Admirável Livro Novo / Brave New Book
Resumo
O objetivo deste artigo é propor uma reflexão acerca do livro feito para mídias digitais, o e-book. Para tanto, é necessário analisar e identificar o livro eletrônico como produto cultural contemporâneo para novos meios e novos suportes no campo literário. Com Negroponte (2002), Ferreira (2006), Spalding (2012) tratar de uma análise das estruturas inerentes às novas mídias derivadas de componentes da informática numa comparação com os meios tradicionais de produtos literários e relacionar o livro digital como modelo padrão de utilização para os leitores atuais. O artigo pretende, ainda, cruzar os conceitos sobre o fim do livro tradicional, a ruptura com o passado e as novas perspectivas para as tendências literárias da posteridade.
Palavras-chave: Literatura. Livro Digital. E-Book. Ciberliteratura.
ABSTRACT
The purpose of this article is to propose a reflection on the book made for digital media, e-book. Therefore, it is necessary to analyze and identify the electronic book as contemporary cultural product for new media and new media in the literary field. With Negroponte (2002), Ferreira (2006), Spalding (2012) dealing with an analysis of the structures inherent in new media derived from computer components in comparison to the traditional means of literary products and relate the digital book as a standard usage model for current readers. The article also cross the concepts of the end of the traditional book, to break with the past and the new perspectives for the literary trends of posterity.
Keywords: Literature. Digital Book. E-Book. Cyberliterature.
Referências
CHARTIER, R; A aventura do livro do leitor ao navegador: conversações com Jean 241 Lebrun. Trad. Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1998. Disponível em: Acesso em: 12 jun. 2015.
DARNTON, R; A questão dos livros. Trad. Daniel Pelizzari. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
E-BOOKS chegam a 3% das vendas de livros. Folha ilustrada. 2010. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/01/1392978-e-books-chegam-a-3-das-vendas-de-livros.shtml. Acesso em: 13 jun. 2015
FERREIRA, M; Introdução à Preservação Digital: Conceitos, estratégias e actuais consensos. Portugal: Escola de Engenharia da Universidade do Minho, 2006. 88 p. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2015.
HAYLES, K; Literatura Eletrônica: novos horizontes para o literário. Trad. Luciana Lhullier e Ricardo Moura Buchweitz. São Paulo: Global, 2009.
HILBERT, M; LÓPEZ, P; The World’s Technological Capacity to Store, Communicate, and Compute Information. Science. 2011. Disponível em: . Acesso em: 13 jun. 2015.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL. II Seminário Nacional. 3. ed. 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2015.
JAMESON, F; Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. Trad. Maria Elisa Cevasco. São Paulo: Editora Ática, 1996.
MANOVICH, L. Novas mídias como tecnologia e ideia: dez definições. In: Lucia Leão (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
MANOVICH, L. The language of new media. Cambridge: MIT Press, 2011.
NEGROPONTE, N; A vida digital. 2. Ed. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SAWAYA, M. R; Dicionário de Informática e Internet. São Paulo: Nobel, 1999. 545 p.
SPALDING, M; Alice do livro impresso ao e-book: adaptação de Alice no país das maravilhas e de Através do espelho para iPad. 2012. Tese (Doutorado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: < http://www.literaturadigital.com.br/tese/teseLiteraturaDigital.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2015.
TOFFLER, A. F; A terceira onda. Trad. João Távora. Rio de Janeiro: Record, 1980.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.3.11
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)