<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 1*, p. 199-208, mai./jun. 2016 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.3.11 </line>
</par>
<par>
<line> Admirável Livro Novo </line>
<line> Brav* New Boo* </line>
</par>
<par>
<line> Saulo Cunha de Serpa Brandão </line>
<line> Pós-*o*tor em Lin*üí*tica, U**versity of Was**ngton - Seatt*e, UW, Estados *nido* </line>
<line> P*ofessor d* Universidad* *eder*l do Piauí, *ras*l. </line>
<line> E-mai*: s*ulo@ufp*.br </line>
<line> Priscila Viviane *e S*usa Carvalho </line>
<line> Me***anda em Li*güística Unive*sidade Fe*eral do Piau* </line>
<line> graduação em Lic*nc*atura Plena em L*tras/Ingl*s p*la Unive**idade E*ta*ual do Piauí </line>
<line> *-m**l: vivipc*r@hotmail.com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> End*r*ço: Saulo C*nha de Serpa *randão </row>
<row> Endereço: U*ive*sidade Feder*l do *ia*í, Cen*ro de </row>
<row> Ciên*ia* H*manas e Le*ras, *epartamento d* Letras. </row>
<row> Av. Petrônio Portela, s/n. I*inga. 64049550 - T*r*s*n*, PI </row>
<row> - *rasi* </row>
</column>
<column>
<row> Edi**r Científico: Ton*y *erle* de Alencar *odrigue* </row>
<row> *r*igo recebido em 29/02/201*. Últim* v*rsão </row>
<row> rece**d* em 1*/03/2016. A*rovado em 1*/*3/2016. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> En*ereço: P*iscila Vi*iane *e Sousa Ca*valho </row>
<row> En*ereço: *niversid**e Federal *o Piauí, Centro *e </row>
<row> Ci*n*ias Humanas e Letras, *e*artame*to de Le**as. </row>
<row> Av. P*trônio Portela, s/n. Ini*ga. 640**550 - Teresina, PI </row>
<row> - Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Av*liado pe*o sistema Triple Review: D*sk Rev*e* a) </row>
<row> pelo Edi*or-Chefe; e *) Dou*l* Bli*d Review </row>
<row> (aval*ação cega por dois ava*iadores d* áre*). </row>
<row> R*visão: *ramatical, Normativ* e de Format*çã*. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *poio e f*nanci*mento: *u*daçã* de Amparo à Pesqui*a do *iauí, FAPEPI. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. C. S. *randão, P. V. S. Carva*h* </line>
<line> *00 </line>
</par>
<par>
<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> O ob*etivo deste *rti*o é propor um* reflexão a*erca do livro feito para mídi*s d*gi*ais, o e- </line>
<line> book. Para tanto, é neces*ário a*ali*ar e identificar o livro el*trônico co*o pr*duto cult*ral </line>
</par>
<par>
<line> contemporâneo para novos *eios e nov** suportes </line>
<line> no campo literário. C*m **gr*ponte </line>
</par>
<par>
<line> (20**), Fer*ei*a (**06), Spaldi*g (2012) *ratar de *ma análise d*s *strutu*as inerentes às </line>
<line> novas míd*a* d*rivadas de c*mponentes da in*o**á*i** numa compara*ão com os meios </line>
<line> tra*ic*onai* de produ*os literá*ios e re*acionar o livro digital como modelo pa**ão de </line>
<line> utilizaçã* para os leitores atuais. O *r*igo pret*nde, ainda, *r*z*r os conceitos sobre o fim do </line>
<line> li*ro tradi*i*nal, a ruptura com o pa*sado e a* n*vas perspectivas para as *end*ncias lite*ár*as </line>
<line> da poste*idade. </line>
<line> Pala*ras-cha*e: *it**atu*a. *i**o Digit*l. E-B*o*. *ibe*lit*r*tura. </line>
<line> *BSTR*CT </line>
</par>
<par>
<line> The purp*s* *f this a*ticle *o is </line>
<line> pro**s* a reflecti*n on the book made for digi*al media, e- </line>
</par>
<par>
<line> book. Therefore, it is nece*sary to </line>
<line> analyze and identif* the electronic book as contempor*ry </line>
</par>
<par>
<line> cul*ural product for new m*dia and ne* med*a in th* l*tera*y field. With Negropont* (*002), </line>
</par>
<par>
<line> *erreira </line>
<line> (20*6), Spalding (20*2) dealing with an analysis of the struc**res inherent in </line>
<line> ne* </line>
</par>
<par>
<line> media derived from c*mpute* components in com*arison to the traditional mea*s of lit*rar* </line>
<line> products and relate th* digita* book as a st*ndard usag* mode* for c*rrent *eaders. The article </line>
<line> als* cross the concepts *f t*e end of the tr*ditional book, to bre*k with the pa*t and the new </line>
<line> pe*spectives for *he literary trends ** posterity. </line>
<line> Ke*words: Litera*ure. Digital Book. E-Boo*. C*berli*e*ature. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. *1, p. 199-208, mai./jun. 2*16 </line>
<line> w*w*.*sanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ad*irável Li*ro Novo </line>
<line> *01 </line>
<line> O livro não morrerá. </line>
<line> U*be*t* Eco </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODUÇ*O </line>
</par>
<par>
<line> Quando pensamo* em *ivro*, logo condic*on*mos o *ensamen*o a* modelo tradici**al </line>
<line> de míd** física, o livro *e *apel. Mas, no *tua* ce**rio, e sob influên*i* da Era da </line>
<line> Informação1, a tr*dicional ro*pagem do livr* passou p*r modifica*õe* fís*cas qu* lhe </line>
<line> atribuír*m um no*o formato e acesso. E*sas m*di*ica*ões servira* para a r*prod*ç*o do livro </line>
<line> co*o *ro*u*o par* uso em com*onentes d* inform*tica. </line>
<line> A imp*rtância desta pesquis* é explorar*os como e*ses novos formatos de l**ros, </line>
</par>
<par>
<line> feitos p*ra o ambi*nte virtual, têm se estabelecido no m*rcado edit*rial a**mp*nhado as e </line>
<line> muda*ças soc***s de fo*ma acele*ada e eficaz. Anali*amos, *a*bém, com* o *iv*o pa*sou d* </line>
<line> o*jeto para mídia. </line>
<line> E que, mesmo diant* do aparente de**so do formato tra*icional, há n*s no*os </line>
</par>
<par>
<line> for**t*s uma relev*nte facil*tação </line>
<line> de distri*ui*ão e uma incontestável dem*cra*ização *o </line>
</par>
<par>
<line> acesso por *star dispo**vel on-l*ne, mas um* restr*ta limitação quantos aos dispo*itivo* *e </line>
<line> leitura. </line>
<line> Ce*tos da *e***â*c*a des*a *esqui*a, nós tencio*amo* qu* * estudo, aqu* promovido, </line>
<line> possa contribuir po*it*va*ente para a compreensão sobr* o que é esse l*vro em formato </line>
<line> digita*, q*ai* as s*as aplicaç*es, *sos * a **corporação de*s*s novas tecnologias *a sociedade. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa </line>
<line> fo*ma, * o*jetivo *est* artigo de </line>
<line> **sq*i*a </line>
<line> que, basea*o* na fundamentação </line>
</par>
<par>
<line> *eór***, **opor um* reflexão analítica so*re o livro feito para mídias digitais, u**lizando-se** </line>
</par>
<par>
<line> t*rmo e-bo*k como ab*ev*açã* p**a o ter*o *m inglê* *letronic b*ok, em generalização </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> denominad* *iv*o *igi*al, no Brasil possa*os, ainda, a*rese*tar a estrut**a da fundame*tação </line>
<line> teóri*a da reflex*o em *ua* p*rt*s. </line>
<line> Na primeira pa**e, *efinimos o con*e**o de Obj*to Di*ita* que uti*izam** n*sta </line>
<line> pesqui**, segun** a Electronic Litera*ure Org*ni*ation (ELO), *egroponte (2002) * Ferreira </line>
</par>
<par>
<line> (2*06). Quanto, na *e*un*a pa*te, </line>
<line> busco* o cru*amento sobre * *i* *o livro *radicional, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rupt*ra com * pas*ado e as nov*s pers*e*ti**s par* as tendências literá*ias *ara a posterid*d* </line>
<line> com *ayle* (*009) e Manov*ch (201*), *pald**g (2012). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> U*a *lu*ã* à terceira onda, de Al*in Toffler, també* *o*heci*a c*mo "E*a d* Informação". *of*le*, em </row>
</column>
</par>
<par>
<line> pal*str* **ncedida *m 1993 no Co*gre*so Nacional de Informática da SUCESU19, afirma *ue a m*lhor maneira </line>
<line> de entender ess* terceira onda é contr*stando-a com a segunda *nda, a "Era *a Civilização Ind*st**al". </line>
<line> Rev. F*A, *eresi*a, v. 13, n. 3, *rt. 11, p. 19*-20*, m*i./*un. 20*6 www4.fs*net.*o*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. C. S. Brandão, *. V. S. Carvalho </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> A téc**ca de **s*uis* *ue adot*m*s foi a b*bliográfica, que *br*nge *an*o o co*pu* </line>
<line> teórico que norteia a análise, qu*nto * *o*to relevante de*t* trajeto, q** é a constante rev*são </line>
<line> dos pres*upostos teóric**, exigin*o, p*r* tant*, a leitu*a c*í*ica. </line>
</par>
<par>
<line> Ele*emos para o corpus *e análi** as segu**tes o*ras: A quest*o *os </line>
<line> livro* (2010), </line>
</par>
<par>
<line> Quest*es de lite*at*ra na tela (*010), Lite*atur* E*e*rônica: n*vos horizo*tes p*ra o literário </line>
<line> (2009), A vida digi*al (2002), Retr*to* da L*itu*a no Brasi* (2012) e *ntro*ução a preservação </line>
<line> digital (2006). </line>
<line> Po*t*nto, o trabalh* que propomos, ten*iona h* *arac*erização do e-bo*k. E s*gundo </line>
<line> **novich (2011), delim*tam*s algum** questões bá*icas refer*ntes às novas m*d*as. Já com a </line>
</par>
<par>
<line> ba*e </line>
<line> te*r**a mencio*ada no </line>
<line> segundo par*grafo, e com * cont*ib*içã* de Spalding (2*12) </line>
</par>
<par>
<line> f**ham*s os questionam*ntos co* resp*stas a*s**tivas sobre o fim do livro objeto e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> padroni*ação técn*ca do liv*o míd*a. </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERE*C*AL T*ÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 O *ivro: de *to*os pa** bit* </line>
</par>
<par>
<line> E-book é uma a*revi*çã* *o term* i*glês elet*on*c book geralmente designado </line>
</par>
<par>
<line> ao livro em forma** d*gital, pod*n*o ser *ma versão eletrôni*a de um livro q*e já </line>
<line> f*i </line>
</par>
<par>
<line> *mpr**s*, ou cópia digita**za*a do livro **j*to, *u, *inda, uma *ria*ã* ori*inal *m format* de </line>
<line> míd*a para suportes de lei*uras digitais. </line>
<line> *ara Char*ier (1998, p.100), "* represen*ação ele*rônica **s textos modifi*a to*almente </line>
</par>
<par>
<line> su* condição: ela sub*titui a mate*ialid**e do </line>
<line> livro pela imaterialidade </line>
<line> de textos sem lugar </line>
</par>
<par>
<line> espe**fico". *as a *spe*ificidade da </line>
<line> localização nã* torna * e-book indisponível para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> acesso. Em *971, *ic*ael *art *riou o Pr*jeto Gutenberg2, **vido *** um esfo*ço </line>
</par>
<par>
<line> voluntári*, *ar* digitaliza*, arquivar e </line>
<line> d*stribuir obras *ulturais atrav*s da digita*izaç*o de </line>
</par>
<par>
<line> livros. </line>
</par>
<par>
<line> No B*asil, </line>
<line> o </line>
<line> gov*rno *rasileiro l*nçou, em 200*, o Portal Domíni* Público*,que </line>
</par>
<par>
<line> *nicialmente contab*lizava *00 **ra*, propon*o o *ompartilham*nto *e conhecimentos em </line>
</par>
<par>
<line> **rma de uma bibliotec* vi*tual que permite a </line>
<line> colet*, a inte*ração e a *re*ervação de obr*s </line>
</par>
<par>
<line> l*terárias. Até janeiro </line>
<line> de 2014, era* 186.74* obr*s *adas**adas n* f*rm* de textos, so**, </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> O primeiro texto a se* di*italizado foi uma cóp*a *a Declaração de Indep**d*n*ia dos Est**os Uni*os e hoje </row>
</column>
</par>
<par>
<line> são ma*s d* 33 mil li*ros eletrô*icos *igitalizados para leitura online ou nos leitores digi*ai*. O sit* é comp*s*o </line>
<line> basica*en*e de livros em domí*io públ**o, acessível em <ht*p://*ww.gut*nberg.org/>. </line>
<line> 3 </line>
<line> Di*ponível em <*ttp: //do*iniopub*ico.gov.br/>. </line>
<line> Rev. FSA, T*res*n*, v. 1*, n. 3, art. 11, p. 19*-2*8, mai./jun. *016 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Admirável Livro *ov* </line>
<line> 203 </line>
</par>
<par>
<line> *ma*ens e vídeo*, um acervo *ue re*ebe em torno </line>
<line> de </line>
<line> 60.289 m*l vi*itas por mês, segund* </line>
</par>
<par>
<line> es*atística* di*ponibilizadas pelo própr*o site. </line>
</par>
<par>
<line> *m 2012, a Livraria Cultura iniciou a *enda do primei*o *up*rte de leitura di*it*l, o </line>
<line> kobo4. A*nd* no mesmo ano a c*egad* *a **azon.com, uma grande empresa *orte-americana </line>
</par>
<par>
<line> *o ramo de e-books, provocou um des*on*orto ent*e editores, livrarias e </line>
<line> leitores. *odos </line>
</par>
<par>
<line> al*men*avam te**res *uanto às *u*anças d* ex*ect*tiva do mer*ado e se *s *ov*s há*itos de </line>
<line> leitura c*locariam, em que*tão, o futuro do livro impre*s*. </line>
<line> Seg*ndo est*mat*vas p*blicada* na matér*a *-books chegam a 3% das vendas de </line>
<line> liv*os* n* Fol*a de São Paulo, em *4/01/2014, as ma*or*s *di*ora* do p**s f*charam 20*2 co* </line>
<line> os e-books represen*ando cerca de 1% (um por cen**) de suas ve*das totais. Mas, *m 20**, * </line>
<line> venda do* li*ros digitais conta*ilizou *% (três por ce*to) n* tot*l. </line>
</par>
<par>
<line> É *m perce*tual *onsiderado ainda *equeno de acordo com * Instit*to Pro-*ivro </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> Retratos da Le*tura no Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - Retra*os da Leit*ra no Brasil, 2012, p.*6. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Porém, é impo*tan*e co*pre*nder trata*-*e de um crescim*nto gradativo em um país </row>
<row> *ujos leito**s ai*da tatei*m as opções *e l*itura d*gital. A* informações da figu*a 1 mostram </row>
</column>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
<row> 5 </row>
</column>
<column>
<row> A K*bo per*e**e à *mpr*sa de **ommerceRakuten, *edi**a em Tóquio. </row>
<row> Disponível em <http://www1.fo*ha.uol.com.br/ilustr*da/2014/01/13*2978-e-book*-chegam-a-3-das-*e*das-de- </row>
</column>
</par>
<column>
<row> liv*os.sh**l>. </row>
<row> Rev. F*A, *eresi*a, v. 13, n. 3, art. 11, p. 199-208, ma*./j*n. **** www4.*sanet.com.br/revist* </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. C. S. Bra*dã*, P. V. S. Carvalho </line>
<line> 204 </line>
</par>
<par>
<line> qu* 53 mi*h*es de pessoas, no Brasil, já *uv*ram fala* em *-*ook* ou livros digitais. </line>
<line> Entr*tant*, a*nda segundo o gráfico *a figu*a 1, ce*ca de 82% dos e*t*ev**tado* nun*a leram </line>
<line> nenhum e-book em nenhum dos dois *upor*es oferecido*. </line>
<line> 3 A vid* útil de um e-boo* </line>
<line> *o m*ndo de hoje, a in*ormação é produ*ida em uma quantidade colos*al, ca**logada </line>
</par>
<par>
<line> e enviada </line>
<line> para os mais *i*ers*s supo*tes que possibilitam a s*a divulga*ão. Dessa forma, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> rev**ução tecno*ógica dos últimos 20 anos (em particul*r da informática e das comu*icações) </line>
<line> possibilita à g*ração, que transita na e*a da in*ormação, que p*o*u*** e re*ist*em mais </line>
</par>
<par>
<line> i*formação, de </line>
<line> certo, bem maior do que toda a informaç*o r*gistrada pelos milhar*s </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> gerações que as precederam. </line>
<line> E* * vida di****l (*002, p. 1*), N*gro*onte sustent* *ue a infor*ação do* dias de </line>
<line> *oj* pode ser encon*rada de duas formas: a inf*rmaçã* em *ormato de átomos * em forma*o </line>
<line> *e bits. *a vida atual, a ma*oria das informações chega em átomos (*evis*a, jor*al, liv*os), </line>
</par>
<par>
<line> e*quanto na vi*a digita*, a i*formação chega em fo*mato de </line>
<line> bits (internet). Os </line>
<line> "b*ts" t** </line>
</par>
<par>
<line> valor muito *upe*ior a*s "á*o*o*" que *s *rmazenam. </line>
</par>
<par>
<line> Ess* quantidade e**essiv* de i**ormações, se*undo Hilb*rt e López no art*go The </line>
<line> W*rld\s T*chnological Capacityto St*r*, *ommunica*e, and C*mpute In*orma*i*n. Publicado </line>
<line> na revista Scien*e M***zineseria de: </line>
</par>
<par>
<line> A quant*dade total </line>
<line> de inform*ç*es cresc*u de 2,6 e*abyte* </line>
<line> o**ic*mente co*pacta </line>
</par>
<par>
<line> d*s </line>
<line> em 1986 para *5.8 em ***3, mais d* 54,5 em 2000, e para 29* exabyte* de </line>
</par>
<par>
<line> forma optica*ente c*m**ctados em 2007. Is*o é equ*v*lente a menos do *ue um </line>
<line> CD-*OM 730 MB - p*r pessoa em 1986 (53* MB por pessoa), cerca de 4 CD- </line>
<line> RO* por pessoa de 1993, 12 CDROM p*r pessoa em 2000, * quase 6* CD- ROM </line>
<line> p*r pe*soa em 2007. Acu*ulan*o * imagina*o 404.000.000.000 bilhõ*s *e CD- </line>
<line> ROM * part*r d* 2007 seria criar *ma pilha da terra à l*a e um q*arto des*a d*stância </line>
<line> a mais(com 1,2 mi*ímetros *spes*u*a por CD). (H*lbert * Lóp*z, 2002, p.62, </line>
<line> tradução nos*a). </line>
<line> *as *ivros dig*tais, *e modo *eral, são pequenos, bem men*re* do que uma MP*6 *u </line>
</par>
<par>
<line> um A*p7. Não d* pa*a es*abelecer essa ques*ão como um fator qu* deponha contr* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> armazenamento *o e-book em temp* f*turos. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 </row>
</column>
<column>
<row> MP3: Form* abreviada d* MPE*-I Audio Lay*r III. **rmato de áudio MPEG que pr*duz som com *ualid**e </row>
</column>
</par>
<par>
<line> de C*, com uma relaçã* de compactaçã* de 12:1. (SAWAYA, 1999, p. 304) </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 7 </row>
</column>
<column>
<row> APP (APPli*ation) - aplicati*o. Um programa que ajuda o usuário a executar um* *are** em particular, tal </row>
</column>
</par>
<par>
<line> como *ro**ssad*r de texto, planilha ou banco de dados. (SAWAYA, 1999, p. 26) </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 13, *. 3, *rt. 1*, p. 199-208, mai./ju*. 2*16 www4.fs*net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Admirável Livro Nov* </line>
<line> 205 </line>
</par>
<par>
<line> Porém, a questão problema q*e cons*d*r*mos na pesq*is* é a obsolescência </line>
<line> p*ogramada do* *omponen*e* e disposit*vos d* *nformática. Miguel F*r*eira em Introdução à </line>
<line> pres*rva*ão digital (2006, p. 19) afirma: </line>
<line> * obso*escênc*a tecno*ógica não se manifesta somente ao nível dos suportes físicos. </line>
<line> No domín*o digital, todo o tip* de mate*ia* tem ob*i**to*iam*nte de respeitar as </line>
<line> regras de um de*ermi*ado format*. Ist* pe*m*te que as aplicações de softw*re s*j*m </line>
<line> c*paze* *e a*rir e interpr*tar a**quadam*nte a inf*rm*ção ar*azenada. "À medida </line>
<line> que o s*f**are vai evoluind*, tam*ém os forma*os por ele produzidos vão *of*en*o </line>
<line> alterações". </line>
<line> Em pesqui*as sobre o *iclo de vid* de aparelhos eletrônicos, real*zada *elo In*tit*to </line>
<line> Brasileir* *e Defesa *o Co*sumidor (IDEC ) e *elo Instituto d* Pesquisa Mar*et Anal*sis, é </line>
</par>
<par>
<line> ana**sada a sat*sfação sobre o desem*enho * du*a*ilid*de </line>
<line> *os produtos eletr*eletrô**cos, </line>
</par>
<par>
<line> c*mo por e**mplo os celular*s, q*e se *nc*ixar*am, t*mbé*, na mesma </line>
<line> c*teg*ria de </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> compu*ado*, por serem apar*lh*s que apresenta* um número *e problemas d* f*ncionamento </line>
<line> b*m significantes. </line>
<line> Fi*ura 2 - R*vista IDEC nº18* - Fevereiro 2014 </line>
</par>
<par>
<line> A fig**a acima *e ref**e à revista *e edi*ão n*194 - Fe*ereiro 201*. Dem*nst*a- </line>
</par>
<par>
<line> se,nela,a expectati*a *e </line>
<line> du*abi**dade *el* con*umidor.O ID*C ob*etivo* *denti*icar as </line>
</par>
<par>
<line> expe*tativ*s do c*n**midor em relação * **raçã* dos apare**os no Brasi*. A prospecção </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> que a *atego*ia *n*lisada *o **áfico ten*a uma vida *til de 2 a 3 a*os a mais do que de fato </line>
<line> tem hoj*. </line>
<line> A vida *til de com**nente* re*acionadas à pereci*ilid*de do *ivro digital *os *olta </line>
<line> para a chamad* preservação digi**l. Ferreira (2006, p. 21) *esigna: </line>
<line> R*v. FSA, T*resina, v. 1*, n. 3, art. 11, p. 199-20*, mai./jun. 2016 www*.*sanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. *. *ran*ã*, P. *. *. Car*alh* </line>
<line> **6 </line>
</par>
<par>
<line> [...] o conjunto de at*vidades ou processos re**onsáveis por ga*antir o acess* </line>
</par>
<par>
<line> continua*o a long*-prazo à info*mação e </line>
<line> restante patrimô*io cultural e**stente em </line>
</par>
<par>
<line> formatos </line>
<line> dig*tais. A preservação digit*l co**iste na *apacidade de garant*r que a </line>
</par>
<par>
<line> informação digit*l permanece ace*sív*l e com q*alidades de aut*n**cidade </line>
</par>
<par>
<line> sufi*ientes para que possa *er interpretada no futuro </line>
<line> recorrendo a uma plata*o*ma </line>
</par>
<par>
<line> tecnológica *iferente da u**l*za*a no m**ento da sua criação. </line>
<line> Fe*re*ra (2006, p.28) ainda acrescen*a que, *m 1990, o Cons*ltativ* C*mitee for Space </line>
<line> Data Systems (C*SD*) iniciou um es*or*o *onjunto c*m a Internati**al Org**i*ation for </line>
</par>
<par>
<line> Sta*dardization (ISO), a fim de d*s*nvo*ver um **njunto de normas </line>
<line> capazes </line>
<line> de reg*lar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> armaz*name*to, a lo**o-*razo, </line>
<line> de informação digital produzida *o *mbito dem*ssões </line>
</par>
<par>
<line> *s*acial. </line>
</par>
<par>
<line> Es*e *sforço de* origem ao mo*elo de ref*rência OA*S (Open Archival Infor*ati** </line>
<line> **stem), que *onsiste em um *ode*o c*nceitual que visa ide*tific** os componentes </line>
</par>
<par>
<line> funcionais q*e deverão fazer parte de u* *istema </line>
<line> *e infor**ç*o *edicado à </line>
<line> pre*ervação </line>
</par>
<par>
<line> *igita*. O *od*l* foi apro**do como </line>
<line> uma norm* in*ernacio*al em 2003 - ISO Standard </line>
</par>
<par>
<line> 14721: *003. </line>
</par>
<par>
<line> *sse OA*S * um *odelo conceitua* q*e discipli*a e orienta um **stema d* arquivo </line>
<line> ***icado à manut*n**o do **ess* a informações di*it*is por longo *razo. É preciso *essaltar </line>
<line> que há diversos m**elos qu* o*jet*va* uma amplitude na data de vali*ade dos arquivos, além </line>
<line> de esforço* q*e têm sido *plicados c*m relação aos t*pos de soluç**s de preservaçã* </line>
<line> tecnológica. </line>
<line> 4 CO*SI*ERAÇ*ES FINAIS </line>
<line> Durante esta pesqui*a *oi possível fazermos revisões histór*ca, ref*exiva e elucid*t**a </line>
</par>
<par>
<line> de como o livr* </line>
<line> di*ital t** s* estabele*ido e con*uistado um *spaço, </line>
<line> a**da s*m*ólico, no </line>
</par>
<par>
<line> merc*do e*it*rial, já que no Brasi*, * </line>
<line> acesso e </line>
<line> comercia*ização doe-book s*o apresentad*s </line>
</par>
<par>
<line> segun*o e*timativas p*quen*s, se comparadas a *ut*os mercados, porém, gradativa*, se essa* </line>
<line> estimativas nos remeterem a um horizonte pos*ti*o d*ante das novas possibilidades </line>
<line> tecnológic*s. </line>
<line> O e-book, qu*nto à su* *sabilidade, já se encontra *st*belecido como *p*ão al*er*ativa </line>
</par>
<par>
<line> ao l*vro tra*icional que, m*t*foricame**e, não *orreu e ain*a </line>
<line> se config*r* como p*ime*ra </line>
</par>
<par>
<line> escolha de bus*a e compra d*s brasileir*s, de*endo a prioridade no mercado editorial e *e </line>
<line> es*abelecendo, culturalmente, como a primeira o*ção de for*a*o. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*esina, v. 1*, n. 3, art. 11, p. 199-*08, mai./jun. 2**6 </line>
<line> www4.fs*n*t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Adm*rável Livro N*vo </line>
<line> 207 </line>
</par>
<par>
<line> Re*saltamos que o livro digita* apresenta vantag*ns c*mo * possibilidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ar*azenar *ma *ua*ti*ade, consideravelmente gran*e, *e u*ilizar u* dispositivo como um </line>
</par>
<par>
<line> pe*dri*e8, p*r *xemplo. O que j* nã* seria po*sível c** obras im*r*ssas. Além </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *brangência das obras **blicadas po*erem ser facil*ente a*ess*das por qualquer pessoa, </line>
<line> in*e*enden*eme*te do lugar no p*ís d* acesso. </line>
<line> É poss*vel, ta**ém, o*t***os um *-boo* d* form* gratuita em bibli*tecas *úblicas </line>
<line> disponíveis online9 ou outros site* que p*ss*bilitem a ofert* de livr*s digit*is, c*mo * Google </line>
<line> 10 </line>
<line> Books . Assi*, concl*ímos nossas considerações a respeito d* tema, esperando que, tanto o </line>
<line> livr* obje**, quanto o livro mídia, possam ser *acilitadores da leitura e pesquisa no tempo </line>
<line> presen*e e futuro. </line>
<line> REFE*ÊNCIA* </line>
<line> CHA*TIER, *; * av*ntu** do livro *o leitor a* navegador: conversações com Jean 241 </line>
<line> Lebrun. Trad. Reginal*o Carmello Co**êa de *oraes. São Paul*: Imprensa Oficial do Estado </line>
<line> de São *aulo, 1**8. Disponív*l em: <h*tp://www.**rcel*spalding.com> Acess* em: 12 jun. </line>
<line> 2015. </line>
<line> *ARNTON, R; A questão dos livros. T***. Daniel Peli**ari. São Paulo: Companhia da* </line>
<line> L*tras, 2*10. </line>
<line> E-BOOK* ch*gam a 3% das vendas de livr*s. Folha ilustrada. 2010. Disponíve* em: </line>
<line> http://ww*1.fol**.uol.com.br/ilust*ada/2014/01/1392978-e-books-chega*-a-3-das-vend*s- </line>
<line> de-livros.shtml. Ac*sso em: 13 jun. 201* </line>
<line> FE**EIRA, M; Introdu*ão à Preservação Digi*al: Con*eito*, estra*égias e actuais </line>
<line> consens*s. *ortugal: Escola de Eng*nharia da Universidade do Min*o, 2*06. 88 p. Dispo*ível </line>
<line> em: <*ttps://repositorium.s*um.**inho.pt/bi*st*eam/1822/58*0/1/liv*o.pdf>. Acesso em: 13 </line>
<line> j un. 2015. </line>
<line> H*Y*ES, *; Liter*tu*a Eletrônic*: novos horizontes **ra o *i*erário. Tra*. Luc*ana </line>
<line> Lhullie* e Ricardo Moura Buchw*itz. *ão Paulo: Glob*l, 2009. </line>
<line> *I*BERT, M; LÓPEZ, P; The Worl*\s Te*hnological Capacity to Store, *ommu*ic*te, </line>
<line> and Co*pute Inform*tion. Science. 2*11. *isp*nível em: </line>
<line> <ht*p://w*w.*cien*emag.org/content/332/6025/60>. A*es*o em: *3 jun. *0*5. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 8 </row>
</column>
<column>
<row> Pen D*ive ou Memór*a USB Flas* Drive é u* d*spositivo ** memória const*tuído por memória f*ash </row>
</column>
</par>
<par>
<line> (EEPROM), *om a**ecto semelhante a um isqu*iro e uma **gação USB *i*o A *ermiti*d* a su* conexão a uma </line>
<line> po*ta USB de um computador ou outro equipa*ent* com uma entrada USB. (SAW***, 199*, p. 349) </line>
<line> * </line>
<line> Online - em linha *i*et*, conectado. O mesmo que on line, ou ainda on-line.(S*W*YA, 1999, p. 328) </line>
<line> 10 </line>
<line> Disponível e*: <https://books.*oogl*.com.*r/>. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, a*t. 11, p. 1*9-208, *ai./jun. 20*6 www4.*sanet.com.b*/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S. C. *. Brandã*, P. *. S. C*r*alho </line>
<line> 2*8 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> INS*ITUT* PRÓ-LIVRO. RETRATOS DA L**TURA N* B*ASIL. II Semin*rio </row>
<row> Naci*nal. 3. ed. 2011. *isponível *m: <http://prolivro.org.br/home/*ndex.ph*/atu*cao/25- </row>
<row> pr*jetos/*es*uisas/390*-pesquisa-retra*os-da-leitura-no-brasi*-48>. Ac*sso em: 1* maio </row>
<row> 2015. </row>
<row> JAMES*N, F; Pós-Modernismo: a lógic* cultur** do ca*ita*ismo tardio. Trad. **ria Elisa </row>
<row> Cevasco. São Paulo: Edi*ora Át*c*, 1996. </row>
<row> MANOVICH, L. Novas mí**as como tecno*ogia e ideia: dez definições. In: Lucia Leão (or*.). </row>
<row> O chip e o ca**idoscópio: ref*ex**s sobre as novas m*dias. São Paulo: *d*to*a S**AC, *005. </row>
<row> M*NOV*CH, L. *he lang*age o* *ew media. C*m*ri*ge: MIT Press, 20*1. </row>
<row> N*GRO*ONTE, N; A vida d*gital. 2. Ed. Trad. Sérgio Tel*aroli. São Pa*lo: Com*anhia das </row>
<row> Le*r*s, 2002. </row>
<row> S*WAYA, M. R; Dicionári* d* Informática e Inter*e*. São Pau*o: Nobel, 19*9. 545 p. </row>
<row> SPA*DING, *; *lic* do *ivr* i**resso ao e-book: ada*tação de Alice no p*ís das </row>
<row> maravi*has e de *través do e**elho para iPad. 2012. Tese (Do*tora*o em L*tras) - F*culd*de </row>
<row> de Letras, Univer*i*ade Federal d* *io Grande d* Su*. Disponível e*: < </row>
<row> htt*://w*w.li**ratur*digital.com.br/tese/teseLiterat*raDigital.pd*>. Acess* e*: 1* jun. 2015. </row>
<row> TOFFLE*, A. F; A **rc*ira onda. Trad. João Távora. Rio de J*neiro: Record, 198*. </row>
<row> Como Referenci** este A*tigo, confor*e A*NT: </row>
<row> BRANDÃO, S. C. S; *ARVA*HO, P. V. S. A*mirável Livro No*o. R*v. FSA, Teresina, *.13, n.3, </row>
<row> **t.11, *.199-208, m*i./jun. 2016. </row>
</column>
<par>
<line> *ontr**uiç*o dos Autores </line>
<line> S. C. *. Brandão </line>
<line> P. V. S. Ca**alho </line>
</par>
<par>
<line> 1) conc*pção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análi*e e int*rp*etaç*o dos dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) e*aboração do *ascunho ou n* revisão crítica d* conteúd*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*ti**pação na aprovaç*o d* *ersã* final do manus**ito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 13, n. 3, art. 11, p. *99-208, *ai./jun. 20*6 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
</document>

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)