<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 4, art. 3, *. 40-59, jul./ago. 2016 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.4. 3 </line>
</par>
<par>
<line> A Experiência da Diversidade S*xual e d* Gênero no Pará: Espaço Público, Re*r*sentaçõe* e </line>
<line> D*scurs**idades </line>
<line> The Exp**ience of Sex*al and Gende* Dive*s*ty in Pará: *ublic Space, R**rese*tations, A*d </line>
<line> Di*cursi*i*ies </line>
</par>
<par>
<line> Fab*ano de Souza Gontijo </line>
<line> *ou*or em Antropolo*** Social pe*a Ecole des Haut*s Études e* Sciences So*iales </line>
<line> Professor *a U*iversidade Fed*ral do Par* </line>
<line> E-m*il: fgont**o2@hotm*il.*om </line>
<line> Igor Eric* </line>
<line> G**duação e* Antropologia pe*a *niversid*de Federal d* Oeste do Pará </line>
<line> E-mai*: igo*ufopa@gmail.c*m </line>
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<column>
<row> En*er*ço: Fa*iano de So*za *o*tijo </row>
<row> Ende*eço: *niversidade F*deral do Pará. Rua </row>
<row> Augusto Corrê*, 01, Guamá, CEP: 660*5-*1*, </row>
</column>
<column>
<row> E*it*r Cie*tíf**o: Tonny Kerley de *l*ncar *odrigues </row>
</column>
</par>
<par>
<line> B*lém/PA, Br**i*. </line>
<line> Artigo recebido em 25/04/*016. Úl*i*a </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> r**e*ida *m 20/05/20*6. Aprovado ** 21/05/201*. </line>
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<column>
<row> Endere*o: Igor Eri*k </row>
<row> End*reço: Univ*rsidade *edera* do Pará. Ru* </row>
<row> *ugusto Co*rêa, 01, Guamá, CE*: 660*5-*10, </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo sis*e*a Tripl* Review: **sk Rev*ew a) </row>
<row> pelo Editor-Chefe; * b) Doub** Blind Review </row>
<row> (avaliação c*ga por do*s avaliadores da área). </row>
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<row> Bel*m/PA, Br*s*l. </row>
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<row> Revisão: *ramatica*, Nor*a*iva </row>
</column>
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<row> * de Formataçã* </row>
</column>
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<line> Apoio e financiament*: CNPq (Cons*lho *a*ional *o Desenvolvimento C*entífico e *ec**lógico). </line>
</par>
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<line> * Exper*ência *a *iver*idade Sexual e de G*ner* no Pará: Espaço P*blico, Represent*ç**s e *iscursiv*dades </line>
<line> 41 </line>
</par>
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<line> RES*MO </line>
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<line> O *bjetivo do a*tigo é o de r*fletir sobre a experiência d* di*er*idade sexual e de gênero no </line>
</par>
<par>
<line> Pa*á, mais *spe*ificamente em Belém, a part*r </line>
<line> de </line>
<line> três ba*es m*todológi*as: 1) a recensão </line>
</par>
<par>
<line> bibliográfica *obre o tem* *laborada na Universidade Fed*r** do *ará, 2) a ob**rva*ão *a </line>
</par>
<par>
<line> **nfiguraç*o loca* do espaç* público dos *o*imento* </line>
<line> sociais de lésbicas, gays, *i*s*xuais, </line>
</par>
<par>
<line> trave*tis, transexuai*, t**n*g**eros e inters*xuais e 3) a análise *as *epre*entaçõe* </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> discurs*vidade* sobre as homossexualidades ali elabo**das. </line>
</par>
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<line> Palavras-ch*ve: Diversidade Sexual e d* G*nero. Esp*ço Públic*. R*p*esentações. </line>
<line> Discursividades. *ará. </line>
<line> ABST*A*T </line>
<line> This aim of this art*cle is t*e *nalys is of the experienc* of s*xual and ge*de* diversity *n the </line>
<line> Brazi*ian sta*e *f P**á, sp*c*a**y in its *api*a* *ity, *elé*, o* the m*thod*logical ba*i* *f 1) </line>
<line> the b*bliog*aphic a* *e*erences wr*t ten by student sand rese*rchers of the Federal University </line>
<line> o* Pará, 2) the observation of th* local configuration of the publi* space *f the LGBT social </line>
<line> move*ents, and 3)*he i*terpr*t*tion *f the social represent**ion *and the dis*ursive tie so* </line>
<line> homosexualitys locally elaborated. </line>
<line> K**words: Sexual and g*nder diversity. Publ*c Spac*. Representations. *iscursivities. Pará. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina P*, v. 13, *. 4, art. 3, p. 40-59, jul./ago. 201* </line>
<line> www4.fs*net.com.br/r*vista </line>
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<line> F. S. Go*tijo, *. Eric* </line>
<line> 42 </line>
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<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Qualquer tent*tiva de caracteriz*çã* das práticas, *xperiências e vivên*ias da </line>
<line> diver*idade sexual e *e gênero no Par* deve levar em consi**ração, inicia*mente, o que Pe*er </line>
<line> Fry observou e rela*o* na déc*d* de 1970 (FRY, 1982a; 1982*); em seguid*, o que foi </line>
<line> produzid* sob*e * *ssunto e os tema* corre*atos entr* as data* das publicações dos es*ri*o* </line>
<line> pio*eiros de F*y e as primeiras d*ca*as de *000; e, enfim, o *ue *e atu*liza nos *ia* de hoje, </line>
<line> levando-** em consi**ração essa par*i*ular relaç*o en*re **ciabilidade e at*v*smo já detectada </line>
<line> por Fry e* São Paulo na *irada das déc*das de 19*0 para 1980*. Fr* só t*ria po*ido perceber </line>
<line> *s part*cularidades e as si*gula*id*des *as experiên*ias da d*vers*d*de sexual e d* g*ne*o *o </line>
<line> Bra*il porque *iveram a o*ortuni*ade de com*arar dois contextos so*iais tão di*tantes u* do </line>
<line> outro: o da metrópole **azônica, Bel*m, e o da me*alópole nacional, São Paulo. </line>
<line> Apresen*aremos a se*uir os **su*tados prelimi*ares de ***sas pe*quisas e* Belém. As </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa* fora* i*iciada* c*m o *oco *os es*a*os públicos das experiências da </line>
<line> *iversidade </line>
</par>
<par>
<line> se**al e de gênero (com* os espaços d* soc*abili**d*, as instânc*as de atua*ão do ativismo e </line>
<line> *a m*litância de lésbicas, gays, *iss*xuais, t*avestis, tra*sexuais e t**nsgêne*os (LGBT) e *s </line>
</par>
<par>
<line> inst*tuições governamentais de gar*ntia </line>
<line> d* *ireitos), a pa*tir da* p***u*s*s e re*a*os </line>
<line> já </line>
</par>
<par>
<line> p*oduzidos so*re o *ss**to por pesq*isadores, estudantes e </line>
<line> ativist*s/m*li*antes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desembocaram </line>
<line> nas rep*esentações *cerca </line>
<line> da homossexual*d*de *or p*rte </line>
<line> de pess*as *ue </line>
<line> s* </line>
</par>
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<line> a**odefinem como *e*erossexuais na regi*o metropolitana da c*pi*a* paraen*e. </line>
<line> 2 O*JETIVOS E **ST*F*CATIVA </line>
<line> A pe*q*isa de campo etnog*áfi** *** gerou o *rtigo seminal de Peter *ry intitulado </line>
<line> "Homossexualidade Masc**ina e Culto* *f*o-Brasi*eiros" e p*bl*cad* i**cialm*n*e em ing**s </line>
</par>
<par>
<line> sob a form* de comunicação apres*ntada </line>
<line> em co**re*s*, </line>
<line> com*letou quarenta an*s em 2014 </line>
</par>
<par>
<line> (F*Y, </line>
<line> 198*a). A </line>
<line> pesquisa **rtiu dos que*tionamento* apresenta*os p*r R*t* La*des trinta </line>
</par>
<par>
<line> anos **t*s, </line>
<line> publicados e* s** polêmi*o </line>
<line> art*go "M*triarc*do Cu**u*l e Homosse**alida** </line>
</par>
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<line> Masculina" (LANDES, 19*7). A pesq*is* de Fry foi *ealizada em loc*is de "culto* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> possessã* a*ro-*ras*leira" na *idad* de Belém, capi**l ** Pará (FR*, 1982a: 54). Nessa </line>
</par>
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<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Ag*adece*os à* bolsistas *e Inic*a*ão **entí*ica Mayara Rodrigues *ost* e Giovanna da S*l*a Pi*ni Go**nho, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> ambas g*aduan**s do c**so de Ciê*c*as *o*iais da Universidad* Federal do Pará, e * *o*é Lui* Fr*nco, </line>
</par>
<par>
<line> *ou*orando do Pr*gr*ma *e Pós-G*adu***o </line>
<line> em Antr*pologia da *niv*rsidade Federal do Pará, pelas </line>
</par>
<par>
<line> importantes con*ribu*ções. Agradecemos ainda ao CN*q, pelas bolsas de Prod*tividade em Pesquisa (*abiano d* </line>
<line> Souza Gontijo) e de *ni**ação Ci*n*ífica (*gor Eri*k) que via*il*z*r*m a pe*quisa pa*a a p*o*ução *esse artigo. </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. *3, n.4, a**. 3, p. 40-**, j*l./ag*. *016 www*.f*anet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
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<line> A Expe*iê*cia *a D*vers*da*e Sexual e de Gênero no Pará: Espaç* Púb**c*, Representaçõe* e *iscursiv**ades </line>
<line> 43 </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa, *ry inferiu s*bre a relação en**e homos*ex*a*idad* e relig*os*d*de, prop*ndo um </line>
</par>
<par>
<line> esboço </line>
<line> do qu* chamar** de sist**a de r*presentaç*o *ierárqu*co da sexua*idade mas*ul*na, </line>
</par>
<par>
<line> comum e* cidades *o Nor*e * N*rdeste </line>
<line> b*asileiros, *ssim *omo nas periferias </line>
<line> dos grande* </line>
</par>
<par>
<line> centros urb*no* ind*str*alizados *o Sul e *o Sud*ste. </line>
<line> A questão seria aprofundada pe*o *utor em seu ar*igo intitulado "D* Hiera**uia à </line>
<line> *gualdade: a cons*ruç*o hist**ica da homossexua*ida*e no Bra**l", onde Peter *ry (1982b) </line>
<line> av*nçou que o estu*o *os sistemas *e re*r**entaçõe* sobre a sexualida*e masculin* </line>
</par>
<par>
<line> cont*ib*iri* para o estudo *a so**eda*e brasileira co*o um tod*, já </line>
<line> qu* os sis*e**s de </line>
</par>
<par>
<line> representações são </line>
<line> produzidos num con*exto polí*ico. Anal*sand* o "que as pe*s*as d*zem </line>
</par>
<par>
<line> que fa*em e o qu* ac*am qu* *eve*ia ser feito" *o toc*nt* * sexua*i*ade (FRY, 19*2b, *.88), </line>
</par>
<par>
<line> o autor identificou </line>
<line> alguns modelos a parti* *a *rticulaç*o *ntre *exo fisiológico ("at*ibutos </line>
</par>
<par>
<line> físic*s que *i*tin**e* machos e fêmeas", *.*9), p*pel de gên**o (*ef*r*ntes "ao </line>
<line> c*mpo*t*men*o, aos *raços de *erson*lidade e às expectati*as sociais ass*ciadas n*rmalmente </line>
<line> ao *apel masc*lino ou f*minino", *. *0), comportament* sex*al ("comport*mento sexual </line>
</par>
<par>
<line> esp*rado de uma d*termi**da identidade", p.91, como atividade e passividade) e </line>
<line> orien**ção </line>
</par>
<par>
<line> s*xua* ("sex* fisiológico </line>
<line> do objeto de des*jo sex*al", p.91, ou seja, homossexual, </line>
</par>
<par>
<line> heteross*xua* ou *iss*xua*). </line>
</par>
<par>
<line> O autor d*sembocou em </line>
<line> dois **ande* **delos o* sistemas de c**ss*ficação </line>
</par>
<par>
<line> (par*digmas?): por u* lado, o modelo hi*rárquico, que di*idiria o mu*do em "*omens" </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> "bichas" *, </line>
<line> por outro, *m mo*elo mais sim*trico ou ig*alitário, que di*idiria o *und* </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> homossexuais, hom*ns hete*os**xu*is e bis*ex*ais. Enquanto *rim*iro modelo o </line>
<line> encont**va </line>
</par>
<par>
<line> sua origem na hist*ri* colonial brasileira e s*ria, no *omento d* es*rita do artigo, "*as*ante </line>
</par>
<par>
<line> hegemônico nas classes mai* baixa* e no </line>
<line> *n*erio* *o </line>
<line> país" (*b*de*: 93), o segundo **delo, </line>
</par>
<par>
<line> por sua vez, era or*un*o do sistema médico-ci*n*ífico que produzia a "c**d*ç*o homosse**al" </line>
<line> e er* alastrado pel*s c*madas mé*ias urbana* dos g*andes centros brasileiros, representando a </line>
<line> modernida*e e * vang*arda e* t*rmos com*or*amentais. Os movim*ntos po**ticos </line>
<line> homossexu*i* das dé*adas de 1970 e *980 no Bras*l se se*viam do s*gundo modelo, segu*do </line>
</par>
<par>
<line> F*y, * </line>
<line> qu* estaria ger*n*o, naquel* momento, uma tensão (po*ítica) entre as tendênci*s </line>
</par>
<par>
<line> i*ent*tá*ias dos </line>
<line> mov*mentos e a* expe*iências homossexuai* efe*ivas (mais </line>
<line> próximas *o </line>
</par>
<par>
<line> m*delo hier*rq*ico)2. </line>
<line> Os estudos instituid*res de *ma nova abordagem das (homo)sexuali*ades de Fry, </line>
<line> rea*i*ad*s e publicados na* dé*adas de 19*0 e *980, aparecem n* mesm* *o**nto em que os </line>
<line> 2 </line>
<line> A respeito da h*stória dos movi*entos e dessas tensões, vale cit*r o* textos d* Mac Rae (1982), Green (2000b) </line>
<line> e Facchi*i (2003). </line>
<line> R*v. FS*, Teresi** PI, v. *3, n. 4, art. 3, *. 4*-59, jul./a*o. 2*16 w*w4.fsanet.c*m.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. *. Gon*ijo, I. Erick </line>
<line> 44 </line>
</par>
<par>
<line> mov*mentos homosse*uais brasileiros estão se *s*rut*rando, </line>
<line> a*sim *omo o*tros mov*mentos </line>
</par>
<par>
<line> s*c*ais - </line>
<line> dentre </line>
<line> os quais, o feminista - b*se*d*s na *gualdade de dir*itos de indiv*du*s, </line>
</par>
<par>
<line> *ov*men*os q**, se*undo o </line>
<line> aut*r, "sã* constitutivos do p*ocesso de diferenciaçã* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> socieda*e brasileira e *urg** *a experi*nc*a social dessas cam*das da c*asse média *m </line>
<line> fo*maç*o" (F*Y, 1982b, *.110). S*gundo MacRae (1982), *onfirmado por Perlo*gher </line>
<line> (19*7), o mov*mento homossexual br*sileiro surgiu e deu seus pri*eiros pas*os nos espaços </line>
<line> boê*ios de sociab*lid*de c*ama*os àquela a**ura de "guetos", c*mpostos, principalment*, de </line>
</par>
<par>
<line> bares e b**tes *ue permi*iam </line>
<line> aos seu* fr*quenta*ores ma*or segurança contra * repressão </line>
</par>
<par>
<line> poli*ial ou *g**ss*es d*s que **o concordavam co* o co**ortamento homossexual nos idos </line>
<line> das d*cadas de 1960 e 1970 *m São Paulo. O* "guetos" tam*ém tiveram um *a*el primor*ial </line>
</par>
<par>
<line> p**a que m*i*os hom*ssexuais se assumissem, *e*m* *** o ato </line>
<line> *e se assumir fosse m*itas </line>
</par>
<par>
<line> ve*es *scondido da socied*de em *e*al e </line>
<line> apenas revelado em </line>
<line> mo*en*os de euf*ri* *os </line>
</par>
<par>
<line> e*paços de sociabilidade </line>
<line> *omos*e*ual para outros homos*exuai*, que m*itas vezes </line>
</par>
<par>
<line> e*p*ri**ntav*m a m*sma vivência. </line>
</par>
<par>
<line> Se </line>
<line> anteriormente havia u*a sep*ração entre o* espaç*s de sociabili**de * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> militância, *onforme eviden*iado por França (2007), em 1990 *omeç* * se desenhar a união </line>
<line> entre ess*s *ois *spaço* e é nesse momento que as p*radas do "O*gulho LGBT" se torna* </line>
</par>
<par>
<line> *nstrument*s importantes para visibilizar </line>
<line> esse* sujeitos, ressaltar </line>
<line> seu or*ulho e ecoar suas </line>
</par>
<par>
<line> vozes e *emandas. Assim sendo, o "g*eto" de*xa de ser o </line>
<line> úni*o </line>
<line> *s***o de *ert*nciment* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> liberdade para os indivíduos chamados, a partir *e e*tão, de "LGBTs", que passam * oc*par </line>
<line> os mais diversos espaços **ciais, n** **i* diver*a* reg*ões. O que acon**ceu em Bel*m, no </line>
</par>
<par>
<line> Par*, entre o *er*odo da </line>
<line> pesquis* de </line>
<line> campo de Fry, na década *e 1970, * ex*ansão dos </line>
</par>
<par>
<line> movime*tos homo*s*xuais, *a década de 1990, * os dias de hoje? </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULTADOS E DISCUSS*ES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 * Espa*o Públ*co </line>
</par>
<par>
<line> P*rcebe-se que, *mbora Fr* te*ha iniciado os estud*s sobre homossexualidad* </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> B**sil pela cap*tal *arae*se, *o*c* (ou n*d*?) foi escrito s*bre o assunto ** regiã* ama**nica </line>
</par>
<par>
<line> até a dé*ada de 199*. Nos jornais cot*dianos *ocais </line>
<line> *e Belém, tanto n\O Liberal, qua*t* </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> Diário d* Pará, v*rificou-*e uma *u*ência quase total desta temá*ic* ** longo das décadas de </line>
</par>
<par>
<line> *970, </line>
<line> 1980 e 1990 - </line>
<line> os pou*o* relatos *parece* geral*e**e n*s cadern*s polic*ais. Com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Trab*lho d* **nclusã* de Curso de Ciência* Sociais *e Telma Amaral G*nçalv*s, </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 13, n.*, a*t. 3, p. 40-59, jul./ago. *016 www*.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Exper*ência da Diversidade Sexua* e de Gênero no Pará: Espaço Pú*lico, Represent*ções e D*scursi*ida*es </line>
<line> 45 </line>
</par>
<par>
<line> Universi*ade F*d*ral do Pa*á, UFPA, intitulado "Hom*s*exuali*ade - R*pr*sentações, </line>
<line> Preco*ceitos e Discrimin*ção em *elém", def*nd*do em 1989, sob a orienta*ão de Mar*a </line>
<line> Ang*l*ca Motta *aué, tê*-se u* reinício de interesse *e*a t*mática na *egiã*. </line>
<line> Em seg*ida, foram defendidos out*os *rabalhos de *o*clus*o de Cur*o, s*mpr* no </line>
</par>
<par>
<line> curso </line>
<line> de Ciência* Sociais da UFPA, tr*tando </line>
<line> de temát*cas relativas às *omossexualid*d*s, </line>
</par>
<par>
<line> tais como3: </line>
</par>
<par>
<line> 1. "Al*umas Contri*uiç*es Educaci*nais ** Homossexualidade sobre </line>
<line> * Caráter </line>
</par>
<par>
<line> Ps*cosoc**l", de L*odicéia Corrê* Pinto, em 1995; </line>
</par>
<par>
<line> 2. "*omossexualidade: História, Vida e *uta", de Maria das *raças dos Santos Brito, </line>
</par>
<par>
<line> em 2000; </line>
</par>
<par>
<line> 3. </line>
<line> "Desmistifica**o </line>
<line> os \**laios de Gatos\: a Hetero*en**dade *omossexual", de </line>
</par>
<par>
<line> Fabrício Rodrigo Silva de Araújo, em 2004; e </line>
<line> 4. "O Moviment* Ho*o*sex*al em Belém do P*r*: uma aprox*maç*o à luz da </line>
<line> experiência do Grupo Hom*ssexual do Pará", de Maria Jeane *a Silv* C*v*lcante, em 2*05. </line>
</par>
<par>
<line> *uscando nos periód*cos </line>
<line> de Antro**logia pu*l*cados no Pa*á, ass** como nos </line>
</par>
<par>
<line> trabalhos d* c*nclusão de cursos de pós-g*adu*ção (monografias, disserta*ões e *eses) do </line>
<line> *stado, d*fendidos entre os anos de 1994 a 2004, foi encontrada a dissertação de M*strado </line>
</par>
<par>
<line> intitulada " \*ribos U*ba*as\ </line>
<line> em B*l**: Dr*g Qu*ens - Rainhas ou Dragões?", de Izabela </line>
</par>
<par>
<line> *aten* de Souza, de*end*da *m *997 junto ao curso de Mestrad* em A*t*op*logi* *a U*PA, </line>
<line> sob a orien*ação ** Maria A*gela d\In*ao. </line>
<line> *mplia*do a pesquisa para outr*s **partamentos, Ins*itu*os e cursos *a UFPA, foram </line>
<line> encontrados *lg*ns *rabalhos de dissertaç*o de Mestr*do, ainda mu*to isolados uns dos outros </line>
<line> (e nen*uma t*se de d*uto*ado). São as dis**rtações *e: </line>
<line> 1. R*bens da Silva F*rreira, no curso *e Planejamen*o do Des*nvolvim**to do Núcl*o </line>
<line> de Altos Estudos Am*zôni*os, *e*endi*a e* 2003 sob a orienta*ão de Lí**a Sim*nian, co* * </line>
<line> título "As \Bonec*s\ d* Pis*a n* Hori*ont* da C*dadania: u*a Jo*nada no Cotidi*no T*avesti </line>
<line> em Belé*"; </line>
</par>
<par>
<line> 2. A*ine Beckmann Me*eses, do cu*so de Psicolo*i* - Teoria e Pesqu*sa </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Comportament*, defen*ida em 2005, sob a *rientação de Marcus **ntes de *arva**o Neto </line>
</par>
<par>
<line> com o *ítul* "Aná*ise da *nvestigaç*o do* Det*rminantes </line>
<line> do Compor*a*ent* Hom**sexu*l </line>
</par>
<par>
<line> H*man*"; </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> Alguns do* dad*s apre**ntado* aqui se enco*tram n* rela*ó**o apresentado po* **sé Lu*z Franco, d**torando do </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *rograma de Pós-Grad*ação e* An*r*pologi*, e* *eu exame d* qualific*ção realiz*do em junho de 2016 (Cores </line>
</par>
<par>
<line> e Dor*s do Mo*imento LG** de Bel*m d* Pará: trajetória, pa*tici*ação * luta, Relatór*o </line>
<line> d* Qualificação de </line>
</par>
<par>
<line> D*utorado apresent**o ao Programa de Pós-*raduaçã* em Ant*opologia *a UFPA, junho de 2*16). </line>
<line> Rev. FSA, Teres**a PI, v. 13, n. 4, art. 3, *. 40-59, *u*./*go. 2*1* w**4.fs*net.***.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. S. Gon*ijo, I. Erick </line>
<line> 46 </line>
</par>
<par>
<line> 3. Paulo Jos* *aués Correa, do c*rso de Letras, *efendida *m 2006 s*b a orientaç*o </line>
<line> de Luis Heleno Montoril*el Castilo, co* * título "Leituras: liter*tura e [homo]erotismo"; </line>
</par>
<par>
<line> 4. Car*os A**erto Am*rim Caldas, do curso d* Educação, defendida em 2*07 sob </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> orienta*ão d* Sônia M*ria da Silva Ara*j*, </line>
<line> *om o título "A *scola faz a Diferença? *m </line>
</par>
<par>
<line> estudo da produção discursiva das homossexual*d*des por profess*res de ensino **d*o"; </line>
</par>
<par>
<line> 5. *li </line>
<line> do **corro Pinheiro Teixe*ra, *o curso de Serviço Social, d*fend*da em 2007 </line>
</par>
<par>
<line> s o* a </line>
<line> orien*a*ão de Maria Antônia Cardoso Na*ci*ento, com o tít*lo "*e*andas </line>
</par>
<par>
<line> Hom*eróticas e Ad**ão em B**é*"; </line>
</par>
<par>
<line> 6. Ruy Telles d* Borborema Neto, do curso d* D*rei*o, defe**ida </line>
<line> em 2007 sob </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> orientação de J*ne F*lipe B*ltrã*, com o t**u*o "Sexualidade, Gênero e Direitos Human*s: *m </line>
<line> estudo d* caso E*l*na"; </line>
<line> 7. Anna *r*z de Araúj* Pereira da S*lva, do cur*o de Direi*o, defendida em 2009 so* </line>
</par>
<par>
<line> a or****ação de J*ne Felipe Bel*rão, *om * título "O Pote de Ouro a* Fim </line>
<line> do **co-íris: </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> reconhecimento da c*dadania de idosos homoss**uais"; e </line>
</par>
<par>
<line> 8. *laucia **r*a*da Oliveira M*rtins Ba*alha, d* c*rs* d* Direito, **fendida em 2010 </line>
<line> *ob * orienta*ão de José Cláudio Monteiro d* Bri*o Filh*, c*m o *ítulo "Homossexu*l*dade e </line>
<line> a Dis*riminação no **rcado d* Trabalh*". </line>
<line> **se corpus de T*a**lho* *e Co*clusão de Curso e *e D*ssertações *e Mestrado se </line>
</par>
<par>
<line> t*rnou o marco na literatura **adêmic* p*rae*se *obre alguns aspectos </line>
<line> da </line>
<line> expe*iência da </line>
</par>
<par>
<line> diversidade sexual e d* g*nero, mais *recisamen*e sobre as soci*bilidades h**ossexuais </line>
<line> loca*s, nas décadas de 1*90 * 2000. </line>
</par>
<par>
<line> * partir da </line>
<line> criação do Moviment* U*iversitário em Defesa da Diversidade *exual </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> *rupo Orquídea*, </line>
<line> e* *007, na UFPA e pr*nc*palme**e, *pós a real*zação do *I Encontro </line>
</par>
<par>
<line> *aciona* *niv*r*itário </line>
<line> da Div*rsi*ad* Sexual, ENUDS, em 200*, *ambém na UFPA, </line>
</par>
<par>
<line> obse*va-se certo incre*ento na produ*ão acad*mi*a sobre a tem*tica *o Pará, particula*me*te </line>
<line> na UFPA, notadamente tendo *omo aut*res alguns membros do Grupo Orquídeas. </line>
<line> Assim, t*m-s* os *rabalhos de Conclusão de Curso de Graduaçã* a seguir: </line>
</par>
<par>
<line> 1. "C*iminal**ação </line>
<line> de Práticas Discrimi*at*rias: Respeito *o* Dire*to* Fundamen*ais </line>
</par>
<par>
<line> no C*mbate à Homof*b*a", de Samue* *uiz d* Souza Juni*r, do curso d* B*chare*ado *m </line>
<line> Direito da UFPA, *efendido e* 2008; </line>
<line> 2. "Gêner* e Ho*ossexualidade: Compreensão a partir dos *isc*rsos de </line>
<line> Enfermeiros(as) Docentes das Institu*ções Públ*c*s de Ensi*o *uperior *e Belém", de Osm*r </line>
<line> de Souza R**s Junior, *o *urso *e Enfermagem *a UFPA, defend*do em 200*; </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n.4, ar*. 3, p. 40-59, jul./ago. 201* www*.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A E*periên*ia *a D*ve*sidade Sexual e de Gênero no P*r*: Es*aço Públ*co, Representações e Di*cur*ivi*a*es </line>
<line> 47 </line>
</par>
<par>
<line> 3. "As Expe*iê*cias das *ulhere* *ue Perpa*s*m suas Práti*as Sexuais pela </line>
</par>
<par>
<line> Homos**xualidade f*ente à Existên*ia ou n*o </line>
<line> de *reconceito por parte de Pr*f*ssion*is d* </line>
</par>
<par>
<line> Área da Saúde", d* Fra*cielle da </line>
<line> Sil*a Quar**ma, t*m*** do cu*so d* E*ferm*gem, </line>
</par>
<par>
<line> defendido em 2*09; </line>
</par>
<par>
<line> 4. "Tr*nsexualidade e Direito: Rediscutindo Gêner* pela *er*pectiva </line>
<line> dos Dir*itos </line>
</par>
<par>
<line> Hu*anos", de *iog* So*za Monteiro, do curso *e Bach*relado </line>
<line> em Direito, defendido em </line>
</par>
<par>
<line> 2009; </line>
</par>
<par>
<line> 5. "Au*opercepção em </line>
<line> Travestis da Cid*de de **lém", de Warlington Luz Lobo, do </line>
</par>
<par>
<line> cu*so de Bacharelado em Psicologia, defendido em 2009; </line>
<line> 6. "*onjugalidade* Homos*exu*is na **di* Tel**isiva: o D*scurso Mi*iático </line>
<line> Pautando as Relações Homoconjugais Expostas no S*riado Queer a* *olk", d* Ramon Pereira </line>
<line> *os Reis, do curso de Ciências Socia*s, defe**ido em 2010; </line>
</par>
<par>
<line> *. "Bras*l e Por**gal: o *econhecimento </line>
<line> da h*moconjugali*ade", de Elane de Farias </line>
</par>
<par>
<line> Pantoja, ***bém do curso ** Ciências Sociais, defendi*o *m 2010; </line>
</par>
<par>
<line> *. </line>
<line> "O que Ain*a P*ecisa Ser Dito: um "mergul*o" nas histórias de </line>
<line> vida de parceir*s </line>
</par>
<par>
<line> homosse*uais </line>
<line> ** Belém do Pará", </line>
<line> de *layne de Nazaré Almeida dos Sant*s, do curso d* </line>
</par>
<par>
<line> Ciências Sociais, d*fendido em 2010; * </line>
</par>
<par>
<line> 9. </line>
<line> "D**ressões Homos*ociais A (Micro) Políti*a do Ar*ário *judan*o a Construir - </line>
</par>
<par>
<line> um Ethos LG*T", *e Milton Ribeiro da Si*va Filho, do curso de Ciências S*ci*is, defendid* </line>
<line> em 2010. </line>
</par>
<par>
<line> * partir da </line>
<line> década de 2*10, **itos jove*s p*squisador*s para*nses partem para </line>
</par>
<par>
<line> institui*õ*s d* ensin* su*erior da reg*ão Sudeste a fim de **rsa* a *ós-graduaç*o, em *íveis </line>
</par>
<par>
<line> de Mes*rado e/ou Doutorado, ab*rda*do </line>
<line> as temátic*s da </line>
<line> di*e*sidade sexual e de gên*ro </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> Pará. Essas viagens foram poss*bili*ad*s, em part*, </line>
<line> por intercâ*bios firmados *nt*e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *rogramas d* Pó*-G*adua*ão em Ciências Sociais, </line>
<line> num pr*me*ro </line>
<line> m*ment* e, *epois, </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> Antropolog*a, sobretu*o com </line>
<line> o Pr*g*ama de Pós-G**duação em Antr*pologia </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Univers*dade de São *aul*, *través de um convênio do t*po PROCA*. </line>
<line> *os dias de *o*e, p*de-se pe*c*ber *ma forte eferve*cência de práticas (de pesquisa e </line>
</par>
<par>
<line> de ati*ism* político) que question** * pad*ão he*eronormativo o* h*te*ossexualidade a </line>
<line> compulsória (RICH, 1983; BUTLE*, 1*90) como poderoso sistema id*ológico ou s*stem* </line>
</par>
<par>
<line> cul*ural, a partir de sujeitos *ésbic*s, gay*, bissexu*is, tra*estis, tran*exu**s, tra*sgêner*s </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> in*e*sexua*s, com *odas *s peculiaridades que o **ntext* s*ciocultural * históri*o compõe. </line>
</par>
<par>
<line> Mot*vado por mo*ivando esse fenômeno, os mo*imento* soc*ais vinc*lados *os * </line>
<line> direitos </line>
</par>
<par>
<line> *exuais e os </line>
<line> inte*ectuais afeitos à tem*tica *olocam *ada vez </line>
<line> mais </line>
<line> que*tões, </line>
<line> visando </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. **, n. 4, ar*. 3, p. 4*-59, jul./ago. 2016 </line>
<line> ww**.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. S. Gontij*, I. Eric* </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> desestabilizar a norma**zação de cond*tas que encerram essas experiências e, logo, *nterpelar </line>
</par>
<par>
<line> * "*nalítica da no*ma**zação" (MISKOLCI, 2*09), ou seja, a for*a *om* as **on*eira* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> d*fer*nça são *onst**uídas ou a *a*ei*a como se dá a co*st*uçã* de padrões qu* regulam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vida dos sujeit*s em suas prá*icas c*tidianas. </line>
</par>
<par>
<line> A h*s*ória do* movimentos socia*s *e homossexuais em Be*é* costum* ser assoc*ada </line>
</par>
<par>
<line> à cria*ão do **ime*ro *rup*, M**imento Homossexu*l de Belém, MHB, em 19*0. Mas o </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> preci*o remon*ar à década ** 1970, quando Peter Fry fazi* pesq*isas *a cida*e, par* se </line>
<line> entender a forma*ã* do contexto q** proporcio*ar* o surgimento *os m*v*men**s soci*is de </line>
<line> homossexuais da década de 1*90 e sua pulve*izaçã* n* d*cada de 2000, con*rib**nd* para a </line>
<line> interpelação da "analític* da normalização" *a região. </line>
<line> Na déca** de 197*, surgiu por i*ic*ativa do produ*or cu*tural E*ói Iglesias, junt*me*te </line>
</par>
<par>
<line> com artista*, inte**ctu*is jorna*istas, uma *érie ** ati*idades que dari*m visibilidad* *s e </line>
<line> manifes*ações homossexuais, servindo *e espa*os *e rei*indicaçõe* e de *iscussões p*líticas. </line>
<line> Tra*a-se daqueles suje*tos que e*tiver*m à **ente da Festa da C*iq**ta, qu* hoje é conheci** </line>
<line> nacionalmen*e como tendo sido um im*ortan*e palco d* reivindica*ões polít*cas e cult*rais na </line>
<line> capi*al pa*ae*se na* década* de 1**0 e 1*8*. A F*sta é um ev*nto-*ímbolo do "org*lho gay" </line>
<line> em Belém desde sua primeira ediçã*, em 19*6, quando levou às ruas intelec*uai*, **êmios e </line>
<line> homos*exuais em celebração ao Círio de Nazaré, a tricentenária fes*a religiosa *atól*ca lo*a*. </line>
<line> Ho*ens travestid*s e a entreg* do prê**o "Vead* de Our*" à per*onalidade mais atuante da </line>
<line> *idad* (do ponto ** vista dos organizado*es ho*ossexuais) *av*m o tom da Festa que cre*cia </line>
<line> quase que * rev*lia d* maior evento cató*i*o do país. Atualmente, a *esta *a Chiquita s* firma </line>
<line> como um **ande espetáculo que atrai **ual*ente cerca *e 40 *il pesso*s, de acordo *om os </line>
<line> organiza*o*es. Acab*u e*trando para a h*stó*ia *o*o u*a das mais i*reverent*s c*leb*ações </line>
<line> *o c*l*ndário religioso brasileiro, sobret*do **and*, e* 2004, o Instituto *o Patrimô*io </line>
<line> Hist*rico e Artístico Nacional, IPHAN, incluiu a Fe*ta da Chiquita no pr*cesso de registro *o </line>
<line> Círio com* p*tri*ô*io imaterial br**ile*ro*. Com* pensar os mov*men*os soci**s LGBTs ** </line>
<line> B*lém diante de uma festa como essa, tão peculiar?5 </line>
</par>
<par>
<line> Pensa* *m moviment*s soc*ais de h*mossexuais tr*z à tona um *ma*anh**o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> Cur*osament*, * Prefeitura de Belém, quando d* registro do Círio *e Nazaré como patrim*nio *u*tural da </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *idade, em 2015, preferiu não ins**i* a Fest*da Ch**uita como *m dos *lementos do con***to *itual - S*gu*do </line>
</par>
<par>
<line> Eló* Iglesias, por </line>
<line> p*econ**ito (veja, *a edição de 28/0*/201*, *o Di*r*o do *ará Online, a matéria "Chiquita </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> Ba*rad* na *es*a do Cír**": h**p://*ww.diarioonline.*om.br/entretenim*n**/*u*t*ra/noti*ia-3353*5-chiquita-e- </line>
<line> barrad*-na-festa-do-ci*io.*tml) </line>
<line> 5 </line>
<line> Além de uma tese de Doutora d* em andamento no Prog*ama de Pós-Gradu*ç*o e* Sociologia e *ntropologia </line>
</par>
<par>
<line> da UF*A, de autoria *e Milt*n Ribeiro ** Silva Filho, a F*s*a da C*iqu*ta foi </line>
<line> obje** d* um document*rio </line>
</par>
<par>
<line> lançad* em 2*0* e d*rigido po* *riscil*a Brasil, *om * título de "As F*lhas da C*iqu*ta" (d*sponíve* </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> https://www.youtube.com/w*tch?v=7Cu_mt*SXBc). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*re*ina PI, v. *3, n.4, art. 3, p. 40-59, *ul./ago. *016 ww*4.f*an*t.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * *xperiên*ia da Divers*dade Sexual e de Gênero n* Pa*á: Espaço *úblic*, Repre*ent*ções e Dis*urs*vidades </line>
<line> 49 </line>
</par>
<par>
<line> *ala*ras q*e *ora* a**ri*do à </line>
<line> c*t**ori* </line>
<line> ao longo d* *em*o - racionalidade, aut*n*mia, </line>
</par>
<par>
<line> espo**aneid*de, tra**formação social, ide*tidade, car*ncias </line>
<line> cole*ivas, solidarie*ade, </line>
</par>
<par>
<line> **munidade, aprofundamento da democr*ci* - *em como </line>
<line> uma séri* de cla*sificaç*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> caracte*izações que tentam dar co**a *a varieda*e empírica e d*s mudanças con*untur*is das </line>
<line> ações coletiv*s: movim*n*os p*pulares, movimentos soc*ais *rban*s, novos m*vime*tos </line>
<line> *ocia*s, movimentos soc*ais contempor*neos, *ntigos movim*n*os s*ciais, movime*to* </line>
</par>
<par>
<line> baseados na lut* de </line>
<line> cla**e*, *ovimentos </line>
<line> alterna*ivos, movimentos g*ys, mo*imen*os </line>
</par>
<par>
<line> libertários, associ*ções *ivis, ONGs, redes de movi*entos sociais, ca*p*s ético-pol*tic*s. </line>
</par>
<par>
<line> Outr*s te*mos aind* </line>
<line> vinculam-*e à atribuição </line>
<line> de u* sentido a essas ações po*ític*s: atores </line>
</par>
<par>
<line> polític*s, sujeitos coletivo*, sociedade c*v*l, terce*ro se*or (FACCH*NI, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> É importante *alient*r que </line>
<line> ess*s questões </line>
<line> refere*tes a*s movi*entos sociais e s*as </line>
</par>
<par>
<line> diversas di**nsões se fizeram p*esentes ao </line>
<line> longo da his*ória * for*m se fortificando, </line>
</par>
<par>
<line> principalmente, por </line>
<line> causa das constantes lutas *ue se ef*tivaram *m *azão dos direitos </line>
</par>
<par>
<line> negad*s. A*sim, per*ebe-se a *omple*i*ade que ** coloca para u*a tentati*a *e anális* dos </line>
<line> movimento* sociais, principalmen** em *on*extos regiona** brasileiros d*ferenc*ado*. </line>
<line> O Movim*nto Homossexual de Belém, *HB, t*m sua *r*gem e* m*ad*s dos anos </line>
</par>
<par>
<line> 1990. S*as constantes lutas reiv**di*ações rep*esent*vam * a </line>
<line> necessidade *ue os m*litant*s, </line>
</par>
<par>
<line> àq*ela é*oca, tinham e* "mo*trar à soc*ed*de que el*s também *ram ci*adã*s e precisav*m </line>
<line> se* reco*h*cidos como tais", como nos foi col*cado por uma travesti *m su* fala num event* </line>
<line> preparativo para a Parada *o O*gulho de 2015. Na pesqu*sa realizada por Si*ões e Facchini </line>
<line> (200*), o *ovimento pol*ti*o que surgiu n* fi*al dos anos 19*0 *ão *oi o *r**ei*o esfor*o de </line>
</par>
<par>
<line> a*ticulação de pessoas em torno *e i*teresses *om*ns às homossexuali***e* </line>
<line> *o Bra*i*. </line>
</par>
<par>
<line> Segund* el*s, desd* os an*s 1950, ou até m**mo *nt**, ha*ia nas grande* cida*es *rasil*iras </line>
</par>
<par>
<line> formas de assoc*ação </line>
<line> dedi*adas à sociabi*idade, à </line>
<line> diversão e * paródia, *glu*ina*do </line>
</par>
<par>
<line> principalmente homens, que promovi*m eventos como concursos de miss, *hows *e *ravestis </line>
<line> e d*sfiles *e fant*sia. J*mes Green (2**0a) corrobora com esta *ersão ao apont*r concur*os </line>
<line> gays durante o ca*naval carioca no início do sé*ulo XX, as*i* c*mo Fabiano *ont*jo (20*9) </line>
</par>
<par>
<line> afirma a am*la partic*p*ção de homossexua*s neste event* festi*o nacional ao lo*go </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ú*ti*o *éc*lo. A**m **ssas práticas d* sociabilidade, *ram ain*a distri*u**os pequenos </line>
</par>
<par>
<line> jornais feit*s artesanalmente, a </line>
<line> exem*lo </line>
<line> de S*ob, *eiculado na </line>
<line> década de 1960 no Rio </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Janeiro, assim como vár*a* publicaç*es s*mel*antes *m *ut*as cida*es. O representante mais </line>
<line> *onh*cido **ste períod* foi o *orn*l O L*mpião da Esqui*a, já na década de 197* (S*MÕES; </line>
<line> FACCHINI, 2009). </line>
<line> No iníci* do primeiro *andato d* G**erno d* Pres*dente Luís Inácio L*la da **lva, o </line>
<line> Rev. ***, Teresina PI, *. 13, n. *, art. 3, p. 40-59, j*l./ago. 2016 www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. S. Gontij*, I. Erick </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> Plano Plu*i*nual 2004-2007 definiu, no *mbito do Progra*a Dir*ito* Humano*, Direitos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Tod*s, sendo a ação denominada d* *l*b*r*ção do Plano *e Com***e à Di*crimina*ão cont*a </line>
<line> Homo*sexu*is, ef*t*vad* pel* Secretaria Especial de Direitos H**anos através do Brasil Se* </line>
</par>
<par>
<line> *omofobia: Programa de Combate à Violência e </line>
<line> à Discriminaçã* c*ntr* GLTB e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Promoção da Cidadani* Homossexua*. Em 20*8, foi i*st**ado no P*rá o Prog*ama *ará *em </line>
<line> Homofob*a, q*e levou à criaç** da Coordenador*a de Proteção à Livre Orientação *exual da </line>
</par>
<par>
<line> S*cretaria Estadual de </line>
<line> J*stiç* e ***eitos Humanos e à im*lementa*ão do Cen*ro </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Refe*ên*ia de Pre*ençã* e Combate à Homo*obia do Pará da Defensor*a Públ*ca do Es*ad* </line>
<line> do *ará, as*im co*o o Núc*eo de Defesa dos D*reitos Hum*n*s da Defensoria Púb**ca </line>
<line> Estadual, a Delegacia de Crimes Dis**imi*atórios e o *on**lho Estadual *e Diver**dade </line>
<line> Sexual do Governo do P*r*. </line>
<line> *sses prog*amas e órg*os se junta*a* ao Movimento LGBT do Pará, à Associação </line>
<line> *ela Livre Expressão Sexu*l de A*anindeu*, * *ssoc*ação de Gays, Lésbicas e Trans*ênero* </line>
<line> do Pará, ao Grupo Homossexual do Pará, *o Movimento Homossex*al de Bel**, ao Grupo de </line>
<line> Cidadani*, Orgulho e R*sp*ito (COR), ao Grupo Orquídeas - Movimento U*i**rsitári* em </line>
<line> Defe*a ** Div*rsidade Se*ual, a* Instituto ELOS, ao Grupo Homo*sexual d* Sa**ar*m </line>
</par>
<par>
<line> (GHS), a* Sempre Viva, à Associação </line>
<line> dos *omossexua** de *ragança </line>
<line> (*HB), </line>
<line> ao Grupo </line>
</par>
<par>
<line> Div*rsida*e d* Castanha* (G*C), ao Grupo *g*a*dade e Resp*ito, ao Grupo Homossexu** da </line>
</par>
<par>
<line> T*ansamazônica e </line>
<line> Xingu (GH*X), à *ssociação **B* de T**u*uí (AL*BTU*), ao Gru*o </line>
</par>
<par>
<line> *ela Livre Orientação S*xual (APOLO), *o Gr*p* Homossex*al de *garapé-Miri (*HIM), ao </line>
</par>
<par>
<line> Gru*o IDEM (Igual*ad* para Todos), </line>
<line> ao Grupo Atitude *GBT de Ma**bá, ao Consciên*i* </line>
</par>
<par>
<line> LGBT - Marabá, ao Grupo Cu*tural </line>
<line> do* *imbiras, ao GREE* GAYS, ao Grupo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Resistência de Tra*estis e Tr*nsexu**s da Amaz*nia (GRE*TA), ao *r**o de Homossexuai* </line>
</par>
<par>
<line> Tupi - *fro*ite, *o Grupo Homo*s*x*al de Marituba (GHM), a* </line>
<line> Grupo **i*us </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Educomunicação, Saúde e Sexualidade, à Associaçã* Lésbica do *sta*o do Pará (ALESPA), </line>
</par>
<par>
<line> *o *rup* *rc* Í*is da V*la da Barca - Belém, ao Grupo P*isma - Benevides, ao SOL </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Sexualid*de Org*nizada e L*v** - G*up* L*B* de Icoaraci e Outeiro, ao **sti*uto Ab*aço à </line>
<line> Div*rsidade - Pa*auapeb*s, ao Mo*imento LGBT de *anta Bárbara do Pará, à Ass*ciação d* </line>
</par>
<par>
<line> Lésbi*as e Gays de Soure (A*LESS), ao Grupo *omoss*x*al de M*squ***o, entre </line>
<line> outros, </line>
</par>
<par>
<line> *onfigurand*, juntos, as i*stituições voltada* para a pr*moção da *isibilidade, do </line>
<line> re*onhecimento e de direit*s de *ujeitos homo*sexu*is no Pará. </line>
<line> *ss*m, f*ca *laro que, em Belém, os movimen*os soci*is são conf*ndidos, n*m </line>
</par>
<par>
<line> primeiro m*mento, com ma*ifestações culturais, *omo a Festa da Ch*quit*, que pode se* o </line>
<line> uma marca lo*al int*ress*nte para se **mpree*der a confi*uração d*s m**imento* sociais *o </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 13, n.4, **t. 3, p. 40-59, jul./ago. 2016 **w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Experi*ncia *a Diver*idade Se*ual e de *ên**o no Pa*á: Espaço Públ*c*, Re*re**ntações e Discursivi*ad*s </line>
<line> 51 </line>
</par>
<par>
<line> Bras*l. Em segu*da, na segu*da metade *a década de 2000, os movimentos se </line>
<line> instituc*onaliza*, *obretudo a partir *o P*ograma Bra*il Sem Ho*ofobia * das p*líticas locais </line>
<line> *e pr**oção *a ci*ad*nia h**ossexual, época marca** pelas grandes paradas *a diversi*ade </line>
</par>
<par>
<line> s**ual n* capita* * em </line>
<line> d*versas cidades do interio*, *ssim como </line>
<line> pelo au*ent* da p*odu*ão </line>
</par>
<par>
<line> acadêmica sobre a temática homos*exual na re**ão, como apre*entad* *ai* ac***. Enfim, </line>
</par>
<par>
<line> para*ela*ente </line>
<line> a essa movimen*a*ão, há um incremento - </line>
<line> d**eta*ente **gado </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> desenv*l*imento dos movimentos soci**s LG*Ts - do número e de </line>
<line> opções de espaços </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *oc*ab*lidad* freq*e*ta**s por suje*to* hom*ssexu*is, *obretudo * p*rtir d* fina* da década de </line>
</par>
<par>
<line> 20** e durante *rimeira me*ade dessa d*cada de a </line>
<line> 2010. *udo iss* parece config*ra* o qu* </line>
</par>
<par>
<line> Arendt chamou de "espaç* público" - aqu*, * das homossexu***dades em Belém (AREN*T, </line>
<line> 2004). </line>
</par>
<par>
<line> Ma*, agora que já de**neamos os *o*t*r*os </line>
<line> da or*a*ização *a *xperi*ncia </line>
</par>
<par>
<line> *omossexual em Bel*m, o q** se sab* sobre como os *ujeitos que se autodefinem co*o </line>
</par>
<par>
<line> heterossexuais se </line>
<line> rep*es*ntam as </line>
<line> experiência* homosse**ais? A* *espostas a </line>
<line> es*a pergunt* </line>
</par>
<par>
<line> con*ribuir*o para indica* os "n*veis" ** p*econcei*o e d* disc*iminação por o*ientação sexual </line>
<line> em Belém. </line>
<line> 3.2 A* Rep*esen*ações e *s Discursivida*es </line>
</par>
<par>
<line> A fim de *razer *s primeiro* subsídios **ra *e*pond*r à questã* </line>
<line> a*ima, *oi re*lizada </line>
</par>
<par>
<line> u*a *esqui*a po* questionário para qua*tificar *lgumas informaçõe* sobre as r*p*esentações </line>
</par>
<par>
<line> e dis**rsi*ida*es acerca d* </line>
<line> hom*ssexu*lidade (FOUCAULT, *007), o preconceito e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> discrimin*ção </line>
<line> ao longo da </line>
<line> pri*eira metade de </line>
<line> 2015. Quantificar informações em C*ênci*s </line>
</par>
<par>
<line> Human*s é sempre uma *ar*fa das mais perigos*s, já qu* a tentativa de quantif**ação </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> informações </line>
<line> a*quiridas por </line>
<line> m*i* do disc*rso emitido em sit*açã* de entrevista par*e do </line>
</par>
<par>
<line> pre*suposto de que uma parcela da infor*ação (certame***, a mais val*osa) *erá perdida </line>
<line> *omente pelo fato de t*r **do quan*ifica**. Sendo as*im, foi lev*do em **nsi*eração, aq*i, o </line>
<line> **to de que as informaçõ*s qua*tificadas retratam m*ito parc*alment* a re*lidade dos sujeitos </line>
<line> * *e s*as experiências, servindo apenas para indicar grandes tendênci*s ou vagas </line>
<line> repr*sentações acerca do te*a em questã*. </line>
<line> Foram aplicado* cer*a d* 200 questio*ários junto a pessoas não-acompanhadas, em </line>
<line> loca*s diversificados e em períodos dif**enciados do di*. *s qu**ti*nários *cabaram sendo </line>
<line> ma*s o* meno* *ep*esentativ*s da popu**ção b*lem*n*e, *o qu* di* respe*to *o *endim*nto </line>
</par>
<par>
<line> per capita e à escolaridade, em*ora não tenh*m sido a*licados tes*es </line>
<line> rigoro*os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. *, ar*. 3, p. 40-59, jul./ago. *016 </line>
<line> *ww4.*s*ne*.*om.br/rev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. S. Gontij*, I. Erick </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> repres*ntatividade *ara os fi*s dessa </line>
<line> p*s*uisa inician*e. Essas variáve*s "soci**ógicas" </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> ren*a e esco*aridade -, juntamente com ou*r*s, *omo ida*e, religiã*, cor/raça e bairro </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **si*ência, *er*i*am para a interpr*ta*ão das **form*çõ*s, ainda *ue se tenha q*e te* *m </line>
</par>
<par>
<line> mente que a </line>
<line> pesqu*sa não usou os *elho*es r**ursos de tra*amento d* i*fo*mações </line>
</par>
<par>
<line> q*an*i*ativas *xistent*s nos di*s de *oje, por *alta de tempo disponível para tal. </line>
<line> *s da*os referen*es às *ar*á*eis aqu* c*am*das d* "socio*ógicas" foram cruzados com </line>
</par>
<par>
<line> aqueles referentes a um conjunto *e *ergun*as que ti*ham </line>
<line> por obje*ivo dete*tar </line>
<line> como as </line>
</par>
<par>
<line> pessoas entrevist**as cons*derava* a homossex***i*ade, tai* como se elas *onhec*am alguma </line>
<line> pess*a homosse*ual, se tinham algum pa*ente próx*m* ou amigo íntimo homossex*al, se </line>
</par>
<par>
<line> achav*m que * homossexualidade </line>
<line> era pe*ado, c*ime, *oe*ça ou sem-vergonhice, se </line>
</par>
<par>
<line> aceitariam que seu *ilho/a fo**e h*mossexual ou que */a médi*o/a da famíl*a, o/a pr*f*ssor/a </line>
<line> do/a filho/a, o/a *omer*iante do *airr*, o/a c*ntor/a preferi**/a ou */a p*efe*to/a fo*se </line>
<line> ho*os*exu*l. </line>
</par>
<par>
<line> A im*nsa maioria dos entre**stados conhecia pelo *enos </line>
<line> u*a pes*oa homosse**al </line>
</par>
<par>
<line> (96,8%), se*do q*e **,7% tin*am um/a ami*o/* í**imo/a o* um/a p**ent*/a </line>
<line> pr*ximo/a que </line>
</par>
<par>
<line> reconh*ciam como *endo ho*o*sexual, *pes*r de muit*s *ezes eviden**ada certa *i*tâ*cia *m </line>
</par>
<par>
<line> relação e esse/a parente/a ou *m*go/*. Ai*da ass*m, </line>
<line> quase </line>
<line> 2* % </line>
<line> do s </line>
<line> *ntrevistados </line>
<line> nã* </line>
</par>
<par>
<line> aceitar*am </line>
<line> ter um/* filho/a homos*exua* - co*tra 62,0% dos que ac*itariam ter </line>
<line> um/a fi**o/a </line>
</par>
<par>
<line> h*mossexual -, ao passo que 86,7% n*o c**side*avam como um problema que */a pr**essor/a </line>
<line> do/a filho/a *eja homossexual, *1,0% não conside*avam como u* probl*ma que */* médico/a </line>
</par>
<par>
<line> d* família seja ho*oss*xual, 89,2% n*o co**ide**vam </line>
<line> como um proble*a que </line>
<line> o/ a </line>
</par>
<par>
<line> *ome*ciante d*s prox*m*dades s*** *omossexual </line>
<line> e 8*,6% não con*ider*v*m como </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> *roble*a que o/a c*ntor/a preferido/a seja homossexual. Assim, *ercebe-*e qu* ha**a *empre </line>
<line> uma ampla mai*r*a aceitando a homossexualidade dos "outros", ainda que, quando se tratava </line>
</par>
<par>
<line> *o/a pr*p*i*/a filho/*, *s*a maiori* fo*se *a*s *imitada, de*ido à proximidade do </line>
<line> ente </line>
</par>
<par>
<line> familiar. Mesmo assim, pa*ecia ha*e* um ambiente, em termos di*cursivos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> re*res**t*cionais, de *cei*ação da homos**xual*d*de. </line>
</par>
<par>
<line> No </line>
<line> entanto, qua**o *e *ruza* esses dados com al*umas v*riáveis aqui *ham*das </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> "so*iológi*as", percebe-*e, por ex*mplo, que *s sujeitos que se declararam c*tóli*os pareciam </line>
<line> a*e**ar com *ais facilidade q*e o/a filho/a fo*se homossexual, ao passo q*e os *ue se </line>
</par>
<par>
<line> declararam *van*él*cos tinh*m mais restriçã* quanto à a*ei*açã*. Isso se ve*if*co* </line>
<line> ainda no </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> dizia resp*ito *o/à pr*fessor/*, a*/à médico/a de família, ao/à co*erciant* e a*/à </line>
<line> can*o* </line>
</par>
<par>
<line> preferido. As re*igiões ev*ngélicas cita*as ge*almente foram as neo*entecostais e *abe-se que </line>
</par>
<par>
<line> es*as form*s religiosas exe*cem mai*r </line>
<line> con*role sob*e a* ques*ões morais </line>
<line> do </line>
<line> *** o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina P*, v. 13, n.4, a*t. 3, p. 40-59, ju*./ago. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/*evis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Experiê*cia d* Diversidade Sexual e de *êne*o no Pará: E*p*ço Púb*ico, *e*re*entaç*es e Discursivid*d*s </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> catolicismo, o *spiri*ismo, a umbanda e budismo - *utr*s o </line>
<line> formas *eligi*sas cit*das pelos </line>
</par>
<par>
<line> e*trevista*os. </line>
</par>
<par>
<line> Perceb*-se, ainda, uma l*ve diferença entre a </line>
<line> aceita*ão da hom*ss*xualidade de*ses </line>
</par>
<par>
<line> sujeitos p*r parte </line>
<line> dos entrevistados em relação à renda e à e*colaridade: os de renda men*s </line>
</par>
<par>
<line> elevada e os de menor esc*laridade pareciam aceit*r mais a homoss*x*alidade des*e* *ujeitos, </line>
</par>
<par>
<line> ainda que as d*ferença* em relação </line>
<line> aos en*r*vis**dos de re*das *ais elev*das e de maior </line>
</par>
<par>
<line> escol*ridade fosse* mu*to p**uen*s. * e*c***o está nos dad** sobre * a*eitação do/a fi*ho/a </line>
<line> hom*ssex*al: os entre*i*ta**s *e rendas m*nos eleva*a* e *scol*rida*e m*nor pa*eciam </line>
<line> m*nos t**era*tes. </line>
<line> Para a maioria **s *nt**vistados, ho*os*exu**id**e não era sem-ver*onhice (60,1%), </line>
</par>
<par>
<line> do*n*a (7*,4%), nem *ri*e (96,*%), </line>
<line> ainda </line>
<line> que fosse *erce*ida co*o *e*ad* </line>
<line> por quase </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m*tade dos sujeitos (48,1%). Assim, q*and* se tratava de u* sabe* ou conhecimento técnico </line>
<line> (doença *u crim*), parecia *av*r certo consenso acerc* da *omossexualidade, ma* quando se </line>
</par>
<par>
<line> tra*ava de </line>
<line> saber ou conheci*ento mo*a* (sem-vergonhice e pec*do), haveria ma*g*m par* </line>
</par>
<par>
<line> julgamento os *ujeito* *vali*va* de acordo *om * regi*e *ora* no * </line>
<line> qual se inseria* </line>
</par>
<par>
<line> p*ed**inantem**te: p**a os mais relig*osos, hom*ss**ualida*e </line>
<line> era </line>
<line> p*cado, p*ra os </line>
<line> menos </line>
</par>
<par>
<line> religiosos, podia ser sem-vergonhice. </line>
</par>
<par>
<line> A escolarid*de *are*** "prote*er" do discurso into*e**nte, a*s*m *omo a re*da: q*anto </line>
<line> mai*r a escolaridade e a renda, *a*o* a t*ndência a d*clarar que a homossex**lid*d* não e*a </line>
<line> sem-*ergonh*ce, doe*ça, nem crime. Quanto a consi*e*ar a hom*ssex*alidade, co*o pe*ado, </line>
<line> *erc*beu-se, ainda q*e m*ito *utilment*, que a te*dê*cia se repetia: *s mais escolari*ados e </line>
</par>
<par>
<line> de maio* *enda eram tam*ém os que tendiam a </line>
<line> não considerar a </line>
<line> homossexualida**, como </line>
</par>
<par>
<line> pecado. </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, o prim*iro c*nj*nto de per*untas - sobre a ac*itação do/a </line>
<line> f*lho/a </line>
</par>
<par>
<line> homosse*ual, o/a médico/a de família, o/a p*ofessor/* do/a f*lho/a, o/a comerciante e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *antor/a homoss**uais -, trat*ria ** capital so**al dos sujeitos, ou s*ja, </line>
<line> das relaç*es qu* os </line>
</par>
<par>
<line> su*eito* tinham e a man*i*a *omo *s ad*inistravam, en*uanto * segundo co*junto de </line>
</par>
<par>
<line> perg*ntas - so*re se homossexu*lidad* *ra pecado, crime, sem-vergon**ce *u doenç* -, a </line>
<line> t*atari* do capital cultural, o* seja, dos conhecimentos * sab*res q*e os suj*itos tinham </line>
<line> (BOURDIEU, 197*). Lo*o, *ã* seria difícil entender que no prime*ro co*j*nto de pe*gunt*s </line>
</par>
<par>
<line> houvesse aparente*ente </line>
<line> um* maior aceitação dos s*j*it** menos es*olarizados e *e menor </line>
</par>
<par>
<line> renda em r**ação às pessoas ho**s*exuais que estavam em seu </line>
<line> contexto cot*diano </line>
<line> de vi*a, </line>
</par>
<par>
<line> ainda que ela* não soubessem </line>
<line> c*m t*da a certez* se essas </line>
<line> *essoa* eram </line>
<line> doe*t**, ou </line>
</par>
<par>
<line> c*iminosas, ou sem-ve*gon*as, ou pecaminos**, ao passo que as pessoas mai* esc***rizad*s * </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 13, n. 4, a*t. 3, p. 40-*9, jul./ago. 2016 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. S. Gontijo, I. Erick </line>
<line> 54 </line>
</par>
<par>
<line> de maior re**a tendiam a não con*i*erar a homo*sexualidade, co*o p*cad*, cr*me, doença ou </line>
<line> *em-vergon*ice, mas te*diam a "disc*imin*r" mais, no cotidi*no de suas vidas, os sujeitos </line>
<line> homossexuais. N* en*ant*, vale lembrar que a* dif**enç*s observadas n* prim*iro grupo de </line>
<line> res*ostas *m relação à escolaridad* * à ren*a fora* muito peq*enas * sutis. </line>
<line> N*o se pode afirmar, entret**to, que *s camadas superiore* (sujeit*s com *ais tít*los </line>
<line> escolares e maiores rendas), be* como os não-evangélico* e os *ais j*vens, tendi*m a ace*tar </line>
<line> mais a homossexua*idade do que as ca**das ***eriores (sujeitos com menos títulos e*colares </line>
<line> e meno*es rendas), o* evan*élicos e os mais vel*os. Parec* que se está *i*nte *e dif*rentes </line>
</par>
<par>
<line> regimes mo*ai* - ou </line>
<line> de d*ferentes modalidade* de um me*mo reg*me *oral h*gemônico? </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> que le*a* a repr*sentaçõ*s dife*enciadas acer*a da próp**a "ac*itação". </line>
</par>
<par>
<line> Assim, aceitav*m-se mais as pesso*s homosse**ais </line>
<line> q*ando se **a pe*ten*ente </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> cam**as infe*iores, ai**a que s* rejei**sse o conc*ito de homoss*xualidad* - os </line>
<line> ho**ssexuais er*m *c*itos *orq*e eram seres humano* e devia-se aceitar *odo e qualquer s*r </line>
<line> humano. Ou, por outro lado, aceitavam-se mais o *o*ceito de homossexuali*a*e quando se </line>
</par>
<par>
<line> era pertencente às </line>
<line> camada* supe*i**es, a*n*a </line>
<line> *ue *e r*je*tasse a pessoa homoss*x*al </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> *rinc*palmente aquela que fugia </line>
<line> do padrão id*al *eteronormativo de gay/masculiniz*do </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> lésb**a/afeminada. A **squisa qua*i*ativa (e* andamento) *jud*rá a confirm*r essas a*ális**. </line>
<line> Uma pergun*a embl*mática: "v*cê ac*it*ria q*e hom*ssexuais s* beijass** em </line>
<line> púb*ico?" Respost*s tamb*m *mblemática: ainda qu* a i*ensa ma*oria d*s entrevista*o* </line>
</par>
<par>
<line> conhecesse pelo **no* </line>
<line> u*/a homos*ex*a* e tivess* um/a parente/a </line>
<line> próximo/* </line>
<line> ou um/a </line>
</par>
<par>
<line> amigo/a ín**m*/a ho**s*exu*l, 55,7% d*les não **eitariam o beijo em públ*co, contra 40,5% </line>
<line> *av*ráveis e 3,8% não respondera*. As camada* su*eriores par*ci*m ac*itar co* mais </line>
<line> f*cilidade, o que confir*ari* a in*erpret*ção a*ui sugerid* sobr* * manei*a como e*sas </line>
<line> ca*adas *i*avam com o *on*eito de *omosse*ualidade ou com o capital cultural, n* t*nt**i*a </line>
<line> de se*em cons*deradas m*is tolerantes, logo, mais modernas. </line>
<line> 4 CONS*DERAÇÕES FI*A*S </line>
<line> *.1 As *erspecti*as </line>
<line> Se con**derarmos o gênero, junto com But*er (1990), co*o u* sistema d* regras, </line>
</par>
<par>
<line> convençõe*, no*m*s s*ciais e prát*ca* *n*titucionais qu* produzem *erformat*vamente </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> sujeito* q*e preten** des*rever, p*rcebe*os *u* *ão se *em ou é certo gênero - mascu**no o* </line>
<line> feminino -, mas trata-s* d* um *onjunto d* atos que sã* r*petidos no interior de um* matriz </line>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. 13, n.4, art. 3, p. 40-59, *ul./ago. *016 www4.fsanet.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *xperiência da D*versidade Sexual * de Gênero *o Pará: E**aço Público, *epre*en*ações e Discurs*vidades </line>
<line> 55 </line>
</par>
<par>
<line> heteron*r*ativa. *erformativamente, os </line>
<line> in*ivíduos se t*rnam sujeitos po*q*e "*ujeitad**", </line>
</par>
<par>
<line> por meio de f*rmações discursivas (*OUCAULT, 1984), * ess* aparat* de poder *epresent*do </line>
<line> p*la h*t*ronorm*ti*idade (BUT*ER, 1990). Insti*ui-s*, segundo But*er, * continu*d*de *ntre </line>
</par>
<par>
<line> sexo/g*nero/práti*a *exual/desejo, o que implic* a afir*açã* de </line>
<line> qu* o desejo e a prática </line>
</par>
<par>
<line> sex**l *ecorrem naturalmen*e *o g*ne*o e do sexo. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda segu*do B*tler, a </line>
<line> construção dessa c*n*inuidade ou coe*ê*cia oc*lta as </line>
</par>
<par>
<line> descontinuidades presentes t*nto em c*nte*tos heterossexuais qu**t* *os *omossexuais. O </line>
<line> poder, ao **rcula*, entr*laça os *ujei*os em *últi*las e comp*exas relações, *perando na </line>
<line> classificação * i*posição de normas, d*ntre as quais a que cr*a o efei*o de co*tinu*da*e entre </line>
<line> s*xo/*ê*ero/prátic* se*u*l/desejo. P*r* B*tler, recorrendo a Foucault, es*a cont**uidade n*o é </line>
</par>
<par>
<line> algo evidente, m** s* torna uma **t*go*ia normativa, um ideal r*gu*ató*io. Isso quer </line>
<line> d*z** </line>
</par>
<par>
<line> q*e não é algo n**ural e e*t*tico, mas existiria, po*tanto, "um processo pel* qu*l </line>
<line> a* </line>
<line> normas </line>
</par>
<par>
<line> r*gu*ató*ias ma*e*ializam * \sexo\ * produzem essa mat*rializa*ão *través de uma *ei*eração </line>
<line> *orçada de*tas nor*as" (BUTL*R, 20*1: 154). A materialização n*o é dada, ma* construída </line>
</par>
<par>
<line> *, por essa </line>
<line> razão, as *ormas </line>
<line> p*e**sam ser *onstantemen** *ei*er*das. Os corpos n*nca *e </line>
</par>
<par>
<line> c*nformam totalmente a *ssa materialização *mposta e é prec*sa*ente isso o *ue vem sendo </line>
</par>
<par>
<line> u* interessant* ob*eto de estudo d* um* Antrop**o*ia da sexualidade nos *ias de </line>
<line> ho* e </line>
</par>
<par>
<line> (FA*S**-STERLING, 2000). </line>
</par>
<par>
<line> Questionar e in*erp*la* a heterono*matividade levara* às "teorias queer" ou *os </line>
</par>
<par>
<line> "estudos </line>
<line> queer", que tê* na interseccionalida*e u* de s*us preceitos teóricos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> met*dológicos (JAGOSE, 1996; PISCI*ELLI, 2008, 2012). Se**ndo Miskolci, "Nã* * *ais </line>
<line> garantido que a sexualidade seja * eixo principal de processos sociais q*e marcaram e aind* </line>
</par>
<par>
<line> moldam as re*aç*es s*ciais, mas, ao c*ntrário, emerge a ide*a de </line>
<line> um ponto no**l de </line>
</par>
<par>
<line> in*e**ecções de dif**e*ça*" (*ISKOLCI, 2009: 160). O* seja, vem se config*r*ndo </line>
<line> *m a </line>
</par>
<par>
<line> p*o*osta *e estudo em que o gêne*o * a sex*al*dad* continua* importante* para anali*ar </line>
</par>
<par>
<line> experiências de *uje*tos </line>
<line> que fog*m da nor*a heterossex*al, ma* q*e aponta para ou*ros </line>
</par>
<par>
<line> m*rcadores sociais da difere*ç* que também devem s*r levados em consi*eração *ara que s* </line>
<line> ***sa *ntend** como *iferen*es formas de *pressão se rela*io*a* de for*a igu*l*tária, e *ão </line>
</par>
<par>
<line> mais *i*rarqui*ante. </line>
<line> Ref*et*r sob*e c*mo as exp*riênci*s generific*das, raciali**d*s, </line>
</par>
<par>
<line> etn*cizadas, gerac*on*i*, sexu*is, rel**iosas, de cl*sse e reg*on*is tomam form*s *ró*r*as que </line>
<line> n*o pod*m s*r analisa*as de forma au**n*** do con*exto nac*o*** e global de dif*renciação, </line>
</par>
<par>
<line> de de*igualdade e de </line>
<line> "*orma*izaçã*" </line>
<line> (FOUCAU*T, </line>
<line> 1988) em q*e *e *nse*e* eis o **safio </line>
</par>
<par>
<line> qu* se c*loca para o ent**dimento d*s configurações da diversidade se*ual e de gênero </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Amazônia (GONT*J*, 2015). </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 13, *. *, art. 3, p. 40-59, ju*./a*o. 2016 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> F. S. Gontijo, I. Erick </line>
<line> 56 </line>
</par>
<par>
<line> É preci*amente ness* c*ntexto de pr**utivas *onte*t**ões, de intensas cr*ticas à </line>
<line> *eteronorma*i*ida*e e de fec*nd*s propostas de no*os m*d**o* ide****ários que se de*e*volve </line>
<line> um amplo pr*cesso de visibil*za*ão das *x*eriências homos*exuais mater*al**ados através dos </line>
<line> e*paços de soci*bilidade e da* instituições v*ltadas para os di*eitos de suje*tos h*m*ssexu*is, </line>
<line> como se p*de perceber em Bel*m. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> 1997. </line>
<line> SOUZA JÚNIOR, S. L. Criminali*ação *e Práticas Disc*im*na*ór*as: Respeito *os </line>
<line> Direi*os **ndamentais no Comba** à H*m*fobi*. (Trabalho de Conclusão de Cur*o). *elém: </line>
<line> *urso d* Graduação *m Direi*o, U*iversida*e Federal do Pará, de Samu*l Lu*z de Souza </line>
<line> Junior, 2008. </line>
<line> TEIXEIRA, *. S. *. Demandas Homoerót*cas e *doç*o *m Be*ém. (Dissertação de </line>
<line> Mestr*do). *elém: *rogra*a de Pó*-Gra*ua*ão em S**v*ço S*cial, Universidad* Fed*ral do </line>
<line> Pará, *007. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Co*o Refe*enciar este Artigo, conforme ABNT: </row>
<row> GO*TIJO, *. S; ER**K, I. A Exp*riência da Div*rsidade S*xual * de Gênero no Pará: *spa*o </row>
<row> Público, Repre**ntações e Di*cursivi*ades. Rev. FSA, Teresina, v.13, n.4, art.3, p. 40-**, </row>
<row> jul./ago.2016. </row>
</column>
<par>
<line> Contr*buição do* Autores </line>
<line> F. S. Gontijo </line>
<line> I. E*ic* </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepç*o e plan*jame**o. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise * inter*retação dos da*os. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) *labor*ção *o rascunh* o* *a revisão cr***ca do con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*ticipação na aprovação da versão final do manus*rito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. *, *rt. 3, *. 40-*9, jul./ago. 2016 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)