Recursos para Vantagem Competitiva Sustentável no Segmento da Construção Civil / Resources to Sustainable Competitive Advantage In Building Organizations

Michael Samir Dalfovo, Fabiana Rutzen, Mirian Magnus Machado, Andressa Gonçalves

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar os recursos organizacionais do setor da construção civil que contribuem para a vantagem competitiva sustentável. A abordagem de base desse estudo se dá pela teoria da Visão baseada em Recursos, especificamente com o modelo VRIO. A pesquisa se caracterizou como método misto, abrangendo combinações e abordagens dos métodos quantitativos e qualitativos, proporcionando uma maior compreensão do problema pesquisado. O estudo trilhou pela pesquisa exploratória e pela pesquisa descritiva, tendo usado como base, os dados obtidos por fontes de dados secundárias, observação e adaptação de um questionário já validado. A amostra se deu em 58 empresas do segmento da construção civil no estado de Santa Catarina, especificamente com construtoras e incorporadoras. Como principais resultados obtidos, destacam-se os recursos organizacionais com maior percepção de influência para a vantagem competitiva sustentável. O recurso humano foi considerado com menor incidência de influência para alcance de vantagem competitiva, apesar da importância a ele atribuída por diversos autores. Os recursos físicos e organizacionais apresentaram, de acordo com a percepção dos respondentes, as maiores médias, destacando-se itens como: Ética e respeito, Qualidade dos produtos em relação à concorrência e Acesso aos gestores da empresa.

 

Palavras-chave: Vantagem Competitiva Sustentável. Visão Baseada em Recursos. Construção Civil.

 

 

Abstract

The present study aims to analyze the organizational features of the construction industry that contribute to sustainable competitive advantage. The basic approach of this study is given by the theory of vision -based resources, specifically with VRIO model. The research was characterized as mixed method, comprising combinations and approaches of quantitative and qualitative methods, providing a greater understanding of the problem researched. The study trod by exploratory and descriptive research by, and used as a basis, the data obtained from secondary data sources, observation and adaptation of a questionnaire validated. The sample was performed in 58 companies in the construction industry in the state of Santa Catarina, specifically with builders and developers. As main results, we highlight the organizational resources with greater perception of influence for sustainable competitive advantage. The human resource is considered a lower incidence of influence to reach competitive advantage, despite the importance attributed to him by several authors. The physical and organizational resources presented, according to the perception of the respondents, the highest averages, highlighting items such as: ethics and compliance, quality of products in relation to competition and access to managers company.

 

Keywords: Sustainable Competitive Advantage. Resouce Based View. Building.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.5.1

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