<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 4, art. 5, *. 73-88, jul./ago. 2016 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.4.5 </line>
</par>
<par>
<line> A Psicologia da Educação no Cur*ículo d*s Licenciaturas sob o Olhar de Li*e*ciandos d* UF*I </line>
<line> Educ**ion Psycholog* *n Curriculu* of Teacher T*aini*g: * Student P*rspective UF** </line>
</par>
<par>
<line> Cleâ*ia de Sale* Sil*a </line>
<line> Dout*r* em Educ*ção pela Universida*e F*deral do Rio Gra*** do Norte </line>
<line> P*ofessora da Uni*ersidade *ederal do Pi*uí. </line>
<line> Email: cleania*al*s@gmail.com </line>
<line> Adri*na Loiola *o N*sciment* </line>
<line> *raduad* em *icenciatur* P**na em Ped*gogia pela Unive*s*dade Fede*al do Piauí </line>
<line> E-*ail: adrianna1819*@hot*ail.com </line>
<line> Ticia*e Ma*ia *anto* Alencar </line>
<line> G*ad*a*a em Licen*iat*ra Plena em Ped*gogia pela Universidade Feder*l do Piauí </line>
<line> E-mail: *y*i*n*al*ncar@*otm**l.com </line>
<line> Cassiana Ra*o* Ferr*ira </line>
<line> Gradua*a em Lice**i*tura Plena em Pedagogia *ela Un*v*rsidade F**e*al d* Piauí </line>
<line> E-m*il: cassian**amos.f@ho*mail.co* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *leân*a de Sales *ilva </line>
<line> End*reço: R*a Belchio* *arros, 315*. Condomínio Vi*a </line>
<line> Fo*m*sa, Casa 23. Bairro Pla*a*to Inin*a. Teres**a-Pi. </line>
<line> Ce*: 64052-500 </line>
</par>
<par>
<line> Editor Cien*ífico: **nny Kerley de Alencar Rod*igues </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Adriana Loiola do N*scime*t* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *ua Impera*riz, *5*9. Ba*rro Parque </line>
<line> Ar*igo recebido em 27/04/2*16. </line>
<line> Última </line>
<line> *ers*o </line>
</par>
<par>
<line> *odovi*rio . Teresina-Pi. Cep: 6*023-745 </line>
<line> rec*bi** em 15/05/*016. Ap*ovado *m *6/05/2*16. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endereço: Ticia*e Ma*ia Santos Alenc*r </row>
<row> Endereço: Av. Uni*e**it*ria, S/N - Res*dência </row>
<row> Univ*rsi*ária. Bairro *ninga. Tere*ina-Pi. Cep: 64049-550 </row>
<row> Endereço: *as*ia*a Ramos Ferreira </row>
<row> Endereço: Ru* Moaci* Fer*eira, 7983. Bairro </row>
<row> Mocambin*o. Teresina-*i. Ce*: 64010-500 </row>
</column>
<column>
<row> *valiado pelo sistema Triple R*view: Desk **view a) </row>
<row> pelo Editor-Chefe; e b) Dou*l* *li*d Review </row>
<row> (**ali*çã* c**a por dois *valia*ores da á*ea). </row>
<row> Revisão: G*a*atical, *ormativa e de Formatação </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. *i*va, A. L. Nascim*nto, T. M. S. Alencar, *. R. **r*e**a </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A d*sciplina Psicolo*ia *a Edu*ação é um *os compon*ntes cu*riculares dos </line>
<line> cursos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> licenciatura. **r oferecer conh*cimentos teórico-prátic*s *eferent*s aos proc*s*o* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento e aprendi*agem que *e*meiam a dinâmica </line>
<line> edu*ador-co*h*cimento- </line>
</par>
<par>
<line> educando no cont*xto *scolar, </line>
<line> con*ec*mentos est*s impresci*díveis * f*rm**ão </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> p*o**ssores, *em-s* c**sti*uíd* o*riga*ória *estes curs*s. **ntudo, a *ealid*de tem m**t*ado </line>
</par>
<par>
<line> alguma* </line>
<line> posturas de professores </line>
<line> *ue defendem a redução da carga horá*ia e / </line>
<line> ou a </line>
<line> retirada </line>
</par>
<par>
<line> desta disc*plina do </line>
<line> currículo das licenciat*ras. Es*e artigo objetiva tec*r </line>
<line> algumas </line>
</par>
<par>
<line> *ons*deraç*e* acer*a da necessidade da dis**pli*a Psicolog*a da Educação *os cursos de </line>
</par>
<par>
<line> formação de </line>
<line> professores, a **rtir de </line>
<line> uma pesqui*a realizada sobre o p*pel qu* os alunos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> difer*ntes licenciaturas </line>
<line> da UFPI at*ibuem à *ita*a disciplina no seu pro*esso </line>
<line> de *ormação </line>
</par>
<par>
<line> do*ente. Os </line>
<line> dad*s </line>
<line> col*tado* atrav*s da Técnica de Associa*ão Livre de Palavra* e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> questionári* e analisados com bas* em Aguiar (19*0), Azzi e Sadall* (2002), Carvalho </line>
</par>
<par>
<line> (*006), Lima (1990), Pente**o (1980), Santom* (1998), Severin* (1996), </line>
<line> entre outros, </line>
</par>
<par>
<line> rev*l*m que, e* g*ral, </line>
<line> os sujeitos apres*ntam uma v*são positiva da di*cip*i**, avaliando-a </line>
</par>
<par>
<line> com* impor*ante e </line>
<line> nec*ssária, *om conteúdos atualiza*os * s*gni*icativos *ara a prática </line>
</par>
<par>
<line> edu*at*va; co*sideram o ap*en*izad* na disci*li*a proveitoso e f**damenta* *a sua formação; </line>
<line> * d*fendem a su* per*an**cia na grade curr*c*lar dos seus cursos. Tais r*sultados re*firmam </line>
</par>
<par>
<line> o pape* que a Psi*ologia da E*uc*ção *esemp*nha na formaç*o doce*te, servindo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> subs*dios *ar* fun*amentar mel*or </line>
<line> disc*ssõe* e *osturas ace*c* da *n*erçã* e permanê*cia </line>
</par>
<par>
<line> dessa *iscipl*na nos cur*os de licenciatura. </line>
<line> Pal*vras-chave: *sicolog*a Da Educação. Currícul*. *icenciatur*. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
</par>
<par>
<line> The Educational Psychology is </line>
<line> one o* t he </line>
<line> curric*lar co**on*nts of the </line>
<line> teac*er trai***g </line>
</par>
<par>
<line> cour*es. By </line>
<line> off*ring theoretical *nd pr*c*ical kn*w*ed*e re*ardi*g *he </line>
<line> development </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> learning pro*esses that und**lie the dynamic k*owledge-edu*ato*-learn** i* the school </line>
<line> *ontext, th*se knowledge es*en*ial to teacher training, ha* mad* import*nt and oblig*tory in </line>
</par>
<par>
<line> the** course*. However, *ealit* has shown some attitudes of tea*hers w** </line>
<line> advocate th* </line>
</par>
<par>
<line> reduc*i** *f *o*king </line>
<line> *o*rs and / *r withdrawa* of t*is **scipline c*rriculum of the degree </line>
</par>
<par>
<line> courses. </line>
<line> *hi* ar*icle aims to make a few remark* about </line>
<line> the ne*d of the Educational </line>
</par>
<par>
<line> P*y*ho*ogy *ourse in te*ch*r tr*i**ng courses, fro* a *urvey executed </line>
<line> on th* role that </line>
</par>
<par>
<line> students </line>
<line> o* di*f*rent ma*ors *ourses of **PI </line>
<line> *t*ribute to t*i* course in its proc*ss </line>
<line> t*****r </line>
</par>
<par>
<line> train*ng. The data collected t*rough the Word Free Association Techn**ue and ques**o*naire </line>
</par>
<par>
<line> a*d </line>
<line> analyz*d b*sed *n **uiar (1*9*), Azzi an* *adalla (200*), Carvalho (2006), Lima </line>
</par>
<par>
<line> (19*0), Penteado (**80), *a*tom* (1998), Severino (199*), among oth*rs, re*eal that, in </line>
</par>
<par>
<line> g**eral, </line>
<line> partci*ants presen* </line>
<line> a positive *iew *f c*u*se, *valuating it as **p*rtant and </line>
</par>
<par>
<line> nece*s**y, with u*date* </line>
<line> and *eaning*ul co**e*ts for educ**ional </line>
<line> **actice; </line>
<line> considering *he </line>
</par>
<par>
<line> lear*in* the usefu* and important d*scipline i* their train*n*; an* def*nd their *erma*ence in </line>
</par>
<par>
<line> the cu**i**lum of t*eir courses. These </line>
<line> *esult* rea*firm the ro*e that *d*ca**onal *sychology </line>
</par>
<par>
<line> plays in te*che* training, serv*n* sub*idie* *o support b*tter d**cuss**ns and po*i*io*s *n the </line>
<line> entry and perma*ence of this disc**l*ne in *ac*elo*s c*urses. </line>
<line> Keywo*ds: *du*ation*l Ps***ology. Cu*riculum. Gr*dua*ion. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n.4, art. 5, p. 73-88, jul./ago. *016 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Psi*ologia da Educação no *urrículo das Licenci*turas so* o Olhar de Licenci*nd** da UFPI </line>
<line> *5 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRO*UÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> É s*bido que *s c*r*o* de fo*mação do*ent* t*m com* objetivo centra* oferecer aos </line>
</par>
<par>
<line> l*cenc**ndos **n*eci**ntos te*r*co-prát*cos necessários </line>
<line> *o e*erc*ci* comp*te*te </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> profissão. Para </line>
<line> tal, os seus c*rrí**l*s constituem-se *e </line>
<line> *uas parte*; *ma, </line>
<line> que integra </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> *isciplinas *specíficas da á**a de con*ec*m*nto r*ferent* à l*c*nciatu*a e outra, que agreg* as </line>
<line> disc**linas d** fund*mentos da e*u*ação e da* metodolog*as do ensi*o. T*is discip*inas são </line>
</par>
<par>
<line> *elev*n*e* para a </line>
<line> fo*mação do fu*uro </line>
<line> p*ofessor, pois ao mesmo tempo </line>
<line> em *ue este </line>
</par>
<par>
<line> prof*ss*ona* pre*isa ter do*ínio d* conh*cimento da área de sua </line>
<line> especializa*ã*, também </line>
</par>
<par>
<line> neces*ita compreender *s proc**sos e*ucativos que pe*mei*m o ens**o e a aprendizagem. </line>
<line> *ntr* os comp**entes curri*ulares esp*cíficos das ci*n*ias da educa*ão e*t* * </line>
<line> Psicolo*ia da Educação, jun*amente com *ocio*og*a da *ducação, Filo*ofi* *a Ed*cação, </line>
<line> Didática, *ntre ou*ros. </line>
<line> A *sicol*g** da Educação, nas licenciaturas, se constitu* uma área d* conheci*ento*, </line>
<line> cujas teo*i*açõ*s remetem *os proc*ss*s de d**env*lvimento e d* apre*di**gem do* </line>
<line> i*divíduos *m s*tuações educativas. Explicando como nascem e **o*uem as fun*õ*s psí*uicas </line>
<line> tipicamente *umanas (intel*ctua*s, *erc**t*vas, motoras, soc**is * afetivas) * * p*oc*s*o de </line>
</par>
<par>
<line> apro*ria*ã* dos *onhe*imentos *roduz*dos historicamente n* sociedade, a Ps*cologia </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> Educação te* oferecid* subsídi*s para a* *ráticas educat*vas, *eja propic*ando ao educador </line>
<line> *onheciment* e comp**ensão das bases psicológicas desses processos, seja fu**amen*and* a </line>
<line> or*anização de situações educa*ivas q*e possam ativar processos internos *e de*en*olv*men*o </line>
<line> e criar *ituações adequa**s e fa***ecedor*s de aprendiz**em (*ENTEADO, 198*). </line>
<line> Embora as co*tribuições da P*icologia da Edu*ação nos cu*sos d* licenciatura *ejam </line>
<line> ineg*vei*, esta área te* sido alvo d* muitas crítica*. As críti*as s* referem, de forma ger*l, à </line>
</par>
<par>
<line> tend*nc** de *sicolo*iz*r a educação, r*duz*ndo esta aos proces**s psicológicos; form* à </line>
</par>
<par>
<line> c*mo os conteúdos psicoló*icos s*o ensina*os; *s dificuldade* de *mplementar </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> contribuições </line>
<line> qu* os con*eúd*s *essa **scipl*n* po*em trazer pa** os futuros professor*s; </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *arga horária dos conh*c*mentos pedagógicos c**p*r*da aos con**cimen*os disciplina*es *as </line>
</par>
<par>
<line> áreas *specializ*das; e * falta de articulação entre as </line>
<line> disciplinas de formação *sp*cífi*a </line>
</par>
<par>
<line> (cont*ú*os da áre* di*ciplinar) e a forma*ão peda**gica (conteúdos p*r* a docê*cia). </line>
<line> Em face de *ais crític*s surg*m postur*s que defendem a di*inu*ç*o d* carga horár*a </line>
<line> *a discip*ina e/ou a sua retirada *o currículo das licenci*tu*as, e* es*ecial, dos c*rsos de 2ª </line>
</par>
<par>
<line> *icen*iatura. Estas postura* est*o amparadas no mode*o i*icial de </line>
<line> f*rm*ção docente que, </line>
</par>
<par>
<line> segundo Pe*eira (1*99), </line>
<line> apresenta uma forte predominân*ia dos conteúd*s *sp*cíficos em </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te*esina PI, v. *3, n. *, art. 5, p. 73-88, jul./*go. 20** </line>
<line> w**4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. S. Si*va, A. L. Nasciment*, T. M. S. Alencar, C. R. Ferreira </line>
<line> 76 </line>
</par>
<par>
<line> detr*me*to da áre* pedagógica e que, embora não aten*a às dem*nda* da real**ade *a prátic* </line>
<line> d*cente a*ua*, ain*a não foi su*erado, p*i*ci*alm*nte pela departa*entalização ex*stente nas </line>
<line> instituições d* e*sin* superi*r. </line>
<line> Es*e art*go tem co*o objeti*o, *ois, apresentar algumas conside*aç*e* ace*ca da </line>
</par>
<par>
<line> necessida*e </line>
<line> da </line>
<line> discipli*a P*i*ol*gia *a Ed**aç*o </line>
<line> nas </line>
<line> grad*s cu*riculares dos curs*s de </line>
</par>
<par>
<line> formação de profess**es, a parti* de uma pesquis* rea***ada sobr* o p*pel que os alunos da* </line>
<line> difere*tes licenc*atu*as d* Un*versid*de Fe*eral do Piauí (UFPI) *tribuem à citada dis*iplina </line>
<line> *o seu p*ocesso de formação do*ente. </line>
<line> Considerando que a Psic*logia da E*ucação pode contr*buir signifi*ati*ame*te p*ra </line>
</par>
<par>
<line> uma form**ão docente </line>
<line> que *ualifique o professor a *idar com a </line>
<line> c**ple*idade do *enômeno </line>
</par>
<par>
<line> ed*ca*ivo, esp*ra-se qu* as reflexões aqui ap*esentadas poss*m subs*d**r, </line>
<line> d* for*a mai* </line>
</par>
<par>
<line> *rítica e fundame*tad*, *osturas e debates acerca da temática. </line>
</par>
<par>
<line> * REFERENCIAL TEÓRI*O </line>
</par>
<par>
<line> Os cursos d* formação d* professores *e* se consti*uído, ** atual*d*de, um c*ntexto </line>
</par>
<par>
<line> complexo, </line>
<line> no qual *e *r****tifi*am muitos dilemas q*e, confo*me *efende Gatti Nunes * </line>
</par>
<par>
<line> (2009) *r*cisam ser constantement* di*cutidos, *na**sad*s, compreendidos e, se nec*ssár*o*, </line>
</par>
<par>
<line> superados. Um </line>
<line> desses </line>
<line> d*lemas *iz re*peito à </line>
<line> pres*n*a d* *isci*lin* Psicologia da </line>
<line> Educação </line>
</par>
<par>
<line> nas grades cur*icul*res das licen*iatur*s e o papel </line>
<line> que </line>
<line> e**a d*sempenha no pr*cesso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> formaç*o docente. </line>
</par>
<par>
<line> Dentro da literat*ra da **ea são inúmeros os teóricos q*e *isc*tem a i*portância da </line>
<line> disciplin* para a for*ação de professore*: *guiar (1990), *zzi e Sadalla (2002), Coll, </line>
</par>
<par>
<line> Palacios e Mar*hesi (1996), Gatti e Nunes </line>
<line> (200*), Lima (1990), Nóvoa (2009), Pen*eado </line>
</par>
<par>
<line> (1980), Severino (199*) e muit*s outros. </line>
</par>
<par>
<line> Este* a*t***s, po*ém d*stacam o* problemas que o ensino dessa disciplina </line>
<line> pode </line>
</par>
<par>
<line> aca*re*ar nas licenciaturas, c*mo * falta de articulação entre o* *onteúd** **i*ológi*o* e as </line>
</par>
<par>
<line> *utras discip**nas espec*ficas d* curso, a *ep*odução mecâni*a de conhecimentos, </line>
<line> a </line>
<line> fal*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> re*aç*o entre os conteú*os e a rea*i*ade es*olar e a ausênci* de </line>
<line> uma avaliação acerca </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> contribu*ções *feti*as des*a di*ciplina par* a prátic* do *rofessor. </line>
</par>
<par>
<line> Severino (1*96), por exemplo, destaca </line>
<line> qu* a Ps**ologia da Ed*caç*o é um* </line>
</par>
<par>
<line> di*c*p*ina *m*rescindível * necessária a** curso* de f**mação de mag*stério, po*que contribui </line>
<line> p*ra o des*nvolv*mento da sensibilidade do e*u**dor, tanto *ognit*va quant* afet*v*mente, no </line>
</par>
<par>
<line> que remete aos aspec*os ***quicos </line>
<line> que mediam o </line>
<line> p*ocesso ensino-apren*i*agem, bem *omo </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Ter*s**a P*, v. 13, n.4, ar*. 5, p. 73-88, *ul./ago. 2016 </line>
<line> ww*4.fsa***.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Psicologia *a Educaç*o no Currículo d*s Lice*c**turas sob o Olhar *e Lice*c*andos da UFPI </line>
<line> 77 </line>
</par>
<par>
<line> *ara a co*preensão *os modos de ser dos *ducandos, possibilitando, a*sim, maior eficácia no </line>
<line> traba*ho docente. Entr*tanto, c*ama a at*nçã* para o fato de a *nclu*ã* dessa di*ciplina nos </line>
<line> currícul*s *as lice*ciat*ra* não ter como obje*ivo formar o especi*lista *m psicol*gi* nem um </line>
</par>
<par>
<line> técnico em aplic*ções </line>
<line> did*tica* d*corrent*s dos c*nhe*imentos dessa área, mas *o*ne*er </line>
</par>
<par>
<line> subsíd*os qu* capac*tem o professor a intervi*, ju*to aos educa*d*s, de m*do que f*vo*eça * </line>
</par>
<par>
<line> apropriação do sab*r </line>
<line> acumulado histo*icamente por e*tes e o desenvolv*mento de suas </line>
</par>
<par>
<line> f*n*ões psíquicas. </line>
</par>
<par>
<line> S*verino cham* a at*nção, ainda, *ara a **cessidade de o educador, </line>
<line> a*aliar </line>
</par>
<par>
<line> adeq*adame**e a co*tribuição da P*icologia da Ed*cação, no sentido de </line>
<line> não reduzir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*ucação aos proc*ssos psicológicos, "estes são apenas mediaçõe* - *em d**idas importantes </line>
<line> e imp*es**ndív*is - ao lado de outras mediações" e de considerar a educação sob o ponto d* </line>
<line> vi*t* pol*tico, voltado p*r* a formaçã* da a*tonomia de educandos e educadore*. "A educação </line>
</par>
<par>
<line> não se desenvolve a*oiada *p*n*s em proces*os *síquicos; ela é, aind* simultanea**nte </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> int*g*almente, um* ativ**ade de trabalho e uma *r*tica política. (SEVERINO, 1*96, p.*33). </line>
</par>
<par>
<line> Sobre o assunto, Lima (199*) abor*a que a P*icolog*a da Educação pode trazer </line>
<line> contribuições importantes para a formação *e professores, à med*da que e*it*r os </line>
<line> re*u**on*smo*, o uso de teorias estereotipadas e * seu c*ráter norm*tiv*. O t*ó*ico defende a </line>
<line> necessidade de * dis*i*li*a ser **ca*ada como uma c*ênci* *m movim*nto, cujo* pa*adigm*s </line>
<line> se voltam para a compl*x**ade. Somente dess* for*a ajudará, j*ntamente com outras ciên*ia* </line>
</par>
<par>
<line> pe*agógicas, a compreende* a constit*ição e a atu*ção do indivíduo e a sua </line>
<line> vivênci* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> in*titui*ão e*ucativa, gara**indo, ass*m, co*tribuições im*ortantes na ela*oração da din*mica </line>
<line> ed*cador-co**ecimento-*ducando no cotidian* esco*ar. </line>
</par>
<par>
<line> *e*ta li*ha, *guiar (1990) argume*ta a nec**sida*e de o pr**essor refletir *ob*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*a p*átic* e so*re o* conhecim*nto* e procediment*s </line>
<line> qu* historicamen*e v*m </line>
</par>
<par>
<line> fundamentand* tal </line>
<line> práti*a, entre eles o* c*nhecimentos p*icológicos, buscan*o uma </line>
</par>
<par>
<line> a*ticulação entr* eles e as situações e**cativa* conc**tas, vivida* no pr*ces*o ensi*o- </line>
<line> aprendiz*gem. *egu*do a autora, a formaçã* d*cen*e e a **uaçã* do *rof*ssor devem *er </line>
</par>
<par>
<line> p*rmead** de con*ecimentos q*e sirv*m par* e**larecer </line>
<line> a comple***ade d* </line>
<line> realidad* </line>
</par>
<par>
<line> *ducaciona* e que, ao mesmo tempo, *e ampl*em *m *ace das *i**ações viv*das e anal*sadas </line>
<line> no âm*ito da escola. </line>
</par>
<par>
<line> Seguindo </line>
<line> esse </line>
<line> p*nsame*to, Nóvoa (2**9) defe*de *ue formação de prof*ssor*s a </line>
</par>
<par>
<line> de*e assumir um f*rt* componente práti*o, centrado na apre**izagem dos alunos e *o estudo </line>
</par>
<par>
<line> *e </line>
<line> caso* concreto*, uma vez que os co*teúdos da disci**ina só terão se*tido </line>
<line> *a** o </line>
<line> fu*u*o </line>
</par>
<par>
<line> **v. FS*, Ter***na PI, v. 13, n. 4, art. 5, p. *3-88, jul./ago. 2016 </line>
<line> www4.fsa**t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. Silva, A. L. Nas*imento, T. M. *. Alenca*, C. R. Ferreira </line>
<line> *8 </line>
</par>
<par>
<line> docente, se, por meio das e*periências d* *rática, servirem para c*mpreender a complexidad* </line>
<line> do c**texto e*colar. </line>
<line> Nesta perspec*iva, as contribuições da *sicologia da Ed*caç*o para a *ormação </line>
</par>
<par>
<line> docent* n** estão nos co*hecimentos em si que e*ta área produz, mas </line>
<line> na forma como </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> educadores pen*a* e questionam fu*damentados n**t*s c*nhec**entos, os processos </line>
</par>
<par>
<line> su*je*ivos vivenciados pelos in*ivíd*os no contex*o educa*i*o, como, por exemplo, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aprendiza*em * o ensino dese*vo*v*dos na ins*ituição esco**r. </line>
</par>
<par>
<line> Gatt* *p*d (AZZI; SADALL*, 2002) reafirma o papel da P*i*olo*ia da E**cação de </line>
</par>
<par>
<line> levar os professores a *efl*tirem </line>
<line> *obre *uas aç**s *ducativas, procurando relacionar teo*i* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> prática. *egund* G*tti, sua f*n*ão é fazer *om que os pro*essores d*senvolva* uma </line>
<line> perspectiva técn*ca e ****ica da pr*pria atuação, *os c*nh*cimentos que a fundam*ntam e **s </line>
</par>
<par>
<line> reais necessidades dos </line>
<line> edu*andos. Contudo, </line>
<line> acrescent* *ue, para*elamen** a *s*o, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> important*, também, q*e os al*n*s d*s *ursos de **cenciatura, nas *ul*s de Psic*logia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Educação, aprendam a *efl*tir ac*r*a d*s condições nas q*a*s adquirem *s conhecimen**s da </line>
<line> dis*iplina e *** se depara com *s **luç**s qu* ajudam nas inter*en*ões e na cria*ividade que </line>
</par>
<par>
<line> o p*ofessor </line>
<line> deve manter em sal* *e aula p*r* lid*r c*m as situações adversas. É imp*rtante </line>
</par>
<par>
<line> que os alunos, em processo *e *ormação d*cente, apre*dam a conhecer * sua própria </line>
</par>
<par>
<line> **rendizagem, a re*letir sobre </line>
<line> a </line>
<line> imp*rt*ncia *o que estão aprendendo e a anal*s*r as bases </line>
</par>
<par>
<line> teóricas que constituem seu *roces*o de formação. </line>
<line> C*m **se nestas disc*ss*es, tor**-s* inquesti*nável o f*to de o ensi*o das te**ias </line>
</par>
<par>
<line> *s*cológicas </line>
<line> se*em i*di*pensável na formaç** do </line>
<line> profissional </line>
<line> d* magistério. Este </line>
<line> *nsino, </line>
</par>
<par>
<line> contud*, deve se* si*nificativo, *efle*ivo, articulado c*m a* necessidades os problemas e </line>
</par>
<par>
<line> *nfrent*dos pelos alunos nos diferentes contextos es*ol*re*. Mas será que os conteúdos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Psicologia da E*ucação est*o sendo **sinados dessa forma? Essa d*sc*plina, da forma *o*o </line>
<line> est* se*do minist*ada, tem *ealmente tra*i*o contrib**ções? *stas são qu*stões que p*e*isam </line>
<line> s*r an*lisadas pelos di*centes que *ursam a refe*ida *isciplina. </line>
</par>
<par>
<line> Neste enfoque, a </line>
<line> pesquisa que f*nda*enta </line>
<line> este trabalho buscou fazer com que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> al*nos </line>
<line> das di*e*entes li*e*ciatura* da UFPI refle*issem sobr* * seu proc*s*o de f*rmação, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> part*r da avaliaçã* que fazi*m acerca da importância de u*a </line>
<line> das bases teóric*s de*se </line>
</par>
<par>
<line> *rocesso: a disciplin* Psicol*gi* da *du*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Pautados nas fundament*ç*es *eóricas *qui discutidas e nos da*os c*let*d*s </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa *ob*e o papel *ue este* *lunos at*i*uem à Psicol*gia da Educação no seu **ocesso de </line>
<line> fo*mação, analisa-*e a nec*ssi*ade da inserção e manutenç*o *essa d*sci*lina no curríc*lo d*s </line>
<line> cursos de li*encia**ra. </line>
<line> R*v. ***, Tere*ina *I, *. 13, n.4, *rt. 5, p. 73-88, jul./ago. 2*16 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Psicologia da Educaç*o no C*rr*culo das Licenc*aturas *ob o Olh*r de *ic*nciandos da UFPI </line>
<line> 79 </line>
</par>
<par>
<line> T*l anál*se ampara-se, também, nas ideias de Santom* (1998) e Bernstein (1988) </line>
<line> sobre o cu*rícu**. Segundo estes autores, repensa* o currículo e a sua expressividade em uma </line>
<line> sociedade *e aprendizage*s sign*fic* romp** co* a co**epção do *urrículo *solado, </line>
<line> descontextualizado, fragmentado, para se pensar n*m currículo q** se es*ruture com bas* na </line>
<line> realidade, que considere a exis*ência ** diferente* clas*es de c**heci*ento, cada uma com </line>
</par>
<par>
<line> su* especificid*de, mas </line>
<line> articulados entre </line>
<line> si, e q** *ropicie, sob**tudo, o </line>
<line> exercício do </line>
</par>
<par>
<line> protag*n*smo, ta*to no ato *e a*render como no ato de ens*nar e uma maior </line>
<line> comunicação </line>
</par>
<par>
<line> entre *s atores s*ciai* *ue constroem o c*nário curricular. </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> * pesquisa q*e fundamenta este t*abalho foi real*za** com 745 alunos *o Centro de </line>
</par>
<par>
<line> Ciências d* Educa*ão (CC*), do Cen*ro de Ciências Humanas L*t*as (CCHL) e do Plano e </line>
</par>
<par>
<line> Nac*onal de Formação de Professor*s d* Educação Bá*ica </line>
<line> (PAR*OR) da Universidade </line>
</par>
<par>
<line> F*de**l do Piauí (*FP*), que cursar*m a dis*iplina Psicologia da Educ*ç*o n*s perí*do* </line>
</par>
<par>
<line> 2011/ 2, 2012/ 1, *012/ 2, 2013/ 1, 2013/ 2, 2**4/ 1, 2*1*/ 2 </line>
<line> e 2015/1, em *ere*ina-Pi, nas </line>
</par>
<par>
<line> di*erentes licenciatur*s da *FPI, a saber: Ar*es Vis*a*s, Ciências Sociais, Ed*caç*o Física, </line>
<line> Física, Geografia, His*ória, *or*uguês, Ma*emática e In*lês, ofertadas *el* PAR*OR; </line>
<line> Pedagog*a, M*s*ca e A*tes Visuais ofertadas pelo C*E; e *etr*s lín*u* portug*esa, Letras </line>
<line> l*ngua ingl*sa, Letra* l*ngua franc**a, Ciências soc*ais, Geografia, Hist*ria e Filos*fia, </line>
<line> **ertadas pelo CCHL. </line>
<line> Tal tra*alho inv**tigativo *e* pa*te do Pr*g*ama *nstitucional d* Iniciação Científica </line>
<line> Voluntária (ICV) *a UF*I, nos biênios 2012/2013, ***3/20*4 e 20*4/2015, tendo sid* </line>
<line> a*ro*ado pela Pró-reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e pe*a *oordenadoria Geral de Pesq*isa </line>
<line> (CPES), sob * núme*o 23*11.011856\12-11, garantind*, porta*to, o c*mprimen*o dos </line>
</par>
<par>
<line> p*essuposto* éti**s </line>
<line> exi*idos pe*a *ns*i*uição *o que *once*ne </line>
<line> ao desenvolvimento ** uma </line>
</par>
<par>
<line> pe*q*isa científi*a vincul*da ao referi*o programa. *s sujeitos foram convidad*s a part*cip*r </line>
<line> da inve*tigaç*o m*diante a a*sinatura de Ter*o de Consentimento Li*re Es*lareci*o, </line>
</par>
<par>
<line> oportunidade *m que foram informados so*re os ob**tivo* da p*squisa, a metodol**ia e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> riscos e assegurados do s*gilo e *a *tica no tratamento das i**ormações. </line>
</par>
<par>
<line> Os d*dos da pesquisa foram coletados, conforme p*evisto no p**jeto, através d* do** </line>
</par>
<par>
<line> instrumentos: O p*imeiro foi a Té*n*ca *e A**oc*ação *ivr* de P*lavras, </line>
<line> *uja p**avra </line>
</par>
<par>
<line> gera*o*a f*i a expressão "P*ic*log*a da Educação". *om a aplicação dessa técn*ca, os sujeit*s </line>
</par>
<par>
<line> fora* solicitado* a </line>
<line> *screve*, de forma livre, até *r*s palavras vindas à c*b*ça no mo*ento </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresin* PI, v. 1*, *. 4, ar*. 5, p. *3-88, *u*./*go. 2016 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. S. S*lva, A. L. Nascim*nto, T. M. S. *lencar, C. R. F**reira </line>
<line> 80 </line>
</par>
<par>
<line> imediato ao </line>
<line> ouvir * refe*ida e*press*o. Em s*guida, foi contabil*z*do o total de p**avras </line>
</par>
<par>
<line> evoc*da* pelos sujeit*s in*e*tig**os, obs*rvando-se a frequência de emissã*. Posteriorme*te, </line>
<line> ela* f*r*m agrupadas a pa*tir ** ca*egorias elaboradas, tomando com* base seus campos </line>
<line> *emânticos e as r**pecti*as frequênc*as. *ara a construç*o dos *ampos s*mânticos, recorr*u- </line>
<line> s* à análise cate*oria*. *egu*do Bardi* (1977), esta *écni** cla*sifica os eleme*tos ou </line>
<line> aspecto* *om caracte*ísticas comuns, ou que tenham r*lação *nt*e si, a *im de apree*der * que </line>
<line> pensam o* pesquisado* a respeito do tema. </line>
<line> * segundo *nstru*en** de coleta de dado* fo* * ques*ionário, com qu**tões objetiv*s </line>
<line> e subjetivas sobre a *iscip*ina curs*da. Os dados c*letados n*s questõe* objetivas d* </line>
<line> ques*io*ário *oram ta*ula**s e a*a*is*dos estat*sti*amente. As que*tões subjetivas foram </line>
<line> submetidas a uma a*ális* de conteúdo, tendo, também, como *ase * **cnica anális* categorial </line>
<line> proposta por Bardin. </line>
<line> A análise e a discussão dos d*dos foram re*liza*as co* b*se *os autores que </line>
<line> *undamenta*am a re**rida p*squis*, tais *omo: Aguiar (1990), Azzi e Sada*la (20*2), </line>
<line> Bernst**n (1988), Carvalho (2006), C*ll, Pa*acios e Mar*he*i (1996), Goulart (2011), Li*a </line>
<line> (1990), Nóvoa (1*92), P*ntea*o (1980), Santomé (199*), S*verino (1996), Silva e </line>
<line> Na*cime*to (2013) e Zan*lla (2004), entr* *utros. </line>
<line> 4 RESULTADOS E DISCU**ÕES </line>
<line> *través da T*cni*a de Asso*iação Livr* de Palavras, em *u* os suje*to* escreveram </line>
</par>
<par>
<line> pa*avr*s e*o*ad*s no moment* imediato *o o*vir * expre*sã* "P*icologia </line>
<line> da Educação", </line>
</par>
<par>
<line> como explicado *nt**ior*e*te, foram constru*dos campo* semânt*cos que agregavam em uma </line>
<line> mesma categoria as p*lavras evocadas qu* tinham caracterí*ticas afin*. </line>
<line> P*ra f*c*litar as anális**, os c*mp*s se*ânticos cons*ruí*os fora* *grupad** e* </line>
</par>
<par>
<line> dois grandes eixos, conforme suas significações: o </line>
<line> ei** valorativ* e eix* concei*ual. O o </line>
</par>
<par>
<line> primeir* eixo reme*ia *os c**pos semâ*ticos, cu**s palavras evocadas traziam *m valor </line>
</par>
<par>
<line> atribuído * Psicologia </line>
<line> da Educa*ão. O *e*undo diz*a respeito às noções </line>
<line> de defini**o *a </line>
</par>
<par>
<line> Psic*logi* *a Educaçã* seja *m seus aspectos ***ai* ou part*cu*ares. </line>
</par>
<par>
<line> E*tre os alunos d* PARF**/UFPI, ide*tificaram-se n* eix* </line>
<line> *alo*a*ivo, </line>
</par>
<par>
<line> *redominantemente os seguintes c*mpo* se*ân*icos: im**r**n*e/necessário/pro*eitosa; </line>
</par>
<par>
<line> melhoria/*u***a*ã*/ajuda/c*minhos; </line>
<line> *ompromisso/respon*abilidade/ét*ca; </line>
<line> *edicação/ </line>
</par>
<par>
<line> amor/paciência/sensib*lização </line>
<line> e as palavra* isoladas quali*a*e, v*da, criticida*e e autonomia </line>
</par>
<par>
<line> que c*nstituíram * campo *emântico **tros. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*e*ina P*, v. 13, *.4, art. 5, p. 73-8*, *u*./ago. 2016 </line>
<line> www*.fsanet.com.*r/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Psicolog** da Educ*ção no Cu*rí*ulo das Licen*iaturas *ob o *lha* de Licen*iandos da UFPI </line>
<line> 81 </line>
</par>
<par>
<line> Tais cam*os semânti*os apontam </line>
<line> pa*a u*a valor*zação atribuí*a à Psi*ologi* da </line>
</par>
<par>
<line> *du*ação. E*a é impor**nte, prov*itosa, neces*ária, ética, comprometid*; po*sibilit* melho*ia, </line>
</par>
<par>
<line> sup*raç*o, ajuda, so*uçõ*s, autonomi*, </line>
<line> cri*icid*d*, tra*s**rm*ção e *u**ida*e </line>
<line> de </line>
<line> vida, a**m </line>
</par>
<par>
<line> d* estar relacionada c*m *mor, dedi**ção, pa*iênci* * sensibilização. Em n*nhum momen*o, </line>
<line> aparecer*m palavras que r*met**sem a um valor negativo atribuído à P*ic**ogia da Educaçã*. </line>
<line> Os cam*os semân*icos identi*icados entre os alunos do **R*OR se asse*elham aos </line>
</par>
<par>
<line> ide*tificados ent*e os </line>
<line> al*nos das licenciatur*s do CCE/*F*I (Pe*agogia, Música e Artes </line>
</par>
<par>
<line> Vi*uai*). Fora* encontr*dos, e*tre </line>
<line> *stes *lunos, no eixo val*rativo os segu*ntes *ampos </line>
</par>
<par>
<line> semânt*c*s: </line>
<line> fu*damental/ ess*nc*al; importante/ i*teres**n**/ proveitosa/ format*va; </line>
</par>
<par>
<line> comunicação/ in*erre*açõe*/ social/ relações/ amiza*e e as *alavras isoladas valo*ização, </line>
<line> equilíbr*o, *ida, ética, m*dar, *ienti*ici*mo, que fo*am agrega*as no campo semânt*co outros. </line>
<line> Sobre esse eix*, fica *vidente que os al*nos do CCE, também, apr*sentam uma v*s*o </line>
</par>
<par>
<line> basta*te po*itiva da *iscip*ina, uma vez qu* a assoc*am </line>
<line> a </line>
<line> pala*ras como: importan*e, </line>
</par>
<par>
<line> ess*ncial, *roveitosa, inter*ssante. Essa vi**o perceptível, tam*ém, no fato de é </line>
<line> os sujeit*s </line>
</par>
<par>
<line> rel*cio*arem a Psicologia da Educação a palavras de significação </line>
<line> positiv* como: </line>
<line> re*ação, </line>
</par>
<par>
<line> ami*a*e, vida, equilíbrio, forma*iv*, mudar, c*entifi*ismo e *t*ca. De mo** geral, para es*es </line>
</par>
<par>
<line> sujeit*s, * Psicolo*ia da educação </line>
<line> *juda o indivíduo a se co**ni*ar, * se relacionar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *portuniza equ*líbrio, *uda*ça, form*ção, "vida", de modo científi*o e é*ico. </line>
<line> E* r*laçã* a*s a*unos do CCHL/UFP* foram encontrados, neste **xo, *s campos </line>
</par>
<par>
<line> s*mânti*os: e*sencial/ indis*ensáv*l/ funda*ent*l/ </line>
<line> nec*ssária; impo*ta*te/ releva*te/ </line>
</par>
<par>
<line> *nstigan*e; aprend*zagem/ *omp*eensão/ ente*dim*nto/ c*n*ecimento; profissionalismo; </line>
</par>
<par>
<line> al*cerce, evidenciando, a*sim, *ue estes sujei*os também </line>
<line> apresentam uma v*sã* bastante </line>
</par>
<par>
<line> positiva da *isciplina. De modo g*ral, para eles, a Psi*o*ogia </line>
<line> da </line>
<line> educa*ão * </line>
<line> importante </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ec*ssária, </line>
<line> oport*n*za *o in*i**du* </line>
<line> aprend*zage*, compreensão, entendimento, se*do </line>
</par>
<par>
<line> *licerce, u* in*trumento de melhor**. </line>
<line> *o **xo co*c*itual, e*tã* os cam*os se*ânticos que a**es*nt** no*ões conceitu*is </line>
</par>
<par>
<line> do *er*o "Psic*logia </line>
<line> da Educação, or* definind*-a, ora identifi*ando seu objeto de *studo, </line>
</par>
<par>
<line> or* apr*sen*ando formas de abordagem desse objeto. *omando como referência a divers*dade </line>
</par>
<par>
<line> *e *spectos que *nvolve* a </line>
<line> dime*são c*nceitual, o **xo foi assim subdivid*do: (1) a que a </line>
</par>
<par>
<line> Psic*logia da *ducação se refere; (2) * que ela estuda/aborda/trata; (3) *omo ela e*t*d*/ </line>
<line> aborda/tra*a se* obje*o. </line>
</par>
<par>
<line> Em relação *o primeir* a*pecto </line>
<line> conceitual, </line>
<line> *onstatou-se q*e, </line>
<line> para *s alunos </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> PARF*R/UFPI, * Ps*c*lo*ia d* *d**ação </line>
<line> está predo*inantemente re*aciona*a </line>
<line> com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ed*c**ão escolar, visto que </line>
<line> os ca*pos semânticos mais fre*uente* </line>
<line> tr*ziam palavras </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 4, art. 5, p. 73-88, ju*./a*o. 2016 </line>
<line> www*.fsa*et.c*m.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. Silva, *. L. Nascimento, T. M. S. Alenca*, C. R. F*rrei** </line>
<line> 82 </line>
</par>
<par>
<line> aprendi*agem, *onh*cim*nto, ensino, </line>
<line> pro*essor, aluno, pesqui*a, *studo, teorias, </line>
<line> disciplina, </line>
</par>
<par>
<line> e*tre outras. E*te fato a*o**a para * supe*ação da predominân*ia, en**e estes l***nciandos, de </line>
<line> *ma v*são clínica *a psicologia, à medi*a que a abordam no context* educativo e escola*. T*l </line>
<line> constatação foi percep*ível nos outros *ois g*upo*. </line>
<line> Para os *icenciandos do* cursos de Música, Artes Vis**i* e *e*agogia do CC*/ UFPI, </line>
<line> * **icol*gia da Ed*cação e*tá, tam*ém, pr*domi*a*tem*nte *elacionada com a educação </line>
<line> escolar, **sto que os campos semânti**s mais frequentes traziam palavras como: </line>
<line> aprendizagem, con*e*ime*to, compreensão, ensino, profes*or, aluno, teo*ias, e*tudo e *sc**a. </line>
</par>
<par>
<line> Os alu*os do CCH*/UFP* tam*ém relacio*ar*m a disciplina **m a </line>
<line> educação </line>
</par>
<par>
<line> esc*lar. Os campos semânticos mais fr*quentes t*aziam palavras como ap*endi*a***, </line>
<line> conhecimento, comp*eensão e *ducação. </line>
</par>
<par>
<line> *uanto ao s*gu*do aspec*o con*eitual, percebe*-se que </line>
<line> os alunos do </line>
</par>
<par>
<line> PARFO*/UFPI, a* associ*re* Ps*colog*a da E*ucaçã* com os campos sem*nticos </line>
</par>
<par>
<line> com*o*tamento/ reação/ ati**de; </line>
<line> desenvolvimento/ maturação/ </line>
<line> cogni**o; ps*quismo/ men*e/ </line>
</par>
<par>
<line> p**samento; </line>
<line> prob*emas/ </line>
<line> di**culdades/ </line>
<line> transtornos; </line>
<line> ind*v**ualidade/ </line>
<line> *articula*idade/ </line>
</par>
<par>
<line> subj*t*vidade; motivação/ interesse/ estímulo, *presentavam </line>
<line> uma visão de *eu ob*eto </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> es***o. Ela *studa </line>
<line> o </line>
<line> comportamento, o dese*volvi*ento, o psiquismo e as dificuldades </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ranstornos do ser hum*no. Artic**ando esta ideia com o *ato de a Psi*ol*gia da Educação </line>
<line> estar, para os pesquisa*o*, *ssociad* ao ensi*o * * edu*ação, infer*-se qu* a Psicologia da </line>
</par>
<par>
<line> Educação, de m*do geral, *, pa** </line>
<line> el*s, uma d*sciplina que estuda tais asp*ctos na esf**a </line>
</par>
<par>
<line> e*ucacion*l. </line>
</par>
<par>
<line> Os alunos </line>
<line> do C*E/UFPI *ss*ciaram a P*i*ologia da *d*c*ção com </line>
<line> os </line>
<line> c*mpos </line>
</par>
<par>
<line> semânticos. afeti**dad*/emoção/sentimento; dese*vo*vimento/ co**i*ão/ </line>
<line> p**q*e/ mem*ria/ </line>
</par>
<par>
<line> *ercep*ã*; </line>
<line> dificuldade/ </line>
<line> distúrbi*s/ </line>
<line> TDAH/ </line>
<line> tran*tor*o*; </line>
<line> comporta*ento/ </line>
<line> *ontrole; </line>
</par>
<par>
<line> sub*etividad*/ individual*da*e/ personalidade, mostrando *ue, també*, *presentam um c*r*o </line>
<line> conhecimento do seu o*jeto de e**udo. Para eles, a P*icologia da Educação, de modo geral, * </line>
</par>
<par>
<line> também um* disci**ina que e*tuda o c*mpor*a**nto, o </line>
<line> desenvolvi*ento, * psi*uis*o e as </line>
</par>
<par>
<line> dificu*d*d*s e distúbios no con*exto e**c*cional. </line>
</par>
<par>
<line> Os alunos </line>
<line> do CCHL/UFPI, por sua vez, associaram-*a a partir d* pal*vras como </line>
</par>
<par>
<line> profi*s*ona**sm*, a*tocon*ecimento, psíquico, cognit*vo, consciência, educação/educa*ional * </line>
<line> subjetiv*d**e. *al *s*o*iação demonstra que, ass** com* os out*os licen*iandos, est*s aluno* </line>
</par>
<par>
<line> apres*ntam uma </line>
<line> visão *ositiva da disciplina e t*m noções *obre o *eu objeto de estud*, </line>
</par>
<par>
<line> vinculado à e*ucaçã*. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, T*res*** PI, v. 13, n.4, art. 5, p. *3-88, jul./ago. 2*16 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Ps*cologia *a Educaç*o no Currículo das *icenciaturas sob o Olha* de L*cenciandos d* UFPI </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> É import*nt* de*ta*ar que a concepção dos licen*iandos *nvestigad*s de que a </line>
<line> *isciplina e*tuda todos e*tes aspectos citados n* contexto educa*iona* é pertinen*e com a que </line>
<line> def*ndem o* teór*cos da área, * *xempl* de Carvalh* (2006), Col*, Ma**hesi e P*lacios </line>
<line> (1*96), Goular* (2011), Lima (1990), P**teado (1980), Severino (**96), Silva e Nascimento </line>
</par>
<par>
<line> (2013), entre *utro*, de </line>
<line> que a *sicolog*a da Edu*aç** nos cu*sos de licenc*a*ur*s d**cute </line>
</par>
<par>
<line> aspectos fundam*nt*is sobre *s proces*os de dese*volvimen*o e aprendizagem, auxiliando o </line>
</par>
<par>
<line> professor a *esenvol**r conhecimentos e *ab*lidades, </line>
<line> qu* lhes pos*ibilit*m con*truir </line>
<line> seus </line>
</par>
<par>
<line> sabe*es d**ente*. </line>
</par>
<par>
<line> Tal *oe*ênci* *m relação ao objeto de **tudo da Psicologia da E*ucação de*onst** </line>
</par>
<par>
<line> comp*eensão, **r pa*te dos alunos investigado*, *o que diz </line>
<line> respeit* aos *stu*os </line>
</par>
<par>
<line> d*senvolvidos na disciplina, ao tempo *m que apont* *sta como sig*ifica**va *o s** *rocesso </line>
<line> fo*mat*vo. </line>
<line> O terceiro aspec*o *onceitual (como a Psi**log*a da E**cação *studa/a*o*da/trata </line>
</par>
<par>
<line> seu objeto) se </line>
<line> prese**ifi*ou, entre os alunos do PARFOR/UFPI, no* *am*os </line>
<line> *emânt*cos: </line>
</par>
<par>
<line> o*s*rv**ão/ reflex*o/ a*áli*e/ inte*pr*tação; ded*c*ção/ am*r/ pac*ência/ sensibi**zação; </line>
<line> com*romisso/ re*ponsabili*ade/ ética; téc*ica/ mét*do/ estratégia; *rg*niz*ção, remetendo </line>
<line> para um e*tendimento **s aspectos met***lógicos da Psicolo*ia da Edu*ação e reafirm**do </line>
</par>
<par>
<line> um </line>
<line> valo* p*s*t*vo atri*u*do a ela. *a*a este* suje*tos, a Psicologia d* Edu**ção tr*ta dos </line>
</par>
<par>
<line> aspect*s que lhe são pertinentes, por m*io de técnicas e estraté*ia* organizadas, tais co*o </line>
</par>
<par>
<line> observ**ão, an**ise e reflexã*, pautadas *m de*icação, *mor, sensibil*zaç*o, com**o*isso </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ét*ca. </line>
</par>
<par>
<line> E*tre o* alunos do CCE/U*PI, este aspecto aparece nos c*mpo* </line>
<line> semâ*ticos: </line>
</par>
<par>
<line> o*servação/ </line>
<line> anali*e/ método/ </line>
<line> p*squis*; cuidado; </line>
<line> qu*stionamen**s/ c*e*tifi*ismo/ étic*, </line>
</par>
<par>
<line> d*mon*tran*o, também, </line>
<line> *m *erto e*ten*imento sobre os proced*mentos m*todológicos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Psi*ologia da *d*cação e reafirma**o o s*u va*or. </line>
</par>
<par>
<line> Já para o* alu*os do C*HL/UFPI, </line>
<line> o </line>
<line> entendi*ento sobre os procedimentos </line>
</par>
<par>
<line> me*odológicos </line>
<line> da Psi*ologia </line>
<line> da Educação foi perceptível através do </line>
<line> ca*po se*ântico </line>
</par>
<par>
<line> *tenção/análi*e/o*ganização. Entendi*ento, e*te, que ratifica a impor**ncia *a disciplina. El* </line>
<line> trata seu obje*o *e estud* com atenção e orga*iza*ão </line>
</par>
<par>
<line> A este respeito, *estaca-*e o pensamento de Azzi e Sadalla </line>
<line> (200*) sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> neces***ade de a Ps*col*gia da Educa*ão atuar fundamenta*a ** anális*, no que**ionamen*o, </line>
</par>
<par>
<line> no compr*miss* * </line>
<line> na r*sponsabi*id**e. Funções estas </line>
<line> que, na </line>
<line> *pini*o dos licenciandos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *FPI sobr* a disci*lin* cursada, vêm sendo cu**ri*as (SILVA; NASCIMENTO, 2013). </line>
<line> Todos os campos semânticos aqui aprese*tados e discut*dos apontam que os </line>
<line> Rev. F*A, Teresina *I, v. 13, n. 4, art. 5, p. 73-*8, ju*./ag*. 2016 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. S. Silva, A. L. Nascimento, T. M. S. Al*ncar, C. R. Ferreira </line>
<line> 84 </line>
</par>
<par>
<line> licenciandos d* *FPI apresenta*, *e fo**a </line>
<line> g*nerali*ada, uma visão bas*an*e pos**iv* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> discipl*na; avali**-na co*o um* d*s*ipl*na *ecess*ri* e *rovei*osa, </line>
<line> que traz contribuições </line>
</par>
<par>
<line> relev*ntes para a p*ática e*ucativa; rel*cionam-na *redominantemente com a educ*çã* </line>
<line> escolar e apre*ent*m no*õ*s c**rentes c*m o* aportes c*nceitu*is e meto*ológicos ela*orados </line>
<line> p*los teór*c*s e estudioso* da área. Tais sin*lizaç**s levam à in*erênci* de que a disciplina </line>
<line> cursad* t*m, *ara ele*, muita sig*ificação em seu pro**ss* de for*aç*o *ocente. Tal </line>
<line> infer*nc*a é rat**icad* na* anális*s dos dados c*let**os nos questionár*os. </line>
<line> O question*rio f*i co**tituído de q*estões o*j*ti*as e subj*ti*a* refere*tes aos </line>
<line> s*guinte* asp*ctos: co*o os sujeitos avaliam a disciplin* cur*ada, os cont*údos *ra*a*hados e </line>
<line> * a*re*diza*o adqu*rido na disciplina; que relação eles estabelecem entre a dis*i*lina c*rsada </line>
<line> e o *eu processo *e formaç*o docente; diante da possibili**de de mo*ificar * disciplin* ** a </line>
</par>
<par>
<line> *udaria* e o que mudar*am; dia*te </line>
<line> da </line>
<line> possibil*dade de re*irar a disciplina do c*rrículo d* </line>
</par>
<par>
<line> c*rso se a retirariam e qual * justifica*iva. </line>
<line> E*bora as respostas tenham *pres*nta*o u*a diferença significativa nos resultado* a </line>
<line> depend** do *urso em pauta, pôd*-se per*eber que, de *odo ge*a*, não houve muita dif*renç* </line>
</par>
<par>
<line> em relaç*o aos *rês *rupos </line>
<line> de </line>
<line> sujei**s. Em *un*ão </line>
<line> d* s s o, </line>
<line> as *náli*es *erã* apre*entadas </line>
</par>
<par>
<line> conjuntamen**. </line>
</par>
<par>
<line> No que concerne à aval*ação q*e faz*m da discip**na, 97% dos *esp*n**ntes </line>
<line> *valiaram-*a *o** impor*ante; **ove*tos* e necessária par* a sua form*ção, enq*a*to 3,0% </line>
<line> co*sid*raram qu* a *isciplina n** trouxe co*t*ib*içã*. </line>
<line> A respeito dos conteúdos tra*a*ha*os *a disc*plina, 86,*% os c*nsideraram </line>
<line> apro*riados à *ealidad* do professor, *eces*ár*os, importantes e *tualizados. 3,9% des**car*m </line>
<line> os conteúdos como desvinc*la**s da r*alidade e desatualizado*. </line>
</par>
<par>
<line> No t**ante ao aprendiza*o na disciplina, 9*,5% enfatizaram *er ele prov*itoso </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> essen**al à sua fo*mação de profes*or. E* oposição, *,5% ac**dit**am que seu aprendi*ado </line>
<line> foi "*em p*oveito e *uê não *p*endeu n*** *e novo e import*nte", aleg*ndo q*e * discip**na </line>
<line> foi *al minis*rada. </line>
</par>
<par>
<line> Sobre a possibilidade de mudanças na *iscipl*na </line>
<line> 5*,2% a**i*iram não ser precis* </line>
</par>
<par>
<line> q*alquer alteração, </line>
<line> 15,6% "mudariam a metodologia da professora por </line>
<line> consid*rare*-n* </line>
</par>
<par>
<line> i*adequa**, 1*,6% aument*ri*m a *a*g* horária </line>
<line> ju*tificando a necessidade de estudar mais </line>
</par>
<par>
<line> teorias, *2,5% aume*t*riam mais conteúdos a se*em estudados, *omo **r *xemplo, teo*ias *o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvi**nto h*m*no e distúrbios d* *p*e*diza*em 5,1% e </line>
<line> acrescenta*iam ma*s </line>
<line> aulas </line>
</par>
<par>
<line> práti*as. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*sina PI, *. 13, n.4, art. 5, p. *3-88, jul./*go. 2016 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Psic*logi* da Educação n* C**rícul* das Licenciatur*s sob o Olhar d* Licenciandos da UFPI </line>
<line> 85 </line>
</par>
<par>
<line> N* que *oca possibilida*e de *xc*uir a dis*iplina do currí*ulo à </line>
<line> de se*s c*rso*, </line>
</par>
<par>
<line> 98,2% decid*ra* pe*a manutenção da discip*ina, *nclu*ive os a*u*os que estavam cursando a </line>
<line> s*gunda li*en*iatu*a *o PARFOR. Apenas *,8% a retira*iam, justifica*do qu* seus conteúdos </line>
<line> são d*svinculados d* realidade o* repeti*ivos. </line>
<line> As análises *os dado* cole*ados no q*es*ioná*io confirmam, ***tanto, que a m*ioria </line>
</par>
<par>
<line> *os lice*ciandos </line>
<line> da *FPI avaliam a discip*ina P*icol**ia da Educ*ção c*rsada de forma </line>
</par>
<par>
<line> positiva, *tri*uindo-lhe *a*tante *mpo*t*nc*a no se* </line>
<line> processo </line>
<line> de form*ç*o docente. </line>
</par>
<par>
<line> Justame*te por *valiarem a disciplina d*sta *orma, os li*encia*dos são *esfavoráv*is </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> retir*da da disc*plina da grad* curricular dos seus respec*ivos cur*os *u a diminuiçã* de sua </line>
<line> carga ho*ária. </line>
<line> Apenas uma pequena parcela dos sujeitos av*lia a disciplina como desa*radável, sem </line>
<line> muita contri*uição e com conteúdos des*tualizados, nã* f*vorecendo a*r**dizagem </line>
</par>
<par>
<line> significati*a. Esta pe*uena </line>
<line> parcela se f*z *ais **esente n*s cu*sos </line>
<line> de Pe*agogia, Artes </line>
</par>
<par>
<line> Visua*s e Ciências S*ci*is d* *ARF*R/*F*I * **lacionava es** avali*ç*o mais com prát*ca </line>
<line> peda*ógic* do profess*r *ue **n*strou a di*ciplina d* q*e *ropr*amen*e a *iscip*ina em s*. </line>
<line> 5 CON**DER*ÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Com ba** n*s r**ultados ana*is*dos, **nc**i-se </line>
<line> que os licen*iandos da UFP* (d*s </line>
</par>
<par>
<line> c*rsos *e P*dag*gia, Artes Visua*s, Ciê*cias S*c*a*s, E*ucação Físi*a, Física, História, Letras </line>
<line> Ing*ês, L*tras Portuguê*, Letr*s Francês, Música, Artes Plástica*, Geogr*fia e Mat*má*ica) </line>
</par>
<par>
<line> que cursaram a disc*pl*na Psicologia da Edu*ação, de modo g*ral, </line>
<line> atribuem um </line>
<line> valor </line>
</par>
<par>
<line> s*gnific*t*vo à disciplina, cons*deram-na como *m*orta*te e necessári*, que aju** o ind*ví*uo </line>
<line> a se for*ar, * muda* e * se r*la*ionar com os out*o*. </line>
<line> De **nteúdos **ual**ados e articul*dos com a *ea**dade, a d*scipl*na, seg*ndo os </line>
<line> sujeitos, ajuda-os a compreender o processo de desenvo*vi*ent* **s estr*turas psíquicas e o </line>
</par>
<par>
<line> *r**esso *e *p*endiza*em d* ser huma*o no contexto escolar, for*e*e </line>
<line> *m a*rendizado </line>
</par>
<par>
<line> *roveitoso no seu proc**so d* f*rmaç*o </line>
<line> doc*nte e lh* auxil*ará no decorrer de sua prát*c* </line>
</par>
<par>
<line> pedagó*ica, c*laborando *om a *orm*ção *e um bom profi*si*nal, *ndepende*te de já *er*m </line>
<line> outra formaç*o. </line>
<line> Exatamente po* isso, os licen**andos são fav*ráveis, em sua maioria, à manutenção </line>
<line> da disciplina na **ade curricular dos seus res*ecti*os *ursos sem *enhuma alteraç*o. As </line>
<line> alteraç*es sugeridas *a disciplina se referiam a do*s aspect*s: o pr*meiro relacionado </line>
<line> bas*camente à meto**logia do p*ofe**or ministr**te, considerada, por *lguns, insat*sfat*ria; o </line>
<line> *ev. FS*, Teresina PI, v. *3, *. 4, *rt. 5, *. 73-8*, jul./ago. 2016 ww*4.fsan*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. S. Silva, A. *. Nascim*nto, T. M. S. Alencar, *. R. Ferr**ra </line>
<line> 86 </line>
</par>
<par>
<line> segundo se refere à ne**ss*dade de *um*ntar a *arga horária e os cont*údos a </line>
<line> serem </line>
</par>
<par>
<line> estudados, o *ue r*forç* a impor*ância atribuída, pelos in*es*i*a*os, à Psicologia da </line>
<line> Educação. </line>
<line> Os licen*iand*s *xpressa* comp*eensão sobre o que é a *sicolo*ia da Educação, seu </line>
<line> obj*t* de **tudo e os *rocedimento* metodológicos q** adota, relacionan**-a, </line>
<line> *redominantemente, à educação escolar * demonstra*do a superação *a visão clínica. *al </line>
</par>
<par>
<line> *ompreensã* demonst*a que o *prendiz*d* *ue o*tiveram na discip*ina *oi proveitoso </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **afirma a importância dest* no s** *roces*o *e formação. </line>
</par>
<par>
<line> Partind* dessa *erspe*tiva, argumenta-se que tais reflexões discentes são de extrema </line>
</par>
<par>
<line> signifi**ncia </line>
<line> para fundame*t*r as discus*ões sobre a inse*çã* e as *on*ribuições d*ssa </line>
</par>
<par>
<line> disci*lina nos c*rsos de for*ação *e professores e *razem elementos importantes a serem </line>
</par>
<par>
<line> consi*er*dos </line>
<line> *a seleção dos prof*sso**s qu* ministram tal *isci*lina, "principal*ente n*s </line>
</par>
<par>
<line> licenciaturas do PARF** que, p*r sere* professo*es da *ducaçã* básica, conhecem bem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> re**idade *scolar, os problemas *ue enfr*ntam *m sala d* aula e as necessidades </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> vivenc*am no tocante a sua form*ção *edag*gica" (SILVA; *ASCIM*NTO, 2013), tendo, </line>
<line> portan*o, melhores condi**es d* **fletirem sobre as reais contribuiçõ*s dos conhecim*ntos </line>
<line> que ad*uire* nesta formação. </line>
<line> É im*ortante *estacar qu*, a* ava*iare* a disciplina Psic*lo*ia da E*ucação cursada, </line>
</par>
<par>
<line> os seu* conteú*os e a </line>
<line> a*re*dizag*m que obtiveram </line>
<line> *e*a, </line>
<line> os al*nos dos </line>
<line> c*rsos d*s </line>
</par>
<par>
<line> licenciatur*s da UFPI **o </line>
<line> ap*nas refletiram sobre * </line>
<line> importância </line>
<line> des*a discipl**a no s*u </line>
</par>
<par>
<line> proce**o de *orm*ção docent*, *as tamb*m sobre o* *ivers*s </line>
<line> sabe**s que perm*iam tal </line>
</par>
<par>
<line> proce*so, sobre a* inte**ções entre o* s*b*res q*e en*olvem as demais dis*iplinas, sobre as </line>
</par>
<par>
<line> r*lações que se es*abelecem entre saberes práticas pedagógic*s * sobre a necessidade de * </line>
<line> m*danças nas disciplinas e nas grades c*rric*l**es d*s *u*so* de *or*ação de professores. </line>
</par>
<par>
<line> C*m* af*rmam *antomé (1998) e Bernstein (1988), a </line>
<line> estrutu*aç*o de </line>
<line> um </line>
<line> currículo </line>
</par>
<par>
<line> deve ser feita com *ase nas n**essidades da **alidade, na* e*pecifi*idades das *ive*sas áreas </line>
<line> qu* a permei*m e no **álogo entr* aquel*s que con*troe* o c*nári* curr*cular. Send* assim, </line>
<line> ac**dita-s* que as consi*eraçõ*s *qui apresentadas à l*z d* olhar d*s lice*ciandos da UF*I </line>
</par>
<par>
<line> *onstituem </line>
<line> uma po**ib*l*dade de*te </line>
<line> *i*logo e po*em contribuir para fu*damentar melho* </line>
</par>
<par>
<line> *e*ate* * p*stu*as a </line>
<line> re*peito e </line>
<line> **ra a (re)estruturação do c*rrículo das l*ce*ciaturas </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> realmente ve*ham artic*la*-se com a real*da*e ed*cacion*l, que r*speite e estabeleça r*laç*es </line>
<line> e*tre as d*fere*tes áreas d* conh**iment* que per*eiam o *roce*s* de ensino-*pr*ndizag*m </line>
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<line> e que, a*ima de tudo, seja uma concretude das d*v*rs** v*zes do* </line>
<line> protag*nistas </line>
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