<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 5, art. 1, *. 03-25, set./out. 2016
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.5.1
</line>
</par><par>
<line>
Recursos para Vantagem Compet*tiva Su*tentável no Segmento da Constru*ã* Civil
</line>
<line>
Res*ur*es to S**tainable Comp**itive Advan*age in Build*ng Or*a*izations
</line>
</par><par>
<line>
*abiana Rutze*
</line>
<line>
*radu*da em Admi*ist*ação p*l* Instit*to Blumenauense de E*si*o Superior
</line>
<line>
Emai*: **bi_rutzen@*otmail.com
</line>
<line>
Mich*el Samir D*lfovo
</line>
<line>
Douto* em Administraçã* e T*rismo pela Univ*rsidade d* Va*e do Itaj**
</line>
<line>
Profes*or *a Universid*d* *stadual *e Santa Catarina
</line>
<line>
*m*il: msdalf*vo@gmail.com
</line>
<line>
*irian Magnus Mach*do
</line>
<line>
D*utora em Ciên*ias *on*ábei* e Adminis*ra*ã* pela Fund*ção *niversidade R*gional de Blumenau
</line>
<line>
Professora *o Instituto Blu*e*a*e*se *e Ens*no S**erior
</line>
<line>
Email: miri*n*agnu*@gmail.com
</line>
<line>
A*dressa G**ç*lves
</line>
<line>
Mestra em Administ*ação p*l* Fundação **i*ers*dade Reg*onal de Blu**nau
</line>
<line>
Prof*ssora d* Universi*ade S*ciedade E*ucacion*l de Sa*ta Catari**
</line>
<line>
Email: des*a.cool@gmail.co*
</line>
</par><par>
<line>
End*r*ço: Fabiana Rutzen
</line>
</par><par>
<line>
En*e*eço: Rua *andiá C**ógera*, 272, Bairro Jardim
</line>
</par><par>
<line>
Blu*enau, B**menau - SC. CEP: 89010-350.
</line>
<line>
Edi*or Cient*fico: Tonny Kerley de Alen*ar Rod*i*ues
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Michae* Sam*r *alf*vo
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: R*a Pandiá Calógeras, 27*, Bairro Ja*dim
</line>
<line>
*r*igo re*ebido em 29/06/2016. Úl*ima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
*lu**nau, Blu*enau - S*. CEP: 89*1*-350.
</line>
<line>
r*cebida em 16/07/201*. Apr*vado em 17/07/201*.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Mirian *a**us *achado
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
*. Rutzen, M. S. Dalfo*o, *. *. M*c**do, A. Gonçalve*
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
present*
</line>
<line>
es*udo t*m como
</line>
<line>
ob*etivo ana*isar os *ecursos
</line>
<line>
organizacionais do setor
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
c**strução civil q*e contribuem para a vanta*e* competi*iva suste*t*v*l. A abordagem
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
base desse est*do se dá p*l* teoria da Visão base*da em Re*u*sos, especificamente com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
mod*lo VRIO. A pe*qu*sa se carac*erizou com* método *i*to,
</line>
<line>
**ran*e*d* *ombina*ões
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
a**rda*ens *o* méto*os qu*ntitativo* e **alitat*vos, pr*porcio**n*o uma maior *ompreensão
</line>
<line>
do problema p*squisado. O estudo trilhou pela pes*uisa exploratória e pela pe*quisa
</line>
</par><par>
<line>
descritiva, tendo usado com*
</line>
<line>
base, o* dados obtidos por fon*es de dado* sec*ndári*s,
</line>
</par><par>
<line>
*bser*ação e adaptação de um q**sti*nário já va*idado. A amost*a se deu em 58 empresas do
</line>
<line>
segmento da co**trução civil no es*ado de Santa Catarin*, espec*ficamente com con*trutoras e
</line>
<line>
incorporadoras. Co*o princ*pai* resultados obtidos, de*tacam-s* os recurso* organizac*onai*
</line>
<line>
com m*ior pe*cepção de influência p*ra a vantagem compe*it*va sustentáv*l. O recurso
</line>
<line>
humano fo* considerad* com menor inci*ência de influ*ncia para alcance d* *antagem
</line>
<line>
comp*titiva, apesa* da importância a ele a*r*buída *o* diversos autores. Os r*cursos fí*icos e
</line>
</par><par>
<line>
organizaci*nai*
</line>
<line>
a**esentaram, de ac*rdo
</line>
<line>
co* a percepç*o dos re*pondentes, as maiores
</line>
</par><par>
<line>
m*di*s, *est*cando-se i*ens como: Ética e r*sp*ito, Q*alidade dos *ro*utos *m relaçã*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
c*ncorrência e Ac**so aos ge**ores da empres*.
</line>
</par><par>
<line>
P*lavras-cha*e: Va*ta**m Competitiva Su*t*ntável. Visão Baseada em R*cursos.
</line>
<line>
Cons*rução Civil.
</line>
<line>
A*stract
</line>
<line>
T*e present s*ud* aim* to ana*yze the organ*zatio*al features of the c*nstr*ct*on i*dustry that
</line>
<line>
*ontrib*te to *u*tainable co*p*ti*i*e adv*ntage. The *asic appr*ach of t*is study i* given by
</line>
<line>
the theory of v*sion -based *esource*, specifically with VRI* *odel. The res*arch was
</line>
<line>
*haracterized as mixed method, compr*sing combi*ation* *nd *pproaches of q*antita***e and
</line>
<line>
q*alitati*e methods, providi*g a gr*a*er unde*s*an*ing *f the *r*blem researched. The study
</line>
</par><par>
<line>
trod b* exploratory a** descriptive res*arch by, and u*ed
</line>
<line>
a* a basi*, *h* data obtai*ed from
</line>
</par><par>
<line>
se*ondary data sou*ce*, observation and adaptati*n of * questi*nnaire vali*ated. The sa**le
</line>
</par><par>
<line>
was p*rformed *n 58
</line>
<line>
co*panies in the construction ind*stry i* *he state of S*nta Ca*a***a,
</line>
</par><par>
<line>
*p*cifi*a*ly wit* builders an* dev*lo**rs. As main r*sults, we highlight the
</line>
<line>
organiz*ti*na*
</line>
</par><par>
<line>
resources with greater perc*ption of inf*uence for sustainabl* c*mp*tit*ve
</line>
<line>
advanta*e. T*e
</line>
</par><par>
<line>
hu*a* *esource is con*i*ered a lower inciden*e of influence to rea*h c*m*etitiv* adv*ntage,
</line>
<line>
des**te *h* importanc* a*tributed to him by *eve*** **thors. T*e physical and organiz*tional
</line>
<line>
resources presented, accordin* *o the perce**i*n of the *esponde*ts, *he h*g**st ave*a*es,
</line>
</par><par>
<line>
high**ghting ite*s such as: ethics
</line>
<line>
and co*pliance, qu**it* o*
</line>
<line>
pro*ucts in relation t*
</line>
</par><par>
<line>
competit*on an* access to ma**gers compan*.
</line>
<line>
Keywords: Su*tainable C*mpe*it*v* Ad*antage. Resouce **s*d View. Buildin*.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Ter*sina, *. 13, n. *, art. 1, p. 0*-25, se*./*u*. 2016
</line>
<line>
www4.f**net.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Recursos p*ra Vant*ge* Competit*va Sustentável *o Segmento *a Construçã* C*vi* 5
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
Para *s empresas se **s**ntarem *o mercado necessi*a de pe*soa* para execu*ão e
</line>
</par><par>
<line>
al*a*ce **s obj*tivos da empresa. Dada * imp*rtância do
</line>
<line>
cap*t*l
</line>
<line>
hu*ano c**o fator
</line>
</par><par>
<line>
com*etiti** no me**ado, cada *e* ma*s
</line>
<line>
*s estudos são
</line>
<line>
direci*nados à influênc**
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
conh*ci*ent* do *essoal no pa*ri*ôn*o das e*pre***. As organ*zações pod*m re*orrer ao
</line>
</par><par>
<line>
recurso capital humano para prover me*hore* soluções e práticas, de forma *ustentar os a
</line>
</par><par>
<line>
negócio*. Essa realidade é enco*trada em
</line>
<line>
*rganizações do se*me**o
</line>
<line>
da con*t*ução c*vil. A
</line>
</par><par>
<line>
co*strução *iv*l
</line>
<line>
*ã* é cap*z de entr*gar *e*s pro*utos e serviços
</line>
<line>
a*s seus cliente* sem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
**port* *o *ecu**o capit*l *umano. R*curso este, que
</line>
<line>
ex*ge *omp*tê*cias *ss*nciais em
</line>
</par><par>
<line>
termos de conheciment*s, ha**l*dades e atitude* p*ra prover **lhor vantagem co*petitiva.
</line>
</par><par>
<line>
Ao *asso que o capit**
</line>
<line>
humano * um *e*urso *ecessá*io
</line>
<line>
*a*a suste*tar organizações
</line>
</par><par>
<line>
*o segme**o da con**ruçã* civil, é imp*r*ante con*iderá-lo em *studos pa*a i*vestigaç*o do
</line>
<line>
proc*sso d* g*s*ão de pes*oas e relev*ncia *ercebida por gestores da área. * capital hum*no
</line>
</par><par>
<line>
*uan*o at*elado
</line>
<line>
aos *olabo*ador*s da organização permite uma
</line>
<line>
visão *n*ógena
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
orga*ização.
</line>
<line>
Nesse con*exto, i**ere-s* a teoria da Visã* Bas*ada em **cursos (VBR) que
</line>
</par><par>
<line>
pre*ê a a*ocação ** recursos pa*a alcance d* vantagem comp*t*tiva susten*áve*. S**tentar-s*
</line>
</par><par>
<line>
por meio de vantag*m
</line>
<line>
competit*va re*ue*
</line>
<line>
ter
</line>
<line>
*m diferencia* com**tit*vo em relação
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
c*ncorrê*cia.
</line>
</par><par>
<line>
O *ifere*c**l competitivo pela VBR pode ser explorado p*r modelo c*mo o VRIO,
</line>
<line>
*crôn*mo das pal*v*as n* língua in*lesa va*ue, *are, i**tat*on, organiza*iona*. A a**rdage*
</line>
</par><par>
<line>
V*IO precon*za
</line>
<line>
*ue
</line>
<line>
para alcançar vantagem competitiva suste**á*el é preci*o *er ac*sso
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
um recurso que *eja valioso, r*ro, de *i*íci* *m*tação e não subs**tu*vel. Porta**o, *cr*d*ta-se
</line>
<line>
que * cap*t*l hu*ano e* organiz*ções d* segmento da construç*o civil seja um *ecurso q*e
</line>
<line>
possa levar * vantagem *ompetit*va sust**tável.
</line>
</par><par>
<line>
Esse estu*o po*sui relevâ*cia acadêmica ao *ontribuir
</line>
<line>
c*m estu**s da RBV
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
segmento da construção civil, bem
</line>
<line>
como social, **ra au*ili*r as
</line>
<line>
*rganizações
</line>
<line>
deste setor
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
re*ensar*m a prática da gestão de pessoas e a po*sib*li*ade *e vi*lumbrar *o capital humano
</line>
<line>
** recu*** para al*ançar vantag** co*petitiva su*tentável.
</line>
<line>
O a*tigo está divid*do em quatro cap*tulos: o pre*ente *apítulo intro*uz o tema e
</line>
</par><par>
<line>
*ont*xtualiza a p*squisa. O se*undo
</line>
<line>
capítulo a*resenta *s pr*ncipais
</line>
<line>
estudos que *orteia* a
</line>
</par><par>
<line>
á**a e *ue fora* ba*ilares para f*rma*ão dos procediment** metodológicos que, p*r s*a vez,
</line>
</par><par>
<line>
perfazem o terceir*
</line>
<line>
capít*lo e desc*ev*m os processos *ue *nvolveram a fase empírica da
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Ter*sin* P*, v. 13, n. *, *rt. 1, p. 0*-2*, se*/out. 2016
</line>
<line>
www*.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. *ut*en, M. S. Dalfovo, M. M. Macha*o, *. Gonçalves
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa. ** c*p*tulo segu**te são *presentados o*
</line>
<line>
pr*ncipais
</line>
<line>
*esultados, *egui*o
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
considerações finais desse estudo.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL *EÓ*ICO
</line>
</par><par>
<line>
2.* Recur*o* para Alc*nc* de Vantagem Compe*itiva S**tentável
</line>
<line>
As orga*i*ações *êm sofrendo c*m as rápida* e cons*antes mu*anças impostas pe*o
</line>
</par><par>
<line>
am*i*nt*
</line>
<line>
externo a qu* e*tão expo*tas e
</line>
<line>
com isto buscam a*rimorar seu ambiente
</line>
</par><par>
<line>
or*an*zac*on*l de forma a *quilibrá-*o enf*entando, assim, estes d*saf*os. Dependendo como
</line>
<line>
*st* inserido * da* informações recebidas na *rgani*ação, cada individuo é capaz de anal*sá-la
</line>
</par><par>
<line>
de difere*t* ma*eira. Para o desen*ol*imento do
</line>
<line>
*li*a
</line>
<line>
nas organiza*ões, S**n**der (1990)
</line>
</par><par>
<line>
cita que
</line>
<line>
existem tr*s maneiras: inic*ar processo de
</line>
<line>
recrutamento e s*le*ão, reten*ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
nivelamento de responsabil*dades e*tre *s integ**nte* da
</line>
<line>
organ*z*ção; ali*ha* com *odos os
</line>
</par><par>
<line>
int*grante* a* me*mas *aracterísticas *
</line>
<line>
objetivos e; pro*over interações sociais e*t*e os
</line>
</par><par>
<line>
*ntegra*tes *a org*nização (*CHNEIDE*, 1*90).
</line>
</par><par>
<line>
Santos (1999) compreende que as *rg*n*zaç*es buscam por ef*cácia,
</line>
<line>
qu e pod*
</line>
<line>
se*
</line>
</par><par>
<line>
a*ca*çad* hav**do *daptação *om o *mbiente externo, e e*iciência que, por sua vez, **de ser
</line>
<line>
mel*orada através *e um ***ma organ*za*ional que atenda às *ecessi*ades dos in*egr*nte* da
</line>
<line>
*rganiz*ção, b*m como motive e dir*cione para que se ati*jam os o*jetiv*s organizacionais
</line>
<line>
es*erados. Oliveira (2001) comple*enta que e*tratégia é a arte d* utilizar de f*rma *cer*ada
</line>
</par><par>
<line>
*s recursos **cnológicos, fi*anceiros, físicos human*s, visando m**imi*ar probl*mas e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
maxi*iz*r oport*nidade* que se destacam no am*iente da empres*.
</line>
</par><par>
<line>
Godoy *t **. (20*8) ap*ntam **e a velocidade da* mud**ças é cada vez mais intensa e
</line>
<line>
os recurs*s tangíveis não são *uficientes *omo fatore* de vantagem c*m*etitiva s*sten**vel
</line>
</par><par>
<line>
po*q*e são r*pidamente copiados pel*s *o****rent*s. Para tanto é
</line>
<line>
neces*ário ge*ar *ecursos
</line>
</par><par>
<line>
intangíve*s e in*r*nsecos para a organizaçã*, se*do estes *e d**íci* imitação. Na Resource
</line>
</par><par>
<line>
Ba*ed
</line>
<line>
Vi*w (*BV) ou Visão Baseada em *ecurs*s (VBR), * pressupost* b*si** é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
im*ort*ncia dos recursos para definir
</line>
<line>
estrat*gias * também para d*finir * vantagem
</line>
</par><par>
<line>
comp**it*va das organiz*ções. Sua aborda*em é focada nos recursos tan*ívei* * intangíveis
</line>
<line>
das organizaçõ*s, *omo *efend*m vários autores como Pe*rose (1959) * Barney (1991).
</line>
<line>
Esses d**s tipos de r*cursos são definidos por Penrose (195*) e Wernerfelt (1984) da
</line>
</par><par>
<line>
segui*te forma: Recursos Tangí*eis, são mais fáceis de s*rem
</line>
<line>
ob*ervados, gera*m*n**
</line>
</par><par>
<line>
*ncl*em r*cursos f*sicos e humanos; e recursos Intangíveis são mais d*fí*eis de serem
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*si*a, v. 13, n. 5, art. 1, p. 03-25, set./out. 201*
</line>
<line>
*ww4.fsa***.*o*.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Re*ursos para Va**agem Comp*titiva *ustent*ve* no Segmento da *onstrução Civil
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
ident*ficad*s e *ualificados e no*malment* i*cluem *s recursos rela*ionados ao conhecimento
</line>
<line>
organizaci*nal.
</line>
<line>
P*nros* (1959) f*i um* das primeir*s a perce*er * empresa como uma ent*dade
</line>
</par><par>
<line>
administrativa e um *onj**to de recurs*s, se*do es*es * b*s* par*
</line>
<line>
a *stratégia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*iversificaç** e para * cre**imento das o*ganizaçõ*s. Ainda, sugeria *ue, para *s empr*sas, a
</line>
<line>
lucratividade e o cres*i**nto não er*m prov*nientes *omen*e *e produtos, mas da posse e da
</line>
<line>
ut*li***ão produtiva de recu*sos heterogêneos ún*c*s.
</line>
<line>
A defin*ção de r*curso* s**un*o Barney (*991), é um *onjunto de at*vos, p***essos
</line>
</par><par>
<line>
o*ganizacionais, cap*cidades, *nformação e
</line>
<line>
con*ecime*t*
</line>
<line>
*a organização. De *cordo *o*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
literatura da *dminis*ração Est*atégica e de Marke*ing, distinguem-se os recurs*s baseados
</line>
</par><par>
<line>
no mercado (RBM), do* recursos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
sup*rte ao m*rketin* (RSM), *odendo ser o
</line>
<line>
pr*meir*,
</line>
</par><par>
<line>
i*ediatam*nte utilizado no merc*d* para cr*ar ou *an*er vantagem comp*titiva direta;
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
out*o, serv* para apo*ar *s atividades de market*ng e cont*ibui *e *orma ind*reta n* van*agem
</line>
<line>
competitiva (BARN*Y, *99*).
</line>
<line>
De acordo *om Ba*ney (19*1), no desenvolvimento da v*nt*gem competi*i*a da
</line>
</par><par>
<line>
o*ganiza*ão,
</line>
<line>
*em t*dos os recursos pod*m ser igualados em *rau de importâ*cia. Os que
</line>
</par><par>
<line>
realme*te geram vanta*e* são os que prova* valor super*or p*ra os clien*es. Pa** sustentar a
</line>
<line>
vantagem com*etitiva fo* desen**lvid* de maneira per*anente por Pet*raf (1993) o modelo
</line>
<line>
de quatro condiç*es essenciais p*ra vantagem competitiva sustentável, confor** des**cado a
</line>
<line>
seguir.
</line>
<line>
A heterog*ne**ade d*s recursos vem de diferentes estágios de eficiência, da escassez
</line>
<line>
de f*to*e* pro*utivos ou de re*t*ições, que *ire*ionam a desigualdade relativa (PE*ERAF,
</line>
</par><par>
<line>
1993). A mobilidade imperf*ita do* r*c*rsos a segu*da *
</line>
<line>
suposição que perm*te sustenta*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
vantage* c*mpetitiva *entr* *a
</line>
<line>
organização. Se não *o*em comercializados os re*urs*s
</line>
</par><par>
<line>
podem ser considerados
</line>
<line>
d* mobi*idade i*perfei*a, tem mais valor na empresa onde são
</line>
</par><par>
<line>
utilizados do
</line>
<line>
que em outra (PETERAF, *993). O limite
</line>
<line>
ex-post * a prime*ra *as dua*
</line>
</par><par>
<line>
c**di*ões *ara haver
</line>
<line>
vantagem competitiva e *uste*tar os ganh*s. É n*ce*s*rio que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
diversidade
</line>
<line>
seja pr*ser*a*a, p*ra qu* *aj* limites à com*etiç** por ess*s recurs*s,
</line>
</par><par>
<line>
p*otege*do-os, isolando-os, crian*o **rças
</line>
<line>
de defesa e q*e im*eçam a imit*ção garantindo,
</line>
</par><par>
<line>
assim, os g*nh*s (P*TERAF, 1993).
</line>
</par><par>
<line>
A segunda co*dição par* vantagem c*mpetitiva sustentável é o limi*e
</line>
<line>
ex a*te
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*pet*ção,
</line>
<line>
para que
</line>
<line>
o* *anhos nã* sej*m
</line>
<line>
corroídos pe*os custos. Deve h*ver uma
</line>
</par><par>
<line>
compe*ição li*itada po* *ecursos,
</line>
<line>
d*vido imperfeições
</line>
<line>
d* merc*do *o*o ass*me*ria de
</line>
</par><par>
<line>
informaçõe* (BARNEY, **91). Se* estas i**erfeições, afir*a P*ter*f, (1*93),
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Te*esina PI, v. *3, n. 5, *rt. 1, p. 03-25, set/o*t. 20*6 www4.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. Rutze*, M. S. Dalfov*, M. M. Machado, A. G*n*alves
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
organi*ações só teriam gan*os méd*os. Os resultado* econômicos obtidos **pendem *ão
</line>
<line>
so**nte dos gan*os ge*ado* atrav*s da estrat*gia, *as t*mbém pelo custo de se *m*lem*nta*
</line>
<line>
*sta e*tr*tég*a (BARNEY, 19*6).
</line>
</par><par>
<line>
Se*undo F**raz, Ku*fer e Haguen*uer (19*5), com*e**tividade é a capa***ade q*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
empres* *em de criar * por
</line>
<line>
em prática estr*tégia* qu* l*e
</line>
<line>
permi*a* *e forma du*adoura
</line>
</par><par>
<line>
ma*ter o cresc*mento ou manter-se em posição *usten*ável no me**ado. A v*sã* baseada em
</line>
<line>
recurso* vem d*mons*rar a importâ*ci* de fatores organi*acionais para a cr**ção da vantagem
</line>
</par><par>
<line>
com*etitiva,
</line>
<line>
*ireci*nando seu *oco nas condiçõ*s internas da em**esa, em
</line>
<line>
como são
</line>
</par><par>
<line>
*plic*d** e
</line>
<line>
co*b*n**os o* rec***os, divergindo
</line>
<line>
de *ma visão meramente indu**rial ou de
</line>
</par><par>
<line>
merca*o (COLLINS; MON*GOMERY, 19*5).
</line>
<line>
Para a*quirir e def*nder vantagem competiti*a é necessári* *esenvolver mecanismo*
</line>
<line>
de proteção que atuam con*ra a **itação. * reputação da marca, o *elacionamento com cana*s
</line>
<line>
de distribuiç*o e o*ientaç*o para o mercado *ã* *ecursos que *aracterizam o modo de *er da
</line>
</par><par>
<line>
cada
</line>
<line>
empresa, construídos gradualmente e em*a*ados em
</line>
<line>
confian*a nas habilid**e*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*nhec**ento tácito bem como n* en*olvimento complexo com ou*ros r*cursos (HOOL*Y et
</line>
<line>
al., 2*0*).
</line>
</par><par>
<line>
A abordagem da RBV pode ser apl*ca*a para
</line>
<line>
analis*r p*s*oas como f*tor de
</line>
</par><par>
<line>
compet**ivida**, p*r meio
</line>
<line>
de comp*tências raras, valiosas e *o*em s*r cons**eradas como
</line>
</par><par>
<line>
recursos com mobil*dad*, em esp*cial * que de**n*e, principalmente, do recurso humano, a
</line>
</par><par>
<line>
e*e*plo da pre*tação
</line>
<line>
*e *erviços. *a*a uma anál*se da possib*lidade de *onversão *e
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
recurso em vantag*m
</line>
<line>
co****itiva, Ba*ney (2002) dese*vol*eu
</line>
<line>
*m modelo conhecido co*o
</line>
</par><par>
<line>
VRIO (**lioso, Raro, Inimitável e Orga*izado).
</line>
<line>
3 MÉTODO
</line>
<line>
A pesquisa ** classi*ica com* *é*o*o misto e desc*itivo Cr*swell (*0*0) s*l*enta que
</line>
<line>
**te tipo de pesqu*sa *e popula*izou pelo desenvolvimento e *egi*imida*e *as *ombinações e
</line>
</par><par>
<line>
abo*d*gens
</line>
<line>
dos mé*odos quantit**ivos e q*alitati*** nas ciências *o**ais * *uma*as; essa
</line>
</par><par>
<line>
metodolo*ia *ontinua evo*uir e desenvol*er-se. Segundo Cervo, Bervia* * Silva (2*0*), a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
m*da*idade
</line>
<line>
da pesquisa descritiv* observa, registra, analisa e rela*i*na fatos o* fenômenos,
</line>
</par><par>
<line>
*ntretanto sem *ue estas var**veis sejam mani*uladas; procura d*sc*brir *requência com a
</line>
<line>
que o fenômeno *c*rre com outros, sua natureza e caracter*stica*, sempre com a ma*o*
</line>
<line>
*recisão possí*el.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, **r*sina, v. 13, n. *, art. 1, p. 03-*5, set./out. 20*6
</line>
<line>
www4.f**net.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Re*urs*s p*ra Vantagem Compet**iva Sustentável n* Segmento da Cons*rução Civil
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
*tilizo*-se, *ortanto, par* este *studo, o método de *ur*ey, para obter informações
</line>
<line>
ba*eados n* interrogatório dos participantes, sendo rea*iz*da* perguntas de três formas:
</line>
</par><par>
<line>
verbais, por escri*o ou via
</line>
<line>
com*utador **bre seu
</line>
<line>
comportamento, int*nç*es, atitudes,
</line>
</par><par>
<line>
pe*c*pção, *ot*vações, ca*acterí*ticas demogr*f*cas ou mes** esti*o de vida. O q*estionári*
</line>
<line>
g*ralme*te é *struturado de fo*ma padroni*ada no proce*so d* coleta de dados e destinado à
</line>
<line>
obtenção/es*rat*ficação de informações específicas dos ent*evistado* (M*LHOTRA, 2*0*).
</line>
</par><par>
<line>
Para a re*lização do es*udo foram
</line>
<line>
u**lizados *a*os pr*mários e dado* secundários. *
</line>
</par><par>
<line>
pesquis* foi subsidiada pela aplica*ão de um questioná*io a*ap*ado do Modelo VRIO. Pa*a
</line>
</par><par>
<line>
ident*fi*ar *ec*rsos que levem vantagem, util*z*u-s* um quest*onário
</line>
<line>
adaptado de Pav*o,
</line>
</par><par>
<line>
Se*nem * H*ffmann (2011) e *ra*dt (2013) c*m 36 que**ões fech*d*s. As questõe* possuem
</line>
</par><par>
<line>
uma escala de **portância d* 10
</line>
<line>
pontos. Sua
</line>
<line>
a*licaç*o oc*rreu por meio eletrônico,
</line>
</par><par>
<line>
t*l*fonem*s e i*quérito pesso*l co*
</line>
<line>
gestores e di*igent** das *o***ruto*as i*c*rpor*doras e
</line>
</par><par>
<line>
situadas n*s regi*es Leste, Norte, Oeste, Sul e Vale do Itajaí, no es*ado d* Sa*ta Catarina.
</line>
<line>
Uti*izou-se *inda a t*cni*a d* entrevista junto ao* dirig*ntes de empresas do segmento
</line>
</par><par>
<line>
da constru*ão civil para identificar a
</line>
<line>
per*epçã* *estes sobre os recursos
</line>
<line>
da
</line>
<line>
orga*ização e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
entendimento sobre vantagem competitiv* sustentável. A *mostr* sel*cion**a p*ra e**e
</line>
<line>
estudo * por conve*iência e não probabilística. Ao todo foram coletados dado* de 58
</line>
</par><par>
<line>
empresa* *o seg*ento da constr*ção, abrangendo as
</line>
<line>
principais emp*esas n* *anking da
</line>
</par><par>
<line>
c*nstr*ção ci**l. Os d*dos foram analisad*s por meio de g*áficos, e pela técnica de estat***ica
</line>
<line>
descrit**a. Creswell (2010) afirma que * a*álise *escriti*a d*s dados são as variáveis *e um
</line>
<line>
estudo que incluem a descriçã* dos resul*ados **r meio das média*, desvios padrão e variação
</line>
<line>
das po*tuações.
</line>
<line>
4 R*SULTADOS E DISCUSS*ES
</line>
<line>
Para melhor e*te**imento do pres*nte estudo faz-se nece*sária *ma me*hor
</line>
</par><par>
<line>
co*preensão sobre a difere*ç* entre Construtoras e *ncorporadoras. O responsável
</line>
<line>
*el*
</line>
</par><par>
<line>
processo de *ncorpo*ação de
</line>
<line>
um imóvel jun*o
</line>
<line>
a* *artório d* re*istro de im*veis d* projetos
</line>
</par><par>
<line>
residenciais, mu*t*fa*iliar*s o* de condomín*os é denominado de **cor*o*adora ou
</line>
</par><par>
<line>
in*orp*rador, sendo *e sua responsabilida*e to*a a
</line>
<line>
articulaç*o do em*r*endimento que
</line>
</par><par>
<line>
compre*nde * desenvolvimento dos projeto* de ar*ui*etura e
</line>
<line>
d*mais projet*s, a contrataçã*
</line>
</par><par>
<line>
de *m a
</line>
<line>
c*nstrutora */ou
</line>
<line>
*e *mpre*teiras de mão-de-obra e a comer*ia*iza*ão
</line>
<line>
da* u*idades
</line>
</par><par>
<line>
*inda em plan*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina P*, v. *3, n. 5, art. 1, p. 0*-*5, set/out. 2016
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. Rutze*, M. S. D**fovo, M. M. Machado, A. Gonçalv*s
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
A con**rutora, po* s*a v*z, é a emp*e*a co*tratada e respo*sável para executar os
</line>
</par><par>
<line>
empreendiment*s do *rojeto incorporado
</line>
<line>
de ***rdo *om as *specificações *é*ni*as,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
memorial descritivo e prazo contratual, q*e *ontempla o
</line>
<line>
prazo
</line>
<line>
de conclus*o e entrega d*
</line>
</par><par>
<line>
obra, *onf*rme as normas técnicas vi*entes. *ão de *ua respo*sabil*dade os ris*os i**rent*s à
</line>
<line>
cons*r*çã*. (P*DREIR*O, 201*). Segu*do a Receita Federal (20**) as reg*õ*s com o maior
</line>
<line>
n*mero, tan*o de incorpo*ação quant* de construção, compreende* a regiã* Sud*ste e reg*ão
</line>
</par><par>
<line>
Sul *o p*ís. Dados d* FIESC - Federaçã* das Indústrias do Est*do
</line>
<line>
de *anta Ca*arina,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
indústr*a da Construção Civil no e*tado de **nta C*tar*na empregou apro**madamente
</line>
<line>
105.238 trabalhador*s, em se*s *stimados 12.169 estabel**imentos, atua*tes neste segmento.
</line>
<line>
(FIESC, 2011).
</line>
<line>
Outro fator i*portante, n* *ual o setor da c*ns**ução civil vem te*do uma partici*a*ão
</line>
<line>
*ep**se*tati*a, é d*sta*ado pel* perc**tual de 5,7% *m *el*ção ao PIB tota* Br*sil, *onforme
</line>
</par><par>
<line>
info*mação publicada no banco
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
dados da CB*C - Câma*a Brasileir* d* Indúst*ia
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Construção (2*1*). Isto vem comprovar q*e, *avendo * crescime*to deste s*gmen** tam*ém
</line>
</par><par>
<line>
* paí* s**tirá expressivo c*escimento econôm*co. O segmento,
</line>
<line>
*a const*ução civil
</line>
<line>
**m
</line>
</par><par>
<line>
mantendo uma média de 5,7% n*s últ*mos 0* anos, q*e com*reendem 2010 2012. E*t*s a
</line>
</par><par>
<line>
inferênci**
</line>
<line>
demonstra* a i*portância
</line>
<line>
do *egm*n*o da **nstru*ão civil para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvimento *
</line>
<line>
crescimento *o país. *o*t*nto, essa pesqui*a se **se*e na relevância
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
analisar os re*ursos das organi*ações deste set**.
</line>
</par><par>
<line>
Com ba*e nos
</line>
<line>
dados l*va*tados neste es*udo, f*rmulou-*e a Tabela 1 a segu*r, q*e
</line>
</par><par>
<line>
consiste em u* comp**ati*o entre i*formaçõe* do se**ent* da construção c*vil permitind*,
</line>
</par><par>
<line>
*esta forma, *ma relação entre diferentes v*riáve*s, u*iliz*ndo a técni*a de
</line>
<line>
*orrelação
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Pearson e ge*ando, desta forma, u*a anàlis* mais c*ns**tente entre os da*os **urad*s.
</line>
<line>
Tabela 1 - Comp**ativo de info*mações do Setor
</line>
<line>
Recei*a Patr*m.
</line>
</par><par>
<line>
n o ç
</line>
<line>
Tot*l de
</line>
<line>
Pessoal
</line>
<line>
*ruta em
</line>
<line>
Lí*uido eImc*rpnramãeon*os
</line>
<line>
e
</line>
<line>
C*ns*ruçã* de
</line>
</par><par>
<line>
Regi*o
</line>
<line>
pr** di t
</line>
</par><par>
<line>
*m*re*ados
</line>
<line>
Grad*ado
</line>
<line>
* 0 1 1 ( R$ x 2 0 1 1 ( R$ x
</line>
<line>
*difícios
</line>
<line>
imobiliários
</line>
<line>
1.000) 1.000)
</line>
</par><par>
<line>
Sudest*
</line>
<line>
376.8*8
</line>
<line>
40.221
</line>
<line>
57.620.771
</line>
<line>
40.990.693
</line>
<line>
5 .9 7 *
</line>
<line>
39.4**
</line>
</par><par>
<line>
*ul
</line>
<line>
8 .2 3 3
</line>
<line>
688
</line>
<line>
1.9*5.464
</line>
<line>
1.328.166
</line>
<line>
3 .1 9 7
</line>
<line>
22.762
</line>
</par><par>
<line>
Centro-
</line>
</par><par>
<line>
Oeste
</line>
<line>
4 .3 9 9
</line>
<line>
97
</line>
<line>
1.044.818
</line>
<line>
846.784
</line>
<line>
* .0 9 8
</line>
<line>
8 .8 6 4
</line>
</par><par>
<line>
Nor*este
</line>
<line>
* .4 4 4
</line>
<line>
7*
</line>
<line>
3*7.3*7
</line>
<line>
424.910
</line>
<line>
1 .9 4 9
</line>
<line>
1*.646
</line>
</par><par>
<line>
No r t e
</line>
<line>
0
</line>
<line>
*
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
296
</line>
<line>
* .* 3 2
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Adap*ado d* pesquisa junto ao Banco da*os CB*C (2011 & 20**).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. *, art. 1, *. 03-25, set./ou*. 20*6
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Recurso* par* Vant*gem Competitiva S*s*entável no Segmento d* Cons*rução Civil
</line>
<line>
*1
</line>
</par><par>
<line>
Na Tabela 1, f**am cruzadas informações c**sta*tes das 500 *ran*es da Con*trução
</line>
</par><par>
<line>
no B*asil - 2012 e do N*m*ro de Es*ab*lecimentos po* Gru*o d* A*iv*dade Econô*ica
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Con*tr*ção *ivil, t*is
</line>
<line>
*o*o: total de empregados, pessoal gradua*o a**ant*
</line>
<line>
n* segmento,
</line>
</par><par>
<line>
receit* bruta, pat*imônio *íquido, número de incorporações de empreend*mentos, construção
</line>
<line>
*e edifícios, separ*dos pelas r*g*ões *o *rasil. Com base n**tas *nf*rma*ões, foi possí*el
</line>
<line>
f*zer uma **rrelaç** d* Pearson, a fim de verificar a relação de interdependê**ia dos dado*
</line>
<line>
expo*tos, apr*sentada na Tab*la 2 a segu*r:
</line>
<line>
T*bel* * - Correla*ão Entre **dos Da Construção Civil.
</line>
</par><par>
<line>
REGI*O
</line>
<line>
Receita Patrimô*io Incorporação de T*tal *e *essoal B*uta em Líquido Construção emp**e*dime E*preg**os Gradua*o 2 0 1 * ( R$ x 2 0 1 1 ( R$ x de edi***io* ntos 1.0*0) 1.*00) imo*iliários
</line>
</par><par>
<line>
Tota* de Em**egados P*ssoal Graduad* Rec**ta B*u*a em *011 (R$ x 1.000) Patrimônio Líquido 20*1 (R$ x * .0 0 * ) In*orpora**o ** e*preendimentos i*obiliários Cons*r***o *e *difíci*s
</line>
<line>
1 0,999*7 1 0,99994 0,99987 1 0,*9995 0,99987 0,*99*9 1 0,88245 0,88146 0,88578 0,88560 1 *,85688 0,85595 0,85970 *,85985 0,99464 1
</line>
</par><par>
<line>
F*n*e: D*dos da pesqui*a.
</line>
<line>
Vale ressaltar q*e, conforme p*econi*ado por Ha** Jr. et al. (2005), pa*a *ma re*açã*
</line>
<line>
significa**v* forte, devem *er conside*ado* n*ve*s acima ou **aixo de (*,7). De acor*o c*m a
</line>
<line>
Tabela 2, ob*erva-se e*ist*r co*relação *orte em todos os itens abo*dados, send* que foi dando
</line>
<line>
*nf*se aos d*stacados acim* em gri*o aos q*ai* se *ossa d*zer que t** maior co*relação ent*e
</line>
<line>
si; são eles:
</line>
<line>
Existe fort* co*relação *ntre o *otal d* emp*egados e p*sso*l graduado (*,999*7). Iss*
</line>
</par><par>
<line>
s*gni*i** qu*, em or*a**zaç*es da
</line>
<line>
cons**uç*o civil, quanto maior * n*mero de
</line>
<line>
e**regad*s
</line>
</par><par>
<line>
tend* * ser maior a quantida*e de pessoa* graduadas *tuantes. Isto co*fir** a importância e a
</line>
</par><par>
<line>
necessidade do apr*nd**ado contínuo e a *ormaç*o de prof*ssionais
</line>
<line>
gr*duados no segmento,
</line>
</par><par>
<line>
em fun**o *a atuação *a construção *ivil, sua parti*ipaçã* no âmbito
</line>
<line>
econômico *ara
</line>
</par><par>
<line>
cre*c*men*o do país e da grande part*cip*ção n* contrat*ção d* pes*oas;
</line>
</par><par>
</page><line>
T*mbém existe fort* correlação en*re o t*tal de empreg*d*s e a *eceita bruta *as
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina *I, v. 13, n. *, *r*. *, p. 03-25, set/out. 2016 w*w4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. Rutz*n, M. S. Dalfovo, M. M. Machado, *. Gonç*lves
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
empresas do seg*ento (0,99994). Com o *a*or investi*ent* neste *eto*, existe a *ecessida*e
</line>
<line>
de maior contrat*ção de empregados que, po* sua v*z, tem efetiva par*icipação no aumento *a
</line>
<line>
receita br*t*. Esse da*o res*alta a im*ortân*ia do capital *umano p*ra contr*buição na receita
</line>
<line>
*as or*aniza*ões. No entanto, é p*eciso ter pess**s com capital inte*ectual necessário, o qu*
</line>
<line>
se co*fir*a na próxima correlação.
</line>
</par><par>
<line>
Forte também é a
</line>
<line>
correlação entre o pessoa* gradua*o e a rece*t* bruta (0,99987).
</line>
</par><par>
<line>
Quanto mai*r f*r a rece*ta brut* de uma *m*resa, ma**r deverá ser s*u control*, p*anejame*to
</line>
</par><par>
<line>
e investime*to em
</line>
<line>
ações
</line>
<line>
futuras. Des** fo*ma, *
</line>
<line>
participação ** pessoas gradu*das, com
</line>
</par><par>
<line>
*onh*ciment* mais aprofundado e uma vi*ão e*pree*d*dora, *e*mi*irão
</line>
<line>
uma admini*tração
</line>
</par><par>
<line>
mais ativa e compe**nt* do negóci*, contr*bui*do
</line>
<line>
como fator d* vanta*em
</line>
<line>
comp*tit*va
</line>
</par><par>
<line>
su*tentável;
</line>
</par><par>
<line>
A c*rr*lação ace*tu*da entre * total de *mpreg*dos * o patrimôni* líq*ido (0,*9*95),
</line>
<line>
vem comprovar que, quanto mai* empregados, mais empr*end*mentos são efe*ivados e, em
</line>
<line>
consequência a *st* crescimento, também o *atrimônio líquido *a empresa aumenta * q*e lhe
</line>
</par><par>
<line>
garante *os*ibilidade de *nv*stimento em n*v*s a
</line>
<line>
*roj*t**, me*horia s*lari*l, treinamentos,
</line>
</par><par>
<line>
etc. e uma certa *ra*quilidad* de *ue com pessoal atua*** n** obra* p*derá ho*ra* com se*s
</line>
<line>
com*romissos, pri**ip*lm**te *o que tange ao *umpr*me*to de p*azo de entrega. També* o
</line>
<line>
pessoal *raduado tem fo*te correlação com * patrimô*io l*qui*o (0,99987) pois, quanto mais
</line>
<line>
pessoal grad*ado atuante no segmento que real*za um *o* planejamen*o e acom*anham*nto,
</line>
<line>
f*ca a empres* *ssegurada em decisõe* mais assertiv*s em inve*timentos futuros.
</line>
<line>
A *orrelação (0,99999) entre patr*mônio lí*u*d* e receita b*uta, *emon*tra clarame*te
</line>
</par><par>
<line>
que,
</line>
<line>
com * a*mento significat*vo da receita *ruta d*s empresas
</line>
<line>
do se*mento *a c*n*tr*ção
</line>
</par><par>
<line>
**v**,
</line>
<line>
também seu capi*al acompanha es*e cresc*mento.Na
</line>
<line>
*o**elação entre incorporaç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
empreendimentos e c*nstru*ão *e edifícios (0,99464), retrata-se a inter-relação existente e*t*e
</line>
<line>
incorpo*ado*as e *onstr*t*ra*. Sendo q*e uma depende diretamen*e da *utra, **is à primei*a
</line>
</par><par>
<line>
som*nte *abe * incorporação
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
empreendimentos, * à *egunda, a efetiva construçã* do
</line>
</par><par>
<line>
empreend*mento já *n**rpora*o. Seu *rescimento demand* em es**la propo***onal
</line>
<line>
para os
</line>
</par><par>
<line>
*ois *egmentos de *tuação.
</line>
</par><par>
</page><line>
4.1 Identifi*ação da forma como os recu*sos das empresas sã* p*rcebidos sobre a sua
</line>
<line>
cont*ibuição para a v*ntag*m co*petiti*a sustentável e* Santa Catarina.
</line>
<line>
Na sequênc** s*o *p*esentados d*dos p*** iden*ificar d* que for*a os re*urso* das
</line>
<line>
e*p*esa* são *ercebidos a cerca da sua contribui**o para a vantagem competi**va sustentável
</line>
<line>
em Santa Catarina.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, ar*. 1, *. 03-2*, set./out. 2016 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Recu*sos p*ra Van*ag** Compet*tiva Sus*ent*vel *o Segmento *a C*nstrução Civi*
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
Gráfico 1 - Médi* Geral dos Recursos por Segmento
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Dado* da pesquisa.
</line>
<line>
Constatou-*e no, G*á***o 1 que, na média gera*, dentre o* segment*s de const*uç*o e
</line>
<line>
incor*oraç*o pesquisados, d*stacaram-se, obtendo van*agem c*mpetit*va *us*entáv*l, o
</line>
<line>
re*urso d* capital físico e *apital org*n*zacional, em relaçã* *o recurso de capital
</line>
<line>
humano.Analisan**-se o* valores po*tu**os entre os se*mentos **nstrução e incorporação,
</line>
<line>
s*o **lativame*te muito p*óximos com *é*ias entre 8,1 e 8,8 pontos, portanto faz-se
</line>
<line>
*ecessário, uma visualiza*ão ma*s detalh*** de ca*a recurso.
</line>
<line>
Gráfico 2 - Estratif*cação *o Recurso Capital Físico
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fon*e:Dados d* *esquisa.
</line>
</par><par>
<line>
No Gráf*co 2 foram estratificadas as média* obtidas n*
</line>
<line>
pesqu**a que abr*ngem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
r*curs* d*
</line>
<line>
*apital físico, pa*a mel*or e*ten*imento foi c*i*d* a legenda com descr*ção de
</line>
</par><par>
</page><line>
**d* item abordado neste recurso. Nela, o item "Ética e resp*ito" foi pon*uad* como sendo o
</line>
<line>
Rev. *S*, Ter**in* P*, v. 13, n. 5, *rt. 1, p. 03-25, set/out. 2016 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. Rutzen, M. S. *alfov*, M. M. Machad*, A. **n*al*e*
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
de maior importância, se**ndo *s resp*ndentes *a pesquisa, *tingin*o a méd*a de 9,5,
</line>
<line>
seguido *o item "Qualidade dos prod*tos em re*ação à *oncorrência", que a*ingiu média 9,*.
</line>
<line>
Pode-s* c*nclui* que ** *mpresas do seg*ento da cons*rução civi* primam pela imagem
</line>
<line>
p*rante o m*rcado, bu*cando legitimida*e de seus negócios e prod*tos.
</line>
<line>
*s demais iten* cons*antes nes*a e*tr*ti*icação obtiveram médias qu* variar*m entre
</line>
<line>
8,3 m*dia míni*a e 8,9, média m*xima, que pod*m ser consideradas ind*cadores satisf*tóri*s
</line>
<line>
que, de aco*do com Grant (1*91), par* se es*abelecer u** vanta*em competi*iva sust*nt**el é
</line>
<line>
nec*ssário q*e a organi*ação tenha uma e**ala de produção efic**nte, baixo custo na matéria-
</line>
<line>
prima, *ecno*ogia at*alizada * salári*s b**xos.
</line>
<line>
Gr*fico 3 - Estrat*f*ca*ão ** Recurso de Capital Hu*an*.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*ont*: Dados da pesquisa.
</line>
<line>
Da mesma forma, no **áf*co *, const*ta-se *u* ex**te uma par*da*e na* média*
</line>
<line>
ap*esentada*, q*e perm*iam d* 7,7 como a mínim* *a questão "*s treiname*tos oferec*dos
</line>
</par><par>
<line>
pela empr*sa" e o má*imo de 8,9, no ite* "Qu*lid*de dos serviços presta*os
</line>
<line>
aos clien**s".
</line>
</par><par>
<line>
Este último c***do e mais os itens "Am*iente de *rabalho", com mé**a 8,8 e, sequ*n*i*l*ente,
</line>
</par><par>
<line>
o i*e*
</line>
<line>
"Segura*ç* do tra*alho", *om média 8,7 são as t*ês c**acter*sticas em des*aque na
</line>
</par><par>
<line>
estratificação do rec*rso de capital humano.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina, v. 13, n. 5, art. 1, *. 03-25, set./**t. 201*
</line>
<line>
*ww4.fsanet.co*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Rec*rsos pa*a Vantagem Co*pet*tiva **s*entável *o Se*ment* da Construção *ivil
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
Pode-se perceber que o* fat*res c*mo ambi*nte de trabalho * seguranç* do
</line>
<line>
tra*alho
</line>
</par><par>
<line>
neste *egmento sã* *is*o* pelo* responde*t*s de *leva*a import*n*ia e ve* ao e*contro com
</line>
<line>
as consider*ções de B*rnardi (2003) que afi*ma que, ao e*i*tir a falta de con**çõe* ade*uadas
</line>
<line>
de tr*bal*o, a mot*vação e a produti*idade dos indivíduos podem red*zir, ocasionando c*stos
</line>
</par><par>
<line>
não visíveis e um ambiente desfavorável de t*abal*o, somen*e percebidos * mé*io longo e
</line>
<line>
prazo e qu* podem *erar resultados catas**ófic*s.
</line>
<line>
Um fator preoc*pante apresen*a*o nesta *stratificação é a *édi* mínima de 7,7, que
</line>
</par><par>
<line>
ve* demons*rar ainda pouco interesse deste se*mento em inve***r em trein*men*os para o
</line>
</par><par>
<line>
qua*ificação
</line>
<line>
de seus col*b**adores.
</line>
<line>
*sto ve* *e encont*o à correl*ção a**ese*tada nest*
</line>
</par><par>
<line>
tr**alho onde se constato* a
</line>
<line>
exi*tência de uma forte re*ação ent*e o pess*al
</line>
<line>
g*aduado e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
receita
</line>
<line>
br**a, o *ue constata que, quanto maior for a receita bruta de uma empresa, ma*or
</line>
</par><par>
<line>
deverá ser s*u controle, planejamen*o e investi*ento em ações fu*ura* e, a*sim sendo,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*rticipação de pessoas graduadas permitirá um* administração mais ativa e compet**te
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
negócio, c**tri**in*o como f*tor de vantagem c*mp*titi** su*tentável.
</line>
</par><par>
<line>
G*áfico 4 - E**rati*ica*ã* d* Rec*rs* de Cap*ta* O*ganiz*cional
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fonte: Dados da pe*qui*a.
</line>
<line>
Diante do *ráfi*o 4, *b*ervou-s* q*e a* cara*terís*icas no recurso de capital
</line>
<line>
organizacional estão muito próx*m*s, pont*ado em mé*ia 8,0, mínima *o item "Ma*uais,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 5, **t. 1, p. 03-2*, set/out. *016
</line>
<line>
www4.fs***t.*om.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. Rutze*, M. S. Dal*ovo, M. M. Machado, *. Gonçalve*
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
fichas técnicas, in*truções d* t*abalho para as atividade* realizada*" e a mé*ia máxima de 9,4,
</line>
<line>
no item "Ace*so ao* ger*nt*s e diretores da empresa".
</line>
<line>
Esta máxima demon*tra a ace**ib*lidade do escalã* baixo * médio ao es*alão a*t* das
</line>
<line>
empresas do seg*ento, * que refl*te um* int*r-relação e int**dep*nd*nci* posit*va no*
</line>
</par><par>
<line>
pr*ces*os co*strutivos e administ**tivos
</line>
<line>
em geral, que vem *uferi* vant*gem o
</line>
<line>
compe**tiva
</line>
</par><par>
<line>
sus*ent*v**.Outr*s dois fat*r*s **ualad*s com **dia *,9 sã* "Nível de reputaç*o da empre*a
</line>
</par><par>
<line>
entre *s *liente*" e "A m*rca do pr*d*to da empres*"; *mbos cara*t*ri*am a *ercepção
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
respondentes c*m * im*ge* da emp*esa e de s*us p*odutos como vant*gem comp*titiva
</line>
<line>
s*stentável no *egme*to *a construção civ*l, visto o crescent* *ume*to deste segmento e sua
</line>
<line>
impo*tâ**ia, no *ue tange participação na *con**ia do país, conform* informação publ*cada
</line>
<line>
no banco d* dados da CB*C - Câma*a Bras**eira da In*ústria da Const*uçã* (2012).
</line>
<line>
Hool*y et **. (200*) *enciona que são re*ursos q*e ca*acteriz*m o mod* d* ser da
</line>
<line>
c*** *mpresa a reput*ção da ma*ca, o r*l*cionam**to com *anais de *istribuição e orientação
</line>
</par><par>
<line>
para o mercado, c*nstruí*os g*ad**l*ente e embasados em *o*fiança nas habilidades
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento tácito, bem como no envolviment* comp*e*o *om outr** r*cursos.O *ec*rs*
</line>
</par><par>
<line>
h*m*no foi o que *presentou as menores
</line>
<line>
médias em
</line>
<line>
relação aos demai* recurs*s *e
</line>
<line>
capital
</line>
</par><par>
<line>
físico e organ*zacional. Acr*dit*-*e *ue
</line>
<line>
este ind*cad*r demonstra q** o cap*t*l humano, por
</line>
</par><par>
<line>
ser o **c*r*o men*s
</line>
<line>
tangível, é perce*ido co*o o recurso
</line>
<line>
de *eno* importâ*cia pel*s
</line>
</par><par>
<line>
gestores.
</line>
</par><par>
<line>
*ráfico * - Compara*ivo entre Recursos x Tempo de a*uaçã*
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: Dados d* p**quisa.
</line>
<line>
*iante do Gráfico *, visualiza-se *ue, mesmo em diferente tem*o de *tuação dos
</line>
<line>
segme*tos *e c*nstruçã* e incorporação *ue compre*nd*m em*resas com *-5 a*os, *-10 anos
</line>
<line>
e mais de 11 anos *e at*ação, * pontua*ã* dos recursos físico, human* e organi*ac*onal *ã*
</line>
<line>
crescentes. Tam*ém é perce*tível que, com a *atur*dade do negócio, nest* caso em mais de
</line>
<line>
*1 anos de atu*ção na c*nstrução civil, o *ecurso *e cap*tal huma*o é * que, a*esar de ter a
</line>
<line>
m***r pontuação, *prese*ta, em co*trapartid*, a maior variação per*entu*l de c**scimento *o
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 13, n. 5, art. 1, p. *3-25, *et./out. 201* w*w4.fsa*et.c*m.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ecursos para Van*a*em Competitiva Su*tentá*el no Segmento da Constr*ção *ivil
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
lo*go do t*mpo de a*uação, cerc* de 10%, send* que o de re*urso físico a*resenta 7% e o de
</line>
<line>
recurso orga*izacion*l, c*rca de 8%.
</line>
<line>
Gráfi*o 1 - Comparativ* Recursos x Tempo de atuação x Segmento
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Ela*orado a partir da pesquisa.
</line>
<line>
*ara uma análise mais apro*undada de recursos em rel*ção ao tempo de *t*ação foi
</line>
<line>
ela*o**do o Gráfico 6, com a sep*ração de*tas informações *o* seg**nto.Dian*e de*te,
</line>
</par><par>
<line>
const*ta-se que, no segment* da construçã*, a p*ntu**ão e*t*a*i***ada é relativ**ente
</line>
<line>
t*n*o
</line>
</par><par>
<line>
no quesito re*ursos, q*anto *o tempo de a*u*çã*, *p*esentand* variaçõe* p*r*entu*l em t*rn*
</line>
<line>
de 3 dé*imos.
</line>
<line>
Já *o seg**nto *ncorporação, esta* *o*tu**ões oscilam *m t*dos ** re**rsos, sendo o
</line>
<line>
mai* conceituado, *e*un*o os r*sp*nde*tes, o recurso or*aniz*ciona*, e* u*a m*dia de 8,8.
</line>
<line>
Os r*cursos perdem sua força como *ant*gem competiti*a ao l*ngo do tempo (recursos
</line>
<line>
físicos e h*manos). *ssim, acr*di*a-se que a força para alc*nç*r a vantagem competi*iva, no
</line>
<line>
que tan*e à percepção dos respo*dentes, *s*á atrelada aos recur*os de capital *r*aniz*cional
</line>
<line>
que man*iveram **as mé*ia* com uma va*ia*ão de *p*nas *2 d*cimos.
</line>
<line>
Por meio d* c*rr**ação de P**rso* *laborou-se a Ta*ela 3, na q*al **o anali*ados, e*
</line>
<line>
espec*fico, os itens de correlação com alcance acima de 0,8, sendo os m*sm*s de***cados *ara
</line>
<line>
melhor visuali*a**o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, T*resina *I, v. 1*, n. 5, art. 1, p. *3-25, set/out. 2016
</line>
<line>
www4.fsan*t.*o*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. Ru*zen, M. S. Dalfovo, M. M. Mach**o, A. G*n*alve*
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
Ta*ela 3
</line>
</par><par>
<line>
Co*relaç*o dos recursos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*i*a, v. 13, n. 5, *rt. 1, p. *3-25, set./out. *016
</line>
<line>
*ww4.*san*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R*cur*os para Va*tagem C*mp*titiva Susten*ável no Segment* da Construçã* *ivil
</line>
<line>
19
</line>
</par><par>
<line>
Legen*a:
</line>
</par><par>
<line>
1 .1
</line>
<line>
Local em que a empresa está instalada
</line>
</par><par>
<line>
1 .2
</line>
<line>
Produto* *ue a empresa fabrica
</line>
</par><par>
<line>
1 .3
</line>
<line>
Gest*o int*gr*da da qual*dade
</line>
</par><par>
<line>
1 .4
</line>
<line>
Equipam*ntos que a em*resa possui
</line>
</par><par>
<line>
1 .*
</line>
<line>
As tecnologias adotadas nos *rocesso *e pro*ução
</line>
</par><par>
<line>
1 .6
</line>
<line>
Investimentos *ue a empresa fa*, *ara mante* seu* *quipament** e toda sua estrutur*
</line>
</par><par>
<line>
1 .7
</line>
<line>
A agilida*e do p*oces*o de c*mpra de matér*a *r*ma, p*ra f*bricar as peça* produ*idas pela e*presa
</line>
</par><par>
<line>
1 .8
</line>
<line>
Étic* e respe*to ao cliente
</line>
</par><par>
<line>
1 .9
</line>
<line>
*ualid**e dos produtos em relação à **nc*rrênci*
</line>
</par><par>
<line>
1.1*
</line>
<line>
Quali*ade do meio ambiente
</line>
</par><par>
<line>
1.*1
</line>
<line>
Os meios de transporte (*eíc*los) q*e a empr*sa utiliza
</line>
</par><par>
<line>
2 .1
</line>
<line>
Trabalho em *qu*p*
</line>
</par><par>
<line>
2 .*
</line>
<line>
As avaliações feitas pela empresa
</line>
</par><par>
<line>
2 .*
</line>
<line>
Os be*e*ícios of*reci*os pela empresa
</line>
</par><par>
<line>
2 .4
</line>
<line>
Am*iente d* trabalho
</line>
</par><par>
<line>
2 .5
</line>
<line>
Seguranç* d* tr**alhador
</line>
</par><par>
<line>
* .6
</line>
<line>
Os treiname*tos oferecidos p**a empresa
</line>
</par><par>
<line>
2 .7
</line>
<line>
Os rec**s*s humano (funcionários da empresa)
</line>
</par><par>
<line>
2 .8
</line>
<line>
In*entivos ao *rescimento pr*fissional
</line>
</par><par>
<line>
2 .9
</line>
<line>
O c*nh*cimento té*nico dos *uncio*ários
</line>
</par><par>
<line>
2.1*
</line>
<line>
M**hor*a contínua
</line>
</par><par>
<line>
2.11
</line>
<line>
As r*tin*s para desenvol**r as atividades no dia a dia
</line>
</par><par>
<line>
*.12
</line>
<line>
A ***lidad* d*s serviços prestad*s aos c*iente*
</line>
</par><par>
<line>
3 .1
</line>
<line>
Nível de reputação da empresa entre os clientes
</line>
</par><par>
<line>
3 .2
</line>
<line>
A cooperação exis**nte entre todos os *e*ores
</line>
</par><par>
<line>
3 .3
</line>
<line>
Res*onsabilidade s*ci*l
</line>
</par><par>
<line>
3 .4
</line>
<line>
*an*ais, fichas t*cnicas, in*truções d* trabalho p*ra as *tividades real*zadas.
</line>
</par><par>
<line>
3 .5
</line>
<line>
Acompanhamento das atividades qu* sã* rea*izadas diariamen*e
</line>
</par><par>
<line>
3 .6
</line>
<line>
* *arc* do(s) produto(s) d* empr*sa
</line>
</par><par>
<line>
3 .7
</line>
<line>
O nível de s*fisti*ação tecnológica com qu* * empr*sa ope*a em relaç*o aos *oncorr*ntes
</line>
</par><par>
<line>
3 .8
</line>
<line>
A capacidade de i**vação *a empresa
</line>
</par><par>
<line>
3 .9
</line>
<line>
Acesso a*s geren*es e d*retore* da empresa
</line>
</par><par>
<line>
3.10
</line>
<line>
Comunicação inter*a
</line>
</par><par>
<line>
A partir da Tabela 3, po*e-se *erce*er que exis*e fort* correlação entre o it*m Gestão
</line>
</par><par>
<line>
integra** da
</line>
<line>
q***idade com Trabalho em equipe (0,810). Ist* demonstra que *ara as
</line>
</par><par>
<line>
empr*sas d* segmento da constr*ção civi*, o capital h*m*no n*cess*ta de que haja uma
</line>
<line>
i*te*ração *as diversas funções q*e compr*endem *es*e o esc*lão baixo até o e*c*lão al*o da
</line>
<line>
empr*sa. Ber*ardi (2003) afir*a que as p**soa* são responsáveis dir*tas pelo bom anda*ento
</line>
<line>
e suc**so da *mpresa **r at*are* diretamen** em tudo *esde seu **ício, d*senvo**imento e
</line>
<line>
c*nclusão;
</line>
</par><par>
<line>
A mes*a correla*ão é e**ressiva ain*a
</line>
<line>
*o *tem G*stã* integrada da quali*ade com
</line>
</par><par>
</page><line>
As avaliaç*es feitas pela e*presa (0,820). Isso significa que, havendo além d* t*abalho em
</line>
<line>
equipe fazem-*e *ecessárias avaliações das competên*ias d*s **vol*i*o*, va*id*nd* a gestão
</line>
<line>
da qualidade. *e*if*cara*-se, ainda, a forte correlação no item As t*cn*logias adotadas nos
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. Rutzen, M. S. Dal*ovo, M. M. Ma**ado, A. Gonçalv**
</line>
<line>
20
</line>
</par><par>
<line>
process* d* produç*o com O níve* de s*fisticação *ecnológ*ca co* *ue a empres* opera *m
</line>
<line>
relaçã* aos c*nc*rren*es (0,8*6). Isto refo*ça o pens**ento d* Grant (1991) d* neces*i*ade
</line>
<line>
de escala produt*va, *aixo cu*to e te*nologia avan*a*a para estabelec** va*t*gem
</line>
<line>
com*et*t*va;
</line>
<line>
Ainda *o item Trabalho em equ*pe constatou-se **r*e co**e*açã* com qu*tro out**s
</line>
</par><par>
<line>
itens: com Avaliações f*itas
</line>
<line>
na empre*a (0,*57), Os recursos humanos (fun*ionários
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
e*presa) (0,819), M*lh*ria *ontínu* (0,832), A* rotinas para desenvo*ver
</line>
<line>
*s at*vidade* no
</line>
</par><par>
<line>
di* a dia (0,860). A *las s* *tribu* novame*te a im*ortâ*c*a do capit*l h*mano fo*ado par* a
</line>
</par><par>
<line>
criação de
</line>
<line>
competência, como para o *r*in**e*to e de*envolv*mento em t*da escala
</line>
</par><par>
<line>
hierárquica da organização, c*nforme sali*n*a*o
</line>
<line>
po*
</line>
<line>
autores c*mo Milko**ch e Boudreau
</line>
</par><par>
<line>
(2000) e França (2010);
</line>
</par><par>
<line>
* expressi*a t*mbém a cor*elação entre Trab*lh* e* eq*ipe com item * ma**a *
</line>
<line>
do(s) produto(s) da *mpresa (0,8*1). A reputa*ão da marca, segundo *o*ley et al. (**05), é
</line>
</par><par>
<line>
*onstru*da gra*ua*m**te em*asada em confiança nas ha**lid*des e conhecimento t*c*to *
</line>
<line>
existent* em cada emp*e*a. Existe correlação fort* entre o *tem Os treinamentos oferecidos
</line>
<line>
pe*a empr*sa com Melhoria contínu* (0,*48) e * item Manuais, fi*has técnicas, inst*uções de
</line>
<line>
t*abalho **ra atividad*s rea*iz*das (0,842). Conclu*-se que todo treinam*n*o ofer*cido é uma
</line>
<line>
melhoria cont*nua de todo o *rocesso e que dev* f*z*r parte d* *ultura da em*resa.
</line>
<line>
Existe forte cor*elação entre * ite* Incent*vos ao cr*scimento *rof*ssi*n*l com ou*ro*
</line>
<line>
quatro it*ns: Melhoria c*ntí*ua (0,848), As ro*in*s para de*e*vo*ver as ativ*dades no di*-a-
</line>
</par><par>
<line>
*ia (0,824), O
</line>
<line>
nível de sofisti*ação t*cno*ógic* que
</line>
<line>
a empresa opera em r**a*ão
</line>
<line>
aos
</line>
</par><par>
<line>
concorrentes (*,8*2) e * ca*acidade de inovação *a em*resa (0,812). Estas correlaç*e* vêm
</line>
</par><par>
<line>
ao encontro *o *ue
</line>
<line>
abo*da o autor Antonello (2005) em outro que*tão de a*ren*izagem são
</line>
</par><par>
<line>
identifica**s **is
</line>
<line>
*nfases: socialização d* *prend*zage* organi*acio*al, pr*cess*-sistema,
</line>
</par><par>
<line>
c*ltura, gestão d* conhecimento, melhoria co*t*nua e inovação;
</line>
<line>
Ao it*m Melhoria contínua *ambém f*i atri*uída *or*e correl*çã* c*m As rotina* pa*a
</line>
<line>
*esenvolv*r *s *tividades no dia a dia (0,891), com *anuai*, *ichas té*nicas, instruções **
</line>
<line>
t*abalho pa** a* at*vidades realizadas (0,8*3) e *om A *apacidade de *n**a*ão da empres*
</line>
<line>
(*,801). Tam*é* se confirmou correla*ão no item As rotinas p*ra *es*nvolver *s a*ivi*ades
</line>
<line>
n* d*a a dia co* o ite* Manuais, fichas té*nicas, in*tr*ções de traba*ho *ara as a*ividades
</line>
</par><par>
<line>
*ealiza*as (0,843) * o it*m A marca do(s) produto(s) da *mpresa (0,8*3). Isto
</line>
<line>
vem
</line>
</par><par>
<line>
ca*acterizar que na* empres*s *
</line>
<line>
*ecessá*io que haja in***ti*en*o direto nos
</line>
<line>
pr*ces*os
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
rotinas, que isto seja *nserido na cultura d* empresa aliad*s a *ua marca no *ercado. Que pa*a
</line>
</par><par>
<line>
adquirir e
</line>
<line>
d*fe*der vantagem c*mp*titiva * *e*essário desenvolver *stratég*as d* p**teção
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, a*t. 1, p. *3-2*, set./out. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Recursos par* Vantagem Competitiva *ustentável no Segment* da *ons*rução Civil
</line>
<line>
21
</line>
</par><par>
<line>
que atuem con*ra a imitação, segundo afirma *olley et al. (2005). E ** questão de estr***gia,
</line>
</par><par>
<line>
Oliveira (2001) complementa que é u*ilizar
</line>
<line>
de forma acertada os recursos t*cnológicos,
</line>
</par><par>
<line>
fina*ceiros, físi*os * hum*nos visando, n* ambiente organizac*onal, minimiza* *roble*a* *
</line>
<line>
maximizar op**t*ni**des;
</line>
<line>
Por último a co*relação entre o it*m * nív*l de *o*isti*ação tecnológica qu* a *mpre*a
</line>
<line>
o*era *m relação *os concorre*tes com A ca*acidade de inovaçã* da e*presa (0,864) *em
</line>
<line>
most*ar que o segme*to de*e *e manter atuali*ada n*stes quesitos, para superar *s
</line>
<line>
*ecessidades do me*cado, ou mesmo se an*ecipar * eles, cri**** no*os pro**tos e *rocess*s
</line>
</par><par>
<line>
que possam *er vistos como t*nd*n*ias e a*sim, g*r*ntir va*tagem
</line>
<line>
c*m*etitiv* sustent*ve*
</line>
</par><par>
<line>
nest* se*mento
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
C*NSIDER*ÇÕES FINAIS
</line>
<line>
*or meio da CB** - C*mara *rasileira da I*dú*t*ia da *onstr**ão percebe*-se que o
</line>
</par><par>
<line>
s*to* da Construçã* C*vi* n* Brasil *em pa*ti*ipação ex*ressivament* *a** * aumen*o do PIB
</line>
<line>
t*t** *o país. Que seu a*anço caracteri*a o setor como u* dos c*rros c*efes do *rescimen*o
</line>
<line>
*c*nôm*c* no Br**il, com ge*açã* de mais empreg** e estímul* ao consumo. Observou-se
</line>
</par><par>
<line>
que, para os r*cursos apontados, os valores po*t*ados entre segmentos co*st**ção
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
incorpo*a*ão são relativamente muito próximos, com médias entre 8,1 e 8,8 *ontos.
</line>
</par><par>
<line>
Nas es*r*tificações **alizad*s das *é**as obtidas, para o r*curso d* capital fís*c*
</line>
</par><par>
<line>
rec*beu
</line>
<line>
dest*qu* o item "Ética e res*eit*", p**t*ado **** sendo o de maio* i*portância,
</line>
</par><par>
<line>
ating*ndo a média de
</line>
<line>
9,5, s*gu*do do i*e* "Qualidade dos pr*dutos em rela*ão
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*oncorrência" que a*ingiu média 9,*. Os demais ite*s constantes ne*ta estratificaç*o
</line>
<line>
obtiveram m*dias *u* varia*am entre 8,3, *édia mínima e 8,9, mé*ia máxima, que p**em *er
</line>
<line>
co*siderados indic*dores satisfatórios.
</line>
<line>
N* *stratif*cação d* recurs* de capital humano, houve pa*idade nas m*di*s que
</line>
<line>
permeiam de *,7, com* a mínima, na questão "Os trei*a*en*** oferec*dos p*la empresa" e o
</line>
</par><par>
<line>
máxim* de *,9, no item "Qua*i*ade dos serviços prestado*
</line>
<line>
aos clien*es". **mb*m *s itens
</line>
</par><par>
<line>
"Ambient* d* tr*b*lho", com média 8,8, e sequencialmente o *tem "Segura*ça do tra**lho",
</line>
<line>
com médi* 8,7, s*o as tr*s cara*terísticas em destaque na *strati*ic*ção do recurso de ca*ital
</line>
<line>
humano.
</line>
<line>
Na es*ratificação do recurso d* capital organizacional as m*d*as estão muito próx*m*s,
</line>
</par><par>
<line>
p*ntuad* em 8,0, mínima no item "Manua*s, fichas técnicas, i*s*ruçõ*s *e trabalho
</line>
<line>
par* as
</line>
</par><par>
</page><line>
ativi*ades re*lizad*s" * a média máxima *e 9,*, n* item "*cesso aos geren*es e *iretores da
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. Rutzen, *. S. *alfovo, *. M. M*ch*do, A. Gonçal*e*
</line>
<line>
22
</line>
</par><par>
<line>
emp*e*a"; *sta ú*tima *emons*ra a a*essibilidade d* esca*ão b*ixo e méd*o ao *scalã* alto *as
</line>
<line>
e**resas do se*m*nto, o que reflete uma int*r-relação e in**rdependê*cia positi*a n*s
</line>
<line>
processos co*s*ruti*os e *dministrativ*s em geral. O*t*os doi* fat**es i*ualados com média
</line>
</par><par>
<line>
8,9, são "Ní**l de reput*ç*o d* empresa ent*e
</line>
<line>
os cliente*" e "A *a**a do pr*duto *a
</line>
</par><par>
<line>
empresa", ambo* caracterizam percepção do* respond*ntes, relativamente à imagem da a
</line>
<line>
e*pre*a e de seus produto* como v**tag** competitiva sustentável no s*gmen*o da
</line>
<line>
construção civil.
</line>
</par><par>
<line>
A*n*a foram est*atif*ca*os em for*a *e gráficos *s s*gmen*os da *o**truçã*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
incorporação por te*po d* atuação, cuja po*tuação dos recursos f*sico, humano
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
organ*zacional é *resc*nte. * perc*ptível q*e, com a *atu*ida*e do negócio, o *ecur** de
</line>
<line>
ca*ita* humano é o *ue, a**sar de ter a menor pontu*ção, aprese*ta, e* contr*par*i*a, a *aior
</line>
<line>
variaç*o percentu*l de cr*scime*to ao longo do tempo de *tua*ão, cerca de 10%, sendo que o
</line>
<line>
d* re*urso *ís*co apre*enta 7% * o de *ec**so organizacional cerca d* 8%.
</line>
</par><par>
<line>
De fo*m* i*dividual,
</line>
<line>
co*statou-se, que no seg*ento
</line>
<line>
da co*strução, a p*ntuaç**
</line>
</par><par>
<line>
estra*ific*da
</line>
<line>
apres*nt* variaçã* perce*tu** *m torno *e 3 déc*mos. Já no seg*ento
</line>
</par><par>
<line>
incorporação, es*as pon*uações osci*am em todos o* recursos,
</line>
<line>
sendo o mais conceit*ado,
</line>
</par><par>
<line>
*egundo os respon*entes o rec*rso organi*acional em um* média de 8,8.
</line>
<line>
As c*ract*rística* que se obtiveram maio*es c*rrelaçõ*s destacam-se no recurso físico
</line>
<line>
à gest*o integrada da qualid**e c*m o*tros *tens do recurso humano, como trab*lho em
</line>
</par><par>
<line>
e*u*pe e avalia*ões realizadas pela
</line>
<line>
empre*a. *ambém
</line>
<line>
o recurso físico no que tan*e às
</line>
</par><par>
<line>
*ecn*logias *dotadas no* proces*os de **odução,
</line>
<line>
apresenta *orrela*ão
</line>
<line>
com rec*rso
</line>
</par><par>
<line>
organ*z*ci**al quan** ao
</line>
<line>
*ível *e sofist*cação tecnológica
</line>
<line>
em r*l*ção aos *oncorrentes. No
</line>
</par><par>
<line>
rec*rso humano destacaram-se sete i*en* que se correlacionam entre si, *ais como: traba*ho
</line>
<line>
em equipe, *va*iaçõe* feitas pela empresa, treina*ento* ofe*eci*os, recursos *umanos,
</line>
</par><par>
<line>
incentivos ao cresciment* profi*siona*, melhor*a *ontí*ua e rotinas para *ese**olv*r
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
a*ividades do *ia * dia.
</line>
</par><par>
<line>
*presentou-se corr*lação existe*te *ambém com o r*cur*o hu*ano e o recurso
</line>
</par><par>
<line>
organiza*ional *ntre no*e *te*s: trabalho
</line>
<line>
em equipe, trein*ment*s *fer*ci*os pela *mpre*a,
</line>
</par><par>
<line>
incentivos a* crescimento profissiona*, *elhor** co*tínua, *otinas para desenvolver
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
atividades *o dia a *ia, *anuais, fi*has técnicas, *nstruçõ*s de trab*l*o, a *ar*a do(s)
</line>
<line>
produto(s) d* empres*, * nível de so*isti**ção tecnológica *m *elaçã* *os concorrent*s e, por
</line>
</par><par>
<line>
últi*o, a c*pacidad*
</line>
<line>
de inovação da empresa. Para est*dos futuros, suger*-se a a*lica**o
</line>
</par><par>
</page><line>
d*ste t**ba*ho em outras org*nizações da co*struç*o c*vil nas de**is *egiõe* d* Br*sil, * fim
</line>
<line>
de obter um comparativo.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 13, n. 5, ar*. 1, p. 03-2*, set./*ut. 201* ww*4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ecursos para Vantag*m Compet*tiva Sust*ntá*el no Segm*nt* da Construção Civil
</line>
<line>
23
</line>
</par><par>
</page><line>
*EFERÊNCIAS
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ANTONELL*, C. A.(*005). A meta*orfose da aprendizagem *rgan*zacio*al: um*
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Ma*agement, 17(*), 99-120.
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BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. (2007). Admi*istraç*o estratégica e van*age*
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*ARNEY, J. B. (19*6).*trateg* f*ctor **rkets: expectations, *u*k and busines* strategy.
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Manag*men* S*ienc*, 32(10), 1231-124*.
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BARNEY, J. (200*). Gain*ng and Sustai*ing C*mpetit*ve Advantage. New Jersey:
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B*RNARDI, L. *. (2003). *a*u** do e*pre**dedo*ismo e ges**o: fundamentos,
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*BIC (201*). Câmara B*asileira da *ndústria da Con*t*u**o. Ma*o*es em*resas de
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co*str*ção. D*sponí*el em: <ht*p://*ww.cbi*d*do*.com.b*/menu/empresas-de-
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const*ucao/maiores-e*presas-de-*onstr*cao> A*esso em: 14 j*l. 2015.
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CE*VO, *. *., *ERVIAN, P. A.; S*LVA, R. (*007). *e*odologia c*e**ífica.6 ed. São
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P*ulo: *earson Prentice *all.
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CRESWELL, J. W. (2010). Projeto de Pes*uisa Méto*** Qu*litativos, *uanti*ativos e
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Misto. P**to Alegre: *rtmed.
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EN*EN*ARIA CIV*L.Com. (*01*). S*gundo **nking Em*resas *o*strutor*s Mu*do.
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Disponíve* em: <*ttp://www.engen*a*i*civil.com/rankings/ranking-emp*esa*-con*t*utoras-
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<line>
mundo> Aces*o em: 15 jul. 20*5.
</line>
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F. Rutze*, M. S. Dalfovo, M. M. M*c*a*o, A. G*nça*v*s
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*4
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ERARDT, L.(2013). Recurso* de Fra**h*s*ng que ***am à Van*agem Competiti**
</line>
</par><par>
<line>
Sustentáv**. Tr**a*ho de Conclusão d* Curso (Ba**arelado em **ministração *e Empres*s)
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F. R**zen
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*. S. D*lfovo
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M. M. Mach*do
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A. Gnçalves
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1) concepção e planejamento.
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2) análise e interpretação *os dados.
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3) ela*oração do rascunho ou na revisão crític* do conte*do.
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4) partici*a**o *a aprova*ão *a ver*ão fin*l do ma*u*cri*o.
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)