A Psicologia da Educação no Currículo das Licenciaturas sob o Olhar de Licenciandos da UFPI / Education Psychology in Curriculum of Teacher Training: a Student Perspective UFPI

Cleânia de Sales Silva, Adriana Loiola do Nascimento, Ticiane Maria Santos Alencar, Cassiana Ramos Ferreira

Resumo


A disciplina Psicologia da Educação é um dos componentes curriculares dos cursos de licenciaturas. Por oferecer conhecimentos teórico-práticos referentes aos processos de desenvolvimento e aprendizagem que permeiam a dinâmica educador-conhecimento-educando no contexto escolar, conhecimentos estes imprescindíveis à formação de professores, tem-se constituído obrigatória nestes cursos. Contudo, a realidade tem mostrado algumas posturas de professores que defendem a redução da carga horária e / ou a retirada desta disciplina do currículo das licenciaturas. Este artigo objetiva tecer algumas considerações acerca da necessidade da disciplina Psicologia da Educação nos cursos de formação de professores, a partir de uma pesquisa realizada sobre o papel que os alunos de diferentes licenciaturas da UFPI atribuem à citada disciplina no seu processo de formação docente. Os dados coletados através da Técnica de Associação Livre de Palavras e do questionário e analisados com base em Aguiar (1990), Azzi e Sadalla (2002), Carvalho (2006), Lima (1990), Penteado (1980), Santomé (1998), Severino (1996), entre outros, revelam que, em geral, os sujeitos apresentam uma visão positiva da disciplina, avaliando-a como importante e necessária, com conteúdos atualizados e significativos para a prática educativa; consideram o aprendizado na disciplina proveitoso e fundamental na sua formação; e defendem a sua permanência na grade curricular dos seus cursos. Tais resultados reafirmam o papel que a Psicologia da Educação desempenha na formação docente, servindo de subsídios para fundamentar melhor discussões e posturas acerca da inserção e permanência dessa disciplina nos cursos de licenciaturas.

 

Palavras-chave: Psicologia Da Educação. Currículo. Licenciatura.

 

ABSTRACT

 

The Educational Psychology is one of the curricular components of the teacher training courses. By offering theoretical and practical knowledge regarding the development and learning processes that underlie the dynamic knowledge-educator-learner in the school context, these knowledge essential to teacher training, has made important and obligatory in these courses. However, reality has shown some attitudes of teachers who advocate the reduction of working hours and / or withdrawal of this discipline curriculum of the degree courses. This article aims to make a few remarks about the need  of the Educational Psychology course in teacher training courses, from a survey executed on the role that students of different majors courses of UFPI attribute to this course in its process teacher training.The data collected through the Word Free Association Technique and questionnaire and analyzed based on Aguiar (1990), Azzi and Sadalla (2002), Carvalho (2006), Lima (1990), Penteado (1980), Santomé (1998), Severino (1996), among others, reveal that, in general, partcipants present a positive view of course, evaluating it as important and necessary, with updated and meaningful contents for educational practice; considering the learning the useful and important discipline in their training; and defend their permanence in the curriculum of their courses. These results reaffirm the role that Educational Psychology plays in teacher training, serving subsidies to support better discussions and positions on the entry and permanence of this discipline in bachelors courses.

 

Keywords: Educational Psychology. Curriculum. Graduation.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


AGUIAR, C. de T. Discussão inicial da contribuição da Psicologia para a formação do professor. In: Propostas curriculares de Psicologia e Psicologia da Educação para os cursos específicos para o magistério. São Paulo. SECNP, 1990.

AZZI, R. G.; SADALLA, A. M. F. de A. (Org.). Psicologia e formação docente: desafios e conversas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1977.

BERNSTEIN, Brasil. A Estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Luís Fernando Gonçalves Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes, 1988.

CARVALHO, M. V. C. Temas em Psicologia e Educação (Org.). CARVALHO, Maria Vilani Cosme de. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

COLL, C., PALACIOS, J; MARCHESI, A. (Orgs). Desenvolvimento psicológico e educação - Psicologia da Educação. Trad. Angélica Mello Alves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

GATTI, B. A. Formação de Professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355‐1379, out.‐dez. 2010. Disponível em: . Acesso: 10 out. 2011.

GATTI, B. A.; NUNES, M. M. R. (org). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. Coleção Textos FCC; vol 29; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, mar. 2009.

GOULART, I. B. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2011.

LIMA, E. C. A. S. O conhecimento psicológico e suas relações com a educação. Em Aberto, Brasília, DF, ano 9, n. 48, 1990.

NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa. Publicações Dom quixote, 1992.

PEREIRA, J. E. D. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, p. 109-125, dez. 1999.

PENTEADO, V. M. A. (Org.). Psicologia e ensino São Paulo: Papelivros, 1980.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.

SEVERINO, A. J. Educação e subjetividade: a hora e vez da psicologia da educação. In. _________. Filosofia da Educação: construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1996.

SILVA, C. de S; NASCIMENTO, A. L. Papel da Psicologia da educação na formação docente: o que pensam os alunos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. FORM@RE-Revista do Plano Nacional de Professores da Educação Básica, v. 1, n.1,p- 107-129, jul/dez. 2013.

ZANELLA, L. Aprendizagem: uma introdução. IN: LA ROSA, J. (Org.). Psicologia e

educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.4.5

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)