<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 4, *. 76-93, mai./jun. 2016
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.3.4
</line>
</par><par>
<line>
Aceleração e Deslocamentos Ur*anos no *mazonas Contemporâneo: O Regime *a
</line>
<line>
*utomobil*da*e em Ma**us
</line>
<line>
Aceleratio* *nd Urban Dis*lacements i* the C*n*emporary *mazonas: Auto**bili*y Regime i*
</line>
<line>
Man*us
</line>
</par><par>
<line>
Jos* E*equiel *asini Rodriguez
</line>
<line>
Dou*or *m Antropologia ***ial pela U*iversidade Fed*ral do Rio *rande do Sul
</line>
<line>
*rofessor da Univ*rs*dade Federal do *mazonas
</line>
<line>
E-*ai*: lupuses**parium@*ma*l.com
</line>
</par><par>
<line>
Rafael *a**etti Mar*olino da Silva
</line>
<line>
Me*t*e em Ciênc*as de Flores*as Tropicais pelo *nst*tuto Naciona* de P*sq*isas *mazônica*
</line>
<line>
gr*d*ado em Ciê*cia* Sociais da Uni*ersidade Federal do Amazonas
</line>
<line>
M*mbro do Laborat*r*o *a*-am*zôni*o da **azonas
</line>
<line>
E-mail:raf*m*rcol*no@hotmail.*om
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
000, Ma*aus/*M, *rasil.
</line>
<line>
Artigo recebi*o *m 28/02/2*16. Últi**
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Rafael Carl*tti Ma**olino da Silva
</line>
<line>
recebida e* 17/03/201*. Aprovado em 18/03/2016.
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: E*d*reço: Av.Ga*. Rodrigo O*táv*o
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</page><line>
Apoio e fin*nciamento: Departamento de A*oi* a P*squisa / Universidade Federa* do Ama*ona*.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aceleração e Deslocament*s Urbanos n* Ama*onas Cont*mporâneo
</line>
<line>
77
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
<line>
Manaus é um* das típic** metrópoles brasileiras, aond* a **ei* de progr**so c*eg*u **tes
</line>
<line>
mesmo *ue se p*desse pe*sar, absorve* e *ncorpo*ar o antigo, o tradicional. * c*d*de que luta
</line>
<line>
p*ra recuperar se* c**t*o **stórico é, ao m*smo tempo, um cante*ro *e obr*s faraôn*cas,
</line>
<line>
alian*o aquil* que há de mais moderno na engenharia co**emporânea. Não h* tempo para se
</line>
<line>
pensar o cre*c*mento e d*senvolvi*e*t* da cidade de forma planejada, e* que os en*r*ves do
</line>
<line>
passado sejam *esolvi*o* e as demandas do presente *eja* pensadas, t*mb*m, com o olha* no
</line>
</par><par>
<line>
futuro. A *ressão *o*re * *err*t*r**lidade
</line>
<line>
*ão é *p**as d*mog*á*ica, o* seja, *aseada
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
c*e**imento *a popu*ação, ma* *á *ma série de *ventos, como a especulaçã* imobiliária, por
</line>
<line>
exemplo, que acarr*tam uma nova configuração s*cioespacial, ocasionando uma
</line>
</par><par>
<line>
fra*menta*ão do tecido urbano. Ne*se
</line>
<line>
sentid*,
</line>
<line>
pen*ar uma *i*ade m*derna é levar em
</line>
</par><par>
<line>
consid**açã*, também, que*tões relacio*adas aos meios de transporte, à mobilid**e humana e
</line>
<line>
a implic*ção desses fatores s*bre o t*ânsito da cidade, l*vando em consideração questõ*s
</line>
<line>
extre*ame*te importantes para os *esloca*entos como *cessibili*ade e *obil*dade h*mana.
</line>
<line>
Palavras-chave: Co*figuração Socioes*ac*al. Trânsito. M*bilidade Humana. Man*us.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
*anaus is a typi*al Brazilian m*tropolis where
</line>
<line>
the **ea
</line>
<line>
of progres* came
</line>
<line>
before i* could
</line>
</par><par>
<line>
think, absorb an* i*corpo*a*e the ancient, the trad*tional. Th* city that struggl*s to *e**ver its
</line>
</par><par>
<line>
histori* cente* is, at the s*me time, * pharaonic buildingsi*e, c*m*ini*g the most *odern
</line>
<line>
in
</line>
</par><par>
<line>
contemp*ra*y eng*neering. The*e i* no ti*e to thin* ab*ut the growth an* *evelopm**t of the
</line>
</par><par>
<line>
city in * p*anned mann*r, in *hi** the barriers
</line>
<line>
of t*e *ast are resolved and the p*esent
</line>
</par><par>
<line>
deman*s could be tho*ght, also *ooking to t*e f*tur*. Press*re on territo*ialit* is
</line>
<line>
not
</line>
<line>
onl y
</line>
</par><par>
<line>
demogra*hic, t*at *ean*, based on pop*lation *rowt*, b*t there are a *u*be* o* even*s, such
</line>
<line>
as l*nd specul*tion, fo* example, w*ich results in a new soc*o-spatial c*nfigura*ion, leading to
</line>
<line>
a fragme**ation of the *rban plo*. In this sense, thinking a modern city *s to consid*r also
</line>
<line>
**su*s related to tr*nsport***on, hum*n mobili*y and the implicat*ons o* t*ese fac*o*s o* the
</line>
</par><par>
<line>
*ity t*a*fic, taking into account
</line>
<line>
extreme*y important is**es for displacem*nt
</line>
<line>
such
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
ac*ess*bilit* *n* human mobi*ity.
</line>
</par><par>
<line>
Keywo*ds: Social-Spati*l C*nfiguration. Traffic. Huma* Mob*lity. Ma*aus.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 13, *. *, art. 4, p. 7*-93, mai./ju*. 2016
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. E. B. Rod*iguez, *. *. M. Silva
</line>
<line>
78
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODU*Ã*
</line>
<line>
**o*, r*dovi*s, *errov*as, unidades *e co*se**ação, reser*as extrativistas, novas
</line>
</par><par>
<line>
unidad*s m*ni*ipais, grandes projetos econ*micos de inf*aestrutura, sistemas *o*tu*rio* e
</line>
<line>
modernos. *ss*s e o*t**s elementos tê* c*racterizado a densi*ade e diversidade
</line>
<line>
so*io*e*ritori*l do *spaço ama**ni*o *os últimos *e*pos, definindo aqu*lo q** ***ker (200*)
</line>
<line>
denominou de malha téc*ico-política e de malha socioambienta* *a Amazônia. **s*s malha*,
</line>
</par><par>
<line>
sobrepo*ta* nas *l**mas dé*a*as, têm s**o responsá*eis,
</line>
<line>
também, por uma din*mica de
</line>
</par><par>
<line>
dif**en*i*ção *ntrarregional cr*scente qu* repe*cute no proc**so de urbani*ação em curs*,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
na defini*ão e *on*i*ur*ção de espaços m**r*politanos que *s**o diret*ment* ass*ciados *os
</line>
<line>
pe**i* sub-region**s dos q**is fazem parte (SANTO*, 2012). Tr*ta-*e de uma te*dência que
</line>
<line>
acom*anha proce*sos que vêm s* a*re*ent*ndo para * Bras*l como um todo, ** c**o conte*to
</line>
</par><par>
<line>
territorial em*rge um* rea*idade urba*a metr*p*li**na qu* é complexa e dinâmica. *ssa *
</line>
<line>
realidade apr*s*nta-*e com* *enômeno so*ioesp**ial r**ativame*t* re*e*te, embora tornando
</line>
<line>
m*is intenso os pro**e*as es*ru*ura*s p*esentes na u*ba*iz*ção br*sil***a (SANTOS, *012).
</line>
<line>
O proce*so d* urbanização da Amazônia brasileira remonta à *écad* de 60, e está em
</line>
</par><par>
<line>
consonância co* a adoção de
</line>
<line>
uma políti*a nacional
</line>
<line>
que começa*a a senti* os reflexos
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
des*nv**viment* i*dustr*al e sub*tituiçã* de *m* e*onom*a agríco*a e r*r*l, pel* modo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vida urba*o-industrial. A *arti* *os an** 6*, as d**ersas f*r*as prev*lentes de urbani*aç*o da
</line>
<line>
*ro*teir* na *mazônia são resultado de estrat*gia* *s*ecíficas de suc*s*ivos gove**os
</line>
</par><par>
<line>
brasileiros, s*bretudo dur*nte o regime mil**ar, os qu*is *p*aram *ela cri*çã* d*
</line>
<line>
agênci*s
</line>
</par><par>
<line>
aliadas ao inter*sse de s**ores pr**ados, *ara estabe*e*er autor*dade polít*ca e promo*er
</line>
<line>
*tividade* econômi*as lu*r*t*vas, o que *cabou por l*var a *egião a um padrão de urbanizaç*o
</line>
<line>
altamente *rr*gul*r no *ue diz res*eito à *eogr*fia humana (BROWDER; GODFREY, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
Se*u*do Souza e Lei*e (2012), processo d* urban**ação *
</line>
<line>
verificado no B*asi* neste
</line>
</par><par>
<line>
**ríodo é causa e con*equ*ncia do **senvolvime*to da indús*ria automobil*s*ica no país. A*
</line>
<line>
mes*o **mpo em qu* este setor da econ*mia absorv*a boa *ar*e da *ão de obra emi*ran** do
</line>
</par><par>
<line>
c*mpo, ampliando o *ercado *e tra*alho, a *x**nsão das
</line>
<line>
cidades acabou por justificar os
</line>
</par><par>
<line>
i*vestimen*os na con*truç*o de ponte*, v*adu*os, ruas, ro*ovias e *on*unto*
</line>
<line>
*abi*acionais
</line>
</par><par>
<line>
di*tant*s d* *rea ce*t*al,
</line>
<line>
infrae*tr*tura necessária para promover a expansão do m**c*do
</line>
</par><par>
<line>
consum*d*r dos *rodutos destas ind*strias.
</line>
<line>
No cas* espe*í*ico ** M*naus, os mesmos a**or*s salient** q*e, a *a*tir da dé*ada *e
</line>
</par><par>
<line>
*970, *eve i*icio a im*lanta*ão de
</line>
<line>
um pólo econômic* incentivado e* Manaus, a *ona
</line>
</par><par>
</page><line>
Franca de *anaus. Com* consequ*ncia di**o, a cidade passo* a re*istrar ele*ados índices de
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresi*a, v. 13, n. *, *rt. 4, p. 76-93, mai./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aceler**ão e D*slo*ame*tos Urbanos no Amazonas Cont*mporâ*eo
</line>
<line>
79
</line>
</par><par>
<line>
expansão territorial e cresci*ent* de*ogr*fic*, com fort* impacto sobre o t**ido u***no.
</line>
</par><par>
<line>
Dura*te a implemen**çã* deste proje*o,
</line>
<line>
muitos bai*ros foram forma*os sem planejam*nto,
</line>
</par><par>
<line>
trazen*o à ci*ade vários pro*lemas rel*cio*ados à mobil*dade e aces*ibilidade de su*
</line>
<line>
populaç*o.
</line>
<line>
Co* o acelerado crescim*nto dem*gr**ic*, a cidad* so*reu ampliaçã* esp*cial e o
</line>
</par><par>
<line>
processo de **upação foi seguindo * mo*fologia
</line>
<line>
do terreno:
</line>
<line>
área* mais
</line>
<line>
c*ntrais e *ai* bem
</line>
</par><par>
<line>
dotadas de *qu*pamentos urbanos foram ocupada*, prefe*enc*a*ment*, *or pop*l*çã* de
</line>
<line>
melhor po**r aquisitivo, ao mesmo *em*o em que confinavam as *o*ulações mais carente* *a
</line>
</par><par>
<line>
*e*iferia da **ande c*dade. A descent*al*zação al*erou os cus*os do* transportes e
</line>
<line>
o
</line>
<line>
tempo
</line>
</par><par>
<line>
gasto com as viagens urbanas, além *e c*ntri*uir pa*a * aumento
</line>
<line>
*os *cidentes de trâns*to.
</line>
</par><par>
<line>
Boa
</line>
<line>
p**te dos problemas *e *rânsi*o vivenciado*
</line>
<line>
atualment* na cid*de é deco*rente de um
</line>
</par><par>
<line>
longo p*río*o *e a*elerado cre*c*mento ur*ano sem que se pensass*
</line>
<line>
na expansão e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
qualida*e d* mal*a v*ária. Pode-s* afirmar q*e a
</line>
<line>
ci*ade
</line>
<line>
apresenta uma est*utu*a viária
</line>
</par><par>
<line>
inadequad* pa*a seu port*: re*uzido número de vias expre*sas e a* vias de acesso local são, na
</line>
<line>
maioria, *streitas, tort*o*as * de difícil uso pa*a o *esvio de f*ux* em trechos con*esti**a**s
</line>
</par><par>
<line>
(SOUZA, 2009). Não obstante, tr*nsporte públic* não tem conseguido atender à de*an*a o
</line>
<line>
da pop*lação com qualidade adequada, al*m de os i*ves*imento* *úbl*cos feit*s *a expan*ão
</line>
<line>
* ade*uação do si*tema vi*r*o n*o se*em suficientes p*ra resolver os p*oblemas de fluidez no
</line>
<line>
trân*i*o, ca*a vez ma*s co*uns n* cidade. C*mo conse*u*ncia disso, percebe-se um aumento
</line>
<line>
*ra*u*l no *úmero de veícul*s particular*s u*i*iz*dos *ara ** de*locament*s na *idade, e na
</line>
<line>
mesma pro*orção do tempo gasto par* *ealizar t*is deslocamen*os (L***E; SOUZA, 2*12).
</line>
<line>
* METODOLOGIA
</line>
<line>
As pri*cipais *emáticas a*ali*ada* e d*scutid*s nes*e trabalho buscar*m a compreensão
</line>
<line>
em re*ação às *uestõ*s que fazem parte de um *ebate ligado à Antropologia * ao urbani*mo,
</line>
<line>
sobretudo dent*o de uma escal* mai*r qu* é o e*tudo da soc**espacialidad* e de uma de suas
</line>
<line>
vertente*, a mobilida** hum*na. Parti*-se da hipót*se *e que o B*asil, ao *niciar seu processo
</line>
</par><par>
<line>
*e urbanização e *bsorç*o ** mã*-de-o*ra pa** servir às indúst*ias, **bretudo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
automobilística, optou por
</line>
<line>
*m projeto de desenv*lvimento pa*tado no inv*stimento de
</line>
</par><par>
<line>
g*a*des centr*s urb**os com* p*ovedo*es de infraestrutura e m*t*r***
</line>
<line>
*uman* para dois
</line>
</par><par>
</page><line>
projetos: *) a ocupa*ão *e vazios demográfi*os, co*o * região amazônica, por exe*pl*; 2) e
</line>
<line>
para a *xp**são *o capitalismo no país, qu* ocor*e*a de forma tardia. No ca*o espe*ífic* de
</line>
<line>
Manaus, es*a *ol**ica e*pan*ionista fica evidente ao olharmos a co*figu*ação sociesp*cial d*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi**, v. 1*, n. 3, art. 4, p. 76-93, m*i./jun. 2016 www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. E. B. Rodr*guez, *. *. M. Silva
</line>
<line>
80
</line>
</par><par>
<line>
cidade nos dias atu*i*, bem *omo ao *azer o resgate históric* que deu or*gem a esse processo.
</line>
</par><par>
<line>
**smo com tan*as evidências, decidimos
</line>
<line>
verificar s*,
</line>
<line>
de fato, a mobilidade human* em
</line>
</par><par>
<line>
Manaus e sua configur*ção socioespacial são *onseq*ências de uma *o*í***a na*ion*lista
</line>
<line>
su*gida na década de 60. Para realizar o estudo, foi pro*os*o, entre outras metodol*gi*s, o uso
</line>
<line>
do trabalho de campo. Pr**ilegia*** *m* abord*g*m et*ográfica que **ssa conta *os dado*
</line>
<line>
produz*do* in situ e a prob*ematização a partir de o*ções t*ór*cas, vinculadas a* assunto *m
</line>
</par><par>
<line>
*uestã*. Este trabalho e*nográfico consistiu
</line>
<line>
de entrevistas
</line>
<line>
*
</line>
<line>
obse*vaçõ*s in lo*o,
</line>
<line>
o q* e
</line>
</par><par>
<line>
conferiu à *esquisa *m c*ráter qualitativo. O* dados obtidos através de*ta m**odologia fo*am
</line>
</par><par>
<line>
i*terp*et*d*s *or m*i* da
</line>
<line>
análise do *aterial oriu**o das e*tre**stas,
</line>
<line>
das obs*rvações e *a
</line>
</par><par>
<line>
consulta à bib*iograf*a. Para *elhor construção de uma teo*i*, * relato e a *escri*ão
</line>
<line>
foram
</line>
</par><par>
<line>
*ssen*i*is para pontuar característ*ca* **ngulares de
</line>
<line>
cada âmb*to
</line>
<line>
da pesquisa. No que *i*
</line>
</par><par>
<line>
respeit* à compr*ensão *a
</line>
<line>
**nf*guração *ocioes*acial da cida*e, for** *tiliza*os dados
</line>
</par><par>
<line>
secundári*s como co*sulta a imagens *u foto* q** traçassem um par*lelo e*t*e ontem e hoje.
</line>
<line>
3 R*SULTAD*S E DISCUS*ÃO
</line>
<line>
3.1 História e so*ioespacialidade
</line>
<line>
Manaus nã* fugiu à regra no que diz resp*ito a sua config*ração s*cio-esp*cia*. Pelo
</line>
<line>
contrári*, pode-*e *izer que *anaus representa o áp*c* de uma p*líti*a q*e buscou aliar, ao
</line>
</par><par>
<line>
*esmo tempo, desenvo*vimen*o econôm*co, *xpansão territorial e * criação *e
</line>
<line>
gra*d*s
</line>
</par><par>
<line>
centro* urban*s.
</line>
</par><par>
<line>
Mu*to embora a urbanizaçã*
</line>
<line>
d* ci*ade de Man*us te*ha com*çado a
</line>
<line>
partir do século
</line>
</par><par>
<line>
XV*I, d*rante o perí*d*
</line>
<line>
colo*ial e
</line>
<line>
ap*s a *und*ção de Belém e das vi*as missionárias
</line>
</par><par>
<line>
(B*OWDER; GODFREY, *006), foi durante r*gime militar e *u* política nacio*alista o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
o*upa*ão dos cham*dos v**ios demográficos, em cuja *deia vinha *mbuti** a
</line>
<line>
noç*o de
</line>
</par><par>
<line>
criação de *randes metróp*les, juntamente com a instalação d* Zona Franca de M*naus -
</line>
</par><par>
<line>
ZFM, em
</line>
<line>
1967, que a cidade começou a receber ** con**ngente altíssimo de mi*ra**es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*ssou a crescer
</line>
<line>
de forma totalmente desordenada. Como relatam Melo e P*nt* (2*03),
</line>
</par><par>
<line>
e*quanto a taxa d* f*uxos migr*tór*os por Estado, de pessoas
</line>
<line>
que deixa* seus lugares
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
origem com des*ino às *i*a*es em todo p*ís * de aproximadament* 50%, no Amazon** esse
</line>
</par><par>
<line>
núm*r* chega a 93%. B*a par** dessas pessoas deix* a *ona rural ou cidades pequ*nas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
migram para Manaus em busc* de al*ernati*as ou op*rtunidades que não encontram em seus
</line>
<line>
lugares de origem.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 13, n. 3, art. 4, p. 76-93, m*i./jun. 20*6 w*w4.fsa*e*.*om.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aceleração e Deslocamentos *rban*s no Amazon*s Co*te*p*râneo
</line>
<line>
81
</line>
</par><par>
<line>
Durante o processo d* imp*a*ta*ão da **M, m*itos bairros *oram **iados
</line>
<line>
e*pecific*me*te par* atender à população de *r**alhadores que se*vir*am de mão-de-*bra ao
</line>
<line>
Distrito Industri*l. C*mo * Distrito foi instalad* na extrem*dade da zon* leste da cidade,
</line>
<line>
ficando longe d* bair*os já p*voa*os na zona nor** e zona oe*te, a*ém do centro da *idade,
</line>
<line>
este pode *er sido o iníc*o de uma *olítica **blica que *ão levou em conta o pl*neja*en*o *
</line>
<line>
long* pr*zo da cidade, mas, si*, a preoc**ação *m atend** às demandas eco*ôm*cas *xt*rnas
</line>
<line>
*xig*das *aquele mo*ent* (SANTOS, 2002).
</line>
<line>
É i*por*ante, ao analis*rm*s o processo de f*rmação da *idade a parti* d* recorte
</line>
</par><par>
<line>
histó*ico que nos propuse*os a fa*er (desde a
</line>
<line>
décad*
</line>
<line>
de 60), perceber que vá**os fato*es
</line>
</par><par>
<line>
co**ribuíram p*ra qu* Man*us se d*senvolves*e de*sa m*neira. Fazendo isso, n*o *orr*rmo*
</line>
<line>
* risc* de *air*os no deter*ini*mo eco**mico, c*mo fator ger*dor, de *odas *s
</line>
<line>
**culiaridades im***cada* nesse pro**sso. Porém, é *mpossível eximir e*se fat*r a* f*zermos
</line>
<line>
*m* *nálise qu* seja mais *brangente, *obretudo no Estado do Amazon*s, cuja *ondição
</line>
<line>
s**ioeco*ôm*ca é altamente depe*dent* da ZF* (HARVEY, 2001). O *at*, nesse caso, de o
</line>
<line>
sis*ema econômico pri**legiar uma cidade e* relação * outra* é um eleme*to negativo par* o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvime**o da sociedade, *egun*o **feb*r* (1**1). A
</line>
<line>
p*opo*** de industrializ*ção de
</line>
</par><par>
<line>
Manaus tinha como **ioridade privi*egiar a cidad* para o cap*tal, em d*trimento da *romessa
</line>
</par><par>
<line>
de se instalar um *erdadeiro si**ema urbano, que
</line>
<line>
gerasse *erta divisão técnica, soc*al
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**lítica *o trabalho realizad*. Na realidade, o que predo*inou foi o poder *ent*alizad*r do
</line>
</par><par>
<line>
Estado sobr* u** cidade, sem q*e estivesse incutido *esse processo
</line>
<line>
o desenvolvimento
</line>
</par><par>
<line>
humano de seus h*b*tantes (LEFEBVR*, 1991; SILVA, 20**).
</line>
</par><par>
<line>
S*lv* (2009) **onta que foi em 1965, qu*nd* cidade a
</line>
<line>
contava com
</line>
<line>
aprox*mada*ente
</line>
</par><par>
<line>
200.00 h*bitant*s *ue as chamadas "invasões" começ*ra* na cidade, sen*o q*e * bairro da
</line>
<line>
*ompensa foi u** das pr**e*ras a ocorrer. *inda segundo a autora, foi *o *erí*do ent** 1980
</line>
</par><par>
<line>
e 1990 que processo de inva*ão i*tensi*icou-*e, sobr**u*o o
</line>
<line>
nas
</line>
<line>
zonas leste e
</line>
<line>
norte. Tal
</line>
</par><par>
<line>
fenômeno *c*rreu de ma*eira m*i* signifi*a*iva às mar*ens dos igar*pés dessa* duas regi*es,
</line>
<line>
o que contribuiu, so*rem****ra, para a *egradação am*ien*al *esses cursos d\água na *idade.
</line>
</par><par>
<line>
* *inâmica do crescimento da ci*ade representou exatame**e lógic* dialét**a *o *
</line>
<line>
crescimento *conômic*. À medi*a *ue "* n*vidade" d* *m modelo que ser*a c*paz de tr*zer
</line>
<line>
desenvolvimento a uma re*ião *istor*c*me*te "atrasada" ia se *s*alhando, ju*to com ela
</line>
<line>
vin**m chega*do pesso** *ispostas a to*a **rte ** opo*tunidades. Por is*o, a* mesmo tempo
</line>
<line>
*m que o pólo ind*strial ia crescendo e traz**do para *a*aus *ai* indústrias, ia aumentando,
</line>
<line>
ta*bém, o número de trabalhadores vi*d*s de todos *s cantos do *stado e do Bras*l em busca
</line>
</par><par>
<line>
da **lhores condiçõ*s de vida. Com a ins*al*ção d* ZFM, a
</line>
<line>
cidade tinha como
</line>
<line>
objeti*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, art. 4, p. 76-93, mai./j*n. 2016
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.*r/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. E. B. Rodr*gu*z, R. C. M. S**v*
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
absorç*o
</line>
<line>
de mão-d*-obra barat* e pouco **ali*i*ada, logo, era d* se
</line>
<line>
e*pe*ar que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
remuneraçã* *esses trabalhado*es fosse digna ao *ue capital ac*ava jus*o e* pagar. Sem o
</line>
<line>
p*der m*rar nos bairros j* po*oados e com infra-estrutura m*is adeq*ada por conta da baixa
</line>
</par><par>
<line>
renda, a opção era procur*r l*ga*es mais
</line>
<line>
baratos e, consequentemente, mais af*stados do
</line>
</par><par>
<line>
c*ntro e d* *ocal de trabalho. Aliado a i*so, *oma-se a falta d* p*anej*me*to e o inve*timent*
</line>
</par><par>
<line>
em políticas
</line>
<line>
*ú*licas ade**adas *oltadas a a*ender a uma *o*ulaçã* cre*cente e
</line>
<line>
carente d*
</line>
</par><par>
<line>
recursos q*e garantam a *ces*ibilidade e mobilidade urbana.
</line>
<line>
Silva (200*) rel*ta que na década de 90 houve um investimento m*ciço na ci*a*e por
</line>
<line>
par*e *e grande* construtora* do país, "atr**és de apr*v*ções *egociadas ou *landestinas",
</line>
</par><par>
<line>
*ue provo*ou a verticalização em área*
</line>
<line>
nobres da cidade,
</line>
<line>
a* qua*s r*mperam com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
caracte*ística *a h*ri*on*alidade na ocupação do solo. N*s*e m*smo cont*xto, Bartoli (2011)
</line>
<line>
argum*nta *m se* t*abalho que:
</line>
<line>
"Na *id*de de Man*us, fica **aro que h* i*fra-estrutu*a privilegiada para o **tor
</line>
<line>
central * o recente eixo *ara a z*na O*ste (acesso à Ponta Negra/Ta*u*ã), aind*
</line>
<line>
mai* se comparado à* dem*is áreas da ci*ade me**s va*o***adas, *ue s*f*em co*
</line>
<line>
vias em péssimas c*ndiçõ*s de acesso aos bairros populares" (BARTOLI, 20*1).
</line>
<line>
Wac*ua*t (2006) trabalha *om a ide*a da est*gma*iz*ção de alguns grupos *rbano*
</line>
</par><par>
<line>
dentro do contexto das cidades moderna*. Diz o
</line>
<line>
autor que existe uma "mácul* loca**zada
</line>
</par><par>
<line>
tradicionalmente ligada * pobreza e a pertença étnica", que vincula as pessoas d*sses grupos
</line>
</par><par>
<line>
um *stigm*
</line>
<line>
de q*e "ela* *ep*ese**am todos *s males e p*rigos que doravante afligem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade dualizada". Isso n*s remete a ref**tir s*bre
</line>
<line>
os process*s de invasões
</line>
<line>
descritos
</line>
</par><par>
<line>
acima e ao* inves**mentos púb*icos *estin**os às *reas nobres da cida*e. O processo
</line>
<line>
o*servado hoje de ocupação e lot***ento na zona **ste de Manaus, especificam*n*e na Po*ta
</line>
<line>
Negra * Ta*umã, também pode se confi*urar como processo de invasão, já q*e, muitas v*zes
</line>
</par><par>
<line>
h* *istórico
</line>
<line>
de
</line>
<line>
irr*gularidades e disputa dos agent*s fundiári*s por
</line>
<line>
grandes lotes * glebas
</line>
</par><par>
<line>
disponí*ei* *ue propiciam c*ndições para implant*ção do* lote*mento* fechados (BARTOLI,
</line>
</par><par>
<line>
2011). M*s *ais loteamentos, por e*tarem localizados em
</line>
<line>
uma área *ue "*nseja
</line>
<line>
um pad*ão
</line>
</par><par>
<line>
dife*enciado na configur*çã* *as áreas p*ri*éricas das *idade*", não traz consigo todo esti*m*
</line>
<line>
ne*ativo *ue * termo invas*o induz.
</line>
<line>
Dessa mane**a, se *o*figurou a c*dad* de Manaus. Co* vários enclaves infr*-
</line>
<line>
est*uturais, e ref*m de um *o*elo de desenvolvimen*o qu* não prioriza o bem estar dos se*s
</line>
<line>
cid*dã*s, mas, sim, * cresciment* desenfreado e *em *lan*jamento a q*al*u*r cus*o, mesmo
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. *, ar*. 4, p. 7*-93, ma*./j*n. 2016
</line>
<line>
w*w4.fsanet.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Acelera*ã* e Deslocam**tos Urbanos no *mazonas Contempor*neo
</line>
<line>
83
</line>
</par><par>
<line>
que i*so t**ga impactos irreversíve*s na "bele** cênica" da *i*ad*, ou, em um*
</line>
<line>
v*são *ais
</line>
</par><par>
<line>
pessimista, *esmo que isso seja preponderante para *orn*r pior a vida de seus hab***nte*.
</line>
<line>
3.2 O i* e vir e a moderni*a*e: a *uestão do trânsito
</line>
<line>
No início do século XX, Park (*9*7), ao estudar o fenômeno urba*o das cidade* nort*-
</line>
</par><par>
<line>
ame*icanas, falava das possib*lidad*s que * ambient* citad*no ofereci* aos **diví*uos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*d*re* t*afega* livr*ment* nos diferentes mosaic** criad*s *as cidades. Es*e trafeg*r, dizia
</line>
</par><par>
<line>
o aut*r, referia-s* à liberdade, à independênc*a e à ind*vid*alidade *ue,
</line>
<line>
ago*a, o* cidadãos
</line>
</par><par>
<line>
*ispunham num am*iente extremamente e*léti*o, diver*ificado e impes*oal, como as cidades.
</line>
</par><par>
<line>
Esse m*do de ve* *
</line>
<line>
circ*laç*o das pessoas nas **dades estava mais relacionado *o cará*e*
</line>
</par><par>
<line>
subjetivo das relações **ssoais que, se*undo
</line>
<line>
o autor, naquele momento, estavam se
</line>
</par><par>
<line>
fra*mentando d**ido à quebra da* re**ções tradiciona*s, em detriment* d* co*qu**ta *e cer*a
</line>
<line>
li*erd*de de es*olha* *obre o que *a*er, *or onde ir.
</line>
</par><par>
<line>
Hoje, *er*ebe-*e que a circul*ção dos indivíduos
</line>
<line>
dentr* do ambiente *rbano *á
</line>
</par><par>
<line>
irrompeu h* t*mpos a q*estão da subjetiv*d*de. Goza-se de certa li*e*dade de *scolha qu* faz
</line>
</par><par>
<line>
com qu* as pe**oas *os*am f*e**entar os mais vari*dos lugares, indep*ndentemente *e
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
sen*irem perte**entes a eles ou
</line>
<line>
não. A preocu*ação *o ser
</line>
<line>
*umano *m se m*ver dentro
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
cidad* h*je não tem mai* * ver com a
</line>
<line>
no*ão *e
</line>
<line>
ocupar espa*os i*t*lec**ais, ma*, sim, em
</line>
</par><par>
<line>
romper e ocupar os espaços *ísicos surgi*os ao l*n*o *o tempo nas cida*es.
</line>
<line>
D* *co*do com Souza (2009), o trânsito é um d*s principais pro*lemas urbanos d*
</line>
<line>
*édias * grandes cid*de*. Ele represent* a con*retiza*ão da mobilidade *a p*pulação urban*
</line>
<line>
e a ci**ula*ão de mer*adorias e *ervi**s. É u* dos ambientes m*is dinâmicos d* *ossa
</line>
<line>
socie*ade e do qual participa diaria*ente a *ai*r par*e da popula*ão. D*sse modo, pod*-se
</line>
</par><par>
<line>
dizer
</line>
<line>
que * trânsito surge qu*ndo a cir*ulaçã* em
</line>
<line>
**paços restritos (*s c**ades)
</line>
<line>
*omeçou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
gerar **nflitos entr* os veículos e estes co* os ped*stres, re*uerendo a in*ervenção *o poder
</line>
<line>
pú*lico para di*cipl*ná-*a.
</line>
<line>
Uma *ez que o *ode* *úbl*c* se*ue a orien*açã* político-eco*ômica de uma ordem
</line>
<line>
global, é de se esperar q*e sua* ações, em prol do ordenamento e *lan***mento do trân*ito nas
</line>
</par><par>
<line>
diversas cidades,
</line>
<line>
obedeçam à lógica
</line>
<line>
capitalista. As a*ões, como fic*m vis*veis *m *ua*quer
</line>
</par><par>
<line>
cidade br*sileira e t*mbém e* *anaus, *ão no s*ntid* de privilegiar um
</line>
<line>
tipo de m*io de
</line>
</par><par>
<line>
*ranspor**, o automóvel particul*r, em d*trimento d* ou*ros meios, como transp*rte público,
</line>
</par><par>
<line>
b*cic*etas * até mesmo desloca*e*tos a pé. Em outras pala*ras
</line>
<line>
p*demos falar *e uma
</line>
</par><par>
<line>
ditadur* *e formas únicas ou monopól**as
</line>
<line>
d* mobilidad*. A
</line>
<line>
au*omobili*ade viria s*r,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*n*, v. 13, n. 3, a*t. 4, *. 76-93, mai./jun. 20*6
</line>
<line>
ww*4.f*a*et.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. E. B. Rodr*gu*z, R. C. *. Silva
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
p*r*anto, a negação de outras modalidades *e d**loc*m*nto viável
</line>
<line>
e demo*rático na *idade.
</line>
</par><par>
<line>
A* ações do poder público, que privilegiariam e*se "estado
</line>
<line>
de coisas" *rbano podem ser
</line>
</par><par>
<line>
id*ntificada*, t*mbé*, a*ravés das obras ** inf*a-e*tru*ura do trânsi*o re*lizada* *a cidad*,
</line>
</par><par>
<line>
*n*e a
</line>
<line>
grande maioria envolve construções
</line>
<line>
ou vias para o **uxo desses *eícu*os. Paul*
</line>
</par><par>
<line>
Henrique Mart*ns, superi*te*den** do Manau*trans, ao **r entrevistado, comentou ace*ca do
</line>
<line>
ordenamento *rbano e de política d* trâ*s*to na cid*de,
</line>
<line>
"Enquanto a cidade não parar ** c*escer, * impo**ível você *stab*lecer qualquer ***o
</line>
<line>
d* estrat*gi* de int*rvenção que re*olva * *uestão d* trânsito em 10*%. Man**s
</line>
<line>
ai*d* apr*senta uma peculiaridade que, além *e su* po*ul*ção est** e* *r*scimento,
</line>
<line>
é uma ci*ade que, por conce*t*** a *a*or part* da ativ*dade econômica do e*tado,
</line>
</par><par>
<line>
acaba at*ai*do uma grande quantidade de migr*ntes, sobretudo
</line>
<line>
jove*s,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
demandam d*m*is *elos diferen*es meios de transp*rte, causand* um flu*o intenso
</line>
<line>
** cidade, mesmo f*r* dos h*rár*os de pico". (M**a*s,15 junho 20*4.)
</line>
<line>
De acordo *om V*s*on*elos et al (**11), a dis*ribuiçã* mo*al das viagen* urbanas *m
</line>
<line>
mu*icí*ios bras*leiros com mais de 60 mil h*bitantes é * seguinte: tri*ho* 3%; motos *%;
</line>
</par><par>
<line>
bicicletas 3%; ô*ibus 2*%;
</line>
<line>
autom*ve*s 2*% e viag*ns a pé
</line>
<line>
38%. **nda segu*do esses
</line>
</par><par>
<line>
aut*res, no Brasil, o ônibus re*po*de por ce*ca de 9*% das vi*gen* urbanas r*ali*adas por
</line>
</par><par>
<line>
tr*nsp*rte c*l*tiv*, q**nd* comp*r**o
</line>
<line>
ao *etrô e aos **en*,
</line>
<line>
por exemplo. Acresce*t*-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i s s o,
</line>
<line>
** caso e*pecíf**o de Manaus, a negligê*cia em torn* da constru*ão e manutenção
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
ca**adas, as quais têm impacto direto sob*e
</line>
<line>
a **bilidade e aces*ibili*ade urba*a. Em
</line>
</par><par>
<line>
entrevi*ta realizada com o superi**e*dente da S*TU, Pedro da Co*ta Carvalho, es*e nos d*sse
</line>
<line>
que:
</line>
<line>
"60% dos desloc*mentos *o*e em *ia em Manaus correspond*m ao* ônib*s, ao
</line>
</par><par>
<line>
tran*port* púb*ico, s*ndo que esse deté* apenas 2,5% da fr*ta to*al de veículo* n*
</line>
</par><par>
<line>
cid*de. Já os autom*ve*s correspondem * 71% da f**t*, *as são responsávei* por
</line>
</par><par>
<line>
apenas 12% dos d*sloc*ment*s. Temos a cultura do aut*móve*, você melhora
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
transpo*te, mas a pessoa nã* l*rga automó*el, p*rque n*sce* sob aque*a cultura. *
</line>
<line>
São 5.000 veículos *or mês, 60.000 por ano, sem q*e haj* baixa e a malha vi*ria não
</line>
<line>
cresce no mes*o sentido. Qu*l * a opção? *azer *iaduto? F*zer ro*atória?"
</line>
<line>
(Manau*, 03 abri* 2014)
</line>
<line>
Sou*a (2009) destaca, ain*a, que * trâns*to não possa ser v*sto apenas com* *m
</line>
</par><par>
<line>
fenômeno de
</line>
<line>
circ*lação. É também o lócus d* mani*est*ção do status social das pessoas, de
</line>
</par><par>
<line>
reprodução e agravamento das d*sigual*ades soc*a*s. Esse tipo de comportam*nt* fica
</line>
<line>
ev*dente e* Manau* e * perceb**o também em ou*ras cidad*s *rasilei*as. Ter o carro p*óprio,
</line>
<line>
muitas vezes, é si**ni*o d* sucesso e de co**uista pessoal. *ão é lev*do e* conta q*e esse
</line>
</par><par>
<line>
tipo de veículo pod*, sim, *er um *a*ilit*d*r
</line>
<line>
p*ra os deslocame*tos efetuados pela
</line>
<line>
cidad*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*lé* disso, em M*naus, o*de a* ruas são sinuo*as e ap*rtadas, * cla*a opç*o por veícul*s
</line>
<line>
R*v. FSA, Tere*in*, v. 13, n. 3, ar*. 4, p. 76-93, m*i./jun. 2*16 w*w4.fsanet.co*.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A*eleração e Deslocamentos Urba*os no Amazonas Contem*orâ*eo
</line>
<line>
85
</line>
</par><par>
<line>
grandes, t*acionados, não se justific*, a n*o ser pela ostentação * pela demonstração *e força,
</line>
<line>
já que, ness*s *ias, a opção de*er*a ser por carr*s m*nores, leves e *a*s á*eis, *a** fa*ilitar *
</line>
<line>
flux*. O que leva a pensar Manaus como *ma *idade de f*ze*deiros, pelo uso rec***e**e de 4
</line>
<line>
* 4.
</line>
</par><par>
<line>
*o entan*o e*ta ima*em
</line>
<line>
po*e apresentar **to-*er**pç*es diversas, p*ra al*un*
</line>
</par><par>
<line>
morad*res de Manaus. Nesse s*ntido, qua*do um desses fo* consultado, porqu* possuía *ais
</line>
</par><par>
<line>
*e um* camionete x 4, ainda depois de experime*tar alguns prejuízos ao deixar s*us 4
</line>
<line>
v*í*ulos na rua (j* que não *inha e*paço *ara guarda* *a garagem da sua casa), r*spondeu com
</line>
</par><par>
<line>
to*al norma*idade que ele gosta*a de ir aos finais de semana
</line>
<line>
pe*car...
</line>
</par><par>
<line>
O pró*r*o *uperinten*ent* da SM*U, Pedro da Co*ta Carval*o, *o ser questionado *m
</line>
</par><par>
<line>
entrevista
</line>
<line>
*e a opç*o do carro em det*iment* de *u*ro* veí**l** pela população *anauara
</line>
</par><par>
<line>
repres*ntava u*a espéci* d* *firmação social, foi taxa*ivo:
</line>
<line>
"Há uma resistência i*ensa d* po*ulação para que se invista em transporte público.
</line>
<line>
Na visão *e *uem usa o c*rro, * ôni*us e os *u*ro* veícul*s utilizados no transpo*te
</line>
</par><par>
<line>
p*blic* *e passagei*os só *tra*alh*m o trânsito. É
</line>
<line>
u*a cultura do automó*e*.
</line>
</par><par>
<line>
Manaus tem um exérci1to de a*tomóveis na*
</line>
<line>
ruas e mu*a* *ssa cu*tura, *udar esse
</line>
</par><par>
<line>
hábito, é m*ito d**ícil"
</line>
<line>
.
</line>
</par><par>
<line>
O úl***o censo real*zad* pelo DETRAN *m 2014 revelou que o *mazonas possui uma
</line>
<line>
frota *e aproximadamente *5* mil veículos, sendo que em *anaus circulam *85 mi*. Ain*a
</line>
<line>
segun*o o órgão, todos o* anos há um acréscimo de 60 m** v*í*u*os nas ruas d* capi***, o que
</line>
</par><par>
<line>
*az com qu* a frota *obre d* tama*ho a c*d* set* ano*. Esse caráter individualista, onde
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*ujeito é incentivado res**ver os seus problemas de forma a
</line>
<line>
autônoma e privada é
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
car*c*erí*tica da sociedade capitalist* contemporâ*ea,
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
acaba *e r**letind* no trâns*to.
</line>
</par><par>
<line>
Q*and* alguém dec*de *omprar um carr*, *al atitude em si * uma opção particular, privada,
</line>
<line>
qu* resolve o *roblema de forma indiv*dual. *o***, sendo o trânsito co*stituíd* num espa*o
</line>
<line>
público, *nd* o direit* cole*ivo de ir e vir de*eria se sobrepuser aos a*seios *articu*ar*s d*
</line>
</par><par>
<line>
chega* mais *ápido *o
</line>
<line>
local de destin*, a opção pel* t*ansporte individu** acaba invertendo
</line>
</par><par>
<line>
essa ordem e compli**ndo *inda mais a *id* *e quem deseja *e locom**er na cidade1.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
dentro do c*ncei*o indivi***list* - automatista de automobilid*de. Em o*tras cidades do Estado do Amazonas,
</line>
<line>
p*de-se também falar de u*a "ditadu** das motos" ou da moto-m*bilidade n*s c*dades de Tabatinga, Benjamin
</line>
</par><par>
<line>
Constant *
</line>
<line>
T**é. Outras *utomob*l**ade* absurdas
</line>
<line>
n*m esp*ço de particular beleza cêni*a, ideais *ar* *s
</line>
</par><par>
</page><line>
c*minha*as, acontecem em municípios c*mo São Gabr**l d* Cachoei*a, a automobili*ade pr*mo*ida por um*
</line>
<line>
m*noria das *n*t*tuições e a*encias governamentai* * não-*overnamentais,no meio d* ma*oria indíg**a.
</line>
<line>
*ev. F**, T*resi*a, v. 1*, n. 3, art. *, p. *6-93, mai./jun. 2016 www4.fs*net.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. E. B. Rodrig*ez, R. C. *. Silva
</line>
<line>
86
</line>
</par><par>
<line>
O tr*nsito ref*ete também a *ce*eração que a vida moderna no* impõe. At**s da
</line>
<line>
promessa d* s* encurtar distâncias, a* quais se **rnam cada vez ma*s longas e demoradas de
</line>
<line>
se percorre* devido ao *amanh* *as grand*s cidad*s, e de *r**orcionar uma man*ira r*pid*,
</line>
<line>
con*ortável e ef*c*e*te de se locomover d*ntro d* *m*iente urbano, está implícita a ideia de
</line>
<line>
um modo de vid* cada vez ma*s ra*ional, onde tudo * p*nsa** em *u*ção do *empo, onde não
</line>
</par><par>
<line>
se tem mais te*po
</line>
<line>
para o tempo livre e, mesmo
</line>
<line>
se
</line>
<line>
t*vermo*, esse deve *e* *p*ov*i*a*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
forma rápida, pois ou**os c*mprom*ssos pre*nchem noss* agenda *iária *e obrigações. N*sse
</line>
</par><par>
<line>
sentido, o trânsito é r*sultado *e tudo * que
</line>
<line>
julgamos de ma*s moderno em t*rmos d*
</line>
</par><par>
<line>
t*cnolo*ia d** *ransportes. Ne*e, estão enca*nadas as so*uções para tudo aqui*o que nos*a vida
</line>
</par><par>
<line>
co*rida, suada, descon*ortável, com falta de laz*r, nã*
</line>
<line>
nos permitir*a ser *ivida se n*o
</line>
</par><par>
<line>
t*vé*se*os um carro para nos transpo*tar. (ELI*S, 1984; GIDD*NS, 1991)
</line>
<line>
V*rilio (1995) t*mbém trabal*a essa ideia da acelera*ão da vida, fazen*o um p*ralelo
</line>
</par><par>
<line>
ent*e velocidade * rique*a. Seg*ndo este au**r, a vel*cidade é um *lemento *on**itutiv*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
vida p*lítica e s*cial das nações. ** sociedades sempre s* *onstituíram em torno da riqueza, *
</line>
<line>
esta *empre e*teve env*lvida e* to**o da aq*isição de vel*c*da*es **periores, que
</line>
<line>
permiti*am * domínio *os povos, *os territ*rios e da p*odução. Nenhuma máquina inventada
</line>
<line>
ao long* do tempo, **uto dessa riqueza, *oi *ma máquina *ara dimi*uir a ve*ocid*de. Desde a
</line>
<line>
mecân*ca, a **dráu*ica * a e*etrô**ca, todas geraram máqu**as para acelerar os pro*essos. A
</line>
</par><par>
<line>
in*ençã*
</line>
<line>
*o mot*r a expl**ão, p*r exemplo, peça fundamenta* *os automóveis de
</line>
<line>
*oje,
</line>
</par><par>
<line>
*asc*ram *unto com a revolução industrial. Par* Virilio, "a v**ocidade é o r*sto oc**to
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
r***eza". Podemo* pen*ar,
</line>
<line>
com essa afirmaç*o, *ão só caso de Manaus, m** o
</line>
<line>
ta*bém
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*utras
</line>
<line>
*randes *e*rópoles brasileiras, como é * *aso *e São Paulo e Brasília. Essas duas
</line>
</par><par>
<line>
ci**de*, ju*tamen*e com *a*au*, *stão entr* as *ez m*is ric*s d* país. São P*u*o, como *e
</line>
<line>
sab*, é conhecida po* *er a cidad* que não pár* que não dor*e cujo ritmo d* vida ac*lerado e
</line>
<line>
os flu*os *e in*ormação, sempre girand* em alta inte**idade, contrib*** para que esta seja a
</line>
<line>
*idade ma*s rica da Améri** Latina. Br*s*l*a, *or sua v*z, *onheci*a *or ser *ma ci*ade
</line>
</par><par>
<line>
planejada,
</line>
<line>
des*e se* *rojet* inicial teve *omo meta a
</line>
<line>
construção de larga* e longas ruas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
avenidas, *om *mplas faixas, para fa*ilitar o **uxo
</line>
<line>
d* *utomóveis. De*de o iníci*, por*anto,
</line>
</par><par>
<line>
um* clara opção p*r tr*nspo**e* automot*vos, *ma ve* que a
</line>
<line>
cidade vi*ia a ser a capital
</line>
</par><par>
<line>
federal, com *núm*ros f*ncioná*ios públicos, re*ebendo al*os sal*rios e, por i*so, com
</line>
<line>
cond**õe* m*teri*is de sobr* p*ra s* loco*overem d* c*rro. Br*síl*a é a terceira cidade ma*s
</line>
<line>
rica do *rasil, segundo o IBG* (2015).
</line>
</par><par>
<line>
É int*r*ssante pensar, ta**ém, c*mo o
</line>
<line>
*rânsito, em *ete*minad*s momentos, assum*
</line>
</par><par>
<line>
características de uma
</line>
<line>
entida*e superior, uma ent*dade que não se vê, mas que está ali,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 13, n. 3, *rt. 4, p. 76-*3, mai./jun. 2016
</line>
<line>
*ww*.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Acel*ração e Deslocamentos **bano* no Amazonas Con*emporâneo
</line>
<line>
87
</line>
</par><par>
<line>
c*u*ando to*os os males a todos *ós q*e, "simplesmente" re*olvemo* colocar nossos carros
</line>
<line>
nas ruas. O tr*nsito não é um* **tidade a q*em n*s devemos cu*par por não consegui*m** nos
</line>
<line>
loc*mover ** cidade. O *rânsito é *onse**ênc*a da escol*a f**ta por nós por uma mane*ra qu*
</line>
<line>
privilegiasse os des*ocament*s na cid*de p*r meio de veículos au**mo*ores. A dependência a
</line>
<line>
que nos submetemos em relação ao automóvel é *amanha que mui*as tarefas, compromiss*s e
</line>
<line>
encontr*s só se tornam po*sív*is *ob a possibi*idade de podermos nos transportar pela cidade
</line>
<line>
*om um automóvel. Caso contrário, a vi** cessa.
</line>
<line>
É no trân**to o**e t*da raiv*, toda violência, t*da *ober** e t*da arrogân*ia aflor**.
</line>
<line>
Segu*do D* M*t*a (20*0), a *ura ar*st*c*ática *a sociedade brasileira levou a um *istema de
</line>
<line>
tr*nsport* individual. *izemos um* ginástica para adotar o carr*, co*iando o modelo *uro*eu,
</line>
<line>
m*s *ão **s preocu*am*s em ensin*r os con*utores a *nternalizar *m sistem* de norma* p*ra
</line>
<line>
consigo pr*prios, para com s*us veí**los e, acima *e tudo, p*ra com seus companheiros e*
</line>
</par><par>
<line>
m*v*mento. A *iolência *as ruas no trânsito **rn*u-se ma*s p*l*ável, na medida em *ue *
</line>
<line>
elege**s for*as *ais ind*vidualizad*s e p**soais de circulaç*o motorizada.
</line>
<line>
*.3 A im*bil**ade humana
</line>
<line>
L*roi -Gour*a* (19*5), em sua o*ra * g*sto e a p*lavra, di*-nos que "* fat* humano
</line>
<line>
*or excelência não é tanto a criaçã* do u*ensílio, ma*, talv*z, a *o*estica*ã* do *empo * do
</line>
<line>
esp*ço, ou seja, a criação de um tempo e de um espaço humanos". Ainda se*u*do o au*or, foi
</line>
<line>
no *aleolítico *uperior (*0.000 a.C.) que o homem passou a ass**ilar fe*ômenos *e inserção
</line>
</par><par>
<line>
***a*o-tempo*al nos seus
</line>
<line>
d*sposi*ivos simbólic*s, sendo qu* a linguagem foi instr*mento o
</line>
</par><par>
<line>
pr*n*ipal dessa nova maneira d* se percebe* enqu*nto tal. Essa abordagem co*resp*nde * um*
</line>
</par><par>
<line>
verdadeira
</line>
<line>
apropriação do tempo do espaç* feita e
</line>
<line>
a**av*s de símbolos, nes*e caso, * seu
</line>
</par><par>
<line>
abrigo, *ue con*u*iu à domesticação d* espa*o e do tem*o de f*rma *ontrolada.
</line>
</par><par>
<line>
Dan** um s*lt* de a*guns m*lhar*s d* ano*, Lero* - Gourhan
</line>
<line>
(1965) aponta q** é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir do século XV*II que * inte*ração espa**al adqui*e um *a**ter c*nfuso. Sob * e*e**o da
</line>
</par><par>
<line>
in*ustr**liz*ção, * humanização do e*paço terr*stre pa*s* a
</line>
<line>
produ*ir-s* em um rit*o *uito
</line>
</par><par>
<line>
rápido. * *niverso n*t*ra* é ap*isionado nas malhas rodoviá*i*s e *er*oviár*as,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
de*erm*nam
</line>
<line>
um modo de cre*cimento *specífi*o,
</line>
<line>
comparado a* dos m*cr*rganismos
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
inv*direm um tecido. A c**ade *orna-se, então, uma
</line>
<line>
aglomeraç*o d* *difí*ios
</line>
<line>
utilitários, em
</line>
</par><par>
<line>
que as *ive**as artérias são tr*çadas consoante* às suas necess*dades. Assi*, concr*tizam-**
</line>
</par><par>
<line>
enormes e*paços, humaniza*os d* forma des*man*, *os q**is
</line>
<line>
os indivíduos s*frem o d*plo
</line>
</par><par>
</page><line>
*feito da *ua des*n*egraçã* ***nica e espacia* (LEROI; GO*RHAN, *9*5).
</line>
<line>
Rev. FS*, *eresi*a, v. 13, n. 3, a*t. 4, p. 76-93, mai./jun. 2016 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. E. B. *odr*gu**, R. *. M. Silva
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
Atualmen*e, * regra das grandes cidades é o trânsito contínuo, quer seja a pé ou
</line>
<line>
po r
</line>
</par><par>
<line>
aut*móve*s, *i*icleta*, *n*bus e dem*is *ei*s *e *ransporte. *orém, o tempo ou distância de
</line>
<line>
deslocamentos limit*m o núme*o *e oportunidades às pess*as (ALBUQUERQ*E, 20**). A
</line>
</par><par>
<line>
*ensidade d*mog*áfica exerce **rte i*f*uência sobre a ac**s*b*lida*e e mobilidade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
p*pulaç*o urbana. Ela é *unç*o do núme*o de hab*tantes por *nidade *e área e d*termina, em
</line>
</par><par>
<line>
última instância, a *xten*ão dos
</line>
<line>
desloc*m**tos ur*anos. Isto é:
</line>
<line>
quant* menor a densi*ade,
</line>
</par><par>
<line>
maior a dispersão, o cu*to e * tempo médio das v*age*s u*banas (SO*ZA, 2009).
</line>
<line>
Segundo *ste mesmo *ut*r, co*ceito de a*es*ib*lidade procura expres*ar a *elaç*o
</line>
</par><par>
<line>
exist*n*e entre o uso do solo
</line>
<line>
urbano *
</line>
<line>
os
</line>
<line>
difer*nt*s mod*s *e transporte a q*e populaç*o a
</line>
</par><par>
<line>
tem acesso p*ra ve*cer as distâncias en*re os locais de *rigem e de de*tino. A l*calização dos
</line>
</par><par>
<line>
im*veis de*tro d* espaço u*ba*o e a e*trutura viár** *nfluenciam *ortem*nte
</line>
<line>
nes*a
</line>
</par><par>
<line>
acessibi*idade. Não é por acaso *ue, se*pre q** pode, o cap*tal i*obiliário interfere no
</line>
<line>
*raç*do dos gra*d*s eixo* viá*i*s, d* modo a *umentar a acessi*i*idade de áreas des*inada* a
</line>
</par><par>
<line>
novos empreendimento*. Haj* vista,
</line>
<line>
no c*so esp*cífico *e Manaus, a c*nstrução *a Estrada
</line>
</par><par>
<line>
*a Ponta Negra * a Avenida do Turismo. Essas
</line>
<line>
d*as vias d* fl*xo rápido dão *cesso a dois
</line>
</par><par>
<line>
ba*rros relativamente novos em Manaus. Um é o bairro *a Ponta Negra e o outro é o ba*rro do
</line>
<line>
Tarumã. O primeiro v*m sofrendo um processo de *evitalização * e*pansão de su* o**a (orla
</line>
</par><par>
<line>
do Rio Negro), que *ulminou *om a descaracter*z*ção **iginal d* sua *aisagem, * fim
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
atender uma d*manda estéti*a d*s no**s mo*a*o*e*,
</line>
<line>
**ém
</line>
<line>
da
</line>
<line>
retirad* *e inúm*r*s bares
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comér*ios que, *radi*ionalment*, o*up**a* aquele lu*ar. O resul*a*o * a
</line>
<line>
dim*nuiç*o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
cober*ura ver*e daq**le l*cal e o surgimento ** u* pa**ão monoarqu*te*ôni**, já **e, ali, a
</line>
<line>
maioria d*s empreendim*n*os *mobi*iá*ios * de condomínios *redi*is de a*t* v*lo* comercial.
</line>
</par><par>
<line>
O *airro do Tarumã, por sua
</line>
<line>
vez, te*e se* espaço valori*ado, j*stamente,
</line>
<line>
por estar em uma
</line>
</par><par>
<line>
das pou*as áre*s da cida*e c*m grande cobertura veg*ta* nativa e pelo baixo v*lor comercia*
</line>
<line>
dos seus terrenos.
</line>
<line>
Por o*tro lad*, a *obilidade diz respe*to às condiçõ*s *as pe*soas em se movi*entar
</line>
</par><par>
<line>
s**re o e*pa*o urbano, u*il*zand* o* esp*ço* e recursos disp*n*ve** (e acessí**is)
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*irculação. Pod*-se suste*ta*
</line>
<line>
*ue a ace*sibil*dade i*fluencia, e até determina a mobilidade.
</line>
</par><par>
</page><line>
Influencia porque po*e t*rna* * *arefa *e circular mais fác*l ** mais *i*í*il, e con*umi* maior
</line>
<line>
ou *enor tempo de viagem. Pode *e*e*mi*ar, na medid* em que, em função das co**içõ*s *e
</line>
<line>
ace*sibi*idade a *obili*ade pode até ser anulada. Cr*a*ças, ido*os e p*ssoas com d*fic*lda*es
</line>
<line>
d* locomoção po*em *eix*r de reali*ar viag*ns, *m função das co*dições a serem e*frentadas
</line>
<line>
(SO**A, 2009).
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 13, n. 3, art. 4, p. 76-93, mai./jun. 2016 www4.fsanet.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aceleração e Desl*came*to* Urbanos n* Amazonas Conte*porâneo
</line>
<line>
89
</line>
</par><par>
<line>
O *celerado pro*esso de industrialização e u*banizaç*o do B*asil dos últimos sesse*ta
</line>
</par><par>
<line>
anos deixou **mo heranç*, par* *ste início
</line>
<line>
** século, cidades com *m tecido
</line>
<line>
urb*no
</line>
</par><par>
<line>
ma*cada*ente *esigual: bols*e* d* pob*eza *m distantes pe*iferi*s e bairros *e classe médi* e
</line>
</par><par>
<line>
alta e* áreas de melhor *entra**dade urbana. Nesse sentido, *
</line>
<line>
*oc*l de mor*di* na cid*de
</line>
</par><par>
<line>
exerce forte influ*ncia sobre as oportunid*des *e rea*izaçõe*
</line>
<line>
pessoais e profissionai* da*
</line>
</par><par>
<line>
p*s*oas. Segundo Villaça (2007), as localiz*ções *ã* definid*s pel*s condições
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
possib*lidade* de acesso de
</line>
<line>
cada indi*í*uo **s recurs*s do espaço
</line>
<line>
ur*ano. Como
</line>
</par><par>
<line>
consequ**cia desse modelo d* *e*envolvimento urbano e de distribuiçã* de renda,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*pulação de men*r poder aquisit*vo *em uma absu*da depen*ência *os meios *e **ans*orte
</line>
</par><par>
<line>
público e um p*eci*so
</line>
<line>
tempo dedica** às viagens, impactando dir*tam***e na su*
</line>
</par><par>
<line>
q*alificação profis*ional. *ssas c*ndições possibilidades são, por sua vez, determinadas e
</line>
<line>
pela organizaç** social e pelos mei*s *e transpor*e.
</line>
<line>
Outro aspecto *el*van*e q*e interfere *iretamen*e nos desl*camentos f*itos *iariamente
</line>
<line>
em t*das as cidades é a opção feita pelo tipo de me*o d* tra*sporte a ser utili*ado. **nfo*me
</line>
</par><par>
<line>
Souza (2001), o *utom*vel é o meio de tr*nspor*e que, paradoxalmente,
</line>
<line>
ap**sent* a maio*
</line>
</par><par>
<line>
quantida*e de v*ntagen* e os piores resultados, q**ndo co*parado com os outros *odos pa*a
</line>
<line>
con*ução de *assageiros urbanos. E, de acordo co* Ferraz e Torres (2001), o a*tom*vel é *
</line>
</par><par>
<line>
meio de tra*sport* que
</line>
<line>
detém a preferênc*a
</line>
<line>
da
</line>
<line>
maior
</line>
<line>
parte d* *opu***ão urbana. Esta
</line>
</par><par>
<line>
preferência advém do f*to de que os usu*rios de aut*móve* desfrutam das maio*es vanta*ens
</line>
<line>
que um m*i* de t*ansp*rte pode proporci*na*. Soma-s* a estas o status que mu*tos veí*ulos
</line>
</par><par>
<line>
c*nf*rem a s*us proprietári*s *m funç*o do luxo *ue ost*ntam. Por outro
</line>
<line>
*ado,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
de**ant*gens decorrentes de s*u
</line>
<line>
uso (notadament* a
</line>
<line>
poluiçã* *mbie*tal e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
**nge*tio*amentos) sã* *ssumid*s por tod* * socie*ade.
</line>
<line>
Nã* *bstante, n* caso específ*co de Mana*s, o tr**sporte públ*c* n*o tem *ons*guido
</line>
<line>
atender à dem*nda da população c*m qualidade ade*uada, além de os investimentos públicos
</line>
</par><par>
<line>
feit*s *a expansão e adequação
</line>
<line>
*o *istema viário não serem suficientes *ara r*s**ver
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
*r*bl*ma* de *luidez no trânsito, ca*a *ez *ais c*mum na cidade. Como conseqüência disso,
</line>
</par><par>
<line>
*er*ebe-se um aumento gradual
</line>
<line>
no número *e veícul** particulare* *tilizados *a*a
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
des*ocamentos *a ci*ade, e, na mesm* proporç*o o au**nto do temp* gasto *ara real*zar t*is
</line>
<line>
*eslo*amen*os (SOUZA; LE*TE, 2012).
</line>
</par><par>
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R**. FSA, Te*esina, v. 13, n. 3, *rt. 4, p. 7*-9*, mai./jun. 2016
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<par>
<line>
J. *. B. Rodriguez, R. *. M. *ilva
</line>
<line>
90
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSIDE**ÇÕ*S *INAIS
</line>
</par><par>
<line>
N*o é *i*ícil per*eber que Manaus segui* um modelo de des**v*lvi**n*o de *idade
</line>
<line>
*ue foi p**posto durante a década d* 1960 para tod* o p*ís, e que, por conta disso, enc*ntra-
</line>
</par><par>
<line>
se
</line>
<line>
ho*e n*ma situação *e d*fíc*l admin*straç*o. A falta
</line>
<line>
de planejame*to e *nve*timent*s ao
</line>
</par><par>
<line>
l*ngo de todo *sse t**po
</line>
<line>
foi *ando fo*ma à
</line>
<line>
ci*ade
</line>
<line>
q*e *e encontr*, at*alment*, dessa
</line>
</par><par>
<line>
m*neira, cheia de problemas estrutura*s *e d**í*il sol*ção.
</line>
<line>
Não *odemos no* furtar a uma discussão e a uma análise so*re o context* e*o*ômi*o, o
</line>
</par><par>
<line>
qual te* influên**a
</line>
<line>
direta no modelo
</line>
<line>
de cidades e, n* caso de Ma*au*, de metróp*les que
</line>
</par><par>
<line>
estamos cr*an*o. * vi*a em metrópo*es * *m *randes centros *ó possíve* assim, com *
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
grande continge*t* de pesso**, par* atende* a uma d*ma*d* *conô*ica, que sirva de força de
</line>
</par><par>
<line>
t**bal*o para o desenvolvim*n*o d* capitali*mo. Tudo iss* i*plica em moradia
</line>
<line>
para ess*s
</line>
</par><par>
<line>
pesso*s, meios de transporte,
</line>
<line>
infraestrut*ra dig*a e
</line>
<line>
adequada e possibili*a*e de *cesso
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mobilid*de ao que a cidade o*erece. As c*nsequê**ias vêm no pa*ote.
</line>
<line>
A *id*de não pára de cr*scer em número e em t*m*nho e a *endência é que os
</line>
<line>
proble*as relacion*dos à expansão ge*g*á*ica e dem**ráfica agra*em ainda as condições *e
</line>
</par><par>
<line>
sua infra es*rut*ra e imp*ctem, de m*neira mai* con*und*n*e, o trân*it* e a mobili*ade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
seus
</line>
<line>
ci*adã*s. Nesse sent*do, *s políti*a* pú*licas, o trâ*sito e a mob*l*dade humana não
</line>
</par><par>
<line>
podem ser *ensad*s de *orma *eparada. É preciso se es**b*lecer um novo horizo*t*, um*
</line>
</par><par>
<line>
no*a forma de executar
</line>
<line>
a* pol*ticas públicas para que, d* f*to, a vida
</line>
<line>
na
</line>
<line>
cida*e *eja ma*s
</line>
</par><par>
<line>
branda, amena e agradável. É preciso t*r direi*o à c*dade.
</line>
<line>
Temos consciênci* *e **e, f*lar da infra-estrutura ** Manau* pare*e ser re*unda*te e,
</line>
</par><par>
<line>
à*
</line>
<line>
veze*, repetiti*o, mas, como
</line>
<line>
cida*ãos (ou seja, aqueles que viv*m *a cidade) tornam-se
</line>
</par><par>
<line>
q*ase uma obrigação ch*mar ate*ção pa*a aqu*lo *ue desfa*or*c* o convívio *a c*d*de. Pode-
</line>
</par><par>
<line>
se
</line>
<line>
*i*e* que
</line>
<line>
este trabalho é mais um exe*cício ** cidadan*a, no contexto greg* *a *alavra,
</line>
</par><par>
<line>
nu** b*sc* pelos direitos e dever*s d*que*es que fazem a *i**d*.
</line>
<line>
Finalmente, **nsar a c*d*de é pensar várias for*as de estar nela e, em co*se*üê*cia, de
</line>
</par><par>
<line>
se *ov*men*ar den*r* dela. A ci*ade, c*nceitualmente, nã* é uma bar*ic*da, mas pode
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
*on*erter n*ma armadi*ha, se au*omobil*dad* presume ser a única form* a
</line>
<line>
de itine*ância
</line>
</par><par>
<line>
viári*.
</line>
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Rev. FSA, Teresina, *. 13, n. 3, ar*. 4, *. *6-93, mai./*un. 2016
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Cont*mporâ*eo: O Regime d* Automobilidade em Ma*aus. Re*. FSA, Teresin*, v.13, n.3, art.4, p.
</line>
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*6-93, mai./jun. 2016.
</line>
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Rev. FSA, Teresi*a, v. 1*, n. 3, art. 4, p. 76-93, mai./*un. 2016
</line>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Ace*eração e Deslo*amen*os Urban*s no Amazonas Contemp*rân*o
</line>
<line>
93
</line>
</par><par>
<line>
Cont*ibuição dos Autores
</line>
<line>
J. E. B. Rodriguez
</line>
<line>
R. C. *. Silva
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e pl**ej*me*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) análise e interpretação dos dad*s.
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) ela*o*ação do ras*unho ou na revisão crítica *o *onteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na apr*vaç*o da *ersão f*nal do manu*crito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teresina, v. 13, n. 3, ar*. 4, p. 76-93, *ai./jun. 201*
</line>
<line>
www4.fsan*t.*om.**/revist*
</line>
</par>Apontamentos
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)