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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 1*, p. 180-198, mai./jun. 2016 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.3.10 </line>
</par>
<par>
<line> Linguagem, Significado e V*rdade: I*certezas e Pilares na Pesquisa e* E*tudos da L*ng*agem </line>
<line> L**guage, Meaning **d Truth: Unce*tainties an* Pill*r* for the Re*earch in Lang**ge St*dies </line>
</par>
<par>
<line> Tali*a de *livei*a </line>
<line> *outora *m Letras pela Pontif*ci* Universidade C***lica do Ri* de Janeiro </line>
<line> Prof*ssora do C*ntro Federa* de Educação Tecn*ló*ica Celso Sucko* da Fonsec* </line>
<line> E-m*il: talit**li@hotm*il.*om </line>
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<line> Endereço: *a**ta de Oli*eira </line>
<line> Editor Cien*í*ico: Tonny *erley de Ale*car Rodrigues </line>
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<line> End*reç*: CEFET/RJ - Av. Ma*aca*ã, 2*9, Mar*canã. </line>
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<line> CEP: 2*27*-1*0, Rio de Ja*eir*/RJ, Brasil. </line>
<line> Arti*o recebido em 30/02/2016. Última </line>
<line> v*rsão </line>
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<line> recebida e* 1*/0*/2*16. *prov*do e* *8/03/2016. </line>
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<line> Avaliad* p*lo si*tema Tripl* Review: D**k *eview a) </line>
<line> pelo Editor-Chef*; e b) Dou*l* Blind Rev**w </line>
<line> (*val*ação ceg* por dois av**iadores *a área). </line>
<line> R*visão: Gra*atic*l, Normati*a e de For*ataçã* </line>
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<line> Linguage*, *ignifica*o e Verdade: Inc*rte*a* e Pilares na Pesquis* e* Estudo* da Ling**gem </line>
<line> 18* </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O presente tra*alho v**a traçar linhas gerais ac*rca do ob*eto da Semântica, destaca*do-se o* </line>
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<line> t*ês grande* </line>
<line> paradigm*s so*r* a li*guagem e as </line>
<line> no*ões de significado e d* verdade e*es a </line>
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<par>
<line> *u*jacen*es. As perspectivas r*alistas, me*ta**sta e pr*gmáti*as ser*o, *qui, a*resentadas em </line>
<line> sua *sce*dência históri*o-filosófica e em *u** ab*rdagens m*is contempo*âne*s. Do mesmo </line>
<line> mo*o, situarei * perspectiva pragmática com* aq*el* que melhor se alinha aos estu*os </line>
<line> nar*ati*os de cunho interpretativ*sta e sócio-*nte*acional q*e venho desenvolvendo. As </line>
<line> narr*tivas são **ui entendidas como centrais n* c**st*tuição d** suj*it*s * *o mundo qu* os </line>
<line> cer*am e, com b*se no interp*e*ativis*o de Geertz, os próprios te*t*s *ientíficos *ão </line>
</par>
<par>
<line> considerado* n**r*t**as sujeitas a *eelaborações, em q*e n*o </line>
<line> se d*svelam v*rdades ne* se </line>
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<line> busc*m leis universalizantes. </line>
</par>
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<line> Palavras-cha**: Paradigmas Sob*e A Linguagem.Vertente Pr*g*ática. Na*rativas. </line>
<line> I*t*r*retativismo </line>
<line> ABSTRACT </line>
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<line> The pre*ent </line>
<line> pape* a*ms at outlining the o*ject </line>
<line> of *e*antics, pointing out the t*ree *reat </line>
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<par>
<line> parad*gm* about lang*age and the*r </line>
<line> under*y*ng </line>
<line> **tio*s *f **aning a*d tr*t*. *he r*ali*t, </line>
</par>
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<line> *enta*ist a*d pragmati* p**specti*es wil* be pres**t*d here in th*ir historical-philosoph*cal </line>
<line> ascendency and in more contemp*rary approaches. In the same *ay, the pragmatic </line>
</par>
<par>
<line> perspective wil* be sit*ated as the one which b*tter suit* the *nterp*e*ativ* </line>
<line> and </line>
</par>
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<line> sociointeraction** nar*ative stud*es that I\ve be*n developing. Narratives are taken as c**tral </line>
<line> to the consti*ution of subjects an* the wo*ld surrounding th*m. Based on Geertz\s </line>
<line> interpreta*ivism, s*ien*ific texts themselves *re cons*dered narr*tives subj*ct to *eela*orati*n, </line>
<line> in which thuths are no* unfolded and unive*sa* laws are not s*ught. </line>
<line> Keywords: Parad*gms About La*guage. The Prag*atic Branch. Na*ratives. Interpret**ivism </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 13, n. *, art. 10, p. 180-198, mai./jun. *0*6 </line>
<line> www4.*s*net.com.br/revista </line>
</par>
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<line> T. Ol*veira </line>
<line> 182 </line>
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<line> * INTRODUÇÃO </line>
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<line> A Semâ*tic* é **a área de conhec*mento, *esidente </line>
<line> *a front*ira entre os estudos </line>
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<par>
<line> li*gu*s*ico* e os filos*ficos, de intensa *is*uta t*órica e de ob*et* inst*vel e dis*er*o. Não é </line>
<line> de hoje qu* * preocup**ão com o signif*c*do das pala*ras * do* *nunciados se faz *r*sente. </line>
<line> Mesmo quando ainda *ão havia um e*tudo sistema*izado (lo*o \científi*o\) a*erc* do obj*to </line>
<line> da linguag*m, a tem*tica do significad* já co*pa*eci* em textos fu*dadore* do pe*s*mento </line>
</par>
<par>
<line> ocide*t*l, e* e*peci*l nos escr*tos de fil*sofos d* Grécia An*iga. Reflexões sobre </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> s*gnificado * da lingu*gem emanavam dos escri**s de sofista* e socrát*cos (entre estes, Platão </line>
<line> e Aristótele*), ainda que v*essem * *eb*que de outras p*eocupa***s, como * naturez* do ser e </line>
<line> do conheci*ento. </line>
<line> * s*gnific*d*, en*ret*nto, s*m*re foi um território de incertez*s e instabilid**es nos </line>
</par>
<par>
<line> estudos so*re a linguag*m. Co* Sauss**e (*969), inaugu*a-se a </line>
<line> Ling*ística que, como </line>
</par>
<par>
<line> *iê*cia da linguagem, buscava </line>
<line> u* obj*to circ*nscrito de e*tudo, cuja a**lise da*-se-ia por </line>
</par>
<par>
<line> *eio </line>
<line> de *m método objetivo, típico </line>
<line> de uma *rea do **nhecimento </line>
<line> *ue se p*e***d* s*r </line>
</par>
<par>
<line> \ciê*c*a\. O </line>
<line> dis*urso inaugu*al d* Sa**sure, apesa* de sua "revolucionária concepç*o n*o- </line>
</par>
<par>
<line> s*bstancialista" (MARTINS, 2005, *. 470) da lingu*gem, privilegiou fenô*e*os *ela*ionados </line>
<line> à f*rm* lin*u**tica, dada a pró*r*a natureza deslizan*e e problemática do s*gn*f*cado. </line>
<line> Hi*tor*camente, o* *st*d*s linguíst*c*s operacionaliza*am d*****mias, a f*m de tentar superar </line>
</par>
<par>
<line> ess* </line>
<line> resistência do significado: o sentido ** </line>
<line> palavra ha**t*ria den*ro ou for* </line>
<line> da *etr*? O </line>
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<line> **gnifi*a*o seria </line>
<line> **iversal ou *efinido culturalmen*e? Quais os l**it*s *ntr* o literal e </line>
<line> o </line>
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<line> figur*tivo? Seri* o sig*ificado tra**parente ou o*aco? Até hoje, *ignificad* é mo*iv* d* o </line>
<line> c*ntrovérsia e di**u*as teóricas, o q*e **s leva a *olta* nos*as aten*ões p**a * próprio pa**l </line>
<line> de de**aque que a linguagem *em ocup*do *ontempor*neamente. </line>
<line> O pres*nte trabal*o visa traça* l*nh*s ge*ais acer*a do o*jeto da Semân**c*, </line>
<line> *estaca*do-se os três grand*s para*igm*s sobre a li*guage* e *s n**ões d* significado e de </line>
</par>
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<line> verd*de a </line>
<line> *les subjacent*s. *s pe*spec**vas realis*as, men**list* * </line>
<line> pragmát*c* se*ã*, aqui, </line>
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<line> apresentadas e* sua ascendência **s*óric*-fi*osó*ic* e </line>
<line> em suas abo*da*en* mais </line>
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<line> c*nte***râneas. A* percorrer *ssa* três vertentes, procurarei focalizar duas rei*cide*tes </line>
<line> polêmicas em torno do sig*ificado: as dicotomia* universais vs. cultur*l e imane*tismo vs. </line>
<line> conhecim*nt* *e mundo. * s*guir, p*ocurar*i situar * pe*s*e*tiva *ue melho* se a*i*ha ao* </line>
</par>
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<line> estudos, de cunho *nterpretativ*sta (c*. *EERT*, *9*9), qu* *enho </line>
<line> de*e*volven*o desde </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> Doutora*o e* Est*do* da Li*gu*gem na PUC-Rio - concluído em 2012 s*b a o**e*tação da </line>
<line> Profes*o*a Doutora **liana Cabral. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, *. 13, n. 3, art. 10, p. 180-**8, mai./ju*. 20*6 *ww4.f*anet.co*.br/*e*ista </line>
</par>
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<line> Li*guagem, Significa*o e Verd**e: Incer**zas e *ilares na P*s*uisa em E*tudos da Li*guagem </line>
<line> 18* </line>
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<line> 2 R*FERENCIA* TEÓRICO </line>
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<line> *.1 Trê* i*f*uentes p*radigmas </line>
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<line> O *urgi*ento da Semântica como área de *onheciment* au*ôno*a oc*rre no fin*l do </line>
<line> sé*ulo X*X. Entretanto, reflexões acerca da n*t*reza da lingu*gem e do signific*do dat** do </line>
<line> sé*ulo V a.C, quando, n* Gré*ia Ant**a, filósofos debru*ado* sobre i**agações rel*tivas ao </line>
<line> se* e à verdade já d*m*nstravam in*ere*s* *ela ling*agem. A Filosofia n*sce a parti* de um* </line>
<line> ne*ess*dade de afast*men** do d*scurso mítico (t*do como *ictí*io, sob*e**tural, mentiroso) e </line>
<line> de uma reivindicação de "u* territór*o legíti*o par* a busca da *e*dad*" (MARTINS, 2*05, </line>
<line> p. 447). *s t*xtos **sse* filósofos, a*esar *e n** trata*e* a linguag*m c*mo eixo central de </line>
</par>
<par>
<line> discussão, constituem um </line>
<line> co**u* </line>
<line> embrioná*i* </line>
<line> para * compreensão do fen*meno linguís*ico </line>
</par>
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<line> e* s*a co**l*xidade. </line>
</par>
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<line> Na busca **la *emarcaçã* *e*se *s*aço refe*ent* a* log*s (à ve*dade), hav*rá uma </line>
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<line> *olarização entre dua* correntes de </line>
<line> p*nsadore*: de um lado, os s*cráticos; *e </line>
<line> outro, o* </line>
</par>
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<line> sofist**. Nesse embate, ma*s qu* uma simple* divergência </line>
<line> de i*eias, reside *ma ten**o </line>
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<par>
<line> ontológica fundamental. Pelo lado dos socráticos, def**de-se *ue a* coi*as possuem uma </line>
<line> essência fixa * peren*; já os sofistas sustentam que "o homem * a me*id* de t*das *s coisas" </line>
</par>
<par>
<line> (*omo diria Protág**as, um </line>
<line> *** mais cé*ebres sofist**). Es*a cisão impl*cará difere*tes </line>
</par>
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<line> concepções *cerca da nature*a da verdad* do pa*el da linguage*. Enquanto *s so*ráticos e </line>
</par>
<par>
<line> co*preenderã* a linguagem e o s*gnifica*o so* uma perspectiva ess*nciali*ta </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *ep*esenta*io*ista, os sofis*as a*otarão uma abordag** relativista e pragm*ti*a, voltada para </line>
<line> os efeito* do dis*urso na p*áx*s. </line>
<line> Do embate teó*ic* entre socráticos (especialment* na voz *e Pl*t*o e Ar**tótel*s) * </line>
</par>
<par>
<line> so*istas, nasce* </line>
<line> *s três grandes verten*es *ara a compreensão con*e*porânea do fenômeno </line>
</par>
<par>
<line> l**g*í*tico, a sab**: </line>
</par>
<par>
<line> a) </line>
<line> A </line>
<line> per*pectiva </line>
<line> reali*ta, </line>
<line> *ara </line>
<line> a </line>
<line> qua* </line>
<line> a </line>
<line> linguage* </line>
<line> sign*fica </line>
<line> quando </line>
</par>
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<line> reconhece/descreve parcelas do real; </line>
</par>
<par>
<line> b) </line>
<line> A per*pe*tiva *ental*s*a, para qu*l a *inguagem signifi*a quand* *epresenta a </line>
</par>
<par>
<line> conc*i*os e/ou *magens menta*s; </line>
</par>
<par>
<line> c) </line>
<line> A perspe*tiva p*agmátic*, para a qual a lingu*gem *i*ni*ica no uso, na* p*áticas e </line>
</par>
<par>
<line> *m sua dimensão consti*utiva. </line>
</par>
<par>
<line> Antes, porém, de </line>
<line> pas*ar*os a </line>
<line> *ma *aracteriz*ção mais </line>
<line> a*rofu*dada dessas três </line>
</par>
<par>
<line> vert*nte*, é importante tomar </line>
<line> *s d*vidos cui*ad*s, de forma a evitar taxonom*as fec*adas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, art. 10, *. 180-198, mai./jun. *0*6 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
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<line> T. Olive*ra </line>
<line> *84 </line>
</par>
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<line> rótulos red*cion**t**, sob pena de, ingenuamente, si*plificarmos as *deias dos teóricos que, a </line>
</par>
<par>
<line> seguir, *er*o aprese*tados. Ao invés de </line>
<line> encerrar </line>
<line> o pens*mento d* um a*tor sob **a </line>
</par>
<par>
<line> de*ominaçã* e*clusiv*st*, é </line>
<line> pr*dente fala*mos em r*l*vâ*cia * notoriedade que *ertas </line>
</par>
<par>
<line> concepçõ*s e visões de mundo adquire*. H*bri*ismos c*nce*tuai* são poss*veis e só *h*mam </line>
</par>
<par>
<line> ainda mais </line>
<line> atenção para a com*le*i*ade *e teorias </line>
<line> acerc* da linguagem * do *i*ni*ica*o. </line>
</par>
<par>
<line> As**m, p*sso à desc*içã* dos três paradigma* para a compreensão da li**uagem, ali*hando- </line>
</par>
<par>
<line> me com Ma*tin* (**05, p. </line>
<line> 442), q*an*o afirma que "a difer*nça ent*e os </line>
<line> ângulo* </line>
<line> par*ce, s* </line>
</par>
<par>
<line> da* não pel* excl*são de quaisquer d*mensões, mas antes pe*a tendê*cia al*ernada de eleger- </line>
<line> se um* delas como condição mais nuc*ear para o *entido". </line>
<line> 2.2 A verten*e realista </line>
<line> Po*e-se *ize* que * embrião de **a perspectiva *ealista sobre a linguag*m encontra- </line>
</par>
<par>
<line> ** </line>
<line> nos *scritos *e Platão. In*ur*indo co*tra a de*ocracia grega e priv*légio que esta o </line>
</par>
<par>
<line> *onced*a **s c*nse*sos (e* *etrimento da \ver*ade\), **atão investe, </line>
<line> com vigor, na </line>
</par>
<par>
<line> formulação *e uma teoria que del*mite, com cla*eza, o terri*ório da verda*e * o da falsi*ade. </line>
<line> O **nto de *a*tida d* Platão é a chamada \Teori* d*s ****as\. Se*undo tal formulaçã* teóric*, </line>
</par>
<par>
<line> há *m mundo sensível e </line>
<line> e*peri*n*ial (considerado por Plat*o \a*arente\) e* op**içã* ao </line>
</par>
<par>
<line> mundo das essências o* idei*s, *nde habitam as coisas \*rigin*is\ (po*tanto \reais\, </line>
<line> \*e*da**iras\). *ssa* formas \originais\ de existência seria* dota*as de uma essê*cia, um* </line>
<line> unidade autôn**a e *niversal. Trat*-se, portanto, de "u* real de coisas invisíveis, p*rfei**s e </line>
<line> eternas" (MARTINS, 2005, p. 454). </line>
<line> *e*se s*ntido, *aberia à linguagem o pap*l de repre*entar a parcela des** realidade </line>
<line> *xterior ao homem e descrevê-la de form* objetiva. Opondo-se ao rela*ivismo instaurado pela </line>
</par>
<par>
<line> *etórica dos sofistas (c*mo ver*mos mais adia*t*), P***ão </line>
<line> f*nda *ma teori* objetivista </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> representacionista acerca da fun*ão *a linguagem, cujo atrib*to *rimordial, para o autor, seria </line>
<line> **cançar **** r*al de e*s*nci*s verdadeira* (*aí falarm*s em rep*esenta*ão). *e acordo com a </line>
</par>
<par>
<line> a*ordagem </line>
<line> platônica, a lin*uagem *er*a sido \inventada\ *om uma de*e*minad* finalidade, </line>
</par>
<par>
<line> com* ilustrado no </line>
<line> diálogo Crátilo. No text* </line>
<line> em qu*stão, *ócrat*s in*aga Hermóge*es, seu </line>
</par>
<par>
<line> in*er*ocutor, acerca da fun*ão </line>
<line> dos nomes e, construind* </line>
<line> arg**entos com ba*e na *posi*ão </line>
</par>
<par>
<line> *n*r* ver*a*e e mentira, es*abelece </line>
<line> uma c**iosa a*alo**a entre a lin*uagem o te*r. Assim e </line>
</par>
<par>
<line> como o t*celão n*cessi*a de um instrumento, o tear, pa*a **ercer a aç*o de te*er (separ*r os </line>
</par>
<par>
<line> f*o*), o falante utiliza-se do nome p*ra ***er </line>
<line> o real: "VIII - Sócrat*s - O nome, por </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*e*ina, v. 13, n. *, art. 10, p. *80-198, *a*./*un. *016 </line>
<line> www4.*sanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L*ngua***, Signif*cado e Verdade: Ince*tezas e P*lares na Pesqui*a em Es*u**s da Linguagem </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> conse*u*nte, é instrumen*o para i*formar a r*speito das coisas * para separá-las, tal como a </line>
</par>
<par>
<line> la*çadeira separa os fios da te*a." (Crátilo, p. 126) </line>
</par>
<par>
<line> A*sim, est*mos dia*te d* uma perspecti*a ins*r*mentali*ta da linguagem: o nome * </line>
</par>
<par>
<line> c*nsider*do, </line>
<line> po* Pl*tão, um artefato, u* instrumento inven*ado co* o propós*to *nico de </line>
</par>
<par>
<line> representar a r*alidade. *latã* t*mbém alu*e à fig*ra m*tica do legislador, o in*e*to* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> lingua*em: </line>
</par>
<par>
<line> "39*d. (...) o nos*o legislador deverá sabe* fo*mar com os so*s * as sí*abas o n*me </line>
<line> *or n*tureza apropriado *ara cada objeto, co*pondo todos os *omes e aplicando-*s </line>
<line> com os olhos s*m*re fixos no que é * nome em si, ca*o qu*ira ser tid* na co**a de </line>
<line> verdadeiro criador d* nomes". (Crát*lo, p. 12*) </line>
<line> * notó*io, na perspect*va platônica, u* apelo substancial a duas questõe* centrais </line>
<line> relat*vas à linguagem e ao significado: o universali**o e o **anentismo. Ao manter-se *ir** </line>
</par>
<par>
<line> na id*ia de um real fixo, Platão assume que as coisas </line>
<line> (as verdades) são únicas, p*rt*n*o </line>
</par>
<par>
<line> un*versais para t*d*s as pesso*s. Si*ultaneamente, ao elaborar a figur* de um legislador da </line>
</par>
<par>
<line> linguagem, * filós*f* l*caliza na e*tr*tura das </line>
<line> palavras a *orada do sig**ficado l*n*uístico. </line>
</par>
<par>
<line> Ou *eja, j* *ue o significado é im*n*nte à letra, cabe ao legisl*dor *riar os nomes adequados </line>
<line> pa*a des*gnar a p*rcela d* real ao qual almeja nomear. </line>
<line> Sem dúvida, estamos diante de uma tradição d* pensamento que, def*nitiva*en*e, </line>
</par>
<par>
<line> fund*u ** pi*are* </line>
<line> do pensamento </line>
<line> ocidental, especia*ment* no campo da* ciê*ci*s. * </line>
</par>
<par>
<line> objetivismo platônico tem e*oad* a*nd* hoje, **iu*fante, e vário* auto**s têm si*o orient*do* </line>
<line> por es*a tradição. No âmbito do* e**udos linguístic*s co*temporâne*s, Frege (1976) pode ser </line>
<line> cons*de*ad* um herdeiro do realism* represen*acionista *ormulado por Platão. Partindo d* um </line>
</par>
<par>
<line> pe*sar so*re o *uncionament* </line>
<line> *a lingua*em c*m base nas oper*ções do raciocí*io lógico, </line>
</par>
<par>
<line> Fre*e defen*e ideia d* *ue deveri* haver a </line>
<line> uma relação b*unív*ca *n*re si*al * o sentido, o </line>
</par>
<par>
<line> entre a *alavra * * sign*ficado ** objeto nomeado. </line>
<line> "*er*ame*te *ever*a co*res*onder, a ca*a ex*ressão, que per*enç* a uma totalida*e </line>
</par>
<par>
<line> p*rfeita de sinai*, um sentid* determinado; *a*, </line>
<line> frequentemen*e, as linguagens </line>
</par>
<par>
<line> nat*rais n*o satisfazem a e*ta exigência e deve-s* *icar sa*isfe**o se a mesma *alav*a </line>
<line> ti*er sem*re o mesmo s*nti*o nu* mesmo contexto". (FREG*, 1*76, p. *3) </line>
<line> A d**conf*an*a de *rege quant* à im*erfei**o das l*nguas natur*is lev*-o a cr*a* *ma </line>
<line> espécie de lín*** de tr*dução, uma **talinguag*m lógica que dê cont* dessa* bi*n*vocida*e </line>
<line> **cessária *ntre o sin*l e o sentid*. Assim como Platão, Frege trat* a ling*agem como </line>
<line> **strum*nt* de representação d* real, *prox*mando-se de um* pe*spectiva objetiv*sta centrada </line>
<line> no va**r de verdade dos enu*ciados. </line>
<line> R*v. FSA, T*resina, v. 1*, n. 3, art. 10, p. 180-19*, mai./jun. 2016 www*.*sanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. O**vei*a </line>
<line> *8* </line>
</par>
<par>
<line> *.3 A v*rte*** mentalista </line>
</par>
<par>
<line> A asc*ndência histórico-filo**fica da perspec*iva mentalis*a acerca d* signif*cado na </line>
<line> ling*agem remonta ao pensamen*o de Aristóte**s, mormente em seus trat*dos sobre a Lógica. </line>
<line> Assim c*mo P**tão, Ari*tóteles conjuga da i*eia de que a palavra serv* para represent*r </line>
<line> al*uma coi*a; entretanto, a c*i** representa*a não reside em um mund* exterior (o mundo </line>
</par>
<par>
<line> platônico das essências), mas no i*t*rior do </line>
<line> próprio *ujeito. Em De i**e*pr*tati**e, </line>
</par>
<par>
<line> Aristóteles afirma *ue "[*6a 3] Os itens na elocução sã* símb*los das afec*ões na a*m*, e os </line>
<line> itens escritos são símbol*s d*s itens na elo*uç*o." (*. 35) </line>
<line> Essas \a*ecções na alm*\ *orres**n*eriam a conce*tos mentais, representaç*e* int*rnas </line>
<line> q**, para Aristóteles, seriam iguai* par* todas *s pes*oas. O c**á*er universal dessas afecções </line>
</par>
<par>
<line> na alma c*n*tituiria *ma bas* s*lida par* a *rticulaç*o racional d* pensamen*o para e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*municação humana. É ne*se s****do que a L*gica ocupa um *uga* ce*tral nos escritos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> A*istót**es: para filósofo, a o </line>
<line> linguage* está subordinada à racio**lidade *umana e, **s*e </line>
</par>
<par>
<line> *odo, o binômio *latônic* lingu*g*m-r*a* é substi**ído por uma cade*a s*mbólica *m que "a </line>
<line> linguagem simboliza o *ens*mento, *u* po* sua vez simboliz* o *eal" (MARTIN*, 2005, p. </line>
<line> 467). </line>
<line> É po**ível re*onhecer ** *ristóteles u* i**ere**e pe*a linguagem, advi*do *e uma </line>
<line> preocu*ação anterior (*uiçá maior) pela compreens** das lei* d* rac*oc*nio lógico humano e </line>
</par>
<par>
<line> sua relaç*o com o conhecimento. Ao </line>
<line> estudar a </line>
<line> *i*guagem co*o represen*ação </line>
<line> de entida*es </line>
</par>
<par>
<line> mentais, A**stóteles elege *s enunciados dec*ar*tivo* e literais como o foco da lingu*g*m (por </line>
</par>
<par>
<line> conseguinte, da lógica), uma vez que *ais en*nciados ambic*o**m </line>
<line> "dizer o verda*ei*o e o </line>
</par>
<par>
<line> fa**o" (*e interpr*tatione, [*6b 33], p. 37). Ai*da que r**onh*ç* </line>
<line> que nem toda f*ase </line>
<line> *rg*e </line>
</par>
<par>
<line> pretensão de verd**e, Aristóteles del*mita o territóri* de interesse *a Lógic* po*tanto, e, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> núc*eo do *enômeno linguís*ic*: "[17a 4] Assim, portanto, sejam </line>
<line> de*xadas d* lado as outras </line>
</par>
<par>
<line> frases - pois a inspeção é </line>
<line> mais ap*op*ia*a à retórica ou à poética -; por sua vez, a frase </line>
</par>
<par>
<line> d*clarativa *ertenc* *o presente estudo" (De inter*re*atione, p. 38). </line>
<line> O me*t*lism* de *nspiraçã* aristo*élica deixou *e*deiros no* *stud*s contempo*âneos </line>
<line> sobr* a *ingua*em, s*bretudo em áreas *omo a Lingu*stica cogni*iva. *s estudos de Pinker </line>
<line> (2002), por exemplo, anco*am-s* na concepção de que, antes de uma pessoa falar *ualquer </line>
</par>
<par>
<line> l*n*ua, há um m*n*alês, </line>
<line> uma *inguagem do p*nsamento c**a lógica *e *unci*namento seri* </line>
</par>
<par>
<line> refletida na* variada* línguas existentes. Pinker *efende a </line>
<line> posição d* que * pe*samento </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> autônomo e* relaçã* à l*ng*ag*m e </line>
<line> critica abordagens relat*v*st*s advind*s de estudos </line>
</par>
<par>
<line> linguísti*o-an*rop*l*gicos (como em *ho*f, 1998). Pa*a Pinke* (*002, p. 64), "a *d*ia de que </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 13, n. 3, art. **, p. 180-198, mai./*un. 2016 www4.fs*net.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Linguagem, Signific*d* e Verd*de: I*certezas e Pil*res *a Pesquisa em *studo* *a Li*g***em </line>
<line> 18* </line>
</par>
<par>
<line> as l*n*uas m*ldam o pensar pare*ia pla*sível quando os cientistas nada sabiam sobr* </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> *un*iona o pensamen*o e como *studá-l*". </line>
</par>
<par>
<line> Os p*ns*mentos de Platão e Ar*stóte*es, resguardados seus pontos </line>
<line> de dissonâ*cia, </line>
</par>
<par>
<line> conservam uma série de inte*seçõ**, mormente no que tange à formula*ão de um ideário </line>
<line> objetivista bastante influente no *undo ocidenta*. Não po* aca*o é co**m o *so d* *djetivo </line>
<line> "*latônico-*ristotélico" para se referir a esse legado, articulado com *ase na crença ** </line>
</par>
<par>
<line> verd*des </line>
<line> universai*, fixas imutáveis. A linguagem, em e </line>
<line> a*bos os **lósofos, é e*tend*da </line>
</par>
<par>
<line> com* *orma *e representação </line>
<line> (se*a para alcanç*r o real essencial, seja para ex***ssar a </line>
</par>
<par>
<line> racio**lidade humana). Assim, a ling*a*em, com* instrum*nt* para representar algo e*terior </line>
<line> a ela própria, é apresentad* de forma d*s-hum**izada, des-cultu*alizada e des-historicizada. </line>
<line> 2.4 A *ertente pr*gmática </line>
<line> Passemos, a*ora, a uma perspe*ti** sensivelment* diferente da abordag*m obje*ivis*a </line>
<line> e rep*esentacionista inaugu*a*a por Platão e Aristót*les. Com os sofistas, artífices *a R*tórica </line>
<line> na An*iguida*e grega, a linguagem a*su** uma posiç*o e*telar e pas*a a ser *ntendida como </line>
<line> práxis que i*s*it*i a exi*tê*cia humana n* mundo da história * *a cu*t*ra. O princi*al l*gado </line>
</par>
<par>
<line> deixad* </line>
<line> pelos sofistas é </line>
<line> o rel*tiv*smo, para o qua* seria *m*ossível "estabelecer*m-se </line>
</par>
<par>
<line> *erdades universalmente váli*as, au*ôn*mas com r*lação às cir*unstâncias co*cr*tas, </line>
<line> *ontingent*s e *a*iáve*s da experiência humana" (MART*NS, *005, *. 450). O* s*fistas, </line>
</par>
<par>
<line> *ortanto, </line>
<line> der*etem noçã* solidif*c*da a </line>
<line> de uma v**dade dura, </line>
<line> únic*, e, consequentement*, </line>
</par>
<par>
<line> afastam-se *e um* *erspectiva imanentista *cerca do **gnificad* d*s e*pressõ*s *ing*ísticas. </line>
<line> Há que s* destacar, entretanto, a difícil tarefa *m se *studar o pensamento do* **fis*as </line>
</par>
<par>
<line> em *irtude </line>
<line> de dois m*t*vo*: primeiramente, restaram poucos fragmentos d* t*xtos originais </line>
</par>
<par>
<line> desses filó*ofos; em segu*do lu*ar, m*ito do que se sabe a respei*o dos s*fist*s foi apr*ndido </line>
<line> *elos escri*os d* *eus p*incipa*s *iv*i* (os soc*átic*s). Ass*m, o que normalmente se t** é um </line>
<line> re*r*to do sofista *travess*do pela ótic* socrática *e se conceber a verdade, a li*guagem * o </line>
<line> si*nificad*. Histo*ic*mente, a im*gem do sofista f*cou associada ao este*eóti*o pejor*tivo de </line>
</par>
<par>
<line> um charl*tão, um </line>
<line> orador inescrupul*so, um im**stor *ão </line>
<line> c*mprometido com a **rdade. </line>
</par>
<par>
<line> Platão, por exemplo, no diá*ogo O s*f*sta, enumera as caracter**ticas desse "i*itador </line>
<line> ilusionista" (p.18), dentre as quais pod*mos destac**: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. **, n. 3, art. 10, p. 180-198, *ai./jun. 2016 </line>
<line> www*.f*an*t.c**.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. O*ive*ra </line>
<line> 188 </line>
<line> "m*rcad** de conhec*m*nt*s para a alma" </line>
<line> "re*al*ist* desses mesmo* conhecimentos" </line>
<line> "fabrican*e de conheci*entos *ue ele mesmo *e*de" </line>
</par>
<par>
<line> "atle*a nos certames da p*l*vra e por demais habi*i*osos na *rte das di*putas" (p. 15) </line>
<line> * fim d* *ão i*ci*irm*s **bre afirmações si*plistas a respeit* do pensament* dos </line>
<line> sof*stas, é nece**ário, primeiramente, um afa*tame*to de*se rót*lo ne*ativo tradicional*e*te </line>
</par>
<par>
<line> a eles atri**ído. Em vez d* re*onhecermos n*sse* f*lós**os a im*gem do manipulador </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> discursos, *o falsificad*r de ve*d*d*s, é preferível a *doç** de *m olhar que os perceba como </line>
</par>
<par>
<line> defen*ores </line>
<line> de uma verda*e fluida, mutáve* * múlti*la. Nesse sen*id* é que a linguag*m </line>
</par>
<par>
<line> des*mpenha </line>
<line> *m papel crucial, n* qu* tange instaur*ção d* *erd*des plur*is, de cons*nsos * </line>
</par>
<par>
<line> *nst*veis e de efeito* de significad* *nstituído* no curso das práticas humanas. </line>
</par>
<par>
<line> *m dos t*xt*s mai* emblemáti*os d* pensamento *ofista Elog*o de Helena, é </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Gór*ias. A fim *e inoc*nt** Helena de uma acu*aç** inju*ta, o orador sof**ta embrenha-s* na </line>
</par>
<par>
<line> tarefa de, por meio d* discu*so, "mostr*r a verdade e </line>
<line> *ar fim à ig*orância" (p. *94). É </line>
</par>
<par>
<line> importa*te </line>
<line> no*ar * enga*amento *o fi**sof* c*m u* valor par*icu*ar </line>
<line> de verdade *ue é, no </line>
</par>
<par>
<line> entanto, diferente daquele defend*do po* Platão e Aristóteles, por exem*lo. G***ias apoia-se </line>
<line> n* ideia de que, pelo fato de a linguagem não representar um real *bjetivo e ún*co, o d*scur*o </line>
<line> *od* ser deslocado *or process*s de pe**uasão. *ssim é *ue Gó*gias caracteriza a lingua*em </line>
<line> co*o um verd**eiro deus capaz de ins*aura* efeitos po*er*sos. </line>
<line> "o discurso é um gra*de soberano q*e, po* meio *o menor e do mais in*p*rente dos </line>
<line> corpos, real*za os *tos mais div*nos, pois ele t** o poder de dar fim ao medo, af**tar </line>
<line> * dor, produz*r a a*egria, au*entar a pie*ade". (Elogio de H*l*na, p. 296-*97) </line>
<line> *econhece-se, ne*se s*nt*d*, um *aço inextr*cável ent*e a *ing*agem e *s p*á*icas </line>
<line> humanas. Para os sofistas, a palav*a s**nif*c* no fluxo das açõe*, ao invés d*, </line>
</par>
<par>
<line> biuniv*camente, ligar-se a um real exterior. O real com*reendido como é </line>
<line> aqu*lo que se </line>
</par>
<par>
<line> manifest* como real n* u*o da *i*guagem, na práxi* *isc*rs*va. D*í falarmos em *ma v*rtente </line>
<line> **agmáti** a*erca do significado na linguagem. Nas palavras de Mar**ns (2005, p. 45*), </line>
<line> "os so*istas a*rem o caminho p*ra pensar*os *ue a* *xpressõ*s signif**am não </line>
<line> porque representam al*o por si sós, não por *ossuírem qualquer s*nti*o *manente, </line>
<line> *as antes porque, jamais dissoc**n*o-se do* assu**os humano* de qu* tomam parte, </line>
<line> ins***ve*-se circ*ns*ancia*amente no flux* dess** prática*, com efeitos po*sív**s </line>
<line> mu*t* var*ados, efeitos que podem talvez ser *sti*ad*s m*s nunca **r**t*dos de </line>
<line> antemão". (gr*fos da autora) </line>
<line> Est*m**, *s*i*, diante *e uma ab*rdagem anti-objeti*ista, anti-rep*es*ntacionista, </line>
<line> anti-universalist* e anti-imanentista d* se conceber a li*g*ag*m. O triunfo do *ensamento de </line>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. *3, n. 3, ar*. 10, p. 180-19*, *ai./jun. 2016 www*.f*anet.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Li**u*gem, Signifi*ado e Verda*e: In*e*te*as e Pilar** na Pesq*isa em Es*ud*s da Linguage* </line>
<line> 189 </line>
</par>
<par>
<line> orie*taç*o pl*tônico-a*istotélica no nosso mund* pode levar-*os a desconfi*r d* eficác*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> operaciona*idade *a pers*ec*iv* pragm*tica, her**da histó*ica e filoso*icamente dos sofistas. </line>
</par>
<par>
<line> P*r v*zes, pode *arece* desco*cer*ante e des*onf*rtável ass*mir *ma po*t*ra p*a**át*ca </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> r*d**alm*nte relat**is*a acerca da linguage* e *o signif**ado, vi*to que * *rópria língua que </line>
<line> us*mos sedime*ta uma meta*eoria de ordem r*pre**ntacionista. Como Whorf (1998, p. 269) </line>
</par>
<par>
<line> ap*nt*, "*oda língua cont*m term*s que alc*nçam um esco*o </line>
<line> cósmico de referência, q** </line>
</par>
<par>
<line> c*istaliza* neles própri*s os postulado* básic*s de uma filosofia </line>
<line> nã* formul*d*". Ain*a </line>
</par>
<par>
<line> assim, alguns </line>
<line> autores c*nte*porâ*eos têm i*vest*do n* ques*ionamento da for*e tradição de </line>
</par>
<par>
<line> i*spir*ção platônic*-a*ist*télica, como é * ca*o de Austin (1961) * Fouca**t (**06). </line>
</par>
<par>
<line> Austin elabora u*a crítica ao que de*omin*u "fal*cia descritiva" (Austin, *961, p. </line>
</par>
<par>
<line> *34) nos estudos sobre os *nunciados lingu*s*icos. O auto* pro*lemat*za o* critéri*s </line>
<line> comumen*e utilizados para * classificação de enunc*ados, *firmando que são *oucas as </line>
<line> ocasiões em *ue as frases *e*ão cons*dera*as exclu*ivame*te verdadeir*s ou fal*as. A noçã* </line>
<line> de \proferimentos *erfo*mativ*s\ é cunhada, então, *elo autor para, ** algum modo, dar con*a </line>
</par>
<par>
<line> das múltiplas ocasiõ*s em q*e, ao *sarmos a linguagem, não somente dizemos algo, </line>
<line> mas </line>
</par>
<par>
<line> fazemos uma deter*inada a*ão no mun*o *ocial. Nas palavras do au*or, "*e, então, </line>
</par>
<par>
<line> *frouxa*mos no*s*s ideia* *e verdade e fa*sidade, ve*e*os </line>
<line> que as *entenças, quan*o </line>
</par>
<par>
<line> relacionadas aos fat**, nã* sã* tão diferente* *e conselhos, al*rtas, ve*edi*tos, ent*e outros" </line>
<line> (Austin, 1961, p. 251). </line>
</par>
<par>
<line> *m Fo*caul* (2*06), é n*t*ri* a preocupação d* autor em historicizar o p**cu*so </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> disc*rso di*o ve*dadeiro desde *ntigu*dade gr*ga e *m apo*tar para o mo*o c*mo nossa a </line>
<line> "*on*ade de sa*er e de ve*dade" (F*uca*lt, 2006, p. 14) f*ram *rgui*a* por meio de sistemas </line>
<line> de exclusã* e de poder. Para o autor, *uan*o "o sofista é en*otado" (Foucault, 2006, p. 15) da </line>
</par>
<par>
<line> *oc*edade grega, instaura-*e "a soberania do sig*ificante" (Foucaul*, 2*06, p. </line>
<line> 51). O autor </line>
</par>
<par>
<line> *ha*a atenção, ain*a, p*ra o modo como * </line>
<line> p*óp*io f*z** ci*ntífic* ocid*ntal, por séculos, </line>
</par>
<par>
<line> teve que se am*ar*r em padrõ*s c*nceituais ligados ** *e**ssím*l. * propos*a d* Fouca*lt é </line>
</par>
<par>
<line> q*estionar res**gn*fi**r n*ssa vontade d* verd*de, *em com* destituir de seu e </line>
<line> tr*no </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> signi*icante (uma vee*ente crítica ao im*nentism*) e a c*nce*ção universalista do sentido. </line>
</par>
<par>
<line> A seguir, *ontextualizarei o tipo de </line>
<line> pesqu*sa qu* v*nho realiza*do na va*ta </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> he*erog*nea área do* *studos da Linguagem. D*sde já, gostari* de sinal*zar o meu </line>
</par>
<par>
<line> alinhamen*o com a perspectiva pragmáti*a acerca *a *i*guagem e do *ign*fica*o, dada </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> próp*ia nature*a *omplexa dos objet*s estudados e *o tipo *e abordagem </line>
<line> teó*ico- </line>
</par>
<par>
<line> me*od*l*gi*a em**e**da para nossas a*álises. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, *. 13, n. 3, art. *0, *. *80-198, mai./jun. 2016 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. Oliv*ira </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> 3 R*SULTADOS E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Estudos da linguagem: um campo na*a *oeso </line>
</par>
<par>
<line> A áre* de E*tud*s da Li*g*ag*m, </line>
<line> longe *e ser coesa ou unitária e* ter*os </line>
</par>
<par>
<line> ep**temológic*s e me*odo*ógi*os, apresenta a *oexistência de div*r*os percursos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> formação, di*erenciada p*la visão *u* *e tem d* que s*ja a linguagem e o se* huma**, bem </line>
<line> como ** *róprio obje*o a s*r investiga*o. Como vimos nas seç*es anteriores do present* </line>
</par>
<par>
<line> trabalho, </line>
<line> diferent*s *erspectivas em relação a* fenômeno lingu*stic* são *erdeir*s </line>
<line> de um </line>
</par>
<par>
<line> debate te*rico já presente no cenári* *a *n*i*uidade greg*. Ente*** que e*sa heter*geneid*de </line>
</par>
<par>
<line> de p*rspe*tiva* </line>
<line> n* áre* con*ribui </line>
<line> para um rico debate não apena* *m relação à </line>
<line> linguagem </line>
</par>
<par>
<line> pro**iamente dita, mas, </line>
<line> notadamente, </line>
<line> em relação à produção do conh*c*men*o científico no </line>
</par>
<par>
<line> campo. </line>
</par>
<par>
<line> Em 2012, d*fendi minha *ese </line>
<line> d* douto*ad*, *ntitul*da Educa*ão e *sce*são social: </line>
</par>
<par>
<line> *er*ormances narr**ivas de alunos d* rede pública federal na Baixada *luminens*, na PUC- </line>
<line> Rio, sob a orienta*ão da *r***ssora Doutora Lili*na Cabra* Bastos. O *studo oco*re* em uma </line>
</par>
<par>
<line> un*dade *escentralizad* de ensino </line>
<line> do CEFET/RJ (ins*ituiç*o </line>
<line> onde a*uo *om* docen*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pe*quisa*ora desde 2004) lo*alizada no *u*icípio de Nova Igua**, RJ. Parti da noção de que </line>
</par>
<par>
<line> o CEFET/RJ, hist**ica * tradicion*l i**tituição de e*sino vo**ada </line>
<line> para a </line>
<line> educação </line>
</par>
<par>
<line> profis*i**alizante, *essignif*cava-se ao s*r </line>
<line> *naugurado em </line>
<line> uma região sócio-geográf*ca </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> periferia, ao mesmo t*mpo c*ntribui*** na al*eração do campo de possibili*ades d*s filhos da </line>
<line> localidade, marcada pela* trajetórias das cama*as popul**es. A pesquisa invest*gou como, po* </line>
</par>
<par>
<line> me*o de padrões narrativos de se organiza* e**eriênci* social, * </line>
<line> a**nos *essa insti*uiçã* de </line>
</par>
<par>
<line> ensino constroem valores * imagens *e s* *ss*ciado* a um ethos que entende a </line>
<line> educa*ão </line>
</par>
<par>
<line> formal c**o </line>
<line> c*minho pa*a a ascensão so*ial. O </line>
<line> p*rc*rso analí*i*o procuro* a*i*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> observa*ão e a descrição sistem**ica *a vida social ao </line>
<line> olhar at*nt* para a mate**a*ida** </line>
</par>
<par>
<line> d*scur*iva *ecida </line>
<line> *i* modos narrativos. Ness* sentido, o t*aba*h* buscou, in*cial*ente, </line>
</par>
<par>
<line> revisi*ar a pesqu*sa sobre nar*at*vas orais no campo dos Estud*s da Ling**gem de orienta*ã* </line>
<line> sócio-interacional, da*do parti**lar destaque à n*ção de performance narrativa/iden*itária e à </line>
<line> *orte i**ricação *ntre na*rati*a* * construção de id*ntid*des. </line>
</par>
<par>
<line> *esd* o princípio *o *o*torado, reconhecia </line>
<line> *ue o es**d* que </line>
<line> propusera estaria </line>
</par>
<par>
<line> inserido em uma linha invest*gativa bas*ant* particular e mi*o*itá**a d*n*ro da á*ea de Estudos </line>
<line> da Linguagem. *enho atuando em uma vertente do* Estud*s da Lingu*g** n*rt*a*a *elo que </line>
<line> Rampton (2006) den**ina *inguí*tica da p*ática, comp*eenden*o que n*o se pode isent*r a </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, *rt. 10, p. 18*-198, ma*./jun. 2016 www4.fsan*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ling*a*em, Sig*ifi***o e Verdade: Inc*rtezas e Pil*res na Pesq*isa em Estudos da Lin*uagem </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> linguag*m de sua carga ideo*ógica, dissociá-la do seu *so, n*m ignorar os e*eito* que </line>
<line> emerg*m d*ss* pr*tica. Do mesmo modo, as pesqui*as que v*nho empree*dendo te* se </line>
</par>
<par>
<line> baseado n* </line>
<line> adoção de um *lhar que privilegia a </line>
<line> o*servação da int*raçã* face a face, *em </line>
</par>
<par>
<line> como a dinâ*ica da *ida s*cial. É notó**o, port*nto, o alinh*mento en*re **se tipo *e pesqui*a </line>
<line> com a per*pectiva pragmá**ca e não-objetivista **erca da linguagem e do significa*o. </line>
<line> A se*uir, sit*arei, bre*emente, * ab**dagem * partir da qua* a* na*ra**vas (núcleo de </line>
<line> interes*e d*s meus es*udos) são, *qui, enten*idas, no ca*po dos estudos sócio-interacionais </line>
</par>
<par>
<line> sobre </line>
<line> *arrativ** orais. Procurarei *ha*ar atenção *ara a </line>
<line> cen*ralida*e das *arrativas </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> co*sti**ição *os s*je*tos e ** realidade social (cf. B**TOS, 2005; BAUMAN, </line>
<line> 1986; </line>
</par>
<par>
<line> BR*NER, 1997; L*NDE, 1**3), adv*gando q**, </line>
<line> par* se compreender o mundo soc**l, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> preciso ouvir * est*dar *s hi*tórias das pessoas que vivem nesse m*ndo. Do mesm* *odo, </line>
<line> destaca*ei as f**ra*en*** teórico-me*odo*ógicas advindas da *r*dição interpretati**sta *e </line>
<line> pes**isa na* Ciênci*s *ociais (destacando-se o trab**ho d* Clifford Geertz) que nos são </line>
</par>
<par>
<line> bastan** ca*as *o que t*nge a* f*rn**imento de *ma *elh*r comp*ee*são sobre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c*mplex*dade *o uso da lingua**m e sobre a *rodução do *onhecimen*o científico. </line>
</par>
<par>
<line> *.2 Narra*ivas e a organi*aç*o da *xperiência humana </line>
</par>
<par>
<line> No m*ndo contemp**âneo, as narrat***s têm sido cada vez m*is, enten*idas como um </line>
</par>
<par>
<line> im**rtante pa*a*i*m* </line>
<line> de se fa*e* pesqui*a </line>
<line> * </line>
<line> como u*a for*a de organização b*sic* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> expe*iência da mem*ria humanas (cf. BASTOS, 2005; BRU*ER, 1997; MOITA LOPES, e </line>
</par>
<par>
<line> 200*). </line>
<line> Se*undo Brockmeier e Ha*ré (1997, p. **6), "tod* *ultura </line>
<line> que co*hecemos é *ma </line>
</par>
<par>
<line> c*ltura q*e conta histó*ias", *aí a i**o*tância q*e te* sido *tribuída aos d*versos enredos de </line>
</par>
<par>
<line> que somos p*rso*agen* na cont*mporaneidade. A* narrativ*s </line>
<line> corr*spondem a p*oduções </line>
</par>
<par>
<line> cu**ur*i* que m*ito dizem * r*spe*to de *ós mesmo*: c*ntar h*stó*ias é uma prática discu*siva </line>
<line> que *onstitui signific*dos e que e*t* intimamente lig**a às *oss*s marcas so*iai*. Conta*os </line>
</par>
<par>
<line> histórias que *azem sentido do mundo e do nosso </line>
<line> *apel como seres so*iais produtores </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> significados. Nas palavras de *rune* (1997, 54), "*ós sabemos, a p. </line>
<line> *ar*ir da nossa própria </line>
</par>
<par>
<line> *xperi*ncia </line>
<line> de contar históri** cons*quentes sobre n*s mesmos, que há *m *ado </line>
</par>
<par>
<line> ine*utavelmente \huma*o\ na *rodução de signif*cado" (gr*fos do autor). </line>
<line> Segundo Fabrício (2006, *. 192), "narrar se***, assim, um p*oce*so instaura*or de </line>
</par>
<par>
<line> realidades soc*a**". Nesse s*ntido, **da a cent*alidade d*s nar**tiv*s </line>
<line> na const*uç** daquilo </line>
</par>
<par>
<line> que somos, cab* dest*car, aqui, dois aspecto* notório*: a) a narr*tiv* como auto-construçã*; * </line>
<line> b) a *arrativa como forma de legitimação de sentidos nas instituiçõe*. </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 13, n. 3, art. 10, p. 180-198, m*i./jun. 2016 w*w4.fsanet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. Oliveira </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Linde (1993, p. 85), a narrativa correspond* à "unidade que desempenha </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mais imp**tante papel na **nst**çã* da hist*ria de vida". Nesse *en*ido, o **o d* narrar ser*e </line>
</par>
<par>
<line> como es**ço pa*a </line>
<line> qu* o *r*pri* </line>
<line> na*rador *e c*n*titua, *ma vez que este conta uma história </line>
</par>
<par>
<line> *obre si mesm*. Entret*nto, </line>
<line> ainda qu* padrões n*rrativos abram </line>
<line> caminho para * te*situra </line>
</par>
<par>
<line> desse a*to-r*tra*o (*f. S**IFFRIN, 1*96) *o narrado*, não se p*de isent*r a narrativa *o seu </line>
</par>
<par>
<line> asp*cto dial*g*co, </line>
<line> uma vez que </line>
<line> *sta estabelece "*elaçõ** entre o nar*ador e a *udiência no </line>
</par>
<par>
<line> evento intera*i*n*l </line>
<line> de se c*ntar hist*rias" (WORTHAM, 2001, p. *). *nv*stimo* em </line>
</par>
<par>
<line> *a*rativas autobio*rá*icas n* *enta*iv* de proj*tar coerênc*a so**e nosso senso de id*ntidade e </line>
<line> de r*ivin*ica*/*egociar nos*o perten*i*en*o a um det*rm*n*do grup* social (c*. LINDE, </line>
<line> 1*93). A *istóri* de vida de um é, na verdade, uma histó*ia c*letiva pro*uzid* po* m*itos ou, </line>
<line> *o*fo*me ap*ntam B*mberg e Andrews (2004, p. 5), "a \minha autobiografia\ jamais pode se* </line>
</par>
<par>
<line> a*enas s*bre </line>
<line> mim m*smo, já que </line>
<line> vi*emos res*iramos histórias e influênci** de que n*m e </line>
</par>
<par>
<line> semp*e temos con***ê*cia". </line>
</par>
<par>
<line> Cer*as narrativ*s são c*iadas </line>
<line> a fim de l*gitimar d*terminados signific*dos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> iden*i*ades em detrimento de out*os. As chama*as </line>
<line> na*rativas dominantes (BAMB*RG; </line>
</par>
<par>
<line> AN*REW*, 20*4, p. 3) oferecem "às pessoas um modo de identif*cação qu* * to*ado como </line>
<line> uma expe*iênci* normativa", * que pr*v*ca um silenciament*, uma e*clusão d*s ide*tid*des </line>
<line> ditas dife**nte* ou *str*nhas. N*s ins*it*içõ*s, por *xemplo, certos sentid** são legitimados e </line>
</par>
<par>
<line> rep*oduzi*os </line>
<line> de *orma a prod**ir certa* for*a* *e soc*alização *n*t**ucion*is co**ide*ada* </line>
</par>
<par>
<line> tradicionais. Vi*culamo-no* (ou somo* v*nculad*s) a u*a tradiç*o *iscursivo-i**titucion*l, </line>
</par>
<par>
<line> *ua*do e*a </line>
<line> própria não está imune a mud*n*as. * </line>
<line> qu* se con*idera tr*dic*onal ou desviant* </line>
</par>
<par>
<line> dentro d*s instit*ições é, na ver*ade, u*a f*bricação, uma con*trução discursiv*. *as </line>
<line> p*lavras de Sarup (1996, p. 4-5), "a tr*di**o é fl*ida, está sempre sendo rec*nst**ída". </line>
<line> 3.3 A interlocu*ão com o interpre*ativismo de Ge*rtz </line>
<line> Uma vez *ue me v*nculo * *ma tradiç*o de pesquisa qu* enf*tiza a imp*rtâ**ia d* *e </line>
</par>
<par>
<line> olhar atentamen*e para o </line>
<line> *so d* linguag*m para *m* melhor ****reensão das in*erações </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> prát*c*s em aná**se, faz-*e necess*ria a adoção de um paradigma de investigaç*o que, de </line>
<line> *lgu*a f**m*, conjugue com tais i*t*resses. Construtos teórico-metodológicos advindos, por </line>
<line> exemplo, da Soc*olin*u*s*ica Int**a*ional ou *a A*ál*s* n*rrativa se* dúvida constituem um </line>
<line> ferramental analítico imp*rtante *o* meio do qual o discurso d*s atores soci*is d* *e*quisa </line>
<line> pode *er e*tudado. Além d**so, fa*-s* importante a obs**v*ç*o dir*ta, cuidadosa e pro*ongad* </line>
<line> do universo e* inv*stigaçã*, com o in*uito de com*reende* melhor a *imensão simbólica das </line>
<line> Rev. FSA, *eres*na, v. 13, n. 3, art. 1*, p. **0-198, m*i./jun. 2016 www4.fs*net.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Linguagem, Significa*o e V*rdade: Incerteza* e Pi*ar*s na Pesq*isa em Estudos d* Linguage* </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> sit*ações soc*ai*, pe*ceberem o estabelecim*nto *e pad*ões de i*t*ração e comportamento do </line>
<line> g*upo e ter *m í*timo *o*hecimento sobr* a vida loc*l. </line>
<line> É nesse senti*o que *étodos de pesquisa a*vindos das Ciê*cias Sociai* (em espe*ial, </line>
</par>
<par>
<line> a Antropolog*a) para g*raçã* análise </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> e </line>
<line> d* dado* podem nos ser ***tante ricos *a área *os </line>
</par>
<par>
<line> Estu*os da Lingu*gem à qual me filio. A o*serv*ção p**ticipant* (cf. VE*HO, 2008 [1981]), </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> gravação d* ent*evistas e *n*eraçõ*s es*o*tâ*eas, a c*nfecção de diári*s *e campo, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> contato d*reto c*m os participantes disc*rsi*os são alg*ns dos *nstrum*ntos utili*ados pela </line>
</par>
<par>
<line> *radição i*terpretativ*sta que dão ênfase </line>
<line> ao proces*o de uso d* li*guagem em con*extos </line>
</par>
<par>
<line> particu*ares de ação. As diretrizes do Interpretativism* foram traçadas pelo antro*ólogo </line>
</par>
<par>
<line> Clifford </line>
<line> Geertz (19*9) na obra A interpretação *as culturas. In*l*enciado </line>
<line> por *u** leituras </line>
</par>
<par>
<line> nas áreas </line>
<line> da *ilosofi* e das Letras, Geer*z *efe**e uma epi*tem*logia à p*ocura do </line>
</par>
<par>
<line> significa*o; assim, os tex*os *ien**fic*s *ã* c***iderados por **e inte*p*etações, ou sej*, </line>
</par>
<par>
<line> narrat*vas s*jeitas a re*l*bo**ç*es em circ*nstância* d*s*ursi*as es*ec*ficas. *eertz </line>
<line> e*tend* </line>
</par>
<par>
<line> *ue, n* ato da pesquisa, </line>
<line> nã* *á *ma </line>
<line> **rdade a ser r*ve*ada, **m s* *uscam leis </line>
</par>
<par>
<line> univ*rsalizantes. *o*ta*ia, ne*se *ome*to, de deter-me a c*ncei*os fun*a*o*es *o </line>
</par>
<par>
<line> Interpret*tivismo de Geertz para, em seg*ida, *elacioná-los à *ersp*ctiva </line>
<line> pragmática </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> linguagem e *o sign*ficado c*m a *ual estou alinhada. </line>
</par>
<par>
<line> Em A *nt*rpretação das cultu*as, Geertz (198*) volta-se para duas temá*icas ce*t*ais </line>
</par>
<par>
<line> nas Ciências Soc*ais: a) cultura, *e*crit* a </line>
<line> partir </line>
<line> de uma *erspec**va se*ió*ica; e b) </line>
</par>
<par>
<line> etn*gr*fia, e*t*ndi*a </line>
<line> c*mo </line>
<line> texto narrat*v*za**, </line>
<line> ou seja, c**o re**to, como constr*ção. De </line>
</par>
<par>
<line> in*ci*, *á é poss*vel no*ar um a*astamento do autor em relação à tradição representacionis*a d* </line>
</par>
<par>
<line> lin** *latôn*co-aristotélica. </line>
<line> Ao *n**s dis*o, *e*emos em *eer*z </line>
<line> um auto* embrenhado </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> tessitura *e *m* te*ria anti-un*versalista a respeit* *as c*l*uras, *em co*o do pró*rio fa*er </line>
<line> científico e do process* d* produç*o do c*nheciment*. </line>
<line> Gee*tz (1*89) d*fine cultura *om* uma *eia públi*a e comp*ex* de significad*s. Para o </line>
<line> autor, cu*tura é entend**a como sistem* de signos que torna compreensíveis as práticas soc**is </line>
<line> de que participam os sere* huma*os. "*la é um con*exto, algo dentr* do qual eles *odem ser </line>
</par>
<par>
<line> desc*itos de forma inteligível - is*o é, descr*tos </line>
<line> c*m densidade" (GEERTZ, 198*, p. </line>
<line> 10). O </line>
</par>
<par>
<line> conceito **miótico d* </line>
<line> cul**ra implica** mudanças no própri* fazer cient*fico *m </line>
</par>
<par>
<line> Ant*opol*gia. A ciência *a*s* a se* ent*ndida como aqu*lo que *s cientist*s fazem, por is*o é </line>
<line> uma p*odução e não pod* ser ti** como neutra e isenta. Citan** Ve*ho (2008 [*98*], p. 129), </line>
<line> "C*ifford Geertz ao enfa*izar a natureza de inter*ret*ção d* trabal*o antropológico </line>
<line> chama at*nç*o *e *ue o processo de conhecimento da vid* soci*l *empre im*lica *m </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 3, art. 1*, p. 180-198, mai./jun. 2016 w*w*.fs**et.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. Oliv*ira </line>
<line> 194 </line>
<line> grau de su**etividade e que, po**a*to, tem um caráter aproximativo e não de*initivo" </line>
<line> (gr*fo do autor). </line>
</par>
<par>
<line> Gee*tz atribui à etn*gr*fia um cará*er narra*ivo (te*tual), não *o **nti*o de que as </line>
</par>
<par>
<line> interpr*taç*es do antropólo** sejam não-factuais, mas </line>
<line> no s*nti** </line>
<line> *e que o *r*prio texto </line>
</par>
<par>
<line> etnográ*ico po*e ser r*interpretado. Segundo o autor, o conhecimento produzido na etnografia </line>
</par>
<par>
<line> *, *nevitavelmente, s*t*ado e sujei*o a releituras: "t*at*-se, p*rt*nto, de ficçõ*s; ficções </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> sentido *e que é algo *onst*uído, algo model*do" (GEERTZ, 1989, p. 11). Com base </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> conceito semi*ti*o de *ultura e na concep*ão d* *tno*rafia como rel*to, Ge*rtz, então, atrib*i </line>
</par>
<par>
<line> ao fa*er antropológico, quatr* *arac*eríst*cas </line>
<line> centr*is: a) a </line>
<line> *escriç*o etnográfica </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> interpr**ativa; </line>
<line> *) ela interpreta o flu*o do dis*urso *ocial; c) * interpretação daquilo que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> \dito\ * fixada em formas pesqu*sáv*is; e d) * descrição *prese*ta natureza microscó*ica. </line>
</par>
<par>
<line> Percebo uma s**ie d* **nexões entre </line>
<line> os trabalhos que </line>
<line> venho d*senvolvendo e* </line>
</par>
<par>
<line> Estudos da *ingu*gem e o Interpretat*vismo de *eertz, morm*n*e no *ue di* respeito ao tipo </line>
<line> d* pe*quisa *ealizada e à visão de d*scurso *dotad*. Ao *nvés d* buscar um conhe*i*ento </line>
<line> c*entífic* objet*vo e generaliz*vel, vali**do e *emonstrado por um vié* correspondenti*ta de </line>
</par>
<par>
<line> caus* * efei*o, a </line>
<line> pesq**sa i*ter*retativis** assume *ue o conh**iment* é rela**vo que e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p*squisador es*á intimam*nte i**ricado no at* d* p*squi*a e n* saber que produz. O f*co é </line>
<line> colocado no pr*cesso de uso da l*nguagem em contextos particulares de ação. D*í *e justifica </line>
</par>
<par>
<line> pensar o pr*b*ema estudado sob a </line>
<line> perspectiva dos pa*tici*a**es e*v*l*id*s n* </line>
<line> pr*cesso, </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> seja, à luz das </line>
<line> *i*er*as su*jetividades e interpretações ali pre*en*es. Pensar </line>
<line> com os </line>
</par>
<par>
<line> participantes da p*squisa, a**im como propu**ra Geertz, é *u*dament*l para cons*der*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> multipli*idade de *lhar** durante a i*vesti*ação e, co*sequ*nt*ment*, "ilum*nar o dinam*smo </line>
</par>
<par>
<line> inte**o das s*tuações, ger*lment* i*acessível </line>
<line> ao observ*do* extern*" (LÜDKE; *NDRÉ, </line>
</par>
<par>
<line> 1986, p. 12). </line>
</par>
<par>
<line> * C*NSIDERAÇÕES FIN**S </line>
</par>
<par>
<line> 4.* A *inguag*m e * p*squisa c*mo práxis </line>
</par>
<par>
<line> Vimos que o </line>
<line> o*jeto da Semânti**, o *ign**i*ado, *orres*onde a u* *erritório de </line>
</par>
<par>
<line> incerteza* no </line>
<line> âmbito dos *st*dos da Linguagem. A Antigui*ade </line>
<line> grega *á </line>
<line> r*monta debat*s a </line>
</par>
<par>
<line> *eór*cos ace*ca da n*tureza do significad* e da *erd*de que i*flue*ciarão, de m*do de**sivo, </line>
</par>
<par>
<line> n*s teori*ações </line>
<line> *naug*r*is e conte*po*âneas s*bre o fe*ômeno </line>
<line> da linguagem. São três os </line>
</par>
<par>
<line> grand*s *ar**i*mas pa*a se ent*nder a </line>
<line> lin*uagem: realismo, mentalismo </line>
<line> e </line>
<line> pragmatis*o. O </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*e*i*a, v. 1*, n. 3, art. 10, p. *80-198, ma*./*un. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Linguag*m, S*gnificad* e Verdade: Incerte*as * P*la*es na Pesqui*a e* *s*udos da Linguag*m </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> berç* em que nas*em essas três abord*g*ns pode s** rec*nhecid* nos pe*sa*e**os de *latão, </line>
<line> de Aristóteles e do* *ofi*tas, respectivament*. N* re*órica pla*ônico-aris*o*élica, </line>
<line> identificaremos u*a visão *bjetivista da linguagem, para a qua* a pala*ra representaria uma </line>
</par>
<par>
<line> en*i*ade *xterior a ela pr*pria. Defende-se a e*istência *e verda**s universai* e fix*s, </line>
<line> n*o </line>
</par>
<par>
<line> suscetíveis a *udanças culturais *u *ontex*uais. Além disso, a palavr* é tida como a *orada </line>
</par>
<par>
<line> do signifi*a*o, *onfigur**do, assim, uma *erspectiva imanenti*ta acerca do s*nti*o. Já </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re*órica so*ística pa*te d* noç*o *e que en*re * linguage* e o \real\ haver*a um *bismo, o que </line>
<line> n*s l*varia a u*a *bo*dagem rela*ivista da l*n*uagem. Para os sofistas, nã* há ess*nci*s par* </line>
<line> as coisas e a verdade, ao **v*s de universal, é tida *o*o m*ve* e forjada na práxis d*scu*siva. </line>
<line> Assim, o significado * c*nstruído no pró*r*o uso d* linguagem, não residindo, portanto, no </line>
<line> *igno. </line>
<line> Em *egu*da, contextualizei a pe**u**a q*e venho realizando des** o dout*rado *m </line>
</par>
<par>
<line> Estud*s da L*ngua*em na *UC-Rio e si*alizei certos </line>
<line> *linhamentos entre meu est*d* e a </line>
</par>
<par>
<line> vertente pragmá*ica de compreensão d* lingua*em e do *igni*ic*do. Apres*nt*i *s narrativ*s </line>
<line> c*m* importan*e* p*oduções culturais para se obs*rvar c**o os sere* humanos operam na </line>
</par>
<par>
<line> **l*ura e cria* *u*s i*entidades. </line>
<line> A seguir, </line>
<line> ref*ri-*e à p*rtinência de *s **s*uisas que </line>
</par>
<par>
<line> de**nvolvo *e*em orientadas por uma *bordagem interpreta*iv*st*, advinda *as *iên*ias </line>
<line> So*i*is, a fim d* que s*ja lançado um olha* atento p*ra *s significad*s c*nstruí*os nas </line>
<line> prá*icas di*cursiv*s. O I*terpretativismo de Gee*tz (1989) fo* ilustrado e *uas dimensões </line>
</par>
<par>
<line> im*ortant*s **ra o est*do da </line>
<line> vida soc*** fo*am *onsideradas: </line>
<line> a) * for*e i*bricação entre as </line>
</par>
<par>
<line> esc*lhas </line>
<line> epistemológic*s do pesquisad*r e *s implicaç*es políticas * éticas dessa* es*olhas; </line>
</par>
<par>
<line> b) o modo c*mo, *or meio ** u*a descrição densa, mic*oscópic* da r*a**dade social, "fatos </line>
<line> pequenos po*em r*la*ionar-se a g*andes temas" (GEERTZ, *989, p. 17). </line>
<line> É norteador*, aqui, a noção de que "o sig*ificado é construído p*la *ção *m conjunto </line>
<line> de participante* discursivos em práticas dis*ursivas, situada* *a história, na cu***ra e na </line>
</par>
<par>
<line> instituição" (MOITA LOPES, 2001, </line>
<line> p. *7-58). Essa </line>
<line> perspectiva situacional rea*ça as </line>
</par>
<par>
<line> dimensões c*ntextuais, s*ci*-his*óricas e inst*tucionais que agem s*bre o discurso. **r </line>
<line> esta*m** inseridos em **a *ul**ra (no sentido semi*tico de Geertz), agi*o* no m*ndo *o*ial </line>
<line> e* condições sócio-his*ó*icas *sp*cíf*cas que cr*am inteligi*ilidade so*re projetos políti*os e </line>
</par>
<par>
<line> *istemas de *renças *essa cultura. *m out*a* palavras, </line>
<line> "não há </line>
<line> *iscu*so que ocorra em </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> vácuo soc*a*" (MOITA LOPES, 2001, p. *8). Esse </line>
<line> olhar enfoc* dinâmi*a da vida ****al, * </line>
</par>
<par>
<line> permi** visl*mbrar t*ansformaçõ*s </line>
<line> na sociedade e </line>
<line> *on*e*e o pró*rio </line>
<line> a*o *a pesqu*sa como </line>
</par>
<par>
<line> *u*cetíve* a consta*te* rein*er*retaçõe* e ressi*nificações. * patente, por**n*o, a ap*oximação </line>
<line> com a *er*p*ctiv* pragm**ica da ling*agem e do *ig*ificado. </line>
<line> Rev. F*A, *er*s*na, v. 13, n. *, art. 1*, p. 1*0-198, mai./j*n. 2016 www4.fs**e*.**m.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. Ol*v***a </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> Como já di*o anteriorment*, essa abordage* é, de c*rta fo*ma, mino*itária no *m*i*o </line>
<line> do* E*tudo* *a Lingua*em (p*r mais que algu** teóricos *ontemporâneos tenham se </line>
<line> preocupa*o em desafiar a tradição de pesq*i*a na área). Não é raro sermo* al** de veementes </line>
<line> *r*ticas advindas de correntes mais tradicionais, pelas quais *omos acusad*s, *nclusive, de **o </line>
<line> estar*os pr*d**indo ciência. Ao co*ceberm*s a ideia de q*e * ver*ade é múl*ip*a, não </line>
</par>
<par>
<line> estamos pre*and* </line>
<line> u* \*a*e-tu**\ **istemológico. *o*preendemos que a *erdade e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> signif*ca*o adqu*r*m certo grau de es*abilidade de*tr* *e processos sócio-*istóricos e n*s </line>
<line> práticas de *so da linguagem. *e focalizarmos n*sso olhar par* verd*d*s não-u*iversais, i*so </line>
<line> não as torna men*s válidas, ou me**s c*entí*icas. E se olhamos *ara a práxis discursiv*, *sso </line>
<line> impl*ca dize* que o se* humano ocupa um lugar este*ar em nosso* es*udos. </line>
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<line> T. Oliveira </line>
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<line> 1) conc*p**o e planejam*nto. </line>
<line> * </line>
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<line> 2) *nálise e interpr*taçã* dos dad*s. </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> 3) elab*ração do ras*unho ou na revis*o *r**ica *o *onte*do. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipa*ão na *prova*ão da ve*s*o fina* d* ma*uscr*to. </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n. 3, art. 10, p. 180-1*8, mai./jun. 2*16 </line>
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