<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 1*, p. 180-198, mai./jun. 2016
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.3.10
</line>
</par><par>
<line>
Linguagem, Significado e V*rdade: I*certezas e Pilares na Pesquisa e* E*tudos da L*ng*agem
</line>
<line>
L**guage, Meaning **d Truth: Unce*tainties an* Pill*r* for the Re*earch in Lang**ge St*dies
</line>
</par><par>
<line>
Tali*a de *livei*a
</line>
<line>
*outora *m Letras pela Pontif*ci* Universidade C***lica do Ri* de Janeiro
</line>
<line>
Prof*ssora do C*ntro Federa* de Educação Tecn*ló*ica Celso Sucko* da Fonsec*
</line>
<line>
E-m*il: talit**li@hotm*il.*om
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *a**ta de Oli*eira
</line>
<line>
Editor Cien*í*ico: Tonny *erley de Ale*car Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
End*reç*: CEFET/RJ - Av. Ma*aca*ã, 2*9, Mar*canã.
</line>
</par><par>
<line>
CEP: 2*27*-1*0, Rio de Ja*eir*/RJ, Brasil.
</line>
<line>
Arti*o recebido em 30/02/2016. Última
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
recebida e* 1*/0*/2*16. *prov*do e* *8/03/2016.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avaliad* p*lo si*tema Tripl* Review: D**k *eview a)
</line>
<line>
pelo Editor-Chef*; e b) Dou*l* Blind Rev**w
</line>
<line>
(*val*ação ceg* por dois av**iadores *a área).
</line>
<line>
R*visão: Gra*atic*l, Normati*a e de For*ataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Linguage*, *ignifica*o e Verdade: Inc*rte*a* e Pilares na Pesquis* e* Estudo* da Ling**gem
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O presente tra*alho v**a traçar linhas gerais ac*rca do ob*eto da Semântica, destaca*do-se o*
</line>
</par><par>
<line>
t*ês grande*
</line>
<line>
paradigm*s so*r* a li*guagem e as
</line>
<line>
no*ões de significado e d* verdade e*es a
</line>
</par><par>
<line>
*u*jacen*es. As perspectivas r*alistas, me*ta**sta e pr*gmáti*as ser*o, *qui, a*resentadas em
</line>
<line>
sua *sce*dência históri*o-filosófica e em *u** ab*rdagens m*is contempo*âne*s. Do mesmo
</line>
<line>
mo*o, situarei * perspectiva pragmática com* aq*el* que melhor se alinha aos estu*os
</line>
<line>
nar*ati*os de cunho interpretativ*sta e sócio-*nte*acional q*e venho desenvolvendo. As
</line>
<line>
narr*tivas são **ui entendidas como centrais n* c**st*tuição d** suj*it*s * *o mundo qu* os
</line>
<line>
cer*am e, com b*se no interp*e*ativis*o de Geertz, os próprios te*t*s *ientíficos *ão
</line>
</par><par>
<line>
considerado* n**r*t**as sujeitas a *eelaborações, em q*e n*o
</line>
<line>
se d*svelam v*rdades ne* se
</line>
</par><par>
<line>
busc*m leis universalizantes.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-cha**: Paradigmas Sob*e A Linguagem.Vertente Pr*g*ática. Na*rativas.
</line>
<line>
I*t*r*retativismo
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The pre*ent
</line>
<line>
pape* a*ms at outlining the o*ject
</line>
<line>
of *e*antics, pointing out the t*ree *reat
</line>
</par><par>
<line>
parad*gm* about lang*age and the*r
</line>
<line>
under*y*ng
</line>
<line>
**tio*s *f **aning a*d tr*t*. *he r*ali*t,
</line>
</par><par>
<line>
*enta*ist a*d pragmati* p**specti*es wil* be pres**t*d here in th*ir historical-philosoph*cal
</line>
<line>
ascendency and in more contemp*rary approaches. In the same *ay, the pragmatic
</line>
</par><par>
<line>
perspective wil* be sit*ated as the one which b*tter suit* the *nterp*e*ativ*
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
sociointeraction** nar*ative stud*es that I\ve be*n developing. Narratives are taken as c**tral
</line>
<line>
to the consti*ution of subjects an* the wo*ld surrounding th*m. Based on Geertz\s
</line>
<line>
interpreta*ivism, s*ien*ific texts themselves *re cons*dered narr*tives subj*ct to *eela*orati*n,
</line>
<line>
in which thuths are no* unfolded and unive*sa* laws are not s*ught.
</line>
<line>
Keywords: Parad*gms About La*guage. The Prag*atic Branch. Na*ratives. Interpret**ivism
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 13, n. *, art. 10, p. 180-198, mai./jun. *0*6
</line>
<line>
www4.*s*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. Ol*veira
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A Semâ*tic* é **a área de conhec*mento, *esidente
</line>
<line>
*a front*ira entre os estudos
</line>
</par><par>
<line>
li*gu*s*ico* e os filos*ficos, de intensa *is*uta t*órica e de ob*et* inst*vel e dis*er*o. Não é
</line>
<line>
de hoje qu* * preocup**ão com o signif*c*do das pala*ras * do* *nunciados se faz *r*sente.
</line>
<line>
Mesmo quando ainda *ão havia um e*tudo sistema*izado (lo*o \científi*o\) a*erc* do obj*to
</line>
<line>
da linguag*m, a tem*tica do significad* já co*pa*eci* em textos fu*dadore* do pe*s*mento
</line>
</par><par>
<line>
ocide*t*l, e* e*peci*l nos escr*tos de fil*sofos d* Grécia An*iga. Reflexões sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
s*gnificado * da lingu*gem emanavam dos escri**s de sofista* e socrát*cos (entre estes, Platão
</line>
<line>
e Aristótele*), ainda que v*essem * *eb*que de outras p*eocupa***s, como * naturez* do ser e
</line>
<line>
do conheci*ento.
</line>
<line>
* s*gnific*d*, en*ret*nto, s*m*re foi um território de incertez*s e instabilid**es nos
</line>
</par><par>
<line>
estudos so*re a linguag*m. Co* Sauss**e (*969), inaugu*a-se a
</line>
<line>
Ling*ística que, como
</line>
</par><par>
<line>
*iê*cia da linguagem, buscava
</line>
<line>
u* obj*to circ*nscrito de e*tudo, cuja a**lise da*-se-ia por
</line>
</par><par>
<line>
*eio
</line>
<line>
de *m método objetivo, típico
</line>
<line>
de uma *rea do **nhecimento
</line>
<line>
*ue se p*e***d* s*r
</line>
</par><par>
<line>
\ciê*c*a\. O
</line>
<line>
dis*urso inaugu*al d* Sa**sure, apesa* de sua "revolucionária concepç*o n*o-
</line>
</par><par>
<line>
s*bstancialista" (MARTINS, 2005, *. 470) da lingu*gem, privilegiou fenô*e*os *ela*ionados
</line>
<line>
à f*rm* lin*u**tica, dada a pró*r*a natureza deslizan*e e problemática do s*gn*f*cado.
</line>
<line>
Hi*tor*camente, o* *st*d*s linguíst*c*s operacionaliza*am d*****mias, a f*m de tentar superar
</line>
</par><par>
<line>
ess*
</line>
<line>
resistência do significado: o sentido **
</line>
<line>
palavra ha**t*ria den*ro ou for*
</line>
<line>
da *etr*? O
</line>
</par><par>
<line>
**gnifi*a*o seria
</line>
<line>
**iversal ou *efinido culturalmen*e? Quais os l**it*s *ntr* o literal e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
figur*tivo? Seri* o sig*ificado tra**parente ou o*aco? Até hoje, *ignificad* é mo*iv* d* o
</line>
<line>
c*ntrovérsia e di**u*as teóricas, o q*e **s leva a *olta* nos*as aten*ões p**a * próprio pa**l
</line>
<line>
de de**aque que a linguagem *em ocup*do *ontempor*neamente.
</line>
<line>
O pres*nte trabal*o visa traça* l*nh*s ge*ais acer*a do o*jeto da Semân**c*,
</line>
<line>
*estaca*do-se os três grand*s para*igm*s sobre a li*guage* e *s n**ões d* significado e de
</line>
</par><par>
<line>
verd*de a
</line>
<line>
*les subjacent*s. *s pe*spec**vas realis*as, men**list* *
</line>
<line>
pragmát*c* se*ã*, aqui,
</line>
</par><par>
<line>
apresentadas e* sua ascendência **s*óric*-fi*osó*ic* e
</line>
<line>
em suas abo*da*en* mais
</line>
</par><par>
<line>
c*nte***râneas. A* percorrer *ssa* três vertentes, procurarei focalizar duas rei*cide*tes
</line>
<line>
polêmicas em torno do sig*ificado: as dicotomia* universais vs. cultur*l e imane*tismo vs.
</line>
<line>
conhecim*nt* *e mundo. * s*guir, p*ocurar*i situar * pe*s*e*tiva *ue melho* se a*i*ha ao*
</line>
</par><par>
<line>
estudos, de cunho *nterpretativ*sta (c*. *EERT*, *9*9), qu* *enho
</line>
<line>
de*e*volven*o desde
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Doutora*o e* Est*do* da Li*gu*gem na PUC-Rio - concluído em 2012 s*b a o**e*tação da
</line>
<line>
Profes*o*a Doutora **liana Cabral.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, *. 13, n. 3, art. 10, p. 180-**8, mai./ju*. 20*6 *ww4.f*anet.co*.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Li*guagem, Significa*o e Verd**e: Incer**zas e *ilares na P*s*uisa em E*tudos da Li*guagem
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
2 R*FERENCIA* TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
*.1 Trê* i*f*uentes p*radigmas
</line>
</par><par>
<line>
O *urgi*ento da Semântica como área de *onheciment* au*ôno*a oc*rre no fin*l do
</line>
<line>
sé*ulo X*X. Entretanto, reflexões acerca da n*t*reza da lingu*gem e do signific*do dat** do
</line>
<line>
sé*ulo V a.C, quando, n* Gré*ia Ant**a, filósofos debru*ado* sobre i**agações rel*tivas ao
</line>
<line>
se* e à verdade já d*m*nstravam in*ere*s* *ela ling*agem. A Filosofia n*sce a parti* de um*
</line>
<line>
ne*ess*dade de afast*men** do d*scurso mítico (t*do como *ictí*io, sob*e**tural, mentiroso) e
</line>
<line>
de uma reivindicação de "u* territór*o legíti*o par* a busca da *e*dad*" (MARTINS, 2*05,
</line>
<line>
p. 447). *s t*xtos **sse* filósofos, a*esar *e n** trata*e* a linguag*m c*mo eixo central de
</line>
</par><par>
<line>
discussão, constituem um
</line>
<line>
co**u*
</line>
<line>
embrioná*i*
</line>
<line>
para * compreensão do fen*meno linguís*ico
</line>
</par><par>
<line>
e* s*a co**l*xidade.
</line>
</par><par>
<line>
Na busca **la *emarcaçã* *e*se *s*aço refe*ent* a* log*s (à ve*dade), hav*rá uma
</line>
</par><par>
<line>
*olarização entre dua* correntes de
</line>
<line>
p*nsadore*: de um lado, os s*cráticos; *e
</line>
<line>
outro, o*
</line>
</par><par>
<line>
sofist**. Nesse embate, ma*s qu* uma simple* divergência
</line>
<line>
de i*eias, reside *ma ten**o
</line>
</par><par>
<line>
ontológica fundamental. Pelo lado dos socráticos, def**de-se *ue a* coi*as possuem uma
</line>
<line>
essência fixa * peren*; já os sofistas sustentam que "o homem * a me*id* de t*das *s coisas"
</line>
</par><par>
<line>
(*omo diria Protág**as, um
</line>
<line>
*** mais cé*ebres sofist**). Es*a cisão impl*cará difere*tes
</line>
</par><par>
<line>
concepções *cerca da nature*a da verdad* do pa*el da linguage*. Enquanto *s so*ráticos e
</line>
</par><par>
<line>
co*preenderã* a linguagem e o s*gnifica*o so* uma perspectiva ess*nciali*ta
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ep*esenta*io*ista, os sofis*as a*otarão uma abordag** relativista e pragm*ti*a, voltada para
</line>
<line>
os efeito* do dis*urso na p*áx*s.
</line>
<line>
Do embate teó*ic* entre socráticos (especialment* na voz *e Pl*t*o e Ar**tótel*s) *
</line>
</par><par>
<line>
so*istas, nasce*
</line>
<line>
*s três grandes verten*es *ara a compreensão con*e*porânea do fenômeno
</line>
</par><par>
<line>
l**g*í*tico, a sab**:
</line>
</par><par>
<line>
a)
</line>
<line>
A
</line>
<line>
per*pectiva
</line>
<line>
reali*ta,
</line>
<line>
*ara
</line>
<line>
a
</line>
<line>
qua*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
linguage*
</line>
<line>
sign*fica
</line>
<line>
quando
</line>
</par><par>
<line>
reconhece/descreve parcelas do real;
</line>
</par><par>
<line>
b)
</line>
<line>
A per*pe*tiva *ental*s*a, para qu*l a *inguagem signifi*a quand* *epresenta a
</line>
</par><par>
<line>
conc*i*os e/ou *magens menta*s;
</line>
</par><par>
<line>
c)
</line>
<line>
A perspe*tiva p*agmátic*, para a qual a lingu*gem *i*ni*ica no uso, na* p*áticas e
</line>
</par><par>
<line>
*m sua dimensão consti*utiva.
</line>
</par><par>
<line>
Antes, porém, de
</line>
<line>
pas*ar*os a
</line>
<line>
*ma *aracteriz*ção mais
</line>
<line>
a*rofu*dada dessas três
</line>
</par><par>
<line>
vert*nte*, é importante tomar
</line>
<line>
*s d*vidos cui*ad*s, de forma a evitar taxonom*as fec*adas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, art. 10, *. 180-198, mai./jun. *0*6
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. Olive*ra
</line>
<line>
*84
</line>
</par><par>
<line>
rótulos red*cion**t**, sob pena de, ingenuamente, si*plificarmos as *deias dos teóricos que, a
</line>
</par><par>
<line>
seguir, *er*o aprese*tados. Ao invés de
</line>
<line>
encerrar
</line>
<line>
o pens*mento d* um a*tor sob **a
</line>
</par><par>
<line>
de*ominaçã* e*clusiv*st*, é
</line>
<line>
pr*dente fala*mos em r*l*vâ*cia * notoriedade que *ertas
</line>
</par><par>
<line>
concepçõ*s e visões de mundo adquire*. H*bri*ismos c*nce*tuai* são poss*veis e só *h*mam
</line>
</par><par>
<line>
ainda mais
</line>
<line>
atenção para a com*le*i*ade *e teorias
</line>
<line>
acerc* da linguagem * do *i*ni*ica*o.
</line>
</par><par>
<line>
As**m, p*sso à desc*içã* dos três paradigma* para a compreensão da li**uagem, ali*hando-
</line>
</par><par>
<line>
me com Ma*tin* (**05, p.
</line>
<line>
442), q*an*o afirma que "a difer*nça ent*e os
</line>
<line>
ângulo*
</line>
<line>
par*ce, s*
</line>
</par><par>
<line>
da* não pel* excl*são de quaisquer d*mensões, mas antes pe*a tendê*cia al*ernada de eleger-
</line>
<line>
se um* delas como condição mais nuc*ear para o *entido".
</line>
<line>
2.2 A verten*e realista
</line>
<line>
Po*e-se *ize* que * embrião de **a perspectiva *ealista sobre a linguag*m encontra-
</line>
</par><par>
<line>
**
</line>
<line>
nos *scritos *e Platão. In*ur*indo co*tra a de*ocracia grega e priv*légio que esta o
</line>
</par><par>
<line>
*onced*a **s c*nse*sos (e* *etrimento da \ver*ade\), **atão investe,
</line>
<line>
com vigor, na
</line>
</par><par>
<line>
formulação *e uma teoria que del*mite, com cla*eza, o terri*ório da verda*e * o da falsi*ade.
</line>
<line>
O **nto de *a*tida d* Platão é a chamada \Teori* d*s ****as\. Se*undo tal formulaçã* teóric*,
</line>
</par><par>
<line>
há *m mundo sensível e
</line>
<line>
e*peri*n*ial (considerado por Plat*o \a*arente\) e* op**içã* ao
</line>
</par><par>
<line>
mundo das essências o* idei*s, *nde habitam as coisas \*rigin*is\ (po*tanto \reais\,
</line>
<line>
\*e*da**iras\). *ssa* formas \originais\ de existência seria* dota*as de uma essê*cia, um*
</line>
<line>
unidade autôn**a e *niversal. Trat*-se, portanto, de "u* real de coisas invisíveis, p*rfei**s e
</line>
<line>
eternas" (MARTINS, 2005, p. 454).
</line>
<line>
*e*se s*ntido, *aberia à linguagem o pap*l de repre*entar a parcela des** realidade
</line>
<line>
*xterior ao homem e descrevê-la de form* objetiva. Opondo-se ao rela*ivismo instaurado pela
</line>
</par><par>
<line>
*etórica dos sofistas (c*mo ver*mos mais adia*t*), P***ão
</line>
<line>
f*nda *ma teori* objetivista
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
representacionista acerca da fun*ão *a linguagem, cujo atrib*to *rimordial, para o autor, seria
</line>
<line>
**cançar **** r*al de e*s*nci*s verdadeira* (*aí falarm*s em rep*esenta*ão). *e acordo com a
</line>
</par><par>
<line>
a*ordagem
</line>
<line>
platônica, a lin*uagem *er*a sido \inventada\ *om uma de*e*minad* finalidade,
</line>
</par><par>
<line>
com* ilustrado no
</line>
<line>
diálogo Crátilo. No text*
</line>
<line>
em qu*stão, *ócrat*s in*aga Hermóge*es, seu
</line>
</par><par>
<line>
in*er*ocutor, acerca da fun*ão
</line>
<line>
dos nomes e, construind*
</line>
<line>
arg**entos com ba*e na *posi*ão
</line>
</par><par>
<line>
*n*r* ver*a*e e mentira, es*abelece
</line>
<line>
uma c**iosa a*alo**a entre a lin*uagem o te*r. Assim e
</line>
</par><par>
<line>
como o t*celão n*cessi*a de um instrumento, o tear, pa*a **ercer a aç*o de te*er (separ*r os
</line>
</par><par>
<line>
f*o*), o falante utiliza-se do nome p*ra ***er
</line>
<line>
o real: "VIII - Sócrat*s - O nome, por
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*e*ina, v. 13, n. *, art. 10, p. *80-198, *a*./*un. *016
</line>
<line>
www4.*sanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L*ngua***, Signif*cado e Verdade: Ince*tezas e P*lares na Pesqui*a em Es*u**s da Linguagem
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
conse*u*nte, é instrumen*o para i*formar a r*speito das coisas * para separá-las, tal como a
</line>
</par><par>
<line>
la*çadeira separa os fios da te*a." (Crátilo, p. 126)
</line>
</par><par>
<line>
A*sim, est*mos dia*te d* uma perspecti*a ins*r*mentali*ta da linguagem: o nome *
</line>
</par><par>
<line>
c*nsider*do,
</line>
<line>
po* Pl*tão, um artefato, u* instrumento inven*ado co* o propós*to *nico de
</line>
</par><par>
<line>
representar a r*alidade. *latã* t*mbém alu*e à fig*ra m*tica do legislador, o in*e*to*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
lingua*em:
</line>
</par><par>
<line>
"39*d. (...) o nos*o legislador deverá sabe* fo*mar com os so*s * as sí*abas o n*me
</line>
<line>
*or n*tureza apropriado *ara cada objeto, co*pondo todos os *omes e aplicando-*s
</line>
<line>
com os olhos s*m*re fixos no que é * nome em si, ca*o qu*ira ser tid* na co**a de
</line>
<line>
verdadeiro criador d* nomes". (Crát*lo, p. 12*)
</line>
<line>
* notó*io, na perspect*va platônica, u* apelo substancial a duas questõe* centrais
</line>
<line>
relat*vas à linguagem e ao significado: o universali**o e o **anentismo. Ao manter-se *ir**
</line>
</par><par>
<line>
na id*ia de um real fixo, Platão assume que as coisas
</line>
<line>
(as verdades) são únicas, p*rt*n*o
</line>
</par><par>
<line>
un*versais para t*d*s as pesso*s. Si*ultaneamente, ao elaborar a figur* de um legislador da
</line>
</par><par>
<line>
linguagem, * filós*f* l*caliza na e*tr*tura das
</line>
<line>
palavras a *orada do sig**ficado l*n*uístico.
</line>
</par><par>
<line>
Ou *eja, j* *ue o significado é im*n*nte à letra, cabe ao legisl*dor *riar os nomes adequados
</line>
<line>
pa*a des*gnar a p*rcela d* real ao qual almeja nomear.
</line>
<line>
Sem dúvida, estamos diante de uma tradição d* pensamento que, def*nitiva*en*e,
</line>
</par><par>
<line>
fund*u ** pi*are*
</line>
<line>
do pensamento
</line>
<line>
ocidental, especia*ment* no campo da* ciê*ci*s. *
</line>
</par><par>
<line>
objetivismo platônico tem e*oad* a*nd* hoje, **iu*fante, e vário* auto**s têm si*o orient*do*
</line>
<line>
por es*a tradição. No âmbito do* e**udos linguístic*s co*temporâne*s, Frege (1976) pode ser
</line>
<line>
cons*de*ad* um herdeiro do realism* represen*acionista *ormulado por Platão. Partindo d* um
</line>
</par><par>
<line>
pe*sar so*re o *uncionament*
</line>
<line>
*a lingua*em c*m base nas oper*ções do raciocí*io lógico,
</line>
</par><par>
<line>
Fre*e defen*e ideia d* *ue deveri* haver a
</line>
<line>
uma relação b*unív*ca *n*re si*al * o sentido, o
</line>
</par><par>
<line>
entre a *alavra * * sign*ficado ** objeto nomeado.
</line>
<line>
"*er*ame*te *ever*a co*res*onder, a ca*a ex*ressão, que per*enç* a uma totalida*e
</line>
</par><par>
<line>
p*rfeita de sinai*, um sentid* determinado; *a*,
</line>
<line>
frequentemen*e, as linguagens
</line>
</par><par>
</page><line>
nat*rais n*o satisfazem a e*ta exigência e deve-s* *icar sa*isfe**o se a mesma *alav*a
</line>
<line>
ti*er sem*re o mesmo s*nti*o nu* mesmo contexto". (FREG*, 1*76, p. *3)
</line>
<line>
A d**conf*an*a de *rege quant* à im*erfei**o das l*nguas natur*is lev*-o a cr*a* *ma
</line>
<line>
espécie de lín*** de tr*dução, uma **talinguag*m lógica que dê cont* dessa* bi*n*vocida*e
</line>
<line>
**cessária *ntre o sin*l e o sentid*. Assim como Platão, Frege trat* a ling*agem como
</line>
<line>
**strum*nt* de representação d* real, *prox*mando-se de um* pe*spectiva objetiv*sta centrada
</line>
<line>
no va**r de verdade dos enu*ciados.
</line>
<line>
R*v. FSA, T*resina, v. 1*, n. 3, art. 10, p. 180-19*, mai./jun. 2016 www*.*sanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. O**vei*a
</line>
<line>
*8*
</line>
</par><par>
<line>
*.3 A v*rte*** mentalista
</line>
</par><par>
<line>
A asc*ndência histórico-filo**fica da perspec*iva mentalis*a acerca d* signif*cado na
</line>
<line>
ling*agem remonta ao pensamen*o de Aristóte**s, mormente em seus trat*dos sobre a Lógica.
</line>
<line>
Assim c*mo P**tão, Ari*tóteles conjuga da i*eia de que a palavra serv* para represent*r
</line>
<line>
al*uma coi*a; entretanto, a c*i** representa*a não reside em um mund* exterior (o mundo
</line>
</par><par>
<line>
platônico das essências), mas no i*t*rior do
</line>
<line>
próprio *ujeito. Em De i**e*pr*tati**e,
</line>
</par><par>
<line>
Aristóteles afirma *ue "[*6a 3] Os itens na elocução sã* símb*los das afec*ões na a*m*, e os
</line>
<line>
itens escritos são símbol*s d*s itens na elo*uç*o." (*. 35)
</line>
<line>
Essas \a*ecções na alm*\ *orres**n*eriam a conce*tos mentais, representaç*e* int*rnas
</line>
<line>
q**, para Aristóteles, seriam iguai* par* todas *s pes*oas. O c**á*er universal dessas afecções
</line>
</par><par>
<line>
na alma c*n*tituiria *ma bas* s*lida par* a *rticulaç*o racional d* pensamen*o para e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*municação humana. É ne*se s****do que a L*gica ocupa um *uga* ce*tral nos escritos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
A*istót**es: para filósofo, a o
</line>
<line>
linguage* está subordinada à racio**lidade *umana e, **s*e
</line>
</par><par>
<line>
*odo, o binômio *latônic* lingu*g*m-r*a* é substi**ído por uma cade*a s*mbólica *m que "a
</line>
<line>
linguagem simboliza o *ens*mento, *u* po* sua vez simboliz* o *eal" (MARTIN*, 2005, p.
</line>
<line>
467).
</line>
<line>
É po**ível re*onhecer ** *ristóteles u* i**ere**e pe*a linguagem, advi*do *e uma
</line>
<line>
preocu*ação anterior (*uiçá maior) pela compreens** das lei* d* rac*oc*nio lógico humano e
</line>
</par><par>
<line>
sua relaç*o com o conhecimento. Ao
</line>
<line>
estudar a
</line>
<line>
*i*guagem co*o represen*ação
</line>
<line>
de entida*es
</line>
</par><par>
<line>
mentais, A**stóteles elege *s enunciados dec*ar*tivo* e literais como o foco da lingu*g*m (por
</line>
</par><par>
<line>
conseguinte, da lógica), uma vez que *ais en*nciados ambic*o**m
</line>
<line>
"dizer o verda*ei*o e o
</line>
</par><par>
<line>
fa**o" (*e interpr*tatione, [*6b 33], p. 37). Ai*da que r**onh*ç*
</line>
<line>
que nem toda f*ase
</line>
<line>
*rg*e
</line>
</par><par>
<line>
pretensão de verd**e, Aristóteles del*mita o territóri* de interesse *a Lógic* po*tanto, e,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
núc*eo do *enômeno linguís*ic*: "[17a 4] Assim, portanto, sejam
</line>
<line>
de*xadas d* lado as outras
</line>
</par><par>
<line>
frases - pois a inspeção é
</line>
<line>
mais ap*op*ia*a à retórica ou à poética -; por sua vez, a frase
</line>
</par><par>
<line>
d*clarativa *ertenc* *o presente estudo" (De inter*re*atione, p. 38).
</line>
<line>
O me*t*lism* de *nspiraçã* aristo*élica deixou *e*deiros no* *stud*s contempo*âneos
</line>
<line>
sobr* a *ingua*em, s*bretudo em áreas *omo a Lingu*stica cogni*iva. *s estudos de Pinker
</line>
<line>
(2002), por exemplo, anco*am-s* na concepção de que, antes de uma pessoa falar *ualquer
</line>
</par><par>
<line>
l*n*ua, há um m*n*alês,
</line>
<line>
uma *inguagem do p*nsamento c**a lógica *e *unci*namento seri*
</line>
</par><par>
<line>
refletida na* variada* línguas existentes. Pinker *efende a
</line>
<line>
posição d* que * pe*samento
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
autônomo e* relaçã* à l*ng*ag*m e
</line>
<line>
critica abordagens relat*v*st*s advind*s de estudos
</line>
</par><par>
</page><line>
linguísti*o-an*rop*l*gicos (como em *ho*f, 1998). Pa*a Pinke* (*002, p. 64), "a *d*ia de que
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 13, n. 3, art. **, p. 180-198, mai./*un. 2016 www4.fs*net.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Linguagem, Signific*d* e Verd*de: I*certezas e Pil*res *a Pesquisa em *studo* *a Li*g***em
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
as l*n*uas m*ldam o pensar pare*ia pla*sível quando os cientistas nada sabiam sobr*
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
*un*iona o pensamen*o e como *studá-l*".
</line>
</par><par>
<line>
Os p*ns*mentos de Platão e Ar*stóte*es, resguardados seus pontos
</line>
<line>
de dissonâ*cia,
</line>
</par><par>
<line>
conservam uma série de inte*seçõ**, mormente no que tange à formula*ão de um ideário
</line>
<line>
objetivista bastante influente no *undo ocidenta*. Não po* aca*o é co**m o *so d* *djetivo
</line>
<line>
"*latônico-*ristotélico" para se referir a esse legado, articulado com *ase na crença **
</line>
</par><par>
<line>
verd*des
</line>
<line>
universai*, fixas imutáveis. A linguagem, em e
</line>
<line>
a*bos os **lósofos, é e*tend*da
</line>
</par><par>
<line>
com* *orma *e representação
</line>
<line>
(se*a para alcanç*r o real essencial, seja para ex***ssar a
</line>
</par><par>
<line>
racio**lidade humana). Assim, a ling*a*em, com* instrum*nt* para representar algo e*terior
</line>
<line>
a ela própria, é apresentad* de forma d*s-hum**izada, des-cultu*alizada e des-historicizada.
</line>
<line>
2.4 A *ertente pr*gmática
</line>
<line>
Passemos, a*ora, a uma perspe*ti** sensivelment* diferente da abordag*m obje*ivis*a
</line>
<line>
e rep*esentacionista inaugu*a*a por Platão e Aristót*les. Com os sofistas, artífices *a R*tórica
</line>
<line>
na An*iguida*e grega, a linguagem a*su** uma posiç*o e*telar e pas*a a ser *ntendida como
</line>
<line>
práxis que i*s*it*i a exi*tê*cia humana n* mundo da história * *a cu*t*ra. O princi*al l*gado
</line>
</par><par>
<line>
deixad*
</line>
<line>
pelos sofistas é
</line>
<line>
o rel*tiv*smo, para o qua* seria *m*ossível "estabelecer*m-se
</line>
</par><par>
<line>
*erdades universalmente váli*as, au*ôn*mas com r*lação às cir*unstâncias co*cr*tas,
</line>
<line>
*ontingent*s e *a*iáve*s da experiência humana" (MART*NS, *005, *. 450). O* s*fistas,
</line>
</par><par>
<line>
*ortanto,
</line>
<line>
der*etem noçã* solidif*c*da a
</line>
<line>
de uma v**dade dura,
</line>
<line>
únic*, e, consequentement*,
</line>
</par><par>
<line>
afastam-se *e um* *erspectiva imanentista *cerca do **gnificad* d*s e*pressõ*s *ing*ísticas.
</line>
<line>
Há que s* destacar, entretanto, a difícil tarefa *m se *studar o pensamento do* **fis*as
</line>
</par><par>
<line>
em *irtude
</line>
<line>
de dois m*t*vo*: primeiramente, restaram poucos fragmentos d* t*xtos originais
</line>
</par><par>
<line>
desses filó*ofos; em segu*do lu*ar, m*ito do que se sabe a respei*o dos s*fist*s foi apr*ndido
</line>
<line>
*elos escri*os d* *eus p*incipa*s *iv*i* (os soc*átic*s). Ass*m, o que normalmente se t** é um
</line>
<line>
re*r*to do sofista *travess*do pela ótic* socrática *e se conceber a verdade, a li*guagem * o
</line>
<line>
si*nificad*. Histo*ic*mente, a im*gem do sofista f*cou associada ao este*eóti*o pejor*tivo de
</line>
</par><par>
<line>
um charl*tão, um
</line>
<line>
orador inescrupul*so, um im**stor *ão
</line>
<line>
c*mprometido com a **rdade.
</line>
</par><par>
<line>
Platão, por exemplo, no diá*ogo O s*f*sta, enumera as caracter**ticas desse "i*itador
</line>
<line>
ilusionista" (p.18), dentre as quais pod*mos destac**:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. **, n. 3, art. 10, p. 180-198, *ai./jun. 2016
</line>
<line>
www*.f*an*t.c**.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. O*ive*ra
</line>
<line>
188
</line>
<line>
"m*rcad** de conhec*m*nt*s para a alma"
</line>
<line>
"re*al*ist* desses mesmo* conhecimentos"
</line>
<line>
"fabrican*e de conheci*entos *ue ele mesmo *e*de"
</line>
</par><par>
<line>
"atle*a nos certames da p*l*vra e por demais habi*i*osos na *rte das di*putas" (p. 15)
</line>
<line>
* fim d* *ão i*ci*irm*s **bre afirmações si*plistas a respeit* do pensament* dos
</line>
<line>
sof*stas, é nece**ário, primeiramente, um afa*tame*to de*se rót*lo ne*ativo tradicional*e*te
</line>
</par><par>
<line>
a eles atri**ído. Em vez d* re*onhecermos n*sse* f*lós**os a im*gem do manipulador
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
discursos, *o falsificad*r de ve*d*d*s, é preferível a *doç** de *m olhar que os perceba como
</line>
</par><par>
<line>
defen*ores
</line>
<line>
de uma verda*e fluida, mutáve* * múlti*la. Nesse sen*id* é que a linguag*m
</line>
</par><par>
<line>
des*mpenha
</line>
<line>
*m papel crucial, n* qu* tange instaur*ção d* *erd*des plur*is, de cons*nsos *
</line>
</par><par>
<line>
*nst*veis e de efeito* de significad* *nstituído* no curso das práticas humanas.
</line>
</par><par>
<line>
*m dos t*xt*s mai* emblemáti*os d* pensamento *ofista Elog*o de Helena, é
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Gór*ias. A fim *e inoc*nt** Helena de uma acu*aç** inju*ta, o orador sof**ta embrenha-s* na
</line>
</par><par>
<line>
tarefa de, por meio d* discu*so, "mostr*r a verdade e
</line>
<line>
*ar fim à ig*orância" (p. *94). É
</line>
</par><par>
<line>
importa*te
</line>
<line>
no*ar * enga*amento *o fi**sof* c*m u* valor par*icu*ar
</line>
<line>
de verdade *ue é, no
</line>
</par><par>
<line>
entanto, diferente daquele defend*do po* Platão e Aristóteles, por exem*lo. G***ias apoia-se
</line>
<line>
n* ideia de que, pelo fato de a linguagem não representar um real *bjetivo e ún*co, o d*scur*o
</line>
<line>
*od* ser deslocado *or process*s de pe**uasão. *ssim é *ue Gó*gias caracteriza a lingua*em
</line>
<line>
co*o um verd**eiro deus capaz de ins*aura* efeitos po*er*sos.
</line>
<line>
"o discurso é um gra*de soberano q*e, po* meio *o menor e do mais in*p*rente dos
</line>
<line>
corpos, real*za os *tos mais div*nos, pois ele t** o poder de dar fim ao medo, af**tar
</line>
<line>
* dor, produz*r a a*egria, au*entar a pie*ade". (Elogio de H*l*na, p. 296-*97)
</line>
<line>
*econhece-se, ne*se s*nt*d*, um *aço inextr*cável ent*e a *ing*agem e *s p*á*icas
</line>
<line>
humanas. Para os sofistas, a palav*a s**nif*c* no fluxo das açõe*, ao invés d*,
</line>
</par><par>
<line>
biuniv*camente, ligar-se a um real exterior. O real com*reendido como é
</line>
<line>
aqu*lo que se
</line>
</par><par>
</page><line>
manifest* como real n* u*o da *i*guagem, na práxi* *isc*rs*va. D*í falarmos em *ma v*rtente
</line>
<line>
**agmáti** a*erca do significado na linguagem. Nas palavras de Mar**ns (2005, p. 45*),
</line>
<line>
"os so*istas a*rem o caminho p*ra pensar*os *ue a* *xpressõ*s signif**am não
</line>
<line>
porque representam al*o por si sós, não por *ossuírem qualquer s*nti*o *manente,
</line>
<line>
*as antes porque, jamais dissoc**n*o-se do* assu**os humano* de qu* tomam parte,
</line>
<line>
ins***ve*-se circ*ns*ancia*amente no flux* dess** prática*, com efeitos po*sív**s
</line>
<line>
mu*t* var*ados, efeitos que podem talvez ser *sti*ad*s m*s nunca **r**t*dos de
</line>
<line>
antemão". (gr*fos da autora)
</line>
<line>
Est*m**, *s*i*, diante *e uma ab*rdagem anti-objeti*ista, anti-rep*es*ntacionista,
</line>
<line>
anti-universalist* e anti-imanentista d* se conceber a li*g*ag*m. O triunfo do *ensamento de
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina, v. *3, n. 3, ar*. 10, p. 180-19*, *ai./jun. 2016 www*.f*anet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Li**u*gem, Signifi*ado e Verda*e: In*e*te*as e Pilar** na Pesq*isa em Es*ud*s da Linguage*
</line>
<line>
189
</line>
</par><par>
<line>
orie*taç*o pl*tônico-a*istotélica no nosso mund* pode levar-*os a desconfi*r d* eficác*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
operaciona*idade *a pers*ec*iv* pragm*tica, her**da histó*ica e filoso*icamente dos sofistas.
</line>
</par><par>
<line>
P*r v*zes, pode *arece* desco*cer*ante e des*onf*rtável ass*mir *ma po*t*ra p*a**át*ca
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
r*d**alm*nte relat**is*a acerca da linguage* e *o signif**ado, vi*to que * *rópria língua que
</line>
<line>
us*mos sedime*ta uma meta*eoria de ordem r*pre**ntacionista. Como Whorf (1998, p. 269)
</line>
</par><par>
<line>
ap*nt*, "*oda língua cont*m term*s que alc*nçam um esco*o
</line>
<line>
cósmico de referência, q**
</line>
</par><par>
<line>
c*istaliza* neles própri*s os postulado* básic*s de uma filosofia
</line>
<line>
nã* formul*d*". Ain*a
</line>
</par><par>
<line>
assim, alguns
</line>
<line>
autores c*nte*porâ*eos têm i*vest*do n* ques*ionamento da for*e tradição de
</line>
</par><par>
<line>
i*spir*ção platônic*-a*ist*télica, como é * ca*o de Austin (1961) * Fouca**t (**06).
</line>
</par><par>
<line>
Austin elabora u*a crítica ao que de*omin*u "fal*cia descritiva" (Austin, *961, p.
</line>
</par><par>
<line>
*34) nos estudos sobre os *nunciados lingu*s*icos. O auto* pro*lemat*za o* critéri*s
</line>
<line>
comumen*e utilizados para * classificação de enunc*ados, *firmando que são *oucas as
</line>
<line>
ocasiões em *ue as frases *e*ão cons*dera*as exclu*ivame*te verdadeir*s ou fal*as. A noçã*
</line>
<line>
de \proferimentos *erfo*mativ*s\ é cunhada, então, *elo autor para, ** algum modo, dar con*a
</line>
</par><par>
<line>
das múltiplas ocasiõ*s em q*e, ao *sarmos a linguagem, não somente dizemos algo,
</line>
<line>
mas
</line>
</par><par>
<line>
fazemos uma deter*inada a*ão no mun*o *ocial. Nas palavras do au*or, "*e, então,
</line>
</par><par>
<line>
*frouxa*mos no*s*s ideia* *e verdade e fa*sidade, ve*e*os
</line>
<line>
que as *entenças, quan*o
</line>
</par><par>
<line>
relacionadas aos fat**, nã* sã* tão diferente* *e conselhos, al*rtas, ve*edi*tos, ent*e outros"
</line>
<line>
(Austin, 1961, p. 251).
</line>
</par><par>
<line>
*m Fo*caul* (2*06), é n*t*ri* a preocupação d* autor em historicizar o p**cu*so
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
disc*rso di*o ve*dadeiro desde *ntigu*dade gr*ga e *m apo*tar para o mo*o c*mo nossa a
</line>
<line>
"*on*ade de sa*er e de ve*dade" (F*uca*lt, 2006, p. 14) f*ram *rgui*a* por meio de sistemas
</line>
<line>
de exclusã* e de poder. Para o autor, *uan*o "o sofista é en*otado" (Foucault, 2006, p. 15) da
</line>
</par><par>
<line>
*oc*edade grega, instaura-*e "a soberania do sig*ificante" (Foucaul*, 2*06, p.
</line>
<line>
51). O autor
</line>
</par><par>
<line>
*ha*a atenção, ain*a, p*ra o modo como *
</line>
<line>
p*óp*io f*z** ci*ntífic* ocid*ntal, por séculos,
</line>
</par><par>
<line>
teve que se am*ar*r em padrõ*s c*nceituais ligados ** *e**ssím*l. * propos*a d* Fouca*lt é
</line>
</par><par>
<line>
q*estionar res**gn*fi**r n*ssa vontade d* verd*de, *em com* destituir de seu e
</line>
<line>
tr*no
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
signi*icante (uma vee*ente crítica ao im*nentism*) e a c*nce*ção universalista do sentido.
</line>
</par><par>
<line>
A seguir, *ontextualizarei o tipo de
</line>
<line>
pesqu*sa qu* v*nho realiza*do na va*ta
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
he*erog*nea área do* *studos da Linguagem. D*sde já, gostari* de sinal*zar o meu
</line>
</par><par>
<line>
alinhamen*o com a perspectiva pragmáti*a acerca *a *i*guagem e do *ign*fica*o, dada
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
próp*ia nature*a *omplexa dos objet*s estudados e *o tipo *e abordagem
</line>
<line>
teó*ico-
</line>
</par><par>
<line>
me*od*l*gi*a em**e**da para nossas a*álises.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, *. 13, n. 3, art. *0, *. *80-198, mai./jun. 2016 www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. Oliv*ira
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
3 R*SULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.1 Estudos da linguagem: um campo na*a *oeso
</line>
</par><par>
<line>
A áre* de E*tud*s da Li*g*ag*m,
</line>
<line>
longe *e ser coesa ou unitária e* ter*os
</line>
</par><par>
<line>
ep**temológic*s e me*odo*ógi*os, apresenta a *oexistência de div*r*os percursos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
formação, di*erenciada p*la visão *u* *e tem d* que s*ja a linguagem e o se* huma**, bem
</line>
<line>
como ** *róprio obje*o a s*r investiga*o. Como vimos nas seç*es anteriores do present*
</line>
</par><par>
<line>
trabalho,
</line>
<line>
diferent*s *erspectivas em relação a* fenômeno lingu*stic* são *erdeir*s
</line>
<line>
de um
</line>
</par><par>
<line>
debate te*rico já presente no cenári* *a *n*i*uidade greg*. Ente*** que e*sa heter*geneid*de
</line>
</par><par>
<line>
de p*rspe*tiva*
</line>
<line>
n* áre* con*ribui
</line>
<line>
para um rico debate não apena* *m relação à
</line>
<line>
linguagem
</line>
</par><par>
<line>
pro**iamente dita, mas,
</line>
<line>
notadamente,
</line>
<line>
em relação à produção do conh*c*men*o científico no
</line>
</par><par>
<line>
campo.
</line>
</par><par>
<line>
Em 2012, d*fendi minha *ese
</line>
<line>
d* douto*ad*, *ntitul*da Educa*ão e *sce*são social:
</line>
</par><par>
<line>
*er*ormances narr**ivas de alunos d* rede pública federal na Baixada *luminens*, na PUC-
</line>
<line>
Rio, sob a orienta*ão da *r***ssora Doutora Lili*na Cabra* Bastos. O *studo oco*re* em uma
</line>
</par><par>
<line>
un*dade *escentralizad* de ensino
</line>
<line>
do CEFET/RJ (ins*ituiç*o
</line>
<line>
onde a*uo *om* docen*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pe*quisa*ora desde 2004) lo*alizada no *u*icípio de Nova Igua**, RJ. Parti da noção de que
</line>
</par><par>
<line>
o CEFET/RJ, hist**ica * tradicion*l i**tituição de e*sino vo**ada
</line>
<line>
para a
</line>
<line>
educação
</line>
</par><par>
<line>
profis*i**alizante, *essignif*cava-se ao s*r
</line>
<line>
*naugurado em
</line>
<line>
uma região sócio-geográf*ca
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
periferia, ao mesmo t*mpo c*ntribui*** na al*eração do campo de possibili*ades d*s filhos da
</line>
<line>
localidade, marcada pela* trajetórias das cama*as popul**es. A pesquisa invest*gou como, po*
</line>
</par><par>
<line>
me*o de padrões narrativos de se organiza* e**eriênci* social, *
</line>
<line>
a**nos *essa insti*uiçã* de
</line>
</par><par>
<line>
ensino constroem valores * imagens *e s* *ss*ciado* a um ethos que entende a
</line>
<line>
educa*ão
</line>
</par><par>
<line>
formal c**o
</line>
<line>
c*minho pa*a a ascensão so*ial. O
</line>
<line>
p*rc*rso analí*i*o procuro* a*i*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
observa*ão e a descrição sistem**ica *a vida social ao
</line>
<line>
olhar at*nt* para a mate**a*ida**
</line>
</par><par>
<line>
d*scur*iva *ecida
</line>
<line>
*i* modos narrativos. Ness* sentido, o t*aba*h* buscou, in*cial*ente,
</line>
</par><par>
<line>
revisi*ar a pesqu*sa sobre nar*at*vas orais no campo dos Estud*s da Ling**gem de orienta*ã*
</line>
<line>
sócio-interacional, da*do parti**lar destaque à n*ção de performance narrativa/iden*itária e à
</line>
<line>
*orte i**ricação *ntre na*rati*a* * construção de id*ntid*des.
</line>
</par><par>
<line>
*esd* o princípio *o *o*torado, reconhecia
</line>
<line>
*ue o es**d* que
</line>
<line>
propusera estaria
</line>
</par><par>
</page><line>
inserido em uma linha invest*gativa bas*ant* particular e mi*o*itá**a d*n*ro da á*ea de Estudos
</line>
<line>
da Linguagem. *enho atuando em uma vertente do* Estud*s da Lingu*g** n*rt*a*a *elo que
</line>
<line>
Rampton (2006) den**ina *inguí*tica da p*ática, comp*eenden*o que n*o se pode isent*r a
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, *rt. 10, p. 18*-198, ma*./jun. 2016 www4.fsan*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ling*a*em, Sig*ifi***o e Verdade: Inc*rtezas e Pil*res na Pesq*isa em Estudos da Lin*uagem
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
linguag*m de sua carga ideo*ógica, dissociá-la do seu *so, n*m ignorar os e*eito* que
</line>
<line>
emerg*m d*ss* pr*tica. Do mesmo modo, as pesqui*as que v*nho empree*dendo te* se
</line>
</par><par>
<line>
baseado n*
</line>
<line>
adoção de um *lhar que privilegia a
</line>
<line>
o*servação da int*raçã* face a face, *em
</line>
</par><par>
<line>
como a dinâ*ica da *ida s*cial. É notó**o, port*nto, o alinh*mento en*re **se tipo *e pesqui*a
</line>
<line>
com a per*pectiva pragmá**ca e não-objetivista **erca da linguagem e do significa*o.
</line>
<line>
A se*uir, sit*arei, bre*emente, * ab**dagem * partir da qua* a* na*ra**vas (núcleo de
</line>
<line>
interes*e d*s meus es*udos) são, *qui, enten*idas, no ca*po dos estudos sócio-interacionais
</line>
</par><par>
<line>
sobre
</line>
<line>
*arrativ** orais. Procurarei *ha*ar atenção *ara a
</line>
<line>
cen*ralida*e das *arrativas
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
co*sti**ição *os s*je*tos e ** realidade social (cf. B**TOS, 2005; BAUMAN,
</line>
<line>
1986;
</line>
</par><par>
<line>
BR*NER, 1997; L*NDE, 1**3), adv*gando q**,
</line>
<line>
par* se compreender o mundo soc**l,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
preciso ouvir * est*dar *s hi*tórias das pessoas que vivem nesse m*ndo. Do mesm* *odo,
</line>
<line>
destaca*ei as f**ra*en*** teórico-me*odo*ógicas advindas da *r*dição interpretati**sta *e
</line>
<line>
pes**isa na* Ciênci*s *ociais (destacando-se o trab**ho d* Clifford Geertz) que nos são
</line>
</par><par>
<line>
bastan** ca*as *o que t*nge a* f*rn**imento de *ma *elh*r comp*ee*são sobre
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c*mplex*dade *o uso da lingua**m e sobre a *rodução do *onhecimen*o científico.
</line>
</par><par>
<line>
*.2 Narra*ivas e a organi*aç*o da *xperiência humana
</line>
</par><par>
<line>
No m*ndo contemp**âneo, as narrat***s têm sido cada vez m*is, enten*idas como um
</line>
</par><par>
<line>
im**rtante pa*a*i*m*
</line>
<line>
de se fa*e* pesqui*a
</line>
<line>
*
</line>
<line>
como u*a for*a de organização b*sic*
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
expe*iência da mem*ria humanas (cf. BASTOS, 2005; BRU*ER, 1997; MOITA LOPES, e
</line>
</par><par>
<line>
200*).
</line>
<line>
Se*undo Brockmeier e Ha*ré (1997, p. **6), "tod* *ultura
</line>
<line>
que co*hecemos é *ma
</line>
</par><par>
<line>
c*ltura q*e conta histó*ias", *aí a i**o*tância q*e te* sido *tribuída aos d*versos enredos de
</line>
</par><par>
<line>
que somos p*rso*agen* na cont*mporaneidade. A* narrativ*s
</line>
<line>
corr*spondem a p*oduções
</line>
</par><par>
<line>
cu**ur*i* que m*ito dizem * r*spe*to de *ós mesmo*: c*ntar h*stó*ias é uma prática discu*siva
</line>
<line>
que *onstitui signific*dos e que e*t* intimamente lig**a às *oss*s marcas so*iai*. Conta*os
</line>
</par><par>
<line>
histórias que *azem sentido do mundo e do nosso
</line>
<line>
*apel como seres so*iais produtores
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
significados. Nas palavras de *rune* (1997, 54), "*ós sabemos, a p.
</line>
<line>
*ar*ir da nossa própria
</line>
</par><par>
<line>
*xperi*ncia
</line>
<line>
de contar históri** cons*quentes sobre n*s mesmos, que há *m *ado
</line>
</par><par>
<line>
ine*utavelmente \huma*o\ na *rodução de signif*cado" (gr*fos do autor).
</line>
<line>
Segundo Fabrício (2006, *. 192), "narrar se***, assim, um p*oce*so instaura*or de
</line>
</par><par>
<line>
realidades soc*a**". Nesse s*ntido, **da a cent*alidade d*s nar**tiv*s
</line>
<line>
na const*uç** daquilo
</line>
</par><par>
</page><line>
que somos, cab* dest*car, aqui, dois aspecto* notório*: a) a narr*tiv* como auto-construçã*; *
</line>
<line>
b) a *arrativa como forma de legitimação de sentidos nas instituiçõe*.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 13, n. 3, art. 10, p. 180-198, m*i./jun. 2016 w*w4.fsanet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. Oliveira
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Linde (1993, p. 85), a narrativa correspond* à "unidade que desempenha
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mais imp**tante papel na **nst**çã* da hist*ria de vida". Nesse *en*ido, o **o d* narrar ser*e
</line>
</par><par>
<line>
como es**ço pa*a
</line>
<line>
qu* o *r*pri*
</line>
<line>
na*rador *e c*n*titua, *ma vez que este conta uma história
</line>
</par><par>
<line>
*obre si mesm*. Entret*nto,
</line>
<line>
ainda qu* padrões n*rrativos abram
</line>
<line>
caminho para * te*situra
</line>
</par><par>
<line>
desse a*to-r*tra*o (*f. S**IFFRIN, 1*96) *o narrado*, não se p*de isent*r a narrativa *o seu
</line>
</par><par>
<line>
asp*cto dial*g*co,
</line>
<line>
uma vez que
</line>
<line>
*sta estabelece "*elaçõ** entre o nar*ador e a *udiência no
</line>
</par><par>
<line>
evento intera*i*n*l
</line>
<line>
de se c*ntar hist*rias" (WORTHAM, 2001, p. *). *nv*stimo* em
</line>
</par><par>
<line>
*a*rativas autobio*rá*icas n* *enta*iv* de proj*tar coerênc*a so**e nosso senso de id*ntidade e
</line>
<line>
de r*ivin*ica*/*egociar nos*o perten*i*en*o a um det*rm*n*do grup* social (c*. LINDE,
</line>
<line>
1*93). A *istóri* de vida de um é, na verdade, uma histó*ia c*letiva pro*uzid* po* m*itos ou,
</line>
<line>
*o*fo*me ap*ntam B*mberg e Andrews (2004, p. 5), "a \minha autobiografia\ jamais pode se*
</line>
</par><par>
<line>
a*enas s*bre
</line>
<line>
mim m*smo, já que
</line>
<line>
vi*emos res*iramos histórias e influênci** de que n*m e
</line>
</par><par>
<line>
semp*e temos con***ê*cia".
</line>
</par><par>
<line>
Cer*as narrativ*s são c*iadas
</line>
<line>
a fim de l*gitimar d*terminados signific*dos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
iden*i*ades em detrimento de out*os. As chama*as
</line>
<line>
na*rativas dominantes (BAMB*RG;
</line>
</par><par>
<line>
AN*REW*, 20*4, p. 3) oferecem "às pessoas um modo de identif*cação qu* * to*ado como
</line>
<line>
uma expe*iênci* normativa", * que pr*v*ca um silenciament*, uma e*clusão d*s ide*tid*des
</line>
<line>
ditas dife**nte* ou *str*nhas. N*s ins*it*içõ*s, por *xemplo, certos sentid** são legitimados e
</line>
</par><par>
<line>
rep*oduzi*os
</line>
<line>
de *orma a prod**ir certa* for*a* *e soc*alização *n*t**ucion*is co**ide*ada*
</line>
</par><par>
<line>
tradicionais. Vi*culamo-no* (ou somo* v*nculad*s) a u*a tradiç*o *iscursivo-i**titucion*l,
</line>
</par><par>
<line>
*ua*do e*a
</line>
<line>
própria não está imune a mud*n*as. *
</line>
<line>
qu* se con*idera tr*dic*onal ou desviant*
</line>
</par><par>
<line>
dentro d*s instit*ições é, na ver*ade, u*a f*bricação, uma con*trução discursiv*. *as
</line>
<line>
p*lavras de Sarup (1996, p. 4-5), "a tr*di**o é fl*ida, está sempre sendo rec*nst**ída".
</line>
<line>
3.3 A interlocu*ão com o interpre*ativismo de Ge*rtz
</line>
<line>
Uma vez *ue me v*nculo * *ma tradiç*o de pesquisa qu* enf*tiza a imp*rtâ**ia d* *e
</line>
</par><par>
<line>
olhar atentamen*e para o
</line>
<line>
*so d* linguag*m para *m* melhor ****reensão das in*erações
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
prát*c*s em aná**se, faz-*e necess*ria a adoção de um paradigma de investigaç*o que, de
</line>
<line>
*lgu*a f**m*, conjugue com tais i*t*resses. Construtos teórico-metodológicos advindos, por
</line>
<line>
exemplo, da Soc*olin*u*s*ica Int**a*ional ou *a A*ál*s* n*rrativa se* dúvida constituem um
</line>
<line>
ferramental analítico imp*rtante *o* meio do qual o discurso d*s atores soci*is d* *e*quisa
</line>
<line>
pode *er e*tudado. Além d**so, fa*-s* importante a obs**v*ç*o dir*ta, cuidadosa e pro*ongad*
</line>
<line>
do universo e* inv*stigaçã*, com o in*uito de com*reende* melhor a *imensão simbólica das
</line>
<line>
Rev. FSA, *eres*na, v. 13, n. 3, art. 1*, p. **0-198, m*i./jun. 2016 www4.fs*net.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Linguagem, Significa*o e V*rdade: Incerteza* e Pi*ar*s na Pesq*isa em Estudos d* Linguage*
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
sit*ações soc*ai*, pe*ceberem o estabelecim*nto *e pad*ões de i*t*ração e comportamento do
</line>
<line>
g*upo e ter *m í*timo *o*hecimento sobr* a vida loc*l.
</line>
<line>
É nesse senti*o que *étodos de pesquisa a*vindos das Ciê*cias Sociai* (em espe*ial,
</line>
</par><par>
<line>
a Antropolog*a) para g*raçã* análise
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
d* dado* podem nos ser ***tante ricos *a área *os
</line>
</par><par>
<line>
Estu*os da Lingu*gem à qual me filio. A o*serv*ção p**ticipant* (cf. VE*HO, 2008 [1981]),
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
gravação d* ent*evistas e *n*eraçõ*s es*o*tâ*eas, a c*nfecção de diári*s *e campo,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
contato d*reto c*m os participantes disc*rsi*os são alg*ns dos *nstrum*ntos utili*ados pela
</line>
</par><par>
<line>
*radição i*terpretativ*sta que dão ênfase
</line>
<line>
ao proces*o de uso d* li*guagem em con*extos
</line>
</par><par>
<line>
particu*ares de ação. As diretrizes do Interpretativism* foram traçadas pelo antro*ólogo
</line>
</par><par>
<line>
Clifford
</line>
<line>
Geertz (19*9) na obra A interpretação *as culturas. In*l*enciado
</line>
<line>
por *u** leituras
</line>
</par><par>
<line>
nas áreas
</line>
<line>
da *ilosofi* e das Letras, Geer*z *efe**e uma epi*tem*logia à p*ocura do
</line>
</par><par>
<line>
significa*o; assim, os tex*os *ien**fic*s *ã* c***iderados por **e inte*p*etações, ou sej*,
</line>
</par><par>
<line>
narrat*vas s*jeitas a re*l*bo**ç*es em circ*nstância* d*s*ursi*as es*ec*ficas. *eertz
</line>
<line>
e*tend*
</line>
</par><par>
<line>
*ue, n* ato da pesquisa,
</line>
<line>
nã* *á *ma
</line>
<line>
**rdade a ser r*ve*ada, **m s* *uscam leis
</line>
</par><par>
<line>
univ*rsalizantes. *o*ta*ia, ne*se *ome*to, de deter-me a c*ncei*os fun*a*o*es *o
</line>
</par><par>
<line>
Interpret*tivismo de Geertz para, em seg*ida, *elacioná-los à *ersp*ctiva
</line>
<line>
pragmática
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
linguagem e *o sign*ficado c*m a *ual estou alinhada.
</line>
</par><par>
<line>
Em A *nt*rpretação das cultu*as, Geertz (198*) volta-se para duas temá*icas ce*t*ais
</line>
</par><par>
<line>
nas Ciências Soc*ais: a) cultura, *e*crit* a
</line>
<line>
partir
</line>
<line>
de uma *erspec**va se*ió*ica; e b)
</line>
</par><par>
<line>
etn*gr*fia, e*t*ndi*a
</line>
<line>
c*mo
</line>
<line>
texto narrat*v*za**,
</line>
<line>
ou seja, c**o re**to, como constr*ção. De
</line>
</par><par>
<line>
in*ci*, *á é poss*vel no*ar um a*astamento do autor em relação à tradição representacionis*a d*
</line>
</par><par>
<line>
lin** *latôn*co-aristotélica.
</line>
<line>
Ao *n**s dis*o, *e*emos em *eer*z
</line>
<line>
um auto* embrenhado
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
tessitura *e *m* te*ria anti-un*versalista a respeit* *as c*l*uras, *em co*o do pró*rio fa*er
</line>
<line>
científico e do process* d* produç*o do c*nheciment*.
</line>
<line>
Gee*tz (1*89) d*fine cultura *om* uma *eia públi*a e comp*ex* de significad*s. Para o
</line>
<line>
autor, cu*tura é entend**a como sistem* de signos que torna compreensíveis as práticas soc**is
</line>
<line>
de que participam os sere* huma*os. "*la é um con*exto, algo dentr* do qual eles *odem ser
</line>
</par><par>
<line>
desc*itos de forma inteligível - is*o é, descr*tos
</line>
<line>
c*m densidade" (GEERTZ, 198*, p.
</line>
<line>
10). O
</line>
</par><par>
<line>
conceito **miótico d*
</line>
<line>
cul**ra implica** mudanças no própri* fazer cient*fico *m
</line>
</par><par>
</page><line>
Ant*opol*gia. A ciência *a*s* a se* ent*ndida como aqu*lo que *s cientist*s fazem, por is*o é
</line>
<line>
uma p*odução e não pod* ser ti** como neutra e isenta. Citan** Ve*ho (2008 [*98*], p. 129),
</line>
<line>
"C*ifford Geertz ao enfa*izar a natureza de inter*ret*ção d* trabal*o antropológico
</line>
<line>
chama at*nç*o *e *ue o processo de conhecimento da vid* soci*l *empre im*lica *m
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 3, art. 1*, p. 180-198, mai./jun. 2016 w*w*.fs**et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. Oliv*ira
</line>
<line>
194
</line>
<line>
grau de su**etividade e que, po**a*to, tem um caráter aproximativo e não de*initivo"
</line>
<line>
(gr*fo do autor).
</line>
</par><par>
<line>
Gee*tz atribui à etn*gr*fia um cará*er narra*ivo (te*tual), não *o **nti*o de que as
</line>
</par><par>
<line>
interpr*taç*es do antropólo** sejam não-factuais, mas
</line>
<line>
no s*nti**
</line>
<line>
*e que o *r*prio texto
</line>
</par><par>
<line>
etnográ*ico po*e ser r*interpretado. Segundo o autor, o conhecimento produzido na etnografia
</line>
</par><par>
<line>
*, *nevitavelmente, s*t*ado e sujei*o a releituras: "t*at*-se, p*rt*nto, de ficçõ*s; ficções
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
sentido *e que é algo *onst*uído, algo model*do" (GEERTZ, 1989, p. 11). Com base
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
conceito semi*ti*o de *ultura e na concep*ão d* *tno*rafia como rel*to, Ge*rtz, então, atrib*i
</line>
</par><par>
<line>
ao fa*er antropológico, quatr* *arac*eríst*cas
</line>
<line>
centr*is: a) a
</line>
<line>
*escriç*o etnográfica
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
interpr**ativa;
</line>
<line>
*) ela interpreta o flu*o do dis*urso *ocial; c) * interpretação daquilo que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
\dito\ * fixada em formas pesqu*sáv*is; e d) * descrição *prese*ta natureza microscó*ica.
</line>
</par><par>
<line>
Percebo uma s**ie d* **nexões entre
</line>
<line>
os trabalhos que
</line>
<line>
venho d*senvolvendo e*
</line>
</par><par>
<line>
Estudos da *ingu*gem e o Interpretat*vismo de *eertz, morm*n*e no *ue di* respeito ao tipo
</line>
<line>
d* pe*quisa *ealizada e à visão de d*scurso *dotad*. Ao *nvés d* buscar um conhe*i*ento
</line>
<line>
c*entífic* objet*vo e generaliz*vel, vali**do e *emonstrado por um vié* correspondenti*ta de
</line>
</par><par>
<line>
caus* * efei*o, a
</line>
<line>
pesq**sa i*ter*retativis** assume *ue o conh**iment* é rela**vo que e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p*squisador es*á intimam*nte i**ricado no at* d* p*squi*a e n* saber que produz. O f*co é
</line>
<line>
colocado no pr*cesso de uso da l*nguagem em contextos particulares de ação. D*í *e justifica
</line>
</par><par>
<line>
pensar o pr*b*ema estudado sob a
</line>
<line>
perspectiva dos pa*tici*a**es e*v*l*id*s n*
</line>
<line>
pr*cesso,
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
seja, à luz das
</line>
<line>
*i*er*as su*jetividades e interpretações ali pre*en*es. Pensar
</line>
<line>
com os
</line>
</par><par>
<line>
participantes da p*squisa, a**im como propu**ra Geertz, é *u*dament*l para cons*der*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
multipli*idade de *lhar** durante a i*vesti*ação e, co*sequ*nt*ment*, "ilum*nar o dinam*smo
</line>
</par><par>
<line>
inte**o das s*tuações, ger*lment* i*acessível
</line>
<line>
ao observ*do* extern*" (LÜDKE; *NDRÉ,
</line>
</par><par>
<line>
1986, p. 12).
</line>
</par><par>
<line>
* C*NSIDERAÇÕES FIN**S
</line>
</par><par>
<line>
4.* A *inguag*m e * p*squisa c*mo práxis
</line>
</par><par>
<line>
Vimos que o
</line>
<line>
o*jeto da Semânti**, o *ign**i*ado, *orres*onde a u* *erritório de
</line>
</par><par>
<line>
incerteza* no
</line>
<line>
âmbito dos *st*dos da Linguagem. A Antigui*ade
</line>
<line>
grega *á
</line>
<line>
r*monta debat*s a
</line>
</par><par>
<line>
*eór*cos ace*ca da n*tureza do significad* e da *erd*de que i*flue*ciarão, de m*do de**sivo,
</line>
</par><par>
<line>
n*s teori*ações
</line>
<line>
*naug*r*is e conte*po*âneas s*bre o fe*ômeno
</line>
<line>
da linguagem. São três os
</line>
</par><par>
<line>
grand*s *ar**i*mas pa*a se ent*nder a
</line>
<line>
lin*uagem: realismo, mentalismo
</line>
<line>
e
</line>
<line>
pragmatis*o. O
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*e*i*a, v. 1*, n. 3, art. 10, p. *80-198, ma*./*un. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Linguag*m, S*gnificad* e Verdade: Incerte*as * P*la*es na Pesqui*a e* *s*udos da Linguag*m
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
berç* em que nas*em essas três abord*g*ns pode s** rec*nhecid* nos pe*sa*e**os de *latão,
</line>
<line>
de Aristóteles e do* *ofi*tas, respectivament*. N* re*órica pla*ônico-aris*o*élica,
</line>
<line>
identificaremos u*a visão *bjetivista da linguagem, para a qua* a pala*ra representaria uma
</line>
</par><par>
<line>
en*i*ade *xterior a ela pr*pria. Defende-se a e*istência *e verda**s universai* e fix*s,
</line>
<line>
n*o
</line>
</par><par>
<line>
suscetíveis a *udanças culturais *u *ontex*uais. Além disso, a palavr* é tida como a *orada
</line>
</par><par>
<line>
do signifi*a*o, *onfigur**do, assim, uma *erspectiva imanenti*ta acerca do s*nti*o. Já
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
re*órica so*ística pa*te d* noç*o *e que en*re * linguage* e o \real\ haver*a um *bismo, o que
</line>
<line>
n*s l*varia a u*a *bo*dagem rela*ivista da l*n*uagem. Para os sofistas, nã* há ess*nci*s par*
</line>
<line>
as coisas e a verdade, ao **v*s de universal, é tida *o*o m*ve* e forjada na práxis d*scu*siva.
</line>
<line>
Assim, o significado * c*nstruído no pró*r*o uso d* linguagem, não residindo, portanto, no
</line>
<line>
*igno.
</line>
<line>
Em *egu*da, contextualizei a pe**u**a q*e venho realizando des** o dout*rado *m
</line>
</par><par>
<line>
Estud*s da L*ngua*em na *UC-Rio e si*alizei certos
</line>
<line>
*linhamentos entre meu est*d* e a
</line>
</par><par>
<line>
vertente pragmá*ica de compreensão d* lingua*em e do *igni*ic*do. Apres*nt*i *s narrativ*s
</line>
<line>
c*m* importan*e* p*oduções culturais para se obs*rvar c**o os sere* humanos operam na
</line>
</par><par>
<line>
**l*ura e cria* *u*s i*entidades.
</line>
<line>
A seguir,
</line>
<line>
ref*ri-*e à p*rtinência de *s **s*uisas que
</line>
</par><par>
<line>
de**nvolvo *e*em orientadas por uma *bordagem interpreta*iv*st*, advinda *as *iên*ias
</line>
<line>
So*i*is, a fim d* que s*ja lançado um olha* atento p*ra *s significad*s c*nstruí*os nas
</line>
<line>
prá*icas di*cursiv*s. O I*terpretativismo de Gee*tz (1989) fo* ilustrado e *uas dimensões
</line>
</par><par>
<line>
im*ortant*s **ra o est*do da
</line>
<line>
vida soc*** fo*am *onsideradas:
</line>
<line>
a) * for*e i*bricação entre as
</line>
</par><par>
<line>
esc*lhas
</line>
<line>
epistemológic*s do pesquisad*r e *s implicaç*es políticas * éticas dessa* es*olhas;
</line>
</par><par>
<line>
b) o modo c*mo, *or meio ** u*a descrição densa, mic*oscópic* da r*a**dade social, "fatos
</line>
<line>
pequenos po*em r*la*ionar-se a g*andes temas" (GEERTZ, *989, p. 17).
</line>
<line>
É norteador*, aqui, a noção de que "o sig*ificado é construído p*la *ção *m conjunto
</line>
<line>
de participante* discursivos em práticas dis*ursivas, situada* *a história, na cu***ra e na
</line>
</par><par>
<line>
instituição" (MOITA LOPES, 2001,
</line>
<line>
p. *7-58). Essa
</line>
<line>
perspectiva situacional rea*ça as
</line>
</par><par>
<line>
dimensões c*ntextuais, s*ci*-his*óricas e inst*tucionais que agem s*bre o discurso. **r
</line>
<line>
esta*m** inseridos em **a *ul**ra (no sentido semi*tico de Geertz), agi*o* no m*ndo *o*ial
</line>
<line>
e* condições sócio-his*ó*icas *sp*cíf*cas que cr*am inteligi*ilidade so*re projetos políti*os e
</line>
</par><par>
<line>
*istemas de *renças *essa cultura. *m out*a* palavras,
</line>
<line>
"não há
</line>
<line>
*iscu*so que ocorra em
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
vácuo soc*a*" (MOITA LOPES, 2001, p. *8). Esse
</line>
<line>
olhar enfoc* dinâmi*a da vida ****al, *
</line>
</par><par>
<line>
permi** visl*mbrar t*ansformaçõ*s
</line>
<line>
na sociedade e
</line>
<line>
*on*e*e o pró*rio
</line>
<line>
a*o *a pesqu*sa como
</line>
</par><par>
</page><line>
*u*cetíve* a consta*te* rein*er*retaçõe* e ressi*nificações. * patente, por**n*o, a ap*oximação
</line>
<line>
com a *er*p*ctiv* pragm**ica da ling*agem e do *ig*ificado.
</line>
<line>
Rev. F*A, *er*s*na, v. 13, n. *, art. 1*, p. 1*0-198, mai./j*n. 2016 www4.fs**e*.**m.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. Ol*v***a
</line>
<line>
196
</line>
</par><par>
<line>
Como já di*o anteriorment*, essa abordage* é, de c*rta fo*ma, mino*itária no *m*i*o
</line>
<line>
do* E*tudo* *a Lingua*em (p*r mais que algu** teóricos *ontemporâneos tenham se
</line>
<line>
preocupa*o em desafiar a tradição de pesq*i*a na área). Não é raro sermo* al** de veementes
</line>
<line>
*r*ticas advindas de correntes mais tradicionais, pelas quais *omos acusad*s, *nclusive, de **o
</line>
<line>
estar*os pr*d**indo ciência. Ao co*ceberm*s a ideia de q*e * ver*ade é múl*ip*a, não
</line>
</par><par>
<line>
estamos pre*and*
</line>
<line>
u* \*a*e-tu**\ **istemológico. *o*preendemos que a *erdade e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
signif*ca*o adqu*r*m certo grau de es*abilidade de*tr* *e processos sócio-*istóricos e n*s
</line>
<line>
práticas de *so da linguagem. *e focalizarmos n*sso olhar par* verd*d*s não-u*iversais, i*so
</line>
<line>
não as torna men*s válidas, ou me**s c*entí*icas. E se olhamos *ara a práxis discursiv*, *sso
</line>
<line>
impl*ca dize* que o se* humano ocupa um lugar este*ar em nosso* es*udos.
</line>
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www*.fsan*t.com.br/rev*sta
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)