<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. 1*, p. 199-208, mai./jun. 2016
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.3.11
</line>
</par><par>
<line>
Admirável Livro Novo
</line>
<line>
Brav* New Boo*
</line>
</par><par>
<line>
Saulo Cunha de Serpa Brandão
</line>
<line>
Pós-*o*tor em Lin*üí*tica, U**versity of Was**ngton - Seatt*e, UW, Estados *nido*
</line>
<line>
P*ofessor d* Universidad* *eder*l do Piauí, *ras*l.
</line>
<line>
E-mai*: s*ulo@ufp*.br
</line>
<line>
Priscila Viviane *e S*usa Carvalho
</line>
<line>
Me***anda em Li*güística Unive*sidade Fe*eral do Piau*
</line>
<line>
graduação em Lic*nc*atura Plena em L*tras/Ingl*s p*la Unive**idade E*ta*ual do Piauí
</line>
<line>
*-m**l: vivipc*r@hotmail.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</page><line>
*poio e f*nanci*mento: *u*daçã* de Amparo à Pesqui*a do *iauí, FAPEPI.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. C. S. *randão, P. V. S. Carva*h*
</line>
<line>
*00
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O ob*etivo deste *rti*o é propor um* reflexão a*erca do livro feito para mídi*s d*gi*ais, o e-
</line>
<line>
book. Para tanto, é neces*ário a*ali*ar e identificar o livro el*trônico co*o pr*duto cult*ral
</line>
</par><par>
<line>
contemporâneo para novos *eios e nov** suportes
</line>
<line>
no campo literário. C*m **gr*ponte
</line>
</par><par>
<line>
(20**), Fer*ei*a (**06), Spaldi*g (2012) *ratar de *ma análise d*s *strutu*as inerentes às
</line>
<line>
novas míd*a* d*rivadas de c*mponentes da in*o**á*i** numa compara*ão com os meios
</line>
<line>
tra*ic*onai* de produ*os literá*ios e re*acionar o livro digital como modelo pa**ão de
</line>
<line>
utilizaçã* para os leitores atuais. O *r*igo pret*nde, ainda, *r*z*r os conceitos sobre o fim do
</line>
<line>
li*ro tradi*i*nal, a ruptura com o pa*sado e a* n*vas perspectivas para as *end*ncias lite*ár*as
</line>
<line>
da poste*idade.
</line>
<line>
Pala*ras-cha*e: *it**atu*a. *i**o Digit*l. E-B*o*. *ibe*lit*r*tura.
</line>
<line>
*BSTR*CT
</line>
</par><par>
<line>
The purp*s* *f this a*ticle *o is
</line>
<line>
pro**s* a reflecti*n on the book made for digi*al media, e-
</line>
</par><par>
<line>
book. Therefore, it is nece*sary to
</line>
<line>
analyze and identif* the electronic book as contempor*ry
</line>
</par><par>
<line>
cul*ural product for new m*dia and ne* med*a in th* l*tera*y field. With Negropont* (*002),
</line>
</par><par>
<line>
*erreira
</line>
<line>
(20*6), Spalding (20*2) dealing with an analysis of the struc**res inherent in
</line>
<line>
ne*
</line>
</par><par>
<line>
media derived from c*mpute* components in com*arison to the traditional mea*s of lit*rar*
</line>
<line>
products and relate th* digita* book as a st*ndard usag* mode* for c*rrent *eaders. The article
</line>
<line>
als* cross the concepts *f t*e end of the tr*ditional book, to bre*k with the pa*t and the new
</line>
<line>
pe*spectives for *he literary trends ** posterity.
</line>
<line>
Ke*words: Litera*ure. Digital Book. E-Boo*. C*berli*e*ature.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 3, art. *1, p. 199-208, mai./jun. 2*16
</line>
<line>
w*w*.*sanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ad*irável Li*ro Novo
</line>
<line>
*01
</line>
<line>
O livro não morrerá.
</line>
<line>
U*be*t* Eco
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
Quando pensamo* em *ivro*, logo condic*on*mos o *ensamen*o a* modelo tradici**al
</line>
<line>
de míd** física, o livro *e *apel. Mas, no *tua* ce**rio, e sob influên*i* da Era da
</line>
<line>
Informação1, a tr*dicional ro*pagem do livr* passou p*r modifica*õe* fís*cas qu* lhe
</line>
<line>
atribuír*m um no*o formato e acesso. E*sas m*di*ica*ões servira* para a r*prod*ç*o do livro
</line>
<line>
co*o *ro*u*o par* uso em com*onentes d* inform*tica.
</line>
<line>
A imp*rtância desta pesquis* é explorar*os como e*ses novos formatos de l**ros,
</line>
</par><par>
<line>
feitos p*ra o ambi*nte virtual, têm se estabelecido no m*rcado edit*rial a**mp*nhado as e
</line>
<line>
muda*ças soc***s de fo*ma acele*ada e eficaz. Anali*amos, *a*bém, com* o *iv*o pa*sou d*
</line>
<line>
o*jeto para mídia.
</line>
<line>
E que, mesmo diant* do aparente de**so do formato tra*icional, há n*s no*os
</line>
</par><par>
<line>
for**t*s uma relev*nte facil*tação
</line>
<line>
de distri*ui*ão e uma incontestável dem*cra*ização *o
</line>
</par><par>
<line>
acesso por *star dispo**vel on-l*ne, mas um* restr*ta limitação quantos aos dispo*itivo* *e
</line>
<line>
leitura.
</line>
<line>
Ce*tos da *e***â*c*a des*a *esqui*a, nós tencio*amo* qu* * estudo, aqu* promovido,
</line>
<line>
possa contribuir po*it*va*ente para a compreensão sobr* o que é esse l*vro em formato
</line>
<line>
digita*, q*ai* as s*as aplicaç*es, *sos * a **corporação de*s*s novas tecnologias *a sociedade.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa
</line>
<line>
fo*ma, * o*jetivo *est* artigo de
</line>
<line>
**sq*i*a
</line>
<line>
que, basea*o* na fundamentação
</line>
</par><par>
<line>
*eór***, **opor um* reflexão analítica so*re o livro feito para mídias digitais, u**lizando-se**
</line>
</par><par>
<line>
t*rmo e-bo*k como ab*ev*açã* p**a o ter*o *m inglê* *letronic b*ok, em generalização
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
denominad* *iv*o *igi*al, no Brasil possa*os, ainda, a*rese*tar a estrut**a da fundame*tação
</line>
<line>
teóri*a da reflex*o em *ua* p*rt*s.
</line>
<line>
Na primeira pa**e, *efinimos o con*e**o de Obj*to Di*ita* que uti*izam** n*sta
</line>
<line>
pesqui**, segun** a Electronic Litera*ure Org*ni*ation (ELO), *egroponte (2002) * Ferreira
</line>
</par><par>
<line>
(2*06). Quanto, na *e*un*a pa*te,
</line>
<line>
busco* o cru*amento sobre * *i* *o livro *radicional,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rupt*ra com * pas*ado e as nov*s pers*e*ti**s par* as tendências literá*ias *ara a posterid*d*
</line>
<line>
com *ayle* (*009) e Manov*ch (201*), *pald**g (2012).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
pal*str* **ncedida *m 1993 no Co*gre*so Nacional de Informática da SUCESU19, afirma *ue a m*lhor maneira
</line>
<line>
de entender ess* terceira onda é contr*stando-a com a segunda *nda, a "Era *a Civilização Ind*st**al".
</line>
<line>
Rev. F*A, *eresi*a, v. 13, n. 3, *rt. 11, p. 19*-20*, m*i./*un. 20*6 www4.fs*net.*o*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S. C. S. Brandão, *. V. S. Carvalho
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
A téc**ca de **s*uis* *ue adot*m*s foi a b*bliográfica, que *br*nge *an*o o co*pu*
</line>
<line>
teórico que norteia a análise, qu*nto * *o*to relevante de*t* trajeto, q** é a constante rev*são
</line>
<line>
dos pres*upostos teóric**, exigin*o, p*r* tant*, a leitu*a c*í*ica.
</line>
</par><par>
<line>
Ele*emos para o corpus *e análi** as segu**tes o*ras: A quest*o *os
</line>
<line>
livro* (2010),
</line>
</par><par>
<line>
Quest*es de lite*at*ra na tela (*010), Lite*atur* E*e*rônica: n*vos horizo*tes p*ra o literário
</line>
<line>
(2009), A vida digi*al (2002), Retr*to* da L*itu*a no Brasi* (2012) e *ntro*ução a preservação
</line>
<line>
digital (2006).
</line>
<line>
Po*t*nto, o trabalh* que propomos, ten*iona h* *arac*erização do e-bo*k. E s*gundo
</line>
<line>
**novich (2011), delim*tam*s algum** questões bá*icas refer*ntes às novas m*d*as. Já com a
</line>
</par><par>
<line>
ba*e
</line>
<line>
te*r**a mencio*ada no
</line>
<line>
segundo par*grafo, e com * cont*ib*içã* de Spalding (2*12)
</line>
</par><par>
<line>
f**ham*s os questionam*ntos co* resp*stas a*s**tivas sobre o fim do livro objeto e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
padroni*ação técn*ca do liv*o míd*a.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERE*C*AL T*ÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 O *ivro: de *to*os pa** bit*
</line>
</par><par>
<line>
E-book é uma a*revi*çã* *o term* i*glês elet*on*c book geralmente designado
</line>
</par><par>
<line>
ao livro em forma** d*gital, pod*n*o ser *ma versão eletrôni*a de um livro q*e já
</line>
<line>
f*i
</line>
</par><par>
<line>
*mpr**s*, ou cópia digita**za*a do livro **j*to, *u, *inda, uma *ria*ã* ori*inal *m format* de
</line>
<line>
míd*a para suportes de lei*uras digitais.
</line>
<line>
*ara Char*ier (1998, p.100), "* represen*ação ele*rônica **s textos modifi*a to*almente
</line>
</par><par>
<line>
su* condição: ela sub*titui a mate*ialid**e do
</line>
<line>
livro pela imaterialidade
</line>
<line>
de textos sem lugar
</line>
</par><par>
<line>
espe**fico". *as a *spe*ificidade da
</line>
<line>
localização nã* torna * e-book indisponível para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
acesso. Em *971, *ic*ael *art *riou o Pr*jeto Gutenberg2, **vido *** um esfo*ço
</line>
</par><par>
<line>
voluntári*, *ar* digitaliza*, arquivar e
</line>
<line>
d*stribuir obras *ulturais atrav*s da digita*izaç*o de
</line>
</par><par>
<line>
livros.
</line>
</par><par>
<line>
No B*asil,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
gov*rno *rasileiro l*nçou, em 200*, o Portal Domíni* Público*,que
</line>
</par><par>
<line>
*nicialmente contab*lizava *00 **ra*, propon*o o *ompartilham*nto *e conhecimentos em
</line>
</par><par>
<line>
**rma de uma bibliotec* vi*tual que permite a
</line>
<line>
colet*, a inte*ração e a *re*ervação de obr*s
</line>
</par><par>
<line>
l*terárias. Até janeiro
</line>
<line>
de 2014, era* 186.74* obr*s *adas**adas n* f*rm* de textos, so**,
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
são ma*s d* 33 mil li*ros eletrô*icos *igitalizados para leitura online ou nos leitores digi*ai*. O sit* é comp*s*o
</line>
<line>
basica*en*e de livros em domí*io públ**o, acessível em <ht*p://*ww.gut*nberg.org/>.
</line>
<line>
3
</line>
<line>
Di*ponível em <*ttp: //do*iniopub*ico.gov.br/>.
</line>
<line>
Rev. FSA, T*res*n*, v. 1*, n. 3, art. 11, p. 19*-2*8, mai./jun. *016 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Admirável Livro *ov*
</line>
<line>
203
</line>
</par><par>
<line>
*ma*ens e vídeo*, um acervo *ue re*ebe em torno
</line>
<line>
de
</line>
<line>
60.289 m*l vi*itas por mês, segund*
</line>
</par><par>
<line>
es*atística* di*ponibilizadas pelo própr*o site.
</line>
</par><par>
<line>
*m 2012, a Livraria Cultura iniciou a *enda do primei*o *up*rte de leitura di*it*l, o
</line>
<line>
kobo4. A*nd* no mesmo ano a c*egad* *a **azon.com, uma grande empresa *orte-americana
</line>
</par><par>
<line>
*o ramo de e-books, provocou um des*on*orto ent*e editores, livrarias e
</line>
<line>
leitores. *odos
</line>
</par><par>
<line>
al*men*avam te**res *uanto às *u*anças d* ex*ect*tiva do mer*ado e se *s *ov*s há*itos de
</line>
<line>
leitura c*locariam, em que*tão, o futuro do livro impre*s*.
</line>
<line>
Seg*ndo est*mat*vas p*blicada* na matér*a *-books chegam a 3% das vendas de
</line>
<line>
liv*os* n* Fol*a de São Paulo, em *4/01/2014, as ma*or*s *di*ora* do p**s f*charam 20*2 co*
</line>
<line>
os e-books represen*ando cerca de 1% (um por cen**) de suas ve*das totais. Mas, *m 20**, *
</line>
<line>
venda do* li*ros digitais conta*ilizou *% (três por ce*to) n* tot*l.
</line>
</par><par>
<line>
É *m perce*tual *onsiderado ainda *equeno de acordo com * Instit*to Pro-*ivro
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
Retratos da Le*tura no Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - Retra*os da Leit*ra no Brasil, 2012, p.*6.
</line>
</par><par>
</par>
</page><column>
<row>
liv*os.sh**l>.
</row>
<row>
Rev. F*A, *eresi*a, v. 13, n. 3, art. 11, p. 199-208, ma*./j*n. **** www4.*sanet.com.br/revist*
</row>
</column><page>
<par>
<line>
S. C. S. Bra*dã*, P. V. S. Carvalho
</line>
<line>
204
</line>
</par><par>
<line>
qu* 53 mi*h*es de pessoas, no Brasil, já *uv*ram fala* em *-*ook* ou livros digitais.
</line>
<line>
Entr*tant*, a*nda segundo o gráfico *a figu*a 1, ce*ca de 82% dos e*t*ev**tado* nun*a leram
</line>
<line>
nenhum e-book em nenhum dos dois *upor*es oferecido*.
</line>
<line>
3 A vid* útil de um e-boo*
</line>
<line>
*o m*ndo de hoje, a in*ormação é produ*ida em uma quantidade colos*al, ca**logada
</line>
</par><par>
<line>
e enviada
</line>
<line>
para os mais *i*ers*s supo*tes que possibilitam a s*a divulga*ão. Dessa forma,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rev**ução tecno*ógica dos últimos 20 anos (em particul*r da informática e das comu*icações)
</line>
<line>
possibilita à g*ração, que transita na e*a da in*ormação, que p*o*u*** e re*ist*em mais
</line>
</par><par>
<line>
i*formação, de
</line>
<line>
certo, bem maior do que toda a informaç*o r*gistrada pelos milhar*s
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
gerações que as precederam.
</line>
<line>
E* * vida di****l (*002, p. 1*), N*gro*onte sustent* *ue a infor*ação do* dias de
</line>
<line>
*oj* pode ser encon*rada de duas formas: a inf*rmaçã* em *ormato de átomos * em forma*o
</line>
<line>
*e bits. *a vida atual, a ma*oria das informações chega em átomos (*evis*a, jor*al, liv*os),
</line>
</par><par>
<line>
e*quanto na vi*a digita*, a i*formação chega em fo*mato de
</line>
<line>
bits (internet). Os
</line>
<line>
"b*ts" t**
</line>
</par><par>
<line>
valor muito *upe*ior a*s "á*o*o*" que *s *rmazenam.
</line>
</par><par>
<line>
Ess* quantidade e**essiv* de i**ormações, se*undo Hilb*rt e López no art*go The
</line>
<line>
W*rld\s T*chnological Capacityto St*r*, *ommunica*e, and C*mpute In*orma*i*n. Publicado
</line>
<line>
na revista Scien*e M***zineseria de:
</line>
</par><par>
<line>
A quant*dade total
</line>
<line>
de inform*ç*es cresc*u de 2,6 e*abyte*
</line>
<line>
o**ic*mente co*pacta
</line>
</par><par>
<line>
d*s
</line>
<line>
em 1986 para *5.8 em ***3, mais d* 54,5 em 2000, e para 29* exabyte* de
</line>
</par><par>
<line>
forma optica*ente c*m**ctados em 2007. Is*o é equ*v*lente a menos do *ue um
</line>
<line>
CD-*OM 730 MB - p*r pessoa em 1986 (53* MB por pessoa), cerca de 4 CD-
</line>
<line>
RO* por pessoa de 1993, 12 CDROM p*r pessoa em 2000, * quase 6* CD- ROM
</line>
<line>
p*r pe*soa em 2007. Acu*ulan*o * imagina*o 404.000.000.000 bilhõ*s *e CD-
</line>
<line>
ROM * part*r d* 2007 seria criar *ma pilha da terra à l*a e um q*arto des*a d*stância
</line>
<line>
a mais(com 1,2 mi*ímetros *spes*u*a por CD). (H*lbert * Lóp*z, 2002, p.62,
</line>
<line>
tradução nos*a).
</line>
<line>
*as *ivros dig*tais, *e modo *eral, são pequenos, bem men*re* do que uma MP*6 *u
</line>
</par><par>
<line>
um A*p7. Não d* pa*a es*abelecer essa ques*ão como um fator qu* deponha contr*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
armazenamento *o e-book em temp* f*turos.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
de C*, com uma relaçã* de compactaçã* de 12:1. (SAWAYA, 1999, p. 304)
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
como *ro**ssad*r de texto, planilha ou banco de dados. (SAWAYA, 1999, p. 26)
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 13, *. 3, *rt. 1*, p. 199-208, mai./ju*. 2*16 www4.fs*net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Admirável Livro Nov*
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
Porém, a questão problema q*e cons*d*r*mos na pesq*is* é a obsolescência
</line>
<line>
p*ogramada do* *omponen*e* e disposit*vos d* *nformática. Miguel F*r*eira em Introdução à
</line>
<line>
pres*rva*ão digital (2006, p. 19) afirma:
</line>
<line>
* obso*escênc*a tecno*ógica não se manifesta somente ao nível dos suportes físicos.
</line>
<line>
No domín*o digital, todo o tip* de mate*ia* tem ob*i**to*iam*nte de respeitar as
</line>
<line>
regras de um de*ermi*ado format*. Ist* pe*m*te que as aplicações de softw*re s*j*m
</line>
<line>
c*paze* *e a*rir e interpr*tar a**quadam*nte a inf*rm*ção ar*azenada. "À medida
</line>
<line>
que o s*f**are vai evoluind*, tam*ém os forma*os por ele produzidos vão *of*en*o
</line>
<line>
alterações".
</line>
<line>
Em pesqui*as sobre o *iclo de vid* de aparelhos eletrônicos, real*zada *elo In*tit*to
</line>
<line>
Brasileir* *e Defesa *o Co*sumidor (IDEC ) e *elo Instituto d* Pesquisa Mar*et Anal*sis, é
</line>
</par><par>
<line>
ana**sada a sat*sfação sobre o desem*enho * du*a*ilid*de
</line>
<line>
*os produtos eletr*eletrô**cos,
</line>
</par><par>
<line>
c*mo por e**mplo os celular*s, q*e se *nc*ixar*am, t*mbé*, na mesma
</line>
<line>
c*teg*ria de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
compu*ado*, por serem apar*lh*s que apresenta* um número *e problemas d* f*ncionamento
</line>
<line>
b*m significantes.
</line>
<line>
Fi*ura 2 - R*vista IDEC nº18* - Fevereiro 2014
</line>
</par><par>
<line>
A fig**a acima *e ref**e à revista *e edi*ão n*194 - Fe*ereiro 201*. Dem*nst*a-
</line>
</par><par>
<line>
se,nela,a expectati*a *e
</line>
<line>
du*abi**dade *el* con*umidor.O ID*C ob*etivo* *denti*icar as
</line>
</par><par>
<line>
expe*tativ*s do c*n**midor em relação * **raçã* dos apare**os no Brasi*. A prospecção
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
que a *atego*ia *n*lisada *o **áfico ten*a uma vida *til de 2 a 3 a*os a mais do que de fato
</line>
<line>
tem hoj*.
</line>
<line>
A vida *til de com**nente* re*acionadas à pereci*ilid*de do *ivro digital *os *olta
</line>
<line>
para a chamad* preservação digi**l. Ferreira (2006, p. 21) *esigna:
</line>
<line>
R*v. FSA, T*resina, v. 1*, n. 3, art. 11, p. 199-20*, mai./jun. 2016 www*.*sanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. *. *ran*ã*, P. *. *. Car*alh*
</line>
<line>
**6
</line>
</par><par>
<line>
[...] o conjunto de at*vidades ou processos re**onsáveis por ga*antir o acess*
</line>
</par><par>
<line>
continua*o a long*-prazo à info*mação e
</line>
<line>
restante patrimô*io cultural e**stente em
</line>
</par><par>
<line>
formatos
</line>
<line>
dig*tais. A preservação digit*l co**iste na *apacidade de garant*r que a
</line>
</par><par>
<line>
informação digit*l permanece ace*sív*l e com q*alidades de aut*n**cidade
</line>
</par><par>
<line>
sufi*ientes para que possa *er interpretada no futuro
</line>
<line>
recorrendo a uma plata*o*ma
</line>
</par><par>
<line>
tecnológica *iferente da u**l*za*a no m**ento da sua criação.
</line>
<line>
Fe*re*ra (2006, p.28) ainda acrescen*a que, *m 1990, o Cons*ltativ* C*mitee for Space
</line>
<line>
Data Systems (C*SD*) iniciou um es*or*o *onjunto c*m a Internati**al Org**i*ation for
</line>
</par><par>
<line>
Sta*dardization (ISO), a fim de d*s*nvo*ver um **njunto de normas
</line>
<line>
capazes
</line>
<line>
de reg*lar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
armaz*name*to, a lo**o-*razo,
</line>
<line>
de informação digital produzida *o *mbito dem*ssões
</line>
</par><par>
<line>
*s*acial.
</line>
</par><par>
<line>
Es*e *sforço de* origem ao mo*elo de ref*rência OA*S (Open Archival Infor*ati**
</line>
<line>
**stem), que *onsiste em um *ode*o c*nceitual que visa ide*tific** os componentes
</line>
</par><par>
<line>
funcionais q*e deverão fazer parte de u* *istema
</line>
<line>
*e infor**ç*o *edicado à
</line>
<line>
pre*ervação
</line>
</par><par>
<line>
*igita*. O *od*l* foi apro**do como
</line>
<line>
uma norm* in*ernacio*al em 2003 - ISO Standard
</line>
</par><par>
<line>
14721: *003.
</line>
</par><par>
<line>
*sse OA*S * um *odelo conceitua* q*e discipli*a e orienta um **stema d* arquivo
</line>
<line>
***icado à manut*n**o do **ess* a informações di*it*is por longo *razo. É preciso *essaltar
</line>
<line>
que há diversos m**elos qu* o*jet*va* uma amplitude na data de vali*ade dos arquivos, além
</line>
<line>
de esforço* q*e têm sido *plicados c*m relação aos t*pos de soluç**s de preservaçã*
</line>
<line>
tecnológica.
</line>
<line>
4 CO*SI*ERAÇ*ES FINAIS
</line>
<line>
Durante esta pesqui*a *oi possível fazermos revisões histór*ca, ref*exiva e elucid*t**a
</line>
</par><par>
<line>
de como o livr*
</line>
<line>
di*ital t** s* estabele*ido e con*uistado um *spaço,
</line>
<line>
a**da s*m*ólico, no
</line>
</par><par>
<line>
merc*do e*it*rial, já que no Brasi*, *
</line>
<line>
acesso e
</line>
<line>
comercia*ização doe-book s*o apresentad*s
</line>
</par><par>
<line>
segun*o e*timativas p*quen*s, se comparadas a *ut*os mercados, porém, gradativa*, se essa*
</line>
<line>
estimativas nos remeterem a um horizonte pos*ti*o d*ante das novas possibilidades
</line>
<line>
tecnológic*s.
</line>
<line>
O e-book, qu*nto à su* *sabilidade, já se encontra *st*belecido como *p*ão al*er*ativa
</line>
</par><par>
<line>
ao l*vro tra*icional que, m*t*foricame**e, não *orreu e ain*a
</line>
<line>
se config*r* como p*ime*ra
</line>
</par><par>
<line>
escolha de bus*a e compra d*s brasileir*s, de*endo a prioridade no mercado editorial e *e
</line>
<line>
es*abelecendo, culturalmente, como a primeira o*ção de for*a*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*esina, v. 1*, n. 3, art. 11, p. 199-*08, mai./jun. 2**6
</line>
<line>
www4.fs*n*t.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Adm*rável Livro N*vo
</line>
<line>
207
</line>
</par><par>
<line>
Re*saltamos que o livro digita* apresenta vantag*ns c*mo * possibilidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ar*azenar *ma *ua*ti*ade, consideravelmente gran*e, *e u*ilizar u* dispositivo como um
</line>
</par><par>
<line>
pe*dri*e8, p*r *xemplo. O que j* nã* seria po*sível c** obras im*r*ssas. Além
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*brangência das obras **blicadas po*erem ser facil*ente a*ess*das por qualquer pessoa,
</line>
<line>
in*e*enden*eme*te do lugar no p*ís d* acesso.
</line>
<line>
É poss*vel, ta**ém, o*t***os um *-boo* d* form* gratuita em bibli*tecas *úblicas
</line>
<line>
disponíveis online9 ou outros site* que p*ss*bilitem a ofert* de livr*s digit*is, c*mo * Google
</line>
<line>
10
</line>
<line>
Books . Assi*, concl*ímos nossas considerações a respeito d* tema, esperando que, tanto o
</line>
<line>
livr* obje**, quanto o livro mídia, possam ser *acilitadores da leitura e pesquisa no tempo
</line>
<line>
presen*e e futuro.
</line>
<line>
REFE*ÊNCIA*
</line>
<line>
CHA*TIER, *; * av*ntu** do livro *o leitor a* navegador: conversações com Jean 241
</line>
<line>
Lebrun. Trad. Reginal*o Carmello Co**êa de *oraes. São Paul*: Imprensa Oficial do Estado
</line>
<line>
de São *aulo, 1**8. Disponív*l em: <h*tp://www.**rcel*spalding.com> Acess* em: 12 jun.
</line>
<line>
2015.
</line>
<line>
*ARNTON, R; A questão dos livros. T***. Daniel Peli**ari. São Paulo: Companhia da*
</line>
<line>
L*tras, 2*10.
</line>
<line>
E-BOOK* ch*gam a 3% das vendas de livr*s. Folha ilustrada. 2010. Disponíve* em:
</line>
<line>
http://ww*1.fol**.uol.com.br/ilust*ada/2014/01/1392978-e-books-chega*-a-3-das-vend*s-
</line>
<line>
de-livros.shtml. Ac*sso em: 13 jun. 201*
</line>
<line>
FE**EIRA, M; Introdu*ão à Preservação Digi*al: Con*eito*, estra*égias e actuais
</line>
<line>
consens*s. *ortugal: Escola de Eng*nharia da Universidade do Min*o, 2*06. 88 p. Dispo*ível
</line>
<line>
em: <*ttps://repositorium.s*um.**inho.pt/bi*st*eam/1822/58*0/1/liv*o.pdf>. Acesso em: 13
</line>
<line>
j un. 2015.
</line>
<line>
H*Y*ES, *; Liter*tu*a Eletrônic*: novos horizontes **ra o *i*erário. Tra*. Luc*ana
</line>
<line>
Lhullie* e Ricardo Moura Buchw*itz. *ão Paulo: Glob*l, 2009.
</line>
<line>
*I*BERT, M; LÓPEZ, P; The Worl*\s Te*hnological Capacity to Store, *ommu*ic*te,
</line>
<line>
and Co*pute Inform*tion. Science. 2*11. *isp*nível em:
</line>
<line>
<ht*p://w*w.*cien*emag.org/content/332/6025/60>. A*es*o em: *3 jun. *0*5.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
(EEPROM), *om a**ecto semelhante a um isqu*iro e uma **gação USB *i*o A *ermiti*d* a su* conexão a uma
</line>
<line>
po*ta USB de um computador ou outro equipa*ent* com uma entrada USB. (SAW***, 199*, p. 349)
</line>
<line>
*
</line>
<line>
Online - em linha *i*et*, conectado. O mesmo que on line, ou ainda on-line.(S*W*YA, 1999, p. 328)
</line>
<line>
10
</line>
<line>
Disponível e*: <https://books.*oogl*.com.*r/>.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 3, a*t. 11, p. 1*9-208, *ai./jun. 20*6 www4.*sanet.com.b*/rev**ta
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
S. C. *. Brandã*, P. *. S. C*r*alho
</line>
<line>
2*8
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 13, n. 3, art. 11, p. *99-208, *ai./jun. 20*6
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/rev*sta
</line>
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