educaçã*. </line>
<line> Palavras-chave: Assistên*ia Estudantil. Benefício Permanen*e. Implementação. Focalizaç*o. </line>
<line> Seletividade. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> It deals *ith th* Student Assistance P*licy at th* Fed*ral In*t*tute *f Education, Science an* </line>
</par>
<par>
<line> *ech*ology of Pi*uí (IFPI) embod*ed in the Permanent Benefit, focusing o* </line>
<line> * he </line>
<line> process of </line>
</par>
<par>
<line> sele*tion </line>
<line> of beneficiari*s, in th*ir first year of im*lementation, in order to detec* </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> con*iti*ning that offers the su*cess or *ailure of </line>
<line> s*ate action. *t is b*sed o* notic* of the </line>
</par>
<par>
<line> selection proce*s and the socioecon*mi* data form fil*ed by </line>
<line> candidates whe* enrollment *n </line>
</par>
<par>
<line> the Permanen* Benefit. It was *ound that more than **e for each stu*ent flocked t* benefit </line>
</par>
<par>
<line> exchange off*r*d and 6*% w*re met, </line>
<line> the latter </line>
<line> bein* the most i* need and urgency o* </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> *e**fit. Thus, there i* a focu*ed action *hat whe* the universal </line>
<line> compati*le *i*h re*ource </line>
</par>
<par>
<line> sca*city, it limits it* ef*ects *o the benefi*ia*ies a*d mitiga*es *hem, restrictin* *hem to </line>
<line> t h* </line>
</par>
<par>
<line> *ontemplated, w*i*h thus they *an t*ke **vantage of the ri*h* to education. </line>
</par>
<par>
<line> Keywords: St*dent Assist*nce. Permanen* Benefit. *mplementa*io*. Foc*sing. S*lectivity. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Te*esina, v. 13, n. 5, art. 12, p. *07-22*, se*./out. *016 </line>
<line> www4.fsa*et.com.b*/revi*t* </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> Assistênci* E*tu*a*til d* IFPI aos M*is Pobres: *ocaliz*ção Asseg*rando o Direito à Educa*ão </line>
<line> 209 </line>
</par>
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<line> 1 INT*ODUÇÃO </line>
</par>
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<line> E*te texto analisa a impl**entação do B*nefício *ermanente concedido pela Política </line>
<line> *e Assistên*ia Est**an*il do Institut* Federa* ** Educa*ão, Ciênc*a e Tecnologia do P*auí </line>
</par>
<par>
<line> (I*P*) aos alu*o* do* cur*os té*n*cos - integrado ao médio e concomi*ante/subseque**e </line>
<line>-</line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> superiores, ex*minando a se*eçã* a que f**a* submetido* os benefi*iados. Trata-se d* </line>
<line> um </line>
</par>
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<line> *sboço da investigação da t*mát*ca da di*sertação de *estrado, qu* *nfoca a *mplemen*ação </line>
<line> d* Programa Nacional de Assistên*ia Est**antil (PNAES). </line>
<line> *s aten*õ** *e *o*tam p*r* as car*cterística* de d*ma**antes e sel*cionados do </line>
</par>
<par>
<line> Benefício Permane*te, *im *e analisar a a </line>
<line> seleção dos con*orrentes fr*nte aos objetivos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> re*u*ta*os d* Política. P*rg*nta-*e: **em são os benef*c*ados? Que fatores são *eterminantes </line>
</par>
<par>
<line> na sel*çã*, i*to para * inc*usão ou ex**us*o *e interess*d*s em é, </line>
<line> receber o ben*fíc**? *** </line>
</par>
<par>
<line> efeito *ssa seleção provoca no* resultados da política? </line>
</par>
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<line> Assim sendo, o e**udo consis**, e* confor*idade co* Dr*ibe (*0**, p.30), na </line>
</par>
<par>
<line> *v*liação ** </line>
<line> implement*ção da Política de Ass*stência Es**da*t*l do </line>
<line> *FPI </line>
<line> em um dos seus </line>
</par>
<par>
<line> s*bprocess*s, o de *eleção dos b**eficiários, *m seu primei*o ano de exe*uçã*, ou *e*a, a*tes </line>
<line> que se torne **t*neira. Com isso, *e**ja-se de*ecta* os c*ndicio*amen**s *o êxito ou a* </line>
</par>
<par>
<line> *racas** da ação estatal, ofer*cendo e*em*ntos para *eu aperfeiçoam*nto, seja em *ermos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> alt*r*at*vas *ue garan*am me*hores result**o*, *eja em t*rmos de evidencia* as lim*taç*es </line>
<line> para o al*ance d*s *bj**ivos. </line>
<line> *o tempo em que contrib*i pa*a a efetivação *e *ma p*líti** e confere v*sibil**ade à </line>
</par>
<par>
<line> **a implem*n*aç*o, *ida </line>
<line> tradicionalmen*e como </line>
<line> "\elo perdid*\ </line>
<line> *a *ção g*ve*nam*nt*l" </line>
</par>
<par>
<line> (SILVA; MELO, *00*, p. 3), *á elem*nto* **ra a comp*eensão des*a et*pa do ciclo da </line>
</par>
<par>
<line> política, somando-se </line>
<line> aos estudos d*s pro*essos pelos quais estas são p*stas em prática, tal </line>
</par>
<par>
<line> co*o Matland (1995), D\Ascen*i e Lima (2*11), dentre outros. </line>
<line> E*se * *m campo *u*, confo*me Lima * D\Ascenz* (20*3, *. 1*1), "est* forteme*te </line>
<line> a*r*lado *s necessidades d* desenvolvime*to de **lhor**s *os p**cessos *o*ítico- </line>
</par>
<par>
<line> a*ministrativos, </line>
<line> q*e p*rmi*am * incr*me*to das atividades implementado*as". P**a *ns, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> maioria dos *s*udiosos, o **jetivo é entende* os problema* envolvidos na a**o estat*l a *i* </line>
<line> de co*tribui* co* o *eu aper*eiçoamento; para o*tros, é "i**ntific**, nos c*ntextos lo*a*s de </line>
<line> ação, *lementos e*plicativ*s p*ra a traje*ória da i*plem*n*a*ão das po*íticas est*dada*", </line>
<line> como propõem (LIMA; D\ASCENZI, 20*3, p. 102). </line>
<line> Neste *ra*alh*, ado*a-se a segu*da alt*rnat*va, examinando o processo de seleçã* d*s </line>
</par>
<par>
<line> beneficiár*os, para verifica* se ess* *tapa *ondiciona o </line>
<line> êxi*o ou * </line>
<line> fraca**o da Política de </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresin* *I, v. 13, n. 5, art. 1*, p. 207-229, se*/out. 2016 </line>
<line> www4.f*a*et.com.br/rev*sta </line>
</par>
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<line> *. M. **iveira, G. *. Passos </line>
<line> 210 </line>
</par>
<par>
<line> Assist*ncia Estud*ntil *o I*PI. A* fontes são do*ume**ais, *m especial o edi*al do pr*cess* </line>
<line> selet*v* (*FPI, 2014a) e os dados obtidos através do form*lário soc*oeconôm*co pr*enchido </line>
<line> p*l* can*idato, qua*do da in*cr*ção n* *ene*ício Perman*nte, d*sp**ibili*a*os pela Di*et*ria </line>
<line> de Assistência Estudantil do Instituto, p**c*sso nº 231*2.*0127*/2015-17, sobre modal*dade </line>
<line> de curso *m que * c*ndi**t* está matricula**, lo*al de mora**a, *ei* d* locomoç*o e r*n*a, </line>
<line> e c*mpos*ção fami*iar, an*lisados através de me*idas de frequê*cia. </line>
<line> Os re*ultados expõ*m-se neste *exto, que *e compõ* *e cinco partes, i*clu*ive esta </line>
</par>
<par>
<line> In*rodução, que é a pr*meira. Na seg*nda, ab**da a discussão sobre implementação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> políticas públi**s e de*ine*a-se * Política de Assistência Est*danti* do IFPI em seus elementos </line>
<line> básicos, id*nti*ic*ndo *eus *rograma*, com destaque par* *quel** *oltado* para os estud**te* </line>
<line> em situação *e vulnerabi*idade, dentre os *uais se encontr* o Benefíci* Perm*nente. Na </line>
<line> terce*ra, examin*m-se *uem são os de*andantes e *s selecionados *ara usuf*uir *o Benefício </line>
<line> Permane*te, cara*te**za*do-os qu*nt* à modalidade *e cu*so, local de moradia, **io de </line>
</par>
<par>
<line> transporte, ren*a c*mposição familiar. Na qu*rta, an*lisada a *el*ção dos benefi*ia*os </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> com o Benefício Permanente *uanto * </line>
<line> sua *d*quaç** aos ob*e*iv*s do Program* * </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> contribuição ao alc*nc* deste e, ainda, os condi*i*namentos que oferece **r* a *onquista **s </line>
<line> resu*tados. Por últi*o, e*plicita*-se os condi*iona*entos a que a seleção sujeita a ação </line>
<line> estatal. </line>
<line> 2 REFERENCI*L T*ÓRIC* </line>
<line> 2.1 A im*l*mentaçã* de *olíticas pública* </line>
</par>
<par>
<line> As disc**sões sobre imple*e*tação *e </line>
<line> políticas p*blicas, con*orme S*birats (1*94), </line>
</par>
<par>
<line> foram iniciada* </line>
<line> em 1*7* po* Pressman e W*l*avsky, qu* apresentaram "o probl*ma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> implementação </line>
<line> de p*lí*ica* pú*licas sepa*ando-a da f*se de *omada de decisão" </line>
</par>
<par>
<line> (SUBI*ATS,*994, p.102). A partir de *nt*o, os debat*s e* torno do lugar da implemen*ação </line>
<line> n*s políticas públicas têm se desenv*lvido sob dife*e*te* visões. </line>
</par>
<par>
<line> Alguns es*ud*osos (MATL*ND, *015; LIMA; D\ASCE*ZI, 20**) d**em </line>
<line> que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> implementação de po*íticas pública* tem sido tratada a partir das ab*rd*gens ant*gônicas: top- </line>
</par>
<par>
<line> down e bottom-up. A pri*eira, no* ter*os de Ma**and (*015, p.147), "*o*aliza </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *mp*eme*tação como *era dec*r*ên*ia o* uma espécie de de*dobramento nat*ral do processo </line>
</par>
<par>
<line> de decisão." *o*a </line>
<line> co*o foco d* aná*ise, c*nsoante *ima e D\As*e*zi (2013, p. 102), "o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 5, *r*. 12, p. *07-229, set./out. 20*6 </line>
<line> www4.fsanet.*om.*r/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ssi**ên*ia Estuda*til *o IFPI aos Mais Pobr*s: Focalização Assegura**o o Direit* à Educação </line>
<line> 211 </line>
</par>
<par>
<line> *roc***o de form*la*ão da política públ*ca, e as v*riáveis de*tac*das *ão *eferen*es às *ormas </line>
<line> que a estrut*ram". </line>
<line> Nas abordagens b*ttom-up, *onsid*ra-se "a importância do *studo de realidades locais </line>
<line> n* compreen*ão da implementaç*o" (MATLAND, 201*, p.14*). Tai* abo*dagens enf**izam, </line>
<line> conforme *\Brien e Li (1999 apud LIMA; *\ASCENZI, 20**), "que * discric*onariedad* do* </line>
<line> implem*ntador*s é inevitável e pode *er desejável, já *ue ess*s **or*s de*êm co**ecimento </line>
<line> das sit*açõ** locais e podem adaptar o plano a elas" </line>
<line> C*nsoante Draibe (200*, p.26), a implem*ntação pod* ser mais bem r*p*esentada, </line>
</par>
<par>
<line> *omo u** etapa *o "*iclo d* política" entre a formul*ç*o * * </line>
<line> **ecuç*o que inclui "tanto a* </line>
</par>
<par>
<line> ativid*de*-meio, que viabiliza* o des*n*olvimento do programa, qu*nt* a ativid*de-**m, ou * </line>
<line> execução propriamente *ita, a*t*s que se torne rotinei*o" (DRAI*E, 200*, p. 30). Desse </line>
</par>
<par>
<line> mo*o, * um* *ase o* mom*nto do </line>
<line> processo de maturação </line>
<line> de </line>
<line> uma pol*tica *ue abrange nã* </line>
</par>
<par>
<line> apena* ações, mas tamb** "or*entações pref*rências, envolv*ndo cálculos estratégicos, * </line>
</par>
<par>
<line> esco**as e decisões </line>
<line> por parte </line>
<line> dos ag*n*es </line>
<line> q*e o con*uzem o implementam ou e </line>
<line> d*le se </line>
</par>
<par>
<line> bene*iciam" (DRAIBE, 2001, p.**). </line>
<line> É o momento, *onsoante Mazmanian e Sabatier (1983 a*ud LIMA; D\ASCENZI, </line>
</par>
<par>
<line> 2013, p.104), *m </line>
<line> "que a política muda à me*ida que é executada, a im*lemen*ação </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> perceb*d* </line>
<line> c*** um </line>
<line> p*oce*so inter*tivo de </line>
<line> formulação, implementação e reformulaçã*"; é, </line>
</par>
<par>
<line> p*rtanto, uma etapa dinâm*ca, *om significado próprio que p**e trans****a* a polí*i*a em *i. </line>
<line> Assim, enqua**o, no prime*ro ente*diment*, a i*plementação c*nsiste em "um jogo </line>
</par>
<par>
<line> de uma s* rodad*, on*e a ação governam*ntal, </line>
<line> exp*e*sa em p*ogramas e proje*os, é </line>
</par>
<par>
<line> implementada de cima para baixo (t*p dow*)", pois *orres*ond* à execução d* ativida*es *ue </line>
<line> permite que ações *ejam implementadas com v*sta* * obtenção de *eta* defi*id*s *o </line>
<line> *roc*s*o de formulaç*o (SILVA; MELO, 2**0, p. 5), na *utr*, *onsiste num *ogo de mui*as </line>
<line> rodadas, onde "*apéis s*o nego*iados, os graus de adesão ao p*o**ama varia*, e os re*ursos </line>
<line> en*re at*r*s são objeto de barganha" (SILV*; ME**, *000, p.9). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse entendi*ento, em cada polític*, p*ograma o* </line>
<line> projet* há </line>
<line> uma *s**at*gia de </line>
</par>
<par>
<line> im*lement*ção que, nos te*mos d* **aibe (20*1, p.27), é </line>
</par>
<par>
<line> Constituída *rimordi*lmente por deci*ões ou *i**nsões de process*, tais c*m* a </line>
<line> dimensão temp*ral; os a*ores estr*tégicos a serem mo*ilizados nos diferentes </line>
<line> es*ágios, para apoiar a impleme*tação do progra*a ou sub*rocess*s e e*tágios pelos </line>
<line> q*ais s* d*senvolv*rá a implementação. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, Teres*na PI, *. 13, *. 5, art. 12, p. 207-229, s*t/out. 2016 </line>
<line> www4.fsan*t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. O*iveira, G. O. Passos </line>
<line> 212 </line>
</par>
<par>
<line> De*se modo, p*e-se s*b *xame, nos *ermos *e Dr*ibe (2001, p.31), a "anatomia *o </line>
</par>
<par>
<line> *ro*esso gera* de im*lemen*ação", enfocando </line>
<line> um dos seu* su*processos, o *e *eleç*o dos </line>
</par>
<par>
<line> be*ef*ciá*ios - critérios de se*eção do público-al*o da política. C*m isso, deseja-se d*tectar os </line>
</par>
<par>
<line> cond*c*onamentos ao êx*to ou ao frac*sso *a </line>
<line> ação esta*al, of**ecendo elementos para se* </line>
</par>
<par>
<line> aperfeiço*mento, **ja em *ermos de alter*ativas que gar*ntam melhores resultados, seja em </line>
<line> *ermos de evidên*ias das limitações para o alcance dos objetiv**. </line>
<line> 2.2 D**enho da Política de Ass*st**cia E*tudantil no IFPI: elementos básicos </line>
<line> A assistência estudantil consi*te *u* "con*unto de ações d*s*nvolvida* no â*bito da </line>
</par>
<par>
<line> educação com a finalidade *e contribuir para o proviment* das co*d*ç*es (materia*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *materiais) necessá*ias à perman**cia dos e*t*dantes nas *nsti**ições educacionais" </line>
</par>
<par>
<line> (*A*CIMENTO, </line>
<line> 2014, p.88). Constit*i um* política </line>
<line> de caráter compe*sató*io ao </line>
<line> at*ar nos </line>
</par>
<par>
<line> e*eitos das desigualdades sociais que afetam os estudantes no percurs* formativo (SPOSATI, </line>
<line> *008). </line>
</par>
<par>
<line> No I*PI, *onsub*t**ci*-se, d*sde </line>
<line> 2010, no Programa Nacional de A*sist*ncia </line>
</par>
<par>
<line> Estud*nti*, in*t*tuído pelo Decreto nº 7.234, de *010, *o* a f*nali**de *e, conforme o a*tigo </line>
</par>
<par>
<line> **, "amplia* as condi*õe* de per*anência dos jovens </line>
<line> na e*u**ção superior púb*ica *ederal" </line>
</par>
<par>
<line> (BRA*IL, 2010). Os objetivos, diz o *rt*go *º, são: </line>
</par>
<par>
<line> I - democratizar as </line>
<line> *ondições *e permanên*ia dos jovens na educação super*or </line>
</par>
<par>
<line> pú*lica f*der*l; </line>
</par>
<par>
<line> II - minimiza* *s efeito* das *esigualdades *ociais e region*is na permanê*cia e </line>
<line> co*clusão d* *ducação s*perior; </line>
<line> III - reduzir a* taxa* de *e*ençã* e e*asão; </line>
<line> IV - contribui* para a p**moçã* da incl**ão social pela e*uc*ção (*RA*IL, 20*0). </line>
<line> As *ten*ões se vol*am p*ra aqueles que, *ene*iciados com a u*iv*rsalização do e*sino </line>
</par>
<par>
<line> fund*mental, chega* </line>
<line> a* ensino médio, c*idando para que a de*ocrat*zação do acesso *e </line>
</par>
<par>
<line> efetive com a perma**ncia e a *quis**ão dos conh*cime*tos. *ssas t*m sido difi*ult*das, </line>
<line> *ntre outros fatores, *e*as d*ras **ndiç*es *e vi*a da maiori*. </line>
</par>
<par>
<line> Com * estôm**o ronc*ndo, </line>
<line> sem poss*bilid*des d* a**sso ao lazer, muit** *ez se* </line>
</par>
<par>
<line> um livro s**uer dentro *e casa, com pais e mãe* analf*be*o* ou semi*n**fabetos, </line>
</par>
<par>
<line> c*m sociali*ação feita *m grande medida, na rua, vivend* e sobr*vivendo d* * </line>
<line> comér*io *os sinais e no trâns*to et*. (ARAN*A, 2014, p. 77). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresina, v. 13, n. 5, art. *2, p. 207-229, set./out. 2**6 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A*sistê*cia Estud*ntil do IFPI aos *ais Pobres: Foca**zação Assegur*ndo o *i**ito * E*u**ção </line>
<line> *13 </line>
</par>
<par>
<line> A ***istência estuda*til, por conseguinte, nos **rmos do Decreto, *olta-se para </line>
<line> p*ssibilit*r a efet*vação do dir*ito social à educação, gar*ntido no arti** 6º da Constituição </line>
<line> Fed*ral de 1988. Com isso, evide*cia ** desigu*ldades, expõe seus ne*os com a permanência, </line>
</par>
<par>
<line> o ap*endizado e o suc*sso *scolar *, principalment*, d**onstram que * </line>
<line> condição para que </line>
</par>
<par>
<line> haj* a "igualdade de condições para o acesso e permanên*i* na escola" previ*ta no inciso I ** </line>
<line> a*ti*o 3º d* *ei nº 9.394, de 1996 (BRAS*L, 1*96). </line>
<line> Nos Institutos Federai* (IFs), a* ações de ass*stênci* e*tudantil, consoante o artigo 4* </line>
<line> do *NAES, são exec*ta*a* consider*ndo "suas espe**ficid**e*, as áreas estr*tégicas de </line>
<line> ensino, pesqui*a * ext*nsão e **uelas que atendam às necessida*es i*entif*cada* por se* </line>
<line> *o*po discente" (BRASIL, 2010). Através da Res*l*ção nº 14/2*14 do C*n*elho Sup*r*or, </line>
<line> estabe*eceu-se a Pol*tica de As*istência *studantil do IFPI (POL*E). </line>
<line> Es** **lítica, c*nforme o arti*o 1º *on*iste em "um conjunto de *rincí**os e diretrizes </line>
</par>
<par>
<line> que norteiam * </line>
<line> implantação de programa* *ue visa* garant** o </line>
<line> *c*sso, permanên*ia e a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> êx*to aca*ê*ic* n* perspec**va da </line>
<line> inclusão s*ci*l, formaç*o </line>
<line> ampliada, produção do </line>
</par>
<par>
<line> conhe*ime*to e me*h*ri* do desempenho ac*d*mico" (IFPI, 2*14b, p. 13). </line>
<line> Para i**o, diz ai*da a Reso***ão, abrange aç*e* *ue p**por*ionam "desde as id*ai* </line>
</par>
<par>
<line> condições d* saúde, o acesso *os </line>
<line> instrumentos pedagógi**s neces*á*ios * fo*mação </line>
</par>
<par>
<line> profissional, o acompa*hamento às necessidades educat*v*s especia*s, até o prov*mento de </line>
<line> recur*os financei**s aos estudante*". Destinada a todo* os *stud*ntes, mas com prioridade aos </line>
<line> "qu* s* encontra em situação de vulnerabilid*de soc*al" (IFPI, 2014b, p. *0), * *onstituída de </line>
</par>
<par>
<line> *ro*ramas **i*ersais </line>
<line> (vo*tados pa*a todos os e*tudant**) e Pr*g*ama de Atendi*ent* ao* </line>
</par>
<par>
<line> Estudantes em Vuln**abilidade Social (*oltados para púb*ico específi*o). </line>
</par>
<par>
<line> Desse *od*, há </line>
<line> uma conci*iaçã* entre focalizaç*o e *niversalização, favorecend* </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> que t*m menos. Essa não é uma tarefa fácil, dado que, no d*ba*e b*asileiro, esses dois estilos </line>
</par>
<par>
<line> de política se *olarizam, a*socian** "universalização com a gar*nt*a de direitos s*c*ais e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fo*alização </line>
<line> *om noçõ*s residualis*a* de justiç*" (*ERST*NETZKY, 200*, p. 564). Na </line>
</par>
<par>
<line> Pol*t*ca do I*PI, s*perando essa dic*tomia, os do*s estilos sã* com*lementares, sugerindo que </line>
<line> se ancora numa *onc*pção de justiça "elaborada como uma combinaç*o complex* d* valores, </line>
</par>
<par>
<line> *e*pondend* não apenas ef*ciência" e à* *iberdad*s (*olít*ca, econômica * social), mas à </line>
<line> t*mbém à (re)*istribuição de vantagens s*cioeconômicas (KE*STE*ET*KY, 2006, p.566). </line>
<line> Os progr*mas uni*er*ai* vi*am ao desenvolvimento integ*a* do* estudan*es com ações </line>
</par>
<par>
<line> voltadas </line>
<line> p*ra a* nec*s*idades básic*s; d*senvolv*mento t**nico-cie*t*fico e </line>
<line> neces*idades </line>
</par>
<par>
<line> educacionais **peciais, dis*ostas nos segu*ntes p*oje*os e serviços: </line>
<line> Rev. FSA, Teres*n* PI, v. 13, *. 5, ar*. 12, p. 207-229, set/*ut. 2*16 www4.fsane*.com.br/**vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> *. *. *live*ra, G. *. P*ssos </row>
<row> * - Atendimento aos e*tudan*es: </row>
<row> a) Alimentação estudantil; </row>
<row> b) Assistência à *aúde *o e*tudante; </row>
<row> c) Acomp*nhamen*o e supo*te a* en*ino; </row>
<row> d) Incentivo à par*icipa*ão político-acadêmica, cultural e espor*iva. </row>
<row> a) II - Desenvolvimento Técni*o-Cie**ífico </row>
<row> a) Programa de Acolhiment* ao Estudante Ingressante - PRAEI; </row>
<row> b) Projetos de monit*ria; </row>
<row> c) Projetos *e inic*açã* cien**fi*a: PI**C e PIBIC *r; </row>
<row> d) Projet*s de extensão; </row>
<row> e) Projetos de visitas técnicas. </row>
</column>
<column>
<row> 214 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> b) </line>
<line> III - Nece*sidades Educ**iona*s Especiais </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> P*ograma de Atendimento aos Estuda*tes em **lnerabili*ade S*cial o**etiv*, em </line>
</par>
<par>
<line> consonância com * Parágrafo Ún*co do artigo 4º do Decreto 7.234, "***tribuir par* *elhoria </line>
<line> do desempenho aca*ê*ico e a*ir, preve*ti*amente, nas situações de *etenção e evasão </line>
<line> decorrentes da i*suficiên*ia de **ndições financ*iras e agravantes sociais" (IFPI, 2*14b, p. </line>
<line> 23). Con*iste no repasse fin*nceiro de valor*s v**iados, conform* "a renda per capita fam*liar </line>
<line> e *s agr*vante* sociais que interferem *o *rocesso ensino apren*izagem" (IFPI, 2014b, p. 24). </line>
</par>
<par>
<line> Caracte*iz*m-se, </line>
<line> nos term*s do </line>
<line> art*go 19 da Resolução nº *4/2**4, como "ben*fí*ios", da </line>
</par>
<par>
<line> segu*nte fo*ma (IFPI, 2014b): </line>
</par>
<par>
<line> Permanente - b*l*a m*nsal n* va*or de R$ 100,00 * R$ 400,00, destinado* *os q*e </line>
<line> *êm renda pe* cap*ta familiar *e até um salário mínim* e me*o, que se encon*re em </line>
<line> s*t*ação de vulnerabilid*de s*cial. </line>
</par>
<par>
<line> Eventual - recurso financ*iro </line>
<line> d*sp*nibiliz*do ao estuda*te em situação *e </line>
</par>
<par>
<line> v*lne*abilidade *oc*a* para *uprir necessidades temporá*ia* de m*teri*i* de apoi* ao </line>
</par>
<par>
<line> desenvol*imento da* </line>
<line> ativida*e* educacion**s, tais como: far*amento escolar; </line>
</par>
<par>
<line> ócu*os; aparelh* aud**ivo; entre outros. </line>
<line> Atleta - r*passe fi**nceiro de*t*na*o ao est*d*nte *tleta como ince*tivo à </line>
<line> participação em atividades des*ort*vas de representação d* **PI. </line>
</par>
<par>
<line> C*ltur* - repasse </line>
<line> financ*i*o d*stinado ao estudante como incentivo à partic*p*ção </line>
</par>
<par>
<line> em atividades culturai* de represen*ação *o IF*I. </line>
</par>
<par>
<line> Moradia - recurso financ*iro pa*a ass*gurar fu*ciona*ento e a man*ten**o de o </line>
<line> *oradia *u *lo*a*ento e*tuda*til n*s campi (IFPI, 2014b, p. 24). </line>
<line> A **iorid*d* conferida ao* estudan*es em vulner*bilidade s*cial, ao tempo em que os </line>
<line> torn* alvos p*efe*enciais *a ação, *mp*ia suas po*sibilidades de *em-estar e, como diz Dra*be </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Ter*sina, v. 13, n. 5, art. 1*, p. 207-229, set./out. 2016 </line>
<line> www4.*sanet.c**.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Assistência Est**antil do IFPI aos Mais Pobres: Fo*aliza*ã* Assegurando o Direito à **ucação </line>
<line> 215 </line>
</par>
<par>
<line> (20*5), reforça suas posições relativas "na aprop*iação dos b**efícios dos pr*gr**as </line>
<line> universais, re*uzindo-se as br*c*as *oc**is" (*RAIB*, 200*, p. 38). </line>
<line> *uem dem*nda e **ufrui des*e *em *úblico é o que s* ex*min* a seguir. </line>
<line> 3 RES*LTADOS E DISCUSSÃO </line>
<line> 3.1 Dem*ndantes e fa*oreci*os com o bene*í*io perm*nente da política *e *ssistência </line>
<line> estudan*i* do IFPI </line>
<line> * IFPI dest*nou, para o *enef**io P*rm*nen*e, **2 vagas que foram d*sputadas por </line>
<line> 747 e*tudantes, 1,5 c*ndidat*, por vaga, si**ificando que 66% dos inscri*os se*iam </line>
<line> c*ntemp*ados *u que, para cada dois *e*eficiados, ha**ria um não c*nt*mplado. </line>
</par>
<par>
<line> A dema*da m*i*r qu* * ofert* implica seleção que, conforme ed*tal que rege </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *roces*o (*F*I, 2014a), consist* em d**s e*apas: </line>
</par>
<par>
<line> 1ª Etapa: análise socioecon*mica, conforme da*os do questioná**o pree*chido </line>
<line> quand* da *nscrição e doc*ment*s compr*batórios; </line>
<line> 2ª Etap*: En*revista dos es*udan**s se*ecionad*s na etapa *nter**r co* o profissional </line>
<line> *e Serviço Soci** (IFPI, 2014a, *.5). </line>
<line> Os critérios de seleção são o* segui*te*: </line>
<line> I - Pos*uir matríc*la r*gular em um d*s cursos téc*icos de nível médi* (integra*o, </line>
<line> conc*mi**nte ou subseqüen*e) o* *uper*ores do IFPI, na **dalidade pre*encial; </line>
<line> II - Apresentar *enda f*miliar p*r capita de a*é um salár*o-mínimo e *eio; </line>
</par>
<par>
<line> III - Não p*ssui* qu*lque* tipo de </line>
<line> *ene**cio *c*dê*ico remun*rad* (ensino, </line>
</par>
<par>
<line> pesqu*sa e extensão) ou equivalente no IFPI (Prog*amas *nstitucionais); </line>
<line> IV - Apresentar *ond***es de vulnera*ilidade social; </line>
<line> V - Estar na iminência de evasão escolar em raz*o das condiç*es so*ioec*n*mi*as </line>
<line> (IFPI, 2014a, p.*). </line>
</par>
<par>
<line> A seleção, c*nform* * Decre*o 7.234 (*FPI, 2*14b, </line>
<line> p.10), tem em vista escolh*r </line>
</par>
<par>
<line> "pri*ritaria**nte os que se encontra* em si*uação de vu*ne*abilidade social" que, *endo por </line>
</par>
<par>
<line> base * Pol*tica *acional de Assist*n*ia Social, conforme no*a exp*icativa (IFP*, 2014b), </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> enten**da como: </line>
</par>
<par>
<line> Um conjunto de ince**eza*, inseguran*as e *iscos en*rentados q*anto a fragili*a*ão </line>
<line> de ví*cu*os familiares * o ac*ss* e *te*dimento às *ecessida*es *ási*as de b*m- </line>
</par>
<par>
<line> e*t*r social, que envolvem condições </line>
<line> habi*ac**nai*, s*nitárias, educac*onais, de </line>
</par>
<par>
<line> t*abalho, *e renda, e de bens de consumo (IFPI, 2014b, p. 15). </line>
<line> Com *sso, é traçada uma li*ha divisória entr* beneficiá*i*s e n*o *eneficiários, v**e </line>
<line> di*er, *m po*to de corte a p*rti* de indi**dores r**e*antes para a Política, como renda, </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. **, n. 5, art. 12, p. 2*7-229, *et/out. 2*16 www4.fsanet.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. Ol**eira, G. O. P*ssos </line>
<line> 216 </line>
</par>
<par>
<line> **lnerabilidade social e abse*teísmo escolar, em *ace de dificuldades *oci*e*onômica* que, </line>
<line> ao mesmo tempo, define, exat**e*te, o nú*ero d* *eneficiá*ios q*e podem ser aten***os </line>
<line> *om os re*ur*os dis*oníveis. </line>
<line> Desse *odo, a **calizaç*o não se refere * "uma **let*v*dad* de funções do Estado </line>
</par>
<par>
<line> como </line>
<line> estraté*ia p*ra *up*ração d* *o**e*a", mas à concentra*ão de ações estat*i* **r* </line>
</par>
<par>
<line> p*ssibil*tar o ac*sso de grupos mais p*bres à políti*a d* educação, atacando os determina*tes </line>
<line> da pobreza (BURLA*DY, 2003, p. 22). Ness* c*so, * focalização *ão vem associada n*m a </line>
<line> "uma selet*vidad* de funçõe* *o Estado (que po*e *u não *ir a*ompanhada ** u*a </line>
<line> seletivid*de de grupo*-alv*)" n*m a *ma "seleti**dade do* gastos p*bl*cos e sua dest*nação </line>
</par>
<par>
<line> pa*a se*men*os popul*cionais específicos" (gri*os do </line>
<line> origi*al). Vem associ*da "*o </line>
</par>
<par>
<line> recon*ecimento de qu* certa* inter*en*õe* são ne*essaria**nte sele*ivas em rela*ão </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> grupo-alvo, ou seja, u*a s*letivid*de de v*lnera*ili*ades sob a *tic* de discrim*naç*o </line>
<line> pos*t*va" (B*R**ND*, 2003, *. 2*). </line>
<line> *omo *e deu a imp**me*tação da política na *t*pa de sel**ão dos *enefi**ados é o que </line>
<line> se examin* a seguir. </line>
<line> 3.2 *ubprocess* de implementaç*o da **lítica de Assistência Estudantil d* IF**: seleção </line>
<line> dos ben*ficia*os </line>
<line> Os ins*ritos e sele*ionados, conforme tabela **a*xo, são alu*os das três mo*alidades </line>
<line> de cu*sos re*ulares oferecidas p*lo Inst*t*to, n* Campus Teresina - Centra*, est*ndo o *aior </line>
<line> núm*ro, ta*to d* plei*eantes quanto de *eneficiados, n* Técn*co Integrado *o *édi*, que é o </line>
</par>
<par>
<line> curso c*m m*ior </line>
<line> número de ma*ricul**o*. *stes são seguidos, t*nto num grupo como *o </line>
</par>
<par>
<line> out*o, pel*s alunos dos cursos sup*rior*s que constituem o segu*do maior segment* n*s dois </line>
<line> mome*tos *o proc*sso *eletivo. </line>
<line> *abela 1 - In*critos e aprovado*, segundo as modalidades *os cu*sos </line>
</par>
<par>
<line> Inscritos </line>
<line> Se*ecionados </line>
</par>
<par>
<line> Modalida*e de curso </line>
<line> Ab* </line>
<line> % </line>
<line> A*s </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> Téc. In*. ao Mé*io </line>
<line> 447 </line>
<line> 60 </line>
<line> *25 </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> T*c. Con/Subsequ*nte </line>
<line> 136 </line>
<line> *8 </line>
<line> 78 </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> Su*erior </line>
<line> 164 </line>
<line> 22 </line>
<line> 89 </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> T*TAL </line>
<line> 7*7 </line>
<line> 100 </line>
<line> 4*2 </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabo*ação dos autor**, a partir de dados d*sponibilizados pela D*reto*ia d* Assistência Estudantil do </line>
<line> IFPI. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, art. 12, p. 207-*29, set./o*t. 2016 </line>
<line> ww*4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ass*st*ncia Es*udanti* do IFP* a*s Mais P**res: Focaliza*ão Assegu*a*do o Dire*to à Educação </line>
<line> 2*7 </line>
</par>
<par>
<line> Verifica-se que 66% dos **sc*it*s foram seleci**ados, sendo 73% d*s que fr*que*tam </line>
<line> o Cu*so Técnico Integrado, 57% p*ove*ient*s *o Téc*i*o C*ncomitante/Sub*equente e 54% </line>
<line> de graduando*. *st*s, como evi*encia*o no *ráfico abaixo, *inda q*e fosse* em m*ior </line>
</par>
<par>
<line> n*mero </line>
<line> do que o* do* cursos Co*co*itantes/*ubseque*tes en*re p*eiteantes e *ene*icia*o*, </line>
</par>
<par>
<line> foram os menos contemplados co* o benefício, </line>
<line> com leve d*sva*tagem em relaç*o aos do </line>
</par>
<par>
<line> segundo grupo. </line>
</par>
<par>
<line> Gráf*co * - Percentual de seleci*nados entre os insc*itos, segundo as mo*a*idades dos cu*so* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabor*çã* dos autores, a *a*ti* de d*d** di*ponibi*izad*s pela Diretoria de Assistênc*a E*tudantil *o </line>
<line> I*PI. </line>
<line> A prevalência do* **u**s dos *u*sos téc*ic*s inte*rado* ao médio e con**mi*an**s e </line>
<line> *ubsequentes * favo*ec*da, pri*eiro, pelo maior núme*o de matri*ulados desses *ursos no </line>
<line> IFPI; segu*do, porqu* ele* têm *aior vulnerabilidade, pois se trata de *dolescentes ou jovens </line>
<line> ainda não *nser*d*s no mercado *e traba*ho e/ou *om ma*or grau de d**endência de pais ou </line>
<line> re*ponsáveis. Seu *cesso a o*tras ações, tais com* benefícios dos Programas Un*versais * </line>
<line> e*t*gios, só é vi*bil*zado *os últimos a*os dos cur*o* e demanda disponi*ilidade de ho*ário </line>
<line> d* estudante no co*tratu*no. </line>
<line> *o* co*seg**n**, o processo sele*ivo direcionav* os recu*sos para *s **is vulneráveis, </line>
<line> talvez, ta*bém, com menor capacidad* de inf*uê*cia nos processos decisórios. Isso é </line>
<line> confirmado no exame d* r*sidência, *m qu*, com* demon*t*ad* na tabe*a abaixo, 88% </line>
<line> moram em bair*os p*rifé**cos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres*na P*, v. 13, *. 5, art. 12, p. 207-22*, set/out. 2016 </line>
<line> www4.fs*n*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. Oliveira, *. O. Passos </line>
<line> 218 </line>
</par>
<par>
<line> *abela 2 - I*s**itos e *prov*dos, segundo local d* mora**a </line>
</par>
<par>
<line> Local d* </line>
<line> **scritos </line>
<line> Sel*cio*ados </line>
<line> Seleci*nados dos </line>
</par>
<par>
<line> moradia </line>
<line> A*s </line>
<line> % </line>
<line> Abs </line>
<line> % </line>
<line> inscritos </line>
</par>
<par>
<line> Bairros </line>
<line> 3* </line>
<line> 4 </line>
<line> 19 </line>
<line> 4 </line>
<line> 61 </line>
</par>
<par>
<line> centrais </line>
</par>
<par>
<line> Ba*r*os </line>
<line> 658 </line>
<line> 88 </line>
<line> 433 </line>
<line> 88 </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> perifér*cos </line>
</par>
<par>
<line> Zona rural </line>
<line> 5* </line>
<line> 8 </line>
<line> 40 </line>
<line> 8 </line>
<line> *9 </line>
</par>
<par>
<line> TO*AL </line>
<line> 747 </line>
<line> 1*0 </line>
<line> 492 </line>
<line> 100 </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> Font*: Elaboração dos autores, a </line>
<line> p**t*r </line>
<line> *e </line>
<line> * ad o s </line>
<line> dispon*bili***os </line>
<line> pe*a </line>
<line> Direto*ia </line>
<line> de As*istên*ia </line>
<line> Es*udan*i* do </line>
</par>
<par>
<line> I*PI. </line>
</par>
<par>
<line> C*nstata-se que o processo seletivo f**oreceu aqueles em situaç** de maior </line>
<line> vulnerabilidade social em termos de moradia, isto *, o* res*dentes em bairros periférico* e os </line>
</par>
<par>
<line> da zona r*ral p*is, ent*e o* *rimeir*s foram </line>
<line> c*nte*pla*os 66% dos in*cr*tos e, entre os </line>
</par>
<par>
<line> s**undos, 69%. Mas dif*rença percentual destes para os *ue reside* em bairros centrais, a </line>
<line> m*nor g*u** *egundo o critério e* pauta, é p*quena, já *ue 61% dele* sã* benefic*ados. </line>
<line> *or conseguinte, * moradia não constituiu *ator d* seleçã*, po*s n*m todo* os </line>
</par>
<par>
<line> mo*adore* da zona rural for*m benefici*d*s, bem como não foram **cluídos todos </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> residentes em bairr** cen*rais, porqu* um **smo tipo de mo*adia ab**ga pessoas com </line>
<line> situação so*i** diferent*, como se co*stata ao se *x*minar o meio de locomoção utilizado. </line>
<line> Ve*ifica-se que aqueles que r*side* nos bair*** cent*ais usam diferentes tipos de </line>
<line> *ocomo*ão, sendo a maior parte o transporte c*letivo, assim como os m*radores ** bairros </line>
</par>
<par>
<line> periférico* </line>
<line> e da zona ru*al. *as há também os que se deslocam a pé, no qu* s** </line>
</par>
<par>
<line> acompan*ados pe*o* *ue r*sidem em ba*rros *eriféricos que ainda usam ca*ro ou mot*. </line>
<line> Ta**la * - Meio d* locomoção, segundo o local de *oradia de i**cr*tos e sel*cionados no </line>
<line> Be*efíci* Pe*manente </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> L*c*l de Morad*a </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> *a*rros Centr*is </line>
<line> Bairros Periférico* </line>
<line> *ona *ural </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Insc Selec Selec/In*c% </line>
<line> I*sc Selec Se**c/*nsc% </line>
<line> **s* Sele* Sel*c/Insc% </line>
</par>
<par>
<line> *e*o de </line>
</par>
<par>
<line> locomoção </line>
</par>
<par>
<line> A pé </line>
<line> 10 </line>
<line> 7 </line>
<line> 7* </line>
<line> 10 </line>
<line> 7 </line>
<line> 70 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Ô*ibu* </line>
<line> 2* </line>
<line> 12 </line>
<line> 60 </line>
<line> 630 </line>
<line> 4*7 </line>
<line> 66 </line>
<line> 5* </line>
<line> 40 </line>
<line> 71 </line>
</par>
<par>
<line> Carro o* </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 14 </line>
<line> 9 </line>
<line> 64 </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> moto </line>
</par>
<par>
<line> Bici*le*a </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 4 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> TOTAL </line>
<line> 31 </line>
<line> 19 </line>
<line> 61 </line>
<line> 65* </line>
<line> 433 </line>
<line> 66 </line>
<line> 58 </line>
<line> ** </line>
<line> 69 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: </line>
<line> Elabo*a*ão dos </line>
<line> autores, </line>
<line> a </line>
<line> partir </line>
<line> *e </line>
<line> d ad o s </line>
<line> d**ponibilizados </line>
<line> *ela </line>
<line> Diretoria </line>
<line> de </line>
<line> Assistência </line>
<line> Estu*antil </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> I*PI. </line>
</par>
<par>
<line> O lo**l de mora*ia, entã*, não e*i**ncia situação de *ulne*abi*ida*e, mas enseja </line>
</par>
<par>
<line> *m*a*o, isto trata-se de fa*or dem**d*nte de assistência estudantil, uma vez que, como o é, </line>
</par>
<par>
<line> ca*pus se loca*iza </line>
<line> *a </line>
<line> região centra* d* cid**e, a *e*endên*ia de transporte para </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 13, n. 5, art. 12, p. 207-229, *et./out. *016 </line>
<line> www4.f*a**t.*om.*r/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Assistência Estud**til *o IFPI *os Mais P*bres: Focal*zação A*segur*ndo o Direito à *ducação </line>
<line> 219 </line>
</par>
<par>
<line> deslocament* até ele p*de con*tituir problema t*nto de acessi*ilida*e, *omo fi*anc***o, pois a </line>
<line> falta d* meios para c*stear o tra*sporte impede o aces*o à escol*, sendo co*siderado um </line>
<line> agrav*nte social pela Polític* (IFP*, 2014b, p. 24). </line>
<line> Com *feit*, como demo*st*ad* na *abela abaixo, 94,5% dos que ple*tearam *enefício </line>
</par>
<par>
<line> e *5,3% dos qu* o conseguir*m dependem d* transporte coletivo e, </line>
<line> *onsequentemen*e, de </line>
</par>
<par>
<line> m*ios para pr*ver essa nece*sidad*. </line>
</par>
<par>
<line> Tabe*a 4 - Inscrit** e apro*ados, segun*o meio de *ra**porte u*ilizado </line>
</par>
<par>
<line> *eio de tra*sporte </line>
<line> Inscrit** </line>
<line> Selecionados </line>
</par>
<par>
<line> utili**do </line>
<line> Abs % </line>
<line> Abs % </line>
</par>
<par>
<line> A pé </line>
<line> 20 </line>
<line> 2 ,7 </line>
<line> 14 </line>
<line> 2 ,8 </line>
</par>
<par>
<line> Ônibus </line>
<line> 70* </line>
<line> 9 4 ,5 </line>
<line> 4*9 </line>
<line> 9 5 ,3 </line>
</par>
<par>
<line> Bi*icleta </line>
<line> 5 </line>
<line> * ,7 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 ,0 </line>
</par>
<par>
<line> Ca*ro ** moto </line>
<line> 1* </line>
<line> 2 ,0 </line>
<line> 9 </line>
<line> 1 ,8 </line>
</par>
<par>
<line> TOTAL </line>
<line> 7*7 </line>
<line> *00 </line>
<line> *92 </line>
<line> **0 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: </line>
<line> Elaboração </line>
<line> do* au*ores, par*ir a </line>
<line> de da*os dispon*bilizado* </line>
<line> pela </line>
<line> Diretoria de </line>
<line> Assistência </line>
<line> Estudanti* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> IFPI. </line>
</par>
<par>
<line> E**es, contudo, não for*m o* mais benef*ciados e*tre os i*scri*os, na condição d* </line>
</par>
<par>
<line> que* *epen*e de </line>
<line> *ni*us. Pe** contrário, como evide**iado no gráfico abaixo, *s mais </line>
</par>
<par>
<line> con*empl**os fo*am os qu* *e de*locavam a pé. </line>
<line> Gráfico 2 - Perc**tual de selecion*dos *os i*scr*tos, segundo meio de transporte util*zado </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: </line>
<line> **aboração </line>
<line> do* </line>
<line> autor**, </line>
<line> a </line>
<line> p*rt** </line>
<line> *e dados dis*oni*ilizados </line>
<line> pela </line>
<line> Dire*o*ia de </line>
<line> Assistência </line>
<line> Es**dan*il </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> **PI. </line>
</par>
<par>
<line> Ess* meio de *o*omoção, como demonstrado no **áfi*o abaixo, era utilizado por 32% </line>
<line> dos in**ri*os * 36,8% do* que r*s*di** em bairro* ce*tra*s, próx*mo* ao campus, * p*r 1,5% </line>
<line> do* insc*itos e 1,6% dos se**cionados *ue moravam *m bairros p*riféricos. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Ter*sina PI, v. 13, n. 5, a*t. 1*, p. 20*-229, set/out. 2016 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. Oliveir*, *. *. Passos </line>
<line> 220 </line>
</par>
<par>
<line> Gráfico * - Percent*al do local de m**adia, segu*d* o *e*o de loc*m*ção de i*s*ritos * </line>
<line> sele*ionados no Benefí*io P**manen*e </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabo*ação dos </line>
<line> autores, </line>
<line> a </line>
<line> partir </line>
<line> de </line>
<line> da*os disponibilizados </line>
<line> pe*a </line>
<line> D*retoria </line>
<line> de </line>
<line> Assistên*ia </line>
<line> Estud**til </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *FPI. </line>
</par>
<par>
<line> Por conse*uinte, ain*a qu* tenham *ido os mais be*efi*iado* *o* a seleçã* de g*ande </line>
<line> *arte de seus in*critos, os que andam a pé não co*sti*uem o *aior gr*po. O maior conti*gente </line>
</par>
<par>
<line> é fo*mado </line>
<line> p*los que </line>
<line> usa* transport* *ol*t*vo, in*ependent* d* ond* resi*em, mas co* </line>
</par>
<par>
<line> d*staqu* par* os da </line>
<line> zona rural, em que t*dos os us*ários desse meio </line>
<line> de *ocomoção *o*am </line>
</par>
<par>
<line> atendidos e os **s ba*rro* periféric*s cu*os con*emplados chegam * 96,3%. A seleção, então, </line>
</par>
<par>
<line> recaiu entr* aqueles </line>
<line> em que a vu*nerabilidade constituía </line>
<line> um obstáculo ao usufru*o do b*m </line>
</par>
<par>
<line> públi*o consignado *o a*esso à educação: os </line>
<line> q*e, por </line>
<line> r*sidirem distante da es**la, </line>
</par>
<par>
<line> pr*cisavam de tran*porte coletiv* e, *onsequ*ntemente, de meios *ara *rovê-lo. </line>
<line> Como expos*o na tab*la abaixo, 96,5% dos inscritos e 96,7% do* selecionado* </line>
</par>
<par>
<line> **ssuem ren*a de * a salários m*nimos. A 3 </line>
<line> porcentage* d* *nscrit*s </line>
<line> que s* *ncontra* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> faixa d* 0 a 1s* *heg* a 21,4%; e, na f*ix* *e 1 a 3sm, atinge 75,1%. Já o* sele*ionados que </line>
<line> se encont*am nessa* faixas *e re*da são, respectivame**e, 2*,4% e 71,3%. </line>
<line> Tabela 5 - Inscritos e aprovados, segundo a renda familiar </line>
</par>
<par>
<line> Fa*xa de renda </line>
<line> Ins*ritos </line>
<line> Selecionados </line>
</par>
<par>
<line> (SM) </line>
<line> *bs </line>
<line> % </line>
<line> Abs </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> 0a1 </line>
<line> 1*0 </line>
<line> 2 1 ,4 </line>
<line> 125 </line>
<line> 2 5 ,4 </line>
</par>
<par>
<line> 1a3 </line>
<line> *61 </line>
<line> 7 * ,1 </line>
<line> 3*1 </line>
<line> 7 1 ,3 </line>
</par>
<par>
<line> 3a6 </line>
<line> 26 </line>
<line> 3 ,* </line>
<line> 16 </line>
<line> 3 ,3 </line>
</par>
<par>
<line> TOTAL </line>
<line> 747 </line>
<line> 100 </line>
<line> 492 </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: </line>
<line> Elaboração dos </line>
<line> *utores, </line>
<line> a </line>
<line> partir </line>
<line> de </line>
<line> d ad o s </line>
<line> disponibi**zados </line>
<line> pela </line>
<line> Dir**ori* </line>
<line> *e </line>
<line> A*sistên*ia </line>
<line> Estudantil </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *FP*. </line>
</par>
<par>
<line> Os ma** be*eficiados, *om 78% dos **leci*nad*s *n*re o* in*crito*, fo*a* aquel*s </line>
<line> com a menor renda (0 a 1sm), denotand*, como estabe*ece a Po*ítica de Ass*stência </line>
<line> E*tudantil, a escolha dos candi*at*s com maior vul*era*ili*a*e. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Tere*in*, v. 13, n. 5, art. *2, p. 207-2*9, set./out. *016 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> As*i*tência Estud*ntil do IFPI aos *ais Po**es: Focaliz*ção Ass*gurando o Direito à Educaç*o </line>
<line> *2* </line>
</par>
<par>
<line> Gráfic* 4 - Percent*al de selecionados **s i*scrit*s, s*g*ndo a renda famil*ar </line>
</par>
<par>
<line> *onte: E**bora*ão *os </line>
<line> auto*es, partir de * </line>
<line> d ad * * </line>
<line> disponibilizado* </line>
<line> pela Diretor*a </line>
<line> de </line>
<line> A*sis**ncia </line>
<line> Estuda*til do </line>
</par>
<par>
<line> IF*I. </line>
</par>
<par>
<line> *od*via, obse*va-*e *ue algu*s dessa f*ixa for*m ex*luídos, *nquanto outros com </line>
<line> maior renda fo*am c*ntemplado*, incl*si*e *a faixa *e * a 6*m que, *ratic*mente, se iguala </line>
<line> ao percentual de contemplados entre aquele* c*m rend* entre 1 e *sm. Isso porq*e, como se </line>
<line> *bserva na tabela abaixo, nessa **ixa, tod*s as fam*lias tinha* **i* de 3 mem*ros. </line>
<line> Tabela 6 - *úmero *e pessoas na fa*ília, segu*do a renda familiar de *nscritos * </line>
<line> s*lecionados no Benefício *ermanente </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> *º pes*oas família </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> 1a2 </line>
<line> 3a5 </line>
<line> 5a8 </line>
<line> 8 a *0 </line>
<line> Mai* de 1* </line>
</par>
<par>
<line> (sm) </line>
<line> *el/ Ins Sel Ins% </line>
<line> Sel/ Ins Sel Ins% </line>
<line> Sel/ Ins Sel Ins% </line>
<line> *ns Sel </line>
<line> Se*/ *ns *el Sel/ Ins% Ins% </line>
</par>
<par>
<line> Ren*a </line>
</par>
<par>
<line> Fami*iar </line>
</par>
<par>
<line> 0a1 </line>
<line> 30 </line>
<line> 2* </line>
<line> 83 </line>
<line> 118 </line>
<line> *9 </line>
<line> *5 </line>
<line> 11 </line>
<line> 11 </line>
<line> 100 </line>
<line> 0 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> 1a* </line>
<line> 39 </line>
<line> 17 </line>
<line> *4 </line>
<line> 429 </line>
<line> 279 </line>
<line> *5 </line>
<line> 88 </line>
<line> 5* </line>
<line> 60 </line>
<line> 4 * </line>
<line> 25 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> 3a6 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> * </line>
<line> *9 </line>
<line> 12 </line>
<line> *3 </line>
<line> 5 </line>
<line> * </line>
<line> 60 </line>
<line> 1 * </line>
<line> 0 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> TOTA* 69 </line>
<line> *2 </line>
<line> 61 </line>
<line> *66 </line>
<line> 38* </line>
<line> 67 </line>
<line> 104 </line>
<line> 67 </line>
<line> 64 </line>
<line> 5 1 </line>
<line> 20 </line>
<line> 3 </line>
<line> 2 </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> F**te: </line>
<line> Elaboração </line>
<line> dos </line>
<line> aut*res, </line>
<line> a </line>
<line> p*rtir </line>
<line> *e </line>
<line> d ad o s </line>
<line> dis**nibiliz*dos </line>
<line> *e** Dire*oria </line>
<line> de </line>
<line> As*i*t**cia </line>
<line> Es*udan**l </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *FPI. </line>
</par>
<par>
<line> *orém, nem todos fo*am contem*lados, s*n*o entre *0 e 6*% o percen*u*l de </line>
<line> selecio**dos na fai*a *e 3 * 6sm, *alvo os candidatos com famíl*a* co* ma*s de 10 *embros </line>
<line> e* que *odos foram atend*dos. Os ma*s atendi*os, como se per*ebe n* gr*fico abaixo, fora* </line>
</par>
<par>
<line> os que pertenciam * *amí*ias com 5 a 8 pessoas e renda d* 0 1**, ou co* mais de dez a </line>
<line> membros e ren*a fa**liar de 1 a 3 sm ou de * a 6sm. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 13, n. 5, ar*. 12, p. 207-229, *et/out. *016 </line>
<line> ww**.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. Ol*vei*a, G. O. Passo* </line>
<line> 222 </line>
</par>
<par>
<line> **áfi** 5 - Selecionados en*re os in*cri*os, segun*o o núm*r* de pess*** *a família e ren*a </line>
<line> famili*r </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: *labora**o dos a*tores, a p*rtir de dados disponibilizados pela Dire*oria de *ssi*tê**i* Estudantil do </line>
<line> IFPI. </line>
<line> *e*se modo, beneficiaram-se aqueles com menor renda per capita ainda que os *utro* </line>
<line> t*m*ém aten**s*em o crit*ri* de *e*e*ão "apresen*ar renda familiar per capita de até um </line>
<line> salário-mín*mo e mei* [...]" (I*PI, 2014a). É que todos, como *e vê no gráfic* 6, pe**e*cem </line>
<line> aos seg*ent*s de menor ren** da po*u*ação piauiense. </line>
<line> G**f*c* 6 - Per*entual segundo as *aixas *e renda de ins*rit*s, seleci*nados e *opulação </line>
<line> p*auiens* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: El*boração dos autores a partir d* dado* disponibili*a**s pela *iretoria de Assi*tência Estud*ntil do IFPI </line>
<line> do IFPI; Funda*ão C*PRO (PIAUÍ, 2012, p. 4*). </line>
<line> Tod*vi*, as repre*entações dos gr*pos em cad* fa*xa s*o diferen*es: *a d* 0 a 1sm, o </line>
</par>
<par>
<line> maior é o dos sel*cio*ados, *ndican*o *ue os que logram ingresso n* IFPI nec*ss*tam </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> a*sistência e são, *m grande p*rte, contempla*os co* os recursos para ess* fim </line>
</par>
<par>
<line> disponibi*izados. Já na *aixa de * a </line>
<line> 3sm, observa-se, p*imeiro, *ue é o *aior </line>
<line> gru*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> dema*dantes e, segu***, que sua repr*senta*ão no gr*po dos que t*m seus pleitos aprov*dos </line>
<line> é *aior ** que os que *êm es*a renda na população pia*ien*e. </line>
<line> De qualq*e* modo, c*nst*t*-se *ue os c*ntemplados estã* m*is bem representa*os no </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, art. *2, p. 2*7-229, set./o*t. 2016 *ww4.fsa*et.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Assi*tência Es*udantil do IF*I aos Mais Pobres: Focalizaç*o Assegu*an*o o Direito à E*ucação </line>
<line> 223 </line>
</par>
<par>
<line> Ben*fício Permanente do que na população piauiense, *videnciando que a seleção *ecai sobre </line>
</par>
<par>
<line> aqueles com ma*or vulnerabilidade, </line>
<line> isto *, beneficia os m*n*s favorecid*s ** sociedade, </line>
</par>
<par>
<line> inclusive *e forma r*gressiva, pois di*i*ui o **rcentua* de e*colhido* à medida que a renda </line>
<line> *umenta. </line>
<line> Porta*to, *ema**ant*s * s*l***onados ao Ben**ício P*r*anente são, pri*cipalm*nte, </line>
<line> a*unos do ens*n* mé**o *ntegrado *ue reside* e* b*irro* peri*ér*cos da *ona urb*na, us** </line>
<line> tra*sporte coletivo c**o *ei* *e locomoção, *er*enc** a f**ílias composta* de 3 a 5 </line>
</par>
<par>
<line> membro* e *en*a de a*é </line>
<line> 3*m, pe*tencendo, quant* a ess*s </line>
<line> crit*r*o*, </line>
<line> ao* segmentos </line>
</par>
<par>
<line> m*joritários da população pia*ien*e. </line>
<line> Evidencia-se, *ntão, *ue o Programa atende à parcela de *studa*tes que s* en*ontra </line>
<line> em situação de ma*or *ulnerabilidade, dan*o-lhes meios p*ra permanecer na escol*, atesta*d* </line>
</par>
<par>
<line> que os critérios de s*leção favore*e* os qu* </line>
<line> mais precisam. *essa se**ção, c*nt*do, são </line>
</par>
<par>
<line> exc*uí*os ou*r*s ta*bé* vulneráveis, ma* c*ja **lnerabi**dad* *oi atenuada po* não usar*m </line>
<line> t**nsport* públi*o ou po*que deixaram de comprovar essa situação na entrevista, segu*da </line>
<line> *tap* ** proce*so. </line>
</par>
<par>
<line> Essa seleção é ad*q**da ao* o*j*tivos d* Pro*rama? Que *ontribuição </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> condicion*m*n*os *ferecem ao *lcance dos resultado*? </line>
</par>
<par>
<line> *.3 Ef*i*os da *eleç*o no ben*fício *ermanente do IFPI </line>
</par>
<par>
<line> As polít*c*s socia*s, ent*e elas a ass*stê*cia *stu*antil, consti*ue* esp*ço de </line>
</par>
<par>
<line> inte*venção *o E*tado na oferta *e bens sociais. C*nforme Perei** (2008) são açõe* </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> visam, </line>
</par>
<par>
<line> Mediante esforço organizado e pactuado, a**nder necessidades sociais *uja </line>
<line> r*so*ução ultr*passa a iniciat*va privada, i*dividual e es*ontânea, e requer </line>
<line> deliberada *ecisão c*leti*a regida por princípio* de justiça soc**l que, por s*a ve*, </line>
<line> *evem ser am**rados por leis impe*soais e obje*ivas, *aran*idor*s de direito </line>
<line> (P*R*I*A, 20*8, p. 1*1). </line>
<line> O Benefício P*rmane*te oferece *m bem social, u*a espéc*e de transferên*ia de </line>
</par>
<par>
<line> r**da, objetivando atender ne**ss*dades s*ci*is, cuj* resolução está além </line>
<line> d* capacidade dos </line>
</par>
<par>
<line> estudan*es. P*ra ta*to, adot* critérios de seleção, cuj* in*e*t* é evitar que, por "insuficiência </line>
<line> fina*ceir* e *utros ag*avan*es sociais", como cons*a em seu* objetivos, alguns alu*o* nã* </line>
<line> *onsigam *sufruir do ac*sso a um ensino mé**o público de quali**d*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 5, art. 12, p. 207-22*, set/out. 201* www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. Ol*ve*ra, G. O. Passo* </line>
<line> 224 </line>
</par>
<par>
<line> Os cr*tério*, renda pe* c**ita *amiliar e situaçã* de v*lnerabilidade **cial, como </line>
<line> necessidade de u*ili***ão de t*a*sporte público par* frequ*ntar a *scola, fazem com que sejam </line>
<line> selecionados aqueles que mais precisam do be**fício, direcionan*o * gasto soci*l para um </line>
<line> públic* mu*to e*pe*ífico; nos te*mos de Dra*be (1993, p.9*), "seletivam*nte e*colhido pela </line>
<line> su* maior necessidade e urgência". </line>
<line> Desse modo, ao *em*o em *ue previne as "situ*çõe* *e re*enção e evasão *ecor*entes </line>
<line> da insufi*iênci* de condições financeir** e agr*vante* sociais", c*mo es*abelec* a Política de </line>
<line> Assistênc** Estud*ntil do IFPI (2014b, p. 2*), favore*e o al*ance do* objetivos do Programa </line>
<line> Nacional d* Assistência Estudant*l (PN*ES) de "*emocratiz*r as co*dições de permanênci*", </line>
<line> "minimizar os efe**os d** *esigualdades" e contribuir para a inc*usão (BRASIL, 20*0). </line>
<line> Trata-se, e*tão, d* selecionar para fo*alizar, i*to é, escolh*r *ara *ôr so* o foco da </line>
</par>
<par>
<line> Política </line>
<line> *qu*les qu* mais necessitam, favo*ecendo-*s, para *ue *ireit* à educação seja * </line>
</par>
<par>
<line> e*etiva*o. Nesse s*ntido, *onstitui um in*trument* *a un*versalização do ensi*o, pois </line>
</par>
<par>
<line> possibili*a a inclus** daqu*les </line>
<line> que, ** out*o mo*o, não usufr**riam o d*reito fu**ament*l </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> edu**ção. </line>
</par>
<par>
<line> Essa é *ma perspecti*a de análi*e em q** a focalizaç*o *e* em vi*ta p*ssibilitar que </line>
</par>
<par>
<line> os m*is necessitados </line>
<line> s*jam efetivamen*e beneficiados com o gasto social ou, nos term*s *e </line>
</par>
<par>
<line> Alvarenga (2011, p.4), "gar*n*ir o aproveitamento mais eficiente d*stes *e**rso*". D*s*e </line>
</par>
<par>
<line> m *do, * </line>
<line> aç*o </line>
<line> se aproxima daquele* q*e, c*mo ap*ntaram Nunes e Teixeira (2014), têm </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> foca*iz*ção como um complemento </line>
<line> da </line>
<line> univers*lidade e, **rtanto, justi**cam-na </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> *e*essida*e de redire*ion*r os gastos d* Estado, n* sent**o de atingi* os set*res mais *obre* </line>
<line> da *opul*ção d* forma prim*rdial e n** com um* ação residu*l (DRAI*E, *993). </line>
</par>
<par>
<line> Nas ações do IFPI *e a*sistên*ia est*dantil, ao tem*o *m </line>
<line> que os gastos sã* </line>
</par>
<par>
<line> *ir*c*onados *ar* </line>
<line> o* mais </line>
<line> nec*ssitados, estabelece*-se ações de cará**r *niv**s*l, </line>
</par>
<par>
<line> co*templ*ndo tod** os alunos, inclusive vol*adas para a fo*ma*ão profissional e baseada* no </line>
</par>
<par>
<line> mérito. *om *sso, contemp*am-*e as *ituaçõ*s emer*enciais, sem esquecer </line>
<line> *que*as </line>
</par>
<par>
<line> d*corren*es "da* raízes mai* estr**urais *a misér*a e da p*brez*" (D*AIBE, 1993, *. 99). </line>
<line> *esse mo*o, o Bene*ício Permanente consiste apenas nu*a *on**n*ração *e esfor*os </line>
<line> dirigi*a aos alunos mais pobres da instituição. *sta é, como se *i* p*pul*rmente, um* "forma </line>
<line> de **r mais a quem tem menos", o que, dian*e das desi*ua*dades e, pr*ncipalmente, no </line>
</par>
<par>
<line> co*te*t* da *mpliação do *ce**o *os níveis mais e*evados </line>
<line> de *scolarid*de para as camadas </line>
</par>
<par>
<line> s*c*almente **sfa*orávei*, consi*te *u* "*odo d* exprimir prioridade pop**açã* carente, à </line>
<line> seletivam*n*e e*colhida p*lo foco da p*l*tica e dos programas soci*is" (DRAI*E, 1993, p. </line>
<line> 98). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, ar*. 12, p. 20*-229, set./out. 2016 www4.fsa*e*.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Assis*ência Estudantil *o IFPI aos *ais Pob**s: Focalizaç*o Ass*gu*ando o Direito à *ducação </line>
<line> 225 </line>
</par>
<par>
<line> Todavi*, n*o se po*e olvidar que a focaliza*ão também de*orre do montante *e </line>
<line> *e*ursos di**oníveis, per*itindo que se compati*ilize oferta * dem*nda, pri*ilegian*o, no </line>
<line> gasto *oci*l, os *a*s pobre* en*re os pobr*s, ainda que em *etr*mento da efe*iv*ção do di*e*to </line>
<line> *ocial à ass*stência de *u*ros. Isso porque, como obse*va Dra*be (1*93, p. 9*), nem sempre é </line>
<line> possível c**c*liar os ideários da j*s*iç* di*tributiva de caráte* uni*ersalista com os ditames *a </line>
</par>
<par>
<line> *xiguidade dos r*c*rsos; </line>
<line> q*ase sempre, resta privilegiar </line>
<line> as cama*as mais *obr*s para que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> gasto públi** e ** po*íticas sociais ganhem **rça re*istr*butiva * comp*nsat*ria d* </line>
<line> desigual*ade social. </line>
</par>
<par>
<line> C om * s s o, </line>
<line> os resultados da Polít*c* e </line>
<line> do Programa restr*ngem-se aos atendido* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dific*lment* caus*m i*pactos, i*to *, n*s termos de *ot*a (*998), raram*n*e *rovocam efeitos </line>
<line> sobre o conju*to dos **unos. </line>
<line> 4 CO*SIDERAÇÕES FINAI* </line>
</par>
<par>
<line> * B*nefício P**m*ne*te, destinado aos </line>
<line> estud*nt*s do* Cursos Técni*o **t*grado ao </line>
</par>
<par>
<line> Méd**, Técnic* C*ncomitante/ Subseque*te e da Graduação que a*re*en*em renda *er *api*a </line>
<line> fami*i*r de até u* salá*io mínimo e meio e s* encontr*m e* situação de v*ln*rabili*ade </line>
</par>
<par>
<line> socia*, faz par*e da Pol*tic* de Assistência Estudan*il do IFPI. *al </line>
<line> benefíci* </line>
<line> operacionaliza, </line>
</par>
<par>
<line> *esse co*t**to, o Pro*rama Naciona* ** As*is*ência Estudan*il, c*m o *bjetivo de favorecer * </line>
</par>
<par>
<line> permanência do alun* no ambiente es*ol*r, reduzir a* desigualdad*s promover in*lu*ão </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> social. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a i*so, o IFP* *f*rece ações voltadas p*ra todos *s es*u**ntes, priorizando aqueles </line>
<line> cuj*s in*er*ezas e risc*s, quanto às condiçõ*s econômicas, socia*s e educacionais </line>
</par>
<par>
<line> compr*metem a permanência e ê*it* esc*lar. A esses, Benefício Perma*ente </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> o </line>
<line> assegura </line>
</par>
<par>
<line> transferên*ia de renda, confo**e a situação de v***erabilidade, ampliando suas possibi*idades </line>
<line> de bem-estar, em particular aque*as relativas à ef*tivação do d*re*to à *ducação, quai* sejam: </line>
<line> permanência, i*clusão e êxito **colar. </line>
<line> * e**e benefício a**r*eu **is de um candidato *ara cada bolsa ofe*e*ida, *end* s*do </line>
<line> at*ndidos 66% deles, sele*i*nado* se*und* os critér*os de renda p*r capita fa*iliar e situação </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> *uln*rabilidad* social, *omo necessid*de de </line>
<line> *t*lização de </line>
<line> tran*port* público para </line>
</par>
<par>
<line> frequentar a e*c*la. A escolha, ainda *ue fossem pequena* as dife*enças, re**** ma*s sobr* *s </line>
<line> est*dantes *o ensino méd*o integrado ou c*nc*m*tante *ais n*q*ele do q*e neste- *o* </line>
<line> reside*tes em ba*rr*s per*fé*icos da c*dade, cu*o principal *eio de locom**ã* é o tr*nsporte </line>
<line> colet*vo, * p*rten*entes * *amílias co*postas d* 3 a * membros e ren*a *e a*é *sm. </line>
<line> Rev. F*A, Ter*si*a PI, v. 13, n. 5, *rt. 12, p. 207-229, **t/***. 2016 w*w4.fsane*.c**.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. M. Ol*veira, G. O. Passos </line>
<line> *26 </line>
</par>
<par>
<line> Os últimos, c*nfor*e os cr*térios *e seleção *d*t*dos, *r*cisa**m mais do *ene*ício. </line>
</par>
<par>
<line> Em outros </line>
<line> **rmos, tinh*m dele maior necessidade e urgênci*, sendo, como tais, alvos </line>
</par>
<par>
<line> preferen*i*is da ação estatal que, nã* po**ndo abarcar t*d*s, ainda que elegíveis, os colocou </line>
</par>
<par>
<line> sob o foco de </line>
<line> sua ação, tendo e* vista possi*i*itar-lhes o </line>
<line> u**fruto d* </line>
<line> dire*t* *undamental </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> educ*ção. </line>
</par>
<par>
<line> A fo*alização, de*s* mod*, complem*nt* a universalizaç*o, co*c**t*and* ** *sforços </line>
</par>
<par>
<line> para o* a*unos mais pobres *a instituição o q*e, d*ante d*s *esigualdades pr*ncipalmente, *, </line>
<line> no **ntexto da ampliaç*o do acesso ao* níveis mais e*evados de escol*ridade para as ca*adas </line>
<line> socialm*nte d*s*avorá*eis, consti*ui um meio de efeti*ação do direit* * ed*caçã*. Trata-se de </line>
</par>
<par>
<line> um m od* </line>
<line> de, ao mesmo tempo, prior**ar os que *ais pre*isam e c*mpatibilizar </line>
</par>
<par>
<line> universali*ação com ex*gu*dade de recursos. </line>
<line> * sele*ão condiciona o alcance do* o*je***os aos a*endi*os com o Benefício </line>
</par>
<par>
<line> P*rm*nente, </line>
<line> limit*n*o seus efeitos </line>
<line> aos resulta*os que nel*s p**vo*a, *ão impactando </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> c*nj*n*o dos alunos. Todavia, possibilita ao* contempla*os o usuf**to do direit* à ed*cação. </line>
<line> *or con*eguinte, a focalização que * seleti*id*de favorece mitiga *s efeitos da ação *statal, </line>
</par>
<par>
<line> restringindo-os </line>
<line> a*s que com ela são contemplado*, m*s assegura o direit* à *du*ação a*s </line>
</par>
<par>
<line> mais pobres entre os pob*es. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> n**os o*hares, novas abordagens. 10. **. Petrópol*s, *io *e Janeiro: Vo*es, 2014. p.75-8*. </line>
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<line> BR*S**. Decre*o nº. </line>
<line> 7 .* 3 4 , d e 1 9 </line>
<line> de julh* de 2010. Dispõe sobre o Progr*ma Nacio*al </line>
<line> de </line>
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<line> Assistência Estudantil - PNA*S. Di*rio Oficial [da] Rep*blica **der**iva do Brasil, Poder </line>
<line> Executivo, *rasí*ia, DF, 20 de jul. Seção 1, p.5. </line>
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<line> ______. *e* n° 9.394, de 20 *e dez*mb*o de 1996. *s*abelece as </line>
<line> *ir*triz*s e ba*e* </line>
<line> *a </line>
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<line> educ**ão nacional. Diário O*ici*l [da] República F*derativa do Brasil, Po*er Executivo, </line>
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<line> Brasí*ia, </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, *. 13, n. 5, art. 12, *. 207-*29, set./*ut. 2*1* </line>
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<line> A*sistê*cia Es*udantil do IFPI aos Ma*s Po*res: Focalização Assegur*nd* o Dir*it* à Educa*ão </line>
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<line> A. M. Olive*ra </line>
<line> G. *. P*ssos </line>
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<line> 1) co*cepção e planejamento. </line>
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<line> X </line>
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<line> 2) a*álise e interp*etação dos da*os. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *labora*ão ** *ascunho ou na revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*ici*ação n* aprov*ção da versã* final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
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