Aceleração e Deslocamentos Urbanos no Amazonas Contemporâneo: O Regime da Automobilidade em Manaus / Aceleration and Urban Displacements in the Contemporary Amazonas: Automobility Regime in Manaus

José Exequiel Basini Rodriguez, Rafael Carletti Marcolino da Silva

Resumo


Manaus é uma das típicas metrópoles brasileiras, aonde a ideia de progresso chegou antes mesmo que se pudesse pensar, absorver e incorporar o antigo, o tradicional. A cidade que luta para recuperar seu centro histórico é, ao mesmo tempo, um canteiro de obras faraônicas, aliando aquilo que há de mais moderno na engenharia contemporânea. Não há tempo para se pensar o crescimento e desenvolvimento da cidade de forma planejada, em que os entraves do passado sejam resolvidos e as demandas do presente sejam pensadas, também, com o olhar no futuro. A pressão sobre a territorialidade não é apenas demográfica, ou seja, baseada no crescimento da população, mas há uma série de eventos, como a especulação imobiliária, por exemplo, que acarretam uma nova configuração socioespacial, ocasionando uma fragmentação do tecido urbano. Nesse sentido, pensar uma cidade moderna é levar em consideração, também, questões relacionadas aos meios de transporte, à mobilidade humana e a implicação desses fatores sobre o trânsito da cidade, levando em consideração questões extremamente importantes para os deslocamentos como acessibilidade e mobilidade humana.

 

Palavras-chave: Configuração Socioespacial. Trânsito. Mobilidade Humana. Manaus.

 

ABSTRACT

 

Manaus is a typical Brazilian metropolis where the idea of progress came before it could think, absorb and incorporate the ancient, the traditional. The city that struggles to recover its historic center is, at the same time, a pharaonic buildingsite, combining the most modern in contemporary engineering. There is no time to think about the growth and development of the city in a planned manner, in which the barriers of the past are resolved and the present demands could be thought, also looking to the future. Pressure on territoriality is not only demographic, that means, based on population growth, but there are a number of events, such as land speculation, for example, which results in a new socio-spatial configuration, leading to a fragmentation of the urban plot. In this sense, thinking a modern city is to consider also issues related to transportation, human mobility and the implications of these factors on the city traffic, taking into account extremely important issues for displacement such as accessibility and human mobility.

 

Keywords: Social-Spatial Configuration. Traffic. Human Mobility. Manaus.

Manaus é uma das típicas metrópoles brasileiras, aonde a ideia de progresso chegou antes mesmo que se pudesse pensar, absorver e incorporar o antigo, o tradicional. A cidade que luta para recuperar seu centro histórico é, ao mesmo tempo, um canteiro de obras faraônicas, aliando aquilo que há de mais moderno na engenharia contemporânea. Não há tempo para se pensar o crescimento e desenvolvimento da cidade de forma planejada, em que os entraves do passado sejam resolvidos e as demandas do presente sejam pensadas, também, com o olhar no futuro. A pressão sobre a territorialidade não é apenas demográfica, ou seja, baseada no crescimento da população, mas há uma série de eventos, como a especulação imobiliária, por exemplo, que acarretam uma nova configuração socioespacial, ocasionando uma fragmentação do tecido urbano. Nesse sentido, pensar uma cidade moderna é levar em consideração, também, questões relacionadas aos meios de transporte, à mobilidade humana e a implicação desses fatores sobre o trânsito da cidade, levando em consideração questões extremamente importantes para os deslocamentos como acessibilidade e mobilidade humana.

 

Palavras-chave: Configuração Socioespacial. Trânsito. Mobilidade Humana. Manaus.

 

ABSTRACT

 

Manaus is a typical Brazilian metropolis where the idea of progress came before it could think, absorb and incorporate the ancient, the traditional. The city that struggles to recover its historic center is, at the same time, a pharaonic buildingsite, combining the most modern in contemporary engineering. There is no time to think about the growth and development of the city in a planned manner, in which the barriers of the past are resolved and the present demands could be thought, also looking to the future. Pressure on territoriality is not only demographic, that means, based on population growth, but there are a number of events, such as land speculation, for example, which results in a new socio-spatial configuration, leading to a fragmentation of the urban plot. In this sense, thinking a modern city is to consider also issues related to transportation, human mobility and the implications of these factors on the city traffic, taking into account extremely important issues for displacement such as accessibility and human mobility.

 

Keywords: Social-Spatial Configuration. Traffic. Human Mobility. Manaus.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.3.4

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